Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Descalabro! Vit. Guimarães eliminado em casa na Conference League

Moreno vai aguentar? Esta eliminação é vergonhosa, ainda por cima o técnico vimaranense adotou uma postura passiva para tentar defender o 4-3 da 1.ª mão e quando tentou ir à procura do resultado a equipa acusou a pressão (sentiu-se muito a tremideira nos jogadores). Para complicar Zé Carlos desperdiçou duas grandes oportunidades para o 1-1, no entanto os eslovenos também tiveram lances para o 2-0.

O Vitória caiu logo à primeira na Conference League ao perder, em casa, nos penáltis contra o modesto Celje. A equipa vimaranenses até tinha vencido por 4-3 na Eslovénia, mas sofreu aos 65′, com Bajde a aproveitar a insistência numa bola parada, e depois não conseguiu chegar ao golo, apesar de ter tido 2-3 boas oportunidades. Nas penalidades Tiago Silva e Zé Carlos perdoaram, do outro Varela ainda defendeu um penálti (esteve perto de travar mais 2) mas os eslovenos fizeram mesmo a festa.

62 Comentários

  • Amorim97
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:02 pm

    E assim vai o ranking. Muito mau. Não conseguimos ganhar a uma equipa da Eslovénia

  • Kafka
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:04 pm

    A França (que é o 2° País no Mundo com mais portugueses, só atrás de Portugal) hoje recusou renovar os direitos de transmissão do campeonato português… Percebe-se porquê

    Mas é giro o Proença dizer que a nossa liga vale mais de 300 milhões eur em direitos de TV quando já nem a França os quer comprar… Só se fôr um árabe qualquer que tenha um fetiche qualquer por Portugal e resolva pagar 300 milhões eur para o campeonato português passar lá no palácio dele

    • O Comendador
      Posted Agosto 3, 2023 at 10:13 pm

      Tudo dito.

    • Christian "Chucho" Benítez
      Posted Agosto 3, 2023 at 10:17 pm

      Ou isso ou o Proencinha anda a fumar cenas esquisitas ?

    • kiterioVFC
      Posted Agosto 3, 2023 at 10:31 pm

      Agora há o cartão continente…

    • andresilvac
      Posted Agosto 4, 2023 at 12:36 am

      O Proença fala para quem o elege que são os clubes, para quem estiver minimamente informado percebe que o futebol em Portugal está morto ou moribundo, vai centralizar agora que o campeonato está completamente desfigurado, aliás basta ver um jogo da liga portuguesa que logo se fica sem vontade de ver mais nenhum, um campeonato nivelado por baixo e muito baixo onde peseudo empresários descarregam carradas de jogadores sem a mínima qualidade, obviamente que 1 ou outro lá se destaca mas o resto não.

      • Boneco21
        Posted Agosto 4, 2023 at 9:30 am

        Essa treta dos empresários é daquelas desculpas fraquinhas. Antes não havia disso, pois não? Os “Decos”, “Derleis”, “Mantorras”, etc., foram descobertos pelos olheiros lá nas divisões onde andavam perdidos, mas os de hoje em dia é por causa dos empresários…

        Obviamente que a globalização do futebol faz com que cada vez haja mais movimento de jogadores, e com isso apareceram pessoas a tentar fazer dinheiro com isso. Mas esta diabolização faz-me alguma confusão. Os clubes não beneficiam disto? Dando o exemplo concreto do Vitória, o Tapsoba provavelmente veio recomendado por algum empresário (não tenho informações nenhumas, estou só a dizer), e deu ao Vitória 18M€. Só ele compensa por todos os outros jogadores “impingidos”.

        Para além disso, parece-me claramente uma falácia, porque acho que isso dos empresários “descarregarem” jogadores já não acontece tanto, se calhar acontecia mais há 10 anos atrás. Hoje em dia vemos as equipas médias e pequenas a apostarem noutro tipo de jogadores, muitas vezes jovens promessas que tardam em se afirmar, dispensados da formação de grandes clubes europeus, e jogadores com créditos firmados noutras paragens. Clubes como o Paços, o Santa Clara, o Tondela, o Portimonense, o Boavista (em certa medida), o Arouca, o Famalicão, o Casa Pia, entre outros, têm feito esse tipo de apostas, uns com mais sucesso que outros, como é normal. Mais: os próprios jogadores da formação têm tido um espaço que há 10 anos atrás não havia, provavelmente fruto da criação da Liga Revelação.

        Eu não quero ser defensor dos empresários ou coisa do género, estou bem ciente das desvantagens que eles trouxeram ao futebol. Mas justificar um eventual decréscimo da liga portuguesa com isto, parece-me errado.

