Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

De 34 tire 11

Portugal garantiu a presença no Europeu de França, mantendo a tendência recente de estar em todas as grandes competições, mas, desta feita, não precisando do sofrimento do Playoff. Desde a chegada de Fernando Santos, a equipa das Quinas venceu todos os encontros de qualificação (sempre pela margem mínima) e selou o passaporte para o certame em terras Gaulesas. Ora, a cerca de 8 meses para o torneio, é já possível fazer um esboço daquilo que serão as escolhas do seleccionador nacional, bem como as dúvidas que pairam sobre a cabeça do técnico. Não esquecendo que no futebol os cenários mudam muito rapidamente, ou seja, um jogador que hoje parece opção fixa pode perder a titularidade no clube e ser descartado, sendo que pode, a qualquer momento, aparecer um “Nélson Semedo” (há 3 meses quem pensava nele para a selecção?) e baralhar as contas. A realidade é que FS utilizou 29 jogadores (Ricardo Costa, João Pereira, Ricardo Horta e Ivan Cavaleiro só foram utilizados por Paulo Bento), havendo unidades que ou não foram chamadas (como Ruben Neves ou Gonçalo Guedes) ou foram mas não jogaram (como os guarda-redes suplentes, Daniel Carriço, Rafa ou Rui Fonte) que possuem legítimas esperanças de estar na lista final. 

Começando pela baliza, Rui Patrício, Beto (que terá de superar a concorrência de Sérgio Rico) e Anthony Lopes devem ser, se a sua condição física o permitir (o que no caso do jogador do Sevilha é particularmente relevante), as 3 opções para guarda-redes. As alternativas devem passar por Eduardo e Ventura, jogadores que foram chamados quando um dos membros do trio não está disponível (como é o caso da mais recente convocatória). 
Na defesa surgem algumas dúvidas. Se Ricardo Carvalho (titular nos 6 jogos de apuramento com Santos), Pepe, Fábio Coentrão (a jogar no sector mais recuado ou no meio-campo) e Bruno Alves parecem ter lugar garantido, falta definir o quarto central e os restantes laterais. Para o centro da defesa, José Fonte tem, neste momento, vantagem, mas nomes como Daniel Carriço, Neto, Paulo Oliveira ou Ilori, se forem opções nas suas equipas, podem baralhar as contas. Para lateral-direito, há vários candidatos mas nenhum com o rótulo de indiscutível. Cedric e Vieirinha partem na frente, mas Bosingwa (titular em 2 partidas) Ricardo Pereira (em grande em França), Nélson Semedo, João Cancelo ou Miguel Lopes possuem legítimas pretensões de estar na convocatória, sendo que o hábito de Lopes e Ricardo em jogar nos dois corredores pode ser um trunfo a ter em conta. Já para o lado canhoto, Eliseu e Raphael Guerreiro lutam por uma vaga, já que não é expectável que Santos leve ambos, ocupando assim uma vaga que pode ser ocupada por elementos de posições mais avançadas. Sendo que se o selecionador optar por um lateral-direito que faça ambos os corredores, Coentrão pode ser o único lateral-esquerdo convocado.
O Sector intermediário, que com Bento parecia condenado às mesmas opções, subitamente ganhou muita quantidade e qualidade. Apesar da concorrência, os nomes de Tiago e João Moutinho dificilmente não estarão na lista, sendo que se William render ao seu nível no Sporting também deve estar nos 23. Assim, a chave para saber quem FS levará ao Euro pode estar nas características que o técnico quiser ter nas restantes opções. Se pretender levar outro médio mais defensivo, Danilo é o nome mais provável, não sendo de descartar uma aposta em Ruben Neves. Para segundo médio, parecem sobrar duas vagas (ou três), as quais serão disputadas entre André André, João Mário, Adrien Silva, André Gomes e Miguel Veloso (talvez João Mário e André Gomes, pela qualidade qu apresentam, levem vantagem). Finalmente, o toque de criatividade de Bernardo Silva dificilmente não terá espaço.
Na frente, se Fernando Santos levar 8 defesas (contando Coentrão como defesa) e 7 médios (contando Bernardo como médio), sobram 5 vagas. Havendo lugar cativo para Ronaldo e Nani, Quaresma (mesmo com o pouco fulgor no Besiktas) e Danny (não obstante o fraco rendimento pela equipa lusa) foram assíduas escolhas do treinador, pelo que levam vantagem sobre uma concorrência formada por Varela (sem vida fácil no Dragão), Rafa (que tal como Bernardo pode contar como médio mais criativo) ou Gonçalo Guedes (se mantiver este protagonismo será uma hipótese muito forte), não descartando nomes como Bruma ou Ivan Cavaleiro. Finalmente, FS não deverá deixar de levar um número 9 e aí as opções são muito escassas. Éder é o mais forte candidato, com Rui Fonte a liderar a perseguição (sendo que se nomes como Paciência ou André Silva – que em Janeiro deveria ser emprestado a uma equipa da Primeira Liga – desatarem a marcar podem entrar nas contas).

Pedro Barata

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 11:33 pm

    GR: Patrício, Beto e Anthony
    DC: R. Carvalho, Bruno Alves, José Fonte e Pepe
    DD: Vieirinha e Cancelo
    DE: Nélson Semedo e Coentrão
    MDef: William/Danilo e Rúben Neves (entre William e Danilo, vai o que estiver melhor na altura)
    MC: Tiago, Moutinho, André André e André Gomes
    EXT: Ronaldo, Nani, Gonçalo Guedes, Bernardo Silva
    PL: Éder e André Silva/Paciência (não há muito por onde escolher…)

    William e Danilo são muito parecidos, sendo que o Rúben Neves acrescenta capacidade de circulação e visão de jogo à posição.

    Os "Andrés", o Semedo e o Guedes, se continuarem em boa forma, merecem ser chamados.

    Estamos tão mal de pontas-de-lança. Volta Pauleta! Volta Nuno Gomes!

    José Ferro

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 8:20 pm

    O Eder, não! Por favor…. tem 100 minutos na Premiership. Levem qualquer outro avançado, até o Cavaleiro pode ir agora para ter lá o Eder mais vale levar mais um Defesa central e adaptar a PL.
    Antonio Bastos

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 6:40 pm

    Patrício, Lopes, Beto, Cédric, A.Almeida, Pepe, Fonte, Alves, Carvalho, Coentrão, Eliseu, William, Moutinho, Tiago, Danilo, Gomes, André André, Vieirinha, Bernardo, Varela, Rafa, Cristiano e Guedes. Estes seriam os meus 23.

    RM

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 6:03 pm

    Neste momento eu escolheria estes:

    Rui Patricio
    Beto
    Antony Lopes

    Cedric
    Bosingwa
    Pepe
    Bruno Alves
    R. Carvalho
    J. Fonte
    Coentrão
    Eliseu

    William
    Danilo
    Ruben Neves
    J. Moutinho
    Tiago
    André Gomes
    João Mário
    Bernardo S.

    Ronaldo
    Nani
    Quaresma
    Ivan Cavaleiro

    Ass: Nuno Costa

  • André Viana
    Posted Outubro 12, 2015 at 4:29 pm

    Rui Patricio
    Beto
    Anthony Lopes

    Vieirinha
    Cedric

    Ricardo Carvalho
    Pepe
    José Fonte
    Bruno Alves

    Fabio Coentrão
    Raphael Guerreiro

    Danilo
    William
    Tiago
    Joao Mario
    Joao moutinho
    Andre Andre
    Andre Gomes
    Ruben Neves

    Ronaldo
    Nani
    Quaresma
    Bernardo Silva

    Vierinha e coentrao e ate guerreiro podem jogar mais adiantados, tal como joao mario, nao ha necessidade de levar o tosco eder nem o eliseu nem o varela que nao joga, nem tao pouco o danny que nada acrescenta. Meio campo reforçado irá acontecer em muitos jogos, n adianta levar 9 qnd so ha eder! Mas ate final da epoca mt pode acontecer, é muito cedo para prognosticos

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 4:26 pm

    Acho que a maior parte dos leitores/comentadores se estão a esquecer que em 2016, para além do Euro também vamos jogar o torneio olímpico de futebol com uma seleção sub 23. Posto isto, penso que nomes como Rúben Neves, André Silva, Cancelo e outros que tal, não irão fazer parte dos convocados para o Euro, mas sim para os jogos Olímpicos.

    Nobre

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2015 at 7:24 pm

      Penso que isso não irá acontecer. Para que levar jogadores para aquecer o banco no Euro, quando os mesmos podem ser importantes para fazer um brilharete nos jogos olímpicos.

      Não esquecer que jogadores como Sergio Oliveira, Paulo Oliveira, Tiago Rodrigues e outros, senão me engano, são elegíveis para jogar esse mesmo torneio.

      Penso que temos matéria prima, mais do que suficiente, para nos apresentarmos em mto bom nível em ambas as competições.

