Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cristiano Ronaldo eleito o melhor jogador do Mundo em 2013; 1º português a vencer a Bola de Ouro duas vezes

Reforça o estatuto de melhor português de sempre; Com esta eleição vai ficar mais “leve” (acumulou demasiada pressão nos últimos tempos), o que terá 2 efeitos: aumenta as hipóteses de ganhar este prémio mais uma ou duas vezes; e agora pode melhorar o seu futebol, tem muitos golos mas perdeu alguma da magia, imprevisibilidade e até mesmo qualidade no 1 contra 1, que o caracterizava.
 
Cristiano Ronaldo é o vencedor da «Bola de Ouro» em 2013, sucedendo a Messi na distinção atribuída pela revista France Football em parceria com a FIFA para o melhor jogador do ano. O craque do Real Madrid, que apontou 69 golos em 2013, torna-se no primeiro português a arrecadar o troféu em duas ocasiões (já tinha sido considerado o melhor do Mundo em 2008). Franck Ribéry e Leo Messi completaram o pódio. VM – Não fazia sentido Ronaldo acabar a carreira com o mesmo nº de Bolas de Ouro que Nedvěd, Kaká, Figo, Owen, Shevchenko, Cannavaro, Sammer ou Papin. Apesar de que se o vencedor tivesse sido Ribéry, pelos títulos que conquistou, nada se podia apontar. Posto isto, algumas notas. Com esta 2ª Bola de Ouro, 1º português na história a conseguir este feito, a que junta 6 pódios entre os melhores do Mundo, apesar de ser sempre subjectivo, o estatuto de Ronaldo como o melhor futebolista português da história fica muito reforçado (nenhum jogador esteve sequer perto dos títulos individuais do craque do Real). Aliás, esta 2ª Bola de Ouro tem várias consequências: é notório que tira muito peso ao português, era evidente a pressão que tinha para receber este prémio, algo que agora pode permitir que se solte mais; quebra uma hegemonia de Messi que até já estava a ser prejudicial para quem aprecia este tipo de rótulos; e vai permitir a Ronaldo ter esperanças de voltar a ganhar o título de melhor do Mundo, principalmente pela convicção de que se não ganhasse este ano, numa fase em que Messi esteve em baixo e o português fartou-se de marcar, dificilmente voltava a ganhar. Sendo certo, que como Ronaldo vive de metas, temos a certeza que não vai descansar enquanto não conseguir mais 2 objectivos: vencer a Bola de Ouro pela 3ª vez, mais uma ou duas Botas de Ouro, e a Liga dos Campeões.

171 Comentários

  • Anónimo
    Posted Janeiro 14, 2014 at 5:59 pm

    Prémio justíssimo, e não digo isto por ser português.
    Depois de se analisar as votações, vê-se que Messi (não tendo nada contra ele, reconheço o seu talento sobrenatural, apesar de ter dúvidas quanto ao seu rendimento noutra liga) é sempre dos mais votados, independentemente do ano lhe correr melhor ou pior – significa que ganhou estatuto, o que é um pouco prejudicial para o futebol, pois desmotiva muitos jogadores que se esforçam imenso para realizar jogos de topo. Para não falar de outros jogadores do Barcelona, que também estão sempre entre os mais votados independentemente do seu rendimento (admitamos que Xavi e Iniesta já tiveram um rendimento muito superior do que aquele que nos estão a apresentar).
    Quanto a Ribéry, não desvalorizando o seu valor individual, penso que estava entre os nomeados mais pelo produto coletivo de um clube colossal como o Bayern do que por outra coisa. Se repararmos bem, Robben é tanto ou mais (na minha opinião) crucial e desequilibrador do que Ribéry, só que é constantemente desvalorizado e apresenta alguma irregularidade no seu jogo (também devido à quantidade de lesões que tem).
    Quanto ao top 5, Ibra está muito bem (para mim, o ponta-de-lança em melhor forma de 2013, para além de possuir um talento tremendo e um instinto matador fora de série), ao passo que Neymar é algo forçado (não nego a sua qualidade, mas reforça a minha teoria de que os jogadores que atuam no Barça têm uma "ligeira" vantagem neste tipo de votações – a sua ida para o Barcelona "catapultou-o" nesta Bola de Ouro, certamente).
    Na minha opinião, Bale deveria ocupar o 5º posto, visto que foi, de longe, o melhor jogador da Premier League em 2013, apresentando um futebol espetáculo e sendo um pilar na equipa de Vilas Boas.
    Quanto ao futuro, penso que, pelo que vi até agora e a manter-se a evolução destes jogadores, Hazard e Suárez poderão constar no top 10 do próximo ano. Dependerá muito, também, dos seus desempenhos e da preponderância que tenham nas suas seleções aquando o Mundial.

  • MightyThor
    Posted Janeiro 14, 2014 at 10:36 am

    Só um aparte… Vergonhosa a capa do "Record" de hoje!

    Todos os jornais desportivos espanhóis, incluindo os catalães, têm o Ronaldo em maior destaque… Aqui, levamos com o negócio Luís Neto!!!

    Um momento inédito do desporto Português relegado para segundo plano por uma novela de mercado de Janeiro. Vergonhoso…

  • Santos
    Posted Janeiro 14, 2014 at 1:03 am

    És muito grande! Parabéns… a pressão que devia estar já em ti rapaz, acho que a partir de hoje vais dormir mais descansado. Se algo se pode dizer verdadeiro foram as lágrimas de Ronaldo durante o discurso, o saber que teve que lutar muito mais para alcançar algo, todos estes anos reprimido em Espanha e que finalmente vê os media a seu lado, a aplaudir os seus feitos e a fugir aos jogos menos conseguidos.

    Só temos que ter orgulho de ter um atleta deste calibre ao nosso dispor. Se os atletas olímpicos e restantes desportistas têm grande parte do apoio da nação, Ronaldo devia ter o mesmo. Se torcemos para que os outros atletas ganhem medalhas e taças, também devemos sempre torcer para que Ronaldo ganhe. Isto é a minha opinião.
    Agora siga um 2014 melhor e pode ser que com sorte venha um Mundial para casa.

  • porquinhodaindia
    Posted Janeiro 14, 2014 at 12:04 am

    Facto: na era de Messi, Ronaldo é o único futebolista além do argentino capaz de vencer a Bola de Ouro

  • Bruno
    Posted Janeiro 13, 2014 at 11:36 pm

    Primeiro Português a ganhar este prémio por duas vezes, mais vale tarde do que nunca. É o reconhecimento do trabalho de Ronaldo, que à muito merecia a 2ª. Parabéns Leão, que venha a terceira.

    PS: Adicionaria ao vosso post, pois não tenho dúvidas nenhumas que é a vontade dele também, ganhar um título pela selecção. Acredito que este Mundial é nosso.

    SL!

  • CRF
    Posted Janeiro 13, 2014 at 11:18 pm

    totalmente de acordo VM

    não está em causa um português ter direito a preferir o estilo de outro jogador, quando o fazem dizendo que CR7 é futil, se acha superior, que pelo menos façam uma petição para ele ser nomeado para o Oscar de melhor ator porque o tal 'teatro' encosta os melhores atores de Hollywood a um canto.. Se as pessoas começarem a fazer mais pelo seu sucesso vão ter menos inveja do sucesso dos outros..

    Para o futuro, torço muito para que CR7 volte a ganhar outra bola de ouro, mas já se sabe, em condições iguais ganha o menino bem comportado.

    O mundial este ano terá muito peso e a prestação das respetivas seleções igualmente. Penso que em 2014 Neymar estará na luta, e acabará por ser curioso ver como reagirá o balneario blaugrana se tal suceder. Neymar não veio para a Europa para ser a muleta de ninguém e pode causar mau estar no futuro.

    CR7 perdeu muito no 1-1 é verdade mas é provavelmente hoje em dia o jogador mais letal sem bola, isto é, ele cria menos golos individualmente mas é de longe o jogador que capitaliza com maior facilidade o que o coletivo lhe dá.

  • Paulopes
    Posted Janeiro 13, 2014 at 10:50 pm

    Já vem tarde…Parabéns Campeão…venha a terceira…:)

  • Sideshow Bob
    Posted Janeiro 13, 2014 at 10:26 pm

    Parabéns ao Cristiano, teve sem dúvida um ano em grande e este prémio foi o culminar do mesmo!

    Espero que agora toda esta discussão acalme um pouco, no ano passado em Fevereiro ou Março já andavam a discutir Bolas d'Ouro, o ano é longo, cheio de altos e baixos para sermos tão mesquinhos com esta ou aquele fase/exibição.