        • João Ribeiro
          Posted Agosto 4, 2023 at 10:25 am

          Tapsoba, Raphinha, Tiquinho Soares e Bamba foram colocados em Guimarães pelo Deco ou pessoas ligadas a este. Quatro excelentes exemplos daquilo que referes nos dois primeiros parágrafos. Estão aqui 4 das maiores vendas da história do clube.

    • Mantorras
      Posted Agosto 4, 2023 at 8:47 am

      Isso da Franca nao comprar os direitos e preocupante. Nao fazia ideia. A malta acha que tudo se resolve com centralizacao de direitos, mas a verdade e que ha muito para melhorar e tornar a competicao credivel e mais interessante, ate a centralizacao resolver o resto (aumentar a competitividade).

      Espero que o Braga entre verdadeiramente na luta daqui em diante, porque me parece que talvez seja a unica coisa realmente boa a acontecer na liga, em termos competitivos, recentemente.

  • DNowitzki
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:05 pm

    Que fiasco! A melhor oportunidade da última meia hora é dos gringos, com uma monumental intervenção do Varela.

  • Boneco21
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:07 pm

    “Tier 2″…

  • Dr. Esgaio
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:07 pm

    Isto é um grande descalabro, e o Arouca vai pelo mesmo caminho… só se vai meter uma equipa portuguesa na fase de grupos da Conference se um dos 4 conhecidos fizer as pre eliminatorias, de outra forma é impossível

  • chuta dai
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:08 pm

    Nem sei o que dizer. Para Portugal é péssimo. Para o Vitória até acho que acaba por ser bom, porque a jogar este futebol e com jogos para competições europeias pelo meio ainda era capaz de ser um dos candidatos à descida de divisão.

  • Mickael.fonseca
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:08 pm

    É muito triste. Algo tem de ser feito na liga para aumentar a qualidade das equipas que vão à conférence.

  • brunosilva
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:08 pm

    E depois ficam admirados pela ultrapassagem da Holanda no ranking da UEFA.
    O nosso campeonato e demasiado fraco, é nesta competição que vemos isso. Nenhuma equipa portuguesa ainda chegou a fase de grupos da Conference League, e duvido que o Arouca consiga apurar-se. Mais vantagem para a Holanda.

    • Manel Ferreira
      Posted Agosto 3, 2023 at 10:25 pm

      Mas os equivalentes holandeses do VSC também têm ido de vela nas pré-eliminatórias. Nos últimos 8 anos, Holanda só meteu um clube extra top-4 nos grupos que foi o Vitesse em 21-22.

      Este resultado é muito mau, sem dúvida, mas a razão para a ultrapassagem da Holanda não é haver resultados como este, mas sim, 3 dos 4 principais clubes holandeses terem andado um ano inteiro a encherem-se de pontos na Conference. Até conseguiram ultrapassar França à pala disso. Era como se Porto, Sporting e Braga tivessem todos caído nesta competição. Foi isso que aconteceu à Holanda em 21-22.

      Porque de resto, o extra top-4 holandês tem sido o mesmo que o português. Ainda hoje o Twente precisou de prolongamento para passar uns suecos, não é minimamente garantido que cheguem aos grupos. A exceção foi mesmo o Vitesse.

      • chuta dai
        Posted Agosto 3, 2023 at 11:04 pm

        É muito por ai sem dúvida. E se não estou em erro na ultimas 10 eliminatórias de equipas portuguesas contra holandesas está 8-2 a favor de Portugal.

  • Escuuuta
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:09 pm

    E o tugão é isto…

  • Jeco Baleiro
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:11 pm

    Muito mau. Os gajos não eram tão maus como o desconhecimento geral podia dar a entender mas o Vitória é mais e melhor equipa e tinha de passar. Pagou bem caro os erros da primeira mão.

    Ainda por cima o Twente passou no prolongamento e não estou a ver o Arouca a fazer grande coisa, ao passo que o AZ deve chegar longe mais uma vez…

    Bem, não é que sirva de grande consolo mas a grande surpresa do dia é mesmo a eliminação do Basileia frente a uma equipa…do Cazaquistão.

  • lipe
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:12 pm

    Experts in failure.

    Não posso dizer que fico triste, mas é uma pena ficarem por aqui.

    Um abraço aos vitorianos cá do blog, não merecem.

