Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

De excluído, a candidato a melhor do Mundo

Como explica que um jogador que nos últimos 3 anos (desde que a Bola de Ouro se uniu com o FIFA World Player) nunca esteve sequer entre os 23 finalistas, ser agora candidato a melhor do Mundo?
Sim, estamos a falar de Franck Ribery. O extremo gaulês realizou uma última temporada e ano de 2013 fantástico, mas não deixa de ser curioso que nas últimas três edições deste prémio conjunto, não tenha sequer figurado no lote de 23 finalistas. Tudo se torna ainda mais interessante se recuarmos ainda mais no tempo, aos anos em que a Bola de Ouro era um prémio independente. De 2006 (ano em que pela primeira vez surgiu na lista da FIFA) até 2009, Ribery foi 13º, 17º, 16º e 28º, respectivamente. Estamos perante um atleta que vive momentos marcantes um pouco tarde na sua carreira. Senão vejamos, tinha já 21 anos quando se estreou na primeira divisão ao serviço do modesto Metz, 16º classificado no campeonato nessa temporada (a maioria dos jogadores de topo hoje em dia, tende a estrear-se e/ou assumir lugares de relevo nas principais competições logo com 17/18 anos), e agora apenas aos 30, é candidato a vencer o galardão máximo do organismo que regula o futebol mundial. Situação que nos tempos recentes apenas foi vivida por Pavel Nedved, tardiamente vencedor da Bola de Ouro. Numa fase em que estamos claramente perante uma era em existe Ronaldo e Messi num nível superior a qualquer outro, pode realmente Ribery ser o candidato nº 1 a vencer o troféu? Pode o triplete por si conquistado, ao serviço do Bayern, ser um factor de vantagem mesmo quando a FIFA outrora, com Sneijder, relevou os títulos para segundo plano? Mérito total do jogador, que surgiu na melhor fase da sua carreira apenas aos 30 anos, ou podemos entrar um pouco numa “teoria da conspiração”, onde entregar o troféu a Ribery é “menos mau” para a FIFA (tendo em conta as lamentáveis atitudes recentes do seu presidente), em virtude da recta final de 2013 superior de Ronaldo em relação a Messi?  

A. Carvalho

42 Comentários

  • vitord1
    Posted Dezembro 2, 2013 at 11:33 am

    se ele ganhar é com todo o mérito, tal como Ronaldo, agora para além desses não vejo mais ninguem capaz de o vencer…

  • troza
    Posted Dezembro 2, 2013 at 11:53 am

    O Ribery sempre foi um bom jogador. Mas nunca tinha estado nesta posição. O único problema é que ele é a bandeira de um Bayern cuja estrela principal foi a equipa como um todo e não um jogador.

    E ainda bem que ele tem reconhecimento. É bom que as pessoas vejam que não são só os jogadores que aparecem aos 18/19 que têm potencial para serem muito bons.

    E depois já cansa… Sempre a dúvida da teoria da conspiração… pelos mesmos que defendem que o Messi em 2010 ganhou mal… se a Fifa agora fizer o que essas pessoas diziam não é fazer o que está correcto desta vez, mas é só para não dar ao Ronaldo.

    E num blog onde se defendeu que apenas a copa do rei não servia para o Messi ser o melhor, agora acha que o Ronaldo deve ganhar quando nem a copa do rei (que perdeu a final em casa) ganhou.

    Um aviso porque no futebol acontece muitas vezes isto: sejam coerentes. Porque há sempre forma de por as coisas do jeito que se quer e se não se for coerentes é óbvio que não é uma opinião mas uma tentativa de deturpar a realidade.

    Se defenderam que em 2010 e em 2012 não devia ter ganho o Messi (em 2012 nem percebo bem como porque o campeonato espanhol também é pouco em termos de troféus) agora não defendam o Ronaldo… Se defenderam o Messi em 2010 e 2012, agora defendam o Ronaldo. Porque quem tem ganho o prémio tem tido sempre argumentos a favor (e só não vê quem não quer) como aqueles que as pessoas dizem que deviam ter ganho têm tido (o que também só não vê quem não quer).

    Agora é ridículo é que tudo seja visto como campanha para o Ronaldo não ganhar… principalmente depois de dizerem o que disseram de um gajo que só ganha a copa do rei não ter nada para mostrar quando foi o melhor marcador em todo o lado, incluindo a Liga dos Campeões… daqui a pouco dizemos que um documentário sobre opressão militar que saia é uma campanha contra o Ronaldo….

