Marco Silva foi o único treinador com coragem para afastar Capel, ele que agora é visto como um jogador banal mas que há 2 anos era imprescindível para os adeptos. O problema é que como é que o clube leonino vai conseguir um encaixe com um elemento que este ano só foi uma vez titular para o campeonato?
Diego Capel fez parte do lote de reforços que Godinho Lopes trouxe para o Sporting na tentativa de dar outra qualidade ao clube. Um internacional espanhol, que tinha sido figura no Sevilha e que chegou a ser comparado a Ronaldo e Messi. Ninguém tinha dúvidas do seu talento, portanto. À chegada a Alvalade, todos esperavam que o extremo fosse ser um dos melhores do campeonato, um elemento acima da média que os leões não tinham. E a verdade é que os primeiros jogos trouxeram um jogador capaz de fazer a diferença, que se destacou no capítulo das assistências. Contudo, o passar dos encontros evidenciou a verdadeira versão de Capel. Um jogador previsível, limitado de soluções (correr em frente “de mochila às costas”) e que nem é um prodígio do ponto de vista técnico. Apesar disso, os adeptos sempre acreditaram no valor do espanhol, que continuou a ser um dos preferidos do público de Alvalade (mais pela entrega do que pela qualidade, diga-se). E ai de quem ousasse falar mal do ex-Sevilha (Visão de Mercado!). Mas esta época ditou o “divórcio” definitivo entre o ala de 27 anos e os sportinguistas, muitos até já o culpam quando ele nem sequer é opção. O espanhol só foi titular uma vez para a Liga em 2014-15 (já em Setembro) e no conjunto das 4 competições em que o Sporting esteve envolvido esta época apresenta apenas uma média de utilização de 15 minutos.
Juntando tudo isto é claro que Capel não faz parte do futuro do Sporting, até porque jovens extremos é produto que não falta para os lados de Alvalade. Assim sendo, transferir o espanhol deve estar no topo das prioridades para o Verão de 2015. O problema, para lá do elevado salário que aufere, é que se torna complicado obter retorno decente por um elemento que nem é utilizado. Aliás, não será de admirar que os leões o tenham já tentado colocar, sem sucesso. Garantir uma mais-valia por um jogador totalmente desvalorizado desportivamente, ainda mais sem ajudas de empresários, parece uma tarefa impossível. Assim sendo, sobram as típicas soluções: pagar para sair, ou manter um dispendioso peso morto no plantel.
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Carlos José
Este Capel deveria ser alvo de estudo, é impressionante como um jogador de selecção se transforma na banalidade que vemos hoje em dia, que nem na segunda divisão faria a diferença. Mário
Anónimo
Posted
Março 11, 2015 at
11:06 am
Alvo de estudo seria esta capa. A comparação mais absurda de sempre do mundo futebolístico.
Bernardo C.
LuisRafaelSCP
Posted
Março 10, 2015 at
11:52 pm
Sempre gostei do Capel. Não sendo um prodígio técnico, era um jogador rápido, raçudo, que dava alguma profundidade e vivacidade ao flanco… mas o seu período esgotou-se, as suas movimentações ficaram "conhecidas" e facilmente "secadas" pelos adversários, e a "raça" com o passar do tempo, tal como a motivação foram diminuindo na mesma proporção da utilização.
Tem obrigatoriamente de sair no fim da época (já devia ter acontecido no início desta época, uma vez que na temporada passada a queda de rendimento já foi acentuada), nem que seja por um valor simbólico, mais que não seja, por ser um dos mais bem pagos, e um clube em contenção, não pode ter os mais bem pagos no banco, ou na bancada, e porque está a tapar a jovens que neste momento e principalmente a curto prazo podem dar muito mais ao Sporting.
Rodrigo
Posted
Março 11, 2015 at
12:03 am
O problema e que essas caracteristicas so se viram durante uma temporada.
Anónimo
Posted
Março 11, 2015 at
12:08 am
Tens razão, o prazo de validade já passa até demais e o Sporting peca nestes aspetos, é importante ter o timing certo para vender um jogador, exemplo disso é o Mauricio, que fez uma grande época ao lado do Rojo, facilmente teria saído pelo dobro do que saiu, Capel é outro, a cada dia que passa o seu passe é desvalorizado. Mário
JMF
Posted
Março 11, 2015 at
11:15 am
"Um jogador de selecção"? Só se for da de sub-21! Pela principal jogou uns minutos! Este Capel nunca me enganou! Sempre mostrou o mesmo! Muita raça, muita correria, bons cruzamentos (sempre foram o seu forte), e mais nada! Mais nada! Zero capacidade para fintar, zero capacidade para fazer passes com qualidade, zero capacidade para rematar! Só funciona em equipas pequenas, onde a sua velocidade pode ser aproveitada com espaços nas costas. Então em Espanha nenhum clube importante o quis (e o preço até era baixinho/3,5 milhões). Só pessoal que não percebe nada de bola, e se deixa levar pela conversa do "estrangeiro é que é bom", é que alguma vez pensou que o "Capel é o novo Futre", ou se deixou levar por comparações parvas de ainda maior magnitude…
João Dias
Posted
Março 10, 2015 at
11:54 pm
Mete dó ver este Capel jogar.
