A descida de uma equipa que marcou duas décadas o futebol espanhol e quem seguia a competição. Foi campeã da La Liga em 2000, da Taça em 2002, sendo que em 2004 esteve nas meias-finais da Champions, além disso conseguiu a proeza de ter conseguido 9 Top 3 entre 1993 e 2004.
O Dep. da Corunha foi despromovido ao III escalão do futebol espanhol, ou seja à II B. As vitórias do Lugo e Albacete na última jornada ditaram a descida da equipa galega, que nem fez o último jogo, por o Fuenlabrada ter tido vários testes positivos ao Covid-19, o que levou ao adiamento da partida poucas horas antes da hora a que estava marcada. Ora, esta situação está a dar que falar em Espanha, já que o Depor e outras equipas, como o Rayo Vallecano, defendem que esta ronda não devia ter sido realizada, e estão agora a tentar impugnar a 42.ª jornada.


34 Comentários
Tiago Silva
Um dia triste, o Depor é um histórico em Espanha e um dos clubes com maus carinho lá. Têm tido bastantes problemas recentemente e agora bateram no fundo. Espero que agora recuperem e voltem ao nível que lhes caracteriza e regressem mais fortes.
josediogo
A queda de um histórico.
Cresci a ver o Depor, com Makay, Munitis, Walter Pandiani, Juan Carlos Valeron, Diego Tristan e por ai.
Que regressem um dia, à semelhança do Leeds em Inglaterra.
André Dias
Também cresci a acompanhar esse Deportivo e aproveito para referir Djalminha, Aldo Duscher e Jorge Andrade (era um centralão em Espanha).
BAFANA BAFANA
Não consigo lidar com esta descida. Uma das primeiras equipas por quem me apaixonei quando comecei a ver futebol Espanhol. Para a memória ficam largos anos no topo, em especial o campeonato de 2002 e aqueles 4-0 a um AC Milan de nível fortíssimo. Que estejam de volta daqui a uns tempos!!
Kafka
O crescimento do Deportivo em nada foi diferente do PSG, City etc que são tão odiados neste blogue…
Na década de 90 tb chegaram lá e desejaram lá dinheiro em barda extra orgânico, não só a título privado como a nível estatal devido à saúde financeira que a Galiza na altura atravessava, mas nada disto era orgânico porque o Depor não tinha dimensão de adeptos para as receitas que tinha, e claro que enquanto houve esse dinheiro extra os resultados apareceram, o dinheiro deixou de entrar e organicamente o Depor volta ao sítio onde andava
Só acho piada é ver que o Depor gostam mas o PSG e o City já são odiados… Aliás é tal e qual o Milan que a malta gosta mas depois odeiam o PSG e o City, quando especialmente na 2a grande equipa do Milan na década de 80 e 90 foi o Berlusconi qual Sheik que para lá despejou dinheiro sem fim
André Dias
O Deportivo gastou 100M em transferências na década de 90. Dá 10M por época. Não percebo essa tua insistência na narrativa de que todo o investimento privado é igual.
Recentemente dei-te um exemplo claro de como os novos ricos desvirtuaram completamente o mercado. O Chelsea gastou mais nas três primeiras épocas com Abramovich do que o Manchester United tinha gasto EM TODA A SUA HISTÓRIA.
Mas pronto, se queres continuar com essa narrativa não há nada a fazer. Vamos então fingir que Chelsea, PSG e Man City não fazem nada de errado. Que se lixem clubes pequenos, médios e grandes históricos, vamos todos apoiar clubes que gastam centenas de milhões que não produzem de forma orgânica, infringem regras de fairplay financeiro sem consequências (desportivas) e são responsáveis pela inflação absurda do mercado de transferências.
Kafka
André
Eu não te conheço não sei se és multimilionário ou não, mas vou partir do pressuposto que não és para te fazer a seguinte questão:
– Imagina que hoje ganhavas 150 milhões eur no Euromilhões, passavas a ser rico mas não era de forma orgânica, não tinha sido fruto do teu trabalho mas sim de um tiro de pura sorte, visto as probabilidades de acertar no Euromilhões serem diminutas quase 0%
Ainda assim, não compravas uma casa melhor? Um carro melhor? Não passavas a ter coisas materiais melhores e mais caras? É que bem vistas as coisas não tiveste um enriquecimento orgânico…. Só os teus filhos/netos /bisnetos poderiam agir e comprar coisas que os ricos compram?
Isso para mim no futebol é igual….
