Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Diogo Viana e Candeias no melhor 11 do 1º terço do campeonato; Sporting a destacar-se pela positiva, Gil Vicente a principal surpresa, Estoril a confirmação, Braga a desilusão

Principais destaques deste 1º terço de campeonato:
Um FC Porto incaracterístico, apesar da liderança, está menos dominante e cede pontos com mais facilidade (noutros anos não tinha desperdiçado 5 pontos de avanço);
– Um Sporting diferente para muito melhor (o futebol português precisa deste leão), além da classificação nota para a vertente goleadora (equipa com mais golos na Liga, algo que tem sido raro em Alvalade);
– Um Benfica com alguns tropeções mas que chega a esta fase apenas a 1 ponto da liderança (e como fazer pior a nível exibicional é impossível, a tendência só pode ser melhorar);
– Um Estoril a confirmar que a época 2012-13 não foi obra do acaso;  
– Um Gil Vicente a surpreender (campeonato tranquilo que até pode mudar os objectivos para esta temporada);
– Um Nacional a demonstrar que tem argumentos para lutar por uma vaga na Europa;
– Um Vit. Guimarães com mais golos sofridos que marcados, infeliz em alguns jogos é certo, mas aquém das expectativas;
– Um Rio Ave que devia ser um caso de estudo pela maneira como vence fora e perde em casa;
– Um Sp. Braga que é nesta fase a principal desilusão, pelo classificação (9º lugar), exibições e estatísticas (mais golos sofridos que marcados);
– Um Vit. Setúbal mais jovem que com Couceiro fez 7 pontos em 9 possíveis;
– Uma Académica instável, com o pior ataque da Liga, e longe da “tranquilidade”;
– Um Marítimo estranhamente diferente para pior, má classificação e pior defesa do campeonato;
– Um Belenenses que teve o mérito de superar a ausência de Van der Gaag e já tirou pontos a Benfica e FC Porto;
– Um Olhanense que parece querer bater um recorde de alterações no plantel e que com Paulo Alves ainda não venceu;
– Um Paços de Ferreira aquém da qualidade do plantel mas que com Calisto facilmente irá subir na classificação;
– Um Arouca a assumir a última posição e a demonstrar que no banco e no ataque tem de melhorar a curto-prazo;
Melhor 11 deste 1º terço:
Hélton: Guardião menos batido e sempre com exibições de alto nível (na Europa nem sempre, mas o que está em causa é a avaliação do que fez internamente);
Danilo: Finalmente está a justificar o que o FC Porto investiu na sua contratação e tem sido em alguns jogos até decisivo;
Alex Sandro: Melhor lateral esquerdo em Portugal e a confirmar isso nestas primeiras 10 jornadas;
Mauricio/Mexer: O leão tem juntado à eficácia defensiva uma forte presença nas bolas paradas; já o moçambicano do Nacional é um dos principais responsáveis pelo bom trajecto dos insulares;
Fernando/Adrien/Enzo: João Vilela e Evandro também mereciam, mas os 3 nomeados tem sido os melhores médios de FC Porto, Sporting e Benfica, respectivamente, e foram quase sempre os principais destaques dos jogos que disputaram esta época;
Candeias: 5 assistências (mais um golo) e a bater claramente a concorrência na posição de extremo esquerdo;
Diogo Viana: Uma das figuras do sensacional Gil Vicente, o extremo direito conseguiu afirmar-se da melhor maneira na I Liga;
Montero: Cardozo, Jackson e Luís Leal também estiveram em destaque, mas o colombiano do Sporting, com os seus 9 golos (actual melhor marcador), superou a concorrência.
Melhor treinador: João de Deus (Gil Vicente) – Excelente estreia no principal escalão até ao momento. O 5º lugar em igualdade pontual com o 4º Estoril é prova disso mesmo, e o ano nem tem sido propriamente fácil, Draman que tinha tudo para a ser a figura da equipa foi despedido e Bruno Moares lesionou-se com gravidade.

59 Comentários

  • Unknown
    Posted Novembro 30, 2013 at 10:02 am

    Não há dúvida que o Candeias é um jogador muito interessante, mas onde foram buscar o número das 5 assistências que usam como argumento para a escolha? Há dois extremos-esquerdos indiscutivelmente acima dele esta época: Heldon e Fredy, isto só para pegar no erro mais óbvio.

    A escolha do Helton também é ridícula tendo em conta os erros que cometeu e as grandes exibições do Ricardo da Académica, assim como do Gottardi e do Adriano.

    Se queriam escolher um defesa do Sporting faria muito mais sentido o Jefferson no lugar do Alex Sandro, e o Maurício numa lista de melhores centrais nem nos 10 primeiros aparece. Abdoulaye e Aderlan Santos seriam a escolhas mais óbvias no seu lugar.

    No meio-campo apesar da qualidade dos 3, "esquecem-se" do César Peixoto…

    Enfim, muito discutível.

  • Jeremy
    Posted Novembro 28, 2013 at 10:57 pm

    Não compreendo como podem colocar Maurício no melhor 11. Para mim trata-se de um jogador banal, como o é aliás o Rojo. Colocaria o Mangala ou o Garay, que são claramente os melhores centrais em Portugal. Benfica e Porto são tb as melhores defesas do campeonato logo acho que ainda justifica mais a minha opinião. Em termos de qualidade individual a defesa do Porto é bastante superior á dos rivais, com o guarda redes os laterais e Mangala a serem os melhores na posição de muito longe. O outro elemento de uma defesa ideal seria o Garay.

    Na posição de médio defensivo é muito equilibrado entre Fernando, Matic ou William. Acho que é um pouco injusto colocar o Enzo no 11 quando o Matic tem estado ligeiramente superior…

    Nos extremos confesso que n tenho visto muitos jogos do Gil e do Nacional. Se bem que quando vi Candeias e Viana destacaram-se. Mas acho que o Gaitan tem estado bastante bem este ano, dos poucos que se aproveita do SLB, logo colocaria-o porque é superior a esses dois, apesar da boa forma deles.

