Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Costa Rica continua a fazer história; Maior sensação na história dos Mundiais elimina a Grécia de Fernando Santos nos penaltis depois de estar 55 minutos em inferioridade numérica; Navas fez a diferença no momento decisivo; Lazaros e Holebas estiveram em destaque nos gregos (que não mereciam perder); Karagounis com 37 anos correu como se tivesse 21

Costa Rica 1-1 (5-3 g.p.) Grécia (Bryan Ruiz 52´; Sokratis 90´+1)

A Costa Rica derrotou a Grécia nas grandes penalidades e avançou até aos quartos-de-final, pela primeira vez na sua história. A partida ganhou contornos épicos para os costa-riquenhos, depois da expulsão de Duarte (aos 65 minutos), do golo sofrido aos 90 minutos e das defesas milagrosas de Navas. O guarda-redes do Levante decidiu nas grandes penalidades, ao fazer uma única defesa (Gekas), e é o porta-estandarte da maior sensação da história dos Mundiais. A Costa Rica fez 7 pontos num grupo com três antigos campeões do Mundo, sobreviveu de forma incrível à pressão grega (24 remates contra 6, 11-3 em cantos) e vai defrontar a Holanda, com vista para as meias finais. Fernando Santos perdeu a oportunidade de fazer ainda mais história pelo futebol grego. Lazaros e Holebas realizaram duas exibições fenomenais, tal como Karagounis (37 anos e mais de 12 kms), mas os gregos falharam, e muito, na finalização.
A primeira parte foi bastante pobre e com grande equilíbrio, ainda que os gregos tenham estado mais tempo sobre o meio campo adversário. A única oportunidade de golo surgiu dos pés de Salpingidis, para uma defesa por instinto de Navas. O segundo começou com a Grécia ao ataque. Samaras teve um cabeceamento perigoso, mas foram os centro americanos a inaugurar o marcador. Boa iniciativa de Campbell, que serve Bolaños, com este último a descobrir Ruiz no centro para finalizar colocado. Pouco tempo depois, Torosidis corta um cruzamento com a mão, ignorado pelo árbitro australiano. Com o 1-0, os costa-riquenhos voltaram a baixar as linhas, mas os gregos, através de Samaras, Holebas e Lazaros iam criando desequilíbrios. O lateral-esquerdo conseguiu mesmo que Duarte recebesse ordem de expulsão aos 65 minutos, após ver o segundo cartão amarelo. A partir desse momento, Fernando Santos arriscou tudo e colocou Gekas ao lado de Mitroglou, com Samaras nas costas dos dois. As oportunidades de golo foram surgindo, sempre com Navas e a defensiva da Costa Rica a levarem a melhor. Contudo, os costa-riquenhos não contaram com Sokratis Papastathopoulos. O defesa central grego foi para a frente nos minutos finais, e aproveitou uma defesa incompleta de Navas, a remate de Gekas, para fazer o 1-1. Mesmo em cima dos 95 minutos, Mitroglou cabeceou para o 1-2, mas Navas fez uma defesa incrível para canto. No prolongamento, a Costa Rica teve duas aproximações perigosas, mas só deu Grécia. Os gregos voltaram a falhar na finalização (destaque para um 5 contra 2), enquanto Navas voltou a brilhar, com uma enorme defesa a remate de Mitroglou (aos 119 minutos). Nas grandes penalidades, os jogadores de ambos os conjuntos não tremeram, mas coube a Gekas ficar com o papel de réu, ao ser o único elemento a desperdiçar (valeu Navas).

Costa Rica – Os costa-riquenhos não foram os melhores em campo, fizeram bem menos que nas partidas da fase de grupos, mas mostraram enorme entrega e coração, resistindo mais de uma hora com 10 elementos. Os seus jogadores já sabiam que hoje ia ser uma noite complicada, pois a defensiva e o meio campo gregos são bastantes fortes e competitivos, mas um lance inspirado (ou abençoado) de Bryan Ruiz e uma noite memorável de Navas colocaram a selecção da CONCACAF nos quartos-de-final pela 1ª vez na sua história. Keylor Navas apenas foi batido à segunda tentativa, pois levou a melhor em 12 ocasiões (algumas delas de forma incrível) e ainda decidiu no desempate das grandes penalidades. Umaña e González estiveram impecáveis no centro da defesa, Bryan Ruiz, para além do golo, segurou o meio campo, tal como Bolaños (Tejeda e Borges passaram por grandes dificuldades), enquanto Joel Campbell fez muitos sacrifícios no ataque (quase sempre sozinho).

Grécia – Muitos criticam o estilo de jogo dos gregos, contudo, hoje assistimos a um vendaval ofensivo da equipa de Fernando Santos. É certo que a expulsão de Duarte foi importante, contudo, até esse momento já os gregos tinham feito várias aproximações perigosas à baliza de Navas. Holebas e Lazaros fizeram exibições de grande nível. Na primeira parte estiveram juntos no lado esquerdo e criaram bastantes desequilíbrios (muitos cruzamentos e cantos ganhos), enquanto no segundo tempo, o defesa esquerdo continuou com as suas arrancadas, enquanto Lazaros passou para o lado direito do meio campo. Aí, fruto da sua técnica (excelentes pés) e velocidade, foi um pesadelo para Diaz, mas não conseguiu dar origem a nenhum golo. Karagounis parecia um jovem de 21 anos, correu quilómetros, jogou e fez jogar, enquanto Samaras foi importante no golo e na manobra ofensiva da equipa. Sokratis e Manolas estiveram intransponíveis na defesa, enquanto Gekas e Mitroglou estiveram perdulários na finalização. 

0 Comentários

  • m1950
    Posted Junho 29, 2014 at 10:57 pm

    A Grecia teve o que merecia , no pior jogo do mundial , alias eu nao consigo ver 5min seguidos um jogo da Grecia , parabens aos Costa Riquenhos , e acredito que vão eliminar os Neerlandeses.