Ele limita-se a pregar os olhos ao chão e cruzar de qualquer forma e jeito…Nada mais.
Mais valia porem o Gelson ou o Podence.
Rodrigo
Posted
Março 10, 2015 at
11:58 pm
Nunca foi daqueles adeptos que morresse de amores pelo Capel, mesmo tendo em conta que a sua primeira epoca em Alvalade foi bastante positiva. O talento continua a ser a vertente que mais desequilibra no futebol, nao a raça, pelo que nunca percebi o porque de elementos como Rinaudo ou Capel serem idolatrados em Alvalade, mesmo quando existiam outros jogadores com mais potencial e talento. Ainda assim, o espanhol era um jogador que agitava pela forma como se entregava ao jogo e pela sua forma de jogar bastante peculiar. A velocidade e sua capacidade de cruzamento eram armas bastante uteis a equipa, mas a verdade e que com o passar do tempo parece que essas qualidades do espanhol se foram esfumando. Deixou de importunar qualquer adversario, todas as jogadas "morrem" nos seus pes, piorou no passe, perdeu a qualidade nos cruzamentos e em termos ofensivos e, em regra geral, menos um em campo, algo que num extremo de equipa grande e desastroso.
Deste modo, a unica soluçao e a saida. Ainda assim, nao concordo totalmente que tenha sido afastado pelo Marco Silva. Tem sido muitos minutos e demasiados se compararmos a relaçao minutos-rendimento. Pode nao ser titular, mas tem sempre 20-25 minutos por jogo em condiçoes normais, algo que faz pouco sentido, sobretudo se olharmos ao facto que existem jogadores na equipa B com potencial e a provarem que poderiam ter uma oportunidade.
Quanto a saida, ja deveria ter acontecido, mas parece-me que a direcçao tem pedido demasiado dinheiro pelo andaluz. 5M por um suplente/reserva nao faz muito sentido, sobretudo tendo em conta que cada vez perde mais espaço em Alvalade. 2M no ultimo defeso ja teria sido positivo, mas neste momento, tendo em conta que termina contrato em 2016, duvido que alguem de mais de 500 mil euros por ele, ate pelo salario que aufere.
Anónimo
Posted
Março 11, 2015 at
12:06 am
Também não acho que tenha sido afastado pelo Marco Silva, pois este ano há um jogador que nos últimos anos não estava em Alvalade: Nani. E obviamente que, entre escolher Carrillo e Capel, parece-me que a decisão é bastante fácil.
David Fernandes
José Miguel Mota Pinho
Posted
Março 11, 2015 at
11:09 am
David concordo até porque o Carrillo mostrou uma subida de rendimento esta época. Pinho
Nuno
Posted
Março 11, 2015 at
12:03 am
Ainda me lembro quando os leitores do Visão de Mercado vos insultavam por evidenciarem a falta de qualidade de alguns jogadores como o Capel ou Rinaudo. Agora essas mesmas pessoas já dizem que afinal eles não prestam.
Sobre o Capel o que tenho visto ainda é mais estranho. Apesar do Marco Silva ter dado mais minutos ao Mané e ter evoluído muito o Carrillo ainda há malta que o ofende por supostamente meter o Capel, que conforme se vê neste post raramente tem jogado e pelas stats que eu vi a maior parte dos jogos nem sai do banco, em alguns nem foi convocado.
E quem fala do Capel podia dizer o André Martins.
Rodrigo
Posted
Março 11, 2015 at
12:07 am
Tem jogado demasiado para o que tem produzido. Infelizmente continua-se a ignorar a equipa B e a tentar renascer um jogador que nunca mais voltara ao nivel que demonstrou na sua primeira epoca em Portugal, pelo menos no Sporting. Pode nao ser titular, mas tem entrado muitas vezes (e o 2º jogador que mais vezes sai do banco depois do Mane creio) e muitas vezes em desafios cruciais.
Anónimo
Posted
Março 11, 2015 at
7:18 am
André Martins é outro, case study. Impressionante como ambos de jogadores de seleção passam a jogadores de banco. Não sei se Capel, não teve problemas extra futebol( noites e afins) mas, ainda bem que o público de alvalade, começa a preterir a raça em função da técnica Afonso P
Rúben Cardoso
Posted
Março 11, 2015 at
11:39 am
Afonso, vê-se pelos aplausos que o Adrien recebe, mesmo não jogando nada. Técnica máxima!
