Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dois em três! FC Porto conquista campeonato pela 29.ª vez

A desforra de Sérgio Conceição. O técnico, de 45 anos, na época passada perdeu um campeonato que estava mais do que no bolso e este ano conquistou um que parecia totalmente perdido. E se alguém no FC Porto acreditou que esta recuperação era possível, e teve mérito nela, foi SC. A temporada até Fevereiro estava a ser desastrosa – desvantagem pontual, não apuramento para a Champions ou derrota na Taça da Liga -, mas Conceição não deixou que a equipa se perdesse, manteve sempre o foco, foi melhor no Clássico frente ao Benfica no Dragão, como também já tinha sido na I Volta, e deu a volta a um contexto que parecia negro. É certo que o nível exibicional deixou quase sempre a desejar, que Sérgio Conceição é de longe o que mais pressiona as arbitragens antes, durante e depois dos jogos, ainda por cima tem sempre um comportamento pouco ético em relação aos adversários quando perde, mas o futebol português vai permitindo isso e os dragões, até pela maior estaleca que revelaram (claramente superiores nos dois clássicos contra o maior rival, e a equipa que fez mais pontos no pré e pós-covid), são um campeão inequívoco. E se há um vencedor nesta Liga, também há um grande derrotado, e esse é claramente o Benfica, que deixou fugir um campeonato que estava mais do que na mão, por um conjunto de erros a partir de Fevereiro (manter Lage a partir de determinada altura foi o principal), que facilitaram muito a vida aos azuis e brancos. A nível individual apesar dos mais de 60 ME investidos em reforços (o clube está falido mas continua com orçamentos monstruosos… e este até foi o maior de sempre), não houve um super-destaque, o que dá ainda mais mérito ao trabalho de Conceição, que tem de puxar para si todos os louros por este triunfo. Marega teve um ano discreto, Zé Luís e Soares também ficaram aquém, Danilo fez a pior época desde que chegou ao Dragão, Pepe também teve vários erros graves, e a equipa pareceu sempre ‘manca’ em alguns sectores, principalmente no lado direito da defesa ou na ala. Escaparam Corona, que foi de longe o que apresentou mais qualidade, Sérgio Oliveira, o mais regular no meio campo, e Telles, que, apesar de o seu nível exibicional não ter sido elevado, contribuiu com umas estatísticas assombrosas, sendo que decidiu em dois momentos importante da época, Boavista e Portimonense, com golaços.

O FC Porto sagrou-se campeão nacional. É a 29.ª vez que os azuis e brancos conquistam a Liga, a 2.ª nos últimos 3 anos, e a 5.ª na derradeira década. A turma de Sérgio Conceição, que consegue assim o 2.º campeonato para o currículo como treinador, entrou na 20.ª jornada a 7 pontos do Benfica, mas reduziu a diferença para 4 pontos com a vitória no Clássico e na 23.ª ronda assumiu uma liderança que nunca mais perdeu.

89 Comentários

  • Manchester Is Red
    Posted Julho 15, 2020 at 11:28 pm

    Que fique bem claro que este deve ter sido (para não dizer que foi com toda a certeza) o campeonato mais estúpido perdido pelo Benfica na sua existência.

    Será uma época que manchará para sempre a história do clube e não tenho reservas nenhumas quando digo isto. Um feito que deve envergonhar todos os envolvidos nesta triste temporada.

    Parabéns ao Porto. Foi o menos mau, no pior campeonato de que tenho memória.

    • Kafka
      Posted Julho 15, 2020 at 11:34 pm

      Se ninguém da estrutura ou jogadores do Benfica se evergonharam pela maior humilhação de TODA a história do Benfica com os 0 pontos na Champions, não vai ser isto que vai envergonhar seja quem fôr do Benfica

  • Kafka
    Posted Julho 15, 2020 at 11:31 pm

    E esta época o Porto até vai fazer dobradinha com a vitória na Taça

    Ora vamos só deixar aqui uns certos mitos que uns pseudo benfiquistas (são adeptos do Vieira não são do Benfica) tanto gostam de vender

    – “Hegemonia do Benfica” : Realidade igual a 5 campeonatos para o Benfica e 5 para o Porto

    – “Benfica 10 anos à frente da concorrência” : Realidade igual a 2 títulos em 3 possíveis para o Porto

  • Nickles
    Posted Julho 15, 2020 at 11:32 pm

    Fica confirmada de vez a tal hegemonia nacional que a estrutura dos 10 anos á frente tanto canta aos sete ventos. Analisaremos então mais a fundo este poderio nacional sem igual que o Vieira trouxe ao Benfica, nos últimos 10 anos:

    = De 2010 a 2020 =
    5 Campeonatos em 10 (50%)
    2 Taças de Portugal em 10 (20%)
    4 Supertaças em 10 (40%)
    5 Taças da Liga em 10 (50%)
    ACUMULADO: 16 títulos em 40 (40%)

    Eu ainda fui confirmar se, ao dia de hoje, o conceito da palavra hegemonia seria igual ao dos meus tempos de escola… e não é que não mudou e continua a significar exatamente o mesmo?! Portanto ou o nível de matemática da estrutura não é suficiente para perceber que 40% não é de todo um poder total e incontestável, o que por si só é algo gravíssimo já que nessa mesma estrutura está o suposto administrador financeiro do clube… ou isto é apenas mais uma das N histórias da carochinha que a Estrutura X Annis Praemisit (em Latim fica muito giro) utiliza dia sim dia sim como demagogia pura e barata.

    Aliás a hegemonia é tanta que o Porto, desde que foi intervencionado pela UEFA (um Porto completamente falido portanto) venceu 2 dos 3 campeonatos e 1 supertaça. No mesmo período de tempo o Benfica vence 1 campeonato e 2 supertaças. Ou seja, até o pior Porto da era PdC consegue ser superior ao tal Benfica hegemónico do Vieira. Sim porque apesar de ambos terem 3 títulos cada, vencer 2 campeonatos + 1 supertaça é claramente melhor que vencer 1 campeonato + 2 supertaças.

    E isto tudo sem sequer mencionar os 0 pontos na Champions, os 5 do pior Basileia da década, o Bruno Varela a titular durante uma época, a contratação do Douglas, o desrespeito do Seferovic aos benfiquistas que até hoje nem um simples pedido desculpas tiveram direito, o Almeida a titular durante 3 épocas seguidas, 500 e tal milhões em vendas e o plantel cada vez mais fraco, a universidade e a rádio, as luzes, o apertão de pescoço a um sócio, jogadores sem qualquer experiência a nível sénior titulares na Champions, o Pizzi a capitão, o uso do clube em beneficio próprio, o nome Benfica cada vez mais sujo, o passeio á beira-mar, o titulo perdido porque se decidiu manter um estagiário como treinador e por ai vai…

    Obrigado Vieira.
    E um grande abraço de solidariedade.

    • Manchester Is Red
      Posted Julho 15, 2020 at 11:36 pm

      Sem gozo: tive de ir escrever “Douglas + Benfica” no Google para me lembrar de que Douglas estavas a falar. Ainda estive um tempo a olhar para as imagens e a puxar da memória para me lembrar de ver essa personagem no Benfica.

      Incrível.

      • Red Punisher
        Posted Julho 15, 2020 at 11:44 pm

        também fui ver. Que craque, do Barça!

