Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Desafio aos Leitores: Qual é o jogador com melhor recepção de bola na actualidade?

Um pormenor para alguns, talvez o que distingue determinadas equipas para outros. Jorge Jesus esta época no final do Benfica-Barcelona, até algo perplexo com o que tinha acabado de assistir (como se fosse uma novidade), disse: “o Barça não falha uma recepção de bola, como se pode pressionar, contrariar, derrotar uma equipa em que os defesas, médios, avançados, até o guarda-redes, mesmo pressionados/ ou em zonas de pressão, não falham uma recepção”. Como é óbvio esse não é o principal segredo dos catalães, mas é claramente um pormenor que muito tem contribuído para o sucesso do Barça e da selecção espanhola. Quase todos os elementos da La Roja, apresentam uma qualidade técnica acima da média, mas é a recepção que os distingue dos demais. Por exemplo, selecções como Portugal e Brasil apesar de também terem jogadores tecnicamente evoluídos, ao contrário (falando especificamente no caso português) do que acontecia no princípio do século com elementos como Paulo Sousa, Figo, Barbosa, Rui Costa e Deco (que eram excelentes neste capítulo), os jogadores de agora são algo limitados ao nível da recepção (a % de passes errados não é fruto do acaso). Portugal nos últimos anos passou do estatuto das equipas mais fortes do Mundo na circulação de bola (muitos até diziam que éramos os campeões mundiais a jogar sem baliza, já que a única coisa que faltava era mesmo a finalização, de resto era tudo perfeito) para uma equipa que tem muita dificuldade no momento da posse de bola (a recepção não justifica tudo, mas é responsável em parte). Mesmo Ronaldo, apesar de ser um 2 melhores jogadores do Mundo, não é particularmente forte neste capítulo. Como se explica esta situação? A Espanha, principalmente o Barcelona, dá mais primazia a este pormenor do jogo? Em Portugal trabalha-se pouco a recepção? Ou é apenas uma questão de gerações (também não aparecem Zidane’s todos os dias e o francês era mestre neste capítulo)?

142 Comentários

  • João Gouveia
    Posted Junho 13, 2013 at 2:40 pm

    Na minha opinião, dos muitos jogadores que vi jogar, um que se evidencia bastante neste capítulo é o Iniesta!
    Na próxima geração, acho que o Isco se destaca dos outros.

  • Bruso
    Posted Junho 13, 2013 at 2:40 pm

    O jogador que mais me espanta na recepção de bola é o Busquets. Não falha uma e quase sempre faz recepção orientada.

    • Evolution
      Posted Junho 13, 2013 at 9:06 pm

      Com passes a 5 metros complicado era falhar a recepção…Não estou a questionar a sua escolha, mas discordo em absoluto dela.

    • Bruso
      Posted Junho 14, 2013 at 10:18 am

      Compreendo a opinião. Mas olha que é mais fácil receber um passe de 40 metros completamente sozinho co que receber um passe de 5 metros pressionado e só com a recepção partir os adversários todos. Busquets faz isso muito mas mesmo muito bem.

      E já agora, eu não gosto nada do Busquets mas sei reconhecer o valor dele.

  • Miguel Ascenso
    Posted Junho 13, 2013 at 2:40 pm

    Messi, Cazorla, Ribery e Iniesta fazem o meu 'Top-Four'

  • João Almeida
    Posted Junho 13, 2013 at 2:43 pm

    Ozil

    • Tiago Cação
      Posted Junho 14, 2013 at 4:09 pm

      sem duvida, um dos melhores, senão mesmo o melhor !
      temos de ver uma coisa, é claro que qualquer jogador do barça tem de te uma receção de bola acima media, tal como o passe, pois o estilo de jogo assim o pede! e para mim a seguir aos jogadores do barça, ozil é o que se destaca mais ! nao nos podemos guiar so por uma excelente receção, temos de ver no global e para o ozil nesse campo é muito forte, equiparavel a um iniesta ou xavi !

      SLB <3

  • Tiago
    Posted Junho 13, 2013 at 2:45 pm

    Actualmente é dificil, pois temos messi e Ronaldo, temos Ozil e Modric, Xavi, etc…
    Mas posso dizer que o jogador com melhor dominio de bola que me lembro em Portugal era o Rui Jorge, nunca falhava uma recepção de bola, era impressionante.

    • Pedro
      Posted Junho 13, 2013 at 3:10 pm

      Ronaldo?!!?

      Não confunda técnica com recepção de bola. O Ronaldo no Barcelona era o jogador mais fraco ao nível da recepção, até o Busquets tem melhor recepção que o Ronaldo. Messi, Thiago, Iniesta então estão a milhas…

      E para que fico claro detesto o Barcelona e considero o Ronaldo o melhor jogador português de todos os tempos, mas a recepção, apesar de ser bom, não é claramente o forte dele, nem a normal nem a orientada.

    • Simoes
      Posted Junho 13, 2013 at 3:10 pm

      o ronaldo e fraquito neste aspecto

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 13, 2013 at 3:12 pm

      Ronaldo falha muitas receções, não é por aí que tem o sucesso que tem.

    • Luís Fernandes
      Posted Junho 13, 2013 at 3:12 pm

      De facto o Rui Jorge tinha bom dominio de bola mas era péssimo a centrar para a área, alias, ele não centrava, bombeava bolas….

