Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«É o campeonato da Europa onde os jogadores correm mais quilómetros»

Lopetegui, treinador do FC Porto, deu uma longa entrevista à EFE, onde falou de tudo. Abordou Iker Casillas, Brahimi, Aboubakar e Tello, diz que “embora se confesse admirador dos estilos de Johan Cruyff e Pep Guardiola, com os quais coincidiu no Barcelona dos anos 90, o antigo guarda-redes do Logroñés, Rayo Vallecano, Las Palmas e Real Madrid não acredita nos “estilos definitivos” e sim numa óptica mais evolutiva e pragmática do jogo”, e destacou a competitividade da I Liga, tendo ainda lançado umas farpas à arbitragem.


Casemiro e Óliver Torres hoje são importantes no Real Madrid e no Atlético.

«Ambos vinham de épocas sem jogar e entendemos que tinham condições para se adaptarem à máxima exigência do FC Porto. A chave é que têm uma grande mentalidade, porque nunca se deixa de aprender. Ter paixão e ser humilde para crescer e melhorar é um conceito básico». 
Yacine Brahimi e Vincent Aboubakar estão a melhorar a passos gigantescos.
«Brahimi vinha de uma equipa (Granada) que jogava diferente do Porto. A sua adaptação centrou-se em entender o jogo coletivo e aí estamos, porque é preciso continuar a evoluir. Embora tenha jogado pouco no ano passado, Aboubakar mostrou uma condição importante: humildade e inteligência para aprender. É um rapaz que treina com uma paixão espetacular. E este é o melhor segredo para qualquer jogador»
Cristian Tello (ex-Barcelona) está a recuperar a forma da temporada passada.
«O Cris evoluiu. A sua melhoria foi entender um pouco que tem que ser um jogador mais completo. Em nada vale nada estar aberto e fazer uma jogada. É preciso fornecer para a equipa»
Rúben Neves, de 18 anos, foi comparado com Sergio Busquets. Apostou no Neves quando tinha 17 anos.
«É mau comparar um jogador. Tem boas condições futebolísticas, boa mentalidade e uma dose suficiente de inteligência e humildade para saber que tem que melhorar muitíssimo. As comparações levam ao engano. O futebol é tão competitivo que, caso pares, passam-te por todos os lados»

Héctor Herrera 
«O ano passado jogou praticamente sempre, mas está há dois anos sem férias. Em 2014 jogou o Mundial e em 2015 a Gold Cup. E isso tem muita influência».

Corona e Layún 
«Estamos contentes com eles. São bons jogadores, têm bom carácter e boa disposição no trabalho. Estamos encantados com a energia a capacidade deles. O Layún jogou na segunda divisão inglesa e quase sempre à frente do lateral. Já o conhecíamos há muito tempo e sabíamos que tinha condições técnicas, físicas e mentais capazes de nos ajudarem. Tem uma energia incrível».

Iker Casillas
«Está a colocar toda a sua experiência ao serviço dos nossos interesses e está absolutamente identificado com a exigência de um clube como o FC Porto. Entendeu perfeitamente o que um clube destes exige». 

