Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cristiano Ronaldo arrecada a quarta Bola de Ouro; Português venceu o prémio pela 3.ª vez nos últimos 4 anos

Melhor jogador europeu de sempre? O debate nos próximos tempos vai passar por aí. CR7 já percebeu que nunca vai estar no patamar de Messi, Pelé ou Maradona – não tem o talento, técnica e impacto no jogo dos maiores – mas pode ganhar o rótulo a rivais como Zidane, Platini ou Cruijff, o que o valoriza não só a ele como ao futebol português. Quanto à justiça do prémio, é sempre complicado analisar quando a eleição não tem como base um critério. Se fosse pelo rendimento individual, qualidade, maneira como desequilibram, se dão ao jogo, Messi foi de longe o melhor, até Suárez realizou um ano superior ao do avançado do Real. Caso os votos tenham tido como principio o sucesso colectivo, percebe-se esta eleição, apesar do português ter desaparecido na final do Euro’2016 e da Champions, bem como nas meias-finais da LC, quartos e oitavos do Europeu.

Depois das vitórias em 2008, 2013 e 2014, Cristiano Ronaldo venceu pela 4.ª a Bola de Ouro, tendo sido eleito o melhor jogador do Mundo em 2016 pela France Football. Este prémio permite ao avançado do Real Madrid isolar-se como o 2.º mais premiado de sempre, superando as 3 de Platini, Van Basten e Cruijff e ficar agora a apenas uma do recordista Leo Messi. O português, que venceu a Bola de Ouro pela 3.ª vez nos últimos 4 anos, rubricou um ano de sonho com a conquista da Liga dos Campeões e do Euro’2016, tendo apontado 51 golos e 18 assistências. Já Messi, apesar dos 58 golos e 34 assistências, ter arrecado a La Liga, Taça do Rei e Supertaça de Espanha, bem como marcado presença na final da Copa América, teve de contentar-se com o 2.º lugar. Griezmann completou o pódio. Recorde-se que em janeiro Ronaldo também pode arrecadar o “The Best”, o novo prémio da FIFA que distingue o melhor do Mundo.

Top 20 da Bola de Ouro’2016:
1.º Cristiano Ronaldo
2.º Leo Messi
3.º Antoine Griezmann
4.º Luis Suárez
5.º Neymar
6.º Gareth Bale
7.º Riyad Mahrez
8.º Jamie Vardy
9.º Pepe
9.º – Gianluigi Buffon
11.º – Pierre-Emerick Aubameyang
12.º – Rui Patrício
13.º – Zlatan Ibrahimovic
14.º – Arturo Vidal
14.º – Paul Pogba
16.º – Robert Lewandowski
17.º – Dimitri Payet
17.º – Luka Modric
17.º – Toni Kroos

229 Comentários

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:03 pm

    Simmmmmmmmmmmmmmmm! Parabéns Cristiano.

    Para mim o justo vencedor seria o Suarez, mas como não é considerado, a luta seria entre ele e Messi (que na minha opinião é o melhor do mundo, não foi o melhor de 2016, mas é o melhor do mundo). Assim, temos que estar orgulhosos. 4 bolas de ouro é uma enormidade!

    • John Rambo
      Posted Dezembro 13, 2016 at 1:19 am

      Também teria votado no suárez, mas sem troféus colectivos era dificil.

      Não tirando mérito ao cr no rendimento, temos q ver q foi o Éder e o Sérgio Ramos q lhe deram esses títulos…

      O VM tem razao, este prémio n tem criterio, devia chamar-se “jogador com o melhor rendimento” ou “jogador com mais títulos”, ou sei la o q….pq ja comeca a ficar distorcido

  • Sombras
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:04 pm

    Se Cristiano não ganhasse a Bola de Ouro num ano em que ganhou os 2 troféus mais importantes em disputa, principalmente o Euro com Portugal, era uma vergonha. Mas também, quem deu uma a Messi num ano em que ganhou 0… E eu acho o Argentino o melhor do Mundo, de longe.

    • Kafka
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:21 pm

      Sombras isso não é verdade, o Messi ganhou sempre títulos colectivos quando ganhou a Bola de Ouro

      Até hoje o CR é o único a ter ganho uma bola de Ouro sem ter ganho título colectivo nenhum

      • Adriano Gonçalves
        Posted Dezembro 12, 2016 at 7:33 pm

        Isso de ser o primeiro jogador a ganhar uma bola de ouro sem trofeus colectivos não é verdade, porque quando o Ronaldinho ganhou a sua primeira, tambem não tinha vencido nenhum trofeu colectivo.

      • Tpcouto97
        Posted Dezembro 12, 2016 at 7:38 pm

        Kafka isso não é verdade,no ano a que te referes(2014) o Ronaldo ganhou sim um titulo coletivo,a Supertaça de Espanha(num confronto direto com o Barça),troféu tão importante para a Bola de Ouro como os que Messi ganhou para a sua em 2013

        • JoaoRomero
          Posted Dezembro 12, 2016 at 7:45 pm

          Tpcouto97, acho que ele se refere a 2013.

        • Giorgio
          Posted Dezembro 12, 2016 at 7:47 pm

          Ronaldo 2013=0 títulos! E ganhou a bola de ouro

        • Kafka
          Posted Dezembro 12, 2016 at 7:48 pm

          Tpcouto

          Isso não é verdade, em 2013 o CR não ganhou troféu nenhum e ganhou a Bola de Ouro na mesma

          Em 2013 quem venceu a Supertaça Espanha foi o Barça
          Campeonato Barça
          Taça Espanha foi o Atl Madrid

          E mesmo assim o Cristiano ganhou a Bola de Ouro

          O Ano a que te referes é o ANo de 2012, mas esse o MEssi ganhou uma Taça de Espanha

          O Messi nunca venceu uma Bola de Ouro sem ter vencido titulos colectivos, isso foi o Cristiano

          • Sagan
            Posted Dezembro 12, 2016 at 8:26 pm

            A de 2013 foi fora do comum, alargamento do prazo, devido ao episódio do senhor Blatter, ganhou a bola de ouro por marcar 3 golos à Suécia, muito discutível, para não ir mais longe.
            A tão falada bola de 2010, foi também discutível, Iniesta ou Xavi podiam ter ganho perfeitamente, mas Messi estava no seu prime, na minha opinião não foi mal entregue, apesar de ser uma pena Iniesta e Xavi terminarem as suas carreiras sem o prémio.

          • AndreADG
            Posted Dezembro 12, 2016 at 10:57 pm

            Em 2013 a supertaça foi ganha pelo Real Madrid. Tanto que o Cristiano marcou no bernabéu aquele tolo que faz um balão de calcanhar por cima do Piqué. Mas não é grande título nem o factor decisivo. Apenas uma correção.

    • Avelino Rocha
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:25 pm

      Deve ser brincadeira só pode, Ronaldo foi até hoje o único jogador a ganhar uma bola de ouro sem ter ganho um único título colectivo

      • Adriano Gonçalves
        Posted Dezembro 12, 2016 at 8:01 pm

        Na verdade foi o Ronaldinho.

        • John Rambo
          Posted Dezembro 13, 2016 at 1:17 am

          Mas o ronaldinho era precisamente o tipo de jogador q vale por si mesmo, não pelos prémios ou golos…ou jornais…ou boxers…

          • Adriano Gonçalves
            Posted Dezembro 13, 2016 at 11:22 am

            Isso já é outro topico. Eu apenas tou a referir que o Ronaldinho foi o primeiro jogador a ser considerado o melhor jogador do mundo sem ter vencido trofeus colectivos e não o Ronaldo, como o Kafka disse.

        • troza
          Posted Dezembro 13, 2016 at 11:18 am

          Ronaldinho ganhou a bola de ouro em 2005… e ganhou La Liga esse ano…

    • Tavares
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:29 pm

      Não sei porque era uma vergonha.
      Na minha opinião, vergonha é dar prémios de carácter individual tendo por base prémios colectivos e vedetismo. (Não estou a pôr em causa este prémio para o Cristiano, estou sim a pôr em causa a maneira como é atribuído)

      Exemplo: Mike Trout venceu o MVP da MLB AL, mesmo estando numa equipa que nem .500 fez (74-88). Aqui pelo menos ainda se liga às performances individuais.

      Cumprimentos

      • JSC101
        Posted Dezembro 13, 2016 at 9:55 am

        Tavares,

        Isso vindo da América é muito estranho (uma vez que adoram estatísticas de vencedores), ele fez algo como o Westbrook está a fazer este ano na NBA (triplo-duplo de média versão Basebol)?

        *(Mesmo assim tenho dúvidas que o Westbrook vai ganhar)*

  • JoaoRomero
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:04 pm

    Na minha opinião o mais justo de 2008 para cá seria:
    2008-Cristiano
    2009-Messi
    2010-Sneidjer
    2011-Messi
    2012-Cristiano
    2013-Ribery (e não gosto dele)
    2014-Cristiano
    2015-Messi
    2016-Messi

    • Sombras
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:10 pm

      Se atribuis ao Sneijder a de 2010, tens de dar a de 2016 ao Ronaldo. O critério é o mesmo.

      • Tiago Peixoto
        Posted Dezembro 12, 2016 at 7:17 pm

        e 2012 é do Iniesta

        • JoaoRomero
          Posted Dezembro 12, 2016 at 7:31 pm

          Fez um grande ano sem dúvida, ainda assim o campeonato dos 100 pontos e as super exibições do Cristiano (que hoje em dia não se vêem) levam-me a escolher o português, que com a seleção só caiu nos penaltys nas meias do Euro2012, curiosamente contra a Espanha.

      • JoaoRomero
        Posted Dezembro 12, 2016 at 7:20 pm

        Sombras, achas que o Cristiano em 2016 teve tanto peso no Real/Portugal como o Sneijder em 2010 no Inter/Holanda? Eu acho que não, mas respeito a tua opinião.

        • Sombras
          Posted Dezembro 12, 2016 at 7:27 pm

          O Inter ganhou a Champions com o Sneijder a jogar a tractor. O Sneijder foi apenas uma face mais visível. E não ganhou o mundial, ficou em 2º.

      • Goncalo Gaia
        Posted Dezembro 12, 2016 at 7:20 pm

        O critério não é o mesmo, Sneidjer teve as conquistas coletivas e a qualidade exibicional. Ronaldo este ano esteve muito aquém a nível de exibições, mas vale pelos títulos conquistados

  • Afonso Gonçalves
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:06 pm

    Dizer que o Ronaldo é o melhor jogador europeu de sempre é ridículo. Nem o português é, quanto mais. Já nem vou falar de Di Stéfano, Crujff, Platini, Zidane, entre outros. Valoriza o futebol português? Ele ganhou-as cá e jogou cá como sénior (é isso que importa, obviamente) quanto tempo?

    • Hugo Silva
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:10 pm

      nem Portugues? pffff

    • Eubésio
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:12 pm

      O seu melhor português de sempre venceu o Europeu? E

    • Ricardo Nunes
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:15 pm

      Então quem é o melhor português de sempre? O Fábio Paim?

    • Nuno Marques
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:18 pm

      Não sei se ria ou se chore com o seu comentário . Diga lá um português que tenha conquistado tanto como Ronaldo acho que não existe e infelizmente não deve existir num futuro próximo , agora se com isso tudo quer dizer que o Messi e melhor concordo mas este era o ano dele sem dúvida pelo que conquistou

      • OlheLá
        Posted Dezembro 12, 2016 at 7:37 pm

        Que tenha conquistado tanto? Em termos de títulos? Vitor Baía conquistou bem mais!

