Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Demasiado fácil para Bruma, Rony Lopes e André Silva

Albânia 1-6 Portugal (Rashica 83′; R. Neves 32′, Rony 36′, André Silva 43′, 45′, 62′ e R. Horta 70′)
A nova geração dos sub-21 de Portugal iniciou a qualificação para o Campeonato da Europa Polónia 2017 com uma goleada na Albânia, por 6-1. Um resultado expressivo, que evidencia bem a qualidade dos comandados de Rui Jorge, num jogo em que ficou claro que bastava Rony Lopes e Bruma acelerar para criar situações de finalização. André Silva destacou-se com um hattrick, Rúben Neves, Rony Lopes e Ricardo Horta também marcaram, tendo Rashica reduzido já numa fase em que a selecção nacional já tinha “tirado o pé”.
Jogo que tinha tudo para se tornar difícil – relvado desgastado, deslocação e uma equipa com o autocarro estacionado -, mas que os pupilos de Rui Jorge simplificaram. A selecção entrou agressiva e a pressionar os Albaneses, beneficiando dessa forma de recuperar a bola em terrenos mais avançados. A partir daí, foi natural a superioridade e criatividade dos homens da frente da selecção Portuguesa, nomeadamente Bruma, Rony Lopes e André Silva, fez a diferença. A dinâmica entre sectores foi tremenda e nem um meio-campo aparentemente frágil defensivamente – Rúben Neves, Bruno Fernandes e Rony Lopes – foi motivo de preocupação. Nesse sentido, na 1.ª parte, os golos surgiram em cascata por Rúben Neves (32), Marcos Lopes (36) e André Silva (43 e 45), sendo em quase todas as ocasiões desbloqueados por excelentes iniciativas de Bruma. No segundo tempo, e quando parecia que o ritmo ia baixar, Rui Jorge deu minutos a outros elementos (Ricardo Horta, Gelson Martins e Raphael Guzzo) e a equipa não abrandou. André Silva aproveitou para fazer o hattrick e Horta também picou o ponto após passe de Guzzo. Já perto do fim, numa boa jogada Rashica reduziu.
Rui Jorge alinhou com Bruno Varela; Mauro Riquicho, Edgar Ié, Tobias Figueiredo e Rafa; Rúben Neves, Rony Lopes e Bruno Fernandes – Cap.; Carlos Mané, André Silva e Bruma – Um 11 onde a surpresa foi a titularidade de Ié em detrimento de Vezo, que esta época já teve minutos de Champions. A título individual, foi uma tarde/noite de sonho para todos os elementos. Bruno Varela (a outra dúvida em relação à equipa titular) reagiu bem quando testado, assim como toda a linha defensiva, salvo alguns calafrios de Rafa na 1º parte. Rúben Neves esteve tremendo na saída de bola, juntando apetência na finalização e Bruno Fernandes (envergou a braçadeira nesta partida) foi o elo de ligação entre a defesa e o ataque. Mais à frente, Rony Lopes e Bruma foram os verdadeiros desequilibradores (Mané foi o homem menos, dando lugar a Gelson ao intervalo) e André Silva fez 3 golos plenos de oportunidade, aparecendo sempre no sítio certo para aproveitar as sobras ou ofertas dos companheiros.

0 Comentários

  • Pires
    Posted Setembro 9, 2015 at 11:45 am

    espero ver o Andre Silva emprestado no Monaco, não existe melhor treinador que sabe aproveitar os jovens do que ele! Força Portugal…

  • Rodolfo Trindade
    Posted Setembro 9, 2015 at 8:54 am

    Dá-me 30 vezes mais gozo ver esta selecção jogar que os marretas da selecção A!

    Espero que o André Silva no mercado de Inverno possa ser emprestado a uma equipa da primeira liga!

    • Invictus
      Posted Setembro 9, 2015 at 10:45 am

      Eu assino por baixo tudo que acabas.te de dizer…O Rafa defesa esquerdo desta seleção tb podia ser emprestado a um clube de 1 liga.

  • Pedritxo
    Posted Setembro 8, 2015 at 10:15 pm

    este people so quer o llori na selecçao A? mas ta tudo doido? o homem nem joga, sim tem potencial , e? isso faz ele ir a selecçao? por isso ponham la o paim

    • JAM
      Posted Setembro 9, 2015 at 5:59 pm

      Escreve-se Ilori, não Llori.

    • Invictus
      Posted Setembro 9, 2015 at 10:43 am

      É muito muito melhor que P.Oliveira por exemplo, ate que B.Alves nesta fase descendente da carreira.
      Merecia um clube a sua imagem, espero ver o Llori no FCP no futuro, é o central jovem com mais potencial em Portugal, fez um Euro sem erros e ja merecia ser chamado a seleção como 4 central depois de Pepe,R.Carvalho e Fonte…

      Comparar o que ja fez o Llori quer no Bordeus quer na seleção sub21 com o F.Paim que nunca consegui impor.se como senior é no minimo ridiculo.

  • Invictus
    Posted Setembro 8, 2015 at 10:09 pm

    Magnifica a forma como esta seleção ja consegue jogar…mostra trabalho de R.Jorge e dos jogadores..O adversario ate era demasiado facil, mas as tabelinhas entre os portugueses dava prazer de ver…
    Muito bom aquele meio campo, R.Neves é craque e o mais jovem desta seleção, B.Fernandes afirma-se na udine e na serie A, Rony Lopes é mais um 10 depois de B.Silva, posição debilitada na seleção depois da saida de Deco.
    No ataque Bruma, que parece estar de volta, na R.Sociedad pouco tem acrescentado, vem ai mais um extremo que muita falta vai fazer a seleção AA no futuro. Dizer que Gelson parece.me que ganha claramente o lugar a C.Mane, A.Silva a mostrar que merece outra liga(assim como Rafa diga.se).
    Na defesa prefiro Cancelo a lateral direito, e prefiro Vezo em vez de Edgar Le, na baliza prefiro Joel Pereira pois B.Varela demonstrou no Benfica b que é fraquinho.

    Fica aqui o meu 11 para futuro seleção sub21

    1-Joel Pereira
    2-Cancelo
    3-Rafa
    4-T.Figueiredo
    5-R.Vezo
    6-R.Neves
    7-B.Fernandes
    8-R.Lopes
    9-Gelson
    10-Bruma
    11-A.Silva

    Quando se fala na formação é so para dizer que o FCP tem 3 jogadores titulares nos sub21 (R.Neves ,Rafa , A.Silva).

    Nos sub19 temos convocados J.Fernandes, Fernando Fonseca(lateral direito com futuro, titular e campeão dos sub19 do FCP epoca passada),João Cardoso e Luis Mata. O titular B.Costa ñ é convocado sabe.se la porque.

    Nos sub18 é uma equipa muito made in FCP, com os jogadores Moreto Cassama,Rui Pedro,Rui Pires, Idrisa Sambu, Madi Queta,Generoso e Bruno Pereira.

    Nos sub 17 é uma defesa toda ela made in FCP, Diogo Costa, Diogo Dalot, Diogo Queiros,Diogo Leite,Paulo Estrela e Lameira.

    • Invictus
      Posted Setembro 9, 2015 at 10:39 am

      Ñ existe falta de talento, que é o mais importante, muitos destes jogadores podem ser aproveitados no futuro para seleção AA. Ja começa a faltar extremos mais novos a seleção e eis que aparecem Bruma e Gelson, depois a eterna questão do P.L, visto que so podemos contar com Eder, acho que A.Silva pode ser uma mais valia.

      Alem disso é so ver os resultados das camadas jovens, nos torneios que temos participado temos dado aos 7-3 a Inglaterra e temos ganho varios torneios com os sub17,18 e 19…
      Eu so enumerei jogadores do FCP, mas existe qualidade quer nas camadas jovens de Benfica e Sporting, mais Benfica como demonstram os sub19 e sub17.

    • João Dias
      Posted Setembro 8, 2015 at 10:57 pm

      Gosto muito desse 11, por acaso.

      Muito talento tem esta equipa, realmente.

      Isto para mostrar que o tipíco jogador português habilidoso, brincalhão e tecnicista ainda não desapareceu.

  • João Dias
    Posted Setembro 8, 2015 at 9:47 pm

    Leiam as palavras do selecionador albanês que dizem bem do potencial, talento e qualidade desta equipa…

    • Invictus
      Posted Setembro 9, 2015 at 11:00 am

      "Há uma grande diferença entre as duas equipas. Portugal tem uma equipa fantástica, mas antes do jogo nunca pensei que a diferença fosse tão grande. Seis golos são muitos golos. Gostei muito dos extremos de Portugal, do avançado, do número '6' "[Rúben Neves], enfim, de toda a equipa. Gostava muito de ter um deles na minha equipa", disse.

