Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Danilo Pereira e Marega confirmam título e pleno do FC Porto; Bola parada desbloqueou Clássico; Sporting começou bem mas foi acusando a inexperiência; Quaresma teve dificuldades, Wendel pouco se viu; Matheus foi o melhor dos leões; Mbemba e Fábio Vieira destacaram-se na equipa de Conceição, que impôs a 1.ª derrota a Amorim na Liga

FC Porto 2-0 Sporting (Danilo 64′ e Marega 90’+1)

O FC derrotou o Sporting e fez o 2 em 1, juntando a conquista do campeonato ao pleno nos Clássicos (4 vitórias em 4 jogos). A partida não teve grandes oportunidades, Luis Díaz desperdiçou a única clara, mas os azuis e brancos tiveram quase sempre o domínio e voltaram a fazer a diferença na bola parada. Danilo, como em Tondela, foi decisivo, num jogo em que Fábio Vieira marcou pontos na estreia a titular, e João Mário somou os primeiros minutos pela equipa principal dos azuis e brancos. Também Mbemba fez a diferença na defesa. Já a equipa de Rúben Amorim até entrou bem na partida, mas com o passar dos minutos foi acusando o facto de ter muitos elementos de idade sub-20, acumulando erros na saída de bola, e sendo claramente inferior nos duelos. Wendel, que devia ser o elemento ‘mais’ esteve muito apagado. Também Plata, Quaresma e Sporar estiveram aquém, ao contrário de Matheus Nunes (dos que mais conseguiu ter bola) e Nuno Mendes (dos poucos jovens que não acusou o peso do jogo).

FC Porto – Dragões carimbam o título com mais um triunfo num Clássico (4 vitórias em 4 duelos com os rivais no campeonato), numa noite em que tiveram maior domínio, apesar de terem criado poucas oportunidades. Conceição apostou num miolo mais reforçado e isso permitiu ao conjunto portista bloquear completamente o corredor central ao adversário, que só conseguiu sair através da bola longa e sempre com pouco critério. Por outro lado, as bolas paradas voltaram a ser decisivas e Danilo, que já tinha sido importante em Tondela, garantiu os três pontos em mais uma assistência de Alex Telles. A nível individual, o jovem Fábio Vieira agarrou a oportunidade no XI e mostrou pormenores de classe, tanto no passe como no remate (grande tiro na barra), enquanto o sector defensivo controlou por completo as operações, com particular destaque para a qualidade de Mbemba no controlo da profundidade. No miolo, Loum foi a novidade e foi importante na pressão e duelos, tal como Otávio, ainda que com bola se tenham visto pouco. Já Marega foi várias vezes apanhado em fora de jogo, mas confirmou a vitória com uma bela finalização, ao passo que Luís Díaz, apesar de muito agitado, foi pouco consequente nas suas acções e ainda desperdiçou um golo cantado.

Sporting – Rúben Amorim perde o primeiro jogo na Liga, mas acima de tudo este acaba por ser um banho de realidade para os Leões, que irão sofrer de algumas dores de crescimento nos próximos tempos. O novo treinador lançou muito sangue novo na equipa e isso pesa nos jogos de maior dificuldade, sendo que, a espaços, foi até confrangedor ver a forma como o Sporting não conseguia sair a jogar. Por outro lado, as bolas paradas defensivas voltaram a ser um problema e desta vez ditaram mesmo a derrota. Nota individual para Matheus Nunes, que terá sido a unidade com maior rendimento a nível global. O brasileiro não teve medo de ter bola, mostrou-se no passe e no transporte e foi dos poucos a tentar levar a equipa para a frente. Também Nuno Mendes conseguiu nas poucas ocasiões em que foi solicitado, assim como Jovane que, ainda assim, decidiu quase sempre mal. Já Plata (muito “verde” e Sporar passaram ao lado do jogo (o esloveno ainda se mostrou bastante passivo na bola parada que origina o golo), enquanto Joelson saltou do banco e veio agitar (ao contrário de Geraldes, que não teve bola) nos minutos finais. Na defesa, Coates foi muitas vezes o bombeiro de serviço, ainda que Borja tenha cumprido também a nível global. Contrariamente, E. Quaresma acusou muito a inexperiência neste 1.º Clássico na carreira (muita dificuldade na saída de bola e nos duelos), enquanto Ristovski voltou a denotar as suas limitações técnicas e no controlo do espaço nas suas costas. Nota ainda para Max, que revelou algumas hesitações a espaços, revelando também dificuldade para agarrar o esférico com segurança.

XI FC Porto: Marchesín, Manafá, Mbemba, Pepe, Alex Telles, Danilo, Loum, Fábio Vieira, Otávio, Luis Díaz e Marega.

XI Sporting: Max; Coates, Eduardo Quaresma e Borja; Ristovski, Matheus Nunes, Wendel e Nuno Mendes; Gonzalo Plata, Jovane e Šporar.

78 Comentários

  • Mabk
    Posted Julho 15, 2020 at 11:31 pm

    O Porto devia meter uns colchões para aparar as quedas constantes de Luis Diaz e Fábio Vieira, ainda se magoam com tanto atirar!

  • DNowitzki
    Posted Julho 15, 2020 at 11:32 pm

    1.º) Parabéns a todos os colegas comentadores do blogue afetos ao Porto que são gente decente.

    2.º) O Porto é um campeão justíssimo! Independentemente da qualidade do futebol e mais não sei o quê, quem chega ao fim e totaliza mais pontos é (quase) sempre um campeão justo.

    3.º) Parabéns também ao campeão da transparência ou lá o que é e obreiro da tão propalada hegemonia do Benfica.

    4.º) O Sporting foi completamente ultrapassado pelo Porto. Ao estilo do Amorim, falta agressividade. Por vezes, aquilo dá-me sono, tão pastoso é.

    5.º) Os meus vaticínios de há larguíssimos meses concretizaram-se. Falta apenas o Porto embaraçar mais uma vez o Benfica e fazer a dobradinha.

    • Xyeh
      Posted Julho 16, 2020 at 10:23 am

      Como portista obrigado pelos parabéns. O FCP joga mau futebol mas como já apontei aqui no blog várias vezes acaba por criar sempre algumas oportunidades de golo que com outros finalizadores iriam-se concretizar em bastantes mais golos. Quanto ao jogo acho que o Sporting precisa de afinar a transição ofensiva porque perde muitas bolas no meio campo, a agressividade como falas é algo que não existe talvez pela tenra idade dos jogadores.

  • Emigra
    Posted Julho 15, 2020 at 11:32 pm

    Maxi mal batido no primeiro golo! Sporar falta-lhe algo… e ao sporting falta experiencia. Jogo pobre. E nao facam do ruben amorim o supra sumo… equipa está melhor mas nao ha sistema alternativo. E agora benfica e braga tudo vao fazer para o sporting ficar em quarto, aguardemos as arbitragens…

  • Estigarribia
    Posted Julho 15, 2020 at 11:34 pm

    Antes de mais, parabéns ao FC Porto e aos adeptos Portistas aqui do Visão de Mercado, em especial o Kacal, o Tiago Peixoto, o Ricardo Faria e o Francisco Ramos. Parabéns pelo vosso título conquistado com mérito.

    Quanto ao jogo foi um jogo muito morno, de ambas as partes e a ser decidido numa bola parada.

