Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Eleições do Benfica: Vou dizer em quem votava…

Em ninguém…

As eleições no Benfica estão aí à porta e passado estas semanas todas de campanha a conclusão é clara: nenhum candidato reúne as condições necessárias para dar um novo rumo ao clube. Foram muitos os ataques, algumas propostas também, é certo, mas no geral pouco ou nada se aproveitou, sendo que sem serem as frases feitas nenhum mostrou, ou provou, como é que vai contrariar esta inércia do fraquinho, com apenas um campeonato nos últimos 6 anos. E até deixo um pequeno concurso aos leitores para confirmar a minha ideia:

Candidato 1: Será mais do mesmo. Muito investimento, mas sem que isso se traduza em títulos, devido à tendência para o erro, quer na escolha dos treinadores, quer dos reforços avultados e até nas vendas precipitadas;
Candidato 2: O regresso a um passado sombrio, em que o dinheiro era usado de maneira pouco clara e os troféus acabavam por ter asterisco;
Candidato 3: Não ganhou projeção na comunicação social e acabou por mostrar pouco o que podia acrescentar ao clube, apesar de até parecer o mais sóbrio;
Candidato 4: Populismo à antiga;
Candidato 5: Demagogia pura e dura e um discurso que espremido não se aproveita nada. Inclusive fica a ideia que quer muito o tacho e oferecer tachos;
Candidato 6: Uma espécie de Bruno de Carvalho;

Visão do Leitor: Jorge Ribeiro

73 Comentários

  • Neville Longbottom
    Posted Outubro 21, 2025 at 9:55 am

    O problema deve ser meu mas não consegui perceber quem era o candidato 1, o candidato 2, etc. Pelas descrições também não consegui perceber.

    • Novo Aguedense
      Posted Outubro 21, 2025 at 10:01 am

      1 – Rui Costa
      2 – Vieira
      3 – Noronha
      4 – Manteigas
      O resto também não sei!

      SL

      • Gato das Bolas
        Posted Outubro 21, 2025 at 11:29 am

        Acho que o 6 foi colado a JDM. O 4 associei a Cristóvão Carvalho e o 5 a Mayer. Posso estar errado.

  • ManuelFAlbuquerque_
    Posted Outubro 21, 2025 at 9:57 am

    Ganhe quem ganhar acho que daqui a um ano e meio a malta vai pedir eleições outra vez.
    O borderline Benfica é um clube especial, sem dúvida.
    Rui Costa é presidente porque a malta votou nele pelo seu passado como jogador, farão o mesmo com o Bernardo Silva se ele um dia quiser. O problema do Bernardo é que o Rui Costa como joga tinha mais carisma, era um tipo que até os adversários aplaudiam.
    Obviamente ser presidente de um clube exige outras coisas mas hey, malta vota em quem quer.
    Conheço portistas que não querem que o Viera ganhe porque é o tipo que eles mais temem.
    De resto não conheço bem os candidatos, eu talvez, talvez, fosse para o Noronha porque é um gestor reconhecido. Mas bola é bola e comida é comida. Sectores diferentes.
    A malta do borderline que decida eu só assisto.
    Sei que eles parecem gatas com cio à pala do treinador do meu clube, é um barulho do inferno quando os vejo a comentar o United.
    Bons tempos, ainda me lembro de ver o Benfica a não jogar um balão e meia dúzia de mancos a perderem mais tempo a desvalorizar o Jesus na Arábia do que a criticar o que se passava dentro de casa. E agora é ver todos entretidos a dizerem que os nossos jogadores são uma porcaria só para não criticarem o seu querido. Vão dizer o quê? O que diziam dos outros? Não têm calças para isso, mais vale tentarem enxovalhar o United e os atletas. 👖 Pra vocês.
    De facto é um clube muito interessante do ponto de vista mental.

  • MuchoG
    Posted Outubro 21, 2025 at 10:19 am

    O mais importante é tirar quem lá está agora.
    __
    O Benfica está desesperado por um novo começo, mesmo que esse seja mais atribulado. O regime atual transformou completamente a mentalidade/identidade do clube e lavou o cérebro a uma grande secção de adeptos que não conseguem separar o Benfica de certas entidades e estão programados a rejeitar quem vem de fora sempre com as mesmas críticas. “Quer tacho”, “Apareceu do nada”, Novo Vale e Azevedo”, etc.
    __
    Quando temos Rui Costa a justificar o insucesso desportivo com o facto que o Benfica lutou até ao fim pelos troféus, e não ser completamente ridicularizado por isso, está tudo dito. Neste momento no Benfica não faz mal perder. Na minha cabeça RC ainda é o favorito, e depois de um mandato fracassado, continua a basear a sua campanha e pessoa como dirigente no facto que era um jogador querido pelos adeptos. É triste e frustrante.
    __
    E acredito que não seja essa a intenção do Jorge Ribeiro, mas o argumento do “são todos maus” costuma andar de mãos dadas com a vontade de manter o status quo. Mesmo essas definições parecem-me muito fraquinhas e ao não atribuí-las a cada candidato é só uma maneira de se demarcar delas. Por exemplo, acho que João Diogo Manteigas não se insere em nenhuma das opções. Também gostava que o Jorge explicasse o que significa ser uma espécie de Bruno de Carvalho.
    __
    Eu votarei em Noronha Lopes. Não é perfeito, mas é um dos candidatos da mudança, com experiencia de gestão ao mais alto nível, capaz de agregar nomes fortes. Como disse, o importante é limpar este regime de vez, trazer pessoas novas e começar de novo. E se JNL falhar, cá estaremos em 2029 para escolher outro e não andar presos a indivíduos como estamos hoje.