      Nobre

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2015 at 4:49 pm

      Esperemos que o Euro não retire jogadores da convocatória para os jogos olímpicos e que deixe Rui Jorge continuar a fazer o magnífico trabalho que tem vindo a fazer

      Jonatas Silva

  • Pedro Lima
    Posted Outubro 12, 2015 at 3:57 pm

    A minha convocatória para o Euro16, tomando como critério a qualidade, seria esta:

    4-4-2 losango
    GR: Anthony Lopes, Patrício e Beto
    DD: Cancelo, Nélson Semedo/Vieirinha
    DC: Pepe, Ricardo C
    DC: José Fonte, Ilori
    DE: Coentrão, Guerreiro
    MDF: William Carvalho, Rúben Neves
    MC: Moutinho, Tiago
    MC: André Gomes, João Mário
    MO: Bernardo Silva, Nani
    AC: Danny, Bruma
    AC: Ronaldo, Cavaleiro

    A minha maior dúvida seria nos da frente, pois só Bernardo Silva e Ronaldo são indiscutíveis, sendo que levava o Nani e o Danny pela sua qualidade e o Cavaleiro pela tática que penso que se adequa a ele , e pelo seu esforço, pois não sendo um jogador deslumbrante, é um bom jogador e do qual se devia ter melhor consideração. De referir que preferi laterais ofensivos por causa do esquema, sendo que Vierinha discute um lugar com Nelson, e referi o Ilori porque acho que é o que tem maior qualidade, mas para ir ao Euro é preciso começar a jogar com regularidade no seu clube. Quanto ao meio campo escolhi William, Moutinho e André Gomes, pois tem segurança defensiva, devido ao William e ao Moutinho, e o André Gomes dá maior criatividade. De resto acho que temos bons valores atualmente e bons valores no futuro e temos quase tudo, a meu ver, pois não aprecio o treinador, para fazer uma boa campanha no Euro!

    Força Portugal!!

  • Daniel Martins
    Posted Outubro 12, 2015 at 3:49 pm

    Rui Patricio
    Beto
    Lopes

    Pepe
    Bruno Alves
    Fonte

    Guerrero
    Coentrão
    Cedric
    Miguel Lopes (Para alternativamente fazer os dois corredores defensivos)

    Danilo ("pode" ser o 4 central)
    Willian Carvalho
    Tiago
    Moutinho
    Neves
    Mario
    Andre Gomes

    Quaresma
    Nani
    Danny
    Bernardo

    Eder
    Ronaldo

    Sendo o 11 – Patricio , Alves , Pepe , Cedric , Coentrao , Willian , Tiago , Moutinho , Nani , Bernardo e Ronaldo.

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 3:14 pm

    Não estando a meter os 23 mas existe um.jogador que para mim entrava no lote e ainda ninguém, do que li, considerou, o.andre Almeida.

    RREB

    • Kacal I
      Posted Outubro 12, 2015 at 6:56 pm

      RREB,

      Sim, eu entendo, no entanto há outros médios como João Mário e André André, dificilmente o André Almeida terá equacionado, agora é uma hipótese, claro.

    • RREB
      Posted Outubro 12, 2015 at 4:51 pm

      não estava a pensar nele na posição de 6 mas sim na de substituto do Tiago por exemplo, médio que saiba defender e ligar ao ataque com inteligência, fora a polivalência que é um trunfo para figuarar num plantel mas uma desvantagem para lutar pelo 11. meio campo tipo:
      6- William e Danilo (preferia o Ruben Nebes)
      8- Moutinho Andre Gomes
      Ligação – Tiago Andre Almeida.

    • Kacal I
      Posted Outubro 12, 2015 at 3:56 pm

      Ninguém falou porque o André Almeida nem vinha a ser utilizado no Benfica, agora está a jogar mas é no meio-campo e aí temos melhores opções, nas laterais temos Vieirinha, Cédric, Semedo e Cancelo para a direita, depois Coentrão, Eliseu, Guerreiro e Antunes para a esquerda, já no meio-campo para a posição #6 temos William Carvalho, Danilo Pereira, Veloso e Rúben Neves, acho que o AA não terá hipótese de ir ao Mundial e não precisamos.

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 3:02 pm

    RUIM Patricio – Beto – A.Lopes

    Cancelo-VIerinha-Coentrão-Guerreiro-Pepe-Illori-R.Carvalho-Fonte

    R.Neves-William-Andre Gomes-Moutinho-Tiago-Bernado Silva

    Nani-G.Guedes-Quaresma-Bruma

    C.Ronaldo-Eder

    Time titular: Patricio-Cancelo-Pepe-R.Carvalho-Coentrão-R.Neves-AndreGomes-Moutinho-Bernado-Nani-Ronaldo.

    Natan Fox

  • Kacal I
    Posted Outubro 12, 2015 at 2:38 pm

    Na baliza é Patrício, Beto e Anthony Lopes.

    Na defesa é Vieirinha, Pepe, Carvalho, Fonte e Coentrão, depois há algumas opções onde eu levaria Semedo, Paulo Oliveira e Guerreiro mas o mais provável é o FS chamar Cédric, Bruno Alves e Eliseu.

    No meio-campo é William Carvalho, Moutinho, Tiago e Bernardo Silva, depois há algumas opções mas eu levaria André Gomes (espero que volte à sua melhor forma e esteja a 100% nessa altura), André André (a continuar a titular no Porto e na forma em que está ou semelhante) e João Mário, no entanto o FS deve levar o Veloso.

    No ataque é Ronaldo, Nani e Quaresma, depois é discutível e eu levaria Gonçalo Guedes ou Rafa (um dos dois), Bruma e André Silva (espero que recupere rapidamente e possa voltar na forma em que estava, um empréstimo a um bom clube da 1ª liga seria excelente) ou até Rui Fonte, já o FS deve levar Danny e Éder.

    • Kacal I
      Posted Outubro 12, 2015 at 6:57 pm

      Paulo_Leixonense,

      Exacto, eu também convocaria o Bruma, sem duvida.

      Quanto ao central, seja Paulo Oliveira ou Ilori tanto faz mas levaria um deles em vez do Bruno Alves, concordo.

    • Paulo_Leixonense
      Posted Outubro 12, 2015 at 5:11 pm

      Kacal,

      Nem mais! Eu, pessoalmente, se tivesse em condições na altura, convocava o Bruma! Embora não acompanhe actualmente muito a carreira dele, pelo que leio aqui tem jogado e no estilo de jogo de F. Santos, acho que poderia ser uma grande arma pelo maneira de jogar!

      O central levava ou P. Oliveira ou Ilori se jogar a titular até lá.

    • Kacal I
      Posted Outubro 12, 2015 at 3:54 pm

      Paulo_Leixonense,

      Exacto, estou a supor que os jogadores que falei continuarão a fazer uma época e estarão a 100% na altura do Euro, no entanto muita coisa pode mudar até lá, obviamente.

      Quanto a Bruno Alves e Danny, o primeiro não devia ir porque já temos três centrais trintões e de qualidade (Pepe, Carvalho e Fonte) e devíamos levar um jovem para 4ª opção, o segundo é um bom jogador mas nunca rendeu sequer metade do que rendia no Zenit e não vejo a mesma vontade e atitude nele em relação à que tem no clube, um jovem como Bruma ou Rafa devia ser equacionado ou até Gonçalo Guedes.

    • Paulo_Leixonense
      Posted Outubro 12, 2015 at 2:57 pm

      Kacal,

      Concordo inteiramente com o teu comentário. Os que referiste que levavas, era o que escolheria também (obviamente que até lá muita coisa pode mudar a nível de lesões e prestações nas equipas)

      Só de pensar que vamos o Bruno Alves e o Danny, até fico arrepiado.

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 2:29 pm

    Tendo em conta o valor dos jogadores, bem como o momento dos mesmos, levava ao Euro:

    – Patricio, A.Lopes e Beto

    – Cedric, Vieirinha, Carvalho, Pepe, Fonte, B.Alves, Coentrão e R.Guerreiro

    – William, Danilo, Moutinho, Tiago, André Gomes e João Mário

    – CR7, Nani, Bernardo Silva, Quaresma, Bruma e Eder.

    Já sei que o Danny e o Eliseu serão chamados, mas para mim completamente descartáveis desta selecção.

    Guerreiro e Bruma seriam melhores escolhas de longe.

    Pedro Bessa

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 2:24 pm

    GR- Patricio, Anthony, Beto
    LD- vai ser renhido mas aposto em NS e Vieirinha. O Cedric e o Cancelo tambem têm muitas hipoteses.
    C- RC, Pepe, Fonte,Bruno Alves. O P. Oliveira poderá tambem aparecer.
    LE- Coentrão e Eliseu (Ricardo poderá ser aposta)
    MD- William e Danilo (Carriço e Andre Almeida tambem podem ser hipoteses)
    a 8 – Tiago e Moutinho
    MO (10) – André Gomes e André André (Joao Mario será o concorrente)
    Na direita – Nani e Bernardo Silva
    Na esquerda – Ronaldo e ?
    AC – ? e ?

