Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Copa América’2019: Colômbia e Qatar no grupo da Argentina

Bom sorteio para o Brasil, apesar do Perú ter demonstrado no Mundial que pode dar luta e da Venezuela estar com uma geração muito forte. A Argentina tem pela frente a indesejada Colômbia, mas não deve ter problemas em ficar nos 2 primeiros (e os dois terceiros melhores também passam). Já o grupo C na teoria será o mais equilibrado.

Já são conhecidos os grupos da Copa América’2019, que se vai realizar no Brasil entre 14 de Junho e 7 de Julho. O Chile, actual bicampeão, está no grupo do Uruguai, já a Argentina, que perdeu as finais para os chilenos, tem pela frente a Colômbia, Paraguai e o convidado Qatar. Os anfitriões, por sua vez, só contam com equipas sul-americanas no grupo.

Os grupos da Copa América’2019:
Grupo A:
?? | Brasil
?? | Perú
?? | Venezuela
?? | Bolívia
Grupo B:
?? | Argentina
?? | Colômbia
?? | Paraguai
?? | Qatar
Grupo C:
??
| Uruguai
?? | Chile
?? | Japão
?? | Equador

48 Comentários

  • jimmyvicente
    Posted Janeiro 25, 2019 at 2:42 pm

    Como é que é possível participarem numa copa América 2 países que não são sequer do continente americano ? Pois se Portugal fosse à copa América não tinha jeito nenhum na mesma , eu cá sou campeão europeu não sou campeao de uma taça com Europa e mais um ou dois países, se juntarem às equipas da América do Sul as da concacaf é uma coisa se elas não aceitam pois que se faça uma copa América com 10 equipas, imaginem o Japão campeão da América, até dá vontade de rir, eu alinho um gajo ir à can também fazer um anito para o Ronaldo ter mais um troféu, para isso que não se chame copa América que se chame copa intercontinental de convidados ou assim

  • Kostadinov
    Posted Janeiro 25, 2019 at 1:51 pm

    Por acaso a Copa América é uma competição da qual sempre gostei muito e que procuro acompanhar tanto quanto posso. Tem havido mais edições ultimamente até por causa do Centenário, mas normalmente é uma competição que se ‘equipara’ ao EURO em termos de periodicidade e tipologia de torneio. Vi aqui muitos comentários a dizer que não interessa nada a ninguém por cá porque tem equipas convidadas e não sei que mais, mas isso é falso. Quanto mais não seja porque me interessa a mim, e a mais umas quantas pessoas que conheço que sempre gostaram da competição e estão todas do ‘lado de cá’. O Japão estar presente não é nada de novo, é um convidado como a competição costuma ter, simplesmente isso. Do ponto de vista geográfico e cultural é diferente, mas agora do ponto de vista técnico, ter o Japão ou ter o México vai dar exactamente ao mesmo já que ambos não pertencem à CONMEBOL. Aliás isto nem é nada de extraordinário, veja-se o caso da Libertadores que é supostamente uma competição da CONMEBOL e que não tem só equipas da CONMEBOL. Agora na minha opinião, principalmente pelo número pequeno de países pertencentes à Conmebol, teria todo o interesse juntar esta e a CONCACAF e fazer uma verdadeira Copa América que englobasse o Norte e o Sul como aqui já foi dito. Não acho que desvirtuaria a competição de modo algum, e até penso que a presença regular de uma nação tão grande e que está a tentar crescer o seu futebol como os EUA seria algo de muito positivo para o torneio (e para o futebol dos EUA em geral). E depois claro haveria o México, Canadá, etc.

    Quanto à competição propriamente dita, o Brasil parte como grande favorito mais uma vez, como é natural. A Argentina tem igualmente de ser sempre candidata quando tem o melhor de todos os tempos, mas perde muito para o Brasil em todos os sectores menos no ataque. Muito curioso para ver no que vai dar aquele Grupo C que de facto é o mais equilibrado.

