Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Diga-me aqui qual é o clube que faz comunicados antes das nomeações dos árbitros? É o Sporting? Não. É o Benfica? Fez. É o FC Porto? Faz. É as newsletters, tweets durantes os jogos… Quando um presidente sente que a equipa é forte e que vai ser campeã não precisa de fazer isto. Ele? Tem medo. Tem muito medo. Ele não consegue disputar este campeonato 11 para 11. Está a tentar castigos deste e daquele, até já vamos no Andebol, eu já tenho não sei quantos processos. É um cobarde, um cobarde…»

Frederico Varandas foi questionado se receia que a arbitragem seja condicionada nesta reta final e vincou que a mesma tem sido sempre condicionada pelo Benfica e FC Porto, tendo ainda afirmado que Villas-Boas é um cobarde por estar a tentar vencer fora de campo. «Diga-me aqui qual é o clube que faz comunicados antes das nomeações dos árbitros? É o Sporting? Não. É o Benfica? Fez. É o FC Porto? Faz. É as newsletters, tweets durantes os jogos… Quando um presidente sente que a equipa é forte e que vai ser campeã não precisa de fazer isto. Ele? Tem medo. Tem muito medo. Ele não consegue disputar este campeonato 11 para 11. Está a tentar castigos deste e daquele, até já vamos no Andebol, eu já tenho não sei quantos processos. É um cobarde, um cobarde…»

29 Comentários

  • FVRicardo
    Posted Março 4, 2026 at 11:38 am

    Que grande presidente temos!

    Confesso que há 8 anos estaria longe de pensar que ao dia de hoje teríamos o melhor presidente, estrutura (visão, parcerias, gestão de conteúdos, marketing incluído), melhor treinador e melhor plantel em Portugal. Se o tricampeonato e a bidobradinha acontecerem (bem possível neste momento), há que concretizar subida no patamar europeu, para que as boas campanhas europeias não sejam apenas fruto do acaso e cimentar lugar no top 15/20 do ranking UEFA como Benfica e Porto.

    • Tiago
      Posted Março 4, 2026 at 1:54 pm

      Acho absolutamente inacreditável ouvir elogios ao presidente Varandas depois de entrevistas destas.
      Acho que tem feito um trabalho desportivo absolutamente incrível, mas nisto é absolutamente horrível. Acharmos que é bom um presidente (que qualquer clube que seja) vir ofender alguém de outro clube é algo que não consigo entender.
      Criticar-se comportamentos dos outros clubes todos fazem, agora vir ofender pessoas individualmente é algo que o Varandas faz com bastante frequência e que lhe fica muito mal mesmo.
      Acho de uma falta de educação e civismo que não abona em nada o Sporting nem o nosso campeonato.

      • FVRicardo
        Posted Março 4, 2026 at 2:49 pm

        AVB prometia trazer “novos ares” e “uma mudança profunda no FC Porto”.
        No Porto-Braga, no balneário do árbitro, através de uma TV, são exibidos videos de erros anteriores do mesmo, de forma a condicioná-lo.
        No Porto-Sporting, apanha-bolas recolhem bolas para atrasar eventuais reposições de bola em campo, roubam toalhas de Rui Silva; colocada cortina no setor adversário para abafar cânticos dos adeptos; colocada coluna que emitia sons repulsivos.

        Significado de cobardia: falta de coragem, de firmeza ou de ousadia; traiçoeiro ou desleal.
        Ainda achas que Varandas errou no termo?

      • Martimlcc
        Posted Março 4, 2026 at 3:27 pm

        Não disse nenhuma mentira, aliás, muito se conteve e é notório na sua intervenção o quanto mais queria dizer. É um presidente que não tem uma grande capacidade de comunicação, mas tem vindo a melhorar e depois de ver tudo o que AVB tem feito é incrivel como só se fala nas palavras do Varandas. O FCP como instituição eu respeito, mas toda a sua estrutura é feita de pessoas que não deviam ter lugar no futebol. A começar com o AVB, sendo que é o responsavél maximo pelo clube e mostra que não tem um pingo de ética! Não mudou muito desde a saída do PdC, o maior corrupto do futebol nacional, incrivel como ainda ha gente que idolatra este tipo de individuos. Se houvesse justiça desportiva já estavam no 3º escalão profissional de tanto que já roubaram e condicionaram. A narrativa do tudo contra todos criou-se há muitos anos, metendo Lisboa contra Porto como se houvesse um sentido de superioridade dos de Lisboa, quando na verdade a unica coisa que fez foi criar um sentimento de inferioridade nos do Porto. Apelo a todos os adeptos (aqueles que ainda têm sentido critico) que deixem de ser ovelhas nos comunicados desta gente e olhem com olhos de ver para a verdade desportiva. Ou acham normal roubar toalhas e esconder bolas? Acham normal as agressões? as multas e suspensões ridiculas? acham normal ter um presidente hipocrita e sem honra? A incapacidade de reconhecer o valor do outro é algo que demonstra uma pequenez que eu nem tenho mais palavras. Triste pelos adeptos que realmente vêm a verdade e estão presos a esta estrutura podre e perdidos entre adeptos cegos