  • António N Bragança
    Posted Setembro 8, 2015 at 9:36 pm

    Seleção com muito potencial e quase todos os jogadores bem trabalhados podem ter uma carreira interessante, sendo de destacar Bruno Fernandes, bruma e André Silva.

    Treinador muitíssimo inteligente e que poderá a medio-longo prazo por a seleção A aa jogar, finalmente, futebol.

    Falasse muito do euro e ainda faltam alguns meses mas se tivesse de convocar hoje os eleitos seria:

    Rui patrício, Beto e Anthony Lopes
    Vieirinha, Cedric
    Fábio Coentrão e Raphael Guerreiro
    Pepe, Fonte, Paulo Oliveira e Ilori
    William Carvalho e Danilo Pereira
    Joao Moutinho João Mario Andre Gomes Sergio Oliveira
    Bernardo Silva Nani
    CR7 Bruma Andre Silva(ou o paciência) Ivan

    Jogava com:

    Rui Patricio
    Vieirinha Pepe Ilori(PO) Coentrão
    William
    Joao Mario Joao Moutinho
    Bernardo Silva
    CR7 Bruma

    Mistura de experiência e irreverência e de individualismo com jogo de equipa.
    O vedetismo de uns com a entrega de outros (a maior dos ex-sub 21 demonstram uma entrega incrível que acho imprescindível, exemplo disso joao Mario e o Bernardo nos últimos dois jogos)

    Sem lesões, esta seleção poderá aspirar a um bom campeonato da europa, claro que supondo que todos mantém e melhoram o nível que têm demonstrado

    • Anónimo
      Posted Setembro 9, 2015 at 4:14 pm

      Não, eu não percebo qual a questão da idade. Dos jogos que fez tens alguma queixa? Calma, ele vai retirar-se após o Euro, haverá mais espaço, mas idade não é sinónimo de doença e como tal ele vai ao Euro, Não se trata de nome, ele deve ir porque fez por isso. Querem meter o Ilori à força quando ele mal tem calçado? Isso é absurdo. Claro, até eu não me importava de o ver na seleção, qualidade tem, mas há que ser racionais. Pepe, Fonte e Ricardo Carvalho compõe o centro da defesa. Têm estado bem e não há necessidade de os afastar. Quanto ao quarto, PO parte neste momento para mim em vantagem, veremos quando regressar Ewerton. Vi o europeu de sub 21, mas a qualidade não é baseada num torneiro (onde até era dos mais velhos), aliás quem tem visto os jogos percebe muitas lacunas (champions). Compete agora aos jovens trabalharem e ganharem a titularidade nos seus clubes, Isto é futebol a serio e por muito que me custe dizer não há nenhum com capacidade para tal no imediato. Não se trata de nomes, se querem mistura destes jogadores jovens por favor vejam a lateral esquerda. Eliseu não pode ser titular e Conterão não merece lugar por mais qualidade que tenha mostrado, aí sim é um caso de nome e que deve ser afastado. Raphael Guerreiro merecia jogar.
      Não se vai meter jovens só por meter, uma seleção equilibrada era:
      Assim:
      Rui Patrício
      Vieirinha- Pepe- Ricardo Carvalho-Raphael Guerreiro
      William
      Moutinho-Tiago
      Bernardo Silva
      Ronaldo-Bruma

      Hora de alterar o sistema tático. Rui Jorge fez isso nos sub21 e os resultados estão à vista. Parece-me também que é profundo admirador do Sporting, o que não tem mal, mas racionalidade pede-se.

      Ass. Miguel

    • António N Bragança
      Posted Setembro 9, 2015 at 10:43 am

      Ricardo Carvalho tem 37 anos, para o ano tem 38. Sem duvida um grande central mas que, na minha opinião, tem de dar lugar a outro que possa crescer e que possa ganhar o seu espaço.
      Dizer que Paulo Oliveira tem estado fraco é não ter visto o europeu de sub-21, e não estar a acompanhar os jogos dele.
      Fonte é sem duvida um bom central, e não estou a tirar-lhe o mérito, mas prefiro um misto de experiência com sangue novo do que ter dois trintoes na defesa que já não têm a mesma disponibilidade física.
      Se leu o meu comentário percebe que tudo tem uma justificação, e sim, por ser futebol real e não FM é que quero uma seleção com jogadores que corram e se entreguem ao jogo e não jogadores que têm nome e não se esforçam porque têm já uma imagem consolidada.
      Desafio quem não concordar, a fazer a sua própria convocatória e o 11 titular.
      Já agora vejam a quantidade de pessoas a pedir uma "limpeza" na seleção e uma aposta nos jovens, mas que depois quando se propõe a mesma vêm cair em cima..pepe, fonte e Ricardo Carvalho são actualmente melhores que o Tiago Ilori e que o PO, mas se outros tiverem oportunidade acho que podem evoluir e crescer como jogadores. Fora que estes dois últimos jogam muito bem em equipa e conhecem bem o resto dos jogadores.
      Juventude não é igual a pouca qualidade, e lhe garanto que Ilori e PO, pelo que vêm demonstrando nas camadas jovens merecem um lugar

    • Anónimo
      Posted Setembro 9, 2015 at 12:11 am

      Porque retirar Ricardo Carvalho? Tem jogado bem, aliás é sempre dos melhores, impecável e será o último europeu. Paulo oliveira tem estado fraco e apresentado bastantes lacunas. Também não sei porque Ilori seria titular en detrimento de Fonte, um não joga o outro tem sido dos melhores centrais na liga inglesa. Isto é futebol real e não fm.

  • JSC
    Posted Setembro 8, 2015 at 9:14 pm

    Para a UEFA o Edgar, o rony, o bruma o Bruno contam como formados em que país e equipa?

    • JSC
      Posted Setembro 9, 2015 at 1:25 pm

      Sporting, City, Sporting, Sem clube – formado em Itália, nunca esteve 36 meses num clube ou 3 épocas em nenhum clube entre 15 e 21 anos.

  • Pedritxo
    Posted Setembro 8, 2015 at 7:01 pm

    O andre silva alem dos 3 golos, aquele simulaçao no golo do rony lopes foi a ponta de lança, que em janeiro venha para a 1ºliga.

  • António José Taipa Leão
    Posted Setembro 8, 2015 at 6:47 pm

    Continuam a fazer do William algo que ele não é. Daqui a uns tempos falaremos de novo.

    • Anónimo
      Posted Setembro 9, 2015 at 10:06 am

      Claramente que a tua opinião é mais fiável que o transfermarkt oh Bruno…

      MDC

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 10:50 pm

      Um dos jogadores mais valiosos da liga europa? Baseia-se no quê? No transfermarkt? Aquele site que diz que o Patrício vale 15 milhões? E que o Adrien vale mais que Imbula? E que Montero vale 12 (mais valioso que Jonas)? E que Paulo Oliveira vale 7,5? Só para ter uma ideia, o Paulo vale mais para este site que o Aboubakar, o Corona, o Raul Jimenez e o Lisandro Lopez.

      Bruno

    • Scp_Duxxi
      Posted Setembro 8, 2015 at 9:25 pm

      Falar do William num post dos sub 21, muito bem. Espero que estejas aqui para dar quando for vendido por 40 milhões. Realmente o melhor jogador do último europeu dos sub 21 e um dos jogadores mais valiosos da liga Europa é muito fraco.

    • Jota
      Posted Setembro 8, 2015 at 7:53 pm

      E espero que volte cá nessa altura…

  • ACT7
    Posted Setembro 8, 2015 at 6:37 pm

    Poucos são os que não apreciam o RJ mas o homem faz o que muitos não fazem, nomeadamente na A, não basta ter o melhor do mundo, não basta ser um seleccionador com nome, tem que haver trabalho e empenho e isso não há na equipa A, os jogadores não dão o máximo. Enquanto que os nossos jovens deixam-nos orgulhosos. Agora é continuar com o bom trabalho que RJ tem feito. E não pensem que a matéria prima é boa e é só mete-los em campo. Porque na equipa A a matéria prima também é boa. Mas as ''vedetas'' jogam sempre.

  • Anónimo
    Posted Setembro 8, 2015 at 6:34 pm

    Próxima convocatória da selecçao se fosse possivel seria:
    Rui,Sá e Lopes
    Vieirinha e nelson semedo
    Pepe,Paulo,Llori,Ilé( para mim melhor central do que llori ainda me lembro do ver jogar no estadio do leiria contra o inter de Milão que jogaço disse naquele altura e tinha potencial para vir a ser top)
    Fábio Coentrao, Guerreiro
    Ruben Neves, William, Danilo Pereira
    João Mário, Moutinho, Rony Lopes
    Bernardo silva
    Ronaldo, André Silva, Bruma, Gelson, Matheus Pereira

    Que grande Selecção!!!

