Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

E agora sem ti, meu capitão?

No passado dia 29 de Janeiro o Sporting oficializou a transferência de Bruno Fernandes para o Manchester United. Após muita especulação e muita tinta escrita, o capitão leonino rumou a Inglaterra para representar os Red Devils a troco de 55 milhões de euros mais objectivos. Estamos perante a transacção mais avultada da última janela de mercado e a mais elevada de sempre da história dos verde e brancos. Não é todos os dias que um clube português vende um jogador por estes valores, sobretudo tendo em conta o estado financeiro vigente, que inegavelmente joga a favor de potenciais compradores, e os resultados da equipa tanto a nível nacional como europeu, mas Bruno Fernandes não é um jogador qualquer. Apesar da preponderância de Mário Jardel, um dos obreiros do último título, Liedson ou Nani, nenhum jogador teve o impacto de Bruno Fernandes nos últimos 25 anos. Krasimir Balakov e Luís Figo terão sido os últimos verdadeiros craques planetários que vestiram a Verde e Branca (não podemos equacionar Cristiano Ronaldo por motivos óbvios) e também eles conquistaram uma Taça de Portugal antes do adeus. Além disso, com a saída do ‘8’ o Sporting não perdeu só o seu melhor jogador, mas também o seu líder, um jogador com uma presença ímpar dentro e fora de campo. Nesse sentido, é difícil imaginar o futuro sem Bruno Fernandes (o primeiro jogo já correu mal), mas o Leão terá de caminhar sem o perfume do criativo. Como será agora sem ti, meu capitão?

Na verdade, o Sporting encontra-se numa encruzilhada nesta fase. Frederico Varandas, que nunca gozou de grande crédito entre muitos sportinguistas, está cada vez mais pressionado por uma falange, o cenário de assembleia geral para discutir uma possível destituição ganha cada vez mais força e os próximos meses serão decisivos para se perceber se Varandas conseguirá aguentar (ou aguentar-se) (n)o barco. Contudo, importa não entrar em histerismos e separar o trio do joio. É evidente que a temporada do futebol profissional não está a correr como esperado, mas confundir isso com um trabalho de base é errado. Após anos e anos de gastos acima das possibilidades do clube na equipa principal e que poucos resultados trouxeram, de desleixo na formação (Sporting perdeu jogadores e quadros importantes) e do caso Alcochete, que trouxe danos desportivos e financeiros evidentes, o Sporting procura reerguer-se dos escombros. Varandas tem de lidar com um clube dividido, uma herança pesadíssima e, naturalmente, não consegue tornar o clube altamente competitivo em apenas um ano e cinco meses.

Sendo rigoroso, esta foi a primeira temporada preparada pela estrutura em funções e, perante as dificuldades financeiras que existem, era altamente improvável uma taxa de acerto elevada ao nível das contratações. Sporting jogou no risco em alguns casos, procurou reforçar-se em mercados mais acessíveis e encontrar titulares por tostões. Sejamos sérios, que clube consegue competir por títulos com todos os reforços abaixo dos 8 milhões de euros? Não é a estratégia ideal, mas era a possível e a percentagem de erro era, naturalmente, elevada. Mesmo assim, não é claro que elementos como Rosier, Eduardo, Vietto ou Camacho não venham a render no futuro. Na mesma linha de raciocínio podemos incluir os jogadores que chegaram em Janeiro, como Doumbia, Borja, Luiz Phellype, que já ganharam troféus, ou Gonzalo Plata.  Ainda assim, é evidente que existem erros, mas quem não os comete? Parece claro que Fernando e Jesé foram duas apostas sem sentido, mesmo Neto e Ilori, jogadores que não vinham para crescer, estão longe de oferecer o rendimento esperado, mas não existe clube nenhum no mundo que não falhe reforços e o mesmo se poderia dizer em relação a treinadores. Keizer não augurava nada de bom, mas acabou por vencer dois troféus e o seu despedimento terá sido o maior erro de Varandas até à data, na medida em que não tinha uma solução melhor em carteira. Silas foi a solução possível (e só entrou depois de Leonel Pontes quando já estava disponível à data) e há muito que está a prazo, sendo que a escolha do novo treinador deverá ser uma decisão charneira neste mandato.

Por outro lado, podemos argumentar que o Sporting podia não ter comprado e ter-se socorrido dos elementos da formação. O problema é que poucos ou nenhuns desses jogadores estavam prontos para jogar e a maioria teve mesmo veto por parte de inúmeros treinadores, fosse por falta de qualidade, fosse por incapacidade para render no imediato. À excepção de Matheus Pereira (que mesmo assim foi emprestado por Jesus, Peseiro e Keizer), não existia nenhum elemento capaz de oferecer garantias (podiam até estagnar definitivamente se ficassem no clube), na medida em que existe um gap visível no futebol de formação entre os sub-17 e os sub-23 que não é habitual, como foi referido por Varandas. João Palhinha é um caso paradigmático de uma decisão inteligente, na medida em que se colocou um jogador que não competia a jogar num patamar elevado e que tem crescido progressivamente, ao ponto de poder regressar mais forte ou ser transacionado por um preço que nunca valeria se tivesse ficado nos quadros.