    • Tiago
      Posted Junho 29, 2014 at 11:02 pm

      *voz imperceptivel* holandeses

    • Narcisse
      Posted Junho 29, 2014 at 11:07 pm

      Se não consegue ver os jogos porque é que diz que foi o pior jogo do mundial?

    • Rodrigo
      Posted Junho 29, 2014 at 11:11 pm

      Nao viste mesmo o jogo.

    • van Basten
      Posted Junho 29, 2014 at 11:14 pm

      Eu não aprecio normalmente esta equipa grega, e estava também a torcer pela Costa Rica, mas depois do jogo de hoje, dizeres o que dizes é de uma injustiça tremenda.

    • m1950
      Posted Junho 29, 2014 at 11:19 pm

      Eu fui espreitando apenas , e não parecia um jogo interessante sequer , pelos vistos perdi um bom jogo e uma boa oportunidade para estar calado. De qualquer forma fico sempre satisfeito quando a Grécia perde.

    • Kacal l
      Posted Junho 29, 2014 at 11:24 pm

      Eu não vi o jogo de hoje, mas pela estatísticas dá a entender que a Grécia atacou mais e teve várias oportunidades, mas não posso afirmar isso.
      Agora a verdade é que eles jogam quase sempre de forma demasiado defensiva e praticam um futebol aborrecido, só se lembram de atacar quando estão em desvantagem.

    • Narcisse
      Posted Junho 29, 2014 at 11:29 pm

      Fica satisfeito porque? Porque nos limparam o euro 2004? Deixe-se disso. Perdemos esse europeu por culpa própria…

  • H Soares
    Posted Junho 29, 2014 at 10:58 pm

    Grécia perde por culpa própria, recordo-me por exemplo de um contra ataque em que estavam 5 para 2 que resultou um remate á figura de Navas, a este nivel não pode acontecer isto.

  • Anónimo
    Posted Junho 29, 2014 at 10:58 pm

    Quem se desculpa com o clima, hoje ficou provado que quem corre por gosto não cansa.
    Mário

  • Ricardo
    Posted Junho 29, 2014 at 10:59 pm

    O futebol não é muito justo…a Grécia foi muito melhor. Acho que nunca os tinha visto a atacar tanto

    • Ace-XXI
      Posted Junho 29, 2014 at 11:00 pm

      Por o futebol nao ser justo é que a Grécia venceu o euro em 2004…

      Esta é a beleza do futebol.

  • Narcisse
    Posted Junho 29, 2014 at 10:59 pm

    Holebas era uma grande contratação para o Benfica. Dava 10 milhões por ele sem dúvida alguma…

    Karagounis é gigante.

    A Grécia merecia passar…

    • Anónimo
      Posted Junho 29, 2014 at 11:02 pm

      10 milhões por um jogador de 30 anos não me parece boa política para ser sincero.

      Miguel Almeida

    • João Lains
      Posted Junho 29, 2014 at 11:03 pm

      Só não dava porque já tem 30 anos, mas fez (mais) uma bela exibição. Por mim, o Antunes chegava.

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 29, 2014 at 11:07 pm

      Holebas é bom e penso que nem seria preciso tanto dinheiro para o contratar.

    • SwissMan
      Posted Junho 29, 2014 at 11:08 pm

      Holebas ja tem 30 anos, pode ter cara de jovem mas dar 10 milhoes por ele seria um erro tremendo. Alias sou o unico a achar que este jogador se parece muito com o Lima fisicamente?

    • Narcisse
      Posted Junho 29, 2014 at 11:11 pm

      Erro meu porque não parece ter mais que 24…
      Claramente 10 milhões são exagerados

    • van Basten
      Posted Junho 29, 2014 at 11:13 pm

      Não daria 10 milhões apenas por causa da idade, embora pense que pode fazer mais 3 anos a alto nível. Tem um pulmão impressionante e tem sido quanto a mim o melhor lateral esquerdo da prova, seguido do Ricardo Rodriguez.

      Vale seguramente 7 milhões.

    • Kacal l
      Posted Junho 29, 2014 at 11:22 pm

      van Basten,

      Concordo, mas o Juan Díaz também tem estado muito bem, mas não vi este jogo e não posso falar da sua exibição de hoje.

    • SwissMan
      Posted Junho 29, 2014 at 11:26 pm

      Alguem sabe quanto deve valer o Armero da Colombia? Gostava de velo no Benfica

    • Narcisse
      Posted Junho 29, 2014 at 11:28 pm

      Também gosto muito do Manolas. Penso ate já ter sido apontado ao Benfica… serão contratações muito difíceis?

    • van Basten
      Posted Junho 29, 2014 at 11:29 pm

      Kacal,

      Verdade que o Díaz também tem estado bem no geral, mas esteve particularmente bem contra a Itália, sendo que nos outros dois jogos do grupo pareceu-me que apenas cumpriu.

      O Holebas foi invariavelmente dos melhores da Grécia jogo após jogo, e o Rodríguez teve dois jogos muito bons até agora (Equador e Honduras), daí a minha escolha recair nestes dois.

    • Kacal l
      Posted Junho 29, 2014 at 11:32 pm

      van Basten,

      Sim, eu vi as exibições dele contra Uruguai e Itália, está a ser dos melhores DE do Mundial, mas concordo que o Holebas e o Ricardo Rodríguez (este em vantagem) estão a ser os melhores, também acompanhei as exibições deles.

