Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Rúben Dias, Jota e Bruno Fernandes (bis, com duas assistências de Conceição) resolveram, mas Pukki não precisou de muito para marcar dois golos a Portugal

XI Portugal: José Sá, Cancelo, Rúben Dias, António Silva, Nuno Mendes, Palhinha, João Neves, Vitinha, Francisco Conceição, Rafael Leão, Diogo Jota.
XI Finlândia: Lukas Hradecky, Ilmari Niskanen, Nikolai Alho, Robert Ivanov, Richard Jensen, Anssi Suhonen, Urho Nissilä, Matti Peltola, Juho Talvitie, Benjamin Källman e Oliver Antman.

135 Comentários

  • OTioVermelhudo
    Posted Junho 5, 2024 at 11:05 am

    Pois foi uma partida muito gira, dou os parabéns ao Berto por ter experimentado jogadores usualmente menos utilizados.
    Fazendo agora um balanço, direi que a opção por aquele meio campo foi interessante. Palhinha, ao descer, permite uma lógica de 3 centrais. Neviesta e Vitinha são dinâmicos.
    Mas agora é aquela parte em que vou discordar um pouco do que um dos comentadores do jogo foi dizendo, ele disse que o Fernandes precisa de jogar um pouco atrás para ter espaço para os seus passes longos e coiso.
    Vou dissecar isso e acrescentar uma coisas depois dos tracinhos.
    ——-
    E o Tio discorda porque claramente o Bruno Fernandes é dos melhores rematadores portugueses, claramente, devendo por isso estar mais ali na zona de tiro. Ele é um jogador de golo, já no Sporting o foi.
    Querem um jogador no meio para passes longos? Ruben Neves.
    Há algum centro campista melhor que o cara nesse aspecto? Passes longos? Quem?
    Nem vocês acreditam nisso.
    Não viram as épocas na Premier?
    Nem vou falar nos remates fora da área, nesse aspecto dá também um baile à concorrência.
    Pá, não quero saber se acham que ir treinar com o sábio para a Arábia é uma treta, não me interessam os vossos ódios de estimação. Em termos de características, o Neves é superior nestes capítulos.
    Daí já vou dizendo que Vitinha e Neviesta, em jogos como este, me parecem redundantes. Vitinha é um organizador, ágil com bola, dinâmico, mas por si só não mete o redes contrário em sentido.
    Neviesta é dinâmico, agressivo, mas também não espero que saque do nada ali uma coisa louca. Aliás, o Conceição é o Neviesta da linha. Dinâmico, raçudo e comprometido. Como gostar de um e não gostar do outro? Clubite aguda. Vendo os dois jogadores, clubite aguda.
    E eu poderei dizer que o Bernardo Silva é um Vitinha da ala. Inteligente, bom na posse, bom no passe. Se espero um rasgo doido de algum? Não. Isso é mau? Nem por isso. São características.
    —–
    Portanto, atenção que o Neves tem características muito interessantes para este lote de jogadores. Menos dinâmico que os dois titulares de ontem, claramente, mas mais forte noutras coisas.
    E eu já disse do Fernandes o que se pode dizer do turco do Benfica, claramente têm de estar perto do golo porque claramente não têm medo de chutar à baliza.
    ——
    O Rafael Leão é bom, mas o Tio viu o Chris de 23 e 24 anos portanto não estou minimamente impressionado.
    Acho que este Leão tem coisas de Balotelli e não corre mais vezes atrás da bola ou dos defesas porque não tem condição física para isso.
    Já sei que acham que não, mas o problema é que ainda não perceberam que se o Leão se desgasta nestas coisas depois não tem explosão para atacar, e sem explosão ele é um jogador bom, mas nada de extraordinário. Na minha opinião.
    Portanto, em relação ao Leão já vi o que tinha a ver. Vai dar jeito, principalmente contra os tubarões onde ele terá metros para atacar e costas bem defendidas.
    ——-
    Não há no futebol português nenhum ponta mesmo ponta. O Tio viu há tempos aquele cara da Sociedade Real, o Thorloth, no jogo contra o Madrid e bateu muitas palminhas. Incrível, naquele jogo voltei aos meus tempos de gurizinho onde havia avançados bestas a ganhar bolas de cabeça e a marcar golões. Comidos de cebolada aqueles centrais do Real.
    O nosso futebol nunca foi pródigo nesse tipo de avançado, tivemos 2 ou 3, e eu acho que nos daria jeito. Chris, plantado na área, faz zero. Não há pinheiros.
    Gerardo Ramos? É bom, mas também não é desse género.
    ——-
    No restante, foi o expectável.
    Este time tem bons jogadores, boas opções, cabe agora ao Berto Martins fazer mais experiências nos próximos jogos.

    • Fantantonio
      Posted Junho 5, 2024 at 1:34 pm

      Nos passes longos? O William. É que ainda por cima, o William tem outras qualidades nas quais se destaca, enquanto o Ruben Neves tem sido pouco mais do que um jogador certinho nos últimos tempos. Neste momento, nem é o melhor Neves a fazer de 6 na seleção.

    • ForsenCD
      Posted Junho 5, 2024 at 12:20 pm

      Este gaslighting de que o Ruben Neves ainda é útil é qualquer coisa de surreal.
      O homem foi titular contra Marrocos precisamente pelos passes longos (o próprio F.Santos confessou) e o que aconteceu?
      Da mísera meia dúzia de passes longos que fez, falhou quase todos e os que acertou foram lateralizações inconsequentes. É mesmo isto que a seleção precisa “neste tipo de jogos” ? a sério?
      Eu vou mais longe e digo que nem para isso ele serve, neste momento o Palhinha, o João Neves e o Vitinha são melhores em passes longos!
      *
      Eu estou-me completamente marimbando para os petardos anuais do Ruben Neves e os passes transatlânticos.
      Raramente usava essas armas na Premier League porque esse caracol com a sua ausência de intensidade raramente lhe era permitido estar em situações em pudesse usar essa arma. Aliás basta ver a pedra no sapato que era o Ruben nos últimos dois anos de Wolves.
      *
      Eu já vi muitas pessoas especiais no VM mas uma a defender Ruben Neves nesta altura do campeonato deve levar a taça. Isto é como pedir Esgaio para lateral porque a titularidade de Cancelo/Dalot é redundante.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Junho 5, 2024 at 1:32 pm

        Não precisavas desse texto todo. Quem é o treinador do Rúben Neves no clube onde ele joga? Pois.

      • OTioVermelhudo
        Posted Junho 5, 2024 at 1:05 pm

        Pois tens razão, toda a carreira do jogador, e toda a opinião que eu tenho dele, vão ser resumidas em função de um jogo contra Marrocos, jogo em que aliás a seleção jogou toda bem exceto o Neves. Não foi? Claro que sim.
        —–
        Eu costumo perguntar sempre isto antes da cena se proporcionar, por uma questão de educação, e portanto cá vai: can i laugh at your face?
        É que é mesmo “at” porque claramente é da tua cara que se tem de rir, uma vez que estás todo aziado por eu dizer aquilo que qualquer adepto médio da Premier sabe.
        Ah, agora o Neves era uma pedra no sapato daquele clube. Incrível.
        Can i? … …
        Só assim de leve?
        “Ah”.
        Já tá.
        ——-
        Palhinha agora é mais hábil no passe que o Neves?
        Podes não gostar de um jogador, mas daí a criar fantasias já vai uma grande distância.
        Que azia.
        Eu não disse que ele era mais útil que os titulares, disse simplesmente que tem características diferentes e que pode dar jeito.
        —–
        O Neves foi chamado porque é um belo jogador, com boas épocas na Premier, épocas com muitos jogos, um jogador diferenciado dos restantes. Talvez lhe falte mais confiança na seleção.

