Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Deco? Não há comparação possível, se calhar foi o melhor médio a passar em Portugal»

Que lugar ocupa nos jogadores mais importantes deste FC Porto de Conceição? Curiosamente daqui a menos de 2 meses pode assinar a ‘custo zero’ por qualquer clube.

Sérgio Oliveira cimentou o estatuto de melhor marcador do FC Porto esta temporada, com o golo frente ao Portimonense, aproximando-se assim do registo de Deco. O médio, no entanto, no final do encontro rejeitou qualquer comparação com o antigo craque dos azuis e brancos. “Ainda estamos no início [da temporada], mas sou um admirador do Deco. Não há comparação possível, foi um craque em todos os aspetos do clube e, se calhar, foi o melhor médio a passar em Portugal. É ótimo ter um arranque como o dele”, disse, em declarações ao Porto Canal.

60 Comentários

  • Mouth of the South
    Posted Novembro 9, 2020 at 9:48 pm

    Quando li o título até me assustei. Sérgio Oliveira é um jogador banal que está num bom momento de forma. Tem uma enorme entrega e num Porto com poucos recursos sobressaí por ser um homem da confiança do treinador. Mal exista capacidade financeira para dar um upgrade no meio campo, salta fora.

  • bandua
    Posted Novembro 9, 2020 at 6:36 pm

    Comparar com Deco?… e Lucho, e Moutinho, e Meireles, e Maniche, e Alenichev, e Kulkov, e Timofte, e Semedo, e Jaime Pacheco, e Sousa, e Frasco? Isto só para mencionar médios do FC Porto que não eram puramente defensivos nem puramente de ataque…

  • Miguel Lopes
    Posted Novembro 9, 2020 at 5:16 pm

    Eu gostei muito do Deco, mas também gostei muito de ver Balakov, aquele que vinha para o banco para substituir o Careca (o novo Eusébio, ah ganda Sousa Cintra) para ele poder descansar quando precisasse.

  • Numero 10
    Posted Novembro 9, 2020 at 4:16 pm

    Bem o Sérgio a rejeitar as comparações.
    Deco é o melhor médio da história do Porto. Que saudades!

  • FCPenta
    Posted Novembro 9, 2020 at 3:37 pm

    Uma renovação que peça por tardia, como é costume, senta-se às mesa das negociações a menos de dois meses de poder assinar por outro clube, num grande momento de forma. Francamente a gestão do Porto é uma ode à gestão danosa. Era evidente que Oliveira, como titular ou para rotação, faria sempre sentido neste plantel, pela versatilidade, nacionalidade, formação e comprometimento com o clube. Mas não, deixaram para o fim sabe-se lá porquê… Quem vai lucrar é o jogador e nem fico chateado, prefiro que o Sérgio ganhe mais uns milhões que depois não são enterrados nos vícios do costume.

  • Tiago Peixoto
    Posted Novembro 9, 2020 at 2:52 pm

    Eu sei que estão apenas a comparar estatísticas e não a qualidade dos jogadores, mas ver o nome de Deco e Sérgio Oliveira na mesma frase dá-me náuseas. Sem ofensa ao Sérgio, que está cada vez melhor (mas sejamos honestos, é um jogador bonzinho, nunca passará disso), mas o Deco é dos melhores jogadores da história do Porto, talvez o melhor médio alguma vez a atuar em Portugal (pelo menos nos últimos 30 anos foi destacadíssimo, mas não posso falar de antes disso que não vi). Deco é e será para sempre o meu futebolista preferido de sempre.

    • Chico
      Posted Novembro 9, 2020 at 4:02 pm

      Realmente, comparar um dos dois melhores jogadores da história do clube (o outro é Futre) com Sérgio Oliveira é absurdo.

  • Kacal
    Posted Novembro 9, 2020 at 2:35 pm

    Sérgio Oliveira está um senhor jogador, evoluiu imenso. Já tinha capacidades técnicas, mas juntou robustez e disponibilidade física ao seu jogo, mentalmente fortaleceu-se e adquiriu uma enorme consistência. No modelo de jogo e filosofia de Sérgio Conceição encaixou na perfeição e tem sido o médio mais influente. No entanto, o Deco além de ter características diferentes foi de outro nível. Estamos a falar de um jogador que teve o seu lugar no Barcelona e na selecção, que teve importância no Porto na conquista da Champions. Foi um mágico!

