Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Desde 2012 que um português não marcava com a camisola do Benfica

E 444 dias depois Ivan Cavaleiro terminou com o jejum no Benfica. Situação anormal e que merece uma reflexão. O clube da Luz tem muitos talentos nas camadas jovens, no entanto, contraria essa tendência na sua própria equipa principal. O último a fazer balançar as redes com as cores da águia num jogo oficial fora André Gomes, já em Outubro de 2012, uma distância temporal para a partida frente ao Leixões referente à Taça da Liga demasiado grande para ser ignorada.

Curiosamente, tanto o último golo como o de agora foram marcados por produtos da formação encarnada: André Gomes e Ivan Cavaleiro, o que poderá dizer bastante da situação. Será que, se Jorge Jesus apostasse mais nos jovens lusos, teria frutos goleadores made in Portugal mais abundantes? Ou será o facto mera coincidência e qualquer especulação daí advinda precisamente isso: mera especulação?


A verdade, porém, é só uma: passou-se demasiado tempo desde o anterior golo português pelo Benfica. Uma mensagem negativa para os jovens, para a Selecção e para o próprio futebol português — e quiçá mundial, já que uma nação que produz três Bolas de Ouro (um deles vencedor por duas vezes) é de facto importante para o futebol global. Aliás, convém acrescentar que não fossem os portugueses do FC Porto jogadores que actuam avançados no terreno e panorama parecido tomaria lugar para os lados do Dragão.

Em jeito de conclusão, tal escassez de golos no Benfica é grave a todos os níveis. Um clube que todos os anos importa caixotes de estrangeiros parece, no entanto, ser incapaz de apostar num único jovem português. André Gomes foi aposta na altura, muito embora sol de pouca dura. Agora, é Cavaleiro o contemplado — esperemos que não tenha a mesma sorte que o médio e que, pela primeira vez no reinado de Jorge Jesus (exceptuando Coentrão), um miúdo luso seja aposta regular. Cenário difícil de visualizar, contudo, dada a recorrência com que o técnico benfiquista prefere apostar em elementos como Funes Mori em detrimento de, por exemplo, Nélson Oliveira. A formação do Benfica pode estar em crescimento, mas a forma como tal se reflecte na equipa principal não é directamente proporcional.


Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio

93 Comentários

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 16, 2014 at 4:24 pm

    A resposta dos jovens da formação ao disparate ( mais um ) que o Jesus disse ontem já foi feita…

    Filipe Nascimento: "Nasceremos mais 9 vezes se for preciso! Ninguém nos rouba o sonho de uma vida".

    Bernardo Silva, da equipa B, concordou: "É isso meu puto! A minha mãe já me disse que se for preciso me mata e ressuscita mais umas quantas vezes".

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 16, 2014 at 4:49 pm

      grandes. ou menos sabemos que ainda ha alguns que sentem a camisola

    • Swissman
      Posted Janeiro 16, 2014 at 5:17 pm

      Grandes jogadores ! Mas para vingar no benfica, o JJ tem que ser despedido, o que nao vai acontecer…

    • Miguel Guerreiro
      Posted Janeiro 16, 2014 at 5:23 pm

      Digo isto sem problema algum, Bernardo Silva é bastante superior ao André Martins, Djuricic e ao Carlos Eduardo.
      O Bernardo Silva se tivesse no Sporting não era somente titular, lutava com o William Carvalho pelo titulo de melhor jogador da equipa.

    • Miguel Guerreiro
      Posted Janeiro 16, 2014 at 5:26 pm

      O Bernardo Silva para mim é superior ao André Martins e ao Carlos Eduardo. Se tivesse no Sporting não seria somente titular, como lutaria com o William pelo titulo de melhor jogador do Sporting.
      Um trio ofensivo composto por Gaitan, Bernardo Silva e Markovic, era de bradar aos céus!!

    • Ball8
      Posted Janeiro 16, 2014 at 6:02 pm

      Eu se fosse da formaçaõ, reunia os meus colegas e forçava uma saída coletiva. Para quê continuarem no Benfica a queimarem-se? Aquelas declarações foram as que mais me envergonharam enquanto benfiquista até hoje, principalmente devido ao ar de gozo e fanfarrão de JJ.
      É por estas e por outras que não sou sócio. Jamais pagaria para que o meu clube pudesse trazer contentores de estrangeiros todos os anos, relegando os seus jovens não para 2º, mas para 20ª plano.

    • SportingSempre
      Posted Janeiro 16, 2014 at 7:12 pm

      ahahaha, benfiquistas no seu melhor. O William não pode ser considerado trinco de grande potencial e nem pode ser posto ao nível de Matic porque só jogou meia época, o Bernardo Silva jogou meia época na B e já é melhor que o André Martins, Carlos Eduardo e ainda lutava com o William para melhor da equipa. Sinceramente eu acho que o Bernardo Silva é mesmo o melhor médio do mundo, e o cavaleiro o melhor extremo

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 16, 2014 at 8:07 pm

      É muito mais fácil perceber a qualidade de um médio ofensivo do que a de um defensivo…Principalmente quando o ofensivo tem grande qualidade…Com 16 anos por exemplo,o Cristiano e o Ronaldo Fenômeno já eram seguramente futuros craques.

