Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Éder Militão. Só falta assinar…

Para ser titular nos merengues? Não surpreende este ‘salto na carreira’ pelo que fez a central (se tivesse feito a época toda a lateral dificilmente ia ter este protagonismo), ainda por cima o campeão da Europa necessita de mais uma opção para o sector defensivo, já que só tem contado com Ramos, Varane e Nacho.

A Marca volta hoje a garantir que o acordo entre o Real Madrid, o FC Porto, e Éder Militão está alcançado e só falta mesmo… assiná-lo. Recorde-se que o defesa, internacional brasileiro, de 21 anos, tem uma cláusula de 50 milhões de euros, valor que os merengues se parecem ter disponibilizado para pagar no imediato até para se anteciparem à concorrência.

37 Comentários

  • Kratos Algarvio
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 2:50 pm

    Se calhar vou um pouco contra a corrente, mas na minha opinião mais uma época no Porto era o mais benéfico para o Militão.

    Varane e Ramos são indiscutiveis e não me parece que nenhum dos dois se vá embora no verão, e a DD não oferece o mesmo que Carvajal ou até Odriozola.

    Não obstante do ponto de vista do Porto é uma excelente venda já que 50M por um central para mim é sempre um excelente encaixe.

    • Francisco Ramos
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 3:13 pm

      Penso que todos falamos que seria bom para o Porto, nem tanto para o jogador. Mas se a proposta for real, não pode nunca ser recusada. 50M para os cofres de um clube português é sempre uma EXCELENTE venda! E o Ramos fará apenas mais 1/2 épocas no Real, tal como todos os outros sairá pela porta pequena (Raúl, Guti, etc) a partir do momento que chegam a certa idade e é com isso que Militão está a contar.

  • Kostadinov
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:59 pm

    A venda é boa tendo em conta o que pagámos por ele há nem um ano atrás, não tendo em conta o potencial que o Militão já mostrou. Por um lado esta situação devia ter sido acautelada (e bem precisamos de dinheiro devido à gestão desastrosa que o clube tem sofrido), por outro também é mais fácil falar depois de um jogador chegar e inclusive superar as expectativas iniciais (pelo menos as minhas). Como foi sugerido mais abaixo o Porto deveria incluir o Vallejo no negócio mas não devia baixar muito o preço, como tal preferia que viesse por empréstimo de 2 anos com opção de compra se fosse possível. Acima de tudo, espero que a saída do Militão não signifique uma dupla Pepe-Felipe na próxima época.

  • Tiago Silva
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:34 pm

    O ideal seria o Porto conseguir incluir o Vallejo no negócio, é um belíssimo central, que tem tido dificuldade em ter minutos. Poderia ser em Portugal que relançasse a carreira.

  • Kacal
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:09 pm

    É uma excelente venda para nós, obviamente podíamos ter posto uma clausula maior e fazer um negócio ainda melhor, podíamos ter acautelado melhor a situação. Mas pelo valor que pagamos e pelo facto de ser um central que estamos a falar, não deixa de ser uma venda muito boa os 50 milhões. Temos Pepe que começando desde inicio e na sua melhor forma é uma mais-valia e espero que na próxima época seja o “patrão” da defesa e jogue no lado direito do eixo defensivo. Felipe poderia ser vendido também.

    Quanto ao Militão, meter-se num clube onde a tarefa de defender é sempre complicada (jogam sempre balanceados para o ataque e expoem muito os centrais) e onde a pressão e exigência é sempre enorme, além de ter concorrência forte de Ramos e Varane não sei se é a melhor opção, talvez fosse melhor rumar a um Bayern, Juve (Chiellini não vai para novo) ou um dos “grandes” ingleses. Mas por outro lado a questão salarial e o representar do maior clube do Mundo são aliciantes, lá estará sempre mais perto de conquistar títulos importantes e jogará ao lado de alguns dos melhores jogadores do Mundo e numa liga de topo. Tem os seus prós e contras, mas preferia vê-lo noutro lado. Escolheu e está decidido, tem o potencial para ser uma mais-valia lá e afirmar-se a médio prazo. E com as suas características pode dar-se muito bem, vejo-o a ter um percurso tão bom como o Pepe até. Rápido, imponente, forte no jogo aéreo, muito forte no posicionamento e na antecipação (é muito difícil bate-lo no 1×1 em profundidade), compensa bem o lateral do seu lado e mesmo na saída de bola é q.b, sendo que apresenta uma maturidade e serenidade a jogar de um veterano, um centralão quanto a mim. Desejo-lhe toda a sorte e sucesso do Mundo, serei mais um fã a torcer por ele. Agora é continuar com foco e concentração máxima até ao fim da época, temos títulos a disputar e só depois pensar no Real Madrid.