    Joker: Ruben Neves. Penso que ainda nao está preparado para jogar a 6 contra equipas exigentes. Vejo-o mais neste momento como 8 e a competiçao é feroz com Moutinho e Tiago. Caso se lesione um, deve ser ele a avançar. Tambem poderá ocupar uma das tres vagas em aberto para avançados se o FS resolver nao levar tantos avançados mas não me parece muito provavel. Tudo dependerá, no entanto, de como evoluir no que falta da epoca.
    Para os tres pontos de interrogação há algumas possibilidades mas nenhuma certeza.
    Quaresma poderá ir para entrar nos ultimos minutos e tentar tirar um coelho da cartola. Eu não levaria mas aceito que vá. O Dani nao traz nada à equipa. Acho que nao devia ir. Estes dois e o Nani parece terem ja muitos vicios. Juntando os tres pode dar mau resultado. Alem de que estas tres vagas deveriam ser ocupadas por avançados que marquem golos e não médios. Pelo menos duas das tres vagas.
    O que me parece mais parecido com o Ronaldo é o Guedes. O Andre Silva muito provavelmente nao faria pior que ninguem e sempre seria o verdadeiro 9 que o Ronaldo necessita para aparecer a explorar os espaços. Seria importante dar-lhe ja a experiencia de um europeu uma vez que será ele o avançado da selecçao na Russia e provavelmente nos proximos anos. O Cavaleiro será outra hipotese (ou mesmo o Ricardo que nos sub-21 jogava nessa posição). E sinceramente nao estou a ver mais ninguem.

    PS: penso que será neste europeu que o Andre Gomes se apresentará ao mundo como o grande jogador que é.

    joao

  • João
    Posted Outubro 12, 2015 at 2:23 pm

    Eu escolheria:

    Patrício, Anthony Lopes e Beto
    Cédric e Vieirinha (não tenho gostado muito de Vieirinha a defesa direito mas a menos que Ricardo continue a impressionar até ao fim do ano ou Cancelo se afirme definitivamente, escolhia estes dois)
    Pepe, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e José Fonte
    Coentrão, Eliseu (está lento mas em jogos mais fechados, em que Portugal jogue mais à defesa, a sua experiência pode ser importante, é dos melhores que temos a defender)

    Danilo, William e Rúben Neves – depois do último jogo fiquei sem dúvidas que o Rúben merece muito mais estar na seleção do que o Miguel Veloso, por exemplo
    Moutinho, Tiago, André Gomes

    Ronaldo, Quaresma, Nani, Danny, Bernardo Silva
    André Silva – esta época estava a ser o melhor ponta-de-lança português mesmo jogando na segunda liga e face à qualidade de Éder, Rui Fonte ou mesmo Hugo Almeida, eu não teria medo em levar o miúdo.

    Não é uma escolha fácil. Por exemplo, levando Moutinho e Tiago talvez não faça sentido levar aquele trio de médios defensivos mas também contra uma Alemanha, França ou Espanha talvez jogasse com dois deles mais Moutinho e outro médio, deixando o ataque entregue a Ronaldo e Nani ou Bernardo. Uma coisa sei, o Danilo tem de ir porque é o único trinco puro da seleção, o único que dá garantias a defender

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2015 at 3:08 pm

      Não faz muito sentido levares 3 trincos, faz mais sentido isso sim levares 4 médios centro.

      Nesse caso acho que uma aposta entre Ruben Neves ou Danilo, William é indiscutível quando estiver a 100% e convocar-se por exemplo João Mário ou André André como 4º médio centro.

      Pedro Bessa

  • Sombras
    Posted Outubro 12, 2015 at 2:22 pm

    Patrício, Beto, Anthony Lopes

    Cancelo, Cédric
    Pepe, R.Carvalho, José Fonte
    Coentrão, Eliseu

    Danilo, William, Rúben Neves
    Moutinho, Tiago, André Gomes, André André, João Mário

    Bernardo Silva, Nani
    CR7, Quaresma
    Ivan Cavaleiro

    Jogando com:
    Patrício; Cancelo, Pepe, Carvalho, Coentrão; William, Moutinho, Tiago, Bernardo Silva; Cristiano, Ivan Cavaleiro

  • Schieße
    Posted Outubro 12, 2015 at 2:20 pm

    Rui Patrício, Beto, A. Lopes;
    Vieirinha, Cédric; Pepe, R. Carvalho, B. Alves, José Fonte; Coentrão, Eliseu;
    William, Danilo (ou Rúben Neves, veremos como corre a época aos dois); Moutinho, Tiago, A. André, A. Gomes;
    Bernardo Silva;
    Ronaldo, Nani, Quaresma, Danny;
    Éder.

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 2:11 pm

    jimmy

    Convocados: (assinalo com T os titulares)
    Rui patricio T
    Beto
    Anthony lopes

    cedric T
    vieirinha

    coentrao T
    raphael guerreiro

    pepe T
    jose fonte T
    bruno alves
    ricardo carvalho

    William T
    danilo

    tiago T
    moutinho T
    andre andre
    joao mario

    ronaldo T
    nani T
    bernardo silva
    quaresma
    bruma

    eder T

    caso haja lesoes para as respetivas posicoes deviam ir eduardo (gr) ricardo pereira (dd/de) paulo oliveira (dc)
    ruben neves (trinco) adrien silva(mc) gelson martins (ex) andre silva (pl)

    ultima nota: o veloso e o danny não são jogadores para a seleçao por amor de deus

  • António Vilares
    Posted Outubro 12, 2015 at 1:42 pm

    Rui Patrício; Beto; Anthony Lopes
    Cedric; Vieirinha
    Coentrao; Raphael Guerreiro
    Pepe; José Fonte
    Ricardo Carvalho; Paulo Oliveira
    William; Tiago
    Moutinho; André André
    André Gomes; João Mário
    Nani; Quaresma
    C.Ronaldo; Bruma (Tem jogado bem e com regularidade no lado esquerdo da R.Sociedad
    Danny; Éder; Bernardo Silva

  • Paulo_Leixonense
    Posted Outubro 12, 2015 at 1:38 pm

    É surreal como não temos um Ponta de Lança minimamente em condições! O Ronaldo a jogar ali não funciona, não gosto de o ver amarrado! O Éder, coitado, faz o que pode e não tem culpa de a bola ser redonda, mas das opções que existem, acho que é o menos mau e que tem jogado! Gosto do André Silva e do Paciência, mas acho que serão muito tenrinhos para estas andanças! Pena que o Nelsón Oliveira estagnou a carreira e evolução porque no mundial sub-20 pensei que seria o nosso futuro avançado da Selecção!

    Com Ronaldo a jogar a PL, teremos que ter 2 extremos rápidos (Bruma?) porque Nani deverá ser titular (continuo a dizer que está muito em baixo na Selecção, para o que já apresentou) que defendam também.

    De resto, o núcleo duro está lá (não concordo com B. Alves) e não acho que FS mudará muito a equipa.

    De resto, estou a ver muitos comentários na altura das escolhas para o Euro aqui no VM, como é hábito.

    Abraço

    Como ainda faltam uns bons meses até lá, pode ser que surja alguma boa surpresa para jogar naquela posição!

  • Jasman
    Posted Outubro 12, 2015 at 1:33 pm

    Patricio
    Beto
    Anthony Lopes

    Coentrão
    Vieirinha
    Cedric

    Pepe
    Ricardo Carvalho
    José Fonte

    Carriço
    Veloso
    William
    Tiago
    João Moutinho
    Bernardo Silva
    João Mário
    André Gomes

    Nani
    Ronaldo
    Danny

    Eder

    + Joker de caracteristicas atacantes (Ivan Cavaleiro, Gelson, Guedes, Rafa, Mané, Bruma, etc)
    3 Laterais podendo o Miguel Veloso fazer tb de Lateral Esquerdo
    3 Centrais Podendo o Carriço Veloso e William fazer de central
    Muitos centrocampista para ganhar o meio campo (posição de grande desgaste ao longo do jogo com jogos de 3 em 3 dias depois de uma época bastante puxada)
    Dois extremos podendo Danny, Bernardo Silva e João Mário fazer tb a posição)
    Apenas um ponto de lança podendo o Ronaldo e o Joker fazer também a posição.

  • The Monster
    Posted Outubro 12, 2015 at 1:30 pm

    So nao entendo uma coisa, porque e que o Guedes e tido em conta para os 23 por muita gente e o Bruma que e muito melhor nao e tido nem achado?
    O Guedes e um jogador que nao acrescenta nada a seleccao, para isso vai o Varela que faz tudo o que o Guedes faz e ainda e mais criativo e tem mais rasgo, para alem de estar mais ambientado ao grupo.
    Nao entendo, ou melhor, entendo isto tem muito a ver com o hype do seixal, agora parece que entrou em vigor uma lei que diz que tudo o que e oriundo do seixal e que faca uns biscates na equipa principal tem de ir a seleccao.

