Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Em Portugal dizem que podes mudar tudo menos a tua mãe e o teu clube»; Valencia mais distante do Top 3; Central do Belenenses associado a possível clube de Van der Vaart

O Special One volta e meia tem este tipo de discursos…

Como é possível haver futebolistas no top 100 das pessoas mais influentes do Mundo para a revista Forbes?“. Em entrevista ao The Daily Telegraph, José Mourinho voltou a questionar a importância do futebol e dos seus intervenientes na sociedade, assim como o excesso de paixão e fanatismo inerente. “Sou apaixonado pelo futebol, obviamente. Mas, para nós profissionais, se isso significa tudo então temos um problema, e o mesmo se passa com os adeptos”, atirou o Special One. José Mourinho ainda prosseguiu referindo que compreende que Ronaldo e Messi (30.º e 45.º na lista da Forbes, respectivamente) sejam idolatrados, mas avisa que eles “não salvam vidas”. “Em Portugal dizem que se pode mudar tudo menos de mãe e de clube de futebol. Percebo o poder social, político e cultural do futebol, mas como podemos comparar um jogador de futebol ou um treinador com um cientista ou doutor. Não se pode comparar”, confessou o treinador do Chelsea.

Um dos bons centrais da I Liga (em 2015, por não querer renovar, jogou pouco, mas é muito completo) – João Meira está de saída do Belenenses. O defesa, de 27 anos, termina contrato daqui a 2 meses e não vai renovar. Sendo que o seu futuro pode passar por Espanha. O central é pretendido pelo Cádiz, emblema que se prepara para subir à II liga espanhola e que no futuro pode contar com Van der Vaart. O holandês, um dos 5 mais internacionais de sempre pela Laranja mecânica, prometeu ao avô que vai terminar a carreira no clube que lidera o grupo 4 da terceira divisão de Espanha.

Nuno perdeu a oportunidade de se voltar a colar ao Atlético de Madrid (está a 3 pontos) e vê agora o Sevilha, quinto classificado que vai numa sequência de 5 vitórias consecutivas, a apenas 1 ponto. O cenário não é grave, mas o clube Che ainda tem de se deslocar ao Camp Nou e ao Bernabéu, sendo que um lugar fora do Top-4 seria catastrófico. Para complicar este cenário, Pablo Piatti, que estava em grande forma, saiu lesionado ainda na 1.ª parte –  O Valencia foi ao Novo San Mamés, um dos redutos mais difíceis do campeonato espanol, empatar a uma bola frente ao Athletic. A primeira parte foi fraca e pouco produtiva, mas o segundo tempo, apesar de nem sempre ter sido bem jogado, teve mais oportunidades de golo e motivos de interesse. Aos 61 minutos, depois de um ressalto numa combinação entre Rodrigo e Órban, o avançado ex-Benfica passou para Alcácer e o espanhol numa fantástica simulação isolou Rodrigo De Paul (que entrou para o lugar do lesionado Piatti), tendo o argentino aproveitado para fazer o 1-0 com um remate colocado. A partir daí, o Valência somou algumas oportunidades para dilatar o marcador, com Rodrigo a desperdiçar por 3 vezes. Primeiro num passe de grande nível de Otamendi a partir do meio campo defensivo para Negredo (que nesta altura tinha rendido Alcácer), com o espanhol a receber de calcanhar, temporizar e centrar para Rodrigo (o remate saiu torto), depois na sequência de um livre marcado rapidamente, permitindo o hispano-brasileiro a defesa com os pés a Iraizoz, para por fim, no lance menos perdulário, Rodrigo ter desviado num livre lateral (que o próprio já tinha sofrido) com o pé para nova defesa do guardião do Bilbao. Aos 82’ deu-se um dos momentos do jogo. Otamendi, melhor em campo até então – inclusive tinha salvo um golo em cima da linha depois de um cabeceamento do inevitável Aduriz -, tem uma entrada imprudente sobre um adversário e viu cartão vermelho, sem antes 3 jogadores do Athletic, mais 2 do clube Che terem visto cartão amarelo, a sequência de um tumulto. Nuno fez entrar Cancelo (Orbán passou para central) e a equipa de Valverde começou a cercar-se da área de Diego Alves, que já tinha salvo um golo. Foi então que aos 90 minutos, num lance muito duvidoso (Aduriz está adiantado, mas a bola desvia num jogador do Valência), o goleador do Athletic, com dedicatória para o lesionado Muniain, empatou o jogo, garantindo assim 1 ponto. Individualmente, destaque para a dupla de centrais do Valência, que fizeram uma boa exibição (no entanto, faltou Otamendi para salvar os 3 pontos). Orbán também fez um jogo seguro na esquerda, apesar de ter enfrentado o veloz Iñaki Williams, ele que foi o mais desequilibrador da sua equipa (do outro lado foi De Paul o mais irreverente). André Gomes fez os 90 minutos mas não se destacou, ao contrário de Rodrigo, algo perdulário ofensivamente mas prestável na ajuda defensiva.

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Abril 9, 2015 at 8:40 pm

    Arbitragem ridícula neste jogo do Valência. Cartões por tudo e por nada, quezílias que o árbitro deixou andar e, para culminar, um golo em fora de jogo para o Bilbau. O Valência fica sem o Otamendi que eventualmente pode falhar o jogo com o Barça.