Por exemplo o Newcastle saiu-lhe o Euromilhões e passou fruto disso a ser o clube mais rico do Mundo, porque razão o Newcastle não pode gastar o que lhe apetecer? Se o Newcastle quiser gastar 900 ou Mil Milhões eur em contratações porque não irá gastar?
Da mesma forma que se tu ganhares o Euromilhões tb podes logo ir comprar um lamborghini, o Newcastle também é devia poder gastar 300 milhões no Messi mais 300 milhões no Mbappe mais 200 no Cristiano mais 150 no Van Djik ou mais 150 no Kimmich etc etc…
Não vejo mal nenhum nisso, pelo contrário, se o Newcastle puder gastar o que lhe apetecer significa que passaremos a ter mais 1 clube de topo Mundial que passaria a lutar pela Champions e Premier League
André Dias
Peço desculpa mas não não acho que essa analogia seja adequada ao que estamos a discutir.
O investimento privado sempre existiu, é certo, mas não é todo igual. Tens investidores focados em resultados financeiros (tipo A, Arsenal ou Newcastle), investidores interessados simultaneamente em sucesso desportivo e resultados financeiros (tipo B, Liverpool ou Man Utd) e depois tens investidores que só estão interessados em sucesso desportivo (tipo C, Man City ou PSG) porque têm fortunas virtualmente infinitas e não precisam do futebol para ganhar dinheiro.
Tens razão quando dizes que ao longo das últimas décadas existiram investidores privados, mas eram do tipo A ou tipo B. Davam vantagem competitiva aos seus clubes mas estavam limitados pela dimensão das suas fortunas, então os clubes eram geridos de forma minimamente sustentável porque os donos continuavam a precisar de ter lucro. Isto permitia que os outros clubes tivessem hipóteses de competir desportiva e financeiramente.
Os investidores do tipo C, não estando limitados pelo tamanho das suas fortunas, gastaram imediatamente centenas de milhões no mercado. Isto deu início à inflação desregulada do mercado que viria a ser agravada quando os grandes históricos foram obrigados a gastar também centenas de milhões para se conseguirem manter competitivos. Quem saiu prejudicado foram todos os clubes sem investidores privados e que vivem apenas das suas receitas, que é basicamente a grande maioria. Isto provocou a queda de históricos (sem investimento privado) e aumentou o fosso entre os clubes de topo e os restantes.
A única forma de travar ou pelo menos abrandar isto seria com regras impostas pela FIFA ou pela UEFA. O Fairplay Financeiro parecia ser um mecanismo com esse objectivo. É possível ler no site da UEFA que uma das metas do FPF, e passo a citar, é: “to encourage clubs to operate on the basis of their own revenues;”. O problema é que quando o FPF não é cumprido as punições não são adequadas. Não faz sentido punir o PSG apenas com uma multa e impedir o AC Milan de ir à Europa, por exemplo.
Espero ter feito entender a minha perspectiva em relação a investidores privados.
PS: O Newcastle ainda não foi comprado, ainda é de Mike Ashley.
Kafka
Sim percebi a tua perspectiva, é também válida
Quanto ao NEwcastle, obrigado pela informação, pensava que já tinha sido comparado, assim sendo ainda não é o clube mais rico do Mundo
Filipe Ribeiro
O Milan nem era bicampeão europeu antes disso nem nada, foi o Berlusconi que o fez grande, queres ver…
Kafka
Se lesses o que eu escrevi terias lido que eu frisei “2a grande equipa”
O Milan Bi-Campeão europeu foi na década de 60… Quando Berluscono lá chegou o Milan era lixo, não valia nada naquela altura, tinha apenas ganho 1 campeonato nas 2 últimas décadas, era um clube desfeito que até tinha estado na Série B uns anos antes, não metia medo a ninguém e vivia apenas do passado da década de 60… Foi Berlusconi que deu início ao 2o ciclo vitorioso graças ao dinheiro infinito…. Mas leres tudo tinha ajudado
Filipe Ribeiro
Se tu lesses a história do Milán até saberias que tinham sido campeões no ano anterior a serem relegados por um escândalo de corrupção, claro que depois disso não ganhavam nada porque em Itália não era duas equipas a lutar pelo título.
Kafka
Eu sei a história do Milan, já tu continuas a não saber ler o que escrevo, porque se soubesse s terias lido que eu escrevi “que tinham ganho 1 campeonato nas 2 últimas décadas, que foi precisamente esse”
Convinha aprenderes a ler o que é escrito antes de comentares
Filipe Ribeiro
Duas décadas são 20 anos se foram campeões europeus em 69,o Berlusconi assumiu o clube em 86 como é possível tal coisa?Para homem que se gaba de lidar com números o dia a dia está a falhar.