    Como Sportinguista tenho orgulho nesta equipa que entrou em campo com carácter e personalidade. Agora é esquecer a derrota e preparar o jogo com o Vitória de Setúbal. Temos futuro com estes jovens jogadores e com algumas contratações cirúrgicas podemos fazer coisas bonitas em 2-3 anos. Temos treinador de projecto desportivo e temos finalmente um projecto desportivo.

    Saudações Leoninas. E mais uma vez parabéns ao FC Porto pelo campeonato ganho.

    • Kacal
      Posted Julho 16, 2020 at 12:58 am

      Muito Obrigado na parte que me toca Estigarribia! Também mereces ser campeão e ter a possibilidade de festejar! Pelo respeito e admiração que tenho por ti, não me importava de abdicar deste titulo e dar ao teu Sporting para quebrar o “jejum”, já é hora! Abraço

      • Estigarribia
        Posted Julho 16, 2020 at 1:07 am

        Kacal,

        Ora essa, não é preciso agradecer ? Não fiz mais que a minha obrigação como adepto de futebol…

        Como Sportinguista tenho a certeza que ainda vou voltar a festejar a conquista do campeonato, nem que tenhamos de ir buscar um novo Mário Jardel…

        Se o Liverpool esperou 30 anos para ser campeão, então o Sporting com paciência há-de lá chegar.

        Saudações Leoninas

    • Francisco Ramos
      Posted Julho 16, 2020 at 10:47 am

      Estigarribia,

      Da parte que me toca, muito obrigado. Não teve o mesmo sabor que outros – pelo impossibilidade de festejar – mas não deixou de ser merecido. Os nossos debates durante a época ajudaram a que passasse de uma forma mais rápida, pelo menos.

      Sobre o jogo não há muito a comentar. Porto igual a si próprio quando tinha a bola (excepto quando entraram os miúdos que não sabem jogar na base do chutão e fizemos jogadas interessantes inclusive para apenas reter a bola) e completamente adaptável à táctica de Rúben Amorim, tanto que conseguiu fazer com que procurassem a bola longa onde somos mais fortes. Sem grandes oportunidades e perigosos nas bolas paradas, como sempre. O Sporting conseguiu a momentos furar a primeira linha de pressão e criar jogadas perigosas mas nota-se que faltam outros intervenientes para esta táctica (lembro-me de uma jogada em que o Sporar consegue esticar entre o central e o lateral mas quando olha para a área não há ninguém). E que alguns meninos ainda têm que crescer (Quaresma sentiu a pressão a sair a jogar, por exemplo). Foi rico em termos tácticos, pobre em tudo o resto.

      Como adepto rival, o que peço para o Sporting é estabilidade. Micro-ciclos de presidentes, treinadores e jogadores não irão ajudar. Existem jovens promessas muito boas (principalmente Quaresma, Matheus e Joelson) mas que necessitam do seu espaço e de jogadores experientes para crescer. É necessário contratações mais cirúrgicas (Camacho veio acrescentar zero, por exemplo). É obrigatório acabar a contestação interna e deixarem as pessoas trabalhar. É perceber que nem todos os jovens irão ser Ronaldos (Max ontem dá mais uma casa que foi anulado pela bola no braço e ainda irá custar muitos pontos ao Sporting). Com objectivos claramente definidos e tempo para os deixar trabalhar, acredito que teremos o Sporting novamente a lutar pelo campeonato brevemente. Não se pode pedir já o título quando em média se acaba a mais de 10 pontos do primeiro lugar, por exemplo. Os degraus devem-se subir um de cada vez e eu espero, genuinamente, que o Sporting lá chegue.

      Saudações desPortistas e mais uma vez, obrigado.

    • Tiago Peixoto
      Posted Julho 17, 2020 at 10:01 am

      Obrigado, Estigarribia! Só li o teu comentário hoje, por isso desculpa o atraso na resposta eheh
      Que continues a ter esse fair-play espetacular que faz tanta falta nos dias de hoje, forte abraço!

  • Alfred
    Posted Julho 15, 2020 at 11:35 pm

    Jogo fraco. Empate parecia me justo. Com árbitros destes que compactuam com todas as quedas e teatros dos jogadores, ver um jogo sem ficar enojado é o maior desafio do dia. Enfim, cada vez mais acho que a falta de qualidade das equipas de arbitragem diminui a qualidade das equipas de futebol em Portugal. SL

    • hortalica
      Posted Julho 15, 2020 at 11:41 pm

      Quem for ver as estatística do jogo pensa que houve uma batalha campal, 36 faltas em 90 minutos. Um arbitro a sério hoje nem 20 faltas apitava mas enfim é o que há. Antes era dominar a bola, esperar um encosto mais forte e cair no chão, agora já nem é preciso sentir o encosto atiram-se logo para o chão para ser falta.

  • Grozny31
    Posted Julho 15, 2020 at 11:36 pm

    Parabéns ao Porto. Justos vencedores.

  • hortalica
    Posted Julho 15, 2020 at 11:37 pm

    Parabéns ao Porto pelo Campeonato e pela vitória merecida.

    Depois admiram-se que o nosso campeonato não passa disto e na Europa pouco ou nada fazemos a nível de clubes. A arbitragem foi horrível (ninguém foi beneficiado) e é por árbitros destes que o nosso campeonato está como está. Um jogador não pode disputar uma bola que é logo falta, jogadores do FCP aproveitaram-se disso, Luiz Dias sofreu umas 5 ou 6 faltas e mais de metade delas, ele dominava a bola e já se estava a mandar para o chão, os jogadores do SCP não podiam fazer uma pressão que era logo marcada falta. O Pepe perde um lance para o Plata que chega primeiro à bola, o Pepe grita falta a favor do FCP. Não houve roubo mas estes árbitros só pioram o pobre futebol do campeonato português. Jogo sem agressividade nenhuma e conseguiu apitar 36 vezes, isto é mais que 1 falta a cada 3 minutos e olhando para o jogo não houve nem de perto agressividade, foi um jogo bem mole. Que ridículo estar constantemente a apitar por faltas inexistentes.

    • Varela20
      Posted Julho 15, 2020 at 11:44 pm

      É isto! Simplesmente isto!

    • Litmanen
      Posted Julho 16, 2020 at 10:57 am

      O João Pinheiro é dos piores árbitros que já vi na minha vida. Assim que vi que ele era o nomeado, já sabia como ia ser o jogo. Ele e o Veríssimo jogam taco-a-taco na disputa de quem é o mais ridículo. Têm mesmo arzinho de quem nunca se safou no futebol e foram para árbitros pq não conseguiam acertar na bola e tinham medo dos meninos grandes…

      Para mim devia ser obrigatório ter-se sido jogador federado de futebol para se poder ser árbitro. Estes “homens” fraquinhos que temos como árbitros são umas dondocas e não têm coragem nenhuma. Nunca podiam sequer pisar um relvado.

      • hortalica
        Posted Julho 16, 2020 at 12:57 pm

        O mais grave é que chegaram à primeira liga e segundo se diz, o Veríssimo subiu com cunha, acho que nem requisitos mínimos tinha para ser arbitro de primeiro escalão (acho que não tinha os jogos necessários e agora nota-se bem isso). Entre o João Pinheiro que vê faltas em todo o lado e o Veríssimo que só quer armar confusão e parece que está a jogar a sueca, não sei qual o pior. Com o Veríssimo um treinador que esteja a dar indicações para dentro de campo corre o risco de levar cartão por ele pensar que o estão a ofender.