    Apesar de tudo, o jogo foi equilibrado e o empate até se ajusta ao que se passou nos 90 minutos. Vi um jogo fraco do Rodrigo com imensas perdas de bola, a dar sequência ao mau momento que tem atravessado no valência – talvez por jogar demasiados jogos encostado à faixa direita.

    Jogo de esforço do Javi Fuego(muito subvalorizado) e do André, com o contratempo da lesão do Piatti que veio condicionar a estratégia do Nuno..

    João Magalhães

  • João Lains
    Posted Abril 9, 2015 at 8:50 pm

    Se é isto que a La Liga tem para "vender" num jogo entre duas equipas com as ambições de Athletic e Valência então também não vejo motivos para o considerar o campeonato espanhol como o melhor da actualidade. Como é habitual, intensidade não faltou dos dois lados, agora remates enquadrados com a baliza, ou verdadeiras ocasiões de golo, contam-se pelos dedos de uma mão. Realce para a exibição de Otamendi, um autêntico patrão. À semelhança de Morata, na terça-feira, acabaram expulsos nos minutos finais, mas foram, nos respectivos jogos, os melhores em campo.

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 8:56 pm

      Já agora, sempre considerei o Otamendi como um dos jogadores mais subvalorizados em Portugal, a par do Rolando. No pós-pepe, julgo que foram os 2 melhores centrais que o Porto teve, não fossem eles os 2 titulares na última conquista europeia do Porto.

      Mas, por aqui, costuma-se valorizar mais um central que dá duas corridas, ganha umas bolas pelo ar e faz uns carrinhos cheios de agressividade, quando na maior parte das vezes isso corresponde a mau posicionamento ou leitura de jogo.

      Curiosamente, saíram os 2 a mal do Porto.

      João Magalhães

    • Zizou
      Posted Abril 9, 2015 at 9:47 pm

      Eu confesso, tenho defendido que a La Liga é a melhor liga do mundo, mas depois de reflectir um pouco mudei de opinião. A Premier League é claramente uma liga melhor. O facto de na Europa as equipas inglesas não estarem tão bem ultimamente não quer dizer nada. Nos últimos 10 anos houveram 3 equipas inglesas a ganhar a Champions ( Liverpool, Manchester Utd e Chelsea) e houveram outras 3 vice campeãs… Ou seja , 6 finais nos últimos 10 anos tiveram equipas inglesas sendo que 3 foram mesmo ganhas pelas mesmas. Por isso o argumento que se tem dado acerca da fraca prestação da Premier League nas competições europeias é falacioso…

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 9:51 pm

      Tanto Otamendi como Rolando queriam sair após a conquista da liga Europa, e por isso baixaram o seu rendimento, nunca achei o Rolando mais do que um central certinho, era bastante fiável e de fácil processos, mas não tinha aquela postura de um central líder, uma voz de comando, e apesar de ser bom em todas as vertentes que se pedem a um central não era excepcional em nada, Otamendi sim enchia-me as medidas, é pena a questão de estar desmotivado por continuar no Porto quando queria ter dado o salto pois ele depois da época da liga Europa começou a mostrar desconcertarão e displicencia em alguns lances, mas para mim era melhor que o Garay, e eu acho o Garay um enormissimo central, Otamendi encheu me mais as medidas na primeira época pelo Porto, e agora no Valência voltou me a encher as medidas.

      Jozef

    • Kafka I
      Posted Abril 9, 2015 at 10:05 pm

      Zizou

      Não é falaccioso, vai ver os últimos 5 anos de competições europeias, que dá uma prespectiva mais exacta de presente…10 anos em futebol é muito tempo, e muita coisa muda, há 10 anos atrás o campeonato Italiano era superior à Bundesliga e ainda tratava por tu a Premier League e La Liga, logo não é de todo exacto ir buscar os últimos 10 anos quando se quer ter uma prespectiva de presente

      Quanto à questão e ser melhor ou pior, a Liga Inglesa na minha opinião, perde em tudo para a La Liga, ou seja, a La Liga tem melhores executantes, as equipas tácticamente são mais evoluidas, e no global as equipas Espanholas são melhores que as equipas Inglesas, a única coisa que a La Liga perde, é na espectacularidade dos jogos

      Agora, um jogo com 15 oportunidades de golos é um grande jogo? ou é um grande espectaculo? um Southampton-Liverpool até pode ter o estádio cheio e 20 oportunidades de golos, mas isso basicamente significa mediocridade táctica, que as equipas Espanholas como são mais evoluidas não têm, logo é normal que um Bilbao-Valencia quase não tenha oportunidade de golo, mas o Liverpool num face to face com o Valência ou Sevilha não tenho duvidas que perdia

      Mas claro são opiniões…

    • Zizou
      Posted Abril 10, 2015 at 12:03 am

      Tens razão no que dizes, também partilho da mesma opinião em relação a grande parte das coisas q escreveste. Ainda em relação à Premier League sugiro a que se faça um pequeno exercício, imaginem o C. Ronaldo no Manchester United actualmente e o Messi no Chelsea ou City. Nestas circunstâncias imaginem do que seria da Premier League e da La Liga… A La Liga também vale muito pelo Real e pelo Barça, apenas. De resto tem boas equipas, mas ninguém tem verdadeiramente interesse em velas. Veja-se por exemplo agora o último jogo Bilbau -Valencia.

