Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Em Barcelona nasceu, em Barcelona morreu?

Não é todos os dias que assistimos a eventos históricos. O Barcelona-Bayern, da meia-final da Champions, foi um deles. Como um Holanda-Brasil de 74, como um Milan-Barcelona de 94, como um Barcelona-United de 2011, como um Brasil-Italia de 82. Jogos onde duas ideologias chocam.
O Barcelona voltou a ter uma acção muito criticada ultimamente: procurou rapidamente a profundidade, renegando o jogo de posse exacerbado. Mas não foi por aí que tornaram o jogo espectacular.  Neste encontro o que resultou melhor, foi a forma como enfrentaram a estratégia de Guardiola. Aliás, foi a primeira vez na historia do futebol que alguém usou a melhor forma de contrariar o tiki-taka… e quem diria que seria o Barcelona! E como defrontar da forma mais competente o tiki-taka? Não é usando um autocarro e tentando paridas transições como alguns sugerem. Também não é fazendo pressão alta enquanto a bola anda ali a rondar a área dos de Guardiola, alternando isso com outros períodos de bloco compacto e mais recuado assim que os de Guardi ultrapassam a primeira linha de pressão. É preciso sair da caixinha. É preciso contrariar tudo o que o futebol nos ensinou até hoje. Isso é necessário, porque é isso que o tiki-taka faz. É uma estrategia que vai contra tudo o que vem nos livros. E foi por essa criatividade inaudita que tão bem resultou durante todos estes anos.

Uma das “regras” do futebol é que há que aproveitar rapidamente os momentos de desorganização defensiva do adversário. E é para cumprir certo? Errado! O tiki-taka recusa isso. Guardiola prefere que a equipa adversária se organize, voltem todos às suas posições para poder a sua equipa também organizar-se com bola, para ter a inacreditável reacção à perda que têm. Todos para as suas posições como se a cada jogada se iniciasse um jogo de xadrez e Guardiola partisse sempre com as brancas para tentar uma abertura programada. Só que ao contrario do xadrez, inicia-se tudo no meio campo adversário. O objectivo de Guardiola quando sofre pressão alta, é levar a bola até ao meio campo adversário, sair bem dessa pressão, e depois ESPERAR que todos recuem e os seus avancem para o meio campo adversário, para iniciar todo o moroso processo de abrir espaços, especular entrando e saindo das zonas de pressão com passes verticais, afundando o adversário nos últimos 30 metros. Afundando-o física e psicologicamente. Um desgaste enorme. Estes quando recuperam a bola, têm os colegas todos enfiados nesses últimos 30 metros e estão tão ansiosos e desgastados quando finalmente têm bola, que bloqueiam. Os de Guardiola lançam de imediato a matilha de cães para recuperar em poucos segundos a bola e iniciar tudo de novo. O tiki-taka só foi possível por esta “obrigatoriedade “de defender com um bloco compacto e de ter a equipa toda atrás da linha da bola. Víamos Xavi, maior cérebro do tiki-taka, no meio campo, após ultrapassada a primeira linha de pressão, a rodar sobre si mesmo com bola sem avançar um metro que fosse, umas 3 ou 4 vezes se fosse preciso, aguardando que o adversário recuasse. Era algo padronizado. E o que aconteceu neste Barcelona-Bayern foi histórico, mas muitos não vão entender. Também não tenho certezas sobre o mérito de Luis Enrique. Poderá ter sido algo casual, tendo em conta as características dos jogadores. Mas o que vimos foi um Barcelona a NÃO RECUAR mesmo depois de ultrapassada a primeira linha de pressão. Mantinham na maioria das vezes, 3 à frente da linha da bola. Assim nunca afundaram no terreno.  Era tão deliberado para os de Munique que havia espaço e mais espaço depois de ultrapassada a linha que eram quase obrigados a tentar aproveitar esse espaço. E assim o jogo ficou partido, estendido, num ritmo louco o que acabou por prejudicar a equipa com menos talento e prejudicará sempre uma equipa de Guardiola. 
É forçar os de Guardi a irem mais rapidamente para a frente. Defender em igualdade ou em desvantagem numérica se necessário, mas o essencial é não permitir que se instalem no nosso meio campo. É mostrar-lhes espaço e mais espaço, para os obrigar a atacar rapidamente. Na cabeça deles poderá estar “eu não devia fazer isto, mas, mas, mas, olha aqui uma via aberta para a baliza! Tenho de ir!” Retirá-los da sua zona de conforto. Evitar padrões. Aumentar a aleatoriedade. Partir o jogo. Um grande risco, mas sempre menor do que deixar que nos afundem nos últimos metros de terreno. E depois quando recuperada a bola será sempre mais fácil sair a jogar e usufruir também de muito espaço. E claro, é fundamental haver talento individual na frente para jogar um jogo partido. O curioso é que o tiki-taka, o jogo de posse por posse, o jogo que procura baixar o ritmo, o jogo que ameaçou o futebol moderno com a perspectiva de um futuro de uma monotonia sem paralelo retirando-lhe grande parte do factor emoção, o defender com bola, o tiki-takanaccio, poderá na verdade dar origem a um recuo ideológico e a resgatar outros tempos onde o espaço era fundamental. Evidentemente que se continuará a usar a linha defensiva o mais subida possível, tanto a atacar como a defender, mas presumo que poderemos ter mais equipas a não obrigar os avançados a irem roer os calcanhares do adversário até às imediações da própria área. Para bem do futebol.  E claro, também é igualmente importante o insucesso do guru, para evitar a proliferação dos plagiadores de Guardiola.
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): João Santos

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Maio 7, 2015 at 11:44 pm

    Excelente texto

    Panoramix

  • Anónimo
    Posted Maio 7, 2015 at 7:51 pm

    Compreendo que o jogo tenha sido importante, mas daí a ser comparável ao Brasil-Itália de 82, ao Milan-Barcelona de 94 é difícil…

    Erwin SS

  • Léxico Yxxy
    Posted Maio 7, 2015 at 6:49 pm

    Ancelotti fez isso o ano passa nas meias da champions.
    Além disso, caso tenha sido propositada, esta tactica seria suicida na existencia de ribery e robben em campo

    • Léxico Yxxy
      Posted Maio 7, 2015 at 11:11 pm

      Não me parece que o luis enrique tenha feito isso tendo como objetivo contrariar o tiki-taka, as mais como um factor que permitisse ao Barcelona manter a sua personalidade.
      Mas acabou por consegui-lo, tendo o jogo partido Messi teve espaço e pronto, a verdade também é essa.
      Mas excelente ponto de vista joao!

