Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dortmund na final da Liga dos Campeões; Real Madrid, na pior noite de Ronaldo, não conseguiu a remontada (os golos apareceram tarde) e cai pelo 3º ano consecutivo nas meias-finais

Real Madrid 2-0 Borussia Dortmund (Benzema 83´ e Sergio Ramos 88´)

O Borussia Dortmund conquistou o apuramento para a final da Liga dos Campeões, apesar da derrota por 2-0 em Madrid. Os alemães chegam à final pela 2ª vez na sua história e 16 anos depois da sua última presença. Quanto aos merengues, e a Mourinho, voltaram a cair nas meias finais, pela 3ª vez consecutiva (Barcelona, Bayern e agora o Dortmund), deixando para trás o sonho da conquista do 10º título e do 3º troféu por 3 clubes diferentes. No cômputo geral das duas mãos, a qualificação do Borussia acaba por ser justa, enquanto o Real poderá queixar-se do desperdício inicial desta 2ª mão (os golos chegaram tarde). Cristiano Ronaldo acabou por ter uma noite para esquecer, numa exibição completamente desinpirada.

Os merengues tiveram uma entrada bastante forte na partida, conseguindo três claras ocasiões de golo ainda antes dos 15 minutos. Primeiro foi Higuain a falhar perante Weidenfeller (boa defesa do alemão), depois foi Cristiano Ronaldo a obrigar o guarda-redes alemão a nova defesa e, finalmente, Ozil atirou ao lado, completamente isolado. Os alemães estavam a sofrer com o ambiente fantástico de Madrid, mas depois sacudiram a pressão e engoliram os merengues tacticamente  (não se desequilibraram defensivamente). No segundo tempo, assistiu-se a uma série de oportunidades para o Borussia “matar” a eliminatória, numa fase onde o Real Madrid estava completamente partido a meio campo. Lewandowski enviou um missil à trave da baliza de Diego Lopez, que pouco tempo depois, fez a defesa da noite, num remate de Gundogan (o jogador do Borussia tinha tudo para marcar). O Real Madrid ainda fez um forcing final para dar a volta à eliminatória, tudo graças ao golo de Benzema. Sergio Ramos marcou logo a seguir (após assistência do francês), mas os merengues não mais conseguiram incomodar Weidenfeller. Estes minutos finais de loucos, deixaram a ideia que se o Real tem marcado mais cedo podia ter conseguido a remontada.
Destaques:

Borussia Dortmund – Jurgen Klopp conseguiu o regresso do Borussia a uma final da Liga dos Campeões, após 16 anos de ausência e alguns anos na penúria da Bundesliga. Hoje, os alemães tiveram uma péssima entrada em campo, mas conseguiram estabilizar e voltar a engolir o Real Madrid tacticamente. Weidenfeller fez uma grande exibição entre os postes, Hummels, Pieszczek e Subotic trataram de anular Ronaldo e Higuain, Gundogan e Bender deram equilíbrio ao meio campo, Lewandowski deu grande trabalho à defensiva do Real, enquanto Reus e “Kuba” estiveram bem mais discretos.

Real Madrid – Ainda não foi desta que os merengues chegaram à final da Liga dos Campeões (11 anos), nem muito menos à conquista do 10º título. O resultado da 1ª mão deitou tudo a perder, ainda que o 3-0 era perfeitamente possível em Madrid. Uma boa entrada na partida, com grandes ocasiões para marcar, ainda deixou àgua na boca aos adeptos, que explodiram de alegria bem perto do final. Mais aí, já era tarde, e ficou a faltar um golo mais madrugador. José Mourinho voltou a falhar, pela 3ª vez consecutiva (sempre nas meias finais), enquanto Cristiano Ronaldo esteve péssimo. O português falhou uma boa oportunidade para marcar, e além disso, foi completamente vulgar tecnicamente (não desequilibrou, não acertou um passe, não fez nada bem). Claramente uma das suas piores noites. Sergio Ramos deu tudo pelos merengues e ainda fez o 2-0, Benzema entrou muito bem na partida (1 golo e 1 assistência), enquanto Ozil, Higuain e Di Maria falharam por completo a nível do passe e dos desequilíbrios (com a excepção dos primeiros 15 minutos e 10 minutos finais).

75 Comentários

  • jose58
    Posted Maio 1, 2013 at 12:23 pm

    O Real nao soube aproveitar as oportunidades ke teve para assim ter acesso a final,o Dortmund fez pela vida e ate podia ter marcado primeiro depois de tantos erros do Real na parte concretizadora,vai ser uma final ALEMA com o Wembley esgotadissimo,parabens ao dignos finalistas.

  • jose58
    Posted Maio 1, 2013 at 10:46 am

    O Real de Madrid foi eliminado muito por culpa propria,nao soube aproveitar as oportunidades ke teve,mas por outro lado o Dortmund esteve muito apatico,mas mereceu a passagem a final onde vai jogar com o Bayern,ai tera de ter outra atitude se nao corre o risco de ser goleado,uma final em Wembley so com Alemaes,viva o Futebol-

  • lko
    Posted Maio 1, 2013 at 1:44 am

    Passou a melhor equipa e o melhor treinador.
    Sérgio ramos dá tanta porrada. meu deus.
    Tantos golos falhados pelo dortmund. O real jogou 15 minutos e depois mais 10 no fim.