    • Simoes
      Posted Junho 13, 2013 at 3:22 pm

      "ate o busquets tem melhor recepçao que o ronaldo".

      podera, o homem e quase perfeito a jogar em posse bola. Estao sempre a desvalorizar o rapaz

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 13, 2013 at 3:32 pm

      Simoes,

      Aliás, arrisco-me a dizer que o Busquets é o melhor pivot defensivo do mundo. Não vejo ninguém melhor a jogar sozinho atrás dos médios interiores e à frente da defesa. O melhor a jogar num sistema de duplo pivot é o Javi Martínez, que na minha opinião, tem tudo para se tornar num ícone dos adeptos do Bayern.

    • Simoes
      Posted Junho 13, 2013 at 3:48 pm

      Concordo na integra.

      O busquets e mesmo muito desvalorizado, mas quem consegue ver para alem do jogo sujo, esta ali um enormissimo jogador.
      Nao foi por acaso que guardiola disse que o seu barça era busquets + 10.

      Nunca perde o sentido de orientaçao, antes de receber a bola ja sabe perfeitamente para que lado se vai virar para jogar a bola redondinha para os colegas

    • espanhol
      Posted Junho 14, 2013 at 9:25 am

      Totalmente de acordo, o Rui Jorge era extraordinário a nível da recepção, qualquer bola a qualquer velocidade ficava sempre colada no pé dele.

  • Tiago
    Posted Junho 13, 2013 at 2:45 pm

    Ronaldinho sem dúvida nenhuma.

  • Nigga27
    Posted Junho 13, 2013 at 2:45 pm

    Benzema

  • João Pereira Leite
    Posted Junho 13, 2013 at 2:46 pm

    pirlo e thiago

  • Daniel Vieira
    Posted Junho 13, 2013 at 2:47 pm

    Para mim , Mesut Ozil .

    https://www.youtube.com/watch?v=1XvG7eHg4wk

    Este é apenas um exemplo , escrevam dominio de bola de ozil que aparece .

  • DavidV
    Posted Junho 13, 2013 at 2:47 pm

    Pedro Rodriguez, impressionante como a bola cola ao pé

  • Nuno
    Posted Junho 13, 2013 at 2:48 pm

    Melhor recepção de bola no Mundo? Além de mim? Deixa ver…
    Ibrahimovic (recepção de peito e no pé) estará um furo acima de Messi apenas, e apenas pelo facto de quando recebe a bola normalmente está a levar com defesa com cabedal em cima…

    A recepção (que também depende da qualidade do passe) é 99% do futebol de posse… permite ao jogador que recebe ficar com a bola num só toque e ter assim de imediato todas as opções disponíveis. Quando a recepção é má, permite ao adversário aproximar-se, e até disputar uma dividida.

    Em Portugal parece que trabalha ZERO! Acho uma graça como desconsideramos a técnica dos alemães, quando estes dominam todos os princípios básicos do jogo: passe, recepção, remate (para não falar no movimento sem bola). Em Portugal aposta-se muito na progressão em drible, mas depois vemos jogadores que fazem arrancadas de 50 metros (passe o exagero) e depois chutam a bola pr'á bandeirola de canto ou fazem um passe sem nexo…

    • Visão de Mercado
      Posted Junho 13, 2013 at 3:21 pm

      Excelente feedback.

    • FLU FLY FLU
      Posted Junho 13, 2013 at 3:24 pm

      Tipo o Bruma no Sporting este ano. Ele é um jogador espetacular, mas aqueles remates dele saem todos mal, para não falar dos passes, que parecem feitos pelo Grimi..

      Esperemos que o Jardim lhe ensine algumas coisas, de maneira a ser o jogador de classe mundial que todos querem!

      SL

    • Bruso
      Posted Junho 13, 2013 at 5:28 pm

      Excelente ponto de vista. Concordo consigo. A técnica é muito desvalorizada no futebol jovem. Grande parte das equipas limitam-se a fazer peladas todos os treinos, saindo os jogadores prejudicados. Aquele treino de passe e de finalização é muito importante para o crescimento do jogador. O problema é que é nesses exercícios que é difícil de motivar os jovens a se empenhar…

  • BERGKAMP Flying Dutchman
    Posted Junho 13, 2013 at 2:49 pm

    Gonzalo Higuain.. golo contra o Espanyol

    incrível

  • SardaoDaNoite
    Posted Junho 13, 2013 at 2:50 pm

    Mesut Ozil, nas últimas duas épocas perdi a conta À quantidade de recepções miraculosas e mágicas que ele fez.

  • Fábio Teixeira
    Posted Junho 13, 2013 at 2:52 pm

    Francesc Fàbregas. Se há coisa que eu primo neste jogador é a forma como recebe e capta a bola. Já no Arsenal o fazia de forma esplêndida, mas também é verdade que o jogador foi formado na Catalunha e, para além da posse, a receção de bola é um dos métodos de treino mais privilegiados.

  • António Cunha
    Posted Junho 13, 2013 at 2:56 pm

    Na minha opinião: messi iniesta e pirlo, por esta ordem.