        • ForsenCD
          Posted Junho 5, 2024 at 3:52 pm

          Desta vez faço um comentário curto.
          A única coisa em que o Neves é útil é para apoiar a seleção em casa comendo umas Lays.
          0 características especiais não oferece nada, nem para banco.

  • Mr.433
    Posted Junho 5, 2024 at 9:44 am

    Dizer que os dois jovens falharam no primeiro golo é desonesto. É uma clara falha de Inácio e mais por culpa de habito de jogar numa linha de 3 centrais. O seu posicionamento esta completamente fora. Não pode estar a defender um lance daqueles com o atacante nas costas dele (não havendo mais adversários ali), naquela posição não esta a fazer nada, tem de estar a controlar o atacante e ai sim se falhar o AS faz a dobra.

    • The Mo
      Posted Junho 5, 2024 at 10:24 am

      Exactamente.
      O Inácio esqueceu-se que estava a jogar em dupla, e não tinha o Coates atrás para o dobrar.

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 5, 2024 at 11:40 am

        O Inácio precisa de fazer aqueles testes de memória, está sempre (sempre sim) a esquecer-se de qualquer coisa. O melhor é ser dispensado.

    • Sand0can
      Posted Junho 5, 2024 at 10:18 am

      Desonesto é o teu comentário, ou apenas e só, ignorante. O avançado vem da direita do António, faz uma diagonal entre os 2 (o António devia ter fechado mais o meio pois a bola circula na esquerda). Para além disso, o Toni confia no fora de jogo e não aperta o movimento, chegando depois tarde. Uma palavra para o médio mais underrated do mundo que é só o melhor jogador da nossa seleção, Bruno Fernandes.

  • Stravinsky
    Posted Junho 5, 2024 at 9:42 am

    Há uns meses perguntei aqui no blog se achavam o Francisco Trincão melhor que o Francisco Conceição e a resposta foi basicamente unanime: “Sim. Trincão é melhor.”
    Para mim, que sou Sportinguista é uma escolha feita com palas clubísticas nos olhos. Pagava para ter Francisco Conceição no lugar do Trincão, fácil, fácil.

  • Carocho1
    Posted Junho 5, 2024 at 9:28 am

    Duas notas:
    – A confirmar-se aquilo que falava com outros users antes da convocatória, Chico Conceição traz algo diferente à ala direita e vai ter bastantes minutos no Euro precisamente pelo seu perfil. Caráter à parte, é um jogador útil.
    .
    – António Silva e Inácio com falhas que não podem ter daqui a 2 semanas. Quero acreditar que o foco/concentração nos jogos a sério seja diferente.

  • rmatos24
    Posted Junho 5, 2024 at 8:49 am

    Este jogo foi um bom teste. Com pouco tempo de preparação, um adversário acessível, deu para isso mesmo,
    para testar. E pode-se criticar Martinez nas escolhas ou se devia levar o A, B ou C, mas o espanhol usa estes jogos para testar. Podia apostar já num 11 próximo daquele que se prevê ser o 11 tipo no Europeu, mas ainda não o fez e bem. Se o fizesse, provavelmente não iriamos TODOS perceber a escolha de Conceição em detrimento de outras opções. O jogador do Porto, de quem não sou particularmente fã, justificou ontem em pleno a sua escolha para este Europeu. Sempre ligado à ficha, intenso, sem receio de partir para cima mesmo que possa correr mal. Quem mais temos com estas caraterísticas? Talvez Pedro Neto, mas está em má forma. Trincão é muito bom, mas não tem esta intensidade se for necessário mexer com o jogo.

    Depois, Martinez fez outra coisa e na minha opinião bem. Na segunda parte, optou por uma variabilidade tática, mais exposta (Cancelo raramente foi lateral na 2 parte, andou no meio/ala em zonas ofensivas), ficando Inácio a cobrir a lateral esquerda e era quase sempre João Neves que baixava para a zona central, fazendo uma espécie de 3 centrais, como Martinez gosta de jogar. Se Portugal irá jogar assim? Duvido, mas é importante treinar nestes jogos em caso de necessidade. A equipa expõe-se, mas ao mesmo tempo cria rotinas ofensivas e defensivas para jogos em que provavelmente tenha que ir atrás do resultado.

    Por fim, não vou na onda de dizer que é Pepe que tem que jogar com Rúben Dias só porque o Pukki fez 2 golos. Fez 2 golos numa fase de total descompressão da equipa e porque lá está, havia muito espaço por explorar e poucas rotinas entre estas duplas. Vão-me dizer que Pepe, se apanhar um avançado rápido e possante, terá o mesmo andamento de Silva ou Inácio? Não me esqueço da humilhação que o luso português sofreu de Gyokeres. Não digo isto porque Pepe não seja um excelente central, mas porque já não tem pernas para certos adversários. E outra questão, com Pepe, Portugal terá sempre que jogar com linhas mais baixas porque não há andamento para correr para trás. Quererá Portugal jogar assim? Veremos. Outras dúvidas surgem ainda no meio campo (João Neves a mostrar que não vai de férias à Alemanha, apesar de achar que vai ser suplente) e Rafael Leão é bom que dê outra intensidade, senão provavelmente encostará para jogar Félix.

    • Bruno Cunha
      Posted Junho 5, 2024 at 9:10 am

      Nem o Pepe, nem o Ruben dias evitariam o primeiro golo…
      Os centrais estão a defender a 30 metros da baliza, isto para resultar depende dos portadores não terem 10 segundos para pensar e executar.

      Basta olhar para o comportamento de António Silva por exemplo, tem os apoios bem colocados está em posição de arrancar caso o passe entre e nem perto do Pukki conseguiu estar.
      Eles poderiam ter baixado mais rápido é verdade mas não estavam a contar provavelmente que ninguém pressiona se um portador após um lançamento lateral…

  • jimmyvicente
    Posted Junho 4, 2024 at 11:53 pm

    1- esta seleção precisa do Pepe
    2- cancelo está numa forma absurda
    3- palhinha tem que ser titular em todos os jogos
    4- este João neves não vai vender barato o lugar ao vitinha
    5- Bruno Fernandes a jogar assim na seleção faz sonhar
    6- Rafael leão, todos sabemos que és um craque, mas corre lá mais um bocadinho atras da bola por favor
    7- Chico Conceição a fazer por merecer uns minutos no euro
    8- enquanto o Ruben neves não jogar isto vai dando para ganhar

    • Cuca Beludo
      Posted Junho 5, 2024 at 8:44 am

      Começaste mal mas acabaste bem…
      Ponto 1 – discordo completamente, o tempo de Pepe na seleção ja acabou desde o ano passado.
      Ponto 2 – Cancelo é absurdo contra estas seleções/equipas que só defendem… quando joga contra equipas/seleções que vão para cima, a defender é uma nodoa e a atacar acusa pressão.

