Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dupla Gonçalo Guedes-Jonas imparável; Brasileiro bisou pela 3.ª vez nos últimos 4 jogos; Extremo “matou” o jogo com um golo e uma assistência; Encarnados já apontaram 16 golos na Luz; Jota voltou a dar nas vistas

Benfica 3-0 Paços de Ferreira (Jonas 34′ e 73′, Gonçalo Guedes 67′)
O Benfica voltou a vencer em casa, e com mais um resultado folgado (nos 4 jogos na Luz para a Liga soma 16 golos), ao derrotar o Paços, por 3-0. Uma vitória justa, os encarnados foram superiores, que permite diminuir a diferença para o FC Porto para apenas 2 pontos, mas mais complicada que o marcador indica, já que o conjunto da Mata Real criou vários lances de desequilíbrio e defensivamente, sem “estacionar o autocarro”, apresentou uma organização que contrariou os anfitriões. Jonas (que apontou o 3.º bis nos últimos 4 jogos para a Liga) com um golaço fora da área desbloqueou o jogo no 1.º tempo, tendo Gonçalo Guedes, com um golo e uma assistência (para Jonas), desfeito as dúvidas em relação ao vencedor. Nélson Semedo foi dos mais activos na 1.ª parte, André Almeida (que fez novamente dupla com Samaris) também voltou a ter nota positiva; No Paços, o jovem Diogo Jota com a sua velocidade e técnica individual, criou algumas situações de perigo; Christian deu qualidade na posse; Marco Baixinho na defesa e Marafona na baliza também estiveram em destaque.


Quanto à partida, os encarnados entraram fortes, pressionantes, e logo aos 5 minutos tiveram uma boa oportunidade para marcar. Gonçalo Guedes combina bem com Jonas, mas Marafona negou o golo ao jovem extremo do Benfica com uma bela mancha. Depois desse ímpeto inicial, os visitantes começaram a respirar melhor, mas foram novamente os homens da casa a estarem perto do golo, com Marafona a anular a tentativa de chapéu de Gaitán. Os castores iam conseguindo ter bola, pressionando a saída do Benfica, mas aos 33 minutos deu-se um dos momentos do jogo. Obra-prima de Jonas, que com um remate em jeito de pé esquerdo de fora da área, consegue colocar a bola no ângulo e abrir o marcador. Os pacences responderam logo de seguida, com uma grande arrancada de Jota, a culminar com um remate ao lado. Até ao intervalo, destaque para mais uma oportunidade para Jonas, que à entrada da área disparou forte (novamente com o pé esquerdo), mas ao lado. No 2.º tempo os encarnados não entraram bem, com dificuldades em construir jogadas de perigo e acumulando passes falhados. Aos 60 minutos, Mitroglou dispôs de uma flagrante oportunidade de golo, mas depois de ultrapassar Marafona quando seguia isolado, não conseguiu desfeitear o guardião do Paços. Esse lance acordou os homens da casa e, à passagem do minuto 67, acontece o segundo golo da partida. Jogada de Gaitán pela esquerda, assistindo Guedes, que rematou para o fundo das redes (a bola ainda desviou num defesa). Esse golo deu mais tranquilidade ao clube da Luz, que a partir daí começou a jogar com mais segurança e a construir jogadas de perigo. O terceiro surgiu naturalmente, com Guedes, após amortecer, a servir para Jonas bisar. Até ao final, destaque para um remate forte de Hélder Lopes para boa defesa de Júlio César e para um cabeceamento de Luisão ao poste (na recarga, Jonas falhou a oportunidade para o hat-trick).


Benfica – Registo 100% vitorioso em casa, e apesar de algumas dificuldades no momento de transição defensiva o triunfo é incontestável. Rui Vitória repetiu o 11 do Dragão e parece ter encontrado finalmente a equipa titular, até pela boa resposta que André Almeida (no meio campo) e Guedes (na ala) tem dado. Mas, apesar do maior rendimento colectivo, a vitória tem o rótulo de Jonas, que, com um golaço fora da área, desbloqueou o encontro que se podia tornar perigoso. Guedes na 2.ª parte em 6 minutos também apareceu para resolver, numa partida em que Gaitán não esteve ao nível de antes do Dragão. O argentino foi decisivo no 2-0, mas foi menos influente que é habitual.  Mitroglou também teve uma exibição apagada.

Paços – Táctica habitual de todas as equipas neste tipo de encontros, mas com mais qualidade nos 2 momentos, apesar do 3-0. Os pacenses, que ainda não tinham perdido fora, demonstraram uma boa organização defensiva, tentaram fazer posse e foram perigosos nas acções de transição. Neste capítulo, Roniel e principalmente o jovem Diogo Jota (incrível como, com a sua velocidade e técnica, se desfaz da concorrência) estiveram em destaque. Na defesa Baixinho impressionou com a sua presença, mas o meio campo sentiu a falta da presença física de Pelé, apesar da boa prestação de Christian e Andrezinho.

0 Comentários

  • Marcelo Silva
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:23 pm

    3 jovens da escolas de formação no onze e os 3 são portugueses. Gosto.

    • Layne T. Staley
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:30 pm

      3? Só conto o Guedes e o Semedo. André Almeida foi formado no Belenenses.

    • TheRikardoN
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:30 pm

      O André Almeida é tanto da escola da formação como o Gauld é da escola de formação do Sporting.

    • Nuno Gavazzi
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:30 pm

      Da formação do Sintrense e o do Benfica so pode

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:37 pm

      O André Almeida, o Eliseu e quem era o terceiro elemento das escolas do Belenenses? O Nelsinho não é que foi formado do Sintrense e o Guedes foi formado no Benfica, portanto não estou mesmo a ver.

      Pedro Sousa

    • fred
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:38 pm

      Quais foram esses 3 jovens da formação?

    • Pedro Silva
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:04 pm

      3 jovens portugueses da formação e o Benfica em 3° lugar. Não gosto.

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:06 pm

      Guedes e Nélson Semedo (Benfica) e Diogo Jota (Paços).
      Chico Silva

    • Ricardo Moraes
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:08 pm

      Para os menos perspicazes: A formação é no mínimo 3 épocas dos 15 até aos 21 anos.
      André Almeida: formação no Belenenses e Benfica.
      Nélson Semedo: formação no Sintrense e Benfica
      Gonçalo Guedes: formação no Benfica.

    • Rui Magalhaes
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:26 pm

      Sim porque ele disse que foram formados no Benfica… Alguem precisa aprender a ler novamente

    • cmoreira.ft
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:30 pm

      2 jovens. Guedes e Semedo.
      Sim, meus amigos, o Nélson é mesmo formado no Benfica. Teve três anos no Benfica antes de fazer 21 anos. Conformem-se e arranjem outra coisa para embirrar.

    • Bruno Rams
      Posted Setembro 26, 2015 at 9:00 pm

      A formação segundo a FIFA e até aos 21 anos logo andre Almeida Guedes (este o único 100 mande in seixal )e Nelson Semedo são da formação do Benfica

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 9:06 pm

      Essa do Nelson Semedo não ser da formação… A vossa azia… Já o André Gomes também não é, o Cavaleiro também não, e por vocês sei que o Bernardo Silva também não seria mas pronto…

      Luís Magno.

    • Rui Sancho
      Posted Setembro 26, 2015 at 9:09 pm

      Discussão da treta. Para a UEFA contam como jogadores da formaçã, quem sois vós para dizer o contrário?

    • Ruben
      Posted Setembro 26, 2015 at 9:33 pm

      Para vocês entendidos, o Nani é formado no Sporting ? O Gelson também?

    • Vital Moreira
      Posted Setembro 26, 2015 at 9:59 pm

      Que a aposta seja para continuar.. mas não me parece.. Já se ouve falar que tencionam ir buscar um lateral direito (Maike) e um extremo (Cervi) em Janeiro, portanto lá se vai a aposta na formação. Como é habitual no Benfica, os estrangeiros são sempre melhores, não importa quanto custam…

    • Anónimo
      Posted Setembro 27, 2015 at 9:24 am

      O Vital está muito à frente. Se já sabe isso tudo. Geralmente quando se vai buscar jogadores ao estrangeiro é por serem melhores dos que já cá estão, se não, não fazia sentido.

      Nos outros clubes penso também ser essa a ideia…

      Paulo

  • Anónimo
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:23 pm

    Jogo muito passivo do Benfica falta intensidade e agressividade.
    Guedes continua (a meu ver) sem convencer, muitos minutos jogados para aquilo que produz.
    Meio-Campo fiável mas pouco ofensivo.
    Gaitan com muitos erros mas esteve em dois golos e isso é que conta, Jonas continua a espalhar classe.
    Nelson Semedo muito jogador.
    Paços de Ferreira bem posicionado e este Jorge Simão faz-se.

