Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Em Espanha até o Las Palmas recebe mais que o Benfica

Os valores que os clubes recebem pelos direitos televisivos acabam por ter uma influência muito directa nas classificações (funciona como um ciclo vicioso) e perpetuam as desigualdades. Em Espanha, uma liga há muito bipolarizada, apesar da intromissão recente do Atlético, Barcelona e Real Madrid vão continuar a receber bastante mais do que os restantes e a deter a hegemonia do futebol no país vizinho. Apesar de estar ao lado de Portugal, as diferenças em termos de investimento são gigantescas, com o último classificado desta lista a receber tanto ou mais do que o Benfica. Assim se vê a “pequenez” do campeonato português em comparação com as grandes ligas (com o factor populacional a ter muita importância, evidentemente). Destaque para as excelentes temporadas das equipas galegas, que não são nem de perto aquelas que recebem mais dinheiro pelas audiências televisivas. 

A Liga de Futebol Profissional de Espanha reuniu-se com o objectivo de acertar os últimos detalhes do acordo para a venda centralizada dos direitos televisivos. A distribuição será feita do seguinte modo: 50% são repartidos por todos os clubes; 25% terão em conta a classificação dos últimos 5 anos e a restante percentagem tem que ver com os bilhetes e o número de sócios, com as audiências televisivas e também com as instalações (acessos, estado do relvado e iluminação, por exemplo). 

0 Comentários

  • Kafka I
    Posted Dezembro 12, 2015 at 2:25 pm

    Isto vai um pouco ao encontro do que falei em baixo, o Atl MAdrid foi o 3º que mais recebeu (102 milhões de Eur) e em Inglaterra isso é quanto vai receber a pior equipa das 20 a partir da próxima época

    Ou seja, a classe baixa Inglesa vai receber mais que toda a classe média-alta Espanhola…ora isto dentro de 4/5 anos pode levar ao dominio total do Futebol Inglês com Real/Barça/Bayern/PSG a serem os únicos a intrometerem-se nesta luta

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2015 at 2:52 pm

      mas e isso exactamente que a liga inglesa quer. . .domínio mundial coisa que tem faltado nos últimos anos com o crescimento do barça e do bayern

      miguel

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2015 at 3:07 pm

      As grandes equipas inglesas já têm o domínio financeiro, só que isso não é tudo.

      Como já há alguns meses li aqui, de todos os jogadores da Liga Inglesa, apenas TALVEZ Aguero tivesse lugar no 11 do Real, Barça ou Bayern.

      FM

    • JTMatos
      Posted Dezembro 12, 2015 at 3:40 pm

      Isto é um ciclo, dinheiro gera dinheiro… Na Inglaterra e agora na Espanha o dinheiro é distribuído por todos, o que faz com que todas as equipas possam competir a sério pelo campeonato (todos podem ganhar a todos), o que faz que a liga inglesa seja extremamente competitiva e que haja maior interesse de ver todos os jogos, o que gera mais dinheiro na venda dos direitos…

      Por cá, o Benfica Sporting e Porto tem orçamentos prai 40x maiores que as restantes equipas, o que faz que só os jogos entre estas 3 equipas tenha algum interesse para venda internacional, tudo o resto, de uma forma geral, nem em Portugal tem muito interesse… Quantas pessoas (tirando 1 ou 2 adepto) ligam a televisão de propóstio para ver um P. Ferreira x União ou um Boavista x Estoril? Principalmente se a mesma hora estiver a dar um jogo da liga inglesa….

    • Pedro Silva
      Posted Dezembro 12, 2015 at 7:27 pm

      A minha pergunta é o Las Palmas em que lugar ficava na liga portuguesa? Isto so demonstra que o dinheiro não é tudo, por isso quando falam do fosso que se vai criar com a disparidade de valores entre as equipas inglesas para o resto do mundo futebolistico, e em Portugal do agora riquíssimo Benfica para o resto do mundo acho que falam muito e acertam pouco. No final sao 11 pessoas contra 11 pessoas. Quantos milhões não viraram flops. E quantos zés ninguém vindos de emprestimos ao cercle de bruge ou vindos de Alcochete e Seixal e por aí fora nao viraram milhões? O trabalho (+ um pouco de talento) é que vai importar no final, para mim.