Seguindo as palavras de Varandas, parece claro que aos poucos a formação leonina se vai reerguendo, mas é impossível exigir resultados imediatos. Além do referido gap, a ausência de uma equipa B, outro problema herdado, pode ser um revés enorme na transição dos jovens dos escalões de formação para o futebol profissional. Desengane-se quem considera que a Liga Revelação serve de padrão, uma vez que Pedro Mendes, que tantos pediam como se de um salvador se tratasse, tem sido preterido por Silas e Rodrigo Fernandes quando teve oportunidades pareceu claramente “verde”. Elementos como Eduardo Quaresma, Joelson Fernandes, Gonçalo Inácio, Bruno Tavares, Tiago Tomás têm muito potencial, mas nem todos ficarão já na equipa principal e isso poderá ser um problema devido à inexistência da referida equipa B. Olhando para o passado, dificilmente elementos como Gelson Martins, Bruma ou mesmo Matheus Pereira teriam evoluído da mesma forma sem passarem pela equipa B e o mesmo se poderá aplicar aos casos ocorridos nos rivais com Ferro, Rúben Dias, Florentino, Gedson, Romário Baró, Diogo Leite ou, mais recentemente, Vítor Ferreira.

No fundo, há um “trabalho de sapa” que tem de ser feito e que leva tempo. As vendas de Raphinha, Thierry Correia e Bruno Fernandes, que serão 3 das mais impactantes do clube, inserem-se nessa perspectiva de médio prazo, bem como a saída de Bas Dost, que vinha perdendo protagonismo no clube e que auferia um salário incomportável num clube em remodelação. Sporting prescinde do imediato a troco de verbas que permitam ao clube tornar-se sustentável, equilibrando-se financeiramente, para colher frutos mais adiante. A menos que os sócios procurem um caminho totalmente diferente do actual, isto é, considerando a hipótese de cederem a maioria do capital da SAD a um investidor externo, a hipótese de destituição de Varandas não faz qualquer sentido. Outro presidente dificilmente conseguiria obter respostas imediatas, a menos que voltasse a colocar os destinos do clube em risco com um all-in que o Sporting não pode voltar a fazer. Além disso, é evidentemente perigoso contestar e pedir a demissão de direcções a cada época negativa. O futebol, como qualquer área de risco, envolve uma série de possibilidades e o sucesso nunca é uma certeza a priori, sobretudo quando os recursos são inferiores aos desejáveis para atingir determinado objectivo.

Churchill dizia que quem ousa atravessar o inferno não pode parar. Varandas tem travado lutas atrás de lutas (e também por aí os anti-corpos vão aumentando), mas não há dúvida de que a mais importante está relacionada com a recuperação do clube a todos os níveis e dessa ideia não poderá abdicar perante os assobios da bancada e as vozes da discórdia. De facto, pelo bem do Sporting, não é a altura de parar, muito menos de sair.

Rodrigo Ferreira

43 Comentários

  • carraza_21
    Posted Fevereiro 4, 2020 at 11:24 am

    Subscrevo na totalidade. Desengane-se quem acredita que o caminho do sucesso passa por uma nova mudança na direção do Sporting. Essa mudança apenas traria mais instabilidade. Um clube como o Sporting precisa de estabilidade, de uma estratégia de médio/longo prazo bem traçada, estratégia essa que não deve ser alterada ou colocada em causa perante o primeiro obstáculo. Os resultados podem não ser os melhores e, como adepto do Sporting, é óbvio que isso me dói muito. No entanto, tenho noção de que é um clube em reestruturação e que, como tal, não há milagres. Mas estou totalmente confiante no trabalho que tem vindo a ser feito e que em breve iremos colher esses frutos. Saudações

  • Wonderkid
    Posted Fevereiro 4, 2020 at 9:51 am

    Não poderia concordar mais com esta excelente análise e ainda acrescento mais uma coisa: desengane-se quem ache que mudar de Presidente será a solução para o Sporting. Trocar, nesta fase, só trará mais instabilidade.
    Agora Varandas terá de aprender com os seus erros e rodear-se de pessoas melhores e apostar tudo num treinador que realmente faça a diferença.

  • Litmanen
    Posted Fevereiro 4, 2020 at 9:49 am

    Amigos sportinguistas, queria começar por dizer que respeito imenso a vossa paciência e resistência, assim como admiro o vosso clube. Deve ser muito difícil ser do Sporting e eu admiro quem é. Sempre fui simpatizante do clube, pois trabalhei lá uns anos (nos bons anos) e devo dizer que era uma casa lendária, cheia de história e carisma, que se sentia quando entrava nas instalações todos os dias de manhã. Na minha altura andavam por lá grandes homens e grandes jogadores, era um clube que ainda vencia, tinha acabado de ser campeão e via-se que era uma questão de tempo até voltar a ser, mas que ainda assim tinha uma postura notável e totalmente demarcada do resto dos clubes portugueses.

