Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dinamarca passa em 2.º, apesar de ter ficado empatada com a Eslovénia em quase tudo; Sérvia eliminada

Imagem: UEFA

Duelo muito fechado e com poucas oportunidades de golo, com uma Dinamarca satisfeita em garantir o empate e uma Sérvia com pouca cabeça para chegar ao golo (ainda não é desta que confirmam o potencial). Os sérvios inclusive acabaram o jogo com três pontas-de-lança mais Milinkovic-Savic (que voltou a ser suplente) junto à área, mas a estratégia foi sempre bombear bolas para a área e os dinamarqueses estavam bem preparados para esse jogo. O mais interessante acabou mesmo por ser o perceber quem iria ficar em 2.º lugar, já que com os dois nulos, Dinamarca e Eslovénia terminaram empatadas em pontos, golos e critério disciplinar, tendo valido à turma de Kasper Hjulmand o 9.º e último critério de desempate, referente ao desempenho na qualificação (onde curiosamente estiveram no mesmo grupo e também terminaram empatadas em pontos, mas a Dinamarca aí fez valer o confronto direto).

A Dinamarca garantiu o acesso aos oitavos-de-final do Euro’2024 no 2.º lugar do Grupo C com um empate (0-0) frente à Sérvia. Os dinamarqueses, que tiveram Bah e Hjulmand no onze inicial, vão agora defrontar a Alemanha. Já os sérvios tentaram muito mas terminaram no último lugar do grupo e foram eliminados.

XI Dinamarca: Schmeichel, Vestergaard, Christensen, Andersen, Bah, Hjulmand, Hojbjerg, Maehle, Eriksen, Hojlund, Wind
XI Sérvia: Rajkovic, Veljkovic, Milenkovic, Pavlovic, Mijailovic, Ilic, Gudelj, Zivkovic, Samardzic, Lukic, Mitrovic

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

20 Comentários

  • Art Vandelay
    Posted Junho 25, 2024 at 9:10 pm

    Tiveram que ir ao 9° critério de desempate para finalmente se desempatar entre Dinamarca e Eslovénia e curiosamente foi quem ficou à frente nos grupos de qualificação do Europeu onde mais uma vez Dinamarca e Eslovénia ficaram no mesmo grupo e mais uma vez terminaram com os mesmos pontos (22 para cada) tendo a Dinamarca ficado à frente por vantagem no confronto directo nessa qualificação

  • Jeco Baleiro
    Posted Junho 25, 2024 at 9:24 pm

    A Sérvia não passa uma fase de grupos desde o Euro 2000, ainda como Jugoslávia. Face ao talento de que vão dispondo é inacreditável.

    • Lopes da Silva
      Posted Junho 25, 2024 at 10:11 pm

      Não faz sentido nenhum esse “desde a Jugoslávia”. A Jugoslávia era um país que incluía outros países. Ninguém diz hoje em dia que a Ucrânia já ganhou um Euro. Porque não faz sentido. Mas por esse raciocínio já ganhou como URSS.

      Concluindo, a Sérvia nunca passou nenhuma fase de grupos.

      • Art Vandelay
        Posted Junho 26, 2024 at 8:28 am

        Percebo o que dizes e concordo em relação à Ucrânia….mas em certa parte discordo desse ponto, porque a Sérvia era o principal País da Jugoslávia, um pouco como a Rússia era o principal País da URSS e portanto os “títulos” da URSS “passaram” para a Rússia….nesse ambito, eu diria que os títulos da Jugoslávia como que “passaram” para a Sérvia

        • Lúcifer Morningstar
          Posted Junho 26, 2024 at 9:38 am

          E esse raciocínio também se pode aplicar, acho eu, à Checoslováquia.

        • Rosso
          Posted Junho 26, 2024 at 2:47 pm

          Em termos futebolísticos a Sérvia não era mais importante do que a Croácia. Mesmo aquele Estrela Vermelha era uma boa síntese da Jugoslávia. A Sérvia tinha muito menos proeminência do que a Rússia na URSS (embora aqui a Ucrânia fosse muito importante para a Selecção).