  • Azor
    Posted Janeiro 25, 2019 at 12:52 pm

    Japão e Catar? Esta competição não tem o minimo interesse…

  • brunosilva
    Posted Janeiro 25, 2019 at 11:57 am

    Para quando a Argentina e o Brasil num Campeonato da Europa mesmo?
    Enfim, isto perde a essência do futebol, de ano para ano estão a matar o futebol

  • Kafka
    Posted Janeiro 25, 2019 at 10:07 am

    A América do Sul tem um problema, geograficamente Brasil e Argentina juntos até são maiores que a Europa, mas enquanto a Europa se divide em 50 e tal países Brasil e Argentina apenas se dividem em 2 países.. E depois no total da América do Sul só conseguem ter 10 países…

    America Sul e America do Norte deviam juntar-se numa só confederação e assim já podiam fazer apuramentos e a Copa América nos moldes iguais ao Europeu, pois a Concacaf tem 35 membros salvo erro, mais os 10 da América Sul da 45 membros, número similar ao que a Europa tem, que são cerca de 50 membros

    • nmpatronilha
      Posted Janeiro 25, 2019 at 10:35 am

      A América do Sul não conta apenas com 10 países, conta sim com 10 membros da CONMBAL, são coisas diferentes. 3 Federaçoes Sul Americanas pertencem a CONCACAF. Quanto ao juntarem a CONCACAF e a CONMBAL só achava bem. Penso mesmo que só tinham a ganhar com isso, mas parece haver uma certa “rivalidade” entre confederações.. não sei ao certo.

  • Turiacus
    Posted Janeiro 25, 2019 at 10:02 am

    Admito que me soou mesmo super estranho ver nomes como o Japão e o Catar aqui presentes, não faria mais sentido juntar logo as equipas todas da CONCAF para o apuramento já que realmente representariam todo o continente Americano (América do Norte, Sul e Centro)? Sei que já existe uma competição (Golden Cup) para essa federação mas acredito que seria mais lógico, não sei. Pelo menos não se convidavam seleções de outros continentes.
    Falando da competição em si, o Brasil parece-me o claro candidato ao título por ser realmente a mais forte coletivamente e também a que tem melhores jogadores no geral. Até acabam por ter o grupo mais acessível e acredito que passem com alguma facilidade e em 2º lugar acredito que passará o Perú. Nos restantes grupos, acredito na passagem da Argentina e Colômbia e Uruguai e Chile, não necessariamente por essa ordem de classificação.

  • Khal Drogo
    Posted Janeiro 25, 2019 at 8:43 am

    Quando uma confederação só tem 10 federações – que não são suficientes para organizar uma grande competição -, julgo que se torna óbvio que algo está mal. A CONCACAF e a CONMEBOL que se juntem, pelo menos no que a seleções diz respeito.

  • Guedes
    Posted Janeiro 25, 2019 at 4:10 am

    Esta Copa America perde credibilidade com a presença do Qatar e do Japão. São selecções convidadas e não conhecendo os contornos destes convites aposto que está muito dinheiro envolvido e isso pesa o que pesa. Mas, na minha opinião, não faz sentido algum a presença destas selecções na Copa América. Muito mais sentido faria uma competição com as melhores equipas da CONCACAF.
    Agora ignorando a controvérsia acima referida espero que a Argentina levante o troféu. O Brasil é claro favorito e equipas como o Chile e Uruguay são sempre perigosas e a selecção albiceleste é muito desiquilibrada. A ver vamos, que seja um espectáculo que todos possamos apreciar.

  • Fallen Angels
    Posted Janeiro 25, 2019 at 2:09 am

    Isto agora parece que há uma Copa América todos os anos… Enfim, é uma competição praticamente irrelevante. Grande história da seleção brasileira levar a sua equipa B e estes convites a seleções de outros continentes so tira ainda mais prestígio.

    4 Copas Américas num espaço de 5 anos é mesmo ridículo, acho que os argentinos andam a fazer de tudo para tentarem que o Messi acabe pelo menos com uma.

    • SenyorPuyol
      Posted Janeiro 25, 2019 at 10:05 am

      Antes de falar, convinha estar informado.
      De 1987 a 2001, a Copa América foi realizada de 2 em 2 anos, depois em 2004 e 2007 (3 em 3) e a partir daí estabeleceram-se os 4 anos tal como no Euro. 2011, 2015 e agora 2019, A Centenário foi uma edição comemorativa, como o próprio nome indica.
      E haverá mais uma o ano que vem, sim, porque se decidiu junto da FIFA acompanhar a periodicidade da UEFA.

