Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Emanuel Silva e João Ribeiro ficam à beira da medalha; Paulo Sousa recebe central

canoaFoi por uma unha negra. A dupla de canoístas portugueses partiu muito bem, perdeu um pouco de “gás” no último terço da prova mas completou uma excelente participação ao ficar a menos de 3 centésimos de segundo de uma medalha.

Emanuel Silva e João Ribeiro terminaram a sua participação na prova de K2 1000 no 4.º lugar, ficando assim fora das medalhas. Os portugueses, que andaram grande parte da prova no pódio, terminaram com o tempo de 3:12.889 minutos, a escassos centésimos da dupla australiana que fez 3:12:593 minutos. A medalha de ouro foi para a Alemanha e a de Prata para a Sérvia. João Ribeiro já falou sobre esta prestação, dizendo que “K2 é assim, ganha-se por pouco e perde-se por pouco. Agora é descansar porque ainda temos mais uma prova”, referindo-se à participação portuguesa no K4, em acção a partir de amanhã.

Bom reforço? – A Fiorentina comunicou que o central Sebastián De Maio é reforço do clube para esta temporada. O francês chega a Florença vindo do Anderlecht num empréstimo de uma época com opção de compra. De Maio, de 29 anos actuou nas últimas 3 temporadas na Série A, no Génova (em Itália jogou também no Frosinone e no Brescia), somando 94 jogos e 4 golos no principal campeonato do país transalpino.

VM
Author: VM

74 Comentários

  • vfcquiterio
    Posted Agosto 18, 2016 at 1:14 pm

    Foi mesmo por pouco! :(. Parabéns aos dois e que venha o K4, há que ter esperanças…..

  • Commander Shepard
    Posted Agosto 18, 2016 at 1:15 pm

    “Jogámos como nunca, perdemos como sempre.”

  • joaoqcosta
    Posted Agosto 18, 2016 at 1:17 pm

    Prova incrível, a quem dá o máximo como eles deram não se pode pedir mais

  • Obi Wan Kenobi
    Posted Agosto 18, 2016 at 1:18 pm

    É preciso ter galo… 4º lugar :( Mereciam mais…

  • Duarte Costa
    Posted Agosto 18, 2016 at 1:22 pm

    Foi pena, por pouco não alcançámos o bronze.
    De resto, como era esperado, fecharemos os J.O. praticamente em branco no que a medalhas diz respeito. Nesta perspectiva, há aqui dois pontos que me parecem importantes:
    1- O pouco investimento feito nestes atletas em Portugal comparando com as grandes potências. Veja-se o caso de Rui Bragança, que tiveram de ser os pais a suportar praticamente tudo.
    2- Comparando com países de semelhante dimensão (em termos populacionais mas também sócio-económicos), como se explica que Grécia ou Hungria tenham muito mais medalhas neste tipo de competições? Os gregos nesta edição, até nem têm sido tão brilhantes, mas costumam ter bastantes mais medalhas que nós.

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 18, 2016 at 1:36 pm

      É um pouco questão da cultura que está enraizada. Aqui em Portugal apenas ligamos a futebol, atletismo e mais recentemente canoagem, enquanto Grécia tem muita tradição nas lutas greco-romanas e até ginástica e a Hungria é a potência que se sabe na natação

    • Kafka
      Posted Agosto 18, 2016 at 1:39 pm

      Para mim explica-se porque Portugal é um País de modalidade única que é o futebol e onde tudo o resto é paisagem.

      No dia de abertura dos Jogos Olímpicos, as capas de TODOS os jornais na Europa eram com o destaque maior a abertura dos jogos… Já em Portugal o Record e Bola era sobre a selecção de futebol e o Jogo era sobre uma transferência do Porto

      Em Portugal existem 5/6 programas diários de futebol na TV mais 5/6 semanais e existem ZERO sobre as restantes modalidades

      Em plenos Jogos Olímpicos o prolongamento dia seguinte etc continuam a falar de futebol em vez de falarem sobre os jogos

      Não há milagres, mas a culpa também não é da comunicação social, porque se limitam a dar as pessoas aquilo que elas querem… a culpa principal é das pessoas que só consomem futebol mais nada

      Por outro lado isto é uma democracia e portanto ninguém é obrigado a gostar de outras modalidades para além de futebol

      Portanto no fim esta tudo bem e toda a gente contente, porque afinal de contas Benfica, Porto e Sporting são líderes do campeonato e isso é o mais importante

      PS: Outro motivo para não termos sucesso é a inexistência de desporto escolar devidamente articulado com as federações de todas as modalidades

      • vfcquiterio
        Posted Agosto 18, 2016 at 2:12 pm

        Kafka, interessante observação ao desporto escolar! Deveras interessante. A articulação com as federações (e porque não os clubes) iria tornar o desporto escolar mais competitivo e não como uma desculpa para faltar ás aulas. Os atletas iriam ser melhores e as federações podiam verificar futuras estrelas nas diferentes modalidade. E quem sabe abrir os olhos aos pais que nem todos os meninos poderão ser Cristianos Ronaldos ou Messis!!

