Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cortar o nó Górdio

Há certos problemas que parecem insolúveis à primeira vista, mas que na realidade podem ser resolvidos de modo rápido e eficaz. E se há clube com problema dignos de figurar na mitologia antiga, esse clube é o Sporting. O emblema de Alvalade tem o condão de escrever tragédias, ou comédias, em número suficiente para alimentar uma enciclopédia, e a temporada que corre não é excepção. Mas não é do passado que se pretende falar, mas sim do futuro, e se é verdade que a época desportiva ainda não terminou (há um terceiro posto para manter, e uma Taça de Portugal para vencer), o facto é que o corpo dirigente do Sporting já estará a planear o que fazer no próximo Verão. Entre realidade e ficção, a verdade é que a equipa de futebol ainda está uns patamares atrás das dos rivais directos (e os factores são variados, demasiados para esmiuçar aqui), e se o caminho se faz caminhando, é essencial aumentar a qualidade à disposição de Marco Silva para a temporada que se avizinha. Para que tal aconteça, é preciso resolver uma série de problemas, entre os quais aqueles descritos de seguida:
William Carvalho
O trinco do Sporting é um enorme jogador, e a tendência é para melhorar. Certo, não é forte nos números e nas estatísticas que fazem a delícia dos que não sabem olhar para um relvado a partir de uma torre, mas a sua presença sem bola, e os seus atributos técnicos fazem dele um jogador de qualidade indiscutível. O problema é que estes jogadores são apetecíveis, e agora que o Sporting possui a totalidade do seu passe, é natural que William possa ser transferido. O jogador transformou-se num pêndulo, e não será fácil de substituir. Caso o clube leonino opte pelo encaixe, fica a dúvida se alguém do plantel actual consegue colmatar essa saída, ou se será preciso ir ao mercado. Ou então, se a solução passa por uma mudança táctica.
Jefferson
O brasileiro é, de longe, o melhor lateral à disposição de Marco Silva. A nível ofensivo, é de topo no que respeita à Liga Portuguesa, sendo dos que melhor cruza no panorama nacional. Mas tudo indica que o canhoto queira outros vôos (em classe executiva), e o Sporting pode aproveitar para realizar um encaixe que lhe permita manter outros elementos que veja como prioritários. Se sair, Jonathan assume-se como substituto natural, mas o argentino tem caído mais para Grimi do que para Heinze. Numa posição em que o talento não abunda, mesmo a nível internacional, estarão os leões dispostos a arriscar, ou preferirão manter um titularíssimo, mesmo com a expectativa deste se mostrar contrariado?
André Martins
Bom jogador, até útil para uma equipa como o Sporting, mas já não fará mais do que mostrou até hoje, e há no clube quem possa assumir o seu posto, com um margem de progressão maior. O médio não tem espaço, e por isso há que colocá-lo no mercado, preferencialmente a troco de algum dinheiro fresco. A sua cotação não está propriamente em alta, e sem amizades coloridas torna-se complicado realizar tal desejo. Algum tempo de jogo nesta fase final da temporada talvez pudesse alterar um pouco este cenário.
Capel
O extremo espanhol nada traz de novo à equipa, e só ocupa espaço que deveria ser ocupado por jovens que precisam de contacto com a equipa principal. O seu salário é um impeditivo de uma célere transferência, a falta de qualidade e de minutos neste ano também não ajudam. Mas é essencial que por alturas de Agosto já não tenha residência em Alvalade.
Carrillo
La Culebra mostrou o seu veneno com Marco Silva, colocando finalmente em campo todo o seu talento. Juntou ainda uma nova atitude, e uma disciplina táctica até então desconhecidas. Teoricamente, é um indiscutível, e como jovem que é, ainda pode dar 2 ou 3 anos de futebol até ser transferido para uma liga de maior dimensão. No entanto, a sua renovação está num impasse, e é preciso decidir rapidamente se, caso não alargue o vínculo, é preferível mais um ano de Carrillo, com posterior saída a custo zero, ou um encaixe financeiro, com a perda de uma mais-valia desportiva.
Rubio
Avançados jovens, e com golo nos pés não abundam, e o Sporting parece ter um dentro de casa. Coincidência ou não, a equipa B começou a facturar desde que o chileno tomou o lugar de Cisse e Enoh. A questão é que o avançado tem apenas mais um ano de contrato, e esse mesmo contrato é incomportável, a fazer fé nos números que vieram a público. Mas como referido, avançados destes não andam aí aos magotes, e seria uma aposta mais segura renovar com quem já pertence à casa, do que ir buscar alguém que procure ainda afirmação, como aconteceu com Montero ou Tanaka. O nó que se precisa de desatar é convencer o jogador a renovar, por valores dentro da política salarial.
Adrien
O médio é um jogador de valor, e aqueles que o criticam hoje esquecem-se como aguentou o meio-campo leonino numa fase em que William andou em parte incerta. Mas factos são factos, e esta temporada demonstrou que Adrien não é capaz de um rendimento elevado quando o calendário de jogos é mais preenchido. Tal não seria um problema, não fosse o seu salário, que automaticamente o obriga a jogar sempre, e bem. Por um lado, é um jogador que pode funcionar como símbolo do clube (e nos dias que correm, isso vale muito), por outro é um salário desproporcional ao rendimento.
Wallyson/Gauld
Estas jornadas podem e devem ser usadas para aferir se os dois jovens têm ou não condições para se assumirem como opções credíveis na equipa principal. Caso entrem no próximo ano sem tempo de jogo na equipa A, irá subsistir a dúvida quanto ao seu estado de desenvolvimento. Não fazendo sentido mais ano de equipa B, o natural seria o empréstimo. E o Sporting não se pode dar ao luxo de colocar a rodar elementos que podem ser mais-valias.
Nani
Ficou mais que provado que o Sporting precisa de Nani, ou de “um” Nani. Na sua melhor fase, o extremo carregou a equipa para a frente, e mesmo num período de menor fulgor, resolveu os dois últimos encontros caseiros. É indispensável ter um jogador com a classe e experiência de Nani, mas as restrições financeiras tornam essa necessidade quase que irrealizável. Bruno de Carvalho sacou um coelho da cartola no último defeso, e para que a equipa possa lutar de igual para igual com os rivais directos, é bom que faça mais um passe de mágica.
Jackson Martinez
Não, o colombiano que mora no Dragão não rumará a Alvalade. Mas o Sporting precisa de UM Jackson. Slimani é bom, excelente se o preço e salário entrarem na equação, mas para ser campeão o Sporting precisa de um homem que renda, calmamente, na casa das duas dezenas de golos no campeonato. Bom e barato? Pois…

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno Ranito

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Março 17, 2015 at 3:07 pm

    Sendo obvio que é mais fácil falar, acho que o problema do sporting é bastante elucidativo quando tem no plantel jogadores como o Tanaka, Capel e André Martins e deixa na equipa B Rubio Wallyson e Gauld! Isto não significa que o Sporting fosse campeão, mas é parte do problema…

    Gab.

    • Pedro
      Posted Março 17, 2015 at 3:23 pm

      Tente contar até 11. Depois, se conseguir, diga como é que o Wallyson e o Gauld podiam jogar. Só se saíssem o William e João Mário ou o Sporting passasse a jogar com 13.

      Ter no plantel jogadores como o Capel e André Martins? O Capel só foi uma vez titular e já foi em Setembro, o André Martins nunca joga também. Por isso que conversa é essa? Eles estragam as jogadas nos treinos, é isso?

      Querem ajudar o querido líder a correr com o Marco Silva? Se sim, ao menos utilizem melhores argumentos.

      Porque o Marco Silva com um plantel miserável está a fazer a época toda com 7 jogadores da formação no 11, às vezes 8. E ainda lhe exigem mais?

    • João Lains
      Posted Março 17, 2015 at 3:29 pm

      Claro que se é de exigir mais. Se ele não aproveita o que de melhor tem na segunda equipa.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 17, 2015 at 3:31 pm

      Já há pelo menos 2 meses que tinha tirado o Adrien do onze, e metido um dos dois mencionados.

    • selahz c
      Posted Março 17, 2015 at 4:00 pm

      O problema de tê.los no plantel não é eles serem titulares ou não Pedro, é estarem nos convocados e se o Marco precisar de mexer na equipa para vencer, fazendo substituições ainda fica pior, a questão é essa. Eles não iriam ser titulares, mas com oportunidades e estando no banco, poderiam entrar e mexer com o jogo, coisa que o Capel e André Martins são incapazes de fazer.

