Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Contamos que no sábado já tenhamos na Vila das Aves o novo treinador no banco. Mourinho? Queremos alguém com perfil ganhador”

Quem deve suceder a Lage? Dá para perceber o interesse em Mou, pela sua dimensão, currículo e ser o nome mais forte entre os desempregados, mas fica a dúvida se futebolisticamente vai elevar o nível (o que se viu no playoff da Champions foi muito pobre) e principalmente se eticamente faz sentido contratar um treinador tão caro quando falta um mês para as eleições.

Rui Costa revelou, depois de ter despedido Bruno Lage, que espera ter treinador já na próxima jornada. «Hoje chegámos a acordo com Bruno Lage para deixar de ser treinador do Benfica. Agradeço por tudo o que fez pelo nosso clube, mas entendemos que é o momento de alterar. Em relação ao próximo treinador, contamos que já tenhamos o novo treinador no banco na Vila das Aves, no próximo sábado», afirmou o líder do Benfica. Já se pensa em Mourinho, referiu: “O Benfica neste momento está sem treinador, mas o perfil do treinador do Benfica tem de ser um perfil ganhador. Lamento aos benfiquistas pelo jogo com o Santa Clara e o de hoje, que são totalmente inesperados relativamente aos nossos argumentos, mas não hipotecámos nada… O próximo treinador que vier tem de ser ganhador e que coloque o Benfica nos patamares exigíveis e que nós pretendemos.”

46 Comentários

  • Bfas
    Posted Setembro 17, 2025 at 2:53 pm

    Problema do Benfica não é apenas o Bruno Lage, é a falta de planeamento desportivo que se tem evidenciado desde que os últimos 2 anos de presidência do LFV, deve haver um restart, trazer se um presidente com mentalidade á Benfica e um treinador competente.

  • Stravinsky
    Posted Setembro 17, 2025 at 1:57 pm

    Mourinho, para dar coça no Rui Borges, chega e sobra. Já para o Farioli, tenho dúvidas…

    • Petrol
      Posted Setembro 17, 2025 at 2:53 pm

      Não chegou para dar “coça” a Lage que, por sua vez, levou “coça” de Rui Borges na época passada…

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Setembro 17, 2025 at 12:56 pm

    Se conta ter ‘o’ treinador novo no sábado, é porque já tinha tudo acertado há bués.

    • BabaYaga
      Posted Setembro 17, 2025 at 2:12 pm

      Já ha rumores que:

      – Mourinho facilitou a classificação do slb
      – Havia contacto entre eles
      – Os atletas já estavam fartos do bl e alinharam facilitar
      – Plano politico do rc nesta recta final para ser “populista” e ir a caça ao voto.

      Lá esta… as pipocas e ficar a ver :)

  • JackaL
    Posted Setembro 17, 2025 at 11:20 am

    Crónica encarnada em tons de despedida e promessa
    Na madrugada de terça para quarta, o Estádio da Luz não dormiu. Dormiu mal, aliás. O silêncio que se seguiu à derrota frente ao Qarabag (2-3) foi apenas interrompido pelo som seco da porta a fechar-se atrás de Bruno Lage. Rui Costa, com voz embargada mas discurso firme, anunciou o fim da segunda era Lage – uma era breve, de dez jogos, sete vitórias, dois empates e uma derrota que pesou como três.
    O treinador que regressara como filho pródigo, depois de uma primeira passagem que prometia revoluções táticas e poesia em 4-4-2, sai agora como quem tropeça num verso mal rimado. A Supertaça conquistada frente ao Sporting parecia o prelúdio de uma sinfonia encarnada, mas bastaram dois compassos desafinados – empate com Santa Clara e o desastre europeu – para que a batuta lhe fosse retirada.

    O teatro eleitoral e o palco da Luz
    A coincidência com as eleições de outubro é, claro, um detalhe que ninguém quer assumir como relevante. Rui Costa jura que não há cálculo político, apenas zelo desportivo. Mas os lenços brancos agitados na bancada não são apenas sinais de tristeza – são também votos antecipados. E o nome que paira como promessa de redenção é, ironicamente, o mesmo que há 25 anos saiu pela porta pequena: José Mourinho.
    O Special One, que começou precisamente no Benfica em setembro de 2000, está prestes a regressar ao ponto de partida. Como se o tempo fosse um círculo e a Luz, um carrossel onde os cavalos voltam sempre ao mesmo lugar. Mourinho, que já enfrentou este plantel três vezes este ano com o Fenerbahçe, conhece os cantos à casa e os cantos da bancada. Está receptivo, quer voltar, e pode estrear-se já no sábado frente ao AVS2.

