Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Contratação mais sonante no futebol português?

Não está em causa o rendimento, aí venciam Hulk, Falcao, Bruno Fernandes, Cardozo, etc, mas tendo em conta a dimensão que tinham, qualidade, palmarés e até fator surpresa pelo peso mediático, qual é o reforço mais sonante na história do futebol português?

 

 

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

137 Comentários

  • Mantorras
    Posted Julho 7, 2023 at 10:48 pm

    Schmeichel, sem duvida.

  • Knoxville
    Posted Julho 7, 2023 at 9:26 pm

    O Schmeichel assinar pelo Sporting na altura era o mesmo que um Courtois assinar agora, é um clube português contratar o melhor ou um dos 3 melhores Guarda-redes da atualidade. O Casillas quando assinou pelo Porto tinha esse estatuto? Estava em claro declínio e só foi para o Porto porque estava ao lado de casa e sabia que no Real não calçava mais, isso a mim não parece lá muito sonante.

  • hferreira
    Posted Julho 7, 2023 at 12:43 pm

    Naturalmente isto tem um efeito de geraçoes difernetes e pessoas mais novas que nao viram o que foi a chegada de alguem como o Schmeichel.

    Sendo alguem que é Sportinguista e viveu essa chegada de forma entusiasmada e quase inacreditval, e tambem fanatico do Casillas (sei que ha hype ha volta dele, mas sempre o adorei como GR)—para mim nao ha sequer duvidas que respondendo a questao (nao esta aqui a causa os resultados ou performance em Portugal) de quem foi mais sonante, foi o Schmeichel e diria, de forma contextual, com grande margem.

    Aqui estao os meus pontos de vista:

    • O Casillas chegou ao Porto com o seu lugar no Real Madrid de indiscutivel questionado. Tanto que ja nao era titular frequentemete. Mas importantissimo aqui dizer que o campeonato portugues e o Porto tinha muito mais credibilidade na altura no Casillas do que na altura do Sporting quando o Schmeichel chegou.
    • O Schmeichel chegou ao Sporting tendo ganho tudo no Manchester United e com proposta para continuar. Escolheu um clube que nao ganhava ha 18 anos, num campeonato sinceramente com credibilidade baixa comparado com os tempos recentes, e um clube que tinha Materazzi como treinador e nenhum jogador cotada a nivel Europeu ou Mundial
    • O Schmeichel chegou ao Sporting quando ainda era considerar o melhor GR do mundo (naturalmente em alguma decadencia natural), mas imaginem na altura os Sportinguistas a pensar num 3 ou 4 lugar outra vez e sem grandes esperanças a imediamente a dizer que iam ser campeoes (e foram)
    • O mediatismo foi tanto que durante o verao os jornais desportivos estavam a comentar cada treino do Schmeichel, as defesas nos jogos treino, os raspanetes, etc. Quando veio o Casillas ja nao foi tao chocante, porque Portugal ja tinha trazido um Schmeichel. E se um Schmeichel vai para Portugal, porque nao um Casillas. Tenho a certeza que tambem influenciou.

    Os outros na lista sinceramente nao acho que estao sequer perto do Schmeichel e Casillas. Di Maria nao e sonante na minha opiniao de todo. Jogou em Portugal, teve um tempo otimo no Benfica, tem 35 anos e entre Benfica na Europe e ir para o EUA, sinceramente Benfica, onde todos o adoram e nao precisa de competir por atençao com o Messi, parece-me muito melhor.

    Preud’homme aqui tem uma percentagem muito menor do que deveria ter, porque era um guarda-redes fenomental e quando da contrataçao ninguem esperava uma aposta dessas. Cannigia tambem foi um grande momento futebolisto em Portugal, mas ele vinha de muitos casos extra-futebol, entao havia duvidas a volta dele.

    Cubillas teria sido uma bomba hoje, em forma contextual, mas nao na altura, porque era muito novo e era mais o potencial. Isto foi quase o equivalente a quando o Benfica foi buscar o Freddy Adu, que era o menino querido de quem jogava FM :)

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 7, 2023 at 11:53 am

    Não sou do tempo do Cubillas pelo que apenas posso falar dos restantes. O meu voto vai para… Schmeichel!

    Apesar de chegar mais velho que Casillas (36 contra 34 anos), Casillas troca o Real que apenas tinha ganha a Supertaça Europeia e o Campeonato do Mundo de Clubes por um clube que está habituado a ganhar títulos (7 em 10 campeonatos, 4 taças e 5 supertaças no mesmo período) enquanto Schmeichel troca o Manchester United que tinha acabado de ganhar o Campeonato, Taça e Liga dos Campeões por um clube que não ganhava o campeonato há 19 anos e em igual período tinha 2 taças e 3 supertaças.

    Isto mostra que o risco foi maior para quem estava na mó de cima (Casillas já tinha passado alguns problemas no Real até sair). Contudo, caso tivesse sido ao contrário estaríamos a dizer Casillas, pelo que a escolha do clube também influência o resultado final.

    Se olharmos apenas a palmarés, o reforço mais sonante (Di Maria para mim é um regresso) seria Casillas.

  • Joga_Bonito
    Posted Julho 7, 2023 at 10:15 am

    Cubillas daria luta considerável se a geração mais nova se recordasse dele. Veio para o Porto ainda jovem e sendo um jogador de classe mundial, isto hoje era impensável. Mas foi antes da era do mediatismo por isso a noção de “contratação sonante” esbate-se aqui, até porque nessa altura a ideia de jogadores de classe mundial virem no prime para Portugal não era estranha, logo nunca seria uma bomba como hoje o seria.

    Fora ele, creio que é entre Schmeichel e Preud’Homme. O Cannigia foi também uma bomba mas vinha queimado da suspensão e por isso não foi tao surpreendente assim. Di Maria veio em boa medida pela ligação emotiva ao Benfica, por isso acaba a não ser uma bomba assim tão grande.

    Casillas veio porque estava em queda no Real que o queria mandar embora após ser acusado de ser uma toupeira no balneário e por isso já não tinha mercado num colosso. O Porto aproveitou para fazer uma grande jogada de marketing. Quanto a esta questão do marketing é curioso, porque o que Casillas tem em relação a Schmeichel ou Preud’homme é mesmo ter um hype descomunal, porque ele como GR esteve bem longe de ser o mito que se diz. Tem inúmeras limitações e erros e foi sentado por Mourinho por isso mesmo, aliado ao feitio que exibia e à postura no balneário.

    Schmeichel ou Preud’homme não só foram duas bestas na baliza como ajudaram e bastante as equipas onde estiveram, respectivamente Sporting e Benfica. Casillas, pese o marketing, teve sempre erros no Porto que a imprensa, no caso dele, como sempre, nunca reparou.
    O hype dele veio de ter boas relações com a imprensa desde sempre, até casou com uma jornalista. O próprio Florentino o acusou disso e nunca escondeu que por sua vontade o mandava embora e contratava Buffon, mas a imprensa coagia a que ele ficasse. Deve ser o Gr mais sobrevalorizado que vi!
    Entre o dinamarquês e o belga, apesar de adorar Saint Michel, pela surpresa que foi, pelo facto que Schmeichel vinha de ganhar a LC e em MU todos queriam a sua renovação, tem de ser ele a ganhar.

  • ForsenCD
    Posted Julho 7, 2023 at 9:34 am

    Se fosse só pelo nome escolhia Casillas mas se for-mos por aí, bastava comprar o Ronaldo Nazario com 50 anos que se tornaria a contratação mais sonante…

    Se for pelo mediatismo + condição física + contexto de clube , a única e escolha óbvia é então Schmeichel não pode haver outra ponto final.