    • joao santos
      Posted Maio 7, 2015 at 8:57 pm

      Não foi o mesmo na minha opinião. O Real Madrid na primeira mão cedeu ao sufoco do tiki-taka. Na segunda mão, fruto do desenvolvimento do resultado, o Bayern esmoreceu. A equipa não cedeu tantos espaços ao Bayern como o Barcelona fez deliberadamente(lá está, pareceu-me que foi deliberado). A unica semelhança foi que raramente recuavam todos para trás da linha da bola, mas não deixaram 3 à frente com tanta frequência como ontem!

  • Paulo Duarte Miguel
    Posted Maio 7, 2015 at 6:39 pm

    Nem tudo o que é jogo de posse é tiki-taka. Assimilem esta ideia, por favor.

    O Bayern perde por ter piores executantes em campo. Ponto. Não concordo em nada com a análise táctica romancista presente neste artigo. Um futebol assente em posse como o de Guardiola e não ter nenhum abre-latas no campo é complicado. Por outro lado, Messi é Messi… Fenomenal!

    Cumprimentos

  • Paixao_Verde
    Posted Maio 7, 2015 at 5:34 pm

    Boa escrita e analise do jogo. Muito interessante ver as diferentes perspectivas nos comentarios o que mostra que o texto tambem e provocador, o que e optimo num blog como o VM.

    Agora ha uma parte que me incomoda (mais do que concordar com a analise que acho bastante boa) que tem a ver com o facto de dizer que e a primeira vez na historia que uma equipa encontrou uma forma de contrariar o tika-taka, o que discordo plenamente.

    Vejamos:
    – Quando se quer contrariar a tactica adversaria tem que se olhar ao plantel e ver o que e possivel fazer com os jogadores que se tem. Que eu saiba o Mourinho ganhou um campenato pelo Real contra o tika-taka ao seu mais alto nivel.
    – Alem disso viu-se que o Mourinho usava bem o contra-ataque para quebrar com o tika-taka e resultou durante um periodo de tempo.
    – O Barcelona levou do Bayern Munique uma sova ha 2 anos (penso eu) onde o Bayern quebrou o tika-taka tambem, jogando de forma rapida e ataque continuo.

    Por isso ja houve jogos em que o tika-taka foi quebrado. E tambem, o Bayern pratica mesmo o tika-taka? Pelo jogo de ontem nao me pareceu, ate porque a posse de bola foi bastante repartida (alguma vantagem no final para o Bayern), mas de forma geral ambos tiveram bastante bola.

    Bom, acho que o tika-taka ja foi quebrado antes e este e um jogo unico, pelo que nao se pode dizer que a tactica vai resultar novamente em Munique…

  • João Lemos
    Posted Maio 7, 2015 at 5:26 pm

    Embora seja interessante de ler, discordo completamente do texto. Chama-se Messi a chave para o jogo, não qualquer confronto táctico ou nova era do que quer que seja.

  • Anónimo
    Posted Maio 7, 2015 at 5:25 pm

    Excelenteanálise ao jogo e parabéns pelo texto muito bem escrito… No entanto penso que lhe faltou ter em conta uma questão muito importante, em virtude das lesões o bayern foi obrigado a jogar apenas com dois elementos mais avançados, e dos medios apenas thiago tem caracteristicas de chegar a frente. Isto permitiu que o barcelona tivesse sempre superioridade a quando da fase odesiva do bayern, se robben e ribery estivessem disponiveis ( ou pelo menos um deles) o barcelona seria obrigado a defender em toda a largura do campo pribcipalmebte porque os laterais do bayern têm caracteristicas muito ofensivas. Se isto acontecesse penso que os 4 defesas e 3 medios do barça não seriam suficuentes para travar os 3 avancados, 2 laterais e eventuais subidas dos medios do bayern.
    Há ainda que contar com a qualidade individual dos avancados do barcelona, uma equipa com avancados de menor qualidade permitiria ao bayern deixar apenas 3/4 jogadores mais rwcuados e assim envolver mais gente no processo ofensivo.
    Acho que a estrategia resultou mas penso que dificimebte sera replicada por outra equipa noutras circunstancias. De qualquer das formas concordo que esta será uma melhor estrategia do que descer as linhas e esperar pelo sufoco.
    Desculpem o post tão longo, cumprimentos.

    João M

  • Anónimo
    Posted Maio 7, 2015 at 5:06 pm

    A escrita é bastante boa, mas não concordo com o conteúdo. Não acho que o jogo tenha sido ganho tacticamente pelo Barça. Termos caros são porreiros, e realmente até poderia complementar o teu texto dizendo algo do género: "A filosofia táctico-paradigmático-posicional assaz imprevisível seguida por Luis Enrique, aliado à nefasta conjuntura que afecta os pupilos de Guardiola, deu azo a uma densidade populacional em campo deveras inesperada, que privilegiou jogadores de tipologia latifundiária, semelhante à que tridente de ataque blaugrana possui".

    Mas acho que não, acho que neste caso o jogo foi mesmo ganho pelo melhor jogador de sempre e foi mesmo só isso. Simples.

    Fora de brincadeiras, parabéns pela escrita e pela opinião.

    MNS

    • EPC
      Posted Maio 7, 2015 at 5:50 pm

      Eu acho que a escrita é simples sem artificios literarios. Ou seja, acho o inverso. Escrita comum, mas de conteudo muito interessante.

  • Anónimo
    Posted Maio 7, 2015 at 4:59 pm

    Consegui entender a estratégia escrita em palavras. Muito bem feito porque autonomamente não chegaria lá por falta de capacidade neuronial futebolisticamente falando.
    Ora, concordando com quase todo o texto não posso concordar com um pormenor e o escritor deste post também o sabe: E se houvesse Robben e Ribery. A dupla lateral atacante de R ao quadrado, aquando da vantagem numérica que teve por vezes ontem no ataque, será que facilitaria assim tanto? (recordo-me que Robben em ala, no 1vs1 é lendário/mágico e Ribery também se pode considerar top mundial nesse contexto). Ora isto faria consequentemente que as probabilidades de assistências, tanto para Muller como Lewandowski, e também quem pudesse inclusivamente aparecer num espaço de 20m junto à Baliza Blaugrana fossem notoriamente mais elevadas e certamente que o Bayern ao fazer 0 remates à baliza, sendo 8 ao lado, pecou por eficácia mas a eficácia finalizadora sobe muito quando a eficácia a assitir é também ela elevadíssima. Creio mesmo que o Bayern depende e muito destes 2 monstros que não têm jogado ultimamente e ao longo dos anos (Robben) tem tido lesões q.b. graves!
    Resultado justo mas quero acreditar nas minhas preces. 11 vs 11 o resultado poderia ser o oposto (pois qualquer equipa, tendo tiki-taka ou não, vai emocionalmente abaixo quando leva 1 golo primeiro em casa numa meia final da LC). Não sei se poderemos ter este ano mais Robben e Ribery mas creio que não. É uma pena para o futebol..porque assim dizem todos que Messi é o único de outro mundo quando os maiores craques Bávaros não jogam jogos destes.

