Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«É o maior escândalo na história do desporto holandês»

Veremos se não haverá um volte-face nesta decisão, principalmente no que respeita aos promovidos.

A KNVB colocou um ponto final na época, definindo que a Eredivisie não terá campeão, promovidos e despromovidos. Ora, esta decisão não foi bem aceite por vários clubes holandeses. O Utrecht, que está na final da Taça, prova que também foi cancelada e que estava em 6.º no campeonato, mas com menos um jogo, já anunciou que vai levar o caso para a justiça holandesa e não exclui a possibilidade de avançar também para a UEFA, já que ficou de fora das competições europeias. Igualmente “zangados” estão os dois primeiros classificados da II Divisão. O treinador do Cambuur, Henk de Jong, equipa que lidera com mais 11 pontos que o 3.º, disse mesmo que se trata “do maior escândalo na história do desporto holandês”. “Tento sempre ver o melhor nas pessoas e nas suas decisões, mas isto é inacreditável. A UEFA pediu decisões justas, mas esta está longe de o ser. A diferença entre jogar na I ou II Liga é enorme. Somos líderes desde meados de outubro”, acrescentou. Também o De Graafschap, segundo classificado, adoptou um discurso semelhante: «Isto é uma fantochada. Primeiro diziam que estavam a ser pensados todos os cenários e de repente aparecem com uma decisão. Eric Gudde [presidente da federação] telefonou-me, deu conta da decisão e desligou imediatamente. Parecia que estava a fugir de um ladrão na noite. Esta decisão é inexplicável», atirou Hans-Martijn Ostendorp, CEO do clube.

71 Comentários

  • bstrider
    Posted Abril 25, 2020 at 11:34 am

    Fantochada é esta indústria do futebol, é esta vontade irracional de vencer a todo o custo.
    O futebol quer ser tratado como uma indústria quando se trata de dinheiro, mas quando se trata de saúde pública já não quer ter responsabilidades. Faz algum sentido uma profissão que exige contacto físico durante 90 minutos seja considerada uma excepção?? Basta um pequeno erro, na teia de milhares de pessoas envolvidas para infetar mais de metade dos envolvidos. Mas a indústria do futebol não quer saber, só quer o dinheiro. Onde está o dinheiro da UEFA que se diz agregadora dos clubes? Está nos bolsos de quem não dá um pontapé na bola, não é?

    É surreal o que querem tentar fazer no futebol e com certeza que não compactuarei com este espetáculo de bizarrias!

    • Sai_da_frente_Guedes
      Posted Abril 25, 2020 at 5:33 pm

      Já que rótulas as entidades e pessoas, manda aí uma sugestão para os clubes continuarem a conseguir pagar os salários a milhares dos funcionários que tem ao seu encargo?

      • DNowitzki
        Posted Abril 25, 2020 at 6:33 pm

        Há duas hipóteses:
        1.ª) À custa de sofrimento e vidas humanas. É a tua.
        2.º) A UEFA tem mais do que dinheiro para suportar os salários dos mais vulneráveis.

        E vamos lá a ser honestos: não vou dizer que é a tua posição, porque a desconheço, mas muitos dos que aqui defendem a conclusão desta época fazem-no por uma questão desportiva, que se posiciona em patamares bem acima dos da saúde e da economia.

        • Rev7
          Posted Abril 25, 2020 at 7:56 pm

          Uma questão económica e de justiça. De recompensar o trabalho das pessoas, de evitar uma situação complicada paras economias locais. Sofrimento de vidas humanas? Isso é um exagero enorme.

          • DNowitzki
            Posted Abril 25, 2020 at 8:32 pm

            Várias pessoas e entidades atribuem àquele jogo da LC a maior responsabilidade no caos em Itália e Espanha. A ser assim, é o quê?

        • Sai_da_frente_Guedes
          Posted Abril 25, 2020 at 8:16 pm

          A minha ?! Não a nossa!
          Porque se não trabalhas, não recebes, vais comer o quê?! Vais viver aonde!?
          Morres de fome!

          Explica me como a UEFA irá conseguir suportar os salários dos funcionários de milhares de clubes profissionais, acredito que entre jogadores (nem todos ganham milhares de euros a maioria não o ganha) e funcionários devem rondar as largas centenas de milhares de pessoas, explica como vai aguentar o fardo os meses até a vacinação?!
          É que a UEFA nessa temporada também não recebes receitas nenhumas!

          Por exemplo, o Sporting mandou para lay off cerca de 100 funcionários, agora imagina que os cerca de 40 clubes profissionais que existe em Portugal, quantas pessoas a UEFA teria que suportar os salários ?!

