Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Desafio aos leitores: Quem foi o melhor “6º jogador” da fase regular na NBA

Na época passada J.R. Smith assumiu um protagonismo que não deixou grandes dúvidas em relação ao vencedor mas em 2013-14 o debate promete ser mais interessante, já que não há um favorito evidente. Na teoria: Markieff Morris, Taj Gibson, Tyreke Evans, Reggie Jackson, Varejão, Jamal Crawford e Vince Carter são os principais candidatos a suceder ao SG/SF dos Knicks. 

0 Comentários

  • Nuno P
    Posted Abril 12, 2014 at 4:05 pm

    O ginobili tem que estar nesta Lista! Crónico candidato!

  • Rodrigo
    Posted Abril 12, 2014 at 12:55 pm

    Jamal Crawford ou Jackson

  • Fábio Teixeira
    Posted Abril 12, 2014 at 12:45 pm

    O crónico candidato, Jamal Crawford.

  • Nuno
    Posted Abril 12, 2014 at 12:25 pm

    Lembro-me que a meio da época, quando perguntaram o mesmo, os meus principais candidatos eram o Tyreke Evans e o Jamal Crawford.

    Chegando ao final da época, continuo a mantê-los (o Jamal, a meio do ano, estava a ser titular devido a lesões, agora essa situação passou para o lado do Tyreke, portanto foram dois jogadores que, numa certa fase da época deixaram de ser jogadores com esse papel de 6th man na equipa, mesmo assim acho que se podem considerar candidatos, apesar de já não serem tão fortes como eram a meio da época).

    Mas, irei acrescentar o Markieff (a equipa dos Suns tem jogadores – e treinador – candidatos a quase tudo, realmente impressionante esta época de uma equipa que poucos esperavam que chegasse a esta fase candidata ao playoff), o Taj (que me parece ser mesmo o mais forte candidato ao prémio), o Carter (surpreendente época deste veterano) e o Manu (aquelas finais vão estar sempre presentes nas memórias de todos os adeptos dos Spurs e de todos aqueles que queriam que os Spurs tivessem ganho, mas este ano acho que fez uma boa época e cumpriu bem o seu papel).

  • João Pinho
    Posted Abril 12, 2014 at 12:04 pm

    Jamal Crawford… Excelente temporada.

  • Jeremy
    Posted Abril 12, 2014 at 10:41 am

    Não é que tenha visto muito (não gosto de ver jogar os Bulls) mas pelos números e pela opinião que leio em alguns sites especializados parece que o merecedor é o Taj Gibson… Fantástico defensor e que este ano ganhou um bom jogo de costas para o cesto.

    Dos outros gosto muito do Morris que como quase todos os seus companheiros de equipa tem tido uma evolução fantástica e inesperada. Jeff Hornacek está a fazer um trabalho fantástico e o treinador do ano é entre ele e Gregg Popovich (para mim o melhor de todos os tempos).

    O Jackson tem estado bastante bem no papel que antes era de Harden sendo muito graças a ele que as lesões do Westbrook não se notaram tanto (Durant ajuda tb…), bom a atacar o cesto e em geral toma boas decisões.

    Crawford é sempre importante porque de um momento para o outro 'aquece' e é menino para marcar 30 ou 40 pontos num jogo, é um jogador fantástico de assistir com as suas fintas e crossovers, pena é não ligar muito á defesa.

    Varejão também não tenho acompanhado muito mas sempre foi um bom jogador, já desde os tempos de LeBorn nos Cavs, bom defensor e ressaltador, com um lançamento a média distância bom. É daqueles que é pena estar numa equipa fraca, daria jeito a muitos dos candidatos ao anel, basta ver que os Thunder tem o Perkins a titular.

    O Tyreke Evans é um jogador estranho, muito bom a atacar o cesto, até pelo físico que tem mas depois é dos piores da liga a lançar de média e longa distância (0,218 a lançar de 3). Nos dias de hoje onde é muito importante ter espaço em campo (dado por bons lançadores que 'seguram' os defesas perto) ter um jogador destas características na posição 3 é algo mau para uma equipa.

    O Carter adaptou-se bem a esta nova fase da carreira onde não é a estrela da equipa porque o sua capacidade atlética que lhe permitia ser talvez o melhor de sempre nos afundanços acabou, lança cada vez melhor de fora e tem sido importante numa equipa que está a exceder as expetativas.

    Por fim, só um reparo ao post, como é possível esquecerem-se do Manu Ginobili?

    Sou suspeito pois é capaz de ser o meu jogador favorito (agora que Nash já não conta), mas ele tem feito uma excelente época este ano com os seus passes fantásticos, as suas entradas para o cesto, jogando a base quando o Parker está no banco, etc.