    • Estigarribia
      Posted Novembro 9, 2020 at 2:54 pm

      Kacal,

      Concordo. Sérgio Oliveira evoluiu muito e aí há que dar mérito ao Sérgio Conceição. Até à bem pouco tempo, Sérgio Oliveira era um jogador que estava mais perto da saída, mas tornou-se praticamente num jogador fundamental na zona nevrálgica da equipa dos dragões.

      Quando ao Deco, o jogador luso-brasileiro era um fenómeno dentro do campo e um dos meus jogadores preferidos na Selecção Nacional, a seguir ao Maestro Rui Costa. Dois craques de nível mundial.

      Saudações Leoninas

      • Kacal
        Posted Novembro 9, 2020 at 9:31 pm

        Sim, sem dúvida Estigarribia. Sérgio Conceição tem mérito em alguns casos de potencialização e o Sérgio Oliveira é um deles, está num nível que nunca esteve e aonde poucos já acreditava que chegasse, mérito total do treinador aí, nesta fase é titular e essencial.

        Sobre Deco, tudo dito diria também Aimar e Lucho, por exemplo.

        Saudações DesPortistas

        • Estigarribia
          Posted Novembro 9, 2020 at 10:03 pm

          Sim, se quisermos alargar para o futebol português, Pablo Aimar e Lucho González juntam-se a Deco e Rui Costa como craques de nível mundial que pisaram os nossos relvados. Mas o meu ponto de visto do Deco e do Rui era mais no âmbito da Selecção Nacional – aquele golo de Rui Costa à Inglaterra no Euro’2004 e o cruzamento para o golo de JVP, igualmente frente à Inglaterra, no Euro’2000, fazem do Rui Costa dos últimos grandes números 10.

          Saudações Leoninas

          https://www.youtube.com/watch?v=hbXrFrS28J0

          https://www.youtube.com/watch?v=Isdp3T-vCDk

  • Chico
    Posted Novembro 9, 2020 at 2:30 pm

    Se calhar não conhece um senhor chamado Mário Coluna.

    • Khal Drogo
      Posted Novembro 9, 2020 at 3:26 pm

      Primeiro, o Sérgio disse “se calhar”. Segundo, talvez até conheça e ache, na mesma, o Deco melhor médio. Terceiri, o que o Miguel SADSC disse.

    • Miguel SADSC
      Posted Novembro 9, 2020 at 2:57 pm

      Como é que é suposto conhecer se Coluna retirou-se 20 anos antes dele nascer? Eu quando falo nos melhores, falo nos que vi jogar. Não faz sentido falar do que não conhecemos. Faz sentido o Ruben Dias dizer que o Humberto Coelho foi o melhor central português? Com que base?

      • El Pipito
        Posted Novembro 9, 2020 at 4:24 pm

        Bem verdade.

      • Chico
        Posted Novembro 9, 2020 at 4:01 pm

        Então o Pauleta também foi melhor avançado português de sempre, porque não vimos Eusébio. O Coluna chegou a ser o melhor médio do mundo no seu tempo, era o segundo melhor jogador do Benfica dos anos 60, a melhor equipa portuguesa da história por boa margem. O Serginho disse que o Deco foi o melhor médio a passar pelo futebol português. Limitei-me a referir Coluna.

        • Sporting1906
          Posted Novembro 9, 2020 at 8:04 pm

          Não, o melhor avançado português de sempre é Ronaldo e todos o vimos jogar.

          • Chico
            Posted Novembro 9, 2020 at 9:55 pm

            Curiosa coerência. Agora já se pode afirmar que Ronaldo é o melhor sem ver Eusébio. Ok… depois CR é extremo e jogou um ano em Portugal sem ter sido nada do outro mundo. Eusébio era o melhor jogador europeu no anos 60… a jogar em Portugal. Eu disse Pauleta, eu sei que errei, mas estamos a falar de futebol português. Portanto 3 imprecisões.