    No ponta de lança tb se aceitava um dos 3 avançados dos 3 grandes.

    Na baliza penso que o Guarda Redes do Estoril tem estado ao nível do Helton, apesar do Helton ser melhor. Tb me parecia justo o Estoril ter um jogador no melhor 11 pela boa campanha que tem feito.

    O meio campo na minha opinião precisava de um jogador mais criativo, pois Enzo e Adrien são mais 8 do que 10. Talvez por isso se esta equipa fosse jogar encaixaria melhor o Matic pela sua qualidade com a bola no pé, nesse capítulo muito superior a Fernando e um pouco melhor que William.

  • Rodrigo
    Posted Novembro 28, 2013 at 6:31 pm

    Concordo com a analise do VM. O meu 11 foi pouco diferente, sendo que apenas troquei o Mexer pelo Vezo e o Candeias pelo Gaitan, mas aceito estas escolhas.

  • João Silva
    Posted Novembro 28, 2013 at 6:04 pm

    Filipe M esses que enumerou não. Mas o Fernando ou o William tem sido mais regulares que o Matic que só à 3 ou 4 jogos voltou a mostrar o nivel da época anterior e colocaria também o Enzo no lugar do Lucho. De resto não se percebe essa necessidade de incluir jogadores do Benfica no melhor onze até agora do campeonato visto que a maioria dos jogadores senão a base da equipa é a mesma do ano anterior e os resultados estão à vista. A nivel defensivo Maxi já não dá, Luisão sempre regular continua a ser o Patrão, Garay muito abaixo do que vale e defesa esquerdo não se sabe quem é. Matic como disse até à pouco tempo uma sombra do seu real valor e Enzo se mantiver a posição da época passada excelente, se continuar a rodar pelo campo todo já se viu que perde importância na manobra da equipa. Gaitan sempre igual, capaz do melhor e do pior pelo menos nisso é regular pois todos os anos é igual, Markovic e Ivan Cavaleiro dois jovens valores com enorme margem de progressão (pelo menos Markovic) vivem do virtuosismo e da imprevisibilidade. Cardozo muito necessário, gostava de saber o que teria acontecido se tivesse sido mesmo vendido na pré-época. Lima também ele uma sombra do que já fez em época passadas. Só para citar alguns que provêm da época anterior. Não me refiro a Sálvio pela razão óbvia mas que falta faz ele ao Benfica, mais do que qualquer outro.

    • João Silva
      Posted Novembro 29, 2013 at 1:15 pm

      Jeremy ninguém disse que não podiam estar jogadores do Benfica no 11. E se leu com atenção o meu diálogo com o Filipe M vai reparar que eu inclui Luisão e Enzo nesse 11. Mas como referi antes não estamos a atestar a qualidade individual de cada um, estamos sim a referir jogadores que tenham sido mais decisivos para as suas equipas. Se for escolhido sempre um 11 à base dos 3 grandes só porque têm melhores jogadores, está-se a tirar um pouco a importância às outras equipas que também têm bons jogadores. Cumprimentos,
      João Silva

    • João Silva
      Posted Novembro 29, 2013 at 1:11 pm

      Jeremy ninguém disse que não podiam estar jogadores do Benfica no 11. E se leu com atenção o meu diálogo com o Filipe M vai reparar que eu inclui Luisão e Enzo nesse 11. Mas como referi antes não estamos a atestar a qualidade individual de cada um, estamos sim a referir jogadores que tenham sido mais decisivos para as suas equipas. Se for escolhido sempre um 11 à base dos 3 grandes só porque têm melhores jogadores, está-se a tirar um pouco a importância às outras equipas que também têm bons jogadores. Cumprimentos,
      João Silva

    • Jeremy
      Posted Novembro 28, 2013 at 11:07 pm

      João Silva, então se o Benfica só está a um ponto do primeiro e está empatado com o Sporting porque é que n pode ter jogadores no 11. Os 3 grandes estão bastante parecidos em termos de qualidade, sendo que o Benfica tem melhores executantes e o Sporting tem claramente o melhor treinador que disfarça alguma falta de qualidade de alguns elementos individuais. Acho que isto é um bocado óbvio.

      Matic, Fernando e William tem estado mais ao menos ao mesmo nível, Matic tem sido um pouco irregular mas quando está em forma é o melhor dos 3, pela sua qualidade com bola. Fernando tem bastantes dificuldades com a bola no pé mas defensivamente é de top mundial, mas tb tem más exibições como aconteceu na terça. William tem sido o mais regular mas n faz tanta diferença numa equipa como os outros 2.

      O Gaitan pelo menos dos grandes tem sido claramente o melhor estremo, nenhuma equipa em Portugal tem um jogador criativo como ele, talvez o Quintero possa ter esse nível mas tem que jogar mais.

      O Enzo e o Cardozo podem tb perfeitamente estar no 11. E entre Maurício, Garay e Mangala escolher o central do Sporting n se compreende. Até porque as melhores defesas são o Benfica e o Porto neste momento.