    Tomás

  • Diogo F
    Posted Maio 7, 2015 at 4:51 pm

    Na minha opinião esta teoria vem por agua abaixo, a partir do momento em que adicionamos Alaba, Ribery, e Robben à equação, já para não falar de outros como Javi Martinez que dariam uma maior consistência defensiva ao Bayern. Com este trio que referi em campo, seria uma boa estratégia da parte do barcelona dar-lhes "espaço e mais espaço, para os obrigar a atacar rapidamente"!? Quanto a mim parece-me suícidio pois são os 3 jogadores rapidissimos com bola em progressão e com grande poder de decisão, sendo que Robben e Ribery têm andado pelo top 5 mundial nos ultimos anos.
    O que eu acho que se passou neste caso, foi que as lesões desiquilibraram claramente esta eliminatória e desvirtuaram a mesma. O que seria do Barça, sem Messi, Iniesta, e Neymar, nesta eliminatória?
    O Guardiola não conseguiu aplicar a sua estratégia de jogo em todo o seu esplendor, e acho que talvez até consternado com a situação, tentou apenas limitar as ações do Barça, e tentar levar a eliminatória para a Alemanha, tanto assim que a seguir ao primeiro golo, a equipa toda veio por aí abaixo.

  • Wonderkid
    Posted Maio 7, 2015 at 4:50 pm

    Fantástico artigo e fantástica leitura táctica! Parabéns! ;)

  • Pedro
    Posted Maio 7, 2015 at 4:46 pm

    Ver o Bayern de 2013 no camp nou e o de agora e pensar: o que faz uma equipa de medicos incompetentes.

  • Rodrigo
    Posted Maio 7, 2015 at 4:35 pm

    Texto muito bom, João. Parabéns. Quanto ao conteúdo em si, digo apenas que irei rever o jogo para ter uma clareza ainda maior em relaçao ao que se passou em campo. Ainda assim, faltaram varias coisas que sao habituais no Bayern, nomeadamente a pressao coordenada. As lacunas na organizaçao defensiva sao manifestamente defensivas, sendo que quem tem um trio de ataque com Messi, Neymar e Suarez pode explorar esse factor melhor do que qualquer outro.

  • Anónimo
    Posted Maio 7, 2015 at 4:34 pm

    Análise mais romântica do que real. Mas faz falta ler outras visões.

    Na minha opinião, Guardiola perdeu o jogo (a goleada podia ter sido maior) porque perdeu o duelo táctico com Luís Enrique optando por não alterar nada ao nível dos seus princípios de jogo. Já Luís Enrique foi capaz de manter um ADN que o Barça terá sempre, independentemente do treinador, mas acrescentou-lhe algo que não havia: diversidade na temporização do jogo. Hoje o Barça continua com o seu tiki-taka caracterîstico mas surpreende os seus adversários porque aproveita melhor e, sobretudo, mais rapidamente, o espaço que lhe é concedido em vez de andar a trocar a bola de forma inconsequente. Hoje o Barça, quando vê o espaço de Neymar, Messi e Suárez livre, simplesmente coloca lá a bola rapidamente nem que seja através de um passe longo de um central. Basta ver a oportunidade de Suárez na primeira parte. Passe longo atípico (noutros tempos) do central, toque para a frente de cabeça e voilá! Suárez isolado e na cara do golo! Ou seja, antes, o Barça via o espaço mas usava o passe curto para lá chegar e a temporização era lenta. Hoje, se vê o mesmo espaço, coloca lá a bola rapidamente. Portanto, temporização rápida. Depois da bola lá chegar, o jogador que a recebe tem de decidir se mantém a bola no meio campo adversário e voltando a organizar (temporização lenta) ou se avança para a profundidade. A meu ver, foi a escolha da temporização adequada a cada momento que fez o Barça superior e foi a insistência na temporização lenta que fez do Bayern inferior. Como já tinha feito no Dragão. Curiosamente, em Munique, Guardiola aumentou a velocidade da temporização e foi por isso wue marcaram 5 golos em tão pouco tempo. Em última instância, Guardiola perdeu porque quis ser fiel aos seus princípios de jogo e Luís Enrique ganhou porque percebeu que tinha de juntar um dado diferente ao seu modelo. Atribuir apenas a Messi a resolução jogo de ontem é ignorar que antes desses momentos geniais, o Barça já tinha colocado 2/3 vezes um jogador na cara do golo falhando apenas na finalização.

    • joao santos
      Posted Maio 7, 2015 at 9:19 pm

      Não acho que a minha visão seja romântica. Mas colocaste uma excelente resposta. E com a qual também concordo. O Barcelona de hoje vai alternando bastante a temporização e isso torna-os mais imprevisiveis.

  • Flávio Trindade
    Posted Maio 7, 2015 at 4:30 pm

    Parabéns João pelo fantástico artigo e pela análise imaculada ao jogo. Muito bom mesmo.
    Como calculas subscrevo inteiramente todo o artigo até porque já disse o mesmo várias vezes.
    Parabéns mais uma vez mas é possível que muitos fiéis seguidores do catalão se sintam deveras aborrecidos…

  • Mike-UK
    Posted Maio 7, 2015 at 4:29 pm

    O texto e' brilhante e e' baseado num facto. 3-0. Ponto.
    O futebol, como a vida, nao se faz de 'ses' mas 'se' Bernat nao perde a bola de maneira infantil no 1-0 estavamos a falar de outra coisa completamente diferente.
    Ontem tal como em Abril no Dragao, a equipa do melhor treinador do universo e arredores entrou em campo subida para minimizar ao maximo a profundidade do Barca e o Suarez podia ter comecado a resolver a coisa tao cedo como o Quaresma comecou a resolver no Dragao. Simples.
    Continuo a achar que houve muito mais demerito do Bayern e da postura, errada, da equipa em campo, do que propriamente merito do Barcelona. Alias, merito do Barca como equipa e' quase zero, sem Messi provavelmente estariamos a ler um artigo que o Joao Santos nao escreveu.
    Nao morreu nada, nao nasceu nada, foram 90 minutos de uma eliminatoria que 'a partida poderia (e ainda pode) ir aos 210. Guardiola continuara' a ser um bom treinador mas nao o melhor – que coloca dois dos melhores laterais do mundo no meio campo, o Barca continuara' a ser uma equipa assimetrica (com o melhor ataque do mundo, uma defesa 'assim-assim' e um banco vulgar) com um dos melhores jogadores de todos os tempos a fazer a diferenca.
    Estamos, uma vez mais, a escrever mais do que aquilo que aconteceu e a assumir muito menos do que aquilo que se passou.
    Mas a magia do futebol e' esta, e' por isto que vibramos por ele.

