Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Depois do que aconteceu na Academia, o Sporting vai precisar de 2 ou 3 anos para se recompor»

Concorda? 

Vítor Oliveira fez uma análise sobre o Sporting depois da vitória do Gil Vicente, destacando que o plantel leonino está longe do nível dos outros ‘grandes’. “O plantel do Sporting fica longe do plantel do FC Porto e do Benfica, fica muito longe. Tem alguns bons jogadores, mas não muitos. Não é tão bom, nem perto, como o plantel de FC Porto e Benfica. Depois do que aconteceu na Academia, vai precisar de 2 ou 3 anos para se recompor, com estes resultados ainda demora mais. Eu sei que isto é muito desagradável, mas é a opinião de um homem com muito futebol. O Sporting, para ter melhores resultados, precisa de melhores jogadores. Pode andar aí a mudar de treinador, de presidente, mas precisa de mudar de jogadores. Precisa de um plantel mais reforçado, fica aquém. A comunicação social põe lá em cima e põe lá em baixo. Há 15 dias, o Sporting era uma equipa fraca. Ganhou ao PSV e estava em retoma, era uma equipa fantástica. Somos do 8 e do 80, agora devemos entender que precisa de quatro ou cinco jogadores de qualidade para voltar a ser uma grande equipa, que o é”, afirmou o treinador dos Gilistas.

29 Comentários

  • Leonidas
    Posted Dezembro 1, 2019 at 11:03 pm

    Vítor Oliveira tem toda a razão quando diz que vamos demorar tempo até ter um plantel como os rivais.

    Mas com ou sem Alcochete, o plantel atual é uma miséria brutal! E prova disso é a época horrível.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Dezembro 1, 2019 at 11:10 pm

    O plantel não é de top e está longe dos outros grandes, sobretudo do Benfica, mas tem condições para fazer melhor contra equipas como o Gil, Paços, Tondela, Belenenses, etc.

  • JoaoMiguel96
    Posted Dezembro 1, 2019 at 11:12 pm

    Básico, tão básico. Também podias era vir dar uma ajudinha já que és dos melhores do Tugão e ainda não tiveste uma oportunidade a sério.

    • Estigarribia
      Posted Dezembro 2, 2019 at 12:33 am

      João,

      Eu já ouvi dizer que é o Vítor Oliveira que não quer ir para os três grandes. E, se for verdade, faz muito bem já que assim não suja a sua imagem de grande treinador e continua a fazer coisas bonitas nas equipas mais pequenas, quer da 1ª Liga, quer da 2ª Liga.

      Mas, claro, haverá sempre aquele enigma associado a Vítor Oliveira: se ele faz o que faz em equipa da 1ª ou 2ª Ligas, o que não fará num Benfica, FC Porto ou Sporting?

      Saudações Leoninas

      • Miguel Carvalho
        Posted Dezembro 2, 2019 at 9:33 am

        Boas Estigarribia,
        Eu Sou de Portimão e acompanhei o VO durante muito tempo, vendo inclusivé todos os jogos do Portimonense na 2a liga até subir de divisão, por isso ouvi muitas vezes o VO falar.
        Ele não disse pelo menos que eu tenha ouvido que não quereria treinar um dos 3 grandes, o que ele sempre disse é que prefere jogar numa equipa para subir de divisão do que numa para apenas se manter na 1ª sem ambições para mais.
        Cumprimentos.

        • Estigarribia
          Posted Dezembro 2, 2019 at 9:48 am

          Boas Miguel Carvalho,

          Eu apenas partilhei aquilo que ouvi e fiz questão de sublinhar se fosse verdade. Mas não acredito que o Vítor Oliveira se queira ir meter nos três grandes e sujar a sua imagem de bom treinador. Além disso, o VO é um treinador que não admite que os presidentes se intrometam no seu trabalho (tipo JJ) e eu não estou a ver o VO a trabalhar com LFV, PdC ou FV.

          Saudações Leoninas

  • CarlosFCP
    Posted Dezembro 1, 2019 at 11:32 pm

    São declarações verdadeiras, qualquer pessoa que percebe de futebol entende que essa é a realidade do Sporting, o problema é que as pessoas dentro do clube começaram a época a falar que teriam uma equipa competitiva para atacar o título, só o facto de terem conquistado as taças ajudou a alimentar essa ilusão antes da construção deste plantel, a realidade começou a bater em todos logo na supertaça pela forma como perderam.

