Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Diamantes por Lapidar

Parece que foi há uma eternidade, mas foi apenas há 5 anos. Em 2010, o FC Internazionale Milano conquistou o seu terceiro título de campeão da Europa, sob o comando de José Mourinho, pondo fim ao jejum que perdurava desde os anos 60. Parecia impossível, mas Helenio Herrera tinha agora alguém ao seu lado no Olimpo dos adeptos interistas. Desde aí, o Inter entrou numa espiral negativa e saiu do topo do futebol italiano e da Europa. Os treinadores e os jogadores têm-se sucedido, mas nem a injecção financeira proporcionada pelo magnata Erick Thohir proporcionou o renascimento dos nerazzurri. Ainda assim, a qualidade do plantel tem sido melhorada progressivamente e como tal poucos percebem o porquê do gigante de Milão não conseguir lutar nesta altura por algo mais do que ficar à frente do eterno rival da cidade, numa disputa pouco condizente com a história de ambos os clubes.

À primeira vista, o primeiro nome veiculado para a assumir a responsabilidade pelo fracasso colectivo é sempre o do treinador, sendo que neste caso esse costume do comum adepto até tem a sua razão de ser. Walter Mazzarri partia para a segunda temporada no comando do Inter de Milão, mas tal como na anterior as coisas não funcionaram da melhor maneira e o antigo treinador do Nápoles acabou demitido. Sucedeu-lhe Roberto Mancini, um técnico bem conhecido da casa e timoneiro do tricampeonato conquistado entre 2006 e 2008. A esperança dos interistas voltava a nascer, visto que internamente Mancini tinha obtido bons resultados no clube e parecia ser a pessoa certa para voltar a trazer de volta os dias felizes ao Giuseppe Meazza. Acontece que, até ao momento, o saldo de Mancini é negativo (6 vitórias, 8 empates e 6 derrotas), um cenário bastante pobre tendo em conta os objectivos do clube e o plantel que foi construído para a vigente temporada e, inclusivamente, reforçado em Janeiro.
Na verdade, o talento existe e, apesar de algumas lacunas e da diferença notória para a Juventus, é possível apelidar o plantel do Inter como o segundo ou terceiro mais forte do futebol italiano. O actual 10º lugar na tabela classificativa não corresponde minimamente ao potencial existente no seio da equipa. Começando pela baliza, Samir Handanovic é um dos melhores guarda-redes do futebol europeu. A defesa, de longe o sector mais frágil, conta, ainda assim, com a experiência de Vidic, Nagatomo ou Hugo Campagnaro, bem como com a qualidade inegável de elementos como Ranocchia, Juan Jesus ou o regressado Davide Santon. No meio-campo existem jogadores para todos os gostos. Gary Medel e M’Vila (de saída) são dois médios defensivos de grande intensidade e capacidade física; o nosso bem conhecido Fredy Guarín, um dos poucos que ganhou uma nova alma com Mancini, é o jogador mais nuclear da equipa e voltará a agitar o mercado no defeso, enquanto que elementos como Mateo Kovacic (aposta de Braida para o Barcelona e dotado de uma técnica, qualidade de passe e visão de jogo dignas de um predestinado), Brozovic (chegado em Janeiro, pegou de estaca no meio-campo nerazzurri) ou Hernanes (um brasileiro de enorme qualidade e perfeitamente ambientado ao Calcio) dispensam apresentações. Por fim, o ataque viu chegar Shaqiri e Podolski em Janeiro, mas os dois reforços pouco têm sido explorados pelo técnico italiano. Osvaldo regressou à Argentina (depois de ter ameaçado envolver-se com Icardi num jogo), pelo que Rodrigo Palacio e o mesmo Mauro Icardi (potencial para ser o melhor 9 do mundo) têm formado a dupla atacante do Inter.
Deste modo, parece evidente que o Inter conta já nas suas fileiras com uma boa base para reconstruir um futuro risonho, voltando a lutar pelo topo do futebol italiano. O principal problema parece estar sentado no banco de suplentes, sendo que resta saber se Thohir estará disposto a abdicar de Mancini já no final desta temporada (tem contrato até 2017, recorde-se).
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Rodrigo Ferreira

0 Comentários

  • Ricardo.
    Posted Abril 23, 2015 at 8:48 pm

    Excelente texto, Rodrigo.
    Amanhã vemo-nos em teoria!
    A única coisa boa no Palacio é o cabelo e, mesmo assim, é muito mau.