    Luís Magno.

    • Negative Gaming
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:30 pm

      Eu acho que o Guedes precisa de confiança. Ele não parece ter a mesma liberdade que um Gaitán. Eventualmente com minutos de jogo ele vai ganhá-la e jogar ainda melhor.

    • Mega Badjeras
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:37 pm

      O problema do Guedes é que ele só sabe jogar na esquerda ou atrás do ponta de lança. Na direita ele é um 0.

      O Nuno Santos com o tempo e oportunidades que ele já teve fazia o dobro ou mais, não tenho dúvidas.

      Se é para jogar com Gaitán e Guedes, troquem-nos de lado.

      Quer o Nuno Santos quer o Cristante tinham lugar a titular neste Benfica.

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:38 pm

      Nem queria imaginar o Benfica mais intenso, é logo 10 ou 11 golos por jogo. O Guedes marcou um golo e fez uma assistência, só vai convencer quando marcar 3 golos por jogo e 3 assistências certamente. Muito fraquinho, já tem idade para muito mais!

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:44 pm

      Ele joga melhor atras do avançado.

    • SlyRP
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:56 pm

      Ricardo Ricard, o que o Luis Magno disse é pura verdade. Não é por defenderes o Benfica e fazeres umas piadas, que és mais adepto.
      Se este jogo do Benfica te agradou, lamento dizer, mas andas com níveis de exigência muito baixos.

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:57 pm

      Ricard Ricard tu e esses comentários sem nexo nenhum.
      Agora intensidade = Golos, essa é nova! Por amor de Deus…
      E também quem critica o Ronaldo mesmo quando marca golos… Desde quando é que marcar golos significa jogar bem? Para mim não tem estofo, e concordo, Nuno Santos, esse sim tem capacidade. É uma questão de aposta.

      Luís Magno.

    • Alfred
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:58 pm

      Taticamente, Guedes leva nota 20. Excelente desempenho! Dos melhores em campo.
      Conto apenas dois ou três lances em que se agarrou à bola e a perdeu.

    • coach407
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:58 pm

      Por acaso até fez 1 golo e 2 assistencias (foi ele que fez o passe para o Jonas no 1o). Claro que não e pela assistencia que deu golo mas se tamos a falar de estatisticas…

      Mas a assistencia para o segundo golo foi uma delícia

    • Paulo Ferreira
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:59 pm

      O Guedes é um 0?? O miúdo mostra uma disponibilidade defensiva enorme e faz essas tarefas com um "enorme" rigor, para alguém com 18 anos demonstra cultura táctica e leitura de jogo. Para além disso é um jogador que não se esconde do jogo, mesmo quando não está a correr-lhe de feição, demonstrando carácter e coragem. Melhor, melhor é andarmos a levar com gajos de 20 e muitos anos que atacam razoavelmente e com lacunas tácticas no momento defensivo ou defesas com esses 20 e muitos anos a errarem constantemente a nível táctico, quando temos neste momento um puto(Nélson Semedo) com demonstra uma grande regularidade e personalidade nas suas exibições e continua a ser massacrado com críticas. Não são os "melhores do Mundo" mas estão em processo de maturação e eles sim têm margem para alguns erros, para além de demonstrarem uma grande margem de progressão. O Benfica na transição defensiva apresentava muitas mais dificuldades, sendo hoje uma equipa mais compacta e equilibrada.

    • Pedro Silva
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:12 pm

      Ricardo Ricard, o Guedes não é bom porque fez 5 golos num jogo assim como não é mau se não marcar. De qualquer forma não vejo nele o potencial que a maior parte das pessoas vê(é das raras vezes que não concordo com a visão de mercado) . Penso que ele esteja ao nível do Ivan cavaleiro talvez. Continuo a achar que ter o salvio ou o Guedes na direita não tem comparação possível, não o vejo como uma solução para titular, ao contrário do Nelson Semedo, muito bom jogador, apesar da idade cumpre muito bem.

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:12 pm

      Poderei dizer a seguir uma grande barbaridade, mas parece-me que o Guedes poderia ser um jogador útil no meio-campo, não tem técnica e criatividade para jogar a extremo, mas com a velocidade e raça que tem e remate razoável, poderia ser uma aposta no corredor central, e se quer o Pizzi e o Talisca têm tido tantas oportunidades, porque não apostar no Guedes numa posição central?
      Chico Silva

    • Paulo Carneiro
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:17 pm

      seguramente nao vimos o mesmo jogo, Luis magno!!!

    • Paulo Carneiro
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:18 pm

      seguramente nao vimos o mesmo jogo , Luis Magno

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 9:00 pm

      O Guedes marcou 1 golo e já leva 4 assistências… Produz assim tão pouco? Não tem, nem de perto nem de longe, a técnica do Bernardo, mas é bom jogador. Além de ter 18 anos, está no seu primeiro ano na equipa principal, e está a jogar no lado direito. Ele fez toda a formação a jogar sobre a esquerda. Um exemplo muito bom é o Gaitan: vejam o que rende nos dois lados.

      Bruno

    • Rui Sancho
      Posted Setembro 26, 2015 at 9:14 pm

      Eu também achei o Guedes fraco até ele matar o jogo…
      Há muito para evoluir, mas o rapaz cumpre à risca o que o treinador pede, pois vemos o quanto ele se preocupa em fechar o flanco.
      Mas falta-lhe explosão, velocidade e até alguma técnica. Sentido táctico e espírito de equipa tem de sobra.

    • Vital Moreira
      Posted Setembro 26, 2015 at 10:02 pm

      Se continuarem a aposta no Semedo e no Guedes, vão ter aqui jogadores sérios em poucos meses, não tenho dúvidas disso.

      O Benfica não pode ter medo de apostar nos mais jovens, porque têm qualidade. Pode levar algum tempo mas o resultado final será bastante positivo.

    • Afonso Teixeira
      Posted Setembro 26, 2015 at 10:09 pm

      Olham para o Guedes e pensam que ele é daqueles extremos rápidos e tecnicistas mas não. Gonçalo Guedes é mais da escola alemã de jogadores completos do que da escola brasileira de brinca-na-areia, que basicamente é o que o pessoal gosta de ver.

      Com 18 anos está num nível competitivo muito bom tendo em conta a idade, mas é preciso ter noção que ainda tem muito para evoluir em todos os sentidos, e é nisso que leva vantagem tendo em conta a sua concorrência interna (Carcela, Taarabt, etc etc).

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 26, 2015 at 10:12 pm

      Se apostam nos jovens é porque apostam, se não apostam é porque não apostam, se marcam golos e fazem assistências é porque marcam e fazem, se não marcam nem fazem é porque não marcam nem fazem… Futebol português…

    • Pedro Silva
      Posted Setembro 27, 2015 at 2:38 am

      Aí concordo contigo, excepto na parte do futebol português. É assim em todo lado

    • Anónimo
      Posted Setembro 27, 2015 at 9:27 am

      Ricardo Ricard, percebi a ironia ao contrário dos outros comentadores.

      Parabéns, é que é mesmo como diz.

      Paulo

    • Anónimo
      Posted Setembro 27, 2015 at 9:41 am

      Dizer que no primeiro golo do Jonas houve uma assistência do Gonçalo Guedes é ridículo… No terceiro golo esteve sublime e no segundo (ainda não vi bem a repetição) mas esteve bem.
      Agora acho que lhe falta técnica, e velocidade, isso é uma coisa que se pode ganhar mas mesmo assim…
      O Mundial Sub-20 mostrou um bocado a parte má dele, porque até com jogadores da idade dele e a titular dez jogos muito fraquinhos e desiludiu muita gente. Mas espero que tenham todos razão.

      Luís Magno.

    • Pedro Silva
      Posted Setembro 27, 2015 at 11:45 am

      Lol eu também percebi a ironia Paulo. Sei bem o que defendo e defendi no passado. Talvez não tenha percebido a minha…

    • kanjy6
      Posted Setembro 27, 2015 at 5:16 pm

      Que interessa o Guedes não ter a expulsão do Cavaleiro, ou a técnica do Paim??? Quando é um jogador evoluído mentalmente, tacticamente mt forte e com uma boa leitura de jogo.
      O Nelson Semedo até defende melhor com o Guedes a frente e não deve ser por acaso!

  • The Monster
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:24 pm

    Diogo Jota é um excelente jogador.
    Quando arranca com a bola controlada deixa 2/3 adversários para trás.