    • Tiago Quintas
      Posted Dezembro 2, 2013 at 5:26 pm

      Ser coerente é coisa que a FIFA não foi nos ultimos anos….

    • troza
      Posted Dezembro 2, 2013 at 7:39 pm

      Algumas vezes pode não ter sido…

      Eu até agora só acho que o Messi ficar em segundo à frente do Ronaldo no ano em que o Kaká ganhou (justamente) é que foi um erro… mas, que eu saiba, isso não interessa para nada. Entre os dois, o Messi mereceu ficar à frente das outras vezes que ficou… e com muita pena minha, o Ronaldo tem pago pelo erro de ter querido sair do Manchester United (onde teria sempre prémios do melhor da liga inglesa para mostrar, um treinador e uma imprensa mais favorável na liga mais mediática do mundo… e não estaria quase sem ganhar nada uma data de anos num clube que vive com a pressão de ganhar a liga dos campeões… e quando não ganha é sempre um falhanço… e isso pesa na atribuição do prémio…)

      No entanto isso não invalida que as pessoas neste blog não o devam ser. Depois de anos a dizer que o Sjneider merecia em 2010 agora até colocam a hipótese do Ribery ganhar ser só para não a dar ao Ronaldo… é ridículo.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 2, 2013 at 12:14 pm

    Agora já se torna um bocado chato discutir isto da Bola de Ouro, já está muito "batido". De qualquer das formas, é mais que justo a presença de Ribery no top-3, e é também justo que ele ganhe, tenho de ser coerente porque também digo que Messi tem 4 Bolas de Ouro injustas, uma delas que devia ser de Sneijder (pelos mesmos motivos de esta dever ser entregue a Ribery).

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 2, 2013 at 12:33 pm

      Não quer dizer que ache o Ribery o melhor do mundo.. isso é uma luta entre Messi e Ronaldo. Mas defendo sim, um critério coerente neste prémio, algo que não existe.

    • Bruno Rocha
      Posted Dezembro 2, 2013 at 2:59 pm

      mas como é que é possível haver critérios coerentes quando este troféu é decidido pelos treinadores e capitães das selecções? este prémio é ridículo e tenho pena que o balon d'or da france football tenha desaparecido

    • Filipe
      Posted Dezembro 2, 2013 at 3:01 pm

      LuisRafael eu aceito e compreendo a sua opiniao, mas acho que um jogador deve ganhar se realmente for o destaque da equipa que ganhou esses titulos todos, na minha opiniao Ribery foi tao importante como Muller e Robben(e como os outros todos, mas estes um pouco mais abaixo), enquanto que o Sneijder nesse ano apesar de nao chegar perto das exibiçoes e estatisticas de Ronaldo e Messi, foi mais preponderante no Inter que o Ribery no Bayern, esta bola de ouro na minha opiniao so pode ser do CR7(e olhe que até prefiro Messi, mas mim é o melhor jogador do mundo, e cr7 o segundo), e nem incluíria Ribery no top 3

    • Miguel Almeida
      Posted Dezembro 2, 2013 at 5:02 pm

      Fílipe, já para não falar que Sneijder levou a Holanda ás costas no Mundial de 2010.

  • Gonçalo
    Posted Dezembro 2, 2013 at 12:31 pm

    Achei piada a esse pormenor dos 21 anos. Com essa idade o Messi e Ronaldo já andavam nos pódios dos melhores do Mundo.

  • Vink
    Posted Dezembro 2, 2013 at 12:34 pm

    O Problema é que não é a FIFA que decide são jornalistas e jogadores!! Deveria ser a FIFA a atribuir, ter uma equipa competente imparcial para decidir todos os anos de forma justa!! Desta forma vai ganhar o Messi porque quem vota não consegue perceber que isto é para votar no melhor do Ano e não no melhor se tiverem todos a 100% ……….

  • Antonio Silva
    Posted Dezembro 2, 2013 at 12:36 pm

    O que ele fez mais que o Neuer?