        Essa do federado não alterava nada, um rapaz/rapariga que entre num clube mesmo que seja muito novo, se o clube o inscrever para jogar fica logo federado. Aliás provavelmente há jogadores federados que nunca jogaram um jogo.

  • JoaoMiguel96
    Posted Julho 15, 2020 at 11:37 pm

    Jogo fraco, na sua globalidade.

    Sporting entrou bem, teve uma primeira parte aceitável e mostrou personalidade. Matheus Nunes e Nuno Mendes muito em destaque, o primeiro fez o melhor jogo até hoje com a verde e branca, não teve medo de assumir a posse e alavancou sempre a equipa. Já o segundo teve imenso critério nas subidas, criou logo a primeira ocasião e fechou sempre muito bem no seu flanco. Nem parecia ter 18 anos.

    Segunda parte mais fraca. O Sporting não teve pernas e como isto era um jogo do título, os homens assumiram o jogo e marcaram na sua especialidade: bola parada. Depois tiveram mais bola, nós fomo-nos abaixo e o Porto controlou o jogo, já com o campeonato na cabeça.

    Individualmente há muito a dizer. Desde já que isto foi um daqueles embates que precisamos. Os miúdos têm que crescer e ver que andar a jogar com Porto e Benfica é jogar com homens, jogadores habituados a títulos e à pressão. Comem o campo constantemente e, não jogando bem, ganham. Há muita falta de qualidade neste plantel e não são só os miúdos que vão suprimir isso. É preciso experiência e qualidade em praticamente todos os setores. O Sporting por muito que seja giro, não pode querer ganhar um clássico a tirar do banco Joelson, Geraldes ou Camacho.
    Ristovski é fraco, não faz uma direita, Borja apesar de não inventar, também não acrescenta nada de mais. Na frente, Plata está muito verde e Sporar não pode andar tão sozinho.

    Quanto ao Porto, desde já os parabéns ao clube e aos seus adeptos (especialmente os daqui). Foram os melhores (ou os menos maus), ganharam justamente e merecem o título. Têm uma equipa muito madura, muito experiente e com alguns jovens que começam a aparecer bem.

    Sorte a nossa que o Braga empatou, senão, adeus 3° lugar.

    • Joao X
      Posted Julho 16, 2020 at 12:01 am

      Mesmo assim, não acredito que o Sporting aguente o 3o lugar. Vamos ver.

      • JoaoMiguel96
        Posted Julho 16, 2020 at 12:13 am

        Pode ser que sim. Temos que ganhar ao Setúbal e, no pior dos casos, esperar que o Porto ganhe ao Braga na última jornada.

  • Liedshow
    Posted Julho 15, 2020 at 11:37 pm

    Desfecho esperado. Nunca acreditei que a equipa conseguisse contrariar este futebol mais agressivo do FC Porto e como esperado iamos sofrer nas bolas paradas. Falta capacidade de ligar setores, extremos com maior qualidade (Jovane é curto e Plata precisa de confiança) e acima de tudo maior caudal ofensivo, ja que a equipa pouco ou nada cria.
    Nada esta perdido, há que levantar a cabeça porque muita desta malta é novinha e tem qualidade mais que suficiente para evoluir.

    SL

  • ESC
    Posted Julho 15, 2020 at 11:38 pm

    Que jogão do Mbemba, cada vez melhor e mais confiante.
    Fábio Vieira ia resolvendo com um golaço ao alcance de poucos, acabou esgotado mas foi dos melhores em campo(foi muito desgastado por faltas).
    Quaresma acusou demasiado o nervosismo…

    • Bruno Cunha
      Posted Julho 15, 2020 at 11:45 pm

      Mbemba vai fazendo o Pepe parecer razoável. Que diferença de qualidade entre os 2 neste momento.

    • Kacal
      Posted Julho 16, 2020 at 1:02 am

      Mbemba merece! Para mim sempre achei um ótimo central para a nossa realidade. Prometia na Bélgica, no Newcastle não foi feliz, cá mal chegou lesionou-se mas sempre que foi chamado após isso deu boas indicações e já merecia a titularidade e teve-a nesta lesão de Marcano aproveitando para agarrar o lugar. Acabou a época a grande nível. É daqueles que são uma “parede” e fisicamente dão garantias. Por mim seria o “patrão” da defesa na próxima época e poderiamos jogar com o Diogo Leite a seu lado.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 15, 2020 at 11:38 pm

    Sem dúvida uma grande lição para o Sporting e para o Rúben Amorim que terá de saber dar a volta por cima e evoluir a partir daqui.

    Faltou ao Sporting hoje o que faltou ao Braga nas eliminatórias da Liga Europa contra o Rangers, que foi sobriedade e mais opções tácticas de forma a contornar a superioridade física do adversário pelo ar e nas segundas bolas.

    Mas muito bem Matheus Nunes e Nuno Mendes do lado do Sporting e Mbemba e Fábio Vieira do lado do FC Porto.

  • DQuinta
    Posted Julho 15, 2020 at 11:38 pm

    O Sporting perdeu e isso deve-se à consistência do Porto ao longo do jogo. Nunca foi uma equipa genial mas foi consistente… Ao contrário do Sporting em que teve momentos de superioridade e momentos de inferioridade e no geral perdeu bem. Agora, por exemplo, 2 cabeceamentos na primeira parte (Coates e Jovane) em situações semelhantes à do golo do Danilo e o Sporting falhou. É nisto que o Sporting com estes ou mais alguns reforços devem trabalhar… Consistência com e sem cansaço físico e mental.
    Parabéns ao Porto que foi campeão com justiça.
    Continuar o caminho com a maior parte do valor que já lá temos (muito desvalorizado por muitos).
    SL

  • O tal Portista
    Posted Julho 15, 2020 at 11:38 pm

    Acima de tudo foi um belo jogo da parte do Porto. Ter jogado com 2 médios defensivos complicou as coisas mas tirando o início de jogo estivemos sempre por cima. Bom jogo dos jogadores da formação (têm que ser mais importantes para o ano), Danilo esteve bem, Mbemba imperial, Marega desaparecido e um Diaz em grande nível.
    Agora festejem muito, e com muito cuidado, que para o ano esperemos que haja mais disto!

    P.S: O tal craque Jovane onde está? Parece que bastou um Manafá para não fazer nada…tão fraquinho.

    Saudações DesPortistas!

    • JoaoMiguel96
      Posted Julho 15, 2020 at 11:45 pm

      Esse ps é só parvo. Ninguém disse que era craque, mas há sempre engraçadinhos.

      Diz ao Manafá para não tentar bater num puto de 17 anos, tá?

      • Liedshow
        Posted Julho 15, 2020 at 11:57 pm

        Exato João, acho que nunca disse que Jovane era um super craque nem sei qual a necessidade de picarem.