      • _Mushy_
        Posted Março 5, 2026 at 5:07 am

        Quando perceberes que Varandas só fala em defesa do Sporting depois de ataques do rivais, a tua cabeça até explode…
        Varandas ou RB nunca vieram reclamar de lances dos adversários ou pressionar arbitragem semana sim, semana sim, nem estão constantemente a falar do jogador A ou B para pressionar os árbitros para esses jogadores como os outros fazem..
        Varandas quando sai e vem dar esse tipo de conversa é em resposta à palhaçada dos outros

  • Neville Longbottom
    Posted Março 4, 2026 at 11:42 am

    Estava de cabeça perdida, mas eu sou mais apologista de manter o silêncio. O Varandas até tem sabido bem gerir estas coisas, tinha uma intervenção forte aqui e ali mas sem fazer disso rotina. Gostava que se mantivesse assim.
    O Porto passa a imagem (não quer dizer que seja verdade) que sente que está tremido, muito barulho e muitos episódios extra campo, o que na verdade não entendo muito bem, estão em primeiro têm as probabilidades do seu lado, se mantivessem a cabeça fria e o foco nos treinos/jogos, acho que alavancavam até essas probabilidades, ao deixarem-se arrastar para estes jogos de bastidores, arrastam também o semblante da equipa (os jogadores não vivem fechados em compartimentos, sabem ler as notícias e interpretar os sinais). Mas isso é com o Porto e a sua direção, o Sporting deve estar completamente focado nos seus objetivos e deixar este ruído de fundo precisamente como está: um ruído de fundo.

    SL

    • batalha34
      Posted Março 4, 2026 at 11:56 am

      Sim os adversários rasgam-nos a torto e a direito, fartam-se de gozar e nós temos é de comer e calar, esse clube manso está no passado felizmente

    • FVRicardo
      Posted Março 4, 2026 at 12:22 pm

      O momento exigia que falasse. Não podes ter um rival a falar na tua casa da forma como AVB falou e deixar passar. Se AVB apenas se tivesse queixado de um lance ou outro do jogo, Varandas poderia ficar calado, mas quer AVB quer Farioli atacaram o Sporting com força

      • Neville Longbottom
        Posted Março 4, 2026 at 3:34 pm

        Percebo mas acho que a melhor resposta seria mesmo deixa-los a falar sozinhos.

        • FVRicardo
          Posted Março 4, 2026 at 4:35 pm

          Não podes reclamar ou criticar apenas quando perdes, aí sim, tornas-te um calimero como AVB ou Rui Costa. Há que defender o clube e o futebol quando assim é exigido. E se Suarez for punido, que seja, desde que se mantenha o critério

    • Stravinsky
      Posted Março 4, 2026 at 2:05 pm

      Concordo. Acho que deveria falar menos.

  • batalha34
    Posted Março 4, 2026 at 11:47 am

    Um dos poucos a tentar tirar o futebol português do lamaçal, os adversários não gostam porque gostavam mais quando lá andava o Godinho, mas isso é normal no futebol português, vitória a todo o custo historicamente é mais importante e recompensada, basta ver as homenagens que se faz ao PdC depois de 40 anos do corrupção a céu aberto

  • Dracarys
    Posted Março 4, 2026 at 3:12 pm

    Não posso deixar de assinalar que vejo vários sportinguistas a aplaudir o discurso de um presidente que, se tivesse sido proferido por rivais, seria certamente apelidado de boçal, da tasca, digno de conversa de café. Mas como é na nossa casa, está tudo bem, defendemos e racionalizamos.

    Uma coisa são as críticas às condutas e atitudes, outra coisa é o insulto direto e quase gratuito, sem nunca explicar bem o seu motivo.