    • Narcisse
      Posted Junho 29, 2014 at 11:35 pm

      Swissman, o armero é excelente, e em termos de valor não sairia caro. O problema são os salários, e por aí torna a contratação impossível. Recebe praticamente o mesmo que o Siqueira pedia para ficar…

    • Kacal l
      Posted Junho 29, 2014 at 11:37 pm

      SwissMan,

      O Armero já assinou pela Udinese, clube de onde se transferiu para o Napoli, é um regresso e depois das exibições que tem feito pela Colombia, é um alvo irrealista para o Benfica, até pelo seu salário.
      O Manolas custa cerca de 10 milhões, o Olympiakos não vende por (muito) menos, mas se o Benfica conseguir acordo, acredito que o jogador aceite vir para Portugal, mas acho que vai para outros "voos".

    • van Basten
      Posted Junho 29, 2014 at 11:40 pm

      Tenho ideia que li em algum lado que o valor do Armero andaria à volta dos 8/9 milhões, mas não estou seguro.

  • João
    Posted Junho 29, 2014 at 11:00 pm

    O Lazaros não joga numa equipa que desceu de divisão? Parece-me um excelente extremo para o Porto.

  • Paulopes
    Posted Junho 29, 2014 at 11:00 pm

    Infelizmente não vi o jogo. Lamento pelo Fernando Santos. Até agora todas as selecções que ficaram em primeiro do grupo…passaram aos quartos de final…

  • Hugo
    Posted Junho 29, 2014 at 11:00 pm

    Será que a Grécia vai ter um exame anti-doping depois desta exibição como os costa riquenhos?

  • Anónimo
    Posted Junho 29, 2014 at 11:00 pm

    A Costa Rica vai levar uns 3 da Holanda…

    Tiago Fouto

    • SwissMan
      Posted Junho 29, 2014 at 11:04 pm

      Olha que muitos diziam que a costa rica ia acabar no quarto lugar do grupo e ficou em primeiro. Este mundial ja nos provou que nao se deve pronosticar demasiado cedo .
      Voltamos a falar quando o jogo entre estas duas equipas estara decidido.

    • João Lains
      Posted Junho 29, 2014 at 11:05 pm

      E então? Acabaram de fazer história, nunca antes tinham atingido os quartos-de-final. Esse mérito já ninguém lhes podes retirar.

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 29, 2014 at 11:07 pm

      Não estaria tão certo, a Holanda provou sentir muitas dificuldades com seleções que correm muito (com o México venceu com muitas dificuldades e já contra o Chile sofreu bastante) e a Costa Rica promete dificultar a vida à turma de van Gaal mas, logicamente, penso que será a Holanda a atingir as "meias".

    • van Basten
      Posted Junho 29, 2014 at 11:10 pm

      Se a equipa pudesse contar com Duarte, diria que teriam 50% de hipóteses de passar. É mais fácil para a Costa Rica jogar contra uma equipa como a Holanda do que contra a Grécia, isso parece-me óbvio.

    • Kacal l
      Posted Junho 29, 2014 at 11:42 pm

      Tiago Fouto,

      A Costa Rica passou em 1º num dos "grupos da morte", ficou à frente da Itália, Inglaterra e Uruguai, ainda não perdeu nenhum jogo, agora eliminaram a Grécia, chegaram aos "quartos-de-final", já cumpriram mais que os seus objectivos e fizeram história, a única coisa que têm que fazer contra a Holanda, é dar tudo o que têm e fazer o seu melhor, assim saem de cabeça erguida e como "heróis", acho que é uma falta de respeito o que dizes, mas quem sabe não surpreendem ainda mais, vamos ver.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Junho 29, 2014 at 11:01 pm

    confesso que estava pela grecia por ter um portugues, mesmo que no banco, mas a verdade e que mesmo a grecia ter sido superior, a costa rica merecia mais pelo que fez na fase de grupos. parabens a ambas as equipas, mas sobretudo a costa rica.

    a atitude faz a diferença, e quando podemos nao ser muito bons, mas vamos com tudo, certamente iremos surpreender algumas vedetas.
    este campeonato da costa rica, que ja foi melhor que o ultimo de portugal, e uma prova, que nem sempre e preciso uma boa equipa. por isso deixem-se de desculpas, inclusive o ronaldo. atitude ganha jogos.

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 29, 2014 at 11:05 pm

      Por acaso até é necessária uma boa equipa, não que tenha bons jogadores, mas que estejam todos a remar para o mesmo lado e a darem tudo pelo mesmo objetivo, não para a promoção de si próprios.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 29, 2014 at 11:11 pm

      claro. este mundial tem sido otimo para estas equipas mais de raça do que de qualidade.

    • Anónimo
      Posted Junho 29, 2014 at 11:12 pm

      Corrijo, é preciso é uma boa equipa, e nem sempre é preciso vedetas. Esta Coisa Rica é um exemplo disso, onde o grupo funciona muito bem com 2 ou 3 elementos superiores aos outros (um deles o guarda-redes), mas que estão longe de serem vedetas!

      Parabéns à Costa Rica, que está a fazer um campeonato suberbo e por isso mereceu a passagem como prémio. Arrumar o Uruguai, Itália, Inglaterra e também a Grécia não é para qualquer um!
      É verdade que a Grécia jogou melhor, mas a C. Rica aguentou-se muito bem. Julgo que não passará a próxima fase, o nível é já muito elevado e a Holanda não se deve deixar surpreender facilmente. De qualquer das formas, boa sorte para a Costa Rica naquele nos quartos de final daquele que é já o seu Mundial histórico!

      Bruno M.

  • Ricardo F.
    Posted Junho 29, 2014 at 11:02 pm

    Hoje houve justiça nos penaltys! Esta Grécia é horrível e ainda bem que vai para casa. Não estavam a fazer rigorosamente nada até à expulsão do Duarte e, uma vez mais, caiem duas situações do céu (o cartão vermelho e o golo nos descontos). Continua em prova a sensação Costa Rica!
    SL

    • Rodrigo
      Posted Junho 29, 2014 at 11:12 pm

      A Grecia dominou o jogo praticamente todo.

    • van Basten
      Posted Junho 29, 2014 at 11:32 pm

      Eu não percebo certos comentários.