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 1:23 pm

    Ao tentar fazer uma presumível convocatória e chegar á posição de ponta de lança e só ver Ederzito faz me ter saudades dos tempos do postiga
    Diogo Assunção

  • Rodolfo Trindade
    Posted Outubro 12, 2015 at 1:21 pm

    Neste momento os meus 23 seriam:

    Patrício, Beto, Lopes;
    Vieirinha, Cancelo, Fonte, Carvalho, Pepe, Alves, Eliseu, Coentrão;
    Danilo, William, Moutinho, Tiago, André Gomes, João Mário;
    Bernardo Silva, Nani, Cristiano, Bruma, Quaresma, André Silva;

  • Fernando Alvega
    Posted Outubro 12, 2015 at 1:20 pm

    Nesta altura os únicos que se pode dizer que só um impedimento de última hora lhes pode retirar a ida ao europeu são; Rui Patricio, Beto, Anthony Lopes, Bruno Alves, Pepe, José
    Fonte, Fábio Coentrão, Belíssima. João
    Moutinho, Ronaldo e Nani,

    Depois existe alguns que foram chamados durante a qualificação, mas como não foram
    opções com regularidade, fazem parte do
    grupo de possíveis selecionados.

    Depois ainda existe aqueles que ainda não foram chamados mas que podem vir a ser a
    qualquer momento.

    Por fim e como no próximo verão alêm do europeu há também jogos olímpicos, certamente muitos dos jovens já citados em diversos comentários venham só a estar na segunda competição. Mas jogadores como William Carvalho, João Mário e Bernardo Silva, possam ser opção para as duas competições.

  • Octavio
    Posted Outubro 12, 2015 at 1:16 pm

    Patrício; Beto; Lopes
    Cédric; Vieirinha;
    Coentrão; Eliseu;
    Pepe; Carvalho; Fonte; Alves;
    William; Danilo; R. Neves; Tiago; Moutinho; J. Mário;
    Nani; Ronaldo; Bernardo; Bruma; Quaresma; Danny;

  • Zé Maria
    Posted Outubro 12, 2015 at 1:15 pm

    Eu levava o André Almeida. Ele é fiável e faz várias posições. Mas o problema é queria levá-lo para o meio campo e aí há muitas opções.

    SL

  • Jose Vilela
    Posted Outubro 12, 2015 at 1:12 pm

    A convocatoria vai ser mais ou menos a mesma que fez o apuramento tirando algum jogador que acabe o ano em destaque ou alguma lesao. Por isso os 23 vao ser:

    Gr- Rui Patricio, Beto, Anthony Lopes
    d.d- Vieirinha e Cedric
    d.e-Coentrao e Guerreiro
    d.c-pepe, b.alves, r.carvalho, j.fonte
    m.def- william e danilo
    m.c- mourinho, tiago, andre gomes, andre andre
    m.o-bernardo silva
    ext- Ronaldo, nani, quaresma, danny
    ava-Eder

  • Pedro Ribeiro
    Posted Outubro 12, 2015 at 1:04 pm

    As minhas opções
    Guarda-redes: Patricio, Lopes e Beto
    Defesas: Cédric, Semedo, Pepe, Carvalho, Fonte, B. Alves, Coentrão e Antunes
    Médios: Danilo, William, R. Neves Tiago, Moutinho, A. Gomes, J. Mário
    Avançados: Bernardo, Ronaldo, Nani, G. Guedes e A. Silva

    Julio Resende

  • André Dias
    Posted Outubro 12, 2015 at 1:02 pm

    Eu convocaria:

    GR: Patricio, Beto e Anthony Lopes.
    DD: Cédric e João Cancelo.
    DC: Pepe, Carvalho, Fonte e Vezo.
    DE: Coentrão e Eliseu
    MC: William, Danilo, Moutinho, Tiago, André Gomes, André André.
    EXT: Nani (ou Quaresma no seu lugar), Bernardo, Ronaldo e Ivan Cavaleiro
    PL. Éder e alguém jovem (André Silva, Paciência, Guedes a segundo avançado?)

    Bruno Alves, Danny, Nani e Quaresma fizeram a qualificação mas na minha opinião acrescentam muito pouco à selecção, preferia dar lugar a Vezo, João Mário e Cavaleiro. Claro que isto seria a minha convocatória, Fernando Santos não deve mexer muito no grupo dado que só utilizou 29 jogadores e vários nem chegaram a jogar. Não é num Europeu que ele vai fazer experiências ou introduzir sangue novo na equipa (nem o deve fazer).

  • Joao Vicente
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:55 pm

    Eu como simpatizante da Seleção Portuguesa, só espero que na altura de fazer a convocatória seja priveligiada a qualidade do jogador, quer individual e principalmente coletiva, do que chamar o jogador A ou B só pelo estatuto.
    Por exemplo, Guedes, Ruben Neves, Bruma (não estou a par do que tem feito em Espanha) ficarão a dever algo a Quaresma, Danny ?? Neste início de época penso que não, mas no futebol o que hoje é verdade amanhã já não é, então é esperar para ver o que será feito.

  • JSC
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:49 pm

    Para mim desde que se leve dois jogadores para cada posição já fico contente, não gosto de levar um jogador porque faz duas ou três posições se não for o titular ou suplente de uma.

    Ou seja, para mim um jogador é chamado ou porque vai para titular ou é o suplente de uam só posição.

  • José Miguel Mota Pinho
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:48 pm

    A Uefa/Fifa obrigam a presença de 3 guarda redes nos 23 convocados certo?
    Pinho

  • lagarto01
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:45 pm

    Roberto (Arouca) não faria melhor que Éder?

    • coach407
      Posted Outubro 12, 2015 at 3:42 pm

      Omds tás mesmo a comparar? Tas a falar de um gajo que joga praticamente todos os jogos do Swansea (equipa sensação da Premier Leagur) com o avançado do Arouca que nem se destaca assim muito nesse nível… Rui Fonte, André Silva ou Paciência estariam sempre à frente dele. Além do Orlando Sá, eterno candidato a ser convocado

  • El Shourito
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:44 pm

    Uma mistura de preferência pessoal e realismo

    GR:Patrício,Anthony Lopes,Beto(a não ser que haja aqui uma lesão em principio devem ser estes os 3 GRs em França)

    DD:Cancelo/Cédric/Semedo/Vierinha muitas dores de cabeça para FS apesar de achar que Vierinha e Cédric tao em vantagem

    DC:Carvalho,Pepe,Fonte,Carriço(levava o Carriço em vez do Alves mas dado que ele fez toda a qualificação leva vantagem vá ao menos que não tenhamos que o aturar a titular no Euro)

    DE:Coentrão/ Eliseu ou Raphael(aqui Eliseu leva vantagem idem aspas do Bruno Alves )

    MD:William,Danilo

    MC:Moutinho,Tiago

    MC:André Gomes;João Mário, André André(meio campo e outra dor de cabeça para FS Rúben Neves aqui pode suprender e que o Veloso esteja bem longe dos 23)

    ED:Nani,Quaresma

    EE:Bernardo,Danny(dos extremos levava Rafa/Bruma/Guedes em vez dos extremos sem ser o Bernardo mas lá está a qualificação…)

    PL:Ronaldo(Eder é outro que tem de estar bem longe dos 23 mas tenho receio que o FS o vai levar assim cortando num dos médios ou num lateral)

  • Pedro Barata
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:44 pm

    Hoje (sendo que isto muda muito rapidamente, sobretudo nos homens da frente), a minha lista seria:

    Rui Patrício, Beto, e Anthony Lopes (atenção a Beto, há a forte possibilidade de agora passar a ser suplente de Sérgio Rico no Sevilha)

    Vierinha e João Cancelo

    Pepe, Ricardo Carvalho, José Fonte e Bruno Alves (se Ilori jogasse com regularidade colocaria-o no lugar do Bruno Alves)

    Coentrão e Eliseu

    William, Tiago, João Moutinho, André Gomes, João Mário, Bernardo Silva

    Danny, Ronaldo, Nani, Quaresma, Guedes e Éder

  • AP N
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:42 pm

    onze inicial provavel:
    ————————–Patricio————————-
    ——Vierinha—–Pepe——-Carvalho—-Coentrao—-
    ——————Moutinho——Tiago———————–
    Nani————————————————–B. Silva
    ———————Danny—-Ronaldo———————
    gostava de ver o andré andré ou joao mario no meio campo e tirava o Danny

  • Gonçalo Ventura
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:42 pm

    Beto Patricio Lopes
    Coentrão Eliseu Pepe Carvalho Fonte Paulo Oliveira Semedo Cedric
    Danilo Andre Gomes Ruben Neves Moutinho Tiago Joao Mario Bernardo Silva
    Ronaldo Nani Quaresma Danny Eder

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:39 pm

    Neste momento chamaria:

    GR: Patrício, Beto, Anthony Lopes
    DD: Vieirinha, Cancelo
    DC: Pepe, Ricardo Carvalho, José Fonte, Bruno Alves
    DE: Coentrão, Eliseu
    MDF: William, Ruben Neves
    MC: João Moutinho, Tiago, André Gomes, João Mário
    MO: Bernardo Silva, Danny
    EXT: Nani, Ronaldo, Quaresma
    AV: Éder (André Silva recuperado seria a minha escolha)

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2015 at 3:30 pm

      Não percebo, o porquê de não poder ir os dois ao europeu, ou seja o Danilo e o ruben neves são compatíveis no jogo, e para isso basta recordar o jogo com o chelsea, na minha opinião o ruben neves rende mais ao lado do trinco, porque liberta o para as acções mais de organização do que defensivas!

