Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Cristiano Ronaldo Jr. foi chamado aos sub-15 de Portugal

 

Uma questão de tempo até chegar à equipa principal? Se CR7 tiver o desejo de jogar com o filho na seleção, a FPF não irá se opor.

Cristiano Ronaldo Jr. integra a convocatória da seleção nacional de sub-15 que vai a sétima edição do Torneio Internacional Vlatko Markovic, na Croácia, entre os dias 13 e 18 de maio. É a primeira vez que o filho de CR7 está nas listas de Portugal.

A lista de João Santos:
Al Nassr: 
Cristiano dos Santos;
CS Fola Esch-Alzette: Daniel Freire;
F.C. Porto: Emiliano Cassamá, Gonçalo Fontes, Gonçalo Santos, Henrique Maduro, João Lopes, Salvador Ribeiro e Tiago Caires;
FC Alverca: Afonso Pereira;
FC Famalicão: Guilherme Maia;
SC Braga: André Marques, Carlos Moita, Eduardo Alves, Guilherme Lima, Rafael Cabral, Valdir Fernandes e Vicente Santos;
Tottenham Hotspur FC: Donte Lawrence;
Vitória SC: Henrique Amen, Lourenço Fernandes e Tiago Amorim;

47 Comentários

  • Fantantonio
    Posted Maio 8, 2025 at 4:06 pm

    Eu quero lá saber de quem é filho, desde que chegue lá e seja bom, é isso que importa. Se está a tirar o lugar a outros melhores por ser filho de quem é, deve-se proceder em conformidade, logicamente.

  • Artur Trindade
    Posted Maio 7, 2025 at 3:15 pm

    Quando acompanhava o futebol jovem há 30 anos atrás, os sub-15 eram o início das seleções, a 1ª convocatória, onde são feitas várias tentativas-erro, baseadas nos inter-associações e fruto das fases evolutivas que ainda são extensas, ou seja os melhores sub-15 raramente são os melhores sub-20, tudo aumentado por se tratar de um torneio menor, onde nem vão elementos dos grandes de Lisboa. É mesmo um torneio de observação para jogadores outsiders + jogadores do FCP.
    Não invalida estarmos carentes de avançados, e seria ótimo termos aqui jogador, sabendo de antemão que dificilmente a carreira do filho de Ronaldo será o espelho do seu talento potencial, pois a sua capacidade de sacrifício estará sempre muito longe de qualquer jogador que venha do nada.
    Deixando um aparte, o miúdo deu o salto físico mais cedo que o pai, que se manteve magro e pequeno até aos 15 anos, o que estará relacionado também com as condições de vida.

    • Antonio Clismo II
      Posted Maio 7, 2025 at 4:41 pm

      Lembro-me do Cristiano Ronaldo com 16 anos e pelo menos já era alto e esguio, não vejo diferenças morfológicas entre ele e o filho com a mesma idade.
      .
      Dos poucos vídeos disponíveis, o filho parece ter boa técnica com ambos os pés e bom nas bolas paradas, mas muito molengão e displicente. Pelo menos o pai, com essas idades (16, 17 anos pelo menos) era também habilidoso e displicente mas tinha uma explosão e mudanças de velocidade muito acima da média.
      .
      Ainda assim, gostava de ver o Cristiano Ronaldo Jr nos juvenis do Sporting no próximo ano para ver se teria ao menos nível para ser titular dessa equipa, ou se iria para o banco. De qualquer das formas, este é apenas o início e a capacidade de trabalho e mentalidade é que vão ditar se com 17 anos ainda jogará futebol ou se já desistiu dessa vida.

      • Artur Trindade
        Posted Maio 7, 2025 at 7:57 pm

        Ronaldo deu o salto físico aos 15 anos, cresceu imenso em poucos meses, não tinha sustentação muscular nesse ano em que praticamente não jogou, que coincidiu com o problema cardíaco que teve.
        Sim, a principal diferença no pouco que vi do filho, é a diferença abismal de explosão, visto que tecnicamente parece evoluído, e fisicamente também se fará.
        É quase impossível ter força mental para explorar o potencial que acredito terá, e o facto de não jogar numa academia a sério, só ajudará a cavar esse fosso entre o que poderia ser, e o que é de facto.