Qual é teu jogador ideal? Quem admiraste?
«O que é capaz de interpretar bem o que tu lhe pedes e que tenha as condições para desenvolvê-lo. Admirava os jogadores que faziam a equipa jogar. Gostava bastante de ver o Platini. Também Zidane e Guardiola».
Foste treinado por Johan Cruyff. É verdade que ele dizia que se tinha que correr o menos possível?
«Isso parte da premissa de tomar a iniciativa com base numa condição técnica importante e num aproveitamento do espaço. O que dizia na realidade é que fizesses o rival correr. E se corrias muito era porque estavas mal colocado. A sua ideia foi visionária».
Como evoluiu essa ideia?
«Um treinador que deu um passo importantíssimo foi Guardiola»
O Porto encaixa-se nessa filosofia?
«Não acredito nos estilos definitivos. Cada treinador trata de tirar o máximo rendimento do que tem para vencer. Somos uma equipa que quer ter muito a bola, porque achamos que assim atacamos melhor e defendemos melhor. Isso não quer dizer que não vamos desperdiçar espaços abertos para o contra-ataque. Às vezes, um bola em cima bem dirigida é preferível»
Como é o futebol em Portugal?
«É um futebol muito competitivo, dos mais da Europa. Sabias que é onde se correm mais quilómetros na Europa? Há um trabalho tático defensivamente fantástico. Há bons treinadores e bons jogadores».
Na tua primeira temporada tiveste uma rivalidade com Jorge Jesus, ex-treinador do Benfica e atualmente no Sporting.
«O que aconteceu, aconteceu e não foi nada de extraordinário dentro do mundo do futebol. Extraordinário é o que saiu (denúncias de árbitros) e isso é o que mais nos preocupa».
Referes-te às denúncias de um ex-árbitro que diz ter recebido pressões para favorecer o Benfica.
«Nós dedicamo-nos a treinar, mas é preciso fazê-lo (investigar) para preservar a boa fé na competição e preservar a liberdade e honra dos árbitros, que não estejam coagidos (…) Espero que todas essas coisas que são feias e que parece que existiram e estão por aí sejam limpas para sempre»
No ano passado foste aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Qual é a principal meta desta época?
«A esperança está em todas as competições. Mas é certo que o torneio da Liga é o da regularidade e é o que mais nos pode entusiasmar. Temos a certeza que vai ser competitivo até ao final, com o Sporting, o Benfica e o Braga, que está a um nível extraordinário»

0 Comentários

  • karabatic13
    Posted Novembro 19, 2015 at 8:34 pm

    Correm muito porque não sabem como correr.

  • Invictus
    Posted Novembro 19, 2015 at 3:49 pm

    Este Lopetegui tem tudo para ser um grande treinador(muito por onde evoluir), so lhe falta mesmo o campeonato, pois na Champions da lições a J.J e outros ca do burgo…acredito imenso no seu potencial, talvez ainda ñ tenha percebido bem o que é necessario para ñ perder pontos com equipas pequenas(Boavistas e afins)..
    Fez crescer imensos jogadores jovens, hoje alguns estão a titulares nos maiores clubes da Europa(Casemiro,Danilo,etc) e outros estão num clube unico que se chama FCP(R.Neves,Aboubakar,etc)..

    Sempre pensei que fosse um dos que seguia a filosofia de Cruyff, tamanha a posse de bola e circulação que faz da mesma, e pelos vistos aproveita o que Cruyff inovou no futebol.

    Espero que seja campeão e que renove por muitos anos(tem mais 1 e meio de contrato).

    • fernando barão
      Posted Novembro 20, 2015 at 12:28 pm

      Gonçalo Duarte desta vez concordo totalmente contigo o lopetegui esta a anos luz do jesus

    • RREB
      Posted Novembro 20, 2015 at 12:10 am

      Vocês vão do 0 ao 80 malta,
      Primeiro Lopetegui, parece ser bom treinador, ainda não deu provas, Falhou o ano passado por desconhecimento do campeonato e falta de coragem ( jogo na Luz).
      Potenciar jogadores, sim o Neves foi aposta dele fruto de muitas circunstancias favoraveis, o Danilo já era um senhor jogador e o Casemiro cresceu com ele tal como o Oliver, o Aboubakar já era maquina dai custar 10 milhoes.
      É um homem que engoliu um discurso, se a equipa está abaixo do 8 lugar diz que o adversário é muito forte e que a tabela classificativa não é representativa da qualidade, se está acima diz que o adversário é muito forte como podemos ver pela sua classificação.
      Tem potencial e aplica bons principios, já começou a mostrar mais coragem.
      O JJ não é muito melhor treinador que ninguem, é um bom treinador que é a raposa mais velha que anda por aqui, tão simples quanto isso, o chamado já sabe o que a casa gasta, e sabado provavelmente vai ganhar baseado em toda a sua experiência.

    • João
      Posted Novembro 19, 2015 at 11:25 pm

      Venho aqui só porque me pagam lembrar ao Invictus que o Lopetegui não aterrou no nosso clube este ano e à menos de meio mês foi cometer o mesmo erro que cometeu no 1º dia que chegou cá: inventar. Nesse caso contra o Braga, já o tinha feito em Moreira de Cónegos. Quando a questão é burrice, não há competência técnica que valha, por muito evolutiva que seja.