      • Nickles
        Posted Julho 16, 2020 at 12:06 am

        Manchester Is Red

        É normal não te lembrares já que para além de ser um cepo de todo o tamanho, o Douglas jogou pouco porque o titular era o craque do Almeida, que de acordo com o user coach anda sempre no topo das assistências da Europa. Mas depois vamos a ver, e desde que chegou ao Benfica o máximo que conseguiu foi um 3º lugar como melhor assistente da Liga NOS. Ups

    • Kafka
      Posted Julho 15, 2020 at 11:42 pm

      Nickles

      Vou discordar de ti, se a estrutura do Benfica diz que Hegemonia é igual a 5 em 10 campeonatos ou 40% do total de títulos tu só tens que acreditar e mais nada….

      Nickles tu por acaso estás a insinuar que uma ciência como a Matemática é mais séria que a estrutura do Benfica? Por acaso estás a insinuar que a matemática enquanto ciência está certa e a “super estrutura errada”

      Desculpa mas desta vez estás tão errado, só alguém maluco para dar mais credibilidade a uma ciência como a matemática em detrimento da estrutura do Benfica

      • Nickles
        Posted Julho 15, 2020 at 11:56 pm

        Excelente reparo.
        Eu esqueço-me sempre que a estrutura está 10 anos á frente, e portanto já utiliza a matemática que nós meros cidadãos comuns só utilizaremos em 2030.
        Sendo assim fica confirmado que em 2030, 40% será o equivalente a poder absoluto. Isto de acordo com a grande estrutura.

    • Red Punisher
      Posted Julho 15, 2020 at 11:44 pm

      Excelente. Sinto o mesmo, escreveria o mesmo, mas por respeito aos adeptos do Porto acho que este Post deve apenas ser dedicado à conquista deles. Foi merecida, por muito que nos custe.

  • DNowitzki
    Posted Julho 15, 2020 at 11:34 pm

    Pffff! Quem escreveu este «post» não deve ter ouvido falar na hegemonia do Benfica do senhor das luzinhas.

  • Giuseppe F
    Posted Julho 15, 2020 at 11:34 pm

    A culpa não é dele, mas não consigo gostar do Sporar. Um deserto na frente…

    Mais um grande jogo de Nuno Mendes! Acho que é o melhor dos nossos jovens.

  • ThatMan
    Posted Julho 15, 2020 at 11:34 pm

    Parabéns ao Porto pelo campeonato.

    Concordo em absoluto com o que o VM diz.
    Está época acaba por ser péssima para o Benfica (a partir de certa altura foi mesmo horrível, ou mais do que isso) e o Porto aproveitou, e bem, para ser o mais regular.

    Parabéns pelo título.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Julho 15, 2020 at 11:36 pm

    Campeonato mais frouxo da história, acaba por ser justo não haver adeptos para ver estas vergonhas que se viu neste último mês e meio.. apesar do futebol de nível distrital de Porto e Benfica, o Porto é um vencedor justo, mérito para o SC que soube aguentar contra a própria estrutura e a união com os jogadores foi a chave..
    Parabéns ao Porto, para o ano há mais, e espero que um Benfica sem Almeidinhos e Gabrieis e Seferovics e mais uns quantos cepos no 11 a coisa vá ser melhor

  • Tiago Silva
    Posted Julho 15, 2020 at 11:38 pm

    Parabéns ao Porto que mereceu este campeonato! Nota-se que eles queriam muito isto, têm aquela garra que falta a todas as outras equipas em Portugal, e isso é sempre bonito de se ver, mesmo sendo rivais. O SC não me convence totalmente, mas tem muito mérito nesta conquista também, construiu uma equipa muito sólida em termos defensivos e que apesar dos poucos argumentos ofensivos, joga com garra e as individualidades acabaram por garantir vitórias. Quanto ao plantel do Porto, não o acho tão fraco assim como muita gente o pinta, tiveram o maior orçamento de sempre e bons jogadores como Marchesin, Telles, Mbemba, Corona, Sérgio Oliveira, Luiz Diaz, Otávio, Nakajima e os miúdos Vitinha, Diogo Leite e Fábio Vieira. Poderiam jogar melhor? Podiam! Mas têm o mérito porque quiseram ganhar desde o início ao fim e isso por cá parece chegar.

    De notar as lágrimas de Telles e de SC no fim do jogo, não sei se estou correto, mas algo me leva a querer que ambos estão já de saída do Porto.

  • André Dias
    Posted Julho 15, 2020 at 11:38 pm

    Está encontrado assim o pior campeão desde 2005. Neste caso foi o FCP mas diria o mesmo se tivesse sido o SLB. Foi um campeonato muito mal jogado por parte dos dois principais candidatos e nos últimos tempos até parecia que ninguém queria ser campeão.

    Incrível como um treinador tão limitado como Sérgio Conceição ganha dois campeonatos em três mas o que é certo é que foi o mais competente (ou menos incompetente) e o Benfica só se pode culpar a si próprio (ou ao seu presidente) pela forma como desperdiça vantagens pontuais e não aproveita o mau momento financeiro do grande rival para vincar uma posição dominante.

    Os meus parabéns ao pessoal portista aqui do blog, principalmente aos que têm uma postura correcta e imparcial (dentro daquilo que as paixões futebolísticas permitem) e com quem é um prazer debater. Agora cuidado nos festejos que o Covid não tira folgas.

    • jonasc95
      Posted Julho 15, 2020 at 11:51 pm

      Sou portista e concordo a 100% que este foi o campeonato mais mal jogado, desde que me lembro!
      Mas dizer que o SC é limitado é estranho, 2 vezes campeão em 3 e nos 3 anos só me lembro do Benfica o ano no passado no dragão a ver alguém melhor num clássico.. E nem foi tanto, contra o JJ meteu num saco sempre q jogou contra ele.. Não confundam jogar bonito e ser eficaz, o Vítor Pereira a jogar do melhor futebol que me lembro não ganhou e quando passou a ser mais prático perdeu 1 jogo em dois anos!

      • André Dias
        Posted Julho 15, 2020 at 11:58 pm

        O futebol de SC é excessivamente dependente da capacidade física dos seus jogadores e da eficácia nas bolas paradas (onde tem todo o mérito). De resto não vejo nada neste FCP que seja extraordinário, o que se torna difícil de entender ao olhar para o investimento que foi feito.

        Não era fã do futebol de Vitor Pereira e é outro treinador cuja postura nunca apreciei (tal como SC). Para mim o melhor FCP (em termos de futebol jogado) foi o de AVB. Aliás, foi mesmo a melhor equipa portuguesa que vi jogar.

        • Marques
          Posted Julho 16, 2020 at 1:07 am

          Investimento? És intelectualmente muito desonesto! Depois de ter perdido uma equipa inteira 60 milhões são zero nos tempos que correm, e tu sabes bem disso.

          • André Dias
            Posted Julho 16, 2020 at 1:46 am

            Intelectualmente desonesto é precisamente o que tu estás a ser quando dizes que 60M são zeros, principalmente no campeonato português onde a maioria das equipas tem um orçamento bastante reduzido.

            E não foram 60M, foram cerca de 120M em 3 épocas e num clube em enormes dificuldades financeiras.