          Entre jogadores e staff técnico devem ser a volta de 2000 pessoas, e não estou a falar dos administrativos do clube, nem dos cozinheiro, tratador do Relvado…por aí a fora!

          Para mim temos de procurar um equilíbrio e deixar o tempo andar, eu não defendo que o futebol regresse no imediato, mas não aceito que encerre o campeonato nos moldes do holandês, não faz sentido começar outro sem acabar este.

          Agora a vida vai ter de regressar a “normalidade” é impensável estar tudo estagnado até encontrarem um vacina que resulte e o futebol faz parte de uma economia global, os dentistas são a pessoas que mais riscos correm de se infetar e mais tarde ou mais cedo vão ter de regressar a “normalidade” mas com normas mais apertadas, mas pela tua logica os dentistas não deviam de trabalhar, porque correm muito mais riscos de qualquer jogador de futebol.

        • AndreChaves9
          Posted Abril 25, 2020 at 9:43 pm

          E a UE ou o BCE não tem dinheiro para dar aos países e evitarem uma crise em cada um deles? Tem…. Mas…

        • IPA
          Posted Abril 27, 2020 at 1:49 pm

          Totalmente de acordo!
          Em muitos casos não digo que seja consciente, mas grande parte da racionalização que para aqui vai é motivada por interesse desportivo…

    • Rev7
      Posted Abril 25, 2020 at 7:53 pm

      Fantochada é andar a brincar com o trabalho das pessoas. Isso sim é fantochada. Eles não pedem para regressar já, pedem para regressar quando for necessário. Ja chega de moralismo e hipocrisia. Muitas pessoas fora do futebol já andam fartos deste moralismo estúpido, em que os pequenos ficam a fazer quarentena e os ricos continuam a obrigar as suas fábricas a trabalhar.

      Então se trabalharam e estava a obter resultados, como é que achas que se devem sentir? Felizes da vida… um pouco noção pah. Vê-se bem que muita gente não tem sequer os seus empregos em riscos quando a quantidade de moralismo ridículo que tem andado por aqui.

      • DNowitzki
        Posted Abril 25, 2020 at 8:41 pm

        Regressar quando for necessário?

        Moralismo estupido? Deves adorar o Trump e o Bolsonaro.

        Uma coisa é discordamos, outra é dizer coisas inconsequentes e radicais sem qualquer adesão ao que quer que seja.

        Moralismo ridículo? Tem noção, pá. Informa-te. Cultiva-te! Observa! Lê!

        Com 200 mil mortos, apesar de todas as medidas, e vêm ET falar em moralismo.

        • AndreChaves9
          Posted Abril 25, 2020 at 9:46 pm

          200 mil mortos onde 67% são acima dos 80 anos… Ninguém diz que não se deve continuar a ter cuidados principalmente com as pessoas de maior risco

          • Kacal
            Posted Abril 25, 2020 at 10:17 pm

            Concordo. Há pessoas que lêem uma coisa, tiram juízos excessivos e batem na tecla… ninguém fala em 8, mas também não querem 80, só isso. Voltar quando for possível não significa hoje, nem amanhã. Nem significa voltar sem segurança e pondo risco a saúde. Significa voltar nem que seja em Setembro ou Outubro, agora tomar decisões destas prejudicando quem lutou tanto por estar onde estava, é injusto.

            • Sai_da_frente_Guedes
              Posted Abril 25, 2020 at 11:40 pm

              Kacal, é óbvio que quando voltar o futebol vai existir risco de contágio é normal visto que não há a vacinação, porém tem de haver um plano pra tentar que o futebol volte, como vai existir um plano que sociedade volte a sua vida “normal” e o futebol faz parte da sociedade.
              O futebol é uma profissão que emprega milhares e milhares de pessoas e essas porém riscos como corremos nós nos nossos empregos.

              Mas estes são aqueles que quando existir um caso de Covid 19 nem que seja em janeiro vão dizer “eu bem disse que isto ia correr mal”.

              • Kacal
                Posted Abril 26, 2020 at 1:54 pm

                Ora nem mais, Sai_da_frente_Guedes. Temos que ser cuidadosos e ter noção dos riscos, tomar medidas e ser inteligentes, concordo com tudo isso, mas também ver o outro lado e ter compaixão, não podemos ser 8 nem 80, não ter extremismos nem de um lado nem do outro porque como costuma dizer-se, tudo que é em exagero é mau. E estou totalmente de acordo com o teu 1º paragrafo, subscrevo.