  • MM
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:14 pm

    Ridiculo

  • KubaDias
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:14 pm

    Vim aqui apenas partilhar a minha estupefação de como um desporto com milhões de praticantes nos quatro cantos do mundo não consegue produzir um avançado mais capaz que o Butzke para jogar numa equipa nas competições europeias, de um dos sete melhores campeonatos da Europa.
    Desde a sua entrada em campo que o VSC jogou com menos um, creio que até o Rafael Martins com os seus 34 anos acrescentaria muito mais que este espanhol.
    Aproveito ainda para partilhar a minha opinião de que este esquema do Moreno ou melhora exponencialmente nas próximas semanas ou tem tudo para falhar. Equipa esteve constantemente partida, linha defensiva afunda enquanto os 2/3 da frente estão a pressionar na saída do adversário. Basta uma equipa que saiba ter a bola numa primeira fase de construção e são apanhados facilmente em contrapé.
    Por fim, nos penaltis não marcar para a bancada do vitória e não marcar primeiro é só a cereja no topo do bolo de más decisões.

  • Ghost Writer
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:16 pm

    Mau demais!! Só vi a segunda parte, juntamente com o prolongamento, e até posso estar errado no que vou escrever, mas pareceu-me que os jogadores do Vitória estavam demasiado arrogantes, no sentido que achavam que a qualquer momento fariam o golo que matava a eliminatória, o que permitiu desconcentrações e que o jogo acabasse por ir para para aquilo que o Celje queria, os penaltis.
    Fico triste com a eliminação, primeiro porque é um clube português, depois porque tenho uma admiração e carinho muito grande pelo Vitória.
    Moreno sempre me pareceu curto para um clube como o Vitória, há matéria prima e juventude para fazer mais e melhor, com o André Amaro à cabeça, mas não chega apenas ter muita paixão e gritar muito, tem que haver trabalho de campo nos treinos e em poucos jogos na época passada senti isso.

    Questiono os companheiros Vitorianos do blog, o que se passou hoje no estádio? Não é normal um jogo do Vitória com tanto silêncio, ainda por cima hoje, com esta importância. Depois pelo que consegui perceber nas imagens, a claque White Angels não estava na bancada onde costuma estar, aliás, nem nessa nem em outra bancada.

    • Boneco21
      Posted Agosto 4, 2023 at 9:04 am

      A claque estava na bancada onde tem estado sempre desde a criação das ZCEAP: na bancada superior atrás da baliza (acima de onde costumavam estar).

      • Ghost Writer
        Posted Agosto 4, 2023 at 11:12 am

        Obrigado pelo feedback Boneco21.

        Realmente não foi isso que pareceu, via toda gente sentada nas bancadas e um estádio amorfo, que não é característico dos jogos do Vitória.

  • David
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:17 pm

    A Conference League é a morte do campeonato português em termos de coeficiente e não é só pelo que os outros fazem… é também por isto. Que tristeza.

  • JJayy "Non Believer"
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:22 pm

    Aonde é que está o chico esperto que foi irónico ao dizer que Portugal tem uma liga fraca?

  • Zedacosta17
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:23 pm

    Que autêntico descalabro, nem no ano passado tinha sido tão grave.
    Não se percebe a dificuldade do Vitória que manteve grande parte da equipa do ano passado bem como a equipa técnica.
    Em teoria e na prática estes eslovenos são muito limitados, mas houve jogadores do Vitória que demonstraram não estar ao nível do que se exige… Tomás Handel e João Mendes muito muito limitados para jogarem no meio campo do Vitória e o Tiago Silva entra e ainda faz pior. Não existem suplentes para os rebentadissimos Miguel Maga e Afonso Freitas. E o avançado/poste Butzke é para esquecer…
    Enfim… Nota de destaque para o Dani Silva que pareceu sempre jogar sozinho no meio campo e os centrais wue não comprometeram
    Arouca é o próximo a ir… Triste Liga Portuguesa

  • LevonAronian
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:33 pm

    Mais um ano sem equipas na conference (não acredito que o Arouca tenha condições para lá chegar).
    Vai ser complicado recuperar o 6º lugar aos Paises Baixos, quando houver a inversão do numero de equipas daqui a um ano já vai haver um fosso considerável de pontos

  • Dr. Esgaio
    Posted Agosto 3, 2023 at 10:56 pm

    O ponto positivo disto é que, salvo erro, vamos passar a só ter 5 equipas na Europa no próximo ano (o ideal seria só se ter 4 e dividir os pontos por aqui, o resto a não ser que haja uma grande mudança é praticamente peso morto)

    • Boneco21
      Posted Agosto 4, 2023 at 9:01 am

      Já íamos ter 5 equipas na Europa na próxima época de qualquer maneira, isto não influencia em nada a próxima época! Agora este tipo de eliminações vão-nos é pôr mais longe de recuperar as 6 equipas num futuro breve.