    • Anónimo
      Posted Novembro 28, 2013 at 8:06 pm

      João Silva, eu estou calmíssimo ;) Nem estava a critica-lo. Em relação ao Gaitan, não tem havido nenhum extremo que me tenha enchido as medidas. Há 3 ou 4 que se têm realçado um pouco mais, entre eles (não desde o início do campeonato, mas sim de há alguns jogos para cá) o Gaitan. Mas aceito perfeitamente, e acho que é normalíssimo que se escolha o Candeias e o Diogo Viana. Não há qualquer problema. Mas acredite, João, se escolhi o Gaitan, não foi mesmo pela camisola vermelha que ele veste.
      Já relativamente ao Enzo, acho que estamos os dois de acordo. Eu chamo-lhe desonestidade intelectual ou falta de conhecimento. O João, mais diplomata, prefere "opiniões algumas vezes mais puxadas pelo amor à camisola", "apenas pontos de vista" e refere ainda a dificuldade em reconhecer valor a um rival. É uma questão de semântica. Pessoalmente, quando vejo alguém a excluir o Enzo (depois de tudo ele fez neste primeiro terço do campeonato) não me apetece ser politicamente correcto.
      Um abraço!
      Filipe M

    • João Silva
      Posted Novembro 28, 2013 at 6:56 pm

      Filipe M tenha calma, são apenas pontos de vista e opiniões algumas vezes mais puxadas pelo amor à camisola. Não creio que seja desonestidade ou falta de conhecimento. Parece me óbvio que é sempre dificil reconhecer valor a um rival. Por isso é que existem os amantes de futebol em geral e aqueles que só vêm o seu clube. Não recrimino nenhum pois cada um é como bem entender. Gaitan ainda é o único que você não me consegue convencer =) não pelo seu valor que lhe reconheço mas por talvez haverem jogadores, tal como diz o post, que tenham sido mais importantes para as suas equipas nos jogos já decorridos. E não podemos também esquecer que é diferente jogar num Nacional ou Gil Vicente, onde o número de jogos "dificeis" é basicamente todas as jornadas do campeonato. Não se pode avaliar o jogador sem recorrer à prestação e influência que está a ter no seu clube e como podemos ver tanto Diogo Viana como Candeias (creio que no Braga se tornaria ainda melhor jogador) têm sido mais preponderantes e regulares. Não está em causa o valor mas sim o trabalho feito. Saudações

    • Anónimo
      Posted Novembro 28, 2013 at 6:31 pm

      João Silva, o tridente que eu escolhi para o meio campo foi Fernando, Adrian e Enzo. Acho o Matic o melhor jogador a jogar em Portugal, no entanto, não me parece razoável inclui-lo no melhor 11 deste primeiro terço do campeonato. Começou a época muito abaixo das suas potencialidades e por isso escolhi Fernando. Também escolhi o Luisão. Sempre regular, continua a ser o patrão, como o João disse, e muito bem. Aceito outras opiniões: Abdoulaye(também o escolhi) Paulo Oliveira, Aderlan e mais alguns. Pus o Luisão, não por ser do Benfica, mas porque acho que merece. Também escolhi o Gaitan. É notório que não há nenhum extremo esta época a deslumbrar. Escolhi o argentino, porque apesar de ter começado mal, tem vinda gradualmente a melhorar. Também não foi pela camisola que veste. Da minha parte (e só posso falar por mim) não há qualquer necessidade de incluir jogadores do Benfica no melhor onze até agora do campeonato.
      E se me permite, e é só a minha opinião, acho uma desonestidade intelectual ou uma falta gritante de conhecimentos futebolísticos mínimos, fazer uma análise ao primeiro terço do campeonato e não incluir o Enzo Perez como um dos três homens do meio campo.

      Filipe M

  • Sebastiao America
    Posted Novembro 28, 2013 at 5:01 pm

    Concordo com quase tudo, apenas mudava 2 coisas e no meio-campo. Para mim o melhor meio-campo é William – Adrien – Lucho.
    SL

    • Sebastiao America
      Posted Novembro 29, 2013 at 12:25 am

      Pedro os erros todos? Mas estamos a falar de que jogador? O William teve mal num jogo, contra o Vitória em Guimarães de resto foi sempre Bom, Muito bom e excelente. Em especial nos jogos grandes, contra Braga e Benfica esteve bem e contra o Porto, no Dragão, fez um jogo impressionante (talvez o melhor jogo da época e de longe a melhor exibição de um jogador do Sporting no Dragão nos ultimos tempos). E na minha opinião o melhor médio (e jogador) do Porto tem sido o Lucho.

    • Jeremy
      Posted Novembro 28, 2013 at 11:11 pm

      O Fernando tb tem baixado um pouco o nível ultimamente. Na Rússia e na terça contra o Áustria n esteve nada bem. O William o único erro com influencia no resultado que me lembro é n ter feito falta no Markovic. Alex Sandro, Helton e Danilo estão na equipa ideal e já tiveram erros mais claros nomeadamente na Champions.

    • Anónimo
      Posted Novembro 28, 2013 at 8:32 pm

      Sebastiao, portanto acha realmente que o William mesmo com os erros todos que ja acumulou contra as equipas do "mesmo campeonato" que o Sporting merece mais destaque que o Fernando que tem estado impecavel? Eu acho que o Matic e dos melhores jogadores em Portugal e nem essa opiniao me faria troca-lo pelo polvo nesta altura do campeonato.

      Pedro

    • Anónimo
      Posted Novembro 28, 2013 at 5:23 pm

      De certeza que não quer colocar o André Martins, o Magrão, o Victor ou o Rinaudo no lugar do Lucho?
      Filipe M

  • Jose Seabra
    Posted Novembro 28, 2013 at 4:27 pm

    Só tiraria o Mauricio, porque na minha opinião cometeu erros infantis em vários jogos. É muito irregular. No seu lugar colocaria Yohan Tavares ou Abdoulaye.

  • slb1994
    Posted Novembro 28, 2013 at 4:25 pm

    (Continuação)

    Braga: A maior desilusão do campeonato. Não esquecendo que teve saídas importantes (nomeadamente Rúben Amorim, Leandro Salino, Mossoró e Hugo Viana) exigia se muito mais aos gverreiros, não só pelo orçamento (bastante superior a 12 equipas da liga) mas pelo passado recente da equipa.