                Sobre o 2º, já sabemos que por aqui há quem goste mais de ter razão do que as coisas correrem bem, alguns são assim portanto haverá sempre o “eu bem disse que isto ia correr mal”, assim como o “é porque nunca viste nenhum jogo”, eheh.

          • DNowitzki
            Posted Abril 26, 2020 at 1:04 am

            AndreChaves9, a nossa conversa acaba aqui.

  • André Dias
    Posted Abril 25, 2020 at 11:39 am

    Têm toda a razão. Não faz sentido nenhum anular a época inteira e abrir excepção para ver quem vai à CL, prejudicando todas as outras equipas que viram os seus objectivos ficar sem efeito. Ou se anulava para todos ou não se anulava para ninguém e esperavam por mais desenvolvimentos sobre a pandemia para tomar uma decisão mais acertada.

  • AndreChaves9
    Posted Abril 25, 2020 at 11:44 am

    Concordo. É terrível

  • Tiago Silva
    Posted Abril 25, 2020 at 11:56 am

    Claro que isto ia dar uma data de problemas, não é justo de todo! O campeonato tem que acabar, a Taça tem que acabar, nem que se faça isso mais tarde, todos os setores vão ter que voltar e o futebol não é diferente. Só que se volta do ponto de onde se ficou qual o problema disso? Para quê prejudicar o trabalho árduo de milhares de pessoas que prepararam e trabalharam durante esta época para depois ser tudo em vão? Para salvar uma temporada que ainda nem começou? Juro eu não consigo perceber isto…

  • Diogo Filipe
    Posted Abril 25, 2020 at 12:29 pm

    É muito injusto, mas se o governo proibiu futebol até Setembro, fica muito complicado evitar estas situações.
    O futebol na sua essência é um desporto de 11 contra 11 e ganha quem marcar mais golos no final dos 90 minutos. Quando alguma coisa perturba este equilibrio, quando não é dentro das 4 linhas que se decide o resultado, este desporto perde toda a sua magia.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Abril 25, 2020 at 12:41 pm

    Toda a gente com bom senso sabe que isto é uma vergonha.. anular assim o trabalho de uma época quase inteira (faltam meia dúzia de jogos).. o Ajax está chateado mas até é o mais beneficiado disto, pq podia perder o titulo para o AZ.. a UEFA tem de fazer o mesmo que fez com a liga belga, ameaça a exclusão das equipas nas competições europeias e a federação holandesa volta logo atrás

  • Catrapower
    Posted Abril 25, 2020 at 12:44 pm

    O Campeonato até pode acabar, mas têm que encontrar uma decisão final fléxivel e que minimize os danos de todas as equipas envolvidas. Isto é nem sequer estarem para se chatear com propostas. Péssima decisão a meu ver.

  • Nazgul
    Posted Abril 25, 2020 at 12:46 pm

    O futebol caiu no ridículo, um dos setores que carrega mais €, federações cheias de € e ninguém faz nadinha, 0 soluções! Isto só mostra mesmo que o futebol é um mundo de tachos e parasitas dinheiro fácil que querem todos comer a conta, quando existem problemas voltam-se uns contra os outros e esquecem-se que muitos podem ir a falência, uns não ganham títulos, uns não sobem nem descem!
    Tenham respeito por clubes e jogadores e não venham com a história de “estamos a pensar na saúde dos jogadores” tretas estão a enterrar o futebol e os jogadores!
    Está época tem de ser acabada, seja a porta fechada ou com limite de adeptos ou daqui a 3/4 meses! Existem empresas fechadas com centenas de funcionários que se estão a reinventar e a arranjar soluções para continuar a trabalhar e os meninos do futebol assobiam para o lado, que vergonha!

  • RomeuPaulo
    Posted Abril 25, 2020 at 12:52 pm

    Já imaginava que a decisão tomada não tinha sido consensual, e é normal a mesma criar polémica porque não é justa.

    Tanto esta época como a próxima vão estar condicionadas pela pandemia, porque não terminar esta época quando for possível e a próxima assume um carácter extraordinário?

  • Bisc8
    Posted Abril 25, 2020 at 1:07 pm

    Alguém me explica como podem pedir para os campeonatos serem retomados quando existir possibilidade para isso sendo que muitos contratos acabam no fim de junho. Como ficariam esses contratos? Os clubes ou os jogadores não podem prolongar o contrato sem consentimento das 2 partes sendo que, como não se podem inscrever novos jogadores, existe a possibilidade de acabarem o campeonato com 15 ou 16 jogadores

    • RomeuPaulo
      Posted Abril 25, 2020 at 1:31 pm

      Essa situação é das mais simples de ser resolvida.