  • Hugo
    Posted Dezembro 2, 2013 at 12:47 pm

    De acordo com isto Messi vai ganhar a Bola de Ouro. Mais uma vergonha .https://twitter.com/AgenciaNews

  • Kacal
    Posted Dezembro 2, 2013 at 1:08 pm

    Eu acho que o Ribéry não deveria ser o vencedor da Bola de Ouro, se é uma questão de títulos colectivos, se calhar o Sneijder, Xavi e Iniesta já deveriam ter ganho uma Bola de Ouro, esse foi sempre um critério secundário e não faz sentido que seja em 2013 passado para primeiro plano, o Ribéry é um excelente jogador, o Bayern fez uma época excelente, mas, eles são um EQUIPA, o Jupp Heynckes já vai receber o prémio pela equipa, a Bola de Ouro é para o melhor jogador do Mundo, no Bayern há o Neuer, Lahm, Schweinsteiger, Robben e mesmo o Muller que foram jogadores igualmente importantíssimos na época do Bayern, a verdade é que o Ronaldo e o Messi são os dois melhores jogadores do Mundo, com larga vantagem, e o vencedor tem que ser um deles porque são, simplesmente, os melhores, vendo entre eles o que mais merece este ano é o CR7 e deve ser ele a ganhar e não o Ribéry, senão ganhar é mais uma injustiça e tenho duvidas que ganhará outra vez.

  • Jordan
    Posted Dezembro 2, 2013 at 1:22 pm

    O que é que ele fez a mais que o Muller?

  • Anónimo
    Posted Dezembro 2, 2013 at 1:25 pm

    Para mim ganhar ele ou o Robben é igual, fizeram ambos o mesmo pelos títulos do Bayern…aliás o Robben até teve uma exibição mais vistosa na final da Champions…Para mim esta luta é Ronaldo vs Messi, que são realmente os jogadores que estão acima de todos os outros, e este ano pelo que conseguiu em termos individuais (e sendo um prêmio atribuído individualmente) deve ser o Cristiano Ronaldo…

    AN

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Dezembro 2, 2013 at 1:38 pm

    Ora sejamos honestos…

    Sempre achei que um jogador para ser melhor do mundo deve apresentar vitórias colectivas no seu currículo, até porque, para mim, não pode existir vitória individual sem vitória do grupo, isto no que ao futebol diz respeito. No entanto, a FIFA já provou que esse critério não é linear e provou quando Messi já venceu o troféu sem qualquer conquista colectiva de relevo.

    Dito isto, acho que Ribery pode ser candidato, no entanto, nunca poderá ser considerado o melhor do mundo. Mantenho que existem jogadores tão ou mais decisivos no Bayern da época transacta. Jogadores como Robben, que não fossem as lesões e a sua mentalidade também estaria no patamar dos dois monstros do futebol (Messi e Ronaldo), Neur, Muller, Schweinsteiger, não fizeram na minha opinião menos que o Gaulês. Ainda assim um pódia é composto por três atletas e falta lá um a jogar ao Português e ao Argentino…

    Pelo que fez este ano, e pelo que Messi não fez, Ronaldo foi o melhor jogador do mundo no ano de 2013. Mas a verdade é que não conquistou nenhum título e isso deve pesar. Falta saber se é suficiente porque as diferenças são por de mais evidentes entre Ronaldo e Ribery…

  • MosqueteiroSLB
    Posted Dezembro 2, 2013 at 1:43 pm

    nao interessa a idade com que ribery apareceu. conta pelo que fez este ano, e neste ano foi o melhor.

    dizer que sneijder era importantissimo e que ribery e so mais um, e falta de coerencia. eu sei que gostam de ronaldo, mas nao mintam. comparar os dois anos e absolutamente ridiculo. ficam aqui os dados. nao estou a dizer que tenha sido justo messi ganhar, mas certamente e mais justo do que ronaldo ganhar este ano.

