Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Desafio aos Leitores: Qual é o jogador dos “grandes” com pior recepção de bola?

Tema recorrente no VM, até bastante vincado na página do Facebook, mas desta vez fazemos o desafio pela outra perspectiva e só a nível interno: Qual é o jogador dos “grandes” (considerando apenas os que costumam ser utilizados) com pior recepção de bola? As nossas equipas pouco devem em termos tácticos, abordagem ao jogo, capacidade física, em relação às melhores da Europa, mas a nível técnico é notória a diferença, principalmente neste capítulo da recepção.

Um pormenor para alguns, talvez o que distingue determinadas equipas para outros. Jorge Jesus na época passada no final do Benfica-Barcelona, até algo perplexo com o que tinha acabado de assistir (como se fosse uma novidade), disse: “o Barça não falha uma recepção de bola, como se pode pressionar, contrariar, derrotar uma equipa em que os defesas, médios, avançados, até o guarda-redes, mesmo pressionados/ ou em zonas de pressão, não falham uma recepção”. Como é óbvio esse não é o principal segredo dos catalães, mas é claramente um pormenor que muito tem contribuído para o sucesso do Barça e da selecção espanhola. Quase todos os elementos da La Roja, apresentam uma qualidade técnica acima da média, mas é a recepção que os distingue dos demais. Por exemplo, selecções como Portugal e Brasil apesar de também terem jogadores tecnicamente evoluídos, ao contrário (falando especificamente no caso português) do que acontecia no princípio do século com elementos como Paulo Sousa, Figo, Barbosa, Rui Costa e Deco (que eram excelentes neste capítulo), os jogadores de agora são algo limitados ao nível da recepção (a % de passes errados não é fruto do acaso). Portugal nos últimos anos passou do estatuto das equipas mais fortes do Mundo na circulação de bola (muitos até diziam que éramos os campeões mundiais a jogar sem baliza, já que a única coisa que faltava era mesmo a finalização, de resto era tudo perfeito) para uma equipa que tem muita dificuldade no momento da posse de bola (a recepção não justifica tudo, mas é responsável em parte). Mesmo Ronaldo, apesar de ser um 2 melhores jogadores do Mundo, não é particularmente forte neste capítulo. Como se explica esta situação? A Espanha, principalmente o Barcelona, dá mais primazia a este pormenor do jogo? Em Portugal trabalha-se pouco a recepção? Ou é apenas uma questão de gerações (também não aparecem Zidane’s todos os dias e o francês era mestre neste capítulo)?

131 Comentários

  • Jose Miguel Oliveira
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:09 pm

    Do Porto diria o Varela

  • MysterOn
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:10 pm

    Licá!

  • Xamiças
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:11 pm

    Do Benfica (que é o que conheço melhor), na minha opinião os piores são:
    Artur
    Maxi
    Luisão
    Rodrigo

    • Carlos Atalaia
      Posted Dezembro 12, 2013 at 3:46 pm

      Concordo em absoluto. O Rodrigo é claramente o único que pode ser corrigido. Só lhe fazia bem treinar esse aspecto técnico.

    • André Mateus
      Posted Dezembro 16, 2013 at 12:59 am

      No Benfica o pior é de longe o Cortez, que para além disso é mau em todos os aspectos

  • Miguel Deus
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:11 pm

    Slimani

  • Icaro
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:15 pm

    Rojo-SCP
    Fejsa-SLB
    Mangala-FCP

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:15 pm

    Rinaudo sem duvida!!

    Filipe Falua

  • Unknown
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:15 pm

    Mangala

    Cortez

  • António Pernas
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:17 pm

    Bruno Cortez

  • asdas
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:20 pm

    Wilson Eduardo tem pés parece tábuas.
    Carrillo a maioria das vezes é desplicente a dominar a bola deixando a fugir sempre um bocado.

    Porto e Benfica tenho visto mt poucos jogos por isso prefiro não me pronunciar.

    • Icaro
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:28 pm

      Não acho que seja o seu fraco. Basta vr oo último jogo. Foi dos melhores aspectos. Mas de resto, fraco…

    • 31ago
      Posted Dezembro 12, 2013 at 9:00 pm

      Por acaso acho o Carrillo perigoso com a bola nos pés, mas fraco (ou displicente, como diz) a dominar.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:20 pm

    Silvestre Varela.