Kafka
E a boquinha do “em Itália não eram 2 equipas a lutar pelo título” numa clara indirecta ao futebol espanhol, também te correu bastante mal, soubesses tu a história do futebol espanhol e sabias que na década de 80 só por acaso a Real Sociedade ganhou 2 títulos e o Bilbao outros 2, pelo que na altura não era de todo um diálogo exclusivo entre Real e Barça… Mas se quiseres falar no presentemente que seja, é que 2 é o dobro de 1 que é esse maravilhoso monólogo da Juventus
Filipe Ribeiro
Mas agora lês mentes também?
Não podia estar a falar da liga portuguesa?
Claro que não ia falar da liga espanhola dos anos 70 e 80,porque o Barcelona não contava para o totobola nessa altura.
Filipe Ribeiro
Depois conta me essa história dos dinheiros no Corunha, clube que andava na segunda divisão e lutar para não descer até chegar o Bebeto e Mauro Silva, o Bebeto que custou a quantia milionária de 700 mil euros,muito abaixo de valores de contratações que o Benfica fazia até nessa altura.
SenyorPuyol
Penso que a questão dos dinheiros no Depor consistia apenas em viver quase sempre acima das suas possibilidades ou bastante no limite, o que acabou por ser fatal quando os resultados deixaram de acompanhar.
AndreChaves9
Infelizmente eliminaram o Milan duma forma inacreditável. E “consequentemente” permitiram ao porto ganhar a champions.
Kacal
O Mónaco também eliminou o Real Madrid dos “Galácticos” e levaram 3 secos de nós na final. Nada garante que o Milan não seria eliminado por nós como foi pelo Deportivo.
Chico
Esta queda abrupta de clubes em Espanha é muito frequente. Em Portugal, passa-se o mesmo a uma escala menor. Mentalidade ibérica do chapa ganha, chapa gasta.
Kafka
Isso é verdade, mas no caso do Deportivo para além disso, foi também um clube que cresceu acima das suas capacidades fruto do muito dinheiro que o Lendoiro lá pôs bem como dinheiro que a região da Galiza na altura lá pôs quando estava a bem financeiramente… Porque do ponto de vista orgânicos o Corunha nunca teve estrutura para estar onde estava… Ora quando o dinheiro do Lendoiro acabou e a região da Galiza entrou em crise e fechou a torneira aos clubes da região (o Celta de Vigo tb baixou fruto disso) o Corunha começou a descer para o lugar de acordo com a sua estrutura orgânica
Seria sempre impossível ao Corunha continuar a ser grande porque não tinha estrutura para isso, iria sempre precisar de uma alavancar de alguém (região ou investidor privado), quando estes falassem a descida era natural
SenyorPuyol
Quando você está bem há que reconhecer! E sem nenhum problema. Fica interessante falar consigo (se tiver tempo e disposição, claro).
Sobre o seu comentário, excelente resumo e explicação interessante. Eu sinceramente colocava a causa-consequência na ordem “queda de resultados > dificuldades financeiras”, após isso, ciclo descendente habitual nestas situações.
Mas as dificuldades financeiras podem, perfeitamente, ter sido a causa original como você explica no seu comentário.
Agora, se me permite a questão, por genuína curiosidade.
Diz que Lendoiro e a Galiza como comunidade deixaram de conseguir investir no clube. Só queria perguntar se tem uma opinião formada (ou mesmo informação) sobre se isto se deveu a uma pior situação financeira dos mesmos em termos absolutos, ou apenas à incapacidade de acompanhar, a partir de um determinado patamar, o crescimento natural e orgânico do futebol em Espanha e na Europa? Isto é, para si o menor investimento relativamente a outros clubes deveu-se, fundamentalmente, à quebra financeira efectiva da situação Depor ou à incapacidade de acompanhar o crescimento?
Espero ter-me feito entender.