            • Marques
              Posted Julho 16, 2020 at 3:46 am

              São menos que zero para substituir praticamente uma equipa inteira, e deixa-te de hipocrisias sabes muito bem que estamos a falar de orçamentos para o título, Porto-Benfica-Sporting+Braga.

            • Marques
              Posted Julho 16, 2020 at 3:49 am

              Além do mais a diferença de orçamentos não é exclusivo do nosso campeonato, acontece em todos os campeonatos.

      • Miguel Mendes
        Posted Julho 16, 2020 at 12:06 am

        Não ganhou? Foi bicampeão e esteve no Porto 2 anos.

    • Francisco Ramos
      Posted Julho 16, 2020 at 11:35 am

      André,

      Permite-me discordar em 2 pontos.

      Primeiro continuo a achar o campeonato de 2004/2005 o pior campeonato. A média de pontos por jogo do Benfica foi 1,91 (8 empates e 7 derrotas em 30 jogos), a do Porto é 2,48 (4 empates e 3 derrotas em 32 jogos, para já). O Benfica não foi o melhor ataque nem melhor defesa, algo que o Porto é (ainda que de forma provisória visto o campeonato não ter acabado). A qualidade individual era semelhante à época actual mas vias muito menos futebol jogado, quer a nível técnico, quer a nível táctico. O que me leva ao segundo ponto.

      Sérgio Conceição não me parece limitado. Podemos não gostar do futebol praticado – e como sabes, não gosto nada – visto não ser um primor de qualidade, muito menos é vistoso mas aquilo que ele pretende para a sua equipa consegue cumprir à risca com os jogadores que escolheu. Em termos tácticos é bastante forte, ainda ontem conseguiu neutralizar a vantagem do 3-4-3 do Rúben o que faz com que sejamos sempre das melhores defesas, e em termos técnicos conseguiu potenciar um aspecto onde penso sermos das melhores equipas, que é as bolas paradas. Temos mais de 20 golos neste aspecto ofensivo e tirando penaltis não me lembro de ter sofrido 3 golos em cantos ou livres. Agora se podíamos fazer mais? Podíamos. Mas naquilo que ele quer fazer, é forte e penso ser essa a sua característica. Tem uma visão de futebol diferente de Klopp, Guardiola e outros mas tem conseguido resultados com ela.

      Saudações desPortistas e obrigado pelos debates.

      • André Dias
        Posted Julho 16, 2020 at 12:18 pm

        Francisco, eu também acho que o campeonato de 04/05 foi pior. Disse “desde 2005” mesmo nesse sentido.

        Em relação a Sérgio Conceição, respeito a opinião de quem achar o contrário mas é um treinador que não consigo apreciar. Vejo-lhe mérito nas bolas paradas (tantoo ofensivas como defensivas) e na mentalidade e agressividade (no bom sentido) que incute nos jogadores (ter ADN portista ajuda). De resto nunca me convenceu.

        Claro que é indiferente o que eu penso dele, foi campeão 2x e é isso que vai ficar na história, mas não me identifico com o estilo dele como treinador ou como pessoa e acredito que bastava o Benfica ter sido minimamente competente para o Sérgio ser um dos treinadores mais contestados em Portugal na última década.

        • Francisco Ramos
          Posted Julho 16, 2020 at 12:44 pm

          André, então entendi mal porque vi vários comentários com essa referência.

          Em relação a Sérgio, eu também não aprecio. Inclusive sou critico de alguns aspectos, como discurso, como as quezílias, como o futebol praticado (gosto de algo mais apoiado, mais triangulado – como Bayern ou City – ou vertical mas técnico com bola no chão – como Real ou Liverpool), etc, mas o facto é que naquilo que ele visualiza para o futebol consegue tirar resultados práticos.

          Não acompanhei o seu trabalho antes mas o futebol que ele quis por Porto foi sempre este. Muita profundidade em bola alta, muito transição defensiva eficaz (derivada a perderem muito a bola devido ao primeiro ponto) e altamente competente nas bolas paradas. E isso ele tem conseguido. Não agrada a muitos mas prefiro isto e ser campeão do que ter o rendilhado de Nuno ou Lopetegui e não ser.

          Sobre o Benfica, concordo contigo. Mas ele teve o mérito de aproveitar o demérito do adversário. Excepto na época passada por culpa da direcção a meu ver, que comprou o Pepe e a entrada dele coincide com os nossos piores resultados e perda da vantagem que tinha da primeira volta.

          Espero para ver este mercado no Benfica, quer em termos de treinador, quer jogadores, visto que Outubro é mês de eleições. Aposto num all-in, mas a ver vamos.

          • André Dias
            Posted Julho 16, 2020 at 1:14 pm

            Conseguiu colocar em prática aquilo que visualizou para a equipa e obteve resultados, isso demonstra competência. Também soube aproveitar o demérito do Benfica e isso requer mérito da parte dele. Nesse sentido concordo plenamente contigo.

            Além do discurso e da má abordagem ao mercado, tenho-lhe a apontar dois enormes defeitos.

            – a incapacidade de integrar jogadores que tratam bem a bola no seu esquema e consequentemente a péssima gestão de activos. Óliver Torres e Nakajima são os exemplos mais flagrantes. Mais de 30M gastos em dois jogadores de enorme qualidade que foram desperdiçados nas mãos de SC.

            – a inflexibilidade em termos de estilo de jogo. Não sabe (ou não quer) adaptar-se ao adversário, tem apenas uma abordagem táctica e se não funcionar não existe plano B. E para ninguém achar que estou a ser injusto com SC, a ausência de plano B é uma crítica que também faço a Guardiola apesar de ser o meu treinador favorito e de o considerar o melhor treinador da última década.

            Em relação ao mercado do Benfica, infelizmente também espero um all-in, principalmente se Jorge Jesus vier. LFV vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para conquistar o máximo de votos, mesmo que isso hipoteque o futuro o clube.

            • Francisco Ramos
              Posted Julho 16, 2020 at 2:35 pm

              André,

              Atenção, SC tem muitos defeitos. Concordo com os que apresentaste e ainda acrescento mais alguns. Tem dificuldade em aceitar a crítica e tem dificuldade em aceitar quem discorde das suas ideias, acha que apenas ele percebe de futebol. Ainda ontem mandou a boca aos treinadores de bancada.

              Em tudo o resto, estamos de acordo. Esperemos um campeonato 20/21 com melhor qualidade futebolística, melhores intervenientes e sem polémicas de maior.

              • André Dias
                Posted Julho 16, 2020 at 3:51 pm

                Sim, claro que tem, estava apenas a focar-me nos defeitos como treinador.

                Também espero um campeonato melhor na próxima época. Que a luta pelo título seja pautada pela consistência e boas exibições dos candidatos.

  • Daniel Moreira
    Posted Julho 15, 2020 at 11:39 pm

    Não me venham falar em Vietnames nem Vigos. Perder 2 campeonatos para o Sérgio Conceição e o Marega é a maior vergonha da história do clube. Não se esqueçam de votar em Outubro para continuar mos a ser brindados com estas vergonhas.