    CR péssimo. Jogou?

  • Tiago Fernandes
    Posted Maio 1, 2013 at 1:01 am

    Que grande jogo, emoção do princípio ao fim. Dortmund merecia estar na final, em 180 minutos disputados com o Real, apenas em 45 min foi inferior. A construção de jogo do Real Madrid é triste de se ver, a quantidade de jogadas sem nexo e bolas bombeadas para a frente é inacreditável, tendo em conta a qualidade e valor dos jogadores que tem, era de esperar muito mais. Parece que não existem médios, que existe uma rede entre a defesa e o ataque, e que o objectivo é bombear bolas por cima da rede directamente para o ataque.
    Amanhã, desejo apenas um super e incansável Barcelona para podermos desfrutar de mais um emocionante jogo.

  • André Pinheiro
    Posted Maio 1, 2013 at 12:15 am

    Mais uma vez ficou bem patente o mau perder de Mourinho.
    É preciso ter lata para falar no arbitro depois de mais um jogo onde o Sérgio Mike Tyson Ramos mostrou a seu golpe de direita ao esmurrar os jogadores adversários. Já o tinha feito com o Man Utd, e neste jogo voltou a demonstrar que o seu lugar é num ringue, e não num campo de futebol.

    Mourinho quando eliminou o Man Utd parecia um senhor a falar ( pudera), mas hoje mudou o seu discurso e foi igual a si próprio…

    O Dortmund mereceu inteiramente a passagem á final.

    • Tomas W
      Posted Maio 1, 2013 at 8:53 am

      Contra o Gala ficou um penalty por assinalar a favor dos turcos, contra o MU aquela expulsão do Nani, ontem o Sergio Ramos bateu o record de lances para expulsão num só jogo, mas a UEFA persegue o Mourinho e os portugueses.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 30, 2013 at 11:54 pm

    Penso que foi justa a passagem do Dortmund, dos 180 minutos o Real foi mehor no máximo em 45 minutos de jogo…
    Mas a verdade é que esteve perto de passar, no entanto, aquelas 3 oportunidades CLARAS nos primeiros 15 minutos de jogo deitaram tudo a perder.
    A final será então entre duas equipas alemãs…

    CARREGA BVB!

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Abril 30, 2013 at 11:52 pm

    Tal como previa o Real Madrid ganhou o jogo e o Borussia Dortmund ganhou a eliminatória. O Real entrou bem, mas o Borussia esteve mais perto de matar a eliminatória do que os espanhóis de a ganhar, apesar de haver alguns comentadores entretidos com um monte de ses: se o Real tivesse marcado no início, se o Real tivesse marcado 3 golos, se o Borussia não fosse tão bom. A verdade é que o Borussia foi melhor no conjunto dos dois jogos (aliás, dos 4) e merece bem estar em Wembley.
    A 10ª do Madrid vai para o arquivo dos pendentes. Com um pouco de sorte, vamos passar uns 6/7 meses sem a conversa obcessiva da Bola de Ouro. Penso que sem ser preciso sorte, amanhã teremos o Bayern a carimbar o bilhete para Wembley.

  • José
    Posted Abril 30, 2013 at 11:42 pm

    Não esquecer da dupla Modric e Xabi Alonso que em termos de construção de jogo e transição foram uma nulidade, muitos passes falhados, muitas perdas de bolas. Di Maria muito mal na definição das jogadas, Higuain desconcentrado ou demasiado ansioso, e Ronaldo afectado com a febre do golo(que às vezes acontece), em que só procurava bolas no espaço em desmarcações verticais(apesar de ser muito bom neste tipo de jogadas, torna-se previsível e fácil de controlar pelos defesas quando as repete sistematicamente). Enfim… Depois de na primeira mão o Real ter subestimado o Dortmund, com uma falta de atitude e inteligência incrível(e com alguma culpa do Mourinho também, que depois de dois maus jogos contra este Dortmund na fase de gupos, parece que não soube preparar esta eliminatória) não conseguiu virar a eliminatória contra uma grande equipa, muito organizada, com uma transição fantástica quando saí no contra-ataque, e que podia também ter marcado pelo menos dois golos na segunda mão. As eliminatórias jogam-se nas duas mãos, ao contrário do que os jogadores do Real acharam, e a eliminação do Real Madrid (justa no conjunto dos dois jogos) deve-se muito às grandes prestações do Dortmund.

  • Diogo
    Posted Abril 30, 2013 at 10:44 pm

    Como Português tenho obviamente pena que o melhor treinador do Mundo e o melhor jogador do Mundo não possam marcar presença na final. Possivelmente Mou irá deixar o Real no final da época (com muita pena minha) mas penso que o seu trabalho no Real foi notável:
    -Conseguiu igualar e, em alguns momentos (especialmente na época passada), passar a hegemonia do Barcelona.
    -Conseguiu bater o famoso recorde de pontos da La Liga.
    -Conseguiu tirar o Real da "cepa torta" e pô-los num patamar em que na Champions, o mínimo é chegar ás meias (antes de Mou chegar o Real ficava-se pelos oitavos).
    -Conseguiu dar estabilidade ao clube e acho sinceramente que irão perder muito com a sua saída (especialmente o Ronaldo, que sempre subscrevi todos os que dizem que deveria era ter ficado no United)

    • paulo
      Posted Maio 1, 2013 at 5:17 pm

      concordo com o sr.diogo com o facto do melhor treinador do mundo e o melhor jogador do mundo não terem passado à final!
      Quanto à hegemonia do barcelona ficou muito longe de a conseguir!
      E uma equipa que só estaria a jogar para 1 trofeu apenas, apresentar-se em dortmund onde levou uma grande lição do treinador adversario o que dizer…

      Final Alemã é Limpinha!