    Tiago

  • Vitor Machado
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:21 pm

    Sporting – Patrício
    Porto – Mangala
    Benfica – Luisão

    • Paulo
      Posted Dezembro 12, 2013 at 3:50 pm

      Em vez de Luisão talvez o Cardozo

    • Cláudio_B
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:47 pm

      O Cardozo pode parecer que não mas sabe como dominar as bolas, um dos melhores a esse nivel no Benfica na minha opinião.

    • Biscoito Avatar
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:29 pm

      Cardozo?! É capaz de ser é o melhor do Benfica, aquele pé esquerdo raramente vacila.

    • Dani
      Posted Dezembro 12, 2013 at 10:33 pm

      No Porto é claramente o Varela, desculpa. E falemos de jogadores de campo, acho que faz mais sentido limitar. Nesse sentido do Sporting punha Wilson Eduardo

  • Andre Gonçalves Pereira
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:22 pm

    Rinaudo!

  • joao lopes
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:23 pm

    se considerarmos guarda-redes, a minha escolha recai sobre o Rui Patricio.

  • Bruno Gomes
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:23 pm

    Porto – Varela
    Benfica – Lima
    Sporting – Wilson Eduardo / Cedric

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:24 pm

    De longe, de muito longe mesmo, Slimani.

    BGB

  • Luis Marcos
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:25 pm

    O segredo para quem controla bem a bola é a recepção orientada. Quem treinar intensivamente, no futuro, o seu jogo vai evoluir muito. Condução de bola, visão de jogo, passe, entre outros!

    Cumprimentos

  • Kev
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:26 pm

    Só falo do meu clube, pois é o que conheço melhor.
    Wilson Eduardo

  • manelsporting76
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:28 pm

    Dos três grandes acho que o que ainda consegue ser o pior é o Carrillo! tantas situações que poderiam originar perigo eminente sao deixadas para trás por causa das falhas na recepçao neste menino

  • sano
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:28 pm

    scp – wilson eduardo
    slb – Fejsa
    fcp – maicon

  • Ace-XXI
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:33 pm

    Yanick ganha este prêmio de caras mas olhando para os que jogam fico dividido entre mangala, varela, luisao ou wilson Eduardo.

  • Bruso
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:35 pm

    Excelente post com uma questão muito pertinente. Normalmente apontar os melhores é mais dificil que apontar os piores mas em Portugal são poucos os jogadores que se destacam pela capacidade de recepção. Todos os jogadores dos grande têm uma qualidade de recepção boa, pois esta é uma exigência ao nível do futebol profissional, se não recebes bem a bola não vais a lado nenhum…
    Mas claro que há uns mais fracos que outros neste aspeto:

    1- Rui Patrício: cada vez mais o futebol exige uma excelente capacidade técnica por parte dos GR e o Rui tem de trabalhar muito este aspeto. E coloco-o em 1º porque nunca está pressionado aquando da recepção (quando está pressionado manda um charuto para fora).

    2- Wilson Eduardo: Com uma boa recepção podemos tirar logo o adversário da jogada e a verdade é que o Wilson não consegue fazer isso.

    3- Cardozo: Todos sabemos que não é um prodigio técnico e quando é para receber a bola atrapalha-se sempre um pouco.

    Podiamos enumerar muitos outros jogadores: Artur, Luisão, Maxi, Mauricio, Rojo, Mangala, Licá, Varela mas o top 3 que fiz acho que são os que se expõem mais à falha.

    • NSC
      Posted Dezembro 13, 2013 at 9:43 am

      O Cardozo é um dos jogadores com mais técnica a jogar nos grandes. E só não vê isso quem anda desatento.

    • Miguel Soares
      Posted Dezembro 13, 2013 at 1:49 pm

      Enquanto benfiquista, considero o Cardozo, a par do Gaitán, o jogador com melhor recepção de bola no plantel encarnado. Não é por acaso que ele faz muitos golos… ele consegue ficar "sempre" com a bola em posição de remate. Mas isto são opiniões.

      Benfica: Luisão/Rodrigo
      Porto: Licá/Varela
      Sporting: Wilson Eduardo

    • Celso Pereira
      Posted Janeiro 17, 2014 at 1:17 am

      Cardozo? O Cardozo consegue dominar, manter e proteger a bola ao mesmo tempo que segura um central nas costas. Pensem só que a velocidade não é o forte dele, se não consegui se dominar uma bola e mantê la junto ao pé estava desgraçado. O Cardozo parece tosco e desajeitado mas engana…

  • Carlos Eduardo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:39 pm

    SCP – Carrillo/Maurício/Rojo/
    SLB – Luisão/Cardozo
    FCP – Defour/Danilo/Mangala

    • Super Dragão
      Posted Dezembro 12, 2013 at 4:45 pm

      Danilo, Defour e Mangala? Está tudo doido? São provavelmente dos melhores do Porto nesse aspecto..