  • nuno16
    Posted Maio 7, 2025 at 12:40 am

    Boas.
    O que eu me vou rir se por acaso o miúdo for metade do que o pai conseguiu ser ,e ele decidir jogar por outra seleção (que pode bem acontecer).
    Depois quero ver metade de vocês que não gostam do pai,a espumarem da boca e a chorar pelo miúdo ??

  • Van Basten
    Posted Maio 6, 2025 at 7:45 pm

    Espero que isto não seja para termos uma Lebron/Bronny versão tuga.

  • Antonio Clismo II
    Posted Maio 6, 2025 at 6:17 pm

    O Cristiano Ronaldo anda a cozinhar alguma coisa… Ele não chegou na verdade a assinar a renovação com o Al Nassr, foi noticiado mas nunca confirmado. Portanto o seu contrato atual acaba no dia 30 de Junho e fica livre depois disso.
    .
    Não me surpreenderia que estivesse a pensar competir no Mundial de Clubes por outro clube e depois jogar mais um aninho por lá… Fala-se que pode jogar o Mundial de Clubes pelo Real Madrid com contrato de um mês e depois assinar de novo contrato com o Al Nassr até Junho de 2026.
    .
    Nesta fase da sua carreira, nada terá a ver com o futebol, puramente falando, tudo é negócio ou político.

    • Acnology
      Posted Maio 6, 2025 at 11:00 pm

      Epa esse fala-se mesmo o típico “fonte: vozes na minha cabeça”…

      Vivo em Espanha e isso nunca foi noticiado em nenhum sítio! O Romano também nunca abordou tal assunto, mas lá tem de vir o Clismo com as suas habituais teorias sem pés nem cabeça. O Real Madrid é “só” o clube mais mediático do mundo, tem oportunidade de salvar a época com este título, porque ia precisar do Cristiano?

      • Antonio Clismo II
        Posted Maio 7, 2025 at 8:19 am

        Salvar a época com este título? O Mundial de Clubes não vale absolutamente nada para os clubes europeus, trata-se apenas de marketing e uma forma de ir fazer uma pré-época prévia nos EUA e passearem a sua marca global durante uns jogos.

        • Acnology
          Posted Maio 7, 2025 at 11:19 am

          Não deixa de ser um título oficial, com um novo formato e com uma exposição mediática tremendamente diferente da taça intercontinental. O Real talvez não desse mínima importância a esta competição em Agosto de 2024, mas ao dia de hoje, só alguém alheado da realidade pensa que o Real vai aos USA só para desfilar.

          E volto a dizer, este clube é dos poucos que não necessita do Cristiano para ganhar impulso mediático, se assim fosse este nunca teria ido para a Arábia Saudita, pois oportunidades não faltaram, e até o próprio CR fartou-se de oferecer ao Madrid e o clube sempre o ignorou.

          • Antonio Clismo II
            Posted Maio 7, 2025 at 1:41 pm

            Seja pelo Real Madrid, pelo Al Hilal ou pelo Al Ahly do Egipto, tenho grande feeling que o Cristiano Ronaldo irá marcar presença, nem que para isso seja convidado pela corrupta organização dessa competição que só quer ver $$$ à frente, e se a presença de CR7 fará aumentar a venda de bilhetes (os americanos pouco sabem de futebol, só conhecem Messi, CR7 e pouco mais) é exatamente isso que procuram.

            • Acnology
              Posted Maio 7, 2025 at 3:58 pm

              Misturar o Al Hilal e Real Madrid na mesma frase só para a tua retórica seguir adiante é que não tem sentido, mas fica lá com a bicicleta

  • Pedro D
    Posted Maio 6, 2025 at 4:43 pm

    Este torneio é insignificante, mas só para ler a dor de barriga de alguns já valeu a pena a convocatória.

  • 6.Mik
    Posted Maio 6, 2025 at 2:37 pm

    Aqui a dúvida é perceber quando o Ronaldo irá dispensar algum extra comunitário para dar lugar ao seu filho no 11 do Al Nassr.
    A federação bem aqui, nada a dizer nesta jogada de marketing.

