Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dá gosto ver este Portugal! Lusos passam na Polónia com reviravolta e ficam com um pé na Final 4; Bernardo Silva espalhou técnica, André Silva também marcou, Rafa justificou a titularidade; Neves e Cancelo também se destacaram; Renato voltou a entrar bem; Patrício ficou mal na fotografia

Polónia 2-3 Portugal (Piatek 19′ e Jakub Błaszczykowski 77′; André Silva 32′, Glik 42′ p.b. e Bernardo Silva 52′)

A selecção nacional somou a 2.ª vitória na Liga das Nações ao passar na Polónia, ficando assim muito perto da Final 4. Portugal até esteve a perder, mas, com uma exibição personalizada (como há muito não se via), deu a volta, dominou com bola (o que é raro) durante um longo período e com outra eficácia podia ter conseguido um triunfo mais tranquilo tal foi a superioridade que evidenciou. Bernardo Silva voltou a destacar-se, com sua qualidade técnica e golo que marcou, mas elementos como Cancelo (incrível o que oferece ofensivamente), Rafa (surpresa no XI), Neves (grande passe no 2-1), a dupla Pepe-Rúben Dias (Lewandowski pouco se viu) e Renato Sanches (no pouco tempo que esteve em campo participou em 3 lances de perigo) também tiveram nota muito positiva. Já Patrício podia ter feito mais nos 2 golos sofridos.

No que respeita ao encontro, começou equilibrado, tendo André Silva dado o primeiro aviso, num desvio que saiu pouco por cima. No entanto, foi a Polónia a chegar à vantagem na sequência de um canto por intermédio do homem do momento, Piatek. Mas a partir daí Portugal assumiu o domínio do jogo, impondo a sua qualidade técnica e de circulação de bola. Sendo assim, o empate surgiu sem surpresa numa bela jogada, com Pizzi a assistir André Silva, que só teve de encostar à boca da baliza. Já depois de Rafa ter rematado à figura quando estava em boa posição, a seleção nacional conseguiu a reviravolta: brilhante passe de Rúben Neves a isolar Rafa, que domina com qualidade, tendo depois Glik colocado a bola dentro da sua baliza. Com isto, a turma lusa chegou ao intervalo na frente do marcador. A segunda parte começou com um tiraço perigoso de Zielinski, mas foi a formação portuguesa a chegar ao 1-3 num excelente lance individual de Bernardo, que rematou colocado para o fundo das redes. Portugal controlava nesta altura, mostrando um bom comportamento na recuperação de bola. Renato Sanches foi a primeira aposta de Fernando Santos, rendendo Pizzi, mas logo de seguida Bednarek esteve perto de reduzir numa bola parada, com o seu cabeceamento a sair perto do poste. Esse lance espevitou os homens da casa, que conseguiram mesmo marcar, num belo disparo de Kuba. A equipa das Quinas voltou ao controlo do jogo (com bola) e esteve muito perto do 2-4 quando Renato Sanches se isolou, mas depois de contornar o guarda-redes o médio do Bayern viu Kedziora evitar o golo em cima da linha. Era a vez de Danilo substituir Rafa, tendo Renato ameaçado novamente o quarto (grande jogada), mas Fabianski respondeu com uma excelente defesa. Bruno Fernandes, que momentos antes rendeu Bernardo, desperdiçou a hipótese de matar de vez o encontro (má finalização), mas a vitória não fugiu a Portugal.

Destaques:

Portugal – Excelente vitória da equipa de Fernando Santos, num reduto difícil e contra um rival de qualidade, a qual coloca Portugal muito perto da fase final da Liga das Nações (os campeões da Europa somam agora 6 pontos, mais 5 que Polónia e Itália quando faltam disputar apenas 2 jogos para cada uma das formações). Mas, mais do que o triunfo, o que mais há a destacar da exibição portuguesa foi a qualidade de jogo apresentada, mesmo entrando a perder cedo. Portugal soube circular muito bem a bola, com segurança, critério e conseguindo progredir de maneira inteligente e paciente, indo abrindo brechas na organização defensiva dos locais. Num resultado curto (a Polónia teve uma grande eficácia – 2 golos em 3 remates á baliza – e Portugal, sobretudo na parte final, desperdiçou chances claras para marcar), a equipa de Fernando Santos revelou bom entrosamento e muita fluidez no ataque, com uma boa mescla entre jogo interior e jogo exterior e uma mobilidade muito interessante. Individualmente, Rui Patrício foi, claramente, a nota mais negativa da noite de hoje, estando muito mal no 1-0 (não se impôs na pequena área) e deixando várias vezes a desejar no jogo de pés, com alguma intranquilidade e falta de precisão a contrastar com o que os companheiros fizeram. Na defesa, Cancelo fez mais uma grande exibição, impressionando por aquilo que vem sendo normal nele: potência e aceleração impressionantes, anormal capacidade de deixar adversários para trás (finta 2/3 com muita frequência), precisão técnica e um fantástico contributo ofensivo, sendo o principal desequilibrador da equipa. No eixo, Pepe ficou mal na fotografia do segundo tento polaco mas de resto esteve imperial, tal como Rúben Dias. No miolo, Rúben Neves começou algo nervoso, com vários erros no passe que não lhe são comuns, mas rapidamente assentou e fez uma assistência maravilhosa para Rafa. Pizzi assistiu no 1-1 e William, de novo, a interior esquerdo, mostrou-se solto, rápido e dando muitas soluções e critério à posse. Na frente, Bernardo Silva não só marcou como conferiu muito critério aos ataques, vindo bem para dentro (também para abrir espaço para as incursões de Cancelo), Rafa marcou “dois terços de golo” num lance em que pediu muito bem na profundidade e recebeu muitíssimo bem e André Silva deu sequência ao que tem feito em Sevilla, com novo golo. De salientar ainda a boa entrada de Renato, que após a Polónia ter reduzido carregou Portugal para a frente, ficando perto de marcar.

Polónia – Derrota que coloca a formação de Leste longe da fase final (um empate frente à Itália coloca Portugal na final 4), numa partida em que os da casa, apesar da margem mínima, foram bem inferiores aos portugueses. Apesar do tento inaugural de Piatek, a Polónia passou grande parte do jogo a ver Portugal trocar a bola, vendo as suas zonas de pressão superadas e buracos surgirem permanentemente no seu último terço, quer nas costas da linha média quer nas alas, onde houve muitas vezes protecção deficiente (a Polónia apresentou uma espécie de 4-4-2 losango, com Krychowiak no vértice recuado, Klich a interior direito, Kurzawa interior esquerdo e Zielinksi a tentar estar no apoio aos avançados, mas não só houve boa dinâmica ofensiva como foi evidente uma grande desprotecção das faixas, muito bem aproveitada por Cancelo). Individualmente, Jędrzejczyk teve imensas dificuldades para travar Bernardo e Cancelo, enquanto Krychowiak deu sequência ao que têm sido os últimos anos da sua carreira, com um futebol lento e marcado pela agressividade excessiva (Zielinski teve um ou outro bom lance, nomeadamente em condução, mas foi pouco). Na frente, Piatek deu sequência ao seu brutal início de época goleador no Génova mas Lewandowski pouco ou nada se viu, estando bem vigiado e controlado pela dupla Pepe-Dias.

XI da Polónia: Fabianski; Bereszyński, Glik, Bednarek, Jędrzejczyk; Zielinski, Klich, Krychowiak, Kurzawa; Piatek, Lewandowski.

XI de Portugal: Rui Patrício; Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Mário Rui; Pizzi, Neves, William Carvalho; Rafa, André Silva, Bernardo Silva.

140 Comentários

  • mcthespecialone
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:38 pm

    Houve períodos de muita superioridade nossa. Grande golo de Bernardo à Messi.

    Venham os criticos mas acho que jogamos mais soltos sem o Ronaldo. Os jogadores não têm na cabeça aquela ideia de ter de passar sempre ao CR. Quando ele joga parece que está tudo condicionado pela presença dele.

    Vejo algumas semelhanças entre o modelo que Fernando Santos procura consolidar neste momento e o Chelsea de Sarri:

    – 2 Alas a jogar muito próximos do ponta de lança a facilitar as combinações a 1/2 toques na área adversária (Bruma/Rafa-André Silva-Bernardo vs Hazard-Giroud-Willian/Pedro)

    – 2 laterais, que beneficiam das deslocações dos alas para terrenos interiores, sendo bastante fortes a subir no terreno (Mário Rui e Cancelo vs Marcos Alonso e Azpilicueta)

    – Equipa muito compacta tanto a defender como a atacar.

    Evolução tática de antigo médio defensivo (William vs Kanté): médio defensivo transformado em médio centro. Aproveitamento da capacidade de progressão com o controlo do esférico queimando linhas.

    Transição ofensiva muito forte.

    Rúben Neves/Jorginho e Bernardo Silva/Hazard são os grandes arquitetos das movimentações de toda a equipa.

    • Jeremias
      Posted Outubro 11, 2018 at 9:40 pm

      Boas analogias.

    • Le Samourai
      Posted Outubro 11, 2018 at 9:47 pm

      Quando se tem um jogador especial como o Ruben Neves em campo no seu melhor, dá mesmo para modelar o XI Português pelas melhores equipas do mundo.

      Até acho que o Renato, bem moldado, podia ser o nosso médio de progressão.

      Com o regresso do Ronaldo, talvez a Juve pode ser a referência,com Ruben a ver de Pjanic, William de Khedira, Renato de Matuidi, Bernardo de Dybala, André Silva de Mandzu, e Ronaldo…de Ronaldo

      • Sombras
        Posted Outubro 11, 2018 at 9:54 pm

        William de Khedira? Meu deus, que sacrilégio. O Khedira é um fórmula 1 ao lado do William. Quanto muito o Gedson nesse papel, e mesmo esse é esticar a corda.