      É raro dizer isto, mas a Grécia hoje, tirando os minutos iniciais, foi claramente melhor durante toda a partida, e merecia ganhar. Fiquei satisfeito por não ter ganho, mas não podemos ser injustos.

    • Ricardo F.
      Posted Junho 29, 2014 at 11:32 pm

      Não concordo. Até à expulsão, na minha opinião, a Costa Rica vinha conseguindo superiorizar-se e tapar completamente os caminhos para a sua baliza (Navas teve, até aí, apenas uma defesa brilhante a remate de Salpingidis). Depois do cartão vermelho é que, compreensivelmente, houve mais espaços para a Grécia explorar. E mesmo assim não o conseguiu fazer na plenitude.
      SL

    • Ricardo F.
      Posted Junho 29, 2014 at 11:51 pm

      @van Basten
      É um comentário fácil de perceber. Acrescente-lhe uma 'azia'/ódio de estimação pela final de 2004 e fica ainda mais claro. Admito que talvez tenha exagerado um pouco no 'rigorosamente nada' (emoção do momento), mas de resto mantenho a minha opinião, defendida na resposta anterior. Só depois da expulsão de Duarte é que a Grécia conseguiu superiorizar-se claramente. Para mim, a Costa Rica foi superior durante 66 minutos.
      SL

    • Rodrigo
      Posted Junho 29, 2014 at 11:52 pm

      Nessa visao nenhuma equipa se superiorizou, ja que a Costa Rica tambem nao criou perigo e fez um golo do nada. A Grecia foi superior, dominou o jogo, teve mais oportunidades e pelo que fez hoje merecia passar.

    • van Basten
      Posted Junho 29, 2014 at 11:55 pm

      Ah bom. Com essa dose extra de 'azia'/ódio de estimação pela final de 2004 fica realmente claro. Até porque de certa forma partilho desse sentimento, e desde essa altura que a equipa não me entra no goto, apesar do nosso falhanço ter claramente acontecido por culpa própria.

      Agora, analisando objectivamente, discordo mesmo em relação a este jogo. A Grécia tornou-se melhor bem antes disso, tanto assim foi que até terminou a primeira parte claramente por cima.

    • Kafka
      Posted Junho 30, 2014 at 10:36 am

      Acho injusto não se dar o devido mérito à Grécia de 2004, para mim foi o mais que justo vencedor daquele Europeu, até pelo caminho que teve que percorrer até lá, foi talvez dos Campeões Europeus em toda a História aquele mais adversários complicados teve de ultrapassar..

      A maior parte das pessoas esquecesse, que saíram vivos do grupo da morte (que tinha a Espanha, Rússia e a equipa da casa, Portugal), de seguida eliminaram o Campeão Europeu em título (França), depois nas meias finais eliminaram a Selecção que melhor futebol estava a jogar no Campeonato (a Rep. Checa) e por fim na final contra a equipa da casa ganharam-lhe pela 2ª vez num espaço de 1 mês…

      Aliás sem fazer grande pesquisa, atrevo-me a dizer que a Grécia deve ter sido a ÚNICA Selecção na história de todos os Europeus e Mundiais que conseguiu vencer o País organizador, não uma vez mas sim DUAS vezes…não dar mérito a uma campanha destas é tremendamente injusto

  • luis
    Posted Junho 29, 2014 at 11:02 pm

    Resumo do jogo. Costa Rica de rosca marca o primeiro golo. Gregos fartam-se de falhar golos e Navas de defender. Expulsão justissima. Gregos continuam a falhar golos. Marcam aos 91´. Prolongamento. Campbell vai para o chão. Navas vai para o chão. Navas defende não sei quantos golos. Penaltys. Gekas que ja tinha falhado um golo a 5cm da baliza contra a colombia falha outra x. Navas defende e atira-se para o chão. Campbell também. O Mundial só perde em ter equipas como a Costa Rica. A grécia joga mal, mas a Costa rica nem jogar jogou.

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 29, 2014 at 11:11 pm

      Como é que o mundial só perde em ter seleções como a costa rica? uma seleção humilde, que dá tudo por tudo e que até marca golos (3 ao uruguai, 1 aos mestres da defesa da itália)? São seleções como a costa rica que mostram a beleza do futebol, um desporto extremamente imprevisivel e no qual o que conta é ter uma boa equipa, não bons jogadores. Houvesse mais Costas Ricas e o futebol seria ainda mais entusiasmante.

    • Leandro Marques
      Posted Junho 29, 2014 at 11:13 pm

      A Costa Rica não jogou? Jogaram o que puderam os homens fartaram-se de correr, e tinham um jogador a menos querias que fizessem o que que se abrissem e deixa-sem os gregos passar. Ganharam com mérito, até porque ficou 1 penalti por marcar para a Costa Rica 2 minutos depois de terem marcado golo, e disso ninguém fala. Força Costa Rica, até ao fim.

    • Anónimo
      Posted Junho 29, 2014 at 11:16 pm

      Dafuq ? Que raio de comentário foi esse ? Tu viste o jogo ao menos ?

      Sim, a Costa Rica defendeu mas não te esqueças que têm menos individualidades que a Grécia, tiveram 55min com menos um e jogaram como poderam.

      E depois, o golo do Bryan Ruiz não foi de rosca, foi um ótimo remate, Navas fez defesas até com a anca mas a culpa também é dos gregos por os falharem. Não te esqueças que também não marcaram um penalty para os centro americanos. Mas pronto, cada um vê o jogo como quer…

      Tu viste a fase de grupos da Costa Rica ? Viste o quanto eles jogaram ? Então não digas que o Mundial só perde em ter equipas como como a Costa Rica (a Grécia ganhou um euro assim) até porque a Grécia só atacou contra eles e com menos um portanto não sei se iriam fazer muito melhor.