    Para defendermos quem gostamos não temos necessariamente que odiar outros, pensem nisso..!

    Um abraço

  • Anónimo
    Posted Janeiro 13, 2014 at 10:02 pm

    Para quem não está familiarizado com as diferenças entre os prémios "Bola de Ouro", "Jogador do Ano FIFA" e "Bola de Ouro da FIFA", fica aqui um curto esclarecimento.

    No Mundo do futebol, sempre houve vários prémios, de diferentes instituições, a distinguir jogadores que se destacaram ao longo de um ano civil ou de uma época. No entanto, os três universalmente considerados mais importantes e prestigiantes sempre foram os seguintes:

    – Bola de Ouro (France Football): entre 1956 e 2009.

    – Jogador do Ano FIFA (FIFA): entre 1991 e 2009.

    – Bola de Ouro da FIFA (France Football + FIFA): desde 2009.

    Ao contrário do que muita gente pensa, a Bola de Ouro quase nunca distinguiu o melhor jogador do Mundo. Na verdade, teve três fases distintas:

    – Entre 1956 e 1994: distinguiu o melhor jogador europeu a actuar na Europa.

    – Entre 1995 e 2006: distinguiu o melhor jogador a actuar na Europa.

    – Entre 2007 e 2009: distinguiu o melhor jogador do Mundo.

    No que diz respeito ao prémio de Jogador do Ano FIFA, esse sempre distinguiu o melhor jogador do Mundo.

    Finalmente, relativamente à Bola de Ouro da FIFA, o jogador distinguido também é o melhor do Mundo.

    Com base nestas informações, analise-se o currículo de Portugal:

    – Eusébio: 1 Bola de Ouro (1965)

    – Figo: 1 Bola de Ouro (2000) e 1 Jogador do Ano FIFA (2001)

    – Ronaldo: 1 Bola de Ouro (2008), 1 Jogador do Ano FIFA (2008) e 1 Bola de Ouro da FIFA (2013).

    Ou seja, Cristiano Ronaldo foi distinguido duas vezes como o melhor do Mundo: em 2008 (pela France Football e pela FIFA, arrecadando dois prémios independentes) e agora em 2013 (pela France Football e pela FIFA, num prémio conjunto).

    Por sua vez, Figo foi distinguido apenas uma vez como o melhor do Mundo: em 2001 (apenas pela FIFA). Adicionalmente, foi distinguido uma vez como o melhor jogador a actuar na Europa: em 2000 (pela France Football).

    Finalmente, Eusébio foi distinguido uma vez como o melhor jogador europeu a actuar na Europa: em 1965 (pela France Football).

    Portanto, destaque-se o facto de, tecnicamente, o Eusébio nunca ter sido distinguido como o melhor jogador do Mundo, o Figo tê-lo sido apenas uma vez e o Ronaldo já o ter conseguido duas vezes.

    Paulo Pereira

  • Fabrício
    Posted Janeiro 13, 2014 at 8:55 pm

    El Comandante …. Monstro!!!

    Dos jogadores preferidos que eu vi jogar junto com os outros 2 Ronaldos e o Zizou

    Merecido!

  • Samuel Pereira
    Posted Janeiro 13, 2014 at 8:46 pm

    O Messi é um artista dentro e fora do campo… acabou de dizer que foi justo porque o Cristiano merecia… mas quando olhamos para os votos dele, percebemos que nem o colocou nos 3 melhores… Que grande actor…

    • RuiPico_FCP
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:07 pm

      Vai lá ver então em quem é que o Ronaldo votou…enfim,estavas tão bem calado.
      1- Falcao xD
      2- Bale
      3- Ozil

    • Kafka
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:06 pm

      Sameul Pereira, se para ti aquilo que o Messi fez foi artimanha, eu nem quero imaginar o que achas daquilo que aconteceu o ano passado, quando o Ronaldo não votou de propósito dando a ver ao Bruno Alves para assim o Ronaldo ganhar mais um voto? o que é para ti isso?

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:54 pm

      Os votos do Messi são tão estúpidos como o do Cristiano, ambos tentaram maximizar as hipóteses de ganhar. Não acho bem, mas se fosse eu se calhar fazia o mesmo.

      Já que a votação é estúpida, pelo menos há que tentar ganhar.

  • Luis Rosa
    Posted Janeiro 13, 2014 at 8:44 pm

    Festejei este prémio como se de um golo importante se tratasse!
    Mais que merecida esta 2ª bola de ouro, sendo impensável que Ronaldo acabasse a carreira com menos que isso. Já podia ter vindo noutro momento, mas a verdade é que ele e Messi vão sendo os melhores do mundo uma semana um, outra semana outro. Depois de hoje e da mostra de humildade no discurso, é possível que tenha ganho muitos votos para próximas votações, não sendo necessário uma performance tão estratosférica como a deste ano.
    Muito contente com mais este marco para o futebol português e para o melhor jogador português do meu tempo. Um prémio fruto de muito, muito trabalho e dedicação E nada melhor do que ver o trabalho premiado.

    Parabéns, Ronaldo!

    P.S. 1: As bocas a benfiquistas são desnecessárias. Eu e a grande maioria dos benfiquistas ficámos felicíssimos com esta vitória. Felizes, aliás, de forma absolutamente genuína, pois não vimos neste prémio apenas uma bandeira para acenar.
    P.S. 2: Uma discussão sobre quem é/foi melhor, Eusébio ou Ronaldo, é absolutamente inócua, havendo um hiato de 40/50 anos. Nascidos na mesma época e com as mesmas condições, acredito que atingissem um patamar idêntico, devido ao potencial sobre-humano de ambos. Com uma máquina do tempo à disposição, colocados frente a frente, acredito que Ronaldo saísse por cima (inevitável, também devido à evolução brutal do futebol, mas que acaba por dizer muito do que é Ronaldo como jogador).
    A questão é que Eusébio atingiu um estatuto mitológico, devido ao seu talento mas também à sua dimensão humana (inseridos num cenário onde o futebol era mais romântico) e foi/é portador dum sentimento, duma maneira de estar e duma mística que só os benfiquistas sentem. Essa dimensão Ronaldo nunca atingirá, e é por aí que às vezes se confundem as coisas.
    P.S. 3: Parabéns ao Matic por ter visto o seu golo nomeado o melhor de 2013! (recordando que o de Zlatan foi marcado ainda em 2012. Eheh!)

  • TSantoZ
    Posted Janeiro 13, 2014 at 8:26 pm

    Muito merecida a bola de ouro a CR7 grande campeao FORCA RONALDO :)

  • (Go!!)nçalo
    Posted Janeiro 13, 2014 at 8:25 pm

    Rei Morto, Rei Posto!Parabéns CR!a lenda continua…

  • Jorge Gomes
    Posted Janeiro 13, 2014 at 8:16 pm

    Por esse prisma, continua a ser injusto Ronaldo ter metade das bolas do Messi. Por isso Ronaldo ainda tem de ganhar uma terceira vez. Fica bem, 3 foi a conta que Deus fez.
    Grande Ronaldo (também se pode orgulhar de ter a melhor gaja da gala)

  • Fábio Teixeira
    Posted Janeiro 13, 2014 at 8:16 pm

    A esta hora está o Ferdinand ainda a suspirar de alívio.

    • Ricardo F.
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:59 pm

      Mesmo. O homem esteve a uns míseros 3% de andar a correr nu pelas ruas de Manchester. Uma visão nada bonita, segundo o próprio! eheheh

  • Filipe M
    Posted Janeiro 13, 2014 at 8:03 pm

    Prémio mais que justo para Ronaldo. Prestigia Portugal e é um grande orgulho. Homem de muito, muito trabalho que aproveita bem uma época em que o melhor do mundo está muito tempo lesionado para receber um troféu que, pelos golos que marcou, assenta-lhe na perfeição. Parabéns!

  • Ricardo F.
    Posted Janeiro 13, 2014 at 8:01 pm

    Finalmente, Reconhecimento merecido para o melhor português de sempre. Agora leva-nos às costas até ao caneco do Mundial 2014 e levas mais uma para casa, para o ano, por esta altura. Eu acredito! Força Cristiano 'Comandante' Ronaldo, és o maior!

  • helder-london
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:55 pm

    grande Ronaldo mereces foste o melhor jogador do mundo este ano continua assim!obrigado por te lembrares do King do melhor jogador de todos os tempos português digo que não tas muito longe dele.homengem tambem mais que merecida ao melhor jogador de todos os tempos internacional de seu nome pele pena tenho de nao ter visto jogadores como este eusebios maradonas e outros mais.