  • T. Pinto13
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:50 pm

    Grande movimento do Real. Conseguem um excelente central ainda com muitos anos a alto nível e a um preço acessível.

  • Marcos
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:40 pm

    Os meus desejos para a próxima época:

    Saídas – Militão (50M), Alex Telles (35/40M), Felipe (20M), Brahimi (0), Marega (25/30M), Adrian (0), Maxi (0), Herrera (0)

    Entradas – Galeno, Romário Baró, Oleg, Casillas (renovar), Jorge

    4-3-3
    Casillas, Manafa/João Pedro, Pepe, Mbemba, Jorge, Danilo, Loum, Oliver, Corona, Galeno, Aboubakar

    Seria preciso 1 central, 1 médio e 1 extremo como reforços.
    Emprestar Diogo Costa ou que seja o 2°GK e jogue nas duas taças. Emprestar os dois diogos. Jorge Fernandes 4° central.

    • Fabio Rodrigues
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:52 pm

      Para lutar pela Europa não é um mau plantel!

    • Kacal
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:13 pm

      Acho que o banco nem precisamos de reforçar. Apostar em jovens como Oleg e Romário Baró a juntar ao regresso de Jorge Fernandes (concordo para 4º central) e uma aposta séria em João Pedro como suplente de Manafá e o regresso de Galeno e está feito. Mas no 11 é preciso um DC, um DE, um médio e um extremo. E nem seria de descartar um PL matador.

    • 100Clubismo
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:11 pm

      A vender alguns dos melhores jogadores e a substituí-los por esses, o FC Porto ficaria fora do top 3 de certezinha.

    • Mike The Kid
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:00 pm

      Que desejo esquisito

  • Antonio Clismo
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:56 am

    O Porto vem de 5 exercícios financeiros muito negativos. É claro que está a passar a pior crise financeira da sua história como clube.

    Têm conseguido escamotear a situação, mas estão a chegar ao limite. A Champions este ano rendeu muito dinheiro e conseguiram equilibrar as contas e esta venda do Militão deve servir para acabarem a época no verde.

    Mas as despesas com salários continuam altíssimas. Casillas, Maxi, Pepe já estão muito para lá dos 30 e não devem render muito mais tempo.

    Herrera, Adrian López e Brahimi não vão renovar e irão sair a custo zero em Junho. Só nestes 3 jogadores o Porto gastou quase 40 milhões de euros, e não vai conseguir lucro algum…

    Os principais activos são Militão (já vendido), Alex Telles (a fazer a pior época desde que está no Porto), Danilo (valia ouro antes da lesão grave que sofreu no ano passado, agora com o passar do tempo e com o acumular de problemas físicos está a desvalorizar).

    Todos os outros, duvido muito que alguma vez o Porto os consiga vender por preços superiores àqueles que os comprou. Óliver Torres (20 mihões de euros) à cabeça.

    Ou seja, na próxima época o Porto vai ter de ir ao mercado buscar meia equipa para entrar directa no 11, sem dinheiro, uma vez que os lucros já têm destino (pagar as despesas e gestão danosa dos últimos anos).

    Num clube que não aposta na formação, tendo jogadores com tanto potencial na equipa B, sabe-se lá o que andam a pensar…

    • GilCardoso
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 5:47 pm

      Sim, a SAD do FC Porto vem de períodos negros no que às finanças diz respeito, e a receita deste ano da Liga dos Campeões é uma lufada de ar fresco. Que aprendam com a situação e que não se torne a repetir (o que muito sinceramente não acredito enquanto alguns parasitas por lá andarem).
      Também concordo que a venda do Militão pelos 50M€ a pronto vão ajudar e muito a cumprir com o orçamento de 2018/2019, para fechar o exercício no positivo.

      Agora, não concordo com as despesas de salários que enumeras. Maxi não vai renovar (penso eu de que), Casillas ganha bem, mas merece cada cêntimo, e o Pepe não veio ganhar assim tanto quanto as pessoas pensam. Em todo o caso, esse também vale bem o salário que ganha.

      Herrera, Adrian e Brahimi não custaram quase 40M€ como dizes, mesmo que contabilizes os salários. Herrera custou 11M, assim como o Ádrian. Brahimi custou 6,5M, e logo de seguida foi vendido 80% do passe à Doyen por 5M. Logo, aqui nem 30M€.

