Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Há quem culpe Guardiola pela má fase da Alemanha

Germânicos deviam mudar o estilo de jogo? Curiosamente as duas selecções (Alemanha e Espanha) que fazem do futebol de posse uma imagem de marca são mais têm desiludido nos últimos tempos ao nível de resultados.

A Alemanha teve um 2018 para esquecer, com a eliminação na fase de grupos no Mundial ou descida de divisão na Liga das Nações, e para Hans Peter Briegel, antigo lateral esquerdo que ajudou a Mannschaft a vencer o Euro’1980, a culpa é de… Guardiola. «É culpa dele. Enganou-nos ao dizer que ter 75% de posse de bola era suficiente para vencer. Mas não é. No futebol o resultado é mais importante que o controlo do jogo. Ter posse de bola não é suficiente para ganhar. França demonstrou isso no Mundial. Podes ganhar mesmo voltando a uma forma mais tradicional de jogar. O bom futebol não é o mais importante”, disse o alemão numa entrevista ao La Reppublica.

31 Comentários

  • Mantorras
    Posted Novembro 19, 2018 at 6:23 pm

    Há aqui definitivamente algo missing in translation. Só pode.

  • TheHunter
    Posted Novembro 19, 2018 at 4:32 pm

    Enfim… Nem 8 nem 80 pois tal como considero injusto dizer que o sucesso da Alemanha se deve maioritariamente a Guardiola também estas declarações são injustas e infelizes. O espanhol é um treinador excelente e apesar de só o futebol do seu city me cativar(detestava ver o bayern dele) e o do barça a espaços(aqui muito devido a messi) a que admitir que ele é um dos melhores da ultima decada e actualmente o melhor. A sua contribuição para o futebol alemão foi positiva e teve a sua influencia(uma parte, não toda como querem fazer parecer) no mundial ganho. Mas enfim mais um alemão sendo alemão, eles é que são bons e o resto é tudo ruim.

  • J Silver
    Posted Novembro 19, 2018 at 3:44 pm

    Quero acreditar que isto possa ter sido um problema de interpretação porque tudo o que o senhor profere até é verdade. Só a parte do “enganou-nos” é que é estranha, pois faria mais sentido um “enganámo-nos”.

  • Fernandes35
    Posted Novembro 19, 2018 at 3:31 pm

    Não foi o Guardiola que vos enganou, tanto que a Alemanha foi campeã com a sua influência, o Bayern atropelava internamente toda a gente, o seu City é avassalador e, pasme-se, a Inglaterra está na melhor fase do século. Eu até acredito em coincidências mas são demasiadas para ser apenas isso.
    Simplesmente agora não têm a papinha feita e, precisando de incutir bases e entrosamento entre os diferentes jogadores, sofrem por não terem um núcleo duro.

  • rmatos24
    Posted Novembro 19, 2018 at 2:51 pm

    O Joachim Low já mostrou (literalmente) que tem tomates para liderar a Alemanha, já o fazendo há muito tempo. Tem é de perceber que a fórmula outrora usada precisa de ajustes e melhorias. Querem ver que foram os anos que o Guardiola esteve no Bayern que vieram mudar tudo? Que declarações sem sentido.

  • Flavio Trindade
    Posted Novembro 19, 2018 at 2:42 pm

    Reflexos já da Liga das Nações…

    Quer se queira quer não a “descida de divisão” pesa no subconsciente em alguns países e depois dá nisto…

    A Alemanha teve uma competição terrível do ponto de vista dos resultados e o problema foi unicamente seu (o Mundial já tinha sido mau).

    Consigo compreender o teor das declarações, e até aí concordo plenamente (o futebol de posse por si só é improdutivo, e um verdadeiro tédio para quem assiste), mas reduzir o futebol praticado pelas equipasde Guardiola ao futebol xoxo de posse pela posse dos Lopeteguis e afins, é não perceber nada de bola ou querer tapar o sol com a peneira…

  • Daniel Goncalves
    Posted Novembro 19, 2018 at 2:32 pm

    “In a new book profiling the work of Pep Guardiola, journalist Marti Perarnau reveals the Spaniard’s true feelings about the ‘tiki-taka’ (…)
    Bayern were dreadful in the first half. It’s as if the players want to please Pep by making sure they pass the ball (…)
    “I loathe all that passing for the sake of it, all that tiki-taka. It’s so much rubbish and as no purpose- You have to pass the ball with a clear intention, with the aim of making into de opposition’s goal. Its not about passing for the sake of it.” ‘

    retirado: The Telegraph 16/10/2014

    É so ‘googlar’ “guardiola tiki taka”…

    • Kostadinov
      Posted Novembro 19, 2018 at 2:42 pm

      Sim, é público há quase 10 anos que o Guardiola inclusive detesta o termo tiki-taka porque segundo ele descreve posse pela posse, sem nenhum objectivo concreto.

