Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cristiano Ronaldo em branco desde Abril de 2014

Com o seu estatuto vai continuar a ser o responsável pelas bolas paradas quer no clube quer na selecção, mas nesta fase não é claramente a melhor opção. O Bola de Ouro, à semelhança do que acontece com as outras particularidades do seu jogo, perdeu esta virtude nos livres, apesar de ser dos que mais tenta. Veremos se a volta a recuperar (na teoria aqui o factor idade pesa menos) ou se permite que outros assumam o protagonismo nesta situação de jogo.

Apesar de esta época ter 38 golos em 35 jogos oficiais, Ronaldo não marca de livre desde Abril de 2014. Neuer foi o último a ser batido pelo “tomahawk” do português, na meia-final entre o Bayern e o Real. Desde então, CR7 marcou 40 livres (contagem feita pelo jornal Mundo Deportivo) e nenhum encontrou as redes adversárias. Um número muito fraco para um jogador que até era um especialista neste capítulo do jogo. Não fosse a chegada de Bale, que já apontou 4, e os merengues não marcavam um golo de livre directo praticamente há um ano. Desde que está em Madrid, Ronaldo marcou 23 golos de livre, sendo que as melhores épocas foram 2010/11 e 2013/14, com cinco golos, mais um que 2011/12 e mais dois que 2012/13.

0 Comentários

  • Denis Bazzano
    Posted Março 2, 2015 at 4:53 am

    Çalhanoglu manda lembranças, melhor cobrador de livres da atualidade.

  • Ronaldinho
    Posted Março 1, 2015 at 11:18 pm

    Ronaldinho – 54 golos de livre directo

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 1, 2015 at 6:44 pm

    Ronaldo não é, nem nunca foi um especialista, aliás, apesar de alguns bons golos, tem muito poucos golos marcados de livre directo para as tentativas que tem. Mas isto não é só ele, comparado com um passado recente (Juninho, Pirlo, Mihajlovic, Recoba, Beckham, etc.) hoje em dia, os especialistas são quase nulos (assim de cabeça só me lembro do Pirlo e do Tanaka).

    p.s.: A do Tanaka era a gozar claro! xD

    • Paixao_Verde
      Posted Março 2, 2015 at 5:49 am

      LuisRafaelSCP,

      De certa forma concordo contigo, mas acho que as pessoas tem de ir buscar números para justificar se é mesmo especialista ou não. Não sei o nível de eficácia do Ronaldo, mas acredita que os outros não a têm assim tão alta também.

      Pelo que li online apenas o Juninho tinha acima dos 50%, de resto tudo abaixo. Seria ótimo ter uma pesquisa à volta disto…

    • Galileu Galilei
      Posted Março 1, 2015 at 7:19 pm

      Considero que o Tacuara tambem tinha bom geitinho para marcar livres. Pelo que eu vejo do Tanaka pa meter a bola de livre há-de ser tão bom ou ainda melhor.

  • bpstp
    Posted Março 1, 2015 at 6:31 pm

    Ronaldo nunca foi um especialista. Parta mim especialistas foram/são Juninho Pernambucano, Ronaldinho, Zidane, Xavi, Beckham, Del Piero, Pirlo e Mihajlovic (nomes que me lembro agora). Depois vem outros jogadores que poderemos dizer de bons executantes, onde entra o Ronaldo, Messi, Simão, Figo, etc.

    A questão ai prende-se com o facto de Ronaldo, sendo a estrela principal da equipa, tem a "moral" para decidir quem marca os livres e sendo que antes do Bale e James, ele marcava 95% dos livres o aproveitamento era muito superior. Actualmente ele marca talvez entre 50 a 60% dos livres e o aproveitamento baixou consequentemente.

    • Anónimo
      Posted Março 1, 2015 at 6:50 pm

      Em livres directos o Xavi não era especialista nenhum tal como o Zidane marcar alguns golos de livre não faz deles especialistas do que esses até o Totti era bem superior mas nunca foi um especialista.

      Filipe Ribeiro

    • Anónimo
      Posted Março 1, 2015 at 6:39 pm

      O Xavi trocava o messi na tua lista, o messi bate melhor livres que xavi.