    Entre o passado e o futuro, um presente inquieto
    O Benfica vive, pois, um momento de transição que é também um momento de introspecção. Lage sai com dignidade, desejando “a maior sorte ao senhor que se segue”. E o senhor que se segue, se for mesmo Mourinho, traz consigo não apenas um currículo de 26 títulos, mas também o peso de uma narrativa que exige redenção.
    A Luz, essa eterna diva, espera agora que o novo maestro saiba ler a pauta e não desafine nos momentos decisivos. Porque no Benfica, como na ópera, não basta cantar bem – é preciso saber morrer em palco. Ou renascer.

  • BabaYaga
    Posted Setembro 17, 2025 at 10:32 am

    Desiludam se os adeptos de que Amorim voltará, em primeiro pq tem contrato e seria necessário um investimento grande, em segundo o vencimento dele que com certeza neste momento da carreira n vai querer abdicar, em terceiro o United não vai largar um investimento assim só pq sim.
    Mourinho… Foi um excelente treinador mas… neste momento acrescentaria algo? Planteis caros, personalidade atípica, ordenado…. e ainda o facto de ser o rei das indemnizações e tendo em conta as eleições, ninguém diz o que poderá acontecer.
    Alias porque seja Mourinho ou RA será apenas com o intuito de ganhar as eleições podendo por em causa as contas do clube no que respeita aos contratos e valores associados…
    Opções adequadas (no meu ponto de vista) Xavi, Spaletti, NES, Vitor Bruno…
    Mas que venha o circo e comprem as pipocas que é agora que vai ainda aquecer mais.

  • filipe19
    Posted Setembro 17, 2025 at 9:51 am

    Nunca vou entender as estruturas dos clubes em Portugal. Não entendo por que um presidente tem tanta influência sobre uma equipa de futebol. Será que o Rui Costa também decide se o treinador de basquetebol é demitido ou isso é feito por outra pessoa? Pergunta honesta, quem é que é responsável pelas outras modalidades?

    Na minha opinião, um presidente existe para liderar e gerir um clube. Abaixo dele, há uma direção ou um conselho de administração composto por vários membros, esses decidem sobre o diretor desportivo e a orientação do clube. Consequentemente, a direção também deve ser composta por pessoas com conhecimentos desportivos. Conhecimentos desportivos e financeiros, devia ser um mix. Umas pessoas com um contexto financeiro e empresarial e outras com um histórico desportivo. O diretor desportivo, por sua vez, decide quais os treinadores a contratar e qual a filosofia de jogo a seguir pelo clube. Assim, o diretor desportivo tem também uma responsabilidade muito maior. Foi assim que aprendi. Por cá, muitas vezes nem sei quem são os diretores desportivos e o que eles fazem. Nunca vou-me acostumar a isto.

    • Niall joaQuinn
      Posted Setembro 17, 2025 at 1:16 pm

      Eu diria que, no futebol, quem despede é o Conselho de Administração da SAD e nas modalidades é a Direção do Clube. São órgãos diferentes e entidades diferentes, apesar de liderados pela mesma pessoa.
      Admito que haja dinâmicas diferentes no Clube e na SAD

    • Valentes Transmontanos
      Posted Setembro 17, 2025 at 11:12 am

      Completamente de acordo. Também tenho essa dúvida em relação ao funcionamento das outras modalidades.

    • Miguel Lopes
      Posted Setembro 17, 2025 at 11:02 am

      Não podes comparar com as outras modalidades!!!
      Quantas vezes vês um treinador a ser despedido durante a época nas outras modalidades.
      Eu diria, menos que no campeonato nacional de futebol, para não dizer tendencialmente para zero.