      Acredito ainda que o Herrera renove para ser vendido, à imagem de Fernando quando saiu para o City por 15M€.

      Depois, os principais ativos são Militão, Telles, Felipe e Marega. Penso que os 4 sairão neste verão e por boas quantias. Sendo que, destes 4, apenas Telles não tem substituto já no plantel, visto que o Porto tem Pepe e Mbemba para centrais, e o Aboubakar para ponta de lança.

      Na minha ótica, na próxima época, o FC Porto deve primeiro arranjar um treinador (Luís Castro era bem-vindo de volta), visto que Sérgio Conceição deve sair no fim da época, com ou sem bi-campeonato.
      Depois, subir Diogo Costa para 2º GR e utilizá-lo nas taças.
      DD, temos o Manafá e o João Pedro (e ainda Janko).
      Centrais, os que enumerei em cima, mais Diogo Queirós, Diogo Leite, Osório e Jorge Fernandes (ficar com dois e emprestar os outros dois, de preferência os dois primeiros).
      DE, fazer regressar Rafa Soares, e é necessário ir ao mercado por mais um.
      Médios, Danilo, Loum, Óliver, Sérgio Oliveira, Otávio, Bruno Costa. Aqui tentava contratar um verdadeiro reforço, com entrada direta ao 11.
      Extremos, Corona e Galeno. Ir ao mercado por 2 extremos direitos, visto que Corona e Galeno rendem mais à esquerda.
      Pontas de lança, Aboubakar, Marius?, Fábio Silva a fazer equipa A/B, e ir buscar um goleador.

      No fundo, ir buscar 1 defesa esquerdo, 1 médio, 2 extremos direitos e 1 ponta de lança.

    • AngeloGJ
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 2:01 pm

      Fizeste um bom insight, mas penso que o FCP:
      1. Pode fazer ainda algum dinheiro com os muitos emprestados que tem, nao vai fazer 30M mas pode conseguir um valor proximo disso
      2. Tem tambem Felipe, Marega e Soares como mais valias prontas a rentabilizar.

      E penso que o FCP conseguira vender muitos dos seus jogadores, e tenho comigo que as saidas passarao por:
      vendas: Militao (Real), Telles (Atletico), Marega(West Ham), Soares (China) e/ou Felipe (Marselha) com o FCP a fazer quase 150M mas apenas 90 a entrar realmente nos cofres do clube (como é habitual no FCP).
      custo 0: Maxi, Hernani, Fabiano, Herrera, Brahimi e Adrian Lopez

      O difiicl (so o é dificil porque o FCP tem um scouting fraco, a direccao nao tem visao de Mercado e o treinador é fraco na abordagem ao Mercado) pelas razoes que sabemos sera REFORCAR a equipa, pode haver a tentacao de se pensar que todos os jogadores podem vir do campeonato portugues (ha muita gente portista que sempre se Gloria no facto de que os melhores periodos da historia do FCP foram com jogadores comprados em Portugal), pode haver a tentacao (por parte da direccao principalmente) de presumir que porque SC pos jogadores medianos a render entao basta ir buscar jogadores medianos e que o treinador vai repetir novamente o feito, ou pode haver a tentacao de ir buscar um camiao de jogadores brasileiros (o facto do Director Geral ser o Luis Goncalves leva-me a considerar seriamente que este sera o desfecho no verao) e achar que o FCP é Shaktar e que o FCP joga no campeonato Ucraniano, de qualquer das formas mesmo em modo contencao, com uma boa visao de Mercado, penso ser possivel reforcar esta equipa na proxima epoca basta para isso aproveitar as oportunidades de Mercado que surgirem (coisa que o FCP nao sabe fazer de modo geral).

      Quanto a questao da formacao, nao conheco a formacao do FCP, conheco alguns nomes como o filho do SC (Fransico Conceicao acho), Fabio Silva, Romario Baro (que precisa seriamente de nutricao) e nao conheco mais nenhum com qualidade/potencial inegavel, ha outros nomes com qualidade para serem ja alternativas na equipa A?

