Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Em Portugal uma equipa faz-te antijogo seis ou sete vezes”

Curiosamente ainda há uns dias o próprio Benfica fez antijogo contra o Trofense, que é da II Liga, mas…

Jorge Jesus, na antevisão da Taça da Liga, criticou aquilo que considera ser o excessivo antijogo das equipas no campeonato português. «Quando vens de um jogo na Champions… A intensidade é completamente diferente, os comportamentos das equipas da Liga dos Campeões são completamente diferentes do campeonato português. Em Portugal, uma equipa faz-te antijogo umas seis, sete vezes nos 90 minutos e isso tira intensidade ao jogo… Na Champions não vês isso, as equipas jogam os 90 minutos… Mas é algo que também está relacionado com as arbitragens, em Portugal sempre que um jogar cai é falta. Há demasiadas paragens e isso faz com que o campeonato não seja tão intenso como podia ser com a qualidade individual que temos», apontou o treinador do Benfica.

33 Comentários

  • Lorde Eder
    Posted Outubro 27, 2021 at 2:54 pm

    Que o JJ tem memória curta e selectiva, já todos sabemos. No entanto, há algo que sempre me “enervou” na arbitragem em Portugal. Há guarda redes que desde o primeiro minuto demoram 10/15 segundos para marcar um pontapé de baliza e não levam amarelo a não ser que estejamos já nos 80/85 minutos de jogo. Qual é a lógica por trás disto? Não é anti-jogo se for no primeiro minuto? Porquê a dualidade de critérios? Se forem penalizados cedo, deixam de o fazer cedo. E continua a haver árbitros com medo de dar mais do que 5 minutos de compensação. Se as compensações aumentassem, as equipas diminuiam a quantidade de anti-jogo porque percebiam que não lhes adiantava de nada fazê-lo. Não adianta queimares 10 minutos se depois tens que os jogar na mesma.

  • Stromp1906
    Posted Outubro 26, 2021 at 11:34 pm

    Há um vídeo no YouTube com este senhor a mandar o Artur atirar-se para o chão para perder tempo…
    Resumindo, todos fazem, mas do alto do Olimpo Jesus acha que está num patamar diferente mas a internet é tramada.

  • Mantorras
    Posted Outubro 26, 2021 at 10:13 pm

    Esta na hora do futebol punir o anti jogo. Sinceramente, quase mais vale errar por excesso, e punir tudo que pareca antijogo, do que deixar passar tudo por defeito, porque costuma haver bastante.

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 26, 2021 at 9:08 pm

    Curiosamente se o Vizela tem feito anti jogo no último lance da partida a esta hora o Benfica estava em terceiro.

    Bastava segurar a bola 30 segundos junto à bandeirola de canto…

    Mas lá está, por muito que tenha a sua razão porque de facto é uma prática enraizada (já foi pior, há uns anos era impensável um árbitro dar mais de 5m de descontos a não ser que a equipa vestisse de azul…), fica-lhe mal tocar no assunto e principalmente comparar com a “intensidade” saído o Benfica de um jogo em que foi tudo menos intenso, bem pelo contrário.

    • Filipe Ferreira
      Posted Outubro 27, 2021 at 12:41 pm

      Segurar a bola junto à bandeirola não é antijogo

    • Pao com Presunto
      Posted Outubro 27, 2021 at 12:29 pm

      Como assim? O relógio está a andar, se um jogador guarda a bola junto à bandeirola de canto, é porque os jogadores da equipa adversária não estão interessados o suficiente em recuperarem a bola. É como trocar a bola atrás, façam pressão que logo a ganham.

      O que se sucede a esses lances é que é anti jogo: fitinhas no chão, “lesões”, etc. Os jogadores deveriam ser assistidos em campo por um tempo limite (se já existe, não é seguramente cumprido), depois tinham de ser assistidos obrigatoriamente fora.

    • VaideMota
      Posted Outubro 26, 2021 at 9:55 pm

      Queria ver se o Vizela estivesse a perder se os seus jogadores tinham tido aquelas 7 caímbras.