    • Miguel Guerreiro
      Posted Janeiro 16, 2014 at 8:27 pm

      Amigo Sporting Sempre, sou o sócio 40945 (mais de 14 anos de sócio) do SCP, por isso acho que está equivocado.
      Não tenho é palas nos olhos e sei reconhcer quando existem jogadores melhores que os nossos.
      Quem acompanha os meus comentários sabe que gosto de duas equipas Sporting de Portugal e Farense. SL

  • Tiago Amoedo
    Posted Janeiro 16, 2014 at 4:30 pm

    Meu Deus, nem me tinha apercebido disto. . . é vergonhoso!!!

    Como Benfiquista isto deixa-me muito triste. Enfim é o que dá ter um presidente que no dia do funeral do Eusébio diz que vai apostar nos jovens da formação e que na semana a seguir tenta trazer dois estrangeiros em troca na transferência do Matic e um treinador com uma mentalidade pequena que não acredita no valor nacional (um reflexo da mentalidade de muito gente neste pais) .

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 16, 2014 at 4:53 pm

      amigo, ai nao posso concordar contigo. ele tenta trazer 2 jogadores que sao incrivelmente bons. que o seu valor era altissimo. uma coisa e parar de ir ao mercado, outra e rejeitar possiveis grandes negocios. se ha um jovem estrangeiro muito bom , nos conseguimos o markovic, mas imagina que um grande jovem nao se importava de vir, e nao pagariamos nada por ele, nao me parece mal.
      sinceramente eu nao percebo a duvida, depois do lfv ter dito essa frase, eu vim aqui ao vm e disse, fara mais falta um trinco. a meu ver a unica que obriga a ir ao mercado.
      oriol romeu e kakuta eram excepçoes. mas tambem nao vieram. ja agora ninguem que va para essa posiçao e da formaçao. fejsa e lindelof sao comprados

    • Vermelho
      Posted Janeiro 16, 2014 at 10:11 pm

      Uma coisa é tentar incluir jogadores num negócio de forme a lucrar mais com a venda do jogador, outra é apostar na formação, completamente distinto.

  • Gonçalves
    Posted Janeiro 16, 2014 at 4:30 pm

    Como é que é possível durante todo o ano de 2013 o Benfica não ter tido nenhum golo português? Algo tem de ser feito…apliquem aquelas medidas que o VM está sempre a sugerir senão qualquer dia temos um campeonato com 90% de estrangeiros.

    FORÇA no vosso trabalho VM. Não desistam deste projecto…percebo que tenham pouco tempo pessoal e profissional mas por favor não acabem com o VM. Vão ver que os clicks na publicidade e comentários vão aumentar. Não desanimem este é de longe o melhor site de Desporto em Portugal e não pode acabar.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Janeiro 16, 2014 at 4:33 pm

    Outra vez o mesmo choradinho. A formação do Benfica recompôs-se nos últimos anos, estão a sair bons jogadores e o seu lançamento deverá acontecer paulatinamente. Fará Jesus isso? Tenho algumas dúvidas. Mas também acho que ele deve pôr os melhores do plantel a jogar independentemente da nacionalidade. Se Vieira cumprir o que disse, Jesus colocará no futuro mais jovens da formação a jogar.
    Bottom line: fico muito contente com os golos do Cavaleiro e do André Gomes e fico igualmente contente com os golos do Markovic e do Cardozo!

    Ah! E não foi o Jesus quem comprou o Mori (bom barrete!), nem terá sido ele a emprestar o Nélson!

    • Nuno R
      Posted Janeiro 16, 2014 at 4:43 pm

      Qual choradinho? Li o texto, e só vi factos indesmentíveis.
      Custa-me ver o Benfica sem portugueses, como me custa ver um jogo da Premier sem ingleses.
      Mas depois não se queixem que nunca mais aparecem Figos e Ronaldos…

      Não foi o Jesus que emprestou o Nelson Oliveira? Então o treinador contava com ele, e o presidente deixou-o sair?

    • Inverno
      Posted Janeiro 16, 2014 at 4:51 pm

      Perferes ter uma 3ª ou 4 ª opção um jogador da formação ou um estrangeiro que custou milhões e recebe muito mais? Tiveram de vender o matic(um dos melhores do benfica) porque as contas tão no vermelho…
      Se inves de o Ola john 9 M e Djuricic 6 M a aposta tinha sido feita em Cavaleiro e Bernardo Silva , não tinhas de vender o Matic ja e secalhar ate o vendias por mais dinheiro

    • Kev
      Posted Janeiro 16, 2014 at 4:59 pm

      Disseste tudo inverno.

    • Rabensandratana
      Posted Janeiro 16, 2014 at 5:07 pm

      Sr. Inverno, diga isso ao sr. Manuel, que não entende que o SLB vendeu o seu melhor jogador porque infelizmente tem as contas no "vermelho".

    • Ball8
      Posted Janeiro 16, 2014 at 5:59 pm

      Exato Inverno, e o msmo acontece no Porto. O Benfica e o Porto contratam camiões de jogadores todos os anos, e apostam 0 na formação.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Janeiro 16, 2014 at 6:40 pm

      Eu não disse que não são factos, exceptuando a convicção de que os portugueses se jogassem seriam goleadores, o que é quando muito uma esperança. Agora um facto pode ser apresentado como um choradinho. É o choradinho dos 444 dias sem golos, dos x jogos sem Portugueses, dos y jogos com k portugueses no banco. É a enésima repetição da mesma coisa.
      Eu gostava de ter mais Portugueses a alinha no Benfica, desde que fossem melhores, é claro. Tenho (alguma) esperança que tal possa vir a acontecer, mas não é preciso fazer um drama disto.