        • Le Samourai
          Posted Outubro 11, 2018 at 10:16 pm

          É o que há… das comparações dentro do ”é o que há ”, até acho que o André Silva é o que fica mais a perder.
          O William jogou bem hoje e mostrou que consegue render a jogar mais subido no terreno, além de que não é assim tão descabido, o próprio Khedira de hoje já está muito longe de ser explosivo como era á 5-8 anos atrás(aliás notou-se bastante no Mundial quando jogou no usual duplo pivô),em termos de estrutura física são semelhantes, o que lhe fica a faltar mais por comparação é capacidade de entrada na área, mais isso só se ganha com rotina na posição. É uma aposta e uma maneira possível de disposição do meio campo Português.

          • Sombras
            Posted Outubro 11, 2018 at 10:31 pm

            Não consigo gostar da ideia de William e Rúben Neves juntos. Até ver um deles com Renato/Gedson e ver como corre acho sempre que é melhor ideia.

      • ACT7
        Posted Outubro 11, 2018 at 10:17 pm

        Renato bem moldado? o Renato basta ser ele mesmo que é esse médio que Portugal precisa.
        Para mim era Renato, Rúben Neves e Pizzi (pelo momento de forma e forma um bom trio juntamente com o Cancelo e Bernardo).

        • Le Samourai
          Posted Outubro 11, 2018 at 10:55 pm

          Á conversa com uns amigos, já disse a brincar que o Renato devia ser posto a ver,estilo Laranja Mecânica, videos do Matuidi 24/7. A maneira que com uma simples movimentação de corpo ele ganha 1 metro que antes da arrancada que lança a transição faz toda a diferença, como no momento defensivo,interpreta o triângulo entre o central,médio defensivo e lateral para a cobertura. Acho que o Renato têm de ser esse jogador, esse médio ”workhorse” que faz a diferença por todo o campo,e aí sim, neste estilo de médio,tem de ser posto a jogar nessa posição nessa função especifica, e associar ás capacidades físicas e técnicas que tem esses exemplos de nuances tácticas que em grandes jogos fazem a diferença, e aí acho que pode ser um dos melhores do mundo, daí o uso da palavra ”moldado”.

          • ACT7
            Posted Outubro 11, 2018 at 11:15 pm

            Compreendo o que dizes. Mas o Renato no seu estilo selvagem faz falta, até porque com uma arrancada das dele (ex: Bayern vs Benfica) não só surpreende o adversário como surpreende a própria equipa e treinador.
            Esse conhecimento que falas, vêm com a experiência em campo.

  • R1906
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:39 pm

    Excelente jogo de Portugal!

    A Polónia só entrou na decisão deste jogo pelo arbitro, se não isto era para um resultado com outros nº, tal a diferença que Portugal demonstrou da Polónia.

    Muito craque aqui. Aquele passe do Neves e recepção do Rafa + golo do Bernardo Silva foram um mimo.

  • R1906
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:40 pm

    Também com isto agora temos 5 pontos de avanço de Itália e Polónio. Praticamente garantido o 1º lugar do grupo.

  • Amigos e bola
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:41 pm

    Era escusada aquela incerteza (se é que ela alguma vez existiu) da nossa vitória quando pareceu evidente que somos muito superiores à Polónia.

    Esta seleção respira talento. Dá gosto ver os nossos jogadores a espalharem classe.

    Ruben Neves, Cancelo e Bernardo deram show e são um regalo de ver jogar.

    A passagem à fase seguinte está bem encaminhada. Somos a multa seleção do grupo.

  • master14
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:43 pm

    Assim dá gosto de ver estes jogos da seleção.

  • MuchoG
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:43 pm

    -Há algum lateral direito que esteja melhor que Cancelo esta época?
    -Se RV não dá minutos suficientes a Rafa então ele vai à seleção mostrar que deve ser titular
    -André Silva não é um craque mas é o nosso melhor ponta de lança
    -Rúben Neves, juntamente com Bernardo, Cancelo, Pepe, Ronaldo e Rúben Dias está no lote de jogadores que tem de jogar sempre
    -Portugal com síndrome de não ter a sua super estrela, melhores exibições da era Fernando Santos

  • Santos David
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:44 pm

    Assim gosto, gosto muito até
    Este Portugal (apos Mundial) ja me parece jogo com nosso ADN
    Técnica, movimento, velocidade, criatividade, mesmo quando falham alguma coisa da para perdoar, espero que seja para continuar a jogar assim
    Com estes talentos todos juntos é so deixar jogar
    Antes, a unica coisa que ficava era a vitoria (quando ganhas), senao pouco ou nada
    Parabens Portugal e força, assim gosto

  • bpstp
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:44 pm

    Só uma curiosidade… Naquele “falhanço” de Renato depois de deixar o GR para trás fez me lembrar o Messi. Passo a explicar: é único jogador para mim que perante aquela situação marcaria com certeza 99,99%. Se repararem bem o Renato nem sequer vê a baliza depois (tal como fariam + de 95% dos jogadores) mas se fosse Messi levantaria a cabeça é vendo o defesa era só picar a bola.

    • Nunop
      Posted Outubro 11, 2018 at 9:52 pm

      Eu concordo mas é só porque naquela situação era o pé esquerdo do Messi em vez do esquerdo do Renato.
      Tou a gozar, o ET marcava aquilo com o direito também e de olhos fechados

  • Rev7
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:44 pm

    Mas era evitável aquela performance entre o 3º golo e o 2º golo deles. Deixamos de jogar e de atacar, só para gerir e passar para trás. Podia ter sido perigoso e foi desnecessário, mas continua acontecer esta situação constantemente.

    Quanto aos jogo Ruben Neves e Cancelo são duas “contratações” que mudaram completamente a forma de jogar da selecção. Pizzi entende-se bem nesta forma de jogar.

    • Sombras
      Posted Outubro 11, 2018 at 9:57 pm

      Que estavam à vista de toda a gente antes do Mundial tirando o seleccionador e os jornalistas e paineleiros. Aparentemente os anónimos ainda percebem disto.

      • Rev7
        Posted Outubro 11, 2018 at 10:15 pm

        Porque são os anónimos que vão ver o Wolverhampton à Championship e o Inter à Serie A. Os outros limitam-se a ver o Liga tuga, espanhola ou inglesa (este ano mete Juventus na lista). O Bruma ano passado teve bons momentos no Leipzig, fazendo alguns golos e raramente era mencionado. O Mario Rui lá veio, mas era outro que estava sempre a ser ignorado, quando era titular do Napoles. Parecia que o Raphael só tinha o Coentrão para o substituir.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:45 pm

    Dos melhores jogos da Era Fernando Santos. Está muito bem a equipa, muito solta e dinâmica, com vários elementos a aparecerem bem em zonas ofensivas. Incluir Cancelo e Rúben Neves nesta equipa dá muita qualidade, de facto, mas estranho é só contarem agora. Rafa também entrou muito bem, fez um bom jogo e Pizzi continua a cimentar um estatuto, tal como Rúben Dias ao lado de Pepe, que continua uma besta. Nota ainda para Renato, que entrou muito bem. Gostava de ver o trio Danilo, Neves, Renato com a Escócia, já que gostava de ver o Neves como 2.º médio. Também é importante testar outro central ao lado do Dias porque o Pepe está suspenso no próximo. Veremos se Rúben Dias tem uma oportunidade.
    Por outro lado, nota negativa para Patrício. Mal batido nos dois golos. Já do outro lado Piatek não pára. Já vão 14 golos, tendo-se estreado a marcar pela selecção.

  • Xefe
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:46 pm

    Bom jogo de Portugal especialmente até ao 3-1 e depois nos últimos 5/10 minutos.

    Quando jogam jogadores que estão bem nos clubes notasse mais confiança na forma como a equipa joga.

    A. Silva fez um grande jogo, o triângulo (mágico) Cancelo-Pizzi-Bernardo voltou a funcionar, William bem enquanto teve pernas, Rafa e Mário Rui também estiveram bem, grande assistência de R. Neves no 2º golo e boas entradas de B. Fernandes e especialmente de Renato.

  • Fernando neves _36
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:46 pm

    Que enormidades jogam Ruben Neves e Bernardo Silva, que maravilha.
    Renato Sanches mais uma vez a mostrar que é um flop autêntico.
    Se esta seleção conseguir jogar assim com o Cristiano Ronaldo temos uma equipa muito forte.
    Aquele passe do Ruben Neves fez lembrar o Pirlo, não deve demorar muito até Guardiola ver nele o novo 6 do City.

    • Estigarribia
      Posted Outubro 11, 2018 at 10:02 pm

      Um flop autêntico??? Estás a brincar, certo??? Quando ele entrou mexeu com o jogo e teve duas oportunidades para marcar, se bem que a primeira ele deveria ter rematado logo que passou o guarda-redes.

    • Jcreis
      Posted Outubro 11, 2018 at 10:02 pm

      A mostrar que é um flop? Acabou de provar o seu valor ao ganhar o jogador do mês no Bayern. Esta gente pensa que percebe tanto de bola ao pensar que os miúdos de 19-20 anos são regulares como é um CR7 ou um Messi. Quantas vezes andaram a apelidar Andrés Silvas de flop e afinal aos poucos vai mostrando o seu valor… Aprendam a ter calma, hoje corre mal amanha corre melhor, são miúdos.