  • Johny45
    Posted Outubro 21, 2025 at 10:29 am

    Na minha ideia será isto:
    Candidato 1: Rui Costa;
    Candidato 2: Luís Filipe Vieira;
    Candidato 3: Mayer (Este é o único que me deixa na duvida para com o Noronha);
    Candidato 4: Cristovão Carvalho;
    Candidato 5: Noronha;
    Candidato 6: Manteigas.

    Algo muito superficial e que não concordo muito pelo que tenho lido.
    O Mayer realmente parece o mais sóbrio mas já veio informações a publico que está ligado ao Vieira (não é preciso mais nada para saber que isto é péssimo e macha qualquer um).

    Depois tem o Manteigas que realmente se vai parecendo ao Bruno (atenção que sem o Bruno o Sporting não era o que é hoje, e não tem o Bryan falhado aquele lance e ainda hoje lá estava), do que vi das entrevista/debates, parece ter egocêntrico e manda um ar de prepotência enorme, sendo que também transmite querer servir o Benfica e querer o seu melhor!

    O Noronha para mim é a grande incógnita pode efetivamente ser uma mudança (e aparenta isso), mas também pode ser mais do mesmo…..

    A ver vamos, uma coisa é certa e o Benfica não pode continuar da mesma maneira que se encontra!!

    • Fireball
      Posted Outubro 21, 2025 at 8:12 pm

      Não acho o Noronha nada demagogo para o meteres como o número 5, esse tem que ser o Cristóvão. Noronha ou é 3 ou 4, porque o Noronha tem um discurso bastante populista (não confundir com agressivo ou demagogo). O discurso do Noronha pode ser visto como populista porque diz o que os adeptos querem ouvir, mas é um discurso sóbrio. O que falta ao Noronha é valorizar-se a ele mesmo. Aposta as fichas todas em mandar abaixo a direção atual quando o grande problema nunca foi tirar votos a Rui Costa. O Rui Costa está na mó de baixo, muita gente, como eu e como o autor do texto, quer mudança, mas não vê uma alternativa óbvia. Noronha devia ter-se focado em garantir esses votos, mostrar que sim, ele é uma solução e tem propostas para tal. Limitar-se a atacar Rui Costa também eu sei fazer no Twitter.

  • Andy Cole
    Posted Outubro 21, 2025 at 10:32 am

    Sou sportinguista, mas tenho acompanhado a campanha eleitoral e parece-me evidente que o João Noronha Lopes é, de longe, o mais preparado para assumir e até me “assusta” o potencial do Benfica nas mãos de alguém que mostra um CV de excelentes capacidades de gestão. Ainda assim, vejo muita desconfiança relativamente a este candidato e não entendo porquê. Nunca existirão candidatos perfeitos, até porque a maioria nunca lá esteve e não se sabe ao certo o que podem fazer num contexto tão específico, mas, se eu fosse benfiquista, não teria muitas dúvidas.

    • pogagnolo
      Posted Outubro 21, 2025 at 11:26 am

      Em resumo, duas razões principais: 1) aversão ao risco (um candidato novo, pode sempre fazer pior; por norma, há quem prefira ficar numa situacão má do que arriscar o que tem em troca de uma melhoria hipotetica); 2) interesses em manter na obscuridade tudo aquilo que aconteceu no clube durante o mandato do LFV, e agora RC (chegando ao ponto de vermos uma encomenda do diretor geral da TVI para denegrir a imagem do Noronha). Acontece o mesmo com o Chega, que acarreta uma porção significativa do tempo de antena e cujos financiadores estão envolvidos em várias iniciativas empresariais, e alguns com participações minoritárias ou históricas em órgãos de comunicação (família Mello e TVI, por ex.).