    Agora pergunto, será que estes miúdos que lá jogam sabem isto? Têm idade para ser meus filhos e nunca viram o Sporting a ser campeão. Se calhar nem muitos de vocês aqui sabem o que é o Sporting como eu, ou como os da minha geração. É um clube que perdeu a sua mística e personalidade já há bastantes anos.
    Este homem, o Bruno Fernandes, com todos os defeitos que tinha, foi para mim o último jogador que veremos a vestir aquela camisola, e que sabe realmente o que ela significa. Assim como não penso que volte a ver um jogador de classe mundial a vestir aquela camisola, como era o Bruno.

    Agora finalmente têm lá um presidente que parece mesmo querer reconstruir aquela casa em ruínas. Só que ele faz questão de dizer que é um grande carpinteiro e que a carpintaria é muito fácil, que ele é que sabe e mais ninguém, mas está a betonar as lajes antes de fazer as fundações e monta tudo ao contrário. Se alguém diz alguma coisa, essa pessoa é do contra ou é um “teórico da carpintaria”, que fala sem perceber nada do assunto e as criticas não são vistas como construtivas.
    Não sei o que vai ser do Sporting. São tiros nos próprios pés há anos a fio e continuam a da-los regularmente.

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 4, 2020 at 10:19 am

      Litmanen,

      Antes de mais, obrigado pelas tuas palavras. Grande comentário.

      Eu vi o Sporting ser 2 vezes campeão nacional (1999-2000, 2001-2002) e este clima de instabilidade na época actual, mais aquilo tudo que aconteceu na Academia de Alcochete à dois anos, é o pior momento que vi o Sporting passar em tantos e tantos anos. Custa muito mais ver o meu clube passar por este momento do que perder um campeonato com a mão do Ronny, perder uma final europeia em casa ou ser eliminada nas meias-finais da Liga Europa frente ao Athletic Bilbao.

      Eu não acho que se deva ir a eleições por dá cá aquela palha, nem que seja marcadas Assembleias Gerais Destitutivas (a AG Destitutiva de BdC foi o abrir de uma caixa de pandora e a criação de uma “arma mortífera” para afastar presidentes sem mais, nem menos). Os mandatos são para se cumprir e só no fim se deve fazer uma avaliação completa o 1º ano de Frederico Varandas no Sporting. O problema do Sporting é que viveu anos e anos com presidente populistas e quando vem um Presidente que tenta quebrar esse registo é facilmente trucidado pelos adeptos, principalmente os mais novos que nunca viram o Sporting ser campeão (felizmente eu nunca fui de trucidar presidentes).

      E, como Sportinguista, espero que um dia o meu Clube volte a ser um crónico candidato ao título. Mas, para já, é demasiado utópico pedir o título nas condições em que temos o clube extremamente dividido como eu nunca vi. Acima de tudo espero que haja UNIÃO entre todos os adeptos em redor da equipa e também da Direcção de Frederico Varandas, que eu tenho a certeza que não vai cometer os mesmos erros.

      Saudações Leoninas

      • Litmanen
        Posted Fevereiro 4, 2020 at 12:37 pm

        Penso que a curto prazo a solução passa por contratar pessoas realmente competentes para gerir a pasta futebol. Quanto mais escassos são os recursos, mais difícil é o trabalho.
        Penso que é claro que o Viana e a estrutura directiva do futebol não estão a fazer um bom trabalho. As contratações e o planeamento foram um desastre e roçaram o amadorismo mesmo. Não sei o que deu na cabeça daquela gente para irem buscar Fernando, Bolasie e Jesé… é que não consigo mesmo perceber. Só mesmo pura incompetência e inexperiência, ou então interesses menos claros.

        Penso que o Beto é assistente de jogo e que também assume funções na direcção do plantel e na coesão do mesmo. Ele é uma excelente pessoa mesmo, um profissional exemplar e principalmente um apaixonado pelo clube, posso dizer isto por conhecimento em primeira pessoa, mas não sei se será a função mais adequada para si também. Pode ter valências mais relevantes para outras funções tão ou mais importantes.
        O que me parece é que o presidente tem as ideias no lugar certo, mas deixa-se levar por uma certa arrogância própria dele e pelas amizades. Acaba por tomar decisões erradas que já resultaram em consequências graves, mas penso que vai a tempo de melhorar e aprender com a experiência no cargo.

        • Estigarribia
          Posted Fevereiro 4, 2020 at 12:55 pm

          Em relação ao director-desportivo um nome que eu gostaria de ver de volta ao Sporting era Carlos Freitas, mas este, infelizmente, já está comprometido com o Vitória de Guimarães (onde, por sinal, está a fazer um excelente trabalho na equipa vimaranense). Assim, de repente, não me lembro de mais nenhum director-desportivo que tenha competência para o cargo. E não sei se vale a pena ir lá fora buscar alguém para esse mesmo cargo.

          Quanto ao Beto, acho que o papel de Team Manager está bem entregue ao ex-jogador. Com todo o respeito por Hugo Viana, mas se há alguém na estrutura ‘leonina’ que é um apaixonado pelo clube e faz tudo para o defender, é precisamente o Beto. Na minha opinião, o cargo de TM deve ser entregue a um ex-jogador reconhecido pela importância que teve no clube. Mas tem de se saber escolher esse antigo jogador e não ir nos nomes do costume. E eu acho que Beto é o menos culpado desta situação e merece continuar no cargo.