  • Rod10
    Posted Abril 23, 2015 at 2:09 pm

    Inter, a minha equipa favorita no estrangeiro, não perco um jogo mesmo nestes momentos dificeis. O que está mal com este grande clube? O primeiro mal é um que não posso confirmar mas creio que a estrutura desportiva do Inter deve ser uma balburdia sem qualquer organização. Isto penso que é um mal dos clubes italianos (Li aqui no VM que o Parma possui 80 jogadores com contrato), É só contratar mas sem qualquer critério, formam planteis A,B, C..Z. O Inter, por exemplo, é uma das melhores escolas de formação em Itália, mas o aproveitamento é de zero. O segundo mal que aponto é a falta de uma estrutura base no seu 11. Todos os jogos o Inter apresenta um esquema diferente, jogadores em posições diferentes o que leva um pouco a uma instabilidade no seu modelo de jogo. Só Handa e Icardi parecem ter o seu lugar fixo (se bem que Mauro não tem um suplente à altura). Em terceiro, parece claro que a chamada de limpeza no plantel é preciso ser levada a sério pois ainda há muitos jogadores que não têm a qualidade para estar num clube como os nerazzurri. Não quero ser o Guardiola, mas o departamento médico também terá os seus defeitos, há jogadores que parece que estão sempre lesionados/fadigados.

    Haverá com certeza outras dificuldades com o clube mas penso que a principal medida será reduzir o plantel (rescindir com os menos qualificados), segurar as pérolas do clube (as do palntel principal e jovens) e contratar especificamente para os lugares mais especificos.

    Porém, seja a que for a sua classificação ou o seu momento serei sempre interista!!

    Saudações ao VM e a todos os seus leitores

  • Flávio Trindade
    Posted Abril 23, 2015 at 10:46 am

    Belo texto Rodrigo e com o qual concordo com a analise.
    O Inter é de facto um case study.
    Penso que o principal problema seja directivo. Ajuda e de que maneira, o clube ser comandado por alguém que realmente perceba alguma coisa de futebol, coisa que não acontece com Thohir, e desde que o indonésio assumiu a presidência do clube que o Inter foi de mal a pior.
    Este plantel do Inter deveria estar a lutar pelo título com a Juventus, porque tem sem dúvida nenhuma o 2º melhor elenco na Itália.
    Mancini tem de facto muita responsabilidade no rumo que as coisas tomaram, porque apostou no "damage control", preferindo minimizar as expectativas e salvaguardar-se caso corresse mal. E correu.
    Na minha opinião, os nerazzurri, mesmo sem reforços, deveriam jogar em 4-4-2, utilizando médios interiores e aproveitando o sector mais forte da equipa (o meio-campo), para construir a base da equipa.
    Handanovic dá mais do que garantias na baliza.
    A linha defensiva com Santon, Vidic, Ranocchia e Nagatomo, sem ser excepcional dá algumas garantias. D' Ambrosio, um jogador que gosto particularmente também dá garantias. Mas tal como referiste é o sector a reforçar. Prioritário o Inter adquirir um central e principalmente um lateral esquerdo de qualidade. Jogadores como Fabian Schar e porque não Fábio Coentrão, seriam enormes upgrades de qualidade.
    O meio campo com Medel como pivot defensivo, Guarin e Hernanes (outro jogador de que gosto particularmente) e Kovacic como vértice ofensivo, não fica a dever grande coisa aos meio campos dos grandes mundiais. Em caso do Inter pretender negociar um activo para obter bom retorno, penso que a saída de Guarín não seria mal vista. No seu lugar encaixaria que nem uma luva, porque tem características que assentariam muito bem no calcio, o mal amado belga Fellaini. Daria uma dimensão completamente diferente ao futebol dos nerazzurri.
    Na frente Icardi e Podolski dariam garantias a qualquer equipa. Shaquiri poderia ser utilizado como avançado móvel e entrar na rotação, e um bomber experiente para jogos mais fechados no calcio (porque não contratar o veterano rato de área Luca Toni em grande forma no Verona?) abrindo também espaço para a afirmação de Samuele Longo.
    Como se vê, não será preciso muito para construir a curto médio prazo uma equipa para discutir com a Juve o título italiano.
    No caso do Milan, a reforma é bem maior e estrutural, já que 2/3 reforços não são nem de perto nem de longe suficientes.

