Alex Ferguson recorda, na sua autobiografia, as cinzentas manhãs de Glasgow nas quais ia fazer observação de jovens talentos. Diz o lendário treinador escocês que aquelas missões ficavam justificadas se conseguisse detectar um jogador “diferente”. Um daqueles que, desde tenras idades, mal se vê num campo de futebol salta à vista, mostra um toque adicional de qualidade, seja por possuir condições físicas invulgares ou por uma especial destreza técnica.
Este tipo de jogadores podem equiparar-se aos grande pintores ou músicos: possuem o “factor X”, um elemento adicional que os afasta dos demais, tornando-os génios. Ora, o pior que se pode fazer a um génio é enjaulá-lo. Aprisioná-lo. Fazê-lo seguir por padrões e cânones. Isto porque eles criam as suas concepções, reinventam soluções, inovam e, em suma, criam.
Vem isto a propósito de Bernardo Silva. O “David Silva” do Seixal pode não chegar ao topo do futebol mundial (nunca se pode garantir isso duma promessa), mas é inegável que isso não acontecerá por falta de talento. Bernardo é o elogio da diferença: um jogador baixo e franzino numa era em que cada vez mais se valoriza o porte físico; é a assistência, o passe num tempo de hiper-valorização das cifras goleadoras; é a finta pura, a “gambeta” tão popular na América do Sul. E isto é tudo tão evidente que ninguém tem de viver 10 vezes para o presenciar.
Jesus tem um modelo de jogo definido. Um padrão em que se fotocopiam as funções dos diferentes jogadores que por ele vão passando. O 6 de JJ tem de ser rigoroso posicionalmente, alto e “conhecer muito bem as ideias da equipa”, o 8 tem de ser veloz e intenso (um Enzo ou Ramires), não havendo, desde Aimar, espaço para um verdadeiro 10, que imprima pausa e pensamento no jogo, mas sim para um segundo avançado, para um Rodrigo (função na qual JJ está a tentar potenciar Talisca).
Como é impossível que o treinador não veja o talento do agora jogador do Mónaco, a única explicação para nunca ter apostado nele é a falta de espaço neste jogar benfiquista, por não se enquadrar nem na função de Enzo, nem na de Rodrigo/Talisca, bem como por nunca ter tentado com Bernardo uma solução semelhante à de Gaitán, partindo da ala. Como dissemos acima, o talento puro não pode ter algemas. Não pode estar amarrado. Não pode ser padronizado. A padronização de Jesus falhou com Bernardo. Ou Bernardo não se adaptou a ela. É igual. O Benfica desperdiçou um elemento diferente, invulgar, daqueles que não cabem em linhas de montagem industriais. Veremos quais são as consequências.
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Pedro Barata



0 Comentários
Ricardo Ricard
E já agora falando de futurologia como tanto gostam,sobre o Bernardo e sobre Portugueses…Com trabalho temos dois futuros candidatos a bola de ouro…Bernardo Silva e Ronny Lopes.
MrTony
Se eu tivesse dinheiro apostava em como esses dois jogadores a que o post se refere nunca vão ganhar uma bola de ouro nem irão figurar no top50. Duvido que o lopes fique no MCity e que o Bernardo vingue num clube grande mais de um ano (e mesmo no slb não sei não). O futebol moderno pede outras qualidades aos jogadores. Atenção no futsal podem ser grandes jogadores.
MrTony
Anónimo
Mesmo o próprio Bruma, ou até Bruno Fernandes.. Só que para chegarem a esse patamar de bola de ouro, precisam de estar numa equipa como Real Madrid, Barcelona e Bayern Munique senão podes esquecer a bola de outro.. Muitos te vão chamar doido, que eles nunca chegarão lá, mas eu acredito que se forem bem trabalhados e tiverem sorte na vida, tem potencial necessário.
Carlos Rodrigues
Miguel C.
Bernardo Silva é um excelente jogador sem qualquer dúvida, se virá a ser um daqueles fenômenos, isso ainda está para se ver.
A verdade é que para um treinador que está sempre a mencionar a sua qualidade em formar talentos, adaptando-os à equipa, Jesus falhou redondamente com BS.
É verdade que BS tem características típicas de um dez, mas Enzo também era um extremo, Coentrão igual, no entanto acabaram adaptados e com sucesso.
Aliás, o caso de James no Porto é outro exemplo, sem dúvida um número dez com tanto talento como BS, mas jogava a extremo e fazia-o bem, agora voltou ao seu espaço no centro do terreno e continua a jogar bem, quando um jogador tem talento e é inteligente (creio que não há dúvidas em relação à inteligência de BS dentro de campo), com trabalho e paciência pode-se perfeitamente adaptar a outras posições.
Felizmente que o BS teve a oportunidade de ir jogar lá para fora, esperemos que seja um passo em frente na sua carreira.
LuisRafaelSCP
Há uns meses disse que se o Benfica não aproveitasse a excelente fornada que estava a aparecer, principalmente o Bernardo Silva, podia acabar com a formação, porque se em tanto potencial, não é lançado agora, também nunca será.
Parece-me que podem começar a pensar nessa hipótese (pelo menos enquanto JJ for o treinador, não me parece compatível).
RG
Caro Ricardo Ricard sabes que esse teu comentário é estúpido não sabes? Quanto ao ganhar ou não ganhar basta veres que por exemplo em 5 épocas nos juniores estão 2 titulos em Alcochete e os restantes divididos em 3 clubes. Mas de qualquer forma és tão estúpido que dás importância a vitórias na formação, quando o mais importante é a formação….e uma vez q pareces ser tão ridículo ao ponto de falares sem saber o que dizes,posso-te dizer que a maior percentagem de vitória está sempre na equipa que mais jogadores de 2º ano tiver, e isso raramente acontece no SCP, uma vez que habitualmente os jogadores mais talentosos sobem diversos degraus e jogam pelo escalão acima, vide Tobias, Chaby, Bruma, etc….
Quanto as vendas é uma questão de me dizeres qual o valor mais elevado que o FCP e o SLB fizeram por jogadores das suas escolas e que ultrapassem por exemplo os 25 de Nani e os 15 de Moutinho ( 11 ao FCP e a percentagem recebida agora da venda ao Mónaco ou até os 9 de Veloso?
Continua a achar que percebes disto, ou que és o novo Mourinho!!
Rúben Cardoso
Como equipa, convém ter um treinador, não um pino.
Claro que a formação é valorizada, quantos clubes hoje em dia se podem gabar de ter tido na sua formação um Bola de Ouro?
MosqueteiroSLB
nani- 1 taça de portugal pelo sporting.
joao moutinho- 2 taças de portugal e 2 supertaças. dos 3 mencionados por si e o unico que foi a final europeia.
veloso- 2 taças de portugal e 2 supertaças.
como ve, sao 3 jogadores e nenhum tem muitos titulos. 0 campeonatos nacionais, 2 taças de portugal e 2 supertaças. e nao foram so os ultimos 3/4 anos antes do BdC, ja antes disso o sporting nao ganhava, ou fazia-o o pouco.
ha talento na equipa B so sporting, mas e talento individual, porque como equipa estao muito longe de ser boa.que ha talento, eu sei que ha, porque ja os vi.
quanto ao andre gomes, e me quase indiferente ate onde ele vai. prefiro ter um eusebio que nao foi formado no benfica e quando ca chega ganhar 1 bola de ouro, e mesmo que nao ganhasse, ganhou inumeros titulos inclusive internacionais, do que ter 100 jogadores da formaçao que vao para fora e ganham bolas de ouro. eu nao sou do manchester united, do real, ou do barça, sou do benfica, e e me indiferente, as champions que eles ganham la fora.
se quero que o andre gomes chegue longe? claro que quero. e bom para a seleçao, e e bom para mim, que sempre o apreciei. tambem quero que o ronaldo ganhe titulos, assim como o pepe, coentrao e companhia. e bom para o pais, para o clube e me indiferente.
nao e por o andre gomes ganhar uma bola de ouro que a nossa formaçao passa a ser melhor.