      Mantêm-se os períodos para transferências e para inscrição de jogadores.

      Se houver necessidade, cria-se um período de transferências e de inscrições extraordinário, sendo o mesmo justificado pela atual situação pandémica que vivemos.

    • André Dias
      Posted Abril 25, 2020 at 1:34 pm

      Quando houver datas definitivas para retomar as competições dentro da normalidade ou com segurança, abre-se uma janela de transferências duas ou três semanas antes.

    • Bisc8
      Posted Abril 25, 2020 at 5:26 pm

      Eu não concordo com outra janela de transferências dentro da mesma temporada, mas aceito as vossas opiniões e pontos de vista

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 25, 2020 at 1:24 pm

    Tem toda a razão!

  • Kacal
    Posted Abril 25, 2020 at 1:52 pm

    Dou-lhes toda a razão porque realmente há clubes que saíram bem prejudicados. O AJAX, por exemplo, não saiu tão prejudicado porque vai à Champions na mesma como iria se fosse campeão e apenas vê o titulo anulado quando tanto podia conquista-lo como não, mas continua a ser o campeão em titulo. AZ e Utrecht mais as equipas que estavam em 1º e 2º da II divisão estão a ser muito prejudicadas.

    • Nalitzis
      Posted Abril 25, 2020 at 4:56 pm

      É absurdo, épocas brilhantes acontecem 1 vez de vez em quando. Se não me permitissem colher os frutos de uma época brilhante por uma questão de secretaria iam ter que me ouvir.

      Não estou, claro, a meter em causa a necessidade de parar tudo. Mas isto é uma decisão arrasadora para quem tem mérito e não teve culpa da situação.

      • Kacal
        Posted Abril 25, 2020 at 7:43 pm

        Ora nem mais, Nalitzis. É deitar fora o esforço de todos que lutaram por fazer essa época brilhante, é muito frustrante e quem decidir contestar estará no seu direito. Ninguém teve culpa da situação, mas há que tomar decisões justas para todos.

        Não é melhor adiar ou limitar a próxima época que nem começou e nem existiu para terminar esta e ser mais justo? Podem sempre ter periodos de transferências especiais ou assim. Acabe-se os campeonatos quando possível, nem que seja a partir de Setembro, para mim seria assim. Mas subscrevo!

  • DNowitzki
    Posted Abril 25, 2020 at 2:05 pm

    Hoje, é 25 de abril, uma data que diz zero à maioria de quem aqui comenta, pelos vistos.

    O 25 de abril começou por ser um movimento corporativo, que depois deu no que deu.

    Esta pandemia levou à tomada de medidas que atentam contra os nossos direitos fundamentais, sem que ninguém dissesse um ai.

    Pois bem, o mundo da bola (quem mais?), não fica atrás e não interessa o Direito, a Liberdade ou sequer o valor supremo que temos. Inventam-se umas tretas que arrasam tudo isso para que se possam concluir ligas e taças.

    • AndreChaves9
      Posted Abril 25, 2020 at 2:18 pm

      A mania de se querer achar mais ou melhor que os outros….
      O que aqui é defendido é que as competições tem de acabar. Ninguém diz que é hoje ou amanhã. É quando for possível. E mais o mundo não pode.parar para sempre e o desporto faz parte deste mundo.

      • Kacal
        Posted Abril 25, 2020 at 4:59 pm

        Nem sempre de acordo, mas aqui subscrevo. Como já disse antes, temos que nos colocar no lugar dos outros e perceber que para os clubes (são empresas, no fundo), funcionários desses clubes e jogadores é a profissão deles e nem todos ganham milhões, também precisam do seu “ganha pão”.

        E mesmo excluindo isso, a vida não pode parar até haver vacina e com as devidas medidas de segurança, acho que aos poucos devem avançar e os campeonatos devem ser terminados, não é hoje nem amanhã como dizes, mas quando possível, simples. Adiem ou alterem a próxima época, criem periodos de transferências especiais, mas terminem esta época quando possível!

        • DNowitzki
          Posted Abril 25, 2020 at 5:48 pm

          O mundo não vive sem o futebol e o desporto em geral.

          • AndreChaves9
            Posted Abril 25, 2020 at 6:32 pm

            Ainda bem que sabes isso. A começar pelas centenas de milhares de pessoas que dependem financeiramente dele.