  • Red Onion
    Posted Setembro 17, 2025 at 9:24 am

    As melhores opções, a nível nacional, tendo em conta o atual plantel do Benfica são NES e Vitor Bruno. A nível internacional seria interessante ver Xavi ou (sobretudo) Luciano Spalletti.

  • Miguel Lopes
    Posted Setembro 17, 2025 at 8:53 am

    Antes de dar uma leitura nos jornais de hoje, eu diria que o Mourinho não iria aceitar o cargo de treinador do Benfica:
    1. Porque iria ser um joguete eleitoral.
    2. Se Rui Costa perder as eleições (está no bom caminho), iria ser o treinador de um presidente que não o quer lá.
    No entanto, pelas últimas novidades da comunicação social, parece que vai ser ele.
    Eu pensava que iam buscar o Rui Vitória que é um treinador que pelo amor clubístico faria este caminhada e que sairia sem problemas em caso de derrota eleitoral.

  • Mantorras
    Posted Setembro 17, 2025 at 8:47 am

    As opcoes eram manter o Lage ou trazer um interino.
    Vao buscar Mourinho e ate saindo deixam um Mendes Boy la dentro.
    Sem palavras. Vale que ja falta pouco Ruizinho. Desaparece!

  • Bruno Cunha
    Posted Setembro 17, 2025 at 8:09 am

    Mourinho foi o único treinador que não deu luta o Benfica de Lage este ano, naturalmente é a opção preferida.

  • pogagnolo
    Posted Setembro 17, 2025 at 8:08 am

    Tudo o que for um treinador com contrato a longo prazo e com uma indemnização choruda é um ato de sabotagem ao clube por parte de Rui Costa. A menos que este tenha a certeza de que consegue manipular as eleições e garantir uma vitória (não é de todo irrealista pensar que aprendeu algo com LFV a este respeito), está ativamente a sabotar o trabalho de qualquer outro candidato que possa vencer as eleições.

    Rui Costa despediu Schmidt na mesma fase da época, de forma totalmente irracional, e voltou a repetir o feito com Lage. Acaba de referir que a época foi planeada com ele, e abandona o plano à 5ª jornada… Demonstra que não aprende e vai continuar a perpetuar este modo de gestão danosa do clube. É insustentável, mesmo que digam que tivemos mundial de clubes (que ocorre a cada 4 anos) e receitas da liga dos campeões, basta um ano mau para pôr em causa essas mesmas receitas.

    Os restantes sócios, ou votam contra Rui Costa e Vieira, ou estão a participar no mesmo ato de sabotagem do clube que dizem ser o “amor da vida” deles.

  • Marcus Tulius Cicero
    Posted Setembro 17, 2025 at 7:59 am

    Quando emigrei, uma das decisoes que tomei foi deixar de seguir o Benfica depois de muitos anos a ir ao estádio ver a equipa jogar. Farto de ver o estado do clube, farto de ver o estado do jornalismo desportivo, farto de ver pessoas a usar o Benfica para beneficios proprios, farto de ver a história do Benfica ser delapidada constantemente.

    Não quero saber de Rui Costa pois irá entrar na galeria dos piores presidentes da história do nosso clube (ficam a memórias como jogador), mas confesso que se Mourinho é confirmado vou passar a seguir o Benfica com muita mais atenção. I love the man, what can I say… infelizmente as circunstâncias, eleições, irão manchar a sua, se se confirmar, entrada na Luz mas é o que é, está na altura de corrigir um erro cometido há muitos anos atrás…

  • Niall joaQuinn
    Posted Setembro 17, 2025 at 7:56 am

    Se despede, é porque despede. Se não despede, é porque não despede.

    • Petrol
      Posted Setembro 17, 2025 at 9:03 am

      Bem vindo à falta de espírito crítico que se vive no Benfica. Tudo esta mal. Tudo merece uma crítica!

      • Valentes Transmontanos
        Posted Setembro 17, 2025 at 11:13 am

        Concordas que se vá buscar um treinador novo a 3 semanas das eleições?

        • Petrol
          Posted Setembro 17, 2025 at 2:57 pm

          Concordo que não faz sentido nenhum Rui costa escolher outro treinador. Concordo com o despedimento de Lage porque já vinha dando sinais de que não tinha capacidade para ocupar o cargo e estes dois resultados humilhantes tornam impossível a sua continuidade. A solução ideal seria optar por um treinador interino até às eleições e o meu eleito seria Petit. A tua solução qual seria?