    • Inverno
      Posted Janeiro 16, 2014 at 7:00 pm

      Rui Miguel Ribeiro sabes qual é o problema de um plantel com 20 estrangeiros caros e que recebem mt? É que fazem aumentar o passivo que ja é de 500 M , hoje tem um plantel cheio de qualidade mas no futuro quando tiveres um passivo de 700 e 800 M ja não vais poder sequer ter um 11 com qualidade quando mais 15 ou 20 Bons jogadores porque não tens dinheiro…se falham a Champions vai ser o descalabro total

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Janeiro 16, 2014 at 9:24 pm

      Nem todos receberão muito, mas é evidente que a formação é uma excelente alternativa para conter custos e realizar receitas, mas só se tiver rendimento desportivo, senão não vale a pena.

      P.S. O Benfica não vai falhar a Champions. Quando muito, pode falhar NA Champions. Infelizmente.

  • Kev
    Posted Janeiro 16, 2014 at 4:36 pm

    No ultimo clássico, jogaram dois portugueses… Licá e Varela. Depois saiu Quaresma do banco.
    Acho isto diz tudo quanto à aposta na formação, relativamente ao SLB.

    • Nelson Mohr
      Posted Janeiro 16, 2014 at 4:40 pm

      Curiosamente, dois deles formados no Sporting heheh :)

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 16, 2014 at 4:42 pm

      E quem é que venceu o jogo? Grande aposta da formação do Porto em jogar com o Licá e o Varela que desde os 12 anos jogam pelo Porto,o Quaresma só começou a jogar aos 13.

    • Kev
      Posted Janeiro 16, 2014 at 4:51 pm

      Ricardo, eu nao estou a dizer que o porto ganhou, nem que o porto aposta na formação, nem nada parecido, era só uma observação, mesmo.
      Escusas de mandar logo pedras.

      É verdade Nelson…

    • Kev
      Posted Janeiro 16, 2014 at 4:52 pm

      Eu acho que devia haver um limite de estrangeiros, nem é no plantel, mas sim no 11 inicial, devia ser obrigatório começar o jogo com 4 Portugueses. Acho que nem é muito.
      Opiniões.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Janeiro 16, 2014 at 4:54 pm

      se e para apostar mal mais vale nao apostar. por isso e que se ve os portistas fartos dos licas e varelas

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 16, 2014 at 5:06 pm

      Isso de jogar com Portugueses é muito bonito mas depois não ganham nada nem lutam por nada,e na Europa ainda pior. Se forem Portugueses com qualidade tudo bem,agora só por terem nascido em Portugal…Neste momento o Benfica tem jovens bons e muitos com muito potencial,vamos ver se começam a jogar ou não….Mas só acredito que isso aconteça depois do Jesus sair.

    • Nelson Mohr
      Posted Janeiro 16, 2014 at 5:07 pm

      Concordo contigo Kev, devia de haver um limite de estrangeiros como na Turquia.

    • Inverno
      Posted Janeiro 16, 2014 at 5:24 pm

      Ricardo Ricard isso que dizes não é bem assim o Porto quando ganhou a champions tinha na final 8 Portugueses e mais 3 brasileiros e que dois deles eram naturalizados Portugueses, falo do Derlei e do Deco.. Existem bons jogadores Portuguesses convem é apostar neles

    • Anónimo
      Posted Janeiro 16, 2014 at 5:28 pm

      Ricardo Ricard, diga isso, por exemplo, ao Porto de Mourinho por exemplo, que ganhou a CL e a UEFA com muitos portugueses.

      Diga isso ao Sporting de Peseiro que foi á final da UEFA e lutou pelo título até ao final.

      Você quer defender o indefensável.

      João

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 16, 2014 at 6:44 pm

      Eu não disse que era impossível…Mas conseguiram dar 2 exemplos em mais de 10 anos…Parabéns.

      Ainda assim,esse Sporting teve uma motivação extra porque a final era em casa,acabando por ficar em 3º no campeonato,e tanto jogava com 3 estrangeiros como com 5.

    • Tiago Amoedo
      Posted Janeiro 16, 2014 at 7:11 pm

      Ricardo Richard, um desses dois exemplos é uma das equipas portuguesas mais bem sucedidas de sempre!!!. É um facto que nas ultimas duas décadas não houve nenhuma outra equipa, com ou sem portugueses, tão bem sucedida como o porto da era Mourinho onde grande parte da equipa/plantel era portugues.

    • SportingSempre
      Posted Janeiro 16, 2014 at 7:19 pm

      A equipa do Sporting que foi a final da Taça UEFA era composta quase só por portugueses. Vocês é que acham que os jogadores caem das arvores e não têm a mínima noção do que é o desenvolvimento de um jovem jogador, se na Servia não se apostasse nos jogadores jovens o Markovic com 20 anos já vinha com experiência de primeira liga por exemplo? Eu regozijo-me enquanto vos vejo a pedir compras de 9M para reservas, dá alguma piada. De facto TODAS as grandes equipas Portuguesas de Europa tinham uma espinha dorsal de jogadores Portugueses, desde os Cinco Violinos, a passar no Benfica dos anos 60, no porto de 1987, Porto de 2004 e noutro nível o Sporting de Braga e o Sporting foram a finais europeias nos últimos anos com muitos Portugueses no plantel, o próprio Porto com Villas-Boas tinha Rolando, Moutinho, Varela, alguns portugueses. Mas não, o Djuricic e o Ola John por milhões para andarem a salgar valem mais que o Ivan e o Bernardo Silva para suplentes. Depois quando não há muitos jogadores de selecção admirem-se! O jogador português tem talento, tem escola, tem tradição e não fica a dever nada aos jogadores Servios por exemplo