      E os princípios tácticos são isso mesmo, princípios. Se não se conseguem implementar, se não têm tradução em campo, não passam disso.

    • cards
      Posted Novembro 19, 2015 at 10:38 pm

      Quem ler o invictus até parece que o Porto é o actual bicampeão ou é o líder isolado do campeonato.
      O sporting é o favorito a vencer a liga pois tem Jorge Jesus.
      Jorge Jesus é muito melhor treinador que Lopetegui.

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2015 at 10:34 pm

      Invictus, estou contigo nesta luta…o Lopetegui ainda vai calar muito boa gente.

      Nobre

    • gonçalo Duarte
      Posted Novembro 19, 2015 at 8:53 pm

      Lopetegui é melhor do que Jesus,eu sabia que um dia ia ouvir isto

    • Zé Maria
      Posted Novembro 19, 2015 at 8:31 pm

      Invictus, primeiro, só porque o Lopetegui não tem competência não quer dizer que os outros tenham. Eu não reconheço competência ao Lopetegui, tu estás no teu direito de reconhecer, pois podemos perfeitamente ter exigências diferentes. Agora falaste no AVB e no Vitor Pereira num tom depreciativo. Esses não precisaram de 2 anos para ser campeões, por exemplo. E a verdade é que ambos enfrentaram um Benfica que lhes fazia marcação cerrada (nunca pondo em causa a qualidade de ambos os plantéis). Lopetegui enfrentou/enfrenta os rivais (Benfica e Sporting) com menos qualidade do que a sua equipa, isso para mim é factual. Portanto, se o Lopetegui for campeão não fará mais do que a sua obrigação.

      Finalizada a análise ao campeonato, passemos à Champions. O Porto sim senhor, fez uma ótima campanha o ano passado. Muito mérito ao Porto e a Lopetegui. Mas se analisarmos cada passo ao pormenor vemos que o Porto era a melhor equipa do seu grupo, embora Athletic e Shakhtar sejam de elevada exigência, e que era melhor do que o Basileia. Quando apanharam um adversário de outro nível caíram, mesmo com um jogaço na primeira mão. O problema foi que hipotecaram o jogo da Luz onde não foram capazes de ultrapassar a fatiga e um Benfica muito bem montado.

      Portanto, com o plantel que o Porto tinha o ano passado, a vitória no campeonato e uma boa campanha europeia eram o patamar mínimo que eu definia para categorizar Lopetegui de competente. O treinador basco falhou num dos critérios e, portanto, ainda não o catalogo como competente.

      Agora, Lopetegui tem ainda muitos anos pela frente e pode provar-me o contrário. Porque eu apenas considero que ele AINDA não é competente, mas reconheço-lhe margem para isso (e reconheço também que não fiz transparecer isso no meu primeiro comentário).

    • Miguel'zinho
      Posted Novembro 19, 2015 at 8:13 pm

      Invictus, falas-te de quando o Jesus levou 5 no dragão mas o treinador era o AVB e não o Lopetegui. Mas e porque não falas de quando o Lopetegui levou 2 no dragão e foi a luz a precisar de ganhar para ser campeão e não fez nada por isso??? Ah e ainda levou 3 na época passada em casa para a taça….

    • Invictus
      Posted Novembro 19, 2015 at 7:02 pm

      Eu so vejo é pessoas de outros clubes engasgados com Lopetegui sera dos 3-0 da epoca passada, ou sera do 1-0 desta espoca ainda estou por perceber…

      Uns falam que ñ tem competencia, se ele ñ tem duvido que mais algum treinador tenha em Portugal,Rui Derrota?uiihh, e ñ me falem no que levou 5-0 no Dragão, que esse somente com 60 anos é que consegui o 1 titulo…ja na reforma ou pre-reforma.Ate o Villas Boas ou Vitor Pereira ja fizeram mais que ele..

    • Unknown
      Posted Novembro 19, 2015 at 6:38 pm

      Czarli,

      é isso mesmo. Na mouche.