  • Xyeh
    Posted Julho 7, 2023 at 8:12 am

    Votei Casillas porque foi capitão do Real Madrid, tinha vencido 1 Champions 1 ano antes e chegado às meias finais no ano em que assinou pelo FCP (não estava encostado como muitos querem fazer passar, o Mourinho encostou em 2012, ele em 2014 ganha a Champions a titular), não tinha jogado em outro clube além do Real Madrid e é uma figura do clube. O Schmeichel veio acabado de ganhar títulos mas veio para baixar o nível, foi campeão mas na 2ª época partilhou a baliza com o Nelson, e eu lembro-me bem dos frangos que sofreu que deixou o Sporting a 15 do campeão Boavista, o Casillas também teve os seus frangos mas na minha opinião ainda foi um GR do caraças pelo FCP especialmente nos clássicos e Champions.O Schmeichel acaba por ficar ligado ao Sporting campeão mas se realmente se lembram dos jogos sabem que ele já veio para cá em modo cruzeiro. Preud’homme sim foi um monstro diferente nas balizas, o homem não mereceu de todo a shitstorm que era aquele SLB na altura mas quando veio também não veio de um grande clube por isso foi menos sonante apesar de ter sido incrível pelo Benfica. Acho que poderiam ter metido o Júlio César que para mim veio ainda mais em cruzeiro que o Schmeichel.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 7, 2023 at 8:59 am

      Ahaha grande argumentação. O Casillas era capitao assim como o Schmeichel.

      O Schmeichel veio baixar o nível e o Casillas veio o que? Aumentar? Lindo.

      O que os jogadores fizeram nos clubes não é relevante (como o próprio post indica). O Schmeichel podia ter chegado e ter morrido no dia seguinte. Ganhava na mesma.

      Também posso repetir aqui que o Casillas foi de todos o que veio…como é que é? “Mais cruzeiro”? Isso. Passa a ser verdade.

      • Xyeh
        Posted Julho 7, 2023 at 9:38 am

        O Casillas veio porque o Real Madrid não contava com ele, ele quis continuar a jogar Champions, o Schmeichel não queria jogar numa equipa que fizesse tantos jogos por época como o United, um desceu o patamar o outro desceu o nível de intensidade.
        Tendo em conta a carreira do Casillas e a internet claro que o Casillas foi muito mais sonante que o Schmeichel que na altura foi muito menos mediático por mais voltas que queiras dar.

        • ForsenCD
          Posted Julho 7, 2023 at 12:28 pm

          Ai agora já chamamos a Internet à conversa?
          E não conseguir admitir que ir do Real Madrid para o Porto é descer de patamar e de intensidade?

          O clubismo é uma doença daquelas que tolda o cérebro de uma forma que eu nem te digo. Tal e qual a Política.

          • Xyeh
            Posted Julho 7, 2023 at 2:02 pm

            Claramente eu digo que o Casillas desceu de patamar ao vir para o FCP, o clubismo é uma doença que tolda a capacidade de saber ler…

  • Nuno Silva
    Posted Julho 7, 2023 at 1:50 am

    Votei no Schmeichel porque conheço o histórico mas ainda era novo quando veio. Pergunta genuína, porque veio ele para o Sporting nessa altura se estava no auge? Alguma razão especial?

    • Xyeh
      Posted Julho 7, 2023 at 8:16 am

      Ele tinha feito uma época de 60 jogos e tinha ganho a Champions, quis acalmar e jogar numa liga menos intensa e acabou por ser campeão pelo Sporting, na 2ª época baixou o nível de tal forma que acabou com o dobro dos golos sofridos.

      • Artur Trindade
        Posted Julho 7, 2023 at 9:36 pm

        Xyeh, o Casillas foi altamente beliscado pelo Mourinho, que queria um biotipo de GR diferente, e retirou-lhe titularidade, jogos e empurrou-o para fora, desacreditado no Real.
        Sabendo que Schmeichel não teve nada disso, indiscutível no grande MU da história, e vencedor de tudo na última época, tínhamos acabado de ver na TV a sua vitória na champions, qual é a discussão, ou a importância de qual era o objetivo para o que vinha?
        Zero, no momento em que decide, a sua posição é muito mais alta que Casillas que já vinha em descrédito fazia 2 épocas.

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 7, 2023 at 9:00 am

        Quis acalmar, ahah.

        O que é que os golos sofridos tem a ver? Isso é relevante para que?

        “Contratação mais sonante”, acho que é claro.

        • Xyeh
          Posted Julho 7, 2023 at 9:39 am

          Se tu te lembrasses tão bem como queres fazer parecer, sabias que o Schmeichel assumiu isso, está por toda a internet podes procurar e perceber que foi mesmo para descer o ritmo de jogos que ele tinha no United.

          • Neville Longbottom
            Posted Julho 7, 2023 at 1:07 pm

            Não preciso de procurar nada, vivi bem aquele momento.

            Obrigado.

            O Casillas deu um passo em frente na carreira ao ir para o Porto. Esse nao quis acalmar. Era mais esse o intuito, mas fiz mal em achar que iam perceber.

            • Xyeh
              Posted Julho 7, 2023 at 2:05 pm

              O Casillas não quis acalmar, o Casillas foi mandado embora do Real Madrid, é complicado perceberes isso? Um quis treinar menos o outro teve que descer o patamar porque todos os clubes do nível do Real Madrid já tinham GR de qualidade. Dá as voltas que quiseres, como quiseres, é da maneira que os sportinguistas festejam algo este ano i guess.

              • Neville Longbottom
                Posted Julho 7, 2023 at 4:11 pm

                Ahahahah já estava a estranhar a ausência da piadola sobre os títulos. Mas como sempre, pode demorar, mas nunca falha.

                Ai que dor que eu tenho.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 7, 2023 at 7:39 am

      Aparentemente nenhuma. Podia ter continuado no United (o Fergunson queria renovar com ele no verao de 1998 mas ele recusou, mas prometeu que ficava até ao final de 1999) e podia ter ido para outros clubes, mas de forma muito surpreendente veio para o Sporting. Gosto de acreditar genuinamente que o Sporting exerce um fascínio especial nas pessoas, por exemplo o filho do Van der Saar (acho que foi ele) disse uma vez que gostava do Sporting sem ter qualquer relacao a Portugal sequer.

      Isso também acontece comigo (Fiorentina, Panathinaikos, West Ham, Celtic, etc), há alguns clubes que sem qualquer explicacao eu tenho alguma afinidade.

  • Catrapower
    Posted Julho 7, 2023 at 1:23 am

    Claramente Schmeichel, pelo seu curriculum, e acima de tudo como já muitos mencionaram. Acaba de ganhar o famoso triplete em 1999 pelo Man Utd e vem para o Sporting meses depois para ajudar uma equipa a ser Campeã após 17 anos.

  • Stravinsky
    Posted Julho 6, 2023 at 11:44 pm

    É claramente o Schmeichel. Ainda hoje custa acreditar num atleta daquela dimensão no Sporting.

    Mas os votos no Casillas mostram que vocês são quase todos muito novos…. E eu muito velho. ?

    • Valderrama
      Posted Julho 7, 2023 at 8:23 am

      O Casillas tinha uma dimensão mediática que o Schmeichel nunca teve. Embora fosse pior guarda redes.

      • Artur Trindade
        Posted Julho 7, 2023 at 9:49 pm

        Ideia absurda, o maior MU da história em nada deve ao Real Madrid da época do Casillas.
        Esse argumento é dramaticamente real em Preud´Homme, que veio de 8 épocas no Malines, visto que não é em nada inferior aos outros 2, principalmente a Casillas, sendo que o Schmeichel sempre deu aquela ideia de encher a baliza, dentro e fora dos postes, metia medo aos avançados, sensação quase única na história.

        Isto nos seus tempos áureos, e esta discussão nem é de razões desportivas, apenas a sensação de espanto pela decisão de vir para Portugal, e depois de ganhar tudo, e o MU querer renovar, porquê o Sporting?
        Inacreditável!

        • Valderrama
          Posted Julho 8, 2023 at 8:42 am

          Amigo, vá ver o que ganhou esse “maior MU da história” e o que ganhou o Real Madrid do Casillas. Nem contando que o Casillas era campeão do mundo.
          Naquela altura o mundo parava para ver o Real Madrid Barcelona, a Premier na altura do Schmeichel estava muito longe de ter a força que veio a ter mais tarde, veja onde estavam os grandes craques do futebol na altura.