  • Red Punisher
    Posted Julho 15, 2020 at 11:40 pm

    Porto a ser Porto e a dizimar tudo em Portugal desde que percebeu que o Benfica não passou para a frente, frente ao Tondela. Bem, com muita azia mesmo escrevo isto: Parabéns ao Porto, foi melhor e mereceu a vitória 29º do campeonato. O que eu sei é que estão a 8 de apanhar o Benfica. Não tarda muito igualam a dita “hegemonia de Vieira”. Desde 2003 são 10 para o Porto e 7 para o Benfica. Vamos ver se, com Jesus, empatamos a 10 esses campeonatos ou se empatamos a 37 esses títulos!
    Melhor jogador da época do Porto para mim foi Corona. Melhor treinador acabará por ser SC, por recuperar 7 pontos de atraso para Bruno Nascimento. Treinador revelação Ruben Amorim. Melhor jovem bem que podia ser Florentino, mas assim acabará por cair para Trincão!
    Bem, o 1 e 2 lugar estão atribuídos. 3º e 4º serão discutidos na Luz, se Sporting não vencer na Luz, acabará em 4ºlugar, pois o empate não chega no confronto direto, dado o Braga ter +3 score em golos, atualmente!
    Árbitro revelação: não sei, acho que todos deveriam ser profissionais e não amadores!
    Saudações Benfiquistas, ferido, mas orgulhoso de ter visto o Porto vencer o campeonato à arrogãncia tremenda de Vieira perder o Penta e agora + 1 campeonato.
    Que saia o Champagne!

  • Miguel Mendes
    Posted Julho 15, 2020 at 11:40 pm

    Pelo menos acaba o argumento de que o Benfica de 2005 foi o pior campeão de sempre.

    • Cristal Palacha
      Posted Julho 15, 2020 at 11:52 pm

      Diria que continua a ser… basta ver os golos marcados, sofridos e a jornada em que ficou decidido, somando o confronto directo dos 3 primeiros. Este é mau, mas esse continua o pior de sempre.

      • Miguel Mendes
        Posted Julho 16, 2020 at 12:05 am

        Ou então era mais competitivo porque os adversários sofriam menos.

      • Mantorras
        Posted Julho 16, 2020 at 12:17 am

        Nos números sim, no futebol jogado nunca houve pior que isto. É horrível.

      • Chico
        Posted Julho 16, 2020 at 12:58 am

        Nos números talvez, como já foi dito, mas o Porto vinha de ser campeão europeu e esse Sporting era um dos 4 mais fortes que vi em toda a minha vida, juntamente com os dois que foram campeões e o da primeira época do Jesus.

        • Valderrama
          Posted Julho 16, 2020 at 2:05 am

          Esse Porto que vinha de ser campeão europeu era uma casa a arder. Sei que a última impressão é a que fica mas este campeonato teve a equipa com a melhor primeira volta da história. O Porto de 2004/2005 que disputou o campeonato até à última jornada levou 4-0 do Nacional no Dragão e marcou 39 golos em 38 jogos de campeonato. Muito pobre. O Sporting exibicionalmente era o melhor mas era muito pouco consistente

          • Miguel Mendes
            Posted Julho 16, 2020 at 9:22 am

            E essa mesma equipa fez a segunda pior segunda volfa de sempre e ao fazer a melhor primeira volta de sempre só mostra que o cameonato é pouco competitivo e isso desses números de 2004-05 só mostra que era mais competitivo.

          • Chico
            Posted Julho 16, 2020 at 12:10 pm

            E teve estatisticamente o pior Benfica de sempre em certos momentos da segunda volta (e possivelmente o pior de sempre regardless).

  • Tiag1slb4ever
    Posted Julho 15, 2020 at 11:41 pm

    Toda o seixal devia estar sentado no sofa a ver os festejos do porto até as 3h da manha!

  • ESC
    Posted Julho 15, 2020 at 11:41 pm

    Aquele que muitos consideram um dos piores campeões de sempre do nosso campeonato, acaba com 4 vitórias sobre os dois grandes rivais.
    Quo vadis campeonato…

  • Nazgul
    Posted Julho 15, 2020 at 11:45 pm

    É uma tremenda vergonha perdermos mais um campeonato para o Serginho!

    Se eu fosse treinador ou jogador do Benfica tinha vergonha em sair à rua e dificuldade em dormir!

    O Benfica perdeu mesmo a “oportunidade” de vergar o porto devido às contas e fair play financeiro do clube, mas assim só conseguiram dar força ao Porto!

    Viva a “hegemonia” e “estrutura” do Benfica top universo!

  • Kacal
    Posted Julho 15, 2020 at 11:47 pm

    Nem tudo estava bem antes, nem tudo está bem agora. Somos campeões e devemos festejar e estar contentes porque um titulo é um titulo. No entanto, vejo na TV pessoas a falar como se fosse tudo perfeito e não é, o que estava mal não deixou de estar. Tivemos mérito no pós-COVID em reagir à derrota com o Famalicão e daí em diante fomos eficientes e vencemos os nossos jogos aproveitando a péssima fase do Benfica. Há muitos anos que não via um Benfica tão mal, quem aproveita os erros do rival também tem mérito. Continuo a achar que venceu o menos mal, felizmente calhou para nós mas foi realmente um campeonato com dois candidatos nivelados por baixo. Assim como critico SC por perder vantagem na época passada, nesta foi Lage a perde-la. É um titulo justo. O Benfica foi péssimo nesta 2ª metade de época, nós não sendo fabulosos fomos superiores e nos clássicos demonstramos superioridade.

    O discurso e postura do treinador continuo a não apreciar, isso não mudou com este titulo. Dentro daquilo que sou e a minha essência, dentro daquilo que acredito, não me identifico com a personalidade. E acho que foi incoerente em vários momentos e por vezes agressivo em demasia e nem sempre teve as melhores decisões. Depois o futebol da equipa não me agrada, isso também não mudou. E para mim este é o momento certo para encerrar este ciclo e fazer mudanças. Acho que para o SC também é melhor sair em grande e a vencer, sai valorizado e penso que ele sabe que as coisas estão saturadas e continuando poderá prejudicar-se, acredito que possa sair pelo próprio pé na porta grande. De resto, teve mérito em “unir as tropas” nesta recta final e nos resultados que alcançou e quem conquista títulos tem sempre mérito. Estou contente com o titulo e agora é deixar de lado as críticas e desfrutar e olhar para o lado positivo, somos campeões!! E queremos a dobradinha agora!! Espero que na próxima época tenhamos mudanças fortes e os jovens (alguns) sejam forte aposta porque merecem!! Somos Porto e somos campeões CARAGO!!

  • The Mo
    Posted Julho 15, 2020 at 11:52 pm

    É o fim da hegemonia do Benfica, durou 4 anos.
    Foi o campeonato da vingança, aconteceu o inverso da época passada e desta vez foi o Porto q recuperar 7 pontos.

  • P. Pereira
    Posted Julho 15, 2020 at 11:53 pm

    Parabéns ao Porto e a toda a estrutura…do Benfica por este campeonato. Sem a força combinada da raça e garra que caracteriza o Porto e sem a nem sei bem o quê da estrutura do Benfica a conquista do campeonato não seria possível. Já agora as minhas felicitações também para LFV e companhia porque não quiseram ganhar este campeonato para que o rival que tem problemas financeiros (intervencionado pela UEFA e que ainda foi gastar 60M€ + comissões para encher os bolsos de quem importa tal como acontece no Benfica) não ficasse “encostado às cordas” pelo menos umas 2 épocas para conseguir se restruturar e voltar a ser um rival à altura…mas não, a estrutura dos “10 anos à frente da concorrência” gosta de desafios e por isso decidiu ajudar o rival e prefere agora enterrar montes de dinheiro num treinador e nas contratações que ele vai exigir quando podia ter vencido este campeonato e até fazer só algumas contratações para colmatar algumas posições chave para o ano.
    Cumprimentos.