  • Fredy
    Posted Abril 23, 2015 at 10:02 am

    Enquanto o Guarin for considerado o jogador nuclear do Inter, esta equipa nunca irá fazer nada de especial pois é sinal que o seu nível está mesmo muito baixo!! Jogador muito mau para equipas de topo, nem no Sporting tinha lugar.

  • Anónimo
    Posted Abril 23, 2015 at 7:37 am

    Ao Inter falta sobretudo estabilizar (ah, e um treinador a sério!). Muda muito de sistema táctico e há muita rotação no plantel, atrasando a criação de rotinas. Devia se fixar em 4-3-3, e contratar 2 reforços, Sebastien Corchia, lateral direito do Lille e o Simone Zaza,avançado do Sassuolo. Ficando com um onze forte, para lutar pelo menos pelo top 3 da Série A. Também é preciso segurar Kovacic e Icardi, embora seja díficil. O onze idealmente ficava assim: Handanovic; Corchia, Ranocchia, Juan Jesus, Santon; Medel, Hernanes, Kovacic; Zaza, Icardi, Shaqiri. Depois é dar-lhes a bola e deixar-los jogar, assente numa boa estratégia de jogo, e aí entra a falta de um treinador a sério.

    Knox_oTal

  • António Vilares
    Posted Abril 23, 2015 at 7:15 am

    Inter tem plantel para lutar por muito mais do que actual posição! Quer queiramos quer não, sob o Leme de um treinador que com um orçamento estratoferico consegue ser campeão uma vez em Inglaterra apenas nos descontos, que perde contra o despromovido WIvan na final da taça de Inglaterra e se queixa da falta de reforços?! Tudo bem que acredito que o balneário do City seja de difícil controlo de egos mas o treinador serve para comandar a marcha coisas que o italiano nunca conseguiu…nem vou falar das competições europeias (Até o Sporting daquele tempo foi superior…).
    Ah mas espera! Foi tri-campeão em Itália!!! Concorrência? 0! Campeonato de secretaria…
    Gostaria de ver Prandelli por exemplo a pegar nesta equipa que apresenta talento mais que suficiente para lutar por um lugar na champions!

  • AAD
    Posted Abril 23, 2015 at 2:26 am

    5 anos em futebol são uma eternidade,nesses mesmos 5 anos o Raúl passou do Real Madrid para o Schalke,para o Catar e para os Cosmos só para dar um exemplo da quantidade de tempo que são 5 anos em futebol.
    Para completar o Inter não tem nem de longe o segundo melhor plantel da Serie A.Não tem um plantel melhor que a Juve,não tem um plantel melhor que a Roma,não tem um plantel melhor que a Fiorentina,não tem um plantel melhor que o Nápoles,não tem um plantel melhor que o Milan.De facto tem um plantel melhor que Lazio,Samp,Torino e Genova que na classificação estão à frente do Inter mas de 6º melhor plantel a 2º ou 3º ainda vai um bocadinho…São opiniões

  • Kacal I
    Posted Abril 23, 2015 at 1:33 am

    Excelente post Rodrigo, mais um.