    Antigamente ele devia ter ganho este prémio quase todos os anos, pelo menos naqueles que não era titular e este ano é daqueles que acompanho mais o que mais merce.

    É o líder do banco dos Spurs, que é dos melhores da liga o que permite a Pop dar menos minutos aos titulares, nenhum tem mais de 30 por jogo e mesmo assim têm o melhor record da liga. Esteve mal nas finais mas este ano tem sido o velho Manu.

    • Jeremy
      Posted Abril 12, 2014 at 12:35 pm

      O Manu mesmo assim quando tem jogado tem sido o melhor, basta ver o PER (que não é 100% eficaz mas é o conjunto de estatísticas melhor para avaliar um jogador). O Manu tem 20,35 e o Taj Gibson 16,64.

      Como é por minuto jogado basicamente ele tem sido o melhor nos minutos que tem. Podem é não ser suficientes para justificar o prémio.

      Concordo no Green, acho que até justifica mais que o Markieff Morris, o Green já teve 4 ou 5 jogos em que começou a acertar tudo levando a equipa para a vitória. Ultimamente tem sido muito mais importante. É tipo o Jamal nos Cippers sai do banco e a equipa tem logo uma opção para marcar pontos a rodos.

    • Anónimo
      Posted Abril 12, 2014 at 11:37 am

      O manu falhou muitos jogos este ano e teve periodos em baixa forma ele proprio admitiu isso..o taj gibson por um lado concordo, por outro ele tem imensos minutos e devido à rotação limitada q se impôs ao boozer.
      em relação ao resto o varejao não foi durante toda a época suplente, e o Crawford este ano já teve jogos a mais a titular devido às lesoes nos clippers..eu dava o prémio ao markieff morris, ou ao green dos suns pela contribuição q tiveram em imensos jogos, foram mesmo decisivos..ou ao crawford q embora este ano tenha sido titular em vários jogos merece…outro jogador q falaste bastante bem foi o Carter, está a fazer uma época fantastica, a lançar de 3 com umas das melhores percentagens da carreira e se os dallas estão com a possibilidade de irem aos playoffs também é devido a ele..

      José

  • Kafka I
    Posted Abril 12, 2014 at 10:29 am

    Reggie Jackson, pela forma irrepreensível como substitui o Westbrook

  • jaynaz
    Posted Abril 12, 2014 at 10:16 am

    Para mim, é o Taj Gibson, cada vez que sai do banco tem um impacto tão grande no jogo, com uma entrega tremenda e atleticismo.

    • Miguel Carvalho
      Posted Abril 12, 2014 at 2:34 pm

      Para isso tens o Crawford, que também tem muita entrega, e troca o atleticismo pela técnica.. cada um se tornou necessário na rotação das equipas

  • Luís Ramos
    Posted Abril 12, 2014 at 10:14 am

    Se Phoenix for aos playoffs, Markieff Morris. Caso contrário, Taj Gibson ou Vince Carter.

    Luís

    • Anónimo
      Posted Abril 12, 2014 at 5:07 pm

      isso do este oeste é verdade, no entanto toronto tem mais 6 vitorias que minesota e apresenta uma consistencia e qualidade de jogo melhor que minesota e na minha opinião minesota em termos de jogadores é superior, no entanto não jogam tão bem, nem de perto.

      O que quis dizer foi que o Love já teve anos suficientes para poder fazer a diferença e os pôr nos playoffs e ainda não conseguiu…eu prefiro jogadores que ponham a equipa a ganhar mais jogos percebes? O Bosh conseguiu levar Toronto aos playoffs o love não..honestamente não me lembro da equipa de toronto nesses anos, mas não devia ser nada de especial…Para mim o Bosh sempre foi muito bom, conseguindo fazer a diferença ao contrário do que o love faz, acho que as pessoas se esquecem é da qualidade do Bosh em Miami por jogar com o o wade e o james..

      José

    • Luís Ramos
      Posted Abril 12, 2014 at 4:38 pm

      Miguel Carvalho

      Ele não é titular, apesar de ser melhor do que o Wesley Johnson. O Nick Young foi titular em apenas 9 jogos. É um sixth man do género do Ginobili, em que é claramente melhor que o titular, mas vem do banco para a 2ª equipa ter alguém que marque