      Enquanto adepto, só tenho de agradecer que se realize tantas vezes (não andamos todos contentinhos por haver mais uma competição da UEFA? Então qual é o problema de realizar a Copa América mais vezes?)
      Mas isso é a minha opinião, que não estou aqui para criticar só porque sim, mas eu sou um indivíduo estranho…

    • Kafka
      Posted Janeiro 25, 2019 at 9:59 am

      Depois que disparate essa do Brasil levar a equipa b, primeiro pq ainda nem sequer saiu a convocatória, depois o Brasil joga em casa logo jamais vai arriscar e portanto vai jogar na máxima força

    • Kafka
      Posted Janeiro 25, 2019 at 9:57 am

      Os Argentinos? Claro porque a Copa América é organizada pelos Argentinos, tens razão de facto… Os Argentinos agora é que decidem quando há copa América ou não

  • Pedro Almeida
    Posted Janeiro 25, 2019 at 12:53 am

    Seria cómico se o Japão ganhasse a Copa América.
    O Brasil parte como claro favorito( e talvez único), pois são mais equipa, têm mais talento individual e jogam em casa.
    A Argentina tem de se reconstruir mas nesta fase não conseguem rivalizar-se com o Brasil mas o Messi em dia sim arrebenta com todas as equipas.
    O Uruguai é para mim talvez a equipa melhor preparada para conseguir bater este Brasil mas é preciso ter Cavani e Suarez em forma pois sem um deles a equipa sofre bastante para conseguir criar oportunidades de golo.
    Não acredito que a Colômbia consiga surpreender e o Chile tem os seus dois jogadores principais, Alexis e Vidal uma sombra do já foram posteriormente portanto não os vejo com armas para conseguirem chegar a mais do que as semi finais o que é uma pena pois quando ganharam 2 copas seguidas eram a equipa Sul Americana que melhor jogavam e a que mais me puxava para ver os jogos.

    As minhas previsões:
    Grupo A – 1º Brasil, 2º Peru
    Grupo B – 1º Argentina, 2º Colômbia, 3º Paraguai
    Grupo C – 1º Uruguai, 2º , 3º Chile

    Quartos de final

    Brasil(W) vs Chile
    Peru vs Colômbia(W)
    Argentina(W) vs Japão
    Uruguai(W) vs Paraguai

    Semi final
    Brasil (W) vs Colômbia
    Argentina vs Uruguai(W)

    Final
    Brasil vs Uruguai(W)

  • SenyorPuyol
    Posted Janeiro 25, 2019 at 12:41 am

    Em relação à competição, que é o que realmente interessa aqui.
    Acredito que passem:
    Brasil, Venezuela, Perú.
    Argentina, Colombia.
    Uruguai, Japão, Chile.

    A partir daí, espero os típicos jogos de uma Copa América, que vou acompanhar de perto.

    O favorito, para mim, é o Brasil. Tenho curiosidade de ver como compete a Colombia e de que forma vai jogar o Uruguai.
    Espero que Messi regresse para esta competição.
    E acima de tudo, quero ver a Venezuela. Desde 2007, quando a competição foi organizada lá, só caiu uma vez na fase de grupos. Será que se consegue replicar a campanha de 2011? Era bonito, sinceramente.

  • nmpatronilha
    Posted Janeiro 25, 2019 at 12:35 am

    Suponho que o problema seja a CONMBAL, (respondendo em parte a todos os users que questionam o convite ao Qatar e ao Japão), quando há 3 federações Sul-Americanas que não pertencem a CONMBAL mas sim a CONCACAF, não sei bem o que pensar. Sim eu sei, são 3 federações de países algo “limitados” futebolisticamente mas não teria mais lógica ter essas equipas a jogar que convidar selecções de outros continentes?!

    • SenyorPuyol
      Posted Janeiro 25, 2019 at 3:37 pm

      Dois desses países (Suriname e Guiana) têm um acordo com a FIFA para ser membros da CONCACAF, no caso do Suriname, essa filiação foi pedida pelos próprios, em relação à Guiana não tenho informação sobre motivações.

