A Canarinha vai ter de “inventar” um avançado nos próximos 3 anos. Tardelli, único avançado centro nesta lista, que completa 30 anos em Maio, dificilmente será uma figura no Mundial’2018.
Danilo, do FC Porto, é o único jogador da I Liga portuguesa chamado por Dunga para os dois particulares do Brasil, marcados para 26 e 29 de março, frente à França e ao Chile. Fabinho, lateral, que agora até tem jogado a médio, emprestado pelo Rio Ave ao Mónaco, e os médios Elias (ex-Sporting, que está em grande forma no Corinthinas) e Souza (ex-FC Porto), que não tiveram passagens ao nível da sua qualidade por Portugal, integram também os convocados. Lista de Dunga:
Guarda-redes: Jefferson (Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio) e Diego Alves (Valencia)
Guarda-redes: Jefferson (Botafogo), Marcelo Grohe (Grêmio) e Diego Alves (Valencia)
Defesas: David Luiz (PSG), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG), Miranda (Atlético de Madrid), Fabinho (Monaco), Marcelo (Real Madrid), Filipe Luís (Chelsea) e Danilo (Porto)
Médios: Luiz Gustavo (Wolfsburgo), Elias (Corinthians), Fernandinho (Man.City), Souza (São Paulo), Oscar (Chelsea), Philippe Coutinho (Liverpool), Roberto Firmino (Hoffenheim), Willian (Chelsea) e Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)
Avançados: Neymar (Barcelona), Diego Tardelli (Shandong) e Robinho (Santos)
Médios: Luiz Gustavo (Wolfsburgo), Elias (Corinthians), Fernandinho (Man.City), Souza (São Paulo), Oscar (Chelsea), Philippe Coutinho (Liverpool), Roberto Firmino (Hoffenheim), Willian (Chelsea) e Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)
Avançados: Neymar (Barcelona), Diego Tardelli (Shandong) e Robinho (Santos)



0 Comentários
Vitor Machado
Inventar um avançado? Então e o Jonas joga em que posição?
E o Hulk desapareceu das convocatórias porquê? É verdade, o padrinho Scolari já não está lá…
SL
Nelson Mohr
O Jonas também já tem 30 anos se não me engano… Eu vejo o Luiz Adriano ou o Alan com qualidade para serem o avançado da canarinha.
Anónimo
porque o Dunga e os brasileiros criticaram muito a performance do Hulk no mundial, isso não significa que não tenha lugar, foi o jogador que mais fez a diferença no campeonato português nos últimos anos.
Em relação aos avançados, não sei se o Robinho e o Tardelli têm jogado alguma coisa, o Robinho então é um brinca na areia..Mas o Jonas tem jogado muito e tem qualidade para ser chamado.
José
Jason Duds
O Hulk saiu das convocatórias porque foi dispensado de uma convocatória por causa de uma lesão e passados 3 dias jogou pelo Zenit.
Deixe-se de teorias porque se acha que o Hulk não merece estar nos 23 é porque não percebe grande coisa disto
FÁBIO COSTA
Diz que o Hulk está lá por causa do padrinho, mas o Jonas já merece eheheh
Mark
Em 2018, Jonas terá 34 anos..
Fábio Mendes
Então e admitir que os dois merecem ir à seleção e deixarem-se de picardias clubísticas não?!
Schmeichel
O Jonas terá 34 anos quando decorrer o Mundial de 2018.
Anónimo
Fábio Mendes, já se sabe que a análise por norma aqui é que um jogador só é bom porque o outro é pior, não há cá dois jogadores bons.
José
Fábio Mendes
Terá 34 anos mas pode ser uma mais valia nos jogos de qualificação para o Mundial.
max alves
o tardelli eh muito bom…pena q nao tera idade…nao temos um avancado ao nivel dele…talvez o diego mas agora eh espanhol
Kacal I
E o Brasil só tem o Mundial para disputar?? o Jonas pode ser uma opção na Copa América este Verão onde terá 31 anos, por exemplo, e até na própria qualificação para o Mundial.