      Provavelmente nem viu ontem o Mangala a fintar um jogador com recepção orientada…….

    • Dani
      Posted Dezembro 12, 2013 at 10:45 pm

      Concordo a 100% Super Dragão. Ontem o que vi foi o Varela a falhar a torto e a direito, com o Josué e Otamendi a não fazer muito melhor. Os que o Carlos Eduardo enumerou até estiveram muito bem nesse capitulo, especialmente o Mangala

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:47 pm

    Como o VM diz, para tudo é preciso definir critérios, portanto, e apesar de ser um "detalhe" importante em qualquer posição do campo, não é tão relevante num guarda redes ou num central. Por isso, vou eleger os meus apenas do meio campo para a frente.

    Porto: Licá – Jogador esforçado, até com alguns instinto pelo golo e razoavelmente rápido, mas com claras deficências técnicas.

    Benfica : Cardozo – Não é efectivamente o ponto mais forte do paraguaio. Não é jogador de receber a bola no pé, a bola tem de chegar a ele pronta a rematar e aí.. é letal. Fesja seria outro a ter em conta. (Cortez, Luisão e Artur foram excluídos devido ao meu critério)

    Sporting: Carrillo – Poderá não ser consensual. É um jogador com técnica acima da média, mas talvez fruto de alguma displicência na abordagem a vários lances, acaba por ter algumas recepções defeituosas. Há também o Slimani, que já duas ou três recepções muito más… (Maurício e Patrício foram excluídos devido ao meu critério)

    Quanto ao caso mais flagrante no futebol português, para mim é o DJALÓ, o mais fraco neste capítulo que vi nos últimos anos a jogar num grande.

    Quanto ao geral no futebolista português, penso que é uma questão de gerações, até porque vem aí uma geração muito "engraçada" neste capítulo (principalmente a nível de meio campo): William, Luis Gustavo, João Mário, André Gomes, Tozé, Bernardo Silva, Rony Lopes)…

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2013 at 4:11 pm

      Acho que até é mais relevante na defesa e guarda redes pois origina uma situação de golo iminente.
      Gomes

    • gonzab
      Posted Dezembro 12, 2013 at 4:41 pm

      Discordo Rafael. Acho a recepção importante em todos os sectores da equipa, cada um pelas suas razões. Se um guarda redes, por exemplo, não sabe receber uma bola, como é que uma equipa que está a ser pressionada logo no primeiro momento de construção pode ambicionar a sair dessa pressão? O mesmo para um central. Já num lateral a responsabilidade é acrescida dado que necessita receber bem no caso que mencionei acima e, se der apoio ao ataque, a receber bolas, por exemplo, nas costas da defesa. A meu ver é sempre importante que a recepção seja razoável.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:14 pm

      Eu referi que era importante em todos os sectores e estou de acordo com o que disseram. Mas eu defini um critério na seguinte base: Um jogador de ataque tem obrigação de ser mais evoluído neste capítulo do que um jogador de uma posição em que o principal objectivo é "destruir" jogo adversário.

    • Senhor Patrao
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:39 pm

      Acho então incongruente deixar de fora os laterais, onde no estilo de jogo de, por exemplo, Benfica, as suas manobras ofensivas são essenciais. E o Maxi tem uns pezinhos de chumbo a receber.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:47 pm

      sr. patrao

      Eu quando referi o meu critério disse que não era tão importante num guarda redes ou num central (não referi os laterais, onde já se pede mais qualidade ofensiva e portanto é importante).
      Mas deixei os laterais de fora por fazerem parte da "defesa"

    • Dani
      Posted Dezembro 12, 2013 at 10:46 pm

      Provavelmente a única coisa aceitável do Licá…

    • JPR
      Posted Janeiro 16, 2014 at 11:59 pm

      Uma coisa e receber bem a bola e não comprometer a equipa (o que se pede aos GR e defesas), outra é fazer uma recepção orientada que tira um adversário do caminho