  • João D
    Posted Dezembro 12, 2015 at 2:25 pm

    Simples. Um campeonato tem um mercado de 10 milhões e o outro tem de 45 milhões.

    Por isso, se queremos entrar em comparações deveríamos fazer uma análise em termos proporcionais.

    • Nuno Cass
      Posted Dezembro 12, 2015 at 2:34 pm

      Isto não tem a ver com o mercado das ligas no próprio país em si mas mais com o interesse que esses campeonatos têm para o estrangeiro.

    • Kafka I
      Posted Dezembro 12, 2015 at 2:38 pm

      Acho que mais do que entrarmos em proporções, faria até mais sentido é comparar com mercados com a mesma população que a nossa, ou seja, quanto ganham os clubes Belgas. Gregos, Hungaros, ou mesmo os Holandeses (se bem que a Holanda já tem quase mais 7 milhões de consumidores)

    • Giardello
      Posted Dezembro 12, 2015 at 2:40 pm

      Nesse caso o campeonato russo põe exemplo teria valores muito superiores… Não é só a população interna que conta…

    • Kafka I
      Posted Dezembro 12, 2015 at 2:48 pm

      https://www.dailymail.co.uk/sport/football/article-3264606/Premier-League-set-3bn-windfall-global-TV-rights-rival-broadcasters-slug-screen-England-based-superstars.html

      Esta aqui um mapa das receitas da BPL, e só dentro do mercado internado fazem mais de mil milhões de Eur, portanto mesmo que não vendessem os direitos para lado nenhum, teriam sempre Mil milhões de eur de receita

      Em Portugal o mercado interno jamais conseguia gerar mil milhões de receitas para pagar aos clubes

    • Pedro Domingues
      Posted Dezembro 12, 2015 at 2:52 pm

      Nuno Cass, não concordo ;)
      Os direitos telivisivos só são rentáveis para a operadora se o mercado doméstico aderir.. pois é nesse capitulo que a operadora vai fazer dinheiro, não? Quem subscreve a SportTv são os espanhóis, os ingleses? não , são os tuguinhas :) por isso o que o João disse tem toda a lógica… :)

    • Nuno Cass
      Posted Dezembro 12, 2015 at 3:15 pm

      Pedro Domingues, nem por isso. Os lucros das operadoras são maiores a nível externo (venda dos direitos a operadoras de outros países) do que interno. Só Portugal vai largar 30 milhões em direitos para a Premier League nos próximos 3 anos, multiplica isso por 200 países, sendo que boa parte deles vai pagar bem mais do que os nossos 10 milhões/época.

    • Nuno Cass
      Posted Dezembro 12, 2015 at 3:32 pm

      Mas isto que eu falei e que estamos a discutir também varia de país para país, varia do interesse que a população de cada país tem no futebol, do interesse do campeonato para o estrangeiro, óbvio que um campeonato com pouco interesse para o estrangeiro vai viver muito mais do consumo interno do que de vendas de direitos a operadoras fora do país. Cada caso é um caso mas a centralização e distribuição dos direitos ao estilo da Espanha, Inglaterra e itália são claramente modelos a seguir e justos para todos os clubes e não apenas para 1 ou 2.

    • Kafka I
      Posted Dezembro 12, 2015 at 3:36 pm

      Nuno Cass

      Tu nem com os dados à frente percebes as coisas

      Antes demais a Premier League não vendeu por 10 milhões epoca os direitos a Portugal, vendeu por 10 milhões em 3 épocas, e no triénio anterior vendeu por 7.8, o que dava 2.8 por época conforme o gráfico que esta no link que pus

      Depois conforme esta nesse gráfico a Premier League recebeu de vendas para o exterior 743 milhões de Libras no triénia (2013/2016), mas internamente recebeu mais de Mil milhões de eur, ou seja, a maior receita foi interna

      E mesmo que a Premier LEague não vendesse os direitos para ninguém, só no mercado interno tinha feito mil milhões de libras para distribuir pelos clubes

      Ora em Portugal é IMPOSSIVEL gerar mil milhões de eur no mercado interno, o que faz com que se o mercado interno não gera esses valores as equipas nunca vão ficar suficientemente fortes para depois terem os melhores jogadores e assim se tornar uma liga atractiva para ser vendida no exterior

      Mas contigo não vale mesmo a pena, mesmo com os gráficos à frente insistes "que o mercado interno não tem influência nenhuma", enfim

  • Pedro Fernandes
    Posted Dezembro 12, 2015 at 2:27 pm

    Penso que a dimensão do pais e do número de habitantes tem um grande peso nesta discrepância entre as principais ligas da Europa. Infelizmente nunca será uma liga atrativa ou extremamente competitiva devido a isso mesmo.