      Rafael

  • Anónimo
    Posted Março 1, 2015 at 5:20 pm

    Então e o Rogério Ceni? Ninguém se lembra dele, esse sim era um especialista.

    João Miguel

  • Anónimo
    Posted Março 1, 2015 at 5:16 pm

    Para mim um especialista é alguém que mesmo não marcando, faz a bola passar lá perto sempre. Não considero o Ronaldo especialista pq um remate do Ronaldo tanto pode ir para a baliza, como sair do estádio, nunca é "algo certo"… E por falar em especialistas tenho q deixar aqui o nome do Simao.

    Bruno Reis

    • Paixao_Verde
      Posted Março 2, 2015 at 5:51 am

      Especialista é visto que número de oportunidades que tem vs número de golos que marcou. Se eu tiver 100 livres e fizer 1 golo e outro tiver 100 livres e marcar 10 golos, então o que teve 1 golo pode ser mais especialista por ter feito a bola passar lá perto 50 vezes em vez de 10?

      Não certo? Acho que é mesmo número de oportunidades vs número de golos. Eficácia pura.

    • E Jorge
      Posted Março 1, 2015 at 5:33 pm

      Exacto, concordo com tudo.

  • Igor
    Posted Março 1, 2015 at 5:14 pm

    Alvaro Recoba também era um especialista nas bolas paradas

    • Pedro Barata
      Posted Março 1, 2015 at 5:30 pm

      "El Chino" Recoba tem a particularidade de já ter apontado 6 golos "olímpicos" na carreira, ou seja, 6 golos de canto direto.

  • Kafka I
    Posted Março 1, 2015 at 4:17 pm

    Especialista?? é um termo muito forçado para caracterizar o Cristiano, nunca o foi apesar de ter tido uma épocas onde marcou uns golos, mas dai até ser especialista vai uma diferença enorme..

    Especialista era o Sinisa Mihajlovic ou o Juninho Pernambucano…

    • Anónimo
      Posted Março 3, 2015 at 2:07 am

      nao esquecer Chilavert guarda redes paraguaio
      Joao Almeida

    • Filipe M
      Posted Março 1, 2015 at 6:00 pm

      Juan Arango tinha bicho?

    • Anónimo
      Posted Março 1, 2015 at 5:22 pm

      Marcelinho Carioca,Nelinho,Zico,Platini,Rivelino,Hagi,Rogerio Ceni,Ronaldinho etc e para lá dos já referidos

      Filipe Ribeiro

    • João Lains
      Posted Março 1, 2015 at 4:56 pm

      Então e o Del Piero?

    • Paixao_Verde
      Posted Março 1, 2015 at 4:36 pm

      Juninho Pernambucanos foi um grande especialista. Marcou 76 golos de livre na sua carreira (pelo que li online e recordes oficias, certamente marcou mais alguns em jogos não oficiais). Mihajlovic também foi um bom especialista mas marcou "somente" perto de 30 golos pelo que o Ronaldo não está tão distante…

      Acho que um especialista é visto pela taxa de conversão também, mas isso é dificil de saber. Fala-se que número não oficias o Juninho tinha mais de 50% de taxa de conversão…

    • Pedro Barata
      Posted Março 1, 2015 at 4:26 pm

      Mencionaste aqueles que são, talvez, os maiores especialistas dos últimos 20 anos. Sinisa Mihajlovic, central canhoto, é ainda hoje o único jogador que me lembro a marcar 3 golos num jogo, todos de livre direto; Juninho é o mestre da folha seca, o melhor a dar efeitos super imprevisíveis à bola.