    • Milton Luz
      Posted Março 17, 2015 at 4:09 pm

      João Lains , antes de mais sou sportinguista , mas o problema nao é Marco Silva, problema foi o plantel que lhe deram para lutar pelo titulo…

      exigir mais a ele em que sentido? aproveitar a segunda equipa? ok… tipo metias o Wallyson a jogar já para e para que posição? sim é verdade tem grande qualidade e grande futuro mas não ia certamente ajudar o sporting nesta altura… ele precisa de espaço para crescer e nao ser obrigado a crescer…
      O mesmo acontece com Ryan Gauld…

      em relaçao ao Rubio, ja mostrou nos clubes que passou por emprestimo que nao rende o que um ponta de lança deve render… felizmente chegou em janeiro com uma forma excelente e com faro para grandes golos até, mas até que ponto é o avançado que precisa o Sporting?…

      fica aqui desde já que precisamos de um grande central (a menos que Ewerton se eleve como tal nesses ultimos meses), um número 10 PURO que desequilíbre uma equipa… para isso é preciso investir (por exemplo um jogador á imagem de Gaitan pois consedere-o um 10) e um matador… que faça 20golos na liga portuguesa …

      a juntar a esses 3, um extremo visto que Nani deve estar de partida.. e retocar um ou outro ponto… mas precisa claramente de 3/4jogadores de NIVEL para se bater com Benfica e Porto…

      SL

    • Anónimo
      Posted Março 17, 2015 at 5:08 pm

      Temos de ver qe no futebol nao é só o rendimento desportivo qe conta (infelizmente), e acho qe o Marco é "obrigado" a convocar o Capel, o Andre Martins e o Tanaka, pois o Sporting percisa urgentemente de realizar encaixes e se ja vai ser muito dificil com eles no banco de suplentes agora imaginem com eles na equipa B, qem é qe iria qerer comprar jogadores da 2ºDivisao por alguns milhoes !?
      Penso qe o grande problema do Sporting vai ser conseguir substituir o Nani, pois a exeçao do Iuri Medeiros (qe tem estado a grande nivel no Arouca) nao vejo um outro extremo com qualidade na formaçao do Sporting (mas o problema é qe o Iuri ainda é muito jovem e nao o tou a ver a assumir o lugar do Nani na proxima epoca)…
      Tenho pena de ter visto partir jogadores como o Bruma, o Dier, o Ilori, qe agora dariam um "jeitaço"…

      Fernando F.

    • José Leal
      Posted Março 17, 2015 at 5:13 pm

      Pedro e Milton Luz, todos nós vimos o ano passado o Leonardo Jardim, com um plantel claramente mais fraco que o do Marco, a utilizar uma abordagem mais pragmática/resultadista/qualquer outra coisa que queiram chamar, abordagem essa que resultou em diversas goleadas e obteve melhores resultados na prática.
      O Jardim não teve à disposição nenhum Nani e construiu uma equipa do zero, após uma epoca desmotivadora para todos os jogadores. E para quem fala da defesa, os seus 4 titulares eram o jefferson, o cedric, o mauricio e o rojo. Desta defesa so resultou a saida do rojo pelo paulo oliveira que era o defesa mais promissor da liga o ano passado (promissor!!!). Para além do mais já li aqui no blog uma opinião de vários leitores, que eu partilho, de que o nível qualitativo da nossa liga caiu muito esta época. Daqui posso concluir que o Marco Silva com mais, conseguiu fazer menos. Nada mas nada mesmo pode justificar os muitos empates que tivemos com equipas do fundo da tabela em casa nem uma derrota por 3-0 em guimarães. Do que vale dizer que o Marco monta bem a equipa nos jogos grandes se nos jogos mais fáceis vacila? Isto para mim é sinónimo de treinador de equipa pequena, que sabe fechar bem os espacos contra equipas fortes mas que contra equipas fáceis não sabe o que fazer para desatar o nó.
      Sinceramenten não percebo porque que o Marco Silva é tao amado pelos Sportinguistas. Há treinadores que fizeram mais e nunca tiveram tanta tolerância.
      Por fim, o Gauld e o Wallyson seriam muito uteis na rotação da equipa (claro que ninguém pensa neles para titulares imediatos). Não há dúvida de que acrescentariam mais do que o andre martins e capel.

    • Joao
      Posted Março 17, 2015 at 5:14 pm

      Plantel miseravel? O Sporting tem plantel melhor que 15 equipas da liga portuguesa e equiparável ao do Benfica, apenas inferior ao do Porto, só que coletivamente o Benfica dá 100 a 0 ao Sporting e aqui é trabalho do treinador. Marco Silva é jovem, tem qualidade é certo, mas ainda comete muitos erros, alguns deles de amador.

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Março 17, 2015 at 6:06 pm

      As equipas que ganham campeonatos não são as que têm melhores onzes mas sim as que tem mais opcoes (profundiade de plantel). O Sporting em termos de onze está ao mesmo nível dos rivais mas perde ao nível da profundidade e é aí que o Wallyson e Gauld entram.
      Pinho

    • Rui Ferreira
      Posted Março 17, 2015 at 6:11 pm

      João, já não ouvia uma dessas há algum tempo… Plantel equiparável ao do Benfica?
      Para sua informação nesta época o Benfica gastou 10M-Samaris, 6M-Cristante, 4M-Talisca, 1,5M-Eliseu, Jonas e Julio Cesar livres. Isto foi SÓ NESTA ÉPOCA, nao estou a falar de Gaitans, Salvios ou Limas.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 17, 2015 at 6:23 pm

      Desde quando é que a qualidade do plantel está directa e exclusivamente relacionada com o dinheiro investido?

    • Gus Ledes
      Posted Março 18, 2015 at 8:30 am

      Ruben Cardoso sabe quantas vezes nos últimos 10 anos o campeão não foi o clube com maior orçamento (salários, trasnferências etc etc)?
      Pesquise então.
      Exactamente, uma só vez, e foi o Benfica o ano passado.

  • Marcos Cruz
    Posted Março 17, 2015 at 3:10 pm

    Esqueceste-te aí, Nuno, de uma necessidade premente do SCP: livrar-se do Rui Patrício. Esse mito da imprensa portuguesa já está plantado há tempo de mais na nossa pequena área. Eu acho que o Wallyson não só já fez por merecer a chamada como anda a perder motivação em jogar na B pela demora. E percebo-o, faz-me lembrar quando estou cheio de apetite e a comida não vem. O Nani tem de tomar vitamina C, de colectivo, para merecer os teus elogios. É um fenómeno em potência e o que nos dá vê-se, mas o que nos tira ficará sempre por saber. Podemos sempre imaginar, a partir de jogadas tipo aquela do último jogo em que se abriu uma avenida diagonal que podia isolar o Cedric ou o Carrillo, já não me lembro, e ele esperou eternidades até perder a chance. Eu não desgosto do Geraldes, acho que talvez dê para tirar dali um lateral fiável. Já o Cedric não ataca mal, mas nem sempre defende bem e ultimamente tem sido sancionado por revelar sinais, a meu ver preocupantes, de João Pereirite. O Jefferson apresenta um problema semelhante: sobe bem, cruza melhor, mas cobre mal e conta demasiado com a costela socorrista do Paulo Oliveira. Um Jackson, isso sim, não podia estar mais de acordo. Mas onde?

    • Nuno R
      Posted Março 17, 2015 at 3:25 pm

      Falta o Cedric, o Sarr (em teoria o 4º central, não pode nem deve ficar parado um ano), e ainda como despachar cisses e Lda…

      Quanto ao Patricio: não vou aqui discutir se o patricio é top 5, top 10, top 50 ou top 1000, mas duvido que o Sporting arranje muito melhor a curto prazo. Não me venham com Boecks, que o Marcelo é um Tiago 2, e ainda por cima dá despesa com os acrílicos.

      O Nani é daqueles que passou ao lado de uma carreira melhor, só por si assunto que daria linhas e linhas de texto, mas faz a diferença. Contra o Gil, foi dos piores em campo, mas depois fez aquilo… e esses jogadores dão sempre jeitinho.

    • Paixao_Verde
      Posted Março 17, 2015 at 3:27 pm

      Concordo que é tempo para o Rui Patricio sair, para o próprio bem dele e talvez evoluir noutra liga e ser melhor guarda-redes. Mas convém não descurar a sua qualidade e pensar que arranjar outro guarda-redes é tarefa simples. O Boeck é bom, não joga com regularidade há muito tempo e poderá ter impacto.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 17, 2015 at 3:47 pm

      O Boeck é fraco, nunca teve, não tem, nem nunca terá qualidade para defender as redes do Sporting.

    • Vitor Machado
      Posted Março 17, 2015 at 3:55 pm

      Há um guarda redes na nossa liga que custa 3 tostões e ainda podia dar uma perninha no Sporting.
      Não é nenhum fora de série mas é muito certinho, o que acham do Adriano do Gil Vicente?
      Contra o Sporting faz sempre grandes jogos e o Gil continua na 1ª Liga porque este senhor tem sido o abono de família da equipa há vários anos!!!

    • Rui Sá
      Posted Março 17, 2015 at 4:12 pm

      Um guarda-redes que me enche as medidas e que parece estar no mercado é o Brkic da Udinese! Alto, joga bem com os pés, regular entre os postes e fora deles e experiente. Juntamente com Adriano do Gil, ficavamos bem servidos, e assim poderia sair o Rui e o Marcelo.

    • João Lains
      Posted Março 17, 2015 at 4:19 pm

      O Adriano é um excelente guarda-redes na minha opinião. Não sei se será suficiente para um clube grande, mas há muito que as suas exibições justificam um clube com outras ambições.

      O Marcelo não é tão mau quanto fazem querer. É normal que com meia dúzia de jogos por ano, ele não consiga corresponder da melhor forma quando é chamado.