  • Kafka I
    Posted Dezembro 12, 2015 at 2:28 pm

    Quanto à comparação com Portugal e o Las PAlmas receber o mesmo que o Benfica, não há muito é dizer, é o normal, porque Portugal apenas tem 10 milhões de consumidores e a Espanha tem 50 milhões…

    A somar a isso a Liga Espanhola tem o maior jogo do Planeta Real-Barça que são também 2 das 4/5 equipas mais mediáticas do Planeta, logo ter esta bandeira para vender no estrangeiro faz muita diferença

    • Jeronimo
      Posted Dezembro 12, 2015 at 2:53 pm

      Eu diria até que são AS 2 equipas mais mediáticas com os jogadores mais mediáticos, com uma diferença considerável em relação a qualquer grande da Premier League ou ao B. Munique…

    • Galileu Galilei
      Posted Dezembro 12, 2015 at 6:43 pm

      Há muita gente que se esquece da grandeza e força do United fora da Europa. O United é um clube enorme no estrangeiro.

    • Pedro Silva
      Posted Dezembro 12, 2015 at 7:32 pm

      Tenho a sensação que está a cair essa força do united la fora, porque é tudo mais acessível agora e dá para ver mais jogos de mais sitios, e continuando assim como nos últimos anos rapidamente perderam essa fatia. Exemplo disso deve de ser o crescimento do Chelsea nos estrangeiro nos últimos anos. E com Messi e Ronaldo o Barça e o Real Madrid têm muito mais poder fora da Europa.

  • Nuno Cass
    Posted Dezembro 12, 2015 at 2:31 pm

    De acordo com a imagem, 50% do bolo é dividido por todas as equipas e não 25% como está no vosso texto.

  • Nuno Pereira
    Posted Dezembro 12, 2015 at 2:32 pm

    Olhem o Sporting com boas receitas!

  • Bigodes
    Posted Dezembro 12, 2015 at 2:36 pm

    Foi um modelo assim que defendi aqui a dias e trataram-me do piorio.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2015 at 2:40 pm

    Eu acho que estas sucessivas comparações são algo escusadas, já se sabe que todos os clubes de Espanha, Inglaterra e Alemanha recebem mais do que qualquer clube em Portugal, por diversas razões, tais como, o número de "clientes", a reputação dessas ligas, os milhões que são gastos, a qualidade dos estádios, a dimensão dos clubes,etc. . . Em Portugal é impossível chegar a esses valores, por isso não vejo o sentido de comparar estes valores com Portugal.
    O que os clubes portugueses podem fazer é aproveitar os "poucos" milhões que têm e investir de forma certa (coisa que no estrangeiro não se faz tão bem, por isso é que clubes como Benfica, Porto, Sporting, Braga conseguem muito bons resultados face ao orçamento) e, assim, aumentar aos poucos o nosso tamanho.
    Joel M

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2015 at 2:41 pm

    E o Atlético ainda melhores (já podem fazer obras de melhoramento na Tapadinha). ;-)

    Carlos Silva

  • Anónimo
    Posted Dezembro 12, 2015 at 2:43 pm

    Até a Espanha vai avançar com a centralização, toda a Europa percebe que é o modelo a seguir, no entanto cá em Portugal continuamos os atrasados do costume.
    Continuamos com o "não é justo" e ao mesmo tempo com o "quem me dera que a nossa liga fosse como a inglesa". Qualquer pessoa que queira o bem do nosso futebol percebe que a centralização com o passar dos anos vai ser uma questão de sobrevivência, e depois sem clubes para competir querem ter dinheiro?