AntonioCell
Posted
Março 11, 2015 at
12:23 am
O Capel a atacar é igual ao Maxi Pereira, o que é um pouco preocupante já que um é um jogador de ataque e o outro é um defesa e para além disso o Maxi geralmente até tem mais sucesso a atacar já que tem aquela habilidade estranha de fazer jogadas e golos fantásticos sem saber bem como
João Lains
Posted
Março 11, 2015 at
1:45 am
De onde é que surgiu essa comparação?
Anónimo
Posted
Março 11, 2015 at
8:48 am
Lamento, mas pese embora seja lateral, o maxi dá 15 a 0 ao capel a atacar. o maxi quando vai lá à frente (muitas vezes, como se sabe) faz muito mais que as corridas de mochila às costas do Capel. Mas sim, fica a pensar que é igual ao capel, tem só a habilidade estranha de fazer jogadas e golos fantásticos sem saber como. Deve ser quando vê o cedric e sem saber como depois faz o mesmo no dia a seguir.
Acha paciência…
Tomás
AntonioCell
Posted
Março 11, 2015 at
11:34 pm
Eu sou do Benfica e adoro o Maxi e isto não era uma crítica ao Maxi, era mesmo uma crítica ao Capel e eu não estou a comparar a qualidade dos dois, aliás o Maxi no Sporting era quase o melhor jogador, estou só a dizer que são parecidos na maneira de atacar, jogando os 2 sem levantar a cabeça, é como eu dizer que o Éder parece o Adebayor a jogar, é claro que em termos de qualidade são incomparáveis, quanto aos golos e jogadas do Maxi, por exemplo, o Maxi não tem claramente uma técnica superior a um Ola John ou a um Sulejmani, mas já o vi fazer jogadas e marcar golos que estes nem sonham, só estava a falar da maneira estranha como o Maxi joga que parece sempre algo limitado tecnicamente quando na realidade até é bastante bom neste capítulo (um pouco como o Cardozo que durante anos era erradamente acusado de ser limitado tecnicamente). Acho que expliquei melhor o que queria dizer, pois de maneira nenhuma estava a falar mal do Maxi que já tantas vezes no sfoi fundamental
Diogo Palma
Posted
Março 11, 2015 at
12:24 am
O Capel no seu inicio de carreira e quando chegou ao Sporting era um jogador acima da média, um extremo veloz, capaz de desequilibrar e de fazer cruzamentos de qualidade mas de ano para ano foi piorando e actualmente está uma lástima.
Sinceramente não percebo como é que um jogador pode regredir tanto em tão pouco tempo, o melhor para ele e para o Sporting é que haja uma transferência no próximo verão. Os valores da transferência são o menos importante porque só com a poupança que se irá amealhar com o não pagamento do seu salário já é muito bom.
Tiago André
Posted
Março 11, 2015 at
1:51 am
Sempre achei o Capel um jogador mediano , nada de especial, é raçudo e rápido, mas muito previsível, basicamente só corre para a linha e cruza. Com a chegada do Nani era certo que iria ter menos tempo de utilização, mas não estava à espera de tão pouco tempo. Vai ter de sair obrigatoriamente este verão, nem que seja por ser dos que recebe mais, mercado em Espanha não deve faltar (falando de equipas da 2ª metade da tabela), agora duvido é que o Sporting consiga encaixar uma boa quantia com ele.
Anónimo
Posted
Março 11, 2015 at
4:12 am
Triste! Quero tocar em outro tema: Alguem já parou para pensar como deve ser a cabeça de um homem como o Capel? Um jogador que quando jovem, era comparado com mais duas promessas, essas duas promessas hoje são os maiores jogadores da historia para muitos, enquanto ele conseguiu ser afastado de uma equipe media/pequena da Europa. Psicologicamente deve ser triste, deprimente e nem me falem que ele recebe muito e que o dinheiro compensa, pois todos tem alma e existem sentimentos que dinheiro nenhum pode colmatar.
Natan Fox
Kafka I
Posted
Março 11, 2015 at
10:53 am
Mas quem o comparou ao Messi e Cristiano? o Renato? que era colega de equipa dele, e foi mais naquela índole tipica do corporativismo onde todos jogadores falam bem uns dos outros…o Capel do Sevilha era bem melhor que este, mas daí a alguma vez ser de forma isenta e sensata ser comparado ao Messi e ao Cristiano, por favor…tecnicamente mesmo no Sevilha era limitado e jamais essa comparação fez algum sentido
Quanto à questão sentimental, ele tem vindo sempre a regredir no seu jogo, logo não parece ter grande espírito de sacrifício para treinar mais e melhorar a cada dia, sendo assim está-se um pouco a deitar na cama que fez…duvido muito que se fosse inteiramente focado a 100% no futebol, e quisesse melhorar, não o tivesse conseguido, agora isso dá é trabalho, muito trabalho, secalhar em vez de se treinar 2 horas tem de se treinar 5 ou 6 por dia, e nem todos têm essa capacidade de trabalho…
Anónimo
Posted
Março 11, 2015 at
6:38 am
Ainda me lembro que no ano anterior a ter vindo para o Sporting se falou que ia para o real que apenas não se concretizou por causa de uma lesão.
