Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Da euforia à desilusão, vão 22 pés do Benfica

4 dias depois do Clássico, sinto que os benfiquistas já recuperaram as valências de comunicação que lhes permitem reagir a este texto, com mais do que apenas palavrões soltos. O Benfica perdeu, levou banho de bola, saiu feito num 8, coisa que não teve durante o jogo todo. Nem 8, nem 10, nem 9… muito menos 11.

Começando pela baliza. Vlachodimos evitou males maiores. Deve ter sido difícil em termos de comunicação, já que foi o único grego em campo. Apesar de duas ou três boas tiradas, mostrou tamanho medo de sair dos postes que houve quem acreditasse que o último terço encarnado fosse um campo de minas, e que o grego valorizou mais os membros do que o resultado. A única vez que o fez, (ou das únicas), andou nem um salta pocinhas a fazer de médio. Mais uma vez foi o único grego a pisar aquela zona do terreno.

Na defesa, houve extremos. Não extremos de posição, mas de atitude. Rúben Dias foi o único com pingo de raça e atitude. Ainda tentou mostrar aos laterais, subidos por norma neste modelo tático de Lage, como se assiste, servindo de toalha no braço e bandeja na mão, Luis Diaz. Grimaldo e Nuno Tavares não perceberam esta atitude do central. Passes para os azuis e brancos já eles levavam uns quantos. Ferro foi passado pelo próprio nome, por um Marega a correr demais para a barriga que tinha a semana passada. Contas feitas, o ponto positivo foi ter 3 defesas da formação. Não se esperavam era serem dos iniciados.

Meio Campo. Pouco revestido, dada a presença de Florentino apenas. O miúdo lutou enquanto pôde. Fez uns quantos desarmes, para contrastar com os outros colegas de equipa que sofreram uns quantos. Ora anda o Tino a recuperar bolas, para estes anjinhos a perderem logo de seguida? O uso da lógica fez Florentino evaporar-se. Taarabt entrou. Trouxe verticalidade. Mas o Benfica já estava destinado à verticalidade de um exibição em baixo. Não queremos julgar o Taarabt pela cabeça, que muitas vezes falhou ao longo dos anos, ou pelo corpo, que muitas vezes esteve a mais. Julguemos pelos pés… E esses jogaram mais que maior parte. Chiquinho não quis fazer parte deste baile em que os encarnados eram os arrastados. As melhoras.

Lá na frente. Sérgio Conceição disse e bem que não havia escolhidos para sofrerem mais faltas. Que isso não fazia parte do plano de jogo de uma equipa. Prova disso, os 5 jogadores que caíam sobre ele, sempre que ensaiava um sprint. Fez lembrar o Rafa da primeira época, que estava bem a ver jogar. Na outra ala, Pizzi, que poderia ter sido substituído, e bem!, por qualquer benfiquista. Para mandar vir com o árbitro e andar a passo há 6 milhões que cumprem. R.D.T começou com bons apontamentos, mexeu aqui e ali. Estranho que aquele cabelo continue a ter o efeito molhado, quando se nota que o rapaz é um peixe fora de água naquela posição. Seferovic, andou a par e passo com o resto da equipa. Mais a passo. Não ofereceu profundidade, não ofereceu referência na frente, nem sequer criou perigo. Diz-se até que há quem o tenha visto de bloco de notas na mão a tirar apontamentos enquanto atentava no Zé Luis. Por fim, Vinicius. Jogou perante meio estádio, e o highlight é mesmo a mordidela carregada de frustração que dá na bola. Se está com fome é pôr a jogar.

Bruno Lage, herói até aqui, não o deixa de ser por causa deste jogo. Mas cheirou a Frankfurt. E não foi por causa das salsichas das roulottes.

Análise feita ao onze. O resultado foi justíssimo. E é nestas alturas que faz falta um Samaris, por exemplo. É verdade, que é feito dele?

Alexandro Ferreira

54 Comentários

  • Eagle1991
    Posted Agosto 28, 2019 at 12:02 pm

    Passados 4 dias a azia ainda não passou mas o discernimento está cá todo.
    Bruno Lage falhou completamente na abordagem a jogo. Manteve a mesma equipa e a mesma forma de jogar. Ok, aceito, levou a peito a máxima: equipa que ganha não se mexe. Contudo deveria estar preparado para a pressão que o Porto iria fazer e ter treinado a equipa durante a semana para alterarem um pouco as dinâmicas dado que o Porto sabia exactamente o que o Benfica iria tentar fazer e se anulasse as dinâmicas habituais era necessário haverem alternativas. Não houve. Jogar com Sefe e RDT é um erro crasso. Tino e Samaris neste momento não são uma boa dupla. Tino pressiona bem, rouba bolas mas a construir passes curtos e não arrisca. Samaris não está nem a metade do que foi na época passada. Parece diminuido fisicamente e razão pela qual jogou muito pouco na pré época (devia ter alguma mazela física). Necessitamos do Samaris que não dá uma bola por perdida, que pressiona e que mostra alguma visão de jogo (que Tino claramente não tem). O melhor seria jogar Tino e Taarabt até Gabriel recuperar.

    Na baliza Ody mostra-se muito bom entre os postes e uma nulidade a sair já que tem enorme medo de sair da baliza. Ao contrário do que muitos dizem apresenta nível para o Benfica agora deveria haver alguém que fosse capaz de o fazer trabalhar ao máximo essas lacunas, alguém que o colocasse em sentido e ameaçasse a titularidade. Não sei se será Zlobin… Contudo esse não é o nosso maior problema…

    Na defesa já só rezo pela recuperação plena do Almeidinhos que é confrangedor ver o Nuno na direita. É que nem ataco o rapaz até porque na esquerda ele vai render muito mais. Dá-me pena porque é uma agonia vê-lo jogar. Os dois centrais estão irreconhecíveis. Já tinham falhado em jogos anteriores mas agora com outras consequencias. Ferro principalmente está muito pior que na época passada. Na esquerda Grimaldo é sempre o mesmo filme: ataca muito bem, defende horrivelmente.