    • Romeu Paulo
      Posted Abril 10, 2015 at 10:46 am

      Kafka,

      Fiz o que sugeriste e fui observar os últimos anos da Liga dos Campeões.

      Nos últimos 5 anos (2009/2010 a 2013/14), houve nos finalistas 4 equipas alemãs (3 Bayern Munique e 1 B.Dortmund), 3 espanholas (Real Madrid, Atlético e Barcelona), 2 inglesas (Chelsea e Man Utd) e 1 italiana (Inter), havendo 2 vencedores espanhóis, 1 alemão, 1 inglês e 1 italiano.

      Nos últimos 10 anos (2004/2005 a 2013/2014), houve nos finalistas 8 equipas inglesas (3 Man Utd, 2 Liverpool, 2 Chelsea e 1 Arsenal), 5 espanholas (3 Barcelona, 1 Real Madrid e 1 Atlético), 4 alemãs (3 Bayern Munique e 1 B.Dortmund) e 3 italianas (2 Milan e 1 Inter).

      As principais diferenças que observamos é um decréscimo das equipas inglesas (6 para 2) e um aumento das alemãs (0 para 4).

      Relativamente às equipas espanholas, só conseguimos notar o seu "domínio" se estendermos a análise às meias-finais, onde desde que o Mourinho entrou (e entretanto já saiu) em Espanha, houve sempre 2 equipas nas meias-finais, sendo que só o ano passado essas equipas não foram Real e Barcelona.

      Pessoalmente, gosto mais da Premier League e da Bundesliga, são campeonatos que considero mais atractivos, com futebol mais espectacular e com um modelo de negócio mais sustentável, sendo que, se souberem fazer uma boa renovação e lançar os talentos que têm surgido nas suas formações, têm tudo para dominar o futebol dentro de alguns anos.

      PS: Só para finalizar, nos últimos 4 anos (2011/2012 a 2014/2015), todas as equipas alemãs que participam na fase de grupos, chegam aos oitavos-de-final; já as inglesas, nos últimos 3 anos (2012/2013 a 2014/2015), só 3 equipas não o fizeram, relegadas para a Liga Europa, Chelsea (2012/2013) e Liverpool (2014/2015) e último lugar, Man City (2012/2013).

  • K.Dot
    Posted Abril 9, 2015 at 8:58 pm

    Que desilusão de jogo. Espectáculo mesmo muito pobre ! Esperava muito mais de duas das melhores equipas em Espanha.
    Gostei no entanto das exibições do Otamendi e do Javi Fuego

  • Kacal I
    Posted Abril 9, 2015 at 9:03 pm

    Concordo com o Mourinho, podemos ser apaixonados pelo futebol e devemos apreciar este desporto e os seus intervenientes, agora quando excede e passa a violência, insultos, fanatismo, etc, etc, aí começa a ser uma parvoíce e o futebol não deve ser a prioridade na vida, nem perto disso, há coisas mais importantes e prioritárias.

    Quanto a Ronaldo e Messi, compreendo o que o Mourinho quer dizer, claro que cientistas, doutores, bombeiros, professores, etc, são muito mais importantes no Mundo que os futebolistas, embora estes também ajudem pessoas e "salvem vidas" quando doam dinheiro a instituições e até a pessoas individuais com doenças graves e também doam sangue (não nos podemos esquecer disto) no entanto ser mais influente também está relacionado com a marca (CR7 e Messi) e o que vendem e a popularidade que têm, não apenas pela importância, devemos respeita-los e idolatra-los mas sem exageros, contra mim falo porque era assim mas aqui no VM aprendi que é uma estupidez pensar desta maneira, nunca mais me viram (pode haver uma excepção ali ou acolá) a discutir pelo tema CR7/Messi e assim tenciono continuar.

  • Rodrigo
    Posted Abril 9, 2015 at 9:04 pm

    O Mourinho bateu com a cabeça? Discurso sem sentido nenhum. Tendo em conta que esta a falar de um mundo do qual faz parte o mais normal seria valorizar a sua profissao. Alem disso, e perfeitamente natural que nas 100 personalidades mais influentes estejam jogadores de futebol, tal e a capacidade que o desporto rei tem para prender multidoes. O futebol em alguns paises e mesmo um escape para as pessoas, sendo que segundo esta teoria o desporto acabaria por nao fazer sentido porque nao permite realizar grandes invençoes ou salvar vidas.

    Quanto ao Valencia, resultado natural no San Mames. Jogar frente ao Bilbao no seu reduto e sempre complicado para qualquer equipa, pelo que para quem nao viu o jogo o resultado nao surpreende. Em termos de futuro, o Atletico esta bastante melhor e o Sevilha esta numa boa fase, pelo que o Valencia tem de se preocupar bastante com a concorrencia. Ficar fora do top-4 seria, de facto, bastante negativo e poderia levar a uma grande pressao sobre o NES.