    • Pipi Romagnoli
      Posted Julho 16, 2020 at 12:12 am

      O Jovane não é um fora de série, é um bom jogador que tem vindo a crescer como outros mais jovens que têm vindo a ser lançados, mas mandar uma boca dessas quando antes dizes que o Luís Díaz esteve em grande nível é de rir, o homem leva o jogo a fingir quedas que só no nosso campeonato é que são assinaladas.
      Não costumo ver jogos do Porto por isso posso estar a ser injusto, mas se isto é o grande nível que o homem apresenta, então também não deves gostar muito de ver futebol, com tanto tempo no chão um gajo até fica com sono.

    • Badman1993
      Posted Julho 16, 2020 at 8:44 am

      Bem me RI tanto com o teu comentario, Jovane e superior a qualquer extremo da tua equipa e Belo jogo? Foi dos classicos mais fracos que eu ja assisti o Porto raramente teve chances, Mas maturidade falou mais Alto.

  • JoaoMiguel96
    Posted Julho 15, 2020 at 11:40 pm

    Já agora, deixar uma nota à arbitragem. Detesto os árbitros portugueses, não há um minuto de jogo seguidos cada contacto é falta, amarelos desnecessários e depois faltas a sério passam em branco.

    Não há adepto que aguente.

  • AdeptoImparcial
    Posted Julho 15, 2020 at 11:41 pm

    Parabéns ao Porto pela vitória merecida e pelo campeonato. Nada a dizer sobre o jogo, vitória justissima. Falando apenas do meu Sporting:

    Max: continua a mostrar insegurança e pouca ou nenhuma evolução no que toca ao posicionamento. Os dois golos que o Porto marca, num o Max podia ter saido da baliza e agarrar a bola que origina a jogada que dá o canto do golo; no segundo, demonstra o quão ineficaz é a sua técnica da mancha no um-para-um. Só de pensar naquela bola que o Coates o manda sair e ele recolhe para dentro da baliza… Tanto medo. Pode vir a ser um GR muito bom, mas nunca chegará ao patamar de um Patrício, pelo que a aposta num novo GR para o ano é essencial, isto se quisermos lutar por um lugar na Champions, pelo menos. PS: o Renan nao joga porquê, mesmo? Pressão para meter o miudo da Academia?

    Coates: o melhor do Sporting para mim. Cortou quase tudo o que havia para cortar, incluindo uma bola de golo em cima da linha. Peço que aguente mais um/dois anos a este nivel para passar a torcha ao Quaresma.

    Quaresma e Borja: sem grandes erros mas sem ajudar muito na construção. Quaresma hoje demonstrou algum nervosismo na saida de bola.

    Ristovski: nao entendo como é que o Rosier nao ganha uma oportunidade. Este último demonstrou nos poucos minutos que fez, ser superior ao Rist em muitos aspetos. Ristovski foi um buraco hoje.

    Nuno Mendes: se Acuna sai, estamos bem guardados para DE. Este miudo, tal como o Quaresma, é o futuro do Sporting e, quiça, da seleçao.

    Matheus: sem duvida, o melhor jogo dele até hoje. Mas continuo sem me sentir convencido. Muito faltoso, não faz muita pressao, demonstra lentidao na transiçao, enfim. Hoje melhorou no passe, mas… Muito para melhorar.

    Wendel: também não acho um MC que seja suficiente para ser titularissimo num Sporting. Olho para um Adrien em topo de forma e o Wendel nao lhe chega aos calcanhares. Tanto faz um excelente jogo como vira espetador no proximo.

    Plata e Jovane: muito intermitentes e sem grandes situações de perigo. Se o primeiro usou e abusou dos toques de calcanhar em vez do passe simples, o ultimo podia ter arriscado mais…

    Sporar: ele bem corre e salta, mas sozinho pouco pode fazer. Parece-me ser o principal culpado do canto do primeiro golo, no entanto.

    Nota para o Joelson que mostra muita tecnica e agilidade, pode vir a ser um extremo importante para o futuro. Desde que não tenha a capacidade de decisao horrivel do Gelson, tem tudo para superar este.

    Concluindo: estamos com 2 pontos de diferença do Braga. Tendo em conta que jogamos na Luz na ultima jornada, convinha o Braga perder pontos na proxima jornada e o Sporting ganhar, caso contrario, o 3º lugar pode muito bem ser perdido.

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 16, 2020 at 12:40 am

      Do outro lado esteve um Marchesín que deu mais fífias do que o Max durante a temporada e o criticado é sempre o Max que tem o dobro do potencial.

      • AdeptoImparcial
        Posted Julho 16, 2020 at 1:10 am

        Mas… eu não comparei os GR das duas equipas. Nem sei comparar, não acompanhei a época do Marchesin para o fazer de forma justa.

        O dobro do potencial? O Marchesin tem 30 e tal anos… que potencial tem o homem ainda?

        E o Marchesin jogou a temporada inteira que eu saiba. E lembro-me de o ver safar o Porto aqui e ali num jogo ou outro. O Max jogou os últimos meses e conseguiu enterrar e jogar mal em praticamente todos os jogos. Mesmo nos raros 2 ou 3 em que esteve razoável, teve situações de insegurança gritante.

        Mas repito: não estava a comparar os GR, até porque não segui a época do Marchesin…

  • Goncalo Silva
    Posted Julho 15, 2020 at 11:41 pm

    O Porto venceu e venceu bem (não só este jogo como o campeonato), foi muito mais competente que qualquer outro. Os Sportinguistas que me perdoem, mas este modelo de Amorim deixa mesmo muito a desejar em termos ofensivos. Tenho visto muitos jogos do novo Sporting e a verdade é que nenhum me convenceu em termos ofensivos. Poucas ideias, à base de transições ou de combinações pela ala e cruzamento para ninguém.
    O 3-4-3 não pode ser desculpa, Atalanta e Leipzig jogam em modelos semelhantes e são das equipas mais entusiasmantes da Europa a atacar.

    • Liedshow
      Posted Julho 15, 2020 at 11:49 pm

      Quando não ha qualidade nao se pode pedir mais. Este sistema requer varias coisas desde laterais a projetarem-se para dar superioridade nas laterais, extremos que saibam jogar por dentro e médios que consigam ligar o jogo. Sendo que o Sporting tem um lateral esquerdo bom que pode ser muito bom, um lateral direito que nem no Aves tinha lugar, um extremo que marca uns golitos mas que nao acrescenta nada de mais e é fraco na decisão, creio que o Amorim esta a fazer um bom trabalho para a equipa que tem.

      • Estigarribia
        Posted Julho 16, 2020 at 12:03 am

        Liedshow,

        Nem mais. Contudo, precisamos de jogadores mais experientes para ajudarem estes jovens da formação. Feddal já está praticamente garantido e, pelo que já li, o Antunes também está quase garantido. Confirmando-se parecem-me ser duas boas opções.

        Saudações Leoninas

        • Liedshow
          Posted Julho 16, 2020 at 12:06 am

          Estigarribia, não sei ate que ponto o Antunes seria um bom reforço para este sistema em especifico, o Feddal nao conheço muito bem mas penso que seria necessario investir num lateral direito obrigatoriamente, num medio para backup do Wendel e em dois extremos decentes.

          • Estigarribia
            Posted Julho 16, 2020 at 12:18 am

            O Feddal está habituado a jogar num sistema de três defesas-centrais, visto que o Bétis de Sevilla joga nesse sistema.