  • Miguel Lopes
    Posted Agosto 3, 2023 at 11:42 pm

    Eu apenas vi o jogo a partir dos 80 minutos, mas vi o jogo na Eslovénia que correu muito bem no resultado final, porque os Silvas, o André e o Jota estiveram muito inspirados.
    Os eslovenos não têm os valores individuais do Vitória, mas a organização é muito superior, são uma equipa.
    Quanto ao Vitória, fiquei mesmo admirado, com as autoestradas que a linha média e a defesa permitiram e hoje, do pouco que vi, não notei melhorias.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Agosto 4, 2023 at 12:38 am

    Uma autêntica vergonha.. um clube com a massa adepta do Vitória merecia mais que isto.. ser eliminado em casa por um clube que jogaria no Campeonato de Portugal ou Liga 3 é obra.. escondam-se num buraco.. mau demais

  • Pablo
    Posted Agosto 4, 2023 at 1:25 am

    Mais uma equipaça portuguesa de fora das competições europeias, os outros é que são limitados, “Isto é um descalabro”… sempre é assim, sempre os melhores

  • João
    Posted Agosto 4, 2023 at 6:39 am

    Tristeza

  • João Ribeiro
    Posted Agosto 4, 2023 at 7:28 am

    Bem, o lema para esta época é “Um Vitória de Causas” e tem sido…

    Primeiro contribuem para a felicidade de um clube esloveno onde o futebol nem sequer é a grande prioridade (o andebol do Celje é o grande pilar do clube) e contribui para o crescimento de uma modalidade. Para além de terem oferecido dois golos na primeira mão, hoje decidem entrar em campo devagar devagarinho… Por uma causa…

    Depois, claramente apoiando a paz na Ucrânia, decidem boicotar uma eliminatória contra uma equipa bielorrussa que é o maior aliado russo na barbárie que estão a cometer…

    Por último, e esta será a causa que mais fervorosamente o meu clube luta, que é a tentativa de incluir pessoas com dificuldades motoras neste desporto, abrindo as portas ao futebol profissional sénior a um aleijado como o Jorge Fernandes. Juro que adorava conhecer o Jorge pessoalmente, deve ser uma pessoa extraordinária, daquelas que tocam em todos que se cruzam com ele, tipo Jesus Cristo. Só isto explica ter dado jogador de futebol e estar há 4 anos em Guimarães, sempre com imensos minutos quando nem correr em condições consegue. Deve ser um peso imenso despedir tão querida alma…

    • Boneco21
      Posted Agosto 4, 2023 at 8:59 am

      Quando o Jorge Fernandes entrou e começou com as suas faltas estapafúrdias sem nexo nenhum, lembrei-me de ti…

      Ainda teve duas oportunidades de golo, mas o rapaz é tão fraquinho… O problema é que não é o único, o Afonso Freitas é muito limitado também, e mesmo o Maga, não percebo o hype, é tão fraquinho.

      • João Ribeiro
        Posted Agosto 4, 2023 at 9:31 am

        A nível de fraqueza não coloco ninguém ao nível do Jorge Fernandes, acho até que é o pior jogador que já vi vestir a camisola vitoriana (isto dos que fizeram uma quantidade relevante de jogos).

        Quanto aos outros dois, concordo que têm limitações mas acho que têm a sua utilidade. O Afonso para uma solução de recurso e rotação (duvido que, assim que o Mangas esteja recuperado realize muitos jogos) cumpre. O Maga acho que é muito forte no um para um defensivo mas peca em tudo o resto, quer no físico, quer no cruzamento, quer no drible o que o torna curto para ser o ala neste sistema. Isto já posso ser eu a ser idiota, mas talvez a posição mais adequada para ele neste sistema seja a de central pela direita. Bruno Gaspar é muito mais jogador mas, nesta fase, é mais uma das causas pelas quais o Vitória contribui, mantendo um inválido nos seus quadros.

        • Boneco21
          Posted Agosto 4, 2023 at 2:05 pm

          Percebo o que dizes. E concordo com a parte do Bruno Gaspar: ele em termos absolutos, é claramente melhor que o Maga. Mas se só consegue jogar 1 jogo a cada 5…

    • Boneco21
      Posted Agosto 4, 2023 at 8:59 am

      Já agora, consegues explicar a falta de minutos do Safira ontem?

  • Bayern de Monchique
    Posted Agosto 4, 2023 at 8:01 am

    O que se passou ontem foi um clássico exemplo do que acontece quando subvalorizamos o adversário. Este Celje não é melhor equipa que o VSC mas ontem foi mais equipa. Ontem estiveram mais unidos, deram menos espaço e não permitiram tantas facilidades.