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:48 pm

    Wilson Eduardo no ultimo jogo foi uma nódoa nesse capítulo. Rinaudo também não é muito bom nesse capítulo, assim como Rui Patricio que não é novidade. No Benfica talvez o Luisão e o Cavaleiro. No Porto Lica e Maicon.
    Gomes

  • LuisRafaelSCP
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:49 pm

    Wilson Eduardo? A sério? O rapaz não é nenhum prodígio de técnica, não tem grande criatividade, etc. mas mau na recepção de bola? Acho que estão a confundir… quantas vezes o rapaz deixa escapar uma bola numa recepção?
    Aliás, melhor exemplo não podiam ter… vão ver os primeiros 10 minutos do Gil Vicente vs Sporting, e vejam a recepção de bola que ele tem no lance em que depois falha na cara do guarda redes

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2013 at 4:14 pm

      Oh Luis não quero estar a discutir todos os teus posts mas eu sou Sportinguista e vi o jogo todo contra o Gil Vicente e para além dessa recepção que dizes ele não conseguiu receber mais nenhuma bola em condições, parecia que tinha picos.
      Gomes

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:12 pm

      Atenção ao que pede o post. Não está a falar de fintas ou passes… está a falar de recepção de bola. No fim do jogo eu até disse que o Wilson devia ter sido o pior em campo do lado do Sporting, mas a nível de recepção o rapaz não é nenhum tosco.

    • JDC7
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:27 pm

      Concordo com o Luis, no capítulo da recepção de bola, o Wilson não tem cometido erros. O grande problema dele é mesmo a finta, o jogo de 1 vs 1, o que é algo completamente diferente. O pior do Sporting neste aspecto é mesmo o Carrillo.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Dezembro 12, 2013 at 5:45 pm

      Lá está. O Wilson é um jogador com pouca imprevisibilidade/criatividade/desiquilíbrios ofensivos. Mas essa é outra questão…

      É isso e dizerem que ele é fraco tecnicamente.. para mim técnica é diferente de "drible", ele é fraco no drible, mas na recepção de bola, cruzamentos, recepção, etc. não é fraco e portanto não o considero fraco tecnicamente

  • Bráulio Pereira
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:50 pm

    Ivan Cavaleiro…(de memória rápida) de longe! Ainda no último jogo contra o PSG denotou isso. Parece um upgrade do Djaló mas com menos velocidade!

    • Carlos Atalaia
      Posted Dezembro 12, 2013 at 4:07 pm

      Também partilho desse "não entusiasmo" com o Cavaleiro. Na próxima época vai emprestado pos Granadas desta vida.

      Ao pé do Sulejmani… coitadinho.

  • Paulo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:52 pm

    Se calhar é do tipo de treinos que se faz em Portugal mas não deixa de ser estranho porque a receção e o passe são o básico dos básicos do futebol.
    No Barcelona não se estranha porque para jogar em tiki-taka é fundamental ter uma excelente recepção, caso contrário acabavam por falhar muitos mais passes e o Barça há uns anos quase não falhava.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:55 pm

    Sporting – Slimani – parece q tem picos
    Benfica – Maxi – nasceu com tabuas no fim das pernas
    Porto – Maicon – so serve pa destruir jogo

    Ngouveia

  • Nuno R
    Posted Dezembro 12, 2013 at 3:57 pm

    O Djalo conta?

    Bem, o Varela é um real cepo… é rara a bola que fica colada ao pé. É verdade que tem um bom arranque, e que algumas vezes consegue compensar, mas ainda assim perde lances (ou é obrigado a lutar por ressaltos) devido à má recepção.

    O Fito é outro… é difícil a bola ficar controlável à primeira. Os centrais não são particularmente fortes nesse aspecto, mas acho-os superiores ao argentino.

    No Benfica (e descontando o Artur), claro que a recepção não é o forte do Cardozo. Nem com o pé, nem com o peito.