  • Tiago Miranda
    Posted Março 1, 2015 at 4:09 pm

    Não se pode desvalorizar o que Ronaldo fez nos livres directos apesar de existirem algumas questões que não são consensuais…

    Ronaldo criou um novo estilo de livre (que é estudado e debatido em blogs e vídeos do youtube, programas de tv, etc).
    Marcou imenso de livre directo, tanto em Espanha como na Inglaterra estando alguns destes golos na galeria de honra dos melhores de sempre a serem marcados desta forma…

    Penso que apesar disto a equipa que está no escudo da tua camisola é sempre quem dita as regras e se de facto Ronaldo está em baixo de forma neste aspecto deveria passar a vez a colegas seus que são exímios a marcar (como Bale distante dos restantes como James, Kroos, Modric e Isco.) tentando ele de vez em quando novamente…

    Depois existe a questão de se é em força se é em jeito se isto ou aquilo.
    Tradicionalmente é mais em força que Ronaldo bate os livres com o seu efeito tão característico, não é tão em jeito como os puritanos gostariam mas na minha opinião o que realmente interessa é que a bola beije a rede.

    • Paixao_Verde
      Posted Março 2, 2015 at 5:47 am

      Kafka, de novo não estou a dizer que o Ronaldo inventou algo, mas a verdade é que não estás a contradizer. Antes do Ronaldo não existia alguém que tinha a alcunha "Tomahawk". Por isso continua a dizer que ele, pelo menos, trouxe a alcunha para o estilo de livre. A não ser que tenhas alguém com essa alcunha de antes…

      E não. O Juninho não marcava livres como o Ronaldo, por amor de deus. Para ser sincero o Juninho marcava livres muito melhor, colocados e em força. Basta ver os 75 livres no YouTube do Junhinho para ver que quase todos foram quase sem balanço… nunca chutava como o Ronaldo à espera do efeito da bola.

    • Kafka I
      Posted Março 1, 2015 at 5:18 pm

      Onde é que o Cristiano inventou alguma coisa? eu nem preciso de ir muito longe na história do futebol, basta recorrer ao Juninho Pernambucano, que já marcava livres assim ainda nem o Cristiano era jogador de futebol…

      Volto a insistir para os mais esquecidos que o Futebol ao contrário do que muitos pensam que só tem 10 anos de vida, não tem, tem mais de 100 anos de vida…

    • Paixao_Verde
      Posted Março 1, 2015 at 4:49 pm

      Kafka, acho que o Tiago tem razão. Antes do Ronaldo não existia nenhum livre chamado "Tomahawk" e mesmo que existissem parecidos, não havia nenhum jogador que fosse globalmente reconhecido por esse estilo.

      Por isso sim, o Ronaldo "criou" um estilo de livre ou potenciou um nickname para tal…

    • Kafka I
      Posted Março 1, 2015 at 4:22 pm

      Ronaldo criou um novo estilo de livre???

  • Paixao_Verde
    Posted Março 1, 2015 at 4:04 pm

    Acho que percentagens são sempre relativas aqui. Gostava de questionar o que é um especialista. De forma global acho que terá que ser alguém que marque bastante golos de livre durante a sua carreira certo? E também acho que todos consideramos por exemplo o Pirlo um especialista certo?

    Em Abril de 2014, em entrevista à Goal.com, ele tinha "apenas" 43 golos marcados de livre. E tem 35 anos. O Ronaldo desde que está em Madrid tem 23 golos, e sinceramente não sei quantos tem desde o inicio da carreira, mas penso que tem tudo para ultrapassar o Pirlo até ao final da carreira. Isso não faz do Ronaldo também um especialista?

    Provavelmente está a ter uma época pior que as anteriores, mas marcadores de livres não marcar um número significante em termos absolutos durante a sua carreira. Têm aptidão provavelmente para marcar mais do que os outros.

    Sinceramente acho que se há pessoa que deve estar frustrada com o não conseguir marcar de livre é o próprio Ronaldo e deve estar a treinar bastante para o conseguir. Talvez irá até mudar o seu estilo de marcar livres, nunca se sabe.

    Fica aqui o comentário e claro sempre aberto para discussão e diferentes ideias ;)

  • Ruben F.
    Posted Março 1, 2015 at 3:55 pm

    O Ronaldo nunca foi um especialista. Batia bons livres mas nunca foi um especialista.

  • Rúben Gomes
    Posted Março 1, 2015 at 3:55 pm

    Especialista ? Não me parece. O Ronaldo sempre baseou os seus livres na potência e no efeito que coloca no remate. O que para o adepto torna o livre espetacular, claro. Mas, por exemplo, o Pirlo para marcar de livre remata como se estivesse a fazer um passe um pouco mais longo, ou seja, aposta na colocação do remate.

