O jogador que falta a Guardiola? Em teoria o norueguês corrige as poucas debilidades do City, que sentem claramente a falta de um homem golo que não precise de 4-5 oportunidades para marcar, e pode ainda dar outra capacidade física e ataque à profundidade. No entanto, Pep já teve um jogador com este perfil, quando contratou Ibrahimovic para o Barcelona, e o casamento esteve longe de ser o ideal. Haaland pode ser importante para ajudar o clube a conquistar a tão ambicionada Champions, até porque tem brilhado na competição, mas também pode prejudicar a fluidez do City, que está habituado a elementos com muita técnica do meio-campo para a frente (Lukaku, por exemplo, no Chelsea não resultou por isso mesmo) e a pressionar logo deste a saída de bola do adversário. Nesse sentido, apesar de o preço por um elemento deste calibre até ser muito simpático, há algumas interrogações, além da principal, que é o facto de se lesionar com frequência.
O Manchester City anunciou a contratação de Erling Haaland, acionando a clausula de rescisão que ligava o norueguês ao Dortmund, na ordem dos 60 milhões de euros. Será o 5.º clube na carreira do jovem avançado, de apenas 21 anos, depois de ter sido formado no Byrne e ter contado passagens pelo Molde, RB Salzburg e Borussia Dortmund, onde esteve nas últimas duas temporadas e meia. Nos Schwarzgelben, somou uma impressionante marca de 85 golos e 23 assistências em 88 partidas, tendo-se sagrado melhor marcador da Liga dos Campeões em 2020/21. Assumiu já papel de destaque na sua seleção, contando 15 golos em 17 internacionalizações, apesar de ter falhado a qualificação para o Mundial do Catar. Recorde-se que o pai de Haaland, Alf-Inge, jogou no City, onde terminou precocemente a carreira ao mais alto nível depois de uma entrada assassina de Roy Keane.
Manchester City can confirm that we have reached an agreement in principle with Borussia Dortmund for the transfer of striker Erling Haaland to the Club on 1st July 2022.
The transfer remains subject to the Club finalising terms with the player.
— Manchester City (@ManCity) May 10, 2022


75 Comentários
Fadista
Parece-me ser um jogador para equipas que não tenham tanta bola, e joguem mais em profundidade e com capacidade para o contra ataque. Muitos golos no BD, eram arrancadas rapidíssimas em contra ataque, onde é imparável, no city vão haver muitos jogos em que só o city é que têm a bola, e os adversários defendem todos atrás da linha da bola, no entanto é um grande reforço, e se correr bem vão ser grandes jogos, com golos como se gosta.
Xyeh
Preço simpático é favor, toda a gente queria que o Félix fosse para o City mas por 75M o City conseguiu alguém com muitas mais provas dadas e um pouco menos de cristal, por 75M acho que não conseguiam matador melhor.
Mr. Mojo Risin'
60M para o Dortmund pela transferência. O que o City pagará é bem mais. Só em prémio de assinatura e e comissões, dificilmente não são pelo menos mais 50M. Tal como já aconteceu quando foi para o Dortmund por 20M.
De resto, a única dúvida para mim são as lesões. É certo que é um jogador brutal no ataque à profundidade e às costas da defesa e esse espaço (em termos de distâncias mais longas, onde ele é exímio) quase não existe no City, mas quem tem os recursos que ele tem na finalização (e em apoio, onde é extremamente subvalorizado), tem impacto em qualquer equipa.
MuchoG
Os ricos ficam mais ricos, é assim no futebol e no mundo em geral. O City já tinha um plantel pornográfico e agora corrige talvez a única lacuna que tinha com a melhor opção possível.
Fica impossível competir, não para clubes de 2ª/3ª linha europeia como Benfica, Porto, Nápoles, Dortmund, Sevilha, etc, isso já é impossível há algum tempo. Mas mesmo para certos colossos que não podem despejar centenas de milhões todos os anos em reforços como apenas 4/5 clubes podem.
Não percebo como é que o City consegue fazer este negócio por 60 e não pelos 75 da cláusula, o Rúben Dias foi mais caro e também será o Darwin quando eventualmente for vendido este Verão.