Anónimo
Não percebo porque é que Luiz Adriano nunca foi convocado. Acho que é um excelente jogador, e marca sempre alguns golos na liga dos campeões. Seria titular em muitas "grandes" equipas da europa.
Bruno
Fábio Mendes
Exactamente Kacal, chegaste ao ponto chave desta discussão. :-)
Kacal I
Ainda bem Fábio Mendes, tenho a mesma opinião sobre o Jonas. :-)
Joao Pedro Ribeiro
Hulk não é convocado por dois motivos: Nunca apresentou 1/3 da sua real qualidade na seleção e porque Dunga é um Neandertal que pensa que a seleção é um batalhão ou algo do tipo onde ele é o General, ninguém entende o que se passa na cabeça dele. Estou até muito surpreso com a inclusão do Marcelo já que o mesmo tem birra com o lateral mesmo sendo hoje discutivelmente o melhor do mundo na posição.
Tiago Miranda
O Hulk nunca apresentou na seleção o que deu no Porto e dá ao Zenit, no entanto como foi dito pelo Jason ele deixou de ser convocado pela polémica em torno da suposta lesão que o ausentou de um amigável mas fez logo o jogo seguinte pelo Zenit.
Apesar de tendencialmente jogar pior pela selecção pelas suas características únicas acho que tem lugar considerando um lote de 23 jogadores.
Kcal e Fábio um bom exemplo disso é a politica que Fernando Santos está a aplicar agora na selecção (ou que pelo menos apregoa), joga quem está em bom momento de forma para os objectivos imediatos, no nosso caso particular a qualificação.
Kacal I
Tiago Miranda,
Exactamente, nesse critério o Jonas deve ser chamado à selecção brasileira e é esse critério que eu defendo na selecção, se conseguir juntar qualidade, reputação e rendimento, perfeito, mas a qualidade e rendimento deve estar acima de alguém que tenha qualidade e reputação mas esteja num baixo rendimento.
Ricardo
O Alex Sandro merecia mais que o Filipe Luís, que nem tem jogado no Chelsea.
Anónimo
Enquanto o Alex Sandro não subir de forma no porto, não merece.
josé
André Filipe
"nem tem jogado"? la por nao ser titular nao quer dizer que nao jogue com alguma regularidade
Tiago Miranda
O mal do Brasil na (!!defesa!!) são escolhas a mais…
O que dizer de uma zona defensiva com Alex Sandro, Miranda, Luisão e Danilo + Fernando a pivô defensivo?
Totalmente diferente da que é usada e com a mesma qualidade ou superior… Se bem q apesar de ter merecido ir ao mundial Luisão (!!agora!!) não entra para estas contas pois já tem 34…
Jason Duds
Enquanto o Alex Sandro não subir de forma?? Não se esqueça que já não estamos na época 2013/2014!
Merece muito mais estar lá que o Filipe Luís
max alves
luisao?? ta de brinks amigo tem muitos defesas melhores…o q falta ao brasil eh o anvancado
Anónimo
A defesa do brasil é tão boa que levaram 7… O Luisão continua melhor que Marquinhos e Dante… Numa grande equipa, o Luisão iria triunfar. É um grande central. Há dias nos debates desportivos até houve um portista que disse "ao lado do Luisao qualquer um joga". Subscrevo a 100%. De longe, o melhor central da liga.
Bruno
Fábio Mendes
Hum..eu só vejo dois: Thiago Silva e Miranda. Marquinhos e David Luiz não são superiores a Luisão. Mas vão ser daqui a uns anos..
Tiago Miranda
O "NOME"/Imprensa que alguns futebolistas ganham faz com que algumas pessoas tirem o Luisão da lista.
Na minha opinião… Realmente ao ouvir nomes como Marquinhos, Thiago Silva, David Luiz, Miranda e só para a zona central impõe respeito mas existem momentos de forma, limitações tácticas que não devem ser ignoradas…
E por isso eu digo que se fosse o Scolari tinha levado o Luisão ao Mundial, assim como o Miranda (2 jogadores que estavam num momento de forma incrível), relembro que ele levou o Henrique e Dante por exemplo e nenhum é melhor que o Luisão…
Mas agora não faz sentido ser chamado (já não o é há muito tempo e depois iria sair da lista pois já tem 34 anos).