    João Duarte

    • Anónimo
      Posted Setembro 9, 2015 at 7:54 am

      Boas
      Não podemos ter medo de apostar em miudos, nao estou a dizer que seria todos titulares no maximo o illori, João Mário, Bernardo Silva e bruma iam ver que nos iam supreender, com quantos anos começou a jogar o messi, com quantos o Ronaldo, com quantos o messi, com quantos o xavi…
      Era bons jogadores e tinham grande potencial mas só isso no início depois com idade foram desenvolvendo as suas capacidades mas nas equipas A e na selecção
      A nossa selecçao tem uma media a rondar de 30 anos de idade!!!!
      Tem de ser renovada.
      A que acreditar na miudagem sao eles o futuro…
      João Duarte

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 10:45 pm

      O Matheus Pereira nem é convocado para a equipa do Sporting e já o querem meter na selecção?
      Lindomaia, o que diz do Nélson Semedo, aplica-se a 100% ao Gelson (além de achar ridículo dizerem que já é um grande jogador, ainda faz menos sentido que ele vá à selecção). Mas quanto ao Gelson ser suplente nos sub21, isso não quer dizer que seja pior (por acaso neste caso, acho que é, mas é a minha opinião). Por exemplo, o Esgaio não é melhor que o Cancelo e foi ele o titular. Isto acontece muitas vezes, e se calhar nem se pode criticar o treinador. Lá teria, certamente, os motivos dele.

      Bruno

    • Liondamaia
      Posted Setembro 8, 2015 at 8:56 pm

      Andam por aqui a reclamar a selecção A para um tal Nelson Semedo, esquecidos de que não reclamaram a titularidade do rapaz nas selecções jovens…
      Haja decoro, porque não é um jogo bem conseguido contra uma equipa "acessível" que faz de um jogador um craque!

    • Liondamaia
      Posted Setembro 8, 2015 at 8:50 pm

      Anónimo Humberto Cruz, o Matheus Pereira não é irrisório, é brasileiro! E tem qualidade para entrar nesta sub-21, já agora.

    • Jota
      Posted Setembro 8, 2015 at 7:52 pm

      Nelson Semedo já? Ai se fosse do Sporting o que aconteceria…

    • Pedro T
      Posted Setembro 8, 2015 at 7:38 pm

      luis bcn o Matheus tem dupla nacionalidade

    • luis bcn
      Posted Setembro 8, 2015 at 7:18 pm

      Que exagero…o Matheus, que nunca ví jogar, até é brasileiro. O André Silva nunca jogou na primeira divisão, o Gelson pouco jogou e nem titular é nos sub-21. O Nelson Semedo já andam todos a criticar (vai do 8 ao 80 em cada jogo)

    • gonçalo Duarte
      Posted Setembro 8, 2015 at 7:11 pm

      Matheus vai jogar pelo Brasil,e ainda não tem nível pra ir á seleção,Nelson Semedo também não,de resto,se substituirmos Matheus por Ivan ou Mané,parece-me uma boa seleção,para testar novas opções

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 7:00 pm

      Acho que é mais "Que grande Ilusão!!!"… Ilori e Ié mal jogam, quanto mais tirar ricardo carvalho e josé fonte para entrarem eles. Para entrar ruben neves tem de sair tiago e não estou a ver isso acontecer. Rony lopes mal tem jogado e agora no mónaco também não irá ser fácil. André Silva e Gelson ainda têm de crescer, não faz sentido nenhum convocá-los para a AA agora. Matheus Pereira é simplesmente irrisório, não sei se vale a pena sequer comentar…
      Daqui a uns 4/5 anos teremos, se os jogadores forem bem aproveitados, uma selecção de topo. Isso não vai acontecer se formos meter a carne toda logo no assador.

      Humberto Cruz

  • Gonçalo Melo
    Posted Setembro 8, 2015 at 6:29 pm

    Os dois melhores centrais desta equipa nao jogaram. Boa vitória contra uma equipa muito fraca. Espero que com equipas mais fortes cntinuem com esta qualidade exibicional.

  • Pedro T
    Posted Setembro 8, 2015 at 6:24 pm

    Continuo a dizer, esta equipa de sub-21 dava 3-0 aos seniores, mas continuem com os velhos então !

  • Miguel Simpson
    Posted Setembro 8, 2015 at 6:17 pm

    Que massacre! Dá gosto ver esta rapaziada a jogar, há imenso talento à semelhança da geração anterior e estou plenamente convicto que vamos ter mais uma qualificação 100% vitoriosa ;) Portugueses, o futuro está garantido!

  • Tiago Ferreira
    Posted Setembro 8, 2015 at 6:14 pm

    Bom jogo e bom resultado. Uma vez mais Rui Jorge tem muita matéria-prima para trabalhar e atingir o objetivo.

    Estranho a aposta em Ié e Tobias, jogadores que não estão a jogar com a regularidade de Vezo e Fábio Cardoso.

    Curioso também ver Bruma regressar à seleção e realizar um bom jogo depois do "barulho" feito pelo seu representante Baldé. Ainda bem que está de volta..

  • Anónimo
    Posted Setembro 8, 2015 at 6:10 pm

    Onde andam os cartomantes que diziam que o bruma estava acabado? Notou-se pouca confiança ao início do jogo mas de acabado parece ter pouco. Além de que, para o jogador que é, não tem absolutamente tiques nenhuns de vedeta, o que é sempre bom e demonstra alguma maturidade.

    Humberto Cruz

  • Anónimo
    Posted Setembro 8, 2015 at 6:06 pm

    O seleccionador da equipa A devia explicar como é que os sub-21 com uma semana de trabalho têm processos ofensivos que a sua equipa nem imagina que existem.

    Deu gosto ver jogar esta selecção, com um relvado que metia impressão de tão mau que estava. Rony Lopes é um prodigio que já conhecemos (estou curioso para ver se o Rony e o Bernardo podem jogar na mesma equipa, vamos ver no Monaco como se saem) e André Silva é um matador. Mas além dos processos ofensivos e da quantidade de opção, o que me impressiona mais é a entre-ajuda que existiu neste jogo, com Bruma, Rony etc, a virem ajudar a defesa na recuperação de bola e a fechar os espaços.

    TheRevolution

  • Anónimo
    Posted Setembro 8, 2015 at 6:06 pm

    Rubén Neves não ter minutos no Porto é crime. Nem digo que seja titular indiscutível porque Danilo é bom jogador, mas parece me que, sobretudo a jogar com Imbula, tem tudo, se Lopetegui for inteligente, para ganhar lugar. Tem potêncial para no minimo chegar ao nível de um William, e apesar de ser muito novo precisa de minutos senão temo que se perca um dos maiores talentos a surgir em Portugal nos ultimos (muitos) anos. SL. TheUnbroken

    • Jeronimo
      Posted Setembro 9, 2015 at 1:04 am

      Bruno, ninguém está a falar de qualidade ou falta dela até porque todos os referidos a teem. Apenas quisemos frisar que grandes jogadores na posição do Ruben Neves na idade dele pouco ou nada tinham alcançado, e no entanto hoje, não sabemos se o Ruben algum dia atingirá o seu patamar…

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 10:39 pm

      Quanto ao Matic, para ter sido contratado pelo Chelsea, alguma coisa havia de jogar. Como muitos querem fazer parecer (não estou a dirigir-me a vocês, atenção), o JJ não encontrou um gajo no meio da rua a rematar contra uma parede e tornou-o num grande jogador. Só para terem uma ideia, podem ver vídeos dele antes de ir para o Benfica, já era muito bom. Tal como o Pogba: se a Juventus o foi buscar ao United, é porque alguma coisa jogava. Quanto ao William, é de facto um bom jogador, mas tem muitas lacunas que têm de ser rapidamente preenchidas. O Ruben Neves tem surpreendido, tem jogado muito bem e a 6 rende mais que a 8. Já o William, depois de uma temporada fantástica com Jardim, fez uma época muito aquém do que se esperava (desceu muito o nível, fazendo uma época ao nível de Samaris e Casemiro). Mostrou bons pormenores no euro sub21, mas para mim não jogou tão bem como quiseram fazer parecer. O Bernardo e a dupla de centrais estiveram melhor (e não sou nada admirador do Paulo Oliveira, pelo contrário; mas quando fazem bons jogos, há que admitir). Não é que o William tenha jogado mal, esteve muito bem, mas por exemplo, o Roderick e o Nuno Reis fizeram um grande mundial sub20, tal como o Nélson Oliveira, e veja-se onde estão agora. E o Nuno Reis, para mim, foi o único destes mal aproveitado.