    2009–10 season
    President Massimo Moratti
    Head coach José Mourinho
    Serie A 1st
    Coppa Italia Winners
    Supercoppa Italana Runners-up
    UEFA Champions League Winners
    Top goalscorer League:
    Diego Milito (22)
    All:
    Diego Milito (30)

    2009–10 season
    President Joan Laporta
    Manager Josep Guardiola
    Stadium Camp Nou, Barcelona
    La Liga 1st
    Copa del Rey Round of 16
    UEFA Super Cup Winners
    FIFA Club World Cup Winners
    Supercopa de España Winners
    UEFA Champions League Semi-finals
    Top goalscorer League:
    Lionel Messi (34)
    All:
    Lionel Messi (47)

    agora os de ronaldo e ribery e messi

    2012–13 season
    President Sandro Rosell
    Manager Tito Vilanova
    Stadium Camp Nou, Barcelona
    La Liga 1st
    Supercopa de España Runners-up
    Copa del Rey Semi-finals
    UEFA Champions League Semi-finals
    Top goalscorer League:
    Lionel Messi (46)
    All:
    Lionel Messi (60)

    2012–13 season
    President Florentino Pérez
    Manager José Mourinho
    Stadium Estadio Santiago Bernabéu
    La Liga Runners-up
    Copa del Rey Runners-up
    Supercopa de España Winners
    UEFA Champions League Semi-finals
    Top goalscorer League:
    Cristiano Ronaldo (34)
    All:
    Cristiano Ronaldo (55)

    Bayern Munich
    2012–13 season
    Chairman Uli Hoeneß
    Manager Jupp Heynckes
    Stadium Allianz Arena,
    Munich, Bavaria
    Bundesliga Winners
    DFB-Pokal Winners
    DFL-Supercup Winners
    Champions League Winners
    Top goalscorer League:
    Mario Mandžukić (15)
    All:
    Thomas Müller (23)

    como podem ver as epocas sao incomparaveis. messi em 2010 ganhou muito mais que ronaldo.

    quanto a diferença entre riber e sneijder, sneijder nesse ano marcou 8 golos, ribery neste ano marcou 11, nao ha muita diferença. dizer que 1 foi importantissimo e o outro nao e mentira.

    ps- porque nao falam de milito? melhor marcador no campeonato, melhor marcador na champions league, e marcou os golos decisivos na final dos campeos, na final da taça de italia e no jogo decisivo do campeonato? falam porque ouvem os outros a falar, em vez de falarem do que sabem. façam pesquisas.

    • Hugo
      Posted Dezembro 2, 2013 at 2:01 pm

      Sempre os mesmos do costume a bater no Ronaldo e a defender o Messi. Para isso ate usam o Ribery quando o Robben foi mil vezes mais decisivo. Mas nao te preocupes o teu amado vai ganhar este premio que parece a eurovisao

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 2, 2013 at 2:04 pm

      eu sei que nao dividi os golos a contar com esta 2º metade, assim como em 09 /10, mas nao estava com paciencia para ir pesquisar mais e separar os golos.

    • Pedro Miguel Garcia
      Posted Dezembro 2, 2013 at 2:55 pm

      Mosqueteiro vou ser o mais sincero possível contigo…

      Sabes que não contam só as assistências e os golos, por exemplo: Ribery tem mais jogos e mais golos que Robben no campeonato já que o holandês esteve vários meses lesionado:

      Ribery – 23 jogos a titular / 10 golos
      Robben – 11 jogos a titular / 5 golos

      Mas na Liga dos Campeões:

      Ribery – 1 golo
      Robben – 4 golos

      Na Taça da Alemanha:

      Ribery – 0 golos
      Robben – 4 golos

      Isto para ainda te dizer que os golos de Robben são bem mais decisivos, fala por si o golo da vitória na final da Liga dos Campeões contra o Dortmund…

      Se contares tempo em campo, o Dante, o Boateng, o Muller e o Schweinsteigger jogaram mais minutos que Ribery e muitos mais que Robben…

      Em termos de assistências tem os dois o mesmo número…

      Agora explica-me porquê o Ribery e não o Robben? Dá-me uma razão plausível… E podia falar-te de outros da mesma equipa!

    • Anónimo
      Posted Dezembro 2, 2013 at 3:05 pm

      Não vou dizer que discordo totalmente, mas esqueceste-te do relevante facto de Sneijder também ter levado a Holanda à final do Mundial..