      • Estigarribia
        Posted Outubro 11, 2018 at 10:14 pm

        Exato.

        • Fernando neves _36
          Posted Outubro 12, 2018 at 8:58 am

          Eu adoro o Renato. Estava a ser irónico porque ontem fui rasgado por 2 users no post sobre ele ter sido o jogador do mês.

      • Mantorras
        Posted Outubro 12, 2018 at 12:26 am

        É ironia. Calma. E sim, tantas vezes aqui defendi o André… casa bem com Ronaldo e na selecção costuma ser bastante produtivo, marca e o resto é conversa, é ainda um miúdo.

  • Manchester Is Red
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:46 pm

    Mais uma prova que vai haver vida para além de Ronaldo.

    Esta selecção joga muito e não deveria ser surpresa para ninguém, considerando o absurdo talento que abunda neste grupo de jogadores.

    Bernardo será o líder desta selecção para os próximos 10 anos.

    • Sombras
      Posted Outubro 11, 2018 at 10:06 pm

      Bernardo e Rúben Neves num futuro próximo e depois Jota e João Félix daqui a não muito tempo. Se metade confirmar o seu potencial vamos ter uma selecção de sonho…

  • Sombras
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:46 pm

    Sofrimento desnecessário num campo extremamente inclinado pela equipa de arbitragem. Portugal foi e é muito superior à Polónia, e arrisco-me a dizer que para já que o Ronaldo vá ficando fora das convocatórias.

    Quero começar este comentário por criticar André Silva, hoje não foi um cone, como esperado, não falhou golos de baliza aberta e também não se atirou para o chão em todos os lances. Se é para isto está lá a fazer o quê? Brincadeiras à parte…FINALMENTE o André que eu depositava tantas esperanças no Porto B está a vir à tona. Se for preciso continuar a criticá-lo eu faço-o, tinha um número estúpido na camisola.

    De resto, Bernardo Silva é um predestinado, não há nada a dizer, quando se olha para ele com um 10 nas costas tem-se uma sensação de paz como se tudo na vida fizesse sentido.
    João Cancelo é provavelmente o melhor lateral direito do mundo neste momento, está numa forma brutal.
    Rúben Neves tem Guardiola escrito na testa, não sei qual é a dúvida que mais tarde ou mais cedo vai acabar no City.
    Muito bem Rafa, é o melhor extremo puro de Portugal depois de Bruma (e a distância não é assim tanta), e assim que se consolidar a sério no Benfica tem que fazer sempre parte de qualquer lote de 23 convocados.
    Gostei mais de Mário Rui hoje que nos outros jogos, está mais confiante e isso é bom, e estar salvaguardado por uma dupla Pepe e Rúben Dias ajuda muito.
    Pela negativa, Patrício pareceu muito inseguro hoje, nada habitual, e William que está numa forma miserável (entrou lento, saiu parado). Danilo também me parece estar muito longe do melhor. Pizzi meh.

    Excelente entrada em campo de Renato, veio mexer muito com o jogo. Na forma em que está tem que ser titular no lugar da tartaruga, ou tortuga como dizem nuestros hermanos.

    PS: odiei as substituições, todas completamente ao lado, nem tanto pelas entradas, mas pelas saídas.

    PS2: o António Tadeia estava aborrecido? Fartou-se de embirrar com o Cancelo e o Bernardo Silva quando foram os 2 melhores da Selecção. Será porque não são do clube do coração? Até quando vamos ter que levar com este senhor?

    • Le Samourai
      Posted Outubro 11, 2018 at 10:24 pm

      Substituições ao lado ? o Renato deu muito ao jogo que um ”Pizzi meh” com 75 minutos nas pernas já não dava, e aliás podia ter matado o jogo por duas vezes. ter juntado o Danilo ao trio de meio campo secou o jogo totalmente e retirou qualquer hipótese da Polónia ter bola e consequentemente chegar ao golo.

      E o Bruno Fernandes foi a tipica de substituição de queimar tempo

      • Sombras
        Posted Outubro 11, 2018 at 10:29 pm

        Devia ter saído o William para entrar o Renato.

      • ACT7
        Posted Outubro 11, 2018 at 10:32 pm

        O Pizzi meh? fez uma assistência para o 1-1, no 3-1 arrastou um defesa para dar espaço ao Bernardo. Sem bola que digam que é mah, bah e até dah, concordo, mas com bola dá muito à equipa.

    • Estigarribia
      Posted Outubro 11, 2018 at 11:16 pm

      Sombras, tal como tu, também já não posso ouvir o António Tadeia. Por isso é que eu vi o jogo na Sport TV. Ao menos, o Pedro Henriques até pode ser benfiquista, mas é muito melhor que o Tadeia.

  • Jorge
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:47 pm

    Só vi o jogo após os 35 minutos de jogo e que bem jogou Portugal, boas combinações, cancelo que senhor lateral, bernardo silva e ruben neves que craques. Parece-me que a seleção joga melhor sem o CR7, parece que com ele em campo os colegas sentem-se na obrigação de passar-lhe sempre a bola nos últimos 30 metros, mas isso sou eu que acho que não percebo nada disso.

  • Nunop
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:48 pm

    Podem criticar-me à vontade mas não sei se quero o Ronaldo outra vez na selecção. Sou-lhe muito grato pelo que fez por Portugal mas está na altura de renovar. E demos muito bons sinais sem ele, aliás, sempre que ele joga todos os jogadores têm na cabeça que têm que lhe passar a bola porque é o Ronaldo, e ele ou faz aquelas tesouras que não servem para nada e passa para o lado, ou remata de longe. O jogo flui muito mais, a posse de bola não é estéril, rodamos o jogo (obrigado Ruben Neves!!!) etc. Juntando isto ao facto de CR7 ter pedido para nao ser convocado duas vezes seguidas (o argumento da idade nao cola pq ele diz de 10 em 10 minutos que tem 23 anos de corpo), o argumento da violação também não pq ja dps de ser acusado jogou e marcou pela Juventus. Isto são jogos oficiais e o capitão pediu para não ser convocado, nem foi la dar apoio.
    Também me recordo do discurso pós-vitória do Euro no balneário que foi muito do genero: “Obrigado a todos vós por me terem dado a mim, CR7, o titulo internacional que me faltava) e do jogão que o Pepe fez, o esforço ao ponto de vomitar em campo, e no final ao levantar a taça o Ronaldo que saiu lesionado no inicio do jogo, nao lhe queria passar a taça
    Portugal tem equipa top 5 mundial, juntando a juventude de Bernardo Silva, João Cancelo, Rúben Neves, Rúben Dias, Andre Silva, Renato Sanches (e muitos mais vêm aí, João Félix, Gedson, Diogo Dalot) à experiência de Pepe, Rui Patrício e William Carvalho.
    E ainda deixamos de fora o atual lateral direito titular do Barcelona

    • Natan265
      Posted Outubro 11, 2018 at 9:51 pm

      totalmente de acordo.. ainda assim o Ronaldo no lugar do André Silva era um claro upgrade. nunca irei conseguir gostar do andré silva.
      e o william não tem intensidade para jogar contra as Franças desta vida. tem de ser o Danilo

  • Bruno_Costa
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:49 pm

    Grande exibição, apesar dos 2 golos contra, o segundo golo dos polacos parece ilegal mas também era a fase melhor deles. Tivemos situações claras de golo e podíamos acabar por vencer por 4-2 ou 5-2.

    Ruben Neves não dura muito tempo no Wolves. Que classe.

    William teve uma melhor primeira parte mas caiu na segunda, ainda assim parece que está se adaptando a esta nova função mais adiantado no terreno.

    Rafa surpreendeu pela titularidade mas a profundidade que deu á equipa e sua velocidade foram muito importantes.

    Bernardo com um golo á Messi e a espalhar classe.

    Mario Rui e Cancelo particularmente a se exibirem também.

    Será curioso ver o que acontece quando Ronaldo voltar á Seleção.

  • RicardoFaria
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:52 pm

    Excelente jogo de Portugal.
    Acho que FS ainda não sabe como vai meter Ronaldo nesta equipa e até deve estar a agradecer a sua ausência.
    B. Silva e Cancelo formam um ala direita incrível, que qualidade.
    Rúben Neves faz um passe magistral no 2o golo e da muita capacidade e tranquilidade na posse.
    André Silva também esteve muito bem.
    Rui Patrício no golo ficou a dormir mas é um excelente guarda redes.

    Muito feliz pela vitória e só tenho pena de não ter ido a tempo de apostar na vitória de Portugal quando estava a perder.. mas ainda consegui a 2.68 quando o jogo já estava empatado :D

    Saudações DesPortistas!

    • Sombras
      Posted Outubro 11, 2018 at 10:08 pm

      Por acaso agora puseste-me a imaginar a conversa:
      CR7: “Mister, olhe não vou pud…”
      FS: “Não podes vir, epá oh Cris, isso é muita chato e tal”
      CR7: “Veja lá mister eu faço o esforç…”
      FS: “Não, não, deixa-te estar, descansa ou cura-te ou lá o que é em paz, não te preocupes!!”

  • Sombras
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:53 pm

    Já agora, Ronaldo é oficialmente um problema para a selecção. Não o jogador em si, na minha opinião, mas a mudança de atitude da equipa quando Ronaldo está em campo, que a mim se deve e muito à comunicação social – que em 10 perguntas a Fernando Santos, 9 são sobre Ronaldo e 7 ao nível de “o que o Ronaldo acha de Bernardo Silva só calçar o 41?”- que fazem com que se crie na percepção pública a ideia de Ronaldo ou caos – como foi visto pela “””””””””defesa”””””””””” de toda a imprensa ao caso recente que envolve Ronaldo, esquecendo qualquer código deontológico e de ética (aliás, lembrando-os, esquecem-se é noutros casos) – que acaba por alastrar uma certa letargia à equipa de todos terem que passar-lhe a bola em qualquer circunstância, de que apenas Bernardo Silva parece escapar (criando a ideia que são incompatíveis, hilariante).