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 16, 2014 at 8:13 pm

      A diferença é que o português dá 2 pontapés na bola e depois ou quer sair ou quer ganhar 2 milhões por ano,no Sporting então…

    • slb1994
      Posted Janeiro 16, 2014 at 10:29 pm

      Bem, eu que até defendo a aposta em jogadores portugueses, mas os que jogaram foram:
      Licá: Um dos piores jogadores que vi ser titular no Porto
      Varela: Jogador bastante irregular

      Deixo uma pergunta: Algum deles é melhor que Gaitan, Salvio ou Markovic?

  • Anónimo
    Posted Janeiro 16, 2014 at 4:44 pm

    Deviam ser obrigado a 5 jogadores do 11 titular serem Portugueses. So tinhamos a ganhar com isso.

    Nelson Oliveira é inferior ao Rodrigo ? Ate podera ser mas e ao funes mori ? Ivan Cavaleiro pior do que o Ola ? Bernardo Silva pior do que Durijic e essas tretas ?

    Ass: Toze

    • luis bcn
      Posted Janeiro 16, 2014 at 7:06 pm

      Toze voce tem um nome de um jogador do FCP que é o melhor da equipa b, joga regularmente com o carlos eduardo e o herrera, joga melhor do que eles e nem a um treino é chamado…nem um treino…

      Quanto à regra creio que pelas normas europeias é ilegal (nao tenho a certeza) mas pode-se regular a entrada de estrangeiros fora da UE como acontece em quase todos os países.

    • slb1994
      Posted Janeiro 16, 2014 at 10:30 pm

      Não seria exequível ( a vários níveis) uma mudança tão drástica. Talvez o mínimo de dois, três jogadores fosse o ideal

    • Kafka
      Posted Janeiro 16, 2014 at 11:30 pm

      Já ouviram falar da União Europeia? do Espaço Schengen? da livre circulação de pessoas, bens e serviços? pertencemos a uma economia aberta, temos de nos cingir às regras da mesma…pelo menos dentro do Espaço Schengen qualquer cidadão é livre de trabalhar em qualquer local, como tal essa regra não faz sentido, o máximo que podiam era restringir o mesmo a cidadãos comunitários, nunca a cidadãos de um País apenas (neste caso Portugal)…

    • produtordevinho
      Posted Janeiro 17, 2014 at 1:05 am

      Mas exigir que se jogue com um mínimo de 3 portugueses no 11 titular não é o mesmo que impedir de utilizar jogadores comunitários. Só se apreciarmos esta norma em sentido negativo.
      Sinceramente, não sei se haverá forma de alegar a bondade dessa restrição, mas havia sempre a possibilidade que referiram: restringir o numero de extra-comunitários.. já seria um começo.

    • kafka
      Posted Janeiro 17, 2014 at 11:18 am

      produtordevinho, isso sim já é possivel, e penso que em Espanha por exemplo tem algo parecido com isso, agora nunca dentro da União Europeia se pode obrigar um clube a jogar com 1/2/3 seja o numero que for de jogadores de apenas 1 País…dentro da União Europeia pode-se jogar com 11 comunitários e ter 23 comunitários no Plantel

  • Kev
    Posted Janeiro 16, 2014 at 4:57 pm

    exacto, disse o mesmo em cima. 4 portugueses no 11 inicial penso q era o ideal.

  • Samuel Leite
    Posted Janeiro 16, 2014 at 5:00 pm

    Vergonha o treinador gaba-se de formar os melhores do mundo mas se for português ja foste. O Benfica tem tanto talento nas suas escolas mas enquanto o treinador for jesus cristo bem que podemos continuar a rezar que nem campeões seremos.

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 16, 2014 at 5:06 pm

    O Rodrigo em forma dá 10 a 0 ao Nelson…

    • Ball8
      Posted Janeiro 16, 2014 at 5:57 pm

      A forma do Rodrigo dura meia duzia de jogos… A do Nelson nunca se viu visto que nunca foi aposta.

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 16, 2014 at 6:46 pm

      A forma do melhor marcador Espanhol sub21 de sempre dura até o lesionarem…O Nelson mostrou a sua forma na Selecção no mundial e mostrou alguma coisa em França.

    • Vermelho
      Posted Janeiro 16, 2014 at 10:18 pm

      Discordo Ball8, o Rodrigo tem sido importante pela sua selecção, e antes de o terem lesionado encontrava-se numa boa forma e a impressionar toda a gente, azar o dele lesionou-se e demorou imenso a recuperar. Parece que aos poucos vai recuperando a sua forma e esperemos que engate de vez e arrume com o Lima que está péssimo. Nelson Oliveira teve aquele Mundial de sub19 espetácular e apartir daí encalhou. Mostrou-se em boa forma no ínicio desta época e depois foi desvanecendo.