    Vitória de Setúbal: Uma equipa que vem em crescendo nas ultimas jornadas, o que lhe permite estar nos 10 primeiros. Actualmente, dotada de alguns interpretes bastante interessantes, tornou se uma equipa mais pragmática

  • luis bcn
    Posted Novembro 28, 2013 at 4:19 pm

    Interessante como os extremos são 2 jogadores que jogaram no Porto (o candeias da formaçao e até creio que jogou na liga mas nao tenho a certeza) e é uma posiçao em que o Porto tem vários jogadores mas nenhum de jeito ("jeito" diga-se de grande qualidade). De resto o Mauricio depois do jogo do Porto era o patinho feio para os Sportinguistas mas até foi o jogador que mais me impressionou no SCP quando jogou contra o Porto mas acho que é muito forçado ele estar no onze. Ate dava lugar mais facilmente ao Abdoulaye mas tenho-o visto mais na europa do que na liga.

    • Jeremy
      Posted Novembro 28, 2013 at 11:14 pm

      Maurício só pode ser o melhor do lado direito porque os 2 melhores do campeonato jogam na esquerda (Mangala e Garay). Mesmo assim o Luisão tem estado ao mesmo nível. Aliás se há coisa em que o Sporting é fraco é nos centrais.

    • Anónimo
      Posted Novembro 28, 2013 at 8:29 pm

      KingLeao, Mauricio o melhor DC do lado direito do campeonato? So se for nos jogos em que nao tem pela frente um ponta de lanca com o minimo de qualidade pois contra o FCP e Benfica foi o que se viu. As cargas que o mochila faz sobre os avancados nao sao tanto um sinal de forca nas bolas paradas defensivamente mas sim da falta de qualidade na marcacao. Veremos quantos mais penalties ficarao por marcar.

      Pedro

    • luis bcn
      Posted Novembro 28, 2013 at 5:15 pm

      O candeias nao fazia pior figura que o Lica e do que o varela de certeza…

      O Mauricio como disse surpreendeu-me pela positiva e acho que tem sido o melhor central do SCP mas acho que a época do Africano tem sido melhor e digo isso tendo eu visto mais o Abdoulaye na liga europa do que na liga…e eu nunca disse que o Abdoulaye tinha mais qualidade que o Mauricio (mas ate acho que tem) e ja disse o ano passado que o Abdoulaye pode ser o proximo grande defesa do FCP à frente do Mangala apenas tem que corrigir a agressividade (apenas um amarelo este ano na liga o que para ele é um recorde) e as faltas de concentraçao (esta melhor mas ainda com o SCP "ofereceu" um golo).

    • KingLeao
      Posted Novembro 28, 2013 at 4:53 pm

      Nenhum dos 2 tem qualidade para jogar num grande na minha opiniao jogar num Nacional ou Gil Vicente nao e o mesmo que jogar num Scp ou Fcp, e dizer que o Abdoulaye tem mais qualidade que o Mauricio e ridiculo tem sido um dos melhor DC do lado direito no campeonato, nao e nenhum craque e fortissimo nas bolas paradas defensivamente tal como no ataque ja leva 2 golos esta epoca e muito importante, acho que para ambos o meu Scp ou mesmo o Fcp precisam de extremos que tem tecnica e que arrisquem no 1 para 1 e no mercado de inverno vai ser mais dificl e mais facil virem Licas do que Hulks.

      SL

  • João Silva
    Posted Novembro 28, 2013 at 4:16 pm

    Mais um post em cheio do enorme VISÃO DE MERCADO. Como Sportinguista tenho pena de no lugar do Mauricio não estar o Dier (visto que o número de jogos feitos são pouquissimos) que para mim é o melhor central do Sporting, tivesse ele a confiança para se soltar e o número de jogos para o fazer. Continuem o vosso bom trabalho. SL

  • Anónimo
    Posted Novembro 28, 2013 at 4:00 pm

    Apesar de concordar em tracos largos com a opiniao do VM acho que devia ser dado destaque a defesa do Benfica (menos batida do campeonato) e em geral nao concordo nem com o eixo defensivo nem com o ataque.

    Se Mexer e um dos principais responsaveis pela epoca do sexto classificado, entao porque nao o Yohan Tavares e o principal responsavel pela epoca do quarto classificado?

    Se o Mauricio e uma surpresa, entao Otamendi, Mangala, Luisao e Garay sao certezas e tambem sao titulares das defesas menos batidas do campeonato. Se calhar e uma questao de sorte com os penalties que ficam por marcar…

    No ataque, os jogadores com mais golos merecem destaque, e certo, mas podendo ter Jackson, Cardozo e Gaitan ou Luis Leal vs Montero, Candeias e Diogo Viana…

    Para treinador prefiro Leonardo Jardim, Marco Silva, e claro, os treinadores dos candidatos ao titulo, Paulo Fonseca e Jorge Jesus.

    Pedro

    • Sebastiao America
      Posted Novembro 29, 2013 at 2:09 pm

      Jeremy eu não queria falar de arbitros, mas só para por os pontos nos i's. Em Alvalade houve de facto um golo fora de jogo e um penalti, no minimo, muito discutivel. Na luz houve 2 penaltis claros e um golo fora de jogo tambem (tão milimétrico como o do Montero). Sobre quem jogou melhor nesses duelos, que é o que realmente interessa, penso que em Alvalade o Sporting jogou BEM melhor que o Benfica, e que na Luz o Benfica jogou tanto como o Sporting, embora tenha tido mais oportunidades (porque o Sporting corria atras do prejuizo).
      Ir à amoreira é de facto muito dificil, mas não tem sequer comparação com o jogo em braga e guimarães. O Benfica ganhou a este braga na Luz com uma sorte desgraçada e o Porto só ganhou ao Guimarães com uma sorte muito forçada (aquele penalti ainda me faz rir).