      A defesa dever ser essa, salvo lesões.

      Meio campo avaliando as opções do FS

      Mdf: Danilo e William : dois jogadores parecidos e sabe que terá no banco alternativa da mesma dimensão defensiva.

      MC: Moutinho, Tiago (FS pode recorrer a este para jogar a Mdf caso o resultado não seja favorável e pra dar ao jogo algo mais que o William e Danilo não dão !), André André e Rúben Neves (para 8 concorrer com o lugar do tiago).

      MO: André Gomes e j.mario

      Ext: nani, quaresma, Danny e b.silva (pelos menos estes dois entraram para estas posições nos últimos jogos)

      Av: Eder e CR7

      Visto que no último jogo o Danny jogou a Avançado acredito que o selecionador irá convocar 6 jogadores para a linha ofensiva, sabendo que o j.mario pode jogar na linha e o André André também !

      Onze titular neste momento:
      Gr: Patrício
      Linha defensiva:
      Cedric/vierinha pepe (indiscutivel) r.carvalho (indiscutivel) e coentrao (indiscutivel)

      Mdf: william/Danilo depende do momento de forma.

      Mc: Tiago

      MC/MO: Moutinho

      Ext: Nani e B.Silva

      Av: Ronaldo

      B.Guimarães

    • João Lemos
      Posted Outubro 12, 2015 at 1:53 pm

      Tal e qual a minha

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Outubro 12, 2015 at 1:37 pm

      O Danilo provavelmente irá, já se percebeu que o Fernando Santos gosta dele e estará à frente do Rúben Neves na hierarquia. No entanto, acredito que o Rúben poderia ser o Porfírio 2016 e acrescentar algo diferente ao meio-campo. As opções de Lopetegui durante a temporada também poderão ter o seu peso, mas será o Danilo a estar presente parece-me.
      Quanto ao Danny, acredito que irá e sinceramente não vejo ninguém mais capaz neste momento. A menos que Guedes faça uma grande época, não vejo Bruma com capacidade para ser convocado, nem Rafa. No ataque, o André Silva pode ser um miúdo, mas já é provavelmente o melhor 9 do futebol português.

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2015 at 1:10 pm

      Deve ser a lista que aqui está que vai de encontro ao que penso. Mas não convocaria o André Silva, é um miudo ainda. Levaria, se fizesse uma boa época, o Gonçalo Paciência, mais graúdo, mais experiente a nível sénior. Outra coisa, Danilo para mim tem de ir. Tem caracteristicas únicas, é um autêntico pulmão que pode vir a dar mais jeito como suplente do que ter André Gomes e João Mário no banco e nós a precisarmos de defender. E no lugar do Danny, preferia um Bruma ou outro qualquer, mas compreendo.

      Diogo Andre

  • Tiago Bancaleiro
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:37 pm

    Rui Patricio, Anthony Lopes, Beto

    Vieirinha, Cedric

    Pepe, Ricardo Carvalho, José Fonte, Ilory (se jogar é o nosso melhor jovem central e que mais aspirações tem a ser o futuro Central da seleção)

    Fábio Coentrão, Raphael Guerreiro

    William, Danilo, J. Moutinho, Tiago, Bernardo Silva, André Gomes, Adrien, J. Mário

    Ronaldo, Nani, Quaresma

    ?

    A meu ver os mais completos e que apresentam melhores probabilidades de terem muitos jogos durante época. O 9? Neste momento nenhum me convence pelo que não consigo escolher.

  • Jonathan
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:37 pm

    Incrível como cancelo passou de melhor que bellerin e companhia para descartado da selecção, segundo os comentários acima. Eu levava cedric e cancelo. Na esquerda coentrao e guerreiro. No centro e na baliza já se sabem os escolhidos. Na frente também será eder Ronaldo quaresma nani Bernardo e danny. No meio campo William Gomes Tiago Moutinho danilo e João Mário. Só tenho pena pelo Neves mas como não seria titular de qualquer forma que vá aos jogos olímpicos espalhar classe.

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2015 at 1:14 pm

      Eu acho incrivel como a maiora das pessoas acha que o Vieirinha está ao nível dos restantes ou até abaixo, quando o ano passado foi só o melhor lateral direito da Bundesliga. Os outros ainda nada provaram.

      Diogo Andre

    • Jonathan
      Posted Outubro 12, 2015 at 1:13 pm

      Para mim não é de perto o bellerin só me estava a guiar por comentários que aqui passaram.

    • gonçalo Duarte
      Posted Outubro 12, 2015 at 12:49 pm

      Cancelo para a grande maioria nunca foi melhor que Bellerin,para além disso Vieirinha foi o melhor DD da liga alemã a época passada..

  • I.C.E.
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:33 pm

    Se eu mandasse faria algo assim:

    Sistemas: 4-4-2 e 4-3-3

    GR: Patrício, A. Lopes e Beto;

    DEF: Vieirinha e Cancelo; Pepe, R. Carvalho, Vezo e Fonte; Coentrão e Guerreiro;

    MED: Danilo, Wiliam e Neves; André André, Moutinho, A. Gomes, Tiago, Bernardo;

    AV: Ronaldo, Nani, Danny, Rafa Silva.

  • Francisco A.
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:32 pm

    Vou tentar ser o mais imparcial possível:

    Lopes, Patrício, Beto

    Semedo, Vieirinha
    Carvalho, Pepe, Fonte, Bruno Alves
    Coentrão, Guerreiro

    Tiago, Rúben Neves, William
    Moutinho
    André André, André Gomes
    Bernardo Silva, Danny

    Nani, Quaresma
    Ronaldo, André Silva

    • Filipe
      Posted Outubro 12, 2015 at 2:02 pm

      Explica la essa das exibicoes razoaveis.

    • Francisco A.
      Posted Outubro 12, 2015 at 1:45 pm

      O William porque o Danilo vai aquecer ao longo da época o banco que seria em princípio o do Rúben Neves e como não faz sentido ir um jogador que terá tão pouco tempo de jogo que vá o William.

      O Patrício porque tem feito nos últimos 2/3 jogos exibições razoáveis. É por isso.

    • Zé Maria
      Posted Outubro 12, 2015 at 1:11 pm

      Francisco A. a colocar Patrício e William nos eleitos? Nao devo ter lido bem…

      SL

  • Pedritxo
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:31 pm

    Neste momento levaria:

    GR:
    Patricio
    Beto
    Lopes

    Titular: Lopes

    DD:Cancelo/Semedo- Indeciso
    Cedric,Miguel Lopes e Ricardo tem uma palavra a dizer

    DE:Coentrao, Eliseu
    Eliseu esta em boa forma, ha que admiti-lo.

    DC: Pepe,Fonte,Carvalho,P.Oliveira
    Carriço poderia ter sido em conta, porque e titular numa boa equipa europeia e joga bem la, isto se nao se lesionar mais.
    Alves,Neto estao a seguir.

    Titulares: Pepe,Fonte

    MDEF: William,Neves
    William, com certeza fara uma boa epoca, e prefiro neves a danilo pelas caracteristicas que cada 1 pode oferecer, em certos jogos, neves e mais importante.
    Danilo e Veloso como alternativas

    MC:Moutinho e Tiago estao garantidos , sendo que Andre Andre esta a jogar muito bem.
    Andre Gomes se jogar como o ano passado, e escolha obrigatoria, seguindo-se J.Mario.

    EXT:B.Silva vai jogar aqui, e sendo que quaresma e nani conseguem ser uma nulidade, e que nem os levava ao europeu.
    Vieirinha seria convocado para as 2 posiçoes.
    Ronaldo escolha obvia.
    Ivan Cavaleiro acho que encaixa muito bem no esquema da selecçao.
    Gonçalo a continuar a jogar, podera muito bem ir a selecçao, e quiça um bruno fernandes fazendo o papel de b.silva.

    AV:Eder deve ser o escolhido, mas ha pontas de lança a ser titulares nos seus clubes, que poderiam ter a sua oportunidade como Lucas Joao,Orlando,N.Oliveira,Fonte,Gonçalo Paciencia.

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:30 pm

    Estes serão os 23 convocados de FS. Não seriam os meus, mas há que respeitar.