    • luis
      Posted Maio 1, 2013 at 1:02 pm

      -Não conseguiu passar a hegemonia do Barcelona porque em 3 campeonatos possíveis só ganhou 1.
      -O real madrid se há coisa que não precisa é de liçoes historicas. Já ganhou 9 champions
      -Se há coisa que Mourinho não conseguiu foi dar estabilidade à equipa. Passou a época inteira com problemas de balneário.

      Um currículo fraco tendo em conta a equipa que tinha e o orçamento. A época foi pessimamente mal planeada com a contratação de Modric. Mourinho nunca conseguiu motivar uma equipa a longo prazo e por vezes revela fragilidades tacticas gritantes.

      Mas obviamente que tenho orgulho por ele ser português. E já se percebeu que ele não é o melhor treinador do mundo

    • nunog
      Posted Maio 1, 2013 at 12:22 pm

      continua na ilusão.

  • HR
    Posted Abril 30, 2013 at 10:38 pm

    Destaque negativo: Fernando Correia

    É exasperante ouvir este senhor a relatar o jogo.

    Antes do Khedira entrar, confundiu um jogador que estava em campo com o Khedira.
    Depois do Khedira entrar, cada vez que tocava na bola, dizia que era o Kaká.
    Chegou a confundir o Essien com o Varane.
    E confundiu o Higuain com o Ronaldo.

    Já para não falar que continua a achar que precisa de relatar cada toque na bola. Isto não é a rádio. É a televisão. Nós estamos a ver e, pelos vistos, melhor.

    Metam o Pedro Ribeiro, sempre tem piada e não comete estes erros.

  • Ricardo
    Posted Abril 30, 2013 at 10:24 pm

    Bom Jogo! Bastantes destaques. Nao percebo o destaque ao video do Coentrao. Nao foi protagonista. Nem Ronaldo. A oportunidade perdida para o ultimo – refiro-me a possibilidade de poder continuar a acreditar na bola de ouro. Se ganhasse a LC ainda confiava no seu esforco fisico e apoio emocional a seleccao nacional.
    Assim sendo foi um mau dia para o Futebol de Portugal.
    Ricardo

  • Celestino
    Posted Abril 30, 2013 at 10:00 pm

    Este Real tem muito jogador que está a mais e são bons é para suplentes ou nem isso. Coentrão é um jogador que anda completamente perdido no Real, parece que tem medo de jogar à bola (a maior parte das suas acções não passa de chutar a bola para a frente ou então jogar para trás), Di Maria é um jogador que chega a roçar o ridiculo, o homem só usa o pé esquerdo e em lances de golo que pode rematar com o direito nunca o faz e a maior parte das suas tentativas de desiquilibri já se tornam óbvias. Ozil, qualdade não lhe falta mas usar essa qualidade é só de vez em quando, faz um jogo de outro mundo e a seguir faz 10 maus, e hoje o Kaka (que com a metade da qualidade que apresentou outrora) mostrou que é mais jogador em momento decisivos que Ozil e Modric que tinham obrigação de canalizar e criar oportunidades de golo para o Real. Xabi Alonso é nulo, mal a bola chega aos seus pés morre o jogo, demora muito a definir um passe.

  • joao gonçalves
    Posted Abril 30, 2013 at 10:00 pm

    grande jogo de futebol, aqueles minutos finais foram expectaculares, o real podia ter passado esta eliminatoria, mas e preciso meter a bola dentro da baliza, fez o jogo que tinha de fazer pressionou bem, e no fim tentou tudo, o real nao vai a final muito por culpa do primeiro jogo mediocre que fizeram na alemanha.

    O ronaldo nao esteve bem, mas nao e preciso exagerar, ja teve noites piores, e na primeira parte teve boas jogadas, e envolveu-se bem no ataque, mas teve uma segunda parte muito ma. Nota negativa para o Ozil o homem tem muita qualidade, mas e muito mole meu deus parece que nao tem vontade de jogar e aquele falhanço e inadmissivel.

  • Ricardo F.
    Posted Abril 30, 2013 at 9:42 pm

    O falhanço do Ozil foi o que decidiu a eliminatória…com aquele golo ainda no início do jogo penso que poderíamos ter assistido a um jogo de sonho do Real. Higuaín e Ronaldo também podiam ter feito melhor nas suas ocasiões (especialmente o argentino, porque o português já remata em esforço), mas a perdida do alemão é a mais escandalosa (encontrava-se com todo o espaço do mundo e, inclusive, com Cristiano ao seu lado). Depois os últimos golos surgiram tarde demais. Xabi Alonso foi uma nulidade, Ronaldo praticamente não existiu, Di María esteve bastante inconsequente e não percebi porque é que Benzema ficou no banco (para mim é de caras muito melhor que Higuaín…aliás faz um golo e uma assistência depois de entrar. O argentino falhou uma boa ocasião, foi apanhado inúmeras vezes em fora de jogo e acrescentou extremamente pouco). Passa a melhor equipa no conjunto da eliminatória. Prevejo um Dortmund campeão europeu se conseguir apresentar o nível do primeiro jogo.
    SL

  • Zapata
    Posted Abril 30, 2013 at 9:30 pm

    Passou a melhor equipa.