    • Pedro Melo
      Posted Novembro 29, 2013 at 12:13 pm

      Por essa ordem de ideias Jeremy, o Benfica e o Porto ainda não jogaram entre eles e o Porto ainda não foi a Braga.

    • Jeremy
      Posted Novembro 29, 2013 at 1:41 am

      E neste momento é mais complicado ir á amoreira do que a Braga ou Guimarães. O Benfica e Porto já lá jogaram….

    • Jeremy
      Posted Novembro 29, 2013 at 1:05 am

      Mas onde está esse futebol fantástico de Sporting e Porto, é que eu ainda n o vi…

      O Porto estava a jogar bem no início da época, mas ultimamente tem jogado tão mal como o Benfica…

      O Sporting toda a gente diz que joga bom futebol devido ás baixas expetativas com que iniciaram a época, por exemplo jogaram 2 vezes contra o Benfica e em nenhuma das duas jogaram melhor futebol. Em Alvalade foi ela por ela e na luz o Benfica foi ligeiramente melhor. Aliás se forem ver os resumos desses jogos a equipa com mais oportunidades de golo foi o Benfica.

      E não me venham falar de árbitros, se para a taça o SCP foi prejudicado (1 Penalty do Almeida) no campeonato o SLB foi também prejudicado (Penalty claro de Maurício e golo em fora de jogo)…

      Ninguém anda a jogar nada de jeito. Nem Porto nem Sporting nem Benfica. Aliás se fosse por jogar bem á bola o Benfica tinha sido campeão nos últimos 2 anos e ganho a taça UEFA.

      Talvez a equipa que jogue um futebol mais bonito seja mesmo o Estoril.

    • Sebastiao America
      Posted Novembro 29, 2013 at 12:00 am

      Eu não concordo com a inclusão do Enzo nem a do Fernando na Dream Team. Considero que o William e o Lucho foram melhores e nas mesma funções. Atenção que quando eu digo que foram melhores não estou a dizer que são melhores.
      O Benfica tem de facto os mesmo pontos que o Sporting, mas o Sporting já jogou em 3 do 4 estádios mais difíceis da Liga (Guimarães, Dragão, Braga), para quem percebe de futebol sabe que faz imensa diferença. Os benfiquistas têm que reconhecer que de facto não estão a jogar nada de nada "à bola", e que neste momento são a equipa dos 3 grandes a jogar pior.

    • Jeremy
      Posted Novembro 28, 2013 at 11:16 pm

      Não percebo esta opinião generalizada que o Benfica tem estado muito pior que Porto ou Sporting logo n devia ter jogadores no 11 ideal. Alguém já viu a tabela do campeonato?

    • Anónimo
      Posted Novembro 28, 2013 at 8:25 pm

      M Cruz, discordo da sua opiniao. Os centrais do Porto tem estado abaixo do que podem fazer mas sao parte da melhor defesa do campeonato, alias na mesma situacao estao os centrais do Benfica que ainda por cima tem falhas graves no que toca a cultura defensiva na era JJ.

      Pedro

    • Anónimo
      Posted Novembro 28, 2013 at 8:03 pm

      Joao, tem alguma razao mas na questao do melhor 11 do campeonato teem de estar os jogadores que estao a ser mais importantes nas equipas que estao nos primeiros lugares.

      No que diz respeito a Montero ate posso dar o braco a torcer e troca-lo pelo Jackson, que tem estado apenas a ser competente este ano e nao tao mortifero como foi o ano passado, especialmente porque e o primeiro ano de Montero na europa e tem feito a diferenca numa equipa menos forte que os outros dois "matadores".

      Sebastiao, se o Benfica tem estado a desapontar muita gente, tambem e verdade que e gracas a Luisao, Enzo, Gaitan e especialmente Cardozo que estamos nesta altura ainda na luta pelo titulo. No Porto, Otamendi e Mangala sao centrais de respeito que nao estando tao bem como poderiam estar continuam a ser parte integral da defesa menos batida do campeonato. Lucho e outro exemplo de um jogador que poderia ser incluido, mas no entanto acho que Adrien tem estado _muito_ melhor.

      Cumprimentos,

      Pedro

    • Anónimo
      Posted Novembro 28, 2013 at 5:34 pm

      Portanto, Enzo Perez (só por exemplo) não tem estado a jogar bem e muito menos merece estar na "Dream Team", certo?
      Filipe M

    • Sebastiao America
      Posted Novembro 28, 2013 at 5:24 pm

      O principal motivo de uma equipa nao jogar bem, é os seus jogadores não jogarem bem. Concluindo se o Benfica não tem estado a jogar bem é porque os seus jogadores também não estão a jogar bem, logo a minha pergunta, algum jogador do Benfica merece estar na "Dream Team"?

    • Anónimo
      Posted Novembro 28, 2013 at 5:12 pm

      Sebastião America, primeiro diz que "isto não é para saber quem são os melhores jogadores do campeonato, é para saber os que têm jogado melhor" e depois pergunta "acha que o seu Benfica tem estado a jogar alguma coisa para ter algum jogador na "Dream Team?" Não vê nenhuma contradição? Eu acho que um jogar pode perfeitamente destacar-se sem que a sua equipa esteja a "jogar alguma coisa". Você não acha?
      Filipe M

    • Sebastiao America
      Posted Novembro 28, 2013 at 4:59 pm

      Pedro isto não é para saber quem sao os melhores jogadores do campeonato, é para saber os que têm jogado melhor. Posto isto parece-me obvio que o Otamendi, o Garay e o Mangala são melhores centrais que o Mauricio e que o Mexer, mas não têm estado a bom plano. O Montero é indiscutivelmente o melhor jogador esta época em Portugal até agora, não só pela quantidade de golos que marca, mas também pelo que faz jogar, de longe o ponta de lança em melhor forma do campeonato. Agora pergunto lhe sinceramente Pedro, acha que o seu Benfica tem estado a jogar alguma coisa para ter algum jogador na "Dream Team"?