    Por fim, por acaso nao considero o Joao Meira um grande central. E um jogador que cumpre, encarna bem o espirito de capitao do Belenenses, mas como central tem varias limitaçoes, tanto ao nivel da construçao, como no jogo aereo ou na velocidade.

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 9:23 pm

      No final do dia o futebol é apenas um desporto…E quando mais cedo a "ficha" cair às pessoas mais interessante será discutir o verdadeiro futebol, ver um jogo ao estádio etc.
      Lizardking

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 9:43 pm

      O que ele esta a discutir é a forma como o "desporto rei prende multidoes". Penso que ele quis transmitir a ideia que as prioridades estao trocadas

      Matias

    • Rodrigo
      Posted Abril 9, 2015 at 9:50 pm

      Mas isso e natural, o desporto foi criado com esse preciso objectivo. A vida e feita de trabalho, mas tambem e feita de lazer e como tal e natural que exista algo exterior ao mundo profissional que tenha a capacidade para distrair as pessoas do dia-a-dia. Que sentido faria chegar a casa e nao ter um motivo de distracçao? Deveriamos passar o dia a elogiar o medico ou o cientista? Percebo a ideia, mas e muito mais natural que as pessoas tenham como idolos as figuras que podem ver diariamente no seu ecrã depois de um dia de trabalho. Se nao for assim, qual seria a motivaçao de um actor? De um musico? De um desportista? Nao salvam vidas, mas tem um efeito de libertaçao da pessoa da rotina diaria, permitindo-lhe experienciar sensaçoes diferentes daquelas por que passa no seu quotidiano.

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 10:04 pm

      Lá está Rodrigo, é o facto de isso ser natural que da razao à perspetiva do Mourinho, aqui o que ele esta a discutir é o paradigma em que vivemos, quando se considera mais influente algo que nos distrai do que algo que realmente contribui para a vida da sociedade em geral, algo esta errado. Isto é, confunde-se "popularidade" com influencia.
      Nao é questao de elogiar o trabalho deste ou daquele, é a questao de quem é que realmente mais importante para o avanço da sociedade

      Matias

    • João Dias
      Posted Abril 9, 2015 at 10:10 pm

      Rodrigo,

      Apenas uma questão: és estudante, certo? Estudas o quê?

    • Awesome_Mark
      Posted Abril 9, 2015 at 10:17 pm

      A questão é exatamente essa: o futebol não é APENAS (??) um desporto…

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 10:21 pm

      O Mourinho tem razão no que diz porque realmente as pessoas dão valor demais aos jogadores que vêem em campo que, quer se queira quer não, não deveriam ser símbolos nem ídolos para ninguém, já que para além do muito que ganham, raramente transmitem os valores que todos apreciamos: coragem, honra, tolerância, humildade. A verdade é que, como se sabe, quem ganha o que estes senhores ganham deveria fazer muito mais do que dar toques numa bola… não se lhes pede que salvem vidas, mas pelo menos poderiam ser mais profissionais e deixar de se considerarem superiores a tudo o resto, porque não são.

      Erwin SS

    • Ricardo Peixoto
      Posted Abril 9, 2015 at 10:42 pm

      Rodrigo,
      Eu penso que o que o Mourinho quis dizer com as pessoas mais influentes na actualidade, e não ídolos, influentes! Tem toda a razão, nós pessoas damos demasiado valor a coisas que "não tem valor", tanto é que nas TV portuguesas mais depressa se fala de um caso de arbitragem do que de futebol em si..
      Eu acho que os nossos interesses estão trocados, não por gostarmos de futebol mas sim por não darmos tanto valor a certos temas que são tão ou mais importantes, na minha opinião mais importantes.
      O mundo está com muito fanatismo, isso nunca foi nem nunca será bom!
      Eu contra mim falo, até há uns 5 anos atrás eu não via mais nada a frente que não fosse FCP é futebol, até que parei para pensar e comecei a ganhar interesse por outras coisas, se calhar muito mais interessantes..
      Mas lá está isto é tudo pontos de vista e cada um a sua maneira tem a sua razão.
      Cumprimentos.

    • Rodrigo
      Posted Abril 9, 2015 at 11:07 pm

      Direito.