Rúben Cardoso
Mosqueteiro, falar é fácil, mas os últimos 3/4 anos (antes de Bruno de Carvalho) foram dos piores da história do clube. É difícil valorizar assim. Por exemplo, Moutinho/Nani/Veloso ganharam títulos, chegaram a finais, apenas não foram campeões. A recuperação está a acontecer, e a aposta, pelo menos na equipa principal, vai continuando, e há mais para aproveitar, principalmente na equipa B (os juvenis são razoáveis até, mas os juniores parecem-me fracos).
E isso do André Gomes ganhar mais pelo Benfica que o Ronaldo pelo Sporting, tem o seu quê de provocação, não deixando de ser verdade. Veremos é até onde vai o André Gomes.
MosqueteiroSLB
rg ate parece que o benfica nao mete jogadores a subir escaloes…
2º- tu ves a qualidade da formaçao por o que? por a anos terem saido dois que por acaso ganharam a bola de ouro? entao eu pergunto-te: para que serve a formaçao? poupar dinheiro, estabelecer filosofias, criar jogadores, e, claro valorizar o clube. o que e que a formaçao do sporting deu? dois jogadores que , quando sairam, vieram a tornar-se conhecidos. e o que e que ganharam pelo sporting? nada. se achas que isso valoriza a formaçao…
ate o andre gomes ganhou mais pelo benfica que o ronaldo pelo sporting.
o sporting tem muito mais jogadores da formaçao no 11, mas nao ganham nada, e esse nao e o objetivo da formaçao.
Bruno
Pronto temos os mais recentes Andre Gomes e Oblak
Rúben Cardoso
O Coentrão foi formado no Rio Ave,
Ricardo Ricard
Gostas muito da palavra estúpido não gostas?
No ano passado foi assim…
Braga campeão de juniores A.
Guimarães campeão de juniores B.
Benfica campeão de juniores C.
Há 2 anos foi assim…
Benfica campeão de juniores A.
Benfica campeão de juniores B.
Sporting campeão de juniores C.
Há três anos foi assim…
Sporting campeão de juniores A.
Porto campeão de juniores B.
Benfica campeão de juniores C.
Há quatro anos foi assim…
Porto campeão de juniores A.
Benfica campeão de juniores B.
Porto campeão de juniores C.
Há cinco anos foi assim…
Sporting campeão de juniores A.
Porto campeão de juniores B.
Benfica campeão de juniores C.
Como se pode ver o Sporting domina claramente.
E agora vou ler o que escrevi para ver se vejo a parte onde escrevi que o Benfica ou o Porto vendeu jogadores da formação por milhões.
Bruno
Ricardo Carvalho e Coentrao chegam ?
Mas quer me dizer qual o jogador que o Sporting ja vendeu acima dos 40 Milhoes ?
RG
Tanta coisa com o Silva quando o, pena as lesões, o Filipe Chaby é bem melhor!! E falemos apenas de jogadores que jogam na mesma posição.
Enfim todos os anos aparece um novo Eusébio ou novo Rui Costa……
Rúben Cardoso
Vai-lhe acontecer o mesmo que ao João Mário no ano passado: só vão dar por ele quando andar a espalhar magia num Vitória ou Paços.
Miguel C.
Rúben, creio que o facto do Iuri ainda não estar a jogar a um maior nível será essencialmente culpa dele mesmo e de alguma displicência, talento não lhe falta, falta é um pouco de cabeça.
Rúben Cardoso
Se o Chaby fosse aposta, acredito que estivesse num patamar semelhante ao do Bernardo. O mesmo para o Iuri.
Ricardo Ricard
Claro que é melhor,só não joga e só ainda não saiu por 50 milhões por mérito do Bruninho. Vindo de um Sportinguista,essa do todos os anos aparecer um novo Eusébio ou um novo Rui Costa é de ir às lágrimas de tanto rir.
RR
Nem 8 nem 80…
Nem Jesus é tão incompetente com jovens, nem o Bernardo Silva tem o talento do David Silva…
com a idade do Bernardo, onde é que já ia o David Silva… (tenham noção das barbaridades que escrevem!)
Não sejam tolos… o Bernardo Silva é um jogador muito bom, cheio de potencial, bem acima
da média para aquilo que é a formação do Benfica, mas vir exaltar que é o maior talento nascido em Portugal nos últimos 10 anos, e que é comparável ao David Silva…
O Bernardo Silva para ser situado a um contexto nacional, só pode ser comparado a jogadores do nível do Simão Sabrosa, Danny, enfim, jogadores criativos, com talento que aspiraram e fizeram carreiras em bons clubes internacionais, isto sem nunca serem jogadores top, mas jogadores bons, sempre a um nível elevado capazes de poderem jogar nas melhores equipas, mesmo que não fossem titulares
Isto é o nível do Bernardo Silva, e que poderá vir atingir no futuro…
Jogadores como o David Silva, Cristiano Ronaldo, Messi, Iniesta, Ibrahimovic, já se via bem antes dos 19/20 anos, que iam ser jogadores de outro nível…
Não me venham com histórias, inclusivamente o Nani, com muito menos idade que o Bernardo, dava para ver que ia ser um jogador de outro nível…
Mas Eu até percebo a necessidade de exaltar, e de vir com "novos heróis" a falta de outra coisa…
isto serve… melhores do mundo das capas de jornal e das previsões de que são a "melhor formação" e vão ultrapassar o sporting não sei quando (isto… quando patéticamente não vem dizer que já ultrapassaram)
cambada de tolos… é o que me apraz dizer!
Anónimo
E o mito da "melhor formação" do país (já li uma das melhores do mundo…) continua… Ronaldo e Nani já sairam há alguns anos e se formos comparar o número de títulos nacionais de sub-15, sub-17 e sub-19 também não se destacam.
Resumindo, a melhor formação serve somente para alimentar a equipa A, o que não tem garantido muito sucesso…
Pedro Ramos
Rúben Gomes
Ricardo esse teu comentário mereceria um prémio. Ahah muito bom.
Ricardo Ricard
Mas eu admito que é jocoso,já que é a única maneira de responder a este tipo de comentários.
Rúben Cardoso
É tão invejoso e complexado como o teu é jocoso.
Ricardo Ricard
Nem 8 nem 80 mas depois faz um comentário completamente cheio de inveja e complexos,já para não falar do argumento ridículo do David Silva,como se alguém os tivesse realmente comparado,como se no mundo do futebol não houvesse este tipo de coisas,ia jurar que no Sporting B está o mini-Messi.
Claro que toda a gente sabe que a evolução e o talento dos jogadores é uma ciência exacta como o outro diz,claro que todos os grandes jogadores com 18/20 anos são sempre estrelas mundiais passado uns anos e aqueles que têm algum talento com os mesmos anos nunca vão passar disso.
Torna-se cansativo tanto ódio e tanto argumento ridículo para tentar justificar que o Sporting é sempre o melhor em tudo,seja nos infantis ou nos seniores,todos os anos é a mesma historia mas depois alem de não ganharem nada ,raramente fazem vendas de jeito com esses craques todos,que orgulho,que classe! Mais engraçado é que essas formações fortíssimas cada vez ganham menos,mas continuem a pensar que o Figo e o Ronaldo saíram do Sporting esta época ou que o William vale 40 milhões ou que o João Mário é o novo Iniesta.
Rúben Cardoso
Com 20 anos, o David estava a começar a aparecer na equipa do Valencia, coisa que o Bernardo devia estar a fazer no Benfica, se fosse aposta.