  • porquinhodaindia
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:55 pm

    O VM faz muitíssimo bem em insistir na mesma tecla do "ódio de alguns portugueses" relativamente a Ronaldo. Percebem-se, são louváveis e aceitam-se as diferenças de opinião e as diferentes preferências (leia-se não há nada de mau ou bom no facto de um português considerar Messi melhor que Ronaldo…é uma opinião válida) o que é difícil de entender é a campanha que constantemente desvaloriza ou coloca em perspectiva depreciativa tudo aquilo que Ronaldo, o melhor jogador português do século XXI, faz.

  • slb1994
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:54 pm

    Alguns votos “interessantes”

    – Ronaldo votou em…Falcão xD, em 2º o Bale e depois o Ozil
    – Gianinni Giuseppe, do Líbano votou em Cavani para 1º lugar
    – Messi votou em Iniesta, Xavi e Neymar
    – Carlos Queiroz votou em Messi…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:36 pm

      ja nao e preciso, ja vi o outro post do vm. nao reparei a 1º

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:24 pm

      aonde e que se pode ver os votos?

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:03 pm

      Esses votos só provam que este prémio é uma palhaçada.

      A anterior que era votada pelos jornalistas é que era justa. Esta não passa de um voto nos amigos.

      Por acaso tem sido justa, mas só por acaso…

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:52 pm

    Parece que o Queiroz votou em Messi para 1º e em Ronaldo para 2º…Engraçado…

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:42 pm

      O Queiroz disse que era assim há algum tempo…

      Se for mentira será fácil de se saber. Mas sugiro que confie em Obama, ele através da NSA estará mais informado sobre o Irão que um simples português como eu.

    • Barack Obama
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:29 pm

      No irão quem vota é o primo do seleccionador… O voto vir em nome dele, é secundário.

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:18 pm

      No irão é diferente?

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:18 pm

      Não foi o Queiroz que votou mas sim um conjunto de treinadores Iranianos.

  • Rui Costa
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:50 pm

    Merecida. Já a poderia ter pelo menos á uns anos atrás. Sem dúvida ficará na história do futebol a nível mundial. Sou benfiquistas e para mim o melhor português da historia

  • ANCF
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:49 pm

    Finalmente alguma justiça já que nos últimos anos os critérios da FIFA deixaram muito a desejar.

    Discordo no artigo quando é dito que "Se Ribery ganhasse não havia nada a apontar". Se o argumento era que ganhou tudo o que havia a ganhar pelo Bayern acho que estamos a misturar as coisas. A Bola de Ouro é um prémio individual e não em equipa. Não tirando mérito à grande época de Ribery mas acho que na individualidade esteve claramente atrás,

  • Anónimo
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:46 pm

    Para os que o criticaram tanto e até lhe mostraram ódio, só tenho a dizer que vou ter saudades – muitas saudades – de o ver jogar futebol, um dia em que ele já tenha acabado a sua carreira. Tal como o meu avô me dizia muitas vezes, quando eu lhe perguntava como jogava o Eusébio: "O Eusébio? Como esse, não vai haver mais… Ele marcava, assistia… Enfim, uma coisa tremenda, nunca antes vista. Aquilo sim, era jogar á bola!", eu vou poder dizer aos meus filhos e netos: "Cristiano Ronaldo? Era absolutamente incrível, tinha muitos mais golos que jogos… Levava uma equipa e um país às costas… Marcava de todas as maneiras e feitios, não se lhe podia apontar um ponto fraco em campo… Aquilo sim, é que era jogar à bola!".

    Hélder Trindade

  • Иo Иame Boy
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:43 pm

    Prémio mais que merecido.

    Mas não é o melhor jogador português de sempre.

  • O Zé
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:39 pm

    VM, quais são os outros 2 que consideram como melhors finalizadores? creio que todos queremos saber a vossa opinião acerca disso! eu metia mesmo o Ronaldo como o melhor finalizador da história!

  • Kafka
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:38 pm

    Parabéns ao Ronaldo, foi um justo vencedor, porque foi indiscutivelmente o melhor jogador do ano de 2013…

    Apenas tenho a lamentar a tremenda falta de coerência de 99% dos Portugueses (onde está incluído como é óbvio a grande maioria dos comentadores deste blogue) que à exactamente 1 ano atrás diziam que era uma vergonha a bola de ouro e que estava tudo comprado pois era uma vergonha um jogador que marcou 91 golos (recorde Mundial) e apenas venceu a Taça de Espanha, vencer a Bola de Ouro, no entanto 1 ano passou e esses mesmos 99% já acham mais que justo um jogador vencer a bola de ouro com 69 golos marcados e nenhum título colectivo, a isto chama-se coerência, ou apenas falta dela

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 10:36 pm

      Miguel não á critério nenhum além das pessoas votaram no que jogou melhor na opinião delas.

      Os golos não são tudo, as assistências e exibições em geral também contam.

      Este ano Ronaldo foi o melhor, nos últimos 4 foi Messi. Simples. Ou queres comparar Messi a Sneijder em 2010? Messi jogava muito mais.

      A FIFA nunca mudou a data de entrega dos votos para apanhar uma grande exibição do 'Menino Bonito'…

    • Miguel
      Posted Janeiro 13, 2014 at 10:05 pm

      mosqueteiro..foi um lapso da minha parte…obviamente que me queria referir ao campeonato e não à taça

      coerência precisa a fifa…ou o critério é de golos marcados, ou de títulos ganhos…basear-se no critério num ano e mudá-lo para o ano a seguir só demonstra falta de credibilidade

      o Ronaldo este ano ganhou, pelos mesmos motivos que o messi ganhou no ano anterior..a fifa manteve o critério…o que não é correcto é mudar-se o critério em 2 anos seguidos como fez e sempre para beneficiar o menino querido (é ver as declarações do blatter para tirar as dúvidas)

      e em que é que te baseias para dizer que a nomeação messi vs sneijder foi justa??

      e por certo também me vais dizer que as 4 bolas de ouro seguidas do messi foram justas..e ainda me vens falar de coerência??

    • Miguel
      Posted Janeiro 13, 2014 at 10:00 pm

      mosqueteiro…foi um lapso da minha parte…queria dizer campeonato e não a taça de Espanha obviamente

      e coerência é o que a fifa precisa..não eu…se o messi ganhou a bola de ouro quando marcou mais golos, coerência é achar-se que o Ronaldo merece ganhar este ano pela mesma razão…a coerência da fifa é que muda dum ano para o outro tal como escrevi no meu 1º comentário

      e em que é que te baseias para dizer que a do messi vs sneijder foi justa??por ele ser, claro está, o menino querido??

      achas justo o messi ter ganho 4 bolas de ouro seguidas??e vens-me tu falar de coerência??

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:49 pm

      miguel no teu 1º comentario falas da taça, agora falas de outro ano onde ele ganha o campeonato. decide-te.
      ou miguel entao a quem e que davas a bolas de ouro de 2012? o messi bateu o recorde mundial e nao merece, o ronaldo marca menos 30 golos e ja merece? coerencia. para nao falar de assistencias. e ja agora nesse ano nao houve nenhuma equipa com dominio absoluto algo diferente deste ano e do ano de sneijder.
      mas se ronaldo ganhou hoje, tambem a do messi vs sneijder foi justa..
      parem de inventar teorias da conspiraçao de que o messi e o menino querido.

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:37 pm

      Ronaldo foi de longe o melhor jogador do ano de 2013. Não só porque foi o que marcou mais golos (e atenção às marcas que ultrapassou nomeadamente na Seleção e na fase de Grupos da Champions League) mas também porque foi aquele cujo rendimento mais influência teve para a performance colectiva (Ronaldo foi fundamental para o Real Madrid, Ronaldo foi fundamental para a Seleção.)

      Ronaldo foi o melhor apesar dos títulos.
      Ribery só tem títulos para mostrar (a verdade é que o Bayern ganharia tudo na mesma sem o francês)
      Messi em condições normais (ao seu nível) é o candidato nº1, sempre. Não foi um ano normal, foi o ano Ronaldo.

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:20 pm

      Mas o que é que ganhou Ronaldo este ano?

      Sejamos coerentes.