    Falando da construção atacante a falta de Félix nota-se principalmente num ponto: Rafa e Pizi jogam essencialmente pelo interior e neste momento não há ninguém que faça jogo exterior. Quando tínhamos Félix quando Rafa jogava por dentro, Félix abria no flanco o que muitas vezes se via eram trocas posicionais constantes entre Rafa e Félix. Se Lage quer continuar com esse tipo de jogo não é a continuar com RDT a segundo avançado que o vai conseguir porque o Espanhol tem sido um jogador a jogar fora de posição. Não se sente confortável a jogar onde o treinador quer que ele jogue e os resultados estão à vista. Sefe sempre foi criticado por muitos benfiquistas inclusive por mim e o facto de ter sido o melhor marcador da liga na época passada demonstra bem o nível da mesma. Para marcar uma oportunidade tem de falhar 5 flagrantes. Contra os Paços desta vida dá mas contra Porto ou na Europa o nível é muito superior e não serve. Se Chiquinho não se tivesse lesionado era jpgar com Chiquinho atrás de RDT. Dado este infortúnio apostaria no Jota que tão boas indicações deu na pré época. O miúdo pode muito bem fazer um pouco do trabalho que Félix fez na época passada.

    Último ponto: a azia ainda pode não ter passado na totalidade mas esta derrota pode ter sido boa a médio prazo porque era necessário mudar porque a desgraça já se previa há algum tempo. Os resultados mascaravam mas as lacunas eram evidentes. Mas também não vou ao extremismo em que está tudo mal. Temos uma estrela que é Rafa, um jogador que pode desequilibrar qualquer jogo. Pizzi em dia sim é temível e não é por ter sido menos um contra o Porto que a minha opinião muda. No meio campo Tino tem evoluido bem, agora falta evoluir um pouco no passe. Na defesa recuperando o André é a mesma defesa campeã e que poderá dar muito mais. Este jogo foi um abre olhos e espero que tanto os jogadores como o treinador o encarem dessa forma.

  • The Mask
    Posted Agosto 28, 2019 at 10:57 am

    Faz-me uma certa confusão o tuga confundir bom ambiente com euforia. Somos campeões, vencemos um troféu frente a um rival, ver os primeiros dois jogos do campeonato dava prazer e só mesmo este jogo contra o FCP é que não me deu prazer ver, muito mau jogo do Benfica.
    Em relação ao jogo acho que até ao golo do FCP nenhum dos lados estava em superioridade, o Porto marca e da maneira que foi (carambola na defesa e o instinto matador do avançado com a pouca rapidez do guarda redes fazem o golo). A partir daí, 5 minutos depois está o Marchesin a perder tempo, está o Pepe a demorar a marcar , está o Teles a doer-lhe a perna… Assim que se apanharam a ganhar deixaram de querer jogar mas chegavam sempre primeiro aos lances e aí está o mérito do Porto.
    O Benfica, depois de estar a perder e sem alguém que pegasse no jogo tinha um meio campo inteiro para alugar, entre o Florentino e o RDT era um mar vazio de vermelho mas cheio de azuis.
    A estratégia do Porto foi a adequada para parar o Benfica, basicamente foi isso que fizeram parar o Benfica porque o Porto só se via quando em transição o Benfica perdia a bola e ficava descompensado.
    Repito foi um jogo muito mau do Benfica, não foi um banho de bola, foi um banho táctico. Jogar com o relógio, com permissividade do árbitro (lances de falta sobre o Rafa e nada) sim eu sei, é complicado falar nisto quando fizemos só dois remates à baliza mas a frustração dos jogadores também “jogou”.
    A quase impugnabilidade dos lances mais porcos do Sr. Pepe, dos 4 homens sobre o Rafa situação que aconteceu 4 ou 5 vezes situação essa que costuma ser a nossa arma secreta pois se não der golo dá perigo ou dá falta.
    Concordo que o Tavares esteve muito mal, até a fazer o básico para o qual não há desculpa, que o Seferovic não devia ter terminado a segunda parte (sempre em fora-de-jogo, o Rafa a subir e ele à frente da linha dos defesas eh pá se isso não é estupido?…) mas o Porto foi com uma estratégia que o golo cedo caído do céu e a lesão do Chiquinho fez ser a perfeita.

  • coach407
    Posted Agosto 28, 2019 at 1:14 am

    Há pessoas a apontar para muitos lados.

    – É o Nuno Tavares e o Ferro que estavam drogados – aceito, têm culpas diretas nos golos.

    – É a dupla Florentino – Samaris que acrescenta pouco ofensivamente e com o Gabriel é que era… Não percebo. O Samaris jogou 45 minutos. O Taarabt tem mais qualidade a sair a jogar que o Gabriel e não foi por isso que o Marchesín não pôde dormir a sesta dele na segunda parte, tal como na primeira parte. O Taarabt ajudou a levar a bola em melhores condições para o meio-campo do FC Porto, mas a partir daí acabou. O Benfica continuou completamente inofensivo portanto não acho que o problema tenha sido só o 8, de todo.

    – A dupla RDT – Seferovic. Pá, eu diria que é um bocado complicado fazerem melhor quando não têm uma única bola em condições no último terço.

    – O Pizzi recupera a passo e ajuda pouco a defender. Esta é das que tem mais piada. O Lage é um boneco? É que na minha Terra um treinador que não cumpre o que o treinador pede vai direto para o banco. Que eu saiba o Pizzi com o Lage (e com qualquer treinador) é completamente indiscutível. Eu vou supôr que o Benfica não é uma anarquia e que o Pizzi quando não recua é porque o treinador acha que o indicado é não recuar. É muito grave achar que é porque não apetece ao transmontano. Não lhe apetece então pronto, não ajuda a defender. E o Lage fica a ver e bate palmas. Acho grave achar que não é uma opção do treinador.

    O FC Porto anulou de forma implacável o jogo interior do Benfica e o clube da casa foi incapaz de variar o seu jogo e ter um jogo exterior mais forte. Isto foi o que faltou ofensivamente. Na defesa também houve erros individuais que custaram golos e poderiam ter custado mais até.

    É aprender e prosseguir. Estes obstáculos também ajudam a tornar a equipa mais forte, obriga a pensar que se calhar é preciso trabalhar dinâmicas diferentes para quando o adversário coloca muitos homens em zonas interiores. É um acidente de percurso, faz parte.