Em relação ao Haaland, em termos de jogadores jovens está um patamar acima de todos na minha opinião, exceto Mbappé. É uma sure thing, com a idade que tem já é dos 5 melhores pontas de lança do mundo, quando joga marca, e o futebol é feito de golos. Se conseguir afastar as lesões será uma garantia de 40 golos por época no mínimo durante mais que 10 anos, e pelo menos uma Bola de Ouro.
O City passa a ser o grande favorito à Premier League e Champions de 22/23, e veremos se ficam por aqui porque sabemos que para eles o dinheiro é infinito.
Mr. Mojo Risin'
O City não vai fazer o negócio por 60M. O Dortmund é que vai receber 60M pelo jogador. São coisas diferentes.
MuchoG
Lá está, não percebo como é que o Dortmund aceita qualquer valor abaixo da cláusula, comissões não têm nada a ver com o clube.
Sobe Alges
A única lacuna? São uma das melhores equipas do mundo, sem dúvida. Mas ainda agora viu-se contra o Real Madrid que aquela defesa tremia por todos os lados. A defesa do Liverpool é muito mais segura.
Joao Duarte
Para o que se costuma pagar hoje em dia o City fez uma excelente compra.
Lonzo Ball
O City e Guardiola bem que podem gastar mais um biliao. Nao vao conseguir ganhar a Champions. O que falta nao é o jogador a, b ou c mas sim a mentalidade tal como o Seedorf disse. O mesmo se aplica ao PSG.
Estes clubes de petroleo podem ter os jogadores todos que quiserem mas nunca vao ter a mentalidade do Real, Liverpool ou Bayern.
Nodlehs
Exatamente!!
O Chelsea que o diga….
Tiago Cardoso
E isso é o que torna este desporto o mais espetacular do mundo!
David
Só cá faltava a análise dos chavões sem qq substância. Pergunto-me, o Chelsea também não tem mentalidade para ganhar? Ok que não é dinheiro de petróleo – se calhar a falta de mentalidade restringe-se aos que os donos dos clubes negoceiam – mas acho que até têm 2 CLs no palmarés.
Como é que explicas isto?
Nunop
Não digas isso…o Chelsea gastou 250M euros o ano passado e no post do pós-jogo da final da Liga dos Campeões, no qual o Chelsea venceu o City, os comentários eram quase todos a celebrar a derrota do dinheiro do petróleo.
MansoFrancisco
Pior é que, se não estou em erro, o dinheiro do Chelsea é do petróleo também, dado que parte da fortuna do Roman A. foi ganha após compra/sociedade de uma petrolífera russa
Mantorras
Exacto.
Manel Ferreira
Muito do pessoal que comenta aqui já começou a ver futebol depois de começar o investimento do Chelsea, ou seja já estão habituados a ver o clube lá em cima, portanto nunca os viram como clube novo-rico. Mas aí naquele período 2003-08, o Chelsea era quase universalmente odiado, eram mesmo uma coisa nova que chocava com a maneira como se via futebol.
No futuro, provavelmente acontecerá o mesmo com City e PSG, as pessoas vão habituar-se e ter menos aversão (com o Newcastle parece que já acontece, esses até podiam crescer com dinheiro de diamantes de sangue, tal a simpatia que há pelo clube).
Eu nestas coisas só peço um bocadinho de coerência. Ou as pessoas são contra todos os clubes novos-ricos ou são a favor de todos. Ser a favor de uns ou ser contra outros só porque se gosta mais do campeonato X (“como já gosto disto, não há problema; se não gostasse disto, era a morte do futebol”), ou só porque já tinham simpatia pelo clube em questão… isso é que já é um bocado ridículo. Ou é uma questão de princípio, de visão do mundo, etc., ou não é.
Sobe Alges
Uma questão de mentalidade? Mas será que as pessoas não vêem que ainda o ano passado, para além da incrível temporada que o City fez a nível doméstico, também CHEGOU À FINAL da champions? Perderam na final, acontece aos que lá chegam. Tivessem eles ganho 1 jogo e não havia nada destas conversas.
Tiago Peixoto
E ainda me queixo eu de quão mal o Porto vende. E o Haaland vai custar provavelmente metade do Darwin (o uruguaio é craque, mas nem há comparação). Na altura já era muito cobiçado mundialmente, por isso percebo que este tipo de cláusulas fossem a única forma do Dortmund conseguir contratá-lo, mas sabe muito a pouco, especialmente pensado que o norueguês conquistou apenas uma Taça da Alemanha durante estes 2 anos e o Dortmund nunca conseguiu competir com o Bayern pelo título.