  • Aurinegro
    Posted Julho 15, 2020 at 11:55 pm

    Bom, enquanto benfiquista mas especialmente desportista, resta dar os parabéns à equipa do Porto e aos seus adeptos. Especialmente os daqui do blog que sempre mantiveram comentários de respeito e que primam pelo desportivismo! Não foi um campeonato bem jogado, mas no cômputo geral o Porto acaba por ser um justo vencedor.

  • O tal Portista
    Posted Julho 15, 2020 at 11:56 pm

    Não foi um campeonato de grande nível (longe disso!), e bem sei que andei a temporada toda a dizer que não festejaria este título, mas neste momento a felicidade é imensa ehehehe. Parece que o amor ao clube fala sempre mais alto!
    Não ganhamos por jogar bem, e muito menos por jogar mais bonito mas ganhamos por querer isto mais do que todos os outros e porque o grupo manteve-se sempre unido contra todas as previsões. Se SC é fraco taticamente, compensa por este lado motivacional e de conseguir manter sempre todos focados no objetivo. Continuo a achar que deve sair e que deve acontecer uma revolução no Porto…se vai acontecer ou não, não sabemos. Provavelmente não, mas neste momento prefiro me concentrar em outros assuntos.
    Agora festejemos, festejemos com cuidado e festejemos com segurança! A vida de qualquer um de nós estará sempre acima de tudo. Façam o vosso trabalho e não dêem razão às TVI’s desta vida…aqui na Madeira não somos muitos o que torna isto tudo mais fácil, mesmo assim prefiro não arriscar e festejarei dentro de casa apenas com 2 amigos que já me estão aqui a destruir a sala ehehehe.
    Que para o ano haja mais futebol, menos discussões ridículas, e acima de tudo um campeonato melhor disputado.
    Agora é cumprir nos próximos jogos e ganhar a taça, depois logo vemos o que fazer com o clube para a próxima época!

    Saudações DesPortistas!

  • Jordanbingo
    Posted Julho 16, 2020 at 12:00 am

    Em primeiro lugar parabéns ao Futebol Clube do Porto, seja em que contexto for, uma equipa que é campeã tem sempre mérito, e isso não se deve tirar a esta equipa, que foi alimentada animicamente pelo Benfica, mas que teve uma grande prova de superação, e saíram por cima!
    Em segundo lugar, volto a ver de novo o fantasma do passado, que é um porto que “culturalmente”, tende a sujar se mais para ganhar(no bom sentido), o que os aproxima do sucesso. Há claramente um complexo que paira no universo benfiquista.
    Em terceiro lugar, enfatizar que, o futebol não se joga sozinho, há outros que querem tanto ou mais que nós. Mas isso não desculpa o Vieira e toda a falta de projeto desportivo que demarca o momento do clube. Perdemos um campeonato, mas fica claramente na retina que nos perdermos descaracterizados, sem nada que marque positivamente a época.
    Um abraço a todos os portistas, desfrutem, pois merecem.
    Saudações benfiquistas

  • Flavio Trindade
    Posted Julho 16, 2020 at 12:00 am

    Parabéns ao Porto, o campeão tem sempre mérito apesar de alguns ressabiados acharem que não, parabéns a Sérgio Conceição porque este título é muito dele, não pelo futebol praticado (bem longe de ser sequer razoável), mas por ter tido a coragem de bater com a porta a uma estrutura à deriva, de marcar a sua posição e de com isso ganhar o grupo e por conseguinte o campeonato (SC esteve com pé e meio fora quando estava a 7 pontos mas desafiou toda a gente e ganhou a aposta, basta ver quantos pontos perderam depois desse episódio…).

    Parabéns a todos os portistas do blog, na sua maioria, verdadeiros adeptos de futebol, e cujas opiniões são sempre boas de se ler pelo seu bom conteúdo.

    Finalmente parabéns ao Presidente arguido por mais este título para cimentar a sua hegemonia no futebol nacional.

    Aliás o Presidente arguido desde que entrou no futebol festeja sempre, porque ganhe o clube que ganhar, sendo ele sócio de todos, tem sempre motivos para festejar.

    De resto caros amigos portistas, festejem muito mas responsavelmente, e de preferência até não muito tarde, porque tenho que me acordar cedo amanhã:)

    • Kafka
      Posted Julho 16, 2020 at 12:24 am

      O teu 4º parágrafo não está correcto, só queres é denegrir o grande presidente do BEnfica, pois ele não festejou sempre, pois ele não é sócio do Boavista, logo em 71 anos de vida só festejou 70 campeonatos, portanto agradecia que não tentasses denegrir o grande Presidente do Benfica

      Ainda assim, uma coisa é assinalável, o Vieira tem muito provavelmente o melhor palmarés de SEMPRE de um adepto no Mundo inteiro

      Em 71 anos de vida o Vieira tem o seguinte palmarés:

      – 70 Campeonatos Nacionais
      – 51 Taças Portugal
      – 9 Taças Liga
      – 37 Supertaças Portugal

      – 4 Ligas Campeões Europeus
      – 2 Ligas Europa
      – 1 Taça Taças
      – 1 Supertaça Europeia
      – 1 Taça Intercontinental

      No total o Vieira em 71 anos de vida já festejou 176 titulos, e festejou SEMPRE pelo menos 1 titulo nos 71 anos, pois em 2000/2001 o Porto ganho a Taça Portugal e o Sporting a Supertaça…..

      Diz-me um adepto no Mundo que tenha festejado mias títulos? que tenha um palmarés superior a isto? só se for os adeptos do Real Madrid a nível internacional, mas a nível nacional ninguém bate 70 campeonatos em 71 possíveis….

  • Reckless
    Posted Julho 16, 2020 at 12:01 am

    Parabéns ao Porto! Campeonato merecido e em vários jogos deste campeonato apresentaram um nível exibicional bastante agradável de ser. Apesar disso, a única crítica que faço é que não foram capazes de manter a consistência em alguns jogos, mesmo sendo a equipa mais consistente do campeonato, o que diz bem da qualidade do nosso campeonato este ano.
    De salientar o excelente trabalho de Conceição que apesar de ser a ovelha ranhosa para alguns adeptos portistas consegue aqui o seu segundo campeonato em 3 anos, quando a equipa está claramente a atravessar um momento delicado a nível financeiro. Na minha opinião, este seria o ano para sair do Porto, visto que no próximo ano o Porto vai perder elementos muito importantes e pelo que dá a entender pelas declarações de Pinto da Costa não vai haver um investimento avultado para superar estas perdas.

    Mais uma vez, campeonato merecido do Porto.