    Quanto à Serie A, não acompanho com regularidade e não posso opinar de forma mais aprofundada.

    Em relação ao Inter, é evidente que têm um plantel com jogadores de qualidade (uns mais jovens e outros mais maduros/experientes) e é um dos melhores da Serie A (Top5) e deviam estar a lutar por objectivos mais ambiciosos, no entanto é preciso um treinador competente e não o Mancini que teve sempre a sorte de passar por clubes com dinheiro para investir e nunca fez nada de especial como treinador, mais valia terem mantido o Mazarri, a aposta num novo treinador e no reforço de alguns sectores do plantel é o caminho a seguir mas também é preciso segurar as principais figuras como Icardi e todos os outros (o Mourinho anda de olho no argentino) e acredito que podem voltar a erguer-se nos próximos 2 ou 3 anos.

    Continuação de um excelente trabalho.

  • Anónimo
    Posted Abril 23, 2015 at 1:06 am

    é um crime dizer que este plantel é o 2º melhor em Itália…
    que o plantel poderia fazer muitissimo melhor, é inegavel, mas está furos abaixos também do plantel da Roma e mesmo da Fiorentina (incompreensivel como estão atrás da Lazio e Napoles).
    Ainda assim, como referi é claramente um plantel para andar nos lugares europeus (4º,5º lugar) muito melhor do que estão a fazer.

    Pereira

  • João Lains
    Posted Abril 23, 2015 at 12:17 am

    Ter uma boa estrada, não é só colocar alcatrão.

  • Awesome_Mark
    Posted Abril 22, 2015 at 11:54 pm

    Mais um belo artigo da tua autoria! Mas trata-se do Calcio, e por isso sei que não te custou nadinha eheh.

    Acho que não é nenhum disparate dizer que com este plantel o Inter tinha a obrigação de no mínimo lutar por um lugar de acesso à Champions. Neste momento, até a Europa League parece uma miragem. No que respeita ao ataque por exemplo, não ficam a dever nadinha à Juventus após as chegadas de Shaquiri e Podolski em janeiro. Reconheço-os inclusivé maior potencial comparativamente ao rival da cidade, apesar de estarem atrás do Milan na tabela. Alguns reforços cirurgicos são necessários para voltar a tentar reerguer os nerazzurri e importante também é manter as principais figuras, sobretudo o Icardi que se não é o jogador mais valioso em Itália depois do Pogba anda lá muito perto. Mancini, e isto é mais consensual, deverá saír pois já se percebeu que não reúne as competências necessárias para este projeto mas duvido que tal aconteça, visto que no clube parece-me ser uma figura mais ou menos apreciada também por aquele tricampeonato. A aposta ideal talvez fosse no Vicenzo Montella mas caso se queira pescar fora qualquer um dos portugueses poderia ser útil: Leonardo Jardim, Villas Boas ou Jesus.

    Tendo em conta que vens escrevendo alguns artigos acerca do futebol italiano, e se não te for pedir demais, gostaria de ver um artigo sobre a Sampdoria, provavelmente a segunda maior revelação desta edição da Serie A e que tem neste momento o dono de clube mais entusiasmante do futebol mundial. Massimo Ferrero, quem mais?

  • Pedro Barata
    Posted Abril 22, 2015 at 11:45 pm

    Belo texto Rodrigo, parabéns. Já te disse e repito aqui: deverias escrever mais regularmente.

    Realmente o Inter tem plantel para garantir a Champions via campeonato. Desde logo, é melhor que o do Milan. Não só há jovens por potenciar como Kovacic ou Icardi, como há gente como Shaquiri (quem diria que teria muito menos impacto que Salah?) Podolski (um dos três melhores marcadores de sempre da seleção Alemã) ou Guarín.

    Já se sabia que com Mancini pouco futebol se veria. Desta feita, os resultados estão também longe. Mas parece-me que dificilmente não fica para a próxima época.