        Eu sempre fui desportista, jogava de tudo na escola até que decidi e vi que tinha mais jeito para o andebol, onde joguei durante 12 anos, tendo terminado no futsal.

        Mas tb não podemos deixar de achar, apesar das modalidades extra futebol terem dificuldades, e serem claramente esquecidas, que foram uns jogos um bocado aquém do que podiamos esperar. Acho que alguns atletas podiam dar mais (ou se calhar até não)! Hoje por exemplo não foi esse o caso, deram tudo e quase que conseguiam o merecido prémio! Mas eu como optimista, ainda acredito no K4!

      • JSC101
        Posted Agosto 18, 2016 at 2:45 pm

        Pelas experiências que tive (joguei em clubes e pela escola em diversas modalidades colectivas (futebol, futsal, andebol e basquetebol além de ter participado em provas de corta-mato)). O potencial que o desporto escolar tem é maior do que nos clubes, primeiro porque a base de recrutamento é maior, segundo porque tem mais contacto com os colegas da escola (no geral, pelos menos falam todos os dias), terceiro porque seria mais fácil em termos de logística, acabam as aulas ir logo para o pavilhão/campo, invés de ter de fazer uma viagem mais ou menos longa, quarto porque existem treinadores com formação (+/- qualificada), não existe um professor de educação física que não tenha um projecto de final de curso num desporto especifico.

  • SirFootballer
    Posted Agosto 18, 2016 at 1:33 pm

    O de sempre. Já esperava.

    Somos o 70º país apenas com um bronze. Num ranking global de rácio medalhas/atletas/população somos o pior dos últimso 10 anos. Nestes jogos só Austria, Noruega e Finlandia por agora estão pior, mas depois chegam os JO de Inverno e estes países coleccionam medalhas.

    Mas claro, o que importa é dar palmadinhas nas costas, o que importa é dizer “não faz mal, deste o teu melhor”, o que importa é ser benevolente, o que importa é ter discursos que ficam bem, que têm likes, que são bem aceites. Ser exigente, meter o dedo na ferida, exigir mais e melhor fica mal. Depois queixam-se que Portugal não sai da cepa torta.

    Já sei que vou ser super criticado e quotado, de certeza que receberei respostas do género “vai tu fazer melhor”. Ora bem eu não sou atleta de alta competição, eu não faço disto a minha vida. Tirando os não profissionais, que não exijo nada, os outros são-no. Eu trabalho numa empresa portuguesa, fazemos exportações, contribuímos à nossa maneira para o crescimento da economia. Pago os meus impostos, as minhas contribuições, cumpro os meus deveres. Se não os cumprir sou demitido. Estes atletas, muitos deles são bem pagos e estão em bons clubes, muitos deles têm boas condições, têm pcisólogos e fisioteraputas, as bolsas que recebem são de 1200 e 1600 euros. E já nem falo das isenções. Mas claro, são uns coitadinhos, uns heróis, não podem ser ciritcados. Heróis são as famílias com 3 e 4 filhos que não arranjam emprego ou recebem o ordenado mínimo. Heróis são os reformados com 300 euros de pensão.

    Nós vemos atletas do judo a ser eliminados por atletas 200 lugares atrás no ranking, vemos o Apolonia a ser eliminado por atletas de ranking abaixo, vemos no tiro um atleta cheio de titulos que nunca se apura para as finais em JO, vemos na natação atletas que nem às semis conseguem ir, vemos uma atleta do tenis de mesa a ser dizimada depois de uma boa vantagem com uma atleta que nem é profissional, vemos no taekwondo o 3º do ranking mundial a ser eliminado pelo 15º com quem nunca tinha perdido, vemos a canoagem sem medalhas quando as condições por cá são as melhores da Europa, ninguém se supera, o único não favorito às medalhas que nos últimos anos conseguiu uma foi o Sergio Paulinho. Todos os outros já eram favoritos.