    • Czarli
      Posted Novembro 19, 2015 at 6:10 pm

      Eu acho que o Lopetegui é querido entre os portistas mas está no limbo. Se ganhar este ano é o maior, se não ganhar é o maior flop que por aqui passou. Pessoalmente, eu simpatizo com o homem, acho que pode vir a fazer coisas interessantes, mas para isso tem de compreender verdadeiramente o nosso campeonato, porque saber ganhar contra autocarros plantados em batatais não é para qualquer um. E enquanto ele não souber fazê-lo duvido que fique por cá muito mais tempo.

    • Zé Maria
      Posted Novembro 19, 2015 at 5:45 pm

      Ele pode ter muita raça, ser muito corajoso e tal, mas competência tá quieto. Ah e luta pela Champions porque tem um plantel que lhe permite ter 15 lesionados/estafados e ser competitivo à mesma, coisa que o plantel dos restantes treinadores (excluindo TALVEZ o Benfica) não lhes permite. Ainda bem que gostam dele!

    • PedroJCMorais
      Posted Novembro 19, 2015 at 4:54 pm

      Miguel'zinho, a maioria dos portistas gosta do Lopetegui. Não só por ser um bom treinador e que põe o Porto a lutar por todas as frentes (Champions incluida), mas também por ter aquela "raça" Basca que se assemelha à que o Porto teve em tempos, e isso parecendo que não ajuda-o e faz com que muitos adeptos simpatizem com ele… Podem achar isto estranho, mas ele é até mais querido que o VP e ainda não ganhou nada cá. Episódios como o da Luz com o JJ reforçam esta simpatia, porque ele demonstrou que pode perder, mas ser "calcado" não permite, impôs-se e demonstrou ser um homem corajoso, o que é apreciado por muitos portistas.
      Já para não falar nas valias técnicas dele (é muito desvalorizado, mas acredito que é um bom treinador, que tira o máximo dos seus jogadores), "mexe-se" bem no mercado, tem metodologias de treino inovadoras e é muito exigente como é preciso ser num clube como o FCP. Como adepto portista gostava que o Lopetegui cá ficasse por muitos anos.

    • Miguel'zinho
      Posted Novembro 19, 2015 at 4:36 pm

      Tu e o teu presidente devem ser os únicos que acham e querem isso, quando grande parte dos adeptos portistas não gostam do Lopetegui…

  • Nuno R
    Posted Novembro 19, 2015 at 3:40 pm

    Sinceramente, o pessoal faz do Lopetegui mais bronco do que ele realmente é.
    O ano passado o Porto foi a equipa que melhores fundamentos tácticos mostrou, e tinha boa dinâmica. O problema é que a filosofia de jogo não se enquadra em muitos dos jogos internos.
    Em comparação, o Benfica do Jesus jogava 10 ou 15 minutos a carregar, e conseguia fazer um golo. Depois recolhia. Como a maior parte das nossas equipas não sabem jogar no campo todo, nem jogar em posse ofensiva, era uma questão de aguentar ou então apanhá-los em contrapé e arrumar o jogo.
    No Porto, vejo muita paciência, muita troca de bola, mas às vezes empancam contra os autocarros, e aí ficam demasiado dependentes das jogadas individuais dos extremos, ou das correrias dos laterais. Penso que o Lopetegui não se dá bem contra equipas que fecham muito a zona central e põem lá a maior parte dos defesas.

    • Czarli
      Posted Novembro 19, 2015 at 6:05 pm

      Pronto, é isso o que eu estava a referir num comentário acima.

    • Zé Maria
      Posted Novembro 19, 2015 at 5:41 pm

      Nuno, mas o Lopetegui já teve mais do que tempo para perceber isso e insiste na mesma coisa. O que lhe vale é que o Brahimi, Aboubakar (antes Jackson), Oliver, Casemiro, Imbula, Layun, Marcano, ect valem 400 vezes um jogador médio do nosso campeonato. Mas ele tem os seus méritos: adaptação do André André a um grande e o crescimento do Ruben Neves.