          Saudações Leoninas

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 4, 2020 at 8:52 am

    A época está a correr mal, é um facto. Frederico Varandas e Hugo Viana têm culpas no cartório? Sim, sem dúvida. Se é motivo para demissão ou Assembleia Geral Destitutiva? Não. Aliás, a Assembleia Geral Destitutiva onde afastámos Bruno de Carvalho foi o abrir de uma “caixa de pandora”, onde qualquer presidente que seja eleito está sujeito a ser destituído por dá cá aquela palha e sem mais, nem menos. Os mandatos são para cumprir e só no fim de cada mandato é que se avalia o trabalho de uma direcção. Assembleias Gerais Destitutivas só em casos de extrema gravidade (como aquele que levou ao afastamento de BdC).

    Contudo, apesar da época ter sido mal preparada, Frederico Varandas não tem tido paz para, mesmo assim, preparar a próxima época. Desde que abriu guerra às claques, e com toda a justiça, e espero que a leve até ao fim, nunca mais teve descanso. Ainda assim, com este clima de instabilidade, fosse quem fosse o Presidente, iria levar com este clima em cima. Por muito má que uma época seja preparada, é impossível que uma equipa faça uma boa época com tanta fractura, infelizmente.

    Saudações Leoninas

  • masterDC
    Posted Fevereiro 4, 2020 at 1:38 am

    A época foi muito mal preparada e claramente que as culpas recaem em Varandas e Viana. Não percebo o porquê de o Varandas ter escolhido o Viana para a sua equipa, o facto de conhecer o clube não faz com que tenha competências para estar num cargo tão importante como o dele.

    Desde a pré-época que se via que a época não ia correr bem, mas ter despedido o Keizer depois do mercado fechar foi um erro, até porque não tinha substituto à altura e falhou no timing. A aposta recaiu em L. Pontes e logo aí perdemos uns pontos consideráveis e afastámo-nos ainda mais dos objetivos. A seguir a Pontes veio o Silas e este não tem justificado a aposta. Desde as inúmeras alterações nos sistemas táticos à aposta de jogadores sem qualidade, à falta de qualidade de jogo que apresenta, ao afastamento da Taça de Portugal por uma equipa de 3º escalão, a nossa época tem sido um completo desastre.

    Ninguém pode questionar as vendas que foram feitas no Verão mas as contratações foram péssimas, empréstimos sem nexo (Jesé e Fernando) e a falta de um avançado nesta equipa. Agora que a época está quase perdida a venda do Bruno Fernandes foi o melhor que podia ter acontecido financeiramente, já que desportivamente a perda do capitão deixa muitas marcas tal como se viu no último jogo em Braga.

    A primeira época foi um total desastre mas eu sou da opinião que não se deve mudar de presidência só porque uma época correu mal. Para se poder tirar conclusões teremos que avaliar o trabalho feito na próxima época. O que é que eu espero que se faça? Espero que aprendam com os erros cometidos, que aproveitam da melhor maneira o dinheiro da transferência do BF e com pouco façam muito. Vão errar? Vão, todos erram, mas não podem é errar como se errou gravamente esta época. O regresso da equipa B também é fundamental para o futuro do Sporting porque não é na Liga dos sub-23 que as jovens promessas vão crescer e o futuro está na formação, o futuro tem de ser a formação.

  • Mike The Kid
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 11:30 pm

    Quais são as razões para o sporting (ou qualquer clube) não venderem a maioria da sad a um sheik?
    Não estou a dizer que o que mais há são sheiks para comprar o sporting, porque há melhores ligas e contextos para investir num clube, mas quais são as razões para não querer se vender o clube a um investidor?

    • J Silver
      Posted Fevereiro 4, 2020 at 11:16 am

      Para mim, o próprio conceito de clube desportivo (e de o apoiar) deixa de fazer sentido a partir do momento em que se torna propriedade privada de um indivíduo e não algo partilhado pelos seus sócios, cuja paixão advém dos seus familiares e pode ser traçada até ao ano de fundação (claro que há quem se torne adepto por causa das vitórias, e no início terá de ter sido assim, mas penso fazer-me entender de qualquer forma). Ser de um clube é comparável a pertencer a uma família, independentemente do estado financeiro e desportivo em que o clube se encontra, e o grande valor do mesmo é a sua capacidade em perdurar por si só.

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Fevereiro 4, 2020 at 12:46 pm

        Excelente comentário. Revejo-me nele.

      • Estigarribia
        Posted Fevereiro 4, 2020 at 12:32 pm

        J Silver,

        Excelente comentário. Isso dos investidores é a maior mentira criada no futebol e as pessoas iludem-se quando veem o Manchester City ou o Chelsea a conseguir, com muitos milhões, jogadores de qualidade. Mas o futebol não se faz só dinheiro; como disseste, e bem, os clubes são dos adeptos, sejam sócios ou não-sócios, e são eles a grande alma de qualquer clube, seja o Sporting, Benfica, FC Porto ou o Carcavelinhos.