    É que não é só o facto de falharem fisica ou principalmente mentalmente, é também a falta de atitude e os discrusos sempre mais do mesmo.

    Ponham os olhos no Obikwelu, veio com 20 anos aos 21 estava a trabalhar nas obras no Algarve a colocar tijolo e cimento. Mas nunca desistiu, um atleta com uma força mental incrível.

    Mas nós gostamos é de fazer pouco. A Michelle Brito tinha potencial para nº1 do mundo mas preferiu ser sempre treinada pelo pai, os anos passaram e nunca evoluiu.

    Depois vêm os discursos, “ninguém quer saber destas modalidades durante 4 anos”, mas porra são os jogos olimpicos. É aqui que todos os atletas sem excepção querem brilhar. É normal que seja aqui que todos os olhos estejam postos nos atletas. Eu não faço ideia quantos titulos tem o Bolt mas sei que nos jogos vai em 3 ouros seguidos nos 100 metros. Porque é aqui que os resultados ficam imortalizados.

    Portugal tem 13 centros de alto rendimento. Paga 25 mil euros por medalha, tem bolsas superiores a 1000 euros e um comitê olimpico.

    Se calhar o dominicano que eliminou o Rui Bragança ganha 5000 mil dolares, se calhar o mesa tenista que eliminou o Apolonia recebe 3 ferraris por vitória, se calhar os judocas que eliminaram os nossos vão ser recebidos em peso pela população do seu país, se calhar os canoistas que venceram, alguns deles que até treinam e competem cá, vão receber 5 hiates…. Continuem a achar que o problema está só aqui…

    É um todo. Um todo mesmo. Os atletas não têm força mental e são uns chokers, o estado devia apoiar mais sobretudo em temros de viagens e alojamento, as condições deviam melhorar, os atletas deviam se esforçar mais, os treinadores deviam procurar novos métodos e preparar as coisas para o pico de forma estar nos jogos, enfim, uma imensidão de coisas. Mas não nos queiram tomar por parvos e fazer-nos bater palmas a uma participação absolutamente vergonhosa como esta.

    • João Ribeiro
      Posted Agosto 18, 2016 at 1:40 pm

      A verdade é que as desculpas das “faltas de apoio” já enjoam. Se é verdade que é mérito estarem lá, também é bem verdade que pouco são os portugueses que, quando favoritos ou com boas possibilidades de medalhas, se superam. O exemplo mais gritante esteve na maratona feminina! O próprio Rui Bragança, sendo favorito, vai para o combate com uma postura defensiva que não se entende. O próprio Rui Costa na prova de estrada, já estava com uma mentalidade de top 10 já é bom, ele que vem de uma temporada pouco conseguida para alguém dos seus pergaminhos.

      Acho que há muito uma mentalidade de “pronto, já cá estamos agora o que vier é por acréscimo” e isso não pode ser assim.

      • Kafka
        Posted Agosto 18, 2016 at 2:00 pm

        Maratona Feminina????

        Mas éramos favoritos às medalhas na Maratona Feminina desde quando?

        • João Ribeiro
          Posted Agosto 18, 2016 at 2:07 pm

          Neste caso expliquei-me mal, queria enquadrar mais no facto de não ter havido entrega por parte das atletas de mais gabarito portuguesas que lá correram que acabaram por desistir. Foi, aliás, a primeira vez na história que duas atletas portuguesas desistem na mesma maratona, uma correndo uns fantásticos 7 kms.

          E não sei até que ponto não seria possivel lutar pela medalha, até porque a competir contra as mesmas corredoras conseguiram 3º em Nova Iorque e 7º em Londres…

          • Kafka
            Posted Agosto 18, 2016 at 2:18 pm

            Ok percebi que querias dizer que éramos candidatos à medalha…erro meu meu de interpretação, peço desculpa

          • QuimGui
            Posted Agosto 18, 2016 at 4:49 pm

            Epá falar do Rui Costa… claro que um top 10 é ótimo. Ele para mim não era favorito Às medalhas, tinha possibilidades mas não era favorito… exigir mais que isso a ele acho parvo.