            Quanto ao Antunes, o internacional português tem qualidade e não necessitaria de adaptação ao futebol português.

            Por fim, quanto aos extremos, concordo que precisamos de contratar mas temos de manter, pelo menos, o Gonzalo Plata. Tem mais potencial e qualidade do que tinha o Carrillo.

            Saudações Leoninas

          • Antonio Clismo
            Posted Julho 16, 2020 at 12:38 am

            Ainda estou na fé que o Rafael Leão pague aquilo que deve ao Sporting, facilitando uma transferência já este Verão. Um jogador como ele a partir tudo pela esquerda com movimentos interiores era tudo o que o Rúben Amorim precisava neste momento.

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 16, 2020 at 12:36 am

      É preciso jogadores para isso. No Braga apresentava melhor caudal ofensivo porque tinha Trincão e Ricardo Horta que são puros desequilibradores.

      Com todo o respeito por Plata e Jovane são mais brinca na areia e não progridem tanto, são mais jogadores de ataque posicional do que aquele jogador rápido cheio de vertigem que este sistema pede. Aliás, o Plata hoje esteve horrível. Foi claramente menos um em campo.

  • Muska
    Posted Julho 15, 2020 at 11:42 pm

    Resultado expectável. O Sporting com Rúben Amorim tem outra consistência defensiva (é o maior mérito do treinador até ao momento), mas tem uma falta de qualidade individual e de soluções ofensivas muito grande. Num jogo em que nem Plata nem Jovane conseguiram desequilibrar, o primeiro a sair do banco foi Geraldes. É certo que faltava Vietto, mas continua a ser curto.

    O lado direito do Sporting continua a ser a grande fragilidade da equipa. Ristovski perdeu mais bolas que todos os outros juntos e não deu seguimento a um ataque com qualidade. É praticamente sempre um jogador a menos e ainda não aprendeu a defender as costas. Para vender, emprestar, ou dar a quem o quiser.

    De qualquer forma, acho que o Amorim teve o que mais queria. Jovens a sentirem o jogo, a darem tudo e a jogarem de igual para igual com um campeão. Nada a apontar.
    Aliás, Matheus Nunes fez hoje a melhor exibição pelo Sporting, solto e confiante com bola. Nuno Mendes foi o maior desequilibrador e pouco sofreu defensivamente. Quaresma errou alguns passes, mas esteve fortíssimo nos duelos (não se deixou comer uma vez). Joelson entrou bem no jogo e criou perigo. Max teve várias intervenções com qualidade. Há que construir a partir daqui, estes jovens têm muito potencial e jogos como este são os melhores para crescerem.

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 16, 2020 at 12:33 am

      A ala direita está coxa e não é com o Pedro Porro que vão melhorar muito.

      Aliás, o Pedro Porro nem sequer conseguiu ganhar o lugar no Valladolid e agora ia ser uma mais valia no Sporting??

      Mais vale tentarem o Diogo Dalot por empréstimo.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 15, 2020 at 11:44 pm

    Média de idades do FC Porto: 26.81 anos

    Média de idades do Sporting: 22.81 anos

    Ou seja, o Rúben Amorim tem aqui muito potencial para trabalhar

    • Liedshow
      Posted Julho 15, 2020 at 11:55 pm

      E muito lixo para despachar tambem.

      • Antonio Clismo
        Posted Julho 16, 2020 at 12:30 am

        Sim, sem dúvida, mais importante do que conseguir contratações cirúrgicas é arranjar colocação para vários jogadores que não têm o mínimo de qualidade para jogar no Sporting. Se conseguirem algum dinheiro por eles ainda melhor.

        Ristovski
        Rosier
        Matheus Oliveira
        Doumbia
        Geraldes
        Battaglia
        Eduardo Henrique

        deviam todos ser despachados

  • Diogo Moura
    Posted Julho 15, 2020 at 11:44 pm

    Parabéns ao Porto, justo vencedor. Porém, sem adeptos, a coisa sabe a pouco.

  • MuchoG
    Posted Julho 15, 2020 at 11:45 pm

    Parabéns ao Porto.

    É um justo campeão, 8 pontos de vantagem (maior desde 2011), melhor ataque, defesa e ganharam os 4 clássicos (não acontecia desde Mourinho em 2003). O triste é que o futebol tendo 5 momentos (transição ofensiva/defensiva, organização ofensiva/defensiva e bolas paradas) e foi apenas preciso o Porto ser competente em apenas dois (organização defensiva e bolas paradas) para limpar o nosso campeonato. O Benfica no seu pior momento não era competente em nenhum momento do jogo.

    É um título de Sérgio Conceição, não sou fã do estilo nem da personalidade mas um facto é que tem feito um trabalho muito consistente a carreira quase toda, e consegue acabar a época a apostar em jovens que podem ser o futuro do Porto num momento mais frágil financeiramente. É alguém que trouxe liderança, intensidade e união que muitos pontos deu mesmo quando o futebol era pobre e permitiu sair do buraco onde estavam em Janeiro.

    Os jogadores mais importantes foram Alex Telles e Corona e o título de melhor da Liga deve ir para um deles, eu escolheria o mexicano que finalmente deu o salto para ser um jogador mais consistente, a juntar a uma boa época em termos estatísticos e muitas vezes a ser a único fonte de desequilíbrio de um Porto sem ideias ofensivamente.

    É muito triste como adepto do Benfica perder quando se tinha o melhor plantel e depois de ter feito uma primeira volta histórica de onde resultou uma vantagem de 7 pontos. Mas se em Dezembro/Janeiro as exibições já eram fracas em Fevereiro voltámos a entrar num período histórico mas desta vez do lado negativo. 4 vitórias em 16 jogos, literalmente uma equipa do meio da tabela desde que a segunda volta começou.

    Um Benfica que tinha mais talento (apesar das inúmeras lacunas no plantel), mais força financeira e melhores condições mas que tem zero união, liderança, intensidade e capacidade de sacrifício, desde o presidente aos jogadores. Foi esse um dos grande motivos do descalabro que foi 2020, não houve capacidade em sair dos maus momentos como o Porto fez.

    Os principais culpados são Bruno Lage e Luís Filipe Vieira, o primeiro não conseguiu dar seguimento à época passada e nunca mostrou capacidade nem vontade de mudar. O futebol foi frouxo a época toda mesmo durante a primeira volta histórica em termos de resultados e não teve personalidade para guiar esta equipa fora da má série que entrou por volta de Fevereiro.

    O principal culpado é LFV, anos e anos de propaganda sobre hegemonias, poder financeiro e um Benfica Europeu e tudo é mentira. Foi ele que possibilitou este ambiente soft e que baixou as expectativas para apenas ganhar o campeonato mesmo jogando mal e porcamente (e nem isso consegue), foi ele que estragou um Benfica que dava luta aos melhores da Europa para um que não dá luta ao Frankfurt nem Shakhtar, foi ele que impingiu esta aposta exagerada no Seixal com o único objectivos de vender jogadores.

    Com o que se passou nos últimos 3 anos com o futebol do Benfica e com os inúmeros casos fora de campo que envolvem LFV não vejo condições para continuar como presidente do Benfica, espero que os benfiquistas percebem isso em Outubro.

    Mais uma vez parabéns ao Porto.

