Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Em Espanha, Se chamam filho da p… a um português, é sincero” – Mourinho

Partilha da visão do Special One, os espanhóis sentem ódio pelos portugueses? 
«Em Espanha, quando chamam ‘filho da p… português’, é autêntico. Um verdadeiro ódio», afirmou Mourinho, em entrevista concedida ao jornal britânico The Guardian, comparando o ambiente que viveu em Espanha e o que vive atualmente em Inglaterra. «Gosto de jogar em casa, sentir a paixão dos adeptos do Chelsea, que estão felizes por me terem ao seu lado; mas também gosto de jogar fora e sentir que os adeptos apoiam a sua própria equipa, dando-me pura hostilidade, sem serem agressivos. “Se os adeptos do Chelsea cantarem ‘José Mourinho!’ e os outros tipos responderem ‘vai tomar no cu, Mourinho’, não creio que haja hostilidade. Pelo contrário, é melhor do que ignorarem-me”, comparou. “Mas em Espanha esse ódio é sentido”, frisou. Noutro âmbito, o Special One destacou que quer renovar o Chelsea com jovens da casa, aproveitar o talento de Chabolah, entre outros, para aos poucos ir substituindo Cole, Terry e Lampard, elementos que na opinião do português fazem parte do “English Core” (Mou faz sempre questão de ter 3/4 jogadores do país onde joga, de preferência que tenham a experiência necessária para incutir uma maior maturidade competitiva aos mais novos), mas que devido à idade e por estarem em final de contrato, não duram para sempre.

72 Comentários

  • Peatón
    Posted Dezembro 16, 2014 at 11:56 am

    Mourinho é um provocador, um hipócrita e um sofista. Muitos espanhóis gostamos dos portugueses mas isso não significa que temos a gostar do Special One só por ser lusitano. Ainda lembro algumas grandes figuras que jogaram na liga espanhola como Futre, Figo, Sá Pinto, Pauleta, Carlos Xavier, Oceano da Cruz…

  • Luis
    Posted Outubro 18, 2013 at 10:45 pm

    Já percorri praticamente Espanha inteira, e só tenho a dizer que excluindo a Galiza onde gostam genuinamente de Portugueses, no resto de Espanha só gostam dos portugueses se eles forem lá para largar dinheiro, mas quando se larga dinheiro todos são amigos uns dos outros….até mesmo apenas uma simples informação exigem que se fale em inglês pois dizem que "não percebem português"

  • Zapata
    Posted Outubro 18, 2013 at 3:20 pm

    Que choro.

  • Rodrigo Parente
    Posted Outubro 18, 2013 at 2:24 pm

    vivo em Barcelona actualmente e tudo o que este senhor dizer nao corresponde a realidade! Aqui como em qualquer lugar há de todo o tipo de pessoas e até hoje nao tive razoes de queixa!

  • André Raio
    Posted Outubro 18, 2013 at 12:05 pm

    Espanhóis raça filha da p… ; se um português vai a Espanha tem de saber falar espanhol, se um espanhol vem a Portugal nós é que temos de os entender. O ódio existe. Estive a trabalhar em Espanha algum tempo e conto pelos dedos de uma mão as pessoas que me ajudaram durante esse período. São gente "fraca", completamente.

  • JCCJCC
    Posted Outubro 18, 2013 at 9:23 am

    Vivi a 2 Km de Espanha durante os primeiros 28 anos da minha vida.
    Nunca senti nada disto que Mourinho diz, os Espanhóis não têm nenhum sentimento negativo especial com os portugueses. Aliás, senti sempre bastante amizade e respeito mútuo.

    Os insultos de que Mourinho foi alvo dirigiam-se a ele, e era motivados apenas e só pelo comportamento e pelas atitudes dele.
    Há muitos portugueses no futebol espanhol e nenhum deles tem este tipo de reclamações.
    O próprio Cristiano Ronaldo, pessoa a quem Mourinho tantas vezes usou como bandeira da guerra Portugal – Espanha nega completamente esta ideia.

    Mourinho teve chatices em Espanha pela mesma razão que as teve em Itália, em Inglaterra e em Portugal. Mourinho é Mourinho, enquanto os outros tentam ganhar preparando a equipa tactica e fisicamente, Mourinho tenta ganhar chamando a atenção nas salas de imprensa, é o método dele. Culpar o povo Espanhol pelos seus erros é xenófobo e baixo.

  • sergio
    Posted Outubro 18, 2013 at 9:10 am

    O Mourinho tem razão no que diz.

    Tenho família em Espanha e pode-se ver bem que a maioria dos portugueses em Espanha são bem tratados no entanto quando algum português se destaca e se mostra melhor do que os espanhóis a realidade muda.

    Basta ver o que fizeram ao Rui Costa no dia em que ganhou o título mundial de ciclismo.

    Eles não suportam que um português seja melhor do que eles.

    Sérgio

  • OAutor
    Posted Outubro 17, 2013 at 11:38 pm

    Mourinho tu falas de ódio dos Espanhóis a ti (e aos portugueses por tabela) mas eu gostaria de relembrar-te da tua passagem pelo FCPorto! Aquele ódio que os Portugueses tinham por ti, pelos títulos que ganhavas no FCPorto? Já não te lembras? Já passei muito tempo em Espanha e é ridículo falar em Ódio a Portugueses! Somos constantemente gozados por brasileiros (existem montes de anedotas de portugueses) ainda esta semana um Português foi EXPULSO de Moçambique, os nosso emigrantes em França eram tratados abaixo de cão (ainda hoje se o FCPorto ou Benfica ganhar um jogo em frança todos ficam contentes). E estão a falar de ódio dos espanhois aos Portgueses??? Tirando o Mourinho alguém já foi insultado por espanhois? Ainda no último jogo no Dragão se cantou a musica (e viva lá espanha versão e put@ la espanha) acham que a maioria dos Portistas odeiam a Espanha ou estavam a cantar só para picar a claque do A.Madrid?? Agora claro que gente burra existe em todos os países…pelos comentários que já li…existem muitos portugueses que odeiam a Espanha!