    • Miguel
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:06 pm

      mosqueteiro..obviamente estava a falar do ano em que o Real Madrid foi campeão de espanha..ou seja, na época 2011-2012…em que o vencedor da liga os campeões foi o Chelsea (contra o bayern de munique) e que o melhor jogador do mundo foi o..menino querido da fifa

      agora diga-me lá porque é que o messi foi o melhor jogador do mundo nesse ano..por marcar mais golos??é que se assim for mais vale eleger como melhor do mundo o africano que marcou uns cento e tal golos no ano em que o messi marcou 90 e tal ou 100

      por isso sim..na época 2011-2012 a bola de ouro entregue ao messi foi mal dada…devia ser para o Ronaldo…tal como a bola de ouro dada ao messi na época 2009-2010 devia ter sido para o Sneijder por ter ganho tudo o que havia para ganhar e por ter chegado à final do euro

    • Kafka
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:45 pm

      Jeremy e MosqueteirosSLB, de acordo com ambos

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:23 pm

      miguel, a bola de ouro de a 2 anos atras foi entregue ao messi por ser o menino querido da fifa? entao tu dizes que o ronaldo nesse ano ganhou a taça, o messi ganhou o campeonato e ganhou uma champions. nessa epoca marcou 53 golos e fez 24 assistencias (estes golos sao da epoca 2010/11, nao me apetece estar a pesquisar os golos so nesse ano). nessa mesma epoca na liga o ronaldo marcou mais 9 golos que o messi, mas fez menos 8 assistencias. no ano 2011-2012 ja foi ao contrario ( mais uma vez nao sei quantos e que foram na 2º metade). ainda em 2010-2011 o messi foi o melhor marcador da champions league com 12 golos, mais 6 que o ronaldo e em menos 60 minutos.
      alem disso marcou na final da liga dos campeoes o golo que tiraria o jogo do empate.
      sinceramente, nao compares.

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:56 pm

      Concordo.

      A bola de ouro tem sido justa (as 4 do Messi são merecidas), como foi esta. Mas mudam-se os jogadores e mudam-se os critérios.

      Quem acha que em 2010 merecia o Sneijder e o ano passado o Ronaldo, não pode achar que esta também é justa.

      Como disse tem sido sempre dada ao jogador com melhor desempenho individual, como foi este ano. Eu concordo.

    • Miguel
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:53 pm

      talvez esses 99%, baseando-se nos critérios da fifa para o ano passado, achem esta conquista justa

      e talvez os mesmos 99% tenham ficado chateados com a diferença de critérios da fifa de um ano para o outro (só para lembrar que à 2 anos o Ronaldo ganhou a taça e foi o melhor marcador e o melhor jogador do mundo foi..exactamente..o menino querido da fifa)

  • slb1994
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:36 pm

    – Cristiano Ronaldo teve 27,7% dos votos.
    – Lionel Messi teve 24,72% dos votos.
    – Franck Ribéry teve 23,36% dos votos.

    Bem mais equilibrado do que eu esperava.
    Parabéns também ao Messi e ao Ribery, foram uns dignos "vencidos" (fizeram épocas de grande nível )

  • Zé da Costa
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:36 pm

    Ronaldo tem metade das bolas de Messi porque é metade do jogador que é o argentino.

    • Kafka
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:08 pm

      João, mas secalhar é mais coerente que a "grande maioria dos portugueses" que à 1 ano atrás estavam todos indignados por 1 jogador que tinha marcado 91 golos e ganho 1 taça de espanha ter vencido a bola de ouro, mas já não ficaram indignados por 1 jogador que marcou 69 golos e não venceu titulo nenhum colectivo tenha vencido…lá está, é a coerência ao sabor do vento

    • João Lains
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:29 pm

      E tu neste momento tens o dobro de azia da grande maioria dos portugueses.

  • Paulo Ferro
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:36 pm

    Grande CR7! É um privilégio ver jogar um jogador assim! Parabéns!

  • Euclides!
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:34 pm

    Um prémio justo, que peca por tardio, já merecia ter ganho outra bola de ouro a mais tempo, é incrível como desde
    o mundial de 2006 para cá, ele tem sido sucessivamente candidato a bola de ouro, algo muito difícil, estar quase 10 anos a disputar o prémio de melhor jogador do ano ou do mundo é incrível

    a lesão de Messi, por um lado contribui para acabar com um estigma que era de haver uma ideia que o Messi era o melhor e "ponto", quando nunca foi bem assim, houve muito cozinhado nestes 4 prémios de bola de ouro ganhos pelos messi, o de 2010 então… (nem vou comentar) mas desta forma, tendo acabado com a hegemonia do Messi, abre-se espaço para no próximo ano haver muitas expectativas até para o aparecimento de novos protagonistas, dependendo de como corre a temporada…

    Estou duplamente orgulhoso, como Sportinguista, e como Português… é a 4ª vez que um jogador Português recebe uma bola de Ouro, quando países como a Espanha só ganharam um vez (para se ter uma ideia)…
    e por ser Sportinguista, porque não é qualquer clube que vê os seus jogadores formados a ganhar 3 bolas de ouro…

    Um prémio justo, e creio que ele não irá ficar por aqui, porque ainda tem uma larga distancia entre Messi x Ronaldo e os outros jogadores, e creio que o Messi vai ter problemas físicos mais frequentemente com o avançar da carreira, e creio que Ronaldo poderá ainda ganhar mais uma ou duas vezes visto que ainda tem só 28 anos, fará 29 em Fevereiro, ainda não é velho nem pouco mais ou menos, lembro que Zidane foi para o Real Madrid com 29 anos… Ronaldo ainda tem 5/6 anos de futebol a sua frente, pode perfeitamente ambicionar ganhar mais alguma distinção deste género…

    Uma nota também negativa para a imprensa argentina, fiquei enojado com a manchete do Jornal Olé de hoje, que dizia "ballon de plomo" em uma referência negativa a Cristiano Ronaldo,por não ter feito uma boa exibição ontem contra o Espanhol, e diziam também que torciam por Ribery (o que fica feio para qualquer imprensa, apesar de ser normal torcerem por Messi) já a pouco fui ao site verificar a reacção a eleição de Ronaldo, e encontrei uma frase "ainda te faltam duas"…

    Estes argentinos tem muita falta de classe, e agem como crianças… muitas vezes critica-se a postura dos Portugueses por serem patriotas, mas no estrangeiro ainda é pior, pois nunca vi ninguém da imprensa Portuguesa maltratar o Messi, ou achincalhar o Messi só por ser rival de Ronaldo,enfim….

    Falta de classe e provincianismo dos Sul Americanos…

    • Kafka
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:43 pm

      Euclides eu não ficava nem mais nem menos contente por o Messi ou o Ronaldo ganharem…e se leres bem já disse que o Ronaldo foi o mais que justo vencedor este ano, a única coisa que lamento e a falta de coerência (tu incluido) de 99% dos portugueses, que no espaço de 1 ano mudaram tão radicalmente de opinião face a situações similares, isso sim é que é lamentável…de resto eu sou dos poucos que está à vontade para falar e achar que a vitória do Ronaldo este ano é justíssima, porque o ano passado achei que o Messi também ganhou justamente, já tu e 99% dos Portugueses não pode dizer o mesmo…

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:42 pm

      O patriotismo tem pouco a ver com prémios individuais num desporto, é muito mais que isso.

      Eu tenho o direito de preferir ver jogar o Messi, claro que torço por Portugal mas não tenho que torcer pelo Real.

      No entanto gostei que ganhasse o Ronaldo, porque mereceu, como gostei quando ganhou o Messi porque também mereceu.

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:30 pm

      Carlos: O que eu disse foi que em 2010 Messi foi o melhor porque jogou melhor e nisso engloba-se marcou mais golos, não foi o melhor só porque marcou mais, mas como é obvio é um dos factores.

      Percebeu agora?

    • Euclides!
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:11 pm

      Eu nunca vi a imprensa Portuguesa a fazer manchetes de jornal a achincalhar o Messi por serem patriotas e gostarem mais de Ronaldo, uma coisa é que dizem os fans e os adeptos, outra coisa é o que a imprensa escreve, e creio que a imprensa Argentina esteve muito mal…

      O messi marcou 91 golos em 2012? pois marcou… o Ronaldo Marcou 63, não são 91, mas foram 63 golos fundamentais para o Real Madrid ter sido campeão na liga em que marcou golos a todas as equipas, levou o Real as meias finais da Champions, levou Portugal as meias finais do Euro, onde só perdeu em ambas nos penaltis…

      O messi ganhou o prémio por ter marcado 91 golos? ok, mas não queiram comparar essa dos golos da mesma forma com que se comparar o Ronaldo com o Ribery, porque a diferença ente golos marcados pelo Messi e o Ronaldo é muito menor e o Ronaldo em 2012 foi melhor que o Messi, alias o Messi desde 2011 para cá, tem vindo a cair bastante a nível de exibições, já não é capaz de fazer arrancadas como fazia antes, não sei se é por estar mais bem marcado ou se o físico já pesa… mas está longe de ser aquele jogador magico que foi entre 2007 e 2011, anda mais escondido do jogo, pode até marcar mais golos, mas não leva a equipa as costas

      e quanto a patriotismo, que melhor exemplo como o vosso caso para mostrar que há Portugueses que ficavam mais contentes por ser o Messi a ganhar?