    • Meu nome é Toni Sylva
      Posted Outubro 21, 2025 at 2:28 pm

      Olha, mas e que preparação tinha o Varandas? Dito de outro modo: quando é que um clube melhorou porque elegeu um ‘grande’ gestor de provas dadas? Os grandes presidentes têm tido outras origens.
      Não, não há candidatos perfeitos. Eu quase concordava com o ‘artigo’ desta página se não fosse, como já comentaram aqui, uma mão cheia de nada. É que mesmo não havendo perfeitos, tem de se escolher alguém. Por mim, era ou o Manteigas ou o Mayer, mas é quase certo que vai ser RC ou NL. Não me importo que ganhe o NL, mas tenho a certeza que é outro Damásio. (Um abraço para o presidente Damásio, que sempre achei honesto e benfiquista.)

      • Andy Cole
        Posted Outubro 21, 2025 at 3:56 pm

        Bom, primeiro, a pergunta deve ser: que clubes elegeram grandes gestores e que tenha corrido mal? Eu não sei, sinceramente, mas não me parece nada um mau atributo para o cargo em questão.

        Quanto ao Varandas: não acho que seja grande presidente. Sei que poderia acabar amanhã um mandato e seria sempre lembrado como um dos melhores de sempre, mas acho que bebeu muito de uma única aposta certeira num treinador de futebol. Para além disso, teve o mérito de se saber rodear das pessoas certas, mas isso não é uma capacidade assim tão inatingível. E, repito: se aquela aposta em Amorim não tivesse corrido como correu, depois de vários tiros ao lado (tanto a nível de treinadores como de jogadores), hoje o presidente seria outro.

        • Meu nome é Toni Sylva
          Posted Outubro 22, 2025 at 3:25 am

          Tens talvez andado distraído? Os vossos viscondes e croquetes tém todos longas carteiras de gestão e em empresas grandes. No Benfica também já tivemos alguns.
          É verdade que o Varandas teve sorte com o Amorim, mas também teve azar antes disso. E segurou o Amorim e deu-lhe condições que no Benfica nunca teria sido possível. A História faz-se do que acontece, não do que esteve quase.
          E rodear-se de pessoas competentes é raro e é difícil, especialmente para quem acha que sabe muito.

  • Manel-Abecasis
    Posted Outubro 21, 2025 at 10:36 am

    Isso do 1 campeonato em 6 anos é falacioso. Toda a gente sabe que o Sporting o ano passado só ganhou o campeonato e a taça por causa dos árbitros. Apelo ao bom senso dos benfiquistas – depois do triplete moral do ano passado, apenas negado por uma campanha de condicionamento constante da arbitragem, não caiam no instinto impulsivo de virar tudo do avesso. É preciso estabilidade! Vota Rui Costa!

  • anjos
    Posted Outubro 21, 2025 at 10:53 am

    A realidade triste e que provavelmente o resultado de hoje vai decidir os votos de muitos cataventos.

  • pogagnolo
    Posted Outubro 21, 2025 at 11:14 am

    Uau, uma mão cheia de nada este texto. Ainda bem que o autor não vota.

    Eu vou votar no Noronha: tem de longe o melhor núcleo. Muito sumariamente, o presidente deve estar rodeado de pessoas capazes e ser ele próprio capaz. Tem um ótimo programa, apesar de discordar da posição dele em relação à centralização dos direitos comerciais da liga (acho que um bom clube precisa de uma boa liga, portanto, se o Benfica quer competir na Europa, tem de começar por ter competição interna). Para mim, devia ser uma escolha fácil.

    • Gato das Bolas
      Posted Outubro 21, 2025 at 11:26 am

      Eu também vou votar Benfica Acima de Tudo.
      Um presidente deve sim rodear-se de pessoas capazes e ser ele próprio capaz. Rui Costa é incapaz, mas podia ter sucesso se se tivesse rodeado de pessoas capazes. Não o fez, pelo contrário, aproveitou as pessoas que já vinham da direção anterior. No caso de JNL, vejo-lhe capacidades e é com bons olhos que vejo a sua equipa. Não vejo a coisa como um D. Sebastião que vem para salvar o Benfica. Isso não existe. O que existe é competência e transparência e é isso que espero dele e que vou exigir dele como seu eleitor.
      É urgente mudar o rumo do clube e acredito que ao dia de hoje JNL é a melhor opção.

    • GabCel
      Posted Outubro 21, 2025 at 2:46 pm

      como bom negociador, mal seria se o Noronha “entregasse as cartas” no que diz respeito aos direitos televisivos. Sendo serio e sensato como me parece ser, penso que esse posicionamento e apenas para valorizar a posiçao negocial… Ate nisso se nota a diferença para o RC que mostra as cartas e ate deixa que joguem por ele.

      • pogagnolo
        Posted Outubro 21, 2025 at 3:48 pm

        Eu percebo a posição dele do ponto de vista eleitoral. Imagina se diz que quer partilhar as receitas – seria um alvo fácil para contra-argumentações populistas. Ia cair mal numa grande parte da massa associativa, que não compreende como a partilha das receitas funciona a favor do Benfica e dos outros clubes, a longo prazo. Mas sim, confio na visão a longo prazo do Noronha, que, enquanto bom gestor, certamente compreende bem melhor a situação que eu.