  • Paulo
    Posted Junho 13, 2013 at 2:57 pm

    Neste momento para mim Ozil tem uma recepção de bola absolutamente fantástica, o melhor da actualidade.

  • Anónimo
    Posted Junho 13, 2013 at 2:58 pm

    Messi ou Iniesta

    __
    gunner

  • João Oliveira
    Posted Junho 13, 2013 at 2:59 pm

    Estamos precisamente a fazer um trabalho sobre esta matéria no FCDEF. Somos um grupo de "quase" licenciados (falta "quase", he, he, he) e temos vindo a analisar a recepção de bola e a sua importância.
    Com variáveis como a OPOSIÇÃO, a QUALIDADE DO PASSE ANTERIOR, e até tipos de recepção como SIMPLES E ORIENTADA.

    Após observar inúmeros jogos (muitos mesmo!!!!) chegamos a algumas conclusões (ainda não acabamos o trabalho). Provavelmente, o grande público não conhece os jogadores mas aqui vão alguns candidatos:
    – Xavi Torres (Getafe);
    – Jean Beausejour (Wigan);
    – Luca Rigoni (Chievo);
    – Hiroshi Kiyotake (Nurnberg).

    Continuem o bom trabalho.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 13, 2013 at 3:09 pm

      Parece um bom projeto. Alienar a ciência e o desporto também me parece interessante. No Porto também há uma faculdade do género? Que eu tenha conhecimento, há a FCUP (faculdade de ciências) e a FADEUP (faculdade de desporto).

    • Alberto Simão
      Posted Junho 13, 2013 at 3:27 pm

      O FCDEF e a FADEUP são a mesma coisa.

    • Fábio Teixeira
      Posted Junho 13, 2013 at 3:29 pm

      Obrigado pela informação Alberto Simão.

    • Anónimo
      Posted Junho 13, 2013 at 4:05 pm

      os efeitos que se dá à bola quando se recebe.
      o peso que dás ao pé.
      receber no pe com os abdominais.
      a recepção de posse e a orientada partem do pricipio simples de tocar a bola para onde so o proprio consegue chegar primeiro. essa deve ser a primeira preocupaçao. entre o 1º toque e o segundo prepara-se a finta.
      joao

    • Daniel Areias
      Posted Junho 13, 2013 at 9:16 pm

      Alberto Simão a reinar!!!!

    • Anónimo
      Posted Junho 15, 2013 at 1:24 am

      elaborando: claro que se a primeira condição estiver garantida antes da bola chegar, já se pode começar a pensar em receber e fintar ao mesmo tempo. é o que faz o messi. Para isso é preciso controlara o que o corpo do adversario consegue fazer e O QUE NAO CONSEGUE. tambem se pode dominar preparando o passe mas isto nao difere muito do passe ao primeiro toque embora algumas vezes faça toda a diferença.
      os efeitos que se dá quando se recebe é do mais importante porque transforma um movimento(força) "horizontal" ou "vertical"(peço desculpa pela falta de exactidão cientifica) em movimento rotativo. A seguir é só usar o pé como travão ou so dar um toque porque não altera muito.
      Já agora digam lá quais foram as conclusoes a que chegaram. Sempre nos podemos rir um bocadinho (que ja não seria mau) ou quem sabe alimentar a conversa… é que o futebol ja saiu das universidades para a rua há 100 anos.
      joao

  • Anónimo
    Posted Junho 13, 2013 at 3:01 pm

    Posso dizer-vos qual é o pior com toda a certeza. Yannick Djaló.

    Cumprimentos,
    Paulo Jorge

  • Jesus
    Posted Junho 13, 2013 at 3:03 pm

    Para mim é o Iniesta,todas as bolas que vão para este senhor ficam sempre coladas ao pé dele, para mim é de (muito) longe o 3ºmelhor do mundo.

  • Xavier Cardoso
    Posted Junho 13, 2013 at 3:04 pm

    Para mim em termos de recepção de bola , Dimitar Berbatov

  • Nuno
    Posted Junho 13, 2013 at 3:06 pm

    Não me posso esquecer de um dia em que presenciei um treino de uma equipa na altura na Primeira Liga. O exercício era simples: o treinador estava no enfiamento da área, fazia um passe rasteiro para pouco antes da meia-lua (já dentro da área), o jogador vinha de fora e rematava de primeira. Sem defesa, e com a bola a "morrer". Em cerca de vinte jogadores, apenas dois… acertaram na baliza.

  • Nélio Ralha
    Posted Junho 13, 2013 at 3:09 pm

    Para mim de todos os tempos é o Maradona…. Actualmente, talvez o Ozil, Ronaldo, Messi, Xavi….um que gosto particularmente e que tem dominio e toque de bola excelente é o Vidal(Juve)…

  • Anónimo
    Posted Junho 13, 2013 at 3:15 pm

    Na maioria dos casos são os médios que possuem esta característica, na minha opinião, importantíssima para o bom futebol de uma equipa. Os melhores nesse capitulo, talvez o Pirlo, Xavi, Iniesta, Ozil e Ya Ya Touré (estes são os mais dotados nesse capitulo). Outro tipo de recepção também bastante importante é nos avançados, Falcão e Zlatan são para mim aqueles que melhor explicam a importância de uma boa recepção num avançado.
    No panorama nacional parece-me que talvez o Moutinho (agora no mónaco), Matic e Enzo sejam os mais eficazes neste capitulo.
    Cumps

    Paulo R

  • miguel machado
    Posted Junho 13, 2013 at 3:16 pm

    não se esqueçam do juan mata, parece que joga com uma almofada no pé esquerdo

  • stanpanan
    Posted Junho 13, 2013 at 3:17 pm

    Actualmente parece me o Xavi…

    Mas ninguém bate o Zidane, nem Maradona!