    Não é a fazer eleições a cada 10 meses que o Sporting será candidato ao titulo, nas próximas épocas o título será disputado entre os dois habituais com o 3° lugar a poder ser disputado por mais 2/3 clubes se souberem aproveitar a posição de fraqueza do Sporting.

  • Anacleto
    Posted Dezembro 1, 2019 at 11:40 pm

    Cá está, sem tirar nem pôr, exatamente aquilo que disse na crónica do jogo. Sabe muito este senhor. Agora vem a conversa de “mas mesmo assim devia ser suficiente para ganhar a Paços e etc” mas esquecem-se que contra essas equipas não há espaço praticamente. Por exemplo, o Sporting contra o PSV ganhou bem porque teve espaço. Contra essas equipas não há espaço e é a qualidade individual, que o Sporting não tem, a resolver. Peçam cabeças agora, força, que o mal é esse. SL

  • mcthespecialone
    Posted Dezembro 1, 2019 at 11:49 pm

    O Sporting não precisa de 3 ou 4 anos para se recompor. Precisa é de 4 ou 5 reforços de qualidade indiscutível para entrar no XI. Guarda-Redes, Defesa Esquerdo, Médio Defensivo, Extremo e Ponta de Lança. Com isto, eu acredito num Sporting a competir com Benfica e Porto na próxima época.

    O plantel atual só dá para o 3° lugar e vamos ter de lutar muito para o conseguir.

    • A bola quando beija a rede e golo
      Posted Dezembro 2, 2019 at 9:27 am

      e dinheiro?

      • mcthespecialone
        Posted Dezembro 2, 2019 at 11:12 am

        Se têm dinheiro para pagar 5M pelo Camacho e 3M pelo Eduardo, também devem ter 8M para dar por um extremo. Ou não? Chama-se fazer investimentos racionais. Não me interessa ter um plantel extenso com jogadores fracos. Prefiro ter um plantel curto com jogadores de qualidade.

  • coach407
    Posted Dezembro 2, 2019 at 12:03 am

    O que não ajuda é contratarem um treinador que, até chegar ao Sporting, foi miserável e ter um Vítor Oliveira que foi ótimo em todos os últimos trabalhos que teve… a treinar o Gil Vicente.

    Claro que eu, enquanto gilista, agradeço, mas não brinquemos ao futebol. O Vítor Oliveira é realmente fantástico.

    Em relação à perspetiva interna das palavras de VO (está sempre a falar para o plantel, mesmo que não pareça), já seria expectável que VO voltasse a desvalorizar a vitória do Gil.

    Contra o Porto disse que ganharam porque tiveram sorte e que queria ver quando defrontassem uma equipa mais fechada, contra o Benfica disse que nem estiveram perto de mais (apesar do Benfica se ter visto à rasca para desbloquear), contra o Aves disse que a primeira parte foi completamente inacreditável porque estavam a ganhar 2-0 sem saber ler nem escrever dado o fraco nível da equipa…

    Um treinador completamente ao contrário dos outros. Os outros têm necessidade de se vangloriar. “Grande vitória, somos os maiores”. Ou quando perdem começam com desculpas.

    Vítor Oliveira não. Ganhámos ao Porto, fomos fantástico defensivamente, mas não fazíamos 3 passes seguidos. Vencemos? Sim, mas é preciso que os jogadores percebam que ofensivamente foram fracos. Mesmo que seja o Porto. Até poderia ser o Real Madrid. Temos de jogar melhor. Esta é sempre a postura do VO.

    Agora era fácil dizer “mais um grande abatido”, mas não. Novamente diz que defenderam bem, destaca que o Sporting teve jogo na quinta-feira e destaca que, apesar do Sporting ser muito melhor que o Gil, também não podem fingir que ganhámos ao Benfica ou ao Porto. Não estão no mesmo patamar.

    O Vítor Oliveira está sempre com os pés bem assentes na Terra e não deixa os jogadores sentirem-se os Ronaldinhos desta vida.

  • Zamorano
    Posted Dezembro 2, 2019 at 12:15 am

    Declarações lúcidas.
    Gostava de ver Vítor Oliveira a treinar um dos grandes.

  • Estigarribia
    Posted Dezembro 2, 2019 at 12:21 am

    Vítor Oliveira tem toda a razão no que disse. Depois daquilo que aconteceu na Academia, o Sporting vai mesmo precisa de 3 ou 4 anos (ou mais até) para se recompor e poder ser novamente um candidato ao título. Mas uma tragédia desta dimensão, com um dos três grandes, foi a primeira vez que aconteceu no futebol português, logo não saberá ao certo quantos anos o Sporting vai demorar a reerguer-se. Pode demorar três, quatro, dez ou mais anos. E esta situação será sempre um bico de obra para cada presidente ou treinador que por lá passar e que vai ter lidar com essas ondas de choque, digamos assim.