      Espero mesmo que estas declarações tenham sido irónicas, se não forem deviam-lhe cair todos em cima.

  • SenyorPuyol
    Posted Novembro 19, 2018 at 2:29 pm

    Começa a espalhar-se a doutrina, qualquer coisa, culpa-se o catalão mais próximo. Brincadeira, que é como se tem levar este tipo de declarações. Aliás, até espero que tenha sido também dessa forma que foram proferidas, caso contrário, fica difícil entender.

  • RodolfoTrindade
    Posted Novembro 19, 2018 at 2:29 pm

    Que patetice…

  • Kostadinov
    Posted Novembro 19, 2018 at 2:11 pm

    Recuso-me a acreditar que estas declarações tenham sido proferidas a sério, porque a ser verdade é simplesmente patético o que ele disse.

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 19, 2018 at 2:04 pm

    Palavras tão ridículas, há pessoas que não valem a pena serem ouvidas.

  • J Silver
    Posted Novembro 19, 2018 at 1:36 pm

    AHahahahah!!! Que cringe gigante. “Enganou-nos”, mas os alemães são crianças ou quê?? Que triste. Até pensei que o comentário viesse de algum dirigente do Bayern, já que esse são experts em pérolas destas mas pelos vistos é algo comum às gentes do futebol alemão. A Alemanha nem ganhou o mundial em 2014 nem nada. Já não há palavras para tanta coisa ridícula que já se disse sobre o homem (e em geral sobre quem tem sucesso, como a argumentação estapafúrdia de que Messi devia sair do Barcelona para provar qualquer coisa).

  • André Dias
    Posted Novembro 19, 2018 at 1:32 pm

    A culpa é de quem opta por ter a bola só por ter. A posse de bola por si só não ganha jogos, é preciso saber o que fazer com o esférico. Nos últimos tempos tem-se assistido a um crescimento do futebol de posse, talvez porque os treinadores queiram replicar o estilo de Guardiola nas suas equipas, mas Guardiola tem as suas próprias ideias e é extremamente inteligente em todos os processos de jogo, daí ter mais sucesso que os outros. Passar a bola para o lado e para trás é útil para a equipa se reorganizar e iniciar a 1ª fase de construção mas fazê-lo ao longo dos 90 minutos e mastigar o jogo não dá em nada, é necessário recorrer a passes verticais e movimentações constantes dos jogadores para ir subindo no terreno, desmanchar a defensiva adversária e chegar à baliza.

  • Bruso
    Posted Novembro 19, 2018 at 1:30 pm

    Receita parece que funciona – é preciso é sabê-la colocar em prática coisa que o Guardiola é único.

    O Low já lá anda há 10 anos e agora que os resultado não aparecem atribuem as culpas a um estrangeiro que esteve 3 épocas na Alemanha.

    Mas também não ouvi as declarações – podem ter sido ditas na ironia ou com o intuito de valorizar o trabalho que o Guardiola fez.

  • MiguelF
    Posted Novembro 19, 2018 at 1:27 pm

    Que estupidez!

    Será que o Guardiola é o selecionador da Alemanha e ninguém reparou? Eu achava que era o Low!

    Será que todos os jogadores da seleção alemã jogam no City? Tirando o Gundogan, o único que me lembro é o Sane e mesmo sendo o melhor jogador alemão na última época não foi ao Mundial.

  • Marega
    Posted Novembro 19, 2018 at 1:26 pm

    A culpa é do Guardiola ahahahaha… Estas declarações nao fazem sentido nenhum.

  • Mastodon
    Posted Novembro 19, 2018 at 1:21 pm

    Concordo. Por algum motivo o Guardiola não consegue ter sucesso na maior competição de clubes…

    • Kostadinov
      Posted Novembro 19, 2018 at 2:13 pm

      Acho que confundiste ‘não ter sucesso’ com ‘ser um dos treinadores mais bem sucedidos’ na maior competição de clubes.