  • Anónimo
    Posted Maio 7, 2015 at 4:19 pm

    Texto fantástico, excelente análise e parabéns pela capacidade de escrita que reporta o essencial de forma clara e sucinta.
    Conseguiste acrescentar ainda mais qualidade ao jogo de ontem com esta análise.
    Grande abraço,

    RREB

  • Diogoribeiro
    Posted Maio 7, 2015 at 4:04 pm

    O tiki taka do Barça de Guardiola era impossivel fazer o que o Barça lhes fez ontem. O problema do tiki taka é que só funciona se tiveres os melhores jogadores em campo. Se a outra equipa tem mais capacidades técnicas do que a tua é muito dificil implementar o tiki taka. Basta um centro campista com menos capacidade técnica e que cometa erros de vez em quando para a equipa ficar totalmente exposta se ele perde a bola.

    A forma como o Barça jogou fez-me lembrar da vitória do Real em Camp Nou quando selaram o título em 2012

    O recorde do Bayern em jogos difíceis este ano é mau por isso não acho que o que vimos ontem foi algo extraordinário. O Dortmund, Wolfsburg, o outro Borussia e o Porto venceram este Bayern (4 dos 5 jogos venceram por 2 ou mais golos) e não jogaram tão expostos como o Barça ontem.

    Por isso nao concordo quando dizem que esta é a unica forma de bater o Bayern (ou o tiki taka). Nao tenho dúvidas que um autocarro bem estacionado pelo Mourinho ou Simeone causariam dificuldades a este Bayern.

    Quando o tiki taka nao está a funcionar perfeitamente (jogadores a falharem passes e a última bola a não entrar) é preciso jogadores como Messi, Robben ou Ribery que criem um golo do nada, por isso, embora não concorde com algumas decisões de Pep ontem(Lahm no meio e a substituiçao Muller-Gotze) devido às lesões de Robben e Ribery posso "desculpar-lhe" a derrota.

    Bom post.

    Cumps

    • Kafka I
      Posted Maio 7, 2015 at 7:00 pm

      Filipe e Diogo

      Subscrevo inteiramente os vossos comentários

    • Anónimo
      Posted Maio 7, 2015 at 6:37 pm

      Até o Mainz o Bayern venceu no ultimo minuto o Mainz sempre que tinha a bola contra atacava e a equipa do Bayern partia se o Mainz n tinha era qualidade para mais porque teve várias chances de matar o jogo.

      Filipe Ribeiro

    • diogoribeiro
      Posted Maio 7, 2015 at 6:31 pm

      E ainda me esqueci do Leverkusen, embora esse jogo já não contasse nada para o Bayern.

    • Anónimo
      Posted Maio 7, 2015 at 5:31 pm

      Mais nada essa é a verdadeTenho dito várias vezes contra equipas que sabem o que fazer à bola na parte ofensiva que não se remetam a defender o Bayern sofre muito.

      Filipe Ribeiro

  • Kafka I
    Posted Maio 7, 2015 at 4:04 pm

    O texto é interessante, mas mais uma vez se está a tentar passar um "paninho quente" pelos erros de Guardiola, já que começar um jogo de futebol (seja ele qual for) com uma defesa a 3 contra Neymar, o melhor 9 do MUndo (Suárez) e o melhor jogador do Mundo (Messi) é no mínimo dos mínimos um erro de amador, claro que ao fim de 20 minutos teve de mudar para defesa a 4 e felizmente para ele Neur foi de outro Mundo nesses 20 minutos

    Mas o "melhor do Universo" não pode cometer um erro tão básico destes

    Depois continua a fantochada de Lahm no meio, que é mais outro erro que nem ao Pai NAtal lembra, até porque basta ver que os melhores jogos de Lahm esta época foram precisamente no lugar onde é o melhor do Mundo, ou seja, na direita…

    Mas claro que Guardiola está acima da perfeição e portanto jamais pode ser criticado por erros tão basicos como este…

    Se fossem outros treinadores que eu cá sei a cometerem tais erros e pior que isso a INSISTIREM nos erros, cai-lhes o Mundo em cima, assim mais uma vez Guardiola sai totalmente incólume a mais está acima de qualquer critica, enfim

    Como diz o ditado, "cego não é aquele que não vê, é sim aquele que NÃO QUER ver"

    • Anónimo
      Posted Maio 7, 2015 at 6:42 pm

      Nem mais AristidesMonho, Lahm no meio e excelente. No jogo de ontem ainda ficou mais vincado.

      Luis Magno

    • AristidesMonho
      Posted Maio 7, 2015 at 6:26 pm

      E o homem do sofreu golos com a defesa a4. Com 3 tevea oportunidade do Suárez e a do neymar quando podia marcar a e do lewa. Se o criticassem por a equipa se ter desconcentrado com o golo tudo bem. Essa acho que não faz muito sentido. Lahm no meio não é razoável é mesmo dos melhores

    • Anónimo
      Posted Maio 7, 2015 at 6:04 pm

      O início com 3 defesas também achei um pouco descabido e foi prontamente corrigido, verdade que podia ter sofrido mas ele não perde o jogo ai e muito menos pelo Lahm ter jogado no meio campo.
      Falta capacidade de desequilibrar no último terço dos bávaros, acho que foi aí a grande diferença no jogo de ontem.
      E o Barcelona contar com o Messi obviamente.
      Ass. Jorge

    • Anónimo
      Posted Maio 7, 2015 at 5:47 pm

      Acho que os maiores erros do Guardiola no Bayern foi meter o Lahm no meio campo e o Alaba a central. Quando o bayern foi campeao europeu eles eram autenticas motas pela ala fora, com este tipo de posicionamento do Guardiola o jogo do Bayern "afunilou" por completo…

      Toupas

    • Anónimo
      Posted Maio 7, 2015 at 5:33 pm

      Acho Lahm das melhores invenções de Guardiola. Muito inteligente com a bola nos pés, um recuperador, organiza a equipa, não perde uma bola. Ontem ainda dei mais valor.
      Quanto ao jogo é fácil fazer análises no fim, quando no início do jogo não vi ninguém a fazer uma análise destas. E é óbvio que com Ribery e Robben o jogo seria outro, e Guardiola abordou-o desta forma por isso mesmo.