    • Kafka
      Posted Agosto 28, 2019 at 11:32 am

      Estas portanto a dizer que foi o Lage que deu indicações ao Pizzi para o Pizzi quando estava junto aos jogadores do Porto que tinham sido bola, fugir deles e começar a correr para o árbitro, abandonando por completo os jogadores do Porto que tinham a bola

      Estas portanto a dizer que o Lage deu indicações ao Pizzi para pressionar o árbitro em vez de pressionar os jogadores do Porto

      Maravilhoso

      • Chico
        Posted Agosto 28, 2019 at 3:44 pm

        O maior defeito do Lage é ser incapaz de escolher o melhor onze e fazer as melhores substituições para não ferir egos. Enquanto lá estiver, o Pizzi nunca será substituído quando o Benfica estiver à procura da vitória. O pateta do RV ouviu das boas na única vez que o fez no Dragão e não o voltou a fazer. Infelizmente, o Lage tem algumas parecenças nesse aspeto e deve estar ansioso pela chegada de outras competições para ter a “desculpa” de rodar a equipa para poder sentar quem bem lhe apetecer nos jogos da Liga. Se o Almeida estava apto, o Nuno Tavares não tinha nada que ir a jogo, nem acho que o iria ferir animicamente (o miúdo sabe que aquela não é a posição dele). A desculpa que dá para o Samaris e o Seferovic serem titulares indiscutíveis (terem lhe dado o campeonato) também foi de banana.

      • DNowitzki
        Posted Agosto 28, 2019 at 12:21 pm

        Que queres? O homem também tem direito à estupidez. O Lage, que quer os dois avançados a correr feitos doidos para defender, acha que o Pizzi deve deixar o dd sozinho a defender. Uns não levam a bola, outros levam mas a coisa acaba aí, outros não jogam porque a bola não chega lá. E ainda há o Lage, que só treina um plano e tem de pensar em alternativas, isto quando já lá esta há 9 ou 10 meses.

      • coach407
        Posted Agosto 28, 2019 at 12:02 pm

        Não. Estou a dizer que isso das três uma:

        1) Não foi algo relevante no jogo.
        2) Foi relevante, mas o Lage é um boneco por não tirar o jogador que, supostamente, teve vários comportamentos a prejudicar a equipa e, supostamente, tem sempre.

        Obviamente a resposta é que isso não foi algo relevante no jogo. Não foi por isso que o Benfica teve das piores exibições da história a jogar em casa contra o FC Porto.

  • ARS
    Posted Agosto 28, 2019 at 12:45 am

    Meus caros, nem o Benfica era o melhor do Mundo, nem deixou de ter muita qualidade! Por outro lado, também não podemos pensar que o Porto estava horrível e agora são o suprasumo.

    Há que tirar ilações dos jogos, sem dúvida MAS o futebol é isto! Incerteza… se não fosse assim estávamos todos ricos nas apostas desportivas!

    Continuo a pensar que o Benfica é favorito a ser campeão, no entanto, ser favorito e ser campeão podem não ser sinónimos! O porto esteve bem e mereceu ganhar, ponto! Venham mais jogos!!!

  • Odizquefaz
    Posted Agosto 27, 2019 at 10:11 pm

    As fragilidades do Benfica estavam bem patentes. Estranha-me somente que essas mesmas fragilidades não sejam corrigidas e que nada tenha sido aprendido desde a época transacta. Tambem me estranha que estas fragilidades seja mais rapidamente perceptíveis porque quem “esta de fora” (conceição que o diga) do que pelos próprios responsáveis. Quando Gabriel se lesionou foi notório que Samaris + Florentino não funcionam. Na reta final foram imensos os jogos , na primeira parte , onde o Benfica não tinha qualquer critério no caudal ofensivo, muitos começava a perder , e a remontada surgia , precisamente , quando se sacrificava na segunda parte 1 destes ilustres. Mas este ano volta-se à mesma “estratégia” . Samaris tambem somou poucos minutos na pré epoca o que pode justificar esta “forma”.

    Nuno Tavares não serve para a DD. Foi fazendo bons joguitos contra equipas de inferior valor mas as suas lacunas foram todas expostas contra um clube de igual valor.

    Há um investimento em RDT para faze-lo jogar a segundo avançado quando é um avançado de área. Seferovic então , sem Felix , torna-se um jogador banalissimo que não acrescenta absolutamente nada. Jota por sua fez fez uma pre epoca soberba a 9 mas parece-me que enquanto não renovar não terá oportunidades. Quantos mais jogos teremos de insistir nesta dupla?

    A verdade é que o Benfica , e numa dependência absoluta de Pizzi , Grimaldo e Rafa , parte da epoca passada exactamente com os mesmos problemas : Sem um guarda redes “Libero”, sem uma alternativa a Gabriel e sem um suplente fidedigno de Felix. Tambem me parece desajustado esta “dificuldade” em não conseguirmos colocar jogadores que aparentemente não contam em outros clubes. Cervi , Zivkovic , Fejsa o seu valor poderia ser usado para não só baixar a folha salarial como fortalecer outras posições. Fomos enganando em alguns jogos (principalmente contra o Sporting e Paços) onde existiram goleadas mas é notorio pela exibição que tiveram muito longe de ser tão unilaterais . Mesmo contra o Belem , se eles concretizam aquela “Casa” oferecida pelo Nuno Tavares …ainda estaríamos pior. É uma derrota justa mas é um “wake up call” que julgo que possa ser usado de modo benéfico na resolução e compreensão de todas estas lacunas.

  • Analista Especialista
    Posted Agosto 27, 2019 at 9:19 pm

    Já disse e volto a repetir, o Tino é um Kanté, destrói muito mas com bola é limitado.
    O SLB não pode viver de uma dupla Tino-Samaris.
    Manuel Fernandes a custo zero dava um jeitaço por 2 épocas.

    • coach407
      Posted Agosto 28, 2019 at 12:54 am

      Boa piada. O Kanté não só é muito melhor a destruir de que qualquer médio do Benfica como também é melhor a construir de que qualquer médio do Benfica. E podes incluir o Gabriel, o Taarabt, o Pizzi, coloca quem quiseres. O Kanté, a construir jogo, é melhor que qualquer um deles.

      Eu nem sou o maior fã do francês, mas nem é preciso vê-lo a jogar muitas vezes. Basta ter visto o Liverpool – Chelsea da Supertaça Europeia. Muito forte a quebrar linhas em transporte, muito forte a quebrar linhas em passe, decide sempre bem, sabe jogar em espaços curtos, é muito difícil tirar-lhe a bola. Esteve acima de qualquer outro médio em campo em todos os aspetos do jogo, tanto defensivamente como ofensivamente. E estamos a falar de uma Supertaça Europeia, não estamos a falar do tugão. Não é por acaso que é utilizado frequentemente mais adiantado no terreno de que um mero “6”.

      Quem dera ao Florentino chegar aos tornozelos do Kanté um dia. Qual dupla Florentino – Samaris ou qualquer outra dupla? Se o Florentino fosse “um Kanté” não era preciso dupla nenhuma. Tinhas o Florentino e pronto. Metias mais um avançado ou um extremo, um jogador que fosse útil. Ali no meio-campo no nosso campeonato ter mais alguém além de “um Kanté” só se for para engraxar as chuteiras ao colega, não é preciso mais nada. O Kanté sozinho defende e ataca o jogo todo e ainda empresta um pulmão ao Ferro para ver se aguenta com o Marega.