        • Mauro
          Posted Dezembro 12, 2016 at 7:50 pm

          OlheLá, o Baía só supertaças portuguesas tem umas 10. Diria é que nem se tivesse 100 isso valeria uma Champions. O Ronaldo tem 6 finais europeias e 4 vitórias, isso chega para abafar todo o palmarés do Baía. Já nem vou pelos títulos individuais que devem ser 100 vezes mais os prémios que o Baía ganhou.

        • Nuno Marques
          Posted Dezembro 12, 2016 at 9:41 pm

          OlheLa , e existe comparação nos troféus ? Não me faça rir mais ainda. Como referi outro dia , num post da VM, o que defendo aqui e como já vi algumas pessoas a dizer o mesmo, o que me faz confusão é o ódio ao Ronaldo, pode ser justo ou não e discutível pelos critérios , se formos pelo talento claro que é messi agora por outros critérios para mim este ano foi do Ronaldo. Mas isso não interessa cada um tem a sua opinião que e tão válida como a minha , agora não percebo o não ficarem feliz por um português ganhar justo ou não , é a mesma coisa que ficar frustado por Portugal ter sido campeão europeu porque teve sorte e secalhar não merecíamos , mas ganhamos e ficamos orgulhosos, tal como agora acho que todos devíamos ficar sendo justo ou não , É PORTUGUÊS!!

        • Pedro Salgado
          Posted Dezembro 12, 2016 at 9:41 pm

          Caro OlheLá, já chega de internet por hoje.

    • Francisco A
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:23 pm

      Não tem ponta por onde se pegue.

    • The Monster
      Posted Dezembro 12, 2016 at 8:57 pm

      Cai de costas com este comentário, então se não é o CR, quem é o melhor tuga de sempre?
      Enfim, isto lê-se cada coisa.

  • Natan Fox
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:07 pm

    1- Pelé – Sem essa que nunca jogou na Europa, a liga brasileira, argentina, uruguaia, era tão boa quanto qualquer uma Europeia, e todas as vezes que ele enfrentou os Europeus seja contra clubes ou seleções, fez o que fez… 3 Copas do Mundo, e dezenas de titulos. Jogador completo e tecnicamente acima da media e do seu tempo.

    2- Messi – Passou Maradona, se ganhar uma Copa, vai ser elevado a um patamar que, provavelmente, ultrapassará o Pelé.

    3- Maradona – Jogador mais magico da historia do futebol!

    4- Zidane – Magia, elegancia, liderança, poder de decisão. O melhor europeu de sempre!

    5- C. Ronaldo – Não precisa de comentarios. Um craque que é capaz de ganhar 4 bolas de Ouro competindo contra o Messi.

    6- Cruyff – Genio em todos os sentidos!

    7- Beckenbauer – Maior jogador alemão!

    8- Di Stefano

    9- Platini – 3x bola de Ouro!

    10- Garrincha – Ganhou a Copa de 62, sozinho! Craque espetacular!

    Os 10 maiores jogadores de todos os tempos!

    • Fabio Mendes
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:27 pm

      Eu colocava o Eusébio neste Top 10 no lugar do Garrincha.
      De resto concordo contigo Nathan.

    • Mauro
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:34 pm

      “Todas as vezes que enfrentou Europeus seja contra clubes ou seleções, fez o que fez”

      Não deves estar a falar da Copa de 1966 – Brasil 1 – 3 Portugal, pois não?

    • Luís Martins
      Posted Dezembro 12, 2016 at 9:12 pm

      Consigo concordar com tudo menos com o Pelé. Mas compreendo, por seres brasileiro.

  • Francisco A
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:08 pm

    Apesar de não ter a classe de Zidane e o virtuosismo de Cruijff, considero CR7 o melhor jogador europeu de sempre.
    Pela consistência, números e títulos, a meu ver, à frente só Messi, Maradona e Di Stefano.

  • Filipe22
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:10 pm

    O VM disse praticamente tudo. Defendo o Top da Bola de Ouro do VM (que todos os meses justificava, e bem, as suas escolhas), por isso defendo que o prémio deveria ter ido para Messi. De qualquer das formas parabéns a Cristiano. 4 Bolas de Ouro é impressionante.

    ps: alguém sabe explicar o prémio da FIFA? Por exemplo, se em Janeiro o Cristiano voltar a ganhar o prémio, passa a ter 5 prémios de melhor do mundo? É um bocado confuso…

  • PRicardo
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:11 pm

    Dar ”porrada” ao homem hoje era dispensável, mas pronto.
    Parabéns!SIIIIIIIM

  • Ricardo Nunes
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:12 pm

    4ª e última, a meu ver, isto tudo numa era em que existe um “jogadorzinho” chamado Leo Messi.

    • Kafka
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:19 pm

      Para o Ano o CR ganha de novo porque o Real vai ser campeão europeu

      • Ricardo Nunes
        Posted Dezembro 12, 2016 at 7:46 pm

        Mesmo que ganhe, só a conquista da Taça de Confederações, o que acho muito improvável, é que pode entrar na discussão, pois as suas “estatísticas” vão estar a diminuir ano após ano.

        • Kafka
          Posted Dezembro 12, 2016 at 7:53 pm

          Ricardo

          Mas o critério actual é “desde que Real ou Barça ganhem a Champions, ganha o Messi ou o Cristiano”

          É este o criterio actual, e como o Real vai ser campeão Europeu, o Cristiano já ganhou a proxima, pois não interessa se foi o melhor ou nao da equipa, nao interessa nada disso

    • Acertivo
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:52 pm

      O ano ainda nem começou e já todos sabem quem vai ganhar. Assim vale a pena…

  • Filipe A
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:12 pm

    Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!
    Carrega Ronaldo orgulhoso de ti apesar de não ter sido o ano em que tiveste em melhor nível ganhaste titulos muito importantes coletivos o que facilitou a bola de ouro.
    Soma e segue

  • Filipe Neves
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:14 pm

    “apesar do portugues ter desaparecido na final do EURO 2016” …acho este comentario extremamente injusto!

    • Capitão Tsubaca
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:26 pm

      Subscrevo, agradeço ao Ronaldo tudo o que fez por mas talvez só quem more no estrangeiro perceba isso.

    • MiguelG
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:28 pm

      Se é injusto ou não isso é treta, a verdade é que Ronaldo não decidiu em nada a final do Euro e isso é um facto.

    • João Alves
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:33 pm

      O que é que o Ronaldo fez na final do Euro 2016, Filipe?

      • Rodrigo A.
        Posted Dezembro 12, 2016 at 7:40 pm

        Desaparecer é normal dizer-se a quem esteve presente o jogo todo e não fez nada..
        Não quem aos 12 minutos levou uma pancada que o meteu fora de jogo…

      • Frankscp
        Posted Dezembro 12, 2016 at 7:43 pm

        O problema é o desapareceu na final do Euro e na Champions. Dá a entender que não jogou bem. Era dispensável.

      • Rui Ferreira
        Posted Dezembro 12, 2016 at 7:43 pm

        Foi arrumado e mandado para o estaleiro pelo Payet

  • Daniel
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:15 pm

    Parabéns CR7!

    Muitos dirão que não é merecido, que não se dá ao jogo, que não assume e que se esconde… Muitos o tratarão por Penaldo, só marca de encostar… Enfim, mais uma vez o texto também é mais a cascar no Ronaldo do que a parabenizá-lo, mas já se percebeu a vossa oipinão relativamente ao melhor do Mundo ou a JJ etc, nem vou entrar por aí.
    Para mim seria justo ser ele ou Messi, são os 2 melhores. Um ganhou um troféu inédito (Euro) e Champs, foi o melhor marcador da Champs e o outro ganhou os troféus internos do melhor campeonato do mundo. Qualquer um deles seria justo, Suarez também seria uma boa escolha.
    Agora este politica de atacar um para engrandecer o outro não faz sentido.

  • Adriano Gonçalves
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:16 pm

    Se por acaso ele ganhar o premio de melhor do mundo em Janeiro, é considerada como uma 5º Bola de ouro?

  • Lourenço92
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:16 pm

    Sem querer levantar polémicas,admitindo que prefiro o Ronaldo ao Messi,mas considero os 2 melhores do Mundo,sem conseguir apontar um como claro nº1!
    Mas dizer que Ronaldo não pode ser posto no mesmo patamar do Messi,quando ganhou 3 das suas 4 bolas de Ouro num período em que Messi está ainda no topo das suas capacidades parece-me um bocado exagerado.
    Isso e dizerem que nem o melhor português de sempre é,mas pronto isso já me parece clubite aguda e rivalidade absurda,e atenção que não sou do clube que o formou.

    • Consuela
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:56 pm

      Se a Bola de Ouro fosse usada como critério para colocar jogadores em diversos patamares, o Maradona foi um pino qualquer.

      • Pedro Salgado
        Posted Dezembro 12, 2016 at 9:33 pm

        A Bola de Ouro (France Football) só premiava europeus. Pelé e Maradona nunca ganharam nenhuma.

  • JoaoMiguel96
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:17 pm

    Grande Ronaldo!! Sinceramente não sei se é merecida ou não, não prestei muita atenção aos jogos de Real ou Barça, mas tenho que o congratular por levar o nome de Portugal mais longe do que nunca.

    Ano perfeito para Portugal, a conquista de um Euro, 3 jogadores no Top 15 da bola de ouro, vendas estratosférico de jogadores e 2 equipas na fase a eliminar da Champions.

    Não podia pedir muito mais enquanto adepto do futebol português. No entanto, espanto me como é que conseguimos tanto quando cá o futebol esta muito mal organizado, somos de facto únicos.

    Ps: Fico muito feliz quando sei que tenho o privilégio de assistir a dois monstros do futebol atual por 25 euros/mês ehehe.

  • João D
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:19 pm

    Se me perguntam que é injusto dar-lhe o prémio? Digo que não.

    Se é o jogador mais talentoso do mundo? Digo que não.

    Se é o jogador português mais talentoso? Digo que não.

    Se foi o jogador mais importante do Europeu? Digo que não. Nem no top-5.

    Se é o jogador mais profissional, empenhado e trabalhador? Digo que sim.

    Parabéns, Ronaldo! 6 bolas de ouro para Portugal!

    • Nome
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:25 pm

      Quem é o mais talentoso do Mundo?
      Quem é o português mais talentoso?
      Quem foram os jogadores mais importantes do europeu?
      Quem foi o melhor marcador da selecção no Europeu?

      • Avelino Rocha
        Posted Dezembro 12, 2016 at 7:31 pm

        Mais talentoso do mundo ? Messi
        Mais talentoso português ? Ronaldo
        Jogadores mais importantes no europeu ? Patricio, Pepe, Raphael Guerreiro, Nani . E até o Renato quando jogava mexia mais com o jogo do que o Ronaldo
        Melhor marcador ? Penso que foram Ronaldo e Nani

      • João D
        Posted Dezembro 12, 2016 at 7:31 pm

        1-Lionel Messi
        2-Bernardo Silva
        3-Pepe, Rui Patrício, Raphael Guerreiro, José Fonte e Renato Sanches
        4-Nani e Ronaldo

      • Sombras
        Posted Dezembro 12, 2016 at 7:32 pm

        Messi
        Eusébio
        Pepe, Patrício.