          • Valentes Transmontanos
            Posted Setembro 19, 2025 at 6:58 pm

            Primeiro, teria sido despedir o Lage no final da época passada, entre a final da Taça e o Mundial de Clubes. Não sendo despedido aí, ficaria até às eleições.
            _
            Sabes se o Petit aceitaria isso? Eu tenho sérias dúvidas de que alguém aceitasse uma coisa dessas.

        • Meu nome é Toni Sylva
          Posted Setembro 17, 2025 at 12:59 pm

          Eu não concordo, mas toda a ‘oposição’ andava a dizer há meses que tinha de se correr com o Lage…

  • ele
    Posted Setembro 17, 2025 at 7:52 am

    Para aqueles que querem o Mourinho, olhem só um bocadito para o que tem feito desde há largos anos para cá.
    Pelo menos a indemnização é garantida.

    Treinador provisório e próxima direção é que escolhe.

  • Cb33
    Posted Setembro 17, 2025 at 7:11 am

    O Rui Costa é um desastre, ontem jogou com lateral direito novo, lateral esquerdo não era novo mas pouco jogou a época passada, meio campo todo novo, extremo esquerdo pouco jogou a época passada e um extremo direito que não é extremo direito. Voltamos ao tempo do Damásio, uma equipa nova todos os anos, cheia de vedetas, e depois ganhamos bola. Não precisamos de jogadores de 30 milhões, precisamos apostar na formação e fazermos 2, 3 contratações cirúrgicas por época, e vender apenas 1,2 jogadores bem vendidos por época também. Se vier o Mourinho tem de ter poder total, inclusive para escolher toda a estrutura à volta dele. Em outubro que todos os vieiristas saiam do Benfica de uma vez..

    • Valentes Transmontanos
      Posted Setembro 17, 2025 at 11:15 am

      O Mourinho transpira vieirismo e mendismo.

    • pogagnolo
      Posted Setembro 17, 2025 at 7:59 am

      O Mourinho, com a sua visao do futebol completamente ultrapassada, não é a pessoa indicada para andar a escolher pessoas para construir um projeto de futebol com futuro.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Setembro 17, 2025 at 7:11 am

    Seria interessante o Rui Costa vir buscar-nos o Amorim e deixar-nos qualquer coisa no cofre porque muita gente iria dizer qualquer coisa como “foste buscar o treinador por quem nós babamos! Isso não se faz malandro, só te queres agarrar ao lugar!”
    Seria mais uma incoerência absurda porque faria a vontade de muita gente mas seria criticado por isso. Mais uma incoerência.
    Rui Costa é o presidente do Benfica e está a gerir o clube. É um acto normal de gestão.
    Acredito que aconteça o que aconteceu com muito boa gente, se houver nova direção com ideias diferentes então o treinador contratado sai de forma mais ou menos pacífica.
    Mourinho é melhor treinador que Lage.
    Amorim na minha opinião é taticamente mais limitado, mas se lhe arranjarem os jogadores para os 3 centrais e como o Benfica é gigante em Portugal acredito que o treinador não mostre as insuficiências que está a mostrar na Premier.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 17, 2025 at 7:10 am

    A um mês das eleições vamos dar um contrato gigantesco e um treinador acabado! Bravo Rui Costa, quando se esperava que não poderia descer mais baixo, eis que o faz. O pior é que se suspeita que com o Mourinho a equipa ainda deverá jogar pior do que com o Lage…
    *
    A minha escolha seria Vasco Botelho da Costa. Se seria um pouco cedo? Talvez, mas é um treinador que já mostrou trabalho e qualidade de jogo e com um potencial tremendo, que não tem medo de apostar na formação e que tem uma ideia de jogo que encaixaria bem neste plantel. Eu acho que poderia ser um treinador de projeto.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Setembro 17, 2025 at 6:42 am

    “O próximo treinador tem que ser ganhador…”

    A frase em si é assassina, é uma espécie de Harakiri em público. Rui Costa quer um milagreiro, não um treinador de futebol, uma vez que todos os treinadores, TODOS, são ganhadores ou perdedores em função das circunstâncias. Quem tem a responsabilidade de criar uma equipa ganhadora é a estrutura dirigente do Benfica, e isso não foi feito em todo o mandato de Rui Costa. Quer dizer a culpa era do Schmidt, que era mau, agora é do Lage, que é um perdedor, e amanhã suspeito que vai ser do Mourinho.