  • DNowitzki
    Posted Agosto 27, 2019 at 8:48 pm

    1. Eu adoro a malta que chega e diz que o Benfica tem uma equipa muito superior aos rivais diretos e que, portanto, vai ser campeão e mais não sei o quê, como se as coisas fossem exatamente assim e o futebol não constituísse um sortilégio, à semelhança de qualquer jogo.

    2. Mas o Benfica já fez algum jogo de encher o olho esta temporada? Ganhámos aquela competição internacional, mas viram como os jogos decorreram e como a deusa da Sorte esteve connosco inúmeras vezes? Fizemos 9 pontos, como poderíamos ter feito apenas 3 ou 4.

    3. Frente ao Sporting, antes do golo do Rafa, não é o Sporting a ter uma oportunidade do BF isolado, mais um remate do dito e um quase auto-golo do Ferro? Fizemos assim um jogo tão bom? Ou marcámos primeiro e depois foi só esperar os erros do adversário? Frente ao Paços, jogámos assim tão bem? Não foi um pontapé brutal de um miúdo a desbloquear o desafio? No Jamor, voltámos a ter uma exibição superlativa? Não estão em causa as vitórias porque, em todos esses jogos, no cômputo, o Benfica foi melhor, mas em termos de futebol jogado deixámos imenso a desejar.

    4. Podem apresentar os números que quiserem, mas para mim Pizzi não é jogador para a titularidade do Benfica, dadas as inúmeras falhas que tem no seu jogo e que já apontei aqui inúmeras vezes e que outros comentadores aqui também apontam. Vê-lo como capitão, então, é uma dor de alma. E volto a repetir: o sujeito é um cancro na equipa neste momento. Sentá-lo no banquinho mais dia menos dia deixá-lo-ia muito aziado, iria começar a fazer a cama ao Lage, mas talvez o fizesse descer à terra.

    5. O Lage tem errado forte e feio em diversas ocasiões e é bom que atine e reconsidere várias coisas que faz e decisões que toma, porque Vieira, se for para salvar a pele, não hesitará um segundo em o incinerar na «agora».

    6. Um Benfica que já teve Gaitán, Jonas, Félix, etc., hoje dispõe de quem a criar jogo? Jonas poderia só ser efetivo contra os «pequenos», mas era um tipo que marcava a diferença. Além de golos, quando era preciso, descia 10 metros no terreno e organizava a ofensiva. Hoje, não há nenhum mágico na equipa, antes dois tratores, um bólide que gosta de espaço, um tronco, um peixe fora de água e uma prima dona armada ao pingarelho.

    • coach407
      Posted Agosto 28, 2019 at 1:02 am

      1. Concordo e nem acho assim tão objetivo que o Benfica tenha um plantel melhor que o Porto.

      2 e 3. Ganhamos 5-0 ao Sporting, 5-0 ao Paços e também massacramos o Belenenses apesar de só ter ficado 2-0. Acho que o 5-0 ao Sporting chega perfeitamente para responder à tua pergunta. Desperdiçaram uma oportunidade ou outra, mas o Benfica também poderia ter marcado mais. Respondendo: é óbvio que os 5-0 ao Sporting encheram o olho. Estranho é dizer o contrário. Foi 5-0. Não foi 1-0. Foi um massacre.

      4 – Este ponto é demasiado ridículo para merecer uma resposta.

      5 – Nem percebi o que quiseste dizer. Serve tudo para acusar o Vieira de alguma coisa. Há de se lá perceber esta perseguição.

      6 – Entras novamente na estupidez portanto acho que também não vale a pena. Depois de ler isto só vou responder porque já escrevi o resto. Que perda de tempo.

  • Teixas
    Posted Agosto 27, 2019 at 8:00 pm

    O Benfica nao conseguiu reagir à tactica do Porto. Pelo menos a tempo. Foi muito chocante, mas foi uma derrota fácil de engolir. O Porto foi muito melhor e anulou as nossas forças por completo.

    Que seja uma derrota que sirva para descer à Terra. Temos uma excelente equipa, mas há buracos demasiado evidentes que nos podem destruir completamente (à semelhança da Death Star). Temos uma dupla de atacantes que correm muito mas no final nao estao a fazer a diferença. Temos um meio campo extremamente defensivo, onde sem Gabriel não temos um jogador que faça a ligação com o ataque. Na defesa, temos um LD que já aparentava que ia quebrar (foi dando várias “pistas” de debilidades nos jogos anteriores). Por fim, temos os nossos 2 grandes jogadores que foram anulados quase na totalidade. Pizzi foi engolido fisicamente e nao conseguia fazer nada direito, demonstrou grande frustração. Rafa ainda conseguiu furar a muralha mas com pouco efeito.

    Enfim, taticamente o Porto destruiu-nos e tudo correu muito mal. O Benfica tem de acordar muito mais forte após esta derrota, temos a qualidade e o coletivo, e não pode ser um tombo que vai pôr tudo em causa.

    Siga para a frente!

  • Nunop
    Posted Agosto 27, 2019 at 7:17 pm

    O Benfica levou um banho de bola por quatro razões:

    – Florentino + Samaris é um meio-campo, COM BOLA, absolutamente inútil. Zero procura de passes entre-linhas, sempre a passar para o lado e para os centrais. Taarabt entrou e viu-se uma melhoria enorme no Benfica, porque o marroquinho só sabe jogar para a frente e tem muita qualidade no passe entre-linhas e passe longo, já digo ha muito tempo que é o mais parecido que temos com Gabriel mas se o Lage prefere alinhar com dois médios defensivos em casa contra o Paços de Ferreira, contra o Porto então deve achar que é o ideal.

    – O Benfica neste momento não tem 10, não tem Félix para vir buscar jogo e apesar de gostar imenso do R.D.T, vê-se, sempre que tem bola, que tem muita qualidade (recepções muito boas), não é 10, é ponta de lança e neste momento o Benfica tem lá um pinheiro suiço que farta-se de falhar golos cantados, que é idolatrado por Lage porque pressiona os centrais.

    – Nuno Tavares não é defesa direito e contra uma boa equipa inutiliza imediamente um dos três corredores do ponto de vista ofensivo. O Benfica contra boas equipas simplesmente não pode atacar pela direita porque o miúdo tem sempre de puxar para o meio para o seu pé esquerdo. Cruzou duas ou três vezes com o direito e Marcano e Pepe limparam facilmente.