      • Pipinho
        Posted Julho 7, 2023 at 11:03 am

        A dimensão do Schmeichel era tanta ou maior que o Casillas, a diferença, sinceramente, é o mundo em que vivemos tanto agora como na altura, em que agora é tudo mt mediático e com muitas redes sociais à mistura que acaba por tornar tudo mais impactante. Penso que a nível de atletas mediáticos deveriam ser Futre, Schmeichel e Casillas pois vieram com idade para contribuir, gostaria de meter o Rui Costa mas veio mesmo em fim de carreira com muitas lesões pelo sua passagem. Dos que estão assinalados penso que o melhor foi o Michel mas não era tão mediático como os acima mencionados.

        • AndreChaves9
          Posted Julho 8, 2023 at 10:39 am

          Se o Rui veio em fim de carreira o Futre veio quando? É que o Futre estava em fim de carreira bem antes dos 30…

        • Valderrama
          Posted Julho 7, 2023 at 12:48 pm

          Concordo na questão das redes sociais. Ainda assim o Real Madrid é o “maior clube do mundo” e o hype do Casillas é muito superior ao do Schmeichel. Na minha opinião de forma injusta, o Casillas está bem acima na discussão dos melhores guarda redes de sempre.
          Também acho que o que contribuiu mais desportivamente dos mencionados foi mesmo o Preud’Homme

      • Velho do Restelo
        Posted Julho 7, 2023 at 8:50 am

        À data da chegada a Protugal o Shmeichel era “o melhor GR do mundo” o Casillas já tinha sido, mas não era. Acho que reside aí a diferença.

        • Valderrama
          Posted Julho 7, 2023 at 10:09 am

          Por muito que ache que o Schmeichel tenha sido melhor guarda redes, o Casillas tem um mediatismo incomparável, não só pelo CV como pelo clube que o formou, nacionalidade…

  • lipe
    Posted Julho 6, 2023 at 11:16 pm

    Diria que aqui cada adepto dos grandes puxará a brasa à sua sardinha entre o Schmeichel, Di Maria e Casillas.

    Como adepto de nenhum dos três, votei Casillas. Ainda era um guarda-redes de classe mundial quando chegou e acabou por fazer mais de 150 jogos pelo Porto.

  • Ola Jonas
    Posted Julho 6, 2023 at 10:29 pm

    Para mim é o Paulo Futre por larga margem, todos os outros já estavam em final de carreira, tinham histórico de lesões ou consumo de drogas…

    • AndreChaves9
      Posted Julho 8, 2023 at 10:41 am

      Aquele Futre estava bem mais perto do fim da carreira que o Casillas por exemplo… Com a diferença que era bem mais novo. Mas já tinha acabado para o futebol de topo só que ainda não sabia.

  • Pipinho
    Posted Julho 6, 2023 at 9:38 pm

    Porque razão não entra o Futre, o Lucho na segunda vez e o próprio Rui Costa?

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Julho 6, 2023 at 9:35 pm

    Não acho que possa contar como sonante se já vier numa fase em que, tendo valor, o jogador já podia ir para a Arábia.
    Nesse sentido, Schmeichel e Cannigia.

  • Cossery
    Posted Julho 6, 2023 at 8:41 pm

    Claro que nesta lista estão algumas das mais sonantes, mas só no caso do Benfica não cabiam na lista o Aimar, o Saviola, o Rui Costa, o Futre?

  • cards
    Posted Julho 6, 2023 at 8:29 pm

    Nao votei no Di Maria porque é um regresso.
    Se Di Maria nunca tivesse jogado no Benfica de certeza que hoje nao era novamente jogador do Benfica.
    Agora que é uma brutak contratação isso é foi deataque a imprensa argentina, obviamente, espanhola, brasileira, estado unidense entre outros.

  • cards
    Posted Julho 6, 2023 at 8:20 pm

    Votei Schmeichel, por uma simples razão Casillas veio ja na fase descendente Schmeichel veio como campeão europeu e tirular do Man utd.

  • MrShadyCharacter
    Posted Julho 6, 2023 at 8:13 pm

    Está lá?? Aimar?

    • Phantom
      Posted Julho 6, 2023 at 9:20 pm

      Onde é que o Aimar tinha o nome dos acima falados? Então em títulos nem e comparável

    • Daervar
      Posted Julho 6, 2023 at 8:58 pm

      O Aimar era personagem secundária já há alguns anos. No Benfica teve a oportunidade, e agarrou-a, de relançar a carreira.

    • Veridis Quo
      Posted Julho 6, 2023 at 8:28 pm

      O título diz sonante. O Aimar tinha 3 titularidades pela Argentina nos últimos 3 anos e na época anterior está no Zaragoza que acaba em 18o. É difícil meter isso no patamar de Di Maria que ganha um Mundial a destruir na final uns meses antes, Schmeichel que vem de ser capitão na equipa do treble ou Casillas que tinha o histórico que se sabe e tinha feito quase 50 jogos no Real na época anterior.

  • Daervar
    Posted Julho 6, 2023 at 7:59 pm

    Entendo quem se inclina para o Casillas mas, mesmo assim, é pq não se devem lembrar da contratação do Schmeichel. À altura era um verdadeiro monstro, ainda. Tudo quanto era adversário lhe mostrava um respeitinho que o Casillas, por tudo o que se tinha passado nos últimos tempos de Real Madrid, já não gerava à data em que veio para o Porto.
    Canniggia foi tb extraordinário mas relativamente natural devido à Parmalat, não sei se se recordam.
    Quanto a Preud’homme, simples, o que lhe sobrava ainda em habilidade e classe faltava-lhe em mediatismo.

    • Nico
      Posted Julho 6, 2023 at 11:50 pm

      Preud’homme foi o meu redes favorito. O segundo foi o Buffon. Com o Caniggia, através do negócio da Parmalat veio tb do Parma um brasileiro espectacular que agora não recordo o nome. Baixinho. Chamavam-lhe o brinca na areia. Alguém se lembra do nome?

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 6, 2023 at 9:59 pm

      Os mais novos não se lembram, já foi há mais tempo.
      Não tenho qualquer dúvida sobre este assunto.

      • Xyeh
        Posted Julho 7, 2023 at 8:46 am

        Eu lembro-me bem do Schmeichel vir e ser sonante mas o Casillas foi ainda mais, dão um underrate tremendo ao Casillas por ter jogado no Real Madrid mas ele foi e vai estar sempre num top 5 de melhores GR pelo que fez em momentos decisivos, assim de cabeça lembro-me de uma final vs Leverkusen (a do golaço do Zidane) em que ele tira uns 5 golos cantados (entrou nos minutos finais), Euro 2008 vs Itália salvou a Espanha nos penáltis, Mundial de 2010 trava 2 vezes o Robben isolado na final, até cá em Portugal aquela defesa contra o Sporting aos 92+3 é qualquer coisa, o homem ganhou uma Champions com 18 anos a titular e outra com 19 vindo do banco nos últimos minutos (a tal vs Leverkusen).

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 7, 2023 at 9:09 am

          O Schmeichel ganhou o Euro pela Dinamarca. Vamos medir pilinhas? É muito bonito ganhar no Real Madrid.

          Volto a dizer, vivi as contratações, para mim não há comparação. Tu tens a tua opinião, é válida. Mas é giro ver os vossos argumentos. Falam dos golos e dos títulos depois da contratação.

          Acham que é mais chocante um GR que não era o melhor do mundo vir para o Porto que domina tudo em Portugal do que o melhor GR do mundo enfiar-se num clube que em 18 anos ganhou uma Taça no todo poderoso tugão. Isto é que é giro de assistir.

          • Il Codino Divino
            Posted Julho 7, 2023 at 10:14 am

            Falas em medir pilinhas, mas tu é que respondes a toda a gente que não diga o Schmeichel, credo.

            Eu também andava por cá na altura das duas contratações e a pergunta é: contratação mais sonante. Para mim a resposta é Casillas por ter o histórico que tem no maior clube do mundo. Sonante é diferente de surpreendente. Se fosse o segundo caso, aí sim, acho que Schmeichel faria mais sentido.

            • Xyeh
              Posted Julho 7, 2023 at 2:12 pm

              Exatamente, foi como quando usou o “chocante” se fosse surpreendente e chocante o Schmeichel seria sem dúvida a escolha, a nível de sonante foi o Casillas. Muita gente tem um ódio tremendo pelo Casillas porque jogou no Real Madrid, foi capitão e depois ainda veio para o FCP, passou pelos 2 clubes mais odiados da Península Ibérica e ficou apelidado de rato de balneário no Real Madrid na altura do Mourinho, não apaga o incrível GR que foi.