    Do lado do Vitória, é um misto de situações:

    • André Silva e Butzke não apareceram para jogar.
    • Pouco Tiago Silva e pouquíssimo João Mendes. Notou-se aqui o peso do nome. Gonçalo deu uma boa réplica na Eslovénia e deveria ter tido minutos.
    • Num sistema de 3-5-2, em que os alas fazem o corredor todo, Moreno deixou-os ir ao limite. Isso acabou por expor demasiado as laterais.

    Senti que a equipa não jogou para o empate mas que estava confortável com o resultado e que a qualquer momento poderiam acelerar e matar o jogo. Faltou esta última parte. 

    Menções para: 

    • Jota – Correu e lutou muito. Esticou muitas vezes o jogo e consequência disso chega aos 60′ com cãibras.
    • Dani – Motor do meio-campo. Fisicamente muito disponível e dos poucos com lucidez. Ficarei muito surpreendido se for encostado com a chegada dos restantes médios.

    O VSC tem material para fazer muito mais…

  • rmatos24
    Posted Agosto 4, 2023 at 8:45 am

    Vamos tendo, época após época, vários momentos que deviam levar a sérias reflexões sobre o estado atual do futebol português, mas também época após época, nada parece mudar e até parece pior sinceramente. O fosso entre os grandes + Braga e os outros é por demais evidente e em vez de haver aproximação de alguns clubes, há um claro afastamento.

    Estamos no terceiro ano da Liga Conferência, liga criada para a terceira divisão do futebol europeu e quantas equipas portuguesas já entraram na fase de grupos? Zero. Andamos aqui em “competição” com os holandeses, quando não há comparação possível. Se os nossos grandes se equiparam aos grandes deles e até acho que os nossos acabam por ser ligeiramente melhores, nas restantes equipas que por norma lutam para a Europa, não há sequer comparação. AZ, Twente à cabeça, mas mesmo Heereenven ou Vitesse por exemplo, são equipas bem mais competitivas e num patamar superior ao Vitória por exemplo. Cá em Portugal, excetuando o Vitória e nem sempre, nem temos aqueles clubes crónicos candidatos à Europa. Vivemos de clubes que fazem um bom campeonato (Arouca o ano passado, Gil Vicente no anterior e outros), clubes que na época seguinte perdem muitos dos seus valores e andam com a corda na garganta a maioria da época. Claro que chegam a estas eliminatórias e raramente as discutem.

    Isto era só ir os 4 do costume à Europa e chegava, pois esses pelo menos vão dando uns bons pontos para o coeficiente. O resto, ou se começa a trabalhar efetivamente na capacitação dos clubes pequenos para potenciar o seu crescimento (não com isto diminuindo a capacitação dos grandes que precisamos deles) ou vamos andar ano após ano com a mesma conversa após estas eliminações ridículas.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 4, 2023 at 10:11 am

      Ja aqui foi provado que não é verdade que as equipas holandesas tenham melhor performance que as portuguesas na Europa.

      Se fizermos a comparação entre os 3 melhores clubes de cada país, temos:

      Holanda:
      Ajax
      PSV
      Feyenoord

      Portugal:
      Porto
      Benfica
      Sporting

      Quais são as 3 equipas com melhor performance nos últimos anos? Exato, nós de longe. O Sporting que é a equipa com menos capacidade chegou aos oitavos da Champions e aos quartos da LE (depois de 7 pontos nos grupos da Champions). O Feyenoord foi a final da Conferência.

      O AZ é o competidor direto do Braga. Se eu quiser ser amigo posso dizer que é equilibrado. Mas todos sabemos o potencial europeu do Braga e o que tem feito na Europa.

      Depois sim vem o Twente, o Herenveen e afins. Nos últimos anos apenas o Vitesse chegou longe na Conferência. De resto tem sido igual a nós.

      Esta eliminação do Vitória é péssima, mas os clubes médios holandeses são igualmente maus.

      • rmatos24
        Posted Agosto 4, 2023 at 10:49 am

        É uma opinião com factos que respeito. Ao nível dos grandes, acho que ficou patente no meu comentário que até considero os portugueses mais fortes (na generalidade). Acho que, atualmente, se fizéssemos uma espécie de mini liga entre Benfica, Porto, Sporting, Feyenoord, Ajax e PSV, acredito que as portuguesas sairiam vencedoras em grande parte dos duelos, apesar do equilíbrio ser nota dominante.

        Agora, o que queria mesmo focar e talvez não tenha sido bem explícito, é que mesmo não sendo uma liga forte, a liga dos Países Baixos consegue ainda assim, ter 3 ou 4 clubes que conseguem (na generalidade dos anos) ser competitivos e que lutam por lugares europeus, AZ, Twente e Vitesse à cabeça. Em Portugal já nem o Vitória consegue isso, acaba por andar na luta pelo 5 ou 6 lugar, mas a léguas dos outros 4. Do resto sim, concordo em pleno contigo, clubes médios holandeses são tão maus ou piores que os portugueses.