  • diogoribeiro
    Posted Abril 30, 2013 at 9:16 pm

    Verdade seja dita, o Real não temdos 3 melhores planteis do Mundo, talvez nem se encontre nos 4 melhores planteis… As duas equipas alemãs, o Barça, o City e até o United parece melhor que o Real. Os pontas de lança do Real por favor, Higuain tem de marcar golos e não pode ser só contra Saragoças, Benzema bom suplente de um Lewandowski ou Falcão… o perigo não pode vir só de Ronaldo. Médios ofensivos estão bem, no centro Alonso já tem quase 32!, Kaka tem de sair, Modric foi grande contratação, Khedira é bom suficiente mas falta aqui um jogador do género Gundogan ou Sweinsteiger. Lateral direito precisa-se urgentemente e de classe mundial, lateral esquerdo, Coentrão desenrasca (nunca valerá os 30 milhões) e vamos ver se Marcelo volta ao seu melhor, no centro da defesa, Pepe está irreconhecível, Ramos e Varane têm qualidade para titulares, na Baliza será que Casillas joga para o ano? Diego Lopes, neste momento, está bem melhor que Casillas estava antes da lesão.
    Sendo assim para o Real contratava:
    DD para titular (urgentíssimo)
    MC do género de Gundogan ou Sweinsteiger
    ED esquerdino (Bale?)
    PL classe mundial (Lewandowski/Falcão?)
    Sairia kaka, Higuain e Essien voltava ao Chelsea

    • diogoribeiro
      Posted Maio 1, 2013 at 11:34 am

      Mas o Real não quer ganhar a Champions daqui a 3 ou 4 anos, o Real quer ganhar o mais rápido possível, até porque oi Dortmund e o Bayern estão a crescer, o Real não pode apostar em jovens, especialmente porque não faz parte da sua filosofia. Eu sei que muitos não vão concodar comigo mas Modric a jogar a 8 se tivesse um Javi Martinez ao lado, o jogador que era…

    • Prof Pardal
      Posted Maio 1, 2013 at 12:01 am

      Curosamente na altura da Quinta del Buitre era o Barça que comprava estrelas e ganhava menos.

    • Gabriel
      Posted Abril 30, 2013 at 10:07 pm

      Essa filosofia do Real de "apostar em estrelas já feitas" (é um pouco contraditório, não é? Apostar em estrelas tem muito pouco de aposta) é de um passado muito recente.

      Um dos melhores períodos da história do Real abrange, por exemplo, La quinta del Buitre (anos 80 e 90), com Emilio Butragueño, Miguel Pardeza, Manolo Sanchís, Míchel e Rafael Martín Vázquez. E todos eles foram jovens potenciados pelo Real Madrid.

      Não suporto o comportamento do Real de agora. E deu-me um enorme gosto ver uma equipa como o Dortmund, que potenciou jovens e acreditou em jogadores que não eram estrelas, eliminar a tal equipa que tem de ter sempre as maiores estrelas do futebol, seja a que preço for.

    • luis
      Posted Abril 30, 2013 at 9:50 pm

      gabriel a época foi mal programada pelo mourinho. Modric foi uma péssima contratação (tendo em conta o estilo de jogo do Real). O real tem uma filosofia completamente diferente do barcelona. Apostar em estrelas já feitas faz parte do modelo do real madrid. O Barcelona tem muitos problemas mas por sobranceria. Mas o Barcelona tem uma vantagem que se prende com o modelo de jogo que é mais constante no real e que permite que os jogadores da equipa B não tenham muitos problemas em se adaptar ao modelo tactico da equipa

    • Gabriel
      Posted Abril 30, 2013 at 9:41 pm

      Pois… mais uns milhões e umas contratações de estrelas.

      E que tal apostarem em potenciarem jovens (como o Varane) ou jogadores das escolas?

      Afinal, o Barcelona, que até foi elogiado por si com tendo melhor plantel, éo que faz. Valdés, Puyol, Piqué (mais ou menos), Busquets, Xavi, Iniesta, Messi, Tello, Cuenca, Thiago, todos eles são das escolas. E olhe que deficiências também as tem, até parece que é só o Real. Se as mesmas coisas fossem ditas ao Barcelona, como seria?

      – Meia equipa (ou mais) das escolas ? – Real: Sacrilégio! O real tem é de comprar meia equipa de estrelas!

      – Quantas vezes o Barça joga só com um central (que seja mesmo central) ou até sem centrais. Se fosse o real a jogar com 2 laterais (Abidal e Adriano) ou médios defensivos (Mascherano e Song) a central, aí então como seria? – Real: Sacrilégio! o Real tem é de comprar mais 2 ou 3 estrelas mundiais para essas posições!

      – Avançado de alternativa a Messi (que até nem é ponta de raiz): Não há. Joga um médio centro ou avançado que já tem também quase 32 anos (tal como o Alonso)! – No Real: Sacrilégio! Mais uns avançados estrelas, porque, para além do Sr. 100 milhões, Benzema e Higuain (+- 55 milhões), não prestam.