  • Bourne
    Posted Outubro 17, 2013 at 11:04 pm

    Na minha modesta opiniao, o Mourinho tem alguma razao no que diz … O facto de muitos de nos termos amigos espanhois nao apaga aquilo que me parece evidente: Existe prepotencia e xenofobia em Espanha, um sentimento de superioridade generalizado ate na imprensa. Em relacao aos Portugueses, entao ainda mais.

    Se nos portugueses por vezes deviamos aprender a apreciar mais o que e nosso, os espanhois levam a coisa ao extremo. Existem varios casos de desportistas vitimas de alguma xenofobia em Espanha, pelo simples facto de nao serem espanhois e por ganharem a espanhois (estou-me a lembrar do Hamilton na F1, do Federer no Tenis, …).

    No futebol e no caso do Mourinho e restantes portugueses no Real Madrid, digamos que se criou um cocktail explosivo, apimentado com outros factores historicos a mistura:
    – O Real Madrid e odiado em varias partes do pais, por "representar" o rei. As equipas em zonas separatistas (e nao estamos so a falar do Barca) sao capazes de "matar" para enxovalhar o Real.
    – O Mourinho e portugues e o Real tinha uma pequena "armada" portuguesa. Ate os pseudo-madridistas queriam que a "armada" portuguesa falhasse em prol do Barca com treinador espanhol e a base da seleccao Roja.
    – O Mourinho ate em Portugal comprou guerras, mas em Espanha ganhou as duas acima mencionadas de graca, fora as guerrilhas internas com o Casillas e o Ramos e a imprensa sempre do lado castelhano.

    De resto e ver a diferenca de tratamento dada ao Coentrao e ao Illaramendi no que respeita a relacao preco qualidade. O cumulo acaba por ser o Ronaldo: Toda aquela qualidade, todo aquele profissionalismo e acaba odiado por mais de metade de Espanha. O facto de por vezes nao ter tido as declaracoes mais felizes nao conseguem justificar nem 20% do odio que lhe sentem.

  • FC
    Posted Outubro 17, 2013 at 10:41 pm

    Eu já estive em Espanha (por muito pouco tempo é certo) e nunca senti nada. De qualquer das formas pouco me importa se os espanhóis odeiam ou não os portugueses, eu não odeio ninguém porque não faz sentido odiar alguém por se espanhol, brasileiro, chinês ou congolês.

    Dizer que se odeia determinado grupo de pessoas porque sim para além de ser uma estupidez é uma mostra de xenofobia gritante.

  • Diogo
    Posted Outubro 17, 2013 at 10:27 pm

    É uma questão histórica: Os espanhóis odeiam os portugueses e vice-versa. Eu odeio os espanhóis e não tenho a miníma dúvida que esse ódio é mútuo. Os únicos que pensam o contrário são adeptos com 2 palas que só vêm o Barcelona/Messi á frente sem sequer raciocinar quais as melhores equipas/jogadores

    • ALEXANDRE
      Posted Abril 15, 2017 at 5:22 pm

      Diogo, deixa eu te dizer que estás 100% errado. Em Espanha a grande maoiria não odeia os portugueses. Alias, eles gostam de Portugal e dos portugueses. Eu sei disto porque sou espanhol. Meus compatriotas são do jeito que são: falam gritando, com muito palavrão, são pouco respeitosos, não conhecem a expressão “por favor”. Vocês têm todo o dereito de não gostarem do jeito espanhol (eu mesmo não gosto), mas eles não têm nenhum viés anti-português nem nada parecido, nem por raízes históricas nem por outra causa. No meu país, o Mourinho não é muito amado, mas não tem nada a ver o facto de ele ser português.

    • Maria Garcia
      Posted Abril 18, 2016 at 6:01 pm

      Se não tivessem assassinado o filho de Dom João II fazendo-o cair do cavalo e partir o pescoço, ele tinha casado com uma filha dos reis católicos, que não tinham filhos varões, e então Portugal dominava a Espanha pois o rei seria o Homem Se Portugal esteve sob domínio castelhano foi por razões dinásticas Tendo morrido toda a descendência de D.João III e o louco do D.Sebastião, mal aconselhado, ir meter-se na desastrosa empreitada de Alcácer Quibir,fez com que se apresentassem vários netos de D Manuel I sendo o Filipinho, filho de Carlos V, o mais forte e com melhor exército O D. António Prior do Crato, bastardo mas homem, não teve um Nun'Álvares nem um João das Regras, nem a determinação do Mestre de Aviz Isto de herdar a coroa tem que se lhe diga e é, quanto a mim o desastre das monarquias, pois o facto de ser varão (caso lei sálica) e filho mais velho não é nenhuma garantia de capacidade para governar ou mesmo reinar Alguns, ao longo da História, portugueses e não só até têm cara de parvos Será então melhor a República Será?