      Bruno

    • Jota
      Posted Setembro 8, 2015 at 7:56 pm

      Daniel, a idade e ser precoce significa alguma coisa, mas não tudo. O Matic, com a idade que o William surgiu no Sporting, era suplente do Javi Garcia e ninguem pensavam que ia ser o que é.

    • Jeronimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 7:36 pm

      Daniel Ferreira, o Ruben até pode chegar a um patamar superior ao do William mas esse argumento da idade não é válido: o Pogba com 17/18 ainda estava nos escalões de formação…

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 7:01 pm

      Por isso digo "no minimo". Também acho que se tudo correr bem e for aposta regular vai atingir um nível superior ao William. Mas na realidade comparar estes dois jogadores nem faz muito sentido, uma vez que apesar de serem ambos muito bons neste momento e com potêncial para atingir ainda mais, são muito diferentes em termos de estilo de jogo. SL. TheUnbroken

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:18 pm

      Para chegar ao nível do william? Se o ruben tiver a progressão que se espera ter vai ser muito melhor que o william sendo que o ruben neves é mais versátil pois pode fazer mais do que uma posição no meio campo, e só para ver a diferença entre um e outro basta ver onde andava um com 17/18 anos e outro onde anda com 17/18 ano tb. Acredito que o ruben neves com a idade do william já não vai estar no nosso campeonato, infelizmente, por outro lado vai tender uns bons milhões ao porto.

      ass: Daniel Ferreira

  • Cristiano Pais
    Posted Setembro 8, 2015 at 6:04 pm

    Com este treinador sim. É verdade que existe muita qualidade mas também na selecção A existe a suficiente para ganhar à Albânia e nao jogam desta maneira. Rui Jorge tem-me surpreendido ja com a outra geração e agora com esta…

  • Anónimo
    Posted Setembro 8, 2015 at 6:04 pm

    Alguma vez eder ou algum outro ponta de lança da seleção A marcava um hat trick nos sub 21? Sou benfiquista mas não percebo porque é que o André Silva não é convocado para a seleção A…
    Francisco Borges

    • Pedro Soares
      Posted Setembro 9, 2015 at 1:46 am

      Orlando Sá frente à Espanha.

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 8:54 pm

      Tiveste um avançado que fez um hatrick a Espanha pelos sub 21 e depois não deu em nada, esses exemplos não são muito validos, concordo que o Andre vai ser a referência se continuar a evoluir mas não é por este jogo mas pelo que tem mostrado desde o inicio da época.

      RREB

    • Rui Caeiro
      Posted Setembro 8, 2015 at 8:46 pm

      Eu sei que é complicado um sub-21 que joga na 2ª liga ser convocado e o FS/mendes seria criticado se o fizesse. Mas quando a unica solução é eder, e depois da 1ª convocatoria de Ivan e da pre-convocatória de Rui Fonte, acho que chamar André a A era "para ontem"

    • JSC
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:26 pm

      Joga na B.

  • Octavio
    Posted Setembro 8, 2015 at 6:01 pm

    Incompreensível como Bruma não esteve presente no último Europeu de sub-21.
    Não manda a lógica que Ricardo Horta fosse titular em vez dele, uma vez que Horta esteve no Euro logo, para Rui Jorge, era um jogador mais válido que Bruma?

    Da mesma maneira que jogadores como William, Bernardo e J. Mário já não deviam ter ido ao Euro (porque são jogadores da A), não há nada que justifique a ausência de Bruma do Euro sub-21.

    (para não falar do facto de Ruben Neves não ter ido ao Mundial de sub-20 para ficar a ver, sentado no banco, o William lesionado [e que devia ter ficado em casa] a jogar na vez dele)

    • Octavio
      Posted Setembro 11, 2015 at 12:18 pm

      Está difícil….

      Caro Miguel,

      Uma criança sobredotada tem 16 anos. O Ministério da Educação resolve, em conjunto com os pais e escola onde estuda, passá-lo do 11º ano para a Universidade, sem passar pelo 12º ano. Vai à experiência porque não querem antecipar a sua progressão. O aluno começa a ir para Universidade, vai a umas aulas, faz uns exames, é bem sucedido e pode até passar para o 2º ano do curso.
      Só porque tem 16 anos (ou 17, pois passou um ano lectivo) tem de voltar ao liceu para fazer os exames nacionais? Ou para ganhar as Olimpíadas da Matemática que a sua turma de liceu concorreu?
      Este aluno JÁ está UM passo à FRENTE. Não tem como, nem deve voltar atrás, pois é um retrocesso, contrariando a sua evolução.

      Eu não disse que só pode ir à fase de grupos quem fez todos os jogos. Só deve ir quem está enquadrado, futebolísticamente, com aquele escalão. Mesmo tendo a idade de sub-21, Bernardo, J. Mário e, especialmente, William já não são daquele Futebol, são superiores. E não sou só eu que vejo isso, os seleccionadores Bento e Santos também viram isso.

    • Anónimo
      Posted Setembro 11, 2015 at 6:41 am

      William mesmo que tivesse jogos na A se é exigível para jogar nos sub 21 não sei qual o problema. Quanto a Bernardo e João Mário jogaram muitos jogos na qualificação, estiveram lá por direito. Agora um bom jogador de sub 21 só pode ir a uma fase final se jogar TODOS os jogos. Ridículo. Ass. Miguel

    • Octavio
      Posted Setembro 10, 2015 at 10:33 pm

      Romeu Paulo,

      Esqueça as ofensas. Não me senti ofendido. No entanto, quem começa um comentário da forma como o Romeu começou (e com muitos "!!!!!"), uma pessoa depreende que está a entrar "a matar". Não me preocupo com isso e espero não ter sido ofensivo para si também. Se o fui, peço desde já as mais sinceras desculpas.

      Vamos ao que importa.
      Como vê, pelos seus números, Bernardo e J. Mário fizeram cerca de metade do tempo jogado na qualificação para o Euro 2015. Isso pode querer dizer o quê? Estavam lesionados? Eram jogadores de fraca qualidade e só mereceram ser chamados a 50%? Ou porque já estariam a ser utilizados (ou a treinar) com a equipa A? Bem, os cerca de 200 minutos do William em 900 nem merece resposta. E quando foram esses 200 minutos? Em 2013 e/ou inícios de 2014. Praticamente 2 anos antes do Euro 2015. Porquê? Porque já era requerido para os A (a jogar, treinar, etc). Estava nos A.
      Se perderam protagonismo com F. Santos? E isso é o quê? Deixaram de ser convocados? Não. Foram convocados, jogaram, treinaram, etc. E, dessa forma, iam-se ausentando dos sub-21, onde emergiam e trabalhavam outros (treinando e jogando).

      Stegen foi, e bem, ao Euro porque, como bem dizes, fez TODA a qualificação. Como dizem os teus números, Bernardo e J. Mário fizeram 50% da qualificação e William fez cerca de 20%. O caso dos portugueses não é igual ao de Ter Stegen.

      Quando mencionei o nº de jogos desses 3 jogadores foi para demonstrar que o patamar deles é mais elevado. Com excepção de Paulo Oliveira (embora menos porque só começou a jogar a partir de Outubro), quem mais daquela selecção tinha o tempo efectivo de jogo desses 3? Mané? Talvez, mas o tempo útil é inferior porque joga muito a partir do banco e não é indiscutível no Sporting.

      Os jogadores não podem andar para cima e para baixo nos escalões só porque têm idade para tal. Há patamares competitivos e de exigência que não se coaduna com esse "vai-vem". Da mesma maneira que é mau estarem a treinar para serem parceiros de Moutinho e, depois irem jogar ao lado do Sérgio Oliveira, é mau para quem está um patamar abaixo ter que ir para o banco ou bancada porque alguém que já é muito superior está lá para lhe estagnar a progressão.

      Cristiano Ronaldo com 18 anos foi uma das figuras do Euro 2004. Aposto que aquilo que mais se arrepende na vida de futebolística foi a triste ideia de, 2 meses depois, ir ter com os sub-23 e jogar os JO de Atenas. Uma catástrofe. E que podia ter tido consequências más a nível físico (tal como aconteceu com William e Bernardo neste pré-época).

    • Romeu Paulo
      Posted Setembro 9, 2015 at 7:34 pm

      Octávio, primeiro peço desculpa se te ofendi, nunca foi a minha intenção.