        • GabCel
          Posted Outubro 22, 2025 at 9:06 am

          ele vendeu a operação toda, na China, do McDonalds, (o maior negocio de sempre da McDonalds) fazer negócios desses é a especialidade dele.

          Aliás, pensando nisso, acho que o qualifica ainda mais para o cargo, nem que fosse um mandato só para resolver a questão dos direitos televisivos.

  • Bruno Cunha
    Posted Outubro 21, 2025 at 11:17 am

    O Manteigas tinha muito apoio entra a malta mais jovem, mas matou-se nestas últimas semanas.

    Começou a atacar JNL mais afincadamente, e perdeu-se um pouco na sua missão que vinha sendo de inovação. Parece até desejar que seja RC a vencer pois sabe que o mais certo é correr mal.
    Para completar a escolha de João Alexandre para Diretor Geral de Operações é muito grave.

    Isto vai a segunda volta quase de certeza, mas cada vez tenho mais certezas que RC vence.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Outubro 21, 2025 at 4:27 pm

      O Manteigas é um arruaceiro populista. Pode ter boas ideias, mas detesto o discurso dele. Tudo contra o Benfica, os árbitros odeiam o Benfica. Um BdC em potência.

  • nolosei
    Posted Outubro 21, 2025 at 11:23 am

    É que SE todos fizéssemos isso, ainda levamos com o regressado e depois vens tu e outros tantos para aqui chorar!.
    SE todos ficam, pelo programa, aquém do que se pretende? concordo.
    SE devemos votar no regressado? JAMAIS, mas nunca nunca nuuuunca mais…devia era ter sido EXPULSO e tinha-se evitado logo isto.
    SE devemos votar no Rui? continuar em quem está lá à anos e agora esteve como presidente e pouco ou não fez e aparenta perceber pouco de liderança?. Foi um enorme jogador, e sendo um enorme Benfiquista o melhor que poderia ter feito era não se recandidatar…!.
    Depois tens quem até confundiu o Nuno Gomes com o Paneira; quem publicou que em Itália o Nuno foi melhor que o Rui (falavam dos jogadores…); quem nem sabe o nome do presidente da UEFA e por ai fora…
    Votar SEMPRE, agora em quem votar assim sim é que é complicado!
    Eu já analisei os projetos do 5 (no regressado nem sequer considerei ou perdi 1 segundo com algo dele) e ouvi as ideias…E sim admito que não é fácil escolher o que – aparenta ser – melhor dos 5.

  • Dad Vader
    Posted Outubro 21, 2025 at 11:24 am

    Isto é como a política nacional. Nenhum é perfeito, mas dentro do que há é escolher, porque não são todos iguais ao contrário do que se quer fazer passar.
    Votar Vieira e Rui Costa, por muito que agora se tenham zangado as comadres, é a continuação do mesmo futuro negro para o Benfica. É continuar com pouca preocupação com o clube e muita preocupação com encher os bolsos.
    Manteigas e Noronha não são perfeitos, mas nota-se a diferença para os demais. Nota-se que têm capacidades para pegar no clube e acima de tudo são benfiquistas sérios.
    Mayer e Cristóvão Carvalho não contam para isto.
    Andamos anos a fio em que os candidatos que apareciam eram Bruno Carvalho, Francisco Benitez, Rui Gomes da Silva, Rui Rangel… ou então nem sequer havia oposição.
    Desde o início do reinado de Vieira, estas são apenas as segundas eleições em que há uma opção de voto viável para a verdadeira mudança, é aproveitar.
    O Sporting mudou e deu-se bem. O Porto mudou e parece estar a dar-se bem. Que mais é preciso para o Benfica mudar?
    P.S. Só uma nota em relação ao texto. Quando se numeram candidatos sem identificar quem são (ainda por cima 4 de 6), fica difícil perceber a quem o autor se está a referir.

  • AndreChaves9
    Posted Outubro 21, 2025 at 11:27 am

    Tudo menos Rui Costa.

  • Antonio Clismo II
    Posted Outubro 21, 2025 at 11:58 am

    Esperava mais informações sobre o Benfica District e o Benfica Campus que é o diamante do Benfica e que tem sido muito maltratado nos últimos anos.

  • Velho do Restelo
    Posted Outubro 21, 2025 at 12:04 pm

    Acho que o Leitor Jorge Ribeiro podia dar-se ao trabalho de nomear os candidatos, principalmente quando os acusa de populismo, demagogia ou de ser “uma espécie de Bruno de Carvalho”.
    Esta falta de frontalidade não lhe fica bem.