Abel Alves
Sinceramente, ainda não vi esse talento todo. Quem se lembrar de um Cristiano ou Quaresma nos sub-21 não discora que estavam num patamar bem superior. Aguardo a sua evolução.
Anónimo
Pode ser o "David Silva" do Seixal, pode ser o maior talento puro dos últimos 10 anos, pode ser o que quiserem, toda a gente sabe que quem tem talento e vai chegar longe é o João Mário.
Mourinho Leonino
MrTony
O Bernardo e todos os jogadores do mesmo tipo nunca irão ser como o Nani ou o Bruma. O futebol de alta roda deste tempo não é para meninos. Só no barcelona mas mesmo assim é espécie em vias de extinção.
MrTony
João
maior talento dos ultimos 10 anos? E uma opiniao legitima. Mas talento nao e suficiente. Se assim fosse Chaby e Iuri teriam chegado a equipa A antes de Mane.
Coloco Bernardo ao nivel de William, Joao Mario, Bruma, Bruno Fernandes e Rony Lopes. Sera interessante ver quem chegara mais longe. Numa segunda linha Sanches, Goncalo Guedes, Ruben Neves, Iuri, Chaby, Joao Carvalho, Andre Silva, Gelson, Podence e Ponde. Muito talento do meio campo para a fringe.
Ricardo Ricard
A prova provada que Jorge Jesus é um treinador banal é não saber outro esquema táctico, só conhece um, por isso o Bernardo não tem lugar, nem Messi teria.
Anónimo
Bernardo Silva nunca jogará no SLB com JJ como treinador. Gosto muito de JJ, mas neste assunto foi um zero. Um sistema táctico muda-se quando surge um génio, e Bernardo Silva é um génio. Poderá ser o novo Zidane! Será titular da selecção antes de sequer jogar no SLB.
Ass: Carlos Mendes
João Dias
Concorfo.
O Bernardo tem de ser integrado na seleção AA o quanto antes. É a par do Bruma e do Rony o nosso maior talento jovem.
Joel
Bom jogador, mas há ai um grande risco de endeusamento, próprio do clube aonde veio. A realidade é que o B. Silva é um enorme jogador, mas nesta fornada de sub 21 está atrás, bem atrás, do Ronny e Bruma, por exemplo, para não falar no W. Carvalho, A. Gomes ou, mais recentemente, J. Mário.
Concordo no ponto em que é ridiculo não dar oportunidades a estes jovens. JJ deixa muito a desejar nesse aspeto, mas a realidade é que o Bernardo não tem lugar no esquema do JJ e ele não o ia mudar só para o B. Silva puder jogar.
Invictus
Ao contrario de J.J , Lopetegui esteve no estadio a ver os sub21, sera que quer fazer um meio campo com r.neves oliver b.silva? Ou sera que esteve a ver o Ricardo a fazer o que ñ sabia…curioso
Dário Almeida
JJ não aposta porque os adeptos pedem em demasia! Tem um ego e orgulho enormes e sempre que os adeptos exigem a entrada de alguém no plantel, ele pura e simplesmente ignora.
Pitcho
O Bernardo é um Enorme talento e um Grande Benfiquista, pena o treinador do meu clube não lhe ter dado oportunidades, e o que me inquieta é que o Benfica está a formar bem e vem aí uma fornada de grandes talentos, como o Gonçalo Guedes, Renato Sanches, Nuno Santos, Romário Baldé, João Nunes, Helder Costa, João Teixeira…, e nenhum deles irá ter uma oportunidade na equipa principal, ou se tiver,não é sustentada,o JJ vem mandar postadas em que alguns já andam a queimar etapas, mas apostar neles, não o faz …e assim é fácil…
MosqueteiroSLB
rochinha, ja que estamos a falar de 10 (nao percebo porque se esquecem tanto deste rapaz) e joao carvalho (este ano, para mim tem sido superior ao renato do que vi dos dois).
mete-me tanta pena o benfica jogar sem 10 quando forma tantos e de grande qualidade.
Rui
E vocês continuam a achar que ele foi vendido. Pelo que sei, de fontes bastante próximas do Benfica, o rapaz está emprestado com opção de compra. E ainda assim tanto o clube (Benfica) como o jogador, têm uma palavra a dizer no que toca a ele voltar. Há muita falatória em relação aos miúdos emprestados pelo Benfica por cauda dos fundos, mas nenhum dos emprestados (Cavaleiro, Bernardo, Cancelo…) foi vendido.
Acalmem-se colegas, que o Jesus pode andar a dormir, mas o Benfica não.
Cumps
Miguel Guerreiro
O Bernardo é como muitos que passaram e vão passar pelo Benfica… Rendem comissão? Sim? Então podem ir para a equipa principal. Não? Então é tentar fazer uma "marosca".
O Bernardo Silva até podia ser o Golden Boy que o JJ iria dizer novamente: "Nem que "nasca" 10 vezes".
Ninja
1 milhão por cada um deles também levou. Mas leva todos os anos quer os ganhe ou não.
Rúben Gomes
Olha João.. Sei que ele ganhou 4 títulos está época.
João Dias
Se o pessoal soubesse o que o JJ ganha com comissões de brasileirada e de argentinada…
Mateus
O que mais me impressionou no Bernardo Silva foi ser tão rápido, não tinha essa noção!
Mateus
Kafka I
Relativamente ao teor do post, o Bernardo tem de facto potencial, agora isso por si só não chega ao mais alto nível, e os factos neste momento são que apesar de já ter 20 anos, nada mostrou nos seniores até a data…se foi falta de aposta do Jesus ou não, neste momento pouco interessa, os factos esses estão lá, e aos 20 anos não é normal não ter sequer 10 jogos feitos de 1ª divisão, portanto vai ter um longo caminho a percorrer para provar ao mais alto nível todo o potencial que mostrou nos miúdos…
Desejo sinceramente que venha a mostrar todo esse potencial, até porque Portugal precisa de um 10 desde o abandono do Deco…mas neste é dificil fazer prognósticos…
Kafka I
Diogo Alexandre
Inteiramente de acordo contigo
MosqueteiroSLB
o bernardo jogou nos B's, nao e ao mais alto nivel, mas faz parte dos seniores.
o jj nao apostou no bernardo, e, como se nao bastasse, emprestou-o a uma equipa que joga sem um 10, logo, para o bernardo ser aposta no monaco tem que se adaptar a jogar de um lado, onde, claramente nao e tao forte. e normal que nao tenha muito tempo de jogo, foi para um pais novo, para uma posiçao nova.
no dia que o monaco alterar a tactica e parar de jogar com dois medios mais defensivos (que claramente nao tem dado resultado), e apostar no bernardo a 10, vais ver que ele se ira soltar e aparecer mais.
Diogo Alexandre
Kafka,
Eu também acho que não adianta estar a remoer, mas faz-me imensa confusão como é que não se aposta em quem merece, em quem dá tudo, em quem fez tudo o que estava ao seu alcance para ter sucesso e ainda por cima tem talento e de seguida gastamos rios de dinheiro em jogadores (atenção que não estou a dizer que não têm qualidade)
Kafka I
Carlos Santos
Mas estamos de acordo, o potencial e qualidade do Bernardo é inquestionável e eu frisei isso mesmo, agora há que passar para o nível seguinte que é transformar esse potencial, em algo constante ao mais alto nível, porque é nisso que infelizmente muitos jogadores falham na transição para os séniores, ou seja, a consistência, mas lá está acredita que como Benfiquista desejo sinceramente que ele se venha a tornar um jogador de classe Mundial
Kafka I
Rúben Gomes
Inteiramente de acordo, e atenção eu frisei que o que eu mais desejo, até como Benfiquista é que ele tenha todo sucesso possível, e que venha a ser uma grande estrela Mundial, isso é o que eu mais desejo
Diogo Alexandre
Eu concordo contigo, eu também não acho que se deva apostar por apostar, mas no caso do Bernardo ele justificou essa chamada pelo que fez nas camadas jovens e infelizmente não teve essas oportundades, agora não adianta estar a "remoer" no passado, porque a carreira do Bernardo não vai viver do passado e do "se o Jesus isto ou aquilo", o Bernardo tem sim de se focar no presente que é o Mónaco e afirmar-se em pleno e provar que o Jesus errou, e desejo muito sinceramente que prove que o Jesus errou..