            • Sporting1906
              Posted Novembro 10, 2020 at 12:08 am

              Eu estava a responder ao seu comentário sobre quem era o melhor avançado português e não da liga portuguesa portanto essa imprecisão não conta, porque não foi minha. Quanto à questão posicional, CR não é PL mas é avançado, Eusébio também não era PL apesar de ser avançado. Quanto a dizer que Ronaldo é melhor que Eusébio sem ter visto o Pantera Negra jogar é uma opinião quase consensual mas de qualquer forma CR, e não Pauleta, é claramente o melhor avançado português que nós vimos jogar.

          • Filipe Ribeiro
            Posted Novembro 9, 2020 at 8:43 pm

            LIGA PORTUGUESA lê com atenção se faz favor, poupavas me de comentar.

            • Sporting1906
              Posted Novembro 10, 2020 at 12:04 am

              “Pauleta também foi o melhor avançado português” era sobre a liga portuguesa? Se calhar não sou eu que preciso de ler com atenção!

      • Filipe Ribeiro
        Posted Novembro 9, 2020 at 3:41 pm

        Não se pode dizer que o Eusébio foi o melhor jogador do Benfica e da liga portuguesa porque a maioria não o viu é isso?

      • Sporting1906
        Posted Novembro 9, 2020 at 3:17 pm

        Concordo a 100%

  • B.Jardim
    Posted Novembro 9, 2020 at 2:26 pm

    Pelos comentários não sei se o pessoal anda a ver os jogos do SO mas está um jogador muito diferente a anos anteriores. Muito melhor a definir, mais tecnico e creativo. Melhorou até na receção orientada e claro na capacidade de aparecer em zonas de finalização.
    Foi aqui comparado ao Adrien mas neste momento o SO é um jogador bem diferente e na minha opinião melhor. Diria que é uma mistura do Adrien com o Miguel Veloso.

  • Mantorras
    Posted Novembro 9, 2020 at 2:20 pm

    Deco alem do jogador incrivel tinha um carisma diferente. Jogador de alto nivel que destruia quando a equipa precisava, que aparecia nos jogos decisivos e momentos importantes. Em termos de classe era diferente, patinava no campo. Era realmente magico, o unico defeito era ser do Porto :)

  • HeberPrincipe
    Posted Novembro 9, 2020 at 2:08 pm

    Melhor do Porto juntamente com Corona e Pepe, na minha opinião

  • MiguelF
    Posted Novembro 9, 2020 at 12:52 pm

    Sérgio Oliveira muito bem a recusar comparações quando não existe comparação possível.

    Deco foi só o melhor jogador que vi passar pelo FC Porto e pelo campeonato português, isto claro na minha opinião.

  • josediogo
    Posted Novembro 9, 2020 at 11:48 am

    Jogador muito semelhante a Adrien (apesar de preferir o ex Sporting).
    Não é uma estrela, um portento técnico, nem fantástico em algo em concreto, mas é super trabalhador, competitivo, batalhador, corre o campo inteiro, equilibra a equipa, defende, ataca. Em suma, a figura de um bom jogador de equipa.
    Caricato é ser mais um jogador em final de contrato, com quem o Porto não consegue renovar? Quantos mais há neste situação?

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 9, 2020 at 11:18 am

    É um jogador muito viável, e um exemplo para todos os miúdos que com trabalho e entrega podem vir a jogar na equipa principal e serem peça importante. Mas ser comparado ao Deco, ninguém em Portugal.

  • Francisco Ramos
    Posted Novembro 9, 2020 at 11:18 am

    O jornalista que fez esta pergunta devia ainda estar adormecido pelo jogo que tinha acabado de ver, só assim pode ser possível pensar e dizer tamanha barbaridade. Em termos de médios ofensivos do século XXI, os únicos que se aproximaram na qualidade e na importância para as suas equipas são Lucho e Aimar.

    Contudo, apesar de alternar bons jogos com jogos menos conseguidos, Sérgio Oliveira ganhou esta época algo que lhe tinha faltado nas anteriores, golo. Porque em termos de importância, ele já tinha sido bastante importante no primeiro campeonato de Conceição, após a lesão de Danilo.

    Agora, não é, nem será, nenhum fora de série. O problema é que estamos a dar relevância e imagem a um jogador que vai acabar contrato no final da época e que com a importância que está a ter no 11 (inclusive com a braçadeira), apenas lhe estamos a dar poder para negociar o contrato para valores que não merece (li que queria o escalão máximo no plantel) ou sair a custo zero porque valorizou e irá ser apanhado por um clube de meio da tabela das Big 5.