      Aliás, arrisco-me já a dizer que se o Messi não tem sido considerado o melhor do mundo nos últimos 4 anos, os jogadores que o tivessem sido já tinham sido comprados pelo Real Madrid (se já não estivessem lá, claro). E o mesmo se vai passar nos próximos anos…

    • Santos
      Posted Abril 30, 2013 at 9:37 pm

      Suarez é um 'bicho'.
      Ninguém quer ter um Suarez ou Balotelli..

    • luis
      Posted Abril 30, 2013 at 9:28 pm

      Concordo contigo mas hoje lewandowski não provou ser pl classe mundial. muito displicente. Acho que o suarez era a cereja no topo do bolo

    • diogoribeiro
      Posted Abril 30, 2013 at 9:24 pm

      Isto porque acredito que sem esta Champions o Real invista em grande pra a próxima época de modo a acompanhar a melhoria das equipas alemãs.

  • leugimM
    Posted Abril 30, 2013 at 9:09 pm

    Justíssimo. Passou a melhor equipa.
    José Mourinho de volta à Premier League na próxima época, espero eu.
    Mais uma Bola de Ouro para Messi.

    • Fernandes
      Posted Maio 1, 2013 at 12:34 am

      Messi vai a caminho de ser o 1o jogador da história a ganhar 3 botas de ouro…também não conta?Também é por votos?

    • Gepeto
      Posted Maio 1, 2013 at 12:08 am

      As bolas de ouro vão para o jogador que rende mais ouro ao platini..

    • Diogo
      Posted Abril 30, 2013 at 10:32 pm

      Mais uma Bola Platini para o Messi, queres tu dizer… Essas bolas de Ouro são uma palhaçada… É uma corrupção que até mete nojo… à 5/6 anos atrás as nomeações não eram esta palhaçada

    • JN
      Posted Abril 30, 2013 at 9:57 pm

      Correcção, mais uma Bola de Catalunha para o Messi.

      O Pandev disse tudo sobre o estado da ex-Bola de Ouro. O Kaká foi o ultimo jogador a ganhar uma Bola de OURO.

    • Santos
      Posted Abril 30, 2013 at 9:24 pm

      Porquê? Ganhou o campeonato espanhol? A taça do Rei é que vale.
      E até ver, Ronaldo é o melhor marcador da CL.

  • Anónimo
    Posted Abril 30, 2013 at 9:04 pm

    Apesar de gostar mais do Real o Dortmund passou bem… jogou bem mais no conjunto dos 2 jogos..
    O real e eliminado por culpa propria -apesar de o Dortmund ter uma boa equipa o Real tem melhores jogadores em geral…
    Penso que hoje o Real nao fez um grande jogo e que o Dortmund " sofreu no final, por nao ter tido frieza e esclarecimento para isso – teve ocasioes e lances para isso..
    Penso que o Bayern chegara a final e se nao acontecer nada de anormal ganhara a champions.. mas nao deixo de estar curioso de ver o jogo amanha e a postura de cada uma

    Tiago m

  • diogoribeiro
    Posted Abril 30, 2013 at 9:04 pm

    Se o Real marca um golo antes dos 70 minutos estava em Wembley

  • Anónimo
    Posted Abril 30, 2013 at 9:01 pm

    Sinceramente açguém me explica o que é que o Khedira e o Kaká tem de parecido?
    É que o Fernando Correia não acertou uma única vez, é impressionante…
    Será que não existem por ai jovens, que saibam um pouco de futebol, formados em comunicação social à procura de emprego…enfim é uma pena que a RTP não tenha verbas para apostar na liga dos campeões, o formato era muito mais interessante; sem esquecer que era muito mais agradável de ver a Inês Gonçalves a apresentar os resusmos…

    Renato

  • Santos
    Posted Abril 30, 2013 at 8:53 pm

    Morreu na praia.

    Lesão de Gotze marcou o jogo.
    Ronaldo tinha todo o peso do mundo em cima dele, fez 2-3 jogadas de bom nível mas muito apagado.
    Real fez os primeiros e ultimos 15min bons, de resto…

    Final alemã, será uma boa final.

    • Santos
      Posted Abril 30, 2013 at 9:23 pm

      Apesar disso tudo, Barça não tem Busquets ao que parece e o 2º central irá ser Bartra.

      Messi muito provavelmente irá ser engolido pela maquina do Bayern.
      Duvido muito que facilite, até porque com a 'inercia' que eles vão… ui.

      Veremos.

    • Bruno Lameiras
      Posted Abril 30, 2013 at 9:01 pm

      Final alemã?

      Eu também penso como o senhor, mas olhe que o futebol é cheio de emoções.

      Já vi um Manchester United, em 3 minutos marcar dois golos e ganhar uma Liga dos Campeões, por acaso, ao Bayern de Munique.

      E olhe que um foi aos 89, e outro aos 91 minutos.

      O resultado desse jogo foi 2-1 para o Manchester.

      Bem sei que neste caso são 4 golos, mas a bola é redonda e com Messi em campo e em forma, tudo pode acontecer!