      • Bjorn
        Posted Junho 5, 2024 at 9:40 am

        O Pepe tem sido constantemente o melhor central na selecção e o tempo dele acabou o ano passado. As pessoas não conseguem ultrapassar o clubismo. Surreal como esquecem tudo porque lhes dá jeito. Se a versão do AS e do GI for esta que se viu, o Pepe é MUITO superior…

        • Mantorras
          Posted Junho 6, 2024 at 9:43 am

          Este Pepe? Depois desta epoca? O Pepe ja nao tem lugar. O lugar devia ser do Inacio.
          Gosto muito do Pepe, acho muito bem que tenha ido, pela carreira enorme que fez pela nossa seleccao, onde foi quase sempre o melhor em grandes competicoes, mas nao acho que deva ser titular.

        • Cuca Beludo
          Posted Junho 5, 2024 at 3:40 pm

          Falar em clubismo sem saber o clube do outro é um bom ponto… mas falhado.
          Não é preciso ser nenhum expert para ver que o tempo de Pepe na seleção (e não só) já acabou. A idade toca a todos…
          Ser constantemente o melhor central da seleção sem jogar… uma coisa é facto, ao menos não enterra… nos últimos 9 jogos, jogou em 2 jogos, 45 minutos em cada jogo, um total de 90 min em 9 jogos…
          Quanto as versões do AS e do GI, a do AS enquanto estava com o RD ao lado não foi má, foi competente. A coisa mudou quando o RD saiu e ficaram os 2 miúdos a jogar, faltou a experiencia e a comunicação que RD entrega.
          Tanto o AS como o GI ao lado do RD fazem exibições iguais ou superiores ao Pepe nos dias de hoje. E para ter um jogador em fim de carreira ou um jovem que vai evoluir a fazer uma exibição idêntica, acho que é preferível apostar no jovem…

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 5, 2024 at 1:23 pm

          Acho que devias escrever “muito” duas vezes. Só assim em letras grandes não passa a mensagem.

  • KingPin
    Posted Junho 4, 2024 at 11:52 pm

    Mantenho a minha opinião desde a convocatória . Titulares tem que ser Diogo Costa, Rúben Dias, Dalot, Palhinha, Vitinha, Leão, Ronaldo e Conceição( muitas críticas houve).
    De resto muda consoante o adversário…

  • DNowitzki
    Posted Junho 4, 2024 at 11:30 pm

    É óbvio que o FC está à frente do Trincão. Só não vê quem não quer, ou quem anda sempre o chorar pelos pobres perseguidos do seu clube. O rapaz, por mais intragável que seja, joga melhor à bola do que o ex-Braga.
    Sobre o Silva, o rapaz deve andar a seduzir malta conhecida de muita gente. Só pode. A forma como são acentuados os seus erros ou pretensos erros e a ligeireza com que se tratam outros rapazes que metem igualmente água é notável.
    Ao longo da época, à vez, li aqui que o melhor central em Portugal era o Inácio, depois era o Diomande, depois o rapaz holandês, depois era o Diomande novamente, depois o Inácio. Fiquei confuso.

    • Fantantonio
      Posted Junho 5, 2024 at 1:47 pm

      É óbvio que está à frente do Trincão porque o selecionador nunca chamou Trincão. Que raio de mania de tirar conclusões sem termo de comparação (até porque se o termo de comparação fosse a época que os 2 fizeram a nível de clubes, não ia correr bem).
      Ninguém nega que o Chico tem qualidade, mas têm falado aqui da escolha dele em detrimento do Trincão como se fosse uma questão de Figo vs Pedro Barbosa, quando não é, de todo, o caso.

    • Stravinsky
      Posted Junho 5, 2024 at 9:45 am

      Totalmente de acordo.
      Fiquei estupefacto, quando há uns meses perguntei aqui no blog quem achavam melhor, e a resposta de quase todos foi: o Trincão.
      Pode não ter tantos adeptos pelo mau feitio, mas o Conceição é bastante melhor que o Trincão, diria.

      • Stromp1906
        Posted Junho 5, 2024 at 10:08 am

        Eu também acho que o Conceição é um craque, e que no contexto de seleção (leia-se jogadores á disposição) provavelmente até fará mais sentido do que Trincão, mas pegando no jogo de ontem como exemplo, qual é o Conceição que viram? Um jogador claramente agitador com intensidade a 300% ou o Conceição que tomou péssimas decisões em 90% dos lances que interveio?
        Resumindo é uma boa opção, vai servir em determinados jogos e dentro de contextos muito específicos, mas para titular não tem dualidade
        Tal como João Neves é um craque, mas comparar o que dá ao jogo comparativamente com Vitinha neste momento é só surreal..
        Tal como Pepe com arteroses dá 30 voltas a Silva ou Inácio.
        Tudo isto são opiniões minhas que valem o mesmo que outra qualquer, nem mais nem menos.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 5, 2024 at 8:08 am

      Só não vê quem não que ou quem tem uma opinião diferente.

    • disturbed17
      Posted Junho 5, 2024 at 12:51 am

      Por falar em clubite, alguém aqui tirou mestrado, nem os 20 e tais pontos de distância tiram a falta de humildade.
      Aquele Cancelo também não joga nada, quando temos um João Mário.. Rafael Leão e Diogo Jota, ridículo quanto podíamos ter naturalizado o Galeno.
      E já agora aproveitar, despedir o Martinez porque o melhor treinador do mundo está livre!!

    • Joga_Bonito
      Posted Junho 4, 2024 at 11:46 pm

      Eu já o disse antes. Ele é nojento como pessoa mas como jogador tem potencial e tem características raras hoje em dia, como o 1vs1 à antiga. Só perde em ficar a jogar sempre na asa do pai, porque nunca terá o reconhecimento que merece nem poderá crescer porque SC nunca o iria criticar (o que se compreende sendo o pai).
      Contudo, eu até gosto do Trincão, sempre achei que tinha potencial mas tarda em evoluir para o que deveria e tem muitos apagões ao longo da época. Pode ser daqueles casos que só aos 25-26 anos irá explodir quando der um clique mental, uma espécie de explosão tardia.

  • iniesta27
    Posted Junho 4, 2024 at 11:24 pm

    Jogo positivo de Portugal e que passou boas sensações. É verdade que sofremos 2 golos, mas também foram fruto de um adormecimento que dificilmente acontece num jogo de europeu, com os níveis de concentração e ambição no top.