    Patrício, Beto, A.Lopes, Vieirinha, Cédric/N.Semedo/Cancelo, Carvalho, Pepe, B.Alves, J.Fonte, Coentrão, Eliseu/Guerreiro, William, Danilo, Moutinho, André André, Tiago, A.Gomes/J.Mário, B.Silva, Quaresma, Nani, Danny, CR7 e Éder

    Bosingwa jogará pouco por lesão durante esta época e atendendo a isso e à idade deverá falhar o Euro. Na frente e FS sendo coerente levará Éder, apesar deste ser fraquíssimo. Na baliza caso falhe algum guarda-redes deverá entrar Ventura e Eduardo (por esta ordem). Na esquerda penso que levará Eliseu pela experiência internacional, que conta muito a este nível. Na direita entre as 3 opções penso que pende mais para Cédric. No centro da defesa caso algum se lesione entrará Carriço. No meio campo Ruben Neves e Veloso serão os backups, com um miolo de tracção mais atrás levando Danilo como "cópia" de William. Julgo que com B.Silva e Danny convocados bastará optar por J.Mário ou A.Gomes enquando jogadores na linha do 8,5 construtor. Nas alas falta qualidade, um Bruma ou um Rafa de alto nível dariam o extremo veloz para situações muito específicas onde o jogo peça contra-ataque. Gonçalo Guedes deverá ser tido em contra, apesar de dar características ao jogo mais na linha do B.Silva (extremo mais táctico, até mais equilibrante do que o jogador do Mónaco).

    Ass: Carlos Dias

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2015 at 11:31 pm

      Também me quer parecer que a convocatória andará muito próxima da mencionada. Aliás, eu nem percebo qual a grande expectativa que alguns users continuam a ter ao pensar que o Fernando Santos pode inovar. É mais do que perceptível nesta altura do "campeonato" as suas escolhas. Salvo uma ou outra lesão, não haverá nenhuma surpresa.

      Em relação às potenciais dúvidas que colocaste aí, não percebo o que é que Cancelo está ai a fazer. Nunca na vida vai ser chamado (independentemente da qualidade), e em dúvida entre Cedric e Semedo, creio que apostará no primeiro. Em relação ao Guerreiro, infelizmente acho que Eliseu será prioritário para Santos. A minha grande dúvida é mesmo entre Gomes e J.Mário. Em qualidade prefiro o Gomes claramente mas dado a sua propensão a lesões, o J Mario poderá entrar na convocatória final.

      Jorge S.

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:29 pm

    Neste momento:

    Rui Patricio
    Beto
    Anthony Lopes

    Cédric
    Vieirinha
    Fonte
    Ricardo Carvalho
    Pepe
    Carriço
    Coentrão
    Eliseu (eventualmente Antunes, não sei como tem jogado)

    William
    Rúben
    Tiago
    Moutinho
    André Gomes
    Bernardo Silva
    André André (acho João Mário melhor jogador mas se AA mantiver o nível que tem apresentado deve ser ele a ir)

    Nani
    CR7
    Guedes
    Ivan Cavaleiro
    Danny

    SL
    TheUnbroken

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:29 pm

    Eu convocava…

    GR: Patrício, Anthony e Eduardo
    DEF: Pepe, Bruno Alves, Fonte, Carvalho, Coentrão, Guerreiro, Vieirinha e Cédric
    MED: Tiago, Moutinho, William, Bernardo, João Mário, Danilo e André André (?)
    AV: Ronaldo, Nani, Éder, Quaresma e Guedes (?).

    O FS vai escolher diferente, em específico, Eliseu, Danny e Veloso devem ser chamados, saindo Guerreiro, André e Guedes.

    Macedo

  • Rummenige
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:25 pm

    É ao mesmo tempo bom e mau vermos tantos jogadores de miolo, por um lado o FS poderá escolher os melhores mas por outro, jogadores de grande qualidade ficaram de certeza de fora de uma grande competição, não por não serem bons o suficiente mas sim por haver demasiados nomes de referência para a mesma zona. Será bastante interessante ver as opções od selecionador.

    Os meus 23:

    GR

    Rui Patricio
    Anthony
    Beto

    Defesas

    Pepe
    Alves
    Neto
    Carvalho
    Coentrão
    Cédric
    Vieirinha

    Médios

    André Gomes
    Moutinho
    William
    Neves
    Tiago
    Bernardo
    Danny
    Danilo
    João Mário

    Extremos

    Nani
    Ronaldo
    Quaresma

    Avançado

    Paciência

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:23 pm

    Até o Europeu começar muito irá acontecer. Alguns nomes já estão claramente confirmados, como Moutinho, Ronaldo, Coentrão, Pepe e mais alguns. Outros vai depender do seu momento de forma na altura ou de lesões que possam ou não ter. Se fosse hoje e ignorando lesões actuais, estes seriam os eleitos de Fernandos Santos:

    Patricio, Lopes e Beto; Vieirinha e Cedric; Bruno Alves, Pepe, Carvalho e Fonte; Coentrão e Eliseu; William, Danilo, Moutinho, Tiago, João Mário e André André; Danny, Nani, Quaresma e Bernardo Silva; Ronaldo e Eder.

    A minha lista não fugiria muito disto. As duvidas serão: levar um médio com as carecteristicas do Danilo ou convocar Ruben Neves; Levar o Eder ou tentar outra solução como Cavaleiro, Fonte ou Paciencia, dependendo da época que façam; Cedric ou Semedo, porque não Cancelo que pode fazer ambos os lados; e a polivalência de Veloso ou levar um André André/Adrien Silva?

    Acho que estas serão as duvidas, opiniões deverão ser muitas, mas essencialmente espero que o seleccionador saiba ver a condição físicas quando for eleger os 23 finais ao contrário do que Paulo Bento fez no Mundial, quando teve medo de convocar novos jogadores e preferiu levar os seus habituais convocados, mesmo que estes não estivessem a 100%.

    Diogo André

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2015 at 12:53 pm

      Sem duvida, eu tinha-me esquecido do André Gomes. Mas ele só será uma boa opção se encontrar a sua função na selecção e se o Fernando Santos conseguir tirar o melhor dele. Pois até agora as exibições do André têm sido péssimas na selecção e me parece que o seleccionador não sabe bem o que fazer dele.

      Diogo André

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Outubro 12, 2015 at 12:43 pm

      André Gomes caso se mostre ao nível da época passada será sempre um sério candidato.
      Pinho

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2015 at 12:40 pm

      Esqueci-me do André Gomes. Mas andará entre ele, o André André e o João Mário.

      Diogo Andre

  • gonçalo Duarte
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:19 pm

    Patrício Anthony Beto
    Coentrão,Eliseu
    Pepe,Carvalho,José Fonte,Ilori
    Cédric Vieirinha
    William,Tiago
    Moutinho,André Gomes,André André,Adrien,João Mário(podendo ser uma opção para a ala também)
    Bernardo,Ronaldo,Nani,Quaresma
    Éder/Rui Fonte/André Silva/Paciência

  • Pedro Cairrão
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:18 pm

    As minhas escolhas seriam:

    Rui Patricio, Anthony e Beto

    Vieirinha e Nelson Semedo

    Pepe, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e José Fonte

    Coentrão e Eliseu

    William de Carvalho e Danilo

    Moutinho, Tiago,Bernardo Silva, André Gomes e João Mário

    Nani, Ronaldo, Gonçalo Guedes e Danny

    Eder (Se André Silva estivesse bem, então seria a minha escolha)

  • João Bernardo
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:15 pm

    Na minha opinião:

    Rui Patricio
    Anthony Lopes
    Beto

    Ricardo Carvalho
    Pepe
    José Fonte
    Luis Neto

    Coentrão
    Cédric
    Vieirinha
    Eliseu (Guerreiro se estiver em boas condições fisicas)

    João Moutinho
    Tiago
    William
    André Gomes
    João Mário
    Rúben Neves

    Bernardo Silva
    C. Ronaldo
    Nani
    Quaresma

    Éder
    G. Paciência ou André Silva (Apesar da falta de experiência)

    Tudo isto claro que ainda pode mudar, dependendo de momentos de forma, desempenho nos clubes, lesões.

    • João Bernardo
      Posted Outubro 12, 2015 at 1:34 pm

      Digo 2 pontas de lança porque não concordo com Ronaldo a jogar no centro.
      Creio que 4 centrais é essencial, mas sim levando o Danilo pode-se optar por 3 apenas.
      Já o Danny não tem rendido nada a nível de seleção e não creio que mudará no futuro, portanto mais vale alguém jovem e com vontade.

      Guedes no lugar do Quaresma também é uma hipótese, dependendo de como correr a época para os dois.