Rafael
Diogo Palma
Posted
Março 11, 2015 at
8:16 am
O que eu vou dizer até pode à primeira vista não fazer grande sentido mas eu acho que o Capel dava um melhor lateral esquerdo do que extremo.
Rúben Cardoso
Posted
Março 11, 2015 at
11:38 am
Nem à primeira, nem à segunda vista. Podes explicar o porquê?
Ricardo Ricard
Posted
Março 11, 2015 at
9:47 am
Tudo bem que o antigo Capel parecia e era bem melhor do que o actual Capel mas…Comparar com o Messi e o Ronaldo do Manchester passa os limites do ridículo…Valha-me Deus!
Karabatic13
Posted
Março 11, 2015 at
10:29 am
o renato era companheiro do Capel. Vale 0 a comparação descabida.
Miguel Courela
Posted
Março 11, 2015 at
10:22 am
Esta análise é algo injusta. O Capel não é o flop aqui descrito. Vamos por partes. O facto de ser "mochilas" é apenas um estilo e nada mais. O Futre também não tirava os olhos do chão e não deixou de ser um grande jogador. Só quem não jogou futebol pode pensar que os jogadores precisam de olhar meia-hora para os seus colegas ou que sabem sempre para onde vai a bola. A visão periférica é uma coisa fantástica. O resto também é instinto. Existem 2 factores reais para a perda de importância do Capel neste Sporting: a equipa joga mais em ataque continuado e futebol apoiado. Menos correrias, logo menos Capel. A outra é Nani, que apesar de não ser um extremo é o Nani. Na minha opinião, Capel até é o melhor centrador da equipa (a par de Jefferson), mas Mané não sendo um extremo puro, tem mais golo e por isso tem sido aposta. Parem de bater no rapaz, sobretudo os Sportinguistas. Comparado com o Bebé (que custou o mesmo) por exemplo, pode crer que é o Messi.
Luís Borges
Posted
Março 11, 2015 at
1:45 pm
Não concordo absolutamente nada… O futebol praticado pela equipa, numa fase inicial mais positiva da temporada, até mostrava alguns "jeitos" de posse e alguma intenção de fazer privilegiar a ataque continuado como tu disseste, mas daquilo que vi, em nenhuma altura o Sporting deixou de depender imenso dos cruzamentos laterais à procura do Slimani. E por isso, dentro de outros inúmeros fatores, o Montero dentro deste contexto não consegue mesmo dar alguma coisa significante à equipa. Logo, não me digas que o Capel foi prejudicado pela mudança de estilo de jogo da equipa, porque nesse estilo ele até encaixaria, mas o problema é que não há a qualidade desejada. É muito simples, ele não é um grande jogador ou coisa que o valha, e nunca o será. É simples… E à semelhança do Bebé, talvez numa equipa pequena consiga causar alguns danos.
Rúben Cardoso
Posted
Março 11, 2015 at
2:36 pm
Totalmente de acordo, Luís.
Nuno R
Posted
Março 11, 2015 at
10:27 am
Sem querer entrar em comparações entre o mochilas e os outros doi citados (até parece a primeira comparação descabida no mundo do futebol), e sem querer questionar a falta de visão periférica do extremo espanhol, o facto é que ele é "prejudicado" pelo estilo de jogo implementado pelo Jardim e Silva. Se a estratégia fosse isolar o extremo, e fazê-lo correr na linha e centrar, o Capel até seria útil. O problema é que o Sporting joga apoiado, em bloco, e o rapaz não tem a leitura de jogo mínima para esse tipo de jogo. Ele simplesmente olha em frente, traça uma rota, e corre.
scp_fan
Posted
Março 11, 2015 at
3:32 pm
Muito do que está aqui escrito refere a verdade!
Coloquem o Capel, colado à faixa, com ordem de receber a bola a meio do meio campo e correr 20 metros e cruzar para o PLC a ver se ele não rende!
A questão é… Tudo o que seja mais dinâmico que isso, até mesmo o simples respeitar da subida do lateral, já são coisas demasiado complexas para o futebol do Capel.
Agora de uma coisa, ninguém o pode acusar, falta de atitude, de luta de raça. O homem faz piscinas até mais não, é o extremo do plantel que mais ajuda o lateral defensivamente (ok, pode não o fazer bem, mas é o que mais recua) e não há bola perdida com ele… Agora, se lhe pedem algo fora do contexto dele, muito raramente sai algo bem feito!
Rúben Cardoso
Posted
Março 11, 2015 at
4:00 pm
Dizer isso quando há um super-Carrillo defensivamente faz-me escorrer as lágrimas pelos olhos.
scp_fan
Posted
Março 11, 2015 at
5:14 pm
Carrillo defende bem! Capel defende mais…
Entendo o que queres dizer, mas Carrillo tem lances em que se alheia do jogo… E quando um desses lances é defensivo, nota-se! Capel vai sempre com o lateral… Fá-lo muitas vezes mal, mas vai!