            • DNowitzki
              Posted Abril 25, 2020 at 6:59 pm

              Algumas já não.

              • Rev7
                Posted Abril 25, 2020 at 8:00 pm

                Deixa de apoiar, deixa de cá vir. Tu fazes parte desse mundo. Tu contribuis para isso, quer queiras, quer não.

                • DNowitzki
                  Posted Abril 25, 2020 at 8:30 pm

                  Sim e não. Não me vês a defender o regresso “desesperado” das competições.
                  Além do mais, vivo muito bem sem futebol. Isto aqui é um “óbi”.

                  • Kacal
                    Posted Abril 25, 2020 at 10:13 pm

                    Também vivo bem sem futebol, DNowitzki. Raramente vou ao estádio ver futebol porque prefiro fazer outro tipo de coisas e estar com a família, etc. Tenho muita coisa que quero voltar a fazer antes do futebol e até poderia estar 2 anos sem futebol. Mas sei colocar-me do outro lado e pensar em quem está do outro lado. Os clubes, os futebolistas e os funcionários.

                    • DNowitzki
                      Posted Abril 25, 2020 at 10:29 pm

                      O futebol e os clubes são os adeptos.

            • Kacal
              Posted Abril 25, 2020 at 7:43 pm

              Ora nem mais, os adeptos podem viver sem futebol mas os profissionais e as empresas (clubes) não, simples.

    • Francisco Torgal
      Posted Abril 25, 2020 at 4:17 pm

      O pessoal liga ao 25 de Abril, mas se a liberdade põe em causa a saúde das pessoas para que é que vai ser exercida?
      Já começa a fartar ver pessoal distorcer medidas de segurança pública e chamar-lhes atentado à liberdade.
      Já começo a achar que há pessoas que não ligam a invasão de propriedade privada, porque Portugal é de todos.

      Se o futebol, as massas e o funcionamento normal na circulação afetam as pessoas e podem fazer a diferença entre salvar vidas ou não, porque raio é que vamos permitir comportamentos de risco?

      Estou certo que o Salgueiro Maia não conduziu a revolução para usarem para o mal a liberdade que conquistou. Todos temos de fazer sacrifícios.

      • Nalitzis
        Posted Abril 25, 2020 at 4:53 pm

        Para além do mais todas as medidas são temporárias. É óbvio que se daqui a 6 meses já não houver casos activos e continuarmos confinados já é uma questão diferente.

        Mas, claramente, Portugal é de todos. Basta olhar para as camadas jovens dos 3 grandes e para os nossos campeonatos para ver que os portugueses são cada vez mais uma minoria. Mas hey, “eles vêm para cá fazer o trabalho que os portugueses não querem”.

      • DNowitzki
        Posted Abril 25, 2020 at 5:23 pm

        Francisco, vou tentar explicar-me.

        Por motivos de saúde pública, restringiram-nos várias liberdades, começando pela de movimentação, que foi, de facto, limitada e até proibida (aconteceu na Páscoa e vai acontecer no próximo fim de semana). E ninguém disse um ai. Por motivos de saúde, limitaram-nos o acesso a vários serviços essenciais, incluindo o de saúde. Por exemplo, tenho um familiar de idade avançada que sofre de uma forma de leucemia, que ressurgiu agora em fevereiro e necessita de tratamentos fortíssimos que debilitam outros sistemas, como o cardiovascular, que necessita até de internamento para uma monitorização ao segundo, passe o exagero. Por motivos de saúde pública, não houve internamento nenhum e o acompanhamento é feito mensalmente, quando até na fase de controlo pós-internamento era semanal, depois quinzenal e por aí fora. E ninguém disse um «ai». Por motivos de saúde pública, até o nosso PM já aventou a possibilidade de sermos controlados através de aplicações de telemóvel. E ninguém diz um «ai». Os mais progressistas já vão na ideia de nos ser colocado um «chip» (Porque não? Os cães e gatos também têm!). E ninguém diz um «ai». E por aí fora.

        Por motivos de saúde, temos gente anonimamente a escrever, à entrada dos prédios onde vivem folhas miseráveis de papel miserável, mensagens miseráveis a dizer a pessoal médico que aí vive que vá para outro lado, para não infetar o prédio. E ninguém diz um «ai». Por razões de saúde, temos gente que não vê a família há dois meses ou mais, para limitar o risco de contágio. E ninguém diz um «ai».