    No fundo, mais um acto de má gestão.

    • Pipo
      Posted Novembro 9, 2020 at 12:15 pm

      Falta aí Bruno Fernandes no lote de jogadores que se aproximaram da qualidade do Deco :) Também poderíamos falar em James, mas esse mostrou a sua melhor na versão no Monaco.

      • Sporting1906
        Posted Novembro 10, 2020 at 12:02 am

        Bruno, Lucho, Aimar foram todos grandes jogadores por cá mas acho que nenhum sequer se aproximou de Deco.

      • Francisco Ramos
        Posted Novembro 9, 2020 at 12:59 pm

        Pipo, não me lembrei de Bruno Fernandes mas sim. Pelas suas estatísticas e pela preponderância que assumiu no Sporting, sendo o farol daquela equipa acho que faz sentido estar também incluído nos que se aproximaram.

        Já James, apesar de médio ofensivo de formação, jogou maioritariamente na ala enquanto portista, sendo que foi utilizado no meio pelo Bayern e nalguns jogos do Real de Ancelotti.

  • bong0
    Posted Novembro 9, 2020 at 11:09 am

    Já é normal nos clubes portugueses os jogadores nacionais serem desvalorizados desta forma…

  • Filipe__Santos
    Posted Novembro 9, 2020 at 10:55 am

    É fácil falar quando o homem até está na mó de cima, mas não é de agora que o Sérgio Oliveira é um tipo de jogador que deve ser admirado pela sua resiliência e pelo empenho e sobriedade com que tem gerido a carreira.
    Muitos não se lembram e os mais novos se calhar nem sabem, mas o Sérgio Oliveira foi em tempos “a next big thing” da formação do Porto. Aos 17 ou 18 anos puseram-lhe uma cláusula de 40 milhões de euros e muito se embandeirou o miúdo, numa altura em que a formação do Porto simplesmente não produzia.
    Depois de uma primeira época de senior quase sem jogar, andou anos a fio num ciclo de empréstimos entre clubes de meio da tabela de Portugal, Bélgica e França, sendo que de vez em quando lá ficava um ano no plantel principal do Porto. Apesar de se olhar para ele como um “jogador da casa”, a época de 19/20 foi apenas a terceira época completa de Sérgio Oliveira no plantel principal do Porto.

    A maioria dos jogadores com este tipo de percurso nunca chegam a render ao nível de elite, mas o Sérgio Oliveira, sempre num perfil discreto e trabalhador, chega agora à fase de maturação com estatuto, com impacto em títulos e com internacionalizações. Uma evolução notável de um jogador, que, num clube bem gerido, seria feito e estimado como um exemplo para as gerações mais novas, de que o trabalho e a lealdade compensam.

  • Pipo
    Posted Novembro 9, 2020 at 10:36 am

    Comparar Deco a qualquer jogador do Campeonato Português é um insulto ao melhor jogador que eu vi jogar por cá.

    • Giuseppe F
      Posted Novembro 9, 2020 at 2:02 pm

      Quaresma e Hulk para mim. EM PORTUGAL ao nível do Deco.

      • Sporting1906
        Posted Novembro 9, 2020 at 8:04 pm

        Esses dois foram craques, mas nem perto do nível de Deco. Hulk acho que nem era o melhor jogador da equipa do Porto de AVB, prefiro Falcão.

      • Xyeh
        Posted Novembro 9, 2020 at 4:32 pm

        Colocaria Lucho também, integridade, técnica e pulmão, o verdadeiro capitão à FCP.

      • Chico
        Posted Novembro 9, 2020 at 4:06 pm

        O Deco foi segundo na Bola de Ouro pelo que fez no Porto e se calhar nesse ano merecia ganhar. É incomparável o que Deco fez no Porto com o que esses dois fizeram. Deco está muito acima e, atenção, Hulk foi o melhor em Portugal na última década (pelo menos em matéria de impacto sustentado) e Quaresma era fabuloso.