    – Este não é um ponto tático, é individual mas qualquer jogo depende da componente individual e os terríveis jogos individuais dos 3 melhores jogadores do Benfica fez a diferença. Se Rafa ainda tentou qualquer coisa mas foi mal sucedido, Grimaldo foi muito mau com bola que não é costume e Pizzi então foi inacreditavelmente mau, passes falhados, não defendia e uma atitude muito má, parando de jogar e virando as costas ao jogo por 3/4 vezes para ir gritar com Jorge Sousa.

    Para além disso jogo muito competente do Porto que usou o bom jogo de pés do Marchesín para meter bola no Marega e no Zé Luís que são muito mais fortes no ar e na dividida que Ferro (Rúben Dias dá mais luta neste aspecto) e mesmo quando não ganhavam, Danilo e Uribe (fez um jogo incrível apesar de passar despercebido em campo) estavam lá para a segunda bola.

    Resultado que custou mas muito justo e merecido

  • Manchester Is Red
    Posted Agosto 27, 2019 at 7:17 pm

    O problema do Benfica é o mesmo de outras épocas.

    Vamos andar a jogar com um esquema que não é o melhor (Seferovic + RDT), reféns do receio de sentar 1 jogador (neste caso, o Seferovic).

    O Benfica vai melhorar porque este esquema vai cair (não fosse a lesão do Chiquinho e diria que já no próximo jogo teríamos o português a servir RDT), mas é sempre uma frustração ter de perder pontos para que se mude alguma coisa.

    Perante a lesão do Chiquinho, Jota estará a fazer de Félix com toda a naturalidade, dentro em breve.

  • Xyeh
    Posted Agosto 27, 2019 at 7:08 pm

    O problema foi o Porto andar a jogar mal e porcamente e o Benfica andar a espalhar magia, nem uma equipa tem um plantel tão fraco como parece nem a outra joga tão bem como se queria fazer ver, ambas têm plantéis equilibrados e será sempre um campeonato renhido, infelizmente a mim parece que o Porto vai perder mais pontos contra as outras equipas do que o Benfica e isso deve-se pelo estilo de jogo.

    • ricardo a.
      Posted Agosto 27, 2019 at 8:37 pm

      Tenho a mesma percepção, o bom jogo que o Porto fez não será fácil de replicar jornada a jornada.

  • Dca
    Posted Agosto 27, 2019 at 6:59 pm

    Para mim Lage, disse tudo o que eu achei do jogo na conferência de imprensa, fomos para o chutao, pouca paciência, toques de primeira, etc. Depois a forma como defendeu Samaris e Nuno Tavares, “comigo ninguém cai” e “são homens” e “primeiro caio eu” voltou a conquistar o plantel (se é que ainda era preciso).
    Depois este resultado deve ter acabado com a euforia, mesmo dos jogadores. Rafa e Pizzi que andavam a por posts e tudo mais, trocas de comentários todas engraçadas, nem um post meteram nas redes sociais, esconderam-se. Pois bem, jogaram pessimamente.
    Ou seja, os jogadores devem ter percebido que não estão sozinhos a lutar pelo título, Lage percebeu os erros do jogo, não andou a inventar desculpas ou a dizer o básico e os próprios adeptos, também perderam a euforia.
    Dentro do péssimo que foi o jogo, o que de positivo retiro, foi isto que referi aqui em cima.
    Vamos em frente!

  • El Pibe
    Posted Agosto 27, 2019 at 6:57 pm

    O problema está na dupla Sefero/Tomás. Como se gastou um balúrdio em Tomás e Vinicius a pressão para alinhar desta forma é imensa como a chama.

    Eu não conheço nenhuma equipa decente a jogar com dois PL de área.

    Mais uma vez o Benfica tem a equipa refém de movimentações de mercado que não reflectem as reais necessidades da equipa. Correu mal contra o Porto e vai correr mal contra qualquer equipa mais capaz. Este 442 em que um dos 9 compensa para 9.5 tem que acabar e é preciso assumir um 4231 em que o 10, tanto compensa para 8.5 como para 9.5.

    Aquele meio campo a 2 foi comido naturalmente tal é o buraco que se cria entre sectores, e o Tomás também vai ser comido por esta adaptação.

    Este é um problema evidente desde o inicio da pré-época.

    P.S.: Quem me dera estar totalmente errado.

  • bong0
    Posted Agosto 27, 2019 at 5:36 pm

    Grande texto. Parabéns!
    Quanto ao tema em si, só espero que o Lage veja desta forma e não como quis passar na conferência de imprensa.

  • PhilMC
    Posted Agosto 27, 2019 at 4:55 pm

    O verdadeiro adepto encarnado, a reclamar de tudo e todos quando “apenas” perdeu um jogo.
    Não entendo tamanha frustação quando o Benfica é até ao momento a equipa a praticar melhor futebol. Teve um jogo menos conseguido, acontece, faz parte, isto é futebol.

    • Tiago Silva
      Posted Agosto 27, 2019 at 7:00 pm

      Totalmente de acordo, já todos querem fazer o funeral do Benfica. Não jogámos nada, é verdade, mas daí não valer os nada, o Lage já é fraco, o Samaris é fraco, são todos fracos, até o Rafa. Há que haver um equilíbrio, nem antes estava tudo bem nem agora está tudo mal.

      • Nunop
        Posted Agosto 27, 2019 at 7:18 pm

        Concordo mas também há que tirar ilações do que se passou. Florentino + Samaris simplesmente não pode voltar a acontecer, ou Lage mostra que não aprendeu nada com o que se passou na Luz.

    • Goncalo Silva
      Posted Agosto 27, 2019 at 6:58 pm

      Concordo em absoluto com o que dizes, vai-se logo do 80 ao 8, agora Lage já é um cepo, Pizzi e Rafa já não são os melhores e Ferro já não merece seleção.
      Foi um mau jogo, mas até o Barcelona tem jogos deprimentes às vezes. Que ridículo!!