    Saudações Leoninas

    P.S.: Esta crise que se apoderou do Sporting e respectivas ondas de choque que sobraram o ataque à Academia não é em nada comparável com a crise do Benfica pós-Vale e Azevedo. Tem que ficar isto bem assente para que não se caia no erro de se fazerem comparações.

    • Pactum Santorum
      Posted Dezembro 2, 2019 at 2:22 pm

      Não sei se se pode comparar. O pior que o Benfica fez foi um 6º lugar em 2000/01 e mesmo assim tinha um bombardeiro no ataque, mais o João Tomás. Eu presenciei a época do 7º lugar do Sporting e era um fartote ir ao estádio com um amigo sportinguista, porque os adeptos tanto criticavam os jogadores que estavam em campo como se estivessem no banco. Semana sim, semana sim independentemente de estar em campo ou no banco, criticavam o mesmo jogador.

      Prevejo que o Sporting demore muitos anos a levantar-se mesmo, “tipo” estar sempre entre os 3 primeiros 20 épocas seguidas.

      • Estigarribia
        Posted Dezembro 2, 2019 at 5:35 pm

        Pactum Santorum,

        A diferença é que o Sporting que terminou em 7º lugar não viu a Academia invadida e o plantel agredido. Esse tipo de situações deixa ondas de choque por muitos anos. A crise pós-Vale e Azevedo não é comparável com esta pois não aconteceu nada parecido a Alcochete. Era aí que eu queria chegar.

        Saudações Leoninas

  • Marcio Ricardo
    Posted Dezembro 2, 2019 at 2:23 am

    Nas entrelinhas disse que o plantel do Benfica era mais forte que o do Porto..

  • Filipe Ferreira
    Posted Dezembro 2, 2019 at 10:36 am

    É só pena que tenha que ser alguém fora do clube para o reconhecer, sinto que falta isto ao discurso da atual direção.
    P.S.: Mas o BdC é que é bom não é JuveLeo?

    • Estigarribia
      Posted Dezembro 2, 2019 at 11:52 am

      Filipe,

      Os Sportinguistas mais conscientes sabem que o nosso clube neste momento não tem a mesma a capacidade para lutar pelo título que o Benfica e o FC Porto. Aquilo que se passou na Academia vai demorar muitos anos (não apenas 3 ou 4) a ser ultrapassado e, infelizmente, teremos que aguentar com as ondas de choque desse acontecimento. O ataque à Academia foi uma coisa que não é possível saber quanto tempo uma equipa demora a reerguer-se de uma situação dessas, visto que é algo que nunca havia acontecido no futebol português.

      Saudações Leoninas

    • Fantantonio
      Posted Dezembro 2, 2019 at 1:43 pm

      Absolutamente nojentos os cânticos aos 45′ e mesmo a meio da semana a vencer por 4-0.

  • Medean_Lion
    Posted Dezembro 2, 2019 at 1:44 pm

    Acho piada a um facto que tem passado despercebido a muito boa gente. Sempre que o Sporting perde contra um adversário objectivamente mais fraco, lá vem a conversa de que está a anos luz do Benfica e do Porto.
    Mas o que é que uma coisa tem que ver com outra? Por acaso o jogo foi contra os dois rivais? Não me parece.
    A verdade é que o plantel não é bem aproveitado e só parece jogar bem contra adversários de calibre porque aí a motivação é baixa. Foi o que se viu em casa contra o PSV.
    Gostaria de recordar que Vietto custou 7 por metade do passe e que Rosier foi 5 + Mama Baldé. Rafael Camacho, segundo rezam as crónicas, também custou 7.
    Juntando estes aos demais jogadores, não chega para vencer ao Rio Ave em Casa e ao Gil fora?! Sério?!

    • Pactum Santorum
      Posted Dezembro 2, 2019 at 2:19 pm

      Contra o PSV foi simplesmente enganador, tão simples quanto isso. O PSV não jogou, nem quis jogar. Parece que atualmente só o Ajax leva as coisas a sério. Até estreou mais um talento ontem e logo com 3 golos.

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Dezembro 2, 2019 at 2:12 pm

    Estou à vontade para falar de Vítor Oliveira, pois foi do que sempre o achou um bom nome para o Sporting. As razões são simples: muita experiência e títulos. Sim, vencer a segunda liga exige que o treinador saiba montar uma equipa para vencer, condição necessária para que alguém treine um clube com aspirações a títulos.