      Mig

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 2, 2013 at 3:36 pm

      tem razao, pode ser qualquer um deles. eu digo o ribery porque foi ele o escolhido, assim como falam do sneijder, que nao foi superior a outros do inter milan. eu acho que depois da epoca do bayern tem que ganhar um jogador desta equipa. se nao ganhar ribery, entao que ganhe o roben. agora, o trabalho destes jogadores contra o barça foi incrivel, as pessoas so ficam com o 7-0 na cabeça, mas esquece-se que mesmo a ganhar na eliminatoria por 5/6-0, os dois continuavam a descer bastante, fazendo autenticos sacrificios. a meu ver, a capacidade dos dois para descer bem e sair bem para o ataque foi o principal motivo para terem ganho 7-0, e obvio que tambem beneficiaram de uma equipa fortissima, mas estes ao pararem dani alves e jordi alba, foram muito importantes. por exemplo, falam de roben, mas pelos dados que apresentei poderia perfeitamente ser muller.

      mig, tem toda a razao, era algo que por acaso nao me ocorreu, mas nao foram vencedores, e a epoca de milito foi superior , pelo menos em dados a de sneijder. mas sim, ja da um bom motivo para o sneijder. mas milito marcou os golos decisivos todos, se o inter nao tem ganho, o sneijder fazia a epoca do quase, e ai nao teria razoes para estar tao acima nos nomeados.

      hugo- no meu comentario nao ve nenhum ataque ao ronaldo nem a dizer que messi merece ganhar. so digo que, se ronaldo ganhasse seria um maior escandalo do que messi ter ganho em 2010.

    • Miguel Almeida
      Posted Dezembro 2, 2013 at 5:08 pm

      Só uma pequena pergunta MosqueteiroSLB, e eu nem me queria meter nesta conversa, mas… Você faz muitas e boas pesquisas, mas por vezes as estatísticas não mostram tudo, alias, por vezes não mostram metade, mas você faz algumas afirmações de morrer a rir por causa dessas estatística. A pergunta é simples e curta: Acha mesmo que o Sneijder não foi superior a qualquer elemento do Inter de Milão naquela época de ouro ?? Sem desvalorizar jogadores como: Júlio Cesar, Javier Zanetti, Cambiasso, Eto'o, Milito, Maicon, entre outros.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 2, 2013 at 5:55 pm

      miguel, concordo consigo, as estatisticas nao mostram tudo. e por isso, que digo e ja disse varias vezes que o jogador que mais gosto e iniesta, e nao temgrandes estatisticas. infelizmente nos dados que se ve por ai, ve-se golos, assistencias, mas nao ,por exemplo, os passes chave. aqueles passes que isolam um jogador, que depois pode oferecer o golo. (vejam mais a baixo)

      se sneijder fez uma melhor epoca, e uma epoca ja distante ,por isso nao posso responder com 100% certezas, mas considerar sneijder e deixar milito, que foi decisivo em todas as competiçoes parece-me injusto. o inter era como o bayern, valia por um todo, aquelas exibiçoes contra o barça provaram isso mesmo.
      agora faço-lhe eu uma pergunta, se sneijder nao tivesse ganho o que ganhou estaria-se a discutir que ele merecia vencer?

      ribery pode nao ter os melhores dados, mas em trabalho individual e colectivo, posso afirmar, ridiculamente ou nao, que foi dos melhores do bayern. e a meu ver sao anos muito diferentes. se se diz que foi injusto sneijder nao ganhar (nunca disse se foi ou nao foi), entao tambem e ainda mais injusto se ronaldo ganhar este ano.

      ESTES DADOS ESTAO NA PAGINA DO SOCCER MEMES E POR ISSO NAO SEI ATE QUE PONTO SAO VERDADEIROS.

      MESSI- 68 golos/ 18 assistencias/ 99 passes chave/ 199 dribles com sucesso
      RIBERY-23 golos/ 27 assistencias/ 155 passes chave/ 234
      RONALDO-80 golos/16 assitencias/104 passes chave /124

      devido ao elevado numero de golos acho que contaram com particulares. mais uma vez repito que nao sei se os dados sao verdadeiros ou falsos. caso verdadeiros ve-se muito a influencia de ribery