    Mas claro, já percebemos, a nossa liga é tão sustentada como ir fazer alpinismo com elásticos dos chineses. Se os fundos acabam, a nossa liga para a ser uma polaca. Se a centralização avança a nossa liga vai ser uma belga, etc etc etc

    Também já se percebeu que só somos 10 milhões, contra os mais de 50 milhões de outros países, mas também é verdade que a única maneira de um campeonato crescer é com a centralização. Depois também já sabemos que que Benfica, Sporting e Porto iam receber menos, mas também basta ver os estudos que foram feitos para Portugal nesse sentido, que a diferença não iria ser o suficiente para irmos competir com os belgas.Também nesse estudo relata o óbvio, o valor com o passar dos anos iria claramente aumentar. Mas em Portugal só se olha de cabeça para baixo, não se pensa no futuro, mas por este andar vai haver um dia que não vai haver futuro.
    Mas pronto, o importante é realçar como o Benfica a receber 25 milhões, ajudou clubes a poderem receber 3.

    Rodrigo

    • Nuno Cass
      Posted Dezembro 12, 2015 at 3:27 pm

      Não querem centralização porque têm medo, apenas por isso. Medo que apareçam "Leicester's" e tornem o campeonato mais competitivo, querem continuar a empurrar as equipas pequenas para o fundo, emprestar jogadores a uma equipa e se esta empatar ou ganhar à equipa que emprestou, virem comentadores paus mandados das direções dos clubes "ai foi para isto que vos emprestámos jogadores? Péssima atitude a vossa", ou "o grande x foi a casa do x das quantas, levou não sei quantos milhares de adeptos, salvámos-lhe a época a nível financeiro e empenham-se assim contra nós?"

      E é basicamente isto o nosso campeonato.

  • Jeronimo
    Posted Dezembro 12, 2015 at 2:55 pm

    Se fizermos as contas ao todo são 1.300 milhões de euros (!) para redistribuir pelos clubes, sem contar que a liga em si, se não estou em erro, deve receber parte do bolo de modo a lucrar com os direitos televisivos.

  • druyda
    Posted Dezembro 12, 2015 at 3:01 pm

    Segundo a lógica de alguns benfiquistas, o Barcelona deveria receber 10x mais que o Las Palmas e não 4x mais. Os dirigentes do Barcelona estão a dormir!

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2015 at 3:21 pm

      Toda a gente tão preocupado com os direitos televisivos agora que o Benfica fechou um acordo histórico.

      Quando o Benfica andava a ser "roubado" na Oliverdesportos a receber 7/8 milhões por ano, já ninguém queria saber do Benfica/direitos televisivos.
      Hipócritas.

      Ainda bem que não vai haver centralização em Portugal. Agora só falta o Proença abdicar do salário milionário.

      Pedro Cunha

    • druyda
      Posted Dezembro 12, 2015 at 4:38 pm

      Não é o Benfica que tem de implementar a centralização, por isso não percebi muito bem o seu comentário.

    • Nuno Cass
      Posted Dezembro 12, 2015 at 4:40 pm

      Andava a ser roubado, Pedro Cunha? Ia jurar que tinha sido o Benfica a assinar esse contrato.

    • Nuno R
      Posted Dezembro 12, 2015 at 5:03 pm

      Pedro Cunha…
      E se daqui a 10 anos o futebol "valer" 100M/ano, e o porto e Sporting assinarem contratos desse montante, enquanto o Benfica está agarrado aos 40?
      Também é roubo?

    • Nuno R
      Posted Dezembro 12, 2015 at 5:04 pm

      Druyda
      Duas questões distintas

      Centralização

      Divisão do dinheiro

      Da centralização, diria que 99% são a favor.
      O "problema" é cortar o bolo.

    • Manuel
      Posted Dezembro 12, 2015 at 5:40 pm

      É verdade que o Benfica assinou o contrato de livre vontade, mas foi, como toda a gente sabe, obrigado devido às dificuldades financeiras em que se encontrava na altura. Dificuldades que o Oliveira aproveitou em lucro próprio.