      Agora, o futebol com 150% de posse de bola talvez seja ineficiente contra uma equipa que tenha um treinador já experiente na nossa liga e com capacidade para montar um bom autocarro. Em Espanha, por exemplo, tens equipas como Valencia, Atlético, Sevilla, Bilbao, Villareal, entre outras, capazes de causas inúmeros problemas ofensivos e aí sim, a posse de bola pode fazer mais sentido.

    • Kafka I
      Posted Novembro 19, 2015 at 4:27 pm

      Hoje tirei o dia para concordar contigo, de vez em quando também tem de ser..ahahah…concordo com toda a análise feita

  • FLCE6
    Posted Novembro 19, 2015 at 2:30 pm

    O Lopetegui é daqueles treinadores que quando fala de futebol e dos seus jogadores, diz coisas acertadíssimas.

    Mas também é daqueles que na prática não mostra (ou mostrou até agora) o suficiente. Fala como um treinador grande, mas executa como um treinador algo limitado.

    E isto não tem haver com as escolhas que faz para os onzes, nem com o rodar ou não o plantel. O Porto tem muita apetência para ter muita bola, mesmo em jogos de Champions onde os adversários são naturalmente diferentes que os da Liga Portuguesa (tirando 3/4 equipas), mas o que faz com a bola tem sido pouco. Muita lateralização do jogo, poucos passes para zonas centrais. Isto acabar por ter como consequência uma qualidade do jogo mais fraca.

    Quando passas a bola a para uma ala, normalmente a outra equipa está mais que pronta para se defender. quando encontras espaço no meio, normalmente baralhas aquilo tudo. Dinâmicas, treinadas pelo "mister" + inteligência/qualidade técnica dos executantes, escolhidos pelo "mister".

    O próprio Lopetegui tem muito por onde evoluir.

    • Czarli
      Posted Novembro 19, 2015 at 5:57 pm

      A discrepância de futebol jogado pela equipa na Europa e em Portugal, deve-se ao facto da diferença de mentalidades na abordagem ao jogo das equipas adversárias. Na CL o Porto consegue mostrar a sua filosofia de jogo muito mais, onde estão clubes muito mais competitivos e com diferentes atributos comparando com a grande maioria dos clubes nacionais.

      No ano passado afirmei aqui no blog que este Porto (versão 14/15) tinha mais probabilidades de brilhar na Europa do que ganhar títulos em Portugal. Assim foi…

      Obviamente que o homem tem bastantes limitações e uma delas foi (espero que já não seja) ter demorado muito tempo (demasiado!) para conhecer e compreender o campeonato nacional e como aqui se aborda o jogo.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Novembro 19, 2015 at 2:20 pm

    Uma entrevista sem nada de especial e defendeu e bem os seus jogadores e ex jogadores.

    Sinceramente não sabia que a Liga Portuguesa era onde mais se corria.

  • PedroCastela
    Posted Novembro 19, 2015 at 2:03 pm

    Ninguém perguntou ao senhor, se ele não acha que com o tremendo plantel que teve e tem à sua disposição não deveria ter ganho algum título?? Era uma boa pergunta, para aferir até onde vai a humildade dele.. Ou se apenas se limita a julgar a humildade dos outros.

    De resto, é de saudar a sua abertura para falar de casos concretos. Gostava que o rui vitória desse também a sua visão, muito pragmática e objectiva.

  • Zé Maria
    Posted Novembro 19, 2015 at 2:01 pm

    Entrevista normal, onde prevalece o politicamente correto. Claro que Lopetegui não ia dizer: "Liga Portuguesa? Um fiasco, autocarros a toda à hora e estádios vazios" ou " Herrera? Finalmente percebi que essa amostra de jogador está a anos-luz de André, Ruben, Danilo ou Imbula". Portato, nada de novo, tudo na mesma, claro que o assunto da arbitragem não podia faltar, quando se trata do rival a ter problemas. Enfim, tudo normal cá no nosso cantinho.