    • BrunoAfonso 12
      Posted Outubro 26, 2021 at 9:18 pm

      Há uns anos não tinhas VAR nem às 5 substituições, por isso é que era raro dar os 5 minutos de desconto. Atualmente dão 7 minutos de compensação, mas muitas vezes deviam dar 10 ou 15 minutos (exemplo, jogo com o Portimonense).

      • chuta dai
        Posted Outubro 27, 2021 at 9:04 am

        Sinceramente não percebo esse vosso stress das substituiçoes. Agora são 5 mas o numero de paragens continua o mesmo. 3 para cada lado. Nao é por aí.

      • Flavio Trindade
        Posted Outubro 26, 2021 at 10:02 pm

        Sim Bruno, tens toda a razão.

        Com VAR e com mais 4 substituições por jogo o tempo de descontos de 10m não é nada escandaloso.

        Contudo, essa prática (de pouco tempo de compensação), não acontece só em Portugal mas é transversal a todas as ligas.

  • PortistaDesdePequenino
    Posted Outubro 26, 2021 at 8:38 pm

    As equipas pequenas simularem algumas lesões depois dos 70/80 minutos, quando estão empatadas ou a ganhar, acho normal. Quando acontece com o meu clube, penso sempre que se tivessem feito o seu trabalho, que era estarem a vencer antes dos 80 minutos, não precisariam de se queixar. Depois há aquelas equipas que fazem anti jogo desde o primeiro minuto, como aconteceu uma vez num Porto X Setúbal, mas terá acontecido com muitos outros jogos certamente. Nesse caso cabe ao árbitro intervir e, se necessário, dar logo dez minutos de desconto na primeira parte… Pode ser que na segunda parte não simulem tanto.

    • Filipe Ferreira
      Posted Outubro 27, 2021 at 12:42 pm

      Sporting Marítimo, não há muito tempo. O guarda-redes acabou expulso por ter visto amarelo por antijogo.

  • DICAS
    Posted Outubro 26, 2021 at 8:22 pm

    Infelizmente a nossa arbitragem permite este tipo de perdas de tempo sem haver punição ao infrator.

    Se alguém está aos gritos de dor tem de sair do campo e permanecer lá fora por um período de tempo para se verificar se apresenta a condição física para voltar, não é o show todo de gritos e piruetas para depois já estar a fazer 3/4 sprinter seguidos …

  • lipe
    Posted Outubro 26, 2021 at 8:07 pm

    Don’t hate the player hate the game.

    Penso que há 2 motivos pelos quais equipas teoricamente mais fracas fazem isto contra os grandes (e até umas contra as outras):

    – Não costuma haver alguma sanção ou castigo para este tipo de comportamento, durante ou depois do jogo; portanto conclui-se que a “táctica” vale a pena.
    – A diferença da qualidade dos intervenientes entre um Benfica e Vizela é tão grande que as equipas pequenas talvez se sintam forçadas a adoptar este tipo de atitudes. É muito bonito falar nos pequenos que jogam “de olhos nos olhos” com os grandes mas todos sabemos como esses jogos costumam acabar.

  • Kacal
    Posted Outubro 26, 2021 at 7:36 pm

    Eu vi o jogo do Benfica com o Vizela e até eu sendo portista fiquei um pouco frustrado com o que vi. O Vizela até é uma equipa bem trabalhada e que procura jogar futebol, tiveram muita raça no jogo deram tudo que tinham e houve momentos e jogadas que até jogaram à equipa grande, surpreenderam-me pela positiva. E mesmo assim conseguiram ter momentos em que o anti-jogo já estava a irritar. Sempre deitados no chão com caibras até acredito que algumas vezes fossem reais mas outras pareceu-me forçado ou então não têm capacidade física para aguentar um jogo mais puxado e isto quando houve paragens para selecções (penso que nenhum jogador do Vizela vai à selecção ou serão poucos) e o Benfica vinha de jogar a Champions mas estavam de rastos, têm que se preparar melhor.