    Não sei como o Eng. vai resolver isto, não faço mesmo ideias, mas sei que enquanto Ronaldo em campo não for apenas mais um para os colegas a selecção nunca irá chegar ao patamar mais alto onde pode chegar. Isso para mim é evidente.

    • Fernandes35
      Posted Outubro 11, 2018 at 9:59 pm

      Destaque para o último parágrafo, tenho exatamente a mesma ideia. Sim, Ronaldo é um dos 2 jogadores mais decisivos da última década mas tem de ser encarada como “mais um” e não como o Messias porque, mesmo sem ele, Portugal tem qualidade e potencial para se bater de frente contra quase todas as seleções do mundo.

    • Sirius86
      Posted Outubro 11, 2018 at 10:14 pm

      Tudo dito, aliás essa para mim é a razão do sub-rendimento que ele tinha em comparação com o que jogava no Real, quando ele queria resolver todos os jogos sozinho e os colegas sentiam-se na obrigação de lhe passar a bola e ficar a olhar a ver o que ele fazia. Acho que nos últimos tempos ele já percebeu que isso não é bom para ninguém e já não tem tanto essa postura (ainda mais desde a final do Europeu), e estas vitórias sem ele são muito importantes para a equipa ganhar confiança e perceber que consegue ganhar “sozinha”

    • Vespas
      Posted Outubro 11, 2018 at 10:35 pm

      Isso do Ronaldo tem que começar com ele a não marcar livres a 40 metros da baliza. Aliás, nem sequer é o melhor marcador de livres da seleção.

  • Joao X
    Posted Outubro 11, 2018 at 9:59 pm

    Jogamos melhor sem o Ronaldo, de facto. A entrar na equipa que entre para PL porque para o resto mais vale não entrar.
    Neves e William juntos funciona muito bem e preferia ver Bernardo no meio, dando lugar a Bruma na ala.
    Bernardo e Cancelo são as 2 futuras referências da seleção, são os que se destacam mais. O Neves também parece ter potencial para tal.
    Muito bom jogo, é continuar!

    • Seoni
      Posted Outubro 11, 2018 at 10:44 pm

      Difícil dizer isso, quando o Ronaldo ainda não jogou com este grupo de jogadores no 11 inicial. Se calhar, a diferença deve-se simplesmente ao facto de estarem a jogar melhores jogadores no 11 inicial.

  • Teixas
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:00 pm

    Um grande jogo de Portugal! Embora contra uma equipa fraca e a reconstruir-se.

    De qualquer forma continuamos a exibir uma bela qualidade de jogo. Gosto muito do meio campo – Pizzi, William e R. Neves. Um trio que não estava a espera mas esta a dar resultado.

  • Estigarribia
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:00 pm

    Excelente exibição da Seleção Nacional, mostrando que é, claramente, muitíssimo superior à Polónia. Dá gosto ver tanto craque a espalhar classe com a camisola das Quinas, como são os casos de João Cancelo, Bernardo Silva, Rúben Neves, Renato Sanches ou Rúben Dias, por exemplo.

    Ainda assim há alguns apontamentos que eu gostaria de partilhar:

    1 – Rúben Dias/Pepe é a melhor dupla de defesas-centrais, neste momento, na Seleção Nacional. Agora é preciso encontrar, para o futuro, as alternativas ideais. Diogo Leite, Rúben Vezo, Pedro Mendes ou Edgar Ié possam ser escolhas para fazer sombra a Rúben Dias e Pepe;

    2 – Rúben Neves é um senhor jogador. Aquele passe para o Rafa Silva, no momento do segundo golo luso, é praticamente meio-golo. Por momento, dei por mim a imaginar Andrea Pirlo em campo com aquela camisola e a fazer aquele passe magistral;

    3 – André Silva está talhado para ser o nosso goleador na Seleção Nacional. Se for bem servido pelos colegas, o ex-FC Porto pode marcar muitos golos pelo Campeão Europeu. Vamos ver como correrão os próximos jogos;

    4 – João Cancelo e Bernardo Silva voltaram, mais uma vez, a dar show de bola. O lateral-direito da Juventus é o melhor lateral-direito português da atualidade (desculpem Nélson Semedo, Cédric Soares e Ricardo Pereira). O rapaz quando pegava na bola parecia que ia de mota e era muito difícil para os polacos travarem-no; já o Bernardo fez jogaço, bem ao estilo do que faz no City, mereceu por inteiro o golo que marcou. Incrível como evoluiu na Seleção: quando apareceu, muita gente dizia que era como Danny, que na Seleção não jogava nada, e agora é a estrela da equipa portuguesa;

    5 – Esta equipa sem Cristiano Ronaldo já joga muito e não sei como será o comportamento, em 2019, quando o capitão regressar aos convocados do Engenheiro Nando. CR7 é CR7, mas a equipa está jogar bem sem ele. Decisão muito difícil, mas importante, para Fernando Santos tomar;

    6 – Marcámos três golos à Polónia, tudo bem, mas não podemos falhar tantos golos feitos. Um Campeão da Europa não pode, nem deve, falhar tantos golos como falhou hoje. Temos de melhorar esse aspeto da finalização;

    7 – Por fim, não costumo falar de arbitragem, mas hoje é, praticamente, inevitável: o senhor Carlos del Cerro Grande fez uma arbitragem lastimável neste jogo. Primeiro não assinalou um penalti sobre Cancelo, na primeira parte; depois não mostrou vermelho direto a Krychowiak pela agressão a André Silva, já na segunda parte; no início da jogada do segundo golo da Polónia, a bola trespassa a linha lateral… e nada; e depois num lance rápido e perigoso de João Cancelo, interrompe só porque o joelho do Cancelo acertou num polaco que já estava no chão quando saltou por cima. Arbitragens destas não podem existir numa competição como a Liga das Nações, o Europeu, o Mundial ou a Taça das Confederações.

    • Madame Tatica
      Posted Outubro 12, 2018 at 10:42 am

      Um comentário estruturado e sobre o qual concordo na totalidade. Obrigado por não te cingires apenas à questão Ronaldo, se jogarmos melhor ou pior com ou sem ele.
      Acabam os próprios comentadores queixosos da prepotência da comunicação social sobre o Ronaldo ser exacerbada a darem-lhe mais atenção do que à própria exibição da seleção e dos jogadores que hoje participaram no jogo, sendo que este último tópico é o único com relevância.

  • ACT7
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:01 pm

    Estamos a jogar muito bem.
    Esta equipa começa logo bem desde trás, R.Dias e Pepe fazem uma dupla muito forte, está-se a perder aquele hábito que tivemos desde o Euro que o Pepe têm de andar constantemente a fazer de bombeiro e a salvar tudo, isto porque o R.Dias é muito competente e posiciona-se muito bem, aliás não é normal um central desta idade se posicionar tão bem só que cá em Portugal dá-se muita atenção às páginas de FB e colocam-se rótulos aos jogadores.
    Cancelo é uma besta, passar de um Cédric que tinha fama de defender bem, para provavelmente o melhor lateral do Mundo neste momento é uma enorme diferença. Mário Rui também muito bem, foi traído pelo árbitro, mas a jogada do 3º golo é muito boa.
    R.Neves muita classe, que qualidade de passe incrível. Cresceu muito em Inglaterra.
    William muito bem no transporte é muito difícil tirar-lhe a bola sem falta.
    B.Silva, Pizzi e Cancelo a fazer uma tripla muito boa, o Pizzi faz uma assistência e ainda arrasta a marcação no golo do Bernardo, mas só joga porque o Benfica é que manda na selecção agora. B.Silva têm uma classe incrível.
    Rafa ganhou pontos com estas lesões e aproveitou bem a oportunidade.
    André Silva em boa forma e bem mentalmente, assim dá gosto de ver.
    Renato Sanches a entrar muito bem podia ter feito 2 golos.

    Podíamos ter dado 5 ou 6, mas o árbitro manteve sempre a Polónia dentro do jogo.

  • Jose Martins
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:01 pm

    Mário Rui teve um belo jogo também. Penso que assegurámos já a permanência na liga A, certo?

  • Sombras
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:04 pm

    Precisamos de resolver o problema do 3º central com muita urgência. É esperar que o Diogo Leite o Ferro se imponham rapidamente, ou então um dos rapazes do minho dos sub 19 acelerem a sua formação, porque a coisa está a ficar curta demasiado rápido…

  • Pulga
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:05 pm

    O problema de ver futebol através de streams Inglesas e até Americanas é que um gajo ganha uma certa exigência, e os nossos comentadores são péssimos.

    Preciosidades como “Bernardo tem de melhorar a decisão” mostram o conhecimento futebolístico destes tipos, ou “Fernando Santos está a fungar do nariz” como se fosse a informação mais importante do mundo.

    O mais triste disto é que existe muita malta competente que não tem lugar para estarem lá estes…

    • SENSEI
      Posted Outubro 11, 2018 at 10:13 pm

      Essa do “Fernando Santos aproveitou o golo para resolver o assunto (limpar o nariz)” foi priceless.

    • Sombras
      Posted Outubro 11, 2018 at 10:14 pm

      É não é? Sabes qual é a cena que me impressiona mais no comentário estrangeiro, principalmente o americano? É a quantidade de tempo por oposição aos nossos em que não falam. Apenas falam quando têm coisas a dizer, não falam por falar. É colossalmente diferente e mais agradável.