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 19, 2013 at 9:43 am

      Enganou-se, o Miguel Vasconcelos morreu nessa altura dos Filipes e eu não sou a reencarnação dele esteje descansado, muito menos sou um entusiasta Filipino, agora se você não tem capacidade para se reportar os factos e vive de vitórias morais é um problema seu e não meu…os factos por muito que custem aos Portugueses é que Portugal na sua história já teve sobre domínio Espanhol, já o contrário nunca sucedeu…isto é um facto, não é ser entusiasta de nada…da mesma forma que dizer que Paris já teve debaixo do domínio Alemão, não significa ser Nazi…agora se você não é capaz de viver com a realidade, por muito que não goste dela, isso é um problema seu e não meu

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 18, 2013 at 11:35 pm

      Miguel Vasconcelos, perdão, Antunes: você fixou-se no tempo dos Filipes. Não há nada antes nem depois. Portugal, numa disputa multi-secular venceu inúmeras guerras e batalhas contra Leão/Castela/Espanha, apesar de ser um país muito mais pequeno. Já agora, para esfriar o seu entusiasmo filipino, sabia que um exército anglo-português conquistou Madrid aos exércitos napoleónicos devolvendo à Espanha a sua capital?

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 18, 2013 at 6:57 pm

      * nunca a Espanha esteve debaixo da bandeira Portuguesa

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 18, 2013 at 6:32 pm

      Ricardo,

      O que é certo é que a Espanha já conseguiu conquistar Portugal e durante 60 anos fomos território Espanhol…já o contrário nunca aconteceu, Portugal nunca conquistou Espanha, nunca a Espanha esteve debaixo de bandeira Espanhola…

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 18, 2013 at 4:36 pm

      Se tivessem sido superiores em toda a historia, Portugal não teria sido território Espanhol durante 60 anos,na verdade ainda hoje seriamos território Espanhol se isso fosse verdade.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 18, 2013 at 9:32 am

      Diogo,

      Mas os Espanhóis odeiam Portugal porque carga de água? em toda a história foram superiores em Portugal, inclusive até já conquistaram Portugal e fomos território Espanhol durante 60 anos…no desporto são imensamente melhores em que actividade fôr…do ponto de vista económico mesmo estando os 2 Países em crise continuam a ter um nível de vida superior a Portugal…que motivo é que eles têm para odiar? Portugal sempre foi o "parente pobre" nesta guerra ibérica, eles sempre levaram a melhor ao longo da história, seja no que fôr, portanto porque motivo é que nos vão odiar? Por baterem no ceguinho? por no fim ganharem sempre?

  • Trust3r
    Posted Outubro 17, 2013 at 9:06 pm

    Quem acha que Mourinho fez comentários ridículos é porque não passou muito do outro lado da fronteira. A maioria espanhola não gosta de Portugal nem dos portugueses.
    Muitos portugueses têm como ídolos Nadal, Alonso, etc. Agora os espanhóis detestam quando portugueses se destacam. Basta também verificar o diferente tratamento nos casos dos milhões gastos em Coentrão e em Illarramendi, entre muitos outros exemplos. Estamos fartos de ler ou ouvir comentários de portugueses que passam algum tempo em Espanha e a maioria afirma que os Espanhóis não gostam de nós. Por isso acho que quem inventou a expressão/ditado "De Espanha nem bons ventos nem bons casamentos" era uma pessoa ciente, ao contrário de quem inventou a expressão "Nuestros hermanos".

    Por outro lado esta mentalidade/nacionalismo tem as suas vantagens, e é o que falta muitas vezes aos portugueses: a defesa do que é português cá dentro e lá fora.

    • Anónimo
      Posted Outubro 18, 2013 at 12:46 pm

      isso é uma mentira de todo o tamanho. Eu via televisao espanhola em minha casa desde 1982 ate aos 2000. sempre ficava contente porque os espanhois valorizavam os atletas portugueses. Fizeram antes de nós grandes programas sobre a Rosa Mota e o Carlos lopes que, se nao estou em erro, considerarm um ou mesmo o melhor desportista da decada ou do seculo. ja nao me lembro bem. Tambem valorizaram muito o futre e outros. Agora, nós temos poucas medalhas olimpicas. Vão valorizar quem?
      Joao

    • Bráulio
      Posted Outubro 17, 2013 at 10:22 pm

      Quem inventou a expressão nuestrus heramanos estava igualmente ciente porque se não estive tinha dito nossos amigos. Os amigos nós podemos escolher, já os irmãos temos que levar com eles quer gostemos quer não…

    • Trust3r
      Posted Outubro 17, 2013 at 9:15 pm

      *muito tempo no outro lado da fronteira.

  • miguel
    Posted Outubro 17, 2013 at 8:57 pm

    Mourinho cheio de razão. Estive ontem em Espanha e sente-se isso. A falar com um colega que é do Real Madrid e admirador do Mourinho, disse que a culpa do Mourinho sair foi desse preconceito. Dai o Casillas ter forçado a quebra de confiança quando abraçou um jogador do Barça contrariando Mourinho, a protecção dos jornalistas ao Casillas e Ramos porque embora desrespeitando o treinador os jornalistas puseram-se ao lado do preconceito e pelo Del Bosque não aceitar que 1 português seja melhor que ele impossibilitando-o que pudesse atingir os mesmos resultados.

    Para confirmar este preconceito, está a ser exibido uma série que explica esse preconceito, dando exemplos históricos de situações de conflito entre os países. Já deu Afonso Henriques e o no episódio mais recente aflorou a reclamação do reino de Portugal pela rainha de Castela…no próximo episódio vão conhecer a padeira.