        Seguindo neste contexto, alguém se lembra e diz que, no caso do futebol, os contratos dos jogadores, que terminariam agora em junho ou julho, serão simplesmente estendidos, quer eles queiram ou não. Para que nenhum Bosman dos tempos modernos se lembre de exercer o direito a mudar de clube ou de empregador, vamos aqui engendrar uma estrangerinha: alteramos unilateralmente a chamada janela de transferências e ponto final. E ninguém diz um «ai».

        Ora, foi contra isto que escrevi: não se pode, pura e simplesmente, fazer tábua rasa de tudo o que sustenta a nossa vida em sociedade pelas ditas razões de saúde. O futebol é uma coisa essencial que leve a mexer na legislação laboral, forçando alguém a trabalhar para outrem findo o seu contrato e se esse não for o seu desejo?

        Mas podemos ir mais longe: o futebol é uma atividade essencial que possa levar à agudização da pandemia nos vários países, atacando ainda mais os sistemas de saúde e colocando os seus profissionais em risco? Porquê? Porque há que encontrar campeões disto e daquilo? Porque o mundo não pode passar sem haver campeões em 2020 e até 2021? Devo ser eu que estou a ver mal tudo isto, porque me estou a marimbar para campeões e campeonatos disto e daquilo, quando, como tu bem dizes, o essencial neste momento é a saúde em geral e, para mim, o futebol nem prioridade é. Há que cuidar, em primeiro, segundo e terceiro lugar, dos mais vulneráveis nesta cadeia, que são, entre outros, os funcionários dos clubes, por exemplo, que, como vimos, foram os primeiros a levar por tabela.

        O pessoal médico não tem de andar a pôr a sua vida – e a dos familiares e próximos – em risco por causa de um bando de malucos andar a correr atrás de uma bola e a colocá-la dentro de uma baliza, de um buraco no chão ou o que for.

        É o meu ponto de vista e daqui não saio.

        • E o que temos
          Posted Abril 25, 2020 at 5:53 pm

          O futebol é o opio do povo, então em Portugal nao se passa sem a discussão no café sobre quem foi mais roubado este fim de semana. Por alguma razão este país nao anda para a frente

          • Nalitzis
            Posted Abril 25, 2020 at 7:02 pm

            O pais não anda para a frente porque o pessoal é viciado na bola? Ou o pessoal é viciado na bola porque o país não anda para a frente?

        • Francisco Torgal
          Posted Abril 26, 2020 at 12:33 am

          Concordo com o que dizes porque apesar da minha indignação sei que se têm de arranjar meios termos.
          Quanto aos “ais” estou mais dividido, porque não estando com pessoas ultimamente, mesmo tendo videochamadas, eu tenho ditos os meus próprios “ais”, não só a proibição total de algumas atividades (e intervenção financeira imediata do Estado claro) como à redução controlada de algumas afluências em ambientes de trabalhos essenciais ou importantes.
          Em todo o caso é preciso fazer análises de benefício e risco, mas acho que podemos concordar que em Portugal não se está a lidar muito bem com isto porque as pessoas (algumas) nem as regras mínimas respeitam.
          Hoje fui às compras e quis passar pelo jardim para apanhar ar desde casa até lá, e vi várias pessoas em aglomerados (quero acreditar que eram todos do mesmo lar) num jardim relativamente pequeno. Fiquei honestamente desconfortável com a facilidade com que as pessoas, ao verem que o jardim já tem uma lotação considerável, ainda ficavam por lá. Eu sei que todos temos direito mas o que eu fiz, a caminho das compras, foi ir para um sítio mais citadino mas vazio (dá me menos gozo mas foi mais seguro) e apanhei 2 min de sol na cara sem ser em casa à janela e segui caminho. Agora só porque tinha direito a estar no jardim não ia contribuir para aumentar a densidade de pessoas e o risco de contaminação. Tinha liberdade mas sei que tive de abdicar desse gesto de circular lá para bem de todos.

          Também tenho pessoas de risco cá em casa e é chato estarem a impor certas medidas e generalizarem-nas, não é fácil para a DGS, Governo, e entidades empregadoras mas temos de olhar para os exemplos que já temos noutros países.

          Nunca vai haver unanimidade mas eu sei que tenho (e tu nesse teu texto bem fundamentado) temos razão no que dizemos, sem extremismos, sempre flexíveis a outras interpretações.

    • Nalitzis
      Posted Abril 25, 2020 at 4:50 pm

      Comentário sem sentido.