    • Anónimo
      Posted Março 17, 2015 at 4:28 pm

      Tenho muito apreço pelo Nani ter decidido vir para o clube que o projectou mas sinceramente não trouxe nada que um outro jogador (sem ter gasto uma fortuna) não pudesse trazer, com a agravante que a aposta noutro jogador podia vir a trazer dividendos futuros e o Sporting estaria a rentabilizar o que era seu.
      Nani teve a desculpa dos sportinguistas de vir de lesão, tudo bem, agora vejam a diferença que o gaitan, mesmo vindo de lesão, trouxe logo no primeiro jogo que fez após a mesma, contra o Estoril. Fora o espírito de sacrifício em prol da equipa que o Nani tem comparado com o Jackson, Gaitan, Oliver, Salvio p.ex. Decisivos são/foram, o Hulk, o Simão, o Quaresma, o Jackson o Di Maria, o Jardel, o JVP (etc) que sozinhos resolviam cinco ou seis jogos por época mesmo a equipa estando mal.
      Se ele não se chamasse Nani e se chamasse Adrien já tinha sido crucificado.
      Ele faz uma coisa bem é parar os ataques rápidos do Sporting… Não tem leitura nenhuma de jogo ao contrário do que dizem.
      Depois faz sempre a mesma coisa pára a bola finge que vai para um lado finge que vai para o outro e está nisto durante três ou quatro segundos e quando se vê rodeado de adversários é aí que quer fintar ou faz um passe à queima. Ficou muito mas muito longe daquilo que se estava à espera . claro que com a qualidade que tem vai fazendo um ou outro jogo bem conseguido ou um golo bonito, mas não chega para as esperanças que trouxe aos sportinguistas e para os adeptos em geral.

      Del Piero

    • Rui Ferreira
      Posted Março 17, 2015 at 6:14 pm

      Rui Sá diga-me quanto é que acha que custará o Brkic, e quantas vezes mais que o tecto salarial do Sporting deverá ele ganhar.

    • Marcos Cruz
      Posted Março 17, 2015 at 7:02 pm

      Eu sinceramente ia buscar o Luisinho ao Corunha. Aposto que ele gostava de vir e é um bom jogador, maduro, fiável a defender e acutilante a atacar. Espremidinho, compensava a saída do Jefferson. Para médio-ofensivo aproveitava agora a baixa de valor de mercado do Bernard e comprava-o ao Guimarães, por troca com o André Martins e mais uns euros. O mesmo raciocínio levava-me a trazer do Nacional o Miguel Rodrigues. E tirava o Hassan do Rio Ave. A baliza confiava-a ao Ochoa, que ainda não jogou pelo Málaga e é grande guarda-redes. E para terminar convencia o Bosingwa a acabar cá a carreira. Ficava com um plantel assim: Ochoa, Marcelo e Luís Ribeiro; Bosingwa, Miguel Lopes, Miguel Rodrigues, Tobias, Ewerton, Paulo Oliveira, Luisinho, Jonathan e Geraldes; William, Adrien, Rosell, João Mário, Wallyson, Bernard; Carrillo, Mané, Nani (?), Gelson e Matheus Pereira; Slimani, Hassan e Rubio. Podia formar um onze como este: Ochoa; Bosingwa, Paulo Oliveira, Ewerton e Luisinho; William, Adrien e João Mário; Carrillo, Nani e Slimani.

  • Chilavert
    Posted Março 17, 2015 at 3:18 pm

    Colocar o André Martins como "bom jogador" parece um pouco exagerado! É um jogador pouco mais que regular que nem parece ter qualidade para o SCP.
    O Carrilo é altamente instavel e irregular tambem não é um jogador com que se possa contar!
    O Rubio pode ser aposta por ter umas caracteristicas invulgares e bastante talento.
    O Capel está cá ainda porque ninguem o quer(pelo menos ao preço que o SCP quer)

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 17, 2015 at 3:29 pm

      Carrillo não se pode contar? É o jogador mais regular desta época no Sporting. Não comecem a ver os jogos, não.

    • Miguel Silva
      Posted Março 17, 2015 at 11:26 pm

      Discordo Rúben! O Carrilho fez uma Pré-época e os primeiros 3/4 jogos muito bons… de resto foi sempre a cair..
      Gosto muito do Carrilho, mas sei ver que é um jogador BURRO, apesar de esta época estar um pouco diferente no que toca a cultura táctica e tudo mais, continua a não saber quando deve continuar a fintar ou quando deve passar a bola ou rematar! SL

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 18, 2015 at 11:58 am

      É o que eu digo, não vêem os jogos. O Carrillo é o extremo que melhor defende no Sporting, e o que melhor estica o jogo da equipa. É o complemento perfeito para um extremo como o Nani.

  • João Lemos
    Posted Março 17, 2015 at 3:20 pm

    Tirando a parte do André Martins ser um bom jogador concordo em tudo. Apenas uma menção para os centrais, é fundamental manter Paulo Oliveira e Tobias, e ver o que o Ewerton dá, e se não der, comprar 1 que seja indiscutível e com provas dadas.

  • Rodrigo
    Posted Março 17, 2015 at 3:29 pm

    Sinceramente temo que o plantel do Sporting possa sofrer uma revoluçao no final da epoca. William e Slimani sao muito pretendidos e se alguem fizer boas propostas (25M pelo 1º e 10-12M pelo 2º) nao sera facil recusar. Cedric e Carrillo terminam contrato em 2016, tal como Rubio. Jefferson parece que apenas esta a jogar para nao se desvalorizar e como tal tambem podera estar na porta de saida. Adrien e outro elemento que pelo seu salario e transferivel. Por fim, Nani esta emprestado e a sua saida e um dado adquirido. Isto falando apenas de jogadores habituais titulares, porque e necessario somar as saidas dos excedentarios Capel, Andre Martins ou Sarr que nao sera facil terem grandes propostas.

    Sendo assim, como tenho a ideia que o Sporting nao ficara com uma grande capacidade financeira no proximo defeso, sera dificil subir a qualidade do plantel na proxima epoca. A unica nota positiva e ja garantida e que parece que teremos o eixo defensivo estabilizado com Paulo Oliveira, Tobias e Ewerton. Tudo o resto sao incognitas.

    Em relaçao a reforços, tudo dependera das saidas naturalmente, sabendo que substituir elementos como Nani, William, Jefferson ou Slimani por pouco dinheiro e quase impossivel.

    • João Jorge
      Posted Março 17, 2015 at 3:51 pm

      Ainda no outro dia estava a falar com um amigo sobre o plantel do próximo ano do Sporting. Começando pela frente: O slimani é o nosso melhor PL, mas não acredito que continue,deve ser vendido quase de certeza. Montero e TANAKA não passam de suplentes… Que pela sua técnica e movimentações podem dar algo, mas não 20 e tal golos como o Sporting precisava de um PL.

      Depois há questão de extremos.. Nani vai se embora, Capel não serve, e carrilo não renova… Mane não é um extremo apesar de jogar lá, sendo que temos os putos na B, e agora com o Mateus Pereira, vejo qualidade mas precisam de ser lançados…

      No meio campo, João Mário parece ser o único que é quase certo que fique no plantel e tem qualidade. William já foi uma sorte ficarmos com ele este ano, não acredite que fique mais um. Uma prosposta na casa dos 25/30M eu não rejeitaria (+ um jogador que seja de real valia no nosso plantel seria bom, por exemplo salah na Fiorentina)… Adrian não acredito que seja transferido… Mas o seu ordenado é muito chorudo, vamos ver como a direcção resolve o caso Adrien, mas eu sinceramente vejo-o como capitão do Sporting… É limitado, e contra o Porto fez uma exibição muito pobre, mas tem grande paixão pelo Sporting, tem garra, e é um grande marcador de pênaltis, para além de bom remate fora de área…

      Relativamente á defesa, como tu disseste, os centrais estão garantidos e não é preciso mexer, quanto aos laterais, Cedric por mim podia ir, é limitado, e ainda pode render algum caso transferido para a alemanha. No que toca a jeferson, gostava muito que continuasse mas também não me cheira deve ser vendido…

      Com o meu suposto cenário vejo dinheiro a entrar nos cofres do Sporting, se william, slimani e jeferson forem vendidos (nem falo dos excedenterios, o mais provável é sermos nós a pagar para eles saírem), por baixo vejo: 25M + 10M + 6M respectivamente o que dá um total de 41M… Com metade deste dinheiro conseguimos comprar reais mais valias, o problema é o nosso teto salarial….

    • Rodrigo
      Posted Março 17, 2015 at 4:03 pm

      O Adrien ja esteve bem melhor no que diz respeito ao remate.

    • Zé do Pipo
      Posted Março 17, 2015 at 6:37 pm

      Também tenho algum receio do plantel do ano passado:
      Eu venderia o Montero,Slimani,Patricío,Jefferson, A Martins e Capel

      Integrava Wallyson,Rubio e Gauld

      Ía buscar o Marcelo (Rio Ave),Insúa (fim de contrato com o Atlético),Guidetti (fim de contrato com o City),Samu (final de contrato com o Málaga) e sonhando um pouco mais Deulofeu.

  • Diogo Palma
    Posted Março 17, 2015 at 3:32 pm

    O Sporting para ser um verdadeiro candidato precisa de investir forte na contratação de alguns jogadores de qualidade inegável mas para isso é preciso dinheiro e isso é algo que não abunda em Alvalade.
    O actual 11 leonino até é bom e promissor mas o problema está nas opções para o banco e na falta de experiência, para mim os leões deveriam focar-se em contratar com poucos mas bons jogadores no próximo verão de forma a elevar a equipa para outro nivel.