        Acho que seria a isto que o João D se referia.

      • Sobe Alges
        Posted Dezembro 12, 2016 at 7:33 pm

        Em relação ao português mais talentoso, para mim é o Figo. Mesmo em final de carreira, com mais de 30 anos, continuava a driblar facilmente os seus adversários com a sua incrível técnica/classe. E muito dos seus lances davam origem a ataques de perigo e golos. O Figo teve sempre influência nos jogos em toda a sua carreira. O Ronaldo desde há uns anos para trás, só dá nas vistas pela quantidade de golos que vai marcando, e está à vista nesta época, que sem golos, não faz mais nada durante os 90 minutos. Não tem qualquer influência.

        • Murder
          Posted Dezembro 12, 2016 at 9:13 pm

          comparar o figo com o Ronaldo? a serio? aquele figo que caiu em desgraça no inter? que nem chegou a metade da qualidade do Ronaldo do Man Utd(ja nem falo do percurso do Real)? Façam uma breve pesquisa na Wikipedia e vejam os jogadores que passaram pelo Real e comparem o nivel a que esses jogadores chegarem e depois olhem bem para o nivel do Ronaldo.

          • Sobe Alges
            Posted Dezembro 13, 2016 at 4:38 am

            Caiu em desgraçada no Inter? Ganhou mais campeonatos o Figo no Inter, do que o Ronaldo no Real. E porque é que dizes que não atingiu nem metade da qualidade do Ronaldo? O Ronaldo não é de todo o jogador com mais qualidade de Portugal. Tanto Quaresma como o Figo são melhores tecnicamente. Se disseres que Ronaldo é o melhor avançado de sempre, até posso concordar por causa da quantidade de golos que marca. Isso é indiscutível.

            • Murder
              Posted Dezembro 13, 2016 at 12:30 pm

              Sim foi tetracampeao, como o resto da equipa! Ele nessa altura nem era titular, era mais nome do que jogador. E eu fui grande fã do Figo, mas temos de ser justos. Ele foi bom mas nem metade do CR foi.

          • Gizmo
            Posted Dezembro 13, 2016 at 9:28 am

            O Ronaldo é o melhor jogador português de sempre e ponto final. Agora dizeres que o Figo caiu em desgraça em Inter… Onde é que deixaste os óculos?? O Figo em final de carreira foi “só” tetra campeão italiano. Tens que te informar melhor!

        • RMarques
          Posted Dezembro 12, 2016 at 11:08 pm

          “Só dá nas vistas pela quantidade de golos que vai marcando”… Quem fosse esse o problema de todos os jogadores :)

          • Sobe Alges
            Posted Dezembro 13, 2016 at 4:28 am

            Exacto, nunca disse que fosse uma coisa má. O importante é marcar, mas não é tudo. Apenas não tem influência no jogo. O Ronaldo já há muitos anos que não desiquilibra nem cria jogadas.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:20 pm

    Cada vez acho que quem mais devia saber de futebol é quem sabe menos. Continua a palhaçada. Rezo pelo dia que o bom futebol volte a imperar e não os vencedores serem decididos por campanhas publicitárias.
    “ganhou 2 títulos” nem numa, nem na outra foi o melhor jogador da equipa. Nem o Real ganhou por ele, nem Portugal ganhou por ele (como se viu na final).
    Anseio por um dia onde golos não seja tudo e se volte a valorizar a presença em campo e o contributo à equipa.

    A posição de Modric neste prémio é surreal!

    • Kafka
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:23 pm

      Tudo dito Mosqueteiros

    • Hugo C
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:32 pm

      Mesmo. Um jogador que foi fraco no euro (em que Portugal ganhou porque ele não jogou a final), fraco na final da champions (relembrar que na champions só marcou a equipas que este ano nem à fase de grupos foram…).

      Comparar isto com os números de Messi e Suarez. Mas pronto, o Messi é que é o menino querido …

    • Mauro
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:41 pm

      “Nem Real ganhou por ele”, “Nem Portugal ganhou por ele”

      Então? O Real passava o Wolfsburgo como sem os golos dele? caía logo nos 4ºs. E Portugal? Alguma vez passava a fase de grupos sem os golos dele à Hungria? Ficávamos logo por aí… Fora os outros golos, em meias-finais e afins, mas se só contam golos na final, o golo que decisivo para o Real bater o Atlético de Madrid e ganhar a Champions também saiu dos pés dele.

      • Kafka
        Posted Dezembro 12, 2016 at 7:51 pm

        E os golos do Nani também não contam? e sem os golos do Bale como é que o Real ia à final? ou sem o golo do Sergio Ramos como é que ia a prolongamento?

        Esta portanto a dizer que para ti quem devia ganhar a bola de Ouro era o Eder? ou o Pepe? ou o Nani? ou o Bale? ou o Sergio Ramos? ou o Navas?

        É isso que estas a dizer? é que todos estes jogadores também tiveram um ou mais momentos fulcrais na vitória de Portugal e Real MAdrid

        • Mauro
          Posted Dezembro 12, 2016 at 8:05 pm

          Contam todos Kafka, até os decisivos do Neymar e Suarez na caminhada da última Champions do Barça, em que Messi praticamente só apareceu no jogo com o Bayern em casa, porque de resto foi sempre Neymar ou Suarez a decidir, incluindo na final, mas aí não te preocupou ser Messi a ganhar.

          • Kafka
            Posted Dezembro 12, 2016 at 8:24 pm

            Oi?? o Messi só apareceu contra o Bayern?

            Epah essa é a piada da noite…mas pronto como tu não viste os jogos, não sabes o que dizes….o Messi destruiu sozinho o City com 2 exibições monumentais, prinicpalmente a da 2ª mão, que foi uma das melhores exibições feitas por um jogador na última década

            Depois o Messi não apareceu na final? tremendo lool…quem faz a jogada TODA do 2º golo do Barça e que desbloqueia a partida? foste tu queres ver?

            Opah lindo

            • Mauro
              Posted Dezembro 12, 2016 at 9:05 pm

              Destruiu o City? Tás a falar do quê? do jogo em que falhou 2 penaltis num só? 1º com o pé e depois de cabeça? Foi o Suarez que destruiu o City nesse jogo, em nenhum dos 2 jogos com o City Messi marcou.

              • Kafka
                Posted Dezembro 12, 2016 at 9:51 pm

                Ahaha ah espera tu nao viste o jogo e como não viste o jogo, não aparece no excel o que ele jogou

                Tens razão, esqueci-me que tu falas de coisas que não vez, tens razão, mandas para o ar com base em fichas de jogo, esta certo

          • MosqueteiroSLB
            Posted Dezembro 12, 2016 at 8:38 pm

            O quê Mauro? Mas tu viste sequer essa champions? Só contra o Bayern em casa?
            Vai lá ver os jogos em si, em vez de ir ver quem marca. Vê quem cria os desequilíbrios para os golos também.

        • Ricardo Xavier
          Posted Dezembro 12, 2016 at 8:48 pm

          O que ele quer dizer é que essa conversa de “nem ganhou por ele” é completamente ridícula, como tu tão bem exemplificaste aí Kafka.
          A única diferença, é que contigo é dois pesos e duas medidas. Quando era esse argumento utilizado para pôr o Ronaldo para baixo por ti estava “Tudo dito”, quando é ao contrário, já o argumento não faz sentido.

          Enfim…

          Tem graça, que estás sempre a reclamar que não fosse o golo falhado por Higuain…! Então porque não carregou o Messi ás costas? É que o Messi também falhou um penalti nesse jogo, tem graça..! Já o Higuain tivesse marcado golo, estavas aqui a relatar como o Messi levou a seleção ás costas.

        • MichaelScott
          Posted Dezembro 12, 2016 at 11:20 pm

          Que golos do Bale? Ele marcou 0 (ZERO) golos na Champions.

      • MosqueteiroSLB
        Posted Dezembro 12, 2016 at 8:44 pm

        Amigo mas sabes se o 1º confronto com o Wolfsburgo ficava 2-0 se o Real não jogasse com o Ronaldo? E esses 3 valem tantos como os golos dos seus colegas nos outros jogos? Contra um Wolfsburgo absolutamente medíocre. A notícia nem devia ser o “ronaldo marcou 3”, devia ser como é que o Real teve tanta dificuldade em bater o Wolfsburgo.
        “Portugal passava sem os golos deles à Hungria” é impossível dizer porque ele jogou sempre, mesmo sendo o pior em campo. A verdade é que no único jogo com alguma dificuldade que tivemos não precisámos dele.
        “o golo decisivo” o penalti queres tu dizer. O penalti que o CR pediu para bater para ser o homem do jogo? Mesmo tendo feito uma partida absolutamente medíocre, onde estava a ser dos piores em campo. Lembro-me bem quando tentou fazer o mesmo contra Portugal e acabámos eliminado.
        Mas justificar esta conquista com um “marcou um penalti” é bom.

        Eu digo o que sempre disse, o CR não é o melhor jogador no Real, quanto mais em Espanha.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:48 pm

      Mosqueteiro

      Não tinha lido o teu comentário antes de fazer o meu concordo completamente isto de só se ligar às estatísticas e ao marketing só prejudica o futebol.

    • Murder
      Posted Dezembro 12, 2016 at 9:07 pm

      acredita que vais sentir muitas saudades do CR7, MosqueteiroSLB.
      Acreditam mesmo que sem o CR7 a seleçao nacional nao falharia uma fase final de um europeu ao mundial( ja nao digo ganhar esse mesmo torneio)? O CR7 é o nosso abono, ele decide um jogo como ninguem. Agora é moda comparar o Bale com o Ronaldo, quando é incomparavel, o bale nunca conseguiu justificar o investimento feito por ele (100M), COMPARAR UM JOGADOR QUE MARCA 16 GOLOS NA LC COM OUTRO QUE MARCA 1 DEVERIA DAR PRISAO. E sim é estatistica, mas so ha dois jogadores no Mundo que têm essa “estatistica”, os dois ET´S. Usufruam deles e nao discutam opinioes parvas, eles estao no meio do Pele e Maradona e isto tambem é uma dica para o VM. Deixem o Homem fazer o seu legado, nunca irao ver igual a representar a nossa Bandeira!

      • Filipe Ribeiro
        Posted Dezembro 12, 2016 at 10:53 pm

        Portugal não vai falhar fases finais porque agora tudo vai a europeus e mundiais antes ia uma por grupo de qualificação e apanhavamos Itálias Alemanhas Holandas não Dinamarcas Suécias e seleções do género.

    • Luís Martins
      Posted Dezembro 12, 2016 at 9:09 pm

      O Ronaldo foi fulcral contra a Hungria e contra Gales e teve participação essencial no golo que eliminou a Croácia.
      O argumento de que Portugal jogou melhor sem Ronaldo porque ganhou à França sem ele é ridículo. Então também posso dizer que a Argentina joga melhor sem o Messi, porque na Copa América perdeu com o Chile na final com ele em campo e na fase grupos ganhou ao Chile sem ele jogar?

      Já agora, o facto de 6 dos golos do Messi nesta edição da Champions terem sido contra Celtic e Gladbach já não interessa? São colossos?