  • Mantorras
    Posted Julho 16, 2020 at 12:13 am

    Parabéns ao Porto e a todos os portistas. Justo campeão.
    Abraço e festejem com juízo.
    Para o ano esperamos que haja outro Benfica. #SLBSempre

  • TBL
    Posted Julho 16, 2020 at 12:17 am

    Atribui-se a Woody Allen a frase “80% do sucesso é aparecer”. Foi essa a chave do sucesso do FCP esta época. O Benfica perde o título por falta de comparência no último terço do campeonato, enquanto que o Porto manteve a coerência competitiva, intervalando fases de bons resultados com uma ou outra escorregadela menos compreensível. E quase sempre sem convencer a nível exibicional.

    Não digo, como alguns, que é o mais fraco campeão em muito tempo, mas este Porto campeão é o reflexo profundo do baixo nível qualitativo atual do campeonato português (tal como seria um eventual Benfica campeão).

    De relevar, por fim, que no momento em que o Benfica atinge o inédito tetra ouviu-se muito falar de uma fase hegemónica que se previa longa. Pois bem, nos 3 anos seguintes, o Benfica tem menos títulos do que o Porto, ficando essencialmente uma noção de que é maior o demérito encarnado do que o mérito portista. Em tempos de eleições na Luz, vai ser interessante seguir as cenas dos próximos capítulos.

    Por fim, uma palavra de parabéns aos portistas, em especial aos que seguem e comentam no VM. Aproveitem, festejam, e para o ano cá estaremos todos de novo, cada um a torcer pelo seu!?

    • Xyeh
      Posted Julho 16, 2020 at 10:33 am

      “80% do sucesso é aparecer com o Marega” foi mais isto, espero que finalmente o Porto consiga vender o Soares e o Marega, que o SC saia e venha um treinador com outro estilo de jogo, penso que o Porto para o ano terá uma equipa interessante, o Mbemba apareceu muito bem e poderá ser o patrão da defesa e começarmos a preparar um dos Diogos para assumir no centro, gostava de ver o Diogo Costa na baliza estes últimos jogos para ver como ele está a nível competitivo, Fábio Vieira é para ser titular no meio campo do Porto e para o ano Tomás Esteves estará mais forte fisicamente para assumir a direita. O Benfica vai fazer o tão aclamado “all in” que se fala que o Porto fez com Lopetegui e acho que isso será bom para o FCP porque vai tirar pressão os jovens que vão começar a ter mais minutos. Agora o resto do campeonato para mim é ver se o Gil Vicente consegue trepar mais na tabela e ver quem desce. Saudações.

  • Tiago Peixoto
    Posted Julho 16, 2020 at 12:17 am

    Muito feliz! Já ninguém acreditava, mas aquele Clássico Porto-Benfica foi o ponto de viragem e, apesar de ter sido um Campeonato vencido pelo “menos mau”, o Porto acabou por merecer o título.
    Fico triste porque é o 1.º título desde que nasci que não festejo nem nos Aliados nem no Dragão/Antas, mas nesta fase o futebol é o menos importante e por muito que me custe, por muito que ouça os festejos da janela, tenho de ficar em casa. ?
    Ainda temos mais um título para disputar e vencer por isso agora é para festejar, sim, mas voltar ao trabalho amanhã ou depois de amanhã e dar tudo até ao fim da época.

  • SlyRP
    Posted Julho 16, 2020 at 12:25 am

    Mais um título a confirmar a hegemonia do Benfica, nem sequer damos mínima hipótese!

    O negrito do VM diz tudo, seja sobre Porto, Benfica ou sobre o campeonato. Campeonato esse, que cada vez fica mais fraco.
    Mas agora não interessa falar do Benfica, nem do campeonato.

    Parabéns ao Porto, merecido campeão. Foi o que mais vontade teve e foi recompensado por isso.

  • masterDC
    Posted Julho 16, 2020 at 12:31 am

    Parabéns aos portistas do blog por mais um campeonato conquistado. O futebol praticado não foi bom, mas o Sérgio Conceição teve todo o mérito nesta conquista. Em 3 épocas ganhar 2 campeonatos é sempre um grande feito mesmo que a equipa não tenha praticado um bom futebol.

    O nível desta época foi semelhante à de 2005, se foi pior ou melhor fica ao critério de cada um, mas é urgente melhorar o nível do futebol praticado, que se refletiu bastante nas competições europeias, com exceção do Braga.

    • Diogo Moura
      Posted Julho 16, 2020 at 10:30 am

      Nahhhh, o de 2005 foi o pior campeonato que lembro de ver. Porto, Benfica e Sporting eram de rir, perdiam pontos jornada sim, jornada não. Era mau demais ?

      • masterDC
        Posted Julho 16, 2020 at 11:31 am

        Sim, é verdade que sim, mas nessa época o Sporting não jogava tão mal como jogou praticamente durante toda esta época e esteve bem perto de se poder sagrar campeão. A percentagem de vitórias do Trapattoni é péssima para um campeão, mas o Benfica de Lage também conseguiu perder muitos pontos. O que é certo é que estes dois foram péssimos e espero não ter de ver um campeonato assim tão mau nos próximos tempos.

  • Andrezinho14
    Posted Julho 16, 2020 at 12:39 am

    Parabéns à equipa que mais quis ganhar este campeonato!

  • Ezio
    Posted Julho 16, 2020 at 12:45 am

    Há que dar os parabéns aos vencedores e também deixar os parabéns ao senhor Vieira, certamente que que estará a festejar esta vitória do Porto, como tantas vezes o fez no passado.

  • MM
    Posted Julho 16, 2020 at 1:07 am

    Que excelente timing para o PC e o SC sairem pela porta grande e permitirem im ambiente maos saudavel no futebol nacional!

    • El Pipito
      Posted Julho 16, 2020 at 1:47 am

      E depois acordámos todos outravez.

    • ESC
      Posted Julho 16, 2020 at 8:00 am

      PC acabou de ser reeleito, quanto a SC acredito que saia… No entanto para termos um ambiente saudável isso não seria suficiente e pelo menos um terço dos presidentes e treinadores que temos no campeonato não trazem nada de novo…

  • Sergiomig
    Posted Julho 16, 2020 at 1:22 am

    O Corona esteve fortíssimo este ano. Mas para mim quem mais desequilibrou no campeonato foi mesmo o Tecatito.
    Como portista obviamente estou feliz pela conquista do título. Enquanto adepto de futebol não sei bem como isso aconteceu, a qualidade do jogo deixou demasiadas vezes a desejar. Acho que a dada altura via os jogos por obrigação quase.
    Em relação ao SC, devo dar um pouco o braço a torcer, pois em 3 ganhamos 2, e a verdade é que o ano passado não ganhamos porque o Benfica fez uma segunda volta estrondosa. O Porto empata na segunda volta com Guimarães, Moreirense, Alvalade, e perde com o Benfica (acho que foi isto), e isso seria sempre uma boa 2 volta, suficiente para ganhar.
    Dada a matéria prima disponível, é óbvio que tem de haver algum mérito do treinador.

  • Tiago Martins
    Posted Julho 16, 2020 at 1:28 am

    A confirmação de uma época desastrosa, uma das mais vergonhosas da história do clube. O Benfica nutria todas as condições para sagrar-se bicampeão nacional, frente a um Porto medíocre e limitado financeiramente, mas acumulou erros crassos a todos os níveis. O plantel foi mal construído, a gestão na pré-época foi irrisória por parte de Bruno Lage e os erros ao invés de serem corrigidos, foram-se acumulando. A reacção ao mau momento na segunda volta foi ilustrativa de um grupo sem garra, chama e personalidade. E a verdade é que num período que devia ser de cimentação do clube como principal potência desportiva nacional, o Benfica oferece de bandeja dois campeonatos em três possíveis para o Porto.