        A paixão por um clube é passada, muitas vezes, por via familiar (como é o meu caso, por exemplo) e isso é algo que o dinheiro não pode comprar. Um clube que arranja um investidor está apenas a maquilhar a sua crise financeira e adiar a resolução do problema. Para se conseguir resolver uma crise financeira de um clube é necessário arranjar um projecto a médio/longo prazo para o clube e dar tempo ao tempo por muito que isto custe aos adeptos. Criar um projecto desportivo a médio/longo prazo num Clube, como o Sporting, por exemplo, é como plantar um jardim: deitam-se as sementes, rega-se e tem de se dar tempo para que tenhamos o resultado esperado: um clube competitivo e a lutar por todos os títulos.

        Saudações Leoninas

    • Filipe Ferreira
      Posted Fevereiro 4, 2020 at 9:17 am

      Há a ideia que o clube é dos sócios

    • Estigarribia
      Posted Fevereiro 4, 2020 at 9:09 am

      Mike The Kid,

      Vender a SAD a um sheik é a pior coisa que pode acontecer ao clube. Eu, como Sportinguista, não quero um árabe a brincar ao Football Manager com o meu clube. Investidores estrangeiros não são solução nenhuma. É só uma maquilhagem da crise e o adiar do problema.

      Saudações Leoninas

  • Stromp1906
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 11:14 pm

    Não votei Varandas, hoje menos votaria, mas não me parece que uma demissão agora trouxesse algo de positivo. O Sporting está em reestruturação e em paralelo debaixo de fogo, mais do nunca precisamos de Comunicação forte, incisiva e clara, tudo o contrário da actual.
    Quanto á equipa de futebol, aproveitar as laterais, e os centrais (despachar Neto, gosto Illori) subindo urgentemente Quaresma, trazer um guarda redes em fim de linha com história de primeira liga para fazer sombra e ensinar Max, Beto seria o ideal (Max tem qualidade para ser o guarda redes do Sporting). No meio campo só ficava com Doumbia, Wendell, recuperava Bragança e Palinha, e investia tudo num 8 e num 10 para completar. No ataque Camacho e Plata têm que ser aposta, há Vieto, Luiz Phelipe e tenho bom feeling com este novo ponta de lança, sobe-se Joelson (Ajax, Barcelonas e afins jogam com miúdos com 17 anos e no Sporting parece que é um drama) e é preciso um extremo mais de preferência que jogue pelas duas alas.
    Com a base actual que não é tão má como parece, com um regresso, uns aproveitamentos da Academia e 3 ou 4 aquisições á séria, cirúrgicas, sem dramas comissionistas, podemos ter um ano zero com alguma qualidade.
    Mas isto só funcionará com um Treinador, não com aprendizes. Não gosto de minimizar profissionais e poderei estar a exagerar, mas aquela imagem de Silas e José Pedro no Banco é tudo o que não pode haver se o Sporting se quiser reerguer.

    • Filipe Ferreira
      Posted Fevereiro 4, 2020 at 9:19 am

      O problema é que essa base que falas tá lá muito no fundo, o atual treinador prefere andar com outras bases (Battaglia, Ristovski, Eduardo, Jese, Bolasie etc etc)

      • Stromp1906
        Posted Fevereiro 4, 2020 at 11:44 am

        Completamente de acordo. Andar a jogar com jogadores sem vontade, sem ambição e sem qualquer ligação ao Clube é tão só atrasar a revolução que já se percebeu tem que ser feita.
        E a história do contexto é uma treta, é para isso que precisamos de um treinador á séria, Jesualdo pegou na equipa com muitos mais problemas, talvez até com menos qualidade, e não conseguindo a qualificação para a Liga Europa, não deixou de lançar Bruma, Ilori e Dier. E sempre com grandes assistências em casa e fora porque os sócios perceberam que se estava a construir alguma coisa com pés e cabeça.
        SL

    • O Comendador
      Posted Fevereiro 4, 2020 at 1:23 am

      Concordo essencialmente com duas coisas: primeira sim, parece um drama sem fim apostar num miúdo de 17 anos, tal como é exagero dizer que Bolasie esteja acabado para o futebol como tenho lido por aí.
      E sim, o Silas e o Zé Pedro no banco transmitem uma imagem do actual momento do Sporting: frágil.

      SL

  • DQuinta
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 10:40 pm

    Obrigado Rodrigo Ferreira. Este Post é dos melhores que li sobre o Sporting desde há muito tempo. E concordo em absoluto com tudo o que está escrito. Esta é, neste momento, também a minha opinião.
    SL

  • DNowitzki
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 10:19 pm

    Grande erro: estender a novela BF, em julho, até ao limite dos limites, levando àquelas contratações absurdas.
    Segundo erro: a comunicação do Sporting é absurda. Nenhuma dos 3 grandes é grande espingarda, mas a do Sporting é horrível.

    Terceiro erro: terem mantido Bruno de Carvalho após o terceiro ano. Era mais do que visível o desnorte a todos os níveis em que o homem estava e tinha afundado o Sporting. E mesmo assim ainda lhe deram 90% de apoio.

    E poderíamos ir por aí fora. Dost custava muito? Jesé, Doumbia e mais não sei quê não custam o mesmo ou mais?