Kafka
Puyol
Eu diria que é um pouco dos 2, ou seja, tanto a região da Galiza entrou em crise (como irei demonstrar no gráfico em baixo) como a inflação que o futebol teve eu diria que mesmo que a Galiza não tivesse tido uma crise económica e lá continuasse a pôr dinheiro, o mesmo já não seria suficiente para manter o Deportivo no topo a fazer frente ao Real e Barça
Mas voltando à Galiza, se olharmos para o percurso do Deportivo verificamos que o nível desportivo começou a baixar a partir de sensivelmente da época 2005/2006 mais ou menos
Ora se fizermos uma análise à evolução e variação do PIB da região da Galiza neste século vemos o seguinte “pormenor”
2018 62.570M.€ 2,2%
2017 60.586M.€ 2,7%
2016 58.280M.€ 2,8%
2015 56.667M.€ 4,6%
2014 54.190M.€ 0,7%
2013 53.925M.€ -1,2%
2012 53.972M.€ -2,6%
2011 55.768M.€ -1,8%
2010 56.767M.€ 0,5%
2009 56.304M.€ -3,8%
2008 58.359M.€ 1,8%
2007 56.109M.€ 4,2%
2006 52.069M.€ 4,4%
2005 48.048M.€ 3,6%
2004 44.312M.€ 3,7%
2003 41.192M.€ 2,8%
2002 38.485M.€ 2,6%
2001 36.055M.€ 3,5%
(Já agora deixo o link https://pt.countryeconomy.com/governo/pib/espanha-comunidades-autonomas/galiza)
Ora constatamos que o PIB da região da Galiza a partir de 2008 e até 2014 pura e simplesmente fica estagnado, e em alguns anos inclusive há uma evolução NEGATIVA, foram anos bastante complicados para a região autónoma da Galiza, com bastante desemprego, muitas empresas falidas e consequente decréscimo de receitas etc etc, pura crise….. ora nesse período de vacas magras, a região de Galiza deixou naturalmente de pôr dinheiro nos clubes de futebol e como consequência é nesse mesmo período que o Corunha começa a cair com enorme estrondo
Agora e respondendo à tua questão, a inflação no futebol é tão grande, que na minha opinião mesmo que a Região da Galiza lá tivesse continuado a despejar dinheiro, não daria de todo para continuar a fazer frente aos orçamentos de 700/800 milhões eur do Barça e Real, mas talvez desse para pelo menos continuarem de forma solida na La Liga
SenyorPuyol
Agradeço desde já a resposta! Bastante interessante por sinal!
De facto, a queda desportiva mais acentuada coincide com a quebra económica na Galiza. O que dá força à hipótese que a menor frescura financeira do Depor fosse mais motivada pela situação da comunidade autónoma antes que pelos resultados desportivos. Pelo menos, com dados em mão (os quais agradeço também), vejo mais sentido nesse cenário que no que eu colocava anteriormente.
Depois, o segundo factor que você aponta parece-me comprovável sem necessidade de colocar a hipótese de que a Galiza conseguisse manter a capacidade de investimento.
Explorando o site que você disponibilizou, vemos que Catalunha e a comunidade de Madrid (apenas pelos exemplos de Barça e Real) tiveram quebras similares no PIB nos mesmos anos, podemos assim generalizar a situação da Galiza a todo o país. E nesse cenário, observamos que o Depor foi mais afectado em comparação com outros clubes cujas comunidades autónomas também sofreram os efeitos da crise. Isto é, mesmo com menor frescura financeira das suas regiões autónomas, os outros clubes conseguiram manter o seu nível, pois a capacidade orgânica permitia-lhes isso mesmo.
Isto vai também de encontro ao que você aponta relativamente à sobredependência do Depor no investimento da região em vez da capacidade inerente do clube.
Eu atribuía a vida acima das possibilidades do Depor à gestão arriscada de Lendoiro (demasiadas receitas a partir da movimentação de activos, como a compra e venda de Wiltord sem ter sequer jogado pelo clube como o caso mais paradigmático). Mas estes seus comentários acrescentam-me a perspectiva da influência regional e fazem efectivamente sentido. Agradeço novamente.
Valderrama
Excelente!
Joga_Bonito
Eu sou contra a compra de clubes seja em que caso for e no caso que dizes isso mostra que a solução não pode ser querer dar um passo maior que a perna. Se alguém tirar os petrodólares ao PSG ou City ou os petrorublos ao Chelsea eles iam ao fundo porque não têm adeptos ou estrutura social para se manterem.
Para mim, e por uma questão de princípio, os clubes devem crescer naturalmente e fazer-se a si próprios. Pode demorar mais a vir a glória mas decerto nunca haverão sombras como há no caso do PSG ou City (devido aos regimes que lhes dão o dinheiro) ou de qualquer clube comprado com dinheiro quase sempre dúbio e que goste-se ou não subverte o princípio da competição entre clubes. Não se pode comparar o que foi alcançado por clubes que cresceram por si e por clubes que de um momento para o outro compram tudo o que é top sem terem estruturas e adeptos para tal. Digamos a verdade, imaginemos um sheik a comprar um Vilanovense e a por lá um plantel melhor que o do Real, isso faz algum sentido?