    • IPA
      Posted Abril 26, 2020 at 4:21 pm

      Não consigo compreender a necessidade de ter o futebol de volta sem ser por interesse próprio. Os outros argumentos (os clubes enquanto pobres empresas desesperadas) são meras racionalizações… A sério que o futebol é a industria que mais vítimas económicas vai gerar e mais nos sensibiliza?…
      Os campeonatos já estão todos desvirtuados. Não há argumento que garanta um desfecho justo e meritocrático que não possa ser desmontado por quem não obteve o resultado que queria. Terminar agora é a reposta mais segura para a saúde pública e também a mais parcimoniosa.

      • Kacal
        Posted Abril 26, 2020 at 5:35 pm

        Nem todos os clubes são ricos, o futebol não é apenas de colossos e candidatos ao titulo. Depois o futebol não é A INDÚSTRIA, é uma das e também merece a sua parte de atenção, ninguém fala de 8, mas nem de 80.

        • IPA
          Posted Abril 27, 2020 at 1:41 pm

          Existem apoios governamentais como para as outras indústrias, é pedir…A UEFA não tem forma de ajudar os mais prejudicados? É pedir, dar pressão… onde está a solidariedade?
          Retomar uma época já adulterada não tem cabimento. Faz mais sentido começar uma nova que se preveja mais isenta e preparada para responder a novas vagas de COVID-19. Em que a possibilidade de estados de emergência está contemplada, em que a possibilidade do fim de contratos antes do fim das competições esteja contemplado, etc.
          Se o problema é o campeão ou as subidas e descidas mantenham as classificações no momento da interrupção como referência, ou usem outro critério qualquer que reuna o maior consenso entre os intervenientes. Na minha opinião é preciso aceitar o fim desta época como está, forçar outro desfecho é entrar numa espiral de adiamentos e dívidas sem fim. É aceitar o prejuízo deste ano, em setembro há mais. Isso só não será assim por interesse dos grandes, ninguem quer saber dos outros…
          Nada se pode sobrepor ao valor da vida humana.

    • Mantorras
      Posted Abril 27, 2020 at 11:35 am

      Ja ouvi tantos ais sobre isso… Tenho que discordar. O estado de emergencia foi declarado temporario, e so exigir que termine e estaremos todos bem. Nao precisamos de nenhuma revolucao.

  • Chomate
    Posted Abril 25, 2020 at 3:47 pm

    Se há alguma época tem de ser cancelada, é a próxima, não esta. Que retomem a época quando houverem condições de segurança, nem que seja só daqui a um ano.
    Espero que voltem atrás na decisão, e que a Federação Holandesa seja única a tomar estas medidas, para o bem do futebol!

  • LevonAronian
    Posted Abril 25, 2020 at 3:48 pm

    A Uefa determinou que os campeonatos tinham de acabar até final de Agosto.
    O Governo Holandês proibiu os eventos desportivos até Setembro.
    O que era suposto fazer exatamente? Disputar o que falta do campeonato na Holanda em específico está fora de questão, podia-se dizer que havia despromoções e promoções com base na classificação atual mas basicamente iam mudar as equipas que iriam considerar “o maior escândalo do futebol Holandês”.
    Não me surpreende e até compreendo a quem ficou insatisfeito com a decisão, mas a culpa não é de todo dos dirigentes da Liga Holandesa, estavam com as mão atadas e obrigados a tomar uma decisão que iria ser sempre injusta

  • Knox_oTal
    Posted Abril 25, 2020 at 4:07 pm

    Percebo a indignação dos clubes mais afectados e é de facto uma injustiça esta decisão, no entanto, esta é consequência de uma decisão governamental que visa algo bem mais importante que o futebol e a conclusão ou não de Ligas e Taças!!! Só se os clubes se propuserem a contribuir para pagar as horas extras aos profissionais de Saúde numa eventual 2ª vaga causada pelas aglomerações e convite ao convívio que os jogos vão provocar, mesmo à porta fechada. Não foi por acaso que a Espanha e a Itália foram os países mais afectados na Europa, aquele jogo entre Atalanta vs Valencia foi uma das causas do aumento dramático dos casos em tão pouco tempo. Logo, prudência e bom-senso devem imperar!

    Agora que é muito chato não haver futebol e as Ligas não serem concluídas onde devem? Obviamente, mas aqui não falámos apenas de chatices ou clubes que não sabem como pagar salários, estamos a falar de Saúde Pública e equilíbrio económico, e aqui o futebol pesa pouco e está longe de ser prioridade!

    Aliás, seja qual for a decisão haverá sempre prejudicados, pois a situação é extremamente complexa! Mais não seja esta situação mostrou o quão no “fio da navalha” andam as entidades do futebol e os clubes, se calhar mais vale aproveitar para reflectir o que de mal se anda a fazer neste Desporto e aceitar as consequências desta pandemia, transformando e preparando o futebol para algo mais sustentável no futuro (reflexão essa que toda a sociedade deve fazer).