      No caso da Guiana Francesa, não está filiada à FIFA. Mas participa nas competições da CONCACAF, deduzo que por acordo com a mesma organização.

      • nmpatronilha
        Posted Janeiro 25, 2019 at 3:55 pm

        Sim, eu sei disso. O que quero dizer é que não deixa de ser pouco lógico. Claro que supostamente são caso como o Casaquistão na UEFA, mas desta vez seja por considerarem que têm mais hipóteses na CONCACAF.
        De qualquer forma não há lógica para não se unirem as duas confederações. Penso que só teriam a ganhar, ambas.

        • SenyorPuyol
          Posted Janeiro 25, 2019 at 4:12 pm

          Interpretei que você entendia que partiu da CONMEBOL, “excluir” essas três federações. Peço desculpa por essa mesma falha de interpretação.

          De resto, eu com isso concordo. Eu sou a favor de uma eventual fusão.

          • nmpatronilha
            Posted Janeiro 25, 2019 at 4:29 pm

            Se calhar fui eu que me expressei mal. Peço desculpa.
            Exactamente, a fusão das duas só faria bem, penso que iria melhorar bastante o futebol das Américas.

  • MagicoLucho
    Posted Janeiro 25, 2019 at 12:27 am

    Quatar e Japao… Desculpem mas não consigo entender como é que um torneio da America do Sul pode ter como participantes paises de continentes em nada relacionados. É uma prova um bocado fantochada.

  • SenyorPuyol
    Posted Janeiro 25, 2019 at 12:20 am

    Pelo amor de Deus, chego aqui e vejo que ainda faltam meses e já se implica só por implicar.

    Desde o início dos 90, há convidados em TODAS as edições, o Japão já participou na Copa América há 20 anos… E já foi convidado mais vezes, mas esta será a sua segunda participação.
    China já foi convidada, Coreia do Sul já foi convidada, nenhuma das duas aceitou.
    Qatar é convidado na virtude de país organizador do próximo Mundial. E aceitou, pronto.
    Normalmente as vagas são preenchidas com países da CONCACAF simplesmente pelas relações institucionais serem mais próximas.
    México leva 10 participações, Costa Rica e EUA, umas 4 ou 5. Mas desde há vários anos que se procura trazer a maior diversidade à Copa América…

    Para que conste, segundo fontes do Brasil, Portugal e Espanha também foram convidados, será que haveria tanta aversão por aqui se tivessem aceite?

    • Azor
      Posted Janeiro 25, 2019 at 12:59 pm

      Só porque se faz isso desde há 20 anos não deixa de ser ridiculo. E se reparares, na Europa quase ninguém liga patavina a esta competição.

      • SenyorPuyol
        Posted Janeiro 25, 2019 at 1:24 pm

        Ridículo é falar como se isto fosse algo que se lembraram de fazer este ano porque era giro. Só mostra desconhecimento, e com isso, o tal “implicar por implicar”.

        Para quem não liga patavina, vejo muita indignação por aqui.

    • DYI
      Posted Janeiro 25, 2019 at 9:43 am

      Eu acho só estranho que haja convidados, não me causa particular aversão. O que eu não percebo é haver copa América quase todos anos. Mas se calhar há motivo para tal.

      • SenyorPuyol
        Posted Janeiro 25, 2019 at 10:45 am

        A questão é que só precisamos de ler notícias por 5 minutos antes de vir deixar aqui a nossa posta. Vou acabar por deixar uns 20 comentários neste post porque o fácil aqui é criticar, ninguém tenta sequer informar-se, e a mim, como indivíduo que nasceu e foi criado na América do Sul, indigna-me que simplesmente se ache que está tudo mal-organizado, é tudo pelo dinheiro, etc, mas pronto, da América do Sul diz-se sempre o mesmo… Eu já levo aqui 15 anos e mesmo assim fico de pé atrás antes de dizer de onde venho (e nem sinto vergonha, mas aprendi que muitas vezes mais vale fechar a boca).
        Este parágrafo não vai dirigido a si, apenas o introduzi para que se entenda porque estou a ser uma autêntica virgem ofendida.