    • Eagle
      Posted Fevereiro 4, 2020 at 4:18 am

      Não é pela saída do Dost que estamos assim, aliás a saída dele foi inteligente. O homem já ao tempo que se andava a arrastar no Sporting e não jogava um chouriço. Nunca jogou, mas sem golos era inútil.

    • O Comendador
      Posted Fevereiro 3, 2020 at 11:13 pm

      Não Jesé, Doumbia e mais uns poucos não ganham tanto juntos como Dost sozinho.

  • Muska
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 10:18 pm

    Esta época terrível não reflete o trabalho que tem sido feito por esta direção que herdou uma situação financeira ruinosa, mas isto claro está, são coisas a que o adepto comum (ou o adepto faccioso) não olha.
    A saída de Bas Dost é tratada como tendo sido por tostões quando na verdade permitiu ganhos de mais de 20M, em receita e salário eliminado (pagar 6M/ano a um jogador, ainda por cima face ao últimos 6 meses no Sporting era impossíveis de aceitar). As vendas de Raphinha (triplicou o valor investido em 1 ano) e de Thierry foram incríveis. Mesmo a do Bruno Fernandes dá valor à capacidade negocial da direção. Todos os jogadores contratados por esta direção, mais ou menos bons, já valorizaram em relação ao valor a que foram comprados ou apresentam grandes possibilidades de valorizar. E este é o caminho necessário, fazer bons negócios, apostar na formação, criar riqueza para ser possível, um dia, investir. Não se pode exigir reforços sonantes e jogadores de créditos firmados.

    Agora, que o planeamento desta época foi mau é inegável, os 3 empréstimos no último dia foram estranhos e pareceram desespero e principalmente a escolha dos treinadores pode vir a ser a grande derrota do Varandas. Keizer foi carregado pelo Bruno Fernandes e ganhou 2 taças sem saber ler nem escrever e devia ter sido despedido no final do ano passado. Acabou naturalmente despedido passado algumas semanas em que o que se via era mais do mesmo, mas já tinha dispensado o Matheus e o Bragança, que hoje resolveriam alguns problemas no plantel. E se a direção foi rápida a corrigir o erro, aquele mês com o Leonel Pontes foi demasiado mau. Não é como se fosse uma cara nova no Sporting e, terem achado que podia estar ali um novo Lage foi ridículo. Porque só isso justifica a demora em encontrarem um treinador, ainda por cima tendo de seguida contratado um despedido do Belenenses. O Sporting até melhorou um pouco com o Silas, pelo menos defensivamente, mas mais uma vez um treinador a revelar-se aquém do exigível. E o grande problema destas escolhas não está na má época, que era expectável, mas na evolução que não se vê nos jogadores. O Sporting até tinha condições de fazer uma época bem melhor se tivéssemos hoje um Plata ou um Eduardo consolidados, um Camacho a ser aposta mais cedo, um Wendel mais consistente e um sistema de jog com rotinas. Agora vem outro treinador e lá se começa outro ano zero. Mas ainda assim é normal que existam erros quando a margem é pouca e acredito que muitos treinadores terão rejeitado vir para este Sporting.

    Agora o teste de fogo desta direção vai ser sem dúvida reinvestir os milhões da venda do Bruno Fernandes. Terão de ser gerido com pinças e dar para construir um plantel para a próxima época de forma equilibrada. O próximo treinador tem obrigatoriamente de vir acrescentar e era bom fosse escolhido já e identificasse reforços desde já os reforços a contratar no Verão. 20/21 tem de ser planeado já e não ficar dependente de possíveis vendas como 19/20 foi.

  • BruceIshizaki
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 9:44 pm

    Como sportinguista custa-me bastante ver o clube nesta situação. As duas conquistas da temporada passada induziram muita gente a sobrevalorizar a equipa – começando nos elementos diretivos -, e, por consequência, a colocar a fasquia muito alta para 19/20. Não fosse uma época atípica e estaríamos já bem longe do Braga na luta por um terceiro lugar, que me parece, desde já, inexequível. Ontem estava a assistir ao encontro e a fazer um exercício de quantos jogadores do Braga encaixariam no onze do Sporting, mas rapidamente percebi que seria melhor fazer o exercício oposto. Sei perfeitamente da predominância dos resultados de uma equipa de futebol na avaliação do trabalho de um presidente e o próprio Varandas não fez por menos a vangloriar os seus feitos e, de certa forma, a “prometer” mais a curto prazo. Depois de quase 20 anos sem ser campeão, mas fundamentalmente depois do ataque à Alcochete, algum sportinguista racional podia exigir um conjunto a lutar pelo título? Quanto a mim, baixar as expetativas e ser o mais transparente possível no discurso seriam as melhores opções a tomar.

  • JoaoMiguel96
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 9:38 pm

    A culpa é puramente de Varandas e Viana. A equipa foi muito mal montada, os treinadores escolhidos foram cada vez piores (Keizer bem que devia ter ficado) e a pressão vai sendo insustentável.

    A verdade é que o futebol era “fácil fácil” e ele tinha muita experiência, mas até agora tem sido zero. Ganhou 2 títulos sabe Deus como e quando teve a oportunidade de começar uma época do zero a coisa correu mal.