  • Nuno R
    Posted Dezembro 12, 2013 at 4:00 pm

    Só para criar "confusão": é verdade que alguns gestos de recepção mostram uma técnica abaixo do normal para um profissional, mas a qualidade de alguns passes não é a melhor; alguns parecem autênticos tiros, outros vêm aos saltinhos, são colocados no pé "errado" do receptor, e aí por diante…

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 4:10 pm

    Benfica – Ivan
    Sporting – Mauricio
    FCPorto – Licá

    H. Marques

  • Gagex
    Posted Dezembro 12, 2013 at 4:18 pm

    O melhor do campeonato na recepção de bola é sem dúvida Freddy Montero…Aqueles pés são umas luvas almofadadas…Fica la sempre venha a bola torta ou direita. Os piores nos 3 Grandes são Patricio e Slimani – Ivan Cavaleiro e Cardozo – Otamendi e Kelvin

  • Kacal
    Posted Dezembro 12, 2013 at 4:19 pm

    No meu Porto é, claramente, o Varela (e Licá), no Benfica diria o Cardozo (Luisão, Cortez, Fejsa, etc) e no Sporting o Wilson Eduardo (Patricio, Mauricio, Rinaudo, Carrillo, etc), acho que nesta nova geração vamos ter jogadores peritos na recepção de bola, muita qualidade e talento, jogadores como: Bernardo Silva, Rafa, Rony Lopes, Tozé, etc, vão fazer com que melhoremos muito neste aspecto, eu estou descansado e optimista quanto ao futuro.

  • Ricardo Oliveira
    Posted Dezembro 12, 2013 at 4:24 pm

    Mangala, uma anedota a nível técnico, um fenómeno a nivel físico.

    • peixoto
      Posted Dezembro 12, 2013 at 4:36 pm

      não é nenhum prodígio mas tecnicamente, para defesa central, até o acho acima da média.

    • peixoto
      Posted Dezembro 12, 2013 at 4:41 pm

      falam do patrício e do maicon, mas tendo em conta sa suas posição nao é obrigacao que seja mestre em recepcao de bola.
      dos que realmente precisam por jogarem em espaços curtos e são muito maus nesse aspecto: licá ou varela

  • Raiuga
    Posted Dezembro 12, 2013 at 4:31 pm

    Djaló de longe :D

    Agora a sério, no Sporting Wilson Eduardo, Maurício, Rinaudo e quando displicente Carrillo.
    No Porto, Varela, Otamendi e Ricardo. Maicon e Mangala também poderiam melhorar este aspecto.
    No Benfica, Maxi, Luisão, Cortez e Artur.

    Cumprimentos

    Raiuga

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 4:47 pm

    Se os emprestados contarem é, sem duvida o Yannik Djaló.
    Cumprimentos,
    Paulo Jorge

  • Ricardo Ricard
    Posted Dezembro 12, 2013 at 5:07 pm

    Acho melhor explicarem melhor o que significa "recepção de bola"…Há gente que não percebeu lá muito bem.

  • Diogo Brêda
    Posted Dezembro 12, 2013 at 5:15 pm

    Não posso falar dos plantéis completos dos 3 grandes porque muito honestamente só acompanho o FCPorto e os jogos das competições europeias. Mas do Porto não tenho dúvidas que é o Varela. A quantidade de bolas que ele perde por recepção deficiente é incrível (e frustrante de assistir enquanto adepto).

  • Rabensandratana
    Posted Dezembro 12, 2013 at 5:15 pm

    FCPORTO- Otamendi; Licá e Varela;
    SLB- Luisão; Cortez:
    SCP- Patrício, Carrillo e W. Eduardo;

  • Ricardo Fernandes
    Posted Dezembro 12, 2013 at 5:19 pm

    Muitos falam do Cardozo mas acho que a sua principal dificuldade é o que fazer depois de receber a bola e não a receção de bola em si. Penso que pior, bem pior, é o Rodrigo. Não acho o Fejsa e o Lima tão maus como dizem.

  • João
    Posted Dezembro 12, 2013 at 5:24 pm

    Do meu clube, destacadamente o Danilo. O Licá é mau mas o Danilo tem mesmo um problema de controlo de bola. É muito bom noutros aspectos mas precisa de uma autoestrada de 4 faixas para dominar uma bola. O Varela, que muitos referem aí, é o inverso – limitado em vários aspectos, o controlo de bola não é pior deles (não sendo um portento). Tendo em conta as roscas que lhe passam, a ele e a toda a linha da frente do Porto – cortesia do meio campo, Lucho incluído, e laterais – até se vai safando.

    Dos outros clubes, presentemente não reparei em nenhum em especial, mas o Rinaudo era um autêntico cepo com uma bola nos pés.