        No fundo o meu comentário não era tanto pela performance nas competições europeias, apesar de estar subjacente, era mais para refletir sobre a necessidade de aproximar estes clubes médios portugueses a uma realidade mais competitiva.

    • Manel Ferreira
      Posted Agosto 4, 2023 at 11:39 am

      O AZ é o equivalente holandês do Braga, não pode ser considerado parte “dos outros”, a menos que consideres o Braga também parte dos outros. Mas as classificações do AZ na Holanda até têm sido superiores às do Braga em Portugal. Nos últimos dois anos, eles têm um segundo lugar e três terceiro lugares, por exemplo. E o pessoal continua a falar deles como se fossem um clube de meio da tabela, algum Rio Ave lá do sítio. 

      O Twente não chega a uma fase de grupos há 11 anos. O Heerenveen não chega há 14 anos! Mas pronto, vá lá que não falaste do Utrecht, que da última vez que esteve na Europa, foi eliminado pelo Zjrinski da Bósnia. Essa ideia de uma segunda holandesa muito superior à portuguesa é mito. Aliás, se isso fosse assim, Holanda já tinha ultrapassado Portugal há muito tempo. O Vitesse, sim, é o único clube extra top-4 que tem feito alguma coisa na Europa.

      E isso do “só deviam ir os 4”, OK, porque é que os outros países não fazem o mesmo? Porque é que Escócia não diz “só deviam ir Rangers e Celtic à Europa”, já que os outros clubes praticamente nem existem? Se calhar, estavam em 5º do ranking neste momento. Como é óbvio, isso não funciona assim.

      • rmatos24
        Posted Agosto 4, 2023 at 11:58 am

        Já percebi que o erro foi meu e que não passei bem a mensagem. Obviamente não fui pesquisar performances europeias ou até internas dos clubes holandeses, comentei no geral e na ideia que tenho daquilo que os clubes holandeses têm sido nos últimos anos sobretudo. O meu objetivo não era andar a comparar o A com o B ou o C, apesar disso poder estar subentendido e acho que é daí que têm vindo as respostas, pois o foco tem sido esse.

        A minha reflexão centra-se naquilo que já aqui foi falado neste blog por alguns utilizadores e bem. O distanciamento existente entre Benfica, Porto, Sporting e Braga e os restantes. O fosso parece-me cada vez maior. E usei esta eliminação do Vitória para justificar isto, bem como aquilo que têm sido as performances destas equipas sempre que vão à Europa. Claro que “só deviam ir os 4” é um exagero e até falta de consideração pelos outros clubes que lutam por lá ir, mas foi uma tentativa de passar a ideia de que é preciso mais para os clubes médios portugueses se tornarem mais competitivos.

  • Knox_oTal
    Posted Agosto 4, 2023 at 9:56 am

    Ridículo e triste! Enfim, muito surpreendido pela resposta negativa da equipa a nível defensivo! Supostamente era o ponto forte deste Vitória do Moreno, pelo menos a temporada passada foi! Assim fica difícil, permeáveis atrás e algo inofensivos à frente!

    Mas focando na defesa em específico, o problema até será no meio-campo, João Mendes parece-me curto para o nível exigido no Vitória (sobretudo a titular), Tiago Silva está fora dela e o Handel estará à procura da melhor forma… Dani Silva parece-me o único a render no meio-campo e Moreno tem que rapidamente encontrar um trio que lhe equilibre a equipa, não exponha tanta a defesa e consiga ligar os sectores. Talvez quando Nuno Santos entrar na equipa, com a agressividade positiva que traz a equipa melhore e talvez desse uma oportunidade a Zé Carlos a titular no lugar do Handel, mas dando sempre minutos a este.

    Quanto à eliminatória, pois a equipa fica já sobre brasas, e isso em Guimarães não costuma dar bom resultado… e depois claro a história do ranking! Se calhar os “profetas da desgraça” até têm alguma razão que alguma coisa (e por alguma coisa refiro-me a quase TUDO basicamente) deveria ser reflectida e mudada no nosso futebol… se bem que neste caso o Vitória perde essencialmente por pura displicência e conservadorismo do treinador (a tal questão da mentalidade do pontinho) pois é muito, mas muito melhor equipa apesar de tudo!

    Tem a palavra a equipa e sobretudo Moreno… mas não se afigura fácil o resto do Verão para ele!