  • Chomate
    Posted Julho 15, 2020 at 11:46 pm

    Jogo fraquinho que espelha bem o campeonato quw tivemos. Árbitro a soar o apito a cada 5 segundos, jogadores a atirarem-se ao chão, a bola a chorar no ar.
    A Jovane bastaram-lhe 5 minutos de fama para se tornar numa vedeta. A ir para o lance individual sempre que toca na bola, não pressuona

  • AfonsoA1906
    Posted Julho 16, 2020 at 12:12 am

    Jogo fraquinho e sem muita emoção, devido à falta de oportunidades e principalmente a falta dos adeptos. No lado do meu Sporting, Ristovski muito mal em todos os aspetos, não sei se tem lugar nalguma equipa deste campeonato, ainda por cima jogando numa das posições mais importantes deste sistema. Borja não sabe sair a jogar e neste 3-4-3 os centrais têm obrigatoriamente de saber sair a jogar (para quando uma estreia de Gonçalo Inácio?) Šporar tem vindo a descer de rendimento de jogo após jogo. Os extremos hoje não estiveram também muito bem pois Plata complicou e Jovane não desequilibrou. Para jogar contra o Porto falta uma equipa mais raçuda, com um ponta de lança a pressionar os centrais e a saída de bola e com os jogadores a jogarem mais duro e agressivos. Do lado do Porto,muito bem SC ao por dois médios defensivos e um médio mais à frente com muita liberdade de movimentos fazendo com que os dois médios do SCP não saibam se têm de sair e pressionar Danilo e Loum ou esperar mais atrás devido a esse médio mais avançado. Luíz dias e Danilo sempre a mergulharem para o relvado e o árbitro mais uma vez querendo ser protagonista ou apenas devido à sua falta de qualidade, arbitrou,aliás,apitou todos estes mergulhos destes dois jogadores.
    SL

  • Fantantonio
    Posted Julho 16, 2020 at 12:12 am

    Não tenho tido grande oportunidade de cá vir ultimamente, mas deixo desde já aqui os parabéns ao Porto. A conversa de ser dos piores campeões de que há memória vai ser sempre usada pelos rivais, mas a verdade é que isso poderia ser dito de qualquer dos que ganhasse esta época, tal foi a qualidade dos mais fortes no nosso futebol, todo o mérito na recuperação e na consistência nesta reta final, portanto, que desfrutem da vitória.

    Quanto ao jogo, falando do Sporting… sinceramente, esperaria na melhor das hipóteses um empate porque a equipa neste momento ainda é verde, vem de jogos mais intermitentes e menos conseguidos, o porto moralmente estava melhor e tinha aqui a hipótese de consolidar o título, não concretizar as hipóteses que teve ao início e deixar-se desaparecer na partida, comprometeria sempre o sucesso neste jogo.

    Eu discordo com o VM em relação à análise individual, o Sporting atual não tem médios com caraterísticas para jogar num meio-campo a 2 porque nesta fase nenhum deles tem um grande raio de ação a defender (Battaglia já teve, mas desde que voltou de lesão é só esforçado mesmo) e nenhum deles tem grande capacidade de transporte e chegada área (Wendel tem, simplesmente não é consistente, já era altura de começar a assumir). Matheus Nunes teve bola, errou poucos passes, mas mastiga bastante o jogo, não esteve por aí além, continua a ser curto. Porém, tirá-lo para colocar o Geraldes que beneficia muito mais de poder jogar solto e pedir-lhe a ele e ao Wendel que dominem um meio-campo com Loum e Danilo não me parece que tenha sido uma escolha de génio. Isto sem contar com a lateral direita que é cega, com o Jovane que infelizmente não consegue fazer 3 jogos seguidos ao seu melhor nível e a incapacidade de desequilíbrio no último terço sem ter sequer nenhum dos extremos a vir buscar jogo entre linhas mesmo tendo os médios tão sufocados, a saída de bola hoje foi bastante sofrível.
    O Quaresma é muito bom, mas, por favor, tenham cuidado com o hype porque ainda se nota a verdura e nos últimos jogos tem dado algumas fífias comprometedoras. Desta fornada lançada recentemente acho que o valor mais seguro e consistente é mesmo o Nuno Mendes e até devia ter sido lançado mais cedo porque já disse aqui várias vezes que foi o que deu mais nas vistas na pré-época.

    De resto, só espero que não achem que só porque os putos têm potencial não se deve reforçar o plantel, mesmo com Bragança, Palhinha e Ivanildo voltando, não há assim tanta matéria-prima para se jogar como RA quer neste momento. É ter paciência e voltar à sina do “para o ano há mais”.

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 16, 2020 at 12:27 am

      Em vez de quererem dar 3 milhões de prémio de assinatura por um GR que quase nem jogou nos últimos 2 anos, porque não canalizar grande parte desse dinheiro para as contratações que realmente importam?

      Lateral direito
      Médio centro que consiga criar jogo e desconstruir linhas defensivas adversárias
      Extremo desequilibrador
      Ponta de lança mais físico do que Sporar para outro tipo de jogos.

      • QuimGui
        Posted Julho 16, 2020 at 8:02 am

        Rafael Ramos e Filipe Soares seriam boas opções?

      • pitico
        Posted Julho 16, 2020 at 1:34 pm

        Não sei se o GR Adán será o ideal, mas a verdade é que o Sporting precisa de um GR se quiser ambicionar a algo mais.
        Obviamente também precisa de jogadores para outras posições.

      • Fantantonio
        Posted Julho 16, 2020 at 2:51 pm

        O Sporting vai ter que contratar com muito critério porque vendo bem, tem que se reforçar muito e num plano ideal, despachar muitos jogadores ou a título definitivo ou por empréstimo e sinceramente acho que isso não vai acontecer, portanto na pior das hipóteses que venha um LD, o Feddal e mais um central e um médio tipo Danilo Barbosa como já se falou, com os outros 3 retornados ficaria já um plantel melhor estruturado para o sistema tático. Porém, olhando objetivamente para isto, a questão GR é compreensível porque o Max mesmo estando a acabar bem e tendo valia técnica, precisa de aumentar o nível, não é consensual e Renan não é melhor, portanto, é compreensível que o SCP tente um GR, também é compreensível que tente um PL porque Dala pode ficar no plantel, mas também não é aquela referência ofensiva e LP, Pedro Mendes, Tiago Tomás são mais opções em quantidade do que qualidade (PM e TT podem beneficiar bastante da nova equipa B e aproveitar para crescer e não acusar tanto o toque como tem sido o caso quando têm que ajudar na A, assim como outros tipo Gonçalo Inácio, Bruno Tavares, Tomás Silva, Rodrigo Fernandes, etc etc).
        Um jogador do nosso campeonato que gostaria bastante de ver no Sporting e que não acho que estaria fora do alcance era o Lucas Fernandes, acho que assentava que nem uma luva, quer como médio mais vertical, quer a extremo interior, sempre que necessário.

  • Leonidas
    Posted Julho 16, 2020 at 12:30 am

    Só foi banho de realidade para quem não nenhum jogo do Sporting este ano. O nível com Rúben Amorim aumentou, mas o plantel continua a ser fraquíssimo. Se não melhorarem muito a qualidade do plantel (vendo o histórico de contratações é muito improvável) a próxima época vai ser outra vez medíocre.