    • MM
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:32 pm

      Por acaso hoje vi isso… 0 vezes… é só craques, e quem diz o Diogo Jota diz o Guedes que deve ser dos jogadores com mais bolas perdidas do campeonato português. Hoje fez uma coisa bem feita, que foi a assistência para o Jonas. De resto, o golo sai de um ressalto e bolas perdidas foram duas mãos cheias. Garra só não chega e por exemplo o Carcela é muito mais jogador que o português. Incrível termos tido o Bernardo Silva e nem um minuto tem e termos o Guedes a fazer jogos sofríveis e a jogar jogos inteiros. Mas pronto é assim a vida… Já agora Monster não eras tu que dizias que o Jonas esta época nem 1/4 dos golos marcava porque o Jesus já não era o treinador?

    • coach407
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:16 pm

      Inventaram esse mito do Jonas e aquele que me deu imenso gozo sobre o Jardel! Que ia mostrar que era muito fraco porque "já não tem a linha defensiva do Jesus a encobrir as suas debilidades". É que é o comentário mais ridiculo que se viu por aqui (ok, tou a exagerar. Já vi pior).

      O Jardel é que deu a segurança defensiva ao Jesus que foi sempre o calcanhar de Aquiles do Benfica do JJ… até o Jardel começar a ser titular. Enorme jogador, que acompanha o Benfica a nível de preparação física, mental e tudo o que é relacionado com preparação para os jogos sabem que o Jardel é um exemplo para o Luisão até! Fantástico mesmo

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:48 pm

      MM descreveste na perfeição o que é o Guedes e o que tento dizer dele.

      Luís Magno.

    • The Monster
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:51 pm

      Não deves ter visto o mesmo jogo que eu então.
      Concordo contigo no que toca ao Guedes, acho que só é titular em detrimento do Carcela por cortesia( o Rui Vitória tem de cumprir os desejos do Vieira, foi para isso que foi contratado), já vi muitos jogos dele, tanto no Benfica com nas selecções, e tecnicamente é um jogador mediano, no entanto é esforçado, movimenta-se bem, ajuda a defender, é rápido, e aparece bem na área para finalizar. Tem tudo, menos talento para a bola.
      Quanto a tua pergunta, por acaso não fui eu.

    • Afonso Teixeira
      Posted Setembro 26, 2015 at 10:13 pm

      Diogo Jota e Andrezinho estão num nível muito interessante para a idade que têm. Pena serem muito baixinhos.

      No futebol actual a única coisa que os pode salvar se quiserem chegar ao topo é terem uma velocidade vertiginosa, porque jogadores baixos e lentos não são necessários a nenhuma equipa, mesmo que sejam tecnicamente bons.

  • cards
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:25 pm

    Benfica a melhorar a cada jogo que passa, certamente a continuar assim será campeão.

  • Diogo JR
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:25 pm

    Deixei de ver o jogo depois daquele lance ainda antes dos 20min que nem os comentadores da BTV conseguiram desculpar aquele penalti, achei que nem vali a pena ver mais, já sabia o desfecho do jogo.

    • David Martins
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:30 pm

      Já faltava a conversa do costume. Se não viste o jogo todo, de que te estás a queixar mesmo?

    • Pedritxo
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:31 pm

      Enfim, nem deu para perceber a primeira, pelo menos não reparei.
      Mas ao irmos por aí há uma mão na área do Paços.

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:33 pm

      E ao menos adivinhas te que ia ficar 3-0? E sabias que o Jonas ia bisar?

    • Rui Magalhaes
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:34 pm

      Menos choro sff.

    • Galileu Galilei
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:34 pm

      Qual? O da mão do jogador do Paços dentro da área?

    • Sombras
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:35 pm

      Devia, porque houve um idêntico na outra área. Enfim o habitual.

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:37 pm

      Diogo, só viste esse lance depois da repetição, em campo ninguém do paços reclamou, apenas que queriam canto mas depois sim, é pênalti mas não foi isso que decidiu o jogo. A meu ver, infelizmente para mim (felizmente para o campeonato) o Benfica está a jogar melhor, os jogadores começam a perceber as ideias do treinador e mereceu a vitória. Difícil fazer prognósticos neste momento quem vencerá o campeonato!!!

      Joel Fernandes

    • bpstp
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:38 pm

      Serei único que considera Guedes um pouco overrated? Do meu ponto de vista pode evoluir ainda muito mas nunca será um jogador de top. Não tem metade do talento do Bernardo Silva.

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:43 pm

      Foi pena não teres visto o resto do jogo que assim não viste o golaço do Jonas e uma boa exibição do Bemfica, um jogo mais consistente, capaz em que controlou um Paços atrevido.

      Pedro Fernandes

    • Diogo JR
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:51 pm

      David,

      Não vi o jogo todo, mas disse logo a um amigo meu "o Benfica já ganhou". Estou-me a queixar de um penalti escandaloso que não foi marcado, que só não vê quem é cego, mas aposto que amanhã já ninguém se lembra, mas se fosse ao contrário caía o carmo e a trindade, vinha logo em todas as capas de jornais. Mas o manto é grande, continuem a olhar para cima, mas cuidado com o pescoço.

      Joel,

      Vi o lance à primeira, é nítido que o jogador do Benfica salta com os braços para cima, e é nítido que ninguém conseguia cortar a bola com a cabeça, mas pronto, é normal, para o Benfica vale tudo.

    • Diogo JR
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:52 pm

      Ah, e por essa de ninguém se queixa, na semana passada também ninguém em campo se queixou do penalti sobre o Aboubakar, no entanto não deixa de ser penalti. A não ser que agora só haja faltas a pedido.

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:02 pm

      Diogo, queixa-te antes da não saída do Casillas ontem no segundo golo e do treinador lunatico que temos, se antes podia olhar para o lado e para baixo com uma mão a fazer de pala, agora olho sem a pala e posso olhar para cima, chega de queixas. É sim, sou portista mas não sou tapado, a verdade é que a bola bateu no braço na área do Benfica como na do Paços mas falar disso num jogo destes…

      Em relação ao lance que falas na semana passado, o Luisao mal toca no Aboubakar, pessoalmente acho que ele fez bem em seguir o lance é tentar o remate.

      Cumprimentos,
      Joel Fernandes

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:07 pm

      A sério que vêm para aqui dizer que o Benfica foi beneficiado hoje e no dragão? Maxi e Maicon… Meu deis. E hoje o arbitro esteve muito bem.

      Bruno

    • David Martins
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:22 pm

      Mas DIogo, a verdade é que aconteceu também ao contrário. Se calhar devias ter visto o resto do jogo e aí já sabias a história toda.

    • Diogo JR
      Posted Setembro 27, 2015 at 1:29 am

      Joel,

      Como disse, deixei de ver o jogo nesse momento, o lance é escandaloso, até perdi a vontade de ver o resto, por isso não sei o que aconteceu a seguir. Quanto ao lance da semana passada, o penalti é claro, Luisão toca em Aboubakar, mas Aboubakar preferiu ficar de pé e tentar o golo, coisa que não devia acontecer pois na área não há lei da vantagem, pena é que os árbitros são muito fracos e não sabem isso por cá, já há uns anos com o Lucho foi igual.

      Bruno,

      O Maxi levou um amarelo que ninguém sabe porquê, mas convém dizer que ele este ano virou arruaceiro e já merece ser expulso todos os jogos. André Almeida agride André André mas aí já não se passa nada. Mas pronto, é que eu nem disse que o Benfica foi beneficiado, disse apenas que houve um penalti sobre Aboubakar, o que é verdade, nem falei em mais nada, assim como houve um hoje por marcar contra o Benfica.

      David,

      Podes ter razão, como disse antes, não vi mais o jogo depois do lance, falo apenas do que vejo, e por isso não te posso apoiar nem contrariar no que dizes depois do lance.

    • Anónimo
      Posted Setembro 27, 2015 at 1:22 pm

      Diogo, então se só viste os 20 minutos mais valia ficares calado em vez de vires debitar alarvidades. Depois disso houve, entre outras coisas, três golos uma bola no poste e outra mão na área do paços. Vir aqui dizer "escandaloso, é sempre a roubar, desisti de ver logo aos 20 minutos" é do mais artista é sonso que pode existir. Preocupa-te mais com o teu clube, que bem sabes que lá no fundo é na verdade essa a razão da tua revolta.