  • Veridis Quo
    Posted Outubro 21, 2025 at 12:09 pm

    Fazendo uma visão de fora, o Benfica vem de 25 anos praticamente dominados por Vieira e Rui Costa. Olhando ao que é (ou devia ser) o foco de um grande português, o pecúlio é pobre, mais ainda para o clube com mais títulos, mais adeptos, maior estádio e por aí fora. 25 anos são 25 campeonatos e 25 taças de portugal em disputa. Nesses 50, o Benfica ganhou 11. E diria que em praticamente metade desses 25 anos, o Benfica foi o clube com maiores condições financeiras. O Sporting teve 25 anos pouco ganhadores, teve situações financeiras miseráveis (a ponto de vender para pagar salários), teve a questão da academia e nesses 50 títulos em disputa também ganhou 11.
    Acho que diz bem da incompetência que reinou no Benfica, sendo que o expoente máximo disso, sobretudo, é todo o período a seguir ao tetra, dada a posição que o Benfica tinha, o Porto intervencionado e um Sporting a sair de BdC e a ter Alcochete.
    Se fosse benfiquista, diria que era impensável sequer considerar o Rui Costa. Não se vê nada ali, para além de falta de preparação, perfil e competências para o cargo.
    O Noronha e a equipa que tem parece-me a melhor solução, tal como AVB me parecia a melhor solução nas últimas do Porto. Vieira, Mayer e o Carvalho à partida seriam cartas fora do baralho.
    O Manteigas acho que mais tarde ou mais cedo vai ser presidente do Benfica, parece ter isso como missão de vida e duvido que pare até lá chegar. Aquela postura de mauzão, superioridade e arrogância passivo-agressiva tem tiques de BdC, tem. Não tenho grande conhecimento da equipa e até pode ser um tipo competente e preparado, mas diria que pela juventude e personalidade, apanhar-se com um cargo destes… não me surpreenderia algum descontrolo.

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 21, 2025 at 12:29 pm

    Tendo em conta que Mayer e Cristóvão terão uma votação residual, o grosso dos votos será a dividir pelos outros 4.

    E aqui tudo se torna simples, como já era simples nos últimos dois atos eleitorais.

    Os únicos dois candidatos que representam a mudança que o Benfica precisa, são Noronha e Manteigas.

    O resto é mais do mesmo.

    Não é difícil, mas a mudança custa a muita gente…

  • Uzzinhoo
    Posted Outubro 21, 2025 at 12:57 pm

    Esta malta engole mesmo a narrativa toda que o Orelhas e o Incompetente querem passar. Para eles, o Manteigas é o Bruno de Carvalho e o Noronha só quer tachos. No fim, ficam lá os mesmos de sempre.
    Como vi ontem, a nação benfiquista só precisa de 3 ou 4 jogos para avaliar um jogador; para avaliar um presidente, 20 anos não chegam.

  • DNowitzki
    Posted Outubro 21, 2025 at 12:58 pm

    Pois eu digo já ao que venho: a não ser que aconteça algo extraordinário ou que me provem as ligações ao Vieira, vou votar Mayer.
    *
    Manteigas não me convence; Noronha está rodeado de malta que me desagrada, como Araújo Pereira (que conheço, tenho livros assinados por ele, tive-o em grande consideração, mas tudo isso se perdeu nos últimos anos); Costa e Vieira nem pensar (se nunca votei neles, não seria agora que o faria); o outro não conta.

    • El Bandido
      Posted Outubro 21, 2025 at 1:43 pm

      Consigo entender o voto, mas creio que isso acaba por fazer com que “decidam por ti”… Já se sabe que o Mayer não vai vencer, não será preferível escolher o “menos mau” dos principais candidatos?

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Outubro 21, 2025 at 2:19 pm

        Para isso há a segunda volta. Se o riso é que elejam logo à primeira um dos que não servem, então paciência.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Outubro 21, 2025 at 4:19 pm

        Até aqui há a lenga lenga do voto útil? Cada um vota no que acha melhor. A pensar assim nunca se mudaria nada.

    • chuta dai
      Posted Outubro 21, 2025 at 2:10 pm

      O Araújo é apenas um simpatizante do candidato Noronha. Não vai ter nenhum cargo no clube. Tu gostas de todos os simpatizantes do Mayer? É isso? Por favor, um gajo que se acha tão superior e vens com um argumento desses? Roça o patético…