      João Miguel

    • Anónimo
      Posted Junho 29, 2014 at 11:25 pm

      Deve ser o primeiro jogo da Costa Rica que vês no Mundial. É que a Costa Rica, ao contrário da Grécia, mesmo com uma selecção mais fraca não estaciona o autocarro, como os gregos. Hoje praticamente só defendeu depois da expulsão, mas penso que é compreensível. Mesmo assim deixou sempre o Campbell na frente para tentar aproveitar o contra ataque.

      E deixa-me rectificar a tua análise. Depois de uma primeira parte um pouco equilibrada, mas com a Grécia melhor, a segunda parte foi totalmente diferente, com a C.Rica a entrar melhor na segunda parte e a chegar ao golo. Rosca ou não, intencional ou não, a bola entrou. Logo depois penalty claro por assinalar a favor da Costa Rica que matava o jogo. A Grécia estava desorganizada, acusando bastante o golo sofrido, até que o jogador da Costa Rica é (bem) expulso. A partir daí só deu Grécia, como é normal. Mesmo assim a Costa Rica ainda teve algumas oportunidades para fazer golo. Não foi por acaso que passaram em primeiro um grupo com Uruguai, Inglaterra e Itália. A Grécia passou ao calha um grupo com Colômbia, Japão e Costa do Marfim.

      Ricardo Nogueira

    • luis
      Posted Junho 29, 2014 at 11:43 pm

      Voces é que não viram o jogo. Quantas ocasiões é que a Costa Rica teve na primeira parte? zero! e tinham o mesmo numero de jogadores. Na fase de grupos a equipa jogou bem, mas pareceu me que foi subestimada. Por ter sido penalty queria dizer que a Costa Rica vinha sendo superior? A Costa Rica só teve na mó de cima entre o primeiro golo e a expulsão.
      A cena da humildade e da correria, como espetador não me interessa. Quero ver um bom espetáculo. Com a Grécia já se sabe o que se pode contar. A Costa Rica depois daqueles dois primeiros jogos esperava-se, pelo menos, que tentassem marcar golos. Não estacionam o autocarro?. Até à expulsão já tinham 4 amarelos e prai 3 remates, o que dá um remate a cada 20 minutos.
      Só tirei uma conclusão muito óbvia deste jogo. A Costa Rica fez um péssimo jogo ofensivo, e o Navas fez um jogo magistral. Com a Holanda, como é mais que óbvio vão ser goleados. Gostarem dos coitadinhos não vos dá razão.

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 30, 2014 at 8:51 am

      Mais uma previsao de que a Costa Rica será goleada pela Holanda. Diziam que estavam na fase de grupo só para marcar presença, mas acabaram com 7 pontos, derrotando campeãs mundiais. Não poderá fazer o mesmo contra uma Holanda que é das piores (em termos de jogadores) dos últimos anos? A mim parece-me perfeitamente possível.

    • luis
      Posted Junho 30, 2014 at 10:32 am

      Fernando Martinho, iremos ver entao. Cá estarie para te dar razão ou o contrário

    • Fernando Martinho
      Posted Junho 30, 2014 at 1:11 pm

      A Holanda até pode passar, mas penso que não será com tanta facilidade como tem sido dito. Vão ser goleados como é óbvio? Onde tem tantas certezas? Depois do que tenho visto desta Costa Rica, não me parece que haja muita gente a dizer o mesmo… Mas no fim veremos…

  • Fernando Martinho
    Posted Junho 29, 2014 at 11:04 pm

    Esforço e alma grega mereciam mais, mas há que admitir que a Costa Rica, mesmo com menos 1, conseguiu travar a Grécia, com mais um trabalho táctico impressionante. A Holanda tem tudo para atingir as "meias" (a Grécia seria mais díficil), mas a humildade dos "ticos" promete dificultar a vida à laranja.

    Relativamente ao jogo, destaco a exibição do grego Lazaros, conseguindo jogar a uma intensidade impressionante durante 120 minutos e ainda logrando marcar um penalty de forma notável. Também tenho de destacar Karagounis: com 37 anos jogou e fez jogar, correndo e esforçando-se mais do que muitos com menos 10 anos que ele. Do lado da Costa Rica, nota-se perfeitamente que é um conjunto que joga como tal: em equipa, sem pseudo-estrelas, mesmo Ruiz e Campbell, os melhores elementos dos "ticos", dão o máximo pelo coletivo. Por isso, penso que este é um prémio justo para aquela que era considerada a seleção mais fraca do Mundial. Numa palavra, impressionante.

  • Rodrigo
    Posted Junho 29, 2014 at 11:06 pm

    Grecia a provar do proprio veneno. Muitas vezes venceram equipas mais fortes e a jogar pior, mas desta vez jogaram melhor e perderam. Ainda assim, e mais uma que fica pelo caminho e que deixou uma boa imagem (excelente o trabalho do Fernando Santos).

    A Costa Rica continua a fazer historia, numa prestaçao que esta para alem do imaginavel, de facto. Keylor Navas a ser decisivo novamente, tanto no jogo como nos penaltys, jogo muito bom do Gonzalez, do Campbell (a lutar sozinho praticamente contra a muralha grega) e do Bolaños. O Ruiz esteve a minutos de ser o heroi, mas felizmente para a Costa Rica que tem um monstro na baliza. O facto de ter estado muito tempo com 10 acabou por deixar a equipa muito desgastada e so nos penaltys era possivel ambicionar a vitoria.

    Em relaçao a Grecia, como referi, nao mereciam perder porque foram a melhor equipa em campo, dominaram a partida durante o tempo quase todo, tiveram mais oportunidades de golo e no global foram superiores. Jogo tremendo do Lazaros (muita velocidade, tecnica e capacidade fisica e no 1×1), do Cholevas (pulmao inesgotavel e grande capacidade para cruzar), da dupla de centrais (limpou tudo e Sokratis ainda marcou) e do "velhinho" Karagounis que correu como se fosse um jovem e deu sempre grande lucidez a posse de bola grega. O Samaras teve bons momentos, mas noutros tambem se agarrou em demasia a bola, o Mitroglou poderia ter sido o heroi por 2 vezes e o Gekas acaba por ser o reu ao falhar o penalty.