    Destaques:
    Chico Conceição – Ganhou pontos e acredito que será um excelente abre-latas nos jogos mais difíceis, seja para conquistar os famosos penaltys, seja para sacar cartões aos adversários, seja para cruzamentos no desespero.
    Vitinha e João Neves – Jogaram muito bem juntos, tanto como 10 e 8, como depois como 8 e 6. O vitinha será titular na maioria dos jogos, mas o Neves será tanto alternativa para 8 como para 6 e não me surpreendia que jogasse alguns jogos como titular.
    João Palhinha – É besta e tem de ser titular. Top 5 trincos do mundo para mim. Também sabe atacar.
    Pedro Neto – Está em má forma, espero que recupere o ritmo a tempo de ser importante.
    Antonio Silva e Gonçalo Inácio – Gostei com bola, não gostei sem bola. Antonio Silva está em má forma a defender, espero que não se torne um problema porque todos os centrais serão necessários.
    Rafael Leão – Revejo-lhe toda a qualidade do mundo, mas prevejo que o Félix comece a titular no lado esquerdo. Também passa jogos sem aparecer, mas pelo menos dá mais à equipa no passe e na posse.
    Diogo Dalot e Bruno Fernandes – Estão em excelente forma e motivados, para mim são os dois indiscutíveis a titular.

    Ao dia de hoje, 11 para o primeiro jogo:
    Diogo Costa
    Dalot Pepe Ruben Dias Cancelo
    Palhinha Vitinha Bruno
    Bernardo Cristiano Félix

    João Neves, Gonçalo Ramos, Rafa Leão, Nuno Mendes são os mais próximos de serem titulares além desse 11, na minha opinião.

    Em termos de qualidade não sei quem é melhor entre Pote, Trincão e Chico, mas sei uma coisa: o Chico está em boa forma e vai ser uma mais-valia a partir do banco ou até mesmo numa eventual titularidade.

    Força Portugal!

  • Diogo Oliveira
    Posted Junho 4, 2024 at 11:01 pm

    Este jogo serviu para justificar a chamada do chico conceição. Quem na altura catalogou a sua convocatória como desmerecida, tem aqui um belo sapo para engolir. Está num excelente momento, joga com confiança e corre que se farta. Como já foi referido, tem de melhorar na finalização e decisão.

  • Acnology
    Posted Junho 4, 2024 at 10:06 pm

    A malta ainda vai engolir tantos sapos com o Francisco Conceição…

    PS: Sou benfiquista

  • Hirok "The Truth"
    Posted Junho 4, 2024 at 9:34 pm

    O Xico é bem melhor que o Trincão, quanto a isso já na Supertaça se tinha visto a diferença gigante entre os dois, Pepe será titular ao lado de Ruben Dias, Ronaldo lá na frente, Rafael Leão é uma moeda tanto pode dar cara e destrói os adversários como dar coroa e é -1.. é pena porque é um jogador top..
    Meio campo muito bom, é sem dúvida o nosso melhor setor apesar de termos lá nos convocados um não jogador.. de resto um teste normal contra uma seleção fraca, vão haver +2 jogos amigáveis e outros 3 semi amigáveis e só após estes 5 jogos começa a sério e aí vamos ver como a equipa vai embalada..

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 4, 2024 at 10:59 pm

      Eu começo a achar que o milagreiro afinal não era o Conceição. Fazer 90 pontos, ter várias perdas ao longo do ano e ainda assim ver uma equipa que acabou a 18 pontos ter vários jogadores melhores (neste caso bem melhores) coloca-o num patamar que dão a outros.

      • oMeuUserName
        Posted Junho 5, 2024 at 8:46 am

        Vários jogadores? Então, Neville? Estás a generalizar? O Hirok só falou de um jogador…

        • Neville Longbottom
          Posted Junho 5, 2024 at 1:24 pm

          Estou a generalizar sim. Já há algum tempo que só generalizo. Mas esta nem foi das piores.

  • Joaquim Alberto
    Posted Junho 4, 2024 at 9:31 pm

    1. Não podemos dizer que temos uma das melhores selecções e que somos candidatos (quase favoritos) e depois dizer que, contra Turquia, Geórgia e Chéquia, temos de jogar com um 6 puro. Com todo o respeito pelo Palhinha, que muito admiro, parece-me que nesses jogos vamos precisar de um meio-campo mais criativo e que ofereça soluções no ataque e será possível prescindir de um elemento “só” defensivo. Ainda por cima, tanto Neves como Vitinha desenvolveram muitas rotinas a 6, este ano, tendo tido ambos épocas excepcionais (cada um à sua medida). Neves-Vitinha-Bruno parece-me um meio-campo que, contra estes adversários, acautela o equilíbrio defensivo e potencia a organização (e até a transição) ofensiva. O Palhinha será fundamental contra selecções que causem outros problemas defensivos.

    2. Chico está lá para isto. Não será titular, certamente, mas será sempre útil quando for preciso abanar com o jogo.

    3. É bizarro convocar um jogador em tão má forma como Neto e deixar de fora jogadores motivados como Pote ou Trincão. O Pedro Neto em forma é, na minha opinião melhor do que os outros que referi, mas não acredito que em 2 semanas consiga recuperar o ritmo que se exige.

    • oMeuUserName
      Posted Junho 5, 2024 at 8:52 am

      Em relação ao ponto 1, eu acho o contrário! O Palhinha é mais útil na construção contra estas equipas que lhe dão mais espaço… E, defensivamente, o raio de ação que ele tem permite que basicamente os outros dois médios estejam mais à vontade a subir porque têm as costas cobertas. Nem o João Neves nem o Vitinha têm esse raio de ação, e o que trazem em criatividade, perde-se no equilíbrio na transição defensiva. Com o Palhinha, podemos quase defender transições só com 3: ele e os dois centrais. Solta os outros médios, solta os laterais,…

    • Bayern de Monchique
      Posted Junho 5, 2024 at 7:07 am

      Respondendo ao ponto 1, quase que concordei na primeira leitura e até faria todo o sentido se estivéssemos a jogar um qualifier (a bem da verdade, a Geórgia é de nível qualifier). República Checa e Turquia não são tansos nenhuns e são seleções chatinhas.

      Por outro lado não consigo olhar para o Palhinha como “um 6 puro”. Não na linha de Costinha ou, sei lá, Florentino. Acho que o Palhinha evoluiu bastante com bola no pé tanto que ontem na saída a 3 era Palhinha a descer e não João Neves (como faz no Benfica, por exemplo). Mas acho que a maior vantagem em tê-lo em campo é a sua capacidade de antecipação e desarme, de ler jogo e de matar jogadas. Nos 3 jogos da fase de grupos a tendência será que as outras seleções apostem muito em transições rápidas e, para mim, Palhinha é um equilibrador nato nesse sentido. Acho que Roberto Martins não vai prescindir nele a não ser no 3.º jogo para lhe dar descanso – isto assumindo que chegamos lá com 6 pontos.

      • Joaquim Alberto
        Posted Junho 5, 2024 at 10:19 am

        Percebo perfeitamente a tua ideia de que o Palhinha é (de longe, acrescento eu) o mais capaz de matar jogadas. No entanto, mantenho o meu entendimento (talvez demasiado “romântico”, dirás) de que uma selecção que se quer assumir como candidata ao título e que até tem qualidade individual para isso tem de entrar em campo contra Geórgia, Turquia e Chéquia com um meio-campo mais criativo/ofensivo. Até pelos problemas que estas selecções nos vão colocar.

    • Martinator
      Posted Junho 4, 2024 at 10:00 pm

      Por acaso acho que o Palhinha é mais criativo que o Neves que se limita a jogar para o lado e para trás e defensivamente não permite que aconteçam os passes que deram origem aos golos da Finlândia.

