Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cristiano Ronaldo conquistou (apenas) 3 títulos desde que chegou ao Real; Foi um erro a mudança para Madrid?

Terá Cristiano Ronaldo tomado a melhor opção de carreira ao transferir-se para o Real Madrid? 

Em 4 épocas ao serviço do Real Madrid, Cristiano Ronaldo conquistou uma La Liga, uma Taça do Rei e uma Supertaça. Certamente não era este o seu objectivo quando aceitou a transferência para Espanha, onde não é propriamente uma figura consensual. Ganhou algumas qualidades, perdeu outras. Mas não deixa de ser estranho constatar que um dos 2 melhores jogadores do mundo nos últimos 6 anos venceu tão pouco a nível colectivo. Esta ausência de títulos tem, naturalmente, grande influência na decisão da Bola de Ouro. Já perdeu todas as hipóteses de a vencer este ano. A questão é a seguinte: tivesse Ronaldo ficado no Manchester United (ou optado por outro emblema) e, nesta altura, em vez de ser mais rico apenas na carteira (sem com isto dizer que foi atrás do dinheiro), seria também ao nível de palmarés. Vai ficar na história, mas a sua marca podia ser ainda maior. Com o fim de ciclo em Madrid anunciado, veremos se desta feita a decisão vai ser mais inteligente. 

33 Comentários

  • Pedro Jorge
    Posted Maio 18, 2013 at 1:39 pm

    e financeiramente??quantos milhões ganhou a mais?

    • SLB4EVER
      Posted Maio 18, 2013 at 1:45 pm

      Tem toda a razão, se tivesse ficado em Manchester teria sido muito melhor desportivamente.

    • CR7
      Posted Maio 18, 2013 at 1:51 pm

      Não se sabe, até se podia ter lesionado e ter perdido uma época ou duas. Futurulogia todos fazem mas a vida é feita dos "se…".
      Em Inglaterra já tinha tocado teto, precisava de novo desafio e fazer o contrato da sua vida claro porque a carreira de jogador não é eterna. Acho que fez bem mesmo assim em mudar-se para Madrid é hoje mais goleador e melhor jogador.

    • Pedro Jorge
      Posted Maio 18, 2013 at 3:22 pm

      penso que o CR7 tem toda a razão

      o Ronaldo ganhou tudo o que havia para ganhar Inglaterra…ao contrario do messi, foi procurar um novo desafio ganhando tudo a nível interno em Espanha, batendo recordes atrás de recordes tanto na história do Real Madrid como na história da liga espanhola, e dissipando todas as dúvidas sobre o seu real valor (ao contrário de messi que sem Xavi e Iniesta é um apenas um bom jogador)…faltou apenas a champions para a aventura de Ronaldo em Espanha ter sido excelente

      que volte ao campeonato inglês que é o único actualmente ao nível do melhor jogador do mundo da actualidade

    • Anónimo
      Posted Maio 19, 2013 at 1:10 pm

      Uma dúvida que me surge é porque é que um tópico sobre as más decisões de Ronaldo implica trazerem o Messi ao barulho.

      Claro que este Pedro Jorge sabe bem que o Messi é apenas um bom jogador sem Xavi e Iniesta.

      Concordo plenamente, ele pôde fazer essa análise com base nas várias épocas que o Messi não jogou com eles os dois, e onde se mostrou banalissimo…

      Agora a sério, é apenas um bom jogador. Aliás, acho que qualquer jogador minimamente razoável faria o que o Messi protagonizou se tivesse o Xavi e Iniesta…

      Abraço Pedro

      João Malaquias

  • Anónimo
    Posted Maio 18, 2013 at 1:46 pm

    O mal do Ronaldo foi não ter percebido a tempo que o Real já não é o que era, nem nunca voltará a ser.
    Agora, não me venham com a história dos milhões… o Ronaldo mudou para o Real porque quis, porque era um sonho dele. Sendo ele o melhor do mundo na altura, os milhões foram um acréscimo.
    Na minha opinião, penso que devia sair o quanto antes do Real… está a arruinar com a sua imagem. Desde que chegou a espanha que tem sido alvo de campanhas anti-Ronaldo, por parte de adeptos, treinadores, jogadores, imprensa, etc. e o Real nunca tomou a posição devida para acabar com esse circo.