  • Dario Conca
    Posted Abril 30, 2013 at 8:53 pm

    Grande jogo, qualquer equipa merecia passar. Preferia que o Real ganhasse pois era um oportunidade para Ronaldo e Mourinho serem novamente os melhores. Agora torna-se dificil.

    Espero agora que o Barça seja outra vez goleado pelo Bayern e que este seja goleado na final pelo Dortmund

    Deve ser a única forma que Ronaldo (Mourinho já nao tem hipoteses) tem de ganhar a bola de ouro.

    • Bruno
      Posted Abril 30, 2013 at 11:23 pm

      Dario: como? com os títulos das equipas por onde jogou, isso sim. Não me parece que prémios de marketing que ano sim ano não caem no ridículo.

      Espero que ele fique no Madrid muitos anos e que ganhe campeonatos, taças e champions. As Bolas de Ouro a mim dá-me igual, o futebol joga-se, não se vota.

    • Dario Conca
      Posted Abril 30, 2013 at 10:36 pm

      Também considero que ainda tem muito tempo, mas quantas mais melhor não sou para ele como também para portugal.

      Bruno e as próximas gerações como vão avaliar e tomar consciência do que ronaldo foi? Com vídeos do youtube? Não me parece, a verdade é que o que fica para a história são os títulos como a bola de ouro. Do resto pouco interessará.

    • Bruno
      Posted Abril 30, 2013 at 9:43 pm

      sinceramente não percebeu porque se dá tanta "bola" à Bola d'Ouro. É um troféu de puro marketing cuja credibilidade é (ou devia ser) zero.

      Quanto ao Barça-Bayern, os catalães têm 1% de possibilidades. O Bayern é claramente a melhor equipa do mundo neste momento.

    • diogoribeiro
      Posted Abril 30, 2013 at 9:21 pm

      Não se preocupe que nos próximos 5 anos (a não ser que decida na próxima época ir para um Arsenal, Liverpool ou Chelsea) Mourinho ganha (pelo menos!) mais uma Liga dos Campeões… de certeza

    • André Filipe
      Posted Abril 30, 2013 at 9:04 pm

      A carreira do mourinho ainda é longa… ainda vai ganhar muita coisa

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Abril 30, 2013 at 8:52 pm

    Muitos parabéns às duas equipas, nomeadamente ao Dortmund pela forma como "secou" o Real Madrid e assegurou um lugar na final da Liga dos Campeões.

  • Paulo Miguel
    Posted Abril 30, 2013 at 8:50 pm

    Jogo enormissimo do Dortmund que com as linhas bem compactas conseguiu aguentar o caudal ofensivo dos primeiros do Real nos primeiros 30min.

    Não consigo compreender como é que a TVI (não que seja um grande canal), continua a apostar nesta dupla de comentadores, é qualquer coisa de intragável. O Dany dizer (depois do Dormund nviar uma bola ao poste e do falhanço de Gundogan), "até nestas pequenas coisas o Real está com azar hoje..". Mas o pior estava para vir, quando o Real marcou o 2ºgolo e o Fernando Correia comentava como se estivesses a comentar um jogo da rádio.

    Atrevo-me ainda a dizer que para Fernando Correia como para o Danny, o 2º golo do Real foi melhor que viagra.

    Para finalizar, o Dortmund é sem sombra de dúvida um justo vencedor/finalista e acabou o jogos a sofrer muito por culpa prórpia.

    Nota ainda para as lesões de Gotze e Bender, espero que nao afecte o Dortmund na final.

    • Anónimo
      Posted Maio 1, 2013 at 6:45 am

      Quando o dani diz que sahin tem características semelhantes à do gotze e que a opção pela entrada do grosskreutz é para reforçar o meio campo e que este vai ocupar um espaço onde o ozil estava sem marcação, revela um conhecimento acerca das características dos jogadores do dortmund, digno de um profissional…
      Sinceramente, os espectadores merecem alguém com um conhecimento superior, para ajudar os telespectadores a entenderem melhor o jogo.
      Saudações
      Crow

    • Bruno
      Posted Abril 30, 2013 at 9:35 pm

      Paulo Miguel, o Dortmund não conseguiu aguentar o caudal ofensivo do Real nos primeiros 20 min, pois o RM teve 3 oportunidades escandalosas (todas perto da pequena área com apenas o GR pela frente) em que só não deram golo por mérito do GR e, diga-se de passagem, bastante sorte.

      Entre os 20 e os 70-80, aí sim o Dortmund aguentou bem (embora mais por demérito do Real, que perdeu completamente o discernimento e o equilibro mental.

      No fim os alemães estavam com a corda no pescoço e conseguiram perder tempo com a complacência do árbitro desde os 87 até aos 90+5.

      Se fôssemos a analisar as 2 eliminatórias, sem dúvida o BVB merece passar, uma vez que o Madrid não esteve em campo na 1ª mão. Mas foi por muito pouco que a remontada épica não se concretizou.

    • Gabriel
      Posted Abril 30, 2013 at 9:11 pm

      Concordo.