    • João Silva
      Posted Novembro 28, 2013 at 4:40 pm

      Pedro fala-se do melhor onze até ao momento e não nos melhores jogadores para o constituir. Mas se calhar a única injustiça até passe pelo Luis Leal que continua a boa senda da época passada. Os restantes têm todos estado uns furos abaixo daquilo que cada jogador pode oferecer às suas equipas. Gaitan comparativamente com Candeias e Diogo Viana é melhor jogador, mas isso não significa que tenha oferecido mais ao Benfica que os outros dois às suas respetivas equipas e é isso que está retratado. Montero o mesmo, pelo que fez até agora no campeonato está melhor que os restantes. É um jogador no seu primeiro ano em Portugal e na Europa, que vem para uma equipa que alcança um 7º lugar no ano anterior, necessitada de golos e esperança de renascimento futebolístico o que aumenta a pressão sobre o jogador. Até porque para mim Jackson e Cardozo são pontas de lança fixos e Montero é mais avançado centro para jogar atrás de um fixo que é o que tem acontecido sempre que entra Slimani. Na defesa concordo em parte consigo, Mauricio é fraco e Mexer tem sido regular nas suas exibições, mas Otamendi se não tiver a ser dos piores da liga este ano não sei então o que dizer, e Garay que é um dos melhores defesas centrais em Portugal este ano tem oscilado muito comparativamente ao seu valor. SL

    • Anónimo
      Posted Novembro 28, 2013 at 4:37 pm

      Nao discordo inteiramente, mas continuam a ser os titulares das defesas menos batidas do campeonato, e so por isso merecem o destaque.

      Em termos de potencial demonstrado, o que eu tambem acharia uma boa avaliacao para o 11 do campeonato, Vezo, Aderlan, Paulo Oliveira e Abdoulaye seriam ainda assim candidatos mais fortes que Mauricio.

      Pedro

    • Anónimo
      Posted Novembro 28, 2013 at 4:31 pm

      Pedro, quanto à questão do Mexer/Yoan Tavares, uma explicação poderá ser talvez porque o Nacional tem menos golos sofridos que o Estoril. Se tem muita lógica ou não isso é outra questão…
      Eu concordo com o teu comentário. Aliás, já comentei também. Os centrais e os extremos do são diferentes do meu 11. Acho que se aceita os extremos e o Mexer, agora o Maurício… Falas nos penaltis, e muito bem. Poderá ser um bónus por cada penalti que não lhe é marcado. Se for por aí talvez tenha algum cabimento esta nomeação.
      Filipe M

    • M.Cruz
      Posted Novembro 28, 2013 at 4:19 pm

      Os centrais do FCP não tem estado muito eficientes. E o Luisão esteve menos bem no início do campeonato

  • Anónimo
    Posted Novembro 28, 2013 at 3:56 pm

    O 11 que eu escolhi apenas tinha os centrais e os extremos diferentes. Tinha posto Gaitan e Cardozo (que nem é extremo como se sabe) na frente e Luisão e Abdoulaye como centrais. Aceito perfeitamente o Candeias e o Diogo Viana nas alas e o Mexer como central. Não concordo nada é com a inclusão do Maurício. Acho que há centrais que estiveram bem melhores. Mas são opiniões, claro.
    Filipe M

    • Sebastiao America
      Posted Novembro 28, 2013 at 11:52 pm

      O Benfica e o Porto são as melhores defesas porque ainda não jogaram entre eles, nem em Braga. A grande maioria dos golos sofridos pelas 2 equipas derivam de erros directos da equipa em especial dos defesas. Quanto ao Gaitan, eu sendo Sportinguista poderia dizer o mesmo do Carrilo, inspirado é dos melhores, mas infelizmente não tem estado sempre inspirado.

    • Anónimo
      Posted Novembro 28, 2013 at 8:57 pm

      MosqueteiroSLB faça como eu, deixe-os a falar sozinhos. Da minha parte, estes comentadores com azia e complexos de inferioridade em relação ao nosso clube, não terão mais resposta. Este é um espaço de troca de opiniões sobre actualidade desportiva. Com comentários isentos e críticas construtivas. É por isso que é um dos melhores blogs do país. E é para isso que eu venho cá. Filipe M

    • Anónimo
      Posted Novembro 28, 2013 at 8:23 pm

      Felipe, o melhor onze nao tem necessariamente de ser 4-3-3 com dois extremos :-)

      Nao concordo com a inclusao de Mexer, um jogador que para mim apesar de estar bem nao e parte das defesas menos batidas e nem nas equipas ao seu nivel tem estado em especial destaque. Tavares e Abdoulaye e Paulo Oliveira seriam as minhas escolhas para la dos titulares do Benfica e Porto.

      Abraco,
      Pedro

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 28, 2013 at 5:33 pm

      nao percebo estas criticas ao comentario.

      o benfica juntamente com o porto tem a melhor defesa da liga e nao temos nenhum jogador no top da defesa…
      cardozo- so entrou na 3 jornada, jogou menos de uma parte. depois ganhou a titularidade e foi sempre a marcar. falhou o ultimo jogo por lesao. mesmo assim ja leva 5 golos. mas sim, eu nao o incluirira pela falta dejogos, mas nao e assim tao descabido. quanto a gaitan, quando joga bem e o melhor extremo da liga, o seu problema e a irregularidade, mais uma vez nao e descabid

    • KingLeao
      Posted Novembro 28, 2013 at 4:54 pm

      Bem melhores diga-me algum nao seja aziado!