Relativamente ao City, não gosto do clube, não gosto dos donos, não sou fã do treinador e não gosto de imensos jogadores, por isso, apesar de gostar do Haaland, muito dificilmente posso desejar-lhe boa sorte. Porém, com o meu desejo ou não, este City tem tudo para limpar Inglaterra na próxima época em todas as competições e vencer a desejada Champions.
Mr. Mojo Risin'
Não, não vai custar metade do Darwin. O Dortmund recebe 60M, mas tenho poucas dúvidas que a despesa para o lado do City vai ser quase o dobro disso em comissões e prémios de assinatura. Mais o salário surreal que deve ir receber. O Darwin podia sair por 100M e o Haaland por 50M que no total a contratação do Haaland ficaria mais cara para o lado de quem os compra. E nem seria perto, provavelmente.
Tiago Peixoto
Certo, tens toda a razão. Mas eu também me exprimi mal, referia-me apenas aos valores que os 2 clubes (Dortmund e Benfica) vão receber. Serve de elogio ao Benfica e crítica ao Dortmund (que pronto, teve de fazer um negócio destes quando contratou o Haaland para o conseguir contratar sequer, embora não tenha grandes frutos para além destes financeiros agora).
deus_Ex_machina
Tiago mas aí também duvido que o Benfica receba tudo o que for pago pelo Darwin. Há muitas comissões à mistura…
Filipe Ferreira
Para começar o Benfica nem tem 100% do passe
Mantorras
O Haaland tera mais em comissoes do que valor da transferencia.
Silvarinni
Percebo a comparação mas achas que o premio de assinatura do Darwin será 40M?
Tiago Peixoto
Falo mais no valor que o clube vai receber. Mas claro que não.
Só fiz uma comparação estritamente relativa ao valor das transferências que Dortmund e Benfica vão receber. Não era não uma crítica ao Darwim (nem sei como haveria de ser), mas sim um elogio ao Benfica, que venderá um grande jogador numa liga inferior por um valor bem superior que um dos melhores avançados do mundo numa liga top 3/4. Estava apenas a tecer um elogio.
fanatic
Apesar do valor nao ser exagerado, acho que nao encaixa muito no estilo de jogo do City e do Guardiola. É claramente um jogador mais de um Real ou de um United. Mas claro, é um enorme upgrade para quem nao tinha um ponta de lança passa a ter Julian Alvarez e Haaland. Gastaram mais de 100 milhões num extremo o ano passado que nao resultou e este ano investem este valor num ponta de lança. Assim é facil e torna-se obrigatorio ganhar a Champions
TOPPOGIGGIO
Verdade que os valores andam descontrolados, mas o foco apenas no City a mim ultrapassa-me… O PSG por exemplo gastou (entre outros) cerca de 370Milhões em 2 jogadores apenas é continua a ganhar apenas uma liga sem concorrência (ao contrário do City). A eles não se pede a Champions forçosamente?
Quanto ao Haalad e o estilo do City acredito que Guardiola encontrará a melhor forma de o encaixar, mesmo sabendo-o diferente de Aguero e Jesus (que em boa verdade cumpriu, mas não deslumbrou). Uma vez que, mesmo marcando muito, o City aquém do que cria, se ele melhorar o rácio da equipa, upa upa…
Nunop
Tou curioso para ver se a malta vai começar a destilar ódio para o Newcastle também. Um clube cheio de história como a malta aqui do blog adora venerar…
É que se o City é só dinheiro e o Sheik Mansour tem um património de 26B, aviso só que os meninos do Newcastle têm 400B.
Foge Quim
Ainda este ano se pediu a champions ao PSG, ainda para mais com a vinda de Messi.