    Em Portugal compreenderia que fizessem o mesmo, mesmo que atribuíssem o título ao FCP. Estava na frente, era merecido! Ponto final e siga preparar as coisas com calma, bom-senso e rigor para que se passe melhor no futuro… isso sim me pareceria essencial! Aparentemente não é esse o caminho por aqui, logo vamos ver…

    Saudações Desportivas

    • Alex Teixeira
      Posted Abril 25, 2020 at 5:01 pm

      Que catastrofismo tão exagerado…
      É perfeitamente fazível acabar os campeonatos, seja de que país for, até final de Agosto (à porta fechada obviamente).
      As coisas têm que voltar ao “normal”, com os devidos cuidados, e o futebol não é excepção.

      Esta decisão então é aberrante, nem têm em conta que já equipas com diferentes jornadas completadas, diretamente na luta pela Europa por exemplo.

      • Knox_oTal
        Posted Abril 25, 2020 at 5:25 pm

        É verdade… milhões de infectados, quase 2 centenas de milhar de mortes (registadas pelo menos) e colapso de grande parte dos serviços nacionais de Saúde num espaço de tempo relativamente curto. Realmente é catastrofismo exagerado…

        Não disse que tínhamos de nos manter em isolamento ad eternum, evidentemente aos poucos temos de voltar a abrir a sociedade, mas o futebol está longe de ser prioridade. Qual é a parte difícil de perceber nisto?!?

        Mas vais ter a tua vontade realizada em Portugal, não te preocupes, que o futebol mexe com muita coisa que não deve neste “jardim à beira mar plantado”. E tendo em conta o histórico da Liga e a postura habitual dos clubes, nem há risco de dar “peixeirada” e polémicas sem fim nem nada… para seguir!!!

      • Sai_da_frente_Guedes
        Posted Abril 25, 2020 at 5:26 pm

        Sim, porque oa clubes que empregam largos centenas de pessoas vão pagar os salários dessas pessoas como ar e vento!
        O futebol faz parte de economia de um país, também tem empregado e um negócio para rentabilizar para pagar os salários de todos os seus funcionários, tal e qual os salões de cabeleireiro!

        • Knox_oTal
          Posted Abril 25, 2020 at 8:27 pm

          Presumo que a resposta seja para mim! Obviamente que também têm funcionários, mas se não percebes a diferença de precariedade e da prioridade que deve ser dada a pequenos negócios, como salões de cabeleireiro, face a clubes de futebol profissionais então não adianta desenvolver muito mais.

          Ainda assim, o futebol em Portugal contribui menos do que se pensa para o PIB por exemplo (0,2 ou 0.3% acho eu), logo não, não é prioridade! E estamos a falar de decisões governamentais no caso da Holanda…

          Eu sou da opinião, longe de unânime eu sei, de que se deviam acabar todos os campeonatos já, pois a época já está afectada e já e todas as soluções vão suscitar crítica. E assim preparava-se a próxima época com calma, pois na eventualidade do COVID voltar no inverno corremos o risco ser obrigados a adiar ou interromper a época de 2020/2021, entrando num ciclo vicioso. Até Agosto, deviam se preparar ao máximo e ao pormenor para evitar as supostas situações “alarmistas” que estamos a viver agora, anulando o presente campeonato! Não é o ideal, até aí concordo, e haverá gente muito prejudicada (os clubes como empresas que são podem requerer ajudas se tiverem os critérios para tal, como toda a gente), mas seria o possível e mais prudente na minha modesta opinião!

          Saudações desportivas

          • AndreChaves9
            Posted Abril 26, 2020 at 10:40 am

            Mas qual é o sentido de anular uma que vai a 70% para começar outra de novo? Difícil de entender.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Abril 25, 2020 at 6:58 pm

    Decisão extemporânea e prepotente. Vamos ver o que dizem os tribunais e a UEFA.

  • hferreira
    Posted Abril 26, 2020 at 7:49 am

    A Holanda tomou esta decisão, e muitos clubes for a favor também, incluindo o AZ, Ajax, PSV, Feynoord que Sao dos mais poderosos.

    Vivendo na Holanda, a maior parte das pessoa nem sequer fica muito chateada para ser sincero porque 1) o número de mortes diarias ta muito alto e 2) o futebol não é tao importante como em Portugal

Deixa um comentário