  • DIogo Carvalho
    Posted Janeiro 16, 2014 at 5:08 pm

    Como Sportinguista fico satisfeito por ver que o meu clube é completamente o oposto disto. Mas os grandes culpados não são os dirigentes do Benfica, mas sim os dirigentes da Liga portuguesa. Para quando uma lei que obrigue os clubes a apostar em portugueses e em jovens da formação? Não se pode dizer que já começa a ser ridículo porque já o é há muito tempo.

  • Kafka
    Posted Janeiro 16, 2014 at 5:11 pm

    Não ligo minimamente à facto de ser Português ou não…acho que devemos apostar mais nas camadas jovens sem dúvida, agora por mim até pode ser um plantel composto por 12 Chineses e 11 Sauditas, que é-me indiferente, o importante é ter os melhores, e não se é Português ou Somali..

    • Miguel Guerreiro
      Posted Janeiro 16, 2014 at 5:38 pm

      Caro Kafka, se forem chineses, sauditas ou somalis só existe uma pessoa capaz de transmitir a "mística" do Benfica a tais jogadores e é ai que entra o grande Jesus, pois ele é um poliglota nato!!
      No entanto se forem de tais nacionalidades como vão os jogadores perceber os cânticos dos adeptos, os seus sentimentos? ;)
      Espero que tenha percebido o que quis dizer e que perceba sinceramente o que é a mistica de um clube, nesta caso o Benfica.
      Abraço e pense nisso.

    • Ball8
      Posted Janeiro 16, 2014 at 5:56 pm

      E depois nos futuros mundiais presumo que torça pela China ou pela Arabia… Se a mentalidade dos clubes portugueses for assim em todos eles é o que vamos fazer daqui a uns anos.

    • Chester Field
      Posted Janeiro 16, 2014 at 6:00 pm

      Se fosse chinês a sua resposta faria sentido. Ou saudita. Não lhe interessa que o seu clube poderia ter um papel preponderante na seleção do seu país se apostasse mais nos jovens portugueses? Ou deixa isso para os outros? De certeza que não há aí o mínimo orgulho por ver lançados jogadores como o Ivan Cavaleiro?

    • Vermelho
      Posted Janeiro 16, 2014 at 10:22 pm

      Concordo que se temos jogadores melhores estrangeiros no plantel que se usem, agora se na nossa formação existe boas opções para colmatar eventuais saídas, opções que se diga que são dignas de substituir quem saiu, apoio em apostar. Se essa posição estiver devidamente escassa em qualidade, não vamos estar a apostar num certo jovem porque é apenas Português. (Caso do N.Oliveira, eu não apoio tanto quanto muitos que aqui comentam, não me convenceu nem um pouco até hoje, o inverso está a acontecer com o B.Silva, que surpreende-me e gostava de o ver num jogo com a A durante uns 60m no mínimo, na taça da liga ou seja o que for).

    • Kafka
      Posted Janeiro 16, 2014 at 11:26 pm

      Miguel, Ball e Chester Field, a Selecção não é problema do Benfica, o Benfica tem de pensar é em si e não na Selecção…se há no plantel há um defesa direito do Paquistão e um Português, mas o Paquistanês é melhor eu quero que jogue é o Paquistanês

      PS: e sim, podem-me chamar fanático à vontade, mas gosto mais do Benfica que da Selecção, portanto para mim, o Benfica é prioritário face à Selecção…logo o Benfica não tem de andar preocupado em formar jogadores para a Selecção, mas sim em formar os melhores jogadores para si mesmo, e como tal, se houver um Paquistanês de 12 anos com mais potencial que um Português de 12 anos, o Benfica deve ir apostar no Paquistanês para o futuro..

    • Chester Field
      Posted Janeiro 17, 2014 at 10:13 am

      Sem dúvida, mas a verdade é que poderia significar mais para si ter um português que um paquistanês. Tendo em Portugal três/quatro clubes em bom nível na Europa recentemente, o Kafka não questionaria, caso a nossa selecção fosse francamente fraca e nenhum destes clubes apostasse em jogadores nacionais, o porquê de não se investir na formação de jogadores portugueses?

      Não tenha dúvidas que é muito mais fácil ao Benfica e a qualquer outro clube em Portugal apostar em jogadores nacionais que em jogadores estrangeiros, enquanto miúdos. E o que se coloca em causa aqui é que, para além de o Benfica não contratar jogadores séniores portugueses para o seu plantel, mostra também uma clara falta de ambição no que toca ao aproveitamento da sua formação (na sua grande maioria portuguesa).

  • Kacal l
    Posted Janeiro 16, 2014 at 5:46 pm

    Devia ser obrigatório ter um jogador da formação por posição no plantel, por exemplo: um GR, um Defesa, 2 Médios (um MDF/MC e um MO), um Extremo e um PL.
    Assim o Benfica (que é o clube que estamos a falar), teria no plantel os seguintes jogadores: Mika, Cancelo, André Gomes, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro e Nelson Oliveira.
    Não estou a falar só de estarem no plantel, fazerem parte dele como os outros, treinarem e serem opção com regularidade, com 5/6 jogadores, ainda sobra 19/20 jogadores que podem ser contratações, nesses 19/20 também seria benéfico ter alguns Portugueses.