Neville Longbottom
Mas então pedem a Champions ao PSG, pedem ao City, amanhã lembram-se de pedir ao Newcastle. Decidam-se sobre essa obrigação de ganhar.
fanatic
Disse aqui no Verão passado que o PSG estava obrigado a ganhar a Champions por isso esses comentarios deverão ser para outra pessoa. Um clube que investe o que o City tem investido, não so no plantel, como no treinador tem de ganhar a Champions obrigatoriamente
TOPPOGIGGIO
Respondo a ti e ao FogeQuim,
malta, embora possa parecer, não estou a fazer a defesa do City e ainda ontem falei disso noutro post; a semelhança de outras questões o que peço é que sejamos justos e critiquemos todos os que o fazem. Não é pelo Liverpool, Real ou Bayern terem uma história longa de conquistas, idolos e mística, que não os vamos criticar pois eles também, já houve alturas em que gastavam 500x mais que os demais, apenas os valores ainda estavam mais baixos que hoje. O Real por exemplo gastou muitíssimo dinheiro nos galácticos e continua a dar 45M por miúdos de 17 anos, sem provas dadas, para salvaguardar o potencial futuro…
Deixo este link para darem uma vista de olhos
https://pt.wikipedia.org/wiki/Transfer%C3%AAncias_mais_caras_do_futebol?msclkid=9071e28ed07d11ec9e859d806b47a6ce
e constatarão que, só aqui, nas 50 mais caras de sempre, o Real, além de algumas delas é o clube que tem as transferências mais antigas, sinal de que anda nisto há muito tempo.
História e mística não se compram, mas com o passar do tempo a malta acaba por “perdoar” alguns clubes porque entretanto foram ganhando e ficando também eles históricos, para a mlata mais nova… O Chelsea por exemplo: ganhou Champions, Premier Leagues, FA Cups, etc, gastando rios de dinheiro; hoje em dia quando se fala de gastar muito eles já nem são muito questionados, já estão quase no lado dos históricos…
TOPPOGIGGIO
* o “eles também” é mais o Real, já que o Bayern é muito criterioso quando compra e não entra em loucuras e o Liverpool também anda a gastar bem, mas mais recentemente…
Yeti Cool Brother
Já sei que sempre houve clubes ricos e bla bla, mas isto já chegou a níveis ridículos. Mais vale começar a ver tenis.
Joao Duarte
Qual a diferença de ser o City ou outro clube qualquer a comprar por estes valores? É que de cabeça lembro-me de muitos outros clubes que gastaram mais dinheiro que o City em contratações. A questão é o Guardiola, muita gente não gosta dele e acham que está obrigado a ganhar, quando há clubes que gastam tanto ou mais que o City e que têm mais poder que o City.
Sporting1906
“Lembra-se de muitos outros clubes que gastaram mais dinheiro que o City em contratações”? Diga-me um que tenha gasto mais dinheiro que o City desde que foi comprado pelos atuais donos ou desde que o Guardiola foi para lá.
R10UELME
Excelente contratação do City, e por 60M é uma “pechincha” veremos se as lesões deste ano estão ultrapassadas.
Não percebo de todo a comparação de Haaland com Ibrahimovic não têm nada de semelhante no estilo de jogo de cada um.
JFN
Bem, se nao forem lesões ou uma incompatibilidade extrema com o sistema de Pep, está aqui caso para bater recordes de golos…
ADuarte8
Isto é uma vergonha! Futebol mundial está cada vez mais podre! Para além de corrupção é só Clubes Comerciais e empresários a tomar conta do Desporto. E ninguém faz nada quanto a isto seja, FIFA ,seja Ligas, seja UEFA, seja o que for. Quando falarem em fair-play, mais vale estarem calados.
salo
Vergonha porquê? O Man City não pode contratar jogadores? A cláusula de rescisão existe para quê? Levou o jogador de borla?
Se fosse o Real Madrid ou o Barcelona ou o Liverpool a accionar a cláusula de rescisão também seria vergonha,?
Acho que vergonha é o seu comentário, já que deu para ver que estás indignado com algo que não sabes bem o que é.
ADuarte8
Fica a falar para a parede, pode ser que responda
TOPPOGIGGIO
Deves dizer isso é ao Florentino uma vez que esse já disse que está feliz no PSG, mas gostaria de jogar no Real Madrid xD
Mantorras
Claro.
Os fofos e clubes a serio sao os que andaram a chorar pela tal superliga. De referir tambem que essa superliga aparece porque eles nao querem nem precisam de dinheiro… e apenas por solideriedade e para doar. Eles jogam com 11 simbolos e pagam em bilhetes de epoca, nao precisam de atletas.
Ha uns meses, os marotoes dos mentores da superliga eram maus da fita e “podiam ir embora que nao fariam falta”.