      Depois, não consegui perceber o que queres dizer com problemas de interpretação? Tu disseste ou não disseste que "jogadores como William, Bernardo e J. Mário já não deviam ter ido ao Euro (porque são jogadores da A)"? Eu não concordo e dei-te algumas razões para justificar a minha opinião.

      Mas pelos vistos as minhas razões não foram suficientes, vou apresentar-te mais (já que dizes que não tenho argumentos).

      Portugal jogou 10 jogos na qualificação (não só os 2 contra a Holanda), desses 900 minutos, o Bernardo jogou 492min, o João Mário 410min e o William 270min. No mesmo período, na selecção A, jogou 25 jogos (incluindo amigáveis), dos quais o William foi convocado para 16 jogos e jogou 641min (na era FS, 6C, 180min), o Bernardo foi convocado 2 vezes e jogou 61min e o João Mário foi convocado 6 vezes e jogou 82min.

      No caso do William, admito que tinha a impressão que eram menos jogos, talvez porque foi perdendo protagonismo desde a chegada de Fernando Santos, mas tanto o Bernardo como o João Mário nunca podem ser considerados jogadores de A quando nem 90min têm nas pernas.

      Dás o exemplo do Gotze e do Draxler, mas nem um nem outro jogaram sequer um minuto nos jogos de qualificação da Alemanha para o Europeu. Podias também ter dado o exemplo do Ter Stegen que foi só o guarda-redes que venceu a Liga dos Campeões e mesmo assim foi ao Europeu, visto que fez parte da equipa que garantiu a qualificação.

      Quanto ao ponto dos jogos nos clubes, não percebo o que queres dizer com terem jogado a Liga dos Campeões, o Campeonato e a Taça e fazerem mais de 50 jogos. Os Sub21 não são os Sub19, nos Sub19 é que os jogadores ainda são juniores, nos Sub21 os jogadores já são seniores e é importante que joguem essas competições.

      Aliás, recomendo que leias estes artigos, muito bons a falar nesse tema.
      https://www.maisfutebol.iol.pt/tese/analise/e-esta-a-competicao-que-queremos-dar-aos-jovens-portugueses

      https://www.maisfutebol.iol.pt/tese/selecao/dinheiro-a-troco-de-jogadores-sub-21-na-liga-uma-proposta

      Volto a repetir, não te quis ofender, peço desculpa se fui muito agressivo, apenas estou a expressar a minha opinião.

    • Octavio
      Posted Setembro 9, 2015 at 9:38 am

      Romeu Paulo,

      incompreensível é ser um adulto e ter dificuldades de interpretação de texto. Mais incompreensível ainda, é tentar ir para uma discussão e não estar minimamente preparado.

      Então o William não é jogador da selecção A? Então o quê que ele foi fazer há 1 ano ao Brasil?

      Ele, J. Mário e Bernardo têm estado presentes nas convocatórias dos A. E mostre-me lá se William e J. Mário jogaram, sequer, o play-off de Outubro de 2014, contra a Holanda, que levou a selecção ao Euro de 2015? Os titulares foram o Ruben Neves e Tozé/Rafa que depois foram fazer número para o Euro!!

      Pergunte à Alemanha porquê o Gotze e o Draxler não foram ao Euro 2015?

      William, J. Mário e Bernardo fizeram, na época que findou, cerca de 50 jogos de alto nível (Liga, Champions, Taças e selecção), o que já não se coaduna com jogadores sub-21.

      Não irem ao Euro 2015 não era um castigo (para o William foi, visto que teve 2 épocas seguidas sem férias e descanso próprio – visto que há 1 ano estava no Brasil com a Selecção A; resultado disso? fractura da tíbia… só), mas sim um reconhecimento que já estão acima.
      Já agora diga-me, foi bom o C Ronaldo ter jogado, no mesmo Verão, o Euro 2004 e os Jogos Olímpicos de Atenas?

      Rui Caeiro,

      De facto, o Bruma esteve lesionado meia-época antes do Mundial. Mas como não estamos a falar do Mundial de 2014 no Brasil, mas sim do Euro 2015, não percebo porque traz esse assunto. A não ser que esteja equivocado. O Bruma esteve lesionado em 2014. Mas em 2015, pelo Galatasaray, jogou 30 jogos. Coisa pouca… Números bem próximos de Ricardo Horta e Cavaleiro, mas esses jogaram no Málaga e Deportivo. Não é bem a mesma exigência.
      Sim, acho que merecia e deveria ter sido convocado.

    • Rui Caeiro
      Posted Setembro 8, 2015 at 8:44 pm

      As pessoas reclama porque na selecção A joga-se pelos estatutos e não pela forma. Nos sub-21 é precisamente o contrario. O Bruma antes do mundial esteve meia época lesionado e pouco ou nada jogou, e queria que fosse convocado? Neste momento, ja está no Real sociedad, logo uma realidade bem diferente

    • Romeu Paulo
      Posted Setembro 8, 2015 at 7:35 pm

      Incompreensível é este comentário!

      William, Bernardo e João Mário fizeram praticamente toda a qualificação para o último Europeu, trabalharam muito bem e por isso foram premiados com a ida à selecção A; mas vamos castigá-los com uma não convocatória para um Europeu em que eles lutaram para alcançar; santa lógica.

      E desde quando é que estes já são jogadores de selecção A? São jogadores que não falham uma convocatória? Titulares indiscutíveis? Posso estar a exagerar, mas o último jogador que eu me lembro de ser jogador de selecção A muito novo chamava-se Cristiano Ronaldo, desde aí não me recordo de nenhum que tenha tido esse estatuto antes dos 21 anos.

      Parem de criticar por tudo e por nada, se há coisa que até tem sido bem feito na selecção é o trabalho nas "camadas jovens", só falta extrapolar isto tudo para a selecção A.

  • João
    Posted Setembro 8, 2015 at 6:00 pm

    Ruben Neves jogo após jogo continua a mostrar que é bastante superior ao limitado Danilo Pereira.

    • Jota
      Posted Setembro 8, 2015 at 7:49 pm

      Luis bcn, não sei se concordo. O Danilo tem mais cabedal, mas defensivamente peca so nivel do posicionamento e a fechar espaço (ontem foi bem evidente), e até ao nivel do desarme. Já em construção é o dia e a noite (piada não intencional). O Ruben Neves é muito mais jogador.

    • luis bcn
      Posted Setembro 8, 2015 at 7:09 pm

      O danilo não tem a qualidade de passe do ruben neves, mas nem o moutinho tem…mas o ex-jogador do maritimo defensivamente é melhor.

      São jogadores diferentes, o benzema joga no real madrid, é um crauqe…mas o jardel tem duas botas de ouro. Quem é melhor no seu auge? Benzema ou o Jardel?

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:24 pm

      Sim de acordo, merecia completamente a titularidade no FCP, excelente 2ªopção no futuro para a nossa seleção atrás de William.

      Pedro Bessa

    • João Magalhães
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:16 pm

      É demasiado óbvio e até se enquadrava melhor naquele Porto que demora muito a circular a bola dum corredor para o outro. O Rúben, com um só passe, desbloqueia a organização da outra equipa. Ainda hoje fez lá um que é um mimo.

  • Judge Dredd
    Posted Setembro 8, 2015 at 5:59 pm

    Primeiro elogio ao Rui Jorge que percebeu que este equipa funciona melhor em 4-3-3.Os jogadores é que determinam o sistema e não o contrario.
    Segundo esta equipa é inferior a ultima em termos colectivos mas é mais forte individualmente.O estilo é totalmente diferente.A anterior fazia da posse de bola e do equilibrio defensivo as suas armas, esta tem um estilo muito mais vertical e veloz.

    Só um reparo: André Moreira é titular da União da Madeira na Primeira Liga Portuguesa, Varela não joga no Valladolid da Liga Adelante.
    Rui Jorge atenção á meritocracia…

    • Hélder Correia
      Posted Setembro 8, 2015 at 10:28 pm

      Lá por ser titular no União da Madeira, não significa que trabalhe melhor nos treinos. Nós aqui falamos e criticamos tanta vez as escolhas dos treinadores para os seus onzes mas na verdade deveríamos, por vezes, recuar e pensar que não vemos nem conseguimos acompanhar a 100% cada minuto do treino diário dos jogadores. A não ser que vocês tenham câmeras que o façam porque eu não tenho de certeza. No entanto, compreendo que quem joga devia ter prioridade mas…..