  • RicardoFaria
    Posted Julho 16, 2020 at 12:52 am

    Conceição consegue 2 em 3 e teve muito mérito nos 2 títulos uma vez que foi dos poucos que sempre acreditou ser possível.
    Durante o campeonato nunca fomos brilhantes mas fomos, sem dúvida, a melhor equipa.
    Espero que com esta conquista se aproveite para renovar o plantel de forma a tentar aumentar a qualidade do mesmo.

    Quanto ao jogo, o Sporting começou bem mas o Porto tomou conta do jogo pouco depois e esteve sempre mais perto de marcar.
    Fábio Vieira continua a fazer boas exibições e a demonstrar muita qualidade (para mim, neste momento, é o jogador jovem com mais capacidade para ser titular) e Mbemba a limpar tudo.
    Loum começou nervoso mas foi melhorando com o decorrer do jogo e até gostei da exibição apesar de não ter concordado com a sua titularidade.
    Marega demonstrou todas as suas lacunas a nível técnico mas acabou o jogo a fazer um golaço.

    Espero que SC dê oportunidade aos miúdos nos próximos jogos e que depois vença o último clássico da época para conquistar um título que nos tem fugido.

    Saudações DesPortistas!

  • Jay-Jay Okocha
    Posted Julho 16, 2020 at 1:16 am

    Antes de mais Parabéns ao Porto pelo campeonato.
    Quanto ao jogo, vi um Sporting ligeiramente superior, a assumir o jogo logo de início. Wendel muito bom, Jovane também ( Não se percebe o porquê de ser substituído antes do minuto 80). Fiquei desapontado com o Sporar e o Camacho mais uma vez. Nuno Mendes também teve bem. Penso que bem aproveitado, será um grande lateral.
    Do lado do FCP, muito bem os centrais a anular varias investidas do ataque sportinguista. Mbemba teve muito forte. Loum segurou o meio campo e Marega na frente teve bem, a fazer da melhor forma o que mais sabe.
    Fico triste pela vitoria do Porto pois gostaria que o suspens se prolongasse mais um pouco. De qq forma merece o titulo. E penso que para a o ano o Sporting tem tudo para ser serio candidato ao título.
    Saudações Vimaranenses!

  • Bfas
    Posted Julho 16, 2020 at 7:44 am

    PARABÉNS AO FCP.

    Campeonato ganho não por mérito do porto mas sim demérito do benfica de LVF que em fevereiro quando devia mudar ideias decidiu continuar com um gajo que estava de rastos no clube
    Demérito de um Presidente que tem mais casos no tribunal que pontos conquistados na liga dos campões nos últimos 5 anos
    Demérito de uma equipa que a anos atrás tinha um Enzos, Gaitans, Cardozos, Garays, Siqueiras, Pablos, Bernardos no seixal e agora tem Ferros, Seferovics, Pizzis, Florentinos deste mundo
    Demérito de um projeto de empréstimos de jogadores mal resolvidos que tem dado comissões ao nosso presidente
    Enfim…

    • DragaoFurtas
      Posted Julho 16, 2020 at 12:34 pm

      Então o ano passado ganhaste o campeonato por demérito do Porto, que perdeu a vantagem de 7 pontos….
      O Porto pode até ter estado aquém este ano, mas nos momentos decisivos não vacilou.
      A culpa do Benfica está muito na forma como investiram ( sem cabeça )…

  • Tiago Silva
    Posted Julho 16, 2020 at 8:24 am

    Jogo muito fraco, 2 equipas com dificuldades na criação e o Sporting ainda teve alguns problemas defensivos. O Porto conseguiu fechar bem o espaço de Plata e de Jovane com o seu duplo pivô com Danilo e Loum e foi aproveitando a qualidade de Otávio e Fábio Vieira para cria algo, e também através do Luiz Diaz. Já o Sporting só conseguiu criar enquanto apareceu Wendell e o Sporar esteve sempre muito sozinho.

    Individualmente o MVP tem que ir para o Mbemba, está um centralão! Muito inteligente nas abordagens, forte fisicamente e rápido, é facilmente o melhor central em Portugal a par do Rúben Dias.

    Concluindo, parabéns ao Porto pelo campeonato e o Sporting tem um longo caminho pela frente.

  • Mike-UK
    Posted Julho 16, 2020 at 8:29 am

    Parabéns ao Porto que foi, dos 18, o menos mau. E esse é sempre um dos mais fracos elogios que se pode fazer a um campeão (só em 2005 o nível geral do campeonato foi inferior ao deste ano).
    O Sporting tem muito para fazer… precisa de um central titular, de um ala direito titular e um para o banco (Ristovski é um disparate e Rosier não conta), de um ala esquero para o banco (Mendes tem de ser titular e espero ver Acuña vendido), de um 10 dinamico (a menor produção de Sporar está associada à lesão de Vietto), de um desequilibrador para a frente (Jovane é inconstante) e de um ponta de lança de créditos firmados (Sporar não é ponta de lança de candidato ao titulo – ponto).
    Amorim dará ao clube uma próxima época mais tranquila pois é muito competente e dá para ver que tem jeito para isto (este Sporting actual batia qualquer um dos outros Sportings que existiram este ano – desde que B Fernandes neles não jogasse), mas sem um reforço competente da equipa (que até pode acontecer com bons jogadores do nosso campeonato), não há qualquer hipotese de lutar pelo top-2.

  • Pormenor Tatico
    Posted Julho 16, 2020 at 9:42 am

    Mais um jogo em que o Sporting é prejudicado pela arbitragem, outra vez com o Porto( já é um clássico), ninguém falou do lance aos 20 segundos, mas o Mbemba joga claramente a bola com a mão de forma intencional, alterando a trajetória do lance, seria grande penalidade e cartão amarelo.

    Com 1-0 a história do jogo seria completamente diferente, o Sporting estaria ainda mais confiante, poderia segurar melhor o resultado, o Porto teria de arriscar mais, já nem falo do critério disciplinar que não foi o mesmo, Mbemba para além do penalty, teve 2 lances em que devia ter levado amarelo, Danilo também devia ter levado cartão e o 1º amarelo foi para Jovane Cabral, que fez uma falta igual às outras.

    Foi um jogo equilibrado, em que a arbitragem( mais uma vez) teve influência no resultado, o Porto desbloqueia o marcador com uma bola parada e o 2º golo o Sporting encontra-se desequilibrado, não há dúvidas que este plantel do Sporting é o pior de sempre e que Varandas se devia demitir, mas o Sporting é de longe o clube mais prejudicado esta época, conto 5 ou 6 jogos em que perdemos 8 a 10 pontos.

    Nas últimas épocas achei o contrário, mas esta época não, foi em Alvalade com o Porto, no Dragão, em Braga, Guimarães, Moreira de Cónegos e em Alvalade com o Rio Ave e teríamos o 3º garantido, lutando ainda pelo 2º.

    Porto nunca praticou um bom futebol durante esta época, aproveitou melhor os erros que os outros e beneficiou do facto de ser o mais ajudado pelas arbitragens, ganharam facilmente 8 a 10 pontos, foi a época em que vi o Porto ser mais beneficiado, claro que tudo isto faz diferença, os árbitros são parte ativa do jogo, têm a mesma influência do que é feito pelas equipas em campo.