        Tentando responder à questão dos anos.
        A CONMEBOL tem feito progressos para conciliar a Copa América com um plano de calendário da FIFA. Durante os 90 era feita de dois em dois anos e a partir de 2001 iniciou-se uma transição para o plano de 4 em 4. 2004 e 2007 foram de 3 em 3, e depois 2011, 2015 e 2019. A Centenário foi uma edição comemorativa, celebrada nos EUA porque o plano passava por estreitar ainda mais as relações com a CONCACAF.
        Mas esta, por motivos diversos, recusou a participação das suas selecções na Copa América deste ano. O mais básico e lógico desses motivos é que há golden Cup também em 2019.

        Em relação à Copa América 2020, o plano passa por realizá-la novamente nos EUA.
        O estabelecer do novo calendário vem de encontro às propostas da FIFA, a ideia passa por seguir a periodicidade do Euro.
        Sendo que, a CONMEBOL já iniciou esses esforços que tantos aqui andam a bradar aos céus (daí eu dizer que basta pesquisar), juntar numa competição a CONMEBOL e a CONCACAF.
        Não está, nem de perto, tudo tratado, mas já está a ser falado.

  • J Silver
    Posted Janeiro 25, 2019 at 12:11 am

    Nem vale a pena comentar o óbvio desta notícia. Apenas mais um prego no caixão do futebol.

  • PauloDybala1O
    Posted Janeiro 25, 2019 at 12:07 am

    Fácil ! Vamos Argentina <3

  • Explorador do Submundo
    Posted Janeiro 24, 2019 at 11:57 pm

    Copa América com Japão e Qatar simplesmente incomoda-me. Não sei, perde alguma legitimidade.

    Acabar com a Gold Cup que é um torneio de chacha e juntar as melhores 6 equipas da CONCACAF para de facto ser uma torneio das melhores equipas com as melhores seleções do continente Americano

    • Tiago Silva
      Posted Janeiro 25, 2019 at 8:16 am

      Estava a achar o mesmo, perde toda a essência. Não mete piada ver o Japão e o Qatar aí, e também não percebo o porquê. Se querem acrescentar mais equipas acrescentem equipas do continente americano como o México, os EUA ou a Costa Rica.

  • André Dias
    Posted Janeiro 24, 2019 at 11:41 pm

    Isto de convidarem países asiáticos para participar numa competição sul-americana não faz qualquer sentido e desvirtua completamente a prova. Se é para ampliar o número de participantes então convidem países da CONCACAF, pelo menos a prova seria 100% americana.

  • Evolz
    Posted Janeiro 24, 2019 at 11:40 pm

    Alguém me consegue explicar porque participam tanto o Japão como o Qatar nesta competição?

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Janeiro 24, 2019 at 11:36 pm

    Queiroz contra a Argentina será interessante. Tem sido um duelo recorrente enquanto treinador do Irão. Brasil claro favorito nesta Copa.

  • Kacal
    Posted Janeiro 24, 2019 at 11:27 pm

    Qual é o sentido do Qatar e mesmo Japão disputarem uma competição chamada Copa América e onde todas as outras selecções são do americanas?

    • SenyorPuyol
      Posted Janeiro 25, 2019 at 10:23 am

      Porque a CONCACAF não permitiu que as suas selecções participassem.

      A CONMEBOL procurou soluções alternativas, entre elas, países latinos da Europa, Portugal incluído, os convites foram rejeitados.
      A outra solução, foi voltar a convites que já existiram anteriormente, países Asiáticos têm sido convidados ao longo dos anos, o Japão já participou em 1999… e chegou a estar no sorteio de 2011 (e não vi nenhuma indignação na altura, não percebo qual foi o sacrilégio agora). Mas não participou porque em Março desse ano, o país foi fortemente afectado por desastres naturais (terramoto e Tsunami). A Costa Rica tomou o seu lugar.