Carlos Santos
Depende dos teus critérios, eu não preciso de ver 20 jogos para perceber se um jogador tem qualidade…
Dou-te um exemplo de um jogador que apareceu este ano o Munir El-Haddadi do Barcelona, ele fez 444 minutos e tenho poucas dúvidas que vai ser um dos melhores pontas de lança do mundo em breve tempo.
Diogo Alexandre
Toda a gente já percebeu que o Bernardo Silva não tem sequer 10 jogos na 1a divisão e sim são factos, e sim provavelmente foi falta de aposta de jesus, mas se o Bernardo esteve a vida toda no Benfica e o treinador é o tal que não aposta nele como é que ele poderia ter os tais 10 jogos na 1a divisao? O talento é enorme disso nao há dúvida…. Agora tem de haver aposta no rapaz, nele e não só…. Não quero que o JJ aposte na formação por apostar, mas caramba quem merece, merece… Ele tem medo de quê? Aposte de uma vez em quem merece!
Rúben Gomes
Kafka, ele tem de começar por algum lado..
Kafka I
Mostrou no Mónaco? mas estamos a falar a sério? ou estamos a brincar ao futebol?
Ele no Mónaco tem 328 minutos feitos (295 no campeonato e 33 na Champions), tendo participado em 6 jogos, no entanto 328 minutos equivalem apenas a 3 jogos completos e 58 minutos de outros
E perante isto, tu vens-me dizer que alguém que tem 328 minutos de sénior no Mónaco, já mostrou alguma coisa???? estás a gozar com a minha cara certo??
Diz-me lá uma sequência de 8 ou 9 jogos a 90 minutos que ele tenha feito ao mais alto nível e sempre em alto rendimento? é que um jogador de top vê-se é na consistência do rendimento, não é em 328 minutos… é em 1000 e tal minutos, é na capacidade de numa época inteira ser capaz de render em 25/30 jogos, etc etc…e isso o Bernardo não mostrou nada até agora…
Mas pronto admito que tenhamos diferentes parâmetros de análise e exigência quanto aquilo que tem de ser um jogador de futebol…
Ah e já agora quanto ao Mónaco, sim não tenho visto os jogos do Mónaco, e o único completo que vi este ano foi contra o PSG, e ele entrou na 2ª parte e não fez nada demais nesses jogo, portanto devo ter visto em directo uns 30/35 minutos dos 328 que ele fez esta época, o resto foi em resumos, mas nem que não tivesse visto um único minuto dele, não analiso rendimento e qualidade ao mais alto nível com apenas 328 minutos a top…
Dizer que um jogador já mostrou tudo, com apenas 328 minutos de 1º nível, é não ter exigência alguma ao nível de rendimento e consistência
Quanto ao teu último parágrafo, não me interessa neste momento se foi ou não aposta, isso para o futuro não interessa nada, interessa sim os factos, e neste momento os factos são os que eu frisei, portanto mantenho que é um jogador que ainda não mostrou nada a nível senior é portanto tem agora no Mónaco a oportunidade de vir a mostrar ou não o potencial que demonstrou nas camadas jovens…
Carlos Santos
Não mostrou nada nos Seniores? Tens que começar a ver o Mónaco…
Por exemplo o Bernardo foi o melhor jogador do playoff contra a Holanda, jogando contra jogadores com mais de 100 jogos em primeira liga e mostrou bem mais qualidade que eles.
Nos sub 19 foi dos melhores do torneio, por exemplo. Ou seja na faixa etária dele está sempre ao nível dos melhores que jogam contra e com ele. A diferença é que estes são apostas nos seus clubes.
Ele não pode mostrar nada na primeira liga se não joga lá…
Anónimo
Ė este e o André Silva do Porto que está de saída por não querer renovar e eu só tenho a dizer que não podia ter feito melhor escolha sai já daí para o bem da seleção que já se sabe bem o problema dos pontas de lança… Peter Griffin
Ninja
Nao quer renovar porque ainda nao chegaram a acordo quanto aos números. Não é por achar que vai ter falta de oportunidade .
Agora diz me se achas que o Sporting vai fazer uma oferta melhor que a do Porto?
Anónimo
Sem dúvida, seria fantástico até porque é uma posição que precisa de ser reforçada e não há melhor na equipa B, além disso ele próprio deve saber que nos 3 grandes só nós é que apostamos nos tugas…
Peter Griffin
Rui Amaral
Que venha para o Sporting!
Nós aproveitamo-lo ;)
Bruno Fonseca
Excelente post. A única coisa que eu não percebo em JJ é a paciência que ele tem para uns jogadores e ( não a tem ) para outros, não acho que Talisca seja superior ao Bernardo, Jesus devia ter dado mais oportunidades ao português.
Anónimo
Ele tem muita paciência para o que vem de fora, mas para tugas da formação é preciso nascer-se 10x, é que para o pseudo-visionário JJ chegar a uma final da Champions de sub-19 devem de ser "piners"…
Peter Griffin
Carlos Santos
A comparação está bem 'apanhada', esquerdinos, baixos e com grande qualidade técnica. No entanto o Bernardo é um jogador mais de corridas com a bola enquanto o David Silva joga de forma mais pausada procurando sempre a solução correta (dos melhores jogadores na definição e último passe).
O Bernardo a mim faz me lembrar o mais Aimar, mas claro tem que 'comer muita sopa' para chegar ao nível dos dois.
Quanto ao Benfica e ao Jesus, temos que perceber que seria difícil ao Bernardo ter muitos minutos este ano. Nas alas não rende, ou pelo menos rende menos que Gaitan, Sálvio e Ola John e como segundo avançado o Talisca e o Jonas dão mais garantias, pois sobretudo a nível da finalização são bem melhores (aspeto onde o Bernardo tem que melhorar).
É que há que ver que se o Bernardo tem muito talento (óbvio) o Talisca também o tem e adapta-se melhor como segundo avançado.
Por enquanto o Benfica não desperdiçou nada. Se de fato foi emprestado com opção de compra, o Bernardo só assina pelo Mónaco se quiser, pois a opção de compra não obriga o jogador a aceitar o contrato.
Para o ano Jesus poderá já nem estar na Luz e o próximo treinador apostar numa tática com um nº 10, onde Bernardo terá mais hipóteses de brilhar. Acho que é fácil de perceber que o Bernardo por ele vai preferir sempre o Benfica (se for para jogar) ao Mónaco, pois o tipo adora o clube, o Mónaco é um clube de dimensão bem inferior ao Benfica e a Liga Francesa não é o sonho de nenhum jogador.
Se de fato já foi vendido tenho muita pena, pois adoro vê-lo jogar. Mas também consigo perceber o lado do Vieira, já que se é verdade que a proposta é 40 milhões (como se fala) por Bernardo, Cancelo e Cavaleiro é algo quase irrecusável.
Porque Bernardo ´pode vir a ser um craque, mas ainda não o é, Cavaleiro nunca vai passar de um jogador razoável numa equipa de meio da tabela (nunca no Benfica) e o Cancelo falta-lhe muito para ser um jogador fiável.