  • Bruno Peixoto
    Posted Setembro 8, 2015 at 5:59 pm

    Que gosto dá ver os sub-21 jogar futebol. Na minha opinião esta nova seleção não se vai limitar a fazer apenas a dar continuidade à última geração, penso que vai mesmo elevar ainda mais o patamar porque existe mesmo muita qualidade, só falta mesmo dois bons laterais e fica no ponto, embora eu até goste de ver o Rafa

    Só é pena o Bruma ter "estagnado" neste últimos dois anos porque se tem estado numa equipa onde tivesse tido muitas mais oportunidades já estava na AA sem dúvida nenhuma

    • Briguel Bola de Ouro
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:33 pm

      O Bruma teve uma rotura dos ligamentos cruzados do joelho e esteve quase um ano parado. São lesões muitíssimo complicadas e na maior parte das vezes os jogadores voltam diferentes e nunca mais são o que eram. No entanto o Bruma ainda só tem 20 anos e tem tempo para ter uma excelente carreira

    • JSC
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:25 pm

      O Bruma jogou bastante. Só não jogou quando estava lesionado.

  • Anónimo
    Posted Setembro 8, 2015 at 5:57 pm

    Para quando Bruma e Rony Lopes na AA?? Fica a questão…

    Pedro Bessa

  • The Monster
    Posted Setembro 8, 2015 at 5:55 pm

    Grande sova!
    Acho que teremos novamente uma boa geração para o próximo europeu com jogadores como Bruma, Gelson, André Silva, Rony Lopes e a estrela maior Rúben Neves, o maestro. Sem ele não existe um fio condutor, e a bola não chega tão "redonda" aos criativos da frente.

    • Anónimo
      Posted Setembro 9, 2015 at 10:55 am

      Oh malta, o Rúben Neves não tem eternamente 17 anos, este ano já tem 18! (data de nascimento: 13 de março de 1997)

      F.

    • Octávio Alvarez
      Posted Setembro 8, 2015 at 10:28 pm

      Comento muito poucas vezes, pelo que peço a quem o faz de forma mais constante, Kafka, LuisSCP, Lains, Magalhães e tantos outros que expliquem ao Bruno que o tipo de comentários que faz e a forma como os faz não estão nem pouco mais ou menos de acordo com a normalidade deste site de excepção. Excelente jogo dos sub21, apesar de sportinguista não me canso de ver Ruben Neves a jogar, um Paulo Sousa mais corpulento, crack da cabeça aos pés. Cumprimentos.

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 10:08 pm

      Antonio F, aprenda a interpretar uma conversa e verá que chegará lá.
      Exagero exagero é a sua falta de interpretação.

      Jozef

    • Antonio F
      Posted Setembro 8, 2015 at 9:43 pm

      Jozef,

      Ruben Neves jogador com provas dadas na champions? O que será então um jogador como o Sneijder, Iniesta.. etc..

      Como foi dito, realmente nos 3 grandes há sempre adeptos com tendências a exagerar para o seu lado.

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 9:34 pm

      Subscrevo Kafka I.

      Vitorino

    • Alberto
      Posted Setembro 8, 2015 at 9:07 pm

      Rúben é superior ao Danilo em termos de passe e visão de jogo sem qualquer dúvida. No entanto, defensiva e fisicamente Danilo ainda está à frente do Rúben.
      Na minha opinião, Danilo continua a ser a melhor opção para trinco na seleção, mas no FC Porto apostaria no Rúben porque o FC Porto joga sempre com muita posse e não teria de defender tanto, principalmente porque também teria como companheiro de meio-campo um jogador muito físico como Imbula.

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 8:10 pm

      Choradinho? Ele não é do Benfica, e se voltar será com trinta e tal anos. O Bernardo chegou aos quartos da champions e foi dos melhores, foi o melhor marcador do Mónaco… Mas o João Mário é que é bom, porque jogou bem contra o Benfica. Sempre achei piada, e vou continuar a achar.

      Bruno

    • João Dias
      Posted Setembro 8, 2015 at 8:00 pm

      Rúben muito superior ao Danilo.

    • Jota
      Posted Setembro 8, 2015 at 7:46 pm

      Bruno, lá está, só se vê o que se quer. O Bernardo é mais do que endeusado por muitos conentadores aqui do blog, havendo até quem dissesse que era o reforço ideal para o Barça e um futuro candidato à bola de ouro. O que você está a fazer é um choradinho de vitimização que depois dizem que só os outros é que fazem.

      Quanto ao Ruben Neves, para mim, muito mais jogador que o Danilo.

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 7:35 pm

      William bem mais aclamado do que é? Na primeira época já aclamavam o William a dizerem que ele era superior ao Fernando e ao Matic, não sei como é que poderia ser mais aclamado que isso se tivesse no Porto…

      No Benfica já ouvi pessoas dizerem que o Renato Sanches que ainda não provou nadinha mas mesmo nadinha a nivel senior de primeira liga é melhor jogador que o Ruben Neves que já tem provas dadas na Champions League.

      Por estas razões é que disse o que disse, o que hoje é verdade amanha poderá não ser, mas neste momento Ruben Neves é o mais jovem promissor do Pais, pelo simples facto que aos 17 anos mostrou aquilo que nenhum dos outros jovens conseguiu mostrar na mesma idade, ele jogou contra o Bayern nos quartos da Champions numa idade em que a maior parte dos outros reconhecidos talentos portugueses andam ou andavam a jogar entre os Juvenis e os juniores, e isto são factos indesmentiveis,

      Se será o jogador que atingirá o nivel mais alto? Se tudo correr normalmente sim, mas como disse no futebol o que hoje é verdade amanha é mentira, e não seria a primeira vez que o jogador que um grande talento se perderia.

      Jozef

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 7:06 pm

      É bom estar ali com 17 anos, é sinal de qualidade, e tem maturidade para a sua idade. No entanto, não acho que se possa dizer que é o melhor. São poucas as pessoas que acompanham a Udinese (eu não o faço), mas pelo que sei o Bruno Fernandes tem jogado fantasticamente bem, e seria um bom reforço para o Benfica e Porto, que está carente de criativos. Mas concordo quanto à parte em que diz que se fosse do Sporting, já era considerado uma estrela. Quanto ao Benfica, não concordo. Por exemplo, o Bernardo e o André Gomes, depois da última época que fizeram, ainda são criticados e há gente que diz que o João Mário é melhor. E já dizem que o Gelson é o novo Di Maria…

      Bruno

    • Miguel Simpson
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:55 pm

      Jozef,

      Não comeces com a vitimização porque eu também posso dizer que se o William jogasse no Porto seria bem mais aclamado do que é…mas sim, o Rúben é sem dúvida um grande talento e surpreende-me como é que não é titular em detrimento do Danilo mas pronto, coisas à Lopetegui.

    • Kafka I
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:46 pm

      Jozef

      Esse teu discurso é tão válido para adeptos do Benfica e Sporting como é para adeptos do Porto, também já vi aqui adeptos do Porto proferirem algo similar

      Exageros e falta de noção da realidade há nos 3 clubes, e os Portistas não são diferentes de Benfiquistas e Sportinguistas..há exagerados nos 3 lados, há bom senso nos 3 lados e há derrotistas nos 3 lados..

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:38 pm

      Tivessem o Sporting e o Benfica um miudo de 17 anos a fazer as exibições que fez na Champions, e já proclamavam que era o futuro Bola de Ouro.
      Como é do Porto, nem o titulo de estrela da Selecção sub 21 lhe serve.

      Jozef

    • The Monster
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:16 pm

      Sim, estrela maior, só não vê quem não quer. É impressionante a diferença no QI futebolístico dele para todos os outros jogadores desta selecção, a juntar a isso um grande talento individual.

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:04 pm

      Estrela maior o Ruben Neves??? Menos por favor.

      Pedro Bessa

  • João Dias
    Posted Setembro 8, 2015 at 5:54 pm

    Jogo por demais acessível para Portugal. A diferença de qualidade entre os conjuntos é gritante pelo que o resultado não surpreende.

    Esta seleção é fortíssima ofensivamente com muitos elementos acima da média como Bruma, André Silva, Carlos Mané, Rony Lopes, Gelson Martins…

    O meio-campo tambem tem bastante qualidade… Rúben Neves marcou um golaço.

    Na defesa, gostei bastante do Edgar Iê e do Rafa.

    Em suma, é um geração muito, muito forte pelo que só se pode esperar o 1° lugar no grupo com facilidade.

    • Briguel Bola de Ouro
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:28 pm

      a Hungria tem equipa forte, não vai ser fácil. No entanto, nenhuma destas equipas é superior a Portugal que poderá fazer um apuramento tranquilo, com boas exibições e com tempo mais do que suficiente para construir uma equipa feroz para atacar o Europeu em 2017

  • Tiago Alves
    Posted Setembro 8, 2015 at 5:54 pm

    A braçadeira hoje foi um "presente" para Bruno Fernandes. Os capitães devem ser tobias e ruben neves.