    Sendo assim, a Costa Rica marca encontro com a Holanda, num jogo que se preve equilibrado pela boa qualidade defensiva de ambas as equipas, mas onde a maior qualidade individual dos holandeses no ataque podera fazer toda a diferença. Ainda assim, com esta uniao, com esta organizaçao, com este guarda-redes e com 3 atacantes de muita qualidade tudo e possivel.

    • Luís Suarez
      Posted Junho 30, 2014 at 9:45 am

      Boa qualidade defensiva das equipas? Estás a falar da Holanda? Bem se eles têm organização defensiva então nós somos a melhor equipa do Mundo a defender.

  • Kacal l
    Posted Junho 29, 2014 at 11:06 pm

    Eu sei que os penaltis é uma sorte e qualquer equipa podia passar, mas a Costa Rica conseguiu ir até aos penaltis com menos 1 desde dos 66 minutos e há que dar mérito, portanto gostava de saber a opinião daqueles que subestimaram a Costa Rica, mesmo depois do que fizeram na fase de grupos, acho que agora já devem levar esta selecção mais a sério.

    • SwissMan
      Posted Junho 29, 2014 at 11:19 pm

      Pois tens toda a razao e nao esquecer que hoje a Costa Rica era considerada um pouco como favorita frente a Grecia pelo primeiro lugar que atingiu num grupo complicadisimo. Frente a holanda a historia sera outra e veremos a Costa Rica no lugar que gosta pois nao vai ter nada a perder e tudo a ganhar. Estou mesmo impatiente de ver este jogo e penso ver um jogo semelhante ao da Holanda frente ao mexico ( que é, como a Costa Rica, uma equipa muito fisica ! )

    • Kacal l
      Posted Junho 29, 2014 at 11:33 pm

      Exacto, nem mais. :-)

  • van Basten
    Posted Junho 29, 2014 at 11:08 pm

    Que jogo exaustivo! Cansou só de ver.

    Grande Costa Rica, com uma entrega e abnegação do outro mundo. Apesar de hoje até ter sido a Grécia a equipa que mais merecia passar (o que muito raramente acontece), até pelas contingências do jogo, fico muito satisfeito pela passagem de Los Ticos.

    O homem do jogo é, sem dúvida nenhuma, Navas. A grande penalidade defendida – e muito bem defendida – foi a cereja no topo do bolo. Mas também Umaña fez um jogo tremendo, cortando quase tudo o que havia para cortar (Gonzalez também em destaque, embora não tão bem).

    Do lado da Grécia, Holebas e Lazaros foram autênticos heróis e os melhores da equipa, mas também é muito justa a menção de Karagounis. Quem não o conhecesse, provavelmente não acreditaria que tem a idade que tem.

    Penso que vai ser mais fácil para a Costa Rica o jogo contra a Holanda do que foi este contra uma Grécia que realmente é incrível a defender. Fernando Santos e toda a equipa têm de sair de cabeça muito erguida.

  • Kacal l
    Posted Junho 29, 2014 at 11:13 pm

    O Keylor Navas é um GR seguro, dá tranquilidade à sua defesa e tem confiança nas suas capacidades, juntando à sua qualidade e capacidade, mesmo sabendo e concordando com quem diz que o Porto não precisa de um GR, e é verdade, mas como Portista, espero que venha para o Dragão, é o substituto ideal para o Helton que assim pode sair e seguir o seu caminho.

    • SwissMan
      Posted Junho 29, 2014 at 11:23 pm

      O porto nao precisa de GR na minha opiniao…O Fabiano toma muito bem conta do recado.

    • Kacal l
      Posted Junho 29, 2014 at 11:34 pm

      Sim, eu também acho que não precisamos, foi o que disse no meu comentário, mas se ele vier mesmo como se fala, nesse caso prefiro o Navas ao Fabiano, apenas isso.

    • van Basten
      Posted Junho 29, 2014 at 11:43 pm

      Percebo tão bem o que dizes, Kacal.

      É mais do que certo que o Porto não está carenciado no que toca a GR, mas é difícil não querer alguém como Navas na nossa equipa.

      Além disso, analisando objectivamente, é melhor redes do que qualquer um dos que temos.

    • Kacal l
      Posted Junho 29, 2014 at 11:48 pm

      van Basten,

      Aleluia, aleluia… alguém que entenda o que eu quero dizer, finalmente!!!

      Exacto, é isso mesmo a que me refiro. :-)

    • van Basten
      Posted Junho 30, 2014 at 12:02 am

      Pois :-)

      Penso que todas estas opiniões sobre se o Porto deve ou não contratar Navas, mais do que Fabiano, são influenciadas pela contratação de Ricardo. É que se o redes da Académica não tivesse vindo, e sendo a condição física futura de Helton uma incógnita, então creio que a maioria das pessoas concordaria com a contratação de um redes para lutar com o Fabiano pela titularidade.

    • Kacal l
      Posted Junho 30, 2014 at 12:13 am

      Pois… também, mas o Navas se vier será o #1, depois o Helton acho que está na altura de sair, agradeço tudo o que fez por nós e pelo nosso clube, e o Ricardo é uma das opções, assim como o Kadú (titular na equipa B), falta saber o que vai acontecer ao Fabiano se o negócio se concretizar, vamos ver.

    • van Basten
      Posted Junho 30, 2014 at 12:23 am

      Sim obviamente, não me expressei bem, claro que se o Navas viesse era para ser titular, aliás, já tinha dito num comentário mais acima que tem mais qualidade do que qualquer uma das opções que temos. Quando disse 'lutar com o Fabiano pela titularidade' quis ser politicamente correcto e deveria ter dito 'tirar a titularidade ao Fabiano' ah ah.