      Tomás

    • Anónimo
      Posted Setembro 27, 2015 at 1:31 pm

      Ah, e por falar em sonso, já que tens o descaramento de trazer o jogo do dragão à baila: não temos culpa que o abubakar seja parvo. Isto não é basket, o contacto por si só não é falta. O abubakar não caiu, logo é evidente que o toque do Luisao não o impediu de prosseguir a jogada e logo não há falta. Queres é batatinhas. Só fazia sentido vires com essa conversa da lei de vantagem se o Abubakar tivesse de facto caído mas o árbitro deixasse o jogo seguir porque a bola foi parar a outro jogador qualquer. E recordo que esse foi apenas o jogo em que aos jogadores do Porto até golpes de karate eram permitidos sem verem sequer um amarelo. Enfim…

      Tomás

  • Anónimo
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:26 pm

    Não vi o jogo, por isso, não o vou comentar.

    Apenas algumas notas:
    Jonas na Luz contra equipas desta grandeza farta-se de marcar mas contra os Grandes nem vê-lo.
    Rui Vitória continua a apostar em Semedo e Guedes ( veremos se continua a titular com o regresso do Carcela).
    Não sei se é do ambiente, mas, fora da Luz Benfica não joga metade.
    Gaitán ao que parece continua a ser o elemento chave deste Benfica.

    Francisco A.

    • PedroL
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:01 pm

      Esse comentário sobre o Jonas. Não achas que isso é mais mérito dos adversários que sabem que ele é muito perigoso e por isso anda tapado?

      Ou achas mesmo que o deixam andar livremente e a culpa é do Jonas que desaprende de jogar à bola? Ele aparece muito mais com outras equipas porque,pura e simplesmente, as equipas são piores e não têm capacidade de conter Jonas.

      Guedes vai manter a titularidade se mantiver os resultados como deste jogo.

    • Mário Rebelo
      Posted Setembro 26, 2015 at 10:36 pm

      PedroL por essa lógica o Ozil, Messi (na seleção) e outros já têm as desculpas prontas…

  • Anónimo
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:26 pm

    O calhau do Gonçalo, como aqui muitos lhe chamam, já tem 4 assistências. Gostava de saber quantas têm os outros que já dizem que são bons, e que têm sido as revelações e tudo o mais.

    Bruno

  • mekanix14
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:28 pm

    Bom jogo na Luz. Destaques para Jonas, mais uma vez fantástico, Gonçalo pelo primeiro golo na liga e mais uma assistência e André Almeida pelo jogo muito bem conseguido.
    De referir o bom jogo do Paços que não veio à Luz para o empate e teve um bom jogo mas que não conseguiu parar o Benfica. Se assim continuarem prevejo que acabem o campeonato numa boa classificação.

  • Fernando_SLB
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:30 pm

    Primeiro já nos voltamos a aproximar da frente e isso é muito bom. Mas a serio, não nos vamos iludir, o que salva este nosso benfica é o apoio dos adeptos!! É impressionante como o Benfica passa tanto tempo a dormir, muito antes de ter o jogo controlado! E em casa, quando não têm este apoio dos adeptos acaba por estar assim o jogo todo, como se notou no jogo do porto, hoje lá acordaram com o apoio dos adeptos e marcaram o segundo golo, porque se fosse fora o mais certo era o Benfica ter empatado o jogo durante a segunda parte.

    • G-rod a.k.a. Gil Rodrigues
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:59 pm

      deves fazer parte de uma claque…

    • Anónimo
      Posted Setembro 28, 2015 at 11:38 am

      Fernando não podia estar mais de acordo, e os resultados falam por si, Benfica a jogar fora 0 por enquanto..

      E para o astrólogo G-rod aka Gil Rodrigues não é preciso pertencer a uma claque para perceber ou afirmar isso, basta por um pézinho no Estádio da Luz de vez em quando, mas só de vez em quando que vezes demais é capaz de fazer mal, para perceber o apoio que vem das bancadas quando jogamos em casa. Só este fds contra o colosso Paços de Ferreira foram 45 000 adeptos e se quiseres ver o resumo és capaz de ouvir lá para os 30min de jogo o Estádio a gritar Benfica de um lado para o outro durante uns 2/3 minutos seguidos sem parar!

      Mas tu deves fazer parte dos que ficam no café a ver a bola que é muito mais giro ;)

      Muskafia

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:30 pm

    O Jonas já só deve marcar mais 2 ou 3 golos no campeonato, segundo os iluminados. No outro dia afirmei que este Jonas é dos avançados com mais classe que passaram por Portugal nos últimos 20 anos, pois bem, Jonas já o tinha provado na época passada e continua, que nível! Até o Acosta era melhor… Eheheh…
    Aguardo críticas ao Rui Vitória e à evolução do Semedo e do Guedes,deve ser dos danoninhos.

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:47 pm

      Contra o Sporting, Porto e na LC não marcou nenhum. É um grande jogador mas nos jogos a sério simplesmente eclipsa-se.

      João Pedro

    • gonçalo Duarte
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:49 pm

      Não batas na mesma tecla sabes bem que as pessoas diziam isso caso ele jogasse sozinho no ataque…

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:50 pm

      Ricardo Ricard, com tanto avançado com classe que passaram em Portugal, o Jonas é só mais um.

      Quando alguns user's ( eu incluido) referimos o Jardel como um dos 10 melhores jogadores nos últimos 20 anos, gozaste. O Jardel num dedo do pé tem mais futebol que o Jonas.

      Francisco A.

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:09 pm

      Francisco, agora também está a exagerar… O Jardel era um grande jogador, mas o Jonas também não é nada mau.

      Bruno

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:10 pm

      O que o Jardel mais tinha nos pés era futebol Ahahah…. Meu deus… O mal disto tudo é que nem o básico do futebol compreendem.

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:16 pm

      "O Jonas sem o lima ao lado não vai marcar metade dos golos"…"o Jonas é muito sobrevalorizado"…"este ano é que vão ver o verdadeiro Jonas, um jogador banal". Pessoal metam a viola ao saco e disfrutem. Comparar o Jonas com o jardel??? Tem algum cabimento? O Jonas é um avançado completo, além do mais muito esforçado, a bola sai sempre redonda dos seus pés, joga e faz jogar… E defende.
      O jardel era um goleador, dos melhores a mete-la dentro da baliza, desde que toda a equipa trabalhasse para ele.
      Tiago C

    • Augusto Vilas Boas
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:18 pm

      Quando é que percebem que avançado é diferente de ponta de lança? O jonas marca e faz a equipa jogar o Jardel marcava porque a equipa jogava para ele.

    • Pedritxo
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:26 pm

      O jardel tem mais futebol onde? Tem mais golo, não mais futebol.

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:44 pm

      Francisco A.

      Dizer que o Jardel era melhor finalizador que o Jonas, é uma verdade. Agora dizer que é mais jogador que o Jonas é uma aberração. Se bem que concordo que o Jonas é mais um jogador de classe que passou pelo futebol português, o que prova a qualidade do mesmo.

      RL

    • Galileu Galilei
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:58 pm

      Que piada… num pé? Se for na cabeça temos de acordo agora num pé… not!

    • Paulo Ferreira
      Posted Setembro 26, 2015 at 9:00 pm

      O Jardel num dedo do pé tem mais futebol que o Jonas mas esqueceste-te de juntar a classe à frase para tornarem essa afirmação ainda mais ridícula e surreal.
      Nos jogos a "sério" a que te referes por norma são jogos muito tácticos e duros, que por consequência dá a existência de poucos golos, tal como acontece nos principais campeonatos, em que os grandes jogadores passam muitas vezes á margem do jogo, visto que estão sujeitos a maiores atenções por parte dos adversários.

    • Rui Sancho
      Posted Setembro 26, 2015 at 9:20 pm

      Não confundam classe com eficácia…
      O Jardel foi um dos melhores goleadores de sempre (só em Portugal…) mas ninguém contava para ele para rodriguinhos. Serviam-no bem e ele marcava, era o acordo.
      Se queres compara-lo com alguém dessa altura, compara-o com o João Pinto.

    • Mister JóJó
      Posted Setembro 26, 2015 at 9:21 pm

      Por acaso o Jardel nos pés (dedos incluidos) até seria inferior ao Jonas, mas de longe. Agora a cabecear dava 1000 a zero, foi o melhor nesse capitulo que vi jogar futebol.

    • Ricardo Carvalho
      Posted Setembro 26, 2015 at 9:37 pm

      Adoro o Jardel mas futebol não é o mesmo que golos Francisco…

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 26, 2015 at 10:09 pm

      O Jardel é o melhor finalizador que por cá passou…nem sabem o que significa classe ou futebol… Até o Cardozo tinha mais futebol que o Jardel

    • Jonas
      Posted Setembro 27, 2015 at 11:21 am

      Por mim, o Jonas e o melhor avancado que vi em Portugal, pelo que marca, pelo que joga mas sobretudo pela maneira como ve o jogo e participa sempre da melhor maneira como se o futebol subisse de nivel quando ele esta envolvido numa jogada.