    Existem vários jogadores dos quadros leoninos que não estão na plantel principal mas podem ser boas opções para a próxima época, podem não entrar no 11 mas são jovens com qualidade para estarem no banco e irem evoluindo.
    Palhinha, Fokobo, Wallyson, F. Geraldes, Gauld, Chaby, Esgaio, Iuri, Pondence, Gelson, Matheus, Dramé, Sacko e Rubio são jogadores que deverão fazer a pré-época e se justificarem permanecerem no plantel principal.

    Patrício, Boeck e L. Ribeiro
    Cédric, Lopes e Esgaio
    Oliveira, Tobias, Ewerton e Sarr
    Jefferson, Jonathan e Geraldes
    William, Rosell, Palhinha e Rabia
    Adrien, Wallyson e F. Geraldes
    J. Mário, Gauld e Chaby
    Carrillo, Iuri, Matheus e Sacko
    Mané, Pondence, Dramé e Gelson
    Slimani, Montero, Tanaka e Rubio

    São jogadores que podiam formar um bom plantel mas alguns devem sair e para além de colmatar essas ausências seria bom encontrar pelo menos dois jogadores (um extremo e ou ponta-de-lança) de maior qualidade.

  • Anónimo
    Posted Março 17, 2015 at 3:35 pm

    Acho que o problema do Sporting é apenas um: não existe uma estratégia. Sem tirar o mérito ao bom trabalho de gestão do Bruno de Carvalho, acho que deveria estabelecer uma política clara de contratações: buscar barato em mercados menos conhecidos e vender caro (bastante difícil, necessário investimento em prospecção, …), apostar em jogadores da academia (necessário conseguir segurar os melhores talentos e mudar a cultura da academia já que a maioria deles chega aos 17 e acha que o Sporting é demasiado pequeno para eles, investir em melhores treinadores, reformar a academia (parece-me ultrapassada)), apostar nos melhores jogadores das equipas nacionais (arriscado, é necessário compreender as ambições e perfis dos jogadores) ou contratar jovens fora de portas e apostar na formação dos mesmos (desinvestir na academia, investir em prospeção).
    Quero então com isto dizer que acho que não existe uma estratégia clara e que se procura misturar um pouco de todas, não se tendo especialistas em nenhuma nem existindo concentração de recursos, aumentado assim o risco de cada contratação e, como tal, a probabilidade de virar flop ser muito maior.
    O Sporting sabe para onde quer ir, só ainda não sabe como ir…
    Treinador tem.

    Tiago Afonso

  • m1950
    Posted Março 17, 2015 at 3:35 pm

    Vou copiar e colar um comentário que fiz num espaço há pouco tempo.

    "Jefferson apesar de não fazer parte do que chamo equipa para campeões no que toca a sua qualidade , pois defensivamente , a nível de posicionamento e no 1vs1 deixa a desejar embora tenha melhorado , é um jogador que tem 27 anos na nossa jovem defesa e é um dos elementos nucleares do balneário. Caso haja ressentimentos entre ele e Bruno de Carvalho , tudo deve ficar resolvido para o superior interesse do clube.

    O Sporting deve focar-se na questão do lateral direito(não deve renovar com o Cédric , deve pegar no dinheiro que lhe dariam e ter outro muito melhor) e no ponta de lança , pois é aqui que apesar de termos um 11 competitivo ficamos muito atrás dos rivais , o SLB e o FCP com : Danilo , Jackson , Maxi e Jonas , a diferença é abissal para Cédric e Montero/Slimani.

    Depois vamos aos bancos o FCP com: Helton , Indi , Ricardo , Ruben Neves , Evandro , Quaresma , Aboubakar (impressionante).

    SLB: Artur , Lisandro , Derley , Talisca , Ola John , Amorim , Almeida. Assim à primeira vista diriamos que não é grandes , mas são todos jogadores que ou já foram titulares ou trabalham há muito com Jesus , e isso dá outro valor ao banco.

    A questão do SCP será equilibrar esta questão , no 11 não anda muito longe , aliás se misturarmos os 11s aparecem muitos jogadores do SCP , o que significa evolução e que há qualidade , a questão começa a ficar problemática se compararmos os 14s… e a seguir os 18s. Por isso o Sporting a cada substituição que faz a equipa perde qualidade , e não há campeões sem banco a este nível de competição.

    Depois são 3 as lacunas do nosso jogo , o médio centro , o ld , e o pl , como já havia referido , quanto ao médio centro , penso que o Sporting aqui deve pedir um empréstimo tendo em conta a qualidade que teem Mallmann e João Mário ( que penso que o seu futuro será voltar às origens como 6 , visto que não é jogador de alta rotação , e pode vir a ser um excelente 6 do estilo de Xavi ou mesmo Alonso , mais à frente dele será sempre necessário jogadores que desequilibrem em condução – nenhum dos 3 médios do SCP faz isto) apresentam. Fisicamente ou tecnicamente o jogador ideal seria Mallmann porque reune todas as caracteristicas , mas como o objetivo é o título , não se pode apostar ao mesmo tempo em 2 jovens a meio campo como fez Lopetegui de ínicio.

    O Sporting se conseguir concentrar e não vender os melhores que tem , e vender os medianos para trazer bons e reunir um 23 de qualidade técnica média elevada , pode de facto ser campeão , visto que temos de contar com o desinvestimento dos nossos rivais que perderão jogadores importantes como Gaitán , Maxi , Danilo , Jackson , Óliver.

    O Sporting indo ao playoff como pote3 não tem margem para andar a brincar no defeso , e o Presidente tem de ter a consciencia que não teve este ano , os adversários podem ser o United , o Atletico , o Bayer Leverkusen , Shaktar Donetsk. E quem joga a pré eliminatória , perde mercado logo por não poder jogar a champions , logo aqueles que teem expetativa em sair teem de ser bem geridos com aumentos e definir as renovações , isto claro , aqueles com quem o SCP conta. Qualquer situação de instabilidade no defeso atira o playoff ao ar."

    • Joao
      Posted Março 17, 2015 at 5:18 pm

      A nivel de 11 entre Benfica e Sporting não deve fugir muito a isto: Patricio, Maxi, Luisão, Paulo Oliveira, Jefferson, William, João Mário, Gaitan, Nani, Salvio, Jonas. Ou seja os 11´s são equilibrados e o banco de ambos também(o ano passado o do benfica era bastante melhor claro, mas falo deste ano). A diferença está no coletivo e aí o benfica é imensamente superior, trabalho do treinador. E o que conta é coletivo, daí o Sporting estar a léguas dos seus 2 rivais.

    • Anónimo
      Posted Março 17, 2015 at 6:13 pm

      Patrício?! Nem com um laço.
      Só concordo com o Jefferson (não é muito bom a defender, também, mas melhor que o Eliseu) e o William (apesar do Samaris estar a crescer muito), não queria o João Mário para nada porque se tivéssemos o William subíamos o Samaris para oito. No sistema do Benfica, 4-4-2 não queria o Nani.

      Del Piero

  • Joe Johnson
    Posted Março 17, 2015 at 3:37 pm

    O melhor reforço para o Sporting próxima época será o Labyad, se for tido em conta.

  • João Gonçalves
    Posted Março 17, 2015 at 3:38 pm

    Uma pergunta para os adeptos do SCP.. Mesmo tendo em conta o fosso que existia para os outros grandes quando BdC entrou, quais são as vossas exigências (não ambições que essas são naturalmente serem campeões ) para com o clube neste momento? E já agora qual seria o máximo número de anos que estariam dispostos a lhe dar até o SCP voltar a um nível semelhante ao dos outros dois, antes de considerarem que este projecto não irá funcionar? Não quero com isto dizer que tal vai acontecer ou não mas estou curioso de ouvir algumas perspectivas sobre o assunto..

    • Paixao_Verde
      Posted Março 17, 2015 at 3:48 pm

      Não sei se represento o que a maior parte dos Sportinguistas pensam e vivo fora de Portugal pelo que não estou em contacto com muitos adeptos, mas eu espero entre 3 a 5 anos para ver um Sporting forte a competir com Benfica e Porto.

      Ano 1 foi com o Leonardo Jardim e ficámos em 2° lugar e mostrámos que é possível fazer algo com o plantel que tinhamos. Ano 2 está ser o que esperava, ficar em 3° lugar (o Porto investiu em jogadores de classe impressionate e o Benfica tem equipa base fortissima) e tentar ganhar uma Taça (ainda possivel).

      Agora entre o ano 3 e 5 espero que se consiga ganhar 1 campeonato. Se não der, há que tentar outro caminho…

    • scp_fan
      Posted Março 17, 2015 at 3:50 pm

      Prefiro esperar 5 anos até estar ao nível dos outros 2 e ter as finanças do clube estáveis, do que esperar apenas 1 e ficar endividado até ao osso!

      Não se esqueçam de uma coisa… Maio de 2015 está a chegar…

      SL!

    • Leão Corleone
      Posted Março 17, 2015 at 3:58 pm

      Óptima Pergunta.
      Exigências actuais 2 lugar e uma taça .
      4 anos em que este que agora vai é o primeiro , por mim tem mais 3 para lutar realmente e seriamente pelo titulo , se nesse 5 ano nao sentir que estamos longe , ou que de epoca para epoca nao avançamos para mim é um projecto que tem de ser revisto. Ainda assim acredito que estamos realmente no caminho certo , e que mais tarde ou mais cedo tanto o Benfica como o Porto vao começar a ter a tesouraria a ceder de maneira mais clara e por tanto atenuar a decalage que se verifica.