    Em Portugal gostei de ver o Saviola neste aspecto

  • Anónimo
    Posted Junho 13, 2013 at 3:17 pm

    Algo curioso e explica de certa forma o bom e fluido futebol que o Dortmund pratica. Vejam o video https://www.youtube.com/watch?v=JUBgdyleCkA

    Paulo R

  • stanpanan
    Posted Junho 13, 2013 at 3:18 pm

    Actualmente parece me o Xavi…

    Mas ninguém bate o Zidane, nem Maradona!

    Em Portugal gostei de ver o Saviola neste aspecto

  • André Sousa
    Posted Junho 13, 2013 at 3:18 pm

    Bem, actualmente é muito difícil dizer quem é que tem a melhor recepção de bola… Mas o que eu posso dizer é que o jogador que melhor fazia uma recepção orientada há uns 3, 4 anos atrás era El Niño Torres.

  • Diogo Marques
    Posted Junho 13, 2013 at 3:18 pm

    iniesta, tipo na boa

  • Luís Fernandes
    Posted Junho 13, 2013 at 3:18 pm

    No momento talvez Ozil e Iniesta.

    Dos melhores que vi Dennis Bergkamp

    • João Coutinho
      Posted Junho 14, 2013 at 1:07 am

      dennis bergkamp tem sem duvída um primeiro toque fantástico. talvez ao nível de maradona no que diz respeito só ao primeiro toque.

  • Tiago Costa
    Posted Junho 13, 2013 at 3:20 pm

    Na minha opinião, não há ninguem na actualidade com melhor recepção que o Ozil.

  • Celso Cassamá
    Posted Junho 13, 2013 at 3:21 pm

    Acho curioso ninguém falar em Robin Van Persie

  • Vari Krik
    Posted Junho 13, 2013 at 3:24 pm

    Ibra, Messi, Xavi, Iniesta …. Há vários com boa receção de bola, mas quem eu valorizo e reconheço maior dificuldade é quando a receção é feita pelo ponta de lança da equipa.

    No caso do ponta de lança, quando lhe é colocada a bola no espaço, a receção é feita de costas para o jogador que efetuou o passe tendo o movimento do seu pé (ou o que seja) que acompanhar o movimento da bola o que dificulta e muito a receção. Para mim estes são os casos mais dificieis de receção, já para não falar da oposição que a defesa pode oferecer.

  • Lourenço
    Posted Junho 13, 2013 at 3:25 pm

    Toda a gente se esqueceu do melhor:
    Ronaldinho. Ate de costas

  • Koke
    Posted Junho 13, 2013 at 3:28 pm

    Na minha opinião, é o Mesut Özil

  • Rui Sancho
    Posted Junho 13, 2013 at 3:43 pm

    Das melhores recepções que ja vi recentemente foram do Balotelli, mas claramente esta do Thiago está qualquer coisa.
    Pessoalmente, e numa perspectiva mecânica creio que a recepção é a segunda coisa mais importante do futebol, a seguir ao passe. Trata-se de uma lógica simples, quanto melhor for a recepção, mais arriscado pode ser o passe. Para mais, uma recepção orientada pode servir imediatamente como finta e permitir a progressão.
    Por acaso acho que isso até se tem trabalhado bem no Benfica, é comum ver passes com muita força, um bocado "á queima", mas na grande maioria das vezes os jogadores saíam bem com ela controlada.

  • Ricardo Ricard
    Posted Junho 13, 2013 at 3:44 pm

    Actualmente deverá passar pelo Iniesta ou Ozil…mas como o Zidane…

  • Luis Rosa
    Posted Junho 13, 2013 at 3:51 pm

    Os melhores da actualidade: Xavi, Iniesta, Messi, Ozil e Ibra (num tipo de recepção diferente, mais na luta). Destes 5, Ozil tem o maior número de recepções espectaculares, de dificuldade máxia, mais ao estilo do vídeo do Thiago.
    Num passado muito recente, Drogba (com características de recepção semelhantes ao Ibra) e o incontornável Ronaldinho (procurem no youtube "Ronaldinho dá show de domínio de bola").

    O meu all-time favorite: o genial Bergkamp.

  • Rm
    Posted Junho 13, 2013 at 3:57 pm

    Para mim é o ozil e o david silva.

  • benficasempre
    Posted Junho 13, 2013 at 4:11 pm

    Gosto muito de ver o Ibra neste capítulo, por vezes consegue recepções dificílimas. Mas acho que um dos espanhóis, Iniesta, Thiago ou Busquets ainda estão uns furos acima.