Luís bcn
Desafio alguem a ver um jogo do Alexsandro do ponto de vista defensivo. Vão se aperceber que ele é de longe o lateral que melhor defende no futebol português. Só olham para o ataque…
Fica a dica, ele é um craque
Anónimo
O Alex Sandro é melhor que o Danilo, apenas não está num grande momento,
Bruno
Anónimo
A seleção completa seria essa:
GR: Jefferson, Diego Alves,Ghore
Defensores: Danilo, Mario Fernandes, Marcelo, Felipe Luis,Miranda, Marquinhos, D.Luiz,T.Silva.
Meias: L.Gustavo, Fernandinho, Elias, Lucas Silva, Lucas Moura, William, Firmino, Oscar, Coutinho, Douglas Costa.
Atacantes: Neymar, Pato, Hulk.
Essa seria a minha seleção.
Natan Fox
max alves
acrecentaroa everton ribeiro e ricardo goulart sem saber onde os colokar…nao eh pq foram pra outro paises nao europeus q nao merecam estar ai…sao so os melhores jogadores q o campeao detinha…lucas silva ja merecia antes de ir pro real tem 2 anos q joga muito
Fábio Mendes
O Jonas merecia uma chamada à Selecção. Está num grande momento de forma e tendo em conta a escassez de soluções credíveis para ponta-de-lança era mais que justa a chamada do Benfiquista.
Fábio Coutada
Felipe Anderson? Fica para a Itália?
Che
Mesmo a sério Sr Fabio Coutada, é um craque e a lesão parece q não lhe afectou. Frente de ataque c Felipe Anderson, Neymar Júnior e Lucas Silva. E são todos jovens…
Rúben Cardoso
O Lucas da frente do ataque é o Moura, o Silva é meio-campo.
Rodrigo
Verdade, merecia claramente.
Pedro Miguel Garcia
O meio campo Brasileiro é qualquer coisa por de mais. E não concordo que digam que o Brasil precisa de uma avançado, até porque podem jogar com Neymar como vagabundo na frente, dando espaço à criatividade que vem de trás assente em William, Oscar, Coutinho, etc… Aliás, é talvez a melhor aposta, porque assim permite ter um meio campo equilibrado com Luiz Gustavo e Elias, por exemplo!
José Miguel Mota Pinho
Fernandinho!
Pinho
Anónimo
Têm Alexandre Pato em grande forma no Brasil e o Luiz Adriano cá na Europa que é um avançado bem desvalorizado.
João Brito
Rodrigo Cavalcanti
O Pato não está numa tão grande forma assim, apenas fez gols em 2 jogos seguidos. Acontece que até algumas semanas atrás nem era titular absoluto no São Paulo
max alves
rodrigo sou sao paulino mano e o pato de hj eh de longe o melhor avancado aq no brasil junto com o guerreiro…eh vdd q nn era o titular mas hj se ve o ataque do sao paulo com e sem ele…nao tem comparacao…muito bom msm
Rodrigo Cavalcanti
Não o acho mal jogador, muito pelo contrário, mas não o vejo como um jogador de nível de seleção, pois o Pato vive de fases, e um jogador que passa 5 jogos fazendo gols e depois 10 jogos sendo menos que banal na minha visão, não deveria ser convocado
LuisRafaelSCP
Se não conta com o Luiz Adriano, então terá mesmo de inventar um. Tipo o Hulk ou assim.
Lucas TB
Souza e Elias conseguem se descartar no futebol brasileiro, isto só mostra o baixo nível técnico dos times brasileiros
Anónimo
Nani consegue se destacar em Portugal, isto só mostra o baixo nível técnico dos times portugueses.