    • Valderrama
      Posted Novembro 9, 2020 at 12:24 pm

      Concordo, entra facilmente na luta para melhor jogador da história do Porto

      • Chico
        Posted Novembro 9, 2020 at 4:04 pm

        É um dos dois melhores jogadores da história do Porto, juntamente com Futre. Outros terão outra longevidade no clube e poderão entrar na discussão, mas em termos de qualidade intrínseca e impacto no Porto (cada um “deu” uma Champions League) foram claramente os dois melhores.

        • Valderrama
          Posted Novembro 9, 2020 at 7:37 pm

          Precisamente pela questão da longevidade ponho Deco à frente de Futre. O Deco esteve quase o dobro do tempo no Porto na comparação com o Futre

    • J Silver
      Posted Novembro 9, 2020 at 11:33 am

      Se o Ronaldinho não tivesse ido para o Barcelona, o Deco teria sido o nº10 em vez de jogar em posições mais recuadas e acredito que teria lutado pela Bola de Ouro nos seus melhores anos.

      • AndreXistenZ
        Posted Novembro 9, 2020 at 12:27 pm

        2004…
        A bola de ouro de 2004 é do Deco!
        Foi um assalto ter sido atribuída ao Shevchenko!

        Se temos ganho o Euro não tenho duvidas que seria de Deco.
        De qualquer forma tudo o que fez nessa época foi mais que suficiente para ganhar a bola de ouro.

        • Giuseppe F
          Posted Novembro 9, 2020 at 2:04 pm

          O que é puramente ridículo diga-se. Foi uma derrota que impediu o Deco de ganhar?

          O Deco merece ganhar porque é o melhor jogador do vencedor da Champions?

          • Xyeh
            Posted Novembro 9, 2020 at 4:30 pm

            O Deco venceu a Taça UEFA e depois a Champions, fez 1 ano completamente fantástico e ainda foi finalista do Euro, o caso do Deco e do Sneijder são dos maiores roubos que existem.

            • Sporting1906
              Posted Novembro 9, 2020 at 8:02 pm

              Eu já li muitas vezes que o Deco e o Sneijder foram “roubados” de uma Bola de Ouro cada mas discordo porque acho que, apesar desses dois terem tido anos fantásticos, especialmente Deco, Ronaldinho e Messi foram os melhores do mundo em 2004 e 2010.

              • Xyeh
                Posted Novembro 9, 2020 at 9:51 pm

                Falo de roubo porque nos últimos anos os títulos contaram muito mais que as performances individuais, mas nesses dois casos preferiram dar às performances individuais

        • hortalica
          Posted Novembro 9, 2020 at 1:43 pm

          Assalto foi Portugal ter roubado o Deco (e Pepe) ao Brasil.

          • DM
            Posted Novembro 9, 2020 at 2:58 pm

            Deco até concordo, nunca devia ter sido chamado quando meses antes disse que queria a canarinha mas Pepe na altura disse publicamente que preferia a selecão portuguesa à brasileira

            • Xyeh
              Posted Novembro 9, 2020 at 4:28 pm

              O Pepe canta o hino melhor que muitos outros, acho que ninguém pode apontar o dedo ao Pepe por tudo o que deu pela seleção e ele disse que sente sempre necessidade de retribuir o que o nosso país lhe deu.

        • Pipo
          Posted Novembro 9, 2020 at 1:40 pm

          Verdade, bem lembrado. Mas lá está era dificil dar a bola de ouro a um jogador do Porto, que quase ninguém conhecia na altura. Se fosses nos tempos de hoje, em que há mais fluxo de informação, e onde acaba por haver sempre aquelas propagandas online, acredito que teria ido para ele.

      • Pipo
        Posted Novembro 9, 2020 at 11:41 am

        É verdade, na altura era claramente dos melhores do mundo, mas o seu auge coincidiu com aqueles anos do Super Ronaldinho, era muito complicado.

        • J Silver
          Posted Novembro 9, 2020 at 12:24 pm

          A questão é que seria o nº10 do PSG contra o nº10 do Barcelona (isto se o Ronaldinho não saísse para outro clube). Se o Deco tivesse sido a figura de proa de um Barça que ganhou a champions, poderia ser coroado. Mas também se pode dizer que se calhar o Barça não teria ganho a champions sem o Ronaldinho. Apesar dos muitos ses, Deco mostrou qualidade para isso.

Deixa um comentário