  • Pedro Fernandes
    Posted Março 1, 2015 at 3:43 pm

    Por muito espetaculares que sejam os livres que entram do Ronaldo, nunca poderá ser considerado um especialista.

  • JM
    Posted Março 1, 2015 at 3:37 pm

    Ronaldo sempre teve uma percentagem de sucesso em livres baixa, portanto não posso concordar que era um especialista. Agora está é pior nesse aspecto, 40 livres falhados é de facto um número mau. Verdade que marcou muitos golos bonitos (o tão famoso míssil), mas no fundo era mais a comunicação social a ficar maluca.

    Num tópico sobre livres, não posso deixar de referir o nome de Juninho.

  • Ace-XXI
    Posted Março 1, 2015 at 3:28 pm

    Estes números as vezes também são relativos… Ainda no ultimo jogo CR marcou 1 livre de forma superior que foi muito bem defendido pelo GR enquanto Bale ainda há pouco marcou 1 que foi 1 enorme frango do GR.

    Grande parte dos livres de CR7 são longe da baliza logo muito mais difíceis de concretizar.

    • Anónimo
      Posted Março 1, 2015 at 6:06 pm

      Um jogador que também bate muito bem livres e até de longe é Ibrahimovic.

      Rafael

    • Tartaruga
      Posted Março 1, 2015 at 6:04 pm

      Sim, mas muitas vezes à melhores alternativas a um estoiro a 30 metros da baliza. A maioria das equipas apostam num cruzamento, e sinceramente muitas vezes parece-me mais inteligente essa opção.

    • Anónimo
      Posted Março 1, 2015 at 4:31 pm

      Ruben não concordo, tanto gerrard como bale como rooney podem-se considerar especialistas ao meu ver.

      Rafael

    • Ruben F.
      Posted Março 1, 2015 at 4:14 pm

      Peter Griffin, nem Gerrard, nem Bale nem Rooney são especialistas também. O Sneijder e o Pirlo são, o Honda estará muito perto disso mas de resto não são. Especialistas eram o Beckham, o Juninho e um nome de que se esquecem muito neste capítulo : Nakamura !

    • Anónimo
      Posted Março 1, 2015 at 3:54 pm

      Alguém no mundo bate livres em praticamente todos os jogos a mais de 30m da baliza? Metam todos os especialistas que quiserem, Pirlo, Sneijder, Gerrard, Bale, Honda, Rooney, que vamos ver qual passaria a ser o aproveitamento deles.

      O Ronaldo continua a ser fortissimo nas bolas paradas.

      Peter Griffin

    • Schieß
      Posted Março 1, 2015 at 3:37 pm

      Desculpa mas isso que disseste é um bocado falacioso. Quantos dos golos de livre do ronaldo não foram frangos dos guarda-redes? E sim, ele marcou muitos livres a mais de 25 metros mas a maior parte dos que marca e não são golo até são a menores distâncias.

  • Schieß
    Posted Março 1, 2015 at 3:17 pm

    James, Bale, Modric, Isco… para mim todos marcam melhor. O remate do Ronaldo sempre consistiu em confiar até certo ponto na aleatoriedade do efeito da bola e na potência do petardo do que na precisão. Obviamente não digo que seja ao calhas, mas com certeza não é o tipo de livre que gosto de ver, nem o mais eficaz.

    • João
      Posted Março 1, 2015 at 3:26 pm

      e acho que também depende muito da bola que é usada, quando aparece uma bola nova os guarda redes dizem quase sempre que faz efeitos diferentes e o Ronaldo da maneira como marca em força vai depender muito no efeito que ela vai fazer

  • João
    Posted Março 1, 2015 at 3:11 pm

    ficou muito mais fraco a marcar livres à já bastante tempo e nesta altura acho que o melhor era mesmo ele estar na área visto que é muito forte no jogo aéreo do que continuar a tentar marcar livres, a não ser claro que melhore neste aspecto

Deixa um comentário