Ou seja é uma proposta surreal e só mesmo o carinho pelos jogadores da casa pode fazer com que se recuse. Porque infelizmente o Benfica é isto, formar e vender… É pena ver sair o Bernardo, como foi com Coentrão, Di Maria, Matic, etc.
Curioso falares do Ferguson, já que com Anderson passou-se algo parecido, já que o esquema (que era o mesmo do Benfica) nunca permitiu tirar rendimento daquele jogador que tinha ainda mais talento que o Bernardo.
MM
Aqui o que está mais uma vez em destaque é a teimosia extrema do treinador do Benfica. O Bernardo Silva nunca será um jogador com grande "caparro" nem me parece que seja em França que o vai adquirir (a não ser que os ginásios de lá estejam mais avançados), tal como Iniesta, Silva e tantos outros nunca precisaram de ficar "caparrudos" para serem dos melhores do Mundo. Bernardo tem algo que a maioria não tem, tudo lhe sai naturalmente, tem uma capacidade técnica e uma maneira de tratar a bola ao alcance de poucos. Só por aí, teria de ficar no plantel, porque é raro um jogador que demonstre estas qualidades.
Não ficou porque Jesus não quis, prefere apostar noutro tipo de jogadores e sinceramente desperdiçar um talento destes não pode ser desperdiçado, portanto um empréstimo era a melhor opção. Um empréstimo ao Mónaco já é mais discutível, eu preferia vê-lo numa equipa onde jogasse sempre (apesar de estar a jogar com alguma regularidade) e onde tivesse a certeza que no final da época regressava ao clube (assim duvido muito).
Deveria ter ficado, também, porque este ano a tática do Benfica (devido à falta de opções válidas para o ataque), deveria ter mudado, um meio campo com 3 homens seria muito mais adequado aos jogadores que existem no plantel e aí Bernardo poderia perfeitamente ganhar o seu espaço. Depois, mesmo não mudando a tática (o que na Champions tem dado os resultados que se têm visto), Bernardo continuaria a caber perfeitamente neste plantel, por tudo o que foi dito. Gastar 3 milhões em Bébé (que salvo erro tem 0 minutos em jogos oficiais e que a extremo é banal), mais 3 em Derley (que até tem estado bem mas continuo a dizer que no máximo será um bom suplente) e não ter "espaço" para o Bernardo é algo de ridículo.
Do Talisca já disse o que tinha a dizer e disse-o antes de ele ter marcado qualquer golo, tem muito potencial e bem trabalhado dará mais um grande encaixe ao Benfica, mas custa-me um bocado haver esse tempo e paciência com o Talisca (que apesar de bem mais alto, não terá muito mais músculo que o Bernardo), e não haver para o principal talento a sair da formação nos últimos anos, que efetivamente, para mim (e mais uma vez elogiando o Talisca), tem mais qualidade que o brasileiro.
Rui Sancho
Ok, eu não percebo o problema do pessoal com o Ivan Cavaleiro. Não tem o mínimo talento para jogar no Benfica? Então mas ele não jogou já? Estavam à espera de quê? que não falhasse um passe? Que resolvesse em todos os jogos? Só porque ele não faz virgulas e gambetas, é isso?
Eu pessoalmente gosto dele, é maduro, não tem tiques de vedeta, dá até ar de ser demasiado tímido e talvez por isso não arriscar mais. É um jogador forte, rápido e bom técnicamente. Equilibrado e jogador de equipa. Não é um talento puro, isso não. Mas é um excelente jogador de equipa e um trabalhador. E isso deve ser valorizado.
João
Luis Fariña, Luis Felipe, Deyverson, epá.. vamos mesmo tentar listar o número de emprestados do Benfica e ver quais foram (depois de adaptados a outra posição qualquer, ou como o Amorim – emprestados para serem corridos no final do contrato mas que voltaram porque faltava pessoal) os que renderam? Por acaso era giro. Kardec! Diego "Bujas" Souza! Sei lá.. ei o Halliche, aquele argelino do Nacional! Mais, mais.. o Roberto técnicamente esteve emprestado por 8M€ imaginários ao Saragoça, certo? Portanto, mais esse craque. O Michel, aquele saco que foi para o Braga, craque feito, voltou para partir tudo no Chimarrão.
Pedro Guerra
Pior cego é aquele que nao quer ver as verdades mesma na sua frente ou vê mas tem que dizer que esta tudo bem.
Mas nao respondeu as minhas perguntas, porque será ?
A maior parte deles está na lista de espera, ok.
Rui Costa ainda os tempos eram outros,
Coentrao foi banal por onde passou, até o Jesus fazer dele um grande defesa esquerdo,
Enzo é emprestado porque tem uma discusao feia com o Jesus e ja nao era um jovem,
NO é banal,
Ruben outro que teve uma discussao com Jesus e teve que sair, sendo obrigado a pedir desculpas para ser intregrado.
Lizandro, Oblak e Ola John estavam tapados é normal serem emprestados, coisa que devia ter acontecido com Pizzi que nao tem qualidade para representar o Benfica.
Agora se o Jesus quisesse apostar no Bernardo tinha a mesma paciencia que teve com Matic, Rodrigo, Melgarejo, Roberto, Artur e como estar a ter agora com Talisca, nota aqui algum padrao ?
Manuel
Isto é o que eu chmao apostar nos seus activos!
Rui Costa, formado no Benfica, foi desterrado um ano sozinho com 19 anos para o fim do mundo em Fafe para a 2ª divisão portuguesa. Parece que conseguiu sobreviver com o sucesso que se ocnhece.
Fábio Coentrão – Contratado em 2007 com 19 anos ao Rio Ave, é emprestado sucessivamente ao Nacional, Saragoça e Rio Ave. Regressa ao Benfica em 2009/10 com o sucesso que se viu.
Rodrigo – Contratado em 2010, com 19 anos, é emprestado ao Bolton antes de fazer 3 épocas consecutivas no Benfica.
Enzo Perez – Contratado em 2011 é emprestado por meio ano ao Estudiantes da Argentina. É atualmente um dos nossos melhores jogadores.
Nelson Oliveira – Depois da formação nos escalões jovens do Benfica é emprestado duas épocas consecutivas ao Rio Ave e ao Paços de Ferreira. Faz uma época no Benfica, em 2011/12, e volta a ser emprestado novamente duas épocas consecutivas, ao Corunha e ao Rennes. Está novamente no plantel do Benfica. Não foi por falta de oportunidades.
Lisandro Lopez – Contratado em 2013 faz uma época por empréstimo no Getafe. Está no plantel do Benfica à espera de se afirmar.
Oblak – Contratado em 2010, com 17 anos, é emprestado durante 4 épocas consecutivas a 4 clubes diferentes! Em 2013/14 fica no plantel principal e acaba transferido no fim da época.
Ruben Amorim – No Benfica desde 2008/09 é emprestado ao Braga durante época e meia em 2011-2013. Faz novamente parte do plantel desde 2013/14.
Pizzi – Contratado em 2013 faz uma época por empréstimo no Espanhol. Está no plantel do Benfica à espera de se afirmar.
Ola John – Contratado em 2012, esteve emprestado na época passada por meia época ao Hamburgo. Está no plantel do Benfica à espera de se afirmar.
Bernardo Silva, no Benfica desde os 8 anos, foi emprestado por um ano ao Monaco para ganhar caparro e rotina de jogo. Voltar ou não depende apenas dele. A não ser que alguém pague a cláusula que ele ainda não vale.
Mario
Será que fala do aval infalivel que trouxe Kardecs, Luis Filipe, Patric, realmente eles nao dormem devem é beber de vez enquando.
Talisca e marcaçao de bolas paradas, nao combinam na mesma frase.
Andre Gomes nao sei se viu os ultimos jogos da seleçao, podia ter visto o que é um 0 dentro de campo.