    ASS: Carlos Rodrigues

  • Boogy
    Posted Maio 18, 2013 at 2:15 pm

    Se tivesse ficado no United já tinha mais uns 7 ou 8 títulos e provavelmente mais 1 ou 2 bolas de ouro. Já para não falar que era um autêntico ídolo para aqueles adeptos.

    • Vasco
      Posted Maio 18, 2013 at 3:03 pm

      O United nestes 4 anos apenas ganhou mais uma liga e uma supertaça. Brilhante. E sem um super Barça, mas ok. A brincar podia-te dizer que para ter os tais 7 ou 8 títulos a mais tinha ido para o Porto, mas pronto.

      Era um autêntico ídolo para os adeptos? Vejo muita ignorância por aqui, o nome do CR7 é cantado em todos os jogos no Bernabeu, inclusive quando as coisas lhe saem mal. A grande diferença está nos adversários, em Espanha é mais "odiado", embora também tenha passado uma fase dessas pós-Mundial 2006 em Inglaterra.

      Quanto as bolas de ouro (que desvalorizo completamente, mas admitindo que interessa) com o Messi do super Barça achas mesmo que alguém a jogar em Inglaterra tinha qualquer hipótese?

      O futebol inglês quando Ronaldo lá estava era claramente melhor do que este dos últimos anos. As equipas perderam muita qualidade, e os resultados reflectem-se bastante na Champions. Ele foi embora na altura certa (talvez pudesse ter ficado mais um ano, mas apenas isso).

      Cumps

  • João G.
    Posted Maio 18, 2013 at 2:22 pm

    O Ronaldo fez muito mal. Em Inglaterra o futebol é mais vivido, adeptos apoiam verdadeiramente a sua equipa, os seus jogadores, e a estrutura do United tinha mais em comum com aquilo que é o Ronaldo.

    O melhor que ele podia fazer neste momento era mudar se para Old Trafford novamente, é uma equipa que luta por títulos, o seu modo de jogo e estrutura é mais beneficiante para o Ronaldo. Com vários jogadores top, juntando experiência e juventude, Vidic, Evra, Ferdiand, Carrick, Kagawa, Van Persie, Rooney…

    Sinceramente o campeonato Espanhol para mim foi uma desilusão, este ano acompanhei mais frequentemente, Inglaterra supera todos os outros sem dúvida. Quanto ao alemão não sei, não sou muito assíduo mas vou passar a ser, parece me até este último superior ao Espanhol.

  • Vasco
    Posted Maio 18, 2013 at 2:31 pm

    1 – Foi para o maior clube do mundo e tornou-se numa das lendas do clube.

    2 – Evoluiu bastante como jogador por ter ido para um país onde se joga um futebol (muito) mais evoluído tecnico-tacticamente.

    3 – Ganhou em termos mediáticos (e desportivos já agora) por ter ido concorrer com Messi.

    E gostava de saber onde raio perder desportivamente se o Man Utd perdeu imenso desde a sua saída. Quero relembrar que chegaram a nem passar a fase de grupos da Champions. Mas mesmo falando em títulos, é normal que não ganhe tanto se tem como concorrente o melhor Barça da História, e não os paiores Arsenal, Chelsea e Liverpool da última década.

    E continuam a dar tanta importância ao prémio simpatia conhecido Bola de Ouro…

    • Rubio
      Posted Maio 18, 2013 at 2:37 pm

      A Bola de Ouro pode ser um prémio simpatia agora. Daqui a 50 anos, para quem não conhecer a fundo e for ver quem foi o melhor jogador do mundo nesse ano e lá aparecer o nome de Messi, já não vai ser.

    • Vasco
      Posted Maio 18, 2013 at 2:50 pm

      mas está tudo pouco? Mas acham que CR7 não ficar conhecido como um dos melhores por ter "apenas" 1 bola de ouro ou por ter "apenas" 3 títulos nos últimos 4 anos?

      Podia fazer aqui uma lista de craques (e selecções também) que podiam ter mais títulos mas que todos conhecem por terem sido enormes futebolistas.

      CR7 fez muito bem em ir para o topo do mundo. Ser uma lenda do maior clube do mundo vale muito mais que não sei quantos prémios simpatia e campeonatos.