Agora, os tais mentores da superliga, com um golo altamente vergonhoso e irregular, na Era do VAR, eliminaram o PSG jogando 30min de futebol em 180min possiveis. Fizeram parecido com o Chelsea, mas tambem nao foi sorte. E totalmente estrategico o GR ser o melhor nos dois jogos e defender tudo. Com o City, chegaram ao cumulo de ter rematado so aos 89min por opcao tecnica. Foi para adormecer o adversario. Conseguiram achar justo passarem uma eliminatoria onde o resultado justo, pelo futebol apresentado, era tipo 10-3.
So que pelos vistos foi a personalidade e o simbolo que venceu. E os chefoes la do City andam feitos palermas a comprar jogadores e esquecem de comprar a personalidade deles. Cena marada. A personalidade dos jogadores que o City compra deve ter ficado no mesmo sitio onde esta a personalidade dos que nao viram a falta sobre o GR do PSG, mas veem falta nos sucessivos mergulhos dos PLs dos seus clubes ca no tugao. Daqueles que so acham que nao dar um chuto na baliza so sera coisa de ultrapassado se o treinador for o Mourinho. Gostam muito de futebol, mas sao totalmente antis da equipa que melhor futebol apresentou na epoca.
O meu problema continua a ser tentar encontrar coerencia nisto tudo.
Neville Longbottom
Em que medida é que o fair play financeiro não foi cumprido? Fiquei curioso.
Nunop
A peça que faltava. O regresso a uma “casa” que conhece (o pai dele jogou no City e facilitou muito a transferência. Para quem não sabe, é o senhor que sofreu aquela entrada assassina do Roy Keane).
Acredito que terá sucesso, porque jogadores de topo mundial encaixam em qualquer lado. Pode demorar mas vai-se adaptar, não tenho dúvidas, e terá muito sucesso.
Fica corrigida, se não tiver lesões, a principal lacuna da equipa (por cada 5 oportunidades criadas, marca 1 golo).
hugosilva79
O comunicado do City informa que chegou a um princípio de acordo com o Dortmund para a contratação de Haaland, logo,por inerência, significa que a cláusula não foi ativada coisa nenhuma. Ativar a cláusula é uma rescisão unilateral, não é preciso acordo entre os clubes.
Apesar de ser uma grande contratação obviamente,fico de pé atrás,pois,tal como refere o VM, Ibra também tinha tudo para ser a peça que faltava naquele Barça,mas depois não funcionou.
J Silver
Uma correcção ao VM relativamente a Keane: a lesão que acabou a carreira do pai de Haaland foi no outro joelho. Ele até jogou no jogo a seguir a essa famosa entrada mas já nessa altura o joelho esquerdo dele estava a dar problemas. A entrada foi no direito e até se pode ver no vídeo que ele já jogava com o esquerdo ligado.
No entanto não há que negar que foi uma entrada de extrema violência. Ainda bem para o Haaland que o Keane não tem um filho a jogar no United ;)
Af2711
Um jogador destes está destinado ao sucesso, o historial de lesões recentes é que ainda pode ser uma incógnita. Vai ser mais uma atração para o City na próxima época.
Kacal
Em termos de nome é um reforço de peso. Depois a idade dele e respectivo potencial. O valor é uma pechincha a meu ver. E colmata a lacuna de ter um jogador que finalize as jogadas, seja o goleador e o jogador que decide os jogos quando é necessário, mas também aquele que está na area para desenrascar quando o plano A não está a funcionar. O City precisa disto! Agora o facto dele ter algumas lesões durante o ano é um problema que é preciso resolver porque no City é preciso mais consistência nesse sentido e é uma equipa que ao contrário do Dortmund estará sempre nos momentos de decisão dos trofeus e o Haaland tem que estar disponível. E depois o perfil que nem sempre resulta com Guardiola mas Lewa teve sucesso, o Ibra não. Acontece. Acho que o Haaland tem tudo para se afirmar e ser a peça que falta na equipa para alcançar a tão ambicionada Champions e continuar a vencer internamente. Para mim é daqueles que vai render em qualquer lado e marcar golos, muitos golos. Tem tudo para aumentar ainda mais o número de golos se é que é possível. Grande reforço!
GoldenFCP
O City e o PSG podem contratar quem quiserem que tao cedo não ganham uma Champions. São autênticos clubes de plástico, na fase do mata mata vê se bem a falta de mística e de peso da camisola.