    Benfica (falando desta época):

    GR: Oblak, Artur, Mika*
    DD: Maxi / André Almeida / Cancelo*
    DC: Luisão / Garay / Steven Vitória / Jardel
    DE: Siqueira / Sílvio
    MDF: Fejsa / André Gomes*#
    MC: Enzo Peréz / Rúben Amorim / André Gomes*
    MO: Djuricic / Bernardo Silva*
    Extremos: Salvio / Gaitán / Markovic# / Sulejmani / Ivan Cavaleiro*
    SA: Markovic / Lima#
    PL: Cardozo / Lima / Rodrigo / Nelson Oliveira*

    * = Formação
    # = Pode fazer a posição (Há mais, mas esses são os que mais as fazem)

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Janeiro 16, 2014 at 6:43 pm

      Isso não faz sentido. Então um clube que tivesse 3 médios e 4 defesas portugueses seria penalizado em relação a outro que tivesse 5 de diferentes sectores….

    • Kacal l
      Posted Janeiro 16, 2014 at 8:05 pm

      Se queres ir por esse sentido, tu lá sabes, é óbvio que não é obrigatório escolher estas posições, ser obrigatório ter um por sector, 1 GR, 1 defesa, 1 médio e 1 avançado, depois cada sabe um que posição quer escolher, mas é só uma ideia também.

    • Kafka
      Posted Janeiro 16, 2014 at 8:08 pm

      Isso não faz sentido algum de "obrigatório" um jogador por posição, porque tirando a posição de guarda redes que é especifica e tem até regras diferentes no próprio jogo, nas restantes isso era facilmente ultrapassável, pois ninguém pode dizer que um jogador é defesa, médio ou avançado de profissão… o Jesus se quiser por o Cardozo a defesa central, e o Maxi Pereira a ponta de lança, põe e pronto…

      Kacal imagina no teu exemplo concreto, como é que do ponto de vista juridico conseguias provar que o Bernardo Silva é médio ofensivo e não é defesa central? o que o Nélson Oliveira é Ponta de Lança e não é defesa direito? nunca conseguirias provar isso,

    • Anónimo
      Posted Janeiro 16, 2014 at 8:57 pm

      Claro, mas se for pelas posições basta o Jesus dizer que o Nelson Oliveira é defesa esquerdo, por exemplo…E por esta ordem de ideias basta ter so 5 jogadores portugueses…

      SL

      João Rato

    • slb1994
      Posted Janeiro 16, 2014 at 10:31 pm

      Isso por posições não teria qualquer lógica.
      Qual é a posição de André Almeida por exemplo? E um treinador até pode por o Mangala ou o Cardozo a guarda redes…

    • Kacal l
      Posted Janeiro 16, 2014 at 11:00 pm

      Sim, não me expressei bem, mas vocês "atacam" logo, por posição não faz sentido, sim, eu quis dizer por sector, ser obrigatório ter um GR, um defesa, um médio, um extremo e 1 PL por exemplo.

  • João
    Posted Janeiro 16, 2014 at 5:53 pm

    Há aqui uma questão que é um bocado como a pescadinha de rabo na boca.

    Exemplo 1: O Nelson Oliveira não tem lugar no Benfica porque não tem valor ou não tem valor porque nunca teve oportunidade de evoluir convenientemente no Benfica?

    Exemplo 2. Fábio Coentrão foi emprestado se não me engano com opção de compra para a Real Sociedad. Voltou recambiado para o Benfica, ninguém contava com ele mas Jesus decidiu apostar nele. Será que se não tivesse sido aposta como foi, teria chegado de qualquer forma ao jogador que é hoje?

    É que há jogadores portugueses que não tem lugar no Benfica e Porto porque efetivamente são inferiores aos que lá estão. Mas isso também acontece porque estagnam na fase mais crucial da carreira e não atingem todo o potencial.

    Não me venham com tretas que é só uma questão de qualidade quando mandam vir jogadores da Sérvia só porque tem irmãos na equipa…

    SD,
    Xait

  • Marcos André
    Posted Janeiro 16, 2014 at 6:07 pm

    Estou com Jorge Jesus. Não percebo tanta polémica. Jorge Jesus, como Sportinguista e ex-jogador da formação e filho e neto de Sportinguistas, sabe que a formação do benfica comparada com a do Sporting não existe.

  • Ball8
    Posted Janeiro 16, 2014 at 6:19 pm

    Este post revela muito do que se passa hoje no meu clube. É uma vergonha. Gosto muito de ganhar, mas isso não é tudo. Não há aquela mistica benfiquista, não há a aposta no produto interno que sem duvida, em qualquer clube do mundo, é o que mais orgulha os adpetos de qualquer clube.

    Quem não se arrepiou a ver as lágrimas de Rui Costa? Perguntem aos adeptos do liverpool quem é o seu jogador preferido? Suarez? Claro que não, é Gerrard. E no Real, a birra por Casillas, o endeusamento de Raul (avançado goleador, mas bastante mediano em muitos aspetos). Vão a Manchester e vejam o que se passa com Giggs, Scholes, até o que se passava com jogadores medianissimos como Brown, O'shea, etc.
    Em Portugal os unicos que nos proporcionam este tipo de sentimento são jogadores de outra estirpe mental como Lucho ou Luisão.

    Tomara eu ser adepto do Sporting e poder ver todos os fins de semana 6 ou 7 produtos da formação a jogar. Obviamente nem tanto ao mar, nem tanto á terra, mas um equilibrio precisa-se e urgentemente sob pena de vermos morrer o futebol português. Ou nos próximos 10 anos fazemos depender o peso da nossa formação exclusivamente do Sporting? A qualidade dos jogadores ao nivel da formação é semelhante nos 3 grandes, mas apenas um clube aposta nesses jogadores.