  • Art Vandelay
    Posted Maio 6, 2025 at 2:27 pm

    Tal como eu já tinha avisado há alguns anos atrás e diziam que eu era hater e não sabia o que estava a dizer ??… Mais uma vez o tempo deu-me razão
    **
    O Benfica e Sporting 2 das melhores escolas de formação do Mundo têm zero jogadores, mas um clube como o All Nassr que formou em toda a sua história ZEROOOOOO jogadores para as 5 principais ligas Mundiais tem 1 jogador ????
    **
    Como eu sempre avisei, ele vai ser o novo dono da selecção e o Aveiro só vai abandonar a seleção em 2030 onde irá dar o lugar de CEO da FPF ao filho

    • Aboubakar93
      Posted Maio 6, 2025 at 6:55 pm

      Mas tu és um hater, de longe o maior e mais antigo deste blog. Isso e o professor avisador. Avisas toda a gente, pena é que 99% das vezes falhas.

    • filipe19
      Posted Maio 6, 2025 at 4:52 pm

      Claro que és um hater. Quando toca ao Real e ao CR7 és o maior hater aqui do blog, tanta espuma, tanta raiva, tanto ódio que eu acho isso doentio mas enfim.
      Vens aqui com tantos emojis a fazer festa e nem por um segundo estranhas as ausências de jogadores do Benfica e do Sporting, de ambas as equipas que vão isoladas no campeonato nacional. Estranho não é? Está tudo comprado…só pode ser.

    • Antonio Clismo II
      Posted Maio 6, 2025 at 4:51 pm

      É normal nas primeiras convocatórias dos sub15 e sub16 não chamarem logo atletas das maiores escolas de formação, inicialmente até costumam chamar os que se destacam mais no Torneio Lopes da Silva e aqueles que estão identificados das seleções distritais sub14, por exemplo. Há também o filão dos luso-descendentes para explorar e quanto mais cedo os colocam no raio de ação das seleções jovens melhor é depois fazerem a transição com as quinas ao peito.
      .
      Da geração de 2010, os maiores talentos parecem-me ser o Martim Ribeiro, Bastianele, Ansu Junior (pena ser catanado), Diego Farinha (Sporting), Martim Gomes, Francisco Wang, Gonçalo Fernandes, Max Lima, Duarte Mendes… Mesmo o FC Porto tem o António Pereira que tem bons pés…
      .
      Basicamente todos estes rapazes vão competir no campeonato de sub17 no próximo ano que é sempre um escalão onde no espaço de poucos meses um jogador pode desaparecer completamente como um desconhecido pode aparecer e brilhar vindo do nada. Há sempre muitas novidades.
      .
      Por acaso, gostava de ver o Cristiano Ronaldo Jr a competir no escalão de sub17 em Portugal só para comparar com os restantes da sua idade e para atestar qual o seu verdadeiro nível atual.

  • filipe19
    Posted Maio 6, 2025 at 12:46 pm

    Ao menos já tem um currículo impressionante para a idade dele. Já passou pela Juventus e pelo United antes de se retirar no Al-Nassr :)

  • Antonio Clismo II
    Posted Maio 6, 2025 at 12:34 pm

    Estes miúdos têm apenas 14 anos, o que vai ser avaliado nesta concentração nem sequer é a sua qualidade futebolística mas outras coisas, como a mentalidade, espírito de equipa, comunicação, paixão pelo jogo.
    .
    Obviamente que o CR Jr deve ser habilidoso e fisicamente competente, mas duvido que tenha mentalidade de taleta de alta competição porque como foi criado com todos os luxos, deverá ter a resiliência e o espírito de sacrifício de um algodão doce.
    .
    O miúdo é inteligente (muito mais do que o pai), fala 4 ou 5 línguas de uma forma fluente, teve acesso à melhor educação, pode surpreender, embora não existam muitos casos em que filhos de ex-estrelas tenham tido a capacidade de singrar na alta competição, como os filhos do Beckham, Ronaldinho, Zidane, etc
    .
    O mais normal neste tipo de casos é terem um bom momento aqui e ali, usarem todo o tempo de jogo disponível para tentarem criar bons momentos para o tiktok ou youtube, mas à primeira adversidade desistem logo, pois têm o seu jacto particular e segurança privada à espera.