    • Miguel Almeida
      Posted Dezembro 2, 2013 at 6:10 pm

      Claro que se não ganhasse a champions não se falaria tanto nele, mas isso tem haver com o mediatismo que a conquista dos troféus dão aos jogadores, acontece a todos que ganham, mas deixando Inter de fora, Sneijder levou a Holanda ás costas até á final do Mundial. Inter naquela época, e Bayern nesta passada valiam por um todo, concordo… Mas num todo tem que haver sempre alguém que se destaque mais… Naquela época foi sem qualquer tipo de dúvida o Sneijder, e nesta o Ribery, de longe, muito longe. Sem desvalorizar o trabalho fantástico do Milito, é verdade, como não desvalorizo o do Muller, Lahm, Alaba, Bastian, etc… Tal como você tem o Iniesta, eu tenho o Ozil como jogador preferido, mas… Temos que ser realista, Ronaldo é o melhor do mundo, Messi é o mais fantástico. Ribery ?? Foi o melhor do mundo no inicio do ano civil de 2013, apenas e só… Troféus que ele ganhou este ano, as competições começaram em 2012, de relembrar, se não me engano, nem marcou nenhum golo na champions dois oitavos para a frente.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 2, 2013 at 6:56 pm

      na champions league, do bayern no top de melhores marcadores esta o muller com 8 golos em 3º empatado com messi e ylmaz. (so por curiosidade, descobri agora que o alan ficou em 6º empatado com muitos outros). ribery nao entra nos golos (nem roben), ribery entra sim nas assitencias. ficou em 2º lugar empatado com ozil, di maria, benzema e gotze. com 5assistencias.
      roben teve 4 golos e ribery 1. por isso os dados nao sao muito diferentes.

      ronaldo ate pode ter sido o melhor do mundo (so ultrapassou messi em golos nesta 2º metade de 2013), marcou, deu a marcar, e jogou muito bem. mas mais uma vez e o tal problema de englobar duas epocas diferentes. eu acho que um jogador que nao ganha nada num ano, e no ano a seguir vai em 3º, nao pode ganhar uma bola de ouro. ronaldo admitiu que este esta a ser o seu melhor arranque de sempre, o problema e que e so meia epoca, e por isso nao se pode dizer que foi superior a ribery. os golos de ronaldo pouco valem quando comparados a assistencias e passes chaves de golos que deram uma champions league.
      este e o problema de ronaldo, bom arranque , mas e so metade. infelizmente este arranque ja nao contara para a proxima.

      sinceramente eu ate tenho um feeling que ronaldo vai ganhar, mas a meu ver nao e justo. e aceitavel, assim como a de messi em 2010, mas nao e justo.

    • Miguel Almeida
      Posted Dezembro 2, 2013 at 8:21 pm

      Se formos falar de justiça na atribuição deste prémio, Messi só teria 2 Bolas de Ouro e não 4, o que é impressionante de tão ridículo ser. Quanto ao tempo que é analisado, aí, nem Ronaldo, nem Ribery, nem Messi têm culpa de haver campeonatos que não se desenrolem ao mesmo tempo que os principais… Mas numa análise geral, e para mim, Ronaldo foi melhor no geral, embora Ribery tenha tido os tais títulos com a tal preponderância na melhor equipa do mundo.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 3, 2013 at 12:13 am

      2? entao este ano merece o ronaldo e o ano passado messi nao merecia?
      sim, nao tem a culpa dos campeonatos, mas porque temos nos de esperar para considerar campeonatos inferiores? a epoca esta marcada, a votaçao devia ser so uma epoca. o que e que interessa ser o campeao de inverno?
      eu respeito que diga que ronaldo foi melhor, nesta 2º metade foi claramente melhor, mas na 1º a meu ver nao o foi, e por isso dou a quem foi regular nas 2, ribery.

      mas mais uma vez resume-se tudo aos criterios, os da fifa sao duvidosos, e obvio que ha sempre uma tendencia para votar no nosso, mas nao me parece justo. mas sao opinioes

    • fred c
      Posted Dezembro 3, 2013 at 1:22 pm

      O Ronaldo nao fez uma boa 1a metade da epoca? Realmente há quem tenha muita inveja do homem… só marcou em todas as eliminatórias (só não marcou num jogo e foram eliminados por um grande borussia) da liga dos campeões 2012/2013… e o ribery? nem 1 golito para amostra. Quem consegue dizer que o ribery merece a bola de ouro, peço desculpa mas de futebol ou nao percebe mesmo nada ou tem mesmo muita inveja do Ronaldo, é melhor irem a um psicólogo ver o que se passa…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 3, 2013 at 4:38 pm

      eu nunca disse que ronaldo fez uma ma 1º parte, o que eu digo e que na 1º metade nao foi o melhor, nas segunda ja foi.
      incrivel como conseguem dizer que o messi so merece 2 bolas de ouro, mas depois mudam os criterios para ronaldo ganhar mais.
      nao tenho inveja de ronaldo, eu aprecio ronaldo. e incrivel como so por defender o ribery ( e se tu dizes que ribery nao merece nao sou eu que preciso de psicologo. ribery so ganhou 3 titulos e foi importante).
      ja agora, do que e que valeram os golos do cr? o ribery fez assistencias que deram titulos. os mesmos que dizem que o ronaldo merece ganhar este ano sao os mesmo que diziam que o messi nao merecia o ano passado, curiosamente tinha mais titulos e melhores dados do que cr este ano.
      mas eu e que nao percebo nada