    • Alexis
      Posted Abril 10, 2015 at 7:04 am

      Eu compreendo e concordo a 100% com o Mourinho! Quando se vive numa sociedade que discute mais depressa um fora-de-jogo do que o aumento dos impostos, discute mais veemente um penalty que o futuro de uma nação, quando até vidas se põe em causa por causa do futebol quando continuam a morrer pessoas nas urgencias por falta de camas e profissionais de saude, então algo está muito errado com a sociedade.
      Vocês não imaginam (alguns podem ter vivido situações semelhantes) a frustração que é salvar um paciente da morte quase certa, trabalhar durante semanas a fio para descobrir as razões para tal, fazer horas extra para fazer o diagnóstico correcto, determinar a melhor terapia, para ouvir o paciente dizer "eu tenho o direito de me dar alta a mim mesmo e é isso que vou fazer.. esta semana ha um jogo muito importante e vou vê-lo e ninguém me pode impedir".. Agora imaginem quando esse paciente entrou novamente nas urgencias (devido às emoções do jogo), dias após ter ignorado o nosso esforço.. Imaginem ter de fazer tudo de novo para salva-lo outra vez, só porque julgou que o futebol era mais importante.. como se sentiriam? Eu digo-vos como me senti: revoltado, menosprezado.. mas mesmo assim fiz de tudo para que ele vivesse e tivesse a melhor qualidade de vida. Conclusão: ganho numa vida aquilo que um só jogador da equipa dele ganha numa semana (e não posso dizer que sou mal pago) mas este ficou mais agradecido pelos 12 golos que o Kane marcou enquanto o tratavamos, do que a nós (equipa médica) que o salvámos.. 2 vezes!!
      Ele não sabe sequer quem o salvou nem nunca se preocupou, mas sabe quem é o melhor junior da sua equipa. Nunca nos agradeceu por nada, mas assim que pode, renovou o seu lugar anual no White Heart Lane, para ajudar o seu clube a pagar salarios milionários aos jogadores da sua equipa.. que de certo nem sabem quem ele é. Mas nos? Nos apenas fizemos o que nos competia… Para ganhar numa vida o que o Kane ganha ou ganhará numa semana (se é que ganharei tanto na minha vida)

    • Anónimo
      Posted Abril 10, 2015 at 8:22 am

      Boas malta,
      Eu concordo com o mourinho e ele não disse mentira nenhuma, ele não criticou o facto de nesta sociedade ter desportistas no top 100, é uma realidade que o desporto tem uma influencia enorme e movimenta multidões, mas a verdade é que a sociedade deveria valorizar ( na minha opinião), pessoas que criem soluções e resolvam conflitos e ter esses exemplos como ídolos, em vez de idolatrar pessoas que tem uma capacidade atlética notável ( isso também é exemplo de trabalho) mas que no fim de contas não acrescenta nada útil à sociedade, é actualmente é mais valorizado os 300 golos do Ronaldo que um avanço na cura contra o cancro e isso é algo de errado.

      RREB

    • João Dias
      Posted Abril 10, 2015 at 8:44 am

      Rodrigo,

      Já somos dois ;)

  • Rúben Gomes
    Posted Abril 9, 2015 at 9:10 pm

    Isso não faz sentido, o que Mourinho disse. Muitas vezes os miudos vêm em Ronaldos e Messis os seus idolos e querem a todo o custo serem como eles. Por vezes desviam se dos maus caminhos para entrarem no mundo do desporto e alcançarem, ou, pelo menos, lutarem por isso.

    Durante os jogos da NBA existem imensas campanhas com os proprios jogadores a atuarem junto aos fãs. Percebo a ideia de Mou mas está a exagerar.

    • Kafka I
      Posted Abril 9, 2015 at 9:33 pm

      O "NBA cares" e o "NFL Foundation" é dos melhores exemplos que há em como o desporto ajuda as crianças e os mais necessitados

    • Rúben Gomes
      Posted Abril 9, 2015 at 10:17 pm

      Sem duvida. Mas acho que este Top devia se chamar de " Celebridades mais populares" ou " Famosos mais falados".

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 10:22 pm

      E quando estes ídolos não são bons exemplos?

      Erwin SS

    • Alexis
      Posted Abril 10, 2015 at 7:25 am

      Ruben, desculpe mas no entanto, e vamos falar apenas desde que o futebol foi criado, esses mesmos médicos e cientistas não influentes, aumentaram a esperança média de vida da população mundial em mais de 15 anos (assim de cabeça). Se isto não é ser influente, então diga-me a sua ideia de "influência".. É que falam dos atletas da NBA, NFL ou até de Futebol em geral (quando aparecem nestes tipos de campanhas) como se fossem heróis e beneméritos. Fazem capas de jornais com isso. No entanto, o que deram eles? 1% do seu salário mensal? Uma vez na vida?
      Se me dissessem que os 1000 desportistas + 1000 actores / cantores mais bem pagos do Mundo decidiram doar 50% dos seus ganhos anuais em prol da investigação em saúde, melhoramentos da qualidade de vida da população mundial e etc, aí sim diriam que a NBA de facto "cares" com a população e os seus fãs, que os jogadores de futebol são heróis ou que determinado cantor é um benemérito.. enquanto isso não acontecer, continua a ser marketing puro e duro para aumentar as vendas através da "simpatia" por tal "heroísmo".. Irónico não é?

    • Kafka I
      Posted Abril 10, 2015 at 9:46 am

      Alexis

      Ponto de vista bem válido, e leva-me a concordar contigo, não tinha visto desse ponto de vista de facto…