    • Jasomp
      Posted Junho 4, 2024 at 9:39 pm

      O Pedro Neto em baixo de forma é melhor que o Pote e que o Trincão. Na sua forma normal, é muito melhor.

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 4, 2024 at 11:02 pm

        Acho que precisas de dizer isso mais vezes, ainda não foram suficientes. Talvez daqui a uns tempos algumas pessoas comecem a acreditar em ti.

      • Dark Green
        Posted Junho 4, 2024 at 10:14 pm

        Talvez estejas com bazofia porque o Chico está na seleção mas qualquer jogador do Sporting é melhor que qualquer um que tenhas no teu plantel. Factos.

        Olha para cima e vês o campeão. Está a 18 degraus de distância.

        És um disco bem estragado ò jobem.

        • MyOpinion
          Posted Junho 5, 2024 at 9:15 am

          Ai essa soberba … Engraçado falar em bazófia e depois destila imensa BAZÓFIA porque este ano ganharam com 18 de avanço …
          Portanto, nada de novo para alguns users sportinguistas.

        • Aboubakar93
          Posted Junho 5, 2024 at 2:37 am

          Bem por essa lógica os adeptos do Sporting também olharam para cima na época anterior em que terminou em 4º lugar e qualquer jogador do Porto seria melhor que o Sporting. É por aí que vamos? Pela lógica da batata? Vamos lá saber ver futebol e distinguir as coisas.
          *
          Eu também concordo que o Pedro Neto como extremo e em forma tanto é superior ao Trincão como ao Francisco, basta ver futebol além fronteiras sem ser o tugão e perceber o nível dele. Em forma esteve a ser constantemente associado a equipas de topo da premier league, só isso diz muita coisa.

        • lidyabixby
          Posted Junho 5, 2024 at 2:31 am

          Ele podes estar a 18 degraus de distância mas vocês ainda vão ter que subir muitos lanços de escadas.

          Mais humildade.

          E não é pelo teu clube ser o campeão que significa que que 2 ou 3 dos vossos melhores jogadores tenham qualidade para ir a seleção.

      • Rocha Mexicano
        Posted Junho 4, 2024 at 10:03 pm

        É assim tao bom? Eu não vejo jogos dos Wolves. Pelos highlights, parece-me ser quase só explosão, alguma técnica mas nada por aí alem. Parece-me que acaba por ser só fogo de vista porque às vezes passa por muita gente e apresenta alguns números, mas isso também o Adama Traoré fazia, e embora o Pedro Neto tenha mais requinte, tem metade da força do Traoré. Eu por acaso concordo com a convocatória do Chico Conceição em detrimento do Trincão, mas deixar o Pote de fora por este tipo…oxalá ele valha isso tudo que dizes.

        • Jasomp
          Posted Junho 5, 2024 at 9:01 am

          Jogou enormidades no Wolves. E quem viu os jogos, confirma-se.

          • Rocha Mexicano
            Posted Junho 5, 2024 at 7:19 pm

            Quem viu os jogos dos wolves até março talvez confirme. Serei o unico aqui do blog que nao ve jogos dos wolves? ahahahah

        • JJayy "Non Believer"
          Posted Junho 5, 2024 at 7:23 am

          Devias ter acabado de comentar no “ eu não vejo jogos dos Wolves, só highlights”

          • Rocha Mexicano
            Posted Junho 5, 2024 at 7:14 pm

            Ai sim? Porque?

            • Mantorras
              Posted Junho 6, 2024 at 9:38 am

              E sim, tambem e melhor que o Pote. E olha que eu gosto muito do Pote, mas e de um nivel diferente. Abaixo.

            • Mantorras
              Posted Junho 6, 2024 at 9:37 am

              Porque qualquer pessoa que nao veja mais que isso nao pode opinar. O Neto e figuro do Wolves e nao fossem as lesoes estaria no City. O Trincao foi despachado para o Sporting e era banco ate meio desta epoca.

              • Rocha Mexicano
                Posted Junho 6, 2024 at 10:07 am

                Eu questiono-me se toda a gente aqui ve os jogos dos jogadores sobre quem fala “para poder opinar”. Mas vamos lá, por partes:

                1 – Certo que os highlights valem o que valem mas, como o próprio nome diz, mostram os destaques dos jogadores, pelo que mais facilmente fazem um gajo médio parecer bom do que o contrário.

                2 – Ser associado ao City dá esse crédito todo? E essa questão da lesão tem muito que se lhe diga…

                3 – A sério que um extremo de 24 anos com a módica quantia de 17 golos marcados na sua carreira profissional pode ser considerado assim tão superior ao Pote por tanta gente?? Tenho mesmo de ir ver os Wolves a jogar, ele deve andar lá a fazer coisas muito especiais.

                • Mantorras
                  Posted Junho 6, 2024 at 3:13 pm

                  Nao, mas tal como tu, eu faco questao de dizer “pah, nao vi, so vi videos ou highlights”, quando opino, se for esse o caso.
                  1. Sim, mas nao mostra tudo o resto que e tao ou mais importante, e pelo menos devia ser impeditivo de dizer “so tem explosao, e um Adama 2.0”.
                  2. Nao tem que dar, mas ser associado a melhor equipa do mundo tem que significar algo. Depois cada um valoriza como quiser. As lesoes dele sao recorrentes, inflizmente, nao sei o que significa ao certo “ter muito que se lhe diga”. Eu tenho pena por ele, porque vejo nele condicoes para ser extremo numa equipa de topo, sem lesoes.
                  3. Creio que as lesoes explicam muita coisa. Ele fez, de facto, muitas coisas especiais, pelo menos na minha opiniao.
                  —-
                  Eu acho complicado comparar o Neto ao Pote, sao totalmente diferentes, e um pouco injusto, mas acho que sao jogadores com “ceilings” diferentes, embora cada vez mais ache que o Neto nunca chegara onde podia por causa das lesoes.

                  • Rocha Mexicano
                    Posted Junho 6, 2024 at 5:57 pm

                    E frisei isso! Vamos lá de novo:
                    1 – Repara que não fui taxativo em nada. “Parece-me ser quase só explosão” e “só tem explosão” não é a mesma coisa. E eu comparo-o com o Traoré, aliás, até digo 2 características que os distinguem, logo não digo que ele é um Adama 2.0.
                    2 – “Tem muito que se lhe diga” quer dizer que as lesões dele, por mais que não seja algo que ele possa controlar, são um trait do próprio na mesma. Não convocas um gajo que está há 2 meses sem jogar só porque seria o melhor do mundo se não tivesse lesões, quando a verdade é que as tem. É associado ao City: ok, mas a realidade é que joga no Wolves, equipa que está muito mais para um Braga do que para um City.
                    3 – Factos: Pedro Neto – 156 Jogos, 17 Golos, 25 Assistencias. Pedro Gonçalves: 257 Jogos, 92 Golos, 63 Assistências. E não me venham com Ah mas um joga na Premier e outro em Portugal. Aposto contigo que somas os golos do Pote só em jogos grandes(Benfica, Porto, Braga, Champions e alguns na liga europa) e ele tem mais que os 17 totais do Neto. Nem precisas de contar os de penalty. Mantorras… Eu acho é que tu tens crush por jogadores que passam a vida no estaleiro ahahahah.

