Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Dybala elimina FC Porto

Época azul e branca resume-se agora à luta pelo Top 2, o que não se antevê fácil, ainda por cima os jogos não têm revelado uma melhoria exibicional ou consistência do processo. A equipa defende mal (os centrais não parecem apropriados para a defesa a 3), cada vez cria menos perigo e neste momento nem há sequer um elemento em bom plano – Varela e Eustáquio acrescentam pouco, os centrais cometem erros, Diogo Costa também continua a sofrer golos no seu canto, e na frente ninguém no apoio a Samu está a convencer. Mérito, no entanto, de Dybala, que deu a volta ao jogo com a sua enorme qualidade. 

AS Roma 3-1 FC Porto (Dybala 35’ e 39’ e Pisilli 84’; Samu 27’ e Rensch 90’+6 p.b.)

O FC Porto foi eliminado da Liga Europa ao perder em Roma, por 3-2. Os Dragões até marcaram primeiro e passaram para a frente da eliminatória, num grande golo de Samu (remate acrobático), mas o génio de Dybala mudou tudo no espaço de 5 minutos, com o argentino a finalizar por duas vezes em dois lances brilhantes. Logo após o intervalo, Eustáquio complicou ainda mais a situação ao ver vermelho direto depois de ter agredido Leandro Paredes. Mesmo assim, Samu ainda acertou no poste o possível 2-2. Anselmi, no entanto, arriscou tudo na procura de forçar o prolongamento e acabou por deixar a equipa descompensada atrás e sofrendo assim o 3-1, por Pisilli, num lance que voltou a ter a participação de Dybala. Já no último minuto de descontos um autogolo de Rensch ainda permitiu ao FC Porto reduzir, mas já não evitou a eliminação.

XI AS Roma: Svilar; Zeki Çelik, Mancini, Ndicka; El Shaarawy, Koné, Paredes, Pellegrini, Angeliño; Dybala, Shomurodov.
XI FC Porto: Diogo Costa; Tiago Djaló, Nehuén Pérez, Otávio; João Mário, Fábio Vieira, Varela, Eustáquio, Moura; Pepê, Samu.

33 Comentários

  • Gndias
    Posted Fevereiro 20, 2025 at 8:34 pm

    Os jogadores do Porto não tinham colete á prova Dybala

  • Gil-Galad
    Posted Fevereiro 20, 2025 at 8:47 pm

    Não concordo praticamente com nada do que está no negrito mas são opiniões. A equipa foi bastante competitiva com um conjunto de jogadores que todos dizem ser horrível. Ora, não se pode esperar melhorias individuais quando não sabem mais. Mas a equipa troca muito melhor a bola do que antes, Samu está a melhorar o seu jogo e pressionamos muito mais e melhor. Mesmo com menos um jogador tivemos alguma qualidade. Estou a gostar bastante deste treinador que também está a crescer. Quem se lembra dos primeiros tempos do Amorim no Sporting?

    • 6.Mik
      Posted Fevereiro 20, 2025 at 11:17 pm

      Eu sinceramente ainda não vi melhorias em relação ao Vitor Bruno.
      Mas concordo contigo em relação ao Amorim, eu era um dos que queria a sua saída depois de um quarto lugar nos primeiros meses.
      A mim parece me que o maior problema do Porto é os centrais e os médios para este sistema. E depois o facto de não haver mais soluções também não ajuda.
      O Diogo Costa não evolui há duas épocas, o Samu tem potencial mas tem 20 anos e precisa de um concorrente de nível.
      Depois terem 3 jogadores a jogar por empréstimo não ajuda ao planeamento duma próxima época.

      • Neville Longbottom
        Posted Fevereiro 21, 2025 at 7:23 am

        O Sporting teve uma melhoria com Amorim. Amorim apanhou o Sporting em 4.º lugar a 5 pontos do Braga. Deixou-o também em 4.º mas empatado com o Braga (fomos igualados na última jornada em que perdemos na Luz e o Braga venceu o Porto). Querias a saída do treinador?

        • JonySilva
          Posted Fevereiro 21, 2025 at 9:22 am

          exato! no final da época falamos então. Muito prematuro em Fevereiro fazer o resumo do trabalho de um treinador, com um ideia de jogo vincada e com apenas um mês a frente da equipa.
          Como diz o user Gil-Galad, o negrito, para quem não viu o jogo poder fazer sentido, não esta totalmente correto. A equipa apresenta diversos comportamentos diferentes e que demonstra uma semi evolução no processo. A falta de Nico, ou um numero 8 capaz, são por demais evidentes. Mas sobretudo a falta de confiança, tem sido fundamental.
          É preciso calma e paciência, bem como aumentar a qualidade das decisões com a contratação de melhores jogadores.