    • Kafka
      Posted Novembro 19, 2018 at 1:59 pm

      Neste século só há 1 treinador que tem mais champions ganhas que o Guardiola, que é o Zidane que tem, e há 2 que tê o mesmo nr de Champions que o Guardiola, que são o Mourinho e o Ancelotti, todos os restantes têm menos Champions que o Guardiola, como tal faz todo o sentido a tua conclusão que “Guardiola não consegue ter sucesso na maior competição de clubes”

      Ficamos portanto a saber, que neste século só 1 único treinador conseguiu ter sucesso na maior competição de clubes que foi o Zidane, TODOS os restantes “não conseguiram ter sucesso na maior competição de clubes”

    • André Dias
      Posted Novembro 19, 2018 at 1:53 pm

      Em 8 participações foi eliminado uma vez nos quartos de final, ficou pelas meias finais por 5x e conquistou o título 2x. Tudo bem que a última conquista foi em 2011 e um treinador com a sua qualidade já devia ter conquistado o troféu novamente, mas dizer que Guardiola não consegue ter sucesso na Champions é uma falácia.

    • Kafka
      Posted Novembro 19, 2018 at 1:49 pm

      Claro q não consegue, por isso é que já venceu 2 Champions e tem imensas meias finais, ainda bem que segundo tu não tem sucesso

  • Kacal
    Posted Novembro 19, 2018 at 1:17 pm

    Isto foi ele a brincar e ironizar numa tentativa de criticar os jogadores e o seleccionador alemão? Ou foi a sério?! É que se foi a sério e criticou mesmo Guardiola é só parvo. As equipas de Guardiola não têm apenas posse, têm outras coisas e não controlam e dominam apenas o jogo, superiorizam-se e criam oportunidades, marcam muitos golos. De certeza que ele não passou a ideia de que apenas tendo bola e posse já está tudo ganho. Além disso, no Bayern ele já tinha outras valências no seu jogo que implementou em relação aos tempos de Barcelona e o Guardiola já saiu há um tempinho do Bayern, já deviam ter reagido… mas enfim, é mais fácil culpar os outros.

  • Ze Maria
    Posted Novembro 19, 2018 at 1:15 pm

    Guardiola em Espanha – Espanha no topo.

    Guardiola na Alemanha – Espanha cai e Alemanha no topo.

    Guardiola em Inglaterra, Alemanha cai e a Inglaterra já deu show.

    Coincidence is not

    • Filipe Ribeiro
      Posted Novembro 19, 2018 at 4:52 pm

      Epá eu passo-me mesmo com este eudeusamento ao Guardiola.
      Seleção espanhola campeã europeia Guardiola na equipa b do Barcelona deve ter tido uma influência nessa Vitoria vou ali venho já.
      Alemanha chega em 2013 ano antes do mundial e foi por causa dele que a seleção alemã que nos mundias todos do século não tinha ficado abaixo do 3 lugar e nos europeus tinha sido vice campeão e ficado pelas meias,nas anteriores competições foi campeã.
      Sinceramente é com cada coisa…

    • Azor
      Posted Novembro 19, 2018 at 3:35 pm

      Penso que no caso da Inglaterra seja coincidência, a não ser em casos pontuais (Sterling, por ex.). Mas entendo o que queres dizer.

  • Hugo
    Posted Novembro 19, 2018 at 1:05 pm

    Em Portugal, acho que não há nenhuma loja que venda noção. Esperemos que na Alemanha haja… Este homem bem precisa

  • w0bbly
    Posted Novembro 19, 2018 at 1:04 pm

    Vintage Alemanha… A culpa nunca é deles

  • Francisco Torgal
    Posted Novembro 19, 2018 at 12:49 pm

    A culpa é de quem não pensa por si mesmo e assume que um pedaço de informação isolado dito pelo Guardiola é suficiente para uma fórmula vencedora. Onde é que já se viu afirmar que 75% de posse de bola única e exclusivamente é suficiente para ganhar sempre? A não ser que o Guardiola tenha prejudicado diretamente este senhor em alguma coisa que não futebol, não percebo este direccionamento de culpas (absurdo) para o treinador do City.

  • Pedro97
    Posted Novembro 19, 2018 at 12:42 pm

    Declarações ridículas…

Deixa um comentário