      • Kacal
        Posted Janeiro 25, 2019 at 1:25 pm

        Em 2011 não comentava aqui, comecei em 2013 caso contrário teriam demonstrado indignação. Depois continuo sem ver a lógica, era preferível fazer apenas 2 grupos de 5 equipas cada um ou até 4 grupos de 3 equipas do que convidar países da Ásia para uma competição chamada Copa AMÉRICA e disputado na América com 10 dos 12 países sendo americanos, mas cada um sabe de si, eu acho sem qualquer sentido e continuo achar.

        • SenyorPuyol
          Posted Janeiro 25, 2019 at 2:08 pm

          Pois, já eu acho muito bem.
          Para começar, o motivo de convidar o Japão é óbvio. A quantidade de nipo-descendentes na América Latina é enorme. O Brasil tem a maior comunidade de Japoneses (fora do Japão) do mundo. O Perú já teve um presidente nipo-descendente (Alberto Fujimori). Apenas para dar exemplos da relação.

          Depois, até 2011, apenas 5 selecções externas à CONMEBOL tinham participado na Copa América, México, EUA, Costa Rica, Honduras e Japão. Na de 2015 estreou-se a Jamaica, na de 2016 o Haiti e o Panamá, e agora o Qatar.
          Simplesmente se está a apostar pela expansão da Copa América, talvez um dia víssemos também Portugal a competir e aí eu gostava ver se a onda de indignação se mantinha.

          Por último, Israel e Cazaquistão (nem vou falar de Geórgia, Azerbaijão, Arménia e Turquia porque são países euro-asiáticos) pertencem à UEFA.
          Volto a frisar, fazem parte da UEFA de uma forma efectiva. Mas não estão na Europa… Mas não vejo ninguém, em nenhum santo sorteio da fase de qualificação EUROPEIA, a dizer que isso faz 0 sentido… Em que ficamos?

          • Kacal
            Posted Janeiro 25, 2019 at 2:36 pm

            Para mim, o que conta é o ponto de vista geográfico e mesmo cultural, acho uma diferença notória ver ali Japão e Qatar numa competição americana. Esses dados são interesses e podem ajudar a explicar o convite, mas continuo a achar sem sentido.

            E não acho que haja comparação entre países que fazem fronteira com a Europa. Mesmo Israel está perto. Agora Qatar e Japão ficam em sítios completamente distintos e longínquos da América. Para mim não faz sentido.

            Por fim, não haverá países europeus com grandes comunidades de outros países de outros continentes? Faria sentido convida-los? Acho que não e mostraria a minha indignação caso fossem. Talvez algumas selecções africanas pudessem vir ao Europeu devido a ligações com Portugal, por exemplo.

            Como sempre, respeito e aceito a sua opinião, mas desta vez discordo e não vejo onde isto seja “criticar por criticar” como refere acima, acho que as pessoas estão apenas a dar a sua opinião e pelos vistos você acha normal e compreende, outros pensam o contrário, mas é legítimo, a meu ver. Noto aí um pouco de dificuldade em aceitar outra opinião NESTE tema, atenção, NESTE. Talvez devido a alguma parcialidade, mas aceito e compreendo isso perfeitamente.

            • SenyorPuyol
              Posted Janeiro 25, 2019 at 3:18 pm

              Afinal já não têm de ser do continente, basta que estejam perto e já faz mais sentido…

              A UEFA não vai convidar porque simplesmente não precisa, têm mais de 50 federações associadas…
              A CONMEBOL tem 10. Acharia mais interessante ver um torneio com 10 equipas? Dois grupos de 5? Eu não. O que todos esperamos são as fases a eliminar.
              Tendo apenas 10 federações, têm de estudar as opções, se a CONCACAF não permite, é um pecado tão grande assim convidar selecções asiáticas que aceitem de bom grado?

              Quando digo “criticar por criticar” falo na quantidade de comentários que aparentam nem estar informados. Se se dá uma opinião, convém estar o mais fundamentada possível, a mim, um “não acho piada” não me convence. Peço desculpa a qualquer user que esteja informado e eu tenha errado na interpretação. Mas esta que disse, foi a ideia geral com que fiquei.

              E sim, tenho dificuldade em aceitar estes dedos apontado à CONMEBOL, tenho muita dificuldade até. É verdade que neste assunto sou completamente parcial. E por isso reajo desta forma quando vejo criticas a algo que nem se demonstra conhecer. Caso não seja o seu caso, volto a dirigir, a si em específico, o pedido de desculpa do parágrafo anterior.