    • Carlos
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:08 pm

      Amigo Jeremy, os seus comentários neste tópico mudam como da água para o vinho.
      Num comentário acima diz para não "confundir" bola de ouro com bota de ouro, neste mesmo faz essa "confusão".

      Não consigo perceber o seu discurso.

    • Kafka
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:51 pm

      Euclides, já os Portugueses têm uma classe fantástica, pois à 1 ano atrás diziam que a vitória do Messi tinha sido comprada e era uma vergonha um jogador vencer a bola de ouro quando marcou 91 golos e venceu apenas a Taça de Espanha, isso para ti já é ter classe certo? no entanto esses mesmos jornais, e portugueses em geral passado 1 ano, já acham bem que 1 jogador que marcou 69 golos e não venceu titulo nenhum, vença a bola de ouro…isto de facto é de uma classe e coerência da parte dos portugueses e da comunicação social portuguesa, que vou-te contar…

      A tua memória selectiva é simplesmente genial…antes de criticares os jornais argentinos, tem olhos na cara e critica os portugueses todos pela falta de coerência demonstrada perante situações similares entre o ano passado e este ano…

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:47 pm

      O seu comentário faz pouco sentido

      1º Em 2010 o jogador com melhor desempenho individual, dado que marcou mais golos e basicamente jogou melhor que qualquer outro, foi o Messi. E não me venha com títulos pois nesse ano o Messi ganhou o campeonato de Espanha. E como já se viu este troféu não serve para premiar títulos colectivos.

      Os argentinos são tão parciais como nós em relação ao Ronaldo… Também não concordo com essa parcialidade de jornalistas, mas temos que ser justos e dizer que acontece em todo lado.

  • Fábio Teixeira
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:33 pm

    É notável um país com 10 milhões de habitantes estar muitas vezes na mó de cima do futebol, quer com conquistas individuais, quer com prestações coletivas. Já estivemos em 3º no ranking, perdemos ingloriamente na final do Euro 2004 e nos últimos anos temos feito campanhas assinaláveis (só perdemos com a Espanha no último Europeu nas meias finais e nas grandes penalidades).

    Há que ter orgulho e eu tenho-o. Parabéns Ronaldo!

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 14, 2014 at 12:32 am

      Mas isso é o pão nosso de cada dia Kafka.

    • Kafka
      Posted Janeiro 13, 2014 at 11:18 pm

      Esses jogadores que mencionaram só poderão chegar a um nível elevado se jogarem, e não é jogarem na 2ª divisão, é jogarem a titulares na primeira divisão, só assim chegarão a um nível elevado

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:57 pm

      E a lista continua. Os centrais (Ilori, Paulo Oliveira, Vezo, Tobias, por aí fora), pois Pepe e Bruno Alves não são vitalícios e Neto vai precisar de apoio (isto se for titular), e na minha opinião o André Silva, que precisa de ser uma aposta séria para se tornar no avançado que a seleção precisa há largos anos.

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:41 pm

      Esperemos que sim. Mas só se jogadores como Rafa, Bernardo Silva, William Carvalho, Cedric, Cancelo, Adrien, Bruma, etc chegarem ao nível elevado enquanto Ronaldo ainda for de top (mais 3 ou 4 anos).

      Porque com a seleção atual é impossível.

    • Fábio Teixeira
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:36 pm

      É verdade. Esse tempo há de chegar.

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:59 pm

      Mais notável seria ter grandes competições como têm o Uruguai e a Holanda…Isso sim é fantástico.

      Temos tido realmente grandes jogadores, mas falta-nos os títulos colectivos. A Espanha só tem uma bola de ouro mas tem os títulos…

  • porquinhodaindia
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:33 pm

    Agora a sério. Prémio justíssimo para o melhor jogador em 2013. Esteve a um nível brutal e acredito que não ficará por aqui.

  • Tiago Alves
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:30 pm

    VM ou algum comentador,

    Alguém pode colocar aqui o nº de votos de todos os jogadores? Tive a ver aquele pdf e acho que foi muito puxado para o Ronaldo.

  • FÁBIO COSTA
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:30 pm

    Justiça e viva o Ronaldo!!!!

  • porquinhodaindia
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:30 pm

    Comentários aziagos de Xavi e Dani Alves em 5, 4, 3, 2, 1…

    • Kafka
      Posted Janeiro 13, 2014 at 11:19 pm

      Jeremy, concordo, penso o mesmo, este ano o Ronaldo foi o mais que justo vencedor, mas em condições normais, estando o Messi e Ronaldo a 100%, o Messi vai vencer sempre porque é melhor

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:39 pm

      concordo jeremy.
      ate o maradona veio dizer isso. e apesar disso disse que o justo vencedor era o ronaldo

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:33 pm

      Ele disse que o Ronaldo e Ribery são justos vencedores mas que para ele em condições normais (sem lesões) o melhor do mundo é o Messi.

      Qual é o problema? É a opinião dele e da maior parte dos observadores imparciais. Eu concordo.

      O Fenómeno também disse que preferia o Messi, também é aziado? Ele sempre disse que apoia mais o Real contra o Barça…

    • Carlos
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:03 pm

      Amigo Jeremy, parece os jornais portugueses, só lêem o que lhes agrada.
      Falta ai o resto da frase do Xavi, quando ele depois diz que Messi foi o melhor.

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:39 pm

      Xavi:

      'Este ano é justo ganharem Ronaldo ou Ribery'.

  • Lion_Heart
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:29 pm

    Finalmente! Já merecia ter mais 2/3! Claramente o melhor do mundo e a caminhar para o melhor de sempre.

    Para além de ser um atleta de outro mundo é um homem extraordinário. Claramente um motivo de orgulho nacional, supera-se a cada dia, coloca o nome de Portugal sempre ao mais alto nível. É definitivamente um jogador que me faz ter orgulho em ser português e ser sportinguista (clube que formou dois jogadores que ganharam no total 3 bolas de ouro).

    Parabéns e como ele diria: Não há palavras para descrever este jogador! Simplesmente o melhor!

  • Jeremy
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:29 pm

    Este ano foi justíssimo, como tinha sido nos outros 4.

    Ganhou o jogador com melhor desempenho individual, por poucos títulos que tenha ganho e eu concordo com essa ideia. Os prémios coletivos são isso mesmo, os individuais é uma coisa diferente.

    Só acho estranho que haja pessoas a dizer que foi justo este ano e depois dizer que Sneijder merecia ganhar em 2010, quando apesar dos títulos tinha jogado muito menos que Messi.

    Concordo com as ideias do VM, para mim até é o melhor finalizador de sempre, por ser fantástico com ambos os pés e de cabeça. Só me lembro de Van Basten em termos de ser comparável, mas mesmo esse marcou muito menos que o CR, por isso acho que o Português nesse aspecto é o melhor de sempre. Fisicamente também sera dos melhores de todos os tempos.

    Agora também gostava de o ver jogar mais como fazia no Untd onde era claramente um jogador mais espetacular de se assistir, pois era um driblador superior e participava mais no jogo colectivo da equipa. Penso que seria até melhor para o Real, pois agora têm o Bale para dividir os golos.

    Espero que agora se solte pois o futebol é mais engraçado com o Ronaldo que finta e assiste, em comparação com o atual que é pouco mais que um finalizador.

    Com estes critérios, com os quais concordo, os próximos 2 ou 3 anos serão discutidos pelos mesmos 2 de sempre.

    Só espero é que no Mundial ele esteja ao nível atual. Quanto ao Real não posso mentir, que tenham um ano como o atual.

  • Ricardo Veiga
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:29 pm

    Justíssimo. Como refere o VM: se não ganhasse esta, dificilmente voltaria a ganhar. Assino por baixo tb na possibilidade de CR7, sem esta pressão, poder evoluir noutras áreas que não a finalização.

    Embora seja sempre complicado comparar jogadores de gerações diferentes por razões que me parecem óbvias – diferenças de métodos de treino, técnico-tácticas, intensidade competitiva, etc… – acho que Ronaldo tem que ser considerado o melhor jogador de sempre. Pelas razões que invoquei, aceito que haja alguma subjectividade na escolha de "melhor de sempre" embora ache que Paulo Sousa (acredito que o VM esteja a provocar a malta… ;) ) não poderá nunca figurar entre os eleitos.
    Eusébio, Figo e Ronaldo serão durante muitos anos os únicos (Futre não andará longe) a poderem ser considerados.