  • João Silva
    Posted Junho 13, 2013 at 4:15 pm

    Melhor em Portugal : Jackson Martinez

  • Anónimo
    Posted Junho 13, 2013 at 4:21 pm

    Pode nao ter sido o melhor, mas alguém ainda se lembra da maneira como o Joao Vieira Pinto fazia aquele movimento de receber a bola no pé, de costas para a baliza e girar sobre si mesmo ficando de frente para o golo?

    Nando

  • Anónimo
    Posted Junho 13, 2013 at 4:23 pm

    Vasco "O Marginal"
    Dos de agora não tenho a certeza. O Fábregas é um dos bons, parece-me.
    Dos do antigamente havia alguns jogadores recentes… que sempre achei fantásticos nesse capítulo. Juan Sebastián verón, Ivan de la Peña e Redondo.

  • Anónimo
    Posted Junho 13, 2013 at 4:24 pm

    Actualmente, na minha opiniao é o iniesta. Não estou a ver Ninguém melhor que Ele.
    Mas o melhor de sempre, para mim foi o zidane. Incrível o que Ele fazia com a bola, pura classe.

    Zip

  • Snakeofpain366OZ
    Posted Junho 13, 2013 at 4:25 pm

    sem duvida xavi, vejam os 2 primeiros golos

    https://www.youtube.com/watch?v=UudHa5q4R1g

  • scp4ever
    Posted Junho 13, 2013 at 4:28 pm

    em minha opinião Ozil e Iniesta são os melhores neste campo tem recepções absolutamente deliciosas

  • porquinhodaindia
    Posted Junho 13, 2013 at 4:55 pm

    A recepção está muito longe de ser um pormenor no Futebol. A recepção é o princípio e o fim da base do jogo, o passe. Senão vejamos:

    1) a qualidade de um passe depende em grande medida da recepção que o antecede (sendo que raciocínio idêntico pode ser feito para o remate) ;

    2) a qualidade de um passe depende em grande medida da recepção de quem o recebe.

    Importa também não associar a recepção a apenas uma forma de jogar futebol. De facto ela é transversal a todos os modelos e dinâmicas de jogo: não há dúvidas de que uma equipa que joga com base em "bola longa" depende muito da capacidade de recepção dos seus atacantes.

    Não há, portanto, dúvida que com a melhoria substancial das performances defensivas das equipas (processos de decisão colectiva como o posicionamento, movimentações, pressing e antecipação são afinados com uma precisão notável) a recepção deve ser apurada a fim de se tornar uma eficaz arma. "Controlar a bola é controlar o jogo" e muita dessa capacidade passa pela recepção. Esta máxima tem provado ser um dos caminhos mais seguros para a vitória!

  • Ruben Pinheiro
    Posted Junho 13, 2013 at 5:05 pm

    Óptimo post e tópico de discussão, e como já foi dito acima, sendo este um dos aspectos fulcrais do jogo trabalha-se muito pouco em Portugal, a nível do treino dá-me a sensação que existem poucos exercícios que focam como aspecto principal a qualidade e evolução da recepção, uns exercícios curtos no aquecimento alguns de finalização que focam mais na qualidade da recepção e pouco mais. E sendo a recepção ao passe longo a mais difícil, a verdade é que é a menos trabalhada pois 90% dos exercícios e simulações de jogo são em espaços mais curtos pois é raro trabalhar-se a campo inteiro, e sem exercícios que tenham como maior preocupação a recepção ao passe mais longo, ela quase nunca é trabalhada.
    Quanto a jogadores, no presente aqueles que me vêm logo à cabeça são os melhores jogadores do Barça ou por exemplo Ibra que impressiona também imenso. Nos últimos anos nomes como Ronaldinho,Zidane ou Henry são incontornáveis.
    A tendência será para que os melhores a recepcionar sejam os médios e os grandes avançados centros pois são aqueles que menos espaço e tempo têm para executar a recepção. Para o futuro o jogador que mais me enche as medidas em termos de futebol de posse é sem duvida Marco Verratti.

  • gonçalo
    Posted Junho 13, 2013 at 5:24 pm

    ibrahimovic e messi !

  • Diogo
    Posted Junho 13, 2013 at 5:35 pm

    Ibrahimovic

  • Pelé
    Posted Junho 13, 2013 at 5:43 pm

    Iniesta. A bola parece que tem cola quando chega aos pés dele.

  • Jorge Figueiredo
    Posted Junho 13, 2013 at 5:50 pm

    o thiago do barça, sem dúvidas. lembro me de uma vez contra o real que ele deixa passar a bola por cima da cabeça e vira 180 graus muito rápido e recebe a bola. os comentadores ate ficaram sem palavras. a bola vinha mesmo muito alta e ele para-a sem que ela se mova. muito domínio mesmo.
    agora se falar mos de recepção de bola rasteira isso qualquer um faz, mas como o thiago, com tanta altura, é difícil.

  • Zlatan Carlsberg
    Posted Junho 13, 2013 at 5:52 pm

    messi é claramente o melhor do mundo mas em portugal é Jackson martinés se repararem ele tem um otimo primeiro toque e domina a bola como poucos avançados.

  • AC
    Posted Junho 13, 2013 at 5:55 pm

    Um dos meus ídolos: Thierry Henry. Nos tempos áureos do Arsenal aquelas recepções eram meio golo. sublime!