      Se o Porto está realmente interessado em Navas, então penso que a contratação de Ricardo não foi bem ponderada. Seguramente que aqui pesa a questão da nacionalidade, mas penso que o clube deveria ter tratado disso noutras posições do campo.
      Se Navas vem, Fabiano pode não aceitar ser outra vez segunda escolha. E Ricardo seguramente não aceitará ser a terceira. E ainda há Kadú, que ficaria 100% tapado.

      É uma situação algo bicuda.

      Mas pessoalmente, independentemente de tudo isto, Navas ou mesmo Ochoa – já agora! – seriam mais do que benvindos.

    • Kacal l
      Posted Junho 30, 2014 at 11:48 am

      Sim, concordo contigo e qualquer um desses seria bem-vindo, acho que o Fabiano deve ser emprestado 1 época e ficamos com Ricardo como 2ª opção e Kadú como 3ª (sendo titular na equipa B), o Helton não deve recuperar já e fica no plantel a recuperar ou pode sair desde já, vamos ver.

  • SwissMan
    Posted Junho 29, 2014 at 11:14 pm

    Por uma vez vimos penaltis batidos de forma exemplar, pois o penalti foi falhado porque o Navas fez uma grande defesa. Mas ha que salientar o excelente trabalho realizado pelo Fernando Santos nesta equipa da Grecia, so foi pena ter sido expulso no seu ultimo jogo…

  • Rodrigo
    Posted Junho 29, 2014 at 11:14 pm

    O homem e Cholevas ou Holebas?

  • Mega Badjeras
    Posted Junho 29, 2014 at 11:19 pm

    Foi pena mesmo, estava a torcer da Grécia porque gosto do país e é um país que mais do que ninguém precisava de uma alegria.
    É certo que ficou por marcar um penalti a favor da Costa Rica, mas a Grécia fez mais por passar, não tivesse Navas defendido os remates de Mitroglou e Salpingidis e os penalties não tinham sido necessários.

    Gostei muito do Lazaros juntamente com Sokratis, Cholevas e Karagounis, foi aliás, para mim, o melhor da Grécia.
    Contudo, faltou um pouco de juventude e criatividade nesta convocatória do Fernando Santos, onde poderia ter chamado Mavrias, Fourtounis ou até o Ninis e o grande central que adorava ter no Benfica para substituir o Garay, que é o Kyriakos Papadopoulos

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 30, 2014 at 12:28 am

      Por que não o Manolas?

    • Mega Badjeras
      Posted Junho 30, 2014 at 2:18 pm

      Fábio, também é uma boa sugestão, mas não considero superior à de Papadopoulos do Schalke, considero este um jogador já mais rodado na alta competição, com maior margem de progressão, joga na Bundesliga, na Liga dos Campeões, é um jogador que eu admiro bastante pela sua paixão com que joga, a entrega total (às vezes com um pouco de agressividade a mais), mas tomara eu que muitos centrais fossem assim.

      Na minha opinião este é um central raro no futebol de hoje em dia. Numa equipa superior à alemã, poderia vir a ser dos melhores.

      Recordo-me perfeitamente do jogo que fez frente ao Benfica em que perdemos 2-0 se não me engano, em que por acaso ele até jogou a trinco e tinha na altura cerca de 19/20 anos e anulou por completo o meio campo ofensivo do Benfica, forte no desarme, lances aéreos, não perdia nenhum.

      Continuo sem entender o que levou Fernando Santos a não convocá-lo para este mundial, tendo-o convocado para o Euro 2012, pois faria uma dupla excelente com o Sokratis, aliás para mim, estes poderiam 2 ser os centrais do Benfica perfeitamente, mas para isso era necessário ter alguém melhor que Jorge Jesus e Rui Costa para escolher jogadores e não sempre brasileiros sem provas dadas como este César que acaba de chegar. Ridículo da parte do Benfica, todos os anos a mesma brincadeira que vai dando a ganhar a alguns.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 30, 2014 at 2:36 pm

      Esteve muito tempo lesionado e jogou pouco.

  • Samuel Noronha
    Posted Junho 29, 2014 at 11:20 pm

    Grande capacidade física e de entrega da Grécia, só gostava que Portugal tivesse jogado com 1/4 da entrega do helvéticos e já ficava satisfeito. Holebas e Lazaras foram umas autenticas motas, já o Karagounis com 37 anos fez 13 km, impressionante. De qualquer forma há que dar mérito há Costa Rica, sobe sofrer e aguentar até aos penaltis, depois de estar a jogar com 10 desde o minuto 66, têm também de agradecer ao Navas.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 29, 2014 at 11:27 pm

    Apostava na passagem da Costa Rica e não me desiludiram! Com muita pena minha não pude acompanhar este jogo…

    Já vi que a Costa Rica pela primeira vez neste Mundial terá sido inferior em campo a outra selecção, mas também de certeza que souberam sofrer, uma vez que jogaram uma hora com menos 1 elemento, e conseguir reagir ao ponto de conseguir segurar o empate no prolongamento depois de sofrer um golo nos descontos, só mostra a força desta equipa!

    Agora, contra a Holanda, as hipóteses são poucas… mas na fase de grupos também eram! Acredito muito nesta selecção!

  • Matt Le Tissier
    Posted Junho 29, 2014 at 11:59 pm

    Tal como Bravo ontem, Karagounis hoje venceu o sorteio das grandes penalidades e escolheu os gregos como 2ºs a bater as grandes penalidades. Tal como Bravo ontem, foi para casa mais cedo.

    Desde 1986 que um pais da CONCACAF não perdia os seus quatro primeiros jogos na prova. Na altura foi o México, hoje os Ticos.