Pedro Guerra
Comparaçao ridicula que faz com as universidades, pois as universidades formam pessoas, mas depois nao ficam com elas, e estudar na Alemanha/USA da logo curriculo, jogar no Monaco pode dar é ficar sem o jogador, e nao deve ser por acaso que se fala que o LIM ja o quer levar para o Valencia.
Onde é que leu que o Andre Gomes foi vendido abaixo do seu valor ? aqui nao foi de certeza, por isso escusa de começar com as suas mentiras.
Fala ai de muitos jogadores, mas acha que foi necessario gastar dinheiro com alguns se tinham talento ja dentro de casa ? Bebes, Derleys e afins
Quem é Suleimani ?
Como disse Diamantino Miranda num programa de TV Jesus menospreza a formaçao.
E a verdade disso é ter despachado o Joao Teixeira para gastar 10 M num jogador que o seu ponto forte é fazer faltas sucessivas.
Talisca tem mais talento que o Bernardo, é que nem pensar.
Mas ja que hoje revolveu aparecer( soltaram-lhe a trela ? ) é desta que responde as perguntas feitas desde Agosto ?
É hoje que mostra as declaraçoes do Valencia sobre o Jackson ? é que eu tenho umas fresquinhas do Rufete que o desmentem a si novamente.
Manuel
Estou de acordo com muito do que diz o Carlos Santos. O post especula (não se sabe a razão porquê?) quando afirma que o JJ não aposta nele nem lhe vê talento. Passa-se exactamente o contrário. Nem tem nada a ver com modelos de jogo nem tácticas.
Eu se tenho um filho e o envio para uma universidade dos EUA, Alemanha ou UK não o estou a ignorar, pelo contrário, estou a apostar nele, a dar-lhe oportunidade de estudar num meio ambiente diferente, dar-lhe oportunidade para desenvolver outras competências. No Mónaco o Bernardo tem oportunidade de jogar mais do que no Benfica, como já está a acontecer. As pessoas do Benfica (LFV, Rui Costa e JJ) não andam a dormir. Sabem muito.
Viram que o Bernardo tem talento (só talento não chega para ser um grande futebolista) e este só se pode desenvolver se jogar mais do que no Benfica. Substitua quem, Ola John, Salvio, Gaitan, Enzo, Talisca, Bebe, Jonas, Derley, Lima, Suleimani, Samaris, etc? Deitávamos fora quem? Estes jogadores têm todos contratos válidos.
O Talisca, por exemplo, com a mesma idade é um talento muito maior do que o Bernardo e está a demonstrá-lo. Não comparem a capacidade de passe ou de remate do Talisca com a do Bernardo. Nem sequer a marcarão de bolas paradas. Muito menos o jogo de cabeça.
Para além disso há outros jogadores da formação que têm tanto talento ou mais do que ele e são bem mais precoces, estão 2 anos adiantados, Gonçalo Guedes e o Renato são dois, que estão à espreita de uma oportunidade. Mas há mais. Estes, o João Teixeira e outros estão a ter um programa de fortalecimento muscular pedido pelo JJ aos técnicos.
O Bernardo está emprestado ao Mónaco é jogador do Benfica e tem uma cláusula de rescisão de 30M. O Mónaco tem opção de compra penso que de 20M, mas isto não significa que seja vendido.
Quando o Benfica vendeu o André Gomes todos os trolls disseram que era uma venda falsa, que não valia nem 5M, que era um Robertada, etc. Agora dizem o contrário, que o Benfica afinal vendeu-o abaixo do seu valor, etc. Preso por ter cão e preso por não ter.
Não me digam que o Bernardo actualmente vale 20M! Muito menos vale os 30M da cláusula. Isto não significa que não venha a valer isso dentro de 2 ou 3 anos. Mas ainda tem um longo caminho a percorrer e esse caminho será feito mais depressa se jogar com mais assiduidade como acontece no Mónaco.
Pedritxo
o ola john foi emprestado em janeiro porque custou muito dinheiro, se continuasse, ivan nao jogaria.
So dizes isso agora do talisca porque ele tem marcado uns golos,mas ainda nao me encheu o olho, podera dar um grande jogador, mas havia na formaçao jogadores com mais potencial e como rui jorge provou, a tatica vem atraves dos jogadores disponiveis e JJ ja provou ser burro a jogar com a tatica que joga, principalmente na champions, onde aquela tatica nao da para nada.
Carlos Santos
O João Teixeira para já é um nº 8, não um 6 como o Cristante, logo a comparação não tem muito sentido.
E depois o João Teixeira nem na equipa B era titular indiscutível o ano passado, logo o Jesus até apostou nele mais que o que seria normal. O Hélder apostou mais no João Amorim e no Rúben Pinto por exemplo.
Depois quando dizes que o Cavaleiro devia ter sido aposta em função do Talisca perdes credibilidade, já que o Cavaleiro não tem o mínimo talento para o Benfica. Comparar com o Talisca é de loucos…
O Cavaleiro não se pode queixar de falta de oportunidades, o ano passado jogou mais que o Ola John e o Holandês tem o dobro do talento.
Pedritxo
o bernardo silva foi dispensado antes do talisca começar a marcar como tem marcado e o proprio Jesus ja disse que nao esperava isso, logo, bernardo silva poderia ter sido aposta perfeitamente e continuo a achar que ele e melhor que talisca.
Demos alguns milhoes por cristante(podera dar um grande jogador sem duvida alguma) quando tinhamos joao teixeira que fez uma pre-epoca tremenda e tem-se safado bem.
Na posiçao que o talisca faz, o ivan tambem poderia ter sido aposta, ate se enquadra bem nas caracteristicas dele.
Paulo Pereira
Texto perfeito.
Nuno Roque
que o benfica não o aproveite é bom sinal, Bernardo pode vir a ser como Deco
Miguel Guerreiro
O Deco aos 21 anos o que era feito dele? Potencial ele têm… Eu pelo menos ainda não consigo dar certezas do futuro…
André Vieira
Nuno, não exageres, Bernardo tem muito talento, mas nunca será como Deco.
Tiago Fouto
com a diferença que nunca há de jogar no Porto…
Anónimo
Rezo para o Bernardo esteja apenas emprestado, e que não seja mais uma marosca do Bigodes com os fundos em que a venda já está concretizada.
O Benfica não se pode dar o luxo de despedicar um talento assim, que ainda para mais sente a camisola ao contrário dos 30 que lá estão!
João Luz
Anónimo
Sinceramente prefiro que seja vendido ao Mónaco, onde joga regularmente, do que venha para o Benfica para ir para a equipa B ou o banco. Este jogador precisa de jogar em alta competição, caso contrário pode-se vir a perder um enorme talento.
Miguel
Anónimo
Já não há hipóteses, eu diria que está automaticamente vendido! Que burros, desperdiçam o Bernardo para dar 4 milhões pelo Talisca, hehehe…
Peter Griffin
Carlos Santos
Se o vender por 20 milhões (como se fala) não é propriamente desperdiçar.
Sobretudo porque no mesmo negócio vende o Cavaleiro e o Cancelo, cada um a 10 milhões, o que são neste caso valores surreais.
João Dias
Como já disse aqui diversas vezes, o Bernardo Silva é o melhor produto da cantera portuguesa desde o Nani.
Tem um talento descomunal.
" Apaixonei-me" pela sua qualidade desde o Euro sub-19 em 2013, one foi considerado das maiores promessas do escalão.
Dá-me asco ver quue o Jesus não mexeu uma palha para potencial o talento do pequeno Bernardo enquanto demonstra tanta paciência e carinho pelo Talisca.
Será o Talisca mais talentoso que o Bernardo? Nunca na vida…
Para concluir, relembro uma situação que testemunhei " in loco " num jogo a que assiti entre o Benfica B e o Sporting B.