    E esse é o problema dos espanhóis: não gostam dos portugueses, são arrogantes e têm a mania da superioridade sobre todos os países, subestimam a nossa capacidade e têm dificuldade em aceitar que um pais como o nosso possa existir valor.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Outubro 17, 2013 at 8:03 pm

    Custas-lhe que o país vizinha tenha pessoas que são consideradas as melhores do mundo e que fazem-lhes falta nos seus clubes…

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 18, 2013 at 11:21 am

      Miguel,não é a questão de ser melhor ou pior,é a questão de quererem ser MUITO melhores e esmagar.Por isso é que o Mourinho foi tão criticado e odiado,porque é realmente o melhor treinador do mundo nos últimos anos,enquanto o Ronaldo é adorado pelos adeptos do Real Madrid mas muitos outros os odeiam em Espanha.
      No hóquei não sei se são melhores,ainda por cima com os últimos acontecimentos.Parece-me que estão a um nível igual ou muito parecido.
      Pelo menos somos melhores no desporto adaptado,em especial no Boccia.

    • João Bernardo
      Posted Outubro 18, 2013 at 11:17 am

      Eu sei isso tudo, e por isso mesmo, por estarem tão habituados a serem melhores, custa muito ver um jogador como Ronaldo e um treinador como Mourinho a terem sucesso (muito mais fora de Espanha no caso de Mourinho).
      Tenho vários amigos espanhóis e no que toca a desporto são muito competitivos e, detestam perder, contra portugueses então, até ficam doentes, como se viu quando o Rui Costa ganhou contra 2 espanhóis.
      Dou-te um exemplo da animosidade que existe: quando o Real Madrid ganhou ao Elche com aquele penalty que não existiu sobre o Pepe, no dia seguinte num dos programas espanhóis (deportes cuatro) estiverem uma 1h a falar sobre aquilo e o Pepe não sei que, e os portugueses não sei que mais, todo um escândalo por causa dum penalty. Aposto que se fosse um Sergio Ramos a fazer aquilo não tinham comentado tanto. Mas pronto, é só a minha opinião e respeito a tua.

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 18, 2013 at 10:56 am

      João,

      eu tenho calma, apenas estou a constatar um facto, nós somos como o Durval disse e muito bem, uma migalha comparados com o desporto espanhol, logo as palavras do LuisRafaelSCP não fazem sentido algum, porque o Espanhois sao melhores que nós em todos os desportos, logo a eles não lhes custa nada, porque eles são e sabem que são muito melhores que Portugal, seja a jogar à bola, andebol, tenis, hoquei patins, basket, voleibol, formula 1, natação, atletismo…tudooo literalmente tudooo, logo não lhes custa nada..

    • João Bernardo
      Posted Outubro 18, 2013 at 10:31 am

      Tem calma Miguel Antunes, até parece que estás contente com esse facto.

    • durval
      Posted Outubro 18, 2013 at 10:22 am

      somos uma migalha quando comparados com o desporto espanhol. sejamos honestos

    • Zé Maria
      Posted Outubro 18, 2013 at 9:46 am

      miguel antunes, até no rugby parece que fomos passadoas outra vez…

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 18, 2013 at 9:26 am

      Mas custa-lhes o quê? A Espanha desportivamente é imensamente melhor que nós, em todas as modalidades, TODAS repito, até no Hoquei Patins já nos passaram em campeonatos do Mundo…portanto custa-lhes o quê? Não há um único desporto em que não seja melhores que Portugal…

  • Luis
    Posted Outubro 17, 2013 at 7:51 pm

    E pronto. Mais uma tirada do filosofo Mourinho. Já perdi a conta dos comentários completamente ridiculos desde que foi para o Real. O Pepe anda a dar pontapes na cabeça de um jogador que ta no chao. O Coentrao é apanhado a fumar e o Mourinho diz que o Barça só ganha pelos arbitros e pela Unicef. Depois disto quer não ser odiado, nem que os jogadores sejam criticados. Isto sao profissionais altamente remunerados, não sao cidadaos comuns. Agora vinha o Guardiola treinar a Portugal, dizia que o Porto só ganha pela Unicef e depois também queria que os portugueses lhe fizessem uma venia. E muito triste mais uma vez o Mourinho fazer o papel de coitadinho.O leao do Benfica resumiu bem a situação. O Ricardo Ricard mais uma vez esteve ao seu nivel.

    Quanto ao resto é mais do mesmo. Mourinho é um treinador de resultados e não de formação. E por isso é que lida tão mal com a derrota. (e daí os comentários sobre os espanhois). Não me lembro dele lançar e desenvolver um jogador da formação nos ultimos 3 clubes por onde passou. Se queria apostar na formação porque é que foi buscar Etoo?? Eu acho que ele não sabe mas é a minima ideia do que quer fazer. E se o Abramovich despede treinadores que ganham titulos, despedir outra vez o Mourinho não vai ser nada dificil.

    • Luis
      Posted Outubro 17, 2013 at 11:14 pm

      Respondendo ao Pedro Ribeiro:

      É verdade que o Mourinho ganhou muitos trofeus, que trouxeram grande prestigio para Portugal e para o proprio. Os meritos sao inquestionaveis e não é isso que está em questão. Está sim no modelo de abordagem às equipas. Isso dos jogadores da formaçao serem piores ou melhores que da equipa principal nunca o saberemos porque eles não foram lançados. Para isso basta ver o caso do Bruma que tava na equipa B e ninguém dava por ele até o Sporting nao ter outra alternativa. Eu não vou escaupulizar mais uma vez o curriculo do Mourinho porque o fiz em anteriores posts neste blog. Eu só sei que ele pegou na equipa do Chelsea, gastou milhoes atras de milhoes e a equipa não joga nem pouco nem muito, nada! Alem disso, os ditos jogadores da formação devem tar escondidos, porque ele continua a por sempre os mesmos.