    • Alexis
      Posted Abril 10, 2015 at 10:38 am

      Kafka eu sei que o futebol é paixão. Eu mesmo por vezes excedo-me ou dou importância a mais. E quem diz o futebol para mim, diz outra modalidade para outras pessoas. E não me entendam mal, o Mundo precisa de desporto, e se estes atletas movimentam tanto dinheiro, é claro que têm de ganhar em proporção. Eu amo o que faço e faço-o não por dinheiro nem fama mas porque motiva-me acordar todos os dias e saber que contribuí para salvar a curto ou médio prazo várias pessoas. Não o faço sozinho nem sou nenhum heroi, mas que custa ver,por exemplo o Odegaard ganhar 4M por epoca com 16 anos, não nego que custa.. Não porque o Real Madrid não os dá a mim ou aos milhares de colegas espalhados pelo Mundo. Mas por ver centenas de pessoas a aplaudir e a "ser feliz" com este circo. E o pior é que, quando estão nas urgências ou precisam de tratamento, a unica coisa que sabem fazer é queixar-se e exigir ainda mais de "nós" apregoando que merecem mais e melhor, ou que nós somos carniceiros e estamos ali para ganhar o nosso sem fazer esforço ou sem brio…
      Mas lá está, faço-o por amor, e assim sendo… Penalty não assinalado para o meu Benfica? Cambada de ladrões!! O Jonas tem 22 golos em 27 jogos? É o meu herói do momento ;)

    • Rúben Gomes
      Posted Abril 10, 2015 at 12:28 pm

      Concordo consigo, Alexis. Sem tirar nem por. Mas eu não disse que os medicos, etc. não são influenciaveis. Dizer que Mourinho esta errado em relação ao futebol não quer dizer que automaticamente não ache essas profissoes influenciaveis para a humanidade. Alias, eu referi que o top devia mudar de titulo.

  • Rui Lopes
    Posted Abril 9, 2015 at 9:16 pm

    Obrigado Mourinho, eu como investigador cientifico, agradeco essas palavras. Estou em Londres onde aquilo que faco e amplemente apreciado pela sociadade e sao genuinamente interessados em nos e nosso trabalho. Em Portugal nem a minha familia mais chegada interessa se, ao ponto de ter tido um vizinho/familiar a dizer me na cara que nao acredita em ciencia…

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Abril 9, 2015 at 11:10 pm

      Cada um acredita no que quer….

    • Vítor Cerqueira
      Posted Abril 10, 2015 at 8:28 am

      Curioso, já fiz investigação científica e não era o único com essa ideia, de que é uma área pouco valorizada pela sociedade portuguesa.

      Eu percebo o que Mourinho quer dizer e faz um certo sentido, mas acaba por ser tudo muito subjetivo.

    • Anónimo
      Posted Abril 10, 2015 at 9:25 am

      Mas a ciencia e a base de tudo.eu falo por mim acrediyo muito mais de um cientista do que mil padres e ate o papa a falarem de um momento que para eles e milagroso,e divino e que para um cientista a fisica explica tudo.
      Nao gostava de dizer isto mas tenho a opiniao de que o Homem tem um grande defeito que e em vez de se guiar por factos comprovados cientificamente acreditam qye foi algo divino.
      Eu sei que nada tem a ver com o futebol mas falei porque acho que e assunto importante para sermos melhores Homens.
      Ass:Daniel Vieira

  • Kafka I
    Posted Abril 9, 2015 at 9:24 pm

    O que o Mourinho disse de certa forma, não é mentira nenhuma, um Bombeiro, um Médico ou cientista objectivamente são mais importantes e fazem mais em prol da sociedade, que um futebolista, agora tal como Menotti (não tenho a certeza que foi Menotti) dizia "o futebol é o ópio do povo", acabando por ser um tubo de escape para muitas pessoas, que durante 90 minutos esquecem os problemas do dia a dia, entrando numa nova dimensão, ora isto por sí só também é importante porque as pessoas não devem viver focadas 24h por dia no trabalho e em problemas…

    Aliás o futebol até tem algumas virtudes, como a particularidade de "democratizar" a sociedade, tornando-a (mesmos que apenas por 90 minutos) mais igual entre todos, pois durante 90 minutos consegue juntar dentro de um estádio, médicos, engenheiros, mecânicos, pedreiros, bancários, informáticos, Administradores etc etc e todos durante esses 90 minutos esquecem a sua classe social e rumam para um só lado e pro do clube que apoiam

    Isto pode parecer irrelevante, mas não é de todo, pois para além do futebol, onde é que este fenómeno social de aproximação de todas as classes se passa? em poucos ou mais sitios nenhuns..

    Outra grande virtude do futebol (mais uma vez aqui a NBA, NFL estão bem mais evoluídas que o futebol na minha opinião, pelo menos daquilo que eu sei) é a questão da caridade, por exemplo quando os jogadores vão aos hospitais visitar crianças em estado critico, crianças essas que adoram jogador x ou y, e quando vêm esses jogadores e são visitados por eles, ganham uma força interior muito forte e que os ajuda a combaterem certas doenças

    Agora, resumidamente concordo com o Mourinho, e por vezes é excessivo a importância que se dá ao futebol, e aos jogadores de futebol

    • João Dias
      Posted Abril 9, 2015 at 9:40 pm

      Concordo, um jogador de futebol é importante à sua dimensão enquanto joga e compete.

      Cabe-lhes a eles usarem os bons ensinamentos que o futebol lhes dá em prol da sociedade e do seu bem.

      Mas, sejamos justos: deve-se exigir muito mais a este nível a um jogador do Real Madrid que a um jogador do Ribeirão ou do Carapacha.