C. César
Ace-XXI
Nani já esteve nomeado para melhor jogador do mundo, duvido que qualquer jogador a actuar no campeonato brasileiro possa dizer o mesmo nos últimos 10anos.
Galileu Galilei
O problema na tua frase César é que o Nani não se destaca em Portugal, tirando talvez nos primeiros 3 meses .
Ninja
Não há campeonato no mundo no qual Nani não se destacasse.
Agora que me digam que Elias ao destacar-se como volante no futebol brasileiro mostra o baixo nível táctico do mesmo isso já é outra historia.
Nem falo de Souza a MDF que esse podia ter sido um trinco de nível superior a Fernando se tivesse estado na mao dos treinadores certos.
Martucho
C. Cesar a serio que comparaste o Elias e o Nani?
O Nani esta muitos patamares acima do Elias e nao foi mais longe embora ja esteve como titular no Man Utd e foi dos melhores, apenas teve problemas fisicos e disciplinares agora nao compares o imcomparavel que assim cais no ridiculo.
sadf
C. César,
Isso para rir?
O nani só foi o melhor jogador do man utd à umas épocas atrás. Já o Elias e o Souza jogaram onde mesmo?
Cumpts
max alves
cara hj o elias eh mais importante no brasil do que o nani (horrivel se qrem saber) nos tugas…
onde estava o nani mesmo contra porto e wolfsburg??
Rúben Gomes
Quem vive do passado são os museus. É verdade que Nani ja foi enorme jogador, JÁ FOI! Agora não é melhor que Jonas, que Gaitan, que Jackson, que Brahimi… No proprio Sporting não tem sido o melhor.
José Miguel Mota Pinho
Max Alves, não fales do que não sabes. O Elias não faz falta à seleção enquanto que o Nani é o principal desiquilibrador da seleção. Ronaldo está sempre muito tapado e marcado e o Nani fica sempre com mais espaço para além da sua qualidade no 1×1 ser muito superior à do Cristiano atualmente.
Pinho
Anónimo
Na minha opinião o grande azar do Souza foi ter apanhado o Fernando pela frente aquando da sua vinda para Portugal em 2010. Não nos esqueçamos que nesse ano o Porto ganhou tudo o que tinha para ganhar à exceção da taça da liga!!! Sempre fiquei com a sensação que, como outros que já passaram pelo grande FCP, o seu talento nao foi devidamente aproveitado. Em relação ao Casemiro, por exemplo, acho.o muito superior…
Nobre
Flávio Trindade
Incrível a escassez de avançados de nível no Brasil!
Há apenas Neymar para desequilibrar.
Contudo o resto do 11 é forte e coeso, principalmente o meio campo ofensivo.
Anónimo
impressionante como o brasil que sempre teve os melhors avançados do mundo, hoje em dia tem de andar com tardellis e robinhos (que não sendo mau, prometia muito mais) – romário, ronaldo, adriano. Aliás, penso que o brasil não tem neste momento a qualidade de outros tempos. Desde Kaka, que não vemos nenhum brasileiro a lutar pela bola de ouro,
gertrudes
José Miguel Mota Pinho
Gertrudes, vai ter o Neymar no futuro próximo quase de certeza.
Pinho
Fonseca
Vai Robinho? E o Filipe Anderson?
carlos eduardo Cardoso
É assim, sou benfiquista, acho que o jonas tem uma classe do caraças mas ja passou o tempo de seleçao. Agora que se dedique ao glorioso ;)
Guilherme Silva
O Jonas merecia ir à selecção agora, mas numa perspectiva de futuro não faz sentido porque em 2018 terá 34 anos e a sua forma vai ser uma incógnita. Acho que o Luiz Adriano neste momento era o mais indicado, ou então adaptar por exemplo o Hulk.