    • Kafka I
      Posted Março 17, 2015 at 4:01 pm

      Segundo o Ausgusto Inácio, até já estão a um nível superior a Benfica e Porto, uma vez que ele disse que o SPorting partia na pole position para o título…eheh, foi só uma provocação soft, não é preciso afinarem

    • Rodrigo
      Posted Março 17, 2015 at 4:09 pm

      Nao consigo medir em anos, uma vez que todos os campeonatos sao diferentes, as exigencias sao diferentes, os rivais nao estao sempre ao mesmo nivel e os planteis do Sporting tambem nunca sao os mesmos. Diria que o prazo normal sera o actual mandato do presidente Bruno de Carvalho. No final sera necessario ponderar o que foi feito de bom e o que nao foi bem feito. Neste momento fazer previsoes quanto a um eventual titulo de campeao e complicado. Para ja podemos ganhar a Taça, algo importante para quem nao conquista nada ha tanto tempo.

    • João Gonçalves
      Posted Março 17, 2015 at 4:12 pm

      Obrigado pelas vossas respostas.. Eu não sou do SCP (sou do Braga ) mas sigo com alguma curiosidade esta situação já que o SCP acabou por entrar num limbo em que se vê com má equipa, salários altíssimos e um fosso financeiro. . Penso que a estratégia de BdC foi a correcta (não gosto muito do homem mas não invalida esse facto ) mas sei que mais cedo ou mais tarde isso não irá chegar para os adeptos e estava curioso de saber a vossa perspectiva. .

    • m1950
      Posted Março 17, 2015 at 4:13 pm

      A primeira prioridade é estabilizar , depois consolidar e depois subir , tudo o que se fizer para dar saltos maiores que a perna é dar cabo do projeto devido a ansiedade que aumenta a cada ano que passa e não ganhamos nada.

      A mim interessa-me ver que o clube de ano para ano fica mais competitivo e mais sólido. Para começar este ano era bom que ganhasse a Taça de Portugal , que embora não parecendo muito importante , é importante que a equipa jovem sinta o cheiro a títulos e cresça debaixo de auto exigência de querer ganhar. Penso que apesar dos falhanços o teste de stress na Europa foi bem passado embora a tremideira em Stambford Bridge e os golos falhados com o Wolfsburg , o Sporting há muito que perdeu a cultura de vitória , isso ve-se quando o plantel de 95 ganhou apenas a taça de Portugal.O Sporting para ganhar de imediato com a falta de cultura de vitória que está instalada tinha de ter um orçamento de 200M , e como isso não é possível resta ir trabalhando para ir ganhando espaço.

      Exigir de imediato é uma armadilha que até pode colocar em causa o próprio clube.

    • Nuno R
      Posted Março 17, 2015 at 4:16 pm

      Kafka, até parece que quem sai da pole position ganha sempre…

      O Benfica andou a patinar um bocado de início, mas por vezes o safety car apareceu em pista para ajudar.

    • Nuno R
      Posted Março 17, 2015 at 4:27 pm

      O Benfica tem a vantagem de ter um mecânico que já trabalha no motor há uns anos, e sabe afinar o dito de ouvido. E tem dinheiro para gasolina com aditivos.
      Mas como disse, o carro hoje anda bem, mas nem sempre foi assim… ainda precisou de uns empurrões até que metesse a quinta.

    • Anónimo
      Posted Março 17, 2015 at 4:54 pm

      Já o Sporting tem um Eng. Chefe que passa o campeonato a pôr areia na engrenagem, e quando pensava que estava a fazer uma ultrapassagem espetacular, com a multidão em delírio, apanhou óleo na última curva daquele grande prémio e nunca mais foi o mesmo a partir daí.

      Del Piero

    • gps
      Posted Março 17, 2015 at 6:34 pm

      Eu ouvi em direto essa história da pole position. Julgo que foi numa apresentação de uma prova automobilística, em que perguntaram ao Inácio em que posição se colocava o Sporting no início do campeonato e ele respondeu que seria na "pole position". Não foi uma declaração premeditada nem teve a intenção de nos sobrepormos aos nossos rivais, mas a comunicação social aproveita logo para "empolar" e às vezes "gozar", pelo que temos de ter redobrado cuidado na nossa forma de comunicar

  • Samuel Noronha
    Posted Março 17, 2015 at 3:40 pm

    Dentro do panorama nacional, o Sporting podia aproveitar alguns jogadores, já conhecidos e com provas dadas no nosso campeonato, e bem melhores que alguns que lá andam. André André, é um exemplo disso, mas espero que este vá para o FCP. O Hassan, Sebá, Diego Lopes Tiba, Danilo P, Marçal, acho que qualquer um destes são +/- acessível de contratar.

    • Anónimo
      Posted Março 17, 2015 at 3:46 pm

      O Hassan já foi vendido a um clube estrangeiro em janeiro mas ficou emprestado ao rio ave segundo o presidente do clube.

      Rafael

  • André Vieira
    Posted Março 17, 2015 at 3:50 pm

    Bem, acho que o Sporting na baliza está bem servido para a próxima época, Rui Patrício é um símbolo do Sporting e quase de certeza que irá continuar na baliza, ficando Boeck como alternativa para a próxima época.
    Quanto à defesa penso que o Sporting deveria aproveitar para tentar vender Cédric por valores entre 6/7 milhões, e apostar em Miguel Lopes, que é um jogador com nível para ser titular numa equipa que luta pelo título em Portugal, ficando como alternativa Esgaio.
    Para defesas centrais o cenário não é tão negro como no inicio de época, o Sporting tem um central fiável, Paulo Oliveira, Ewerton, pelas primeiras aparições dá mostras de poder vir a atingir o nível que teve no Braga, onde demonstrou grande qualidade, sendo que justifica-se o investimento de 1,5 milhões nele no próximo verão. Depois tem como alternativa um jovem de grande potencial como Tobias, sendo necessário ainda a contratação de um quarto central, que poderia ser João Afonso.
    Para lateral esquerdo, a venda de Jefferson por valores entre os 7/8 milhões, terá de obrigar o Sporting a ir ao mercado, e para substituto de Jefferson uma excelente opção seria Ismaily, que é superior a Jefferson, e como tem estado tapado na Ucrânia o empréstimo com opção de compra( tal como aconteceu com Ewerton) seria uma boa hipótese. Como alternativa, ficará Jonathan, que tendo em conta a sua juventude, ainda tem muita margem de manobra.
    Para o meio campo é essencial a manutenção de William pelo menos por mais uma época, se o Sporting quiser ter aspirações em lutar pelo campeonato na próxima época, e investir na sua renovação, com um vencimento ao nível da sua preponderância. Rossel, apesar de estar longe da qualidade de William, mostrou-se uma boa alternativa, sendo boa opção ficar com ele.
    Para médios centro/ ofensivos, João Mário assumiu-se este ano como uma peça muito importante, e com a venda de Adrienpor valores entre 8/10 milhões , que como diz no post é um bom jogador, mas tem um ordenado acima do tecto salarial orçamentado do clube, João Mário assumirá a posição 8 sem problemas, conseguindo nessa posição o seu melhor rendimento. Como Alternativa, Wallyson seria uma excelente opção, podendo até vir a conquistar a titularidade com o passar do tempo, a exemplo de João Mário este ano, qualidade para isso não lhe falta. Para a posição 10, o regresso de Labyad seria o ideal, caso este se proponha a baixar o salário, ficando Gauld como alternativa. A contratação de um médio mais experiente para o meio campo, seria aconselhável.
    No ataque, é fundamental a manutenção de Nani, que tal como William, terá de ser mantido caso o Sporting queira ter aspirações para o ano, sendo que novo empréstimo sem encargos é a única hipótese dentro das possibilidades do Sporting. A manutenção de Carrillo será necessária para manter a qualidade nas alas, tal como a venda de Capel por valores entre 3/5 milhões será necessária para equilibrar as contas do clube, ficando como alternativas Mané e Matheus pereira.
    Para ponta de lança terá de vir o maior investimento, a venda de Slimani por valores entre 12/15 milhões, e Montero por 2/4 milhões serão necessárias para contratar um avançado de inegável qualidade, um matador por excelência, sendo necessário também uma alternativa.

  • Anónimo
    Posted Março 17, 2015 at 3:57 pm

    João Lains,

    Gostaria de saber qual a tua opinião sobre a situação do Sporting, o trabalho do Marco e o que fazer no futuro?

    LMC Podence

    • João Lains
      Posted Março 18, 2015 at 12:29 am

      Boas, olha em relação ao treinador: apesar de revelar falta de estofo em alguns momentos, Marco Silva era a melhor opção disponível quando o Leonardo Jardim abandonou o Sporting, portanto, assunto encerrado.

      Apesar do terceiro lugar, o Sporting acumulou vários empates comprometedores para uma equipa que se quer na luta pelo título, sobretudo em Alvalade. É a principal mancha no trabalho de Marco Silva.