      • Kafka
        Posted Dezembro 12, 2016 at 9:55 pm

        O Nani foi essencial no jogo contra a Austria, no jogo contra a Hungira, no jogo contra a Croácia, no jogo contra Gales e agora?? como é que ficamos??

        O Pepe foi ainda mais essencial, foi o melhor

        O Guerreiro também

        E agora? bola de ouro para o Nani? para o Guerreiro? para o Pepe? como é que fazemos isso?

        • Luís Martins
          Posted Dezembro 12, 2016 at 10:12 pm

          O único daí que também foi essencial no clube foi o Pepe.
          Portanto, se me perguntares: bola de ouro para o Pepe? Eu respondo-te que sim.

          Contudo, não se valorizam os defesas nem os guarda-redes atualmente.

        • Luís Martins
          Posted Dezembro 12, 2016 at 10:17 pm

          Mas já agora: Nani foi essencial contra a Áustria em quê extamente? O jogo ficou 0-0. Contra a Hungria, foi menos importante que o Ronaldo. Contra a Croácia marcou o golo, mas aquele golo conta? É que foi de enconstar (penso que para vocês esses não contam). Contra Gales não foi mais essencial que o Ronaldo de certeza.

          Quanto ao Guerreiro, mais uma vez, digo o mesmo: é um defesa. Também concordo que foi dos melhores, mas não são valorizados para estas votações.

          • Kafka
            Posted Dezembro 12, 2016 at 11:00 pm

            Enganei-me, quis dizer Islândia, foi contra a Islandia que marcou o golo

            Ai contra o Croácia não foi importante? mas o Cristiano já foi? esta certo…

            Contra Gales foi tão importante como o Cristiano, ambos marcaram 1 golo

            • Luís Martins
              Posted Dezembro 12, 2016 at 11:37 pm

              Para mim foi importante, mas vocês dizem que golos de encostar não contam. De qualquer das formas, basta rever o golo e verificar que quem inicia a jogada lá de trás é o Ronaldo e depois ainda é ele que remata, ficando a bola perto da linha de golo, onde o Nani só teve de encostar.

              ERRATA: Confundi o Nani com o Quaresma. Foi o Quaresma que marcou esse golo. Portanto, ainda menos sentido faz que o Nani tenha sido mais importante nesse jogo.

              Contra Gales, o Ronaldo esteve no golo do Nani. Esteve nos 2 golos.

              Contra a Islândia, o Nani foi mais importante, sim.

          • Cliff
            Posted Dezembro 12, 2016 at 11:21 pm

            Quem marcou o golo contra a Croacia foi o Quaresma…

        • Cliff
          Posted Dezembro 12, 2016 at 11:20 pm

          Explica la em que momento(s) do jogos contra a Austria e da Croacia o Nani foi essencial?

          • Kafka
            Posted Dezembro 12, 2016 at 11:31 pm

            Já disse que me enganei, quis dizer Islãndia

            Depois se o Luis Martins diz qeu o CR foi essencial no golo contra o Croácia, então por uma questão de coerencia o Nani teve exactamente a mesma importância nesse lance, é só ires ver o lance

  • Capitão Tsubaca
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:25 pm

    “CR7 já percebeu que nunca vai estar no patamar de Messi, Pelé, Maradona”, porque que não pode rivalizar com estes 3?

    • sadf
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:38 pm

      Também não entendo…
      Quantos jogadores têm os títulos que ele tem? Individuais e colectivos…

      Mas a que respeitar opiniões

      Acho piada tanto pele e Maradona por exemplo, quantos anos fizeram a grande nível? Não os vi jogar por isso não sei..

      Cumpta

      • pedrofernandes
        Posted Dezembro 12, 2016 at 7:51 pm

        Também não entendi essa “crítica”. Enquanto Messi não sair do Barcelona, será sempre o melhor do Barcelona… Seria interessante ver Messi em Inglaterra ou Itália. CR7 joga, marca e assiste por onde passa. Messi, não sabemos. Se calhar ele nunca sairá de Barcelona por isso mesmo. CR7 carregou às costas Manchester United e Real Madrid, bem como às vezes a Selecção Nacional. Qual tem sido o impacto de Messi na sua selecção??? CR7 é uum jogador de TOP. Pena que alguns insistam em desvalorizá-lo.

        • Kafka
          Posted Dezembro 12, 2016 at 7:58 pm

          Qual tem sido o impacto de Messi na Argentina? é a gozar certo?

          É só veres o que a Argentina tem feito com Messi a levar a equipa às costas a 3 finais consecutivas

          Ah espera esquece, o CR é melhor porque o Eder enganou-se e fez o remate da vida dele e o Higuain falhou de baliza aberta…é por isso que o CR é melhor, esta certo

        • Consuela
          Posted Dezembro 12, 2016 at 8:00 pm

          Sem Messi, a Argentina nem aos Mundiais se apurava. É só ver o exemplo deste ano. “CR7 joga, marca e assiste por onde passa”, eu acho que praticamente só marca hoje em dia, e parece que estamos a falar de 2 clubes péssimos para o CR os levar às costas.

          • Luís Martins
            Posted Dezembro 12, 2016 at 9:03 pm

            Por acaso o Ronaldo já é o jogador com mais assistências na Champions (para além de ser o melhor marcador).

        • Luis La Liga
          Posted Dezembro 12, 2016 at 8:01 pm

          3 finais da copa america (melhor na competicao em 2 delas), 1 final do mundial (eleito melhor da competicao), 1 jogos olimpicos e 1 mundial sub 20 nao é suficiente?
          Eu as vezes penso que voces so dizem isso para ter atencao.

          • tyson
            Posted Dezembro 12, 2016 at 8:15 pm

            “eleito melhor da competição” gostei desta, porque se estás a usar isso como argumento claramente não viste os jogos do messi no mundial, tanto é que toda a gente ficou surpreendida por ele ter ganho esse prémio.

            Tyson

            • Ragnar
              Posted Dezembro 12, 2016 at 9:30 pm

              Messi foi o justo vencedor de melhor do Mundial. Marcou em vários jogos e decidiu muitos jogos. Fez muitas assistências. E se tens assim tantas dúvidas vai ver a performance individual de Messi, Di Maria, Robben e James, e verás que Messi merece esse prémio.

              • Luis La Liga
                Posted Dezembro 12, 2016 at 9:39 pm

                Pois, para mim não houve um claro homem do torneio, mas por o James nessa lista como muitos tentam é so patetico.
                Gostei do Masherano, mas acho que nao foi assim tao desajustado ter ido para o messi.

        • Tsuri
          Posted Dezembro 12, 2016 at 11:38 pm

          Kafka, boa lógica essa. Então vai-se tirar as bolas de ouro que o Messi ganhou por titulos que os outros decidiram as finais. É isso mesmo.

          Para o Éder enganar-se contribuiram os golos do Ronaldo que nos fizeram chegar a essa dita final. Queijo?

          Novidade para ti já agora, se o Higuain tivesse marcado aquele golo, o Ronaldo seria o melhor de 2016 na mesma. De longe.

          • Ragnar
            Posted Dezembro 13, 2016 at 10:07 am

            Mas qual de longe? As palas são assim tão difíceis de tirar?

            Messi foi melhor em todos os aspetos possíveis! Messi em 2016 tem mais golos, mais assistências, mais “key passes”, mais dribles, mais chances criadas que qualquer um. Mas afinal mesmo qual é a dúvida? O justo vencedor seria Messi pela performance INDIVIDUAL. No entanto sou da opinião que Ronaldo ganhar não é injusto de todo, ele também merece.

      • Luis La Liga
        Posted Dezembro 12, 2016 at 7:56 pm

        Nem tu nem ninguem. Do Maradona viram uns resumos e uns jogos do mundial, onde Maradona e Pele chegavam a estes com 30 jogos nas pernas, enquanto que o Ronaldo tem 50/60 depois de andar a disputar finais de champions.

        • Filipe Ribeiro
          Posted Dezembro 12, 2016 at 8:31 pm

          Tu vens falar que os outros escrevem para ter atenção e tu dizes uma barbaridade de que o Maradona o Pelé chegavam com 30 jogos.
          Filho o Pelé fazia bem mais jogos que o Messi faz hoje.
          Se o Messi e Ronaldo apanha sem como apanhava o Maradona o Pelé não chegavam era a mundial nenhum.

          • Luis La Liga
            Posted Dezembro 12, 2016 at 9:08 pm

            Filipe Ribeiro, tens que deixar de ver estatisticas de futebol num livro de culinaria. Pele no mundial de 58 fez 46 jogos, em 62 37 (so fez 1 jogo) e em 70 28 jogos. Claro que isto sao jogos oficiais. Podes por jogosde treino se quiseres. A media da 37 jogos.

            Maradona.Mundial de 86 31 jogos e mundial de 90 36 jogos.

            • Filipe Ribeiro
              Posted Dezembro 12, 2016 at 10:05 pm

              Por essas estatísticas o Messi fez 25jogos em 2006
              53 2010,46 em 2014
              Ronaldo 47 2006
              35 2010
              47 2014.
              Onde estão os 50 60 jogos?
              Os do Pelé a tua fonte wiki não tem dados de todas as competições.
              Depois naquele tempo faziam tournées pela Europa América do Sul com imensos jogos era maior fonte de rendimento do Santos e da seleção brasileira.
              Mais volto a frisar os jogadores de hoje não apanham como antes nem há comparação.

    • Sandoval
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:52 pm

      E dizer que não tem o impacto desses mesmos jogadores…enfim. Um homem que percebe que “rodriguinhos” são muito bonitos, mas o que interessa é o golo e se trabalha para ser exímio nisso, não é tão bom nem tem tanto impacto? Não me parece acertado.

    • Toupas
      Posted Dezembro 12, 2016 at 8:22 pm

      Comparar CR7 a Maradona e no mínimo ridiculo, o Cristiano com o corpo todo não chega, para 50° do pe esquerdo do astro argentino.

      • Capitão Tsubaca
        Posted Dezembro 13, 2016 at 12:04 am

        Na tua opinião, na minha CR7 é muito melhor que Maradona, golos são fundamentais no futebol.

    • Pedro Salgado
      Posted Dezembro 12, 2016 at 9:28 pm

      Para os argentinos Maradona é um Deus e Deus não rivaliza com santos (Messi).

  • Joao C Alves
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:26 pm

    Em primeiro devo dizer que não percebi rigorosamente nada disto, mudei de canal e já lá estava o CR a erguer a bola d’ouro e tirar fotografias, não houve gala ? Já toda a gente sabia que ele ia ganhar é isso ? Confesso que não entendi, esta ano quase que passava despercebida esta distinção .

    Indo agora ao que importa, não consigo deixar de me sentir triste com este desfecho . Já era expectável que fosse o internacional português o vencedor, por culpa da champions e campeonato da europa, mas na minha opinião não deixa de ser injusto .

    O prémio bola d’ouro deveria distinguir o melhor jogador do mundo, não o jogador que mais competições ganhou .
    Sendo assim, Messi deveria ter sido o vencedor, por tudo o que jogou e fez jogar, pelos 2 títulos que conquistou, por ter levado quase sozinho a sua selecção a uma final, pelos golos, assistências, dribles, passes estonteantes, magia etc.
    Os títulos deveria ter o seu peso claro, mas não deviam ser o principal factor de atribuição de um prémio destes .

    Mas parabéns a CR por elevar o nome do futebol português mais uma vez .