    • Logen
      Posted Outubro 12, 2015 at 1:09 pm

      Para mim :
      Patricio
      Lopes
      Eduardo

      Vieirinha
      Semedo

      Fonte
      Pepe
      Carvalho

      Coentrão
      Eliseu

      William
      Danilo
      A.Gomes
      Tiago
      Moutinho
      Rafa ou J.Mario

      Nani
      Danny
      Bernardo
      Quaresma
      Guedes (se continuar no seu percurso natural)

      Ronaldo / A.SIlva ou Fonte

      Optava por levar "apenas" 3 cenrtrais de raiz ,apostando em Danilo como recurso.
      Obviamente ainda é prematuro eleger 23 para o Euro ,sendo que na cabeça de F.Santos penso que já tem 20/21 definidos .
      Guedes e A.Silva ,numa perspectiva de evolução dos jogadores na restante época ,se for continua e com resultados ,penso que fazem sentido, obviamente que neste momento existe 70% de hipoteses de ser o Eder ,o que não entendo!

      R.Neves cabe nestes 23 ,mas optei pelo Danilo por poder jogar a central ,e ter estado muito bem vs Dinamarca.

  • TheRikardoN
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:15 pm

    Os meus 23:

    Rui Patrício, Lopes e Beto
    Pepe, Fonte, R.Carvalho, Carriço, Cedric, Coentrão, Vieirinha e R.Guerreiro
    Moutinho, William, Tiago, André Gomes, João Mário e A.André
    Ronaldo, Nani, Bernardo Silva, Éder, Quaresma e Rafa

  • João Pimenta
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:13 pm

    A minha convocatória seria:

    GR- Rui Patricio 1
    Anthony Lopes 12
    Beto 22

    DD- Vieirinha 11
    Cedric 21

    DE- F.Coentrão 5
    Eliseu 18

    DC- R.Carvalho 6
    Pepe 3
    José Fonte 4
    Bruno Alves 2

    MDf- William 14
    Ruben Neves 13

    MC- Tiago 19
    J.Moutinho 8
    André Gomes 16
    João Mário 15

    MD- Bernardo Silva 10
    Gonçalo Guedes 20

    ME- Nani 17
    Bruma 23

    AV- CR7 7
    Gonçalo Paciencia 9

    • claudio
      Posted Outubro 12, 2015 at 3:36 pm

      Parece-me bem a tua convocatória. Eu só faria umas pequenas mudanças:

      GR:
      R. Patricio
      Anthony Lopes
      Eduardo

      Defesas:
      Cédric
      Vieirinha
      Pepe
      R. Carvalho
      B. Alves
      J. Fonte
      Coentrão
      Eliseu

      Médios:
      William
      Danilo
      Moutinho
      Tiago
      André Gomes
      João Mário
      Bernardo

      Avançados:
      CR7
      Nani
      Quaresma
      Danny
      André Silva

      Neste momento seria estes que levava, mas nestes meses que falta muita coisa vai mudar.
      Outros como o Rúben Neves, Paciência, Cavaleiro, Beto, Neto, Semedo, Guerreiro, Rafa, André André, Guedes, Bruma e Fonte também podiam caber nestas contas. Vamos ver..

  • Mário Rebelo
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:13 pm

    Se Danny/Veloso/Alves e Co. continuarem a ser chamados havendo hipóteses bem melhores as minhas espernaças reduzem-se a pouco mais de zero.

    • Mário Rebelo
      Posted Outubro 12, 2015 at 3:33 pm

      Lains, o problema é que se os que referi forem chamados é concerteza para serem titulares.

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2015 at 2:06 pm

      O Mustafi fez uns 120 minutos…

      Saganas

    • João Lains
      Posted Outubro 12, 2015 at 1:39 pm

      Neuer, Lahm (quando regressou à sua posição de origem), Hummels, Kroos e Müller foram os principais obreiros do título mundial. O Mustafi esteve longe de ser uma peça importante neste desfecho. Não esteve mal (é muito certinho), mas só por uma vez foi titular e acabou substituído por lesão (foi aí que Lahm retornou à posição de lateral direito).

      Quando eu referi que "Mustafi, Durm, Kramer, Ginter (também poderia incluir Grosskreutz) foram campeões do mundo sem saber ler e escrever", referia-me a um passado na selecção principal, mas como sempre, há quem tente desvirtuar aquilo que eu disse. Não foi o teu caso André.

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2015 at 1:18 pm

      Caro João, o Mustafi foi uma pedra importantíssima na conquista da copa do mundo. Aproveitou as lesões e fez um mundial de excelência, o que lhe valeu a transferência para o Valencia. Portanto penso que não tenha sido campeão do mundo sem saber ler nem escrever.

      André Martins

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2015 at 1:11 pm

      A Alemanha foi campeã do Mundo quase sem saber ler nem escrever? Foram os melhores em tudo e acabou a conversa. Têm este projeto desde 2008, é normal que vençam ou joguem para isso naturalmente

    • João Lains
      Posted Outubro 12, 2015 at 12:38 pm

      É uma competição curta, a força de uma selecção mede-se pelos 15/16 jogadores que poderão ser utilizados – o tal "núcleo duro" – e não pelos 23. Em 2014, a Alemanha não pôde contar com Gómez, Schmelzer, Reus (Jogador do Ano da Bundesliga), Jansen, Gündogan ou Westermann. Mustafi, Durm, Kramer ou Ginter, foram quase campeões do mundo sem saber ler e escrever.

      Resumindo, acho que as nossas hipóteses de sucesso não estarão condicionadas se o Danny for chamado em detrimento do Rafa, ou do Bruno Alves (à partida, nem será titular) em favor do Ilori.

  • Nuno R
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:05 pm

    Dificilmente os convocados fugirão do grupo usado na qualificação, a não ser que um qualquer jogador rebente por aí (Ilori, Gelson, Gonçalo ou Guedes).
    é cedo para falar em qualidades ou defeitos, só no Verão poderemos aferir da real valia e condição de todos os jogadores.

    Uma nota: o William dificilmente será titular, assumindo que Danilo, Tiago e Moutinho formam o núcleo favorito de FS, havendo ainda outras opções. Assim sendo, preferia enquanto adepto, que fosse poupado para os JO.

    • JTMatos
      Posted Outubro 13, 2015 at 11:47 am

      As comparações entre clubes fazem-se em jogos e não em jogadores. E não acho que ser estrela num clube é sinónimo de qualidade. O Coentrão nos últimos anos seria em muitos clubes, e no entanto era suplente no Real, o Nani é estrela no Fenerbahçe e foi no Sporting, no entanto no United nos ultimo anos quase nem no banco de suplentes estava.

      Não obstante, e não tirando o mérito ao André Gomes, nem o comparando com o William (que não faz nenhum sentido) acho que vários jogadores do Sporting que eram titulares no Valência. E dando um exemplo até bastante incendiário o Vezo na selecção sub21 era suplente… do Esgaio.

    • coach407
      Posted Outubro 12, 2015 at 5:09 pm

      José Pinho, achei piada. Quem é a estrela do Valência ao lado da estrela do Sporting?

      Afinal quem é Diego Alves ao lado de Patrício, Cancelo ao lado de Joao Pereira, Mustafi e Abdennour ao lado de Naldo e Paulo Oliveira, quem é Gaya ao lado de Jefferson, Enzo Perez ao lado de Joao Mario, Rodrigo, Bakkali, Piatti, Feghouli ao lado de Mané, Ruiz, Matheus ou Gelson. Já pra não falar de quem são os pobres Alcacer e Negredo ao lado de Teo e Slimani. Quem é o André Gomes ao lado do William?

      Por amor de Deus, qual é a dúvida? Tamos a falar da estrela do Sporting Clube de Portugal. Ser a estrela ao lado dos mancos do Valencia qualquer um é, agora do Sporting já é outra coisa. Nao há qualquer dúvida……

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Outubro 12, 2015 at 4:28 pm

      FS sempre mostrou equipas com grande segurança defensiva e William dá muito mais garantias que André Gomes. De resto, André Gomes pode se afirmar como estrela do Valência mas William irá solidificar o estatuto de estrela do Sporting.
      Pinho

    • coach407
      Posted Outubro 12, 2015 at 3:33 pm

      Rui Magalhães, também pensei nisso porque se o André Gomes se afirmar como estrela do Valência tem que ser titular e não tou a ver ele a colocar o Tiago ou Moutinho no banco e jogar com o Danilo/William

    • Rui Magalhaes
      Posted Outubro 12, 2015 at 1:35 pm

      "william será titular sem sombra de dúvidas"

      Sabes que FS pode usar um meio-campo com Tiago, Moutinho e André Gomes.

    • H Soares
      Posted Outubro 12, 2015 at 1:29 pm

      Eu sinceramente não sei se William será titular.
      Contudo, existe algo que salta à vista. Portugal joga num duplo pivô. com Tiago um pouco mais à frente de Danilo Pereira. Sendo o mais defensivo o Danilo como é obvio.
      Parece-me na minha humilde opinião que a selecção ganha mais em termos defensivos com o Danilo e ganha em termos de circulação de bola com o William. Qual FS irá escolher não sei.
      Gostava de ver um meio campo com Danilo e William, este ultimo um pouco mais à frente, seria interessante de se ver.