  • junior_1984
    Posted Agosto 27, 2019 at 4:54 pm

    Houve clara falta de atitude. Em especial dos laterais, samaris e pizzi. Isto fez com que o porto desiquilibrasse o meio campo. Pressionou alto, obrigou o benfica a jogar a la porto, coisa que nao está treinada. Depois, o porto jogou no seu jogo tradicional. Vou lançar a discórdia e dizer que o porto massacrou mas nao pela qualidade de jogo. Antes pela forma como encarou o adversario e mordeu a lingua. Pressao alta a obrigar o adversário a jogar direto e meio campo muito reforçado. Depois foi apostar no contra ataque. Tenho duvidas que o que o porto fez, vá resultar muitos jogos… especialmente contra equipas que jogam com bloco baixo e aposta eles sim no contra-ataque. A ver vamos o impacto disto para os 2 lados.

  • Estigarribia
    Posted Agosto 27, 2019 at 4:52 pm

    Muito bom texto, Alexandro Ferreira. Por acaso até gosto destes texto é tom humorístico e este está muito bem conseguido, tal como aquele sobre a situação do Bruno Fernandes neste mercado de transferências. Até agora foram os textos que mais gozo me deram ler.

    Quanto ao jogo acho que já foi tudo dito e este resultado é aquilo que se chama ‘choque da realidade’, já que aqueles 5-0 da Supertaça de Portugal penso que foram, na minha opinião, um ‘presente envenenado’ para o Benfica.

    Saudações Leoninas

  • Kacal
    Posted Agosto 27, 2019 at 4:47 pm

    Muito mau jogo do Benfica no clássico, nem parecia o mesmo. Mas Bruno Lage irá “acordar” e melhorar, por vezes precisamos de um mau resultado para rectificar certas coisas.

    O problema é que Grimaldo começou a época abaixo do seu nível e o Nuno Tavares está a ter dificuldades jogando na lateral direita, do que vi dele na posição por vezes acaba por fazer cortes defeituosos pela dificuldade em usar o pé direito e correr no lado direito sendo canhoto é complicado também, depois ofensivamente tem a dificuldade em cruzar. Quando André Almeida estiver apto, vai entrar directamente no XI e o Grimaldo que se cuide ou o Nuno Tavares começa a jogar à esquerda.

    No meio-campo acho que o Bruno Lage podia ter arriscado com o Taarabt em vez do Samaris, daria outra criatividade e chegada à área naquela posição e acima de tudo daria uma demonstração de que queria atacar e vencer o jogo, isso iria trocar as voltas ao Sérgio Conceição. Até porque o RdT não é nenhum Félix e portanto fica ali um “buraco” entre o meio-campo e o ataque.

    Depois na frente o Seferovic continua a ter as suas limitações e o RdT é obrigado a cair nas alas e vir atrás buscar jogo quando ele é um avançado e deve jogar perto da área e dentro dela. Pode tabelar, pode dar apoio, pode vir buscar, mas tem que ser ali na entrada da área e dentro dela, não tão cá atrás.

    Rúben Dias e Rafa foram os melhores do Benfica, a meu ver. Nós soubemos cair em cima do Pizzi e do Rafa, o primeiro acabou por ficar frustrado e nada fez a não ser reclamar com o arbitro, fez zero. Mas o segundo tentou remar contra a maré, quando ele se libertou mais da marcação serrada e teve bola foi quando o Benfica criou mais perigo, isso e a entrada do Taarabt que permitiu melhorar a saída de bola e dar outro critério na circulação da bola. E o Rúben Dias assumiu-se como o “patrão” e foi quem liderou, ainda teve um ou outro corte fantástico, mas os colegas não acompanharam simplesmente. Ah e o Vlachodimos foi o 3º melhor, pecou num ou outro momento em que não saiu da baliza e houve falta de comunicação entre ele e os centrais, mas também fez defesas de grande nível que permitiram segurar o resultado.

    Excelente post Alexandre, gostei do humor principalmente eheh. Parabéns!

    • Xefe
      Posted Agosto 27, 2019 at 7:10 pm

      Kacal, sem querer provocar, consegues indicar algum lance em especifico em que Rafa tenha criado esse perigo de que falas? É que eu não me lembro de uma única boa acção dele no jogo todo, para além de ganhar um livre. Outro lance foi talvez um em que ele recebe a bola do Pizzi (o tal que fez zero) dentro da grande área mas domina mal e depois já remata fraco e sem ângulo.

      Os únicos dois lances de perigo que o Benfica teve foram ambos em fora de jogo, o 1º passe fantástico de Ferro para Seferovic (ligeiramente em fora de jogo) e o segundo lance foi o golo anulado ao Suíço a passe do Pizzi.

      O Rafa foi completamente anulado (por Pepe e por um extremo direito adaptado a lateral…) e mais uma vez mostrou que quando não tem espaço desaparece completamente do jogo. Acaba o jogo com 65% de acerto no passe, mostrando a debilidades que ele tem na definição, e como foi anulado naquilo em que é bom (transições rápidas) acabou por fazer muito pouco para aquilo que se pede num jogador do Benfica.

      Se o Pizzi passou o jogo a reclamar do árbitro, o Rafa passou o jogo todo deitado no chão a queixar-se de faltas que não existiram, deixando a equipa alguns minutos a jogar 10vs11.

      O Porto a queimar o Nakajima… Que tal uma troca Nakajima por Zivkovic?

      • Kacal
        Posted Agosto 27, 2019 at 8:35 pm

        Não é provocação, até porque sei que tens algo contra o Rafa que não consigo perceber bem o que é visto ser dos melhores jogadores do teu clube e o Pizzi faz parte do teu clube também, apenas comentei o que vi com imparcialidade já que nem sou benfiquista como sabes. Não há um lance em específico porque o Benfica não teve oportunidades de golo flagrantes, nem por parte do Rafa nem por parte do Pizzi, nada. Mas o Rafa na 1ª parte faz um belo cruzamento que o Seferovic manda por cima, por exemplo. Também é ele que faz um grande passe a isolar o Pizzi que este cruza para o Seferovic e o suíço marcou mas estava em fora-de-jogo (sim nesse lance o Pizzi só passa ao suíço porque o Rafa fez um grande passe). Mas eu não disse que o Rafa fez um grande jogo, mas quando conseguiu soltar-se da marcação apertada foi perigoso e foi dos que mais tentou, correu e lutou. E esse lance que referes que ele recebe a bola do Pizzi, ele tem uma boa desmarcação em velocidade e depois domina a bola com muita qualidade, mas estava a ser pressionado e rematou mal, o próprio Pizzi é isolado pelo Taarabt e remata mal se não te lembras, não vamos por aí, isso é uma situação de perigo.