      Para o comparar com alguem, tenho de ir buscar… medios; Deco e Aimar numa primeira linha. Jackson, Falcao e Jardel eram fabulosos mas nenhum deles jogava tao bem como Jonas. JVP era o meu idolo, assim como Rui Costa e Figo e por isso nao os consigo comparar com ninguem.

      Jonas

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:31 pm

    Ora bem,

    Sim, o Benfica ganhou, mas não gostei do que vi. Sim, ganhou por 3, o Gonçalo Guedes marcou e isso é de assinalar; mas simplesmente a exibição foi mediocre. E porquê? Eis que me repito:

    1 – De novo, RV escolheu um modelo táctico adaptado do modelo de Jesus, introduzindo algumas das suas ideias. De novo, RV escolheu um meio-campo com 2 homens. De novo, RV procurou estabilidade de meio-campo e na posse de bola. Mas, ao contrário da semana passada, RV errou e errou muito;

    2 – Boa parte da primeira parte, até ao golo de Jonas, viu-se como este modelo táctico baseado em dois homens de meio-campo que se anulam a si mesmo. Num jogo como o de hoje, este modelo táctico não pode funcionar. E só funcionou a partir do momento em que o Paços começou a quebrar fisicamente, coincidindo esse momento com o segundo golo do Benfica. Como tal, este modelo táctico pode ser interessante em jogos como o do Dragão ou em jogos como o da próxima Quarta-Feira, mas nunca, nunca, para a maioria dos jogos do campeonato. É um modelo táctico que, consciente ou inconscientemente, é de contenção tendo em conta os homens do meio-campo escolhidos. André Almeida pode ser um bom jogador de meio-campo para pressionar e conter, mas não é bom para construir e transportar bola;

    3 – Repito e bato na mesma tecla… Se RV quer ter um meio-campo que seja ao mesmo tempo de contenção, transporte de bola e qualidade de passe, então tem que optar por um meio-campo de 3 homens, jogando apenas com um ponta de lança. Este jogo, até ao segundo golo, foi um martírio de ser ver por causa dos vários erros tácticos que RV cometeu ao longo do jogo. E esses erros tácticos fizeram que, o primeiro golo, seja um desbloqueio por talento individual; e o segundo golo, por cansaço físico e táctico do Paços que, por sua vez, enquanto pode, fez um belíssimo jogo táctico.

    Em suma… Vitória banal, com problemas tácticos sérios pelo meio. Como em muitos jogos, o Benfica tem plantel suficiente para desequilibrar individualmente. Reconheço que este modelo táctico poderá ser muito útil para Quarta, mas mesmo assim, ainda é curto porque André Almeida não é um Enzo Perez (8) ou um Aimar (10). É um 6 muito util.

    Ao menos, vale pelo encurtar da distância para dois pontos… Tirando isso, é mais uma vitória gorda que esconde os problemas que estão lá pelo meio…

    • Kafka I
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:52 pm

      Caro Pedro Rodrigues

      Inteiramente de acordo com o teu comentário, melhor resumo era impossível, assino por baixo todo o teu comentário

    • Rúben Gomes
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:56 pm

      Não há outro. Se colocas Pizzi ou Talisca o meio campo tornar se a demasiado passivo. Se colocas André tornar se a pouco fluido.

      O problema não reside na tatica, mas, sim, nos jogadores que a compoe. Mais especificamente na posição de médio centro.

      De resto, estas a exagerar. Mediocre ? O Sporting não foi alem do empate em casa com este Paços. Ha que dar merito aos adversarios. São bem organizados e saem bem para o ataque.

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:56 pm

      Para isso é que joga com dois avançados em que um (Jonas) baixa mais para fazer fluir o jogo. De resto acho que este é o melhor meio campo que temos, talvez Cristante pudesse acrescentar alguma coisa. É verdade que há alguns aspetos a melhorar, nomeadamente os passes falhados nessa zona ou o querer forçar muitas vezes a transição rápida pelo meio, mesmo em inferioridade numérica nessa mesma zona.
      O Guedes não acho que esteja a fazer grandes jogos, vai jogando bem, mas nada de especial.

      JD

    • SlyRP
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:01 pm

      Subscrevo na íntegra! É sempre bom acabar de ver os jogos e ler os teus comentários. São sempre análises perfeitas do que aconteceu do jogo!

    • G-rod a.k.a. Gil Rodrigues
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:02 pm

      Para falar mal, há sempre estes génios. Para jogares em 4-3-3 tiravas o Jonas, ou jogavas com ele sozinho onde não rende?

    • Ricardo Pereira
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:08 pm

      E se RV usasse três homens no meio-campo, quem utilizaria a 9? Não vejo Jonas a servir para uma função solitária na frente. Punha-se Jonas no banco e utilizava-se Mitroglou, que é talvez mais talhado para essa função? E depois, se não temos nenhum 8 "a sério", não achas que tanto vai haver problemas com 2 ou 3 unidades no centro do terreno?

    • Pedritxo
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:25 pm

      Subscrevo.

    • David Martins
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:33 pm

      Concordo com o que disseste. Agora existe um problema que é, quem é que RV coloca num meio campo a dois sem que os intervenientes se anulem? O único que me parece ideal para isso é Cristante mas Samaris não me parece que consiga fazer o papel de um Matic ou de um Javi Garcia. Muito menos quando não tem um Witsel ou um Enzo ao lado (algo que duvido que Cristante consiga ser neste momento). Outro problema é, quem é que seria o avançado para um sistema com 3 médios? Mitroglou? Jonas já se percebeu pela pré-temporada que não é avançado para um sistema de 4-3-3 e as outras opções, um funciona bem como ponta-de-lança alvo (que deve ter um segundo avançado para que seja eficaz) e outro um avançado móvel que pode fazer um papel semelhante ao de Lima, se calhar com um poder de finalização melhor, mas que ao mesmo tempo tem a necessidade de um segundo avançado para que possa ser uma opção eficiente. Parece-me a mim que mesmo que RV quisesse optar pelos sistemas tácticos que indicas, não ia conseguir pura e simplesmente porque não tem jogadores que se enquadrem nessa ordem de ideias.

    • G-rod a.k.a. Gil Rodrigues
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:39 pm

      e tiras o Jonas para jogar com 3 médios? ou jogas com ele sozinho?

    • cmoreira.ft
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:42 pm

      Da mesma forma como concordei contigo, Pedro, no teu comentário no posto do clássico, desta vez tenho de discordar em alguns pontos:
      – O Paços não quebrou fisicamente, mas sim psicologicamente. Mas percebo a tua ideia, e não é por aí que discordo contigo.
      – O Benfica pode jogar com dois médios apenas. É possível. Em relação ao facto de dizeres que o André Almeida é um 6 muito útil, tenho de acrescentar mais alguma coisa. É um bom 6, sabe muito bem jogar a 10 e poderá vir a ser também um bom 8 – pulmão tem ele. Lembra-te que ele nos primeiros anos de senior jogava a 10 (sempre jogou assim até à adaptação de Jesus). Agora que claro que tem de voltar a "descobrir-se" e melhorar a nível do transporte e definição.
      – Estes dois últimos jogos foram os que eu mais gostei em termos de meio-campo (estou a tirar o jogo com o Belém porque nem deu para testar). É verdade que cometemos alguns erros, e nestes primeiros jogos até ao Almeida se adaptar às suas novas, mas também de certa forma antigas funções, estes ainda vão ocorrer. Mas a tendência é para serem menos frequentes ao longo do tempo.

      A exibição não foi medíocre. Foi razoavelmente boa, com momentos menos bons. Mas a pouco e pouco vou vendo evolução, e isso é bom. Um exemplo de exibição medíocre foi o jogo com o Estoril, em que ganhamos 4 com os últimos "15 minutos à Benfica".
      Abraço

    • Bernardo Belo
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:51 pm

      e tiram o Jonas imagino?! ou não, deixam o Jonas sozinho e o ataque do Benfica passa a render menos de metade. E reforçam o meio campo com mais um médio quando o que precisamos de encontrar é um segundo médio de grande categoria que traga maior fluidez ao jogo… vocês metiam quem? Pizzi e Talisca? ou Samaris, um trinco e um desses? Estas ideias parecem-me muito interessantes e na linha do sr. Lopetegui. Gostava sinceramente que não levassem a mal a minha intervenção e de ter as vossas respostas para puder perceber o que que acham que podia ser melhorado. Se for para melhorar as criticas são sempre construtivas… cumprimentos, Bernardo Belo

    • Paulo Ferreira
      Posted Setembro 26, 2015 at 9:09 pm

      O sistema táctico não é igual ao de Jesus?? Porque nunca te vi criticar esse sistema táctico ao longo de 6 anos! Agora o modelo táctico é diferente de JJ em quase tudo. Qual copiar qual quê?!!
      E quem que queres que ele meta a fazer de 3ºmédio? Talisca ou Pizzi para fazerem as misérias que fazem sentem que jogam?? Apesar de preferir um sistema de 3 médios centros, de triangulo invertido, tenho noção que não temos jogadores para isso. Rui Vitória tem estado mais vezes bem que mal, e onde se denota uma maior diferença para o antecessor são nas substituições e no seu timing, em que acerta em 70%das vezes, enquanto o Mestre acertava em 20% delas.