                    Brincadeiras à parte, não sei se tenho razão, nem faço questão nenhuma de ter. Que ele parta tudo no Euro e que vocês me venham dizer que eu sou burro e não percebo nada disto. Abraços!

                    • Mantorras
                      Posted Junho 7, 2024 at 9:56 am

                      Ninguem esta a dizer que alguem e burro, amigo. A minha opiniao vale o que vale e a tua esta bem fundamentada, mas mantenho o que disse. Aceito que nao foste tao taxativo,eu se calhar e que levei para esse lado. Eu gosto muito do Pote amigo, nunca fui dos que um dia elogiava o rapaz e no outro batia, a minha opiniao dele nunca mudou, mas mesmo em perfis sao diferentes, e tambem por ai, entendo as escolhas do Martinez. Quer outro tipo de jogador, imagino. Que nos corra tudo bem no Euro, que sejamos todos burros e o Martinez o mais esperto. Grande abraco.

      • Mushy
        Posted Junho 4, 2024 at 9:49 pm

        Já se torna cansativo esse seu discurso com uma certa azia e ódio de estimação a qualquer jogador do Sporting…
        Já todos percebemos que vai levar tempo para ultrapassar esses traumas

  • Antonio Clismo
    Posted Junho 4, 2024 at 9:18 pm

    É importante a seleção testar várias variações táticas e os jogadores têm que saber o que é pedido deles. Nota-se que ainda muitos jogadores ainda não mudaram o chip para o Europeu que aí vem.

  • Gorlami
    Posted Junho 4, 2024 at 9:18 pm

    Eu juro, a carreira do Antonio Silva é uma autêntica jogada de marketing orquestrada entre o Benfica e a CS portuguesa para realizar uma super-transferencia (é a minha teoria da conspiração). Sempre que o vejo jogar (ou na Seleção ou jogos difíceis do Benfica) não dá uma para a caixa. Se calhar é muito bom contra mecos, não sei.

    Já o João Neves, finalmente tenho a oportunidade de o ver em campo e poder torcer pela equipa pela qual ele joga. Dá literalmente gosto ve-lo jogar (esta dupla João Neves-Vitinha é wet dreams).

    Por fim, o Chico. Como diz o VM e bem, ainda peca muito na definição, mas o rapaz desequilibra que se farta. Acho genuinamente que vai ter um papel chave neste Euro (não como titular, naturalmente).

    • CABONG
      Posted Junho 4, 2024 at 10:48 pm

      Pena que a melhor promessa que Portugal tem a central tenha se ido meter no Al Rayyan do Qatar

    • Martinator
      Posted Junho 4, 2024 at 10:04 pm

      Por acaso acho que não foi benéfico para o João Neves jogar ao lado do Vitinha tornou demasiado evidente a diferença de talento entre os dois, estão em galáxias diferentes, o João Neves é claramente um jogador na linha do João Moutinho, certinho, esforçado mas pouco criativo, limitando-se a jogar para o lado e para trás sem arriscar.

      • Gorlami
        Posted Junho 5, 2024 at 7:53 am

        Eu gosto muito do Moutinho (sou do tempo em que este jogava no Porto e o VM chamava-lhe constantemente banal, com o qual sempre discordei), mas o João Neves não tem nada a ver com o Moutinho, só se for a posição em que jogam. E claro, neste momento o Vitinha está à frente, mas da-lhe 2 aninhos e vais ver o patamar em que estará o Neves.

        • Martinator
          Posted Junho 5, 2024 at 9:25 am

          Eu nunca fui grande fã do Moutinho, entendo que é um jogador seguro e de equipa mas acho banal.. Esperemos que o Neves tenha essa evolução nso próximos dois anos mas tenho a sensação que não tem a mesma capacidade de passe, criatividade e classe que o Vitinha sempre demonstrou.

          • Mantorras
            Posted Junho 6, 2024 at 9:32 am

            O Joao tem muita classe, ja o mostrou ene vezes. Basta ver o lencol dentro da area defensiva, a perder 5-0, no Dragao. Tudo em panico e o puto a ensinar os crescidos como se faz. Ninguem faz aquilo sem ter uma classe acima da media. Tambem tem capacidade no passe, ja o mostrou muitas vezes, mas nem sempre se permite arriscar, mas quando arrisca, fa-lo bem. Um belo exemplo e a temporizacao e excelente execucao no golo nos descontos em Salzburg, na bola longa para o Aursnes. Acho que e mais pelo que o treinador lhe pede do que incapacidade. A chegada a area ele quase nao tem, porque nao pode, porque alguem tem que defender naquela equipa, alem de que quando corres por 3, nao queres perder a bola rapido, queres entregar e respirar um pouco, porque o puto anda sempre a apagar fogos. Repara que quando a equipa esta no desespero, a perder ou empatada perto do final, ele e sempre dos que mais carrega a bola e mais perigo consegue criar, so que isso nao e o que lhe pedem normalmente. E um jogador de equilibrios que joga simples e faz a bola rodar. E ele entrega o que lhe pedem. Para acelerar esta la o Rafa, o Neres e o Di.
            —-
            Isto para dizer o que o Vitinha, desde a primeira vez que o vi jogar disse que era craque. Adoro o puto e concordo que sempre demonstrou mais elegancia com bola e ate no passe e visao de jogo. No entanto, uma das criticas que recebia ate esta epoca era precisamente que so passava para o lado e para tras, que nao fintava ninguem, que nao sabia rematar, que nao desiquilibrava, etc. Tive ene discussoes em que defendia o puto dizendo basicamente o que te estou a dizer do Neves, ou seja, que mesmo vendo nessas criticas um fundo de verdade, nunca achei que era por incapacidade, mas porque era o que lhe pediam. So este ano ele deu um salto grande nesse aspecto, na responsabilidade que tem dentro da equipa, assumindo muito mais a batuta e carregando a equipa, sendo mais desiquilibrador, arriscando mais, e acabou a demonstrar que nunca foi falta de capacidade.

            • Martinator
              Posted Junho 6, 2024 at 11:55 am

              Concordo, o próprio Moutinho também tem qualidade técnica e qualidade de passe mas arrisca pouco, embora consiga fazer bons passes, são as características dos próprios jogadores. Lá está, são mais jogadores de equilíbrios do que desequilíbrios e são muito importantes para as equipas.
              Eu pessoalmente aprecio mais os jogadores que criam desequilíbrios ofensivos, daí apreciar mais o Vitinha, que é mais velho e tem muito mais experiência, não quer dizer que o João Neves não possa chegar lá mas neste momento estão em patamares muito diferentes.

    • Jasomp
      Posted Junho 4, 2024 at 9:37 pm

      Não sou benfiquista e isso que dizes não é verdade do António Silva. Ele é fantástico e já o provou.

      • Gorlami
        Posted Junho 5, 2024 at 7:51 am

        Eu já ouvi dizer que ele já provou muitas vezes, agora ver nada. Se calhar tenho muito azar que sempre que o vejo jogar ele joga mal.

        • Mantorras
          Posted Junho 6, 2024 at 9:35 am

          Ve a primeira epoca toda. Podes tirar a sorte qual e o jogo por onde queres comecar.
          Se a CS exagera para o elevar, tu estas ao nivel da CMTV com esse bota abaixo.