Kacal I
Mas na Copa América 2015 este Verão pode ser uma opção portanto justifica-se a chamada no imediato, a meu ver.
max alves
poxa o hulk eh horrivel, nos tamos cansados dele pela copa…da pra entender e tem aquele episodio do zenit…nao quis agora espera a vez e q seja bem longe
Gabriel Berigo
Só faltou o Pato
Kacal I
Felipe Anderson, Jonas e Luíz Adriano mereciam estar nesta convocatória, depois o Alex Sandro é titular no Porto enquanto o Filipe Luís não é indiscutível no Chelsea mas também a concorrência José Ángel/Azpilicueta não é a mesma e o nível de exigência é outro e depois o Alex Sandro tem que ter um rendimento muito mais elevado, a meu ver.
Hulk deve estar de fora por problemas "extra-futebol" porque em termos desportivos é um jogador importante, embora não tenha o mesmo rendimento na selecção.
Por fim, o Robinho estar na lista e não o Felipe Anderson demonstra que os seleccionadores brasileiros olham mais para o futebol brasileiro que europeu, mesmo Fernando e Ramires podiam estar em vez de Souza e Elias, por exemplo.
Quanto ao Souza, eu devo ter sido dos poucos que ficou surpreendido com a saída dele do Porto e dos poucos que gostava dele, até via nele um digno sucessor do Fernando e ele demonstrou qualidade em alguns jogos no Porto mas depois não teve continuidade e saiu.
Já o Elias via-se que tinha qualidade mas esteve cá numa má fase do Sporting e se fosse hoje em dia estava a brilhar a titular no meio-campo leonino com William e João Mário.
Tiago Santos
Tudo dito, subscrevo inteiramente. Para além dos que disseste, ainda há nomes como Luisão, Luiz Adriano, Lucas Moura (…) que também mereciam a chamada, mas não há espaço para eles.
Kacal I
Sim, eu falei no Luíz Adriano no meu comentário mas concordo que Luisão e Jonas podiam ser considerados mas no caso desses dois há qualidade nas respectivas posições nos jogadores desta lista.
Kacal I
*Luisão e Lucas Moura (não Jonas).
Rodrigo Cavalcanti
O Felipe Anderson continua marcado pelo seu mal início de carreira no Brasil, e também acho que o Brasil tem jogadores melhores que ele tanto no Brasil quanto na Europa que também não são chamados (Esse final também serve para o Robinho)
Anónimo
Não eras só tu Kacal, eu tbm via imenso talento no Souza. Bom toque de bola, passada larga e processos simples. Embora em posições completamente diferentes, comparo o desperdício do seu talento por parte do Porto como o do ibson. Não sei se concordas comigo mas é minha opinião…
Nobre
Kacal I
Sim Rodrigo Cavalcanti, compreendo, no entanto tem muita qualidade e está a fazer uma excelente época na Lazio e acho que merecia a oportunidade.
Nobre,
Sim, concordo, o Ibson foi mais um talento desperdiçado e até o Bolatti podia ter sido útil e não rendeu nada, subscrevo e também via muito talento no Souza, lembro-me daquele golaço contra o Genk na Liga Europa.
Tiago Abreu
Se fosse treinador do Brasil seria assim:
GR e Defesa convocava o mesmo..
Meio campo: trocava o Elias pelo Lucas Silva do Real Madrid.
Ataque: trocava o Tardelli pelo Luiz Adriano do Shakhtar Donetsk.
tirava da convocatória Robinho e levava Hulk ou Lucas Moura, tirava também o Roberto Firmino ou o Douglas Costa para levar Felipe Anderson.
Luís bcn
A equipa do Brasil nao mete medo a ninguem. Quem os viu e quem os vê.
max alves
engracado eh q portugal nunka deu medo a ninguem…melhor lugar numa copa foi um simples 4…e nem preciso recordar quem levou 6 da canarinha
Anónimo
Max Alves cometeu um erro.
A melhor posição que a selecção portuguesa apresentou num Mundial foi um terceiro lugar, em Inglaterra (1966).
Em relação a Europeus, Portugal arrancou um segundo lugar em 2004.
Nuno Soares
Helvis Costa
Não percebo como é que não olham para o Luiz Adriano
Stanley
Quem fala em substituir o Elias não pode ter noçao do que esta a jogar.