      SL

    • Sebastiao America
      Posted Novembro 28, 2013 at 4:43 pm

      Luisão, Cardozo e Gaitan? Não deve ter visto jogos do Benfica este ano..

  • slb1994
    Posted Novembro 28, 2013 at 3:43 pm

    Boa tarde a todos.
    Concordo com a análise em relação às equipas, diferindo apenas ligeiramente no que toca ao onze , mas que é bastante aceitável.

    Vou basear o meu comentário em relação às equipas, já que quanto ao melhor onze já deixei a minha opinião num post anterior:

    Benfica e Porto: Agrupo os dois porque , apesar de problemas diferentes, o resultado é idêntico – exibições irregulares, tropeções frente a equipas com menor valia e erros constantes por parte dos técnicos. Bastante abaixo daquilo que eu esperava ( e então na LC nem se fala)

    Sporting: Diria que não é grande surpresa para mim, pois já sabia da qualidade de Leonardo Jardim ( e também que era difícil repetir o pesadelo do ano passado) e de elementos que, apesar da péssima época 2012/2013, tem qualidade (Adrien é o exemplo mais flagrante), isto claro, juntando contratações importantes( Maurício, Montero, Jefferson…). No entanto, é notável o trabalho feito por Leonardo Jardim que coloca o Sporting, ao fim do primeiro terço do campeonato, com os mesmos pontos que o Benfica e apenas a 1 do Porto (os leões tem tudo para ficar no top 2 no fim da primeira volta)

    Estoril : A confirmar aquilo que eu esperava: apesar de saídas importantes, soube mexer se bem no mercado (jogadores que vieram acrescentar qualidade como Sebá ou Filipe Gonçalves são exemplo disso) e fundamentalmente manteve um treinador de muitíssima qualidade. É uma equipa bastante equilibrada e que joga muito bom futebol e não me admirava que fosse novamente apurado para a Liga Europa.

    Gil Vicente: Uma boa surpresa . Mexeu se igualmente bem no mercado , e apesar de baixas importantes que não estavam previstas (como Draman), a equipa é bastante sólida defensivamente e na frente tem elementos que desequilibram, como Diogo Viana ou Paulinho. Os objectivos poderão ser revistos- o plantel tem qualidade para lutar por algo mais , para alem da manutenção no campeonato

    Nacional: A fazer uma época dentro daquilo que eu esperava. Manteve grande parte da época anterior, reforçando se criteriosamente com jogadores como Zainadine e Rafa, para além de ter no comando uma "velha raposa" como é Manuel Machado. Apesar de na minha opinião ter menos argumentos do que outras equipas, penso que pode lutar pela Europa.

    Vitória de Guimarães: Como a VM referiu, apesar de alguma infelicidade em alguns jogos (por exemplo contra Benfica, Porto e Sporting), a verdade é que esperava que tivessem mais pontos do que os que já detém. Curiosamente, acho que este plantel é superior ao do ano passado, tendo em todo o corredor central boas soluções (DC, MD, MC e PL). A verdade é que tanto os laterais como os extremos têm demonstrado pouca qualidade

    Rio Ave: Formou um bom plantel , sendo que o maior destaque vai mesmo para o pouco rendimento em casa. De resto, só fico surpreendido como Luis Gustavo não é titular nesta equipa.

  • Emigra
    Posted Novembro 28, 2013 at 3:06 pm

    William Carvalho é um dos destaques do campeonato, como é que nao cabe no onze?
    e para mim o Jardim é o treinador referencia… o trabalho que está a fazer é excelente, em condicoes dificeis.

  • Bishara
    Posted Novembro 28, 2013 at 2:53 pm

    Em acordo com análise do VM, gostaria de destacar outros jogadores que têm sido, para mim, também agradáveis surpresas deste campeonato.

    Miguel Rodrigues – Fez todos os 10 jogos, titularíssimo no Nacional. Vi pouco dos madeirenses esta época, mas do que vi, e embora não esteja ao nível do Mexer, aparenta uma maturidade e inteligência fora do normal. Central com 20 anos, na minha opinião a ser seguido no futuro com bastante atenção pelos grandes.

    Derley – Melhor marcador do Marítimo, na primeira temporada a actuar fora do Brasil. É obra, sabendo que vem de um clube da série C brasileira. É mais uma prova de que há jogadores brasileiros de "segunda" cuja capacidade se revela surpreendentemente (tal como Maurício).

    Paulo Oliveira – Espero que não dê um Moreno, isto porque já desde a temporada passada está a merecer voos maiores. E apesar do mau momento do Vitória, tem sido, do meu ponto de vista, dos mais regulares.

    Outros de equipas "menores" como Sebá, Avto, Ramon Cardozo, a acabarem a época com os registos que mostram agora, apresentam valores muito interessantes para o campeonato.

  • André Pinto
    Posted Novembro 28, 2013 at 2:03 pm

    Boa tarde,

    Concordo totalmente com o 11 e com os reparos sobre os clubes, feito no inicio do texto.

    A minha única nota vai para o treinador. Não quer dizer que não seja justo, mas acho que o Leonardo Jardim no Sporting está a fazer um enorme trabalho (e para mim é o treinador do momento da Liga Portuguesa).
    Desde que o Leonardo Jardim chegou ao Sporting a qualidade aumentou de forma brutal. Colocou o Sporting a lutar pelo titulo (depois duma época como a anterior, é um grande feito). Colocou o Sporting a jogar a bola de forma bonita e segura. Colocou o Sporting a jogar "taco-a-taco" com os principais rivais. Não é qualquer treinador que muda um estilo de jogo, ao ponto de ir ao Dragão e jogar da forma como jogou, ir à Luz e jogar da forma como jogou (inclusive estar numa posição de desvantagem com diferença de 2 golos e colocar toda a "carne no assador", atrás do resultado, chegando mesmo a empatar. Colocar a equipa a jogar da forma que colocou, frente a um rival e candidato ao titulo (Benfica tem claramente a nível individual muito superior ao Sporting) e "obrigando" o rival a ter de usar os craques para conseguir empatar, num jogo onde quase só deu Sporting.