  • Antonio Clismo II
    Posted Setembro 17, 2025 at 6:08 am

    E quando toda a gente pensa que RUI Costa vai anunciar o José Mourinho, ele vai e saca o RAFA BENITEZ!!

  • Andre Filipe
    Posted Setembro 17, 2025 at 5:58 am

    Então o único requisito é ser um treinador ganhador? Mas o que é isso? O que significa um treinador ganhador?
    Mas isto é só o reflexo da gestão que tem sido feita. Simplesmente privilegiar o curto prazo em deferimento do médio/longo prazo . Assim é normal não haver estabilidade.
    O Benfica devia procurar um treinador com o perfil de jogo desejado, estilo de liderança desejado, metodologia desejada, capacidade de comunicação desejada, entre outras características que diferenciam os bons dos maus treinadores.
    Nem todos os treinadores que já ganharam títulos são bons tal como há muitos que nunca ganharam nada mas têm grande capacidade.
    Mas vamos continuar a olhar só a curto prazo, e vamos ter uma melhoria na equipa e para o ano mais um despedimento

  • Flavio Trindade
    Posted Setembro 17, 2025 at 5:56 am

    Absolutamente sem vergonha!!

    Para não hipotecar a época vai hipotecar o futuro do clube e obrigar quem vier a seguir a assumir um projeto desportivo com um treinador que não escolheu, ou a esvaziar os cofres do clube em indemnizações.

    Este é o Benfica atual. Este é o espelho do Benfica que os benfiquistas escolheram e compactuam. E mais… é só perder um pouco de tempo a ler as intenções de voto nas redes sociais para se perceber a vergonha a que isto chegou.

    A 30 dias das eleições!

    Da última vez Vieira para salvar a pele foi contratar Jesus para ter os votos das viúvas.
    Este consegue fazer ainda pior…

    O clube está a saque e mais do que nunca é imperativo mudar!

    Só há uma hipótese. Não desperdicem mais esta.

  • Jons Mendi
    Posted Setembro 17, 2025 at 5:23 am

    É uma catástrofe. Vamos de desgraça em desgraça.

  • ACT7
    Posted Setembro 17, 2025 at 5:18 am

    Agora vai buscar o Mourinho que foi despedido por perder à 15 dias com o treinador que foi despedido ontem.
    Mais uma vez o Rui Costa a hipotecar o futuro do clube. Em 20 anos de Benfica passou por vários cargos e em nenhum deles foi bom.

  • Rosso
    Posted Setembro 17, 2025 at 1:11 am

    Contamos que em finais de Outubro tenhamos presidente.

  • DNowitzki
    Posted Setembro 17, 2025 at 12:38 am

    Mourinho? Balha-me Deus!

  • Joga_Bonito
    Posted Setembro 17, 2025 at 12:33 am

    Inevitável. Agora é apostar em alguém competente com vontade de vencer, mas creio que RC vai tentar é salvar o pêlo, logo vai buscar algum nome sonante, que encaixe ou não na situação actual. Mourinho, Amorim, JJ, seja quem for, ele vai dar tudo por tudo.
    Lage não deveria ter voltado. Ainda teve ali um bom período e deu coisas boas, mas no geral cometeu os mesmos erros da primeira passagem. Creio que perderá algum crédito mas será sempre um bom treinador para direções que queiram yes man…

  • Art Vandelay
    Posted Setembro 17, 2025 at 12:32 am

    Vai ser o Amorim ou o Mourinho só para lhe garantir as eleições, é VERGONHOSO tomar uma decisão destas só para manter o cargo… Os sócios do Benfica vão destruir o Benfica de vez

  • Nickles
    Posted Setembro 17, 2025 at 12:32 am

    É o Mourinho que é o unico que pode dar votos a par do Amorim. O pensamento é este, a qualidade pouco importa

Deixa um comentário