      O futuro? Bem, eu sou muito crítico em relação à política de transferências. Pessoalmente, antes de pensar em reforços, gosto de arrumar a casa. Tentar amealhar o máximo dinheiro possível com os dispensáveis, vender alguns activos para reunir capital para investir, algumas contratações cirúrgicas para o onze inicial e tentar fazer o maior aproveitamento da segunda equipa, e aqui Marco Silva tem pecado, porque existem 3/4 jogadores que já fizeram por merecer outro tipo de atenção.

      Quando tiver mais tempo, faço algo mais elaborado.

  • m1950
    Posted Março 17, 2015 at 3:58 pm

    Proponho o plantel do Sporting com 21 jogadores , mas um 21 de verdade não de enfeitar.

    Patricio , Boeck , LATERALD , Esgaio/Geraldes , Tobias , Oliveira , Ewerton , Jefferson , Jonathan , William , João Mário (nr 6) Mallmann, MEDIO , Gauld Mane Nani Carrillo Labyad , Rubio e AVANÇADO.

    3 contratações de peso real que venham para entrar mesmo de caras no 11 , 3 subidas da B de jogadores de qualidade , regresso de Labyad , que se Carrillo subiu com MS acredito que também Labyad consiga mostrar valor. 21 jogadores mais tubo para a equipa B visto que isso sim é apostar na formação

    Este plantel continuará a ser abaixo dos rivais principalmente pelo fator juventude , mas reduz a diferença na questão qualidade , convem que quem vier venha para acrescentar a experiencia necessária , mas será mais competetivo do foi este ano.

    • Anónimo
      Posted Março 17, 2015 at 4:12 pm

      M1950, para Médio eu aconselho um miúdo que tenho seguido e que tem mostrado ser craque, Naby Keita do Salzburg, está a fazer uma época extraordinaria. Para avançado aconselho Robert Beric do Rapid Viena (segundo melhor marcador da liga austríaca apenas atrás de Soriano) que também esta a fazer uma excelente época e concilia nas suas características o melhor dos nossos 3 avançados (altura, jogo aéreo e garra de Slimani, mobilidade e capacidade de ter a bola de costas para a baliza de Tanaka e a destreza técnica (não tão apurada) e posicionamento ofensivo do Montero, tendo ainda uma boa capacidade de finalização). Para lateral direito um dos do outro dia.

      Rafael

    • Rodrigo
      Posted Março 17, 2015 at 4:13 pm

      Nao vejo o Joao Mario ganhar indices de agressividade nem capacidade fisica para ser um 6 no Sporting a curto prazo. Diria que o teu meio-campo esta bom, mas acrescento que o William se ficar precisa de uma alternativa de raiz. Rosell devera ser esse elemento, apesar de nao gostar muito.
      No ataque tanto o Montero como o Tanaka devem ficar porque nao tem mercado.
      Nani ficar e uma utopia. Quase tao grande como o Labyad ser reintegrado.

    • Rúben Cardoso
      Posted Março 17, 2015 at 4:23 pm

      O João Mário começou a sua formação como 6, inclusivé. Não é preciso ser um bicho físico para o efeito, nem tem que comer a relva.

    • m1950
      Posted Março 17, 2015 at 4:44 pm

      O João Mário tem formação como 6 , os seus pés visão periférica fizeram-no subir no terreno , até mesmo ambicionar a posição de médio mais frontal.

      Eu acho que o Sporting à frente da posição 6 , tem de ter 2 jogadores com capacidade para desequilibrar em condução , não me vou estar a perder em detalhes que voce já deve saber. Eu não sei se foi na pré época que vi João Mário fazer um jogo a 6 , e a qualidade era simplesmente assombrosa , parecia que estava a jogar com crianças. Uma equipa grande como o Sporting (ok clube sim , equipa talvez não) não precisa de números 6s puros , muito menos o que faz o treinador que vai para jogos em casa com equipas pequenas com William e Rosell…

      E acho que apesar de no inicio ter entrado com tudo , e ter disfarçado a falta de nervo , isso provavelmente faz parte do jogador , e a 6 estará mais resguardado , fora que ele defende muito bem na minha opinião. Não vai destruir como William , mas recordo que este também é fraco no jogo aereo para a segunda bola , só que claro aquele desarme é único , mas acho que em termos ofensivos João Mário é superior , teriamos muito mais velocidade na saída. Seriam 2 excelentes opções , e Rosell não me parece ter qualidade para jogar no Sporting.

      João Mário é um jogador de classe e fino , e ninguém entende bem onde deve jogar , merecia um treinador que fizesse um esquema a volta dele para não ter de correr muito , ah!ah!ah!

    • Rodrigo
      Posted Março 17, 2015 at 4:53 pm

      Pois nao, mas a vertente fisica e uma das componentes mais importantes do futebol de hoje e sao muito poucas as equipas que nao tem alguem forte fisicamente no meio-campo. Diria que e a principal pecha, entre muitas outras, do Rosell em relaçao ao William. Falta-lhe presença.

    • MILDIO
      Posted Março 17, 2015 at 6:35 pm

      a sério que querem o joão mario a 6? tudo serve para desvalorizar o que adrien faz no jogo do sporting. joão mario a 6? querem mesmo comparar a intensidade e indicies fisicos dos opositores noas camadas jovens para as do futebol de alta competição? o homem é papado em tudo em termos defensivos.. intensidade recuperação desarme posicionamento defensivo. etc.. em termos ofensivos, sim joão mario pode e deve explorar todo o seu potencial, mas nunca como 6.. e como 8 depende do adversario.. contra equipas com meio campo forte nem pensar.. como por exemplo os jogos nas cometicoes europeias.. agora com jogos da nossa liga, joao mario pode jogar a 8 num sistema de 2 8's e um 10.. tal como aconteceu em penafiel quando o marco silva tirou o william e meteu o adrien silva, ficando a jogar os 2 na posição 8. com a bola nos pes o joao mario é muito bom.. sem ela é que é o problema.

    • Anónimo
      Posted Março 17, 2015 at 7:02 pm

      O pensamento do João Mário enquadra-se no do Pirlo. Mas estão a esquecer-se que à sua frente no Milan tinha gattuso, Ambrosini ou Seedorf, e na Juve pogba e Vidal. Ou seja tinha/tem sempre dois 8, e não um 8 e um 10, monstros de poder físico, de recuperação e intensidade.
      A juntar algumas peças soltas do que alguns sportinguistas advogam aqui no post o meio-campo do Sporting podia ser qualquer coisa como isto: JM a 6, Adrien/ Mallmam a 8 e Gauld a 10. Acho que era capaz de dar mau resultado. O Sporting não tem só de pensar no campeonato, tem de pensar nas competições europeias. Imaginem jogar assim contra um Colosso…

      Del Piero

  • Kacal I
    Posted Março 17, 2015 at 5:04 pm

    Excelente post Nuno Ranito.

    O Sporting precisa de apostar nos jovens da equipa B e contratar 2/3 jogadores que sejam acima da média e possam ser reais mais-valias, depois de saída devem estar Miguel Lopes, Capel e Nani sendo que Jefferson, William Carvalho e Carrillo podem permitir um encaixe importante.

    Esgaio, Wallyson, Gauld, Labyad e Rubio devem ser integrados.

    Devem vender dois entre Slimani, Montero e Tanaka e ficar com um deles e Rubio para contratar um PL acima da média e que seja a referência ofensiva e o "homem-golo".

    Ewerthon só precisa de recuperar os melhores índices físicos e ritmo competitivo porque a 100% e totalmente adaptado à equipa é um excelente central.

    Precisam de um DD, Extremo e PL, se houver saídas de jogadores nucleares como Jefferson ou William Carvalho aí é preciso ir ao mercado contratar concorrentes para Jonathan Silva e Rosell.

  • Diogre
    Posted Março 17, 2015 at 5:18 pm

    Está tudo aqui a perspectivar planteis baseados no 433, mas já pensaram em alternativas?

    É que assumindo como prováveis as saídas dos extremos nani e carrillo, juntamente com a de slimani, os jogadores que restam parecem-me bem mais adequados a um sistema de 442 lozango. Avançados como mané, montero, tanaka e o próprio rubio poderiam encaixar bem neste sistema. Tal como médios ofensivos com capacidade para jogar por fora e por dentro tipo gauld, iuri ou labyad.

    O que vos parece?

    SL

    • André Vieira
      Posted Março 17, 2015 at 6:09 pm

      O 4-4-2 exige um entrosamento e tempo de trabalho para a equipa atingir a sua maturidade táctica muito superior ao 4-3-3, para além de Marco Silva preferir o 4-3-3, ainda para mais a mudança táctica seria um retrocesso em relação ao trabalho desta época e da anterior. O Sporting tem é de manter a melhorar os seus pontos fracos e manter aquilo que tem de bom para estar na próxima época mais forte.