GoldenFCP
E vamos ignorar que são clubes que antes de chegar o dinheiro sujo não eram nada. Com isto é fácil dizer que se é sustentável e que gastam como todos os outros depois de os árabes injetarem mais de 1.000 milhões no clube??
Nunop
O teu clube tem escutas no Youtube a oferecer p*tas a árbitros para ganhar jogos.
Quem és tu, que tão fervorosamente apoia um clube cujos príncipios são absolutamente vergonhosos, assentes em pressão sobre os árbitros, crime, corrupção, que tem tudo o que é castigos marcados com timing exato para não afetar os meninos, que apoia uma claque que “gere” a vida noturna da cidade incluindo tudo o que nela existe (drogas à cabeça) e que nos festejos do título ainda ha dois dias esfaqueou um jovem de 26 anos até à morte, para dizer que os outros clubes é que são isto e aquilo?
GoldenFCP
E o meu clube tem a ver o que com o City msm? Disse alguma mentira acerca da forma como o City subiu de nivel? Eram quem antes de chegar os arabes? Pois…
Eu sou adepto do Porto desde que nasci. Nao concordo com as atitudes da atual direçao nem voto neles. Sem sentido o que disseste e demonstra que nao tens argumentos para debater o que eu disse sobre o City.Ah e já agora os atos dos super dragoes têm a ver com o meu clube???? Muito bom entao a invasao de Alcochete e a morte daquele adepto do sporting pelos No Name tem a ver com Sporting e Benfica respetivamente né?
Ah e é preciso ser-se muito sei lá o que para apoiar uma equipa sem historia nenhuma. Toquei na ferida do menino está visto
Nunop
Um clube fundado em 1880.
94 temporadas na Primeira Divisão do Futebol Inglês.
Antes do investimento:
1 Taça das Taças (1969/70);
2 Campeonatos Ingleses (1936/37 e 1967/68);
4 FA Cup (1903/04, 1933/34, 1955/56 e 1968/69);
2 Taças da Liga (1969/70 e 1975/76);
3 Supertaças (1937, 1968 e 1972).
Não é brilhante mas é mais que muitos.
O clube tem história, tu é que não a conheces e és um boneco que acha que o clube foi criado em 2008.
Quanto ao resto do comentário relativamente ao FCP, se não sabes o que o PdC faz pelos SD (e que eu saiba o presidente do clube tem a ver com o clube), devias-te informar, ou arriscas-te a fazer muitos mais comentários estúpidos e desinformados.
Stravinsky
Provavelmente adoras o Chelsea (porque o Deus do Porto, Mourinho foi para lá) mas não achas um clube de plástico.
O Chelsea é 10xpior que o City.
Joga_Bonito
O mais porco dessa lesão do pai do Halaand é que o próprio Keane admitiu que foi com intenção de o prejudicar gravemente. Tudo por conta de uma picardia parva num city-United uns tempos antes…
DNowitzki
Não posso com esse indivíduo, exatamente por isso: é maldoso, violento, primário e primitivo.
DNowitzki
Bom, devo ser dos poucos que é do City, e há cerca de 40 anos.
Não percebo: o Real, quando compra galáticos, fá-lo com caramelos? O Liverpool levou o Diaz por um pires de tremocos?
Dito isto, se não ganhar daqui a um ano, qual será a desculpa do Guardiola?
Mantorras
A forma como o pessoal critica o City por contratar um jogador da vontade de rir. E porque agora tem de ganhar a champions e “nao ha desculpas”, como se a champions se comprasse. Ou como se o City nao pudesse perfeitamente ter ganho a champions nos ultimos 3/4 anos ao futebol que apresenta.
O Haaland nao e um craque? Nao e um dos PLs mais apetecidos? Nao se sabia ja que ia a leilao? Nao acham que 60M sao baratos? Entao porque criticam o City por comprar? Ainda por cima passaram 2 anos a dizer que tinham que contratar um PL… ou seja, nao foi “para encher”. Ja em anos anteriores nao compraram ninguem porque os alvos que queriam nao se concretizaram, demonstrando criterio, mas a malta faz de conta que nao.
O Barcelona pagava mais que um Haaland por epoca ao Messi. Contratou por capricho e atingiu valores pateticos de divida. “Ah mas e um clube dos socios”, amigos, mas guita e guita.