      O caso do Coentrao faz parte daquele lote de jogadores portugueses que os espanhois não gostam.

      E não, não me revejo nas atitudes do Mourinho e principalmente no que ele diz. Acho que está a começar a entrar em frases muito perigosas, começando agora na Xenofobia. E sim, tenho noção do PS2, chama-se ironia…

      Mosqueteiro SLB, até o proprio Mourinho reconheceu que o Coentrao deveria seguir o comportamento profissional do Ronaldo. Não foi so tabaco, foram saidas noturnas, foi um conjunto de situações. Basta estares um bocado mais informado.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 17, 2013 at 9:33 pm

      nunca deram hipotese ao coentrao para se mostrar. sim, foi apanhado a fumar assim como o wilshere, balotelli e muitos outros. fumar e prejudicial, mas foi numa certa ocasiao, de aniversario, se nao me engano. o coentrao e um jogador que quando esta em forma da tudo em campo, mas ve-se que ele perdeu alguma da paixao que o tanto caracterizou

    • diogoribeiro
      Posted Outubro 17, 2013 at 8:42 pm

      Um treinador que nos últimos 10 anos ganhou 2 ligas dos campeoes, chegando 4 ou 5 vezes as meias finais (6 ou 7 meias finais em 10 anos), venceu a liga pelo chelsea no que até ao momento se mantém o recorde de pontos na premier league (95 pontos) e este recorde não vai ser ultrapassado tão cedo, quebrando o jejum de 50 anos do chelsea. Em Milão, ganha a champions que o inter não ganhava há 50 anos. Tem o recorde de pontos e golos (não tenho a certeza se o barça o ultrapassou este ano) no Real Madrid.

      "Depois disto quer não ser odiado, nem que os jogadores sejam criticados, Isto são profissionais altamente remunerados, não são cidadãos comuns." – Que eu saiba os jogadores com quem trabalhou disseram sempre bem dele e até em Madrid onde perdeu o balneário se ouviram jogadores como Arbeloa, Modric, Khedira, Morata, Benzema, Higuain ou Di Maria a falarem bem dele.

      "Não me lembro dele lançar e desenvolver um jogador da formação nos ultimos três clubes por onde passou." Diga-me nos três clubes por onde passou, onde é que haviam jogadores da formação com mais qualidade do que aqueles que estavam a jogar? Já ouviu falar em meritocracismo? Se os jogadores da formação tiverem a treinar melhor que os outros jogam, se não, ficam no banco. Quando Pepe estava lesionado, jogou Varane. Quando Pepe voltou de lesão, o Varane já tinha provado que merecia o lugar. A palavra-chave é mérito. Quem merece joga. Simples.

      Resumindo, dois campeonatos portugueses, uma taça de Portugal, uma Supertaça portuguesa, duas premier leagues (recorde de pontos), duas taças da liga inglesas, uma taça de Inglaterra, uma Supertaça inglesa, dois campeonatos de Itália (no segundo ano fez o triplete), uma taça de Itália, uma supertaça de Itália, um campeonato espanhol, uma taça espanhola, uma supertaça espanhola, uma taça UEFA e duas ligas dos campeões.

      Em 10 anos!

      Digamos que trabalhará até aos 70, tem mais 20 anos pela frente.

      No entanto nas suas próprias palavras, "Eu acho que ele não sabe mas é a minima ideia do que quer fazer."

      P.S.Já agora, o que é que o Coentrão ter sido apanhado a fumar tem a ver com o resto do seu post?
      Já agora, é verdade que gosto do Mourinho pois tenho orgulho do trabalho que ele fez fora do país, no entanto, tal como outro treinador comete erros e deve ser criticado por isso nas alturas certas, por exemplo, acho normal que as pessoas critiquem a sua última época em Madrid quando perdeu o balneário. Agora dizer que o homem não faz a minima ideia do que faz é um disparate brutal.

      P.S.2 Tem noção que o Ricardo Ricard dá razão ao mourinho no comentário das 20:30 não tem? -.-

    • Luis Pedro Simões de Almeida
      Posted Outubro 17, 2013 at 8:34 pm

      Pedro Pinto, enfim mesmo meu caro…
      Varane? Da formação? É pra rir não?
      Morata? Foi desenvolvido pelo Mourinho ou pela equipa B?
      Jesé? Atuar em jogos da Copa do Rey não conta para ser considerado desenvolvimento de jogadores.

    • Luis
      Posted Outubro 17, 2013 at 8:32 pm

      O Varane??? Oh Pedro Pinto tu informa t antes de vir para aqui mandar bitaites.O Varane custou 10 M€ O Morata??? Aquele que jogou 18 jogos em tres epocas com o Mourinho?? O jese nem falo, porque fez uns impressionantes 2 jogos com o Mourinho.Enfim…

    • Tomas W
      Posted Outubro 17, 2013 at 8:25 pm

      O Jesé não foi o que disse que o Mourinho nunca lhe deu uma chance?