    • Miguel Almeida
      Posted Dezembro 3, 2013 at 9:35 pm

      Merecer por títulos e por feitos individuais, o Messi apenas mereceu a Bola de Ouro em 2009 e em 2011… Em 2010 deveria ser do Sneijder, em 2012 simplesmente deveria ser entregue a um Pirlo, ou a um Iniesta, até porque nesse ano, tirando os golos do ano civil, Messi não foi superior ao Ronaldo em nada. Posto isto, e até dando de barato a Bola de Ouro de 2012 (FIFA completamente virada para Espanha e Barcelona, caso não fosse Guardiola não estaria na lista de melhores treinadores estando no desemprego), se em 2010 a FIFA entregou a Bola de Ouro ao Messi, era muito menos escandaloso se a entregasse agora ao Ronaldo. Alias, o Ronaldo merece mais este ano do que o Messi mereceu em 2010.

  • Pedro Pereira
    Posted Dezembro 2, 2013 at 3:48 pm

    depois das declarações do Blatter e da posterior campanha que se realizou e continua a fazer a favor de Ronaldo acho que este ano a Bola de Ouro será do português. Se entregarem a Ribery na minha opinião seria injusto porque é um jogador muito inferior a Ronaldo e a Messi e portanto não pode ser o melhor do Mundo. Quanto aos títulos, sendo o futebol um jogo de equipa, 11 contra 11, só vencem títulos as melhores equipas, não os melhores conjuntos de jogadores nem mesmo os melhores jogadores, vencem as melhores equipas, e uma equipa são bem mais do que 11 jogadores. Ribery ganhou tudo mas não o fez sozinho, foi mais uma peça da máquina trituradora do Bayern, uma equipa recheada de grandes jogadores.
    Por outro lado, Ronaldo não ganhou nada mas a verdade é que do início ao fim do ano tem apresentado uma forma absolutamente fantástica, marcando golos atrás de golos (tem mais golos que jogos) e na seleção foi decisivo (contra a Irlanda e no play-off). Messi também esteve muito bem no início mas com as lesões que sofreu perdeu a corrida.
    Posto isto, não tenho duvidas que Cristiano Ronaldo foi o melhor em 2013, um profissional exemplar.

  • Rodrigo
    Posted Dezembro 2, 2013 at 3:49 pm

    Sendo coerente, digo que sera justo se o Ronaldo vencer a Bola de Ouro, ja que em termos individuais foi o melhor em 2013. No entanto, sou um apologista da ligaçao entre rendimento individual e titulos neste tipo de premios, pelo que sera igualmente justo dizer que o Ribery sera tambem um vencedor justo, ate porque caso contrario nao poderia dizer que algumas Bolas de Ouro do Messi foram injustas (a de 2010, por exemplo)

    O facto do frances nunca ter estado nos 23 vale o que vale, ate porque acho estranho nunca ter estado nesse lote de melhores futebolistas do mundo porque a sua qualidade e indiscutivel.

  • Gonçalo Pereira
    Posted Dezembro 2, 2013 at 3:59 pm

    O caso de sneidjer só se compara mesmo ao nível de títulos no clube, porque sneidjer foi realmente o melhor jogador nesse ano, na minha opinião. Para além do mais levou a holanda à final do mundial tendo sido o melhor da prova a par de müller e forlan. E ele não marcava tanto no inter, mas também não era a sua função. O que ele tinha de fazer era assistências e ser o organizador/motor de jogo da equipa, o que de facto foi.