O Real prepara-se para sacar o Mbappe de borla mas pagando 100M de premio de assinatura. Contratou adolescentes por 40M e tem um dos top5 mais bem pagos do mundo a jogar golf.
O PSG presumo que nao valha a pena falar.
O Liverpool tem mais que uma equipa inteira nova (aqui nao estao todos), dos quais apenas Henderson e Trent ja estavam no clube, e assim na loucura, foram todos baratinhos… Van Dijk (85M), Keita (60M), Alisson (62M), Mane (40M), Salah (42M), Chamberlain (38M), Fabinho (45M), Jota (45M), Konate (40M), Diaz (45M), Wijnaldum (30M), Thiago (22M), Robertson (9M), Minamino (9M), Shakiri (15M)… isto foi tudo com Klopp.
O Man Utd deu-se ao luxo de sacar Fred e Alexis ao City pagando mais. Tem sei la quantos dos mais bem pagos da premier no seu plantel e ainda este ano deu um festival de contratacoes bombasticas. Nao fazia ideia que tinham obrigacao de ganhar tudo.
O Chelsea pagou 113M pelo Lukaku este ano, porque o ano passado so tinha pago 80M pelo Harvertz e 60M pelo Werner em ultimo ano de contrato (lol), mas era necessario, porque os 70M pagos pelo Morata antes deles mostraram-se insuficientes. E nao vamos falar dos Chilwell (50M), Ziech (40M), Jorginho (60M), Pulisic (65M), Kovacic (45M) e Mendy (25M porque nao chegaram os 80M do Kepa que aquecem o banco), se nao nunca mais saimos daqui.
Nao vou falar da Juventus porque tambem nem vale a pena.
E podiamos referir aqui em sentido contrario o Bayern, embora convenhamos que o Bayern papa tudo o que e craque da bundesliga por peaners e desfaz a concorrencia assim, usando e abusando de negocios internos contando com a vontade dos jogadores para os sacar baratos ou mesmo a custo zero. Tem muito merito, e elogio a gestao, mas nao estao numa liga com rivais a altura para serem obrigados a investir.
Enfim, o City gasta muito, mas os outros tambem, e aqueles que nao gastam por cima gastam por baixo da mesa, porque o Haaland na verdade sao 140M, a conta dos premios para a familia e empresario (agora nao sei como ficou), e ja para nao falar que para pagarem 60M em vez dos 75M da clausula, na volta alguem no Dortmund tambem ficou rico (provavelmente a mesma pessoa que ja tinha sacado o Halaand e acordado a sua clausula nestes moldes contando vender, e a mesma pessoa que vai ao mesmo clube buscar o substituto do Haaland).
Stravinsky
Excelente comentário, por acaso.
Gunnerz
Por acaso n vejo assim tantas parecenças entre Haaland e ibra, acho q o Haaland pode perfeitamente encaixar. Óbvio que o jogo da equipa será diferente mas vejo aqui mais sucesso q no caso anterior.
O City poderia contratar tbm alguém q seja polivalente entre central e lateral, tipo hernandez.
Por 60 milhões foi uma pechincha, sendo que o City pode perfeitamente vender 1 elemento e ter um saldo mais ou menos equilibrado para avançar para o tal defesa.
feelfreeyouare
Apesar de toda a especulação que se criou à volta desta transferência, estou surpreendido. Não me parece que seja o jogador que falta ao City.
Adorava ver uma troca Grealish-João Félix, e vê-lo a jogar atrás do Halaand.
Acho que o Sterling já só ajuda a equipa como substituto.
Precisam mais de um médio e de um central de qualidade do que de um avançado. Sempre achei que o Guardiola ia apostar no Palmer e no Delap, mas parece mesmo que não gosta de desenvolver talentos o homem. Era lindo o benfica ir buscar esses míudos… arrasavam na liga portuguesa e são imensamente superiores ao que temos..
AndreChaves9
Ele desenvolveu 80% dos jogadores que treinou como é que não desenvolve talentos?
feelfreeyouare
Diz-me quantos na equipa titular que ele treina (City) são talentos desenvolvidos por ele?