  • Luís Duarte
    Posted Junho 13, 2013 at 6:30 pm

    Messi e Iniesta de longe os 2 melhores do Mundo na recepção de bola

  • Anónimo
    Posted Junho 13, 2013 at 7:04 pm

    Não deixa de ter piada esta referência à Selecção Portuguesa… em Portugal temos um jogador com uma enorme capacidade de recepção de bola, quase sempre orientada, que acelera o jogo no miolo e tem a capacidade de aparecer sobre as alas aumentado a pressão sobre os laterais e permitindo movimentos interiores de extremos e laterais… infelizmente durante grande parte da época não foi aproveitado no clube e foi à selecção limpar as pratas. Chama-se André Martins e tem sido constantemente subestimado!

    R. Fonseca

  • sano
    Posted Junho 13, 2013 at 7:08 pm

    1 Ozil entao recepcoes de bolas que vem no ar é fantastico
    2 Ibra
    3 Iniesta

  • Godinho
    Posted Junho 13, 2013 at 8:49 pm

    Este vídeo é perfeito para o tema: https://www.youtube.com/watch?v=5KiO5kdjvpM

  • Evolution
    Posted Junho 13, 2013 at 9:09 pm

    Mesut Ozil. Anda inclusivamente um vídeo a circular só com momentos em que ele executa esse gesto técnico, e em grande estilo.

    Não é por ser "moda" e mais falado que outros, há certos movimentos dele, a forma como mete o pé à bola, que só quem jogou futebol consegue perceber a dificuldade em fazer aquilo, chega a ser ridículo.

  • Anónimo
    Posted Junho 13, 2013 at 9:18 pm

    https://www.youtube.com/watch?v=M7cPZAndWdk

    Thiago e Ozil, sem duvida.

    Ass: rodri125

  • Luis Sanches
    Posted Junho 13, 2013 at 9:19 pm

    Num post sobre recepção de bola, NINGUÉM menciona Antonio Cassano!

    Deixo dois curtos vídeos:

    https://www.youtube.com/watch?v=eTQVywl1wHs

    https://www.youtube.com/watch?v=bcUiKhMc4Yg

  • Paulo Almeida
    Posted Junho 13, 2013 at 9:24 pm

    Pirlo, Isco e Iniesta

  • Pedro
    Posted Junho 13, 2013 at 9:45 pm

    Cristiano Ronaldo não é forte neste capítulo? Só tenho uma coisa a dizer, Portugal – Holanda, Euro 2012, vejam o lance entre ele e Van der Wiel a meio da 1a parte.

    Com toque de bola, há dezenas que têm essa característica, é algo que é treinado diariamente, até podia dizer Hummels que apanha bolas facilmente no pé depois destas serem chutadas pelo GR adversário e percorrerem cerca de 80 metros de campo e a virem de uma altura de 15 metros….

  • Bruno Ferreira
    Posted Junho 13, 2013 at 9:45 pm

    Já tal foi falado e comentado mas realmente em terras lusitanas pouco ou nada se dá de relevância a este, tão importante, atributo. É pena!

    Contudo queria lançar para esta conversa um nome que, provavelmente, muitos não se devem lembrar de ter visto jogar ou se calhar desse ponto em concreto.
    Jogador Português que jogava com as meias para baixo e a blusa para fora.
    Extremo direito com uma capacidade de toque e recepção de bola para mim fantástico (quase ao nível de um Ibra)… Actual treinador assistente da equipa de sub-19, juniores, do FC Porto…

    NUNO CAPUCHO!!

    Era conhecido por muita coisa (e é pena que tal como outros extremos portugueses estejam sempre "tapados" pelas estrelas: Futre, Figo, Nani, Ronaldo,…) mas sem dúvida alguma que o toque de bola deste senhor… era de Mestre!

  • Malcolm Bevacqua
    Posted Junho 13, 2013 at 9:47 pm

    Sem dúvida Mesut Ozil.

  • gtm95scp
    Posted Junho 13, 2013 at 9:50 pm

    em Espanha as equipas quase todas treinam desde o escalões de formação a recepção orientada dai a qualidade das recepções, e no Barcelona treinam obsessivamente a recuperação da pois a sua filosofia é recuperar a bola e não defender, o treina da recepção orientada chega a ser de quase uma hora por dia também nas equipas seniores, dai as equipas esponholas principalmente o barcelona estarem tão evoluidos nesta matéria.
    PS: isto foi me dito por um treinador das camadas jovens do barcelona num congresso no seixal.

  • gtm95scp
    Posted Junho 13, 2013 at 9:52 pm

    respondendo à pergunta é o iniesta sem sombra de duvida podemlhe passar a bola com imensa força que ele a domina

  • João Simões
    Posted Junho 13, 2013 at 9:52 pm

    Hoje em dia Ozil e Iniesta,mas como já vi nalguns comentários, ninguem consegue bater o Zidane!

  • Puga
    Posted Junho 13, 2013 at 10:28 pm

    Como é óbvio, o grande Juan Román Riquelme. A seguir vem Kaká, o do Milan. Da nova geração, o Reus e todos os alemães são do melhor nesse aspecto.