Schmeichel
Posted
Março 11, 2015 at
10:52 am
O trajecto do Capel no Sporting é em tudo igual ao que teve no Sevilha. Foram-se percebendo as suas limitações e foi perdendo protagonismo. Não entro no combóio dos que fizeram dele um craque quando chegou, quando era evidente que raramente tomava as melhores opções para a equipa e também não vou embarcar agora no combóio dos que o reduzem à inutilidade. Pessoalmente acho que ainda é um jogador útil quando há necessidade de esticar ou agitar o jogo.
Filipe M
Posted
Março 11, 2015 at
11:00 am
4-4-2 kick&rush. Capel é isto. O futebol é que já não.
Antonio Oliveira
Posted
Março 11, 2015 at
11:54 am
As pessoas esquecem-se do Capel da 1 epoca no Sporting e das primeiras no Sevilha. Ele nao era só rapido e muita raça, ele tinha qualidade tecnica, fintava qualquer lateral com muita facilidade, tinha bom remate, apesar de raramente rematar, e cruzava muito bem. Quando apareceu no Sevilha ninguem tinha duvidas que ia ser dos melhores do mundo. O unico problema dele é que exagerava na mesma jogada, ir à linha e cruzar. O problema agora já nao é ele só fazer a mesma jogada, o problema é que ele já nao faz nada bem, cruza mal, remata mal, já nem sequer é rapido, o unico que ele ainda sabe fazer é conseguir esconder a bola e com isso ganhar muitas faltas e cartoes. Devia-se fazer um estudo para ver o que se falhou um jogador que com 1819 anos é muito melhor que com 26 anos sem ter tido lesoes graves nao é nada normal. Parece aqueles africanos que com 15 anos sao os melhores do mundo no seu escalao e chegam aos seniores e acabam a carreira. Se ele nao tivesse nascido em espanha até dizia que ele tinha falsificado a idade e que neste momento tem uns 38 anos.
Ricardo Ricard
Posted
Março 11, 2015 at
2:40 pm
Se calhar trocou de lugar com o seu irmão gêmeo…O Passos Coelho :)
0 Comentários
Anónimo
Este Capel deveria ser alvo de estudo, é impressionante como um jogador de selecção se transforma na banalidade que vemos hoje em dia, que nem na segunda divisão faria a diferença.
Mário
Anónimo
Alvo de estudo seria esta capa. A comparação mais absurda de sempre do mundo futebolístico.
Bernardo C.
LuisRafaelSCP
Sempre gostei do Capel. Não sendo um prodígio técnico, era um jogador rápido, raçudo, que dava alguma profundidade e vivacidade ao flanco… mas o seu período esgotou-se, as suas movimentações ficaram "conhecidas" e facilmente "secadas" pelos adversários, e a "raça" com o passar do tempo, tal como a motivação foram diminuindo na mesma proporção da utilização.
Tem obrigatoriamente de sair no fim da época (já devia ter acontecido no início desta época, uma vez que na temporada passada a queda de rendimento já foi acentuada), nem que seja por um valor simbólico, mais que não seja, por ser um dos mais bem pagos, e um clube em contenção, não pode ter os mais bem pagos no banco, ou na bancada, e porque está a tapar a jovens que neste momento e principalmente a curto prazo podem dar muito mais ao Sporting.
Rodrigo
O problema e que essas caracteristicas so se viram durante uma temporada.
Anónimo
Tens razão, o prazo de validade já passa até demais e o Sporting peca nestes aspetos, é importante ter o timing certo para vender um jogador, exemplo disso é o Mauricio, que fez uma grande época ao lado do Rojo, facilmente teria saído pelo dobro do que saiu, Capel é outro, a cada dia que passa o seu passe é desvalorizado.
Mário
JMF
"Um jogador de selecção"? Só se for da de sub-21! Pela principal jogou uns minutos! Este Capel nunca me enganou! Sempre mostrou o mesmo! Muita raça, muita correria, bons cruzamentos (sempre foram o seu forte), e mais nada! Mais nada! Zero capacidade para fintar, zero capacidade para fazer passes com qualidade, zero capacidade para rematar! Só funciona em equipas pequenas, onde a sua velocidade pode ser aproveitada com espaços nas costas. Então em Espanha nenhum clube importante o quis (e o preço até era baixinho/3,5 milhões). Só pessoal que não percebe nada de bola, e se deixa levar pela conversa do "estrangeiro é que é bom", é que alguma vez pensou que o "Capel é o novo Futre", ou se deixou levar por comparações parvas de ainda maior magnitude…
João Dias
Mete dó ver este Capel jogar.
Ele limita-se a pregar os olhos ao chão e cruzar de qualquer forma e jeito…Nada mais.
Mais valia porem o Gelson ou o Podence.