  • Kafka
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:26 pm

    Totalmente em desacordo, CR não foi o melhor jogador do Mundo de 2016… Messi e Suárez tiveram num nível superior

    E no caso de Messi nem há por onde pegar, não só foi melhor no jogo jogado, como foi melhor a nível estatístico

    • TheGolden
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:59 pm

      Podes pelo menos ser um bocadinho português e por de parte as preferências de parte pelo jogador X ou Y e orgulhares-te de um português, nos tempos de hoje, ter conquistado 4 bolas de ouro?

      Se nós não apoiamos os nossos, quem vai apoiar? É a diferença que existe entre nós e os outros.

      • Kafka
        Posted Dezembro 12, 2016 at 8:18 pm

        Caro Golden

        Eu à 2 dias atrás fui aqui acusado no blogue de ser patriota e anti-estrangeiros porque critiquei o Sergio Ramos e segundo o que dizia, só o critiquei porque ele era Espanhol e fui acusado que tinha um complexo de inferioridade com os Espanhois

        Hoje 2 dias depois sou acusado de ser anti-patriota e defender aquilo que não é Português

        Vocês têm de se decidir :)

        Quanto ao que dizes, não é por um Português vencer que eu vou passar a achar justo uma coisa que para mim é injusta…não é por ser Português que eu vou achar o João Sousa melhor que o Nadal ou vou dizer que o João Sousa é melhor que o Nadal

        O meu critério no que toca a futebol será sempre o que foi feito dentro de campo, independentemente da nacionalidade, dai preferir o Jonas ao Guedes e o Jonas nasceu no outro lado do Atlântico

        Com todo o respeito pela tua opinião, mas o sitio onde as pessoas nascem a mim diz-me zero…claro que torço pela Selecção Portuguesa quando joga, como sou do Benfica e torço para que ganhemos ao Dortmund, agora se me perguntares

        “quem é melhro, Benfica ou Dortmund?”

        Eu sou do Benfica e se tu ou alguém vier dizer que o Benfica é melhor que o Dortmund, eu serei o primeiro a discordar e não vou concordar só porque sou do Benfica

        Estende isso a Portugal, nunca terei como critério para avaliar um desportista pelo sitio que nasceu, até porque os meu desportista preferido de sempre de todas as modalidades nasceu nos USA, é Americano e chama-se Michael Jordan….ah e o meu jogador preferido nasceu no BRasil, no Rio Janeiro e é o Fenómeno

        • TheGolden
          Posted Dezembro 12, 2016 at 9:05 pm

          Pronto, tens a tua opinião e aceito e não tenho que discordar. Também só quis dar o meu ponto de vista :D

          Eu tenho uma visão diferente das coisas, eu apoio sempre o que é nacional, há que ter esse orgulho porque como disse no comentário, se não apoiámos os nossos, quem apoia?

          Mas sem stress, cada um com a sua.

          Ps: Acho que ainda não referi em lado nenhum mas claro que o favorito era o Messi, que teve um ano astronómico, mas claro que fico ainda mais contente por ter sido um português.

    • Trent
      Posted Dezembro 12, 2016 at 9:07 pm

      TheGolden, o problema é que a aversão ao facto dele ter sido formado no Sporting Clube de Portugal até supera o seu patriotismo. Tento de se agarrar a tudo o que seja produto sul-americano.

      Que estatistica? Aquela que fez o Barcelona perder tantos pontos nos ultimos 2 meses? É que ainda estamos em 2016.

      Ronaldo marcou mais na Champions, marcou mais na sua selecção, ganhou as 2 maiores competições que tinha para ganhar.

      • Kafka
        Posted Dezembro 12, 2016 at 9:18 pm

        Isso que dizes é mentira, o Messi marcou mais golos na Champiosn que o Cristiano

        Ano de 2016

        Messi 58 golos e 32 Assistência
        Cristiano 51 golos e 17 Assistências

        Quanto à Champions no Ano de 2016

        Messi 13 golos (10 nesta época e 3 na época passada no Ano 2016)
        Cristiano 5 golos (2 nesta época e 3 na época passada no Ano 2016)

        Depois o Barça por acaso a maior parte dos pontos que perdeu neste campeonato, foi sem o Messi em campo, tende de te informar melhor para a próxima

        PS: Por fim és somente ridiculo ao dizeres que eu defendo o Messi porque o Cristiano foi formado no Sporting, porque então se for assim, então como explicas que eu ache que o Messi é melhor que o Renato Sanches? é que o Renato Sanches foi formado no Benfica e eu acho que o Messi é infinitamente melhor que ele

        Como vez, caíste no ridículo

        • Pedro
          Posted Dezembro 13, 2016 at 3:44 am

          E o número de jogos que fez cada um? não importa referir?

          E a importância dos golos?

          São estatísticas semelhantes, é normal o Messi ter mais assistências, porque teve um avançado como o Suarez, que marcou 60 golos na época passada, para assistir.

          Importa referir que o Real Madrid em 2016 fez mais pontos, que o Barcelona e na taça do Rei não pode competir por questões administrativas.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Dezembro 12, 2016 at 9:35 pm

        Este patriotismo bacoco é de rir depois são os primeiros a criticar o país e lá fora é que é.
        Fala se em futebol ai temos que ser patriotas e tal mesmo que essas pessoas não tenham os valores que admiramos absolutamente ridículo.

        • TheGolden
          Posted Dezembro 15, 2016 at 11:45 am

          Eu nunca critiquei nem irei criticar o país em si. Podem existir certas coisas em que não concorde, mas nunca irei falar mal do meu país. Acho nos devemos orgulhar de sermos portugueses e levar Portugal connosco por todo o planeta.

          Cumprimentos.

  • ACT7
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:27 pm

    Vamos mais uma.
    3 jogadores no top 12 muito bom. Parabéns ao Cristiano 4 bolas de Ouro não é para qualquer um.
    Falam do CR7 como se tivesse dois tijolos nos pés, o homem é um craque.

  • N.S.
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:28 pm

    Siuuuuu!
    Parabéns Cristiano! Prêmio justo para o jogador que ganhou os troféus mais importantes de 2016. Para o ano ganhas a La Liga e a Champions e igualas o Messi, parabéns a este jogador formado no Man Utd pelo lendário Ferguson.

  • Ricardo Ricard
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:30 pm

    Parabéns e justo ou não…Eleva mais uma vez o nome de Portugal,mas ninguém quer saber disso!

  • Filipe Ribeiro
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:40 pm

    Pode ganhar mais 3 ou 4 isso não significa rigorosamente nada nessa comparação do melhor jogador europeu.
    O modelo de premiação é bem diferente e depois a concorrência era bastante superior a forma de analisar um jogador também.
    O Muller tinha ganho umas 5 ou 6 bolas se avalia sem os jogadores como hoje.

    • Kafka
      Posted Dezembro 12, 2016 at 7:49 pm

      Tudo dito Filipe, no critério actual o Muller ganhava de cadeirinha uma serie delas

    • Luís Martins
      Posted Dezembro 12, 2016 at 9:01 pm

      O Muller só por 1 vez marcou mais de 50 golos numa época de uma grande liga. O Ronaldo já o fez 5 vezes.
      O alemão só não ganhou mais vezes porque coincidiu com Cruyff, tal como Ronaldo não ganhou mais por coincidir com Messi.

      • Filipe Ribeiro
        Posted Dezembro 12, 2016 at 9:31 pm

        Sim uma vez os 50 golos já que queres dar dados diz em quantos jogos foram feitos esses golos.
        A bundesliga tinha menos jornadas e a taça dos campeões também.
        Para não falar que era tudo mais equilibrado não havia 5 6 equipas com os melhores do mundo como hoje.

        • Luís Martins
          Posted Dezembro 12, 2016 at 9:43 pm

          O Muller fazia, em média, 41 jogos por época pelo Bayern. Menos 10 jogos que o Ronaldo e o Messi fazem atualmente. Os tempos eram diferentes: dantes, havia menos condições e os defesas eram mais duros; mas hoje há muitos mais jogadores de bom nível para cima e o futebol é muito mais tático, sendo cada vez mais difícil marcar golos.

          • Kafka
            Posted Dezembro 12, 2016 at 10:07 pm

            Hoje é mais dificil de marcar golos? só podes estar a gozar….hoje em dia a classe média ficou bem mais distante da classe alta e do grupinho de 6/7 clubes que aglomeram todos os melhores jogadores

            Antigamente e devido às imposições de nacionalidade etc, os melhores jogadores estavam espalhados por várias equipas, hoje em dia os melhores do Mundo jogam TODOS no Real, Barça, Bayern etc e isso faz com que haja uma enorme diferença destes para as restantes equipas

            Dai hoje em dia se andar a bater vários recordes de golos, invencebilidades e pontos

            Antigamente era impensavel o Real ou o Barça fazerem 100 pontos em 114 possiveis…alias não só era impensavel como era IMPOSSIVEL porque a diferença era muito menor do Real/Barça para os restantes

            Hoje em dia o Real/Barça têm no seu onze em todas as posições 1 dos 4/5 melhores do Mundo, antigamente era impossivel porque não havia a liberalização de estrangeiros e portanto o Real tinha 1 ou 2 bons, e o resto era prata de casa e alguns bons espanhóis, não mais que isso

            Antigamente era muito mais complicado haver os recordes de hoje, nem há comparação

            • Luís Martins
              Posted Dezembro 12, 2016 at 11:09 pm

              Mais difícil ou não, o que é certo é que havia mais golos. Antigamente, jogos 0-0 ou 1-0 ou 1-1 eram raros.

              Só estou a falar de marcar golos. No resto concordo com o teu ponto de vista.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Dezembro 12, 2016 at 10:48 pm

            Ok se tu acreditas nisso não vou ser eu a fazer te mudar essa ideia.
            Mas nenhum nenhum defesa da actualidade tinha o nível de antes e como bem dizes muito mais duros.

  • Pedro F
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:42 pm

    Dizer que Messi é melhor que Cristiano Ronaldo, ainda aceito apesar de não concordar. Agora dizer que Cristiano não é o melhor jogador/atleta português de sempre é uma afronta à realidade

  • Manel Pereira
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:45 pm

    Como é que se atribui um prémio sem que os restantes candidatos não estejam presentes? até agora sempre houve uma gala de atribuição do prémio, não entendo.

    Em relação ao prémio em si, Messi foi de longe o melhor jogador em 2016 e até Suarez foi superior ao Ronaldo. Neste tipo de distinções é lógico que as conquistas coletivas pesam na escolha e decisão final, contudo, se a atribuição é para o melhor jogador então era isso que devia ser avaliado e votado.
    Analisando a performance de Ronaldo e Messi vemos que Messi como “jogador” foi claramente superior e é/foi muito mais determinante que o português (visão de jogo, drible, assitências, qualidade passe, jogadas), não esquecer que o argentino levou a sua seleção à final da Copa América e ainda conquistou 2 prémios coletivos (com menor relevo e importância dos de Cristiano, é certo).
    Para além disso, Ronaldo não foi sequer o melhor jogador do Real na Champions muito menos o melhor jogador do Europeu, não foi determinante em nenhuma das duas competições (Pepe e Patricio foram bem mais importantes do que ele no Euro por ex). Mas isto é apenas a minha opinião.

    Justo ou não, os meus parabéns pela conquista.