    • Diogo
      Posted Maio 18, 2013 at 2:56 pm

      Espanha é mais evoluida técnico-tacticamente? Técnicamente concordo uma vez que tem os monstros Ronaldo e Messi na liga. No entanto discordo totalmente com a questão táctica. Em Inglaterra as equipas são muito mais trabalhadas tacticamente, funcionam como "blocos" sendo extremamente compactas o que requer um grande trabalho táctico dos treinadores. A liga espanhola, neste momento só é vista por causa dos 2 monstros que lá jogam, porque fora isso não passa da 3º melhor liga (bem atrás da Inglesa e Alemã). No campeonato espanhol a liga resume-se a 2 equipas que são claramente superiores ás outras enquanto nos campeonatos ingles e alemão não existe esta hegemonia, sendo campeonatos muito mais interessantes de ver para qualquer espectador que goste de futebol. Por tudo isto, acho que o Ronaldo perdeu muito com a ida para Espanha pois agora é uma lenda no Real Madrid mas também o era no United, além de ser a Bola de Ouro (que nunca mais ganhou devido à ida para Espanha)

    • Gonçalo
      Posted Maio 19, 2013 at 12:18 am

      diogo em inglaterra o campeonato é mais tactico? esta redondamente enganado… em espanha o futebol e mais tecnico e mais tactico, em inglaterra e mais fisico… inglaterra e a praia de ronaldo assim como a alemanha… a verdade é que fez o que pode contra a melhor equipa da historia, numa equipa como o real que é um autentico cemiterio de pseudo galacticos ele e ozil são dos poucos que mantiveram um nivel elevado… ozil um jogador sem rotulo de galactico mas que o ganhou jogando pelo real e ronaldo que deixou de ser um desequelibrador como poucos para se tornar um finalizador de exelencia… são opções, eu preferia os livres dele no united e os dribles, e a quem prefira ver os 50 golos ao final da epoca no real..

  • Nuno
    Posted Maio 18, 2013 at 2:36 pm

    Ele foi para o Real porque o Real é o Topo do Mundo, tem um pedigree e um charme que mais nenhum clube tem, nem sequer o Barcelona. Dinheiro, arranjava-o em qualquer sítio.
    Foi uma decisão, arriscada, porque ficasse quietinho em Manchester ganhava tudo e mais alguma coisa, mas a carreira de uma pessoa é feita de riscos.
    Não contava ele com a xenofobia castelhana, pensava que ia ser amado e idolatrado, e isso sim saiu-lhe ao contrário. Ele é muito emocional, depende do que pensam dele e do carinho que lhe dão, e esse ambiente nunca teve em Madrid, nem da imprensa "amiga" do Real, nem dos próprios colegas.
    Para terminar, leva pau como tudo. Pode ser fiteiro e tudo o mais, mas os defesas dão-lhe um "tratamento" que se fosse dirigido ao Messi, era o fim…

  • Ricardo Filipe
    Posted Maio 18, 2013 at 2:38 pm

    Efetivamente se tivesse ficado em Manchester, teria não só mais títulos a nível coletivo, como tenho grandes certezas de que a nível individual, teria já mais 1/2 bolas de ouro! Ele mudou-se para Madrid, tem sido alvo de campanhas contra ele próprio, e tem-se engrandecido imenso o Messi, em detrimento dele. Como se sabe Inglaterra é e sempre será a melhor liga do Mundo, portanto, espero bem que o Ronaldo, Mourinho e demais portugueses, abandonem o quanto antes a pseudo grande equipa, que se diz ser o Real Madrid, que não passa de um cemitério de jogadores.

  • FT
    Posted Maio 18, 2013 at 2:38 pm

    Um erro? Cresceu e muito como jogador e deixou de ser um "brinca na areia" (a unica coisa que tenho pena). Começou a jogar para a equipa, evoluiu bastante e em vez de marcar 20/25 golos por epoca, começou a marcar de 50 para cima… Pode nao ter ganho nada de especial, mas para a carreira dele foi fantastico

  • - paul,
    Posted Maio 18, 2013 at 2:39 pm

    eu acho que Ronaldo não devia ter saído de Inglaterra e sinceramente espero que este ano saia do real, ele e todos os outros portugueses, que são "perseguidos" por tudo o que fazem.