    SL

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2015 at 3:33 pm

      em questao da liga portuguesa concordo ele so tem razao quando diz q ha um bom trabalho defensivo na minha opiniao em equipas como braga e outras que costumam ficar no topo o resto e autocarro e tira para fora. em questao do herrera nao podia estar mais de acordo, ja o ano passado eu dizia que nao entendia porque o herrera jogava era sempre dos piores so fazia merda nunca deu nada ao porto e agora para mim é o pior medio do porto mas de longe, por isso sim tudo dito
      afonso fig

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2015 at 3:21 pm

      Este lopetegui parece me uma pessoa muito básica, nunca gostei dele. E sou adepto do FCPorto. Claro que tinha de falar das arbitragens, mesmo sem nenhuma pergunta ter sido feita a esse respeito.

      Humberto Cruz

    • Kafka I
      Posted Novembro 19, 2015 at 2:13 pm

      Tudo dito

  • João Dias
    Posted Novembro 19, 2015 at 1:57 pm

    "Dos mais competitivos da Europa"…Isto dito por um espanhol.

    Já por cá, a rapaziada cá do burgo prefere dizer que são todos mancos e que não se joga nada.

    • cards
      Posted Novembro 19, 2015 at 10:33 pm

      De que interessa ter melhor equipa se o treinador é mau?
      Jorge Jesus é o melhor treinado da liga e por isso o Sporting é o principal candidato a vencer a liga.

    • Czarli
      Posted Novembro 19, 2015 at 5:39 pm

      A II Liga é muito competitiva… e daí? Competitividade não é sinónimo de qualidade.

      Nuno R, também reparei nesse pormenor.

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2015 at 3:19 pm

      Acho que o Nuno R já disse o que havia a dizer em relação a esse comentário… Todos conhecemos o campeonato português, sabemos bem a sua qualidade e competitividade comparando com os restantes. Para isso basta ver que no top5 de equipas que mais jogos ganham na europa, 3 são portuguesas.

      Humberto Cruz

    • Kafka I
      Posted Novembro 19, 2015 at 2:27 pm

      Francisco, Zé Maria e Nuno

      Concordo com os 3

    • Nuno R
      Posted Novembro 19, 2015 at 2:18 pm

      Isto dito por um espanhol… que treina uma equipa portuguesa.
      Ou ele ia dizer que aqui eram só mancos e marretas??

      Mas é engraçado… ele cita o Cruyff, referindo que se corres muito é porque estás mal colocado, e depois diz que em Portugal é onde se correm mais quilómetros.

    • Zé Maria
      Posted Novembro 19, 2015 at 2:12 pm

      É o mais provável Francisco? Eu não concordo. O Porto é imensamente superior aos rivais…Só mesmo um treinador como Lopetegui para equilibrar a balança, mas mesmo assim Porto em vantagem.

    • Francisco A.
      Posted Novembro 19, 2015 at 2:02 pm

      Ele disse isso porque se não for campeão ( é o mais provável) já tem onde se desculpar- e também deverá referir que perdeu muitos jogadores nos dois anos.

      Do que li até foi uma boa entrevista.

  • Pedro Neves
    Posted Novembro 19, 2015 at 1:56 pm

    Nesta entrevista do Lopetegui fiquem a saber que passem ao lado de uma grande carreira de futebolista, já que só necessitava inteligência e humildade, os meus treinadores é que era incompetentes, e diziam que eu precisava saber jogar.

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2015 at 10:26 pm

      Caro Pedro Neves,

      Não querias antes dizer que "…fiquei a saber que passei ao…" ?!!

      Em relação ao seu comentário…enfim…nada a comentar!!!

      Nobre

    • Anónimo
      Posted Novembro 19, 2015 at 2:22 pm

      Que comentário sem sentido…Estamos a falar de Ruben Neves, Aboubakar etc, jogadores que tem muito talento mas so estão onde estão devido à inteligencia e humildade, não vão ser Messi's, mas para dar exemplo,à dois anos falava se de Renato Sanches apenas, hoje veja se onde está o Ruben (estou a dizer isto na perspetiva do ruben, nem conheço o renato). O ano passado era Jackson e o outro, que quando entrava nem trazia nada ao jogo, hoje quem se lembra do ChaChaCha?
      Isto meu caro, é treino(!!) inteligencia (!!) e humildade(!!).
      Hardwork beats talente when talent fails to work hard.

      Francisco Gonçalves

Deixa um comentário