              • Neville Longbottom
                Posted Julho 7, 2023 at 8:24 pm

                Ódio ao Casillas? Acho que estás enganado. Muita gente não o acha ao nível da sua popularidade, o que é legítimo. Isso é diferente de odiar. É o mesmo que eu odiar o Beckham. Não conheço ninguém que o odeie, novamente há gente que acha que ele não merece o prestígio que tem.

                Sobre os dois clubes mais odiados, bom isso cai um pouco na argumentação ridícula que vocês questionam. Um bocadinho como tentarem atingir-nos com a questão dos títulos. Se recuarmos a 2020/2021 se calhar eu tinha razão porque o Porto não ganhou nada. Este ano passas a ser tu a ter razão.

                Mas mesmo assumindo que esse argumento é válido (e não infantil como são os meus), o Real Madrid ainda entendo, por inveja, por ser um clube com muito sucesso etc, agora o Porto? Quase todos os Benfiquistas que aqui estão se queixam do mesmo, em que é que ficamos? É que eu preciso de decidir sobre o meu maior anti, se o o anti-Porto ou o anti-Benfica, já agora resolviam isso.

                Abraço

            • Neville Longbottom
              Posted Julho 7, 2023 at 1:07 pm

              Ui credo!

          • Xyeh
            Posted Julho 7, 2023 at 9:45 am

            Adoro que dizes que eu falo dos golos e títulos mas vens dizer “chocante”, é sonante e tendo em conta a altura em que ambas mudanças foram o Casillas foi mais sonante de longe, é que nem há comparação, até o Di Maria voltar ao SLB agora é mais sonante do que foi na altura, chocante concordo contigo o Schmeichel foi mais, sonante não foi.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 7, 2023 at 9:06 am

          O Casillas não foi mais, foi menos.

  • Valderrama
    Posted Julho 6, 2023 at 7:46 pm

    Por mediatismo Casillas de longe, sempre teve um hype desmesurado tendo em conta a real qualidade e as evidentes limitações nas saídas a cruzamentos e jogo com os pés. Ainda por cima já não veio no seu prime, acho que a nível de rendimento no Porto ficou atrás dos dois sucessores Marchesin e Diogo Costa.
    Em relação a rendimento até punha dois nomes à frente dos referidos pelo VM, Deco e Jonas.

    • Veridis Quo
      Posted Julho 6, 2023 at 8:23 pm

      Hulk, Jonas, Quaresma e Jardel são as contratações que mais campeonatos inclinaram do ponto de vista individual.

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 6, 2023 at 10:04 pm

        Eu ponho o Hulk, Quaresma e Jardel acima dos outros. O Jardel era um finalizador, mas dos pés do Quaresma e do Hulk podia surgir golo de qualquer lado (seja em assistências seja em golos mesmo), mesmo se agarrassem a bola na área do Porto. Quando jogavam contra nós, era impedir que a bola lhes chegasse aos pés a todo o custo.

      • Daervar
        Posted Julho 6, 2023 at 9:07 pm

        Sem dúvida. No entanto tenho que referir tb, sendo benfiquista, as contratações de Schmeichel, André Cruz e César Prates em 99/00 foram completamente em cheio. Transformaram o Sporting numa equipa quase imbatível.

        • Xyeh
          Posted Julho 7, 2023 at 2:14 pm

          O André Cruz era incrível, em 2 épocas pelo Sporting fez mais de 100 jogos e marcou 15 golos sendo central.

        • Joga_Bonito
          Posted Julho 7, 2023 at 10:03 am

          Aí está um excelente tópico para o VM proceder a uma votação: que contratações mais mudaram o rumo do campeonato e do futebol em Portugal? Ia ser um debate incrível!

          Concordo que esse trio do Sporting mudou por completo a dinâmica do clube, que arrancou para ganhar o título com esses três. Sobretudo os livres do Cruz, em certos jogos foram decisivos, tipo o golo do Jonas no Bessa.

  • masterDC
    Posted Julho 6, 2023 at 7:13 pm

    Como a votação indica até ao momento, a grande dúvida recai entre Schmeichel e Casillas, acabei por votar no dinamarquês. Ele chegou a Portugal como campeão inglês europeu e veio para uma equipa que apesar de ser um grande em Portugal, já não era campeã há 18 anos e nem sequer podia equiparar-se com os seus rivais na questão de relevo europeu.

    O Casillas foi uma bomba, completamente inesperado trocar o melhor clube da história, sendo ele mesmo uma lenda desse clube, por um clube que apesar de ser de Champions não jogava num dos melhores campeonatos da Europa. Foi um dos jogadores mais mediáticos mas na altura já não apresentava o mesmo rendimento que antes, inclusivé até já tinha sido afastado por Mourinho em anos anteriores. Mas a maior diferença entre ambos até é no destino que escolheram uma vez que o Sporting nem se comparava com o Porto no momento em que cada um se transferiu.

    Já o Dí Maria vem como campeão do Mundo, dos melhores jogadores da última década, mas que não tem o mesmo mediatismo que ambos os GRs tinham. Para além disso já tem um passado como jogador no clube, o que acaba por facilitar ainda mais a decisão.

  • Knoxville
    Posted Julho 6, 2023 at 7:11 pm

    Muito fácil, Schmeichel, veio no prime.

  • maZe
    Posted Julho 6, 2023 at 6:58 pm

    Por todas as razões já referidas por outros users, o Schmeichel destaca-se aqui. Tinha acabado de ganhar o triplete com o Utd, era uma lenda viva e do nada vem para um clube e liga que convenhamos…

    Para além disso, foi por causa dessa contratação que comecei a ver futebol e logo por sorte (ou azar) o Sporting foi campeão no 1º ano dele.

  • offtopicguy93
    Posted Julho 6, 2023 at 6:52 pm

    Pablo Aimar

  • batalha34
    Posted Julho 6, 2023 at 6:47 pm

    este inquerito mostra acima de tudo a distribuição de idades dos usuarios do blog

  • Artur Trindade
    Posted Julho 6, 2023 at 6:43 pm

    Já que no caso de Di Maria, estamos a falar de um regresso, Figo e Ronaldo a terem acontecido, teriam rebentado a escala.
    Pessoalmente vibrei intensamente com Rijjkard contratado pelo bigodes, e com Paulo Sousa por S. Cintra.
    Dos que estão a votação, Schmeichel, por ter vindo após ter sido campeão europeu, para lá da carreira monstruosa que teve, e a aura de ter sido talvez o guardião mais emblemático/carismático das nossas vidas (adeptos de futebol até aos 50 anos).

  • PedroJ.BarbosadaSilva
    Posted Julho 6, 2023 at 6:42 pm

    O Di María é muito bom, mas não se compara aos dois guarda-redes desta lista. Foram contrações absurdas para a realidade portuguesa (a prova é que ainda são falados e não esquecidos).
    Ps:e também não podemos esquecer o Cubillas, numa altura em que a Europa não monopolizava o mercado do futebol como hoje e que ficou à frente do Pelé em alguns prémios individuais.

  • Horacio O Quarto
    Posted Julho 6, 2023 at 6:31 pm

    Aimar

    • Veridis Quo
      Posted Julho 6, 2023 at 7:10 pm

      O Aimar vem para Portugal depois de estar no Zaragoza e acabar em 18º na La Liga. Isso e depois de ter duas titularidades pela Argentina desde 2005 (e chegou cá em 2008).

      Grande jogador, mas nem se compara. Nem com o Di Maria, portanto para mim muito menos que o Casillas ou Schmeichel.

  • Tiago Peixoto
    Posted Julho 6, 2023 at 6:28 pm

    Para mim foi o Casillas, por várias razões. Era um super nome a nível mundial (o Di Maria é um craque, mas na história o nome do Iker terá muito mais peso, é um dos melhores GRs da história), foi uma surpresa (a transferência foi praticamente feita de um dia para o outro) e não tinha qualquer relação com o FC Porto (ao contrário do Di Maria, que já tem história com o Benfica).