  • hertz
    Posted Dezembro 2, 2013 at 4:15 pm

    A FIFA relegou os títulos para 2o plano? Mas por acaso é a FIFA que vota? O Ribery não merece ganhar a Bola de Ouro este ano tal como o Sjneider também não merecia em 2010. So que anda para ai muitos hipócritas que choraram baba e ranho porque a Bola de Ouro 2010 tinha de ir para o Sjneider mas este ano já nem sequer se lembram do RIbery. E ja agora, basta ver que no final da época 12/13 era só gente a dizer que o Ribery tinha de ganhar a Bola de Ouro numa altura em que o Messi era o favorito, agora como o CR ja é o favorito mudaram de opinião. Mudam de opinião ao sabor do vento…
    E se querem falar em teorias da conspiração, expliquem-me la porque é que a FIFA decide alargar o período de votação justamente no dia em que o CR tem aquela exibiçao na Suécia? Coincidência? Ai se fosse o Messi…o que se diria!

  • porquinhodaindia
    Posted Dezembro 2, 2013 at 4:47 pm

    Ribery é um fenómeno recente difícil de explicar. Na minha opinião não é o melhor jogador da sua equipa nem chega a ser o mais preponderante. A questão dos títulos colectivos nunca foi critério principal para a FIFA (e se é porquê Ribery e não Robben, Lahm ou Schweinsteiger?). A qualidade do jogador não está em causa mas Ribery nunca foi e não é o melhor jogador do Mundo sob critério algum. Com dois ETs como Ronaldo e Messi é impossível no panorama actual que haja algum jogador que se consiga imiscuir nesta luta. Só o facto de ser mencionado amiúde como putativo vencedor já deveria valer como um prémio para o francês.

  • Diogo Santos
    Posted Dezembro 2, 2013 at 5:10 pm

    Ribéry fez uma excelente época mas não sei se é merecedor de uma bola de ouro, 1º digo isto porque não acho que o Ribéry tenha sido preponderante nas conquistas do Bayern porque é uma equipa que joga em conjunto; 2º porque os critérios da fifa de ano para ano mudam; 3º porque mesmo ganhando tudo pelo Bayern os números de Ribery foram inferiores tanto a Messi como a Ronaldo.

  • Tiago Quintas
    Posted Dezembro 2, 2013 at 5:37 pm

    Se é o prémio de melhor do mundo, e Ribery obviamente é inferior a Ronaldo e Messi, e Messi esteve abaixo do que sabe fazer na segunda metade do ano, quem ganha devia ser o Ronaldo.

    Mas pronto, como não há critérios, este prémio não passa de uma enorme tanga. Longe vão os tempos que este prémio era a consagração individual mais apetecida e prestigiante para os jogadores.

    E não venham com coisas que o Ribery ganhou isto e aquilo, ele foi apenas mais um numa equipa que venceu pelo colectivo e não porque tinham um que estava acima de todos os outros. Para isso também posso dizer que o Pedro do Barcelona, ou o Muller do Bayern, ou o Neuer, são melhor que o Ronaldo porque ganharam mais títulos nos últimos anos, o que é simplesmente retardado.

    O melhor este ano todos nós sabemos quem foi, os números não mentem.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 2, 2013 at 10:50 pm

    penso q o ribery seja um produto da imprensa francesa e por influencias da fifa/eufa, o bayern ganhou tudo sim mas nenhum se destacou mais q o outro, a equipa funcionou TODA como uma máquina, e penso q até o ibra é melhor ou o aguero.

    David

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 3, 2013 at 12:14 am

      porque o ronaldo e o messi nao tem imprensa. o ronaldo apos marcar os golos a suecia foi capa em todo o mundo o que motivou uma abertura nos votos.

  • Rui Sousa
    Posted Janeiro 13, 2014 at 3:51 pm

    Eu não percebo, mas isto é um prémio individual ou não? Continuamos todos a bater na mesma tecla estou a ver. É que naquela equipa vejo mais do que um jogador a contribuir de igual modo que o Ribery contribuiu para ganhar a Bundesliga e a Champions… Portanto volta-se a relançar a mesma questão, coisa que o VM, ainda não o fez estranhamente, pois uns dias defendem o prémio como individual e outros (como é este o caso) defendem-no como um prémio por conquistas colectivas. A Bola de Ouro é ou não um prémio individual que representa as conquistas individuais do jogador? É que tudo isso é mensurável: jogos jogados, jogos em que participou e a equipa ganhou/perdeu/empatou, golos marcados, golos por jogo, etc etc…

    A nivel individual ganha Ronaldo, fácil…

Deixa um comentário