    Isto é a minha opinião, para mim Leonardo Jardim está a ser o melhor treinador.

    Palavra ainda para João de Deus, que está a fazer um óptimo trabalho no ano da estreia na 1ª Liga, no Gil Vicente. Mas, estas surpresas já não se consideram surpresas. Vejamos o Paulo Fonseca, o ano passado levou o Paços de Ferreira a 3º lugar, fazendo história nesse clube e no ano a seguir não consegue colocar o Porto a jogar a bola, onde ainda não conseguiu fazer o Porto uma máquina de futebol, inclusive batendo records negativos.

    Parabéns VM, pelo óptimo trabalho.

    Cumprimentos,

    André Pinto

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 28, 2013 at 1:55 pm

    Porto – Sem o mesmo fulgor.. com algumas limitações, mas continua a ser o líder, portanto, nada de surpresas.

    Sporting – Admito que esperava um Sporting mais forte (como disse na pré-época), mas este Sporting está a superar as expectativas (continuo a dizer que o plantel tem limitações e Jardim tem feito um trabalho brilhante).

    Benfica – Exibições aquém do que Jesus habituou os adeptos, mas está na luta pelo título e com boas possibilidades de o vencer.

    Estoril – É um prazer ver esta equipa jogar. Sem dúvida candidato novamente à Europa.

    Gil Vicente – A equipa surpresa deste início de campeonato. Não deve dar no entanto para ir à Europa

    Nacional – Boa equipa, estará na luta pela qualificação europeia.

    Guimarães – Forte candidato à Europa, tem um plantel superior ao da época passada, embora esteja agora a atravessar uma má fase.

    Rio Ave – Equipa para fazer campeonato tranquilo, mas insuficiente para ir à Europa. O ano passado tinha um plantel mais forte.

    Braga – A desilusão, perdeu elementos importantes, mas também teve bons reforços. A Champions está quase impossível, terá que inverter o rumo rapidamente para chegar ao 4º lugar.

    Setúbal – Com uma boa política de aposta em jovens, e um avançado (Cardozo) que tem sido muito útil. Penso que conseguem a manutenção.

    Académica – Sempre com um plantel superior a muitas equipas da Liga, mas sempre com os mesmos resultados práticos. Luta pela manutenção, mas vai permanecer na 1ª Liga.

    Marítimo – Equipa que todos os anos se reinventa, com a aposta na equipa B. Está abaixo das expectativas, não vai lutar pela Europa, mas fará um campeonato tranquilo.

    Belenenses – Equipa com algumas limitações, mas com muita garra. É candidata a descer, vamos ver..

    Olhanense – Forte candidato à descida. Plantel com vários jogadores medianos, não terá vida fácil.

    Paços de Ferreira – Vai sair desta posição, tem um bom plantel e com o novo treinador fará um campeonato "tranquilo".

    Arouca – Equipa um pouco à imagem do Belém, alguns bons jogadores mas um elenco algo limitado… não têm também a garra do Belém, e têm um treinador muito defensivo. Fortes candidatos à descida.

    Aposto em Porto, Benfica e Sporting para a Champions. Estoril e Braga para a Liga Europa. Olhanense e Arouca para descer.

    Quanto ao 11, o meu foi:

    Adriano

    Cedric
    Maurício
    Garay
    Alex Sandro

    Fernando
    William (até porque no Sporting funciona muitas vezes como um 8)
    Enzo

    Jackson
    Diogo Viana
    Montero

    Melhor treinador: Leonardo Jardim (trabalho notável, à muito que não via um Sporting tão bem trabalhado e inclusive com dois sistemas de jogo) e destaque também para o João de Deus.

    • Erik Santos
      Posted Novembro 28, 2013 at 6:01 pm

      Pedro isso é um comentário muito pouco inteligente, nota-se que é uma parte que precisa de trabalhar bastante.

    • Miguel Gomes
      Posted Novembro 28, 2013 at 5:51 pm

      Pedro, sinceramente nao consigo perceber o conteudo do seu comentário.

    • Pedro Castro
      Posted Novembro 28, 2013 at 2:20 pm

      acho que colocou poucos jogadores do sporting no 11. Nomeadamente Jefferson, Patrício, Rojo, Adrien, André Martins, Capel e Wison deveriam estar no 11 ideal.
      Slimani deverá ganhar o prémio de melhor jogador africano.
      Ricardo Esgaio deveria ser eleito Golden Boy.
      Montero dentro de 1 ano ganha a bola de ouro.
      Bruno Carvalho deveria acumular a função de primeiro ministro com a de presidente do Sporting,

      Cumprimentos

    • Domingos Araujo
      Posted Novembro 28, 2013 at 2:06 pm

      Concordo com a analise da VM, apesar de achar que o William Carvalho deveria estar no lugar do Fernando. Apesar de mais jovem que o polvo mas tem sido mais preponderante na equipa do Sporting do que o Fernando tem sido no Porto..por esse motivo acho que William deveria constar no melhor 11, mas a escolha é difícil dado que os dois estão em grande forma

  • JVP
    Posted Novembro 28, 2013 at 1:47 pm

    Para ponta de lança, há ainda mais um jogador que se destacou nestas primeiras 10 jornadas do campeonato, que é Derley avançado do Marítimo com 7 golos apontados.

  • Kacal
    Posted Novembro 28, 2013 at 1:35 pm

    Concordo com a excelente analise do VM, o 11 que eu escolhi foi um pouco diferente, mas, este está muito bom e também acho que é um dos melhores 11´s deste 1º Terço de Campeonato.

Deixa um comentário