      • Francisco Ramos
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 2:53 pm

        Um pouco na continuação do que foi dito por parte do Angelo, acho que é possível efectuar boas vendas sem desfalcar bastante a equipa. Militão vai sair, isso é seguro, e pelo cláusula. Assim como sairá Marega por 20/25M (apesar de não valer este valor, é algo facilmente praticado em Inglaterra). Se conseguirmos mais 15/20 pelo Filipe e Soares ou Aboubakar por 10/20M, estaríamos a falar de cerca de 120M. Contando ainda com os jogadores emprestados, como Sérgio Oliveira, Janko, Ewerthon, Waris e José Sá, que podem ser “facilmente” vendidos, conseguíamos os tais 30M extra. Isto daria para dar bons prémios de assinatura a Herrera, Adrian e Brahimi para estes continuarem, bem como boas renovações a Danilo (com as lesões desvalorizou) e Telles (a sua pior época desde que chegou).
        E o meu plantel não sofreria grandes alterações, sendo constituído por Casillas, Claudio Ramos (dar Vaná e mais 2/3M e emprestar Diogo Costa urgentemente); Manafá e contratação; Pepe, Fábio Cardoso (dar 1/2M e o passe de Jorge Fernandes), Mbemba e Leite (emprestar Diogo Queirós urgentemente); Telles e Rafa (recomprar e dar Osorio em troca); Danilo e Loum; Corona e Otávio; Herrera; Bruno Costa e Oliver; Brahimi e Galeno; Adrian e contratação; Soares/Aboubakar (um deles) e contratação (tem que ser um PL matador). Não se mexeriam muito no plantel e seriam apenas contratações cirúrgicas, conseguindo usar grande parte do valor obtido para abater as nossas dívidas e passar a saldo positivo para a UEFA. De referir que falei em nomes portugueses porque nos faz falta no plantel, tal como era antigamente, nos tempos de Mourinho.
        A questão da formação é uma não questão. Existe um falha gritante de scouting para recrutamento e de training nas camadas jovens através de treinadores qualificados. Basta ver um jogo da B ou dos Juniores para perceber o que estou a dizer. E como não há aposta, os bons fogem dali, infelizmente.

  • Tiago Martins
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:49 am

    Acho que o jogador devia poupar se agora para não correr o risco de problemas físicos atrapalharem o negócio….

    Melhor contratação em Portugal dos últimos anos.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:08 am

    Não será um titular, pois há Ramos e Varane, mas acho que irá jogar muito no Bernabeu. É muito melhor que Nacho e Vallejo.

  • RodolfoTrindade
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:28 am

    Uma pena o Benfica não o ter sacado…

  • Nickles
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:12 am

    Se o Felipe não sai no verão, a dupla de centrais do Porto terá uma média de idades de 33 anos (Felipe e Pepe fazem 30 e 36 anos respectivamente antes do começo da próxima época). Não me lembro de uma dupla de centrais do Porto mais velha que Felipe-Pepe neste século.

    • Francisco Ramos
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:42 am

      Penso que o Filipe também deveria ser vendido. Não é extraordinário, não vai melhorar com o tempo e não é novo. Além de que para líder da defesa, ficaríamos com o Pepe. 15 a 20M seria um negócio maravilhoso e nem é preciso grande investimento que ainda temos Pepe, Mbemba e Leite.

  • Sombras
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:48 am

    50M€ por um central para a próxima década é um saldo nos dias de hoje. Grande aquisição pelo Real! Tenho pena é que não tenha ido já em Janeiro…

  • Mabk
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:47 am

    Um craque, daqueles que toda a gente sabia que o era ainda antes de chegar a Portugal, e que curiosamente chega ao Porto por um preço acessível. Pena ser vedeta, aquela atitude ao passar fora da guarda de honra do Sporting só para dar nas vistas ficou lhe mal, não preciso disso para se destacar.

  • NunoLFC
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:43 am

    Como não surpreende? 6 meses a jogar contra mancos na Liga Portuguesa valoriza um jogador de 4 para 50 milhões? Isso “não surpreende”?

    Uma coisa era estar na formação e ainda não ter sido descoberto, mas este gajo era titular do São Paulo, um dos maiores clubes do Brasil. Querem que eu acredite que o Real Madrid, que tem scouts espalhados pelo Brasil à caça de jogadores promissores como Vinicius e Rodrygo, nunca viu jogos do São Paulo e nunca esteve interessado num jogador que vale 50 milhões e que podia ser adquirido por tuta e meia?

    Surpreende e muito. Ou estava tudo a dormir e só o Porto é que viu jogos do São Paulo e viu que o gajo era bom (e aparentemente nem no São Paulo sabiam disso já que o venderam ao desbarato), ou então se calhar, não sei, ele não é assim tão bom e está só a ser overhyped por alguma razão.