    • FVRicardo
      Posted Março 4, 2026 at 4:43 pm

      Temo-nos dado bem com “animais de tasca/taberna” como Rui Borges ou Varandas.
      Já o condicionamento que o Sr que está na tua foto de perfil (enorme jogador, também gostava muito) faz todos os jogos aos quarto árbitro é que deveria ser estudado.
      Varandas já disse com todas as letras que os lances nos Açores, na final da Taça, etc foram mal ajuizados, AVB quando é questionado sobre o caso dos apanha-bolas diz o quê? Rui Costa em Braga diz “eu queixo-me dos lances que acho que prejudica o Benfica e Salvador que se queixe pelo seu clube”. Vês o fundo da questão? Quem não deve não teme

      • Mantorras
        Posted Março 4, 2026 at 8:08 pm

        Varandas nao é isso tudo.
        Basta recuar ate a final da taca de Portugal do ano passado.

        O militar perdeu momentaneamente a honra porque era demasiado admitir que ganhou uma taca roubada? Tudo o que fez nessa altura foi pegar numa agressao clara, e mesmo depois de ter visto os seus atletas festejarem a mesma (sim, deu vergonha alheia), e fazer toda a gente de parva. Nesse momento, caiu a mascara, a dele e de muitos outros aqui, porque os seus reais subditos repetiram o que ele disse, com zero vergonha na cara.

        Basicamente, fizeram tudo aquilo que criticam, e tens bons exemplos por aqui, de alguns que, quais padrecos, passam a vida a tentar ensinar os outros a viver, pregam aos gelados e aos quiosques, insultam todos gratuitamente, mas cantaram a musica do lider, e la no monte onde eles moram, os sons dos sininhos e dos meeeehhs ecoaram bem alto no monte.

        Nessa tua lista, infelizmente, faltava este exemplo em contrario, que desfavorece o honarabilissimo Dr. Varandas. Dou-lhe valor, ainda assim, considero que esta ainda longe do nivel do RC ou do AVB, mas se alguem lhe perguntar, caso vencam a taca este ano, se considera que ja vao duas ganhas com patrocinio da arbitragem, estou seguro que ira assobiar para o lado, falar de um par de side stories e siga para a festa.

        • Vincent Vega
          Posted Março 4, 2026 at 9:27 pm

          Excelente comentário.

        • FVRicardo
          Posted Março 4, 2026 at 10:55 pm

          Mas viste-o declarar que o Porto só ganhou a Liga de 21/22 graças aos penaltis que Taremi cavou?
          Alguém fez queixas-crime quando o Pepe agredia tudo e todos?
          Nunca remeteu o insucesso do clube para arbitragem, ou fez adversários de bode expiatório.

          • Mantorras
            Posted Março 5, 2026 at 8:39 am

            Falou dos arbitros o ano passado, quando precisou, e nao foi meigo. Como referi acima, ainda tenho o Varandas acima dos outros, mas se formos tentar fazer dele um ser perfeito (ninguem é, ja sei) vamos encontrar varios buracos.

            • Artur Trindade
              Posted Março 6, 2026 at 4:38 pm

              Tu é que estás a querer que o Varandas seja perfeito, nunca ninguém o fez, o user Ricardo fez uso de algum hiperbolismo, até por não existir perfeição quando toca ao ser humano.
              O erro que apontas a Varandas é erro da tua parte, pois Varandas disse que existiu erro ao não expulsar, dizendo ao mesmo tempo, que ninguém deu importância ao lance no decorrer do jogo, havendo toda a histeria que houve no pós jogo, que durou alguns meses.
              A parte de justificar derrotas próprias, conquistas alheias, de Mourinho desancar arbitragens em todas as CI, antes e após jogos (naquelas que comparece), nas dezenas de comunicados em alguns meses, tens a apontar a Varandas em 6 anos, uma entrevista á Sporting TV em que critica lateralmente (longe de ser o tema principal da entrevista) as arbitragens do período JP, algumas já com semanas.
              Não queiras meter Varandas no mesmo saco, nem lá perto, ele apenas aponta a aberração de os adversários diretos passarem a vida a crucificar os árbitros, e acima de tudo ser ele o mais castigado, ou solicitado para ser castigado, como no caso do Villas Boas.

        • Aboubakar93
          Posted Março 5, 2026 at 10:50 pm

          Não diria melhor.

