Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Disse-me que dava a camisola dele mais tarde, eu respondi que preferia a irmã…”

Continua a ser surpreendente como Zizou, a fazer o último jogo na carreira e já com 34 anos, perdeu assim a cabeça, sendo certo que ao longo da sua carreira teve vários momentos menos positivos, inclusive em outros Mundiais, como em 1998.

A cabeçada de Zidane a Materazzi na final do Mundial de 2006 é um dos momentos mais marcantes na história do futebol, e quase 14 anos depois o italiano confirmou que tudo começou com ‘bocas’ relacionadas com a irmã do actual treinador do Real. “A cabeçada de Zidane? Não esperava aquilo, naquele momento. Tive a sorte de não estar à espera deste episódio, porque se estivesse preparado, ambos teríamos terminado nos balneários”, começou por afirmar o antigo central numa conversa no Instagram. “Tivemos um contato na área na primeira parte. O Zidane tocou no guarda-redes e o Rino [Gattuso] disse-me para o marcar. Depois do primeiro contato com ele, pedi-lhe desculpas mas ele reagiu mal.”, continuou, para depois concluir: “No terceiro choque franzi-lhe a sobrancelha, e ele disse-me: “Dou-te a minha camisola mais tarde”. Eu respondi que preferia a sua irmã do que camisola”.

57 Comentários

  • Chico
    Posted Maio 3, 2020 at 2:07 pm

    O Materazzi ficará para sempre na história do futebol como um filho da p***. Pessoas destas não merecem o respeito de ninguém.

    • AndreChaves9
      Posted Maio 3, 2020 at 2:12 pm

      Que ridiculo. Insultos destes não faltam dentro de campo. A culpa é 100% do Zidane.

      • André Dias
        Posted Maio 3, 2020 at 2:31 pm

        Estou com o Chico em relação a Materazzi mas não é por causa deste episódio em particular, é pelos anos de entradas assassinas. Era um jogador nojento.

      • Joao Duarte
        Posted Maio 3, 2020 at 4:14 pm

        Podes dizer que também tem culpa mas dai a ser toda dele.

      • Chico
        Posted Maio 3, 2020 at 6:44 pm

        Uma pessoa que manda é um insulto destes é um filho da p***. Simples. Não é por ser comum que não o deixa de ser. Joguei à bola, fiz muita coisa na vida, nunca tive que insultar ninguém deste modo ou de outro similar. É melhor viver respeitando os outros que desrespeitando-os, acho eu. Sempre respeitei e sempre quis ser respeitado. O Materazzi faltou primeiro ao respeito, por isso é impossível que a culpa seja totalmente do Zidane.

        • Joaopcalves
          Posted Maio 3, 2020 at 8:51 pm

          Chico, acabaste de fazer o insulto que tanto apregoas de ser o fim do mundo e sem desculpas. Excelente coerência.

          • Chico
            Posted Maio 3, 2020 at 10:39 pm

            Não é falta de coerência. Nunca disse que se responde a violência com passividade.

            • Joaopcalves
              Posted Maio 4, 2020 at 12:07 pm

              Claro que é falta de coerência.
              Desculpa mas esse argumento, além de achar errado, nem faz qualquer sentido neste caso. Podemos responder com violência quando alguem, em algum momento da vida, foi insultuoso? Já todos insultamos alguém, se a culpa é só de quem começou, vai morrer solteira.

              • Kacal
                Posted Maio 4, 2020 at 2:32 pm

                Fala por ti, não sou nenhum santo mas nunca referi a família de ninguém como insulto na minha vida, mas nem me lembro de ter insultado ninguém. Tento ser respeitador e detesto confusões. Acho que não serei o único assim.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 3, 2020 at 2:23 pm

    Tenho sentimentos contraditórios sobre isto.Sendo grande fã de Zizou desejava que marcasse na final e tivesse uma despedida bonita. Naquela altura de 2006, quando vi o jogo e nos dias seguintes detestei Materazzi porque pensei que tinha provocado Zizou para sacar a expulsão. Com o tempo percebi que foram aquelas bocas típicas de jogadores e que Zizou é que reagiu demasiadamente mal.
    A péssima reputação de Materazzi (inteiramente merecida) também não ajudou a que tivesse sido melhor visto.
    Seja como for, abordei essa final com sentimentos mistos. Depois do roubo que sofremos na meia final contra a França, desejava que a Itália ganhasse e ganhou. Mas queria que Zizou jogasse bem, marcasse um golo e fosse aplaudido, mesmo que perdesse o jogo.
    A França é das selecções que mais detesto pela arrogância, só agora com Deschamps é que isso tem mudado para mim. Ainda por cima a forma como é sempre levada ao colo quando é preciso é de bradar aos céus. A Itália sempre desgostei pelo tipo de futebol que tem (isso está a mudar agora) mas torci muito pela Itália neste jogo e ri no final.
    Apenas fiquei triste pelo fim imerecido de Zizou.
    Apesar de agora perceber que ele teve culpa em reagir de forma desproporcional (dentro de um jogo como estes aquilo nunca pode ser motivo para se deixar expulsar) continuarei sempre a admirar Zizou. E a detestar Materazzi, mesmo que perceba que ele não foi aqui tão porco como eu pensava.