  • JohnnyLup
    Posted Dezembro 12, 2013 at 5:25 pm

    Benfica – Artur Moraes
    Porto – Licá
    Sporting – Wilson Eduardo

  • JDC7
    Posted Dezembro 12, 2013 at 5:37 pm

    Sporting – Carrillo (de longe o pior porque consegue juntar a sua má recepção de bola a muita displicência)
    Benfica – Ivan Cavaleiro (como já foi aqui dito por alguns, o miúdo mostra uns toques mas apresenta alguns defeitos semelhantes ao Djaló)
    Porto – Licá (Péssimo)

    A verdade é que a maioria dos treinadores que estão na formação dos clubes (incluindo os clubes da primeira divisão) não ligam nenhuma a estes "pequenos" (grandes) pormenores técnicos e pura e simplesmente não "perdem" tempo nos treinos a praticar as bases do futebol, ou seja, passe, recepção de bola, cabecamento, etc.
    O que se verifica é que a maior preocupação, desde as camadas mais jovens até, é fazer treino físico e táctico. Claro que sem a técnica, esses dois aspectos não servem de nada.

  • DiogooLopes
    Posted Dezembro 12, 2013 at 5:40 pm

    Markovic e pessimo na recepcao, acho incrivel ninguem apontar-lhe esse defeito..

    • MosqueteiroSLB
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:01 pm

      concordo

    • Luis Carvalho
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:50 pm

      Recepção é o primeiro toque com a bola caso não saibam…

    • JDC7
      Posted Dezembro 12, 2013 at 6:56 pm

      Depende, se por exemplo a bola já estiver parada quando o jogador pega nela não é recepção nenhuma. Agora, se te referes quando a bola vai na direcção do jogador e ele "recepciona" a bola… de facto coincidiu com o facto de ter sido o 1º toque na bola

    • DiogooLopes
      Posted Dezembro 12, 2013 at 9:17 pm

      Luis Carvalho é onde eu quero chegar. Markovic é fortissimo no controlo de bola, sempre com ela colada ao pé e adianta quando pensa que ganha em velocidade. Mas na recepcao é péssimo a bola anda sempre 1 ou 2 metros pra frente.

  • Mike-UK
    Posted Dezembro 12, 2013 at 5:46 pm

    Porto: Varela
    Benfica: Rodrigo
    Sporting: Carrillo (e venha o mar de criticas, mas a verdade e' que ja' cansam os episodios em que a bola "passa por baixo do pe' do Carrillo…) – Mas acredito que a maior parte dos Sportinguistas va' dizer Wilson, o que e' muito injusto tendo em conta a forma brilhante como dominou a bola antes do falhanco ridiculo do ultimo fim de semana….

    Saudades de Matias – este Sporting com um genio como o melhor Matias a 10 seria uma delicia

  • GM
    Posted Dezembro 12, 2013 at 5:49 pm

    Falo do meu Sporting. Já foi referido o Patrício, o Rojo e o Maurício. Concordo, mas acho que um dos maiores problemas do Sporting é mesmo a questão de ter extremos que deixam muito a desejar nesse capítulo, o que inviabiliza muitas vezes contra-ataques rápidos e objectivos. O caso mais flagrante para mim é do Wilson Eduardo. Depois temos o Capel, especialista em recepções "demasiado orientadas". O Carrillo parece-me que falha nesse capítulo devido à sua constante falta de concentração, mas também falha. A sorte do Sporting é ter um ponta-de-lança muito forte na recepção e passe, o Montero.

    SL

  • RicardoG
    Posted Dezembro 12, 2013 at 6:03 pm

    Falando de cor… e excluindo os GRs.
    Sporting: Rinaudo/Slimani
    Benfica: Funis Mori (sinceramente não sei)
    Porto: Ricardo

  • RicardoG
    Posted Dezembro 12, 2013 at 6:04 pm

    Esqueci-me do Carrillo…

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 6:30 pm

    Sou Benfiquista, mas como é possível ninguém falar do Maxi Pereira?! Nunca mais me vou esquecer deste lance:

    https://www.youtube.com/watch?v=GP3G12TLa70
    (1º golo)

    Filipe Luis

  • Biscoito Avatar
    Posted Dezembro 12, 2013 at 6:34 pm

    Benfica: Rodrigo (depois de Nico, até é o melhor tecnicamente no Benfica, mas precisa de ter a bola já nos pés porque a recepção…)
    Sporting: Carrilo
    Porto: Varela

  • eduardo alves
    Posted Dezembro 12, 2013 at 6:38 pm

    Não sei como consideram o Varela mau neste aspeto. Para mim ele recepciona bastante bem a bola, o problema é depois quando ela já está nos pés e o atrapalha um bocado eheh xd

  • Rodrigo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 7:06 pm

    Dos que costumam ser utilizados escolheria:

    FC Porto: Lica
    Benfica: Lima
    Sporting: Carrillo

    O pior dos 3: Lica

    PS: Nao me parece justo alguns leitores compararem os guarda-redes e os defesas com os medios ou os avançados, ja que me parece que e mais na vertente ofensiva que o VM procurava uma resposta. E claro que um guarda-redes nao tem a mesma capacidade de recepçao de bola que um extremo ou um medio centro, pelo que defini um criterio como o do LuisRafaelSCP.