    O título fica bem entregue a uma equipa, que apesar de ser fraca, foi a mais consistente. Telles e Corona bastante acima dos demais, os centrais sem serem brilhantes estiveram sempre a bom nível, tal como Otávio e Sérgio Oliveira (os mais regulares do meio-campo). 8 pontos de vantagem, vitória nos 4 clássicos, melhor ataque, melhor defesa. Indiscutível a vitória.

    • Tiago Martins
      Posted Julho 16, 2020 at 1:41 am

      A equipa apresentou-se muito débil no capítulo das bolas paradas, o processo defensivo ficou marcado pela desorganização e por péssimas performances de elementos como André Almeida, Tomás Tavares, Nuno Tavares e principalmente Ferro, com a equipa a não conseguir ter uma identidade de jogo, limitando-se a lateralizações constantes e “chutões” sem nexo.

    • tiagoagm
      Posted Julho 16, 2020 at 9:48 am

      UM campeonato perdido por incompetência dos lideres. COm uma vantagem de 7 pontos nunca poderíamos perder este campeonato. Lage tu bem nos enganaste.

      • TBL
        Posted Julho 16, 2020 at 3:27 pm

        Qual Lage? O mesmo que no ano passado nos deu um campeonato (“que nunca poderíamos [ganhar]”) depois de recuperar uma desvantagem de… 7 pontos?

  • TOPPOGIGGIO
    Posted Julho 16, 2020 at 1:38 am

    Bom aqui dar os parabéns aos adeptos do FCP cá do blog , aqueles que sempre discutem com elevação. Foram os menos maus (sobretudo pós COVID). Para o ano há mais e espero que o meu SLB acorde para a vida pois se o nível deste ano se mantiver “basta” não dar tiros nos pés para conseguir qualquer coisa. O nível deste ano foi fraco mas isso não tira mérito ao FCP pois se o Glorioso ganhasse eu tb festejaria.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Julho 16, 2020 at 1:40 am

    Parabéns, foram os melhores dentro do campo, e com isso está tudo dito.
    Contrariamente ao que se pensa, não é fácil ganhar o nosso campeonato. Ganham sempre os mesmos porque têm muito maior suporte, mas não deixa de ser difícil.
    Não temos na actualidade grandes estrelas nem grandes colectivos, mas os que cá estão fazem o que podem. Alguns, pelo menos, outros não se entende o que andam a fazer.

  • El Pipito
    Posted Julho 16, 2020 at 1:56 am

    Parabéns ao FC Porto, e em especial ao Kacal, que é um grande desPortista.
    Para o ano há mais para o meu Benfica. Era bom o nosso presidente arguido/trafulha ser mandado embora, mas, com muita pena minha, vamos ter de levar mais 4 anos com ele.
    Com JJ e o suposto investimento que os media têm falado, tudo o que não seja um campeonato tranquilo e uma boa prestação nas competições europeias, será um fracasso.

    • CR7 da picanha
      Posted Julho 16, 2020 at 9:38 am

      Faltou te um 0 a seguir ao 4. Vieira esta tão agarrado ao poder que me faz lembrar o Salazar

  • Pormenor Tatico
    Posted Julho 16, 2020 at 9:47 am

    Não consigo dar os parabéns ao Porto, quando foi de longe o clube mais beneficiado em Portugal, os 8 a 10 pontos que têm a mais desvirtuam por completo a verdade desportiva, O Porto não mostrou futebol para ter 80 pontos, ganhou vários jogos sem saber como e outros por motivos externos.

    O grande derrotado é o Benfica, que tinha a faca e o queijo na mão e teve uma queda abrupta a nível de resultados, continuo a achar que o Sérgio é um treinador muito limitado, se Sporting e Benfica estiverem fortes, vai ter muitas dificuldades, o Porto tem jogadores limitados tecnicamente, vale sobretudo pela velocidade e força física, que faz a diferença em Portugal.

    • ESC
      Posted Julho 16, 2020 at 10:34 am

      O mau perder é tão feio… O Porto tem 8 pontos de vantagem e dois jogos para jogar ainda, mesmo que tenha sido o mais beneficiado (e nesse aspecto da arbitragem este até esteve longe de ser o pior campeonato), não justifica de todo esta vantagem tão grande. Ganhou alguns jogos sem saber como? Também perdeu jogos sem saber como, com o Braga por exemplo…
      Melhor ataque, melhor defesa, 4 vitórias nos clássicos… Parabéns ao Porto

  • Pablo
    Posted Julho 16, 2020 at 10:09 am

    Parabéns ao FC Porto e a todos os portistas do blog! Campeonato merecido, foram os mais regulares!

  • TheHunter
    Posted Julho 16, 2020 at 10:10 am

    Os meus parabéns ao Porto e aos portistas. Mereceram o título.

  • Francisco Ramos
    Posted Julho 16, 2020 at 10:32 am

    Após o rescaldo dos festejos – mínimos mas existentes – é possível fazer uma análise ao Campeonato 2019/2020 (apesar de ainda faltarem 2 jogos).

    Como Portista, sei que não foi o melhor campeonato em termos de qualidade dentro das quatro linhas, estando mais dependentes de alguns factores que vou enumerar a seguir, mas afirmar que foi pior que o de 2004/2005 é uma desvalorização tremenda ao que foi conseguido, pelo que não concordo e gostaria de expor factualmente cada época.

    Época 2004/2005: Benfica campeão com 8 empates e 7 derrotas, 51 golos marcados e 31 golos sofridos (não foi melhor ataque nem melhor defesa) e uma média pontual de 1,91 pontos por jogo.

    Época 2019/2020: Porto campeão com 4 empates e 3 derrotas (o mesmo que na época anterior e não venceu e mais uma derrota do que na época que foi campeão), 67 golos marcados e 19 golos sofridos (melhor ataque e melhor defesa) e uma média pontual de 2,47 pontos por jogo.

    Quer em termos de performance, quer em termos estatísticos, o ano de Trapattoni foi pior que o ano de Sérgio Conceição e vou enumerar o ponto em que me baseei para este facto.

    O Porto não é exuberante, nem está sequer perto disso. Regra geral também não é apelativo. Mas naquilo que quis ser mais forte (momento defensivo, em bola corrida e em bola parada, e bolas paradas ofensivas) é efectivamente mais forte que os restantes. Podemos não gostar – e eu não gosto do que vejo – mas nestes 3 parâmetros é superior a todos os restantes. Além disso, em termos tácticos, mesmo não tendo a qualidade de plantéis que já vi em épocas anteriores (olhar para o ano de AVB e para o presente até me faz chorar), é uma equipa facilmente adaptável ao adversário (como foi ontem prova disso conseguindo anular e/ou manietar os pontos fortes do adversário) e com os jogadores perfeitamente enquadrados ao modelo de jogo de SC. Novamente, podemos não gostar – e eu não gosto – mas os intérpretes que ele escolheu conseguem seguir à risca o tipo de futebol que ele lhes pede. E por isso este campeonato é muito de Sérgio Conceição.