  • Stalley
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:51 pm

    Justíssimo, venceu os dois troféus mais importantes de 2016, faltou a Liga Espanhola, acrescentou golos e assistência, mas o grande feito foi mesmo o Europeu por Portugal, aí sim foi “machadada” final e também claro distanciou-se dos demais, limpou tudo pelos clubes que passou quer individualmente e colectivamente e pela selecção como capitão conquista o primeiro troféu da história,(no Sporting saí aos 18 anos como uma “promessa” apenas, como outros tantos) e isto para mim chega para ser dos melhores de sempre e ainda não acabou a carreira, ah e claro são 10 anos ao mais alto nível.(agora se é o primeiro, o segundo,o terceiro, já vai de cada um)

    Este sim é o verdadeiro “galáctico”, Cristiano Ronaldo é o “jogador”.
    Todos os clubes querem ter o seu “Cristiano Ronaldo” uma SuperStar e aí não á ninguém que chegue perto de CR7, hoje em dia os grandes clubes, querem alguém que renda dentro, mas também fora de campo, veja-se o que está a fazer com Pogba (com as devidas diferenças) por exemplo, é reclames da Adidas, músicas e tudo mais, agora será que é o rapaz aguenta com essa pressão toda, o mediatismo?….no futuro saberemos.

    Todos querem ser “Cristiano Ronaldo’s”, mas esquecem-se que o “império” que este homem montou, não foi só por ser uma “cara bonita”, porque se fosse tão fácil, o Beckham era o “maior do bairro” e andava sempre no top dos melhores do mundo, Cristiano Ronaldo é aquilo que é hoje por trabalhou o seu (grande)talento, soube gerir a vida pessoal/fama(apesar de ter episódios tristes) com o rendimento dentro de campo, como já referi são 10 ao mais alto nível, ao lado de Messi (que é o único que o ultrapassa, dentro de campo)
    Já para não falar da Federecção Portuguesa Futebol, hehehe, aí vemos o que este homem rende…dá de “comer” desde 2008 aquela malta, a partir de 2008 para cá, o interesse dos media internacionais por Portugal, é porque temos um Cristiano Ronaldo, porque se não ninguém ligava…só agora é que tão aparecer novos talentos e mesmo em 2016, vias os jornais internacionais ou redes sociais, o interesse ao inicio pela selecção, era porque tínhamos um Cristiano Ronaldo na equipa (claro que á medida que fomos avançado, começaram a ver que havia mais qualidade para além de CR7).

    Para finalizar o meu longo comentário, sinceramente acho que nunca ouve no futebol(não falo só do futebol jogado), alguém como Cristiano Ronaldo, na minha opinião.

    • Sagan
      Posted Dezembro 12, 2016 at 10:57 pm

      Congratular-te pelo excelente texto. Apesar de achar que o Messi foi melhor, apontaste pontos válidos e assim as discussões são sempre mais edificantes. Sem dúvida que o Ronaldo é um exemplo para todos os futebolistas que aspiram a tornar-se grandes, e, no futebol moderno, com as cifras astronómicas envolvidas, são raros os que têm a capacidade, talento e paciência para se construirem de base. A sensação de comodidade impera, pois no futebol atual basta um jogador jovem destacar-se numa série de jogos, recebe imediatamente todos os elogios do mundo e contratos milionários. CR7 é um exemplo no futebol pelo seu percurso, mas também nas restantes profissões para profissionais que pretendem singrar.
      Cumprimentos

  • Rui Sousa
    Posted Dezembro 12, 2016 at 7:58 pm

    Deixo apenas uma pequena reflexão, até porque sempre que vem esta temática acima eu manifesto a minha opinião:

    O João Sousa de LONGE que não é o melhor tenista do mundo……há aqui alguém que não gostasse de o ver ganhar um Grand Slam ou grandes torneios mesmo sabendo que não era o melhor? Ou alguém que quando ele ganhasse em vez de vir dizer que era um orgulho viesse dizer “que vitória mais injusta?”

    E se fosse o Miguel Oliveira nas motas?

    Ou o Ricardinho no Futsal (sendo que esse está mesmo entre os melhores ao contrários dos outros 2 exemplos)?

    Ou quando o Proença arbitrou a final da Champions ou do Camp de Europa? Também não foi orgulho?

    Porque é que quando é sobre o Ronaldo não existe NUNCA essa “solidariedade”, e até na vitória criticam o homem? Duvido que alguém o fizesse ou tenha feito em alguns dos exemplos acima…….mas é só um desabafo..

    • Kafka
      Posted Dezembro 12, 2016 at 8:08 pm

      Pera aí, mas tu estas a comparar a vitória num Grand Slam de ténis onde há um critério exacto e conhecido por todos à partida, ou seja, ter de ganhar 7 jogos consecutivos à melhor de 5 Sets num sistema de playoff

      Com a vitória num prémio de popularidade onde umas quantas pessoas votam consoante acordam para ai viradas que este prémio do France Football?

      Desculpa lá, até gosto de ler os teus comentários, mas a tua comparação nao tem pés nem cabeça

      Uma coisa é ganhar dentro de campo, outra coisa é um prémio completamente subjectivo e que não tem critério algum como isto

      • Rui Sousa
        Posted Dezembro 12, 2016 at 8:18 pm

        Não Kafka, não é isso.
        Conforme mencionei recentemente acho que o vencedor deveria ser o Messi, o que me custa é ver a quantidade de pessoas que faz questão de vincar o quanto o Ronaldo não merece, em vez de usufruir do facto de ter um jogador a ser reconhecido desta forma.

        No exemplo dos Grand Slam por exemplo, a comparação seria a de que mesmo que ele NÃO seja o melhor do Mundo, toda a gente ficava feliz na mesma que ele ganhasse. Ninguém ia dizer, até pode ter ganho mas não é o melhor do mundo, nem de perto. E não iam dizer isso porque era motivo para celebrar.

        Os critérios neste prémio são subjetivos, e é ridículo o ano ser cívil em vez de futebolístico por exemplo.

        Cumps

      • Ricardo Xavier
        Posted Dezembro 12, 2016 at 8:20 pm

        O Ronaldo ganhou o Europeu e a Champions, não as tivesse ganho nem seria considerado. A comparação não é assim tão má.

      • André
        Posted Dezembro 14, 2016 at 8:36 pm

        É subjectivo, mas se a subjectividade for a sua está todo bem

    • Tartaruga
      Posted Dezembro 12, 2016 at 8:24 pm

      Acho que são maus exemplos os que dás. Se o Miguel Oliveira ganhar nas motos é porque ganhou uma corrida, pode ou nao ter sido o melhor mas ganhou uma corrida. O mesmo para o Joao Sousa ganhar um Grand Slam.

      O problema da bola de ouro é não ter nenhum critério objectivo definido, é uma especie de concurso de beleza que é bastante subjectivo. O que importa no futebol são os titulos colectivos ganhos no campo, e não os individuais que sao ganhos por votos. É o mesmo que num torneio de grand slam teres um premio para o verncedor do torneio e outro para o jogador com “mais classe” seja lá o que isso for.

  • RodolfoTrindade
    Posted Dezembro 12, 2016 at 8:01 pm

    Muito longe de ser o melhor do mundo, mas tendo em conta os critérios patéticos deste prémio é merecido.

    Parabéns Cristiano!

  • Kacal
    Posted Dezembro 12, 2016 at 8:02 pm

    YES! Justo e merecido! Fez um ano muito bom a nível individual e depois a nível colectivo teve conquistas importantes como a Champions e o Euro onde teve momentos decisivos nessas competições. O Cristiano é um orgulho para mim enquanto português e seu fã, é o meu ídolo no futebol e portanto estou extremamente contente e satisfeito, diria feliz até. 4 Bolas de Ouro e mais uns quantos pódio deve ser orgulho para qualquer português e amante deste desporto. SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII #Proud

    • Ragnar
      Posted Dezembro 13, 2016 at 10:30 am

      Achas que é assim tão justo? Merece, sem dúvida, ganhou o que sabemos mesmo não tendo sido o melhor, e fez uma época recheada de golos, mas achas mesmo que merece? A nível individual Messi esteve muito, mas muito melhor.

  • Consuela
    Posted Dezembro 12, 2016 at 8:05 pm

    Ronaldo tem é de agradecer esta Bola de Ouro a um pequeno grande pormenor: os sorteios da LC e do Euro. Mas alguém se acredita que ele era bicampeão europeu de modo contrário?
    Sejamos realistas, o homem não merece ser considerado o melhor do mundo quando, individualmente, não joga nada e só marca a quantidade estratosférica de golos porque está num grande clube, senão nem isso tinha a seu favor.
    Acredito que seja a sua última, em condições normais já não tem muito mais a oferecer ao desporto a não ser autoelogiar-se e autopropagandear-se.

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 12, 2016 at 8:37 pm

      Só marca porque está num grande clube… não existem mais grandes clubes? Quantos craques marcaram tantos golos pelo Real antes de Ronaldo? Não têm mesmo noção do ridículo.

    • NCSV
      Posted Dezembro 12, 2016 at 8:38 pm

      “Não joga nada” … isso não é exagerado? Se não jogasse nada era titular no melhor clube do mundo?

    • Kafka
      Posted Dezembro 12, 2016 at 9:07 pm

      Consuela

      Para o Ano o Cristiano ganha de novo, porque o Real Madrid vai ser novamente campeão Europeu,

    • Sagan
      Posted Dezembro 12, 2016 at 10:17 pm

      Não contes com isso de ser a última, ele renovou também a pensar nisso, jogar no real dá sempre garantias de títulos e o real raramente fica em branco, cada ano que o real ganhar algo ele estará sempre na corrida. Bale e companhia podem esquecer, a imprensa espanhola está constantemente com a conversa do Bale futuro bola de ouro, vejamos Bale tem 27 anos, este ano se tem sido ele a bater os penaltys e livres do real, e com a performance que teve com Gales, e com o apoio dos jornais de Madrid tinha levado este ano o prémio.

    • Observador
      Posted Dezembro 12, 2016 at 10:46 pm

      Não podia ser mais descabido e desconhecedor, esse comentário. Caso para perguntar: o que tem a ver o cú com as calças?! Tão mas tão sem sentido que nem vou justificar.

    • Karenina
      Posted Dezembro 13, 2016 at 12:03 am

      Mas quantos jogadores no Mundo já existiram, ou existem, que só marquem a quantidade de golos e façam a quantidade de assistências que ele faz?
      Se fosse fácil ele não batia recordes. Se o Messi é o melhor de sempre por tudo o que oferece, o que dizer do jogador que durante a carreira do melhor jogador de sempre competiu diretamente com ele por titulos e prémio e venceu uma boa parte deles. Neste momento o Messi tem 5 e o Ronaldo tem 4. Isto é o que fica. Os 2 maiores de sempre. O melhor jogador de sempre, contra o segundo melhor jogador de sempre.
      O titulo de melhor europeu de sempre já era dele. As pessoas gostam muito de falar em Zidane, Ronaldinho, Ronaldo (R9), mas o que viram deles foram highlights. Ou são videos do youTube.
      O Cristiano faz história todas as épocas. Tem 31 anos e já é dono de metade dos recordes do futebol mundial. Nos últimos 7 anos tem uma média superior a um golo por jogo. Quantos anos tem o Real Madrid? Quantos anos tem o Barcelona? Quantos super-jogadores já jogaram neste clubes? Quantos marcaram a quantidade de golos e assistências do craque português? Se fosse fácil já mais o teriam feito…
      A sua última? É neste momento o melhor marcador do campeonato. E ainda a semana passada fez um hat-trick contra o Atlético em pleno Vicente Calderón. Ainda tem muito a oferecer ao futebol. E veremos se não faz uma gracinha no Mundial, sabendo ele que se o fizer, é considerado o melhor futebolista da história.