    • Pedro Fernandes
      Posted Setembro 26, 2015 at 9:24 pm

      Até concordo em certa parte consigo Pedro mas repare que já foi mais que provado que um sistema com apenas um ponta-de-lança não resulta sem sentar o Jonas, pois este, como se viu durante a pré-época não rende nem metade sozinho na frente. E duvido que esse cenário seja sequer considerado.
      Quanto à questão dos médios concordo em absoluto, não devem jogar jogadores com características semelhantes num meio campo a dois pois basicamente preenchem a mesma posição. Mas quem colocaria? Pizzi? Talisca? Não é que desgoste de ambos mas a meu ver não são elementos para jogar a 8. Gostava que o Cristante tivesse oportunidades mas realmente é esse o cerne da questão: não existe um 8 com qualidade suficiente no plantel para entrar de caras no 11.
      E isso é uma flha de gestão por parte da direção…

    • Rui Sancho
      Posted Setembro 26, 2015 at 9:30 pm

      Pois eu discordo e muito. Em primeiro lugar é impossível encontrar traços de jj neste Benfica. As linhas estão muito mais distantes e a largura e combinações nas alas são muito diferentes. Estar a dizer que há traços de jj só porque estamos a jogar em 4-4-2 é ridículo.

      Eu também sou defensor do 4-3-3, mas a função de um treinador é aadaptar-se ao plantel que tem. Sabendo que Jonas joga melhor atrás de um ponta e assumindo que se trata do nosso segundo melhor jogador, torna-se fácil optar por este sistema.

      Por fim, foi este sistema que nos deu os 6-0 vs o Belenenses e que nos proporcionou um ataque demolidor em casa. Não foi o cansaço táctico (que argumento mais esfarrapado) ou o público, que tem influência, claro, mas não as mete lá dentro.

    • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
      Posted Setembro 26, 2015 at 10:04 pm

      Caro Ricardo Pereira,

      Esta é a minha opinião pessoal, vale o que vale…

      Para mim, um bom meio-campo rodadoem que tivesse, simultaneamente, um 6, um 8 e um 10, teria Samaris/Fejsa (dependendo se quisesse um 6 mais solto ou um 6 mais preso, respectivamente), Cristante a 8 (arrepia-me como ele é tão desperdiçado….) e um Djuricic (ou lá como se escreve, as minhas desculpas…) ou um Taarabt (vi-o nos melhores dias, confio que desse um bom 10 com umas caraterísticas diferentes de um Djuricic, um 10 mais clássico).

      Claro, isto é só uma opinião pessoal… A ponta de lança, há duas hipóteses: ou um homem estilo Cardozo/Mitroglou para prender um dos centrais e deixar o outro central com o 10. Dependeria sempre do adversário…

      Mas claro, isto sou eu, vale o que vale…

    • Diogo Ferreira
      Posted Setembro 26, 2015 at 11:26 pm

      Nao sei se deixando o Jonas a 9 num 3-3- 3 seria assim tão maléfico ! Até digo mais tirava o Guedes e metia o Jiménez na direita ! E testava quem ia render mais o mitroglou ou o Jonas pois o ataque do Benfica rendia na mesma ;)

    • Rafael Bragança
      Posted Setembro 26, 2015 at 11:27 pm

      Realmente, Não percebo o que querem…
      O benfica perdeu jogadores importantes e o treinador é novo, toda a gente concorda que o plantel é curto e que faltam jogadores em posições chave, mas apesar de terem ganho 3-0 não jogaram nada… foi só erros tácticos… O Paços, que perdeu 3-0 é que que fez um grande "jogo táctico"…

      Provavelmente quando ganhamos ao belenenses 6-0 o benfica também não jogou nada… e o belenenses fez um bom "jogo táctico" o 1º golo foi por talento individual (e isso é péssimo, pelos vistos) o 2º foi por cansaço, o 3º foi porque entrou na baliza adversária… o 4º foi um ressalto… etc etc.. enfim, é só treinadores de bancada.

    • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
      Posted Setembro 26, 2015 at 11:50 pm

      Um dia destes hei de arranjar tempo para mandar um post para o VM, para publicarem…

    • Rui Tiago
      Posted Setembro 27, 2015 at 11:07 am

      Eu não sei o que vocês querem. Para vocês um jogo perfeito é o Benfica vencer todos os jogos por 8-0, controlando todos os momentos do jogo com 100% de posse de bola? Haja pachorra.

    • Jonas
      Posted Setembro 27, 2015 at 11:28 am

      Pedro, boa analise mas discordo do que dizes do meio campo de RV ser igual ao de JJ. Agora o modelo de jogo ja nao passa por transicoes a alta velocidade nem pelo transporte de bola pelo centro a la Aimar, Witsel ou Enzo. Agora a aposta e nas jogadas entre linhas de Gaitan – Jonas – Guedes e na capacidade de Mitro de arrastar defesas para fora das suas posicoes pelo que os medios assumem um papel mais de contencao e de disputa de segundas bolas etc.

      Nao estou a dizer que RV tenha descoberto a polvora seca, mas dou-lhe muito merito por assumir que a qualidade que tem ao seu dispor nao da para muito mais do que isto. Ainda assim ve-se hoje Jardel e Luisao a correr demasiado para apanharem as bolas que lhes sao lancadas nas costas, coisa que pouco se via com JJ. Falta ainda qq coisa de muito importante no momento defensivo, controlo de espacos ou o abandono das linhas altas nao sei qual.

      Jonas

  • Fábio Mendes
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:32 pm

    E depois ainda há quem diga que o Guedes é um pés de chumbo…

  • Sombras
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:33 pm

    Houvessem mais Paços destes e os grandes perdiam mais pontos. Jogaram futebol, deixaram o autocarro no parque de estacionamento e tentaram ter sorte com as suas armas, pressionando alto e jogando com personalidade. É como se diz, quem dá o seu melhor a mais não é obrigado.

    Boa vitória e justa do Benfica, com as individualidades a decidir o jogo. Parabéns pela vitória, e parabéns ao Paços por vender cara a derrota!

  • Ruben
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:33 pm

    Bom jogo, não extraordinário mas bom. O Guedes, apesar de ter estado em 2 golos, ainda não me parece ter qualidade para ser titular numa equipa como o Benfica. No entanto, tem imenso potencial e acredito que futuramente poderá ser um dos melhores jogadores do plantel

  • Kafka I
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:34 pm

    Exibição fraca do Benfica onde valeu mais uma vez a valia individual com um tremendo golo de Jonas a desbloquear o jogo na 1ª parte…na 2ª continuamos apáticos e bastante lentos a sair a jogar até que apareceu o 2-0 num bom lance de Gaitan e Gonçalo Guedes e depois aí o jogo acabou com o Paços a desistir do jogo e o Benfica até terminou bem o jogo

    Valeu pelos 3 pontos e termos recuperado 2 pontos ao Porto, vamos ver o que o Sporting agora faz..

    • Ricardo Ricard
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:51 pm

      "exibição fraca"… Falavam de mim por causa do Jesus mas começo a ficar preocupado contigo,se o Benfica for campeão, vais ao Marquês?! Impressionante…

    • Jose Nuno Alves
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:56 pm

      Então o Sporting obviamente vai golear. Segundo o que dizes tem o melhor treinador, e segundo o que os Sportinguistas dizem tem o plantel cheio de estrelas. Dah.

    • Ricardo Pereira
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:58 pm

      Achei impressionante que a entrada de Raul Jimenez tenha mudado tanto a dinâmica ofensiva da equipa. No resto do jogo tinha sido à base de bola para a frente, à espera de um rasgo individual. Quando o nº 9 entrou, vi muitos mais tabelas, mais movimentação à procura de espaços, desmarcações, jogo a um toque, etc

      Mas posso estar enganado e ser apenas uma coincidência, o que duvido.