      Mas o Oliveira, se fosse uma pessoa séria, tivesse visão e fosse um bom gestor, teria tomado a inciativa de, anos mais tarde, renegociar o contrato com o Benfica para valores mais consentâneos com o valor do "cliente", como fez com outros.
      Como o não fez teve o castigo que mereceu, o cliente deu-lhe com os pés e rebentou com ele.
      Nunca o termo, "Karma Is A Bitch", faz tanto sentido.

  • António Tonga
    Posted Dezembro 12, 2015 at 3:11 pm

    Alguém me pode explicar, porque razão, tendo este income considerável de receitas televisivas, os clubes da segunda metade da tabela em Espanha são tão sofríveis sob o ponto de vista financeiro, é porque dá-me a ideia que basta um pequeno deslize e entram logo em gestão.

  • luis bcn
    Posted Dezembro 12, 2015 at 3:20 pm

    Para além de a população espanhola ser de quase 50 milhões, o facto de ser uma liga mediática no mundo parece-me até mais relevante.

    Em portugal temos obviamente um mercado muito pequeno que é agravado por só termos 5 clubes com dimensão interessante. Falo dos 3 grandes e do Braga e do guimarães. Em espanha os clubes são todos maiores que os outros todos que temos.

    Belenenses e Boavista, dois campeões nacionais são clubes de um 3 escalão em espanha.

    E na Liga Adelante há imensos clubes de dimensõ superior á do Braga e do Vitória.

    Os recém promovidos Bétis e Gijon andam com médias de assitencias quase iguais aos 3 grandes…diz muito.

    • Nuno Cass
      Posted Dezembro 12, 2015 at 3:39 pm

      Que clube da Liga Adelante é que é melhor que o Braga? Nem 1 quanto mais imensos…

      Quanto às médias o Bétis sempre teve boas casas, é um clube histórico. O Gijon tem média de 20 mil adeptos jogo, na 2º liga alemã há equipas com médias melhores que o Gijon.

    • luis bcn
      Posted Dezembro 12, 2015 at 5:16 pm

      Nuno Cass

      Não falei em melhor…falei em maior. O Zaragoza, Cordoba. Elche, Valladolid tem mais adeptos que o Braga…o que é natural. Só Zaragoza tem mais população que Lisboa (falo da cidade) e em espanha não sofrem do síndrome de só apoiar clubes que ganham.

      Por exemplo o Beira-mar e a Académica podiam perfeitamente ser um clube da dimensão do Braga e do Vitória SC mas sofrem muito do "síndrome" referido.

      Imaginem que os 50 mil que foram ver o Sporting e benfica esta época ao estadio municipal de Aveiro fossem adeptos do clube da sua terra… provavelmente o beira-mar já tinha sido campeão…

    • Anónimo
      Posted Dezembro 12, 2015 at 8:00 pm

      Onde é que o Luis BCN diz que o Bétis é melhor que o Braga? Diz que é da dimensão do Braga, porque efectivamente a nível de palmarés e de massa adepta é da dimensão do Braga, para não dizer que é superior a um clube que tem no palmarés uma Taça e uma Taça da Liga.

      A segunda divisão alemã é chamada para aqui porquê? Até na terceira tens o Dresden a meter mais de 20 mil por jogo. Isso é para mostrar que vai mais gente ver o Dresden com a equipa B do Mainz que ver o derby do Minho por exemplo? Se o teu objectivo é rebaixar ainda mais o futebol português estás a fazer um bom trabalho.