    Mas bom para o Porto, que consegue um encaixe financeiro brutal por um jogador que veio quase a “custo zero”. Se isto for para a frente é um dos melhores negócios da história do Porto, só atrás daquela maravilha que foi o Aly Cissokho, que em 6 meses também passou de valer 100 mil para 15 milhões (e depois foi-se a ver e valia mesmo os 100 mil). Os clubes portugueses têm bom olho para enganar os grandes lá fora.

    • Pipo
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 12:24 pm

      As grandes exibições na Liga dos Campeões também não devem contar para nada… ah pois o Porto tinha um grupo fraquinho!

    • Valter Batista
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:58 am

      Nada disso. O atleta terminava contrato e já tinha feito saber que não iria renovar. O Porto antecipou-se à concorrência porque pagou 10milhões, 4 para o São Paulo mais 6 para o jogador e empresários. E, um pouco à imagem do Ramires quando veio para o Benfica, já vinha com promessa de venda no final da época. O facto de ter jogador a lateral direito não quer dizer nada, pois era dos melhores do Brasil na mesma. E a sua formação sempre foi de central, mas como é um jogador explosivo, forte fisicamente, rápido e com capacidade técnica, foi adaptado com sucesso. Saudações Benfiquistas!

      • johnny balls
        Posted Fevereiro 19, 2019 at 11:55 am

        adaptado com sucesso? deixa muito a desejar nessa posição, não ataca a profundidade e mesmo em termos de posicionamento defensivo está a milhas da qualidade como central mas admito que tem características para render mais a lateral

        • Kacal
          Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:20 pm

          Concordo com o Johnny Balls. Não foi adaptado com sucesso, a LD teve dificuldades e não apresentou nem perto o mesmo nível. Primeiro não tem aquela agilidade necessária e depois mesmo tecnicamente apesar de ser bom, não tinha imprevisibilidade e criatividade necessária. Faltou profundidade no flanco em que jogou sempre.

          • Valter Batista
            Posted Fevereiro 19, 2019 at 1:56 pm

            Obviamente que é melhor central, e toda a sua formação é de central. No entanto, cumpre a lateral, e no futebol moderno um jogador com essas caraterísticas é muito apreciado. Se sempre for para o Real, como espero que sim, quase de certeza que também vai fazer jogos a lateral! Agora claro, na minha opinião também é muito melhor central que lateral! Gostava mesmo de ter uma dupla Militão-Rúben Dias no Glorioso.

            • Kacal
              Posted Fevereiro 19, 2019 at 2:22 pm

              Cumprir é uma coisa, ser acima da média é outra. A central é craque, tem potencial para ser dos melhores do Mundo. A lateral apenas cumpre, mas concordo que é sempre uma mais-valia essa polivalência. De resto, totalmente de acordo sobre o resto. E percebo esse desejo de dupla Rúben Dias – Militão, seria excelente para vocês!

    • paulopinheiro
      Posted Fevereiro 19, 2019 at 10:10 am

      No São Paulo FC, Militão jogava muitas vezes a lateral direito, posição terrena que o desvela com menos brio ao olho público. A recolocação posicional de Militão foi o trunfo que permitiu essa extraordinária valorização do atleta.

  • Francisco Ramos
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:38 am

    Por 50M, faço um lacinho e vou colocá-lo no avião. Óptimo negócio para o Porto, para o jogador já não acredito tanto, pelo menos no imediato, visto que a dupla Varane-Ramos ainda está de pedra e cal. Se ficar mais um ano, também não acredito que ainda vá valorizar mais, tendo em conta a posição que ocupa e o que o Porto pode fazer mais que este ano (oitavos de final da champions). Aproveitava e vendia também o Filipe (penso que um negócio por volta dos 15-20M seria maravilhoso) e ficaria com Pepe, Mbemba, Leite e contratação (apostaria em Fábio Cardoso por 1/2M mais o Jorge Fernandes, e ficavamos com 50% duma futura venda), com o Queirós a rodar um ano numa equipa da primeira.

  • Ryovanni
    Posted Fevereiro 19, 2019 at 9:37 am

    É um centralão, tem sido, na minha opinião, o melhor central do campeonato e a sua saída não surpreende. Com as características que tem, a qualidade que já apresenta e a enorme margem de progressão que tem, acredito que possa vir a tornar-se um central de elite mundial. Quanto ao negócio em si, 50 milhões (valor da cláusula) no imediato é sempre um bom negócio, mas acredito que se tivesse uma cláusula maior daria para “esticar” até aos 60 milhões. Caso se confirme, desejo-lhe muito sucesso, mas ainda há uma época para jogar e espero que não perca o foco.

Deixa um comentário