  • paulo
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:28 pm

    Grande orgulho deste portugues que esta no top à 6 anos consecutivos! Para mim é o melhor futebolista portugues de sempre, e ainda o que pode ganhar! Sou benfiquista reconheço que eusebio foi muito grande, figo brilhante, mas CR7 é um Deus autentico!

    • Kafka
      Posted Janeiro 14, 2014 at 12:51 pm

      Estava a falar no prémio da FIFA…de qualquer das formas, seja o prémio da FIFA seja o prémio da France Footbal, em ambos o Messi vai com 7 consecutivas no pódio…

    • Lourenço
      Posted Janeiro 14, 2014 at 12:02 am

      Kafka, se estás a falar em Bolas de Ouro tens aí um erro…em 2007 Messi ficou em 3º lugar, tenho Cristiano Ronaldo ficado em 2º e Kaká em 1º.
      No prémio da Fifa é que o Messi ficou, contra todas as expectativas, em 2º.

    • Kafka
      Posted Janeiro 13, 2014 at 11:25 pm

      Quem já vai não com 6, mas sim com 7 consecutivas no Top 3 (eu até diria melhor, Top 2) é o Messi:

      2007 – Bola de Prata
      2008 – Bola de Prata
      2009 – Bola de Ouro
      2010 – Bola de Ouro
      2011 – Bola de Ouro
      2012 – Bola de Ouro
      2013 – Bola de Prata

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:56 pm

      Quase que aposto que era isso que ele queria dizer.

      É que até o Ronaldo disse o mesmo hoje na conferência de imprensa, enganou-se acontece.

    • Daniel Vieira
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:45 pm

      Jeremy , aprende a ler . Top não é top 3 ;)

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:50 pm

      6 anos consecutivos? Então 2010 não existiu?

  • Gonçalo Policarpo
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:26 pm

    Como Português, adepto de futebol e do Sporting C.P, é um orgulho enorme ver CR7 com este prémio pela 2ª vez. Na verdade, não deveria ser apenas a 2ª vez que o vence. Ainda assim, grande grande orgulho. Parabéns CR7!

  • Anónimo
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:25 pm

    VM, uma questão, quem são os 2 outros melhores finalizadores da história do futebol?
    Abraço, vamos CR7

    ANL

    • Jareth
      Posted Janeiro 14, 2014 at 1:18 am

      Falando da componente de finalizador está com toda a certeza a esquecer-se do Fernando Baptista de Seixas de Vasconcelos Peyroteo….

    • Kafka
      Posted Janeiro 13, 2014 at 10:43 pm

      Analisando apenas a componente finalizador nada mais, como só vejo futebol do fim da década de 80 e inicio da década de 90 em diante, no que se resume ao que eu vi, o melhor finalizador que vi, para mim por esta ordem é o Van Basten, Messi, Fenómeno, Cristiano e Romário…

      Agora quanto ao que não vi, olhando para os dados estatísticos, Eusébio, Puskas, Muller e Pele, com certeza que estarão nessa luta, já que:

      Puskas: 705 jogos oficiais / 700 golos (0.99 golos por jogo)
      Eusébio: 745 jogos oficiais / 733 golos (0.98 golos por jogo)
      Mueller: 771 jogos oficiais / 723 golos (0.93 golos por jogo)
      Pele: 855 jogos oficiais / 784 golos (0.91 golos por jogo)

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:38 pm

      A diferença é que no que eu disse, falei em 3 jogadores que seguramente estão na discussão, não disse que eram os 3 de forma definitiva.

      Acho é estúpido dizer que Ronaldo é melhor que Eusébio e não admitir discussão, eu concordo que estão perto, não me parece é que seja óbvio que um é melhor que o outro. Só isso.

    • Mitt Romney
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:16 pm

      precisamente, a sua opinião e como o das pessoas que dizem o contrario.. viram os golos e os números em geral, e ouviram falar. nao tenho nda contra isso, agora nao pode vir criticar quem faz isso e depois vir fazer a mesma coisa.
      MR

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:39 pm

      Desses só vi um jogo de Puskas, final da Champions de 62.

      Quanto aos outros vi DVD com 1 hora cada. Onde basicamente só tinham os golos. Deu para ter uma ideia.

      Pelo que ouço dos mais antigos é uma opinião aceitável. Mas seguramente há outros nomes a considerar, não tenho o dom da verdade.

    • João Lains
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:24 pm

      Jupp Heynckes

    • Mitt Romney
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:09 pm

      Já viu esses a jogar entao jeremy?
      ai essa coerência..

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:51 pm

      Van Basten, Puskas e Pelé ou mesmo o Muller (o antigo) estão na discussão.

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:40 pm

      Para mim o Jardel é um deles…Mas certamente será o Pelé e outro qualquer.

  • anónimatos
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:24 pm

    Um ódio dos Portugueses a CR7? Não concordo… Ronaldo é o melhor da actualidade, e quem sabe o melhor Português de todos os tempos (e digo quem sabe porque não tive o privilégio de ver jogar o grande EUSÉBIO).
    De resto é uma enorme honra e prazer para qualquer português ver Ronaldo ganhar esta bola, e para mim que sou madeirense ainda mais.
    Fez uma época fora do normal, marcando mais golos que jogos, e o resultado final não podia ser outro.
    Ronaldo soube lidar com alguns momentos menos bons (Blatter por exemplo) e mostrou sempre um grande profissionalismo nas suas intervenções, lidando de uma forma exemplar com alguma comunicação social que tentava, de certa forma, camuflar a grande época de Ronaldo.
    Abraço

  • MosqueteiroSLB
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:23 pm

    ja agora, parabens ronaldo. orgulho nacional. podia nao achar que merecias, mas ja que ganhaste, obrigado por levares o nome de portugal mais longe.
    força ronaldo, parabens

  • FT
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:22 pm

    Parabéns, finalmente a mais que justa 2ªbola de ouro.
    A meu ver esta deveria ser a 3ª e nao a 2ª, mas o que interessa é que esta não lhe fugiu.
    Melhor jogador Português de sempre, e talvez o melhor de todos os tempos. Mas prontos, nunca haverá consenso, visto que com jogadores como Messi e Maradona é dificil escolher, também ja vai um pouco pelo gosto de cada um.
    SL

  • fabio jesus
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:19 pm

    Tu mereces campeão!!Se o Ronaldo não ganha-se era uma tremenda injustiça
    Aquele momento no final quando se emociona mostrou o quão importante o prémio era para ele.
    PARABÉNS CAMPEÃO!!

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:18 pm

    Fantastico, mais do que merecido! Apenas lamento que conquiste a Bola de Ouro num ano marcado por aquelas afirmaçoes ridiculas do Blatter e pelo alargamento ridiculo do prazo de votaçao.

    O Ronaldo, apesar de nao ter ganho nenhum titulo, fez uma epoca estrondosa em termos individuais, foi o motor do Real Madrid e da Selecçao Nacional, tem um registo notavel de 69 golos (larga distancia para os rivais) e, alem disso, como refere o VM era injusto ter apenas 1 Bola de Ouro e o Messi 4, sendo que se nao ganhasse este ano dificilmente ganhava no futuro.

    Por fim, o Ribery mereceria igualmente pelos titulos que conquistou, mas na verdade a diferença em termos de prestaçao individual para o Ronaldo foi tremenda.

  • Mac
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:17 pm

    Percebe-se porque é que ele é tão odiado pelos portugueses. Não conseguem admitir que ele é melhor que o Eusébio. Mas relaxem, porque ele não é só melhor, é muito melhor. Até como pessoa. Se o outro é rei tu és Deus.

    • Kafka
      Posted Janeiro 13, 2014 at 10:51 pm

      Miguel, era o Benfica que tinha dirigentes do regime ou era o teu clube? vai-te lá informar sobre o que aconteceu, antes de vires dizeres barbaridades e falares de cor

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 10:21 pm

      Miguel sabes quantos títulos é que o Sporting tem depois da ditadura?

      Não são mais que 5… Mas sim nós é que eramos o clube do regime.

    • Miguel
      Posted Janeiro 13, 2014 at 10:15 pm

      vejam bem a mania da perseguição destes benfiquistas

      o rapaz fala da comparação Ronaldo vs Eusébio e vêm para aqui meia dúzia de virgens ofendidas falar do benfica..é que nem por uma vez o Mac mencionou clubites

      é isso e o "2º maior clube do mundo ser o anti-benfica"…se eles acreditam nestes disparates e são felizes assim, é deixá-los

      quanto aos títulos que o Eusébio deu…nem sei se devam agradecer a ele se ao salazar….