    • John Rambo
      Posted Dezembro 13, 2016 at 1:42 am

      Nem mais, mas muitos só vão cair em si quando ele deixar de estar no topo.

      Muita gente gosta do ronaldo por ele ser famoso apenas e tal, tudo é notícia sobre ele (porque cada click dá receita aos jornais claro!), só que não admitem, há e tal marca muitos golos, tábem, devem ver 2 ou 3 jogos por ano.

      Aliás hoje já calhou mais um PSG ao barça e um Napoles ao madrid, enfim…agora ronaldo marca 5 ao nápoles e pronto, já passa melhor que o Zidane, dribla melhor que o Messi, tem mais talento que o Fenómeno, etc…

      Epa q merece o prémio é uma coisa agora exageros é outra.

  • Kacal
    Posted Dezembro 12, 2016 at 8:07 pm

    Ah e só mais uma coisa. Agora já posso dizer até ao próximo ano que o Ronaldo é o MELHOR DO MUNDO!

  • Jose Miguel Mota Pinho
    Posted Dezembro 12, 2016 at 8:10 pm

    Ronaldo já é o melhor jogador europeu de sempre. Mas digo isto pois para mim nem tempo concorrência.
    Atualmente Messi é melhor jogador apesar de considerar merecida a distinção.
    Quanto ao primeiro parágrafo, Ronaldo já teve a técnica e talento ao nível deste na minha opinião. Foi perdendo estas características, até porque desenvolveu muito o seu físico, o que faz perder agilidade e técnica em qualquer um.

  • DiogoCC
    Posted Dezembro 12, 2016 at 8:10 pm

    Parabéns Ronaldo, já vão 4!
    4 Bolas de ouro
    3 Champions
    1x campeão da Europa
    3x campeão em Inglaterra
    1 La LIga
    562 golos
    214 assitências
    Records e mais records
    Ganhou tudo que havia para ganhar em 2 países diferentes, se isto não o faz estar entre os melhores então não sei…

  • André Barros
    Posted Dezembro 12, 2016 at 8:19 pm

    Podem dizer o que quiserem do Ronaldo no clube, nem vou estar para responder, porque realmente estamos longe do Ronaldo com os niveis exibicionais de magia do tempo do Manchester e dos primeiros anos do Real Madrid.

    Mas que conversas são essas sobre jogadores como o Nani terem estado melhor? Haja noção! O Nani estava a ser uma lástima até aos quartos de final, bem pior que o Ronaldo. E ninguém conseguia perceber como o Rafa nem estava a ser dados minutos.

    Mais importante que o Ronaldo, apenas houve Rui Patricio, Pepe e Rafael e provavelmente o Renato! Enfim, o que fazem para falar mal dele, enaltecendo por outro lado alguém que está provavelmente no mesmo barco que o Ronaldo, que é o Nani. Jogador que durantes vários anos tinha bastante qualidade técnica, e depois com o passar dos anos perdeu essa capacidade. Só que ao contrário do Nani, o Ronaldo sempre esteve num patamar muito superior, e ainda hoje consegue ser uma figura importante no melhor clube do mundo.

  • Sagan
    Posted Dezembro 12, 2016 at 8:19 pm

    O mundo do futebol está de luto. Não foi o melhor do ano, mas admirável vencer 4x na era do ditador Leo Messi. Títulos coletivos a decidir, apesar de ser um prémio individual. Não foi o melhor de Portugal no Euro, nem nos 3 primeiros, no real marcou 16 golos na champions (psg city atletico 0 golos, as unicas 3 decentes que a passadeira vermelha do real teve pela frente). Resumindo, os jogos memoráveis do bola de ouro 2016, wolfsburgo, hungria e contra o atlético, nesta nova temporada, após o inicio deplorável, ainda assim, marcados da forma habitual, penalty, ressalto e encostar. Comparar com 2015 por exemplo, quando Messi destruiu o bayern, a eliminatoria com o city que sem golos, mas melhor que o duplo embate de este ano que marcou 4, prefiro os dois jogos de 2015 aos deste ano, e todo o percurso, exibição e golos contra o bilbao na final, é incomparavel. É um grande jogador sim, merece tudo o que conquistou pelo seu talento, trabalho e dedicação sim, é o melhor do mundo não.
    Cumprimentos

  • Rodrigo A.
    Posted Dezembro 12, 2016 at 8:45 pm

    Muitos tentam comparar o Ronaldo com outros jogadores que por cá passaram….muitos esquecem-se que muitos desses tiveram 2/3 anos de nível de bola de ouro , Ronaldo teve 10 anos lá em cima, não esquecendo que o jogador que ele é hoje é bastante diferente do de há 6 anos atrás, mas muitos preferem esquecer isso.

    Mais uma bola de ouro para o melhor português de sempre e muito provavelmente o melhor europeu de sempre.

  • Fábio Sigre
    Posted Dezembro 12, 2016 at 8:49 pm

    Costumo ler o VM pelos seus posts imparciais! Mas quando se trata de falar do Cristiano são sempre muito tendenciosos para o negativo! Eu nao aprecio nais as caracteristicas do Cristiano do que as do Messi, mas o prémio é mais do que merecido. Ganhou prémios inportantes e foi fundamental nos mesmos. Pela questão do desiquilibrio, para mim o neymar foi claramente superior ao Messi durante este ano, alias eu diria que este foi o ano em que o Messi, fruto da sua lesão, se apresentou menos bem. No entanto parece me que no próximo ano, o Messi volte a ganhar. Até lá muito futebol vai ser jogado!

    • Luis Leite
      Posted Dezembro 12, 2016 at 9:33 pm

      Qual lesão? O Neymar tem estado fracote na 2a metade do ano.
      Não percebo que futebol é que alguns users vêm.

      • John Rambo
        Posted Dezembro 13, 2016 at 1:37 am

        Epa sim, neymar não. Sou do barça e por mim já o teriam vendido. Pega-se à bola (e perde-a) 9 em cada 10 jogos… Não estou a dizer q não é bom claro, só a exagerar um pouco mas quem vê os jogos sabe do q falo.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Dezembro 12, 2016 at 9:07 pm

    Tendo em conta que estes premios são a junção do individual + sucesso colectivo, CR7 foi de muito longe o melhor, venceu as duas maiores competições europeias (sendo o melhor marcador nas suas equipas, Real e Portugal), o único que se aproximou diria que Suarez pq foi o Bota de Ouro e o melhor jogador do Barça da época, o Griezmann entra pq foi às duas finais e foi o melhor jogador do Europeu portanto ajusta-se, uma vez que não considero Setembro até Dezembro para esta distinção Messi nem sequer entraria no Top-3..

  • Pedro Salgado
    Posted Dezembro 12, 2016 at 9:18 pm

    O Ronaldo é candidato, juntamente com Messi, desde 2007 a melhor jogador do Mundo, ano em que venceu Kaka. Desde então, o prémio foi sempre disputado por dois “extraterrestres”: Messi e Ronaldo. Podemos gostar mais de um ou de outro, mas a verdade é que não existem jogadores, num passado recente, que tenham mantido, durante tantas épocas consecutivas, um nível exibicional estratosférico como estes dois. Parabéns Ronaldo!

  • Kafka
    Posted Dezembro 12, 2016 at 9:39 pm

    No critério actual o Di Stefano tinha de ter ganho 5 Bolas de Ouro seguidas porque era a estrela maior do clube penta campeão europeu, portanto usar o nr de bolas de ouro para definir quem foi o melhor europeu de sempre é ridículo e até desonesto porque os critérios não foram sempre os mesmos

    • B.Jardim
      Posted Dezembro 12, 2016 at 10:05 pm

      Quem foram os eleitos nesse anos de ouro do Real?

      • Kafka
        Posted Dezembro 12, 2016 at 10:57 pm

        1956 – Stanley Mathews
        1957 – Di Stefano
        1958 – Kopa
        1959 – Di Stéfano
        1960 – Suarez

        O Di Stefano só venceu 2 em 5…no critério actual teria vencido as 5 pois era a figura maior dessa equipa

      • Filipe Ribeiro
        Posted Dezembro 12, 2016 at 11:14 pm

        Di Stefano duas Stanley Mathews Kopa e Luis Suarez as outras durante o penta.

  • carlos alves
    Posted Dezembro 12, 2016 at 9:51 pm

    O Ronaldo nao se pode comparar ao messi porque? Porque nao faz as fintass que o messi faz! Que raio de portugueses somos que nao sabemos dar valor ao nosso melhor jogador de todos os tempos! Nao chega ao Ronaldo ser o melhor marcador de sempre da selecao,nao chega ser o jogador com mais golos na liga dos campeoes (98 golos)Quanto ao ser inferior ao messi isso e loucos. Os 2 jogadores jogam na mesma liga, desde que o ronaldo chegou a espanha em 2009 marcou 270 golos e 365 assistencias, o messi no mesmo periodo marcou menos golos (269) e menos assistencias 334. Em relacao a golos na selecao marcou 68 contra 59 do messi. O ronaldo e o jogador com mais nomeacoes para a equipa do ano da UEFA (13) desde 2004 sempre foi nomeado,messi apenas 11, . E o jogador que mais vezes foi eleito para a equipa ideal da. UEFA (10) 2004 e 2007-2016,contra 7 do messi. E verdade que o messi e 2 anos mais novo. Mas expliquem-me porque nao se pode comparar ao messi, ao pele e ao Maradona? Nao tem a tecnica do messi, mas se a tecnica fosse o unico ponto para definir o melhor jogador do mundo, para o treinador Manuel Jose o melhor do mundo era o Shikabala que passou no Sporting. Deixem-se de questionar o valor do Ronaldo uma vez por todas, pode nao ter a magia do messi, mas tem uma capacidade fisica,mental e de sacrificio soberba.

    • Kafka
      Posted Dezembro 12, 2016 at 10:02 pm

      365 assistências? ahahahaha és um enorme brincalhão, aliás tu és um poço enorme de mentiras

      Desde que o Cristiano chegou ao Real MAdrid

      Messi 395 golos e 149 assistências
      Cristiano 376 golos e 105 assistências

      Isto só em número, nem vou contabilizar tudo o resto e tudo o que o Messi joga e faz jogar e que não aparece na estatitisca, como o 1º golo do Barça na última jornada que na estatística só aparece assistência do Alba e golo do Suarez, mas foi o Messi que desencantou o Alba sozinho

      • Sagan
        Posted Dezembro 12, 2016 at 11:02 pm

        Bem Kafka, ainda bem que corrigiste tamanho disparate

      • The Rock
        Posted Dezembro 13, 2016 at 8:36 pm

        Penso no meu entender e antes de tudo o prémio de “bola de ouro” e do melhor jogador do mundo são uma autentica palhaçada cada jogador tem características próprias e diferentes habitações técnicas. A questão que coloco aqui e como avaliamos os jogadores? numero de golos? numero de assistências? Forma de desequilibrar? Qualidade técnica? Será um guarda redes o melhor do mundo Porque faz grandes defesas? Possivelmente…ou não. Passo a explicar no meu entender Messi e o maior desequilibrador do mundo e Cristiano Ronaldo o melhor finalizador (em busca de zonas de finalização e no entender onde e quando a bola vai aparecer não há melhor), para mim não existem melhores do mundo mas sim os melhores em casa zona especifica dentro de um modelo de jogo e do que o treinador lhe pede pk se o treinador atribuir a um jogador a função de sempre que tiver a bola a chutar para a linha lateral e ele ao longo do ano sempre executar essa função a 100% também será o melhor do mundo a chutar para a linha lateral.