        • MyOpinion
          Posted Junho 5, 2024 at 9:18 am

          Eu entendo pois acontece-me o mesmo com o Inácio … Muitas das vezes é salvo pelo treinador que o tira a tempo …

          • Neville Longbottom
            Posted Junho 5, 2024 at 5:41 pm

            O clássico “o teu é pior que o meu”.

          • Gorlami
            Posted Junho 5, 2024 at 10:39 am

            Também me acontece com ele. Mas é como digo, dos rivais só vejo jogos grandes, é naturalmente que possa acontecer. Especialmente porque se começam a ganhar cedo, costumo mudar de canal, logo se calhar mesmo em jogos grandes fazem boas exibições e eu é que não vejo. Mas na Seleção, pelo menos, não se destacaram .

      • Neville Longbottom
        Posted Junho 4, 2024 at 11:03 pm

        Não há nenhum central do Wolves que é muito melhor do que ele? Ou um lateral sei lá. O Toti Gomes por exemplo.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Junho 4, 2024 at 9:27 pm

      Ah, no 1º golo ainda lá estava.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Junho 4, 2024 at 9:22 pm

      Os golos finlandeses não foram sem o António Silva em campo?

  • Ghost Writer
    Posted Junho 4, 2024 at 9:08 pm

    Foi um teste positivo, principalmente na primeira parte.
    Tivemos uma boa dinâmica, principalmente atrair dentro para depois acelerar pelo lado direito, com o espalha brasas a fazer jus à alcunha colocada pelo selecionador. Já do lado esquerdo, aquele que poderia ser o verdadeiro espalha brasas desta seleção, prefere jogar devagar/parado e assim tem sido em praticamente todos os jogos que faz pela equipa das quinas.

    Para o 11 titular e aquele que parece-me ser o mais forte, jogava com:

    Diogo Costa, Cancelo, Ruben Dias, Pepe e Nuno Mendes, Palhinha, Vitinha e Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Diogo Jota e Ronaldo.

    Ainda temos várias opções no banco que irão ser titulares durante a competição, como António Silva e Gonçalo Inácio, Dalot, João Neves, Rafael Leão, João Félix e Gonçalo Ramos.

    Importante ter um bom teste no Sábado contra a Croácia e utilizar o 11 mais próximo do titular no Euro!

  • CABONG
    Posted Junho 4, 2024 at 9:06 pm

    Sobre o jogo o que saltou mais a vista é que no centro da defesa há um problema sério.
    Nem o Antonio Silva nem o G.Inacio tem andamento para isto, Danilo está em declínio( normal) e não é central e Pepe…bom tem 41 anos.
    Sobrecarga imensa para Palhinha que hoje fez de trinco e de central.

  • João
    Posted Junho 4, 2024 at 9:04 pm

    Não vi o jogo mas estes jogos contra adversários fracos nunca entendo muito bem. É que não acrescenta nada. Temos que jogar é contra os melhores para subirmos o nível. E detalhe este Europeu realiza-se depois dos jogadores terem uns 50 jogos nas pernas. Claramente na FIFA não há departamento de fisiologia

  • Rodrigo 77
    Posted Junho 4, 2024 at 9:01 pm

    O Gonçalo não finalizou e perdeu uma ou duas bolas mas quando recebeu bem, participou nos dois golos da segunda parte mais em alguns lances onde faltou melhor finalização.

  • TF_is_Coming
    Posted Junho 4, 2024 at 9:01 pm

    Bem, nao acredito que vou comentar isso mas o Bruno Fernandes a par do Chico foram os MVP. Destacar o Chico, desequilibrou muito, fez duas assistências e está me a calar apesar de ser contra uma selecção muito fraquinha. Má entrada do Danilo e do Inácio e o Ramos apesar de servir bem como pivot falhou muito no ataque posicional e atrapalhou muito. João Neves e Vitinha juntos é um prazer vê los jogar. Destacar o Cancelo também pela sua capacidade de vaguear entre várias posições e desequlibrar facilmente, e dando a bola redondinha( cada vez mais acredito que no final da carreira dele será um médio ofensivo como ele tinha dito que ia para o Barreirense). Notas negativas para Inácio( fatigado deve estar) Danilo( algo pesado e já se nota a falta de velocidade msm que nunca foi rápido). Meio campo titular tem de ser Vitinha-Palhinha-Bruno com João Neves a entrar para refrescar o sector. A maior dor de cabeça é a posição de central.

  • ForsenCD
    Posted Junho 4, 2024 at 8:59 pm

    O Francisco Conceição é o próximo William Carvalho da seleção.
    Faça o que fizer já está sinalizado como o patinho feio.
    Tem o chip Pepe em modo seleção, come relva, nunca dá as bolas por perdidas, sempre ligado ao jogo.
    É isto que tem faltado muito à seleção. Esqueci-me de mencionar que o J.Neves também é muito batalhador.
    *
    Quando se entra em campo com os relaxados da vida Leao/Felix com o vegetariano Ruben Neves e com o imperador aburguesado Ronaldo fica demasiado fácil de perceber como se perde com Marroquinos a soar sangue e dispostos a dar a vida em campo.
    Espero que o Martinez perceba isso, é que se tem deitado gerações de ouro pró lixo devido a vedetismos.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 4, 2024 at 11:04 pm

      As pessoas não gostam do Chico por ser um psicopata. Toda a gente com olhos na cara vê que é bom jogador.

      • Joga_Bonito
        Posted Junho 4, 2024 at 11:48 pm

        Psicopata parece-me uma palavra demasiado forte. Matou alguém? Violou alguém? É asqueroso e chato para caramba, mas psicopata?

    • Martinator
      Posted Junho 4, 2024 at 10:07 pm

      Na minha opinião o Francisco Conceição acrescenta muito mais ao jogo que o Bernardo Silva.

      • Xtremox
        Posted Junho 5, 2024 at 8:44 am

        O meu amigo precisa beber menos… Nenhuma pessoa sã neste mundo diria que o Francisco Conceição dá mais ao jogo que o Bernardo Silva.
        Este jogo foi com a Finlândia em modo férias. Quero ver o Francisco Conceição fazer o mesmo com a Alemanha, França ou Inglaterra.

        • Martinator
          Posted Junho 5, 2024 at 9:23 am

          A questão é que o Bernardo seja contra a Finlândia seja contra a Alemanha, França ou Inglaterra pouco mais vai oferecer do que manter a posse de bola, o Francisco também não vai fazer isso sempre mas tem mais capacidade no 1×1, em ganhar livres, em fazer assistências ou finalizações, na minha opinião, claro.

      • TF_is_Coming
        Posted Junho 4, 2024 at 11:06 pm

        O quê? Bernardo é um jogador aparte do Conceição, isso de acrescentar muito no jogo significa o quê? Tipo que o Bernardo nao acrescenta também e o dobro. Estamos a falar dum jogador top mundial por amor de deus. Chico é bom mas calma.