    Aproveitando que estamos (ou estou) a falar do Iker, tenho uma história “engraçada”. A primeira vez que ouvi falar que o Casillas vinha para o Porto não foi na tv, não foi num jornal, não foi twitter (ou no facebook que na altura se usava muito), não foi nem mesmo no visão de mercado. Estava a passar à frente do Dolce Vita das Antas (agora Alameda Shop & Spot) e fui abordado por um jornalista espanhol com um microfone e um cameraman. Não me lembro ao certo do nome da tv (acho que era a TVE, mas não posso dizer a 100%), mas lembro-me que ele perguntou-me “Sabia que o Iker Casillas assinou pelo FC Porto?”. Na altura nem percebi se aquilo era para os apanhados ou se era alguma piada que eu não estava a perceber. “Casillas no Porto? O quê?”, respondi algo do género. “Sim, é uma notícia de última hora, o que acha?”. E eu respondi estupidamente “não sei para quê, já não é titular no Real, se não joga lá também não devia jogar no Porto”. Respondeu com um “Gracias” e eu fui embora.
    Mais tarde em casa pesquisei pela reportagem, encontrei-a, mas cortaram a minha parte ?.

    Não é uma história de grande interesse, mas nunca me vou esquecer disso. E como estava errado. San Iker foi dos melhores GR que tive o prazer de ver ao vivo (o que vibrei no meu Dragão com algumas das suas defesas impossíveis).

  • kanjy6
    Posted Julho 6, 2023 at 6:15 pm

    Não desvalorizando Casillas, a diferença para o Schmeichel é o pré pt, mas também a influência em pt.
    Explicando em pt Schmeichel chegou para um clube que não vencia quase à 20 anos e foi campeão 1x em 2 anos, sendo que no ano antes fez uma época inteira a titular, venceu FA Cup, Liga Inglesa, Champions.
    San Iker em pt chegou a um clube vencedor e venceu 1 liga em 4, sendo que na época anterior à vinda venceu “apenas” uma Supertaça Europeia e um Mundial de Clubes.

    Desta forma, considero a vinda do Schmeichel para pt o equivalente a ter vindo o Neuer em 20/21 e para o Sporting (dos 3 o com um nome menos cotado).

  • Veridis Quo
    Posted Julho 6, 2023 at 5:59 pm

    Schmeichel. O Sporting não vence um título quase há vinte anos e o guarda redes e capitão do Manchester United que acaba de completar o treble assina passado uns meses desse feito. É difícil superar isso.

    O paralelo, como alguém disse, era o Bayern limpar tudo e passado dois meses o Neuer vir parar cá.

    • Veridis Quo
      Posted Julho 6, 2023 at 7:21 pm

      Aliás, “uns meses” está errado. O Schmeichel levanta a Champions com Ferguson e completa o treble a 26 de maio e a 20 de junho é confirmado como reforço. 3 semanas depois, basicamente.

  • Kacal
    Posted Julho 6, 2023 at 5:49 pm

    Votei no Casillas! Para mim seria entre ele e Schmeichel. Nunca na vida achava que ia ver o Casillas no Porto. Titularíssimo no maior clube do Mundo durante anos e na selecção espanhola onde foi campeão do Mundo e da Europa por 2x. Um nome lendário!

  • Goncalo Silva
    Posted Julho 6, 2023 at 5:48 pm

    Quanto à questão dos guarda-redes, eu penso sempre que é mais fácil conseguir nomes sonantes por parte destes clubes de segunda linha europeia, porque em cada equipa de topo quase só joga um e às vezes já não há espaço nos clubes de topo (veja-se Keylor Navas no Nottingham por exemplo). Não é por acaso que dos 6 candidatos do VM 3 deles serem GR, ainda por cima um em cada um dos 3 grandes. Por isso teria de ir para di Maria, mas o facto de ser um regresso faz-me inclinar para Schmeichel, precisamente pelo argumento que o Manel referiu abaixo.

  • Knox_oTal
    Posted Julho 6, 2023 at 5:23 pm

    Eusébio da Silva Ferreira!!! Numa perspectiva à posteriori claro…

    Numa escolha mais convencional e dos que vi, Pablo Aimar!!! Que craque e que senhor dos relvados…

    Saudações desportivas

    • Artur Trindade
      Posted Julho 6, 2023 at 7:50 pm

      Eusébio regressou 2 vezes a Portugal, mas para o Beira Mar e U. Tomar.
      Aimar já vinha de 2 épocas fraquitas no Saragoza, que continuou no Benfica, e apenas JJ o ressuscitou, aliás parecido com Di Maria, apesar deste ser jovem.
      JJ criou uma mais valia inacreditável, como o brutal aparecimento do ex extremo molengão Coentrão.
      Talvez Saviola, que vinha do Real Madrid, e teve alto rendimento imediato no Benfica, com o mesmo JJ.

      • Knox_oTal
        Posted Julho 6, 2023 at 8:45 pm

        A primeira frase se era para ter piada não percebi… Falei nele porque terá sido a contratação (sim ele foi contratado pelo Benfica, e desejado pelo Sporting, não era produto da formação) com maior impacto do nosso futebol, pelo menos na minha opinião.

        Mas como disse mais acima a diferença para os outros exemplos e a razão pela qual o seu nome fica desenquadrado da premissa inicial é que só soubemos o quão impactante foi à posteriori. Ainda assim para a época, sem a facilidade de comunicação de hoje em dia, já foi uma transferência bastante mediática!

        Quanto ao resto, enfim, já respondi mais acima!

        Muita força nessa luta! Mas dou pontos pelo esforço…

    • Jonas SCP
      Posted Julho 6, 2023 at 7:44 pm

      O Aimar tem 4 ou 5 titulos antes de chegar ao Benfica… compara lo com Casillas ou o Peter é dumb…

      • Knox_oTal
        Posted Julho 6, 2023 at 8:35 pm

        Ah se é “dumb” peço desculpa… Ainda por cima li mal a premissa do post sobre os reforços MAIS titulados!

        Bem haja pelo feedback e lição

    • Veridis Quo
      Posted Julho 6, 2023 at 7:13 pm

      O Aimar foi um craque, mas um jogador que aos 27 anos se transfere para o Zaragoza e não era titular na sua seleção não pode estar ao nível de Casillas, Schmeichel ou Di Maria em termos de nomes sonantes.

      • Knox_oTal
        Posted Julho 6, 2023 at 8:15 pm

        Dos que vi jogar foi o que mais me entusiasmou com a sua vinda! E agora?!? Não falei de nível, nem de carreira (embora o Aimar tenha feito bem mais antes dessa passagem pelo Saragoça). Falei da minha perspectiva, vale o que vale…

        Saudações desportivas

        • Daervar
          Posted Julho 6, 2023 at 9:15 pm

          …não falou de nível nem de carreira mas o post pergunta qual a contratação mais sonante e o Aimar andava longe de ser uma figura incontornável do futebol mundial como Schmeichel, Casillas, Preud’homme, Di Maria…

          • Knox_oTal
            Posted Julho 6, 2023 at 9:43 pm

            Ok, mas sonante pode ter uma perspectiva mais subjectiva e individual, ora não?

            Boa noite e obrigado !

            • Daervar
              Posted Julho 6, 2023 at 11:44 pm

              Pode interpretar o que lê e ouve da maneira que queira ou consiga.
              Mas comunicar com alguém que o faz na sua própria língua torna o processo mais complexo do que deveria, concorda?

              • Knox_oTal
                Posted Julho 7, 2023 at 9:04 am

                Também é “dumb” portanto?!? O nível intelectual está muito elevado por aqui…

                Obrigado mais uma vez pelo excelente contributo!

                • Daervar
                  Posted Julho 7, 2023 at 9:15 am

                  Sei muito bem o que escrevo, essa do “dumb” não foi comigo.

                  No máximo chamar-lhe-ia distraído e casmurro mas não se arme em vítima, não cola.

                  • Knox_oTal
                    Posted Julho 7, 2023 at 1:12 pm

                    O trato por você faz parte da personagem de superior capacidade intelectual?!? Muito bem conseguido!!!