        Resumindo Cristiano Ronaldo e um Fantástico jogador com uma carreira ao nível dos melhores será o melhor? provavelmente…ou não depende do gosto, da visao, das estatisticas…na minha opinião Maradona é o melhor porque eu gosto do rodopiar da progressão da finta curta daquela raça…

    • Sakamoto
      Posted Dezembro 12, 2016 at 10:24 pm

      Isto!

    • Giorgio
      Posted Dezembro 12, 2016 at 11:07 pm

      365 assistências do Ronaldo?

    • John Rambo
      Posted Dezembro 13, 2016 at 1:34 am

      Só li o primeiro parágrafo…..tipicamente emotivo.

      Sim, não se pode comparar ao messi porque não faz as fintas que ele faz. Tal como não se pode comparar uma laranja a uma maça porque fazem sumos diferentes. Qual é o problema?

      Não se devem comparar jogadores diferentes, a única coisa que ronaldo e messi têm em comum é terem jogado na mesma época e amboas marcarem muitos golos. De resto são totalmente diferentes em campo (e fora dele também).

  • Sakamoto
    Posted Dezembro 12, 2016 at 10:16 pm

    SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!

    Parabéns Ronaldo, é um orgulho enorme pode ser contemporâneo do teu futebol , ver-te a jogar. Que orgulho que sejas português e que possas ombrear com os melhores de sempre.

    Quanto à opinião do VM sempre um bocadinho depreciativa em relação ao Ronaldo e as suas comparações a Messi, respeito mas não concordo em nada. Mas não passa disso mesmo, uma opinião longe de ser consensual como se pode comprovar na caixa de comentários e por essas ruas fora onde se discute o tema. Mas o VM também tem isto de belo, mete-nos a discutir educadamente e faz com que estejamos sempre cá batidos!

    Só mais uma vez…SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!

    • John Rambo
      Posted Dezembro 13, 2016 at 1:32 am

      Sabes q mais…o problema disso é q foi o próprio ronaldo a criar esse “ódio”, ao achar-se um deus, ao não ser humilde, fazer certas afirmações e achar-se o melhor em tudo (frases, comemorações, refilar, chorar, etc, etc). Isso infelizmente pode ter a ver com a sua personalidade mas cria agonia nas pessoas, porque depois vêm no jogar e não vêm nenhum génio no campo. Além disso parece que tem necessidade de se afirmar para compensar alguma coisa.

      Porque ele é bom, não há dúvida, agora há muita coisa em que não é assim tão especial e as pessoas, porque são humanas, têm uma tendência natural em “pô-lo” no sítio onde ele merece estar. Pode ganhar os prémios que quiser, mas a consideração e o respeito que se tinha por Ronaldinho, Ronaldo, Zidaane, etc (e outros q n vi jogar) isso só ganhará se for mais natural, mais humilde, e deixar q falem dele, q gostem do seu futebol, e não falar de si próprio, marketing, etc.

      Há quem nos chame invejosos…o que é rídiculo, porque estamos a dar a nossa opinião. Alem disso inveja do que? Ele é famoso e rico e nós não somos nem provavelmente vamos ser.

      Agora quem acompanha o ano de Janeiro a Dezembro, seja do real, do barça, ou do cascavalhense, entende muito bem o que o VM quer dizer e tem toda a razão.

      De resto, parabéns ao Ronaldo pois é justo pelos troféus que conseguiu e também pelo seu rendimento individual (taco a taco com messi e suárez), mas que com a idade venha a ser mais humilde. Aliás hoje já comecou melhor, disse que sem Portugal e sem o Real ele não ganharia este prémio, e é verdade, porque foi Éder e muita sorte na final do real atlético q lhe deram realmente os troféus.

  • Pedro silva
    Posted Dezembro 12, 2016 at 10:31 pm

    O Ronaldo não começou a carreira à 3 anos, com isto não quero dizer que é o melhor. Agora se queremos discutir o melhor de sempre temos de avaliar a carreira do jogador. O Ronaldo não tem técnica? Basta escrever Ronaldo Manchester united para perceber que devem ter havido pouquíssimos jogadores com mais técnica que p Cristiano. Acho difícil um jogador que durante a carreira foi de tecnicista a goleador supremo não ser considerado o melhor europeu de sempre, no entanto não vi todos os jogadores europeus para o poder dizer

    • John Rambo
      Posted Dezembro 13, 2016 at 1:23 am

      Basta começares por veres vídeos do zidane, que não só tinha uma classe enorme, levava a equipa as costas e não o contrário. Não estou a comparar um com o outro porque para mim nem sequer faz sentido essa comparação (porque nem me revejo no ronaldo como jogador, embora mereça este prémio pelos títulos colectivos (pelo rendimento está taco a taco com messi e suárez, embora estes acrescentem mais ao jogo e decidam partidas importantes), nem têm estilos de jogo parecidos).

      Aliás, na minha opinião comparar jogadores, ou colocá-los num ranking, a não ser q seja pela piada com os amigos no café, é a coisa mais absurda de todas porque cada jogador é uma mente e um corpo, e é único na sua forma de ser “bom”.

  • Observador
    Posted Dezembro 12, 2016 at 10:58 pm

    Quem o nomeia e escolhe não percebe nada disto, de bola. Só são 4! É que não estamos a falar de uma!! São quatro! Fora as que ficou em segundo!

  • Hirok "The Truth"
    Posted Dezembro 12, 2016 at 11:25 pm

    Cristiano não só é de longe o melhor europeu de sempre como está no top-5 de sempre juntamente com Messi Ronaldinho Maradona e Pele.
    Eu de Pele e Maradona só vi videos mas coloco-os pq é uma opinião global, Ronaldinho para mim foi o jogador que mais prazer vi jogar, e Messi e CR7 são os melhores da atualidade e os que destruiram todos os recordes.

  • Nuno Marques
    Posted Dezembro 12, 2016 at 11:53 pm

    Justo ou não esta é tua Ronaldo isso e que interessa, trabalhaste muito e para mim mereces este troféu no ano mais importante da carreira. São dois monstros do futebol , dois dos melhores de sempre !! São jogadores hoje em dia completamente diferentes e assumo que o Messi hoje em dia é melhor e acima de tudo mais influente , mas o Ronaldo é português e para mim só isso chega para querer que ele ganhe sempre e para além disso dou um valor incrível ao trabalho que ele faz para melhorar e melhorar , enquanto um é talento puro o outro teve que trabalhar muito mais para chegar onde chegou e não sou eu que o digo basta ler as opiniões de várias pessoas que trabalharam com ele e isso temos que dar ainda mais valor . Acho que estás discussões sobre quem e o melhor não leva a lado nenhum, aproveitem para os ver porque mais tarde ou mais cedo eles vão acabar e duvido muito que apareçam dois monstros destes nós próximos tempos!! Vamos Ronaldo !! Parabéns !!

  • ilcalcioedichiloama
    Posted Dezembro 13, 2016 at 12:10 am

    Pode não ser o melhor jogador, depende da definição, mas, para mim, é o melhor e maior competidor de sempre neste desporto. Ninguém tem tanta fome de títulos como ele e é por isso que está onde está.
    É um orgulho para os portugueses! Parabéns Ronaldo!

  • Fefe Varanda
    Posted Dezembro 13, 2016 at 12:43 am

    Muitos parabéns conterrâneo, mereceste!!!

  • John Rambo
    Posted Dezembro 13, 2016 at 1:09 am

    Muito bem analisado VM. Os parágrafos a bold dizem tudo como muita gente pensa mas não consegue dizer.

  • dmpdias
    Posted Dezembro 13, 2016 at 8:06 am

    Parabéns grande Cristiano.
    És o Melhor de sempre!!!

    Num artigo destes o VM podia ter deixado de lado as comparações e o tom depreciativo em relação ao Melhor jogador do Mundo. Respeito a vossa opinião, mas podiam deixar qualquer admiração ao critério dos leitores. Nem todos preferem a carreira de Messi à do Cristiano e isso deve ser respeitado.
    Continuação do Bom Trabalho.

  • troza
    Posted Dezembro 13, 2016 at 8:56 am

    Isto de não haver critérios até impede qualquer discussão. Mas estatísticamente cumpriu (segundo melhor do mundo? Ou terceiro… não sei os números do Suarez) e no que diz respeito aos títulos colectivos. Obviamente que devia contar o que se faz em campo mas aí não existem ainda estatísticas no futebol que podem traduzir melhor as coisas.

    Os parabéns para o Ronaldo e bem sabemos que continuará no top sempre que as coisas lhe continuarem a correr bem no real! As pessoas dizem que já deve ser a última: veremos. A época não lhe está a correr bem a nível individual mas acredito que dará a volta por cima.

    • Ragnar
      Posted Dezembro 13, 2016 at 10:13 am

      Em termos de números ficou atrás de Messi e Suárez.

      A última não sei se será, acho que Cristiano continuará a lutar pela Bola nos próximos 2 anos. No entanto espero que não ganhe mais nenhuma. Se há alguém que a mereça realmente ano após ano é Messi (o prémio deve ser atribuído ao melhor jogador do ano individualmente, e nisso Messi é sempre o melhor).

      • dmpdias
        Posted Dezembro 13, 2016 at 10:42 am

        Vamos lá ver se o “melhor do mundo” leva a Argentina ao Mundial ou se vai fazer birra novamente.

  • JSC101
    Posted Dezembro 13, 2016 at 9:41 am

    Já que se está perspectivar o próximo ano, se o Leicester ganhar a Champions (o que pelo modo como estão a jogar parece-me plausível) e a Argélia ganhar a CAN, não me admirava ver o Mahrez a lutar pela Bola de Ouro e o Slimani no Top-10.

  • Jorge Arlindo Campos
    Posted Dezembro 13, 2016 at 5:21 pm

    Sou do Benfica e durante muito tempo tentei argumentar que o Eusébio foi a maior referência do futebol português até à atualidade. Mas tenho que dar a mão à palmatória. O que Cristiano Ronaldo fez na carreira até hoje ultrapassa claramente todos os limites impostos pelo Rei Eusébio. Ronaldo está para lá do que acredito que alguma vez voltaremos a ver no futebol português. Goste-se ou não do estilo, falar de Ronaldo é falar de golos, golos e mais golos. Golos aos pequenos, golos aos grandes, golos fáceis, difíceis, de cabeça, pé direito, pé esquerdo, enfim… Ronaldo é Ronaldo. E é dele a coroa do melhor jogador português de todos os tempos. Há poucos anos, perdemos Eusébio. É caso para dizer: Rei morto, Rei posto!. Viva Ronaldo, viva o futebol português!!!

Deixa um comentário