    Saudações desportivas e minhotas

  • Zpteixeira
    Posted Agosto 4, 2023 at 10:14 am

    Deixa-me frustrado esta eliminação, com vergonha porque sei o que o Vitória é (ou foi). Deixa-me completamente irritado a postura com que se encarou a derrota por parte da equipa técnica e a restante estrutura do clube. Uma eliminação frente a uma equipa deste nível não é admissível, e merecia um pedido de desculpa de todos aos adeptos. Não é isso que se passa, vemos a conversa das coisas boas e coisas más.

    O nível de exigência não está alinhado. O nível desta equipa é muito mais. Se o ano passado se desculpou muita coisa pelas condicionantes financeiras e a troca do treinador no início da época, agora não se pode admitir. Como é possível a base da equipa manter-se e o Vitória jogar muito pior que na época passada?

    Além da evidente desorganização completa da equipa em campo (especialmente no meio campo é notório que muitos andam a apalpar terreno, que os movimentos dos colegas são estranhos, sem fluidez no movimento), fico seriamente preocupado com o que parece ser uma falta de exigência da equipa técnica.

  • tiagoagm
    Posted Agosto 4, 2023 at 10:53 am

    Como é que o treinador ainda sobrevive aos assobios constantes? Não tem o minimo de qualidade para treinar uma equipa da primeira divisão, quanto mais o Vitoria. Mas o que se passou ontem foi uma vergonha.

  • tiagoagm
    Posted Agosto 4, 2023 at 10:57 am

    E uma palavra para estes adeptos do Vitoria, parece que vivem num mundo á parte. A exigência deles é de uma equipa que ganha todos os anos titulos, e não pode ser assim. Qualquer coisa assobiam, e isso nunca pode ser solução. O jogadores estão estavam a jogar sobre brasas.

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 4, 2023 at 11:48 am

      Bem, não bastou um, tiveste que lançar dois comentários anedóticos…

      Primeiro, de uma pessoa que esteve no estádio, fico incrédulo com essa dos assobios… Não sei se a SportTV meteu efeitos especiais na transmissão, talvez tenha sido isso… Até comentava ontem na bancada que me estava a admirar estar a haver poucos assobios para a atuação da equipa, naquilo que é o habitual. Foram muito pontuais os que eram direcionados á equipa, a maior parte eram para árbitro e/ou adversários.

      Mas já agora, o que são “estes adeptos do Vitória”. Todos os que estavam no estádio? Todos os adeptos do Vitória? E a sua exigência excessiva só acontece em Guimarães? É que vejo aqui adeptos do Benfica a achar que o clube tem o mesmo nível do Real Madrid, tal a sua exigência. Posso então dar uma palavra aos adeptos Benfica que são todos uns alucionados? Diria que é mais uma questão cultural do nosso país…

      Depois o comentário de baixo sobre as qualidades do treinador e os assobios ao mesmo. Basicamente é a tua forma de dizeres que não fazes puto de ideia da realidade do clube em questão nem sequer conheces a competência das pessoas sem o dizeres.

      Mas pronto, quem lê o blog regularmente já se habituou às tuas tascadas. Burro sou eu que estou aqui a responder mas olha… há dias assim… Boas feveras e bons finos!

      • henry14
        Posted Agosto 4, 2023 at 1:06 pm

        O pobre rapaz dá a sua opinião e é logo chamado de tasqueiro ahah

      • Boneco21
        Posted Agosto 4, 2023 at 1:58 pm

        Foram bem audíveis assobios em várias partes do jogo, e claramente à equipa do Vitória. Além disso, na Sporttv falaram mais do que uma vez do silêncio das bancadas, apontando-o como raro.

    • henry14
      Posted Agosto 4, 2023 at 11:52 am

      De acordo. Também não consigo entender de onde vem este tipo de exigência, ainda por cima atualmente. Não têm um plantel nada de mais e têm um treinador fraco.
      Mas ontem entende-se a frustração, foram eliminados contra um clube esloveno.

  • Sam Tuga
    Posted Agosto 4, 2023 at 12:35 pm

    Com esta eliminação e do Arouca mais cedo ou mais tarde vão andar os outro quatro a remar contra a maré mais uma vez e o 6⁰ lugar no Ranking sera uma miragem nos próximos 2/3 anos, muita sorte temos (infelizmente devido a uma gerra) o facto de a Russia neste momento nao contar no Ranking pois seria uma ameaça. Andam muito preocupados com os direitos da TV quando a liga se deveria preocupar sim em tornar o Futebol mais familiar com horários adequados, mais seguro ao proibirem os arruaceiros e o próprio estado deveria estudar alguma forma de baixar os impostos nos salários dos jogadores de forma a termos mais competitividade em relacao a outras ligas.