Nesse jogo o Bernardo espalhou tanta magia ao ponto da claque dos NN virar-se para o Jesus que estava na bancada a ver o jogo e cantar:
" Vê o Bernardo, allez allez vê o Bernardo, vê o Bernardo allez allez vê o Bernardo!
Hernandez
O que quero dizer é que como a grande maioria dos jogadores guineenses que lá sao recrutados, veem com o BI martelado em 3/4 anos.
Daí aparecerem sempre imensas "bombas" nas camadas jovens dos clubes. Há decadas que assim é. Mas tambem há decadas que não há um que passe dos seniores.
Quem acompanha os escaloes de formaçao pode perfeitamente constatar isso(nao é preciso acompanhar em detalhe)
Rui Sancho
André, embora concorde que o Bernardo tem muito talento, é preciso não confundir isso com simples capacidade técnica. Aí é claramente superior, mas o Talisca tem uma coisa que também o distingue dos demais: a simplicidade de processos. Se não lhe vê o talento é apenas porque não vê os jogos com atenção.
É verdade que ele nem sempre é brilhante, mas isto tem a ver com o JJ, que anda a experimentar. Ele ainda não sabe em que posição o quer pôr, porque é impossível não olhar para o Talisca a arrancar com a bola e não se lembrar do Ramires, mas o rapaz claramente não é talhado para essa função. É muito difícil definir a posição dele, porque a mobilidade dele enquanto segundo avançado é em movimentos verticais e não laterais… presumo que não seja fácil para o treinador.
Mas não estou aqui a tentar comparar talento. Espero que o Bernardo dê grande jogador, e só tenho pena que isso não vá acontecer no Benfas.
André Vieira
Senhor Rui Miguel, vocês benfiquistas tiveram durante vários anos um jogador chamado Cardozo, que marcava golos e era criticado por muitos por não produzir nada no futebol do Benfica.
Claro que um jogador que marque golos é sempre útil para qualquer equipa, só acho que o Talisca se não fossem os golos que marcou neste momento era considerado de Flop pela maioria. Mas como marcou 6 golos tem justificado o investimento. Mas continuo a achar que o Bernardo Silva é muito mais talentoso que Talisca.
André Vieira
RS não sei que provas concretas tem o senhor de que o Moreto recebe 10 mil euros, mas de qualquer das formas perder a maior promessa da academia do Sporting ( segundo disse Manuel Fernandes) para o FC Porto, mesmo que para isso o FC Porto tivesse de lhe pagar 10 mil euros, não deve ser motivo de gabanço para os sportinguistas.
Rui Miguel Ribeiro
Onde é que havia de jogar? Idolatrado por quem foi só podia jogar onde joga. Não deve é marcar golos, porque isso parece ser um defeito…
RS
Cassama joga nos juvenis do Porto, tem 16 anos e recebe 10 mil euros por mes( o dobro que o William e o Mané recebiam o ano passado). Era o melhor jogador dos iniciados do Sporting( equipa que foi campea com muita facilidade) mas como o Porto nao conseguiu ir buscar o Bruma, foi roubar o Cassama dando-lhe 10 mil euros por mes( depois admiram-se que o André Silva nao queira renovar, ver um juvenil a receber mais que o que Porto lhe queria dar agora.) .
André Vieira
Hernandez não percebi o seu comentário, pode explicar-se melhor por favor.
André Vieira
João, Bruma admitiu que Moreto é mais talentoso que ele mesmo, e que na sua opinião será dos melhores do mundo.
Não é certo que Moreto vá dar alguma coisa no futebol, nisso tem razão, mas que é mais talentoso que os citados pelo senhor, isso é.
Hernandez
Possivelmente daqui a 2/3 anos o moreto cassama há de fazer o 1º ano de senior com 25/26 anos.
É viavel nao?
Anónimo
Moretto Cassama foi a pérola que o Porto "roubou" ao Sporting. Isso de fazer futurologia tem sua piada mas esta muito longe de ser uma ciência exacta. Recordam-se do Paim, aquele 10 do Porto que agora esta no Tondela, Betinho, Nelson Oliveira, etc?
O maior talento que apareceu nos últimos anos foi o Bruma, viu-se bem no mundial sub 20 que entre a sua idade havia muitos poucos jogadores com qualidade dele (Jese talvez).
João
Rúben Gomes
Se fosse só o Bernardo… Gonçalo Guedes é dos jogadores mais talentosos que já vi com 17 anos, é uma máquina! Podem vir dizer que joga na segunda divisão, mas o Rúben Neves teve mais sorte do que outra coisa em ter sido aposta, se não estava nos juniores ainda ( podtawski estava na seleção e o Mikel lesionou se). O Renato Sanches também é muito talentoso mas ta a desiludir me está época.
André Vieira
Peço desculpa se o único jogo em que Talisca fez alguma coisa de jeito a não ser marcar golos, eu não assisti, na mesma hora estava a jogar o Porto.
Mas nos jogos que vi dele, que foram a maior parte dos jogos do Benfica, o Talisca não fez nada de relevante a não ser um fantástico golo ao Estoril e 3 golos ao Setúbal. Na Liga dos Campeões se tocou 3 vezes na bola nos dois jogos, já foi muito.
Anónimo
André Vieira, estranho era se o senhor admitisse que alguem da cantera do Benfica é superior a alguem da cantera do Porto..
E sim, Bernardo em termos de talento puro, magia, é muito melhor que o Talisca.
Carlos Rodrigues
António G.
e ele e o primo sakam 10k mês ao Porto…
André Vieira
Moretto Cassama joga nos juvenis do FC Porto, e é luso guineense.
André Vieira
Espera mais dois ou três anos e vais ver o que é um verdadeiro mago da bola.
Em relação ao Bernardo Silva tem a vantagem de ser mais versátil tacticamente, também é um nº 10 de raiz, mas faz a posição de médio centro se calhar com a mesma qualidade, na realidade é uma espécie de 8 e meio. Tem uma excelente visão de jogo, precisão de passe, um toque de bola muito bonito de se ver e é um jogador tacticamente mais culto, tem um bom posicionamento, é agressivo na recuperação e tem um grande pulmão. Tem é o mesmo problema de Bernardo, tem uma estatura baixa, o que pode ser um problema, mas esperemos que não. De qualquer forma ainda tem 16 anos, pode ser que ainda cresça uns centímetros.
Carlos Santos
Jogo jogado é 0? Mas vocês viram os jogos?
Ainda no último jogo fez uma excelente exibição marcando um golaço, e criando praticamente todas as jogadas de perigo do Benfica antes do golo…
Depois se não jogar nada e marcar 30 golos num ano (á média atual) acho que estamos todos satisfeitos com o rendimento dele.
Eu também acho o Bernardo um craque em potência, mas o Talisca também o é. Para elogiar um não é preciso criticar o outro.
Tiago Fouto
Moretto Cassama? Joga onde? Que idade tem?
João Dias
André Vieira,
A sério? Confesso que não conheço muito bem o Moretto mas se é assim tão bom como dizes, ótimo.
André Vieira
Carlos Santos, Talisca se não fossem os golos a aroucas, setubals, etc. era nesta altura considerado justamente como Flop.
Já marcou alguns golos, é verdade, mas jogo jogado é zero.
Independentemente da carreira que ambos venham a ter, Bernardo Silva é indiscutivelmente mais talentoso que Talisca.
Carlos Santos
Paciência com o Talisca?
Ele por acaso não é o melhor marcador da liga? Diria que a aposta está a ser justificada.
Não sei se o Talisca tem mais talento, agora que se adapta melhor a segundo avançado é óbvio.
André Vieira
João Dias, o melhor talento da formação portuguesa desde Nani está para aparecer e chama-se Moreto Cassamá, Bernardo Silva é um grande talento, sim, mas Moreto supera-o.