      Pena, acho este senhor um gênio. E para mim será sempre ao lado de Klopp. Treinadores fora do comum.

      Luis Magno.

    • Anónimo
      Posted Maio 7, 2015 at 5:27 pm

      Antes Javi do que o Schweistiger??Nem em forma se equipara o Bastien é dos melhores médios centros do mundo há 7 anos consecutivos.Agora não faz milagres naquele meio campo onde o Xabi só joga com bola e se pressionado sai asneira com o Thiago tb só joga com bola nos pés reação à perda da bola é zero e o Lahm nem sei o que dizer.
      Desculpam sempre o homem ele gastou milhões sabia que não ia ter o Javi e o Thiago a época quase toda que o Ribery e Robben passam muito tempo no estaleiro porque mandar embora o Shaquiri?
      Já do tempo do Barça ele planeava mal as temporadas contratações sem cabimento.

      Filipe Ribeiro

    • José Castro Gonçalves
      Posted Maio 7, 2015 at 5:16 pm

      Nuno, tão claro como a água, meter o Gotze foi uma forma de tentar abalar o Messi e o Mascherano(estava a ser patrão na defesa). Ou já te esqueceste que o Gotze entrou na final do mundial e marcou? Achas que eles já esqueceram isso?

    • Kafka I
      Posted Maio 7, 2015 at 5:14 pm

      Jorge

      Mas os lesionados agora servem de desculpa para tudo? mas cabe na cabeça de alguém deixar Messi, Neymar e Suarez a jogarem 3 para 3 contra?

      As pessoas não falam muito neste erro (aliás tudo o que seja erros do Guardiola parece ser assunto tabu), mas o Guardiola com este erro podia aos 20 minutos de jogo ter a eliminatória perdida, não tivesse existido um Neur de outro Mundo

      E este erro não se deve aos lesionados, foi um puro erro de amador, um erro estratégico

      "O melhor treinador do Universo e arredores" não pode cometer em momento algum um erro estratégico destes…

    • Anónimo
      Posted Maio 7, 2015 at 5:01 pm

      Antes Javi Martinez sem ritmo ao schweinsteiger tambem sem ritno. Sou fa do guardiola, e o melhor do mundo para mim, mas ontem comecou mal. Lham e na direita. sen qualquer duvida.

      Mas para mim, o maior erro ontem foi, ao sofrer o golo, meter o gotze para tentar empatar o jogo. Era pregerivel levar 1-0 e tentar remontar no Alianz, a um 3-0.

      Nuno

    • Rafael Vicente
      Posted Maio 7, 2015 at 4:55 pm

      Kafka só uma correção, o ditado é "o pior cego, não é que não ve, mas o que não quer ver", apenas um detalhe :)
      E concordo com o Dragão 86. É preferível ter Lahm no meio e Rafinha à direita que um Javi Martinez (ou outro) sem ritmo.

    • Logen
      Posted Maio 7, 2015 at 4:48 pm

      Bastien ,Thiago, Alonso,Javi ??! Chega ?
      Tudo bem ,foram titulares os 3 primeiros ,mas todos têm noção no processo defensivo ,logo apostava em Goetze!

      Isso não é desculpa ,Guardiola ja o fez tendo os jogadores a 100% ,se me dissessem , Guardiola pegou num Rafinha e pôs a ala direito ,não tendo mais ninguém ,tudo bem , perde-se um lateral que cumpre, por um ala /Extremo mais defensivo …
      Agora ,pegar no melhor lateral direito do mundo e meter a médio ,não concordo ,perde-se um excelente lateral ,para um médio razoável , o mesmo acontece com Alaba …

    • Anónimo
      Posted Maio 7, 2015 at 4:38 pm

      Jogar com Xabi,Bastian,Lahm e Thiago no meio é que não lembra a ninguém porque precisava do Javi??Jogava com 3 médios servia perfeitamente.

      Filipe Ribeiro

    • Anónimo
      Posted Maio 7, 2015 at 4:32 pm

      Não percebo essa insistência em críticar Guardiola pelo jogo de ontem.
      O espanhol ontem tinha Reina, Dante, Gaudino, Wieser, Pizarro e Goetze no banco. Lahm já demonstrou competência nesta posição e Rafinha ontem esteve bastante bem com o Neymar à frente.
      Claro que o Lahm é superior ao brasileiro mas ontem não tinha muitas opções, Javi Martinez só agora voltou de lesão.
      Guardiola é dos melhores treinadores do mundo e claro que erra como todos mas não percebo essas críticas se ele não ganhar a champions este ano quando tem as lesões que ele tem tido.
      Ass. Jorge

    • Kafka I
      Posted Maio 7, 2015 at 4:30 pm

      Dragão 86

      Aceito a tua argumentação, e de certa forma tens razão, agora atendendo a toda a época do Bayern, mesmo quando o Bayern teve o meio campo quase todo disponivel, ele muito raramente optou por Lahm na direita, o que me leva a intrepretar que com toda a equipa disponivel ou não, Lahm nunca jogaria a lateral direito que é onde tem de jogar como ele demonstra a cada jogo que faz na direita..

      Foi mais neste sentido a minha critica, mas aceito e até concordo com a tua justificação para este jogo em particular

    • Anónimo
      Posted Maio 7, 2015 at 4:20 pm

      Kafka, normalmente concordo contigo nos comentários mas em relação ao Lahm considero que há um pequeno ponto a considerar. é melhor jogar com Rafinha à direita e Lahm no meio do que jogar com Lahm na direita e com o Javi Martinez no meio sem ritmo nenhum numas meias finais de Champions. Estando o Bayern tão desfalcado considero normal o Pep colocar o jogador mais inteligente da sua equipa a jogar numa posição tão importante no seu esquema táctico. Ele poderia colocar lá o Javi, mas quando este rebentasse quem é que ele iria lá colocar? o Lahm porque não tinha mais ninguém no banco para lá jogar.

      Dragão 86

  • logen
    Posted Maio 7, 2015 at 4:03 pm

    Melhor texto que já aqui li!
    Parabéns!

  • André
    Posted Maio 7, 2015 at 3:57 pm

    Acho que andamos aqui todos com um visão romântica da "queda" do Guardiola.