    Eu sendo benfiquista convicto, se fosse jovem e procurasse o meu lugar ao sol no futebol e se tivesse propostas para ir para o Benfica e o Sporting, ia direitinho para Alcochete. Colocar uma preferencia clubistica à frente de um futuro prometedor, não obrigado.
    Mesmo o Porto, joga com Varela e Licá (2ª linha para muitos), jogadores que não são craques, mas deixam a pele em campo.Sabem o que passaram para chegar ali, e quando chegam tentam provar todos os dias que merecem. Admito, fiquei contente com a aposta do Porto em Licá, Ricardo e Tiago rodrigues enquanto português. Podem não ser Ronaldos, mas também não são Balboas, Herreras ou Pongolles ou outros 500 exemplos.
    O que mais me irrita enquanto adepto é ver um Djuricic qualquer da vida, marcar um golo empleno estádio da Luz e não festejar, é ver pseudo extrelas como Quintero a querer sair por não jogar no seu primeiro ano no clube… Vejam Mané, Cavaleiro, etc. que se jogarem 1 jogo por mês já se acham os jogadores mais sortudos do mundo.
    Referencias precisam-se urgentemente….

  • Anónimo
    Posted Janeiro 16, 2014 at 6:36 pm

    Impressionante, tantas promessas do lfv e depois o que se vê na realidade é isto

    Silva 3000

  • Anónimo
    Posted Janeiro 16, 2014 at 6:43 pm

    É verdade que praticamente só nestes ultimos 2/3 anos é que a camada de jovens do Benfica começa a mostrar resultados mas está mais que na hora de apostar neles antes que se estagnem.
    Será possivel sonhar com Cancelo, Andre Gomes e Bernardo Silva e Ivan titulares já na próxima época?

    Miguel Resendes

  • Sideshow Bob
    Posted Janeiro 16, 2014 at 6:43 pm

    Nos últimos 8 posts neste blog, 5 foram sobre o Benfica (entretanto saiu mais um, sobre o empréstimo do Ola John), será que não acontece mais nada no futebol nacional que não seja Benfica??
    E estamos a falar de uma equipa que está em 1º lugar no campeonato, nos quartos de final da Taça, nas meias finais da Taça da Liga e na Liga Europa, imaginem se não estivesse..

    Ninguém faz um post sobre o Ismaylov por exemplo? O que é feito dele? Ou sobre o porquê de se gastar 9 milhões num central mexicano que nem num jogo da Taça da Liga em casa contra uma equipa da 2ª divisão joga, isso não seriam posts relevantes?

    Nada contra a Inês Sampaio, gosto de ler os artigos dela, custa me é ver que estão sempre a "bater" no meu clube!

    O M.City só joga regularmente com 2 ingleses (sendo que um é guarda redes), nunca ouvi ninguém a queixar se! O Chelsea idem, Terry e Lampard estão em fim de linha, só compram estrangeiros, de vez em quando jogam com o Bertrand vá..queixas? Nunca ouvi..O próprio Arsenal joga com o Gibbs e com o Wilshere e ninguém faz disso um drama..e estamos a falar dos três 1ºs da Premier League..

    Um abraço

    • SportingSempre
      Posted Janeiro 16, 2014 at 7:23 pm

      O Arsenal joga muitas vezes com Jenkinson (dupla nacionalidade Finlandesa), Ramsay (Britanico), Walcott, Ox, se há clube Ingles que aposta nos jogadores Britanicos é o Arsenal. E não vamos comparar o poderio financeiro das equipas e a qualidade de jogadores que é necessária para jogar nas referidas equipas. Quanto ao Porto concordo plenamente com o que disseste, se fosse o Sporting ou o Benfica a pagar o que o Porto pagou pelo Herrera, Reyes e Quintero caia o carmo e a trindade, já para não falar da fuga conjunta de Fucile e Izmaylov.

    • Sideshow Bob
      Posted Janeiro 16, 2014 at 8:42 pm

      Jenkinson jogou no inicio da época porque não havia Sagna. Ramsey é Galês logo não joga pela selecção inglesa, Walcott e Ox costumam jogar bastante é no gabinete médico!
      Agora mais a sério, qualquer coisa que acontece no Benfica é logo motivo de 1ªs páginas, posts nos blogs, paineleiros todos com opinião formada, etc, enquanto as trapalhadas dos outros (o teu Sporting também as teve e bastantes, agora tem estado mais controlado) são varridas para debaixo do tapete, interessa é falar nos (não) problemas do Benfica, o que é deveras saturante.

      Um abraço

    • Kafka
      Posted Janeiro 16, 2014 at 8:50 pm

      O Arsenal apostas nos jogadores Ingleses? só for nos Infantis

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Janeiro 16, 2014 at 9:19 pm

      Bpm comentário Sideshow Bob. O Benfica está sempre nas bocas do mundo. Com razão, ou simplesmente porque sim.

    • Manuel
      Posted Janeiro 17, 2014 at 12:14 pm

      Completamente de concordo com o Sideshow Bob. Mas não nos podemos esquecer que a campanha contra o Benfica continua. Estamos a fazer muito sangue por aí.

  • Joao Santos
    Posted Janeiro 16, 2014 at 6:54 pm

    E nesse mesmo de jogo (27 de Outubro, 3-0 ao Gil Vicente) imagine-se, espanto dos espantos, que Luisinho também marcou!