    • Neville Longbottom
      Posted Agosto 4, 2023 at 1:41 pm

      Até eu, que sou um gajo direitolas e conversador, estranho imensamente a última frase. Não é papel do estado incentivar a competitividade da liga de futebol. Isso é competência da própria liga, por incrível que pareça. O Estado tem mais com que se preocupar.

      Então e andam portugueses a lutar pra sobreviver todos os meses e o Estado ia baixar os impostos dos futebolistas? Muitos deles ricos, muitos deles milionários? Isso cabe na cabeça de alguém?

      • lipe
        Posted Agosto 4, 2023 at 3:37 pm

        Duvido que ele quisesse isolar os jogadores de futebol. Provavelmente referia-se a diminuir o IRS sobre aqueles salários altos (que no futebol são o normal).

        Os clubes portugueses para oferecer um bom salário mandam quase metade para o Estado, é uma desvantagem competitiva, de facto.

        • Neville Longbottom
          Posted Agosto 4, 2023 at 4:50 pm

          “O próprio estado devia estudar alguma forma de baixar os impostos no salário dos jogadores”. É que isto bem ambíguo é.

          Quanto ao resto, em Portugal pagam-se muitos impostos mas é meia verdade que isso seja uma desvantagem competitiva. É-o face a alguns países mas estamos sensivelmente na mediana da carga fiscal da UE.

          Para além do ridículo que seria reformar-mos o sistema fiscal à pala da competitividade da Liga.

    • Boneco21
      Posted Agosto 4, 2023 at 1:56 pm

      Era o que faltava o estado sacrificar receitas a bem da competitividade do futebol…

  • Francisco Parrinha Guerreiro
    Posted Agosto 4, 2023 at 3:13 pm

    Não vi o jogo. O da primeira mão também não vi, mas vi o resumo e comentei na altura que os golos sofridos eram inadmissíveis, portanto não me surpreende nada este resultado, pela pouca qualidade que me pareceu ter o futebol do Vitória. Vitória que, como clube em si, e pela distância que me separa do mesmo, não me aquece nem me arrefece, mas que, pela dimensão, poderia e deveria ser um clube com mais presença europeia.
    No entanto, apesar de o Vitória não me aquecer nem me arrefecer, devo dizer que não me deixa pena nenhuma esta catástrofe. Gostava de ver agora os comentários daqueles que demonizaram o Pepa, por não ser treinador para o Vitória e não se humildar às condições do Vitória (se este é que era o caminho certo para o Vitória e o Moreno o treinador certo para o Vitória, ter isto para apresentar após um ano de treinador e caminho certos… vai lá vai). Gostava de ver os comentários, em especial os do grande Clismo (nem cá meteu os pés, porque será?), sobre a maravilha que é ter uma equipa com não sei quantos jogadores da formação.

  • Sam Tuga
    Posted Agosto 4, 2023 at 6:28 pm

    Parece que não me expliquei bem ou fui mal intrepertado mas vamos la tentar explicar o meu ponto de vista.

    Como é obvio nao quero favorecer os ricos e prejudicar o Zé povinho, mas defendo que sim os clubes deveriam pagar menos impostos para que seja mais facil atrair melhores jogadores e manteres os melhores por mais tempo por ca, e quando falei em “o estado deveria estudar uma forma de …” refiro-me a uma forma de ir buscar esse dinheiro a uma outra fonte. Por exemplo

    Estado com direito a 10% do valor das transferências
    Ex. 10M (1M receita de imposto)
    20M (2M)
    etc
    etc
    100M( 10M imposto)

    Multas muito mas mesmo muito mais pesadas tanto para os intervenientes no espetáculo assim como os arruaceiros que por la andam a estragar o mesmo espetáculo e dou mais um exemplo, ultimo castigo aplicado ao Sérgio Conceição se nao estou em erro foram 30 dias e 500 euros! 500 euros a sério? E porque não la esta uma percebtagem dos salários? tipo pagar 5 ou 10% em multa, e dessa multa 50% ser imposto, falei do Sérgio mas tambem se aplica aos saltoes que existem nos bancos em Portugal. E os próprios espetádores que por vezes andam a ameaçar e insultar familias e crianças, para esses sim multas de 500 € (ou mais) e interdição de recintos desportivos por 1 ano e caso sejam reincidentes dobrar o castigo.

    Com isto o estado ganharia muito mais dinheiro e aos poucos haveria uma limpeza no nosso desporto, e falo de Futebol como de outra modalidade qualquer.

    A liga deveria ter um control tambem do preco dos bilhetes, aliás para adeptos visitantes o bilhete nunca poderia passar os 50€ e ja estou a ser simpático, haver mais control no mercado negro e com isso MULTAS pesadas.

    poderia estar aqui a tarde toda a mencionar o que se poderia mudar mas de nada valeria.

Deixa um comentário