    O Porto que "rebentou" o Bayern em casa não foi nada parecido com este Barcelona que também "rebentou" o Bayern.

    Não duvido que quem tem os melhores está sempre mais próximo de ganhar. O tiki taka com os melhores do mundo é o melhor sistema do mundo, assim como tantos outros sistemas/filosofias.

    O que se viu ontem foi, uma recuperação de bola na saída para o ataque (qual Jackson ou Quaresma), um momento de "messigia" e um contra ataque (fruto do descontrolo emocional do Bayern que os levou a tentar tudo por tudo um golo).

    Essa de que os jogadores do Bayern atacavam porque tinham espaço não me convence. Aliás a melhor situação de todo o jogo do Bayern é um 4×2 à entrada da grande área em que a equipa se mete aos passes laterais (o tal ADN tika taka?).

    Vimos o Barça de Luis Enrique, uma equipa que defende com "poucos" e cujos executantes são dos melhores do mundo a passar a receber e a finalizar e que adora "esticar" o jogo, seja em corrida (Messi, Neymar, Suárez, Alba e Alves fizeram imensas correrias) ou em passes a rasgar de Iniesta e Rakitic.

  • JFOC
    Posted Maio 7, 2015 at 3:56 pm

    Quero só acrescentar uma coisa, agora estamos a falar do Barcelona, mas o Porto na primeira mão fez exactamente o que este Barça fez ontem, a diferença são os jogadores e como tal houve alturas do jogo em realmente foi empurrado para a sua grande área (últimos 25 min. da primeira parte), mas a estratégia foi a mesma. O problema foi a segunda mão em que lopetegui decidiu defender em demasia e assim deixou-se ser engolido.

    Agora dizer que o Barcelona anulou o estilo tike-taka não é verdade houve outras equipas que o fizeram se analisarem bem os jogos, Porto, Celta Vigo…

    Tudo depende dos jogadores, do momento da equipa e quem tem messi é meio caminho andando de um momento para o outro resolve um jogo.

    Agora concordo que a melhor maneira de ultrapassar este estilo é pressão alta e muita verticalidade e posse no meio campo adversário o que nem sempre é fácil, mas também houve equipas que ganharam a este estilo de jogo com o bloco baixo e a sofrer muito (Mourinho no inter contra este barça e com Messi).

    Mas volto a falar em estatística como podemos dizer que arranjamos o antidoto para algo quando esta equipa do bayern não ganhou um único jogo fora (na champions) depois da fase de grupos, tendo melhor equipa do que o adversário. Os árbitros também tem ajudado e muito no campeonato quem segue a carreira do bayern sabe que eles são e muito beneficiados e casos graves mas que são pouco falados (ontem mais uma vez ficou um penalti claro por assinalar contra o bayern, no jogo contra o Dortmund para o campeonato outro, na taça foi prejudicado, até nos jogos que goleia ás vezes está a ganhar 2 a 0 e esta por baixo do jogo e ficam penaltis por marcar para a outra equipa ou foras de jogo mal marcado…)

    Quanto ao Barcelona mais do que o seu estilo de jogo, são os jogadores que fazem a equipa sobressair, lembro-me de haver um post aqui na VM sobre se o Barcelona precisa de treinador, na minha opinião não (Luis Henrique é fraco mas os jogadores são muito rodados e sabem exactamente o que tem de fazer para ganhar) e o Barça é claramente a melhor equipa do mundo da actualidade, só existe uma que eu considero que a possa bater e essa equipa é o real mas apenas com modric, sem modric não tem hipótese.

    • Nuno FMS
      Posted Maio 7, 2015 at 4:33 pm

      Também acho que esta não foi a melhor e muita menos a única maneira de contrariar o tika-taka. Já por algumas vezes (apesar de poucas) o Barcelona versão tiki-taka e as equipas de Guardiola foram derrotas e cada vez que isso acontece é um antídoto a funcionar.

  • Miguel B
    Posted Maio 7, 2015 at 3:49 pm

    É tudo interessante, e apesar de eu não gostar do Guardiola tenho de reconhecer que sem Alaba, Ribery e Robben ( os três jogadores mais importantes no processo ofensivo do Bayern) fica dificil ganhar a uma grande equipa como o Barcelona, que diga-se de passagem se perdesse o Messi, Neymar e Suarez também iria ter muitos problemas a jogar contra o Bayern. Enfim, não gosto do Guardiola como referi, mas este ano era dificil fazer muito melhor na Champions. ( internamente é diferente, principalmente pelas taças)

  • João
    Posted Maio 7, 2015 at 3:48 pm

    Grande Texto, Parabéns!

  • Fábio Coutada
    Posted Maio 7, 2015 at 3:45 pm

    Excelente análise. Agora imaginem o jogo partido, e Robben e Ribery em campo. Seria o Boateng hoje a chacota mundial?

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 7, 2015 at 8:12 pm

      Concordo, acho que pelo menos um golo o Bayern tinha marcado.

    • Fábio Coutada
      Posted Maio 7, 2015 at 3:51 pm

      Independentemente disto e apesar da boa análise, acho que se aplcia mais á primeira parte do que á 2ª onde o Bayern tentou manter muito mais a bola e o Barça sentiu evidentes dificuldades até ao golo.

  • Anónimo
    Posted Maio 7, 2015 at 3:44 pm

    Interessante abordagem. Contudo, nao esquecer a presenca de um ET do lado blaugrana, que torna tudo bem mais facil.

    Antonio

  • Ricardo Ricard
    Posted Maio 7, 2015 at 3:44 pm

    Nada contra o artigo mas o resultado explica-se mais facilmente com algumas palavras como: Messi,Ribery,Robben,Alaba.

    • Anthony Miguel
      Posted Maio 7, 2015 at 6:29 pm

      Exacto Ricardo, abrir a "via verde" para jogadores como Ribery ou Robben era a morte do artista, e penso que em vez de um 3-0 tinhamos tido um 3-3.

      Via-se claramente que faltava ali alguem com capacidade para enfrentar o defesas culés no 1vs1, já que Muller e Lewandowski (mais tarde Gotze) apenas o faziam através de combinações e triangulações e nunca através do drible ou finta.

      Deixar a defesa blaugrana frente a Ribery ou Robben iria resultar em muitas mais oportunidades de golo, e a que os laterais do barça nao subissem tanto e não ajudassem tanto a equipa no processo ofensivo.