  • Diogo
    Posted Maio 18, 2013 at 2:47 pm

    Gostava que não tivesse saído e agora gostava que voltasse porque os adeptos do United adoram-no. Vejam o site https://www.bringronaldohome.org/ para verem a iniciativa criada pelos adeptos para o trazer de volta. É de facto um idolo para eles e eles são adeptos únicos

  • João Silva
    Posted Maio 18, 2013 at 3:13 pm

    Esta geração do Barcelona forma a melhor equipa da história. E foi esse o maior problema para o Ronaldo.
    Parece haver agora menos força nesta geração do Barcelona, no entanto, o Ronaldo também não vai ficar mais novo…
    A Champions, além de ser preciso ser muito forte, pode ser decidida em pormenores. Agora, campeonatos ele podia ter muitos mais, se fosse para o Shaktar, por exemplo. (Óbvio que ele queria jogar nos melhores e contra os melhores!!!)

  • Vitor
    Posted Maio 18, 2013 at 3:25 pm

    Na minha opinião não foi de todo a melhor a opção! No ManUtd todos o adoram e com ele o ManUtd tinha ganho ainda mais títulos e tinha melhores resultados na LC. Em Madrid é adorado por muitos, mas muitos também o criticam à minima falha e está num clube que é há muitos anos mal gerido! Só fazia bem em regressar ao ManUtd se surgisse essa oportunidade, embora ainda possa brilhar no Real.

  • C8s
    Posted Maio 18, 2013 at 3:30 pm

    Mas quem é que quer saber de títulos, o que interessa é ser o melhor jogador do mundo e ganhar mais e mais e cada vez mais dinheiro. Acho que ele valoriza mais a cidade onde vive do que os títulos.

  • Ricardo Guerrinha
    Posted Maio 18, 2013 at 4:37 pm

    Isto é pra rir, mesmo! Quando estava no United, dizia-se que pra ser o melhor, tinha que ir pra Madrid, que era um clube influente, com mais mediatismo, etc etc, Chegou a Madrid e tem-se superiorizado de forma clara, tem levado a equipa as costas sem qualquer duvida, e agora dizem que é um erro? Erros tem sido cometidos pela FIFA, a maior máfia que tem existido contra um jogador desde sempre! Ganha a Copa do Rey e é Bota de Ouro e não é suficiente (o suficiente foi ser campeão de espanha e ir as meias finais da champions), ano seguinte, é Campeão de Espanha e vai as meias finais, e o vencedor da Bola de Ouro foi o Bota de ouro e o vencedor da Copa do Rey…Enfim, nós portugueses somos muitos pequenos, e mesmo assim ainda defende-mos os outros, por isso é que estamos na miséria…

  • Rodrigo
    Posted Maio 18, 2013 at 8:35 pm

    Para mim fez bem. O contra-factual e uma coisa que nao existe no futebol e o Ronaldo depois de ter sucesso em Manchester tinha de tentar a sua sorte no maior clube do Mundo, no campeonato onde estaria frente a frente com Messi e frente a melhor equipa do mundo. E verdade que nao ganhou tantos titulos como estava a espera, mas isso deveu-se muito a grande equipa do Barcelona e a alguns erros do Real Madrid tambem, mas onde ele e dos menos culpados.

  • João G.
    Posted Maio 18, 2013 at 8:55 pm

    Seria da opinião do Ronaldo ir para o PSG também, com a continuidade de Ancelotti é claro. Têm lá jogadores de grande nível, grande referência defensiva Thiago Silva, extremos de grande nível, Pastore e Lucas Moura, ainda com Lavezzi, e Ibrahimovic que ainda está para as curvas e quer é títulos, assim como Ronaldo, o mediatismo entre os dois é que podia chocar um pouco.

    • Rodrigo
      Posted Maio 18, 2013 at 9:11 pm

      Nao creio que as personalidades de Ibrahimovic e Ronaldo fossem compativeis. Neste momento so vejo o Ronaldo num clube sem ser o Real Madrid, Manchester United, mas creio que permanecera em San Martin.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 18, 2013 at 10:36 pm

    Não foi um erro porque demonstrou que não é um jogador conformado e que consegue ser importante em vários clubes e campeonatos… Agora em termos desportivos sim, a sua permanência em Manchester teria sido melhor!

  • Francisco
    Posted Maio 19, 2013 at 11:10 am

    199 jogos-201 golos-44 assistências(números do zerozero.pt), 6º melhor marcador de sempre do Real, e a 7 golos do 5º, provavelmente se fizer mais uma época vai entrar nos 4ºs primeiros, jogador da história do Real com melhor média de golos, um ídolo para quase todos os adeptos do Real, só por isso acho que valeu bem a pena ter-se mudado para Madrid! E não foi por ele que o Real não ganhou mais títulos! E só para relembrar, pelo Manchester 292 jogos-118 golos-61 Assistências. Acho que cresceu muito como jogador!