  • Rafael Almeida
    Posted Abril 22, 2015 at 11:39 pm

    Como adepto desde pequeno do Inter, custa-me ver o clube estar na posição em que está, com uma equipa bastante boa. E mesmo assim não acho a defesa tão má quanto isso. Deus queira que neste mercado de transferências venha o Touré para o meio-campo como se chegou a falar e que mantenham o Podolski pelo menos ( não deve contar para Wenger, e no Inter, sem dúvida que este fazia maravilhas ),. Na Europa o Inter fez o que fez contra o Wolfsburgo, no campeonato é o que se vê ( se bem que acho que tem equipa para ficar muito mais acima na tabela ). Que a próxima época seja muito bem planeada, porque quero voltar a ver o meu Inter campeão.
    Cumprimentos,

    Rafael Almeida

  • Anónimo
    Posted Abril 22, 2015 at 11:38 pm

    Para mim, atrás da Juve, têm talvez o melhor plantel, em teoria.
    Mancini é assim tão mau para trazer para 10º (!) uma equipa que deveria estar no top 3? Talvez sim, apesar de ter sido campeão inglês.
    Milan tem um plantel bastante inferior, com um treinador inexperiente e sem provas dadas e ainda assim consegue estar um lugar à frente do Inter.

    Tiago Gudjohnsen

  • Correia
    Posted Abril 22, 2015 at 11:30 pm

    E?

    O Immobile no ano passado foi o melhor marcador da Liga e hoje, é opinião generalizada, é visto como um jogador que parecia de um nível superior.

    O nível do futebol italiano desceu bastante nos últimos anos e com isso é natural que os protagonistas do campeonato não sejam de qualidade insuspeita.

    • E Jorge
      Posted Abril 23, 2015 at 12:31 am

      Correia o problema está só no Immobile ou na equipa toda? É que este Dortmund não é o mesmo que maravilhou o mundo há 2 anos…Este dortmund está muito distante de 2012/2013

    • Pedro Barata
      Posted Abril 22, 2015 at 11:42 pm

      O Immobile é um belo Ponta-de-Lança, simplesmente não é homem para este Dortmund, já que não se adapta a ter de jogar longe da baliza, a atacar em correria constante, é um Homem mais de área.

  • The Monster
    Posted Abril 22, 2015 at 11:30 pm

    Discordo totalmente que o Inter seja o segundo ou terceiro melhor plantel da Liga Italiana.
    É um plantel de grande potencial, e não duvido que Kovacic e Icardi possam vir a ser dos melhores do mundo mas ainda são incognitas e o Inter tal como o Milan sempre nos habituaram a ter nos seus quadros alguns dos melhores futebolistas do mundo o que não acontece agora, assim sendo acho que os três melhores plantéis da liga italiana são da Juventus, Roma e Nápoles.

    • Jorge
      Posted Abril 23, 2015 at 9:33 am

      Inteiramente de acordo contigo . Acho que o Nápoles e a Roma têm plantéis melhores que o do Inter atualmente.

      Cumprimentos

  • Correia
    Posted Abril 22, 2015 at 11:19 pm

    Talvez um dia venha a perceber o hype à volta do Icardi…

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 23, 2015 at 8:31 am

      O Immobile é mau, por acaso?

    • Rodrigo Cavalcanti
      Posted Abril 23, 2015 at 1:44 am

      Mas o Immobile ainda mostra qualidade, a questão é de adaptação a equipa ou ao campeonato

    • João Lains
      Posted Abril 23, 2015 at 12:16 am

      É justo, mas Icardi tem uma margem de progressão muito maior e é muito mais completo.

    • Awesome_Mark
      Posted Abril 23, 2015 at 12:12 am

      Pela tua lógica a qualidade do campeonato espanhol também está lá em baixo, visto que o Di Maria foi no último ano indiscutivelmente um dos melhores jogadores do Real e este é apontado como o grande flop da Premier League…

    • Correia
      Posted Abril 22, 2015 at 11:41 pm

      E?