    • Anónimo
      Posted Maio 7, 2015 at 6:17 pm

      Desta vez tenho de concordar consigo. Foi mesmo isso que se passo. Falta de qualidade individual de um lado (por lesões) e um Messi inspirado e, provavelmente, picado. Mais o facto de o Barcelona jogar em casa.

      Tiago Afonso

  • Kacal I
    Posted Maio 7, 2015 at 3:41 pm

    Não tenho nada de relevante a acrescentar mas dou-te os Parabéns pelo excelente texto e análise, fantástico!!!.

  • João Lains
    Posted Maio 7, 2015 at 3:41 pm

    Fiquei com vontade de rever o jogo, mas para já, fantástico.

  • The Happy One
    Posted Maio 7, 2015 at 3:41 pm

    Isto é tudo muito bonito, estas análises teóricas são todas espectaculares no fim do jogo. Mas se o Bernat não tivesse perdido a bola na sua defesa provavelmente o jogo tinha ficado 0-0 e todas as teorias pós-jogo desapareciam

    • Anónimo
      Posted Maio 7, 2015 at 7:57 pm

      Pois é Happy One se o Benfica tivesse ganho todas as suas finais europeias já teria dez títulos europeus, se o Sporting tivesse ganho ao CSKA já tinha uma Taça UEFA no palmarés e se o Porto tivesse ganho à Juve do Platino tinha ganho a Taça das Taças. Faltou o se. Que pena não é?

      Ricardo

    • Cesar Torres
      Posted Maio 7, 2015 at 4:10 pm

      Tens razão. Mas e "se" o Suarez tivesse passado para o Neymar na primeira oportunidade de golo? E se a bola do Neymar não tivesse tocado no defesa quando esteve frenta a baliza ? E se o Neymar tivesse tentado manter a bola no chão ao invés de tentar um cabrito ao Neuer? E se o Dani Alves não tivesse falhado frente ao Neuer? E se o Neuer estivesse em 1 mau dia? São muitos "se"…

  • JM
    Posted Maio 7, 2015 at 3:39 pm

    Continuo a ver estas crónicas a falar como se o criador do tiki taka fosse o guardiola. Achava que já tínhamos passado essa fase. De resto, confesso que não estava à espera deste texto e pensando até faz sentido

  • Eduardo Valverde Silva
    Posted Maio 7, 2015 at 3:39 pm

    É por isto que leio o Visão de Mercado e evito os jornais. Excelente.

  • Anónimo
    Posted Maio 7, 2015 at 3:37 pm

    É uma visão interessante mas repare, se fosse usada essa tática contra o Bracelona de Guardiola, dar espaço a jogadores como Xavi, Iniesta, Messi ou David Villa? Acho que seria letal para qualquer equipa. Por outro lado se o Bayern tivesse Ribery e principalemente Robben, tendo eles espaço as coisas seriam diferentes.

    Ontem o Bayern até superou as minhas expectativas, aguentaram-se bem. Numa primeira parte foi Neuer que fez a diferença com as suas defesas, mais tarde surgiu Messi a dinamitar tudo e todos.

    Pedro Lima

  • Fábio Martins
    Posted Maio 7, 2015 at 3:36 pm

    Ridicula apreciação da partida! O Bayern não fez nada disso. O Bayern apenas tentou congelar o jogo e nunca se desposicionar. além disso, o Barcelona do "tiki-taka" não se pode comprar com este Bayern. A equipa não esperava pelos adversários como dizem. Eles apenas conseguiam asfixiá-los de tal forma que eles nunca conseguiam sair da pressão. E passavam tão bem a bola que os adversários quando ganhavam a bola estavam mortos de cansaço por andar a correr atrás deles. A análise que aqui fazes nada tem a ver com o que se passou em campo.

    • Luís Resende
      Posted Maio 7, 2015 at 4:27 pm

      Subscrevo Fábio Martins. Este jogo não foi ganho por uma superiorização tatica de nenhum dos treinadores, foi ganho pelo talento individual de Messi.

    • Espinhal
      Posted Maio 7, 2015 at 4:02 pm

      O Bayern tentou fazer o que qualquer equipa de Guardiola faz. Congelar jogo. Mas nunca como ontem e nisso concordo com o autor, uma equipa dele, foi tão condicionada no que pretende fazer. Precisamente porque o Barcelona comportou-se de uma forma não reconhecível dentro do que é esperado pelas equipas que defrontam Guardiola. E por isso também penso que o jogo de ontem é completamente diferente de outros que vimos onde se anunciava a morte do tiki-taka.

      E quando Guardiola escolhe jogadores, não são propriamente os de melhores características para um jogo partido! Pelo contrário. Apesar de muito talentosos, são mais adequados para um jogo de espaços curtos, o que foi completamente diferente do que vimos ontem. Por isso, sim, aumenta a probabilidade se as equipas conseguirem obrigar as equipas treinadas por Guardiola(odeio o termo tiki-taka) a um jogo mais vertiginoso.

  • Pedro Costa
    Posted Maio 7, 2015 at 3:35 pm

    Não concordo em grande parte com este texto. Histórica foi a derrota do Barça contra o Bayern há 2 anos, pois aí houve um dominio claro e durante todo o jogo por parte do Bayern. Ontem não. O jogo esteve indefinido até ao primeiro golo, apesar de o Barça ter sido quase sempre superior. Não foi um "baile" como o de há 2 anos onde o Bayern foi sufocante. Isso sim foi histórico…

    • Pedro
      Posted Maio 7, 2015 at 4:48 pm

      Espinhal teria de referir.. Nunca o guardiola tinha vulgarizado tanto uma equipa. O bundesliga all star bayern parece um caniche ao lado da equipa de 2013.

    • Pedro Costa
      Posted Maio 7, 2015 at 4:06 pm

      O Bayern pode não ter feito nenhum remate à baliza, mas só aquele falhanço do Lewandowski é uma oportunidade muito mais flagrante do que as que o Barça teve há dois anos… Apesar dessas condicionantes que dizes, o jogo onde vi o tiki-taka ser melhor contrariado foram esses 2 dessa eliminatória há 2 anos… ontem aos 70 minutos ninguém conseguia fazer um texto nem parecido com este.

    • Espinhal
      Posted Maio 7, 2015 at 4:05 pm

      Nada a ver. Nunca como ontem, uma equipa de Guardiola foi tão vulgarizada. Nem nos 4-0 com o Real Madrid

    • Cesar Torres
      Posted Maio 7, 2015 at 3:50 pm

      Não poderias estar mais errado, é que o Bayern ontem não fez nenhum remate ao alvo, há 2 anos atrás nós rematamos e muito, o problema é que não fomos eficazes. E é preciso dizer que o Bayern há 2 anos teve golos em fora de jogo e falta clara do Muller contra o Alba no golo do Robben. Sim, eles jogaram melhor mas muita coisa condicionou o jogo.