  • RedEye
    Posted Dezembro 12, 2013 at 7:23 pm

    Bruno Cortez sem duvida!!!!
    é o jogador mais fraco em todos os aspectos que conheço

  • Fábio Teixeira
    Posted Dezembro 12, 2013 at 8:04 pm

    Mariano González.

  • paulo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 8:09 pm

    ola john! por isso é que nunca mais jogou!

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2013 at 8:10 pm

    porto – ricardo, defour
    sporting – rinaudo, wilson, capel
    benfica – luisão, maxi

    Luís da silva*

  • Duarte
    Posted Dezembro 12, 2013 at 8:23 pm

    Lima,

    Incrível como poucas pessoas o mencionaram aqui. O Lima é um excelente jogador, fez uma grande época. Mas neste ano e meio que está no Benfica para mim tornou-se bem visível a sua maior limitação. A recepção de bola. Sempre que a bola lhe vem aos pés anda sempre entre 1 a 2 metros para a frente. Nem percebi como o banana do Chiclets que lá anda nunca o tenha treinado nesse aspecto.

    • DiogooLopes
      Posted Dezembro 12, 2013 at 9:15 pm

      Igual para o Markovic que é excelente no controlo da bola, mas que nao faz uma recepcao decente

  • Иo Иame Boy
    Posted Dezembro 12, 2013 at 8:28 pm

    Eu ia disser o Cortez, mas estou na dúvida se ele pode ser considerado um jogador.

    • gtm95scp
      Posted Dezembro 12, 2013 at 10:26 pm

      muito bom sim senhor! eu diria rui patrício mas não me parece uma questão muito importante não a da recepção mas a de ser o pior. acho que em portugal deviamos treinar mais a rececpeçao por exemplo em espanha na formação os jogadores chegam a treinar quase uma hora por dia de passe recepção orientada, passe recepção orientada. uma boa recepeçao diminui muito a capacidade de uma equipa pressionar o portador da bola com boas recepeçaos ganha-se tempo e poupasse esforço

  • Wishmaster
    Posted Dezembro 12, 2013 at 8:59 pm

    Só avaliando jogadores do meu clube: Ivan Cavaleiro ou André Gomes.

    • Gog
      Posted Dezembro 12, 2013 at 10:36 pm

      Sim André Gomes que por acaso é um 8/10 é claramente muito mau na receção de bola, devia de mudar de posição para defesa direito ou assim…

  • sotôr
    Posted Dezembro 12, 2013 at 10:27 pm

    O Djaló conta? Um passe para ele é uma bola perdida.

  • LP
    Posted Dezembro 12, 2013 at 10:29 pm

    do Benfica de longe RODRIGO, tanto a receber como a passar

  • nmb66
    Posted Dezembro 12, 2013 at 10:30 pm

    Benfica : Cavaleiro
    Sporting : Wilson
    Porto: Varela

  • Santos
    Posted Dezembro 12, 2013 at 10:32 pm

    Não é só a Espanha que dá atenção aos princípios básicos do jogo, Alemanha para mim é onde isso se trabalha melhor. Passe-Recepção é a coisa mais importante do jogo, e já num tópico parecido a este sobre os melhores comentei isso, e neste capitulo, Alemanha está bem lá em cima a par de Espanha.
    Os portugueses preferem correr mais 2 metros que fazer a coisa bem, mais capacidade física que técnica, mais explosão na aceleração da bola que um bom primeiro toque. Fintar e rematar, isso é que interessa.

    Sporting, acho Rinaudo o pior, contando os que jogam mais, Carrillo (mas acho que por "desleixo", LJ vai ter que massacrar muito com ele nesse aspecto).
    Porto, não acho Fernando forte nesta capitulo.
    Benfica, Cardozo é trambolho em tudo, e nisto não foge à regra.