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:22 pm

      Você baseou-se nas bolas de ouro para avaliar a capacidade de um jogador…

      Se é assim para uns tem que ser para todos.

    • Mitt Romney
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:10 pm

      Amigo Jeremy, tem que me explicar onde no meu comentário falei do mess.. Se disse que era melhor, pior, muito melhor, muito pior, etc…

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:58 pm

      Mas pelo menos nós adoramos um jogador que nos deu títulos, o Ronaldo ao Sporting só deu 15 milhões.

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:34 pm

      Romney, para si o Messi é 2 vezes melhor que o Ronaldo então…

      Se o seu fundamento é o número de bolas de ouro, tem que achar isso.

    • Mitt Romney
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:08 pm

      É fundada pelo menos no facto de que ele tem 2 bolas de ouro.
      MR

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:01 pm

      que nao falassem em clubices. mac acorda para a vida. ninguem odeia o ronaldo

    • helder-london
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:51 pm

      quando o ronaldo conseguir ganhar 11 campeonatos em portugal ganhar uma champions por um clube portugues levar portugal a uma meia final do campeonato do mundo ser o melhor marcador do mesmo e melhor jogador do mesmo eu pessoalmente sendo do benfica direi que e o melhor jogador de todos os tempos!nao lhe tiro valor nenhum foi o melhor jogador do mundo este ano e merece mas ainda nao e se quer melhor que messi na minha opiniao e nem o argentino pode dizer que e melhor que eusebio pele ou maradona

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:34 pm

      Que comentário desnecessário… Deixem essa obsessão com o Benfica de parte.

      Até gostava de saber a tua idade para ver como é que sabes isso tudo, é que se nunca viste Eusébio a tua opinião é fundada em absolutamente nada.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:16 pm

    Melhor jogador português de todos os tempos. Melhor do mundo da actualidade. e um orgulho para todos os sportinguistas e portugueses!

    Venha a 3ª Bola de Ouro em 2015, eu sei que és capaz!

  • Kacal l
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:14 pm

    Parabéns CR7, és o melhor do Mundo contra tudo e contra todos, estou emocionado e é um Orgulho ter um Craque destes, um "ET" deste desporto como Português, é o meu ídolo do futebol actual, um profissional de eleição, um atleta magnifico e quase perfeito e um jogador soberbo, dos mais completos que vi jogar, agora podemos dizer que nós temos o Melhor Jogador do Mundo, ele merece, ele trabalhou para tudo isto e muito mais, fez um ano 2013 excelente, o melhor jogador do Mundo é Português e nós temos que estar orgulhosos e honrados de ele ser NOSSO, de todos nós, Obrigado CR7, és o nosso campeão e nosso capitão.
    Já agora para quem diz que foi devido ao alargamento da votação, deixo aqui alguns factos:

    Total de Jogos/golos de Janeiro de 2013 a 14 de Novembro de 2013 (Antes do Play-off e alargamento da votação):

    Messi: 45 Jogos = 41 golos (menos 5 Jogos e menos 19 golos); média de 0,90 golos/Jogo.

    CR7: 50 Jogos = 60 golos (mais 5 Jogos e mais 19 golos); média de 1, 2 golos/Jogo.

    Juntem a qualidade das exibições e a regularidade dessas, em desempenho individual o CR7 foi superior ao Messi e ao Ribéry nem se fala, é a realidade.

    Pergunta: Será que o Messi conseguia marcar uma média de 4 golos em 5 Jogos (que tem a menos) e superar Ronaldo??? Hmmm…

    Deixem-se de coisas, não rebaixem, não menosprezem, não odeiem o Ronaldo e dêem os Parabéns e fiquem Orgulhosos pelo nosso Capitão, o nosso Embaixador e nosso melhor Jogador, OBRIGADO Ronaldo!!!. :-)

    • Kafka
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:11 pm

      Exactamente Jeremy,

      Kacal, não estou com azia nenhuma, da mesma forma que o ano passado o Messi foi um justíssimo vencedor, este ano só podia vencer o Ronaldo, simples…

    • Kacal l
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:08 pm

      Jeremy, que seja… não é azia, mas os golos são um dos critérios mais importantes num jogador ofensivo e eu apenas mostrei que o CR7 foi superior ao Messi mesmo antes do Play-off e da lesão do Messi, mais nada, deixem-me estar contente, orgulhoso e emocionado, sff, foi um desabafo.

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:47 pm

      Qual azia? Agora não se pode discutir nada?

      Acho que tanto eu como o Kafka já dissemos que foi totalmente justo, só não concordo que o único critério sejam os golos.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:32 pm

      Quem eu saiba isto é o ANO CIVIL 2013, o que se passou antes pouco ou nada interessa, os golos também são um factor a ter em conta no desempenho individual e eu só estou a dar mais uma prova de quem é o melhor jogador do Mundo em 2013, não aziem hoje, sff.

    • slb1994
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:58 pm

      Falar em médias de golo para a bola de ouro, não por favor.
      Se não o Weldon (no último ano em que o Benfica foi campeão ) seria um sério candidato a ganhar o prémio nesse ano

    • Kafka
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:44 pm

      Kacal, queres mesmo falar em médias de golos entre Messi vs Ronaldo?? tirando os últimos 6 meses em que o Messi andou a jogar ao lesionado, o Ronaldo tem perdido sistematicamente nessa vertente (e também em assistências para golo) face ao Messi, portanto não sei bem o que pretendes com essa tentativa de mostrares que o Ronaldo marcou mais golos que o Messi…

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:32 pm

      A bola de ouro e a bota de ouro são coisas diferentes. Uma é para o melhor jogador e outra para o melhor marcador.

      Não confundas as coisas, porque por essa perspetiva Figo e Zidane nunca poderiam ganhar.

      Apesar disso a bola de ouro foi justa.

  • David Martins
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:13 pm

    Parabéns ao Ronaldo, enorme jogador! Já devia ser a terceira! Para mim o melhor português de sempre continua a ser o Eusébio mas o Ronaldo vai estar sempre lá pertinho.

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:12 pm

    A esta hora está a mulher do Ribery a meter de novo as porcelanas naquele lugarzinho junto à lareira…

  • David Gomes
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:12 pm

    não foi de maneira nenhuma mal entregue mas a meu ver deveria ter sido o ribéry o vencedor, pela lógica dos títulos. no entanto fosse entregue a quem fosse ficaria sempre em boas mãos

    • slb1994
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:33 pm

      Eu acho que a Bola de Ouro devia ser para… Anatoliy Tymoshchuk
      Sim, esse mesmo, ganhou tudo o que havia para ganhar :D

      Agora mais a sério, percebo o que quer dizer, mas não concordo.
      O prémio é individual, não colectivo

  • KUN AGUERO
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:12 pm

    Estamos perante uma LENDA!!!
    Melhor jogador português de sempre

    • Miguel
      Posted Janeiro 13, 2014 at 11:41 pm

      tal como eu não tenho legitimidade para dizer se é ou não melhor jogador, tu também não a tens para dizer o contrário…mas baseando-me no que Ronaldo já ganhou e alcançou posso muito bem dizer que pelo seu percurso é o melhor português de sempre…também nunca vi o Maradona jogar e posso dizer que para mim ele é o melhor de sempre…os dvd's e youtube foram criados para alguma coisa

      P.S -> ainda aqui à dias vi o Portugal – coreia…como tal penso k posso dizer que já vi o Eusébio jogar…e antes que não percebas o tom do comentário digo já que estou a ser irónico

    • Kafka
      Posted Janeiro 13, 2014 at 10:59 pm

      Miguel, e onde é que eu afirmei que o Eusébio era o melhor jogador Português de sempre? eu não posso dizer isso porque não o vi jogar… agora pelos vistos tu deves ter visto o Eusébio jogar para ter tido aquela afirmação..

      As unicas pessoas que podem dizer taxativamente que o Eusébio é melhor que o Cristiano ou o Cristiano é melhor que o Eusébio, foi quem viu os 2 jogar, como a mim não me parece que tu tenhas 60 anos de idade, acho que não tens legitimidade nenhuma para dizeres que o Ronaldo é melhor que o Eusébio…eu só vi o Cristiano jogar, logo jamais posso dizer que ele é melhor que o Eusébio, o máximo que posso dizer é que o Eusébio (que é unanimamente considerado o melhor da geração dele) e o Cristiano (que é unanimemente considerado o melhor dos ultimos 20/30 anos) estão a concorrer para serem o melhor jogador português de sempre, mas não posso dizer mais que isso, porque não vi…

    • Miguel
      Posted Janeiro 13, 2014 at 10:18 pm

      e aos que se indignam com estas declarações eu pergunto: e vocês??viram o Eusébio jogar para afirmarem que o Ronaldo não é o melhor português de sempre??