      O comentário inglês substitui o silêncio por estatísticas ou dados históricos interessantes e que acrescentam ao espectáculo (e não aqueles clássicos “CR7 é o primeiro jogador da história a marcar um hattrick com chuteiras vermelhas”).

  • Santander
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:06 pm

    Bem depois de ler que somos melhores sem Ronaldo para mim chega.. Fico me por aqui

    • Joao X
      Posted Outubro 11, 2018 at 10:22 pm

      É um facto que sem ele jogamos melhor nos últimos 2 jogos.

    • Nunop
      Posted Outubro 11, 2018 at 10:25 pm

      Convinha justificares a tua opinião, todos os que acham isso deram as suas razões. E para mim parece-me bastante claro que jogamos melhor sem ele, basta ver os jogos

      • Santander
        Posted Outubro 11, 2018 at 10:32 pm

        Portanto vou justificar.. A melhoria do futebol praticado deve se ao meio campo que agora consegue controlar o jogo com bola e não especular como fazíamos conseguimos pressionar mais alto e ter mais largura de jogo o que facilita as triangulaçaoes quer interiores quer pelas linhas, uma vez que o André até competente na função de pivot.. No entanto é óbvio que com Ronaldo somos mais fortes primeiro acrescenta mais que rafa na esquerda o que só por si já é um acrescento depois ganhas em jogo areo o que a julgar pelos laterais que temos que tiram bons cruzamentos seria um acrescento depois ganhas uma referência que só pela sua presença arrasta marcações e abre espaços para os colegas e depois trata se do melhor jogador do mundo (ou segundo melhor se quiserem) o que nem devia precisar de justificação.. Estas conclusões fazem me lembrar os que dizem que o real ficou melhor sem ele.. Enfim como é que um jogador como Ronaldo ainda sofre tanta desvalorização é impressionante

        • Santander
          Posted Outubro 11, 2018 at 10:37 pm

          Já para não falar que agora jogas com laterais a sério que te dão largura ofensiva com o Raphael em baixo de forma e com o cederic que mal vê a área manda um balão é bem mais difícil criares os desiquilibrios

      • R1906
        Posted Outubro 11, 2018 at 10:37 pm

        Justificações como não quis dar a taça ao Pepe e frases de um discurso não me parecem também grandes argumentações sobre jogar melhor ou pior.

        Ronaldo já jogou nesta “nova” seleção?

        Como se pode dizer que joga-se melhor ou pior com um jogador numa equipa onde a última vez que Ronaldo jogou saíram cerca de 5/6 jogadores?

        Portugal mais uma vez tem necessidade de criar um debate…que tal esperar por vermos Ronaldo em ação nesta selecção e a partir daí tirar-se as conclusões? Mas algum dia uma selecção não fica mais forte com jogadores como Ronaldo?Sobretudo o Ronaldo que temos visto na Juventus, muito mais dado ao jogo.

        • Vespas
          Posted Outubro 11, 2018 at 10:57 pm

          Esperar o quê? Não estou a perceber, não jogamos hoje um jogo oficial em que o Ronaldo não participou porque não quis?

          Agora temos que esperar que sua excelência fique com vontade de jogar? Imagino que se formos à final da Liga das Nações ele fique com vontade.

          O Pepe tem 35 anos e continua a dar o litro e não como o Ronaldo que com um corpo de “21” já está em part-time.

          • R1906
            Posted Outubro 11, 2018 at 11:05 pm

            A conversa é que se joga melhor sem um jogador que nunca jogou nesta nova selecção.

            Mas como sempre os que mais se indignam pela foco intenso sobre o Ronaldo, são aqueles que tendem a criar mais debates sobre o mesmo.

            Com isto também podemos dizer que o Benfica joga melhor sem Jonas…este ano estão em 1º , finalmente ganharam ao Porto e portanto são sinais que sem Jonas joga-se melhor. Faz sentido.

            Mas pronto dá para perceber pelo teu comentário que o teu foco não é bem o que eu referi, é mais outro.

          • Kacal
            Posted Outubro 11, 2018 at 11:50 pm

            *Correcção corpo de “23”! Daqui a pouco o homem tem corpo de 16 aninhos com 33.. depois o Pepe joga na liga turca!

    • Consuela
      Posted Outubro 11, 2018 at 10:26 pm

      Jogamos melhor sem Ronaldo, factual. Se conseguimos melhores resultados depois é outra história, mas já foram aqui apresentados os argumentos que suportam a minha primeira afirmação, pelo que também me fico por aqui.

    • Amigos e bola
      Posted Outubro 11, 2018 at 10:36 pm

      É factual. Há quanto tempo não víamos a seleção a jogar assim?
      É que hoje demos um chocolate à Polónia mesmo com uma arbitragem caseirinha.

  • HeberPrincipe
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:14 pm

    Lewandowski é tão sobrevalorizado que dói. Só rende na Bundesliga.

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:24 pm

    Nada de novo portanto.

    Se não existirem lugares cativos para os amigos, e jogarem os melhores isto vai acontecer mais vezes.

    Já o tinha dito várias vezes, que mesmo sem a referencia de Cristiano, o nível de soluções em quantidade e qualidade que existem agora, nunca teve paralelo em Portugal.

    E se olharmos para a média de idades é fácil constatar que goste-se ou não (e por incrível que pareça há quem não goste porque o que vem de fora é sempre melhor…) Portugal vai continuar na próxima década no topo do futebol europeu e mundial.

    E as gerações que estão a seguir têm igualmente muita qualidade.

    O resultado só peca por escasso tal foi o domínio, ajudado por uma arbitragem que…enfim.

    Portugal passeia nesta Liga das Nações o que pode ser importante para gerir esforços e estrear novos elementos.

    • Sombras
      Posted Outubro 11, 2018 at 10:28 pm

      Eu acho que até têm mais qualidade…

      Os investimentos na formação e as equipas B foram as melhores decisões na história do futebol Português. Pena que alguns não pensem assim e tentem estragar o trabalho de 15 anos.

      • Flavio Trindade
        Posted Outubro 11, 2018 at 10:55 pm

        Subscrevo inteiramente Sombras.

        O trabalho da FPF (o seu ao seu dono) tem sido muito bom, mas o aumento de qualidade no trabalho na formação dos clubes tem sido mais do que evidente.

        Falta apenas mais “cojones” a alguns treinadores da nossa praça para lançarem mais miúdos com qualidade, e que a Liga acorde da sua letargia e comece a regular o número de estrangeiros no nosso futebol cuja qualidade é para lá de duvidosa.

        Se hoje está bom, pode ficar muito melhor.

        • Gil Rodrigues
          Posted Outubro 11, 2018 at 11:06 pm

          Eu dou o maior mérito aos clubes, que souberam investir na formação. a Federação e Liga, apenas ajudaram ao permitirem que haja equipas BB… em tudo o resto a federação acaba mais por atrapalhar do que ajudar (bastava ter treinadores competentes à frente de todas as nossas selecções).

      • ACT7
        Posted Outubro 11, 2018 at 11:11 pm

        Sem tirar nem por.

  • Kostadinov
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:24 pm

    Quem diria que alguma vez iriamos começar a jogar de acordo com o nosso talento…

    Assim dá gosto, de facto. Desde o descalabro do Mundial de 14 que não tinha dúvidas que viria aí um dos conjuntos mais talentosos de sempre no nosso país, e aí estão eles. O futuro é mais do que risonho, e esta selecção estará no ponto principalmente no próximo Mundial. Se tivermos a sorte de encontrar um DC de real qualidade e ter o André Silva a continuar a render até lá, consigo-nos ver ser reais candidatos.

  • Fabio Silva 10
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:27 pm

    Temos seleção para muitos anos, a nivel de laterais direitos temos os próximos melhores do mundo, hoje deu gosto ver esta equipa jogar e o golo sofrido fez-nos bem. Rui Patrício não teve tão bem mas tem direito porque já nos deu imensos pontos, o cancelo passa por eles parece que está a jogar na rua, que qualidade, uma dupla de centrais segurissima, para mim em condições normais o lateral esquerdo será o guerreiro mas gostei do Mario rui e é uma boa alternativa. O Ruben neves já nem tenho palavras, tem tudo para na próxima época dar o salto, william jogou muito bem nesta nova posição nos últimos dois jogos, o pizzi entende-se muito bem com o Bernardo e o cancelo e cria muitos desequilíbrios no corredor, o Bernardo é o nosso Messi, joga e faz jogar, pensa mais à frente, o rafa era para estar em casa a ver o jogo mas teve bem e faz meio golo pela boa recepção no segundo golo, o andre silva está a mostrar que esta pode ser a época dele. Uma palavra para o Renato também pela excelente entrada no jogo, muito bem mesmo e a pedir mais minutos. De um modo geral foi um dos melhores jogos que vi da seleção na era Fernando Santos. E apesar disto custa-me ler que não precisamos do Ronaldo, os melhores fazem sempre falta

  • Gil Rodrigues
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:37 pm

    Mas terei eu visto outro jogo????

    Comparado com os nossos primeiros 60′ os restantes 30′ foram vergonhosos, ao ponto de termos acabado com 3 trincos em campo e a tremer com medo que a polónia empatasse o jogo.

    O FS nunca passará de um medroso, que tem uma sorte descomunal. Agora a selecção joga melhor porque ele tem demasiados jogadores bons para jogar mal. Mesmo assim consegue acabar este jogo, que tinha superioridade total, completamente B***do de medo, a fazer substituições para defender o resultado.

    o WC até podem não ser mau a #8, mas qual é a necessidade de andar com adaptações se é a posição em que tem mais opções?