  • Mário Rebelo
    Posted Maio 7, 2015 at 3:31 pm

    Este texto é das melhores coisas que já li. Muitíssimo obrigado.

    E não devo ser o único, mas fez-me lembrar a publicidade da Nike sobre os clones…

  • scp_fan
    Posted Maio 7, 2015 at 3:28 pm

    Análise tática fenomenal! É isto que falta aos jornalistas Portugueses! Brilhante!

    • joao santos
      Posted Maio 7, 2015 at 8:51 pm

      Obrigado. É verdade, mas vale para todos os jogos: quem tiver melhores individualidades estará sempre mais perto de vencer. Ainda assim, mesmo com jogadores menos fortes individualmente, parece-me acertado arriscar contra Guardiola, porque se é verdade que aumenta as probabilidades de se ser goleado, tambem aumenta as probabilidades de sucesso por mais contraditorio que possa parecer! As equipas de Guardiola estão demasiado rotinadas a enfrentar autocarros. E vai sempre haver momentos em que vão conseguir desbloquear a situação, rarissimas excepções ao longo dos anos.

      Depois há tambem que pensar sobre "jogadores fortes individualmente"…porque se é verdade que se estamos a comparar o Bayern com um Werder Bremen nem há discussão, se estivermos a comparar um Bayern com um Manchester City já não é bem assim.
      Há jogadores individualmente melhores em espaços curtos e outros individualmente melhores a aproveitar espaços maiores. Tem-se é muita tendência em associar "maior capacidade de desequilibrio" aos de espaços curtos, tanto por uma questao de percepção porque exige acções mais refinadas, como tambem, porque o futebol actual retirou muito do antigo espaço com que dantes se jogava. Jogadores como Hulk, Bale, C.Ronaldo(o mais explosivo de outros anos), até um Tello, seriam LETAIS a jogar um jogo partido, de ritmo vertiginoso. Seriam reis no futebol anterior aos anos 90. Messi é imenso, seria optimo de qualquer forma. Mas outros, perderiam muita importância: à cabeça, os cerebros Xavi e Iniesta.

      Do lado do Bayern para este tipo de jogo, o que faz mais falta é sem duvida alguma Robben e a sua presença ontem poderia de facto ter alterado o resultado. Mas nisto de jogo partido não contam apenas os jogadores ofensivos.

      Ora, como Guardiola procura outro tipo de caracteristicas quando escolhe os jogadores e num jogo partido volta a ter maior importância, possuir jogadores fortes nos duelos individuais(e atributos fisicos desempenham um papel importante), mantenho a convicção que é a melhor estrategia para o defrontar. Da forma em que os seus jogadores se sentem mais desconfortáveis.

      Mas a premissa, como já disse, e não vale só para o tiki-taka, é que quem tiver melhores individualidades estará sempre mais perto de ganhar o jogo. Não é por defrontar assim Guardiola que um Porto iria ser favorito. Evidente que não. Mas aumentaria as probabilidades de sucesso, porque tem jogadores fortes nos duelos individuais em espaços largos, ofensivamente e defensivamente. É precisamente retirando importância ao colectivo que alguem se poderá aproximar mais do sucesso frente a Guardiola.

      Isto pode ser exemplificado com um Barcelona-Real Madrid e respectivos planteis. Num jogo de espaços curtos quem tem melhores individualidades? Barcelona. Se o jogo ficar partido quem tem melhores individualidades para isso? Real Madrid.

    • Anónimo
      Posted Maio 7, 2015 at 6:47 pm

      Excelente análise e excelente texto. No entanto, surge-me a pergunta: essa estratégia apenas resulta se a equipa que tem a estratégia de tiki-taka tiver individualidades (e não colectivo) com capacidade técnica inferior, caso contrário aproveitariam os espaços. Ou seja, se fosse o Barcelona de Guardiola (ou mesmo este) a jogar em tiki-taka contra outra equipa (que não um Bayern de Guardiola) e lhes dessem esses espaço provavelmente goleariam, Messi, Neymar, Suarez, Iniesta, utilizariam esses espaços e acabariam por cilindrar o adversário. Aliás, arrisco dizer que com Robben e Ribery esses espaços teriam sido fatais!
      Miguel

    • joao santos
      Posted Maio 7, 2015 at 6:29 pm

      Agradeço os elogios e tambem as críticas. O texto tinha o intuito de fazer pensar sendo um pouco provocador e acho que o objectivo foi conseguido.
      Só quero esclarecer alguns pontos.

      1-"Este jogo não é a morte do tiki-taka, isso já foi anunciado varias vezes em outros confrontos. A diferença foi Messi."

      É verdade que o jogo poderia ter terminado 0-0. Ainda assim manteria a minha análise. O efeito de que falei foi mais conseguido na primeira parte. E não tem realmente nada a ver com a forma como outras equipas venceram Guardiola. Nunca uma equipa deste génio(por quem tenho sentimentos contraditorios) foi tão anulada como naqueles primeiros 45 minutos. O que realmente impressionou foi vê-los perdidos, sem saber, sem ter a minima noção de como contrariarem a proposta de jogo que lhes foi apresentada.

      2-O tiki taka depende da suprema qualidade individual dos jogadores

      É verdade que muitas vezes são necessários momentos geniais para desbloquear os autocarros. Mas Guardiola escolhe jogadores geniais para espaços curtos, para jogo rendilhado e de ritmo pausado. Bestiais nas decisões. Porque são as caracteristicas principais para implementar o tiki taka.

      Se Robben ou Ribery lá estivessem ontem, aumentariam as chances do Bayern, mas ainda assim, o jogo ficaria partido, e o Bayern não iria sufocar o Barcelona em nenhum momento, porque isso não dependeu principalmente da qualidade diferente dos executantes.

      E são muito diferentes os jogadores optimos em espaços curtos e em espaços largos. Uma equipa como o Real Madrid por exemplo, tem sempre vantagem se conseguir partir o jogo. Mesmo contra um Barcelona (como de certa forma aconteceu no ultimo confronto apesar do resultado). Por isso, uma equipa de Guardiola, terá sempre jogadores muito talentosos em espaços curtos(como o seu antigo Barça, não tanto este Bayern) mas não necessariamente para os confrontos individuais em espaços maiores. Logo, esta para mim é realmente a estratégia que mais probabilidades tem de derrotar uma equipa de Guardiola.

Deixa um comentário