    • ESC
      Posted Julho 16, 2020 at 10:38 am

      Com um username como “pormenor tático” e a única coisa que apontas a um jogo de futebol (que nem teve casos) é a arbitragem…

  • HeberPrincipe
    Posted Julho 16, 2020 at 9:47 am

    Sporting inexperiente perante um Porto bem rodado que nem mostrou querer a Vitória assim tanto mas conseguiu. 1-0 seria o resultado mais justo.

  • Litmanen
    Posted Julho 16, 2020 at 11:00 am

    Está na altura de se tomar medidas drásticas em relação aos árbitros em Portugal. Estragam completamente os jogos e são da maior cobardia à face da terra. É preciso uma revolução e renovar 90% dos quadros, tragam estrangeiros, façam o que quiserem… mas isto não pode continuar, o nosso futebol é uma tragédia! Luiz Diaz não sofreu uma única falta durante o jogo, mas atirou-se para o chão umas 8x e foram todas apitadas pela menina que estava a apitar o jogo e nunca jogou à bola na vida. Isto é futebol, deixem os homens jogar à bola!!

  • Steleao
    Posted Julho 16, 2020 at 12:45 pm

    Visão geral do jogo:
    Uma situação que tem sido uma má mudança na abordagem ao jogo nos últimos jogos é a falta de pressão ao adversário na 1a fase por parte do trio da frente, creio que caso contrário teríamos feito jogos melhores como os 1os na era Rúben Amorim.

    Análise individual:
    Sporar parece denotar decrescer a confiança em si. Mas creio que continua a ser um bom avançado para este modelo. No entanto hoje se estivesse disponível devia entrar a substituir lhe o Luiz Philipe pois hoje estava a ser comido através do domínio físico dos centrais portistas.

    Jovane assim como Wendel não tiveram espaço, a dupla de médios defensivos do Porto esteve bem nas dobras na entrega e resistência durante o jogo inteiro. Não concordo com as análises algo precipitadas que aqui li sobre o Jovane ser inconsistente, simplesmente ele como qualquer bom jogador não vai ter sempre o mesmo impacto em todos jogos. O Wendel é dos jovens que está em evolução nesta abordagem de meio campo a 2, num jogo desta dimensão só com continuada aposta vai ganhar mais traquejo para perceber como desbloquear assim como já tem demonstrado com as equipas menos grandes. A aposta/concorrência com Bragança vai lhe dar pernas para mais.

    Plata após uma série de jogos a titular demonstra pouca evolução na sua abordagem ao jogo, penso que é um jogador com muita técnica individual, que antes deve levantar a cabeça para perceber se apenas deve fazer uma combinação, passe de ruptura, ou cruzamento, pois nem sempre o drible é a melhor opção. Pelo que nesta fase de evolução devia sim tornar se a arma secreta a sair do banco, se calhar lhe porém pressionado por enquanto pondo Joelson a titular (mas assina logo jovem)

    Matheus Nunes fez um jogaço, a medida do quer na sua posição e função. Tem feito jogos menos conseguidos, mas surpreendeu a todos pela sua melhor exibição num clássico. Por isso se pede paciência por estes jovens com potencial. Um jogador que faça o que ele fez ontem em todos jogos custa 15 milhões, ou apenas iremos comprar por 5 milhões alguém como disse o Rúben Amorim para ver o que vai dar e ai temos os Battaglia, Eduardo, Doumbia, etc

    Nuno Mendes ainda vai ter um jogo mau e espero que não lhe caiam encima. Ele é a prova de que a aposta nos jovens é um caminho que vale a pena. Só não entendo quando querem trazer o Antunes só porque vem a custo zero, não é melhor quem nenhum lateral esquerdo do plantel e dos adversários e nem tem potencial para mais claro.

    Ristovsky, penso que é por ser mais equilibrado que as outras duas opções que tem jogado, mas se queremos ser ambiciosos devemos perceber é curto para ser ala. Sei que sou o único a pensar assim, mas acho que com todas as falhas que tem é o jogador do plantel com o perfil indicado para fazer a posição de ala direito. O Ristovsky e o Francês são jogadores que jogam bem com apoios, pois o seu maior défice é o um para um, a única arma ofensiva deles é desmarcação nas costas adversárias e cruzamento. O Camacho oferece o que mais acontece com um ala em 3 4 3 (vide o que o Nuno Mendes faz ofensivamente na ala contrária), ter de improvisar num 1 vs 1 e explorar progressões para zonas interiores. Só com jogos ele pode evoluir as suas falhas desde que não o ponham a extremo, e notou se por exemplo que defensivamente num 1vs 1 estava a se tornar se bom.

    Borja concordo que jogasse a titular contra o Porto, mas é só a defender que é uma valia, no entanto ali se pede mais, admira me sendo ele um lateral de origem jogar tão apagado na fase ofensiva. Pelo menos para o jogo com o Setúbal devíamos experimentar o Gonçalo Inácio, nem que seja para perceber se vale a pena tê-lo no banco da próxima época.

    Quaresma esteve nervoso, não se destacou no quesito ofensivo como em alguns jogos e até teve falhas, mas cumpriu defensivamente.

    Coates que era aquele que até chegada do Rúben Amorim em algum momento quase enterrava, parece que vestiu a capa de Mathieu e esta em senhor defesa.

    Max parece precisar de um desses motivadores psicológico, pois a lacuna que apresenta não é de ordem técnica, pois acho que ele é bem melhor que Rui Patrício com a mesma idade, falo das saídas dos postes que por vezes não as faz em cantos ou contra golpes adversários pelo que me parece por receio de assumir, mas quando os faz é com qualidade portanto parece precisar de trabalho psicológico.

    Contra o Setúbal algo fraco, ressalvo que devíamos deixar Borja e Plata que não tem estado exímios no banco para ver o que podem dar o Gonçalo e Joelson.

  • MiguelRosa
    Posted Julho 16, 2020 at 12:49 pm

    Parabéns ao Porto. É justíssimo, mesmo a jogar mal. Mostraram que realmente queriam vencer, ao contrário do SLB. Quanto ao meu clube, jogou lento, mole e sem ideias. Incrível o sentimento de união demonstrado pelo FCP, com um plantel de meter dó. Até que enfim que SC utiliza miúdos da formação. Espero que o RA faça o mesmo mas que exija reforços experientes e cirúrgicos. É pena o Braga não ter aproveitado a má época dos 3 grandes, Sá Pinto foi um tiro no pé. Realmente a palavra ‘querer’ é mais forte acima do Tejo. Não me apetecia estar mais uns quantos anos à espera do campeonato para o Sporting. Vamos lá chegar!

  • DICAS
    Posted Julho 16, 2020 at 4:13 pm

    Um a parte

    O Max é tao mas tao fraco !
    A sorte dele é que o Amorim montou uma equipa muito equilibrada atras o rapaz nao da uma para o saco.

    Defesa que podiam ser facilmente feitas com um passo para o lado ou alguma leitura la tem ele que se atirar para o show off !

    Surreal ! Depois treme por todos os lados quando alguem faz um remate, vira a cara … nao esta ali absolutamente nada de especial e espero que vendam por qualquer coisa …

    Nao quero perder pontos pelo jogador com mais apoio no instagram … haja paciencia

Deixa um comentário