    Claro que podem dizer que não há dinheiro para mais. Sem dúvida que não há, mas e competência? Essa mede-se pelo que se faz com pouco dinheiro e a incompetência tem sido grande.

    Nunca na vida se podia começar uma época a vender logo 2 titulares sem substitutos decentes. Não se podia começar a época com 1 Gr inexperiente e com outro que é do pior que já se viu no Sporting. Extremos? São dois miúdos e dois acabados para o futebol. O nosso melhor extremo nem sequer é extremo de origem. Claro que com a saída do Bruno a coisa ainda ia ficar pior.

    Finalmente, os treinadores. Então vendem-se 2 titulares do nada e depois despedem o treinador? Trazem um interino que é ainda pior, mas depois gabam se de que se despedem um já têm outro em 24h? É que o Pontes ainda lá ficou uns joguitos. Para tornar a situação trazem um treinador que fez zero até agora. Foi despedido do Belenenses e ainda subiu na carreira. Só em Portugal é que isto acontece.

    Concluindo, se os reforços não foram grande coisa e as vendas foram muito mal geridos, os treinadores foram ainda piores e o dado comum é de quem vêm as escolhas: Varandas e Viana. Muita sobranceria do Presidente e muito pouco trabalho.

    Não peço demissões, mas é bom que melhorem rapidamente ou então podem pedir a demissão. Já chega de incompetência e de falta de qualidade no trabalho.

    A saída do capitão em nada muda o cenário. Nunca foi bem acompanhado fosse no banco ou no onze inicial.

    • Muska
      Posted Fevereiro 3, 2020 at 10:22 pm

      O titular como tu chamas a Bas Dost, já tinha sido relegado para o banco antes da época acabar por falta de rendimento em detrimento do… Luiz Phellype.

      • JoaoMiguel96
        Posted Fevereiro 3, 2020 at 11:13 pm

        E que mesmo assim era muito melhor. Aliás, só foi relegado porque estava em má forma.

        • O Comendador
          Posted Fevereiro 4, 2020 at 1:26 am

          Má forma desde o ataque a Alcochete! …ele nunca se iria recompor neste clima de guerra civil que o Sporting vive. Mesmo que ganhasse metade, tinha de sair.

          SL

          • JoaoMiguel96
            Posted Fevereiro 4, 2020 at 10:06 am

            Má forma na segunda metade da época.

            Nem é isso que está em questão. Ele saiu e só entrou alguém agora. Parece te normal e de alguém que perceba minimamente de futebol? É que a mim não.

  • Pipi Romagnoli
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 9:21 pm

    Se me disserem que esta Direcção entrou com uma grave situação financeira e um plantel ainda remendado, eu até aceito as dificuldades que eles apresentaram até ao momento na gestão do Futebol do Sporting.
    Agora, não me peçam para compreender como é que uma Direcção que tem desde logo estas atenuantes com as quais podia jogar a seu favor, manda embora por empréstimo ou por venda (não falo das vendas do Bas Dost, Raphinha e BF), inúmeros jogadores que tinham lugar de caras no plantel fossem eles titulares ou opções para sair do banco e no final resolve a situação indo buscar emprestados de pior qualidade vindos de outros Clube e contratações que foram não só mal geridas (caso do Rosier e Plata), como para além disso foram desnecessárias (Eduardo ou Ilori).
    No final gastaram-se milhões que eu até pensava que não existiam e o resultado foi ficarmos com um plantel muito mais caro que o do Braga, mas com muito menos equilíbrio e principalmente no ataque menos qualidade.
    Quanto à Formação também me parece que têm feito um bom trabalho, ainda para mais depois de o outro inteligente ter acabado com a equipa B, mas até mesmo aí tirando o Max e tendo em conta que temos a época para lá de perdida, não se justificava uma aposta maior em alguns valores, não estou a dizer toda a gente, mas os melhores, é que aposto que a pressão sobre o Clube baixava consideravelmente e a compreensão dos adeptos aumentava.
    Isto é apenas a minha opinião e vale o que vale, mas digam-me um Direcção que tenha abandonado ou sido forçada a abandonar o Clube nas últimas décadas, que não tenha deixado o Clube numa situação lastimável ou próxima disso?
    É por isto que acho que pode não ser agora, mas o futuro leva-me a acreditar que a solução é um investidor e pronto, nem percebo qual é o monstro que se criou entre os sócios de cada vez que se fala no assunto, até parece que temos tido muito a perder com o número infinito de Presidentes que temos tido, espero que o Varandas me faça morder a língua no futuro, mas se ele não der a volta por cima, não me admirava que se abrisse uma fase nova dentro do Sporting. SL

    • O Comendador
      Posted Fevereiro 3, 2020 at 10:31 pm

      Também já muitas vezes pensei que um investidor que comprasse a SAD não seria pior. Mas depois vemos os casos do Belenenses, Beira Mar, etc e ficamos com medo de acontecer o mesmo. É simples.