    Hoje não havia nada para inventar: a partir dos 60′ tinha que ter trocado o Ruben Neves pelo Danilo, o WC pelo Renato e o Pizzi (ou Bernardo) pelo Bruno Fernandes. Assim a Polónia (mesmo com a ajuda do árbitro) nunca teria re-entrado no jogo.

    • RuiF
      Posted Outubro 11, 2018 at 11:56 pm

      Eu estou a ver perfeitamente o que tu “vês”.
      Estás a confundir o poderio da nossa selecção, com a do Manchester City.

  • Kafka
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:41 pm

    Ainda bem que haviam aí uns arautos que diziam que sem Cristiano isto seria o apocalípse… Como se viu no Europeu e como se vê agora, óbvio que não é apocalípse nenhum e Portugal até joga melhor sem ele, porque deixa de haver a obcessao espatafurdia de toda a gente lhe ter de passar a bola a todo o instante e ter de obrigatoriamente se jogar para ele, para além de que ele ainda por cima apesar de não ser o melhor marcador de livres da Selecção, não há ninguém com coragem para o PROIBIR de bater livres e por os melhores a bater livres

    • Andre Gil
      Posted Outubro 11, 2018 at 11:03 pm

      Então mas não era você que estava muito indignado pelo Ronaldo ter pedido dispensa? Agora já é bom ele não ter ido

      • Kafka
        Posted Outubro 11, 2018 at 11:55 pm

        Eu não fiquei indignado pq não sou eu q estou a trabalhar para ele oars depois ele ficar com o bem bom das fases finais… Eu só provei q a atitude dele não era de um líder e capitão porque um líder vai com os seus para a luta, não fica em casa de férias com a namorada e manda os outros trabalhar para ele ficar com o bem bom

    • Estigarribia
      Posted Outubro 11, 2018 at 11:04 pm

      Meu Deus, tanto ódio ao Cristiano Ronaldo. Então, mas o rapaz fez-te alguma coisa para estares sempre a dizer mal dele???

      Caramba, o Lionel Messi é um dos meus grandes ídolos, mas nem eu destilo tanto ódio contra o Cristiano Ronaldo que já fez muito pelo nosso país lá fora.

      • Aslio
        Posted Outubro 11, 2018 at 11:25 pm

        Não se trata de ódio ao Ronaldo nem de menosprezar o seu talento. É apenas a constatação de um facto: sem Ronaldo, a seleção joga mais livre e o futebol é bem mais aprazível.
        Com Ronaldo em campo, tldostos outros jogadores ganham um handicap mental e sentem a obrigação de lhe passar a bola e de fazer o jogo para ele.
        Mais: Ronaldo batia todas as bolas paradas, fosse perto, fosse longe da baliza. Sem Ronaldo, outros jogadores poderão mostrar o seu talento nessas mesmas bolas paradas.
        Esperemos que FS consiga ajustar Ronaldo neste melhor futebol…

      • Kafka
        Posted Outubro 11, 2018 at 11:58 pm

        Onde é que falei mal dele? Apenas constatei q como era óbvio aqueles que diziam q Portugal ia passar a ser as Ilhas Faroé sem Cristiano, estavam como é óbvio errados e tal como se viu no Europeu e se tem visto na Taça Nações, Portugal até joga melhor sem ele, pq os jogadores não ficam obrigados a ter de lhe passar a bola em todas as situações

        • Rui Sousa
          Posted Outubro 12, 2018 at 9:16 am

          De que Europeu é que estás a falar? Estou confuso. Ou estás-te a referir especificamente à final do Europeu tendo em conta que ele esteve presente no último Europeu?

    • Pereira
      Posted Outubro 11, 2018 at 11:07 pm

      Houve assim tanta gente que clamou por Ronaldo?O que vi foi maioritariamente as pessoas a afirmarem que Portugal jogaria melhor sem ele ( um user até escreveu um artigo a exprimir isso mesmo).
      E eu até certo ponto concordo, mas aproveitar cada acontecimento seja ele qual for para diminuir o melhor jogador português da história ( diria por respeito a Eusébio que emparelhado com este último) é lamentável.

      • Kafka
        Posted Outubro 12, 2018 at 12:10 am

        Onde viste isso? Em Portugal não foi de certeza… Basta veres uma conf imprensa da Selecção onde em cada 10 perguntas, 11 são sobre o Cristiano, passando a imprensa um completo atestado de incompetência e tratamento abaixo de lixo aos restantes jogadores da Selecção

  • coach407
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:41 pm

    A diferença de qualidade e controlo do jogo é ter Rúben Neves e Pizzi em vez de Moutinho e João Mário/Bruno Fernandes/André Gomes num 4x4x2 esquisito em que já comprovei que é impossível jogar de forma apoiada.

    Claramente este Portugal seria muito melhor com Ronaldo no lugar de Rafa, nem compreendo minimamente quem questiona isso mas a diferença no tratamento da bola e da qualidade no último terço muda muito quando é um jogador como Pizzi a jogar a 10 e bem acompanhado. Hoje mais uma assistência importantíssima que é 3/4 de golo já depois de ter decidido o clássico.

    Cancelo também dá outra qualidade. Com Guerreiro em forma ainda seria melhor mas pronto.

    Ainda assim a principal diferença é não jogar com um quarteto em linha, é a organização ofensiva mais ridícula do Mundo que pode funcionar por teres um animal como o Ronaldo mas obviamente a diferença nota-se quando, finalmente, há soluções de passe. E essas soluções são de qualidade.

    • kurt
      Posted Outubro 12, 2018 at 1:00 am

      O Pizzi nunca será titular numa fase final, não tem qualidade suficiente para isso. Simples.

      • coach407
        Posted Outubro 12, 2018 at 10:31 am

        Pois não. Mete o João Mário, Moutinho, Bruno Fernandes, Sanches ou André Gomes. Ou até o Danilo para jogar com 3 médios-defensivos.

    • jpcacelas
      Posted Outubro 12, 2018 at 3:00 am

      Pizzi a jogar a 10 assumido (ou seja, nas costas do PL num 4-2-3-1) no Benfica era para ontem, não sei como é que ninguém fala nisto. Fejsa e Gabriel (acredito que funciona melhor que o Gedson neste registo) no meio e Pizzi a rodar com João Felix mais à frente. Sei que não é o tema em discussão, mas achei oportuno.

      • coach407
        Posted Outubro 12, 2018 at 10:35 am

        No fundo é um pouco isso que acontece, o Gedson não atacava nada, passava a bola ao Pizzi e pronto esperava que algo de bom acontecesse. O Gabriel é melhor ofensivamente mas também sabe que o Pizzi, no último terço, tem mais qualidade portanto, naturalmente, acaba por ser um 8 e o Pizzi um 10. E obviamente essa diferença de um 8 e um 10 também se tem de notar defensivamente. Pizzi não deveria precisar de recuar tanto. Em jogos com equipas pequenas o Benfica resolve fácil com dois médios a defender, o Pizzi pode e deve ficar mais adiantado.

    • jpcacelas
      Posted Outubro 12, 2018 at 3:02 am

      Pizzi a jogar a 10 num 4-2-3-1 assumido no Benfica era para ontem, não sei como ainda ninguém disse isto aqui. Fejsa e Gabriel (acredito que funcione melhor que o Gedson neste registo) lado a lado atrás e Pizzi a rodar com o João Felix atrás do PL. Sei que não é o tema em discussão mas achei oportuno.

    • Fernando neves _36
      Posted Outubro 12, 2018 at 8:51 am

      Coach vou esperar para ver se o Pizzi será titular no Europeu.
      “Resolveu o clássico” tu realmente não existes ???

  • hugo7
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:47 pm

    Só isto: Cancelo neste momento é numero 1 do mundo na sua posição. Sem exagero nenhum.

  • mcthespecialone
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:50 pm

    Uma palavra para FS. Finalmente conseguiu olhar para dentro e perceber o que estava mal e o que era preciso para melhorar a qualidade de jogo. A mudança de 4-4-2 para 4-3-3 e a introdução de Rúben Neves e Rúben Dias parece-me ser o mais relevante. Só refiro estes dois elementos porque são as carateristicas deles que mais contribuem para jogarmos desta forma não havendo mais jogadores atualmente que ofereçam o mesmo que os dois, ou seja, acho que é impossovel encontrar substitutos para eles atualmente sem alterar a forma de jogar.

    O Rúben Dias ao contrário do Fonte e do Bruno Alves tem qualidade na saída de bola e é bastante mais rápido o que permite jogar com o bloco mais subido.

    O Rúben Neves é um monstro em termos de posse de bola, visão de jogo, inteligência, construção, passe longo, meia distância, etc. Olho para ele e lembra Pirlo. Danilo e William são jogadores completamente diferentes na posição 6.

  • masterDC
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:51 pm

    Excelente jogo da seleção, esta seleção sim dá gosto de ver! Temos muito talento com destaque para Bernardo, Cancelo (esta época até tem sido o melhor na sua posição) e Ruben Neves (o passe no 2º golo é soberbo). Depois do Mundial havia esta questão de como FS iria abordar a renovação e que teríamos que jogar muito melhor mas é claro também que ter este leque de opções à disposição ajuda e muito a forma de como temos jogado, temos uma seleção com grande futuro.
    Falhámos um bocado na finalização (pena os golos do Bruno e Renato não terem entrado para dar confiança a estes dois), gostei muito do jogo do Rafa (para o jogador era importante ser titular no Benfica) e o Rui esteve mal no 1º golo sofrido.