  • João Marques
    Posted Junho 13, 2013 at 11:31 pm

    gaitan

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 13, 2013 at 11:35 pm

    Recepção de bola é FUNDAMENTAL, Yannick Djalo passou de um jogador rápido, promissor a um jogador banal porque nunca aprendeu a fazer uma recepção orientada e um passe em condições, é apenas um exemplo.
    Quanto à actualidade, Iniesta e Ozil são os melhores na recepção orientada e não so

  • Santos
    Posted Junho 13, 2013 at 11:39 pm

    Na formação de jogadores uma das coisas em que mais se insiste quando os miúdos são pequenos é o passe e a recepção. São os princípios básicos do jogo e que são fundamentais numa aspiração maior no jogo.

    Acho que há cada vez menos esse cuidado, nota-se que os jogadores preferem correr mais 2 ou 3 metros por causa de receberem mal a bola que fazer uma boa recepção e fazer um bom primeiro toque.

    Ozil neste momento é um jogador que consegue de forma fantástica a recepção de bola, e para mim um dos melhores primeiros toques da actualidade.
    Todos do Barcelona o fazem bem, mas se houver o cuidado de observar a química da equipa, todos os passes feitos são com pouco ou nenhum efeito para que a recepção seja mais fácil e o primeiro toque seja mais eficaz para ultrapassar o primeiro jogador da pressão. Iniesta e Messi conseguem fazer algo mais, mas existe muito trabalho de casa de toda a equipa nesse aspecto.

    Os princípios básicos do jogo estão cada vez mais esquecidos e cada vez com menos importância. Resistência física e recuperação rápida do esforço cada vez mais são os pontos fortes do futebol moderno. Se em todas as jogadas o defesa for mais rápido que o atacante e durar o jogo todo a fazer essa cobertura não há grande técnica que lhe valha, basta ver o que acontece com certos jovens prodígios, bom toque de bola e tecnicistas mas depois levam logo com os defesas e perdem a bola devido à parte física.

  • Unknown
    Posted Junho 14, 2013 at 12:04 am

    Mesut Özil

  • hhh
    Posted Junho 14, 2013 at 7:49 am

    Iniesta. Sem rival.

  • Rogério Cerqueira
    Posted Junho 14, 2013 at 11:42 am

    Ronaldinho Gaucho

  • Frederico Gomes
    Posted Junho 14, 2013 at 2:57 pm

    Tenho Alguns Exemplos de jogadores que gosto de ver recepcionar a bola entre eles:

    Robinho (Quem não se lembra de fintas feitas no domínio de bola?)
    Aguero (consegue sempre dominar a bola pronta para o sprint)
    Ronaldinho (um mestre a dominar com os pés e competente com o resto do corpo)
    Pirlo (muitas vezes nem precisa de a dominar, faz logo o passe, o que ainda torna mais dificil)
    Iniesta (um ícone deste estilo de jogo, não me parece tao forte nas bolas longas pelo ar, pelo menos para orientar a recepção)
    Aimar (este último então até remates domina)
    Ozil (Ainda hoje inventa novas formas de dominar a bola)

    E um jogador portugues (para alem dos obvio rui costa, figo etc) era o Fábio Paim…Dificilmente verei alguém a dominar uma bola sem precisar de pôr os olhos nela…e continuar a jogada como se nada fosse…

  • Samuel Andres Nunes Rolas
    Posted Junho 14, 2013 at 3:34 pm
  • Orion Dot
    Posted Junho 14, 2013 at 8:33 pm

    Ozil
    Iniesta
    …e não me esqueço do domínio de bola do Thiago Alcantara contra o Athelic Bilbau…

  • Unknown
    Posted Junho 14, 2013 at 9:01 pm

    Iniesta

  • André pescanova
    Posted Junho 15, 2013 at 12:27 am

    Ibra….

  • Anónimo
    Posted Junho 15, 2013 at 1:39 am

    Vi uma vez o maradona rodeado por adversários perto da pequena área receber um passe de 3 metros do careca, daqueles em que se empurra a bola um bocadinho por cima(50cm), receber de pe para o joelho da mesma perna e do joelho , sem interromper o movimento, levantou para um pontape de bicicleta que passou a 10cm da barra, tudo com a mesma perna.
    OLÉ!
    joao

  • Anónimo
    Posted Junho 15, 2013 at 2:02 am

    ah, esqueci-me da melhor do maradona. Quem foi vê-lo a alvalade deve ter visto com certeza mas fazia isso a toda a hora e sem falhar: enviar a bola a 5 metros de altura e quando caía ficava travada no pé(em cima sem tocar no chao, entre o dedo grande, os outros e a parte inferior da perna). vejam os aquecimentos do maradona… para os que nao sabem, a primeira ovação de um estadio ao maradona era ele apanha bolas e começou a dar toques, acho eu:)
    joao

  • Tomás Pereira
    Posted Junho 16, 2013 at 12:51 pm

    O Pirlo continua a dar 20 a 0 a todos os outros!

  • Carlos
    Posted Junho 18, 2013 at 4:35 pm

    Ozil, Iniesta e Pirlo sem ordem de preferência

  • SardaoDaNoite
    Posted Junho 18, 2013 at 4:36 pm

    Esta recepção do Immobile para o 1º golo da Itália deixa-nos antever um prodígio que aí vem no que toca à recepção de bola.