    • Kafka I
      Posted Abril 9, 2015 at 9:45 pm

      Inteiramente de acordo João

    • Pedritxo
      Posted Abril 10, 2015 at 8:44 am

      Concordo em tudo o que disseste,mas os jogadores hoje em dia poe-se num pedestal e com o dinheiro que ganham para dar uns chutos numa bola, deveriam fazer muito mais em prol da sociedade, principalmente os clubes maiores de cada pais.
      O jogador de futebol, pensa , por vezes, que esta num pedestal

  • João Dias
    Posted Abril 9, 2015 at 9:28 pm

    Concordo inteiramente com o Mourinho.

    Um jogador de futebol entretem pessoas, dá-lhes alegrias ou tristezas mas não mexe com a vida delas.

    Um médico salva vidas. Um cientista social, fisíco, químico, económico estuda e desenvolve formas de melhorar a nossa vida( ou pelo menos deviam fazê-lo).

    Por isso, não devemos comparar a influência das profissões de futebolista com as de médico.
    O futebol é só um jogo. A saúde é tudo menos um jogo, como sabem.

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 9:39 pm

      Por essa lógica de ideias, um cineasta, realizador,músico ou artista não poderia figurar numa lista de personagens influentes. Um futebolista é um entertainer – cada um ao seu jeito – , tal como as profissões acima mencionadas, e as nossas vidas são ocupadas, em grande parte, pelo entretenimento .

      Para além disso, um cientista, seja de que ramo for, tem tanto de benéfico como de prejudicial – Einstein e a bomba atómica. E neste caso, também salvou vidas?

      João Magalhães

    • João Dias
      Posted Abril 9, 2015 at 9:52 pm

      João Magalhães,

      O entretenimento é importante, de facto. Mas é apenas isso, entretenimento.

      Falas no Einstein e na bomba. Queres falar nos milhares e milhares de médicos que pelo mundo fora dedicam horas da sua vida a estudar uma cura para o cancro e que provavelmente nunca ninguém encontrará?

      Os jogadores de futebol são pessoas que nos merecem respeito. Sem dúvida. Não está em causa. Até porque não considero um mundo à parte como muitos dizem porque se repararmos um jogador da II Liga de cá não ganha nem metade do que ganha uma Cristina Ferreira ou José Rodrigues dos Santos e têm encargos com a família, alimentação, impostos que muitas vezes não conseguem satisfazer por causa dos incumprimentos salariais.

      Apenas digo que a influência na vida de uma pessoa se deve medir por aquilo que é mais precioso para nós (a saúde, a qualidade de vida) que propriamente pelo entretenimento.

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 9:53 pm

      Joao Magalhaes, o principio que esta na base da bomba atomica é o mesmo que durante largos anos permitiu abastecer energeticamente milhares de cidades. O trabalho de um cientista é desenvolver um trabalho que lhe permita alargar os horizontes do conhecimento, a criaçao da bomba atomica nada teve a ver com ciencia mas sim com politica, nao sao os cientistas que a decidem criar so porque sim

      Mateus.

    • João Dias
      Posted Abril 9, 2015 at 10:04 pm

      Mateus,

      Isso acaba por ir ao encontro da questão filosófica que defendia em tudo na vida, a um polo positivo se opõe um polo negativo.

      Polo positivo- investigação científica por parte de Einstein
      Polo negativo- uso errado das conclusões dessa investigação.

      A partir daqui podemos ir para outros casos:

      Polo positivo- fruto da investigação cientifícia verificam-se avanços positivos nos tratamentos do cancro
      Polo negativo- as empresas de saúde usam esses avanços para " criar doenças" no sentido de obterem dividendos financeiros.

      Ou seja, defendo a velha expressão " quanto mais sabes, menos vais saber"…

    • Kafka I
      Posted Abril 9, 2015 at 10:07 pm

      João Dias de acordo mais uma vez

    • Anónimo
      Posted Abril 9, 2015 at 10:29 pm

      Joao,

      Eu não consigo dissociar entretenimento de qualidade de vida. Apesar de não ser um parâmetro que eu considero de grande relevo, tem a sua importância na nossas vidas. Aliás, se somássemos as horas que perdemos em espectáculos televisivos, filmes ou qualquer outra manifestação de arte, chegaríamos à conclusão que não é algo tão residual como parece.

      Mateus,

      Puxaste outra ciência social que está associada a personalidades influentes e que é conotada – então em Portugal nem vale a pena falar – a tráfico de influências/favores. Se formos por esse caminho, poucos são os cargos influentes.

      Ser influente é ter a capacidade de despoletar nos outros uma série de comportamentos que à priori não aconteceriam sem essa personagem. É ser capaz de trazer novas dimensões para a sociedade, de a alterar e a modificar através dos seus actos. Vou recorrer a um exemplo para ilustrar uma personalidade influente e que não salva vidas – Justin Bieber

      Ser influente é salvar vidas? Eu acho que não, de todo.

      João Magalhães

    • Diogo T.
      Posted Abril 10, 2015 at 8:25 am

      Apesar de ser off topic assusta me mais adolescentes mataram-se porque um miúdo de uma banda de livre vontade abandonou a mesma! Apesar de tudo o futebol como escape é mais saudável, o que se confunde é que em Portugal temos uma terrível cultura desportiva! Mas o desporto acaba por ser "ciência social" desde os primórdios gregos até hoje!