      SL

    • Ricard0
      Posted Fevereiro 3, 2020 at 10:12 pm

      Os problemas dos investidores/de vender a maioria da SAD (confesso que não sou expert na matéria) é que podemos tornar-nos num novo Newcastle e quem nos for comprar, em caso de insucesso, deixar de ter interesse em meter dinheiro no clube. Depois fazes como? O clube já não é dos sócios. Estás dependente do que essa pessoa queira fazer com o clube, quer seja vender (e nunca se sabe os valores que pode pedir) ou deixar estar como está mas sem investir.

      • Pipi Romagnoli
        Posted Fevereiro 3, 2020 at 11:13 pm

        Também tenho consciência disso Ricard0, mas quando olho para trás e vejo no que têm resultado tantos anos a mudar de Presidente, para no final do mandato dizer-mos sempre algo como: “Só espero que o próximo não faça pior.”
        No entanto os anos passam-se a má gestão tem-se mantido e o pior é que se reparares todas as Direcções que passam pelo Clube, têm sempre muitos nomes que já estiveram ligados ao Clube ou que passam a vida na Televisão a opinar sobre o que passa lá dentro, muitas das vezes são essas mesmas pessoas as primeiras a lançar boatos e polémicas cá para fora.
        Por essa mesma razão é que acho que estamos a chegar a um ponto, em que uma nova forma de governação do Clube devia ser debatida entre os sócios e não encarada como uma tragédia de dimensões incalculáveis, diria que a tragédia estará mais perto de acontecer, com mais anos de má gestão do que propriamente com a vinda de um Investidor para dentro do Sporting. SL

  • josediogo
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 9:05 pm

    Varandas cometeu 2 erros graves:
    1- Nunca soube escolher um treinador.
    Keizer parece ser um bom treinador para os jovens, mas foi completamente falhado.
    Falhou também ao despedi-lo, nomeadamente, no timming e sem ter opção.
    Silas tem sido uma desgraça autêntica.
    2- A postura e decisão de querer prometer o título sem ter condições foi ridículo.
    O sporting precisa (novamente) de um ano zero.
    Fazer o ano de Leonardo Jardim.
    Conversa: título não é possível, jogo a jogo. Sporting não é favorito e queremos e vamos ser competitivos.
    Jogo a jogo, procurando uma identidade, desenvolvendo de uma forma sustentável, com um treinador capaz.
    Para mim, era Ivo Vieira. Trabalho razoável no Marítimo, espetacular no Moreirense e bastante bom no Guimarães que também é um clube sempre aos soluços.
    Não concordo com a saída da direção, contudo a equipa tem que fazer mais e melhor.
    É possível fazer mais com menos. Podemos não ganhar, mas é possível sermos competitivos e apresentar qualidade de jogo.
    Se o dinheiro é um problema como não ficamos em terceiro confortavelmente?
    Varandas que mande o Silas embora e traga o Ivo Vieira para a equipa jogar bom futebol. Quem quer jogar bem, está sempre mais perto de vencer.

    • Abilio
      Posted Fevereiro 3, 2020 at 9:22 pm

      Ainda não percebi como é que essa mentira do Varandas ter prometido o título passou a verdade.

      A malta inventa tanta coisa sobre ele que depois dá nisto

      • Oldasity
        Posted Fevereiro 4, 2020 at 8:29 am

        Se a memória não me falha, Varandas de facto prometeu o título enquanto efectuava a campanha.

    • Abilio
      Posted Fevereiro 3, 2020 at 9:21 pm

      Desculpa lá, mete aqui um link ou uma entrevista do Varandas a prometer o título?

      O Varandas até fez o contrário, disse que não podia fazer all-ins, como o outro, senão o clube rebentava, e que a ideia era ir construindo uma base.

  • Amigos e bola
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 8:52 pm

    Podem-me acusar de apoiar o fetiche do Varandas por treinadores carecas mas o Jaime Pacheco era o ideal para este Sporting.

    Treinador de raça, combativo, já ganhou um campeonato, tem nome no futebol português…

    • Ricard Bapt
      Posted Fevereiro 3, 2020 at 9:26 pm

      Boas…
      Sem valorizar o fetiche, o Mister Marcel Keizer estava cá muito bem. Fez o q poucos conseguiriam fazer.
      Ganhou duas taças e sempre contra um grande em competiçoes q houve sempre mais quem lutasse contra do q quem ajudasse.
      Conseguiu nas ultimas tres jornadas da epoca passada vencer mesmo reduzido a dez e sempre sem se ver uma equipa em panico por tar reduzida a dez.
      Foi um verdadeiro desportista e sempre respeitador sem nunca entrar em alaridas discuçoes ou polémicas e ainda se conteve a comentarios contra a direçao quando venderam jogadores sem o seu conhecimento.
      Vi a equipa em boas fazes a jogar bom futebol.
      Sinceramente, era de ter continuado a sua aposta pois uma grande equipa nao se monta em meio ano ou um ano.
      Se voltasse sem duvidas q teria o meu apoio.
      Cumps

    • JoaoMiguel96
      Posted Fevereiro 3, 2020 at 9:16 pm

      Ideal era o Vitor Oliveira, mas ele sabe muito bem o que faz e nunca se metia neste buraco.

    • josediogo
      Posted Fevereiro 3, 2020 at 9:06 pm

      Onde é que anda o Jaime Pacheco?

Deixa um comentário