    • Giuseppe F
      Posted Maio 3, 2020 at 3:53 pm

      A Itália, a par da Argentina, sempre foi a minha seleção preferida, por acaso. Demasiadas lendas e tao grandiosas…

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 3, 2020 at 4:22 pm

        Não era não gostar dos jogadores mas do tipo de futebol que jogavam até há pouco tempo. E sim, a Argentina é das minhas favoritas também.

    • BrunoAlves16
      Posted Maio 3, 2020 at 4:44 pm

      Engraçado, senti o mesmo que tu na altura, sempre aziei com França, desde o Euro 2000, e já na altura torci fortíssimo pela Itália, que sempre foi das selecções que mais gostei, as vezes parece que gosto tanto da selecção italiana como da portuguesa, não sei porque xD. E fiquei altamente ” transtornado” em 2 momentos, precisamente final do Euro 2000 e quando falharam o apuramento para o Mundial 2018

    • Gunnerz
      Posted Maio 3, 2020 at 5:07 pm

      O que é isso de ser uma seleção arrogante já agora?

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 3, 2020 at 5:18 pm

        É o chauvinismo francês no seu melhor. Nunca me esquecerei da campanha porca que montaram contra nós em 2006 a dizer que éramos simuladores, isto por parte de uma selecção que tinha os seus piscineiros também, como o Malouda ou Wiltord. São sistematicamente levados ao colo mas acham-se os reis da cucada preta. A nível pessoal adoro muito dos jogadores, mas a selecção e a federação são um monte de soberba e arrogância. O Domemech então foi o cúmulo disto. Basta vezes esteve para nem ir aos Euros e Mundiais, ganhou com lances muitos duvidosos mas era o primeiro a vir acusar os outros, mostrando um moralismo insuportável. Contudo, quando se deu aquela vergonha contra a Irlanda para o Mundial 2010 vinha com uma musiquinha diferente, aí a verdade desportiva já não contava. Só com Deschamps isso mudou. A Itália apesar do catennacio a demonizar por vezes, tendo ganho o que ganhou nunca foi assim.

        • Gunnerz
          Posted Maio 3, 2020 at 7:09 pm

          Bem por esse prisma deves ser na tuga os mais arrogantes do mundo..

        • Vegeta
          Posted Maio 4, 2020 at 12:52 pm

          Concordo Joga_Bonito, já para não falar no que disseram da nossa seleção em 2016 e como se apuraram para o mundial 2010 após aquela não escandalosa do Henry.

  • Valderrama
    Posted Maio 3, 2020 at 2:25 pm

    Já aqui foi falado no blog, há pouco tempo. Muito mal o Zidane mas ainda pior a FIFA que castigou o francês em três jogos e o Materazzi em dois.
    De resto o Zidane, tendo sido um jogador fabuloso sempre foi um habitué destas situações. Recordo-me de um tal de Roy Keane descrever o Zidane como “brilliant but a nasty, very nasty player”

  • Kacal
    Posted Maio 3, 2020 at 2:42 pm

    O Zidane também foi arrogante e achou-se o maior ao dizer o que disse, visto que era um jogador muito experiente e numa final de um Mundial, no futebol o contacto e a provocação é perfeitamente normal. Cedeu e não devia, mas na parte final o Materazzi mereceu a cabeçada porque tocar na família é sagrado e é passar dos limites. Se tivesse perdido o Mundial para a França seria a cereja no topo do bolo.

    • Valderrama
      Posted Maio 3, 2020 at 4:22 pm

      Se os jogadores de futebol merecessem agressões sempre que tocam na família uns dos outros os jogos não chegavam ao fim com tantas expulsões.
      O trash talk faz parte do jogo e o Zidane não soube lidar uma raposa velha como o Materazzi, só isso.
      Se fosse um jogo noutro contexto qualquer o agressor levava dez jogos e o agredido (evidentemente) nem castigado era

      • Kacal
        Posted Maio 3, 2020 at 6:21 pm

        Para mim há o “trash talk” e há o descer baixo, se quer fazer “trash talk” que o faço focando-se na pessoa que insulta e provoca, quando vai buscar familiares não acho normal e para mim é passar dos limites. É o mesmo que achar que usar racismo como provocação é normal. Concordo que Zidane não soube lidar, mas o Materazzi passou os limites e sofreu as consequências, só foi pena ter conquistado o Mundial. Mas são opiniões.