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2015 at 1:01 pm

      Gr: Lopes, Patrício, Beto
      Dc: R. Carvalho, Pepe, Fonte, P. Oliveira
      De: Vieirinha, Semedo
      Dd: Coentrão, Eliseu
      M: Moutinho, Tiago, William, André Gomes, Danilo, João Mário
      At: Ronaldo, Nani, Eder, Bernardo, Quaresma, Varela

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2015 at 12:33 pm

      O William senta o Danilo e nem precisa de estar a 100% para o fazer

      SCP1906

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Outubro 12, 2015 at 12:26 pm

      William será titular sem sombra de dúvidas.
      Meio campos será conposto por William, Tiago e Moutinho sendo os suplentes Danilo, André Gomes e João Mário. Penso que Ruben Neves (ou mesmo Adrien/André André) devia ser convocado em detrimento de Danilo porque penso que Danilo não oferece nada ao jogo que William já não ofereça por isso penso que só irá ser convocado caso ocorra uma eventual lesão de William durante o Europeu apesar de, na minha opinião, FS devia arriscar e nesse caso apostar em Tiago atrás.
      Pinho

  • Anónimo
    Posted Outubro 12, 2015 at 12:00 pm

    Rui Patricio
    Anthony Lopes
    Beto

    Cedric
    Nelson Semedo
    José Fonte
    Ricardo Carvalho
    Pepe
    Bruno Alves
    Coentrão
    Eliseu

    William
    Danilo
    Tiago
    Moutinho
    André Gomes
    André André

    Bernardo Silva
    Ronaldo
    Nani
    Quaresma
    Danny

    Éder

    —————

    Seriam estes os meus eleitos. Creio que o mais importante é não mexer muito na equipa que fez toda a qualificação. Desta forma, dei mais importância à continuidade do que à promoção de grandes "revoluções".

    O 11 base para mim seria o que jogou com a Dinamarca, com Pepe no lugar do Alves e William no lugar do Danilo.

    João André

    • Anónimo
      Posted Outubro 13, 2015 at 2:58 pm

      eu sou do benfica e nao sou admirador do eliseu, mas o facto é que tem calado todos os criticavam como eu…é claro que nao se espera grandes cruzamentos dele nem que seja o melhor e campo, mas na segunda metade da ultima epoca e no inicio desta tem estado a jogar de forma aceitavel. Duvido que nao tenha lugar nos 23…
      Luís

    • Yeah!
      Posted Outubro 13, 2015 at 2:20 pm

      O que disse foi que o ataque de Portugal é fraco taticamente…não defende. Assim o meio campo tem de aguentqr toda a pressão e o william não é tao bom nisso. Com danilo, como se viu contra a dinamarca, ganhavamos mais segurança. moutinho e andré andré sao altamente competentes a nível tatico…é a verdade.
      O ataque de Portugal tem de mudar. Ronaldo, nani e danny não defendem. Ronaldo bernqrdo e um pl eram a minha escolha. Não temos benzema ou lewandovski pelo eder deve ser a única escolha. Pelo menos até o andré silva ganhar estaleca.

    • coach407
      Posted Outubro 12, 2015 at 5:03 pm

      Tiago, tas a falar daquele meio-campo da seleçao sub 21 que joga com 4 médios?

      É que ignorares o Bernardo Silva é estupido visto que a tatica de Portugal permite que os 3 homens mais adiantados bloqueiem os centrais, os laterais e o medio defensivo. Ou seja sobram Joao Mario, Sergio Oliveira e William para os outros centro campistas (que serão dois em principio), alem de apoiarem os laterais mas isso já não é para o William que não tem capacidade para dobrar os laterais, mas que fazia a sua parte na resposta a eventuais cruzamentos dos extremos.

      O William é claramente jogador de equipa grande. Quando a equipa tem a posse de bola é fantastico. Quando não a tem é abaixo da média (posiciona-se bem, interessante. Para isso prefiro o André Leão ou o Podstawski). Defensivamente é forte nas bolas divididas, de resto é banal. Ofensivamente é top mundial

    • Tiago Abreu
      Posted Outubro 12, 2015 at 3:47 pm

      num meio campo com João Mário e Sérgio Oliveira, William foi o melhor jogador do euro sub-21…meio campo altamente pressionante epa

    • Yeah!
      Posted Outubro 12, 2015 at 1:39 pm

      Concordo em parte.

      Bruma por Danny, que não acrescenta nada. E no 11, gostava de ver danilo william e moutinho. William numa equipa com fraca capacidade de pressionar, em que so moutinho e andre andre – e um.pouco bernardo e eder – sabem pressionar, e muiyo limitado a defender. Nao tem velocidade nem agressividade.

      No ataque ronaldo, bernardo e eder. É totalmente diferente jogar com um pl…e nani dá dó ver jogar na seleção.

      Bonsigwa, a meu ver, caso recupere a forma prévia à lesão ganha lugar.

    • Anónimo
      Posted Outubro 12, 2015 at 1:08 pm

      É muito cedo para começar a imaginar a lista de convocados, jogadores aí como o N. Semedo, Andre Andre, Andre Gomes….. têm tudo para estar nessa lista, isto se continuarem o trabalho que têm feito nos clubes e continuarem a jogar frequentemente. Eu sinceramente como Benfiquista creio que até ao final da época o N. Semedo evolua imenso mas mesmo assim não terá qualidade para entrar no Euro16 (Ricardo Pereira, Bosingwa e Miguel Lopes idém), e penso que o caso de Andre Andre, de momento, devido à grande forma dele, seja justo ter sido convocado para estes jogos mas num momento de forma não tão boa não tem lugar no meio campo de Portugal (a não ser que a concorrência seja mesmo fraquinha, mas com o decorrer da época veremos).

    • Pedro Barata
      Posted Outubro 12, 2015 at 12:47 pm

      SENSEI, concordo com essa questão do meio-campo. Acho que, por exemplo, uma lista com Tiago, Danilo, Moutinho, André André e Veloso ficaria com pouca capacidade criativa, de ter gente diferente. Acho que João Mário e André Gomes devem ir para dar um toque de passe e transporte

    • SENSEI
      Posted Outubro 12, 2015 at 12:43 pm

      Realmente, tendo em conta a qualificação, nem o nelson nem o andré deveriam estar nessa lista, apesar de não discordar.
      Penso que a chave será não levar demasiados jogadores semelhantes. Particularmete no meio campo.

    • Briguel Bola de Ouro
      Posted Outubro 12, 2015 at 12:41 pm

      Já se viu que estão a aparecer muitos jogadores bons no nosso futebol, mas é preferível apostar em 2 ou 3 que cheguem a um nível excelente do que estar a apostar em 15 que nunca passarão de ''bons jogadores''.

      Continuo a achar que os clubes portugueses não estão a fazer a sua parte no que toca à promoção do jogador português. Uma liga com 18 clubes deveria ser capaz de lançar mais jovens promessas do que faz actualmente.. E uma segunda Liga com 24 clubes onde é raro haver um clube com solidez suficiente para não ter medo de apostar na sua formação e lançar jovens jogadores.

      E os empresários, que tirando o Jorge Mendes, e mais um ou dois continuam no amadorismo, sem conseguir colocar os jogadores nas ligas mais competitivas do Mundo.. Para os meter na Segunda Divisão de Espanha ou Itália, ou nas ligas periféricas como Grécia, Chipre ou Roménia é que os empresários portugueses são bons..

      A FPF se quiser meter mãos á obra tem muito por onde fazer.. Há sempre forma de melhorar em tudo e o exemplo tem de vir sempre de cima

    • AP N
      Posted Outubro 12, 2015 at 12:27 pm

      Levar william, tiago e Danilo é tirar lugar a um médio com caracteristicas mais ofensivas e com puder de desiquilibrar. optava por joao mario ou até mesmo rafa se continuar a elevar o seu nivel de futebol. sao 3 jogadores com muita qualidade. e concordo que em pincipio serao estes os seleccionáveis, é só a minha opiniao pessoal.

    • Vital Moreira
      Posted Outubro 12, 2015 at 12:26 pm

      Trocava Eliseu por Raphael Guerreiro; Danny por Rafa Silva, e estou convicto que o Lucas João ainda vai roubar o lugar ao Éder no decorrer desta época.

      Está a faltar alguma fantasia a esta selecção, está a ficar muito de tracção atrás um pouco à imagem do Fernando Santos.

    • João Pimentel
      Posted Outubro 12, 2015 at 12:19 pm

      Não mexendo muito na equipa que fez toda a qualificação teria que estar aí o Vieirinha no lugar do Nelson Semedo.

    • Paulo Almeida
      Posted Outubro 12, 2015 at 12:18 pm

      Se fosse hoje a convocatória as minhas escolhas eram basicamente essas. Só trocava o Eliseu pelo Guerreiro e o Semedo pelo Vieirinha. Também gostava de ver o Rúben Neves no grupo, mas infelizmente, não me acredito que aconteça.

Deixa um comentário