      • Dracarys
        Posted Março 5, 2026 at 12:18 am

        Confesso que não sei que jogos andará a ver do Porto para achar que o Lucho condiciona o quarto árbitro constantemente, pois até costuma passar a esmagadora maioria do jogo sentado – poderá estar a confundir com outro adjunto, o Lino Godinho.

        Varandas reconheceu que o penalty nos Açores não existe, mas imediatamente desconversou e partiu ao ataque aos rivais, num tremendo exercício de whataboutismo, mudando completamente o foco da narrativa para um eventual favorecimento dos rivais (creio que terá sido do Benfica). Curiosamente, AVB e Farioli afirmaram ambos que o penalty de ontem é bem assinalado, e imediatamente desconversaram para outras circunstâncias – condutas semelhantes entre os três envolvidos, mas com reações muito distintas dos adeptos.

        O objetivo deste comentário não é censurar apenas e só o comportamento de Varandas, até porque não apreciei algumas das coisas ditas ontem por responsáveis do Porto (soou muito a choro), mas sim apontar a dualidade de critério que os adeptos do Sporting têm revelado (e que o user Mantorras aponta nesta corrente) no que aos comportamentos do seu presidente diz respeito, pois afinal não será assim tão diferente dos outros quanto julgam.

    • batalha34
      Posted Março 4, 2026 at 6:54 pm

      Este discurso nunca podia ser dito na casa dos rivais porque assim que o Villas Boas disse-se que não faz comunicados sobre arbitragem a chacota seria demasiado grande para ouvir o resto do discurso, portanto logo aí cai o argumento por terra

  • JJ Okocho
    Posted Março 4, 2026 at 6:41 pm

    Já faltava o calimero-mor. Existe um pouco Brunao em cada presidente do Sporting.
    Não se queixou nos Açores para a taça
    Tem que deixar a justiça funcionar, o castigo a Suarez é mais que justificado. Devia isso sim, criticar o seu atleta pelos gestos e pelas agressões. Mais pedagógico, e até produtivo para o seu clube no futuro.

    • Neville Longbottom
      Posted Março 4, 2026 at 8:37 pm

      O Varandas, esse Brunão, disse com todas as letras que o penalty nos Açores não existe. Assumiu o beneficio, foi uma boa oportunidade para estares calado. Que outro presidente fez algo do género?

      E uma atitude de líder de facto criticar publicamente um atleta. O Suarez ia adorar.

    • ZeNando
      Posted Março 4, 2026 at 8:40 pm

      O calimero-mor foi o primeiro a a falar.

    • pg1960
      Posted Março 5, 2026 at 1:31 pm

      Mais um b**** que anda para aqui

      Esse é literalmente o único lance na época TODA que atiram ao Sporting e o Varandas até admitiu que não era penalti …

      O porto só nos últimos dois jogos há vai num penalti inventado, um penalti perdoado e uma expulsão perdoada. Em dois jogos !!!

      O que é que o cobarde fala ? Da mão do Suarez … Gritaria e histerismo para que não se fale de mais um jogo onde o Porto foi beneficiado

      • lass357
        Posted Março 5, 2026 at 5:01 pm

        Não foi sequer o único lance que ocorreu no arquipélago dos Açores, quanto mais da época toda…

      • JJ Okocho
        Posted Março 5, 2026 at 6:16 pm

        Porto tem sido muito beneficiado, mas o Sporting não fica muito atrás
        Aquele golo anulado ao Fama foi uma benesse dos deuses.

  • Ze da Europa
    Posted Março 4, 2026 at 10:48 pm

    Não sendo excelente, o Varandas é o dirigente em Portugal – dos que têm exposição pública regular – com melhor comportamento, creio que essa premissa será aceite por todos.

    O Benfica e o Porto criticam a arbitragem literalmente em todos os jogos, antes e depois, quer através de comunicados, dos treinadores ou dos próprios presidentes.

    O Villas Boas faz uma pressão descarada sobre o Conselho de Disicpina para tentar suspender o Suárez.

    Eu não concordo que o Varandas dê bola, mas também percebo que quando se está constantemente a ser atacado, eventual e pontualmente se responda.

    Podia e devia não ter ido pelo ad hominem, mas até pela postura dele se vê que não foi algo preparado, que ele só explodiu.

    Por fim, repito, embora não seja perfeito, o Varandas foi o único dirigente que me lembre em Portugal que admitiu que o seu clube foi beneficiado, e já o fez mais do que uma vez. Se tiverem outros exemplos, agradeço.

Deixa um comentário