        • Fonseca
          Posted Maio 3, 2020 at 7:46 pm

          Sou uma leitora assídua do Visão de Mercado e na maioria das vezes revejo-me nos seus comentários Kacal, no entanto este aqui até me deixa surpreendida. Comparar a provocação dirigida a Zidane com racismo?
          Em qualquer competição existe provocação e claro que algumas não devem ser toleradas, mas o Materazzi apenas respondeu a uma provocação arrogante de Zizou à qual ele não soube gerir acabando por partir para a agressão visto ter ficado sem resposta perante uma resposta à altura da sua provocação, e atenção que não quero com isso dizer que o Materazzi esteve muito bem.
          E também não quero com isso dizer que não entendo a reação do Zidane, agora dar-lhe razão isso não. Entendo porque por vezes reagimos de forma inconsciente e impulsiva, mas não posso concordar que o Materazzi mereceu e foi bem feito. Num fundo foram provocações como existem tantas outras em todos os jogos e provocações como estas não podem levar à agressão sem ser penalizado por isso.
          Mas como disse são opiniões e a realidade é que por norma aprecio os seus comentários.
          Abraço

          • Kacal
            Posted Maio 3, 2020 at 11:22 pm

            Desde já bem-vinda aos comentários e comente mais vezes! E fico muito contente e lisonjeado que aprecie os meus comentários.

            Sobre o que disse, não comparei com racismo mas sim no sentido de alguns chamarem “macaco” a um jogador de forma a provoca-lo e defendermos isso como “trash talk” quando na minha opinião é racismo na mesma, foi nesse sentido não comparando a gravidade, atenção.

            Depois para mim chamar a familia para o caso nunca é correcto, é passar dos limites e devemos manter as coisas sobre a pessoa que estamos a provocar ou responder, o Materazzi podia ter dito muitas outras coisas sem referir a familia do Zidane. Nunca irei perceber o defender isso.

            Por fim, para mim o Materazzi mereceu e tal como refere que o Zidane mereceu a resposta, o italiano teve a resposta também e as consequências. Com isto não significa que o francês não devesse ser castigado, merecia ser embora ele tenha terminado a carreira a seguir, mas sim concordo e defendo que merecia castigo, mas para mim o Materazzi mereceu o que teve também.

            Novamente muito Obrigado!

            Abraço :)

  • Mr.Peanut
    Posted Maio 3, 2020 at 3:15 pm

    Que virgens ofendidas. Quem defende Zidane e aponta o dedo a Materazzi é porque nunca jogou a bola. E se jogaram onde foi? Numa escola catolica privada onde nao se podia dizer asneiras? Toda a minha adolescencia joguei federado e tenho a dizer que isto comparado com o que ouvia na altura, tanto dos jogadores e pais adversarios, era considerado um elogio.
    O aspecto psicologico tambem e importante no futebol. Zidane tentou ser superior, Materazzi nao se ficou e Zidane perdeu a cabeça. Ponto final.

  • Alvaromoreira
    Posted Maio 3, 2020 at 3:15 pm

    O materazzi é italiano, sabe melhor que ninguém como jogar com o psicológico do adversário. Para mim o mau da fita será sempre o zidane por ter perdido a cabeça numa final de mundial.
    Depois, não querendo ser contraditório, mas o materazzi mereceu a cabeçada que levou. Esta história está contada á versão dele, provavelmente foi algo pior, porque o zidane sempre foi muito calminho.Materazzi por muito bom que fosse não tinha o respeito e elegância de terry, nesta ou Maldini, enquadrava se mais na linha do gattuso, que era pura raça e agressividade

    • T. Pinto13
      Posted Maio 3, 2020 at 4:29 pm

      Zidane muito calminho?

      • GoldenFCP
        Posted Maio 3, 2020 at 10:38 pm

        Mas alguma vez o zidane teve atitudes destas antes? Óbvio que não é santo nenhum, mas metia se na dele, não andava a distribuir charutos dentro de campo e não faltava com o respeito a ninguém.

        • T. Pinto13
          Posted Maio 3, 2020 at 10:49 pm

          14 vermelhos, 11 diretos…
          Diz que não era assim tão calminho.
          Pergunta também ao Desailly…

    • Valderrama
      Posted Maio 3, 2020 at 4:30 pm

      Não concordando que o Materazzi tenha merecido a cabeçada que levou a descrição do italiano está bem feita. Agora o Zidane esteve muito mas muito longe de ter sido sempre calminho

    • Muska
      Posted Maio 3, 2020 at 4:54 pm

      Que comentário! Um jogador merece levar uma cabeçada por umas bocas num jogo de futebol, Zidane era caminho e Terry elegante. O que se aprende por aqui.