  • porquinhodaindia
    Posted Janeiro 16, 2014 at 7:00 pm

    Esta ideia da formação e do jogador português dê por onde der é, na minha opinião, bacoca. Um jogador com qualidade deve jogar, ponto. O que define a aposta ou não num jogador não deve ser a nacionalidade mas sim o real valor do jogador.

    Apoio a ideia de academias de formação cada vez melhores, com técnicos mais capazes, condições de topo e métodos de treino mais eficazes. Mas se um jogador não tem, na opinião dos responsáveis, valor, o facto de ser português confere-lhe algum estatuto especial?

    Esta ideia que roça o nacionalismo acima de tudo assusta-me bastante.

    • Ace-XXI
      Posted Janeiro 16, 2014 at 8:05 pm

      Concordo consigo mas nao é difícil encontrar estrangeiros de pouquíssimo valor a jogar regularmente nos grandes, nao seria melhor até financeiramente dar hipóteses ao jogadores da casa?

    • Kafka
      Posted Janeiro 16, 2014 at 8:48 pm

      porquinhodaindia, estou plenamente de acordo com o teu comentário

    • Manuel
      Posted Janeiro 17, 2014 at 12:12 pm

      Completamente de acordo. Têm de ser os jogadores a provar que merecem ser aposta e não o contrário. Não se pode colocar o carro à frente dos bois.
      Mas infelizmente em Portugal impera muito a mentalidade do funcionário publico, que tem de ser o clube a "tomar "conta" e a "dar oportunidades" aos jovens. Não, os jovens é que têm de criar essas oportunidades para si uma vez que já têm a oportunidade (e a sorte) de estarem a jogar no melhor clube português.
      O passaporte só tem utilidade para facilitar a passagem de fronteiras.

  • João Souto
    Posted Janeiro 16, 2014 at 7:03 pm

    Eu sou sportinguista por isso posso estar enganado, mas o Cavaleiro não marcou na primeira metade da temporada contra o Cinfães para a taça de portugal ?

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 16, 2014 at 7:40 pm

    Realmente e incrivel, mas nao surpreende, ja que raramente o Benfica utiliza portugueses no meio-campo ou no ataque. Veremos se o Ivan Cavaleiro consegue ter mais oportunidades, algo que duvido enquanto o JJ for o treinador, ate porque a qualidade nas alas do Benfica e tremenda (Gaitan, Markovic, Sulejmani e ainda falta Salvio). Quanto aos outros, ou sao defesas (Silvio, A.Almeida, Vitoria..) ou nao sao opçao (Andre Gomes, Bernardo Silva, H.Costa, etc), pelo que e natural que seja raro um portugues marcar um golo com a camisola encarnada.

  • Ricardo Veiga
    Posted Janeiro 16, 2014 at 7:59 pm

    Não concordo com a ideia deste post.

    André Gomes deixou de ser aposta porque a sua produção caiu a pique. Quem diz o contrário não o viu jogar no último ano…
    Quanto ao comentário de que se aposta no Funes Mori em detrimento de Oliveira, alguma vez Oliveira teria esperado sentado na equipa B durante 6 meses por uma oportunidade? Oliveira não tem mostrado nada pelos clubes onde passou ao contrário de, por exemplo, Oblak. Agora, se a crítica for "porque comprou o Benfica o Funes Mori"? Estou de acordo… É fraco, muito fraco.

  • Yannick
    Posted Janeiro 16, 2014 at 9:09 pm

    O Jesus não dá oportunidades aos talentos portugueses
    O Benfica poderia nesta altura ter dos melhores laterais da Europa.

  • Diogo
    Posted Janeiro 17, 2014 at 8:51 am

    Uma tristeza a falta de aposta em jogadores portugueses pelos grandes

  • Manuel
    Posted Janeiro 17, 2014 at 12:08 pm

    A formação do Benfica tem crescido, sim é verdade, e irá continuar a crescer, mas a equipa principal tem crescido ainda mais. Não é fácil entrar de caras numa equipa com a qualidade do Benfica, mesmo com os lesionados que teve.
    Por isso, os jovens com ambições e sonhos só têm de fazer uma coisa, sigam o exemplo do Cristiano Ronaldo, não se armem em estrelas, tenham ambição e não pensem que tenha de ser o clube ou os treinadores a promovê-los. Eles é que têm de trabalhar e mostrar que merecem a confiança dos treinadores e do clube. O futebol não é o funcionalismo público!

    • nuno
      Posted Janeiro 17, 2014 at 6:04 pm

      o problema é que eles trabalham para depois serem ultrapassados e postos de lado por um estrangeiro de meia-leca ou trabalham para depois serem emprestados constantemente até serem dispensados.

  • Vitórria
    Posted Janeiro 17, 2014 at 4:21 pm

    Ainda ninguém percebeu que o LFV o JJ e outros artistas que estão no Benfica apenas têm interesse em comprar e vender jogadores que nunca ninguem ouviu falar, jogadores que vão directamente para a equipa B e jogadores que nem chegam a jogar nas equipas A ou B do Benfica e são logo recambiados para um empréstimo qualquer. Ninguém percebeu ainda que o Benfica se tornou uma placa giratória de jogadores que faz encher os bolsos de alguns senhores com comissões, e outras engenharias financeiras? Ninguém percebeu que o LFV se está maribando para os resultados desportivos? Anda tudo ceguinho?

Deixa um comentário