  • Anónimo
    Posted Março 17, 2015 at 5:23 pm

    Não me assustam as revoluções no plantel, o que é assustador é a incapacidade para substituir com qualidade. Porto e Benfica por razões diferentes tiverem grandes razias nos respetivos planteis, mas com dinheiro à partida, é mais fácil contruir uma boa equipa.
    O Sporting este ano atrasou a evolução de alguns jovens da equipa B e não sei até que ponto o Marco Silva não tem responsabilidade. Se era para gerir a época todo com quase sempre os mesmos convocados, acho que jogadores como Esgaio, Rabia, Wallyson, Fokobo, Iuri Medeiros, Ryan Gauld, Luis Ribeiro, Dramé, Mica Pinto, Sacko, deviam ter sido emprestados desde o inicio da época seja a clubes nacionais ou internacionais como aconteceu ao William Carvalho anteriormente.
    Uma vez que alguns destes jogadores ainda se encontram na equipa B, deviam equilibradamente ser convocados à equipa principal, mas infelizmente parece pouco provável que isso venha a acontecer esta época.
    Nem todos os casos são como o William Carvalho, mas este, esteve quase a ser dispensado, sendo que a sua pré-época do ano passado é que o "salvou". Nessa mesma pré-época do ano passado, Filipe Chaby e Cristian Ponde deram excelentes indicações, mas o Leonardo Jardim não apostou neles durante a época, convocando jogadores como Gérson Magrão por exemplo.
    Talvez falte alguma coragem a muitos treinadores, ou até sabedoria para gerir estes processos.

    Ricardo B.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 17, 2015 at 5:30 pm

    Mais um excelente post do Nuno, sempre oportuno e com questões interessantes!

    William – Fui um defensor da sua continuidade nesta temporada, tinha feito apenas uma temporada no Sporting e sem competições europeias, acreditando por isso que podia render mais desportiva e financeiramente ao Sporting. Agora, com 100% do passe e depois de duas épocas (ou época e meia) de classe, acho que é a altura certa de libertar o activo. 25 milhões (se possível para cima, e não venham com tretas se vale ou não, isso não interessa), temos negócio, até porque ele quererá outros voos. Para o lugar de William, haverá… Wallyson.

    Jefferson – Com pena minha, é para sair. Já não é nenhum jovem e a partir daqui só pode desvalorizar. Obviamente que o Sporting perde o melhor lateral do plantel, mas depois do incidente que protagonizou e aos 27 anos é a altura certa de ser vendido. Acredito em Jonathan, apesar de ser necessário outro reforço para a posição.

    André Martins – O timing de venda teria sido no início da actual temporada, agora não terá o mesmo mercado. Fisicamente nada acrescenta, para ser 8 é frágil, para ser 10, não tem a criatividade necessária. Não acho que seja banal, mas é um elemento "dispensável" que o próprio plantel actual tem suplentes melhores que este suplente. Para o lugar de André Martins… haverá Gauld.

    Capel – O seu período esgotou-se e o que acrescenta não é proporcional ao ordenado, sendo um elemento para libertar quase a custo 0 se assim for necessário. Para o seu lugar haverá… Dramé.

    Carrillo/ Nani – Junto os nomes porque fazem parte da mesma equação. O português tem 99% de certezas que não continua em Alvalade e é aqui que surge a necessidade urgente de renovar com Carrillo e mantê-lo mais uma temporada em Alvalade. O Sporting não pode perder os dois melhores extremos no mesmo mercado de transferências, e agora que o peruano juntou outros atributos à técnica, poderá ser um elemento fundamental na próxima temporada sem Nani a ofuscá-lo. Para substituir Nani, será preciso recorrer ao mercado.

    Rubio – Tem sido destaque na equipa B mas é preciso ponderar. Ganha 700 mil euros limpos (mais de 1 milhão/ano) e só com uma redução de ordenado poderá continuar em Alvalade, pois ainda não tem estatuto para ser um dos mais bem pagos do plantel. Seria interessante dar uma oportunidade séria a este miúdo, que desde a primeira pré-época mostrou apetência para os golos. Se não renovar, será carta para colocar no fim da temporada.

    Adrien – É um daqueles casos que dificilmente terá o valor de mercado correspondente à sua importância no Sporting. É um jogador da casa, com raça e que tem certamente importância no balneário, e nos dias de hoje, "mística" não se compra ao virar da esquina. Claro que nesta fase está debaixo de críticas, mas esquecem-se que por esta altura, há um ano atrás, era um escândalo não o ter na selecção e que na primeira parte da temporada, sem "sir" William foi ele a segurar o meio campo leonino. Sinceramente, e com um plantel com maior profundidade (para lhe dar alguma rotatividade), Adrien é um jogador importante para o Sporting.

    Wallyson / Gauld – Esta época já podiam e deviam ter tido outra importância. Talvez nesta altura Adrien estivesse melhor, e que Gauld já fosse capas de jornal, passando de uma promessa a uma certeza, em detrimento da aposta em elementos como o André martins que nada produziram em várias oportunidades. Espero que sejam aposta séria na próxima temporada, até porque como referi, são os principais candidatos a ficar com os lugares de André Martins e quem sabe… William (apesar de achar que o brasileiro encaixa melhor no lugar de Adrien).

    Jackson – Concordo em traços gerais, ter um elemento como Jackson pode ser meio caminho andado, é verdade, mas quem garante que Slimani no Porto ou Benfica não teria números mais produtivos? O Benfica por exemplo não tem nenhum Jackson, tem os golos mais distribuídos pelos jogadores da frente pelos mecanismos eficazes que a equipa tem.

    • MILDIO
      Posted Março 17, 2015 at 6:45 pm

      completamente de acordo,sobretudo em relação ao adrien..
      neste momento esta a passar por dificuldades porque como o proprio ja admitiu esta cansado e a precisar de descansar. as pessoas esquecem-se que a posição 8 é a mais desgastante do futebol moderno. é o jogador que faz o campo todo tanto a defender como a atacar. e o adrien nao tendo alternativa valida no plantel é obrigado a jogar sempre. certamente ninguem daria 10 milhoes pelo adrien, logo adrien ficara e ainda bem no plantel.

    • Rodrigo
      Posted Março 17, 2015 at 6:52 pm

      Quantas equipas tem um Jackson?

      Wallyson a 6 nao me parece bem.

  • MILDIO
    Posted Março 17, 2015 at 6:02 pm

    uns tem mercado mas de pouco valor, outros tem valor e o sporting tem um teto salarial que impossibilita a renovação, outros simplesmente ninguem os quer.
    william tem um valor incrivel e quem o queira nao falta.
    jefferson é um jogador extremamente bom em termos ofensivos mas ridiculo em termos defensivos.. vai depender do modelo de jogo do marco silva, mas arriscar um epoca com jefferson e jnathan que so servem para atacar tem riscos enormes..
    André martins é um jogador fraco fisicamente sem intensidade, mas com bom toque de bola. internacionalmente o tamanho conta, nenhuma equipa de top quer jogadores anoes sem intensidade, e para o campeonato nacional que jogam de autocarro, ninguem o quer, nao seria titular em nenhuma equipa da primeira liga. logo andre martins acabara a carreira no sporting ou entao nao renova.
    capel – é o caso de pior gestão do sporting. acredito que ninguem dê nada por ele, e vai acabar por sair a custo zero, mas mais valia ter deixado sair a 1 ou 2 epocas atras por 1 ou 2 milhoes e poupava-se em ordenados mais outro tanto.. assim vais se o jogador e o dinheiro.. lição a tirar para o futuro.
    carrillo – carrillo vai continuar a ser sempre o misto de qualidades e pouca vontade. ha jogos que da tudo em campo, outros qe se desliga completamente e ate um miudo de 10 ano lhe tira a bola. é mais um caso para ser avaliado por quem trabalha com ele todos os dias, a ver se de facto esta mais maduro e vale a pena o esforço para renovar, ou se é apenas fogo para renovar e depois de garantir mais uns anos de contrato se volta a ser o mesmo molengão que nos habituou.
    rubio sempre me agradou, boas movimentações boa finalização, bastante inteligente. depois peca na parte da estatura e resistencia. o avançado moderno ou é um tanque ha la jackson ou entao um rato sem posição a la liedson. nao me pareca que rubio montero sejam nenhum dos dois.. logo mesmo sendo bons jogadores nao servem para o futebol de hoje em dia.
    Adrien é provavelmente o jogador mais influente do sporting. quem disser o contrario esta a mentir. se adrien joga bem o sporting joga bem, se adrien joga mal o sporting joga mal. joga na posição mais importante do futebol actual, e o sporting nao tem ninguem capaz de fazer o adrien faz. intensidade, pressão alta, recuperação e transporte de bola. a solução teria de ser ou sobe o william para 8 e joga o rossel ou entao tem de ir ao mercado.. ha tambem as soluções internas como slavchev e wallison. quanto a slavchev, tem apenas 20 anos e o pouco que jogou na posição dele mostrou bastante disponibilidade fisica e de choque e bom toque de bola.. se for trabalhado taticamente pode ser a solução para o futuro. wallisson tem imensa qualdiade e deveria ser testado neste final de epoca ao lado de william e de outro capazes. quanto a adrien ficaria no plantel sem duvida ate porque é alguem que carrega a mistica do leão e tem amor pelo clube.
    gauld tem imensa qualdiade e nao faz sentido ele continuar na B.. o unico entrave chama-se andre martins.. se o andre continuar sera mais dificil para o gauld se afirmar.
    assim deixo aqui o meu plantel para o sporting 2015/2016