      • Valentes Transmontanos
        Posted Outubro 21, 2025 at 4:18 pm

        Não percebi a lógica. Se o André Ventura (benfiquista) disser que vota no Mayer então também não se pode votar no Mayer? Não tem grande lógica.
        _
        Eu se fosse sócio votaria no Noronha, não porque o ache alguma coisa de especial mas porque considero estar rodeado de uma equipa, que é o mais importante. Um pouco como o Varandas. Podem não ser grandes oradores, mas o que importa é gerir bem o clube e depois ter pessoas competentes em cada cargo. O melhor Benfica de LFV foi assim, quando admitiu que não percebia nada de futebol e arranjou quem percebesse. Depois quis ser o Rei Sol e estragou tudo.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Outubro 21, 2025 at 4:22 pm

        rodeado de uma boa equipa*

      • DNowitzki
        Posted Outubro 21, 2025 at 5:36 pm

        Não gosto da «entourage» do Noronha. Dei apenas um exemplo, o de alguém que toda a gente conhece. Além disso, como diria alguém também conhecido na praça, no palco olhemos para as zonas na penumbra, não para os holofotes. Só isso. Teria votado Noronha há quatro anos; aliás, até no Mickey, mas não compareceu… com todo o direito a isso.
        Quanto a argumentos e patético, vou votar Mayer, obviamente, não por causa do Araújo Pereira ou do Ascensão, mas porque prefiro a proposta do primeiro.

    • PbNm1983
      Posted Outubro 21, 2025 at 4:07 pm

      Gostava de saber pq o Araújo Pereira é motivo para não apoiar um candidato. Que eu saiba ele não vai ter nenhum cargo no clube ou na SAD. E qual é o motivo da desilusão? Estou curioso.

    • Gato das Bolas
      Posted Outubro 22, 2025 at 8:28 am

      Sabes que o RAP é só apoiante de JNL? Não tem qualquer tipo de cargo.

  • Joga_Bonito
    Posted Outubro 21, 2025 at 1:18 pm

    Artigo sem lógica. É preciso remover quem lá está e há opções. É o típico paleio do “querias um novo Vale e Aexevedo”

  • Joga_Bonito
    Posted Outubro 21, 2025 at 1:30 pm

    (ficou cortado)

    que nos vende “querias um novo Vale e Azevedo”, impingindo sempre o medo da mudança porque pode aí vir pior. Por essa lógica mantem-se um jogador a enterrar todos os jogos porque pode aí vir um cepo ainda pior.
    Há níveis mínimos exigíveis que se cobram a um presidente do Benfica e nem RC nem LFV cumprem os mínimos e ficam até bem abaixo. RUA!

    Por fim, eu votarei em Manteigas na primeira volta e a haver uma segunda, voltarei em qualquer um menos RC ou LFV, conquanto não acredite que Vieira passe fique sequer em terceiro nos votos.

    Como eu acho que ficarão as eleições na primeira volta:
    1º Noronha Lopes (40-30%)
    2º Rui Costa (15-20%)
    3º Manteigas (7-20%)
    4º Vieira (5-10%)
    5 º Mayer (3-7%)
    6º Cristóvão Carvalho (0.5-2%)

    Noronha tem contra si anti-corpos mas ganhou pontos nas entrevistas e o mesmo se pode dizer de Manteigas que se mantém firme e de Mayer. Este último até tem um bom projecto e esteve muito bem nas entrevistas que deu, sobretudo em podcasts benfiquistas, mas tem contra si algumas suspeitas de ligações com Vieira que geram dúvidas sobre se será ou candidatura espontânea ou um cavalo de Tróia. Contudo, dar-lhe-ei o benefício da dúvida numa segunda volta se for ele o candidato contra RC e Vieira. Estes dois últimos são só ridículos que apenas têm como votos dos velhos assustados que votaram no Vale e Azevedo e agora vão ter medo de mudar para o resto da vida e por isso vêm sempre com o espantalho do “oportunista e aventureiro” e vão votar em que tem experiência, ou seja em quem lá esteve 2 anos a assinar tudo sem dar conta de nada…

    Cristóvão Carvalho é só mesmo querer visibilidade à pala das eleições, não tem dimensão alguma…

    • _Mushy_
      Posted Outubro 21, 2025 at 6:54 pm

      No ponto que anda o Benfica, Manteigas é sem dúvida a melhor escolha…
      Para a novela mexicana que andam a realizar não haveria melhor realizador para continuar as novelas e o populismo barato que povinho gosta…
      Levantar poeira e berrar aos 4 ventos contra tudo e contra todos é disto que o povo gosta.

      • Joga_Bonito
        Posted Outubro 21, 2025 at 9:32 pm

        Mais um comentário ridículo e sem conteúdo algum como é costume, o anormal é haver algo de releva aqui. Quem faz populismo barato não é Manteigas, olha mas é para ti que vês quem faz populismo e comunicados incendiários…

  • Rosso
    Posted Outubro 21, 2025 at 2:12 pm

    Esta coisa de não nomearem as pessoas com estas acusações veladas…têm algum problema em chamar os bois pelos nomes? Irra!
    Em todo o caso, sei quem não quero: o presente e o passado. O presente é Rui Costa. Ainda lhe dei o benefício da dúvida, mas hoje confirma-se que não tem competência para o cargo.
    O passado é LFV. É verdade que reergueu um clube em ruínas, mas aproveitou-se do SLB para os seus negócios e os últimos anos foram maus até do ponto de vista desportivo. Que fique longe.