              • Kacal
                Posted Janeiro 25, 2019 at 3:52 pm

                Aceito que não seja totalmente válido o meu argumento, mas deixo aqui um mais convincente e válido, que é mesmo oficial inclusive. Foi dito por Pascal Boniface, diretor do Instituto de Relações Internacionais e Estratégicas (IRIS):

                “Porque Israel é membro da União das Federações Europeias de Futebol, como aliás a Turquia por razões históricas. Inicialmente Israel pertencia à zona asiática. Mas os países árabes que também pertenciam a esta zona começaram a recusar jogar contra equipas israelitas, quer fosse a seleção nacional ou os clubes. Por isso havia boicotes, jogos anulados, etc…

                Para resolver o problema, os europeus aceitaram integrar Israel na federação europeia. E é por isso que Israel participa efetivamente no Euro, ao nível das equipas nacionais, mas também nas competições de clubes, a Liga dos Campeões, a Liga Europa. Israel participa nas competições da UEFA, mesmo sem ser membro da União Europeia ou sem estar geograficamente no continente europeu. São por isso razões políticas que levaram a esta exceção geográfica.”

                Fica explicado o porque de Israel atuar pela Europa e pelos vistos a Turquia também, sendo que outros países que referiu fazem fronteira com Europa.

                Depois não acho “pecado” nenhum convidar o Japão, apenas para mim não faz sentido por questões geográficas sobretudo mas mesmo culturais, mas aceito e respeito quem pense o contrário. O mesmo digo para o Qatar. Se seria mais interessante ver uma competição de 10 selecções? Talvez não, mas seria mais lógico. Aí não tenho duvidas. Foi nesse ponto que falei, nem sequer referi algo sobre a parte desportiva.

                Por fim, aceito as desculpas e redimi-me ao informar sobre o assunto, fica aqui a minha opinião. Percebo que seja parcial no assunto, eu também o sou noutros temas, mas aqui acho sinceramente que há uma lógica em quem acha sem sentido, mas são opiniões e pensamentos.

                • SenyorPuyol
                  Posted Janeiro 25, 2019 at 4:22 pm

                  Eu não coloquei em questão a participação de Israel nem do Cazaquistão (as restantes, como a Turquia, nem tenho razões para apontar nada, precisamente por serem EURO-asiáticas, como referi). Tal como me parece aceitável ver estas selecções na Copa América, também nunca pus em causa os casos de Israel e Cazaquistão.
                  O que coloquei em questão, foi que o argumento geográfico interesse para um caso e não para o outro. Se somos flexíveis para uns casos, pede-se o mesmo para outros.

                  • Kacal
                    Posted Janeiro 25, 2019 at 4:42 pm

                    Sim, eu percebo isso, a questão é que esses países para a Europa não é bem a mesma coisa que Japão e Qatar para a América, a meu ver. Há coisas que até podemos passar por cima e ser flexíveis, mas há casos em que faz mesmo pouco sentido, a meu ver estes dois países são um deles. Por mais que o meu argumento possa não ser tão válido, aceito isso, reptio que uma coisa para mim é fazer fronteira ou estar perto e outra é estar completamente em sítios longínquos e distintos. Ainda para mais sendo dois países muito próprios no que a cultura diz respeito. Faz pouco sentido, a meu ver. Mas já vi que estamos em desacordo nisso e não irei alterar-se a situação. Ficamos assim, eheh. Mas aceito e respeito a opinião, também não considero nenhum “pecado”, claro. Venha o futebol, que esse é que interessa para o caso!

    • Estigarribia
      Posted Janeiro 25, 2019 at 9:18 am

      Kacal, eu acho que é para a Seleção do Qatar ganhar mais calo nos jogos de seleções, tendo em conta que em 2022 será o Qatar a organizar o próximo Campeonato do Mundo.

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Janeiro 25, 2019 at 1:26 pm

        Só pode ser disso, Estigarribia. Não é mal pensado, além de alguns “interesses” por trás, mas não deixa de fazer 0 sentido.

        Saudações DesPortistas

Deixa um comentário