      E sobre os comentadores TVI, recordo-me de uma tirada do intragável Fernando Correia na 1ªmão, em que quase no intervalo, um jogador cai lesionado e árbitro interrompe o jogo. O Fernando Correia exclama "acabou a primeira parte". Pouco depois o jogo recomeça com bola ao solo e o comentador diz então "…bem, afinal parece que não terminou ainda a 1º parte. Houve alguém que se enganou. Até já havia pessoas a entrarem no campo [presumo eu, talvez, o massagista/médico para assistir o jogador lesionado]. Todos pensavam que o jogo já tinha acabado, mas ainda não".
      Eu, pelo menos, vi claramente que o jogo tinha sido interrompido e acho que 95% dos espectadores também. Por estas e muitas outras, para além do fanatismo cego que mostraram pelo Real, muitas vezes deu-me vontade de tirar o som…

      Nota ainda para o Dani: péssimo! Metade do tempo em que falou devia era estar calado. Já não o podia estar constantemente a ouvir dizer, e repetir, trivialidades ou ensinamentos (curioso vindo de quem vêm, o Dani, que apesar da oportunidade que lhe foi dada, nada de relevante fez no mundo do futebol, a dizer como é que aqueles jogadores/equipa de topo deviam fazer).

    • Rabensandratana
      Posted Abril 30, 2013 at 9:09 pm

      Faço das suas, as minhas palavras!!!

      O Dortmund felizmente dizimou estes pobres ratos do Madrid!!!

      Mais uma vez o Madrid ficou a ver navios!!! Todos os anos gastam largos milhões de euros e não conseguem ganhar a principal competição!!!

      Força Borussia Dortmund ganhem a Champions!!! Vós mereceis ganhar a maior prova de clubes, tiveram no grupo da morte e agora acabaram com o sonho dos intitulados galácticos!!!

    • André Filipe
      Posted Abril 30, 2013 at 9:03 pm

      discordo nos primeiros 30 minutos o Dortmund so não foi goleado pq teve sorte e teve a aselhice do real ao seu lado, mas a partir daí jogou muito bem mas na segunda parte o real já tava em desespero e por isso é natural um equipa tao boa como o Dortmund ter criado oportunidades

  • Chico Buarque
    Posted Abril 30, 2013 at 8:49 pm

    Seria tremendamente injusto que o Real passasse por 10 minutos de euforia. Foi claramente inferior durante quase toda a eliminatória. Que grande jogo do Lewandowski, sozinho deu um trabalhão à defesa do Real. Isto para não falar das 20 chapadas que o Sérgio Ramos lhe deu…

  • FT
    Posted Abril 30, 2013 at 8:47 pm

    O Real nao passa por culpa propria. Fas 3 opurtunidade que teve nos 1ºs 15 mts, pelos menos 2 delas tinham de dar golo. O BVB é uma boa equipa, talvez a equipa mais equilibrada do mundo, porque nao ha nenhum jogador (tirando Lewan e Gotze) que tenha um potencial muito acima dos outros. Arrisco me a dizer que o BVB é cilindrado na final contra o Bayer(quase de certeza que passa). O BVB teve sorte, mas o final de contas mereceu… A sorte tem os acompanhado. Real podia ter feito muito mais..
    SL

    • FT
      Posted Maio 1, 2013 at 4:46 pm

      Claro e respeito caro fsk…. Mas muita gente aqui fala como treinador de bancada e talvez nunca tenha dado um pontape numa bola… O BVB é uma equipa adorada pela imprensa… E isso faz a cabeça aos leitores… Ha uns 2 anos para se alguem perguntasse a cerca de 70% dos leitores quem e o BVB, ninguem sabia. Agora toda a gente conheçe… E facil falar. Atençao que nunca questionei a qualidade do BVB, é uma exelente equipa, mas muito longe da qualidade (nao nos podemos guiar so por este ano) dos principais tubarões. MAs como digo, respeito todas as opinioes, isto é um lugar de debate.
      SL

    • fsk
      Posted Maio 1, 2013 at 7:48 am

      Caro FT, com todo o respeito, o senhor não percebe nada de futebol. Ou isso, ou então, é tendencioso até dizer chega.
      Toda a gente sabe que o Bayern será a equipa favorita nesta final, no entanto, antever uma vitória por 3!! golos de diferença é um devaneio. Veremos se não se repete a desilusão de ano passado, desta vez sem direito ao bingo!
      Para terminar, eu acho que "potencial" não significa o que o senhor acha que significa.
      (Reforço o respeito que tenho por si e por ~90% dos leitores deste blog e espero que não leve a mal a minha opinião)

    • FT
      Posted Abril 30, 2013 at 10:15 pm

      Ganham com uma diferença de 3 golos, é certinho xD

    • J ȫ η
      Posted Abril 30, 2013 at 9:55 pm

      Caríssimo FT, você parece antever o futuro. Um massacre na final a favor do Bayern? Não me parece de todo, isto se o Barcelona não fizer das suas e perder efectivamente a eliminatória. Julgo que não deveria ter assim tantas certezas sobre o desfecho da Champions.

    • Fábio
      Posted Abril 30, 2013 at 9:51 pm

      O Bayern ja jogou 2 vezes com o Dortmund este ano e ambas as vezes foram em Munique, uma para o campeonato e outra para a taça, para o campeonato ficou 1-1 para a taça ganhou o Bayern 1-0… O Dortmund vai ganhar!

    • diogoribeiro
      Posted Abril 30, 2013 at 9:05 pm

      dortmund vence 1-0 na final… O azar em Munique vai continuar…

    • FT
      Posted Abril 30, 2013 at 9:02 pm

      Caro "eu mesmo", vai ver na final o Bayern irá celindrar o BVB, vai ser das finais mais massacrantes da historia, escreva o que lhe digo.