  • Antonio Clismo II
    Posted Maio 6, 2025 at 12:25 pm

    O filho do Futre também foi chamado sempre às seleções jovens de Portugal, aliás até chegou a capitanear. Era um extremo habilidoso mas péssimo em tudo o resto. Penso que só tenha chegado aos sub20, porque depois o Rui Jorge entrou em 2010 e meteu ordem na casa e não contou com ele na primeira fornada que teve nos sub21 (geração de 1990).
    .
    É sintomático daquilo que é a estrutura da FPF, um compadrio constante, sempre foi assim, mesmo nos tempos do Madaíl era assim, amiguismos, caciques, favores….
    .
    Reparem que para esta convocatória nem sequer chamaram atletas do Sporting ou do Benfica, para não deixarem ficar mal o menino Cris… assim, pelo menos garante que é titular.

  • AndreChaves9
    Posted Maio 6, 2025 at 11:18 am

    Pronto vai começar a fantochada.

  • Mantorras
    Posted Maio 6, 2025 at 11:04 am

    Nunca o vi jogar e ate tenho curiosidade para ver.
    Nao batam ja no miudo (e um sub-15!) so por ser filho do Cris, que tenha sorte e uma boa estreia.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Maio 6, 2025 at 10:49 am

    Se é português e pode ser convocado não tenho nada contra, enfim é um escalão inferior, os melhores atletas devem ter a sua oportunidade. O puto parecia jeitoso quando era mais novo, claro que tem um Pai que deve ser ainda mais parvo que o Sérgio Conceição com os filhos, mas enfim não devemos julgar um jogador sem o ver, e se for um bom jogador, why not?! Não me tentem é vender o fumo da propaganda aveirista, que o puto vai ser o novo Cristiano, oxalá ele aprenda que tem que ser ele próprio, e não o seu Pai.

    Só não entendo como é que na Federação há dinheiro para se convocar um jogador sub-15 da Arábia Saudita, outro ao Luxemburgo, e outro a Inglaterra, e por que razão insondável não há qualquer jogador do Benfica e do Sporting.

  • Ilusionista
    Posted Maio 6, 2025 at 10:29 am

    O SCP e SLB não levam jogadores porque? Clubes não libertaram?

  • Vincent Vega
    Posted Maio 6, 2025 at 10:28 am

    Obviamente tem a vida facilitada por ser filho do Cristiano. Mesmo que seja bom, a jogar na Arábia nunca seria convocado. Mas já agora, alguém que acompanhe o miúdo, ele tem talento? Porque se tiver talento suficiente para jogar na seleção, então as críticas que aí virão poderiam ser mais moderadas. Se estiver a tirar o lugar a outros com mais talento, então todos terão que ser criticados, principalmente os responsáveis na federação. Quanto ao negrito do VM, não vejo assim tão claro que ele possa jogar com o pai na seleção principal sem a federação se opor, apenas por capricho do Ronaldo… Mas… Espero para ver.

    • Foge Quim
      Posted Maio 6, 2025 at 11:09 am

      Jogar na Arábia nunca seria convocado, mas o miúdo Daniel Freire que joga no Luxemburgo já seria… São as tais incoerências.
      A meu ver, desde que tenha qualidade e acrescente, pode e deve ser convocado.

      • perai
        Posted Maio 6, 2025 at 3:54 pm

        Nem todos sabem sabem sequer a posição do Daniel Freire e muitos nem sabem que o Daniel Freire joga no Luxemburgo…
        Na realidade, quase ninguém sabe sequer que é o Daniel Freire. ?

      • Vincent Vega
        Posted Maio 6, 2025 at 1:39 pm

        Não sabia desse miúdo do Luxemburgo. Sendo assim tens razão e isso nunca seria impeditivo. Não são incoerências, foi mesmo desconhecimento. Eu sou tudo menos hater do Cristiano Ronaldo, tirando as figurinhas que tem feito nos últimos 2/3 anos. E também concordo, se o puto tiver qualidade, obviamente tem que ser convocado.