        • Martinator
          Posted Junho 5, 2024 at 9:20 am

          Quando digo que acrescenta mais quero dizer que, ao contrário do Bernardo que apenas se limita a manter a posse de bola, o Francisco Conceição dá mais capacidade no 1×1, mais assistências, mais livres, mais finalizações, é isso que quero dizer quando diz que dá mais ao jogo, independentemente do mérito do Bernardo em jogar no City e ter a carreira que tem e do Conceição ter pouco mais que uma época a bom nível.

          • Mantorras
            Posted Junho 6, 2024 at 9:12 am

            Depende do que queres do jogo, mas na verdade o Chico nao e melhor que o Neto sequer, e se o treinador quiser um desiquilibrador, em vez de um equilibrador, que e o perfil do Bernardo, o Neto e o melhor.

            • Martinator
              Posted Junho 6, 2024 at 11:59 am

              Também acho o Neto mais forte no 1×1 mas vejo o Chico como alguém que equilibra a equipa aliando a alguma capacidade para desequilibrar. Na minha opinião o Chico não perde para o Bernardo em termos de equilíbrio da equipa, oferecendo bastante mais ofensivamente.

              • Mantorras
                Posted Junho 6, 2024 at 3:21 pm

                Sim, o Chico oferece praticamente o mesmo que o Bernardo, em termos de equilibrio da equipa, sem bola. Eventualmente podera nao ser tao inteligente como o Bernardo taticamente, ou nao ter tao bom timing na pressao, as vezes indo com “demasiada cede ao pote”, mas nao e por ai que ha diferenca. A diferenca esta mais no equilibrio com a bola. O Bernardo e o tipico extremo que o Guardiola gosta, que so acelera (mais no passe) pela certa, que espera, atrai e fixa para depois soltar no homem livre, que raramente perde uma bola, etc, enquanto o Chico arrisca muito mais e procura o desiquilibrar o adversario, e nessa tentativa, pode acabar a desiquilibrar a propria equipa. Ou seja, o Bernardo mantem o perfil de equilibrador, mesmo com bola, se e que isto faz sentido.

                • Martinator
                  Posted Junho 6, 2024 at 10:47 pm

                  Faz todo o sentido, a minha dúvida é se esse perfil faz sentido na seleção, tendo em conta que não há a mobilidade do city, havendo uma maior dependência de rasgos individuais, principalmente na fase de grupos em que os adversários serão mais acessíveis. Mas acaba por ser como referiste antes, depende sempre do que o selecionador quiser para o jogo.

        • João
          Posted Junho 5, 2024 at 7:00 am

          O 8 ou 80 do costume ahah

    • Acnology
      Posted Junho 4, 2024 at 10:04 pm

      Subscrevo a 100%

  • Jasomp
    Posted Junho 4, 2024 at 8:53 pm

    Tudo ótimo tirando a questão dos dois golos sofridos. Com uma seleção tão fraca como a Finlândia, não pode acontecer.

  • Nickles
    Posted Junho 4, 2024 at 8:47 pm

    João Neves e Vitinha ao mesmo tempo é qualquer coisa de espectacular. É pena nos jogos a sério o médio do PSG ter de ir para o banco, mas é sem dúvida um super sub

    • Pedro_Almeida
      Posted Junho 4, 2024 at 9:08 pm

      Este meio campo para mim é o melhor e mais equilibrado que temos na minha opinião.
      Quem é que achas que vai ser o titular junto ao Bruno Fernandes em jogos a sério?
      É porque se não for o Vitinha ou Neves a opção passa pelo o Bernardo?

    • Luke Skywalker
      Posted Junho 4, 2024 at 9:02 pm

      ? Muito bom. O melhor humorista que o VM tem, sem dúvida.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Junho 4, 2024 at 8:44 pm

    Bom jogo do Francisco Conceição, que lá sacou um penalty ridículo como está acostumado a fazer.
    _
    De resto, o Palhinha e o BF que se cuidem: o João Neves está aí (caaaalma, estou meio a brincar, só o Palhinha pode abancar por ele).

    • CABONG
      Posted Junho 4, 2024 at 9:02 pm

      Por acaso o João Neves só melhorou quando recuou porque na 1a parte seria o 2o médio mas na prática foi 3o médio e não tem qualquer aptidão para tal.
      Gostaria de ver o Matheus Nunes no seu lugar para ver o impacto que teria.

      • Martinator
        Posted Junho 4, 2024 at 10:10 pm

        Mesmo aí acho que não melhorou embora tenha participado mais no jogo, continuou a passar a bola para trás e para o lado e mostrou ser incapaz de impedir a circulação na zona central o que permitiu as assistências para os golos finlandeses.

    • Ghost Writer
      Posted Junho 4, 2024 at 8:52 pm

      Estavas totalmente a brincar, porque o Palhinha “abancar” só pode ser mesmo brincadeira!

      • Valentes Transmontanos
        Posted Junho 4, 2024 at 9:24 pm

        Ahah, veremos. Depende dos jogos. Mas se fosse a ti começava a preparar-me, não te vá dar uma coisinha má.

        • Ghost Writer
          Posted Junho 4, 2024 at 9:50 pm

          ?? Espero que ele não jogue apenas contra a Geórgia, é sinal que já estamos qualificados e ele pode descansar para o resto da competição!
          Ele é fundamental no equilíbrio que dá a equipa, dando maior liberdade aos criativos que jogam na sua frente e não temos nenhum jogador que se aproxime do que ele faz!

  • Nickles
    Posted Junho 4, 2024 at 8:43 pm

    Golos do lado do Inácio e do Danilo. Com o Pepe a recuperar de lesão, fica claro quem deve ser o central titular ao lado do Ruben Dias.

    • Cuca Beludo
      Posted Junho 5, 2024 at 8:55 am

      1 golo tanto é culpa do inacio como do antonio, o pukki faz a diagonal e nem o antonio acompanha nem o inacio corta o meio… para não falar que o inacio ontem foi meio que queimado, joga primeiro ao lado do antonio (não é que seja mau, mas não tem experiencia), e depois joga ao lado do cepo do danilo…
      Agora para equilibrar as coisas é meter o inacio ao lado do ruben no proximo jogo e depois o antonio ao lado do danilo, o efeito deve ser praticamente o mesmo

    • CABONG
      Posted Junho 4, 2024 at 9:08 pm

      O Antonio Silva tb não dá garantias nenhumas.
      Na primeira parte logo nos 1os minutos deixou se bater com uma aceleração de um adversário em que foi fácil demais.
      Neste momento estão todos a anos luz do rendimento do Ruben Dias

    • Luke Skywalker
      Posted Junho 4, 2024 at 9:04 pm

      Tanto o AS como o GI são culpados no golo. Se formos apenas pela época, não é difícil dizer que deve ser o GI o titular ao lado do RD – o jogador do Sporting foi claramente dos melhores centrais da época e com um lugar justo no 11 do ano da liga portuguesa.

    • Neville Longbottom
      Posted Junho 4, 2024 at 9:02 pm

      Não dá para dispensar o Inácio? Podia o David Carmo que está em grande e também é canhoto.

  • Francisco Ramos
    Posted Junho 4, 2024 at 8:43 pm

    Que jogo do Francisco Conceição!

    Fica a dúvida quem acompanha Palhinha e Bruno no meio, muito bem Vitinha e Neves!

Deixa um comentário