    • Miguel Carvalho
      Posted Abril 12, 2014 at 2:33 pm

      Luis Ramos, Nick Young, não poderá ser um 6th man of the year, porque naquela equipa, ele é titular (lesão de Kobe a época toda), e mesmo para MIP as opções são todas melhores.
      Para 6th man: Talvez um Gibson sempre muito importante, ou um Jamal Crawford, mais que importante naquela equipa. (não sei se me estou a esquecer de mais alguém)
      Para MIP, um Goran Dragic talvez, ou mesmo o Gerald Green, qualquer um naquela equipa de Phoenix é candidato a este prémio, vendo que nenhum é vedeta, e mesmo lutando por um lugar nos Playoffs, ainda não se destacou ninguém (Dragic aproveitou a lesão do Bledsoe para apanhar uma grande pedalada que manteve depois do regresso do Bledsoe, este regressou muito bem também, Green finalmente encontrou a sua equipa, tem mais liberdade, qualquer um dos centers, desde plumlee, aos Morris se destacam por igual no interior

    • Jeremy
      Posted Abril 12, 2014 at 2:15 pm

      O Bosh esteve 7 anos em Toronto e foi 2 vezes aos Playoffs, perdendo na 1ª ronda, isto numa conferência Este que sempre pior e este ano ainda é maior a diferença.

      Ou seja para ti até 2010 o Bosh não prestava em 2010 ficou fantástico de um momento para o outro porque a sua equipa começou a ganhar. Não terá sido porque se juntou com Wade e LeBorn?

      Mesmo estes que são fantásticos já ficaram de fora dos Playoffs tal como Kobe em 2007 (na sua melhor época de sempre) ou Durant no início.

      As equipas são medidas pelos resultados os jogadores pelo que fazem em campo.

      Por muito bem que tenha jogado o Lowry o Love tem sido muito mas muito melhor. O que é ridículo no meio disto tudo é que se os TimberWolves estivessem no Este estariam tão bem ou melhor que os Raptors e iriam aos playoffs.

      Depois dizes que as estatísticas são inflacionadas por a equipa ser fraca, precisamente por a equipa não ser muito boa é que eles não vão aos Playoffs. Nos pontos talvez sejam um pouco mas nos ressaltos (Pekovic) e assistências não.

    • Jeremy
      Posted Abril 12, 2014 at 1:29 pm

      43% de campo é bom? Ainda mais é um jogador que só lança, não ganha ressaltos, não assiste, etc.

      Mas sim talvez possa estar na luta porque o Jamal Crawford é do mesmo género e está. Se um jogador é bom e joga bem e a equipa não rende a culpa não é dele. Tal como o Love não pode fazer muito mais com os companheiros que tem, também os Lakers não têm equipa para mais.

    • Anónimo
      Posted Abril 12, 2014 at 1:29 pm

      do meu ponto de vista um jogador é tão bom quanto as vitórias que traz à equipa, o lowry por exemplo com a qualidade com q jogou fez toronto ter a melhor época desde q o bosh lá jogava..o bosh é desvalorizado por jogar com o wade e o james, ,as com a ausencia do wade ele de,onstrou a qualidade q tem contribuindo até com lançamentos decisivos…estatisticamente o love é um monstro, terceiro melhor da liga, e até acho q ele é dos melhores ressaltadores da liga, mas primeiro acho q estes valores estão um pouco inflacionados pelo que o resto da equipa joga, por outro acho q não deve ser premiado visto a equipa nem sequer conseguir lutar pelos playoffs…ele não traz vitorias propriamente ditas…

      José

    • Luís Ramos
      Posted Abril 12, 2014 at 1:18 pm

      Jeremy,

      Se os prémios não forem dados só aos jogadores deequipas que ganham, porque não incluir também na lista de candidatos o Nicky Young dos Lakers? Quase 18 ppg, 43%de campo, 38% de triplos, são excelentes estatísticas.

      E é claro que estou a extremar um bocado, mas o que eu disse só só um critério de desempate, porque entre o Gibson e o Markieff têm tido ambos épocas muito boas e estatisticamente semelhantes, quer individual quer colectivamente.

      Luís

    • Jeremy
      Posted Abril 12, 2014 at 12:49 pm

      José,

      Minesota não tem má equipa, mas joga no Oeste fica logo limitada, se jogasse no Este estaria a lutar pela 3ª ou 4ª posição.

      Ou seja para ti o Love era melhor jogador se Minesota mudasse de sítio. É isso?

      A equipa é só razoável e isso no Oeste não chega, Rubio é um bom base mas não sabe lançar, Pekovik é bom a atacar mas defensivamente é mau (como Love só que este é dos melhores da liga no ataque), os postes não têm capacidade atlética logo não bloqueiam lançamentos, o Dieng se continuar assim pode ser fundamental para o ano e permitir uma troca do Pekovic.

      Depois como disse a equipa lança mal de 3, tanto Rubio como Brewer são péssimos. Depois falta também um bom defensor de perímetro. Love tem estado tão bem como os que dizes e bem melhor que Bosh, Paul George (horrível ultimamente como toda a equipa) ou Lowry.