                    Caramba, há pessoas que têm dificuldade em encaixar uma opinião diferente! É a minha, mais uma vez (prefiro teimoso, até porque é mais fino e não nos conhecemos de lado nenhum), e agora?!?

                    Percebo completamente quem fala em Schmeichel e Casillas (nem estava a comparar ou a pôr no mesmo nível), mas para MIM na altura em que foi, a vinda do Aimar (pela qualidade e pelo factor surpresa sobretudo, mas também teve algum impacto mediático pelo Tugão) foi a que mais me entusiasmou… a mais “sonante” e claro por que veio igualmente para o meu clube.

                    Se calhar não merecia o esforço, mas já está… uma singela resposta de uma “dumb victim” (semântica e sintaxe à parte).

                    Bem haja caro senhor

  • Lima
    Posted Julho 6, 2023 at 5:12 pm

    Grande Schmeichel.
    Campeão Inglês e Europeu e passando 2 meses vem para Portugal.

  • Manel Ferreira
    Posted Julho 6, 2023 at 5:09 pm

    Sinceramente, não há “pai” para o Schmeichel nesta questão. Foi uma bomba descomunal, um tipo que poucas semanas antes tinha jogado a final da Champions, um tipo que ainda era o paradigma do guarda-redes de enorme qualidade (quantas vezes se dizia “olha este armado em Schmeichel” nos jogos da escola). E que ainda nos anos anteriores tinha ganho prémios de GR do ano na UEFA e FIFA.
    E isto numa liga como a portuguesa, que na altura era relativamente insignificante lá fora (às vezes nem no top-10 do ranking estávamos) e num clube como o Sporting, que não fazia nada de relevante na Europa desde que chegaram às meias da UEFA… 10 anos antes.

    Podem dizer que o tipo veio para Portugal passar férias, aproveitar o mar, etc, etc. Mas foi uma bomba de todo o tamanho, não se falava de outra coisa na altura. Os outros foram também bombas, mas não considero o mesmo (não falo do Cubillas que não é do meu tempo).
    O Preud’homme veio numa altura de TCE só para campeões e em que o Benfica ainda tinha uma aura de clube de topo, pois tinha estado em finais da competição poucos anos antes.
    O Caniggia vinha de suspensões por doping e fama de “má vida”, até se pode argumentar que o Benfica era muito bom para ele naquele momento.
    Nem o Casillas ponho no mesmo saco, já que o Porto já era um clube “habitué” de Champions e, ficando perto de casa e jogando Champions, não havia assim tão melhor para ele. Mas compreendo que o pessoal mais novo vá votar nele.

    • porra33
      Posted Julho 7, 2023 at 10:38 am

      Excelente comentário!

    • henry14
      Posted Julho 6, 2023 at 5:24 pm

      Não havia assim tão melhor para ele? Ok eu não sou mt velho e confesso que nem sabia isto que está toda a gente a comentar do Schmeichel. Mas lembro-me perfeitamente que Casillas tinha colossos interessados, não era um Galatasaray desta vida. Ou uns árabes clmo está na moda.

      • Daervar
        Posted Julho 6, 2023 at 9:21 pm

        Entendo a questão. Schmeichel continuava aos olhos da maior parte das pessoas a ser visto como um verdadeiro colosso enquanto que o Casillas já era gozado por meio mundo à conta do encostar do Mourinho e da falta de confiança que já vinha demonstrando. Vou dar um exemplo que muitos acharão ser horrível mas só o consigo comparar à situação do Pizzi, já ninguém o queria no Real, mentalmente não recuperou o ter sido activamente posto em causa por treinadores, direcção e adeptos.
        Claro que no Porto ganhou nova vida e voltou a demonstrar ser um dos melhor GR de todos os tempos mas à altura da transferência eu acho que não tem comparação com as certezas que se tinha nas qualidades do Schmeichel. Sou benfiquista, achei absolutamente incrível a vinda dele na altura (já era bem adulto) e, se me contassem um mês antes eu diria “impossível”. Penso que todos os que viveram o 1999/2000 em idade adulta devem ter pensado o mesmo.

      • Neville Longbottom
        Posted Julho 6, 2023 at 7:39 pm

        Foi como eu disse no meu comentário. É o Neuer ter assinado pelo Sporting em 2020.

      • Manel Ferreira
        Posted Julho 6, 2023 at 7:02 pm

        Disse isso no sentido de ele querer ficar perto de Madrid, tenho ideia de ele ter referido que isso era importante para ele na altura. Ele não iria para Barça nem para Atlético, sobravam assim tantas opções que lhe garantissem Champions e luta por títulos? Agora, claro que foi uma bomba enorme, não nego isso.

        Mas para mim, o que faz a balança pender para o Schmeichel é o facto de o Sporting em 1999 ser um clube muitíssimo menos relevante (cá dentro ou lá fora) do que o Porto em 2014. Só para termos uma ideia, nos 8 anos anteriores à chegada do Schmeichel nunca o Sporting tinha conseguido passar dos oitavos de final de uma competição europeia (onde, aliás, só chegaram uma vez nesse período). Eram sempre eliminados na primeira ou segunda eliminatória. Eles tinham o trajeto europeu de um V. Guimarães atual.

        (vai chamar velho a outro, pá ;) )

  • Viris100nome
    Posted Julho 6, 2023 at 4:49 pm

    1 – Joao Pinto & Jardel (sporting)
    2 – karel Poborsky (Benfica)
    3 – Simao Saborosa (Benfica)
    4 – Lucho gonzalez (Porto)
    5 – Saviola (benfica)

  • restevao
    Posted Julho 6, 2023 at 4:48 pm

    Penso que é entre o Casillas e o Di María, mas tendo em conta o momento diria que Di Maria principalmente pelo campeonato do mundo ainda fresquinho.

    Nota: o Nome do Claudio está mal escrito, escreve-se “Claudio Caniggia”.

  • AngeloGJ
    Posted Julho 6, 2023 at 4:46 pm

    Para mim claramente o Iker Casillas, apesar de na altura ja ter 34 anos ainda era dos melhores guarda redes do mundo e jogava num super Real Madrid, quando li o rumor na imprensa espanhola pensei que era “uma estupidez, um jogador com o nivel do Casillas vir para o FCP” e deixou-me com enormes expectativas o que poderia fazer no FCP.

  • Kafka
    Posted Julho 6, 2023 at 4:45 pm

    Casillas é mais mediático, mas sempre foi muito sobrevalorizado, não era tão bom quanto o seu estatuto dizia, mas como jogava no Real tudo era empolado

    Di Maria é o inverso, não é tão mediático e acaba por ser subvalorizado face ao valor e carreira que teve

    Ainda assim uma vez q o Casillas era mais mediático, acabou por ser mais sonante

    • El Bandido
      Posted Julho 6, 2023 at 5:59 pm

      Impressionante como consegues bater no Real em todas as publicações… O Casillas era sim um grande GR. 2 Vezes campeão Europeu e Campeão do mundo (aquela defesa ao Robben é do outro mundo), e 5x seguidas considerado o melhor do mundo pela IFFHS… Mas já sabemos, os do Real são todos fracos, ganharam tudo o que ganharam sempre a jogar com 14 e o Barcelona é só coitadinhos…

      • henry14
        Posted Julho 6, 2023 at 8:28 pm

        Por acaso acho que o Kafka desta vez (sublinho o “desta vez” ahah) não está a pensar no Real Madrid quando está a avaliar o Casillas. Pessoalmente para mim não senta à mesa de Buffon e Neuer na qualidade. Claro que depois no currículo dá-lhes uma tareia se for preciso. Mas sim, não deixa de ser um grande GR.