  • Jorge
    Posted Maio 20, 2013 at 12:41 am

    O futebol tornou-se muito à wrestling ou à modelo económico.

    Então o valor de um jogador agora só se mede pelo número de titulos? Karl Malone e John Stockton nunca ganharam um titulo na NBA e penso que sejam melhores do que Mario Chalmers e Haslem que foram campeões o ano passado.

    Ronaldo fenómeno ganhou 13 títulos a nível de clubes em toda a sua carreira, Cristiano já leva 16. O que isto quer dizer?

    Não misturem títulos com valia individual por favor, é um grande erro que se comete. Metam Messi e Cristiano no Santa Comba Dao e vejam os títulos que eles ganhariam.

    Mas pensem agora nos records individuais que Cristiano vai conseguir. Único extremo da história do futebol mundial a ser o melhor marcador em 2 países diferentes e na Champions por 2 países diferentes, único extremo da história do futebol a marcar mais de 50 golos em 3 épocas consecutivas, fora os records individuais que já pulverizou em Espanha.

    Quanto à Bola de Ouro, o VM realmente devia dar o passo em frente em relação ao resto da imprensa. A Bola de Ouro é um prémio de interesses e que ainda por cima é corrupto, devido aos problemas que estão mais que comprovados ao nível das votações. Mais do que Bolas de Ouro o que devia prevalecer é o senso comum.

    Concluindo, Cristiano fez mal em ir para Espanha? Nem pensar, pelo contrário, provou que é um jogador que não é acomodado e que é de longe melhor que um certo argentino…pena que a imprensa continue a omitir isso pegando em questões de carácter em vez de se cingirem aos feitos que um simples extremo está a conquistar. E finalmente, nos últimos 6 anos Cristiano não conquistou assim tão pouco, a menos que ter 2 campeonatos ingleses, ligas mundiais, champions, finalista da champions, etc nos primeiros 2 desses 6 anos…seja mau…

    Tenho pena que o VM não tenha salientado a pior arbitragem deste ano que ocorreu no Bernabeu na final da taça do Rei. Mourinho e Cristiano foram vítimas de uma perseguição que faria inveja à própria Inquisição…

    • Luís Miguel
      Posted Maio 20, 2013 at 10:38 am

      Jorge,

      Cingindo-nos apenas aos feitos o Messi mais uma vez é indiscutivelmente melhor que o Ronaldo, pois bateu-o nestes 4 anos em todos os campos tanto a nível individual como colectivo, mas pronto são opiniões…relativamente à questão do VM, acho que o Cristiano fez bem em ír para Espanha…o Real Madrid é o topo do futebol Mundial e apesar dos poucos títulos colectivos, ganhou muito em mediatismo com o embate "Messi vs Ronaldo", para além de que em poucos anos já conseguiu entrar para os Tops estatitscos do Real Madrid o que é assinalável…no entanto acho que o ciclo dele já chegou ao fim e acho que devia voltar para Inglaterra (desejo que acompanhe o Mourinho e vá pra o Chelsea)

  • Tiago Quintas
    Posted Maio 21, 2013 at 1:49 pm

    Sem Xavi e Iniesta, o Messi não fazia nem metade.

    O Ronaldo é superior como jogador em muitas coisas.

    Para já, provou que é capaz de levar a equipa às costas em diferentes campeonatos, no Manchester e no Real (coisa que o Messi não fez nem vai fazer porque nunca sairá no Barcelona), e a sua influência na performance da equipa é tremenda. Já quando Messi falta, não se nota tanto.

    O Ronaldo chuta com os 2 pés, marca muitos golos de cabeça, é forte e incrivelmente rápido. Não tem 1 defeito como jogador, até recupera bolas. Jogasse ele a ponta de lança no Barcelona e teria mais de 90 golos marcados por época.

    O Messi joga a ponta de lança, com a equipa mais forte a nível ofensivo do planeta a jogar unicamente para ele marcar golos (os números não mentem, ele basicamente 'secou' os colegas de ataque comparando a outras épocas, e ainda faz beicinho quando não lhe passam a bola, parece um menino mimado).
    Acho que ele finaliza um pouco melhor que o Ronaldo dentro da área, e é mais forte no drible curto. Mas isso também são consequências de jogar a PL durante mais tempo, porque no resto perde.

Deixa um comentário