      Vale o que vale, mas estatisticamente o Kevin Love tem sido o 3º melhor da liga (tem o 3º melhor PER que tenta medir todas as estatísticas em conjunto). Só Durant e LeBorn têm melhor.

    • Anónimo
      Posted Abril 12, 2014 at 12:41 pm

      Prefiro o cp3 como base, mesmo excluindo a parte do lamçar…o rubio é um caso estranho, devia aproveitar todos os verões para melhorar o lançamento e parece q cada vez está pior..agora para o fimal da época ate melhorou, mas mesmo assim está um base razoável….acho q não ha forma de convencer o k.love, ele vai querer ir embora para um mercado maior e para uma equipa com mais aspirações

      José

    • Jeremy
      Posted Abril 12, 2014 at 12:27 pm

      Tens razão Kafka, é que no caso do Rubio nem é só de longe, até nos lançamentos a média distancia e sobretudo nos layup's perto do cesto é péssimo.

      Li aqui há tempos que ele estatisticamente é o pior lançador da NBA da era moderna (anos 60 para a frente).

      O mau no meio disto tudo é que ele no resto é excelente, dos melhores ou mesmo o melhor passador da liga, inteligencia, experiência (já joga nos seniores desde os 14 anos), bom defensor, bom ressaltador para a posição. Se ele um dia aprender a lançar é logo um dos melhores bases da liga.

      Porque mesmo a lançar tão mal acho que acaba por ser um base razoável, porque o resto compensa isso. Nos últimos jogos que tenho visto tem melhorado, pode ser que para o ano esteja melhor, a sua evolução é a única maneira de convencer o Love a ficar.

      Mas atenção que de 3 há bem piores, o Rubio tem 0,336 de percentagem de acerto, o Tyreke Evans tem 0,218 e o Josh Smith 0,264.

    • Anónimo
      Posted Abril 12, 2014 at 11:47 am

      Os suns no inicio eram apontados como a pior equipa da nba a par de philly..o que eles fizeram e demonstraram tem sido fantástico e o dragic devia ganhar o MIP, ou o green ou o markif o 6 man….

      quanto à parte q o jeremy falou do kevin love, nao concordo nada, minesota tem bons jogadores, talvez falte um pouco de banco mas têm uma excelente equipa, para mim foram das desilusões da época…o K love ja está à varios anos na liga e nem um jogo de playoff jogou…Para mim jogadores como o CP3, griffin, aldridge, curry, lowry, bosh,harden,dragic, paul george,nowitzki, carmelo estiveram a um melhor nível q ele.

      José

    • Anónimo
      Posted Abril 12, 2014 at 11:43 am

      os suns vão aos playoffs

      Ass. Rui F

    • Kafka I
      Posted Abril 12, 2014 at 11:07 am

      O que me ri agora com essa "dos companheiros não acertarem um triplo", porque lembrei-me logo do Ricky Rubio, que é talvez o pior jogador da actual NBA a lançar, nunca vi nada assim na NBA (e já vejo NBA desde a década de 90)…eu acho que nem com GPS o Rubio era capaz de encestar…

    • Jeremy
      Posted Abril 12, 2014 at 10:48 am

      Não concordo muito com essa maneira de ver as coisas.

      Os Suns mesmo que não vão aos Playoffs continuam a ser uma grande equipa e este prémio é dado pelo desempenho individual dos jogadores, Bastava os Suns estarem no Este que estariam em 3º ou 4º da conferência.

      Os jogadores não podem ganhar sozinhos (LeBorn já era o melhor em Clevland e nada ganhou), tem que ser posto no contexto em que estão, companheiros, treinador, etc.

      Outro caso é o Kevin Love, é capaz de ter sido o 3º melhor da Liga este ano (atrás de Durant e LeBorn), também não vai aos playoffs, ele tem culpa por os seus companheiros não acertarem um triplo? Ou terem lesões constantes?

  • Sombras
    Posted Abril 12, 2014 at 10:10 am

    Apesar do grande momento de forma do Reggie Jackson a substituir o Westbrook, tem vivido muito de fases. Assim, a minha escolha recairia sempre em Taj Gibson, por representar o verdadeiro 6th man da NBA (o protótipo do jogador que não tem muita técnica mas que se entrega de uma forma irrepreensível ao jogo deixando tudo em campo e cuja entrada tem não só a ver com números mas com o elevar da moral da sua equipa por arrasto) ou em Jamal Crawford numa análise mais de números pela excelente época que tem apresentado nos Clippers

Deixa um comentário