        • JJayy "Non Believer"
          Posted Julho 23, 2023 at 1:36 pm

          Casillas foi um grande guarda redes sim senhor. Ele ajudou nesse currículo que teve. Devem estar a confundir com o Victor Valdés

      • Kafka
        Posted Julho 6, 2023 at 7:07 pm

        Os jogadores do Real são todos fracos? Acabei de dizer no outro que post que têm de longe a melhor equipa sub25 do Mundo, para além de que o Di Maria já jogou no Real Madrid… Todo o teu comentário é um contra senso enorme

        O Dibu Martinez também é campeão Mundial, campeão Copa América e campeão da Finalíssima e também fez uma defesa do outro Mundo na final do Mundial, e até ganhou o prémio de melhor gr do ano pela FIFA, o que não sendo jogador do Real ainda tem mais mérito, e não é por isso isso que passou a ser um gr top10 Mundial ou muito menos dr sempre, portanto esse teu argumento dos títulos pela selecção é facilmente contraposto

        Depois, 5 vezes melhor do Mundo pela IFHHS? Bro ele jogava no Real Madrid que é o clube com mais poder e marketing do Planeta, desde quando títulos individuais ao serviço do Real Madrid contam como prova de mérito? ??… Se me falares em títulos individuais ganhos em qualquer outro clube tudo certo, agora pelo Real Madrid? ???

  • Duarte Vader
    Posted Julho 6, 2023 at 4:44 pm

    Eish, ninguém se lembra da loucura que foi o Cannigia chegar ao Benfica em 94 com 27 anos?

    Pouco de jeito fez enquanto esteve por cá, mas a contratação em si foi bombástica.

    • Artur Trindade
      Posted Julho 7, 2023 at 9:25 pm

      Lembro-me bem, mas era um tiro no escuro assumido, com expectativas baixas desportivas, depois de 13 meses de suspensão por consumo de cocaína, veio emprestado pela Roma, onde já tinha feito uma época mediana antes da suspensão, longe do brilhantismo da Atalanta, e nem foi bem uma contratação, mas empréstimo,
      Em termos de carreira, foi parecido com Futre, que veio aos 27, mas o português teve um pico mais alto no futebol mundial, chegou a ser bola de prata.

  • Diogo Moura
    Posted Julho 6, 2023 at 4:23 pm

    Estava indeciso entre Casillas e Di Maria, mas fui para o Casillas.
    A razão é simples. O Casillas ainda veio no prime, e é muito provavelmente o GR com o melhor palmarés da história. Era o capitão do Real Madrid e nada fazia prever que acabasse no Porto, isto porque o que não lhe faltava era mercado.
    O Di Maria é igualmente bomba, porém vem para o Benfica porque já representou o clube e, aliás, foi o clube que o catapultou para o Real Madrid. Há uma ligação entre o atleta e o clube, coisa que no caso do Iker não existia.
    O Di Maria tinha de certeza muitos milhões e contractos pornograficos à sua espera, e mesmo assim, optou pelo Benfica. Merece todo o respeito! E não vem acabado, bem pelo contrário. Foi dos melhores da Juve e fez um super mundial.
    Em suma, votei no Casillas pelo factor surpresa (não era sequer expectável). Foi uma contração relâmpago e caiu que nem uma bomba no Tugão.
    Já agora, VM, para quando uma votação da maior transferência entre rivais? A lista é gira.
    Maxi para o Porto, João Mário para o Benfica, Carrillo para o Benfica, Paulo Sousa para o Sporting… Deverão haver uns poucos.

    • Veridis Quo
      Posted Julho 6, 2023 at 6:03 pm

      Se é pelo fator surpresa, tem que ser Schmeichel. Pelo estado do Sporting, pelo que o Schmeichel tinha acabado de fazer, pelo que representava (foi uma década quase unânime como melhor GR do mundo). O Porto estava sempre na Champions e a disputar títulos e o Casillas vinha de um período relativamente conturbado no Real. Só pode achar mais chocante ou surpreendente quem não se recorda da chegada do Schmeichel.

      • Kacal
        Posted Julho 6, 2023 at 9:56 pm

        Do que eu li sobre a pesquisa que fiz o Schmeichel já queria deixar o Man Utd 1 ano antes de ter saído mas lá acordou com SAF que ficava mais 1 ano e sairia, mas do que li ele já não queria viver o stress competitivo e a pressão desses grandes palcos a jogar de 3 em 3 dias e queria um lugar onde tivesse menos stress e o clima fosse melhor. Tanto que veio a Lisboa e Cascais perceber primeiro como era o clima e afins onde viveria só depois foi fechar com o Sporting. Chegou cá aos 36 anos. E outras propostas que tinha eram do Maiorca. PSG (não era o que é nessa altura) e Rennes também tentaram. Ou seja ele já ia descer o nível faltava era saber onde.

        Já o Casillas chegou aos 34 anos e participou em 47 jogos pelo Real nessa época. Tinha sido campeão europeu por Espanha 3 anos antes e campeão europeu pelo Real 1 ano antes.

        Com isto não quero dizer que o Schmeichel não posso ser eleito a contratação mais sonante do futebol português, mas chateia é querer fazer disso unânime como se não pudesse haver outra escolha. Acho discutível. Válida como outras mas discutível pelo menos.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 6, 2023 at 10:24 pm

          Chegou com 35 anos porque fez anos mais tarde. Achava que tinha 34.
          A questão não é ter vindo a Lisboa antes, porque isso ninguém sabia, ninguém segue a vida dele, principalmente há 25 anos atrás em que havia bem menos difusão de informação. Lembro-me bem do dia em que ele assinou, foi um choque.

          O Casillas veio ao Porto antes de assinar? Não sabemos. As únicas propostas do Schmeichel eram do Maiorca? Não sabemos. Ele já ia descer o nível, e o Casillas? O Real Madrid ficou a pagar-lhe 70% do salário. 47 jogos? O Schmeichel fez mais e foi campeão europeu, o Casillas foi-o 1 ano antes.

          O Casillas foi campeão europeu por Espanha mas o Schmeichel também foi campeão europeu…pela Dinamarca, não pela melhor equipa da história montada por um génio, mas por uma equipa que nem para a fase final se qualificou (alguns estavam na praia de férias quando foram chamados à última hora depois da queda da Jugoslávia).

          Eu sei que querias passar a imagem que votar no Casillas é meritório. Mas nao vendas a ideia de que teve mais impacto. Não teve. Aliás o facto de teres de ir pesquisar sobre o Schmeichel e a sua vinda prova que quando votaste não tinhas a informação toda.

          • Kacal
            Posted Julho 7, 2023 at 12:29 pm

            Olha Neville eu contigo sinceramente nem quero debater muito, com todo o respeito. Sempre me acusaram de ser politicamente correcto mas ser politicamente correcto é o que tu fazes. “Ah isto não sabemos”, “aquilo não sabemos” se fossemos a comentar por aqui o que sabemos este blog teria 0 comentários. Também não podemos julgar ninguém, certo? Então quando alguém fizer algo mau e sair aqui no VM seja faltar aos treinos ou o que for também não comentamos porque… não sabemos! Se não queres debater nada não o faças mas deixa os outros fazê-lo.

            Eu só acompanhei mais futebol a partir 2002 ou 2003 é normal que não tenha visto Schmeichel chegar mas fui tentar-me informar e tu dizes “não sabemos” claro eu não estava lá mas muitos sites dizem o mesmo até pode ter o seu fundo de verdade. Aliás pelos vistos o desinformado és tu porque o próprio Schmeichel anos mais tarde admitiu que quis sair do Man Utd e descer o nível por causa do stress e calendário.

            Nada do que disseste acrescentou ao debate, só mostraste que ambos têm argumentos a favor para serem votados e tentaste virar as coisas ao dizer que quis vender a ideia de que teve mais impacto quando eu apenas quis justificar o meu voto no Casillas e mostrar que o Schmeichel não é uma escolha unânime só porque vocês querem que seja como se fosse um “prémio” de consolação!

            • Neville Longbottom
              Posted Julho 7, 2023 at 1:12 pm

              Estou a marimbar-me para isso, aliás o Casillas ganhou esta votação.

              Eu não acho o voto no Casillas descabido. O que é descabido é a argumentação que vocês dão.

              Confundem aqui o ataque ao argumento com o ataque à opinião.