    • Primo88
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:59 pm

      Fraca!? Eu diria que o Benfica está a ficar mais consistente de jogo para jogo…
      Mas pronto,vindo de ti e enquanto o Rui Vitória for o treinador,este nunca terá mérito…os outros é que são sempre bons,MENTALIDADES!!

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 7:59 pm

      Não achei nada fraca, pelo contrário. Não foi uma super exibição, mas foi uma boa exibição. Algumas falhas como é natural, mas podíamos ter marcado bem mais golos (também podíamos ter sofrido). Pecou apenas pelos primeiros 10/15min da segunda parte, o Benfica não entrou dinâmico, mas o resto do jogo gostei. Depois do 2-0 é natural e até aconselhável que o Benfica tenha baixado o ritmo é tenha controlado mais, há jogo na 4f para a champions.

      JD

    • Kafka I
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:01 pm

      Sim exibição fraca, o resultado não é tudo, é preciso ver o jogo e não apenas o resultado …colectivamente o Benfica voltou a não existir, e foi a qualidade individual a resolver o jogo tanto no 1º como no 2º golo, depois a partir dai é normal a subida de rendimento perante um adversário que entrega o jogo…senão consegues entender isto, não posso fazer nada quanto a isso

    • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:02 pm

      Ricardo Ricard,

      Sim, exibição fraca, tal como eu já expliquei no meu comentário, tentando ser sucinto sem perder a lógica do conteúdo.

      Tacticamente, a equipa esteve muito fraca e só sobreviveu por causa dos golos. Simples e muito prático…

    • Pedro
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:02 pm

      Ricardo Ricard, a vitória foi justa, mas a exibição não foi das melhores. Por mim, o Rui Vitória deve continuar no comando técnico da equipa, pois parece me que esta está a crescer de jogo para jogo, mas também temos que criticar quando se joga mal.

    • Pedro Martins
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:05 pm

      Estou para ver quando é que o Kafka vai dizer que o Benfica jogou bem…

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:14 pm

      Por acaso também achei Ricardo. Houve uma altura do jogo em que podia dar para qualquer lado. O Benfica apenas controlou depois do 2º golo. Entrámos muito mal na 2ª parte. Muito apáticos. Sem pressão, a bola parecia queimar nos pés.

      Silvarinni

    • Ângelo
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:18 pm

      Caro Ricardo sinceramente não percebo as suas criticas! No seu comentário anterior limitou-se apenas a mandar bocas para comentadores "tóxicos" e não conseguiu tecer um comentário construtivo e falar apenas do jogo.
      Felizmente há Benfiquistas que se preocupam em analisar o jogo no seu todo e não se limitam a comentar apenas o resultado final. Houve erros tácticos que felizmente que o Paços no ultimo terço não sabia o que fazer com a bola porque se não hoje seria um dia de depressão. Um dos piores jogos que o Benfica disputou até agora no campeonato.

    • Bernardo Belo
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:52 pm

      Não se percebe Ricardo Ricard

    • Paulo Ferreira
      Posted Setembro 26, 2015 at 9:14 pm

      É caso para dizer que "o feitiço virou-se contra o feiticeiro". Não se podia dizer mal do Homem, mas agora dizem tudo e mais alguma coisa do actual técnico do Benfica.
      É caso para dizer que antigamente o nome do clube era Sport Lisboa e Jesus, tal como essa besta queria e quase conseguiu.

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 9:55 pm

      Sinceramente, aprecio os teus comentários mas cada vez mais te tornas ridículo com esse ódio ao Vitória…

      Se o Benfica for campeão e fizer boa campanha europeia o que vais dizer? Que foi sorte?

      Delted

    • Kafka I
      Posted Setembro 26, 2015 at 10:06 pm

      Pedro MArtins

      Irei dizer isso quando na minha óptica o Benfica jogar bem :)

    • Kafka I
      Posted Setembro 26, 2015 at 10:14 pm

      Delted

      É a tua opinião respeito…

      E quanto aos "ses" não vivo de "ses" vivo de factos portanto eu não sei como o Benfica vai jogar nas próximas 28 jornadas para te dizer caso vença um suposto título, se o mesmo foi por sorte, se foi devido à qualidade individual do seu plantel, ou se foi devido à qualidade colectiva que o treinador implementou na equipa, eu estou a falar do presente e no que aconteceu até agora e neste momento o Benfica tem ganho apenas devido à valia individual do seu plantel e tem apresentado uma fraca qualidade colectiva

      Uma equipa como o Benfica num campeonato fraco como o Português corre sempre o risco de vencer pelo menos 30 dos 34 jogos devido a ser do ponto de vista individual claramente superior a 15 equipas, logo não se pode olhar apenas para os resultados para analisar a qualidade de um treinador, porque isso vê-se é na qualidade colectiva que a equipa apresenta

      Por fim, eu nem sequer falei do RV hoje, apenas frisei a fraca exibição colectiva da equipa que acho que foi evidente a qualquer pessoa que tenho visto o jogo, mas aceito que tenhas uma opinião diferente, por isso é que isto não é Coreia do Norte mas sim a Europa :)

    • João Duarte
      Posted Setembro 27, 2015 at 4:54 pm

      Não acho nada que coletivamente a equipa tenha estado mal. Nota-se ainda uma ou outra falha na transição defensiva, que o Paços aproveitou bem colocando jogadores entre linhas e conseguindo chegar com perigo à área adversária. Mas isto aconteceu no máximo 3 vezes.
      Por outro lado, no momento ofensivo o Benfica conseguiu criar várias oportunidades, sobretudo através de triangulações e tabelas curtas na 1ª meia hora. A partir daí até ao intervalo não conseguiu chegar tanta vez ao último terço porque o paços fechou bem o centro do meio campo, não conseguindo o Benfica sair em transição.
      Não esquecer que Guedes não é Salvio, é normal que a equipa se ressinta da falta de um jogador tão importante.
      Para terminar o meu comentário, não consigo perceber o que é jogar mal coletivamente. Jogar mal coletivamente é a equipa dar a bola a 1 ou 2 jogadores e dizer para eles resolverem. Ora não foi de longe isso que aconteceu. O Benfica dá soluções para progredir o jogo, nota-se uma ideia de jogo clara. Ora isso é jogar coletivamente. Depois as coisas podem sair com menor ou menos eficácia.
      O Benfica está mais consistente (jogou consistentemente no Dragão onde não é fácil jogar), está a melhorar gradualmente. Resta saber se nos jogos fora de casa consegue continuar com esta consistência.

    • Francisco Taveira
      Posted Setembro 27, 2015 at 11:07 pm

      Pois… felizmente, desde que me lembro, o que ganha jogos são golos e não táticas. Poucas equipas na Europa, muito menos em Portugal, utilizam sistemas táticos bonitos, trabalhados e bem arranjados. E as equipas de JJ, Emery, Sarri, são um belo exemplo disso. Curiosamente, as duas últimas não estão a ter campanhas famosas e o Sporting mostra zero em termos de qualidade de jogo. Não adoro este Benfica, mas vê-se crescimento de semana para semana. É natural que equipa và ficando mais consistente, mais organizada ao longo da época e aí, consequentemente, vêm também melhorias táticas.

      Volto a repetir: não consigo perceber essa postura de eterno sobre intelectualizador do jogo, e acima de tudo, pessimista, do Kafka…

  • Ângelo
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:34 pm

    O resultado é enganador uma vez que o Benfica fez um jogo fraco! A primeira parte do Benfica foi simplesmente horrível, mas felizmente com mais um golpe de génio de Jonas as coisas tornaram-se mais fáceis.
    A defesa do Benfica hoje deu muito espaço aos jogadores do Paços e merece nota negativa (excepto o Semedo).
    Não gostei da exibição do Samaris é bom defensivamente mas não cria muitas linhas de passe! Acho que o Benfica necessita de um jogador como Enzo!
    Em relação ao Guedes teve uma exibição (apesar do golo) que não me encheu as medidas, tem tendencia a jogar de cabeça baixa e por vezes é trapalhão.
    Mitroglou fez uma exibição horrivel!
    Nota máxima para Jonas que marca um belíssimo golo, desce até ao meio campo para criar linhas de passe e ainda tem tempo para vir defender à grande área do Benfica.

    SB

  • João Dias
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:40 pm

    Que diamante, este Diogo Jota! Quando acelera leva tudo à frente! Dá gosto ver este miúdo jogar.

    Gonçalo Guedes a provar o enorme talento que tem! E a tendência vai ser para melhorar jogo a jogo!

    Dois jogadores que terão de figurar na convocatória dos sub-21. Bruma é para subir para a seleção AA.

    Jonas é classe pura!