        Vens falar em acertos de passe e tudo mais, ok, mas quem fez melhor no Benfica? No meio do mau, os três que referi foram os melhorzitos, o que não significa que tenham feito grandes exibições. O Rafa fez pouco, mas o Pizzi fez ainda menos, simples. Não que o VM tenha a verdade absoluta ou seja uma opinião mais válida que outra qualquer, nem eu me sigo por eles porque nem li o post antes de comentar no post do jogo, mas pelos vistos eles acharam o mesmo que eu, basta ler o post algo que fiz depois de fazer o meu comentário, mas são opiniões.

        • Xefe
          Posted Agosto 27, 2019 at 9:08 pm

          Penso que é algo semelhante à tua opinião em relação ao Marega. Apesar do Marega ser importante para o Porto (provavelmente o mais importante nestes 2 anos e pouco, e a principal razão porque o Porto ganhou contra o Benfica, e não estou só a falar deste recente clássico), tu preferias alguém com mais capacidade técnica.

          Eu também gostava de ter alguém com mais capacidade de definição e inteligência do que Rafa. O Rafa é muito bom no transporte nas transições ofensivas mas a maior parte das vezes vai contra os adversários para cavar a falta em vez de passar a bola, estragando bastantes jogadas assim.

          Por exemplo acho que Nakajima era mel no Benfica. Espero que o Porto o aproveite pois dá gosto ver craques como ele a jogar.

          • Kacal
            Posted Agosto 27, 2019 at 11:04 pm

            Sim e eu sou capaz de compreender o teu lado e aceitar esse ponto de vista, mas o Marega só tem físico e ataque à profundidade, neste momento até a finalizar está pior logo estraga mais jogadas e o jogo de equipa do que o bem que faz, é um jogador limitado e sem marcar frequentemente torna-se banal. O Rafa não, a nível de recepção e controlo de bola tem imensa qualidade e classe, depois é muito forte nas desmarcações e no transporte de bola, além da sua velocidade supersónica. Já melhorou a definição dos lances, mas ainda há margem para melhorar mais, mas não há comparação entre o nível qualitativo do Rafa e o de Marega. Mas posso concordar com os pontos fracos que referes do Rafa e aceitar que prefiras outro tipo de extremo, mas olha que o Pizzi não é perfeito e também tem lacunas evidentes apesar da sua qualidade.

            Mas subscrevo a parte do Nakajima, também espero como portista que o Porto o aproveite e a “troca” pelo Zivkovic era algo a pensar eheh, não seria péssima. O sérvio tem muito futebol nos pés e aprecio as suas características, com a cabeça no lugar e no seu melhor fisicamente, com a motivação certa pode dar craque. E o nipónico é um craque, mas também nem sempre define bem, aliás, esta época tem sido um desastre da parte dele quando joga, embora não tenha tido tantos minutos quanto isso e parece que já desaprendeu de jogar cá com o SC.

            • Berardo
              Posted Agosto 28, 2019 at 8:55 am

              Kacal tiro-te o chapéu pela paciência que demonstras ao responder a certas pessoas, mesmo a sério.

              • Kacal
                Posted Agosto 28, 2019 at 1:41 pm

                Muito Obrigado pelas palavras Berardo! Tem que ser, quando alguém te “ataca” ou insulta ou desvaloriza a tua opinião é complicado manter a calma e responder bem, mas quando alguém discorda de ti mas debate com os seus argumentos, aí só temos que fazer o mesmo e debater saudavelmente, não vamos desconversar daí ter paciência, mas seja como for em ambas as situações tendo ter a maior paciência possível porque este blog merece. Ainda bem que vês isso de mim e aprecias, dou o meu melhor nesse sentido. Muito Obrigado mais uma vez!

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 27, 2019 at 4:30 pm

    O problema do Benfica é o modelo do Bruno Lage. Não mudou nada durante os primeiros jogos e o Sérgio Conceição teve todo o tempo do Mundo para preparar este jogo e condicionar os momentos do jogo onde o Benfica é mais forte.

    O Benfica entrou em campo como se fossem jogar contra o Beira-Mar. Já O Porto entrou em campo como se fosse a final da Liga dos Campeões. Ganhou a equipa que mais quis ganhar o jogo.

    • a-seabra
      Posted Agosto 27, 2019 at 4:51 pm

      O Porto entrou em campo como se tivesse a jogar contra o campeão nacional, não coloques o Benfica como um finalista da LC por favor. Contra o finalista da LC ja jogou no ano passado e saímos do jogo de barriga cheia.

  • Ventola28
    Posted Agosto 27, 2019 at 4:29 pm

    Samaris? A explicação é facil, chama-se luis filipe vieira e jorge mendes! O florentino tem que ser vendido na proxima época , samaris so esta a jogar porque o gabriel se lesionou! Querem falar da forma dele? Quantos minutos é que ele tev na pre temporada? Depois querem que ele esteja em forma

    • Antonio Clismo
      Posted Agosto 27, 2019 at 5:48 pm

      Já está um novo Florentino Luís a ser produzido no Seixal, deverá estar no ponto daqui a um ou 2 anos.

      O seu nome é Ronaldo Camará.

  • Scorpion
    Posted Agosto 27, 2019 at 4:20 pm

    O Benfica perdeu com justiça, mas a verdade é que o Benfica precisava disto para descer a terra, e para tal acontecer, esta foi a melhor altura possível, pois os danos são mínimos, e se muito acreditam que este jogo vai deixar a equipa de rastos, eu acredito precisamente no contrário! Continuamos a ser a melhor equipa em Portugae a ter o melhor treinador em Portugal, não é 1 jogo que vai mudar isso. Agora é ver o que estar mal é mudar, começar pela dupla na frente que já se viu que não resulta, talves mudar para um 4-3-3, o 4-4-2 funcionava muito bem devido às características de Félix. Agora não é preciso falar já em mercado e em reforços, temos um bom plantel com muitas soluções de qualidade, e não é por 1 jogo que Lage já não sabe pegar na equipa, acrdito plenamente que Lage é o Homem certo para o lugar e que vai encontrar a melhor solução para o problema! Rumo ao 38!

    • Kacal
      Posted Agosto 27, 2019 at 9:16 pm

      Não vejo RdT e Seferovic a resultarem em 4-3-3, sinceramente. Acho que não têm o que é preciso para ser referência. O espanhol não lhe vejo altura e imponência física suficiente, o jogo aéreo não parece o seu forte e jogando sozinho pode sofrer com isso. O suíço tem a parte física e o jogo aéreo, mas as suas limitações técnicas ficariam mais óbvias sem ter ninguém que o lance em profundidade e ficando com menos espaço para jogar entre os centrais. Acho que o Carlos Vinicius até seria a melhor opção em 4-3-3, mas aí sentar os outros dois, duvido. A solução é manter o 4-4-2 mas arranjar um jogador mais próximo de Félix ou que pelo menos possa desempenhar a função de SA com mais qualidade e apostar forte no RdT como #9. Jota ou Chiquinho seriam as minhas apostas. E depois o André Almeida deve entrar no XI na lateral direita e o Taarabt deve jogar a #8 enquanto Gabriel não volta.