    Porém, não estou de acordo com ele. Obviamente o Sporting não tem armas para vencer o campeonato. Mas já não tinha no último ano de Jesus, no qual foi feita uma autêntica revolução. Além do mais, e porque o Sporting nessa época esteve em todas as frentes, os rivais mais fortes também tinha boas equipas.
    O que eu acho interessante é perceber que, afinal, a conversa das contratações com qualidade (e cirúrgicas) mudou um pouco. Jogadores como Borja, Rosier, Bolasie, Eduardo e Vietto foram muitas vezes elogiados. Agora, poucos meses depois, já se fala que o plantel é muito fraco. Será? Pois eu acho que este plantel tem a obrigação de vencer todos os clubes em Portugal, excepto Porto e Benfica.
    Estamos a falar de um plantel com vários internacionais, ainda em activo nas respectivas selecções, e outros jogadores com bastante capacidade.

    Restam algumas perguntas: será que estão a ser bem aproveitados? Será que a ideia de Silas é boa para o Sporting? Será que os milhões investidos em Camacho e Rosier foram bem alocados? Porque motivo Eduardo, muito elogiado, não tem feito mais? Será que Doumbia é melhor que Petrovic?

    Ser campeão? Claro que não!
    Perder contra equipas muito fracas que o Sporting? Incompetência.
    Volta Peseiro.

  • Pablo
    Posted Dezembro 2, 2019 at 2:59 pm

    O presidente Varandas já disse quase o mesmo e mts não aceitaram, agora uma pessoa de fora disse, já todos aceitam.

    Sobre a derrota de ontem é mais do mesmo, querem impor jogadores sem qualidade para jogar no Scp como Illori, Max e Jese só podia dar nisto. O Scp tem que jogar com os melhores, pq jogou o Max em vez do Renan? Só cria instabilidade na equipa. Fica-se na onda do Benfica e esquecem -se que o Benfica investiu primeiro em grandes jogadores, em boas infraestruturas e neste momento está à vontade para lançar o jovens.

    • Chomate
      Posted Dezembro 2, 2019 at 4:05 pm

      Que culpa é que Max teve nos golos?
      O Renan é um guarda-redes que não transmite segurança, por isso não foi por aí..
      Quanto a Jese e Illori, concordo, não tem qualidade para o Sporting

      • Pablo
        Posted Dezembro 2, 2019 at 4:24 pm

        A culpa foi do Illori, mas o Max ficou dentro da baliza podia estar mais adiantado. O que critico é o Silas colocar jogadores com menos qualidade que outros, como o Max (Renan é melhor), Illori (Neto)… Joga o Miguel Luís, o deveria era ter uma sequencia de 4 a 5 jogos a jogar com os melhores. E não ganhar um jogo a seguir mudar 2 ou 3 da equipa anterior.

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Dezembro 2, 2019 at 4:09 pm

      Só tenho pena que o presidente Varandas tenha despedido o treinador Peseiro quando este estava a 2 pontos do primeiro lugar e, mais importante que isso, a reconstruir uma equipa.
      Depois, com a vitória nas taças internas, afinal o grupo já era forte.
      Depois, com a derrota histórica com o Benfica, afinal Keizer não tinha tido a capacidade para se adaptar ao futebol português.
      Agora, com Silas, qual é a desculpa?

      Não há vítimas nesta história. As coisas têm sido mal pensadas. E, no plano dos treinadores, a realidade fala por si.

      Mas regressando a Vítor Oliveira… Bom, então se o Sporting não ganha ao Gil porque precisa de 2/3 anos então pode depreender que necessita aí de uns 15 para lutar pelo título. É assim? Não creio. Os jogadores, seja porque motivo for, estão a ser mal aproveitados. E houve algumas contratações algo duvidosas. Mas nesse plano, como sabemos, faz parte. O problema foi que alguém andou a vender a ideia que o Hugo Viana, ou quem se encarrega das aquisições, era infalível. Pois…

      Sporting, internamente, tem plantel para ganhar a todos excepto Porto e Benfica. Gastou 7+7+5 em Vietto, Camacho e Rosier. Houve dinheiro para ajustes e para tornar a equipa mais equilibrada. Nem falo no Eduardo, tão elogiado o ano passado.

    • PedroAlmeidaSLB
      Posted Dezembro 2, 2019 at 6:03 pm

      O Renan não jogou porque ressentiu-se da lesão na 24 horas antes do jogo. Logo, nem era opção.

Deixa um comentário