    • Kafka
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:37 pm

      Digo Santos, claro que sim, cada um é livre de ter a opinião que quiser, eu só fiz aquela pergunta, para perceber qual critério que ele adoptou…se viu o Eusébio jogar, tudo bem, agora eu por exemplo não vi o Eusébio, Puskas, Garricnha, Di Stefano jogarem, como tal como posso dizer que o Messi ou o ROnaldo o Fenómeno (que são os 2 melhores jogadores que eu vi jogar), são os melhores de sempre? não tenho 100 anos de vida para ter visto o Eusébio, Garrincha e afins, e poder comparar com o Messi e o Fenómeno, como tal apenas posso dizer que o Messi e o Fenómeno são os 2 melhores jogadores que eu vi jogar, nunca vou poder dizer que são melhores que o Di Stefano, Puskas e o Garrincha por exemplo

    • Diogo Santos
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:20 pm

      Kafta sabes o que é ter opinião própria? cada um acha o que quer

    • João Lains
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:18 pm

      Mas o que é que isso interessa para aqui? Sempre a falar de história e recordes como se isso interessasse assim tanto nos dias de hoje. Pergunto te eu, viste o Eusébio jogar? Há é que vangloriar esta conquista do Ronaldo é deixarmo-nos de preciosismos balelos.

    • Kafka
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:45 pm

      Viste o Eusébio jogar, para dizeres isso com tanta certeza?

  • MosqueteiroSLB
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:10 pm

    como ja tinha dito, nao era o jogador a quem eu dava. mas tambem como ja tinha dito, nao era escandalo nenhum se ganhasse. fez uma epoca fortissima.
    so espero que recupere alguma da magia que o caracterizava pois esse era um dos principais motivos para eu nao dar a bola de ouro ao ronaldo. se calhar e porque nao estou habituado a este futebol matador e prefiro espectaculo, mas sao gostos.
    parabens ao ronaldo. um bom discurso no final. emocionado, e muito mais humilde do que em tempos foi. alguem ao nivel de ser capitao da seleçao nacional.

    agora, que faça um bom 2014 , e especialmente um bom mundial.
    continuo a achar que nao e superior ao eusebio (mas mais uma vez sao gostos). e acho legitimo quem o achar. talvez aqui fale clubice, nao sei.

    por fim, espero que devido a esta bola de ouro se pare de criticar as bolas de ouro de messi, pois o criterio foi mantido.

    ps- qual foi a ordem seguinte? ribery, messi, ou o contrario?

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:30 pm

      e ja agora e de realçar as declaraçoes do messi. gozem com o fato dele a vontade (e com razao), mas foi elegante na derrota

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:00 pm

      obrigado a todos

      ja agora.
      bem, depois de rever o ronaldo a falar e impressionante.
      ele que sempre tentou desvalorizar este premio, viu-se o quanto de facto ele o queria. ve-se que trabalhou muito.
      otimo profissional. otimo jogador

    • diogoribeiro
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:40 pm

      Foi Ronaldo 28%, Messi 25%, Ribery 23% e outros o resto.

    • Miguel
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:39 pm

      RESULTADOS OFICIALES:

      1.- Cristiano (27,99%); 2.- Leo Messi (24,72%) y 3.- Ribery (23,36%)

    • slb1994
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:38 pm

      Messi em 2º lugar, com Ribery a completar o pódio

  • Pedro Melo
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:10 pm

    O melhor futebolista português de sempre, e um dos melhores do mundo.

  • RedEye
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:10 pm

    Parabéns Ronaldo!!!!!

    Porque não é preciso seres do Benfica(ao contrario do que os Sportinguistas pensam)
    Para seres um orgulho para todos nós e mereceres o nosso respeito!

    Continua campeão!

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:00 pm

      Diogo Ribeiro…Não percebi essa…Que opinião?! Já viste os comentários que fiz neste e noutros tópicos sobre o Ronaldo? Deves andar distraído,só pode…

    • diogoribeiro
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:39 pm

      Ricardo Ricard gostaria de ouvir a sua opinião sobre este comentário por favor…

      Mudando agora de assunto, o Ronaldo tem sido um monstro e acredito que ainda ganhará mais uma bola de ouro, pois nos próximos 3 anos acredito que o Real vença a Champions pelo menos uma vez.

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:10 pm

    Espetacular! Mais do que merecida!
    Só tenho pena que não tivesse mais palavras para dizer sobre o Eusébio,já que a "homenagem" na cerimonia foi muito fraquinha…Mas estava naturalmente emocionado. É sem dúvida o jogador mais trabalhador que alguma vez vi,nasceu com talento é certo,mas chegou onde chegou trabalhando muito,só com o talento não chegava.

    • Jeremy
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:36 pm

      Concordo.

      Não vamos criticar o Ronaldo numa situação onde mal conseguia falar. A FIFA é que tinha obrigação de fazer mais qualquer coisa.

    • João Lains
      Posted Janeiro 13, 2014 at 8:14 pm

      Ficou bem mais aquém a referência da FIFA ao Eusébio. Estamos a falar de um dos melhores dez jogadores de sempre e teve direito a quê? 30 segundos?

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:58 pm

      Por isso mesmo eu disse que estava naturalmente emocionado :)

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:44 pm

      ricardo, ele ja estava a chorar, mal referiu o eusebio e o mandela quase nao conseguiu acabar a frase. e normal naquele momento devem-lhe ter passsado milhoes de coisas pela cabeça. era impossivel, mesmo que tivesse um discurso semi-planeado. ele chegou la pos o discurso de parte e falou com emoçao, a meu ver muito melhor.

    • Kaz Patafta
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:24 pm

      Achei a referência do Ronaldo muito mais sincera e bonita que a da FIFA. Pessoalmente acho que esteve muito bem

  • NFM
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:06 pm

    grande CR a nivel individual foi o melhor de longe…

    mas este premio é uma anedota e os criterios nao estao bem definidos pois se o ribery ganhou tudo que havia para ganhar (excepto a supertaça alema) e mesmo assim nao ganhou) nunca mais nenhum jogador ganhara enquanto messi e ronaldo jogarem

    • Anónimo
      Posted Janeiro 14, 2014 at 11:37 am

      NFM, o Bayern ganhou os titulos, nao o Ribery. Pessoalmente acho uma anedota o Ribery ser um dos 3 melhores. GTenho dúvidas se está no top 10 e nao tenho duvidas nenhumas que nem sequer é o melhor do Bayen, mas é só a minha opinião. Comparar Ribery a Ronaldo é criminoso. Abraço João Rato

    • Anónimo
      Posted Janeiro 13, 2014 at 10:06 pm

      O prémio para um jogador que ganhou muitos títulos num ano… são os próprios títulos. A Bola de Ouro da FIFA é um prémio que distingue a melhor individualidade.

      Paulo Pereira

    • NFM
      Posted Janeiro 13, 2014 at 9:10 pm

      mas tu leste a primeira frase???

      se nao fosse pelo titulos o ribery nao estava la pois ibra, neymar, vidal, fizeram melhor epoca do que ele…

      acho que os criterios sao dubios….

      nao estou a criticar o CR pois foi de longe o melhor mas sim os criterios… convinha ler antes de dizer asneiras

    • my bloguerddu
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:47 pm

      Nao percebes nada se nada nfm pois em vez de estares a vangloriar o feito do CR7 estas a criticar os critérios da eleição
      Lamentável

    • Renato
      Posted Janeiro 13, 2014 at 7:12 pm

      se o prémio é individual

  • slb1994
    Posted Janeiro 13, 2014 at 7:05 pm

    Mais uma conquista fantástica para o Cristiano, mas também para o nosso país.
    Independentemente do que possa acontecer no futuro, o que Ronaldo já fez é extraordinário e digno de merecer um lugar de destaque na História do Futebol Mundial.
    Mais do que andar em comparações com Messi (que chegam a ser repetitivas), é importante reconhecer a qualidade de ambos -autênticos E.T.- e referir que o vencedor deste ano é justíssimo.
    O meu desejo é que Ronaldo faça o que sabe (superar se cada vez mais), que tenha um grande ano no Real Madrid e, já agora, que leve a nossa selecção ao título Mundial  .

    PS: Bonita homenagem de Leonel Messi a um dos clássicos da minha infância – os “Teletubbies” :D

Deixa um comentário