      Acácio Norberto

  • Pedro, o Polvo
    Posted Dezembro 12, 2015 at 3:34 pm

    I de II

    Por estas e por outras é que defendo que os clubes "pobres", como o FCP, que queiram singrar, têm de se ver livres dos fundos e desses outros cancros. Os ricos ficam mais ricos e é preciso ser consciente, para lutar a sério e ser reconhecidos na europa. Não nos podemos agarrar ao dinheiro (vão haver sp dezenas de clube que têm MUITO mais), temos de apostar na qualidade e na continuidade. Fazer algo diferente do que é feito em todos os sítios (esbanjar milhões sem critério, comprar treinadores por influência de terceiros sem ter em conta o seu valor, despedir os treinadores no primeiro momento negro..repetir ciclo).
    Devem manter um projecto vários anos, idealmente com um treinador nacional (neste momento, os treinadores portugueses têm todas as condições para serem de topo, já lá vai o tempo em que tínhamos de contratar estrangeiros para renovar os nossos modelos de jogo e métodos), formar jogadores, contratar jogadores nacionais, misturar os nossos portugueses com uns craques estrangeiros, com o intuito de formar um núcleo duro.
    Este núcleo duro seria o conjunto de jogadores que acompanharia o clube durante vários anos, facilitando assim os jogadores de "passagem" (vem 2 épocas e saem por muitos milhões) a exponenciarem o seu talento.
    É totalmente diferente ter um brahimi, um tello, um aboubakar a entrarem numa equipa já feita – onde os jogadores já se conhecem – do que virem todos "verdes" e estarem a misturar-se com oliver's, casemiro's e afins que também não faziam a mínima do que era este clube.
    Claro que para isto acontecer é preciso mudar muitas mentalidades! Há coisas que não conseguimos mudar de um dia para o outro, mas também não nos podemos sentar e ver os navios passar. Cada ano o clube perde mais a sua essência, cada ano ganha menos, e cada ano os ricos estão mais ricos.
    Por exemplo para começar, em vez de na próxima época comprarmos 3 argentinos/mexicanos/colombianos, compramos só 1 ou 2. Pegamos nos 10M que serviriam para a compra e espetamos com um contrato no Rúben Neves e no André.
    Atirei aqueles números completamente ao calhas, o que quero dizer é que temos de rever as nossas prioridades. Em vez de depender a 100% desta estratégia de risco: comprar jogadores com dinheiro que não temos através de fundos -> potencia-los -> vende-los (aqui ficamos com algum lucro, mas fazemos isto para uns 10 jogadores, o dinheiro de um vai para outro, depois o do outro vai para ali…enfim andamos a envolver-nos em teias, que podem ser boas a curto prazo, mas a médio/longo prazo, quando olharmos para trás, vamos ver que estamos tão envolvidos nessas teias que não passamos de uma marioneta). Vamos tentar explorar outros campos! Não quer dizer que os empresários não sejam úteis, eles são, na sua função – mediar contratações – quando assumem outras responsabilidades, estragam tudo..
    Com esta estratégia podíamos nos primeiros anos, ver-nos privados de contratar jogadores que normalmente conseguiríamos, ia ser frustante e ia dar a sensação que os nossos rivais nos estavam a ultrapassar. Mas na realidade eles estariam a abdicar de um futuro sustentável, por um presente mais brilhante.

  • Pedro, o Polvo
    Posted Dezembro 12, 2015 at 3:34 pm

    II de II

    Passes a 100% só!! Sem dinheiro não há vícios, se não temos dinheiro para aquele médio mexicano, ficamos com outro que já estava no clube. Se calhar até o que ele precisava era de uma oportunidade.
    Apostar em treinadores que percebam da bola! Apostar em jogadores íntegros! Nada desses meninos que vêm para aqui dizer que este clube é uma "ponte". Nada de meninos que deixam os empresários falarem por eles. Isso devia ser regra dourada nos contratos – os empresários não podem abordar publicamente questões relacionadas clubes com o risco de terem de pagar multas altíssimas.
    Enfim eu tenho um sonho, e esse sonho é de ver um clube sustentável, com um objectivo, que me entretenha, que aposte na qualidade. Podem dizer que sou utópico, mas de certeza que foi isso que disseram ao VM quando eles surgiram com a ideia de discutir futebol de forma imparcial e com conhecimento…de certeza que muitos disseram que eles tinham de ser sensacionalistas, todos eram…agora vejam bem onde chegaram (e podem chegar), e repensem se querem continuar a ser mais um tijolo da parede ou se se querem destacar dos demais.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Dezembro 12, 2015 at 4:17 pm

      Excelente comentário!O rumo é exatamente esse,mas em Portugal raramente se pensa no longo prazo.
      Fico contente também por ver que aquilo que escreveste,e que subscrevo inteiramente começar a ser feito no meu clube,e ao fim de 2 anos já vejo bons resultados,mas ainda muito por fazer evidentemente

  • Rui Amaral
    Posted Dezembro 12, 2015 at 4:06 pm

    Lá estão outra vez a criticar a nossa liga

    Incrivel é como com orçamentos tão pequenos … QUALQUER um dos grandes ganha com relativa facilidade atodas excepto real barça e atletico (sendo que este ultimo pode ser ela por ela)

    Falta dinheiro mas temos mais inteligência na maneira como o gastamos que os nossos vizinhos !