  • Vital Moreira
    Posted Setembro 8, 2015 at 5:52 pm

    Excelente vitória, mesmo a ganhar por muitos continuaram a jogar como uma equipa sólida e sempre a querer mais. Bom trabalho efectuado neste estágio, não é fácil fazer uma equipa numa única semana de estágio. Mesmo assim, fraquíssima Albânia. Tentaram jogar de igual para igual e foram completamente vergados.

    A minha análise individual:

    Bruno Varela: Sem muito trabalho. Esteve atento, embora uma ou outra reposição de bola mal feita. Parece estar constantemente manco, não sei se tem algum problema físico se é o estilo dele mas nunca é bom jogar com um guarda redes que parece que tem as pernas tortas.

    Mauro Riquicho: Bom pulmão, mas um pouco limitado tacticamente. Serve para a Segunda Liga mas tem que evoluir mais se quiser chegar a outros voos. Não acompanhou o jogador albanês no golo sofrido.

    Tobias Figueiredo: Jogo fácil para a dupla de centrais. Envolveu-se bem a distribuir jogo e esteve sempre calmo e bom no jogo aéreo. Tentou inventar por vezes, fazendo rodriguinhos. Contra adversários melhores poderiam dar problemas.

    Edgar Ié: Surpresa no onze, uma vez que toda a gente esperava o Ruben Vezo. Foi talvez o melhor elemento da linha defensiva portuguesa. Bom para lhe dar moral para ganhar o lugar na sua equipa em Espanha e continuar a evoluir.

    Rafa: Melhor a atacar do que a defender (excelente nos cruzamentos). Deixou-se ultrapassar algumas vezes por jogadores albaneses que nem eram muito rápidos. Tem que melhorar tacticamente uma vez que não será agora aos 20 anos que vai ganhar velocidade.

    Rúben Neves: Jogo muito tranquilo. Deu-se muito à luta pela bola a meio campo e irrepreensivel a ocupar os espaços e no passe. Marcou um belo golo e mostra que não é jogador para estar parado no seu clube.

    Bruno Fernandes: Sem dúvida o seu melhor jogo de sempre pela selecção nacional. Jogou como capitão e foi muito importante no transporte de bola. Continua, no entanto uns furos abaixo do que faz na Udinese.

    Rony Lopes: O maestro desta selecção. Cada arrancada sua metia em sentido os adversários. Forte em todos os capítulos do jogo.

    Guzzo: Boa assistência.

    Carlos Mané: Jogou apenas na primeira parte e foi dos elementos menos em foco. Não se deu muito ao jogo.

    Bruma: Começou algo tímido mas depois de algumas boas investidas ganhou confiança e fez o que quis da defesa albanesa. Já não tem a potência que tinha antes da lesão do joelho mas notou-se que ainda continua a ser dos elementos com mais talento puro desta geração.

    Ricardo Horta: 15 minutos em campo e um golo. Rápido e incisivo, embora um pouco trapalhão no capítulo do passe.

    Gélson Martins: Entrou ao intervalo para o lugar do Carlos Mané e desiquilibrou muito mais do que o seu companheiro de clube. Poderia ter marcado. Nota-se que está em crescendo.

    André Silva: Estreia neste escalão e logo com 3 golos plenos de oportunidade.

    • Briguel Bola de Ouro
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:27 pm

      Bruno Varela é talvez o pior guarda redes dos 3 convocados e foi o titular. Rui Jorge lá terá as suas razões. Quanto à postura dele, penso que é mesmo a ginga típica dele, parece mesmo ter pernas de pau por vezes

  • João Magalhães
    Posted Setembro 8, 2015 at 5:52 pm

    Agora é preciso ter calma e ninguém se exaltar com estes resultados. É óbvio que a selecção tem uma dinâmica tremenda – que favorece as individualidades -, ao contrário da selecção AA, mas isto já vem sido natural desde o percurso de todos eles dos sub15. A única diferença é que desta vez surge na opinião pública e os jogos são transmitidos, dando azo a exageros próprios dos comentadores de "futuro avançado da selecção" etc. Já agora, um erro da transmissão ao falar que Rui Jorge descobriu o actual guarda-redes do United Joel Pereira, quando na verdade ele já representou a selecção sub17 há cerca de 3 anos.

    O resto o jogo mostrou. Grande à vontade com a bola de todos os jogadores, a noção de que ao jogar por dentro estamos mais perto do sucesso e a evitar os habituais despejos (apesar de alguns chamarem cruzamentos) na área da selecção A. Deu para ver um Bruma que me parecia estar a perder a explosão e agilidade (na Real Sociedad tem estado algo apagado), um Rony Lopes a fazer o habitual e uma linha defensiva pouco testada.

    Com o regresso do Cancelo, com a inclusão do Vezo (surpreendente no banco) e talvez um guarda-redes mais capacitado (não que o Varela tenha estado mal) julgo que esta geração é tão ou mais forte que a anterior, como havia dito na antevisão deste europeu.

    • JSC
      Posted Setembro 9, 2015 at 4:18 pm

      Ok, Já ninguém joga no Pina Manique?

    • JMF
      Posted Setembro 9, 2015 at 4:09 pm

      Os escalões mais pequenos do SCP estão concentrados no pólo do Estádio Universitário de Lisboa.

    • João Magalhães
      Posted Setembro 9, 2015 at 3:55 pm

      O Cancelo é suplente do Riquicho? Como se ele estava lesionado no momento da convocatória? Não podes afirmar isso neste momento. E comparar Cancelo ao Riquicho e Esgaio….é preciso coragem.

    • JSC
      Posted Setembro 9, 2015 at 3:53 pm

      Agora não sei como é, mas no meu tempo os escalões mais pequenos jogavam em Lisboa, existe alguma relutância quando se passa para Alcochete "sem dormida". Onde os jovens tem de ir de transportes "inexistentes" ou pedir aos pais ou a pais dos colegas (normalmente o que a maioria fazia).

    • JMF
      Posted Setembro 9, 2015 at 3:45 pm

      Eu quis dar apenas o exemplo da "fase final da formação" e dos "titulares da equipa de sub-21" (aqueles que em princípio têm mais probabilidade de vir a dar jogador no futebol sénior, acho que não é por acaso que o "génio" Cancelo passou de suplente de Esgaio a suplente de Riquicho…) porque o "segredo da formação" está precisamente na passagem de "menino para homem", e se um clube não souber fazer essa passagem hipoteca tudo o que de bom possa ter sido feito antes…
      O Sporting está forte e pujante em todos os escalões, principalmente no dos "meninos mais pequeninos", e nos mais importante torneios internacionais infantis, por isso é que é o bicampeão do Torneio Internacional da Pontinha (2014 e 2015), e por isso é que é o campeão do torneio internacional "Pauleta Azores Cup sub-13", e em ambas as finais derrotou os meninos do… SLB…
      Podem dar-se as voltas que se quiserem, mas a verdade é que o Sporting continua a ser a maior potência formadora de Portugal, por mais que desconheçam (ou desvalorizem) os meninos do SCP até chegarem ao plantel principal… O próprio Jorge Jesus disse que não conhecia o Gelson, mas acho que agora deve haver pouca gente que não o conheça…

    • JSC
      Posted Setembro 9, 2015 at 3:19 pm

      Verdade, o Ié estive a ver e é só formado no Sporting porque faz anos em Janeiro se não era formado no Barcelona, pois também esteve 3 épocas, mas fez os 21 antes de completar essa mesmo época, só por uma questão de meses.

      Não concordo muito, pois só a partir dos sub-15 é que se começa a se ganham mais conceitos tácticos e no fundo é a inciação ao Futebol de 11. No entanto, a mim não me importa cada pessoa pode dizer o que quiser.

    • João Magalhães
      Posted Setembro 9, 2015 at 1:39 pm

      Se reparares eu também tive cuidado de meter jogadores do Sporting que saíram cedo. O Vinagre, para a UEFA, não vai contar como formado no Sporting. O Ié também saiu um bocado cedo, o Nani também chegou com cerca de 17 anos e ninguém arma barraca por isso. É uma discussão sem fim se andarmos a considerar se é ou não formado. Para mim os irmãos
      Hortas foram formados no Benfica…Tiveram lá cerca de 10 anos.

    • JSC
      Posted Setembro 9, 2015 at 1:24 pm

      Para a UEFA, o Rony Lopes conta como fomado no City e em Inglaterra, assim como o Ricardo Horta conta como formado no Vitória Futebol Clube e em Portugal.