  • LevonAronian
    Posted Agosto 27, 2019 at 4:12 pm

    O caso particular de Samaris é estranho, não é de agora que demora uma série de jogos a chegar à melhor forma. Já no último ano de Jesus, e no primeiro de RV (onde Fejsa passava constantemente lesionado) só após 6/7 jogos é que parecia atingir o melhor nível. Mesmo na época passada demorou alguns jogos a chegar ao melhor nível mas no final acabou a época numa forma brutal.
    Não sendo especialista no assunto de maneira nenhuma é algo que acho estranho que ocorra de maneira recorrente ainda por cima num jogador que aparenta ser um excelente profissional

    • Kacal
      Posted Agosto 27, 2019 at 4:51 pm

      Eu toquei num ponto quando renovou e volto a referir, até que ponto não era ele a tentar “ganhar” a renovação e agora que tem futuro definido já está normalizado? Não que não tenha qualidade, mas na época passada também tinha que conquistar essa renovação e a equipa estava toda embalada na recta final.

      • Analista Especialista
        Posted Agosto 27, 2019 at 9:28 pm

        Quem não se lembra do mítico Pedro Barbosa nos últimos anos de contrato? Partia a loiça toda, depois eram mais 3 anos a passo de caracol.

        • Kacal
          Posted Agosto 27, 2019 at 11:05 pm

          Pois, lá está. Por vezes isso influencia a motivação e esforço dos atletas, concordo. Pode ser uma das razões que influenciem o Samaris.

      • LevonAronian
        Posted Agosto 27, 2019 at 6:59 pm

        Não acho que seja uma questão da renovação pois é uma situação recorrente em todas as épocas, inclusive a passada onde nos primeiros jogos a maioria do pessoal do blog reclamava pela titularidade do Florentino. Embora a renovação seja sem dúvida um motivo extra (até por Samaris parecer gostar particularmente de estar em Portugal), não me parece que possa ser a única justificação

        • Kacal
          Posted Agosto 27, 2019 at 9:12 pm

          Sim, pode não ser a única razão e talvez o Samaris seja um jogador que demora a entrar no ritmo após as férias ou vem demasiado descontraído das férias e só “arranca” mais tarde, mas a renovação é mais um aspecto em cima disso. Mas é estranho, sem duvida.

  • Fabio Mendes
    Posted Agosto 27, 2019 at 4:11 pm

    Muito bom Alexandro.

    Gosto muito destes teus textos em tom humorístico apesar de, neste caso, não achar assim tanta piada pois é sobre a calamidade relatada no meu clube no Sábado passado :-D

    De qualquer das maneiras acertaste na mouche na análise a todos os jogadores do Benfica.

    Penso que a águia Vitória foi a única a dar uma para a caixa. :-D

  • Empaler
    Posted Agosto 27, 2019 at 4:08 pm

    Bruno Lage falhou no 11, e Pizzi não tem estaleca para estes jogos. Nestes jogos é preciso dar a doer, tipo Pepe contra Rafa, tanto dás que eles quebram.
    RDT e Seferovic dá contra fracos, contra valias iguais e superiores temos de pensar noutros executantes. Para mim tinha sido RDT e Chiquinho. Do 11 tinha mudado Seferovic e Pizzi por Chiquinho e Caio.
    Perdemos e perdemos bem, mas não foi o banho de bola que tanto falam. O 1º golo é uma sorte, e se o mesmo acontece para o nosso lado tinhamos ganho o jogo. E aí como era? Até a jogar mal ganhamos ao porto? São jogos dificeis que lances destes inesperados dão o vencedor.
    Uma palavra ao arbitro, mioto fraquinho, se o benfica ganhasse ficava com um fosso enorme, portanto fez o que lhe foi pedido e equilibrou a balança. Faltas de cartão sobre Rafa não marcadas, amarelos perdoados (Pepe e Danilo então foi um fartote de dar porrada), qualquer queda do jogador azul era falta, enfim. Como todos sabem, a maneira mais habilidosa de mudar um jogo sem ninguém dar por ela é esta. resultado, o Rafa depois de tanto levar quebrou, Pizzi com medo de levar mal tocava na bola, uma equipa toda ela afectada sabe-se lá pelo que.
    Alguém me consegue dizer que sentido faz parar o jogo para avisar o GR que está a perder tempo?
    Perder tempo no inicio é igual a perder tempo no fim?
    Aposto que a falta que o Danilo faz no inicio do jogo se é mais no fim é amarelo certo.
    Pepe continua a praticar kung fu e nada se passa.
    Metam na cabeça que ninguem vai ganhar os jogos todos e não é por perder 1 que está tudo mal. Estão sempre a pedir reforços mas essa cada vez menos é a filosofia do clube, e já agora que reforços entrariam de caras na equipa?

    • Gil Rodrigues
      Posted Agosto 27, 2019 at 5:11 pm

      Sabes que há aqui um monte de hipocondríacos futebolísticos: vão do 1000 ao -100 em 90 minutos.

      Já agora: para humorista, tem todo o direito de escrever o que quiser, mas talvez seja melhor não esperar ganhar dinheiro seguindo essa carreira.

    • Kacal
      Posted Agosto 27, 2019 at 4:50 pm

      Pelo menos um lateral direito e um SA entrariam de caras na equipa do Benfica, isto sendo bem escolhidos e mais-valias claras. Andam a jogar com um jovem da formação adaptado e um avançado que custou 20 milhões e está a ser “queimado”. Nas outras posições estão bem servidos e apenas precisam de recuperar os lesionados.

  • Alexandro80
    Posted Agosto 27, 2019 at 4:06 pm

    Pessoal, para quem gostou é por like nesta página e seguir aqui:

    IG: @alexandro.ferreira80
    TW: @ferreira.alex80

  • Francisco Ramos
    Posted Agosto 27, 2019 at 3:47 pm

    Parabéns ao Alexandre Ferreira pelo texto. É de saudar o desportivismo nas vitórias e… nas derrotas. Que fossem mais como o Alexandre que teríamos rivalidades mais saudáveis e debates mais construtivos, dentro e fora dos relvados.

Deixa um comentário