    É apenas a 6ª vez que um pais da CONCACAF está presente entre os 8 melhores:

    Estados Unidos em 1930 e 2002 ; Cuba em 1938 ; México em 1970 e 1986 e Costa Rica em 2014.

    Em termos de ranking FIFA, os Ticos conseguiram atingir a sua melhor posição de sempre, o 16º lugar com 982 pontos.

    Cumprimentos

    • van Basten
      Posted Junho 30, 2014 at 12:13 am

      Essa estatística dos que escolhem ser 2ºs a marcar as grandes penalidades perderem sempre é inacreditável.

      Le Tissier, isso merecia ser mais publicitado! Aposto que as equipas, até conhecendo a forte superstição característica de muitos jogadores, iriam começar a escolher de forma diferente.

    • Narcisse
      Posted Junho 30, 2014 at 12:19 am

      Terá sido esse o motivo da expulsão de Fernando Santos?

    • Matt Le Tissier
      Posted Junho 30, 2014 at 12:22 am

      Não perdem sempre, mas nas últimas 13 decisões por penaltis em Mundiais, quem bateu 1º venceu 12 vezes..

      O que é curioso é escolherem ser os 2ºs. Gostava mesmo de saber o motivo. Superstição talvez?

      Cumprimentos

    • Kafka
      Posted Junho 30, 2014 at 7:42 am

      Estava a ver os penaltys e lembrei-me logo de ti Lê Tissier, assim que o Karagounis escolheu marcar em 2 lugar…com os penaltys de ontem passou a estar 12 em 13 certo?

    • van Basten
      Posted Junho 30, 2014 at 11:37 am

      Pois, aí creio que conta a questão psicológica. Intuitivamente, percebo que os jogadores e técnicos acreditem que há uma ligeira vantagem em bater em 2º já que se tem uma noção exacta da situação (se o primeiro falhou ou não) com que têm de lidar. Se eles falharem, isso liberta a pressão de quem vai marcar em 2º, porque já não é uma situação tão fatalista.

      Mesmo que não seja sempre, 12 em 13 vezes é realmente incrível.

    • Kafka
      Posted Junho 30, 2014 at 12:02 pm

      Van Basten

      Esse teu ponto de vista faz sentido, mas também se pode ver pelo prisma contrário, ou seja, da parte de quem marca primeiro, o marcador digamos que acho que tem menos pressão ao marcar, porque sabe que se falhar ainda há a hipotese do guarda redes defender o penalty do adversário…

      Imaginemos o cenário do Brasil-Chile, no último penalty, o Neymar quando foi bater tinha o País inteiro em cima dele é um facto, mas ele também sabia que se falhasse ainda havia a hipótese do Julio César defender o penalty seguinte…já o o Ganzalo Jara quando foi bater sabia que ou marcava ou acabava tudo ali…penso que a pressão neste caso será maior para quem marca em 2º lugar…

    • van Basten
      Posted Junho 30, 2014 at 3:15 pm

      Sem dúvida Kafka.

      Esta 'teoria' vale o que vale, claro. O que quis dizer foi que instintivamente, percebo esse ponto de vista, porque se tivesse de tomar a decisão na hora, escolheria ser o 2º (quer dizer, após tomar conhecimentos destes dados já não!) a marcar, e penso que, por detrás, será essa a lógica.

      É verdade que também existe essa desvantagem, mas creio que, depois de pesarem os argumentos contra e a favor, as equipas escolham ser os 2ºs com base nessa ideia.

  • Narcisse
    Posted Junho 30, 2014 at 12:04 am

    Entretanto Paulo Bento tarda em abandonar o cargo de seleccionador.

    Fernando Santos para o lugar, já!

    • van Basten
      Posted Junho 30, 2014 at 12:14 am

      Pois.

      Nunca pensei em concordar com alguém que sugerisse o Fernando Santos para seleccionador nacional, mas… está mesmo difícil continuar com a mesma ideia.

    • Narcisse
      Posted Junho 30, 2014 at 12:18 am

      Em termos de treinadores Portugueses, é impossível encontrar melhor nesta altura…

    • Gonçalo Mano
      Posted Junho 30, 2014 at 10:19 am

      Fernando Santos é treinador sério e com qualidade.

      À frente dele, apenas preferia Prandelli.

    • van Basten
      Posted Junho 30, 2014 at 11:38 am

      Realmente, encontrar um português melhor que esteja disponível nesta fase é muito complicado.

      Mas estrangeiro, sem dúvida que, depois do que vi do ponto de vista técnico neste Mundial, apostaria em Sampaoli.

  • Daniel
    Posted Junho 30, 2014 at 3:38 am

    Guarda-redes a defender penalties um metro à frente da linha de golo. Hoje foram as duas, mas uma equipa com esta estratégia tem uma vantagem brutal, e os árbitros parecem não dizer nada.

  • Kafka
    Posted Junho 30, 2014 at 7:49 am

    Falhei no meu prognóstico, pois achava que o cinismo Grego iria ser suficiente para.derrotar esta Costa Rica, mas esta Costa Rica tem uma alma que nunca mais acaba e um Navas de outro Mundo…

    PS: Que tremenda exibição do Lazaros

    Agora nos 4s de final, estou a torcer pela Costa Rica, seria épico se passasem, e seria das páginas mais épicas de sempre da história do futebol Mundial, se bem que a.Holanda é a grande favorita para passar e em condições normais passará, até pelo enorme desgaste físico a que os Costa Riquenhos foram submetidos hoje

    • van Basten
      Posted Junho 30, 2014 at 3:16 pm

      Eu neste acertei (até agora o México – Holanda foi aquele em que errei), mas confesso que, depois do golo do empate da Grécia, pensei que a Costa Rica já não tivesse hipótese nenhuma.

    • Kafka
      Posted Junho 30, 2014 at 5:12 pm

      Eu comigo está 2-2, acertei Brasil e Colômbia, e falhei México e Grécia

Deixa um comentário