    Quando temos uma estrutura podre, um UEFA a supervisionar as nossas contas, falta de organização, união e comunicação e conseguimos 2 campeonatos em 3 possíveis, o mérito tem que ser do treinador. Lembro-me de ter batido com a porta após a final da Taça da Liga (inclusive com bocas para dentro, tal como ontem para o Porto Canal) e com isso conseguiu o que não estava a ser conseguido nas 4 épocas anteriores, que é toda a gente a remar para o mesmo lado. Não sou apologista de alguns (a sua maioria vá) dos discursos que tem para fora, não sou apologista de algumas guerrilhas que compra, não sou apologista do futebol jogado – o da bola corrida – mas o facto é que ganhou duas vezes. Duas vezes durante um dos piores períodos que se vive no clube. Duas vezes com jogadores que não eram titulares com os planteis dos seus antecessores. E por isso grande parte do mérito está em Sérgio Conceição. Inclusive conseguiu igualar um record de Mourinho e Hagan ao vencer os 4 jogos com os rivais.

    Em termos individuais, os grandes destaques continuam a ser Alex Telles, Corona, Marega e este ano apareceu Mbemba. Alex Telles apesar de não ter tido uma época ao nível da anterior, talvez por cansaço acumulado visto que joga sempre há 4 épocas consecutivas, nas bolas paradas conseguiu acrescentar muito valor. Quer como batedor de penaltis, quer como assistente em cantos e livres. E isso ajudou bastante a desbloquear alguns jogos. No futebol corrido, Corona. Um virtuoso que jogou em várias posições, sempre a um nível elevado, ajudando a desbloquear jogos com a sua criatividade. E grande compromisso com a equipa algo que não lhe tinha visto até então. Marega é o nosso patinho feio. Não tem atributos técnicos para jogar num clube grande mas compensa tudo isso com força, intensidade e capacidade de trabalho. Além de que foi potenciado ao máximo com a sua diagonal entre central e lateral que tem criado muitas dificuldades aos adversários. E por fim, Mbemba. Foi o nosso patrão quando necessário, conseguiu transformar Pepe num bom central, fazer com que ninguém se lembre de Marcano, dobrar Manafá e tudo e mais alguma coisa que é preciso para um líder. E ainda marcou golos.

    Para o futuro, peço que consigamos aliar bom futebol aos bons resultados. Ver que no jogo do título as 4 substituições são jogadores das camadas jovens é um bom pronúncio. Mas é preciso mais. É preciso enquadrar estes meninos, dar-lhes espaço para crescer. Acompanhá-los devidamente mesmo quando emprestados. É altura também de deixar sair as vacas sagradas. Nunca tivemos tanto apego aos jogadores, não vendo que os seus ciclos já acabaram. Não vou enumerar nomes mas nitidamente temos 5 ou mais jogadores que deviam sair. E a altura de renovações/revoluções é quando se está na mó de cima. Não vou falar da equipa B, camadas jovens ou modalidades, mas aí também há bastantes problemas.

    Uma palavra para os rivais. Este campeonato teve também muito demérito do Benfica (mas se não fosse aproveitado por nós de nada valia). Não é algo de hoje, nem de ontem mas que tem 3 anos. Uma equipa que perde 20 pontos numa volta não pode querer ser campeã. Uma equipa orfã no 11 de vários jogadores chave (defesa direito, box-to-box, segundo avançado) e mais algumas lacunas. Um presidente à deriva (ou não visto estar agarrado ao poder) sem nunca proteger os seus jogadores ou treinadores (excepto quando vê luzes). Um director desportivo inexistente. Acredito também que a massa adepta podia ter feito a diferença nesta fase pós-covid, visto que foi o factor motivacional nalguns jogos que se encontravam bloqueados antes. Para o Sporting, uma palavra. Estabilidade. Enquanto continuarem nestes micro-ciclos de presidentes, treinadores e jogadores não irão conseguir lutar pelo campeonato. Tem bons valores, tem boas condições, uma grande massa adepta mas precisam de estabilizar. Ser mais certeiros nas transferências é também um passo visto que têm errado ainda mais que os restantes. Globalmente até consigo ver um melhor plantel em Braga que em Alvalade. E espero continuar a ver crescimento em Braga, Guimarães, Vila do Conde ou Famalicão. O futebol português precisa disso. Os adeptos precisam disso.

    Saudações desPortistas.

    E parabéns a todos os comentadores que ao longo da época permitiram bons debates, sem ofensas, com fair-play e até alguma amizade – ainda que virtual – como o Kacal, o Estigarribia, o Ricardo, o Tiago, o Nowitzki, o Flávio, o André e o Puyol (estes 2 mais no internacional). Para o ano há mais!

    • FVRicardo
      Posted Julho 16, 2020 at 12:07 pm

      Disseste tudo sobre 2019/20!
      Ainda faltam duas importantes jornadas e um mercado de transferências, mas deixo já uma pequena previsão para a próxima época:
      FC Porto com SC, uma defesa e meio-campo defensivo super experientes (Marcano, Pepe, Telles, Danilo, Sérgio, Uribe) a sustentarem meio-campo ofensivo e ataque jovens com muita qualidade (Baró, Vitinha, Fábio Vieira, Diaz, Otávio, Fábio Silva).

      Benfica com JJ, mas ao contrário do noticiado sem nenhuma contratação-estrela, reforçando as posições mais carenciadas do plantel (central e lateral direito). Chiquinho será a grande revelação dos encarnados.

      Sporting com RA, muita juventude em todos os setores a sofrer poucos golos, mas no geral uma época parecida com a de Marco Silva (MUITOS EMPATES).

      Em Braga ainda há muita incerteza (quer treinador, quer saídas), apenas prevejo um SC Braga numa luta muito forte com o SCP por um lugar na Champions.

    • Kacal
      Posted Julho 16, 2020 at 1:43 pm

      Excelente comentário, Francisco. Muito Obrigado na parte que me toca e devolvo-te os parabéns, este titulo é de todos nós! Um abraço :)

  • Number10
    Posted Julho 16, 2020 at 10:47 am

    Parabéns aos portistas aqui no blog e ao Porto (apesar de não merecerem porque não sabem vencer sem criticar/insultar o Benfica).

    Depois de estar a 7 pontos com possibilidade de ficar a 10, para depois ficar com 8 pontos de atraso, não é para qualquer qualquer clube. Para ser campeão é importante ser consistente, mas este campeonato mostra a importância do confronto directo, acho que foi ai a base para a vitória do Porto.

  • El Pibe
    Posted Julho 16, 2020 at 11:08 am

    Parabéns aos Andrades, Tripeiros e Portistas doutras bandas, estais sempre a tempo para mudar para o Benfica, mas hoje é dia de festa e bem merecida!
    Não há demérito de ninguém nestas coisas o mérito foi todo da equipa e do Conceição, que esteve muito bem ao continuar focado e manter a equipa focada no título e conquistar um campeonato que me parece bem mais competitivo do que era há uns tempos atrás.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 16, 2020 at 12:54 pm

    A primeira coisa a fazer era tirar o Rui Barros da equipa B e colocar lá um treinador decente que consiga fazer evoluir os jovens jogadores e aí sim, o FC Porto teria uma base sólida para servir de alicerce para a equipa principal.

Deixa um comentário