      • Jeco Baleiro
        Posted Junho 26, 2024 at 9:29 am

        A única diferença da Jugoslávia de 2000 para a Sérvia atual é o território de Montenegro e do Kosovo. Percebo o ponto mas não estamos a falar da Jugoslávia pré-guerra. Desportivamente (e deixando de lado a questão geopolítica) não há grandes diferenças entre a Jugoslávia de 2000 e a Sérvia atual, praticamente todos os jogadores eram sérvios, embora aqui e ali Montenegro teve jogadores de um certo nível (Vucinic, Jovetic, Savic, Vukcevic).
        *
        Ninguém refere a Ucrânia como tendo sido campeã da Europa mas há quem refira a Rússia como já tendo sido, por ser, digamos assim, a “herdeira natural” da URSS. Ou a República Checa em relação à ex-Checoslovaquia. Porém na URSS havia uma muito maior mistura de jogadores de várias republicas (também era um país muito maior) do que na Jugoslávia de 2000. Não faço ideia se na URSS campeã de 1960 a maior parte dos jogadores eram russos, mas na que foi à final de 1988 a base da selecção até era da Ucrânia.
        Efetivamente são países que já não existem e são outras seleções que temos agora mas há sempre a tendência de tratarmos as selecções da Rússia, da Sérvia e da República Checa como “herdeiras” da URSS, da Jugoslávia e da Checoslováquia. Admito que, talvez, de forma errada.

      • Rosso
        Posted Junho 26, 2024 at 2:46 pm

        Em 2000 o nome era mesmo Federação da Jugoslávia, embora só incluísse a Sérvia e o Montenegro (e formalmente o Kosovo). Claro que na prática já não o era, e quando o Montenegro quebrou a corrente, em 2006, a Sérvia só se podia chamar assim. Dificilmente se poderá considerar com a única herdeira da Jugoslávia até porque a Croácia era igualmente importante, até no futebol (e o líder da Jugoslávia comunista, o Tito, era croata).

  • Nickles
    Posted Junho 25, 2024 at 9:32 pm

    Ter de ir tão fundo para desempatar duas equipas é surreal. Por mim eram 3 ou 4 critérios critérios de desempate e depois passava a ser por ordem alfabética

  • Tiago Silva
    Posted Junho 25, 2024 at 9:48 pm

    Uau ou seja a Dinamarca fica em segundo porque venceu no confronto direto frente à Eslovénia, por isso esse confronto direto garantiu-lhes ainda mais do que o normal. É verdade que se calhar até preferiam ficar em terceiro que iam para o lado mais fraco do torneio, mas não deixa de ser uma grande coincidência isto ficar resolvido no 9° critério de desempate e ainda por cima entre paises que disputaram o mesmo grupo na qualificação.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Junho 25, 2024 at 9:59 pm

    Aposto que o 10º critério era 2 ou 1 à melhor de 5.

    • riscas
      Posted Junho 25, 2024 at 10:51 pm

      Sei que não é a sério, mas aproveito para esclarecer.
      Não há décimo critério, porque o nono critério (classificação na qualificação) não tinha forma de ficar empatado, pois em última instância era decido pelo ranking.

      Já agora, caso duas equipas com os mesmos pontos, golos marcados e sofridos, se defrontassem no último jogo e continuassem empadas após o fim do jogo e, caso não houvesse mais nenhuma equipa com os mesmos pontos no grupo, o desempate seria feito através das marcações de grandes penalidades, como previsto no art 20.02 do regulamento.

  • Envolt
    Posted Junho 26, 2024 at 2:13 am

    Não sei porque estão a escrever que o critério de desempate foi o grupo de qualificação, onde aparentemente até aí empataram.
    O penúltimo critério de desempate são os cartões e estas duas equipas até tiveram o mesmo número de jogadores com amarelos MAS houve um treinador adjunto que levou amarelo no primeiro jogo e portanto têm um cartão amarelo a mais que o adversário. Portanto, não foi preciso chegar ao último dos critérios.

  • filipe19
    Posted Junho 26, 2024 at 7:12 am

    Nos jornais alemães (Bild, Kicker) dizem que o desempate foi decidido pelo critério disciplinar. O treinador adjunto dos eslovenos, Novakovic, teve um cartão amarelo e assim o desempate ficou 7:6 a favor dos dinamarqueses.

Deixa um comentário