    • João Magalhães
      Posted Setembro 9, 2015 at 1:04 pm

      O Benfica domina sempre as convocatórias até aos sub19? É só mais um mito conveniente.
      2006/2007 : Sporting 40, Porto 26, Benfica 19
      2007/2008 : Sporting 38, Benfica 25, Porto 23
      2014/2015 : Benfica 50, Sporting 27, Porto 22

      Só para dar o exemplo.

    • Júlio Antunes
      Posted Setembro 9, 2015 at 12:46 pm

      O problema do Benfica é mesmo esse, até aos sub19 dominam as convocatórias todas, quando chega a altura de dar o salto para o futebol profissional desaparecem todos. Daí nos sub21 haver mais jogadores formados no Sporting.
      Com isto, pode-se afirmar que a formação do Benfica tem os melhores jogadores jovens mas depois não os consegue adaptar às exigências do futebol de alta competição.

      Ir ver um jogo de iniciados do Benfica e reparar nas toneladas de mania e vedetismos que os rapazolas já têm faz com que o que eu disse faça todo o sentido.

    • João Magalhães
      Posted Setembro 9, 2015 at 11:30 am

      Interessante observar que continuam a agarrar-se a séniores de 3º ano (94), geração que quase sempre foi dominante comparativamente à do Benfica. Geração em que alguns membros chegaram a jogar na antiga Youth League. Ainda assim, convém dizer a verdade toda e a esta geração de sub21 tem 7 formados no Benfica (Varela, Fábio Cardoso, Rebocho, Ricardo Horta, Guzzo, Rony Lopes e João Teixeira) contra 6 do Sporting ( Ié, Riquicho, Tobias, Bruma, Mané, Gelson).

      E se é para comparar, vamos fazê-lo também à geração de sub19 (em que os jogadores já são todos profissionais e vão disputar o próximo euro sub19 com apuramento para mundial sub20) em que há 8 titulares do Benfica (Rúben Dias, Francisco Ferreira, Yuri Ribeiro, Pedro Rodrigues, Sanches, João Carvalho, Diogo Gonçalves e Gonçalo Rodrigues) contra 1 do Sporting (Pedro Silva). Ou então na convocatória toda em que são 9 vs 2.

      Mas se quiseres podemos continuar e até aos sub17 que são a outra selecção com compromissos oficiais e onde grande parte dos jogadores já tem contrato profissional. E aí o Benfica tem 6 ou 7 titulares (dependendo do redes que joga, Virgínia ou Costa), JP, Zé Gomes, Quina, Luís Silva, Florentino, Filipe Soares e o Sporting tem, por vezes, 1 ou 0 (Vinagre e às vezes Miguel Luís).

      Isto vale o que vale, mas quando se quer mostrar o valor da escola por este argumento é preciso mostrar tudo. Agora cabe a ti interpretar isto e comparar o estado actual das coisas e não o passado.

    • JMF
      Posted Setembro 8, 2015 at 11:26 pm

      Interessante observar que nesta geração da "fase final da formação" (começo da idade de sénior) o Sporting volta a ter metade da equipa titular de sub-21 (Riquicho, Tobias, Ié, Mané e Bruma+ Gelson), contra apenas 2 do SLB, o gr+ Rony Lopes, tal como teve na anterior geração vice-campeã europeia de sub-21 (Esgaio, Illory, William, J. Mário e Ricardo)… É sem dúvida a prova definitiva de que a formação do SCP foi há muito ultrapassada, e de que está morta e enterrada…

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 9:21 pm

      Joel Pereira esteve nos sub19 na epoca passada inclusive.

      Hugo M.

    • Briguel Bola de Ouro
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:31 pm

      *esquerdos quero dizer

    • Briguel Bola de Ouro
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:26 pm

      Rui Jorge chamou 3 laterais direitos e deixou 2 na bancada.. Isso explica a qualidade nesta posição.. Na lateral direita as coisas não são melhores mas Cancelo, Riquicho ou Rafael Ramos devem chegar para o gasto.

    • Alberto
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:24 pm

      Rúben Neves fez, uma vez mais, um bom jogo e mostrou toda a sua qualidade a nível de passe e visão de jogo. No entanto, ainda me parece um pouco permeável em termos defensivos, algo que tem de ser trabalhado.

    • JSC
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:13 pm

      O Rui Jorge não gosta de ti :p. Não mete o Vezo, não metia o Cancelo.

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:02 pm

      Excelente, sempre muito sóbrio e a não embandeirar em arco no elogio fácil. Acrescento o jogaço do Rúben Neves, muito melhor que Danilo.

      Lessa

  • Diogo Palma
    Posted Setembro 8, 2015 at 5:51 pm

    O que dizer deste jogo?
    Foi a antítese do que se passou ontem em Elbasan, hoje pudemos assistir a um jogo demasiado fácil para os meninos das quinas.
    Esta Albânia mostrou uma desorganização e falta de qualidade gritantes contrastando com o que a sua Seleção AA apresentou (mesmo estes não são nenhuma potencial europeia) na derrota por 0-1 frente a uma equipa com o melhor jogador do mundo.
    Os nossos jovens optaram por não seguir o caminho da equipa de Fernando Santos (como tem sido habito em termos exibicionais) e apresentaram um futebol ofensivo, com qualidade, inteligente, rápido, enérgico, criativo e animado.
    Rui Jorge tem feito um trabalho meritório, fantástico diria até, é verdade que tem matéria-prima de grande capacidade mas tem de ser dado a quem de direito e esta equipa tem dedo do treinador (talvez como a que chegou à final no passado Euro sub-21). Esta remodelação dos sub-21 era algo esperado e foi bem executado … pode ser que o Fernando Santos pode os olhos no seu colega e dê sangue novo à sua turma (duvido, ele é tão ou mais conservador que Paulo Bento).

    • Rui Pedro Santos
      Posted Setembro 8, 2015 at 9:08 pm

      Parabéns a estes atletas e ao staff pelo excelente resultado. Mas não se admirem se daqui por alguns anos quando estes jogadores forem seniores e seleccionáveis o resultado ser muito diferente.

    • gps
      Posted Setembro 8, 2015 at 7:44 pm

      Dever-se-ia apostar numa seleção B para que os jogadores que deixaram os sub-21 continuem a jogar em conjunto

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 7:24 pm

      Porque o Rafa nem na equipa B tem dado garantias…

      Iniesta

    • Briguel Bola de Ouro
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:43 pm

      O problema é quando vês que jogadores com qualidade muito duvidosa tem lugar em vez de jovens da formação com o dobro do potencial. Por exemplo no Porto, porque apostar no Angel quando há Rafa?

    • Anónimo
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:33 pm

      Sim Briguel, porque em 18 equipas do Campeonato Nacional, a formação só esta dependente do Porto e do Benfica.

      Deixem estas lutarem por titulos e boas campanha na Europa como têm feito, e as outras que nada fazem que se preocupem com formar portugueses.

      Iniesta

    • Briguel Bola de Ouro
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:23 pm

      Se os três grandes continuarem a apostar nos jogadores nacionais como têm apostado até aqui (mais Porto e Benfica) então bem que podes esperar sentado por uma selecção forte daqui a uns anos usando apenas 2 boas gerações dos sub21.

    • Inverno
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:07 pm

      Não concordo com algumas coisas na tua analise, estes sub 21 da Albania no ataque e alguns do meio campo dava para ver que tem jogadores com bons pés, na defesa sim deixaram muito a desejar. Albania nos A são fracos no ataque e bons na defesa ja os sub 21 bons no ataque e muito fracos na defesa. O Fernando Santos ja apostou em muitos jogadores alguns jovens outros doutros clubes sem ser nos habituais Sporting,Benfica,Porto e Braga neste aspecto fica-mos muito melhor no seleccionador. Concordo contigo com o trabalho do Rui Jorge.

    • Diogo Palma
      Posted Setembro 8, 2015 at 6:05 pm

      Vejo esta esta equipa com potencial para chegar perto do que os seus antecessores apresentaram, se compararmos ambas as equipas fica a sensação que os finalistas vencidos do últimos Euro sub-21 são superiores aos jovens que representaram hoje a nossa Seleção mas em termos de potencial acho que as contas se podem equiparar um pouco.

      Sá, Esgaio, Oliveira, Ilori, Guerreiro, William, A. Gomes (S. Oliveira), J. Mário, Bernardo, Ricardo e Cavaleiro.

      Varela, Riquicho, Tobias, Ié, Rafa, Neves, B. Fernandes, Rony, Gelson (Mané), Bruma e André Silva.

      Fazendo uma mescla entra estas duas equipas poderemos ter uma Seleção fortíssima a curto-médio prazo juntando ainda os elementos da Seleção AA (que parecem "velhos" e acomodados).

Deixa um comentário