    • Pedro Pinto
      Posted Outubro 17, 2013 at 8:11 pm

      Verdade. Varane, Morata, Jesé, não são de formação. Enfim

  • Pedro Alves
    Posted Outubro 17, 2013 at 7:30 pm

    É uma rivalidade já muito antiga. Mas a gota de água foi quando nos deixaram pendurados na Eurovisão, desde que me lembro que Portugal dava os pontos máximos a Espanha e Espanha a Portugal. Eu não ligo ao festival mas isso mostra que o ódio cresceu nos últimos anos, terá sido o futebol? CR7? O facto de a Bola de Ouro ser mais "portuguesa" do que "espanhola"? Acho que passa tudo pelo facto dos espanhóis não suportarem o facto de serem superados no que seja.

    • Pedro Alves
      Posted Outubro 17, 2013 at 8:17 pm

      Exagerei, propositadamente, com a Eurovisão para mostrar que, por vezes, coisas pequenas fazem a diferença, penso que isso diz alguma coisa quando essas votações simbolizavam um espírito de camaradagem ibérica, não se votava pelas músicas, entendes? Quanto à Galiza tens toda a razão, e também continuo a sentir-me em casa quando lá vou, mas só na Galiza.

    • diogoribeiro
      Posted Outubro 17, 2013 at 8:08 pm

      Eu vivi em Espanha os últimos dois anos e as pessoas não têm noção do ódio que é dirigido a Ronaldo. Só os adeptos do Real o admiram, o resto só o insultam.

    • Jose Luis Álvarez
      Posted Outubro 17, 2013 at 7:54 pm

      Co de Eurovisao estas a brincar? Ninguém vê isso. Mourinho mistura seus problemas com a imprensa com todos os espanhóis, e diz algo que não é verdadeiro procurando um conflito inexistente. De facto há gente em Espanha que o admira a ele.
      Cristiano é Deus em Madrid e há muita malta com sua Camisolat em toda Espanha. Não confundamos rivalidade com ódio
      é uma declaração sem sentido. Em Espanha há ignorantes e maleducados como em todas partes. Mescla susl problemas com a opinião de 48 milhões de espanhóis.

      @André Sousa. Lamento que penses isso, Quando eu atravesso a fronteira em sentido contrário , e o faço a cada semana, sento o contrário, estou na casa en Portugal.

      Na Galiza há partidos que procuram a união com Portugal e o lusismo procura unir o galego e o Português como língua oficial de Galiza, de modo que…

  • Ricardo Ricard
    Posted Outubro 17, 2013 at 7:30 pm

    Quem diz que é mentira,das três uma:
    Não gosta do Mourinho; Nunca foi a Espanha; Está ou esteve em Espanha e teve/tem sorte ou andou/anda distraído.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 18, 2013 at 11:28 pm

      Não deve sentir desprezo (nem outra coisa qualquer) porque eles não o devem perceber, como dificilmente percebem e falam decentemente qualquer língua excepto a deles, como é óbvio.

    • daniel
      Posted Outubro 18, 2013 at 11:46 am

      caro ricardo eu passo a maior parte das ferias em espanha, passo o fim de ano em espanha,tenho negocios com pessoas espalholas e nunca me trataram mal, nunca me olharam de lado por ser portugues sou simplesmente tratado como mais um, como uma pessoa normal porque eu quando lá vou também os trato assim.

      a diferença é que o mourinho chegou a espanha e começou como sempre com a inferiorizar as pessoas, e achando-se ele o melhor do mundo, e depois o que se viu ? levou com cada sova dos clubes espanhois e mudou para a variante " a culpa não é minha, é dos arbitros,da chuva, do calendario".

      a nivel de jogadores de futebol o ricardo costa é portugues e é o capitao do valencia, miguel,nelson, nelson oliveira, fernando couto, simao, baia, ronaldo nunca se queixam disso só e unicamente o mourinho mas ele tambem se queixa de tudo por isso.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 18, 2013 at 9:26 am

      "Eu sou Espanhol de nascimento" "não sabes do que tas a falar" "os Português é que têm complexos com os espanhóis"

      É preciso dizer mais alguma coisa?

    • Adrian Santos
      Posted Outubro 18, 2013 at 1:05 am

      Ricardo, não deves ter ido à mesma Espanha que eu. Eu sou Espanhol de nascimento, mas vivo em Portugal à 26 anos, e digo-te que sempre que vou a Espanha, falo Português com eles e nunca senti qualquer tipo de desprezo por isso. Aliás, não são raras as vezes que quando digo que vivo em Portugal, me respondem de volta que gostavam muito de conhecer o país. A maneira coo falas só mostra que não sabes do que tas a falar. Falar por falar é fácil. Digo mais ainda, os Portugueses é que têm complexos com os espanhóis.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 17, 2013 at 11:06 pm

      Não queria ser tão directo,mas obrigado por simplificar.

    • Tomas W
      Posted Outubro 17, 2013 at 8:28 pm

      Cá temos um especialista em assuntos ibericos. Quem não concorda é burro.

  • Pedro Alves
    Posted Outubro 17, 2013 at 7:29 pm

    É uma rivalidade já muito antiga. Mas a gota de água foi quando nos deixaram pendurados na Eurovisão, desde que me lembro que Portugal dava os pontos máximos a Espanha e Espanha a Portugal. Eu não ligo ao festival mas isso mostra que o ódio cresceu nos últimos anos, terá sido o futebol? CR7? O facto de a Bola de Ouro ser mais "portuguesa" do que "espanhola"? Acho que passa tudo pelo facto dos espanhóis não suportarem o facto de serem superados no que seja.