    Quanto à questão de jogarmos melhor sem o Ronaldo, é um facto de que temos vindo a jogar muito melhor sem ele mas também não é certo de que o problema seja totalmente dele. Sim, havia uma necessidade brutal e escusada de passar a bola ao capitão mesmo quando muitas vezes não era a melhor opção e as várias tentativas dele de tentar resolver sozinho quando as coisas não corriam bem, mas enquanto não testarmos o Ronaldo nesta nova seleção não poderemos saber se funciona ou não. Os intervenientes já não são os mesmos, a ala direita é bem diferente com a entrada do Cancelo, a adição de Renato, Neves, Bruma, etc. à convocatória e a dispensa de muitos jogadores que foram indispensáveis nesta Era Fernando Santos também faz com que o estilo de jogo seja diferente. Estamos a jogar muito melhor e espero que continuemos assim, mas enquanto não se testar o Ronaldo, que pode fazer o papel do André por exemplo, ou jogar na esquerda (estes tempos que tem estado na Juve têm sido muito benéficos porque há muito tempo que não se via um Ronaldo diferente) não poderemos concluir com certezas de que o craque português é dispensável.
    Cabe ao selecionador encontrar uma forma de enquadrar CR7 e a equipa para que tudo funcione bem como tem sido até agora e avaliar qual a melhor opção a tomar no futuro. Também seria bom que mudasse muito o seu discurso ou começasse a não comentar tanto os assuntos do CR7 na seleção, porque para a CS é sempre Ronaldo Ronaldo Ronaldo mesmo quando não está e isto não beneficia ninguém e neste aspecto FS também é culpado por alimentar isso.

  • Xefe
    Posted Outubro 11, 2018 at 10:54 pm

    Parece-me precipitado dizer que Portugal joga melhor sem Ronaldo. Houve muitas alterações na equipa para além da saída de Ronaldo do 11 em relação ao mundial.

    Desde logo a mudança táctica de um 4x4x2 onde Ronaldo, Guedes e J. Mário não sabiam muito bem onde deveriam estar em campo, para um 4x3x3 bem definido.

    Depois saíram do 11 alguns elementos que não estavam em grande forma: Fonte, Rafael Guerreiro, Cedric, Adrien e J. Mário em detrimento de jogadores que estão em boa forma: M. Rui, Cancelo, R. Dias, R. Neves, Pizzi, A. SIlva.

    Penso que é preciso ver como é que “esta” selecção joga com Ronaldo (quer na esquerda, quer a PL), e só depois tirar conclusões. Será fundamental perceber como é que Ronaldo pode integrar-se na equipa sem prejudicar as dinâmicas actuais da selecção.

  • Mantorras
    Posted Outubro 12, 2018 at 12:24 am

    Prometo que é a última vez, mas como é possível haver tanta gente a defender a titularidade do Cédric antes do mundial? Meu Deus. Que diferença.

    • Nome sem Caracteres Ilegais
      Posted Outubro 12, 2018 at 1:49 pm

      Mantorras
      Acho que é bastante óbvio que, antes do Mundial, Cancelo não tinha mostrado tanta qualidade tanto na seleção como na Juventus. Portanto, faz muito mais sentido. Além de que, tendo em conta a perseguição a que Cédric está sujeito, as pessoas que o defendiam antes do Mundial até pecam por escassas…se não fosse por essas pessoas, quem sabe se não ia um grupo para o aeroporto atirar tomates a Cédric (meio a sério meio a brincar).

      • Mantorras
        Posted Outubro 13, 2018 at 12:21 am

        Por isso é que a Juventus pagou o que pagou por ele. Cancelo já era craque e Cedric já era um jogador perfeitamente mediano no Sporting. Isso sim, era óbvio.

        • Nome sem Caracteres Ilegais
          Posted Outubro 13, 2018 at 6:04 pm

          Talvez, mas na véspera da convocatória para o Mundial, Cédric já tinha feito muitas e boas coisas pela seleção (juntamente com algumas más, como qualquer jogador), enquanto Cancelo tinha dado boas indicações contra adversários mais acessíveis mas fraquejado contra adversários mais duros (autogolo contra a Suécia, jogo pobre e expulsão contra a Holanda…). Portanto, ainda acha que faz sentido perguntar “como é possível” defender-se Cédric em detrimento de Cancelo antes do Mundial? É que PELO MENOS na perspetiva destes dados, esse raciocínio faz sentido.

          Claro que esta perspetiva não é a única, mas é uma…

          • Mantorras
            Posted Outubro 13, 2018 at 10:11 pm

            Cédric é um jogador mediano, sempre foi e sempre será. Cancelo, Nelson Semedo e Ricardo Pereira são todos jogadores acima do nível do Cedric, com potencial acima da média, e já o eram antes do mundial. Desse ponto de vista, e se pensarmos que são várias as opções de nível superior, eu não entendo a sua titularidade, sinceramente. Aquilo que acho é que com o tempo fica claro para todos que ele não tem lugar na selecção. Os outros não tinham nem têm ainda o mesmo historial dele na selecção, mas só podem passar a ter jogando. Também entendo a convocatória quanto à sua forma diferente de jogar e estilo de lateral quando comparado às alternativas, e nesse sentido pode ser convocado, mas eu preferiria uma selecção a jogar com laterais ofensivos, e na realidade não considero o Cédric nada de especial a defender.
            Admito que o meu “como é possível” possa ser exagerado, é opinião pessoal, nada mais. Entendo o seu ponto de vista e explicação.

  • Mantorras
    Posted Outubro 12, 2018 at 12:40 am

    BTW dá para ver que Bernardo joga muito mais quando tem um lateral que potencia os seus movimentos interiores e não é um “Caneira”? Já tiravam de vez o 10 ao J.Mário.

  • OlhodeFalcao
    Posted Outubro 12, 2018 at 1:20 am

    O exagero habitual na caixa de comentários. Daqui a pouco dizem que o Ronaldo foi o problema da selecção e por causa dele não goleamos todos os adversários no Euro2016…

    É bom lembrar jogos como o do apuramento para o Mundial, onde o único jogo que perdemos frente à suiça, foi sem o Ronaldo… Ou os 3-0 que levamos este ano com a Holanda num amigável também sem Ronaldo…

    Ronaldo vai claramente acrescentar qualidade nesta equipa. Temos uma geração muito boa a ser trabalhada e outra já a entrar aos poucos. O futuro é risonho, e contamos também com o melhor do Mundo para ajudar nesta caminhada.

    • mcthespecialone
      Posted Outubro 12, 2018 at 9:18 am

      O contexto é totalmente diferente. Aquele 4-4-2 foi construído de forma a explorar ao máximo as qualidades do Ronaldo. Sem ele e mantendo esse sistema , é normal que esses jogos tenham sido um desastre.

      Atualmente, o 4-3-3 chegou para ficar porque é um sistema que protege melhor as subidas dos laterais e faz mais sentido porque Portugal tem médios para dar e vender, tem muita qualidade nas alas e tem poucos pontas de lança.

    • mcthespecialone
      Posted Outubro 12, 2018 at 9:30 am

      Não vejo onde o CR7 possa encaixar neste modelo. Já não tem velocidade nem capacidade de desiquilibrio para ser ala e também não tem a mobilidade que o ponta de lança deste 4-3-3 deve ter. Ronaldo neste momento é muito mais jogador para 4-4-2 jogando nas costas de outro PL.

      • OlhodeFalcao
        Posted Outubro 12, 2018 at 9:48 am

        Ronaldo pode fazer quer o papel de Ponta de Lança (André Silva está a fazer uma excelente época, mas não é melhor que CR7 em PL) quer o papel de jogar na Ala (já não está no seu ponto mais alto para jogar na Ala, mas continua a ser melhor que os que temos, basta ver na Juventos que ele é o jogador com mais assistências).

        Além disso pode ter um papel móvel de alternar ponta de lança com Ala, como também faz na Juventos e fazia no Real quando jogavam em 4x3x3.

        Mentalizem-se que o CR7 faz sempre falta e adapta-se a qualquer contexto (já o provou em vários clubes e selecção, enquanto outros…)

      • Pedro Salgado
        Posted Outubro 12, 2018 at 11:15 am

        Há não muito tempo li e ouvi “catedráticos” da análise desportiva nacional com os mesmos argumentos em relação ao Jonas, quando o Rui Vitória implementou o 4-3-3. Tenho muitas dificuldades em aceitar que o melhor finalizador de uma equipa/selecção não tenha lugar no 11.

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 12, 2018 at 8:03 am

    Grande jogo que fez Portugal, principalmente no final da primeira parte, com uma troca de bola muito rápida e ao primeiro toque e com os artistas a aparecerem. A Polónia só incomodou na segunda parte, mas nada de mais, pena o Patrício ter estado mal.

    O Bernardo é incrível e com o Cancelo atrás pode entrar muito mais no meio, o André Silva foi importante nos apoios, mas desapareceu na segunda parte, o Rafa entrou com intensidade e vontade em desequilibrar, definindo bem muitas vezes. William deu critério à posse e fez algumas boas arrancadas, o Pizzi esteve muito disponível e a combinar bem com a ala direita e o Rúben Neves esteve impecável: super inteligente a movimentar-se no campo e os passes iam todos com olhos. A defesa esteve bem, mas o Pepe foi demasiado agressivo em alguns lances e também gostei do Mário Rui, mas recorreu demasiado ao chutão. O Renato voltou a entrar bem!