Eu acho que casos como os do Depor e o que o Chico falou da “queda de equipas espanholas” teve muito que ver com a vontade de crescer sem sustento possível, sem projecto e dependente dos humores de um investidor. Em Espanha deram-se passos maiores que a perna, foi só ver equipas de luxo em equipas pequenas mas foi sol de pouca dura.
É por isso que eu acho que tem de haver uma reflexão no futebol sobre o caminho que se está a levar. A solução não pode ser por um lado aliciar os clubes com investidores que prometem mundos e fundos e depois deixam rastos de dívidas, mas nem pode ser com ideias como a superliga onde se quer basicamente dizer que os pequenos não podem crescer e ser grandes. São duas tendências contraditórias e incompatíveis. Ou bem que se diz “cresçam como quiseram e qualquer um pode virar um Real Madrid” ou bem que se diz “vocês podem ser um novo Real e nunca vão jogar a LC na vossa vida”.
Defendo por isso um regresso ao modelo antigo da LC, onde só iam os campeões, sem rankings por país. Assim acabava-se com aquela treta dos 2 e 3ºs classificados de uma grande liga irem à LC mas os campeões dos países pequenos não irem. E sim, leia-se que isto implicava que o Benfica este ano não fosse à LC,por isso contra mim falo.
Isto fomentaria uma situação em que um pequeno para ir à LC tivesse de primeiro ser campeão do seu país e isso de certa maneira pressionava a que crescessem de forma mais sustentada. Porque injectar uns craques de forma temporária por um anito e conseguir um 4º lugar numa liga top até nem é assim tão difícil, já ser campeão é muito mais difícil mas por isso mesmo obrigaria a ser um projecto sério e de longo prazo.
Também acho que se devia criar uma 3ª competição na Europa, onde fossem todos os respectivos 3º a 6ºs classificados mais o vencedor da Taça, isto com a LE apenas para os 2ºs classificados.Isto ia dotando os mais pequenos em cada país de estaleca europeia, aumentava as receitas e permitia crescimento mais lento mas mais sustentável e duradouro.
André Dias
Em relação ao teu último parágrafo, a UEFA anunciou em 2018 uma terceira competição europeia que começará em 21/22 (isto se a pandemia não provocar alterações).
Pesquisa UEFA Europa Conference League para saber mais detalhes.
Joga_Bonito
Eu sei que há uma terceira competição em vista mas não nos moldes que propus. Defendo que privilegie mais os clubes pequenos e não para ser repescagem das equipas da LC
André Dias
Concordo. E o mesmo se pode aplicar à Liga Europa
SenyorPuyol
O Depor não é um clube que me agrade muito, foi interessante ver a equipa do EuroDepor. Um onze que se sabia quase de cor e uma história bonita. Mas nunca me cativou como clube. Ainda assim, esta situação a que chegaram é triste.
Que se consigam reorganizar e reestruturar e regressem rápido às categorias profissionais para tentar voltar a crescer a partir daí.
Flavio Trindade
Confesso que não percebi o caso. Não o acompanhei de perto.
Afinal o que aconteceu?
O Depor desceu por ter um jogo a menos não realizado? Se assim for faz sentido impugnar.
O Depor não jogou e não ganhou pontos por falta de comparência (não conheço os regulamentos), ou como é dito na introdução a partida foi adiada e poderá ser retomada e em caso de vitória o Depor faria 51 pontos, os mesmos do Ponferradina, primeiro clube acima da linha de água (não sei também como se procederia ao desempate).
Em caso de nem a vitória os poder safar, o Depor não terá muitas razões de queixa…
Curiosamente o investimento para a segunda liga do ano passado até foi ao nível dos melhores, mas já a época passada a temporada foi horrível tendo esta começada sob o leme do actual técnico do Tondela…
E ainda assim a equipa da época passada tinha nomes como Domingos Duarte (que brilhou na La Liga este ano), Pablo Mari (ex Flamengo e agora no Arsenal), Carles Gil, Fede Cartabia, Pedro Mosquera, os experientes Bergantinos e Krohn Deli e tinha na frente um avançado fetiche de JJ, Carlos Fernandez… ou seja era um dos melhores plantéis da época anterior.
Red Punisher
o Depor, mesmo jogando o último jogo, desceria sempre, dado o Albacete ter vencido na casa do campeão, perto do minuto final.
Red Punisher
Esta época quase que arruinou a região da Galícia no que concerne ao futebol Sénior Espanhol. Salvou-se, sabe lá como, o Celta de Vigo, caso contrário, teria acompanhado o Corunha numa descida de divisão.