        • Foge Quim
          Posted Maio 6, 2025 at 5:25 pm

          Peço então desculpa ?
          Mas sim o miúdo jogo num clube do Luxemburgo, que por acaso até conheço.
          Aqui neste caso até acho que é uma situação de ver como os miúdos são em contexto de seleção, até porque certamente que existem muitas opções no Benfica e Sporting também.
          Óbvio que o miúdo não tem as capacidades do pai, mas até pode surpreender quem sabe

  • Velho do Restelo
    Posted Maio 6, 2025 at 10:25 am

    Benfica e Sporting não colocam ninguém aqui?

    • Jcarlos
      Posted Maio 6, 2025 at 10:54 am

      Não. E não percebo o porque. ainda ambas as equipas fizeram um grande jogo.
      pode ser para observar outros no contexto de seleção

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Maio 6, 2025 at 10:24 am

    Não sei se o rapaz sabe falar português e se tem qualquer tipo de vínculo sentimental a Portugal.
    De acordo com a narrativa é filho de portugueses e por isso é selecionável.
    Mesmo que não fosse, o caso do Pichardo mostra claramente que as equipas nacionais movem-se pelos resultados e resultados também abrangem questões monetárias.
    Seria mediaticamente bombástico o Cristiano Ronaldo jogar com o filho na seleção principal e é bastante fácil um empresário meter o miúdo num clube de topo e ganhar alguns minutos.
    Mesmo que não seja uma bomba de jogador ele faz uns quantos minutos e a narrativa que está em bom momento funcionará se for necessário. Depois é chamado à seleção e as redes sociais explodem.
    Nada de surpreendente.

    • setentaeumporcento
      Posted Maio 6, 2025 at 2:19 pm

      A culpa é do Amorim, só os hipócritas é que não conseguem ver!

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Maio 6, 2025 at 4:57 pm

        Boa tarde.
        Sei que essa conversa é uma forma de pessoas como tu se convencerem que tudo o que digo de menos positivo sobre o Amorim treinador é fruto de algum tipo de raiva contra o Amorim cidadão.
        Podes continuar mas tem cuidado porque à bruta normalmente corre mal.
        As viúvas têm de perceber que nem sempre acertamos e claramente o Amorim tem mostrado uma inflexibilidade tática gritante, que seria criticada pelas viúvas se o treinador fosse outro.
        É importante dizer que nunca usei argumentos Raskolnikovs do género Amorim é amigo do Vieira. É irrelevante se o Amorim é amigo do Vieira ou se dorme com o Onana, eu apenas me interesso pelas duas decisões no banco e escolhas. O resto é argumento Rasko e como hoje aqui já disseram guardem essa conversa para a tasca.
        Nem sobre o vosso clube fazem comentários e análises minimamente coerentes, certamente não será no meu.
        Viúvas.

    • disturbed17
      Posted Maio 6, 2025 at 11:25 am

      Porque raio não haveria de falar português?

    • Ilusionista
      Posted Maio 6, 2025 at 10:52 am

      Não falando da qualidade dele como jogador porque não conheço, obviamente que ele é Português. Toda a família é Portuguesa e o único progenitor que ele conhece é Português.. Também não sou fã do CR7 mas é preciso ter calma com estes tipo de comentários e insinuações porque não traz nada de bom ao futebol. Como português espero que o Junior seja craque e que o seu nível se aproxime sequer do do pai.

      • ManuelFAlbuquerque_
        Posted Maio 6, 2025 at 4:51 pm

        Boa tarde.
        Posso estar muito enganado mas creio ter visto uma reportagem onde o Cristiano falava em casa em castelhano porque a companheira é argentina e o rapaz cresceu em Espanha.
        Não sei realmente se sabe falar português.
        Na minha opinião, alguém que não saiba falar português não deveria ter nacionalidade portuguesa.
        É a minha opinião mas sei que a lei pensa de forma diferente.
        Não foi um ataque ao rapaz, foi uma reflexão.

Deixa um comentário