        • Veridis Quo
          Posted Julho 6, 2023 at 10:19 pm

          O comentário do Manel Ferreira acima explica o que acho. A diferença entre os dois é, sobretudo, a saída deles da alta roda do futebol e o cenário para os quais se mudam que levam a coisa a pender para o lado do Schmeichel. O Casillas vem de anos complicados (só é titular indiscutível em 1 dos últimos 3 e perde a titularidade da baliza de Espanha no Mundial 2014), enquanto o Schmeichel sai de um treble como capitão. Para lá disso, o estado do Sporting era muito mais catastrófico. O Porto em 2015, vem de ser campeão 9 vezes nos últimos 12 anos e estava sempre na Champions. O Sporting não ganhava há quase 20 anos um campeonato, tinha um percurso europeu inexistente e o registo da Taça de Portugal era um título desde 1982 (94/95).

          Da mesma forma que se tivesse ido parar ao Boavista era mais sonante que no Sporting. É uma questão do cenário para o qual vão e, também, da forma como saem na última imagem do topo do futebol. Se o Casillas sai como melhor do mundo quase de forma unânime a capitanear um treble e para um Porto com 1 título entre taças e campeonatos em 20 anos, talvez se equiparasse. Não sendo assim, para mim é Schmeichel sem discussão. Não sei que idade tens, mas foi uma loucura absoluta. 3 semanas depois de erguer a Champions está a ser apresentado numa equipa que não ganha nada num campeonato super periférico (muito mais do que é hoje). É difícil perceber se não há memórias do período. Como talvez o Cubillas fosse um caso ainda maior (não sei) e eu teria dificuldades para perceber, uma vez que não vivi isso.

          • Kacal
            Posted Julho 7, 2023 at 12:36 pm

            Eu não discuto que o Schmeichel tenha sido sonante e uma loucura quando chegou, nem que seja uma válida escolha. Aliás eu estive entre ele e o Casillas. Apenas não acho que seja unânime e vejo outras escolhas válidas, só isso. Mas aceito e respeito a tua escolha.

            Mas sei que o próprio Schmeichel quis descer o nível e teve proposta do Maiorca e já andava a sondar Portugal porque o próprio o admitiu anos mais tarde, li ele a falar disso. Já o Casillas saiu do Real e queria continuar a jogar Champions, acabou no Porto se calhar os outros estavam já bem servidos de GR nessa altura não me lembro, os outros clubes de Champions acima do Porto. Mas ele no Real só não foi indiscutível com Mourinho praticamente porque também tiveram desavenças.

            Só acompanhei futebol a sério depois de 2003 mas acho que tenho o direito de me informar e debater, em lado nenhum falei como verdade absoluta ou que eu sabia disto, referi que pesquisei, senão também não havia comentários por aqui muitas vezes.

            • Veridis Quo
              Posted Julho 7, 2023 at 3:10 pm

              O ponto é que é difícil traduzir o impacto e o que era certas coisas quando não as vivemos, independentemente da pesquisa que se faça. Há coisas que tem que se estar lá para viver, para se perceber a dimensão ou o que significavam. Dou sempre o exemplo do Allen Iverson. Podemos ver as estatísticas avançadas, as % de lançamento, o registo de playoffs quase inexistente em todas as épocas (menos uma) na carreira e todos os pontos negativos que se podem atirar a ele, mas é muito difícil perceber o real impacto do AI na NBA, nas gerações e na cultura do virar do século na liga (e que se mantém até hoje) sem estar lá. Podemos pesquisar, podemos estudar, mas é muito complicado ter noção do que foi o dia a dia e a realidade presente naquele momento.

      • Diogo Moura
        Posted Julho 6, 2023 at 8:17 pm

        Qua si o Schmeichel chegou ao Sporting, wu era um garoto. Não tinha bem a noção do impacto do Dinamarquês. Naquele tempo dava muito valor ao Peruzzi, Kahn, David Seaman e Barthez (comecei a ver futebol em 98/99/00). Ainda não tinha bem a noção do do que era o futebol mundial. Muito Ronaldo, Rivaldo, Zidane, Figo… Outros tempos. Os jogos do United não passavam com tanta frequência na TV. Talvez seja por aí o meu voto no Iker.

        • Neville Longbottom
          Posted Julho 6, 2023 at 10:09 pm

          Acho estranho falar no Peruzzi quando era o 3º GR da seleção italiana atrás do Buffon e do Toldo (este foi titular no Euro 2000 por exemplo).

          • Diogo Moura
            Posted Julho 7, 2023 at 7:42 am

            Achas estranho porque não jogavas FIFA 98, road to World Cup e não seguias a Lázio de Roma.
            Eu gostava bastante da Lázio naquele tempo. Jogava lá o Fernando Couto e o Sérgio Conceição, duas referências Portuguesas.
            Alias, antigamente tinhas um feedback muito grande dos clubes estrangeiros que contavam com Portugueses nas suas fileiras. O Barcelona por causa do Figo, ou a Lázio ou a Fiorentina (Rui Costa/Nuno Gomes) eram notícia com frequência e às vezes chegavam a passar jogos na RTP2.

            • Neville Longbottom
              Posted Julho 7, 2023 at 9:05 am

              Seguia (e sigo) a Lazio de Roma. Sei muito bem que foi o Peruzzi e toda a sua carreira.

              Joguei FIFA 98 e o CM 97/98, o 00/01 e o 01/02 (não me lembro de haver noutros anos).

              Continuo a achar estranho a mesma. Mas obviamente nada contra.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 6, 2023 at 5:39 pm

      Joao Mário nao foi transferido para o Benfica por um rival. Era jogador do Inter.

  • Manel Albuquerque
    Posted Julho 6, 2023 at 4:21 pm

    Peter Schmeichel.
    Foi para o Sporting depois de ter sido vencedor da Premier e da Champions pelo United, tendo feito pelo clube inglês cerca de 5000 minutos nessa época.
    Uma lenda.

  • Dr. Esgaio
    Posted Julho 6, 2023 at 4:17 pm

    Pelo rendimento que tinham antes de virem, tem de ser entre Schmeichel e Casillas, mas destes se calhar até escolhia o Schmeichel que era titularissimo no United, já não me lembro se o Casillas era titularissimo no Real, mas se fosse ficava dividido ou até escolhia o Casillas

    • Slayder
      Posted Julho 6, 2023 at 7:49 pm

      Nao era, ja tinha perdido o estatuto, se nao me engano com o Mourinho, (dai veio a ligaçao com certeza pro porto atraves do Mendes)

  • henry14
    Posted Julho 6, 2023 at 4:13 pm

    Casillas. Sempre achei que faziam dele mais do que aquilo que ele foi (apesar de ser um excelente guarda redes obviamente) mas lá mediático ele sempre foi. Foi um dos maiores símbolos daquele que é, ainda que doa a muita gente, o maior clube do mundo a léguas de qualquer outro.
    E mais. Di Maria tinha um passado no Benfica, enquanto Casillas nunca tinha tido uma ligação com o FCP. Até nisso foi mais surpreendente.

  • Neville Longbottom
    Posted Julho 6, 2023 at 4:11 pm

    Eu diria o Schmeichel pelo seguinte motivo:

    Em 2020 o Bayern ganha a Champions. Imaginem o Sporting (que nao vencia o campeonato há 18 anos) ir buscar o Neuer nesse verao de 2020?

    Pois foi precisamente isso que o Sporting fez no verao de 1999. Foi buscar o GR acabadinho de ser campeao europeu pelo United (e campeao interno) quando nao era campeao há 17 anos (quase o mesmo). O Schmeichel tinha em 1999 a mesma idade que o Neuer tinha em 2020.

    Portanto o Schmeichel jogou a final da Champions, ganhou-a e passados 2 meses comecou a primeira liga nos Acores num Santa-Clara 2-2 Sporting.

    Para mim nao tem igual.

    SL

    • porra33
      Posted Julho 7, 2023 at 10:34 am

      Concordo em absoluto, acho que a votação está um pouco enviesada pela demografia do blog. A tua justificação está no ponto!

    • maZe
      Posted Julho 6, 2023 at 8:27 pm

      E acabou a época num 4-0 ao Salgueiros em que fez uma defesa brutal à queima roupa, com os braços e pernas abertos no ar tipo estrela do mar

    • Ss
      Posted Julho 6, 2023 at 6:20 pm

      Tudo dito aqui. Todos os outros nomes são grandes. Mas a contratação do Schmeichel foi qualquer coisa de surreal

Deixa um comentário