Rodrigo
Nunca foi daqueles adeptos que morresse de amores pelo Capel, mesmo tendo em conta que a sua primeira epoca em Alvalade foi bastante positiva. O talento continua a ser a vertente que mais desequilibra no futebol, nao a raça, pelo que nunca percebi o porque de elementos como Rinaudo ou Capel serem idolatrados em Alvalade, mesmo quando existiam outros jogadores com mais potencial e talento.
Ainda assim, o espanhol era um jogador que agitava pela forma como se entregava ao jogo e pela sua forma de jogar bastante peculiar. A velocidade e sua capacidade de cruzamento eram armas bastante uteis a equipa, mas a verdade e que com o passar do tempo parece que essas qualidades do espanhol se foram esfumando. Deixou de importunar qualquer adversario, todas as jogadas "morrem" nos seus pes, piorou no passe, perdeu a qualidade nos cruzamentos e em termos ofensivos e, em regra geral, menos um em campo, algo que num extremo de equipa grande e desastroso.
Deste modo, a unica soluçao e a saida. Ainda assim, nao concordo totalmente que tenha sido afastado pelo Marco Silva. Tem sido muitos minutos e demasiados se compararmos a relaçao minutos-rendimento. Pode nao ser titular, mas tem sempre 20-25 minutos por jogo em condiçoes normais, algo que faz pouco sentido, sobretudo se olharmos ao facto que existem jogadores na equipa B com potencial e a provarem que poderiam ter uma oportunidade.
Quanto a saida, ja deveria ter acontecido, mas parece-me que a direcçao tem pedido demasiado dinheiro pelo andaluz. 5M por um suplente/reserva nao faz muito sentido, sobretudo tendo em conta que cada vez perde mais espaço em Alvalade. 2M no ultimo defeso ja teria sido positivo, mas neste momento, tendo em conta que termina contrato em 2016, duvido que alguem de mais de 500 mil euros por ele, ate pelo salario que aufere.
Anónimo
Também não acho que tenha sido afastado pelo Marco Silva, pois este ano há um jogador que nos últimos anos não estava em Alvalade: Nani. E obviamente que, entre escolher Carrillo e Capel, parece-me que a decisão é bastante fácil.
David Fernandes
José Miguel Mota Pinho
David concordo até porque o Carrillo mostrou uma subida de rendimento esta época.
Pinho
Nuno
Ainda me lembro quando os leitores do Visão de Mercado vos insultavam por evidenciarem a falta de qualidade de alguns jogadores como o Capel ou Rinaudo. Agora essas mesmas pessoas já dizem que afinal eles não prestam.
Sobre o Capel o que tenho visto ainda é mais estranho. Apesar do Marco Silva ter dado mais minutos ao Mané e ter evoluído muito o Carrillo ainda há malta que o ofende por supostamente meter o Capel, que conforme se vê neste post raramente tem jogado e pelas stats que eu vi a maior parte dos jogos nem sai do banco, em alguns nem foi convocado.
E quem fala do Capel podia dizer o André Martins.
Rodrigo
Tem jogado demasiado para o que tem produzido. Infelizmente continua-se a ignorar a equipa B e a tentar renascer um jogador que nunca mais voltara ao nivel que demonstrou na sua primeira epoca em Portugal, pelo menos no Sporting. Pode nao ser titular, mas tem entrado muitas vezes (e o 2º jogador que mais vezes sai do banco depois do Mane creio) e muitas vezes em desafios cruciais.
Anónimo
André Martins é outro, case study. Impressionante como ambos de jogadores de seleção passam a jogadores de banco. Não sei se Capel, não teve problemas extra futebol( noites e afins) mas, ainda bem que o público de alvalade, começa a preterir a raça em função da técnica
Afonso P
Rúben Cardoso
Afonso, vê-se pelos aplausos que o Adrien recebe, mesmo não jogando nada. Técnica máxima!
AntonioCell
O Capel a atacar é igual ao Maxi Pereira, o que é um pouco preocupante já que um é um jogador de ataque e o outro é um defesa e para além disso o Maxi geralmente até tem mais sucesso a atacar já que tem aquela habilidade estranha de fazer jogadas e golos fantásticos sem saber bem como
João Lains
De onde é que surgiu essa comparação?
Anónimo
Lamento, mas pese embora seja lateral, o maxi dá 15 a 0 ao capel a atacar. o maxi quando vai lá à frente (muitas vezes, como se sabe) faz muito mais que as corridas de mochila às costas do Capel. Mas sim, fica a pensar que é igual ao capel, tem só a habilidade estranha de fazer jogadas e golos fantásticos sem saber como. Deve ser quando vê o cedric e sem saber como depois faz o mesmo no dia a seguir.