  • chuta dai
    Posted Outubro 26, 2021 at 7:34 pm

    Uma coisa é uma equipa estar a ganhar pela margem minima nos 10min e o GR e os jogadores retardarem a reposiçao da bola em jogo. Todas as equipas no mundo fazem isso como é lógico. Outra coisa é sistematicamente quando a bola saí ou o jogo em interrompido por causa de uma falta os jogadores caírem no chao a pedir assistencia médica e mal saíem do campo já estao optimos para voltar ao jogo que foi o que os jogadores do Vizela fizeram contra o Benfica. Sao dois coisas completamente diferentes.

  • cmche1111
    Posted Outubro 26, 2021 at 7:04 pm

    Estas declarações foram lá para a iurd tv, aquilo ele até podia dizer que o céu é laranja que o jornalista ia acenar que sim.
    Se tivéssemos conferências de imprensa sem ser com jornalistas medíocres e/ou com o rabo preso (coisa que por cá são uns 80%) haveria quem o confrontasse, por exemplo com a atitude de Luisão a mandar Lázaro deitar-se no chão no jogo contra o Trofense, ou outras em que aqui o criador da bola é recorrente, assim vamos ter as perguntas “como viu o jogo?” e “O que achou da arbitragem?”

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 27, 2021 at 3:07 am

      A diferença é que o Lázaro estava (e está) efectivamente lesionado e foi para possibilitar a entrada imediata de um suplente. Não me parece que isto configure anti-jogo.

  • Kenya24
    Posted Outubro 26, 2021 at 6:49 pm

    O Benfica fez algum anti jogo com o trofense, mas contra o Bayern não fez por exemplo. Inclusive o JJ mandou vir com alguns jogadores no jogo com o trofense por estarem a gritar como se tivessem levado com o pau como ele diz.

  • MuchoG
    Posted Outubro 26, 2021 at 6:26 pm

    O próprio Jesus já fez anti-jogo, é muito fácil reclamar que as equipas em Portugal o fazem quando 99% das vezes tem múltiplos jogadores no banco que custaram o orçamento todo do adversário, não há desculpa para não vencer jogos destes. O Vizela tinha jogadores que até no Campeonato de Portugal jogaram, o JJ trouxe o Everton e Pizzi do banco que juntos custaram 35 milhões.

    Não digo que não haja problemas nas arbitragens em Portugal, porque obviamente há, como em todo o lado, mas em relação ao anti-jogo, as coisas até melhoraram com mais tempo de compensação. Em anos anteriores o JJ levava com 5 em vez de 7 e não ganhava o jogo.

    • Goncalo Silva
      Posted Outubro 26, 2021 at 7:55 pm

      Também agora há mais paragens. Há mais tempo de jogo do que antes por causa do VAR, não existe nenhuma outra razão.

      • MuchoG
        Posted Outubro 26, 2021 at 8:17 pm

        Já temos VAR há algum tempo e só este ano é que temos mais tempo de compensação.

        • BrunoAfonso 12
          Posted Outubro 26, 2021 at 9:23 pm

          Atualmente fazes 5 substituições por jogo, antigamente só fazias 3. Isso também é um dos motivos para darem mais tempo de compensação.

          • MuchoG
            Posted Outubro 26, 2021 at 9:53 pm

            5 substituições começaram quando o futebol voltou da pandemia, e uma equipa só pode parar o jogo 3 vezes para substituições, como sempre foi.

            • BrunoAfonso 12
              Posted Outubro 27, 2021 at 12:16 am

              O facto de tu teres 3 momentos para fazeres as substituições, não implica que tu demores o mesmo tempo que demoravas para substituir 3 jogadores. Demoras mais tempo num momento em trocares dois jogadores do que só trocares 1 jogador.
              Desde que recomeçou o futebol, e com a implementação das 5 substituições, o tempo de compensação dado pelos árbitros também aumentou.

  • Miguel Lopes
    Posted Outubro 26, 2021 at 6:15 pm

    Se fosse 6/7 vezes nos 90 minutos não era mau… mas será que é só culpa dos adversários, dos árbitros, e não será também culpa de quem ataca, sempre a atirarem-se para o chão para ganhar faltas próximas da área, a tentar que o adversário leve amarelos e vermelhos.
    E isto é para todos.