  • Joao Brandao
    Posted Dezembro 12, 2013 at 10:37 pm

    Licá no Porto

  • Luis Carvalho
    Posted Dezembro 12, 2013 at 11:43 pm

    Um nome que ainda não foi referido aqui, do meu benfica: Ola John

  • Czarli
    Posted Dezembro 12, 2013 at 11:48 pm

    Não posso deixar de comentar isto…

    recepção | s. f.

    re·ce·ção (èç)
    (latim receptio, -onis)
    substantivo feminino

    1. Acto ou efeito de receber.

    Tenho ideia que o pessoal não entende a própria língua.

    Houve alguém um dia que comentou aqui no blog o facto do Varela ter realmente uma excelente recepção de bola, algo que comecei a tomar especial atenção desde então… e tinha ele (não recordo do nome/nick) muita razão! Desafio todos a fazer o mesmo. Espero é que aprendam o significado das palavras antes de qualquer coisa.

    Em relação à pergunta, dos habituais utilizados, julgo ser o Maicon o pior deles no Porto.

  • Paulo Miguel
    Posted Dezembro 13, 2013 at 12:02 am

    Lembro-me de ir ver os treinos do Benfica ao caixa futebol campus e um jogador de nome Weldon, tinha uns pézinhos que pareciam umas mesinhas de cabeceira. Mais tarde veio outro que nada lhe ficava atrás d enome, Yanick Djalo.

    Acho que Artur e Patricio são um caso à parte, sendo assim, para mim são: Luisão, Wilson Eduardo e Maicon.

  • S. B.
    Posted Dezembro 13, 2013 at 12:25 am

    É de facto curioso ver as diferentes interpretações da palavra. Será aquilo que o Jackson utiliza para marcar muitos dos seus golos, será aquilo do miúdo do benfica (Bernardo Silva) que lhe permite ficar sempre com a bola "redondinha" nos pés, ou aquela técnica dos extremos para ganhar vantagem sobre os laterais?

    De qualquer forma, já aqui alguém comentou o nome do Mariano Gonzales e do Djaló que são aqueles que sem pensar muito me lembro logo…

  • Silvestre
    Posted Dezembro 13, 2013 at 1:56 am

    Para mim o pior de todos mesmo é o Mangala….

  • Anónimo
    Posted Dezembro 13, 2013 at 2:04 am

    sei que é dos "grandes" mas…
    Simi do Gilvicente é o pior jogador da liga no que toca a receção de bola!
    miseravel mesmo

    rpga

  • NSC
    Posted Dezembro 13, 2013 at 9:44 am

    Não sei como dizem que o Cardozo não tem técnica. É dos melhores nesse aspecto e de longe. A não ser que técnica agora signifique outra coisa.

  • Jorge Araújo
    Posted Dezembro 13, 2013 at 2:56 pm

    O Nii Plange claramente.

  • Manuel Vales
    Posted Dezembro 13, 2013 at 9:13 pm

    o varela, naturalmente

  • Manuel Vales
    Posted Dezembro 13, 2013 at 9:21 pm

    gostava de acrescentar que esta é, de facto, uma bela ideia. Que veham mais desafios como este!

  • Miguel Martins
    Posted Dezembro 16, 2013 at 1:14 am

    Slimani, sem dúvida. Parece o primo do Postiga!

  • Anónimo
    Posted Janeiro 17, 2014 at 12:11 am

    Yannick Djaló conta? visto que ainda é atleta do Benfica! Para mim, nesse aspecto é o pior das 3 Galáxias mais próximas…

    Bruno Silva

  • Yeah!
    Posted Janeiro 17, 2014 at 12:35 am

    Rui Patrício. Bom GR. Muito bom no 1.1, mancha enorme, mas Horrível no jogo de pés, incluindo receção. Já para não falar da inteligência de jogo.

    Maxi. Fraco. Se não fosse pelos aspetos táticos e falta de concorrência nunca tinha ido à seleção.

    Maicon. Excelente de cabeça, mau de pés.

    Djaló e Rinaudo, nem vale a pena…

  • Tiago Rodrigues
    Posted Janeiro 17, 2014 at 2:56 am

    Danilo, completamente, parece que tem tijolos nos pés -.-

  • Vuk
    Posted Janeiro 17, 2014 at 6:07 pm

    Qualquer Sportinguista que veja o seu clube a jogar sabe perfeitamente que é o Carrillo!! Aqueles pés têm molas!!! x'D

Deixa um comentário