Acha paciência…
Tomás
AntonioCell
Eu sou do Benfica e adoro o Maxi e isto não era uma crítica ao Maxi, era mesmo uma crítica ao Capel e eu não estou a comparar a qualidade dos dois, aliás o Maxi no Sporting era quase o melhor jogador, estou só a dizer que são parecidos na maneira de atacar, jogando os 2 sem levantar a cabeça, é como eu dizer que o Éder parece o Adebayor a jogar, é claro que em termos de qualidade são incomparáveis, quanto aos golos e jogadas do Maxi, por exemplo, o Maxi não tem claramente uma técnica superior a um Ola John ou a um Sulejmani, mas já o vi fazer jogadas e marcar golos que estes nem sonham, só estava a falar da maneira estranha como o Maxi joga que parece sempre algo limitado tecnicamente quando na realidade até é bastante bom neste capítulo (um pouco como o Cardozo que durante anos era erradamente acusado de ser limitado tecnicamente). Acho que expliquei melhor o que queria dizer, pois de maneira nenhuma estava a falar mal do Maxi que já tantas vezes no sfoi fundamental
Diogo Palma
O Capel no seu inicio de carreira e quando chegou ao Sporting era um jogador acima da média, um extremo veloz, capaz de desequilibrar e de fazer cruzamentos de qualidade mas de ano para ano foi piorando e actualmente está uma lástima.
Sinceramente não percebo como é que um jogador pode regredir tanto em tão pouco tempo, o melhor para ele e para o Sporting é que haja uma transferência no próximo verão. Os valores da transferência são o menos importante porque só com a poupança que se irá amealhar com o não pagamento do seu salário já é muito bom.
Tiago André
Sempre achei o Capel um jogador mediano , nada de especial, é raçudo e rápido, mas muito previsível, basicamente só corre para a linha e cruza. Com a chegada do Nani era certo que iria ter menos tempo de utilização, mas não estava à espera de tão pouco tempo. Vai ter de sair obrigatoriamente este verão, nem que seja por ser dos que recebe mais, mercado em Espanha não deve faltar (falando de equipas da 2ª metade da tabela), agora duvido é que o Sporting consiga encaixar uma boa quantia com ele.
Anónimo
Triste!
Quero tocar em outro tema: Alguem já parou para pensar como deve ser a cabeça de um homem como o Capel?
Um jogador que quando jovem, era comparado com mais duas promessas, essas duas promessas hoje são os maiores jogadores da historia para muitos, enquanto ele conseguiu ser afastado de uma equipe media/pequena da Europa. Psicologicamente deve ser triste, deprimente e nem me falem que ele recebe muito e que o dinheiro compensa, pois todos tem alma e existem sentimentos que dinheiro nenhum pode colmatar.
Natan Fox
Kafka I
Mas quem o comparou ao Messi e Cristiano? o Renato? que era colega de equipa dele, e foi mais naquela índole tipica do corporativismo onde todos jogadores falam bem uns dos outros…o Capel do Sevilha era bem melhor que este, mas daí a alguma vez ser de forma isenta e sensata ser comparado ao Messi e ao Cristiano, por favor…tecnicamente mesmo no Sevilha era limitado e jamais essa comparação fez algum sentido
Quanto à questão sentimental, ele tem vindo sempre a regredir no seu jogo, logo não parece ter grande espírito de sacrifício para treinar mais e melhorar a cada dia, sendo assim está-se um pouco a deitar na cama que fez…duvido muito que se fosse inteiramente focado a 100% no futebol, e quisesse melhorar, não o tivesse conseguido, agora isso dá é trabalho, muito trabalho, secalhar em vez de se treinar 2 horas tem de se treinar 5 ou 6 por dia, e nem todos têm essa capacidade de trabalho…
Anónimo
Ainda me lembro que no ano anterior a ter vindo para o Sporting se falou que ia para o real que apenas não se concretizou por causa de uma lesão.
Rafael
Diogo Palma
O que eu vou dizer até pode à primeira vista não fazer grande sentido mas eu acho que o Capel dava um melhor lateral esquerdo do que extremo.
Rúben Cardoso
Nem à primeira, nem à segunda vista. Podes explicar o porquê?
Ricardo Ricard
Tudo bem que o antigo Capel parecia e era bem melhor do que o actual Capel mas…Comparar com o Messi e o Ronaldo do Manchester passa os limites do ridículo…Valha-me Deus!
Karabatic13
o renato era companheiro do Capel. Vale 0 a comparação descabida.
Miguel Courela
Esta análise é algo injusta. O Capel não é o flop aqui descrito. Vamos por partes. O facto de ser "mochilas" é apenas um estilo e nada mais. O Futre também não tirava os olhos do chão e não deixou de ser um grande jogador. Só quem não jogou futebol pode pensar que os jogadores precisam de olhar meia-hora para os seus colegas ou que sabem sempre para onde vai a bola. A visão periférica é uma coisa fantástica. O resto também é instinto. Existem 2 factores reais para a perda de importância do Capel neste Sporting:
a equipa joga mais em ataque continuado e futebol apoiado. Menos correrias, logo menos Capel.