      O Immobile no ano passado foi o melhor marcador da Liga e hoje, é opinião generalizada, é visto como um jogador que parecia de um nível superior.

      O nível do futebol italiano desceu bastante nos últimos anos e com isso é natural que os protagonistas do campeonato não sejam de qualidade insuspeita.

    • Pedro Barata
      Posted Abril 22, 2015 at 11:40 pm

      Hype? Basta vê-lo em ação: garra, luta, físico, técnica, joga de costas, cabeceia, recebe e remata, ataca bem o espaço…

    • max alves
      Posted Abril 22, 2015 at 11:40 pm

      Hype…ele fazia a diferenca na samp e faz na inter…saiu da base do barca…e eh o centroavante movel que faz falta a muitas euipes…faz mal nao ver jogos antes de comentar

    • João Lains
      Posted Abril 22, 2015 at 11:23 pm

      Hype? É o segundo melhor marcador do campeonato italiano.

  • Miguel'zinho
    Posted Abril 22, 2015 at 11:15 pm

    Realmente é uma equipa com muito potencial e alternativas necessitando de reforços na defesa, o grande problema é o treinador que nao tem capacidades para mais.

    • Economia E2
      Posted Abril 23, 2015 at 11:41 am

      Handanovic santon juan Jesus vidic coentrao medel witsel kovacic shaquiri icardi e Jesé . Equipa que renderia no inter. juntando , Joel campbell, carrillo, Paulinho , jimenez ao grupo e temos candidato

  • Kafka I
    Posted Abril 22, 2015 at 10:58 pm

    O Inter pode comprar os jogadores que quiser que enquanto tiver um treinador medíocre como o Mancini, não vai sair do lugar onde está…

    • Mário Rebelo
      Posted Abril 23, 2015 at 7:53 pm

      Miguel, foi exatamente isso que eu disse, mas mais resumido.

    • António Vilares
      Posted Abril 23, 2015 at 7:24 am

      Tudo dito Kakfa ;) O Inter necessitaria de alguém com capacidade para estruturar o clube e com capacidade para potencializar o potencial deste jovem plantel. Bom, Mancini nem para uma coisa nem outra… Tomara ao Inter que a sua qualidade de treinador fosse igual à metade da qualidade do Mancini como jogador (que craque na Sampdoria dos anos 90)

    • Anónimo
      Posted Abril 23, 2015 at 1:16 am

      Diego Lopez, Abate, De Sciglio, Rami, Mexes, Alex, Antonnelli, de Jong, Montolivo, Essien, Poli, Bonaventura, El Shaarawy, Cerci, Honda, Menez, Van Ginkel, Suso, o proprio Mastour… não me digam que com um treinador e equipa técnica realmente boas este plantel não era bom com uns reforçozitos em cima? Em experiência dao 5 a 0 ao Inter a não ser que para vocês so conte a juventude e mais juventude tipo à FM. Olhem o lider do campeonato português é um dos planteis mais velhos do campeonato.

      Podem-me me dizer que alguns desses jogadores não rendem, também não os do Inter, senão este não estava no lugar que esta, inclusive abaixo dos rossoneri.

      Gonçalo

    • Miguel'zinho
      Posted Abril 22, 2015 at 11:40 pm

      Mario Rebelo,

      Discordo, o Inter tem um plantel com muitas mais alternativas, mais jovem e com muito mais potencial. O plantel Milan, apesar dos bons reforços que tiveram em janeiro mas desses poucos jogam, tem muitos jogadores que são utilizados mas que ja não rendem para uma equipa como o Milan.

    • Pedro Barata
      Posted Abril 22, 2015 at 11:39 pm

      Bastante superior, acrescento eu. O Milan não tem melhor plantel que o Nápoles ou a Fiore.

    • Mário Rebelo
      Posted Abril 22, 2015 at 11:16 pm

      Idem para o Milan. Se bem que este plantel é, ainda assim, superior ao dos rossoneri.

Deixa um comentário