  • Leão de Benfica
    Posted Outubro 17, 2013 at 7:26 pm

    São aos montes, os jogadores portugueses respeitados em Espanha (Simão, Tiago, Eliseu, Nunes, Bruno Gama (ex-depor), João Pereira, Postiga) e outros que são reconhecidos e em alguns casos amados (Jorge Andrade, Pauleta, CR7 e claro Figo e o maior de todos o sócio Futre).

    Penso que o Mourinho arranjou lenha para se queimar e com o orgulho de ser português, do eu quero, posso e mando, acabou por tornar o reconhecimento e respeito que TODOS tinham por ele, num ódio que misturou sentimentos entre o lado pessoal e coletivo (Mourinho = Português = Pepe = Coentrão = maldosos, poucos profissionais). Penso que todo o processo foi mal conduzido e ninguém ficou bem na fotografia, nem mesmo o Cristiano.

    Apenas para finalizar, dando conta que o Cristiano é e continuará a ser a grande bandeira do Real (como já foi Figo ou Futre no Atlético) e é…PORTUGUÊS!

    Isso não passa de conversa fiada. Percebo o alcance da conversa do Mourinho, conquistar o coração dos ingleses e da imprensa e mostrar que ali é que ele está bem e feliz.

    • João Bernardo
      Posted Outubro 18, 2013 at 10:16 am

      Tenho a dizer que, em Espanha, só os adeptos do Real gostam do Cristiano. O resto odeia-o ou têm inveja de não terem um espanhol assim. Não é à toa que ele é assobiado em quase todos os estádios.
      Não suportam ver um português tão bom.
      Isto foi-me dito por muitos amigos espanhóis que tenho e com quem vivi.

    • Luis Pedro Simões de Almeida
      Posted Outubro 17, 2013 at 8:22 pm

      Ricardo Ricard o teu comentário faz pouco sentido!
      CR7 é amado em Espanha ou por meia Espanha, mas se ele é ou não é amado por toda a Espanha não é devido ao facto de ser português!

      Deixo a pergunta: Não teremos nós alguma mania da perseguição e sentimento de pequenez em relação a outros povos? Não teremos nós alguma vergonha de termos a génese Ibérica e olhamos para o país ao lado e vemos que é um país avançado 20 anos?
      Orgulho em ser Português – SIM. Em ser coitadinho e ceguinho – NÃO.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 17, 2013 at 7:42 pm

      Entre o ser respeitado e o ser desrespeitado existe o meio termo,por não serem desrespeitados não quer dizer que sejam respeitados.

      O Cristiano Ronaldo é amado em Espanha ou por meia Espanha? É que se calhar nem por meia Espanha.
      Futre é de outros tempos,assim como o próprio Figo quando deixou Barcelona,apesar de ser odiado por muita gente o ódio por ele não é por ser Português mas por ter trocado o Barcelona pelo maior rival,mas o ódio sempre existiu e tem vindo a crescer nos últimos olhos,só não vê quem não quer.

  • Jacky
    Posted Outubro 17, 2013 at 7:26 pm

    Nao se preocupem que eu quando o digo a proposito deles tambem sinto, e nao devo ser o unico portugues!
    Escusamos de estar nos a vitimizar constantemente.

  • Rukavina
    Posted Outubro 17, 2013 at 7:11 pm

    Eles odeiam o Mourinho, é simples!
    Não morrem de amores pelo Pepe por motivos óbvios (é um puxa saco e é um jogador violento), não apreciam Coentrão pois este é um "discípulo" de Mou e foi muito caro.
    No entanto, adoram Ronaldo e apenas invejam não terem um jogador dessa dimensão na La Roja.

    Sou um fã de Mou, mas julgo que neste comentário não tem razão…ao longo do tempo que permaneceu no Real, Mou fez de tudo para ter tudo e todos contra ele…e conseguiu (imprensa, Valdano, jogadores mal amados, ex-jogadores do Real, adversários, adeptos adversários, tudo…).

    • Miguel Antunes
      Posted Outubro 18, 2013 at 11:41 pm

      Uma guerra não se ganha por sorte ou azar, ganha-se por ser melhor ou não que o adversário, se eles não se libertaram foi porque não tiveram capacidade e força para isso, como Portugal teve

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 18, 2013 at 11:25 pm

      Os Catalães têm complexos? Poderão ter dois: um é o de serem a região mais rica de Espanha; o outro é o de terem tido o azar de não se conseguirem libertar do jugo de Castela no século XVII.
      Já agora gostava que me explicassem o que é a ex-Castela, dado que Castela ainda existe…

    • JP
      Posted Outubro 18, 2013 at 1:12 am

      infelizmente não vejo na tv. Vejo em directo no site da estação: https://www.intereconomia.com/ver-intereconomia-tv. Já agora, às 6ªs e Sábados não há programa. De resto há sempre (embora não dê aos Domingos quando não há campeonato, como por exemplo jogos das selecções)
      .
      Mas felizmente há users que metem todos os programas no youtube. Podes acompanhar neste canal: https://www.youtube.com/user/piledriver090183/videos

      Se quiseres ver programas antigos é procurar pelo youtube, mas tens aqui um canal que tem os vídeos organizados em playlists, o que facilita bastante: https://www.youtube.com/user/Thephenomenalbenny/videos?flow=grid&view=1

      Mais informações, é só dizer.