      • GoldenFCP
        Posted Maio 3, 2020 at 10:43 pm

        1-Comecei por criticar o zidane pela agressão.
        2-Depois foi talvez o único episódio violento da carreira do zidane, não sei onde veem fúria nele. Pra mim sempre foi um jogador calmo,desde que não mexessem com ele, não era nem de perto um gattuso.
        3-E do que vi de terry era um senhor dentro de campo, fora dele é outra questão, mas dentro de campo comportava se como poucos.

        • Valderrama
          Posted Maio 3, 2020 at 11:28 pm

          Em relação ao ponto 2 não é difícil ir ao YouTube e desenganar-se em relação ao Zidane. Há várias agressões e até pelo menos uma outra cabeçada. Não obstante ser um grandíssimo jogador, claro.

    • Roy_KK
      Posted Maio 3, 2020 at 8:50 pm

      A elegância de Terry permitiu-lhe visitar a esposa do seu melhor amigo Wayne Bridge.

  • Daniel Alves
    Posted Maio 3, 2020 at 3:52 pm

    O Zidane mandou uma boca, o Materazzi respondeu. Fim da história. Ou devia ter sido, pelo menos.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 3, 2020 at 4:11 pm

    Rei Materazzi, irritar os adversários era com ele ahah

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 3, 2020 at 4:26 pm

    Bem expulso, bem castigado e boa a vitória da Itália!

  • Mike The Kid
    Posted Maio 3, 2020 at 4:55 pm

    Finalmente sei a quote.

  • Af2711
    Posted Maio 3, 2020 at 5:12 pm

    Falar de irmã para os magrebinos é mais grave do que falar da mãe.
    Alguns sustentam a tese de que Zidane queria terminar a carreira desta forma, como vilão, já que antes e durante a final ele vinha tendo alguns comportamentos fora do normal dele.

    • Joga_Bonito
      Posted Maio 3, 2020 at 5:22 pm

      Seja para os magrebinos, seja para os latinos,seja para quem for, a família é sagrada. E é por isso que isso é usado como insulto e picardia, porque já se sabe que tira uma pessoa do sério. Mas isso há em todos os jogos. Agora essa teoria de ele querer acabar como vilão não estou a perceber, podia explicar melhor?

      • Af2711
        Posted Maio 3, 2020 at 6:24 pm

        Não, acredite. Para os magrebinos, insulto à irmã é mais grave do que para a mãe. Sem dúvida que a família é sagrada, e um jogador como Zidane, três vezes eleito o melhor jogador do mundo já deve ter ouvido coisas do mesmo nível num campo de futebol e não reagiu daquela maneira.

        Sobre teorias, valem o que valem. Ela foi levantada pelo ator Thomas Ngijol, que relatou no documentário “Les Blues” que Zidane não que Raymond Domenech vencesse o Mundial. Wenger também chegou a falar sobre isto no mesmo documentário. Posteriormente, Franck Annese, um dos criadores do “So Foot” afirmou que Zidane pensou nesta final como uma forma de “suicídio”, terminando de forma grandiosa e marcante a sua carreira. A verdade é que mesmo Zidane tendo sido expulso, os franceses nunca o imputaram uma imagem de ‘vilão’ ou persona non grata. Pelo contrário, até dizem que fariam o mesmo. Quem certamente não gostou nada disto foram os companheiros…

      • lsd
        Posted Maio 3, 2020 at 6:28 pm

        Havia um boato que dizia que Zidane não queria que o Domenech fosse campeão, por isso fez lhe a cama na final, que o penalti à panenka foi um indicador…
        Pessoalmente acho descabido, até porque ele volta atrás na sua retirada da seleção, faz o apuramento e joga o Mundial, e jogou muito.

        • Joga_Bonito
          Posted Maio 3, 2020 at 6:53 pm

          Obrigado, desconhecia essa teoria.

        • Af2711
          Posted Maio 3, 2020 at 7:33 pm

          E provavelmente estaria mais bem cotado para as discussões de melhor de sempre. Seria fabuloso se encerra a carreira vencendo um mundial depois de começar a fase de grupos extremamente questionado.

  • Mike-UK
    Posted Maio 3, 2020 at 6:11 pm

    Usar a frase “o que tu queres sei eu pá” parece-me correcto.
    Há no entanto algo que acaba por ser positivo: a coisa é tão hiperbólica e pateta que a maior parte das pessoas nem sequer leva a sério.
    Quanto a portugueses que alinham nesta bitola – o meu desprezo por vos é total.

Deixa um comentário