A outra é Nani, que apesar de não ser um extremo é o Nani. Na minha opinião, Capel até é o melhor centrador da equipa (a par de Jefferson), mas Mané não sendo um extremo puro, tem mais golo e por isso tem sido aposta. Parem de bater no rapaz, sobretudo os Sportinguistas. Comparado com o Bebé (que custou o mesmo) por exemplo, pode crer que é o Messi.
Luís Borges
Não concordo absolutamente nada… O futebol praticado pela equipa, numa fase inicial mais positiva da temporada, até mostrava alguns "jeitos" de posse e alguma intenção de fazer privilegiar a ataque continuado como tu disseste, mas daquilo que vi, em nenhuma altura o Sporting deixou de depender imenso dos cruzamentos laterais à procura do Slimani. E por isso, dentro de outros inúmeros fatores, o Montero dentro deste contexto não consegue mesmo dar alguma coisa significante à equipa. Logo, não me digas que o Capel foi prejudicado pela mudança de estilo de jogo da equipa, porque nesse estilo ele até encaixaria, mas o problema é que não há a qualidade desejada. É muito simples, ele não é um grande jogador ou coisa que o valha, e nunca o será. É simples… E à semelhança do Bebé, talvez numa equipa pequena consiga causar alguns danos.
Rúben Cardoso
Totalmente de acordo, Luís.
Nuno R
Sem querer entrar em comparações entre o mochilas e os outros doi citados (até parece a primeira comparação descabida no mundo do futebol), e sem querer questionar a falta de visão periférica do extremo espanhol, o facto é que ele é "prejudicado" pelo estilo de jogo implementado pelo Jardim e Silva.
Se a estratégia fosse isolar o extremo, e fazê-lo correr na linha e centrar, o Capel até seria útil. O problema é que o Sporting joga apoiado, em bloco, e o rapaz não tem a leitura de jogo mínima para esse tipo de jogo. Ele simplesmente olha em frente, traça uma rota, e corre.
scp_fan
Muito do que está aqui escrito refere a verdade!
Coloquem o Capel, colado à faixa, com ordem de receber a bola a meio do meio campo e correr 20 metros e cruzar para o PLC a ver se ele não rende!
A questão é… Tudo o que seja mais dinâmico que isso, até mesmo o simples respeitar da subida do lateral, já são coisas demasiado complexas para o futebol do Capel.
Agora de uma coisa, ninguém o pode acusar, falta de atitude, de luta de raça. O homem faz piscinas até mais não, é o extremo do plantel que mais ajuda o lateral defensivamente (ok, pode não o fazer bem, mas é o que mais recua) e não há bola perdida com ele… Agora, se lhe pedem algo fora do contexto dele, muito raramente sai algo bem feito!
Rúben Cardoso
Dizer isso quando há um super-Carrillo defensivamente faz-me escorrer as lágrimas pelos olhos.
scp_fan
Carrillo defende bem! Capel defende mais…
Entendo o que queres dizer, mas Carrillo tem lances em que se alheia do jogo… E quando um desses lances é defensivo, nota-se! Capel vai sempre com o lateral… Fá-lo muitas vezes mal, mas vai!
Schmeichel
O trajecto do Capel no Sporting é em tudo igual ao que teve no Sevilha. Foram-se percebendo as suas limitações e foi perdendo protagonismo.
Não entro no combóio dos que fizeram dele um craque quando chegou, quando era evidente que raramente tomava as melhores opções para a equipa e também não vou embarcar agora no combóio dos que o reduzem à inutilidade.
Pessoalmente acho que ainda é um jogador útil quando há necessidade de esticar ou agitar o jogo.
Filipe M
4-4-2 kick&rush. Capel é isto. O futebol é que já não.
Antonio Oliveira
As pessoas esquecem-se do Capel da 1 epoca no Sporting e das primeiras no Sevilha. Ele nao era só rapido e muita raça, ele tinha qualidade tecnica, fintava qualquer lateral com muita facilidade, tinha bom remate, apesar de raramente rematar, e cruzava muito bem. Quando apareceu no Sevilha ninguem tinha duvidas que ia ser dos melhores do mundo. O unico problema dele é que exagerava na mesma jogada, ir à linha e cruzar. O problema agora já nao é ele só fazer a mesma jogada, o problema é que ele já nao faz nada bem, cruza mal, remata mal, já nem sequer é rapido, o unico que ele ainda sabe fazer é conseguir esconder a bola e com isso ganhar muitas faltas e cartoes. Devia-se fazer um estudo para ver o que se falhou um jogador que com 1819 anos é muito melhor que com 26 anos sem ter tido lesoes graves nao é nada normal. Parece aqueles africanos que com 15 anos sao os melhores do mundo no seu escalao e chegam aos seniores e acabam a carreira. Se ele nao tivesse nascido em espanha até dizia que ele tinha falsificado a idade e que neste momento tem uns 38 anos.
Ricardo Ricard
Se calhar trocou de lugar com o seu irmão gêmeo…O Passos Coelho :)