    Imagino o Sporting a ganahr mais 40 milhões ano

    nem era bom

  • Nuno R
    Posted Dezembro 12, 2015 at 4:10 pm

    Convém dizer que houve intervenção governamental nesta questão dos direitos.
    Por ca os políticos não os têm no sítio…
    Ou então não querem chatear os amigos

  • Rui Soares
    Posted Dezembro 12, 2015 at 4:17 pm

    Eu nasci na África do Sul. E que jogos eram transmitidos na TV? Campeonato inglês. Os países da Common Wealth não precisam que o campeonato seja espetacular ou competitivo, embora isso ajude. Gostam dos clubes ingleses da mesma forma que em Angola, Cabo Verde e Moçambique gostam dos clubes portugueses. Façam a soma do mercado da Common Wealth e terão uma ideia do ponto de partida de cada campeonato para atrair audiências. A única solução para ligas como a portuguesa é a fusão. Uma liga latina podia incluir PT ES FR IT.

    • Nuno R
      Posted Dezembro 12, 2015 at 4:46 pm

      Ainda se houvesse países populosos de língua portuguesa, ou com muita imigração, ou laços históricos… A quem pudessemos vender o nosso campeonato… Mas até nisso temos azar!!

    • Kafka I
      Posted Dezembro 12, 2015 at 5:11 pm

      Nuno R

      E achas que Portugal conseguia fazer 743 milhões de Libras na venda para Angola e Moçambique?

      A Premier League na Africa TODA apenas consegue fazer o total de 130 milhões de Libras, e trata-se de uma das melhores Ligas do Mundo

      Esta aqui

      https://www.dailymail.co.uk/sport/football/article-3264606/Premier-League-set-3bn-windfall-global-TV-rights-rival-broadcasters-slug-screen-England-based-superstars.html

      Portanto Portugal com Angola/Moçambique/Cabo Verde ia ganhar essa fortuna toda? é que falam parece que os PALOPS sozinhos iam gerar receitas de centenas de milhões de Eur no mercado televisivo…

    • Nuno R
      Posted Dezembro 12, 2015 at 5:25 pm

      Países de língua portuguesa… Populosos… Que adorem futebol… Ainda se houvesse um fora de África…

      Ou se houvesse uma comunidade latina que goste de futebol, tipo nos EUA… Ou tipo, se na China e Japão Portugal fosse conhecido…

    • Kafka I
      Posted Dezembro 12, 2015 at 5:40 pm

      Lingua Portuguesa e populosos que gostam de futebol há o Brasil, no entanto o Brasil à Premier League paga 30 milhões de Libras…portanto pagaria sempre menos a Portugal

    • Nuno R
      Posted Dezembro 12, 2015 at 6:03 pm

      A ver se nos entendemos: não afirmo que Portugal pode facturar tanto quanto Inglaterra ou Espanha.
      Mas há mercado para o nosso campeonato.
      A história do "somos só 10 milhões de consumidores" é treta.
      É uma questão de apresentar um produto de qualidade, mercado existe.

      Já dizia o ex-PM-deposto, qualquer negócio tem de olhar para o mercado externo.

    • Kafka I
      Posted Dezembro 12, 2015 at 6:31 pm

      Nuno R

      Isso é muito giro o "temos de olhar para o mercado externo", mas tu para venderes alguma coisa a alguém, essa coisa tem de ter o mínimo de qualidade

      É que fala-se aqui como os Chineses e etc fossem uma cambada de acéfalos e que compram e vêm tudo que lhes impigem, esquecem é que Portugal o que vai vender, já Paises como a Aleamnha, Espanha Inglaterra, Itália vendem também e vendem sempre com mais qualidade

      Portugal tem um Benfica-Sporting e um Gaitan-William Carvalho ou um Porto-Benfica e um Gaitan-Brahimi para vender??? Jogos e jogadores deste calibre vende a Premier LEague de meio da tabela e os Chinieses não são tão acéfalos como se quer fazer querer…

      Para se conseguir vender um campeonato externamente é preciso ter equipas fortes e grandes jogadores, e onde é que estão as 9/10 boas equipas ou os jogadores de classe Mundial no tugão?