  • DNowitzki
    Posted Outubro 26, 2021 at 6:10 pm

    Antijogo todos fazem aqui ou ali. Outra questão é fazer o que o Portimonense e o Feirense fizeram, com vários jogadores a morrerem e a ressuscitarem no relvado. Por exemplo, na parte final houve um que desfaleceu aos 89 e acordou aos 92.

  • franciscopvbc
    Posted Outubro 26, 2021 at 6:06 pm

    Sejam equipas grandes ou pequenas, todas fazem anti-jogo quando lhes convém. Para mim este é o principal problema do futebol, já que torna o jogo chato e injusto. Só vejo uma solução: evoluir para um modelo de paragem do cronómetro, com os jogos a terem cerca de 60 minutos.

    • João Ribeiro
      Posted Outubro 27, 2021 at 9:04 am

      Isso não seria solução porque as paragens continuariam a suceder para paragens de ritmo de jogo (este sim é o grande problema das constantes quedas). Na prática, essa regra iria fazer com que um jogo de futebol demorasse mais uma meia-hora ou uma hora (porque o cronómetro também pararia para marcação de um canto, lançamento de linha lateral, pontapé de baliza, penalty, etc), tornando-se muito massudos e acabaria por perder interesse e espetacularidade. A paragem de cronómetro resulta em pavilhões porque o terreno de jogo é fechado e rapidamente a bola, ao sair, volta dentro da quadra ou o jogador rapidamente chega ao local da infração, no futebol isso não acontece. Muitas vezes um jogador tem de fazer uns 50 metros para bater um pontapé de canto e ainda esperar mais algum tempo para os colegas se posicionarem.

    • Estigarribia
      Posted Outubro 27, 2021 at 8:37 am

      franciscopvbc,

      É por isso que eu gosto de ver jogos de futsal. No futsal não há perdas de tempos, quando há uma paragem do jogo o cronómetro pára. Para mim, o futsal neste momento está melhor que futebol.

      Saudações Leoninas

    • Goncalo Silva
      Posted Outubro 26, 2021 at 7:57 pm

      Subscrevo na íntegra. Se eu mandasse em alguma coisa faria exatamente isso que dizes das paragens.

  • Chiquinho
    Posted Outubro 26, 2021 at 6:02 pm

    Bem prega Frei Tomás, faz aquilo que ele diz mas não faças o que ele faz.

    Ainda me lembro dele a mandar cair o Artur aos 90 min num jogo apertado contra o Sporting. JJ é um hipócrita!

  • ManuelP
    Posted Outubro 26, 2021 at 6:00 pm

    Tem razāo que quando diz que há anti-jogo em Portugal. Isso é claro. Tenho dúvidas, porque vi o jogo todo, que os jogadores do Vizela tenham feito, muito embora existam situações que nos ultrapassam e que nāo podemos concluir com 100% de certezas, nomeadamente se um jogador está efectivamente lesionado ou com dores. E penso que ele teve oportunidade de ver o jogo e concluir o mesmo que eu. No entanto, discordo do VM no jogo da Trofa. O facto de uma equipa, nos minutos finais, a ganhar um jogo que pode ser decisivo, atrase uma reposiçāo de bola, demore mais tempo a fazer os lançamentos, caia quando há uma falta nāo está a fazer anti jogo – está, diria eu, a fazer o que é normal quando vê que o tempo está a correr a seu favor e as energias nāo sāo as mesmas. Isso fazem 95% das equipas em todo o mundo. O que o Jesus está a falar (penso eu), e aí tem toda a razāo, é quando uma equipa, de antemāo, entra com essa atitude desde o primeiro minuto até ao minuto 90, como o Marítimo fez em Alvalade há umas semanas. Acho que se misturam demasiado os conceitos de anti-jogo com o jogar com o tempo e a própria capacidade física dos jogadores nos minutos finais.

Deixa um comentário