    • Anónimo
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:28 pm

      Bem verdade, João. O Diogo tem muito talento, e podia muito bem ser titular numa equipa como o Braga. Penso que será inevitável a sua saída no final da época, mas não deve ficar por Portugal…

      Bruno

    • Gonçalo Melo
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:40 pm

      O jota jogou? Ia jurar que o Semedo o pós no bolso. Nao percebo o endeusamento deste jogador. Tem alguma qualidade mas dai a ser uma perola… Nao e muito forte na tomada de decisão.

  • ACT7
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:43 pm

    Boa vitória do Benfica mesmo aem deslumbrar. Assim é que se aposta na formação, o GGuedes estava mal mas RV chamou e corrigiu este faz um golo e uma assistência e acaba por sair quando está com a moral em alta. O mais fácil seria tiralo logo…

    • PedroL
      Posted Setembro 26, 2015 at 8:05 pm

      É necessário não deixar os jovens jogadores deslumbrarem-se. RV preferiu tirar Guedes para meter Carcela, uma vez que este é canhoto e assim fazia algumas diagonais, do que tirar Gaitan para o poupar para o Atletico e assim Carcela apenas iria cruzar o jogo todo.

      Basicamente, RV achou que nao fosse necessário poupar Gaitan para o Atlético e quis dar a melhor das oportunidades a Carcela. Este último não fez nada de especial com ela. Agora vamos ver se isto não tem consequências no jogo das Champions, com um Gaitan mais desgastado.

  • Sérgio Pereira
    Posted Setembro 26, 2015 at 7:48 pm

    O lance corrido fez-me logo confusão porque a bola sofre um claro desvio de trajectória e o árbitro dá pontapé de baliza. Mas só na repetição consegui perceber como acontece esse desvio.

    Independente desse penalty não assinalado (e consequente repreensão disciplinar ao rapaz que teve a paragem de cérebro e esticou o braço), o Benfica foi claramente superior, adiantou-se com um momento de magia e mais uma vez aproveitou a quebra física do adversário na última meia hora.

  • Flávio Trindade
    Posted Setembro 26, 2015 at 8:03 pm

    Exibição q.b do Benfica.

    O Paços é uma boa equipa e eu aprecio bastante o trabalho de Jorge Simão, mas desta feita Jonas encarregou-se de dinamitar a resistência.

    O brasileiro é um jogador de classe inegável e continua a marcar que se farta. Tal como já tinha dito no final da época passada, caso a inércia da direcção do Benfica não fosse tão grande no mercado de transferências passado e caso JJ não tivesse sido tão teimoso, Jonas teria sido inscrito na Champions (onde certamente os resultados teriam sido bem diferentes) e o brasileiro teria sido melhor marcador do campeonato por larga margem (como aliás tem tudo para ser nesta época). O seu primeiro golo é pura classe.

    Fora isso, Guedes acabou por ser decisivo naquela que até estava a ser a sua exibição mais apagada, mas o passe e principalmente o seu primeiro golo (que irá dar-lhe certamente outros índices de confiança, já que o miúdo gosta de marcar) foram muito importantes.

    Destaque ainda como o VM fez questão de referir e bem, para André Almeida.
    Goste-se ou não do estilo, o português é de uma eficácia a toda a prova, e a jogar como sempre defendi, no seu lugar (6), o meio campo ganha outra fluidez, fica mais coeso, e liberta Samaris para outras funções.

    No Paços, de facto Diogo Jota é um jogador a seguir com muita atenção e poderá vir a ser um caso muito muito interessante.

    Mais 3 pontos em casa, e agora vamos a ver o que fará o Boavista.

  • Jose Nuno Alves
    Posted Setembro 26, 2015 at 8:05 pm

    Pensamentos:
    O Benfica vai viver de individualidades até ao fim do ano, ainda bem que o Chelsea não depende de Hazard e o Barcelona não vai se ver aflito com o Munir. Perderam o Messi por 2 meses. Peanners.

    O Rui Vitoria não percebe nada disto. Era muito melhor ter um espanhol qualquer a treinar o Benfica. Se não for basco, quero um treinador vencedor, tipo o gajo do Sevilha

    A Equipa é fraca, com especial incidencia para o Eliseu, para o Semedo e para o Banal Guedes. Quem me dera ter um esgaio. O André Almeida é fraco. Para o ano deviamos tentar contratar o Adrien ou Imbula, acrescentam muito mais à equipa.

    Se não conseguirmos sempre podemos tentar o Iuri medeiros ou Mané. Ouvi que eram melhores que o Bernado Silva e o Ivan Cavaleiro. Só ficaram no Sporting porque não gostam dos ares do Sul de França. Moreira de Conegos tem umas francesinhas à maneira.

  • Anónimo
    Posted Setembro 26, 2015 at 8:14 pm

    Aos especialistas em formação de jogadores tenho a dizer que os cães ladram e a caravana passa. Grande SLB a apostar na formação. Nélson Semedo, André Almeida e Gonçalo Guedes.

    Ass: Carlos Dias

  • ADCD
    Posted Setembro 26, 2015 at 8:38 pm

    Vendo o Benfica jogar só me dá para afirmar : São Jonas/Gaitándependentes…. Hoje até nem assistimos ao melhor Gaitan, fruto da marcação cerrada que lhe colocaram, mas Jonas… Caramba, contra factos não há argumentos, para mim, é o melhor jogador do campeonato, e digo-o como Sportinguista.. É incrivel a força que ele tem, vem atrás buscar jogo, defender, constrói, temporiza, resolve, tabela, segura,.,.,. Bem, não encontro adjetivos muito sinceramente, está numa forma fantástica infelizmente.. Agora falando do Benfica clube, se o referido acima se lesiona, AI AI AI…. É que por muito que os resultados até possam mascarar, a verdade é que sem as individualidades, coletivamente o Benfica não está forte, tem muitas dificuldades em criar boas jogadas de entendimento ofensivo. Minha opinião.

  • Anónimo
    Posted Setembro 26, 2015 at 9:23 pm

    Estive no estádio e posso dizer que do que tenho visto do guedes, é só mesmo "hype", o rapaz tem potencial isso é verdade mas não é tão bom como o pintam. Não consegue desequilibrar, apenas acho que é inteligente e tacticamente até é bom.
    Apesar da vitória, devo dizer o benfica não jogou por ai além e valeu pela vitória, e é claro pelo golo do grande Jonas Pistolas!

    DanielM

  • Primo88
    Posted Setembro 26, 2015 at 9:38 pm

    Acho que este jogo é a evolução da equipa da e dos jogadores que temos vindo a verificar nos últimos jogos (apesar da derrota com o FCP)…Há aspectos a melhorar obviamente e posições ainda carenciadas mas estou optimista quanto ao futuro desta equipa.
    Pela negativa neste jogo apenas a pouca produção de Mitroglu que não deu seguimento ap crescimento dos últimos jogos e para Eliseu que ainda não me convence tanto defensivamente como ofensivamente.

  • Ricardo Ricard
    Posted Setembro 26, 2015 at 10:28 pm

    Já agora… Um abraço para o Dunga! Santa ignorância…

  • dDd
    Posted Setembro 26, 2015 at 11:48 pm

    Uma coisa que me impressionou foi a atitude de Gonçalo Guedes e por isso, só vou falar dele e do seu jogo. A meu ver, Gonçalo Guedes não é nada demais tecnicamente, mas consegue compensar com o esforço, dedicação, garra, espírito de sacrifício, inteligência e maturidade. Depois deste jogo, fiquei com a impressão de que Gonçalo Guedes, deve ser das pessoas que mais sente o Benfica. Impressionante a sua força mental. Nunca o vimos a baixar os braços, a desistir de um lance e acima de tudo, tem uma humildade surpreendente. Na minha opinião, falta-lhe mais tempo de jogo para começar a evoluir em termos técnicos e em termos de confiança, visto que ainda não é atrevido o suficiente para começar a fintar e arriscar o um para um. Para concluir, acho que Gonçalo Guedes deve ser um jogador a observar atentamente, porque com a sua força mental, nunca irá baixar os braços e de certeza que será um caso sério no futuro.

  • Hko
    Posted Setembro 26, 2015 at 11:49 pm

    A evolução de Nélson Semedo começa a ser notória. Defende muito melhor, tem mais cabeça a atacar e posiciona-se de forma mais segura. Excelente trabalho.

  • Hko
    Posted Setembro 26, 2015 at 11:55 pm

    Grande André Almeida. A mostrar que não é assim tão mau quanto alguns o pintam. Com a intrusão de André Almeida no onze, liberta Samaris e o homem fica um autêntico monstro. Impressionante! Acho que a dupla do meio campo está encontrada.

Deixa um comentário