  • RicardoFilipe
    Posted Junho 18, 2013 at 4:36 pm

    Ronaldinho Gaúcho !

  • RODOLFO
    Posted Junho 18, 2013 at 4:46 pm

    Di maria é exímio na recepção seja qual for a situação do jogo. Em portugal o Gaitan tambem é muito forte.

    • MIGUEL COSTA
      Posted Junho 20, 2013 at 12:26 pm

      O di maria e provavelmete o jogador do real madrid com mais dificuldade na recepção de bola. o proprio seleccionador argentino afirmou isso.

  • luis nhamue
    Posted Junho 18, 2013 at 4:56 pm

    iniesta, ribery, xavi, busquets, yaya toure… Fernando (do Porto)
    Sou benfiquista de nascença.

  • Filipe Santos
    Posted Junho 18, 2013 at 4:58 pm

    Para mim o melhor de sempre é sem dúvida um dos,senão o maior, meus grandes ídolos de infância..Dennis Bergkamp!

  • Luís Fialho
    Posted Junho 18, 2013 at 7:28 pm

    özil

  • Vítor João
    Posted Junho 19, 2013 at 11:05 am

    o grande Pirlo

  • pedrinhu97
    Posted Junho 20, 2013 at 10:37 am

    NANI, ele e impressionante

  • André Martins
    Posted Junho 20, 2013 at 10:44 am

    Definitivamente BENZEMA, vejam a sua recepção orientada para zonas de finalização, mágico

  • R.Oliveira
    Posted Junho 20, 2013 at 10:54 am

    Para mim é mesmo lewandowski, grande dominio na recepcao de bola viu se no jogo contra o real em que ele marca um golaco, e na final da chapions o golo que lhe foi anulado onde ele domina a bola de peito vira se e chuta ao angulo, e muitos mais casos. Por isso ta nno meu top 3

  • Anónimo
    Posted Julho 2, 2013 at 12:57 pm

    Pablo Aimar

    Filipe Mota

  • fred
    Posted Novembro 4, 2013 at 11:42 pm

    Ozil

  • Pedro Barcelos
    Posted Novembro 4, 2013 at 11:51 pm

    Iniesta cola a bola ao pé de todas as maneiras e feitios! Não vejo mais ninguém no mesmo nível dele nesse capítulo, é um dos jogadores que mais gosto de ver jogar, inclusive prefiro-o ao C. Ronaldo, não estando a dizer que é melhor, apenas preferência pelo estilo de jogador. É fantástico! Na batalha de sempre, Messi x Ronaldo, Messi é melhor que Ronaldo neste capítulo, neste e em muitos mais… Isco será o sucessor de Iniesta, e também tem pormenores geniais. Já em Neymar, é uma lacuna, a receção de bola trama-o várias vezes, mas desde que chegou ao Barça melhorou e vai continuar a melhorar…

  • Fábio Rebelo
    Posted Novembro 4, 2013 at 11:55 pm

    Miguel Veloso! Não fosse faltar todo o resto…

  • Bruno Costa Gomes
    Posted Novembro 5, 2013 at 12:01 am

    Ozil.

  • gtm95scp
    Posted Novembro 5, 2013 at 12:03 am

    o Iniesta de longe o William Carvalho me parece ser forte neste aspecto e que com a idade ainda vai melhorar é um jogador que merece um post do VM porque é um trinco com caracteristicas unicas no nosso campeonato e até no mundo vai ser uma referencia a nivel mundial na posiçao 6 não engana, quanto à recpecçao os isco, e o ozil sao muito forte mas por agora o melhor é o iniesta

  • Anónimo
    Posted Novembro 5, 2013 at 12:03 am

    Mesut. Um exemplo recente é a assistência que ele faz para o Giroud num dos primeiros jogos do Arsenal este ano (até penso que foi o primeiro jogo do Ozil pelo Arsenal).
    O pior, assim de repente, deve ser o Iturbe (e sou portista).

    Ricardo Nogueira

  • Rafa Rafael
    Posted Novembro 5, 2013 at 3:32 am

    Para mim: Ronaldinho Gaúcho, sem dúvida!

    Cumprimentos.

  • Andre correia
    Posted Novembro 5, 2013 at 1:45 pm

    Assim que vi este post, lembreime logo do iniesta e do ozil :D

  • André - Admin.
    Posted Dezembro 10, 2013 at 12:47 am

    Penso que centrando-me em Portugal e apenas em casos do mesmo, João Moutinho é sem dúvida o melhor jogador a nível de recepção e recepção orientada, mas outro dos jogadores que adoro as recepções é o Nani. Apesar de estar uns furos abaixo do que consegue fazer nestes últimos tempos, nos melhores tempos tanto no Manchester United como na Selecção Nacional, recordo-me de diversos passes longos em que a bola colava 'literalmente' no pé.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 10, 2013 at 1:15 am

    zlatan é o mlhr a nivel de recepção!

    Miguel

  • Rafa Rafael
    Posted Dezembro 10, 2013 at 1:57 am

    Ronaldinho Gaucho, o Melhor dos Melhores!

  • jose Silv
    Posted Dezembro 10, 2013 at 2:44 am

    Pirlo

  • jose Silv
    Posted Dezembro 10, 2013 at 2:45 am

    Pirlo

Deixa um comentário