    O que tem mais possibilidades de ganhar e a melhor equipa é Noronha Lopes. Ainda por cima, tem sofrido insultos absurdos como “é outro Valee e Azevedo”, como se não fosse apoiado por Luís Tadeu e Vilarinho, de cuja equipa fazia parte. Espero sinceramente que ganhe, psra trazer ar renovado. Se não correr bem, daqui a quatro anos há eleições novamente.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Outubro 21, 2025 at 2:16 pm

    Quando se fala de gestão estão-se a misturar coisas. Uma, que é a única que conta habitualmente, é o sucesso financeiro. Mas a que conta para aqui é o sucesso desportivo honesto, e essa não existe no mundo empresarial. E o problema do Benfica não é financeiro, é desportivo.

    Nada me diz que o homem que soube gerir bem a McDomald’s – ou seja, aumentar os lucros ao mesmo tempo que baixa os custos de ingredientes e mão-de-obra – tem alguma coisa a oferecer em termos desportivos. A ida até Manchester mostrou bem que não entende nada do assunto. Honestamente, parece-me tão à nora como o presidente actual, por quem tenho a maior estima mas não acredito que consiga fazer melhor do que até agora.

    Sobram o Mayer e o Manteigas, mas infelizmente não vejo nenhum dos dois a ir à segunda volta. O Cristóvão não é para levar a sério e o bigodes tem comprovadas capacidades mas é tóxico.

    • pogagnolo
      Posted Outubro 21, 2025 at 3:51 pm

      O problema do Benfica também é financeiro. Já leste os relatórios de contas? O Noronha e o Manteigas já alertaram para os riscos a longo prazo do modelo financeiro atual do Benfica. Não fosse o Mundial de Clubes e a Champions, estávamos no negativo. Não podemos só depender destas competições. Uma ida a Manchester não demonstra absolutamente nada acerca das capacidades de gestão de alguém.

      • Meu nome é Toni Sylva
        Posted Outubro 22, 2025 at 3:30 am

        Não disse que as finanças estavam espectaculares, disse que não são o problema do Benfica. Vendemos às centenas de milhões e o dinheiro nunca falta. Pode ser tudo um castelo de cartas, mas isso não é o problema de que todos
        se queixam. Queixam-se, sim, de não jogarmos à bola.
        E insisto que gerir bem uma cadeia de fast food é uma competência muito distinta de gerir bem um clube que quer ganhar.
        A ida a Manchester está a meio caminho entre populismo e embaraço. Não há salvação possível para esse episódio.

        • Petrol
          Posted Outubro 22, 2025 at 8:44 am

          Gerir bem uma cadeia de fast food é uma competência muito distinta de gerir bem um clube que quer ganhar, da mesma forma que dar uns toques numa bola não significa ser um bom presidente. E esse presidente já teve 4 anos medíocres. Será mesmo que alguém que teve bastante sucesso no mundo empresarial, com uma lista tão rica, não faria melhor?

          • Meu nome é Toni Sylva
            Posted Outubro 23, 2025 at 1:40 pm

            Lá tens, seria de pensar que o Rui Costa, pelo que fazia dentro de campo como jogador, soubesse orientar bem o clube desportivamente, e onde poderia falhar seria na gestão propriamente dita. No entanto, já demonstrou que não é assim. Ser um grande jogador não o ajudou a escolher scouting nem treinadores, nem a gerir a pressão dos adeptos.
            Voltando ao Noronha, saber maximizar receitas e minimizar lucros pode ser muito meritório (depende de não comprometer outros factores), mas não o torna mais apto para ter sucesso desportivo. Também não o torna menos apto, mas quem é muito bom numa coisa não costuma ser especialista noutras.
            Eu gostava de estar confiante com alguma das candidaturas, mas não estou, que é que querem? Que não diga nada para não atrapalhar?
            O Manteigas parece-me ter o ânimo certo (não concordo nada que seja um bdc) e o Mayer parece-me ser do tipo de falar calmamente mas sabendo o que diz. Não sei se se conseguem rodear das pessoas certas, mas isso o Rui Costa também não e a equipa do Noronha não me inspira confiança. Peço desculpa.

        • pogagnolo
          Posted Outubro 22, 2025 at 9:15 am

          Não tens noção: o Benfica vende cada vez menos jogadores como fazia antes, por valores acima de 40-50M, porque parou de desenvolver jogadores que ou saíam da formação, ou chegavam com 19-21 anos, para serem trabalhados. O scouting está péssimo, e andamos a deixar passar Gyokeres e Froholds aos rivais para comprar entulho como Cabrais ou Rios, que já chegam tarde para dar retorno financeiro. É uma política desportiva e financeira sem senso nenhum. O dinheiro das vendas també vai acabar por secar por este andar. Já ouviste falar na Hot Hand Fallacy – é precisamente o que estás a fazer – achar que porque fomos bons a vender no passado, vamos continuar a sê-lo sem razão aparente. Não vamos, porque o poço vai secar.