    • MILDIO
      Posted Março 17, 2015 at 6:25 pm

      GK: patricio e boeck – 3º stoijkovic
      DD: miguel lopes e cedric
      DE: Jefferson e adaptar de vez o geraldes a DE.
      DC: paulo oliveira tobias e ewerthon. – apenas 3 centrais para haver rotatividade e nenhum deles ficar estagnado no banco.. esta tripla é das melhores que o sporting ja teve em termos de centrais. futuro e qualidade junta, no presente como para o futuro..
      TRINCO : com a provavel saida de william o sporting tem aqui um bico de problemas.. rossel é bom jogador mas apenas para supelente.. ou o sporting investe bem ou vai ter alguns problemas aqui.. alternativas a nivel nacional seria o danilo pereira.
      MC: adrien wallison e slavchev. com um campeonato grande e as competiçoes todas um plantel bem gerido daria para rodar entre todos e manter todos moralizados.
      MO: joao mario e gauld. joao mario evoluiu bastante, mas agora fruto do desgaste e da fraca concorrencia esta a estagnar.. gauld teria muitos minutos durante a epoca para se afirmar e evoluir.
      EXREMOS:carrillo -? – ? – ? aqui esta um real problema do sporting. para o qual nao existe solução interna. luir medeiros tem muita qualidade mas sera que tem capacidade de competir ao mais alto nivel? mané continua a nao querer aproveitar as oportunidades que lhe dão, os da B podem ser observados e testados como sacko e dramé, mas seria curto em termos de qualidade para a principal.. os extremos teriam de ser 3 de boa qualidade e um quarto jovem para evoluir. aqui o sporting tera mesmo de ir ao mercado, mas ir pela certa. outra solução seria a incorporação de viola, ou adpatação de montero de vez a extremo.
      PL: ? – ? – ? montero tem um pes fantasticos, mas uma cabeça de merda. nao tem atitude competitiva, nem serve para titular do sporting. perde-se demais a brincar com a bola nas linhas em vez de procurar as zonas de finalização.. slimani, é um bom suplente e eu ficaria com ele para jogos de maior aperta, em que fosse preciso bombear bolas para a área. resta saber por quanto tempo ele aceitaria a condição de suplente. Tanaka dos 3 é o melhor para mim.. é limitado sim, mas mexe-se melhor que qualquer um dos outros 2 e aparece em zona de finalização.. parece ser um jogador calmo e profissional. se houvesse pouco dinheiro a hipotese seria um contratação de enorme valor para o titular e as alternativas slimani e tanaka.

      saudações leoninas

  • Anónimo
    Posted Março 17, 2015 at 6:11 pm

    Guarda Redes: Marafona (Moreirense) Hugo Ventura (Belenenses) Se Patricio sair…
    Defesa Esquerdo: Tripy Makonda (Academica)
    Central: Yohan Tavares (Estoril) Marcelo (Rio Ave) Aumentaria a qualidade…
    Defesa Direito: Paulinho (Moreirense)
    Medio: Danilo Pereira (Maritimo) Se William sair
    Estremo: Seba (Estoril) ; Diogo Viana (Gil Vicente) João Pedro Cunha (Moreirense) Yonathan Del Valle (Rio Ave) Muitas opções…
    Avançado: Ramon Cardozo (Moreirense) Dálcio (Belenenses) – O ramon e um dos melhoras pontas do nosso campeonato.

    HUGO_12

    • gps
      Posted Março 17, 2015 at 6:45 pm

      o Dálcio (que até passou pelos escalões jovens do Sporting) e o Pelé parece que estão bem encaminhados para o Benfica

    • Rodrigo
      Posted Março 17, 2015 at 6:53 pm

      Eu nao li isto.

    • Anónimo
      Posted Março 17, 2015 at 7:45 pm

      Está a falar-se daquele Sporting que joga no Estádio de Alvalade lá para os lados do campo grande em Lisboa, não é aquele que joga no São Luís, na capital de distrito mais a sul de Portugal Continental… Só para o enquadrar.

      Del Piero

    • Anónimo
      Posted Março 17, 2015 at 9:54 pm

      Rodrigo – Acabas-te de ler…xD
      Não sei qual é o espanto o sporting não têm reduzir custos?
      O Sporting despachou o Ventura, e ele é melhor que o Patricio.
      Cedric melhor que Paulinho? No jornal do teu clube, o paulinho aparece todas as semanas no melhor onze da jornada. FACTO! (Record)
      Ja viste makonda jogar?
      Os centrais que eu citei não são melhores aos o sporting têm? Na minha opinião são.
      Estes extremos que citei sempre que jogam contra o Sporting evidenciam-se. Deixa la o capel e muito melhor ;).
      Ramon Cardozo não é melhor que o japones e colombiano?
      Tu duvidas só porque são jogadores do Moreirense?
      Se houve arbitragem em condições teriam ganho ao Benfica em casa e fora, eu nao mencionei o
      Vitor Gomes e Andre Simoes porque ja foram vendidos, aposto contigo que eles apresentam mais que o teu maestro Adrien.

      HUGO_12

    • Anónimo
      Posted Março 18, 2015 at 6:13 pm

      Bem, pelo que li aqui parece-me que o Sporting afinal tem equipa para lutar pela permanência e não pela Champioons. Com um bocado de sorte nenhum jogador do Sporting tinha sequer lugar em equipas da primeira liga.
      Agora falando mais a sério. Obviamente que opiniões são opiniões e cada qual tem a sua, mas sejamos sinceros, Marafona? Makonda? Del Vale? DIogo Viana? estes jogadores não têm lugar no pior sporting. E estar a comparar os extremos que referiste ao Capel não diz absolutamente nada. O Sporting precisa de mais valias imediatas e não de mais jogadores medianos.

      André

  • SCP SEMPRE-28
    Posted Março 17, 2015 at 6:54 pm

    Só tenho a crescentar que este post é excelentíssimo, espero que o nosso Presidente e toda a diracção leiam este artigo e façam uma reflexão. Gostei imenso.

  • SCP SEMPRE-28
    Posted Março 17, 2015 at 7:01 pm

    Obs. se não tivermos os tais jogadores necessários para equilibrar a equipa, então o melhor é não se candidatar para o título e deixar isso para os outros dois clubes. né?

  • Fábio Matos
    Posted Março 18, 2015 at 12:40 pm

    Quem eu gostava que saísse/que vai sair:

    R.Patricio (já está na hora de sair, já merece uma oportunidade lá fora,10M)
    Cédric (6M)
    Jefferson (6M)
    William (este vai sair mesmo que eu não queira xD, 27M)
    Nani(fim de empréstimo)
    Slimani (pelo mercado que tem, 10M)
    Capel (este tem de sair, dê lá por onde der xD 3M)
    André Martins ( este é outro, pode ser incluido num negócio em Portugal, 2.5M)
    Montero (Já temos o Tanaka, pode ir embora, 4M)

    Subidas da B:
    Gauld (este já está pronto)
    Wallyson (este tambem)
    Rubio (para ver de vez se dá ou não)
    Fokobo (Para a vaga deixada pelo William)
    Iuri ( para ter no banco serve)

    Plantel:

    Gr: Boeck, Matheus (Braga), Luis R.
    DD: Miguel L., Esgaio
    DCD: Paulo O. Tobias F.
    DCE:Ewerton, Sarr
    DE: Antunes(compra), Jonathan
    MDF: Rossell,Fokobo
    MDC:Adrien, Wallyson
    MDO:J.Mário(pode jogar a 8) e Gauld
    MOE:Rafa(Braga, mas o da temporada passada) e Iuri.
    MOD:Carrillo e Mané
    PL: Eder( ele no campeonato marca golos, é alto, possante e tem bom remate),Tanaka e Rubio

    SL

  • Daniel Correia
    Posted Março 18, 2015 at 2:40 pm

    O Sporting da próxima época, na minha opinião, poderia ser algo como isto:

    Gr: Patricio, Boeck e Luis Ribeiro
    DD: Miguel Lopes, Esgaio e Geraldes
    DC: Paulo Oliveira, Ewerthon, Tobias Figueiredo e contratação (ex: Marcelo, Rio Ave)
    DE: Jonathan Silva e contratação (ex: Raphael Guerreiro, Lorient)
    MDF: contratação (ex: Danilo Pereira, Marítimo) e Rossell
    MC: Adrien, Wallyson e Zezinho
    MO: João Mário e Gauld
    EX: Carrilo, Mané, Labyad e contratação (ex: Rafa, Braga)
    PL: Tanaka, contratação (ex: Hassan, Rio Ave) e contratação (ex: Guidetti, Man. City)

    Vendas:
    Jefferson (6M)
    Cédric (6M)
    William (25M)
    Nani (era bom que ficasse, podia ser a contratação para extremo que se precisa)
    Capel (2M)
    André Martins (1M)
    Slimani (9M)
    Montero (4M)

    As contratações que mencionei são apenas exemplos de possíveis mais-valias e seria bom se todas se concretizassem…ou pelo menos arranjar alternativas a estas de igual ou melhor valia. Nos PL é que não sei se Guidetti seria a melhor solução para o SCP como avançado para +20 golos por época, mas não estou a ver de momento outra boa opção (talvez voltar a trazer Wolfswinkel?, não me importava de o voltar a ver no SCP), de qualquer modo o SCP precisa mesmo de um PL matador.

    E depois na equipa B tínhamos sempre boas soluções para colmatar eventuais necessidades que possam surgir no plantel (Rubio, Fokobo, Gelson Martins, Rabia, Podence, Matheus Pereira, Iuri Medeiros, etc)

    SL

Deixa um comentário