  • vfcquiterio
    Posted Outubro 12, 2018 at 9:28 am

    No jogo de ontem, só 4! foram titulares e jogaram a maioria dos jogos no último Mundial (Patrício,William,Pepe e Bernardo). Podiamos incluir Guedes se não tivesse lesionado e seriam 5! Ou seja, ontem jogaram 6 jogadores “praticamente” novos!

    Mas sim, a selecção joga melhor sem o Ronaldo! Não joga melhor sem o Cedric, Fonte, Raphael, João Mário, Moutinho, Adrien, Ruben Fernandes, Gélson…..

    Jogar com o Ruben Neves a 6 é ver o tão mau que é o William a 6! Os 2 melhores jogos do William na selecção foram estes onde ele jogou a 8! Que classe de jogador!

    Pizzi tá a jogar barbaridades, Ruben Dias tá-me a surpreender e muito, Cancelo é craque, Mário Rui cumpre e muito bem, André está finalmente a mostrar o que vale e o Sevilla está-lhe a fazer muito bem e depois temos o Bernardo que é um jogador á parte destes todos. Que regalo é ver o Bernardo….

    • Nome sem Caracteres Ilegais
      Posted Outubro 12, 2018 at 1:55 pm

      vfcquiterio
      Não achou o jogão de William no Portugal-Suíça (sim, jogou a 6) melhor do que pelo menos um desses 2 jogos que mencionou? Eu achei que sim…

  • RodolfoTrindade
    Posted Outubro 12, 2018 at 10:12 am

    Excelente jogo.

    A verdade é que o Cristiano Analdo é decisivo a empurrá-la lá para dentro, mas a verdade é que Portugal é muito mais equipa e joga muito mais e melhor sem ele.

    Cancelo está um monstro.

  • josediogo
    Posted Outubro 12, 2018 at 10:18 am

    O português é por norma 8 ou 80.
    Agora somos a melhor seleção do mundo, com os melhores laterais, médios, extremos, etc e Ronaldo só vem prejudicar a equipa.
    Jogadores como Cedric, Adrien, João Mário, André Gomes, etc, são fraquíssimos e nunca deviam ter ido à seleção.
    Cancelo, Bernardo, Bruma, etc, são muito melhores e deviam ter sido opções mais cedo.
    Meus caros, o futebol, como em tudo na vida, tem os seus momentos. Os jogadores, têm os seus momentos e um desenvolvimento natural.
    Adoro quando dizem que Bernardo foi super mal aproveitado no Benfica, quando ele, apesar de ter qualidade, nunca demonstrou que podia dar este salto. Aliás, os benfiquistas sempre disseram que preferiam ganhar com estrangeiros do que apostar na formação só por dizer que sim. Quem fez dele jogador (acima da média), foi LJ.
    Quando fomos campeões de europa, muitos daqueles jogadores estavam em forma depois de grandes épocas. Muito da vitória do euro se deveu às rotinas de Adrien, William e JM no Sporting de JJ. Cedric, goste-se ou não, limpava tudo.
    Depois, não são só os jogadores, a equipa estava formatada para jogar de uma determinada forma.
    Descansava e jogava mais sem bola e ontem pudemos ver completamente o oposto. Uma equipa a gerir o jogo com bola. Porque também tem outros jogadores, outras soluções, mais jovens que agora sim têm o seu momento.
    Já no euro, tanto o Nani como o Quaresma já não tinham a aceleração e potência de outros tempos mas eram (e são) experientes e batidos para aqueles momentos.
    Alguém acredita que jogar um euro tem a mesma pressão que jogar na liga das nações e que isso não afeta em muito vários jogadores?
    A equipa antes estava feita para Ronaldo e que tinha vários jogadores com características diferentes aos de hoje.
    Sugiro que, em vez de criticarem FS, dêem valor ao que se fez no passado, e mérito por mudar e inserir esta nova (óptima) fornada de jogadores que com certeza nos darão grandes conquistas e vitórias.

    • FabioMatinhos
      Posted Outubro 12, 2018 at 10:47 am

      Muito bom o seu comentário, muito lúcido…

    • Amigos e bola
      Posted Outubro 12, 2018 at 12:12 pm

      Isso não é verdade. O Bernardo sempre mostrou um potencial invulgar, destacado dos outros, muito antes de ir para o Mónaco.

      Aliás, foi possivelmente o melhor jogador do Euro sub-19 de 2013.

      O Mónaco contratou-o porque teve uma visão que o JJ nunca conseguiu ter.

      Hoje, o Bernardo seria, coxo do pé esquerdo e com os olhos vendados, o melhor jogador da Liga Portuguesa.

      • josediogo
        Posted Outubro 12, 2018 at 2:04 pm

        Não concordo. Nos juvenis o Bernardo nem titular era. Era um jogador de rotação. Apenas nos juniores evoluiu o patamar mas nunca foi uma super super promessa, pelo menos não se esperando aquilo que é agora.
        O Mónaco contratou-o por isso, mas não apenas. O clube do principado contratou N jogadores, entre os quais Cavaleiro e esse nunca passou do banal, portanto esse argumento não é o melhor.

  • Pésquerdo
    Posted Outubro 12, 2018 at 11:06 am

    O que é que o Cancelo tomou este Verão? Ele já era um belíssimo lateral mas neste momento está num nível à parte…
    Gostei muito dos jogos do Bernardo, do André, do Pizzi e do William. O Pizzi rebentou aos 60 minutos, estamos no início de Outubro e já se perde a conta aos minutos que leva nas pernas. O William está a cumprir muito bem uma posição que não é dele. O André Silva trabalha muito e aparece quando deve. O Bernardo não vale a pena falar, melhor jogador daquela equipa.
    A defesa esteve muito sólida e organizada com o Rúben Neves com dificuldades em encaixar no sistema os primeiros 20 minutos, mas acabou por conseguir e fez um grande jogo também, com uma assistência espectacular.

    Atenção a esta dupla Neves-William, sei que muita gente é contra e dá um meio campo um bocado “a diesel” mas a qualidade na construção é extraordinária, com um Pizzi em forma à frente ou um jogador mais móvel tem tudo para funcionar.

    O Fernando Santos mais uma vez demorou a mexer e mexeu mal na minha opinião. O Rafa estourou aos 50′. Lançava o Helder Costa e depois sim metia o Renato pelo Pizzi, mas tudo mais cedo.

  • Pésquerdo
    Posted Outubro 12, 2018 at 11:14 am

    Agora falando de clubes… Curioso também ver uma inversão de tendências e um sinal muito flagrante da degradação do futebol do SCP na última década e meia.

    Há dois anos era uma selecção campeã europeia composta quase toda pela formação de Alcochete (no 11 titular), agora, tirando o William, o Cris com 33 anos e o Rui com 30, quase todos os melhores jogadores são do Seixal. É uma selecção mais dinâmica e jovem, com jogadores na maioria formados no SLB que neste momento vencem e convencem nos maiores palcos europeus. Bernardo Silva, Cancelo, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, Rúben Dias e no futuro J. Félix e Gedson (os mais flagrantes).

    Muita coisa tem de mudar no Sporting se não queremos estar na mediocridade dos terceiros e quartos lugares da primeira liga na próxima década, a grave degradação da formação é só a tip do iceberg. É um clube que é uma sombra do que foi outrora.

  • Pedro Salgado
    Posted Outubro 12, 2018 at 11:31 am

    Fiquei particularmente surpreendido pela dinâmica de jogo de Portugal nestes dois encontros da Liga das Nações. Se contra a Itália, decorrente das muitas mexidas nos transalpinos, ainda olhamos com algum desdém, penso que ontem Portugal fez uma exibição categórica e de muita classe perante um opositor que tem qualidade. A equipa jogou solta e com enorme confiança. Globalmente estiverem todos muito bem (excepto o Patrício mas isso acontece aos melhores e ele é um dos melhores).
    A ausência do Ronaldo talvez tenha soltado mais alguns jogadores, talvez a equipa não tenha sentido tanto a necessidade de o servir, no entanto, não podemos, só porque ganhamos 2 jogos numa Liga que muitos desvalorizam, descartar definitivamente (como alguns de um modo um pouco enviesado vão sugerindo) aquele que é um dos melhores finalizadores do mundo. Se as melhores equipas não o fazem porque razão o haveria de fazer a selecção?

  • SilvadasAguas
    Posted Outubro 12, 2018 at 12:00 pm

    Bom jogo da Selecçao, malta jovem, com vontade de jogar e com pernas e sobretudo tecnica e inteligencia para isso. Quanto à questao Ronaldo, penso que nem´se prende tanto a ver com os modelos tacticos e se o Ronaldo se adpata ou nao (ate penso que sim), é sobretudo da questao mental dos restantes 10 em campo, sem Ronaldo em campo nao ha a obssessao parva de lhe querer passar todas as bolas, nao ha o risco de ter “””o melhor do mundo”””” a gritar por todas as bolas, por reclamar cada vez que um colega remata em vez de inventar um passe pra ele, e deste modo, sem ele em campo, o joga torna-se mais fluido, mais imprevisivel e obviamente que da mais gosto de ver futebol assim

  • berna09
    Posted Outubro 12, 2018 at 11:58 pm

    Esta exibição é das melhores dos últimos anos, não há dúvida. A qualidade da equipa durante a posse é de assinalar. Também é preciso ver o contexto, vários jogadores em forma e com confiança, como André Silva, Bernardo Silva, Rúben Neves, Cancelo, Rúben Dias, Pizzi. Mesmo o William, após a lesão, na minha ótica fez um jogo espetacular. Podem criticar, mas a bola nos pés dele é poesia.

Deixa um comentário