          Mesmo que seja uma cadeia de fast food, é uma das maiores do mundo, e há paralelos no aspeto da gestão empresarial. E ele soube rodear-se de pessoas que têm essas competências, ao contrário do Rui Banana.
          E desculpa, ir ver um jogo a Manchester não é um ato populista.

  • Buddah
    Posted Outubro 21, 2025 at 2:24 pm

    Vou deixar de pagar cotas a partir de dia 25, vença quem vencer.

    • Manel-Abecasis
      Posted Outubro 21, 2025 at 3:35 pm

      Essa decisão faz me alguma confusão. Como queres fazer oposição a uma direção com a qual não concordas se não pagares quotas?

    • Red Onion
      Posted Outubro 22, 2025 at 9:22 am

      Gosto muito de cotas (MILFs), mas gosto pouco de pagar quotas.

  • Zamorano
    Posted Outubro 21, 2025 at 4:27 pm

    Provavelmente o texto mais pobre da história do VM.
    Quanto às eleições, destes candidatos só Noronha é válido. O resto é paisagem.

  • Xtremoxxx
    Posted Outubro 21, 2025 at 5:00 pm

    Voto Rui Costa!
    Não quero alguém que não conhece e não percebe de futebol como JNL!
    O resto não conta…

    • Fireball
      Posted Outubro 21, 2025 at 7:57 pm

      O Benfica é muito mais que um clube de futebol. O presidente não tem que perceber de futebol, tem é que saber rodear-se de quem perceba. O atual presidente percebe bastante de futebol e deu no que deu.

      • Petrol
        Posted Outubro 22, 2025 at 8:42 am

        Isto. É assim que funciona nas empresas de sucesso e é assim que tem de funcionar no futebol. Também podemos dizer que JNL percebe de gestão. O que Rui Costa percebe de gestão? Puxando um exemplo dos rivais, o que Varandas percebe de futebol? E a verdade é que o Sporting está como já não estava à muitos anos.

      • Xtremoxxx
        Posted Outubro 22, 2025 at 8:49 am

        E tem razão no que diz amigo!
        Eu penso que RC tem é que rodear-se das pessoas certas e não os incompetentes que por lá têm andado!
        Mas não consigo ver as outras candidaturas com elementos assim.

        • pogagnolo
          Posted Outubro 22, 2025 at 10:37 am

          Então é porque não leste uma única linha dos programas dos demais candidatos – como é que consegues admitir que o Rui COsta não está rodeado pelas pessoas certas e ainda escolhes votar nas pessoas incorretas? É de uma burreza impressionante. Sobretudo quando tens pessoas com melhores currículos, quer a nível de futebol, quer de gestão, em listas como a do Noronha (por exemplo, tem elementos que ajudaram Nottingham Forest a voltar e a consolidar-se na Premier League).

    • GabCel
      Posted Outubro 22, 2025 at 9:29 am

      note-se perfeitamente o que ele percebe.

  • Fireball
    Posted Outubro 21, 2025 at 7:53 pm

    Eu não consigo votar Noronha porque a campanha dele é igual a de 2020. Está o tempo todo a atacar a direção atual. O que é válido, e tem toda a razão, mas o problema é que eu não preciso que me convençam que o Rui Costa e o Vieira não são bons. Eu já sei disso. A última vez que votei neles foi em 2012, já lá vão 13 anos. Não preciso que o D. Noronha Sebastião me diga isso. O que eu preciso é que o Noronha me diga porquê que é melhor que eles. E “não sou eles”, lamento, não é argumento. Como não apresentou mais nada, não consigo dar-lhe um voto.

    • Mantorras
      Posted Outubro 22, 2025 at 6:26 am

      Le antes de assinar.
      PS: dizer que alguem com equipa apresentada e projecto (sim, o projecto esta disponivel para quem quiser ler), que é o que esta direccao actual nao teve nunca, um raio dum projecto, nao apresentou um argumento… é brincadeira.

  • Mantorras
    Posted Outubro 22, 2025 at 6:24 am

    Noronha de muito longe.
    Antes da campanha teria duvidas, mas agora tenho isso bem claro.

  • Antonio Clismo II
    Posted Outubro 22, 2025 at 10:28 am

    O clube que diz que tem 400 mil sócios vamos ver qual será a taxa de abstenção… Quero ver realmente quantos sócios vão exercer o seu direito de voto.
    .
    Acho até cómico alguém escolher ser sócio de um clube que anda sempre de mãos dadas com o crime e de onde desaparecem 1000 milhões de euros em 10 anos e ninguém pergunta porquê…

Deixa um comentário