        • 6.Mik
          Posted Fevereiro 21, 2025 at 10:19 am

          Custa me dizer que teve melhorias mas o Sporting de Silas é difícil de descrever tal era o nível na altura.
          O Amorim antes desse jogo empatou com o Setúbal ou com o Moreirense, arrisco me a dizer que em 10 jogos ganhou 3/4 mas todos sofridos.

      • Petrol
        Posted Fevereiro 21, 2025 at 9:26 am

        Depois da venda de Nico o Porto não tem médios para nenhum sistema. Falta alguém com capacidade de construção.

      • Gil-Galad
        Posted Fevereiro 21, 2025 at 11:27 am

        Não há sistema nenhum que funcione com jogadores pouco inteligentes tacticamente e a perder 3 jogadores nucleares esta época. Galeno, Chico e Nico eram os 3 melhores jogadores da equipa mesmo que não tivessem num nível louco. Os que já cá estavam ainda baixaram mais o nível como o Pepê e o Varela. O Fábio Vieira não veio ainda acrescentar nada e temos… Martim Fernandes, Mora e Samu. Três (muito) jovens que não podem ter esta responsabilidade. Tudo o resto é maioritariamente fraco mesmo pensando no Francisco Moura e no Diogo Costa que oscilam entre o bom e o mediano..

    • Fireball
      Posted Fevereiro 20, 2025 at 11:36 pm

      Há várias coisas a ter em conta, nem 8 nem 80. A equipa claramente tem dificuldades com o 5-3-2, a saída de bola é fraca, o João Mário e o Moura não jogam como alas mas como defesas, o que não permite aos centrais abrir para sair a jogar e convida à pressão do adversário e obriga os médios a recuar, causando uma enorme desvantagem numérica no meio campo ofensivo e obrigando ao “chutão” para o Samu. É uma questão de treino seguramente, mas a equipa não está a fazer as coisas bem, nem noto melhorias sinceramente. É um pouco como o Amorim no United. Notam-se diferenças mas nem todas são positivas. O novo modelo/sistema e as novas ideias não estão assimiladas e nota-se muito isso em campo. A equipa melhorou bastante a saída de bola e a progressão no campo com defesa a 4, mesmo com 10.

      • Gil-Galad
        Posted Fevereiro 21, 2025 at 11:29 am

        São os jogadores que temos. Que táctica é que servia com este plantel maioritariamente banal? Mesmo para a realidade portuguesa? Não há craques. Não há líderes. Não há experiência. Não há milagres…

    • Fireball
      Posted Fevereiro 20, 2025 at 11:38 pm

      *Disse 5-3-2 mas queria dizer 5-4-1, que me parece ser mais a formação usada.

    • disturbed17
      Posted Fevereiro 21, 2025 at 1:10 am

      Os primeiros tempos de Amorim foram muito mais convincentes, primeiros 10 jogos perdeu 1 no Dragão, e com um plantel muito inferior a este do Porto. É fácil dizer que o plantel é fraco quando não se aproveita os jogadores, o Ruben Amorim é campeão com jogadores que vieram do Rio Ave, Santa Clara, Portimonense, jogadores da formação e pouco mais.. Para se ter uma melhor ideia, o plantel no início dessa época era avaliado em 150M, o do Porto neste momento é avaliado em 300M

      • JonySilva
        Posted Fevereiro 21, 2025 at 9:23 am

        o Amorim tinha um conhecimento superior do futebol português e europeu. O contexto para Amorim, apesar de tudo, era bem mais favorável.

      • Gil-Galad
        Posted Fevereiro 21, 2025 at 11:29 am

        Muito mais convincentes? No Sporting???? O tal ano que deixou a equipa em 4º e iniciou a época seguinte com uma eliminação humilhante em casa da Liga Europa?

    • Neville Longbottom
      Posted Fevereiro 21, 2025 at 2:46 am

      Todos não.
      O conjunto de jogadores do Porto está longe de ser horrível.

      • Bayern de Monchique
        Posted Fevereiro 21, 2025 at 7:49 am

        Está? ? Eu cá acho que não. Olhando para outros planteis do Porto, e nem vou muito longe (e por longe estou a referir-me ao planteis de AVB e VP) mas sim ao de 10 temporadas atrás, diria que: não há um jogador do plantel atual que jogasse a titular nessa equipa de Lopetegui. Talvez, talvez, um Alan Varela nas mesmas condições em que chegou ao Porto. De resto? Tudo segundas linhas…

        Quando te habituas a um determinado standard durante mais de duas décadas é difícil não categorizar o atual elenco como horrível. Neste conjectura até o Lord Licá passava por grande jogador.