Ederson (formado no Benfica)
Cancelo (formado no Benfica, desenvolvido no Valência)
Ruben Dias (formado no Benfica)
Laporte (formado no Athletic)
Walker (formado no Sheffield, desenvolvido no Aston Villa, Spurs)
Rodri (formado no A. Madrid, desenvolvido no Villareal)
KdB (formado no Genk, desenvolvido no Wolfsburg)
Gundogan (Nuremberga e B. Dortmund)
B.Silva (Benfica e Monaco)
Foden (Unico da formação do City)
G. Jesus (Palmeiras)
E eu falei no presente, escrevi que ele não parece gostar (verbo no presente) de desenvolver talentos. E nunca foi considerado um treinador de desenvolver jovens jogadores… o que não lhe retira mérito nenhum, foi só uma observação.
Mantorras
O que o AndreChaves quer dizer, e esta correcto, e que os jogadores que ele treina evoluem com ele. Desenvolvem. Nao se desenvolvem apenas os jovens do clube, mas qualquer atleta do plantel.
MansoFrancisco
O que fica a faltar? Um lateral esquerdo titular e um extremo esquerdo diferente de Grealish e Sterling
GuGu
Antes disso, falta alguém para substituir Fernandinho.
MansoFrancisco
Acho mais urgente um lateral esquerdo titular, para Cancelo jogar na direita, dado que Walker já não é o mesmo e Zinchenko é uma boa opção para o banco
Para o Fernandinho há tens Rodri, eu não faria uma grande aposta, talvez o Gana do PSG, até porque vai comer banco
Em relação a extremos, despachava o Sterling e ia buscar um extremo com outro perfil
Dca
Guardiola cresceu muito desde os tempos do Barcelona, também não se achava que o estilo dele ia dar na Premier, Müller no Bayern também não é propriamente o seu estilo, etc, etc. Mas ele tem percebido isso e se o quis, é porque sabe como o explorar (City vai poder apostar outra vez no contra ataque, coisa que este ano não teve e KDB a servir Haaland, cuidado). Grande contratação.
Red Punisher
60M€ barato, vale uns 150. Mas vai receber isso em 5 anos de ordenados, prémios e merchadising.
Agora, realmente, não há desculpas, para o “fraco” Pep vencer a Champions.
Treinador mais sobrevalorizado do top 5 mundial da última década. Mera opinião!
vascoosb
Pep sobrevalorizado. Ri-me
Tiago Silva
Contratação com um risco “mínimo” e um teto gigante! Poderá correr mal, o Haaland irá jogar num estilo de jogo muito diferente do que jogou até agora (ainda é jovem, muito espaço para melhorar), e poderá ser o goleador que o City tanto precisa.
Se correr mal, o City facilmente vende-o pelo menos pelo valor que o comprou. Estamos a falar do Haaland! Se correr bem, o City irá resolver todos os seus problemas e irá ficar com um candidato à Bola de Ouro a juntar a um excelente coletivo.
Flavio Trindade
Quando se gasta 100M em Grealish, 60M por um top 3 mundial da nova geração parece dado!
E basicamente é isto.
O City não contrata um jogador qualquer.
Contrata um jogador de topo mundial, com idade para ficar no topo uma década.
Se já eram a par do Liverpool, a equipa mais forte de Inglaterra, e uma equipa top 5 mundial (sem ordem: City, Liverpool, Real, PSG, Bayern), agora sobem um patamar.
Aguarda-se com ansiedade a resposta das outras top 4 (Mbappe no Real irá equilibrar a balança), e estas “respostas” irão ser um dos pontos mais interessantes dos próximos meses.
Outro ponto interessante, é que este negócio rebenta o mercado e por exemplo o Benfica sai altamente prejudicado.
Quando se compra o melhor ponta de lança jovem do mundo por 60M, dificilmente o Benfica conseguirá fazer mais de 80M por Darwin, a não ser que os tais outros movimentos, sejam estratosfericos.
Balboa
Vi alguns comentarios a dizer que Pep é sobrevalorizado… meu deus…
so para avisar que ja chamei a policia
Stravinsky
Acho um piadão quando dizem “comprou este jogador, por isso agora se não ganhar a Champions é um falhanço total”. E dizem isso do geralmente dos novos ricos PSG e Man City, mas também do Bayern quando o treinador era o Guardiola. Mas não dizem o mesmo sobre o Liverpool, o Man Utd, o Real Madrid ou o Chelsea.
Amigos, o problema é mais do que o dinheiro. A raiz do problema vai até 2009-2012 e ao vosso ódio pelo Guardiola quando naqueles anos em Barcelona foi muito melhor que os vossos galácticos do Mourinho.