    • el bandido
      Posted Outubro 17, 2013 at 11:22 pm

      por curiosidade, podes-me dizer onde ves o programa? na net ou na tv? tenho zon e nao tenho esse canal…

    • JP
      Posted Outubro 17, 2013 at 8:51 pm

      João, eu vejo o programa todas as noites (é muito tarde, quando tenho aulas de manhã sofro), chama-se Punto Pelota, e aconselho a verem (convém é perceber bem castelhano), é puro entretenimento misturado com boas informações sobre tudo o que envolve futebol: contratações, reuniões, jantares, viagens, lesões, etc… (99% do tempo falando de futebol, claro). Mistura jornalistas com ex-futebolistas (Alvaro Benito, Albert Luque, Guti e Paco Buyo – o Futre já lá foi umas vezes…). Dá das 23h às 1h30-2h00 (hora portuguesa) na Intereconomia TV, que vai pasar a Inter TV.

      O que o Josep (apresentador e director do programa) disse é que havia uma campanha instalada anti-Mou em Espanha e que o Cristiano apanhava por tabela por ser português, isto é, da mesma nacionalidade do Mou. Quando ele destaca que o CR7 é português está a referir-se ao facto de ser compatriota de Mourinho. E eu lembro-me bem do programa e das suas explicações no programa seguinte. Ele abandonou o programa porque o debate (estava a discutir-se sobre Mourinho) não lhe estava a agradar, estava a tornar-se muito pessoal (daí abandonar com a frase "el programa y la gente por encima de cada uno de nosotros")….

      Eu nunca vivi em Espanha (apesar de lá ter passado férias várias vezes, numa pequena cidade na Andaluzia), mas já vi tantos programas que acabo por ter uma boa noção da realidade espanhola.

      Do que eu vi esse sentimento anti-português já quase não existe (acredito que há umas décadas era diferente), claro que há sempre alguns idiotas, mas isso é em todo o lado. O que há é a normal realidade entre Portugal e Espanha, como entre Portugal e França, Espanha e França, etc…

      O que podemos dizer claramente é que em Espanha (especialmente na zona "ex-Castela") há uma grande protecção aos espanhóis. E claro, o Ronaldo até há uns meses não tinha metade do protagonismo que merecia na imprensa de Madrid. E Mourinho era constantemente 'atacado' por grande parte da imprensa, mas por outro lado tinha (até Abril de 2013, depois estragou tudo com declarações a favor do Barça e a indirecta ao Ronaldo) grande parte dos adeptos do R.Madrid ao seu lado, inclusive ainda tem os seus 'fiéis" que, como bons latinos, nunca o vão esquecer como grande líder que foi e que tentou sempre defender o seu clube.

      Até te digo, no Punto Pelota – desde Março/Abril 2012 que foi quando comecei a ver – sempre (pode ter havido uma que não me lembre, mas creio que não) que fizeram uma pergunta de sim ou não sobre Mourinho ele ganhava sempre (inclusive chegou a ganhar por 96-97%).

      Para quem quiser ver esse grande momento, vejam a partir do minuto 10 este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4H-YP1GGrlA&list=PL__l51FVBbxy1Oddg1ffevf-mWLyXY-5-

      ou pesquisem no youtube por "4 | 11 Punto Pelota del Sábado, 1 de Diciembre de 2012" e é o 5º vídeo.

    • Manuel
      Posted Outubro 17, 2013 at 8:25 pm

      Vivi muitos anos em Madrid e nunca achei isso. Aliás gosto muito dos espanhóis e sempre me senti e sinto lá bem. Por outro lado também não sou figura pública nem o melhor na minha profissão.
      Se há alguém de quem não gosto é dos catalães. Os complexos deles é confrangedor e assustador.

      Há razões históricas para essa animosidade para com o Mourinho. No fim de conta os espanhóis andaram a apanhar nas trombas durante 600 anos de uns gajos que eram muitos menos, e mais pequenos, do que eles. Além disso ainda foram enganados nos descobrimentos. É muita coisa.

      No entanto os portugueses tinham muito, mas mesmo muito, a aprender com os espanhóis. Em quase tudo. Especialmente na mentalidade.

    • Anónimo
      Posted Outubro 17, 2013 at 7:58 pm

      Isso faria sentido se em Inglaterra e Itália o sentimento geral para com o Mourinho fosse o mesmo, uma vez que a táctica psicológica dele não muda.

      Se alguém precisasse de alguma prova para o que o Mourinho disse, basta relembrar o apresentador, Espanhol, de um programa desportivo em Espanha, que abandonou o próprio programa que apresentava, a dizer que a razão pela qual se menosprezava tanto o Mourinho bem como o Ronaldo, sim o Ronaldo… deixo o link:

      https://www.youtube.com/watch?v=PmPZ-X3RzWc

      João

    • Leão de Benfica
      Posted Outubro 17, 2013 at 7:29 pm

      Quanto ao Figo, é odiado na Catalunha, no entanto de forma geral, toda a gente em Espanha o admira e sabem que foi um jogador de classe mundial que espalhou classe pelos relvados espanhóis!

    • MosqueteiroSLB
      Posted Outubro 17, 2013 at 7:23 pm

      e ainda o figo que se mudou para o real madrid vindo do barça

    • Rukavina
      Posted Outubro 17, 2013 at 7:17 pm

      De acrescentar que vivi em Espanha e quanto a mim isso não passam de preconceitos estereotipados.

  • André Sousa
    Posted Outubro 17, 2013 at 7:08 pm

    Sentem sim.
    É uma questão cultural.
    Basta atravessar a fronteira para se sentir isso.

Deixa um comentário