      • Petrol
        Posted Fevereiro 21, 2025 at 9:28 am

        Concordo contigo. Levou foi um forte rombo com a saída de Nico que tinha qualidade e não tem ninguém semelhante no plantel que o possa substituir. No plantel do Porto desde o ínicio da época sempre houve bem mais qualidade do que o que se diz.

      • Gil-Galad
        Posted Fevereiro 21, 2025 at 11:30 am

        Nem valia a pena fazer esta pergunta mas diz lá que grandes jogadores o Porto tem e em forma? Melhor, que BONS jogadores o Porto tem e em forma?

  • VaideMota
    Posted Fevereiro 20, 2025 at 9:51 pm

    Vou aproveitar agora que a equipa está na mó de baixo para escrever na internet que não esquece nada, que o Anselmi é grande treinador e vai levar o Porto ao sucesso. Infelizmente obviamente. Precisava de pelo menos 5 a 8 anos a ver o clube na miséria máxima, na lama suprema e a sofrer copiosamente para conseguir ter pena e assim, não me parece possível.

  • Super Hans
    Posted Fevereiro 21, 2025 at 12:51 am

    A única coisa em que temos sido consistentes está época é a ser insistentes. Desde o início da época que o processo defensivo tem estado a um nível muito pobre. Sofremos golos de todas as formas possíveis (tem sido um dos pontos de interesse esta temporada, nunca fica aborrecido) e nunca conseguimos ter um jogo controlado. Não há clube que resista a tantos erros individuais.
    E sem uma defesa que dê confiança à equipa torna-se muito difícil ter o jogo controlado, o que obriga a um desgaste maior e afeta mentalmente a equipa.
    Anselmi tem uma tarefa muito complicada nas mãos. A ausência de líderes (o eustaquio tem muita vontade, mas isso evidentemente nao chega) também não facilita. Resta perceber quem tem nível para poder jogar no esquema pretendido. Para o centro da defesa vai ser preciso desembolsar algum dinheiro.

    • For Dummies
      Posted Fevereiro 21, 2025 at 12:12 pm

      Concordo plenamente.
      Ontem vi o jogo a espaços, mais no final, e perguntei-me o porquê de o Tomas Perez ja nao figurar na equipa porque teve ali muitos bons pormenores.
      Já referi noutro comentário num jogo anterior que a insistência num sistema que não tem jogadores para tal também está a ser bastante prejudicial: alas que jogam como defesas, centrais pouco participativos e capazes na transição e sem aparente adaptação ao processo defensivo (muitas vezes perdidos no posicionamento), médios pouco criativos que quando conseguem virar-se têm extremos que jogam sem apoios e ficam reféns de jogadas individuais e um ponta de lança perdido na pressão que pouco ou nada é servido.
      Creio que há que claramente deixar os 3 centrais e dar mais apoio com um trinco, talvez ou 433( uma variação de 4131) ou 4231 para ajudar nesse processo de transição ofensiva que tarda em aparecer, até porque o central do meio (“líbero”) pouco ou nada faz na bola a sair do GR porque quebra uma linha de passe pelo meio.
      Resumindo, se não há jogadores para o sistema, há que o mudar, porque os jogadores vão continuar a ser os mesmos.
      Numa nota final, já não aguento as investidas do G. Borges, quando por exemplo ainda ontem na chegada à área tendo espaço livre de progressão num passe para o William, decide cortar para dentro e remata para uma distância estapafúrdia da baliza.

  • Ricardo10_
    Posted Fevereiro 21, 2025 at 11:17 am

    Acho piada aos que disseram que o Eustáquio foi mal expulso por o adversário se queixar da cara…Como se não houvesse agressão na mesma, como se uma agressão tivesse de ter intensidade ou muita gravidade. A tentativa de agressão não é vermelho?

    • Honestly
      Posted Fevereiro 21, 2025 at 12:59 pm

      São como aqueles que dizem que o di maria não agrediu o pote. Ai já se mediu a intensidade e foi possível comprovar que foi a cara do pote a ir contra a mão cerrada do di maria
      São mesmo engraçadas essas pessoas…

      • Ricardo10_
        Posted Fevereiro 21, 2025 at 1:14 pm

        E são como aqueles que viram e continuam a ver falta do Luisão sobre o Ricardo. Até comprovaram que o Luísa marcou com a mão. São pessoas doentes mas realmente são engraçadas :)

    • Gil-Galad
      Posted Fevereiro 21, 2025 at 1:19 pm

      Infelizmente não encostou a cabeça ao árbitro em vez de tentar agredir o outro se não tinha ficado em campo

    • Diogo Oliveira
      Posted Fevereiro 21, 2025 at 2:21 pm

      Mas, então, o Diomande foi bem expulso ou não? Queres ver que, afinal, foi? Queria saber a tua opinião?

Deixa um comentário