    • Dario Conca
      Posted Abril 30, 2013 at 8:58 pm

      O Dortmund tem, se não me engano, o meio-campo mais jovem e trabalhador desta fase final da Champions. Dizer que não tem potencial faz-me alguma confusão…

    • FT
      Posted Abril 30, 2013 at 8:56 pm

      Vale pela equipa. O que me refiro é uma equipa equilibrada, vale pelo conjunto… Ninguem diz que nao sao bons jogadores, simplesmente nao ha mercenarios(no bom sentido) como existe em equipas como o Bayern, Barça, Real, entre outras das melhores do mundo

    • eu mesmo
      Posted Abril 30, 2013 at 8:56 pm

      Como e que este senhor tem a coragem de dizer que o borussia teve sorte?! meu deus..

    • Simoes
      Posted Abril 30, 2013 at 8:50 pm

      hummels? reus? esse dois tem lugar em qualquer equipa do mundo

  • FÁBIO COSTA
    Posted Abril 30, 2013 at 8:46 pm

    O jogo valeu pelos 15 minutos finais!
    Espetaculares!

    Isto é futebol!

  • Icaro
    Posted Abril 30, 2013 at 8:46 pm

    Data que marca o fim da hegemonia espanhola na LC.
    Começamos hoje um novo ciclo do futebol Europeu.

    • Kaz Patafta
      Posted Maio 1, 2013 at 5:07 pm

      O bayern tem o melhor tudo. 11, plantel, equipa, tudo

    • Anónimo
      Posted Maio 1, 2013 at 12:58 am

      o plantel do Real custou mais de 600 milhões de euros. Benzema e Higuain não são de topo? o Benzema e o Ozil se jogassem no Barça eram estrelas mundiais. o Higuain se jogasse como puro 9 (como joga Falcao) tinha os números do Ronaldo. o Real tem Marcelo e Coentrão que são ambos top 5 mundial na sua posição, é o plantel melhor servido em termos de centrais do mundo (o Barça por exemplo andou a época toda a jogar apenas com 1 central de qualidade, Piqué), tem um dos melhores GR do mundo no banco, tem Xabi Alonso, Khedira, Essien, Modric, Kaka. o porto foi campeão europeu com o Jorge Costa velhinho, por isso a desculpa do Arbeloa não ter qualidade não pega, até porque foi com ele que a Espanha foi campeã europeia e o Real campeão espanhol. o Barça terá os melhores 11 em termos individuais (salvaguardando o facto de não ter centrais e de não ter tido ninguém da frente que tivesse rendimento constante ao longo da temporada a não ser o Messi). o Bayern tem também um plantel fantástico mas não tem por exemplo na defesa o número de alternativas que tem o Real… o Lahm é o único de classe mundial, o Dante fez uma época notável e o Alaba é um miúdo de grande qualidade. do meio campo, inclusive, para a frente não vejo assim grande diferença de qualidade individual entre Bayern e Real, a não ser na quantidade de golos que os Marios do Bayern fazem e os pontas do Real não… sendo que isso também tem muito a ver com a forma de jogar do Real e do Ronaldo.

      Dragão 86

    • LuisRafaelSCP
      Posted Abril 30, 2013 at 11:52 pm

      Melhor plantel do mundo o Real? Nem pouco mais ou menos, não tem um lateral direito de topo, não tem alternativas a Ronaldo e Di Maria nas alas e Benzema e Higuain são muito bons, mas não são de topo.
      O Barça tem a melhor equipa (se formos a julgar o 11 e a forma como jogam), o Bayern tem o melhor plantel do mundo (contando com o nivel e o numero de opções do plantel)

    • Anónimo
      Posted Abril 30, 2013 at 9:29 pm

      Real equipa fraca? comparada com o Dortmund? o Real tem o melhor plantel do mundo… que jogue pouco, é uma questão, agora dizer que o Dortmund tem uma equipa melhor do que o Real não me parece muito normal. quanto à hegemonia espanhola, o Real só desde que chegou o Mourinho é que voltou a ser grande na Europa e mesmo assim nunca conseguiu estar numa final.

      Dragão 86

    • diogoribeiro
      Posted Abril 30, 2013 at 9:02 pm

      Honestamente, isso não me parece que va acontecer… A verdade é que tanto o Real como o Barça têm equipas fracas (comparando com as alemãs) mas no próximo ano, as equipas espanholas vão melhorar e muito e vão passar a comprar ás equipas alemãs. quantos jogadores do Dortmund vão sair para o Real, Barça, Chelsea, City para o ano?
      A verdade é que este ano poucas equipas tiveram um bom ano por isso espera-se um verão muito movimentado, com Chelsea, Dortmund, City, Real, Barça muito envolvidos e como figuras principais Gareth Bale, _Neymar, Lewandowsi e muitos outros grandes jogadores que vão mudar de clube e, principalmente, José Mourinho.

    • PORTOCAMPEÃO
      Posted Abril 30, 2013 at 8:52 pm

      A ver vamos se as equipas alemãs se mantêm estruturadas e capazes de revolucionar todo o futebol europeu. Assim o esperamos, claro.

Deixa um comentário