Tiago Fouto
este controle de bola no gif é qualquer coisa por demais…
Rui Sancho
Obrigado pela partilha João Dias, valeu a pena!
João Dias
Pedro Leal,
Só está ao alcance dos grandes craques, este pormenor…um hino ao futebol, não achas?
Pedro Leal
Domínio à Zidane, fantástico João Dias
João Dias
Então pesquisa Bernardo Silva no youtube e vê o 4º video da lista. Nesse video põe no minuto 1:13 e delicia-te…
Tiago Fouto
não consigo ver esse link não dá nada…
João Dias
https://www.youtube.com/watch?v=eWnIKaPDW3s
Se achas isso top, vê este domínio dele contra o meu Beira-Mar ( minuto 1:13 do video )
Garanto-te. Vale mesmo a pena ver, Tiago
Anónimo
Sempre me fez confusão como é possível Jesus nao tentar fazer do Bernardo Silva um Gaitan, um Markovic, jogadores que chegarão a Portugal como jogadores de corredor central, que foram adaptados às alas…
Pedro Santos
Coríntio
Há muito mais talento a ser produzido no Seixal, é preciso estar atendo. Não me importo que o Bernardo Silva saia do Benfica porque o mais importante é ir evoluindo, e é preciso dar o lugar (que são tão poucos) aos mais jovens.
Davine
Excelente post.
Não percebo como é que o melhor treinador português não aproveita o melhor talento puro que apareceu em Portugal nos últimos 10 anos.
Anónimo
Xaimito, não exageres. O Ruben Neves sai bem a jogar, mas a defender deixa muito a desejar. Muito bom para a idade dele, mas calma lá. Anda um hype muito grande em torno dele, não o vejo como um grande talento, por enquanto. Um médio-defensivo não pode não defender. Se é só para sair a jogar, tem de ser mesmo muito bom. E no Porto já perdeu muitas bolas estúpidas, uma no último jogo que até deu em golo. Aliás, ultimamente nem tem jogado grande coisa. Não estou a dizer que o Bernardo Silva é uma coisa do outro mundo, só acho que se têm de medir mais as palavras quando falam no Ruben Neves. Espero que venha a ser um grande jogador, mas ainda não é o que fazem dele.
Bruno
Xaimito
E o Ruben Neves?? Jogador português mais novo na champions… E está nos sub 21.. O que o Bernardo fez mais além de ter mais uns promenores de classe? E se não me engano são 3 anos de diferença, e comparar estes 2 jogadores, diz muito do mais novo..
João
Davrica se vamos incluir estrangeiros, o Bernardo nem cheira. Portugueses já é o que é, com o Paím à cabeça mas muitos outros (assim de repente lembro-me do Márcio Sousa "Maradona" que passou pelo FC Porto vindo do Vitória e agora espalha toda a sua classe no Tondela) que podem facilmente discutir a distinção.
Agora claro, falta a variável Mawete-Pepa que diz que qualquer jogador com determinada insígnia ao peito em Portugal multiplica logo por 4 o hype. Nesse aspecto, acho que nem o Paím teve tanta imprensa.
Anónimo
Melhor talento puro que passou por Portugal nos ultimos 10 anos nem deu muito nas vistas aqui em Portugal nem la for. Mas foi um dos maiores marcadores de livres que eu vi e que executava as fintas mais imprevisiveis que ja vi alguem fazer MATIAS Fernandez era o seu nome. Pena a carreira dele nao ter sido melhor, pois talento tinha ele de sobra.
Davrica
Tiago Fouto
Queres sempre sair por cima e com ironia… É assim mesmo…
Invictus
O A.V.B da 20-0 a J.J alias vasta ver os jogos entre eles para ver quem perdeu quase sempre, se isso ñ bastasse ja conquistou uma liga europa coisa que o J.J ñ consegui.
Comparar J.J talvez ao V.Pereira que em 2 anos ganhou 2 campeonatos e 1 unica derrota em Barcelos, ja J.J em 5 anos apenas ganhou 2 vezes o campeonato.
Ñ percebo como conseguem fazer passar o J.J como o melhor treinador portugues.
Anónimo
O maior talento dos últimos 10 anos foi o Fábio Paim, e vejam onde ele está agora. Se o Bernardo é o maior talento português dos últimos 10 anos, então o Paulo Fonseca é o mesmo na secção de treinadores. Nem faz sentido fazer tal avaliação quando há jogadores mais novos (ou da idade dele), que já provaram bem mais que ele, como é o caso do Bruma, Rony Lopes, Ilori. Pois e pelo menos os dois primeiros são mais novos…
João
Rúben Gomes
Se o William é talentoso, ao ponto de se comparar com Nani, Ronaldo, Bruma, Bernardo.. Vou ali e já venho.
Kafka I
Tiago Fouto,
Basta leres regularmente o blogue e verás que não tenho problema em algum em dizer que errei nisto ou naquilo que tenha dito antes, agora estar a discutir 1 ou 2 ano de diferença, objectivamente resume-se a nada…
Mas se queres ficar com a bicicleta que seja, erro meu, simples, de forma rigorosa, só os jogadores de nacionalidade Portuguesa que se estrearam nos Séniores desde o dia 15 Outubro de 2004 em diante são válidos para esta análise, e portanto erro meu, porque mencionei um jogador antes de 15 Outubro de 2004
m1950
O Nani surgiu nesses 10 anos , se o Bernardo vai ser melhor veremos , mas o Nani com 18 anos era melhor que o Bernardo com 20 , o que é normal pois também teve essa oportunidade.
Tiago Fouto
Kafka a diferença ser enorme ou não, não interessa. Há que ser objectivo. Em vez de seres irônico podias reconhecer que te enganaste. Não te ficava mal. Toda a g nte erra. Vês ainda agora enganei-me a escrever gente.
Kafka I
Islander e Kanjy6,
Eu sei perfeitamente que o Cristiano despontou em 2003, mas peço imensa desculpa, é que de facto de 10 para 11 a diferença é enorme e portanto têm toda a razão..enfim..
Carlos Santos
Kafka, o Ronaldo começou a jogar em 2002, logo mais de 10 anos.
Depois dele os maiores talentos que apareceram foram o Nani (sobretudo este), Coentrão e mais recentemente William Carvalho e Bruma. O Bernardo para mim em termos de talento puro não deve nada a nenhum deles, mesmo o Nani.
Agora tem que o provar em campo, algo que já está a fazer.
Sam P.L.
Ironico ou nao uma coisa é certa, estão a meter o Ronaldo ao barulho sem necessidade, o davine falou nos últimos 10 anos, bem tendo em conta que o ronaldo apareceu na epoca 2002/03(12anos) e foi para o MU em 2003/04(11anos). Nao o estou a defender atenção
Anónimo
CR7 desponto em Portugal em 2003, logo a 11 anos…
Alem disso o Davine falou em talento puro, nao em melhor jogador jovem…
Kanjy6
Islander
A matemática faz falta a muita gente: o Ronaldo foi para o MU em 2003. Nas minhas contas isso foi há mais de 10 anos, just saying…
Bruno Fonseca
Kafka e Peter Griffin eu acho que o Davine estava a ser irónico…
Anónimo
Melhor treinador português?? Melhor talento em Portugal nos últimos 10 anos?? Isso foi para rir? O Bernardo tem imenso talento, disso não há dúvidas, mas que eu saiba o Ronaldo é português… E o Mourinho igualmente…
Peter Griffin
Kafka I
O melhor treinador português (Mourinho) aproveitou o melhor talento que apareceu em Portugal (Cristiano) nos últimos 10 anos, ao criar um sistema em função dele no Real Madrid, tanto que foi a partir dai que o Cristiano disparou para estar "alarvidade" de golos :)