    • Anónimo
      Posted Abril 10, 2015 at 10:08 am

      João Magalhães,

      A bomba H salvou inumeras vidas. Quantos soldados seriam necessários para atacar o Japão até à sua rendição? Disse Patton, e bem, que patriotismo (em guerra) não é morrer pelo País, é fazer com que o inimigo morra pelo seu.

      Diogo T.,
      Pena nenhuma. Lei de Darwin. A humanidade agradece.

      Bolota Mítica

  • Anónimo
    Posted Abril 9, 2015 at 9:38 pm

    Os meus parabéns ao Mourinho!
    Penso que o discurso dele nao esta a ser bem entendido, mas ele tem toda a razao no que diz. Eu nem sou grande admirador dele nem costumo gostar muito das suas declaraçoes, mas aqui o homem sabe do que esta a falar!
    Penso que ele aqui nao se quer focar propriamente na popularidade do futebol mas sim na sociedade em si. Acho que ele apenas está a discutir o facto de alguem cujo contributo à sociedade se cinge ao entretenimento da mesma ser mais influente do que alguem que trabalha para alcançar melhores condiçoes para essa mesma sociedade e até "salvar vidas".
    Segundo o ponto de vista dele (com o qual eu concordo) deve-se dar outro mérito a quem realmente contribui para o avanço do que quer que seja e ganhar consciencia de que o futebol nao contribui para esse avanço, apenas é um entretenimento e nao deve passar disso

    Daniel Martins

  • Nuno
    Posted Abril 9, 2015 at 10:00 pm

    Compreendo o Mourinho mas se formos a ver o resto do top 100 das pessoas mais influentes também aparecem muitos cantores, atores, estrelas da TV, entre outros, pessoas influentes no entertenimento e por isso é natural que apareçam jogadores de futebol. Se o top se referi-se às pessoas que mais contribuem para a evolução da sociedade, aí já apareciam os cientistas, engenheiros, médicos…

  • Awesome_Mark
    Posted Abril 9, 2015 at 10:22 pm

    "O futebol é a coisa mais importante das coisas menos importantes da vida…"

  • Anónimo
    Posted Abril 9, 2015 at 10:31 pm

    Incrível! Angel Vicioso voltou depois de ter tido uma lesão que todos os médicos diziam que o ia impedir de voltar ao ciclismo, ele mesmo assim com a sua força de vontade conseguiu recuperar no fim-de-semana venceu uma prova de uma forma incrível e agora na Volta ao País Basco fraturou a clavícula e voltou a ficar de fora!
    Muita pena deste guerreiro. Espero que recupere depressa, o ciclismo precisa de pessoas como ele!

    Rafael

  • Jonas
    Posted Abril 9, 2015 at 11:20 pm

    Eu ate concordo com a ideia geral do Mourinho, mas quando se faz uma lista das pessoas mais influentes e sempre dificil colocar individuos que nao sejam ligados a "pop culture".

    Qualquer um dos ETs do futebol vende shampos ou cuecas ou seja la o que for melhor que qualquer cientista, pior ainda, as suas vidas pessoais e os seus gostos influenciam milhoes de jovens enquanto que um medico raramente consegue convencer sequer um paciente a fazer uma dieta ou a deixar de fumar.

    Jonas

  • Paixao_Verde
    Posted Abril 10, 2015 at 9:02 am

    Acho que o Mourinho levanta um ponto válido, mas a Forbes indica claramente nas suas revistas que o critério para a escolha tem a ver com a influência que as pessoas têm em diferentes indústrias, poder e também a quantidade de pessoas que olham para eles. O Ronaldo e o Messi têm mais de 40 milhões de pessoas a segui-los, a ver o que fazem, logo entendo que estejam nos 100 mais influentes do Mundo.

    O facto de futebolistas estarem no top-100 também diz algo sobre a nossa cultura, a forma como os Media (sim, a revista tem tendência americana e uma visão demasiada 'Western') vêm o mundo. Mas entendo o Mourinho pessoalmente.

    Já em relação ao Valência, acho que ficar fora do top-4 não é catastrófico, na minha opinião. Seria mau, mas catastrófico foi o 8° lugar da última temporada. Todavia, algo fora do top-4 mostrava a falta de regularidade para conseguir-se aproximar dos lugares cimeiros como no passado.

  • Anónimo
    Posted Abril 10, 2015 at 2:43 pm

    os futebolistas nao deviam entrar nem numa lista dos 100 mil mais influentes mas enfim. Podem influenciar o dia a dia das pessoas como o penteado que usam ou se vao para a cama mais cedo mas nao é uma influencia de qualidade. Muda mais um bom livro filme ou peça de teatro, etc etc etc que 5000 jogos de futebol e 5233 futebolistas.
    Joao

  • Zecarias
    Posted Abril 10, 2015 at 6:11 pm

    Concordo com o Mourinho, mas é engraçado ler agora as incoerências das pessoas.

    Quando o Eusébio foi para o panteão, um dos argumentos defendidos era a sua influência, nacional e estrangeira. Agora chegam à conclusão que um jogador de futebol não é nada mais do que uma pessoa, muitas vezes movida por questões de markting.

Deixa um comentário