    • Nuno R
      Posted Dezembro 12, 2015 at 6:49 pm

      Finalmente chegaste onde eu pretendia.
      Produto com qualidade.
      Para refrescar a tua memória, sou um detractor desta Liga. Não tem competitividade, ou qualidade. Vale zero, enquanto negócio.
      Mas PODE melhorar.
      O futebol domina o panorama desportivo em Portugal, para aí na ordem dos 101%.
      Temos praticantes.
      Sim, temos público.
      Podemos ter estádios compostos, caso haja bons jogos, a preços acessíveis e a horas decentes.
      E uma divisão mais equitativa dos direitos televisivos, agora a subirem fruto de finalmente sairmos de um cenário de monopólio ao nível da procura, pode ajudar à subida de qualidade dos clubes mais pequenos.
      Só para exemplo, chegando a Janeiro, equipas decentes vão descer de qualidade, pois serão obrigadas a vender os seus melhores jogadores. É sempre assim. Por outro lado, os grandes vão ajudar os "amigos", emprestando uns quantos. Aumentam a sua qualidade artificialmente.
      Portugal tem bons jogadores. Tem jogadores conhecidos. O "William", hype ou não, a pedido ou naturalmente, faz notícia em Inglaterra. Ou seja, caso apareça um jogo com ele, existirá alguma curiosidade. As boas prestações na Europa, e nas selecções em camadas jovens também aguçam essa curiosidade. E se for preciso, contrata-se um Tanaka ou um Feng Shui para ajudar.

      Este tipo de paleio faz-me lembrar um pouco o futebol tuga pré-queiros. O tipo pode ser um $%&%&/, e como treinador um zero, mas foi nas última décadas o único com visão estratégica e olhos no futuro. E era impossível Portugal ganhar provas internacionais. E ter sempre jogadores entre os melhores do mundo. E ele provou que não, não era assim.

  • Stalley VM
    Posted Dezembro 12, 2015 at 4:21 pm

    São realidades completamente diferentes, não se pode comparar, penso que o negócio á partida do Benfica, foi um bom negócio, não excelente.

    • Manuel
      Posted Dezembro 12, 2015 at 5:44 pm

      É um excelente negócio para a realidade portuguesa. Para a realidade europeia é o negócio possível.
      Mas a surpresa maior será quando o Benfica começar a vender os seus direitos internacionalmente. O crescimento está aí. É apenas uma questão de tempo.

    • Nuno R
      Posted Dezembro 12, 2015 at 6:23 pm

      O crescimento de quem?

  • Carlos Gonçalves
    Posted Dezembro 12, 2015 at 5:46 pm

    mas qual o motivo destas comparacoes?? perde-se toda uma oportunidade de fazer uma analise profunda ao futebol portuguÊs quando começamos um texto deste género por comparar o que o benfica recebe com o las palmas.

    o problema nao está aí! o problema está naquilo que o benfica recebe comparativamente com outros 15 clubes deste campeonato!!

    os clubes estao entalados até ao pescoço e é por isso que depois o benfica e outros nao hesitam em vender À primeira proposta. estrategia? nada disso! ninguem quer saber de longo prazo, ninguem quer saber da sobrevivencia do negocio em si. o que interessa é o jogo de amanha ou de depois de amanha. o resto logo se vê.

    que interesse algum dirigente portugues tem no numero de socios? se ganham ou se perdem associados? algum dia a cabeça de um dirigente rolou porque, como estruturas profissionais e geradoras de lucro que sao, se considerou inadmissivel as assistencias baixarem para metade por exemplo? admite-se que um clube com supostos 6M de adeptos tenha enorme dificuldade em encher um estadio de 60 mil por ex?

    isto nao é um ataque a ninguem mas apenas constatar um facto que tanto me envergonha, revolta e me faz crer que, tal como na politica, temos aquilo que merecemos.

Deixa um comentário