            • João Ribeiro
              Posted Agosto 18, 2016 at 7:00 pm

              Não é questão de exigir. É questão de ele ter capacidade para chegar às medalhas (não era favorito mas tinha) mas no discurso dele já fazia do top 10 algo do outro mundo, o que não era! A própria atitude na prova, alguém com o palmarés do Rui não pode ter aquela atitude tão passiva. Repare no Andrey Zeits, era favorito? No entanto foi à luta e andou sempre no grupo da frente. O próprio Meintjes, não era favorito e nem sequer tinha colegas muito capazes naquele terreno (algo que o Rui tinha), e viu-se a forma como ele batalhou. Nem estou a dizer que não se esforçou, atenção, estou é a dizer que na mente dele já levava um top 10 como algo incrivel, e lutou para isso, não lutou para nada mais. E é isto que critico nalguns dos atletas olímpicos

              • Lord_MSP
                Posted Agosto 18, 2016 at 8:19 pm

                Tu chegaste a ler o blog dele? É que ele conta o que aconteceu durante a prova. Se não leste deixo-te aqui um resumo. Ele durante a prova teve um problema na bicicleta (partiu a corrente) e tive que voltar sozinho para o pelotão, o que caso não saibas, isto leva a um grande desgaste. Mesmo assim ele conseguiu voltar ao grupo da frente. Porém na penúltima descida, quando já estava um pequeno pelotão (que estava atrás dos 3 da frente), houve uma queda e partiu esse já de si pequeno pelotão. O rui ficou para trás com o froome que mesmo com esse contratempo tentaram voltar ao grupo da frente com todas as forças, mas infelizmente, não deu para mais. Mesmo assim chegou em décimo lugar.

                • João Ribeiro
                  Posted Agosto 18, 2016 at 8:39 pm

                  Eu vi a prova do início ao fim e mantenho a opinião que o Rui não teve ambição, até melhor do que andar a ler blogs é mesmo assistir a tudo. E o Rui não fez a recuperação sozinha, veio com o Mollema e Richie Porte que também ficaram para trás, Richie Porte que curiosamente que quando caiu estava a ganhar tempo ao próprio Rui Costa, além de que esse problema deu-se na segunda passagem pelo setor, quando ainda faltava decorrer 190 kms de corrida e não se atrasou assim tanto. O Fuglsang na zona de pavé também teve problemas e toda a gente sabe em que lugar acabou…

                  E não foi por esse desgaste da recuperação que o Rui perdeu porque ele nos últimos 15 kms atacou, indo atrás do prejuízo que já era irremediável

                • João Ribeiro
                  Posted Agosto 18, 2016 at 8:42 pm

                  E é engraçado que só nos portugueses com aspirações é que eu ouço desculpas. Ou são as algas, ou são as quedas dos outros, ou é a própria corrente, ou é porque se corre de manhã, ou é porque está muita humidade. Incrível, somos uns azarados enormes! Nunca vi um português, dos que têm aspirações e que falham a não terem desculpas para o que se sucedeu, tirando hoje o Emanuel que disse que não deu porque os outros foram melhores

                  • Lord_MSP
                    Posted Agosto 19, 2016 at 12:32 am

                    Mas tu leste tudo? Eu não disse que foi esse problema na corrente. Só frisei que também teve esse pequeno problema. O grande mal foi o corte na penúltima descida, que criou danos irreversíveis… e não digas que não tentou chegar aos da frente, pois tanto o froome como o rui tentaram fazer das tripas coração para ainda conseguir chegar ao grupo da frente.
                    E nessa prova fartou-se de haver contratempos, tanto que o trio que supostamente ia chegar isolado à meta tem uma queda muito feia e 2 ficaram logo fora da prova.
                    Quanto a desculpas, na canoagem, houve vários a queixarem-se desses factores externos.
                    Eu nem considero que sejam desculpas, simplesmente disseram o que se tinha passado nas suas provas.

      • Nuno R
        Posted Agosto 18, 2016 at 2:04 pm

        Eu também não entendi a postura dele. Mas confesso que da modalidade (que nem escrever sei sem ir ver ao dicionário) percebo zero.
        Mas como temos aqui tantos peritos, que conhecem a fundo o adversário dele e as suas características técnicas e físics, estou pronto a aprender algo.

        • João Ribeiro
          Posted Agosto 18, 2016 at 2:22 pm

          Por acaso o taekwondo é uma modalidade que, não seguindo a fundo, até percebo minimamente e acho que foi uma exibição muito aquém do Rui. Para um leigo qualquer, bastava comparar a prestação que teve contra o medalha de bronze de Londres e que venceu facilmente (o colombiano que venceu nos oitavos) e contra o dominicano para se perceber as diferenças e perceber o porquê de não ter estado bem. Via-se o dominicano a procurar a iniciativa de atacar e o português apenas a tentar golpear o adversário em contra-ataques, quando sendo o favorito, deveria ser a postura contrária

          • Nuno R
            Posted Agosto 18, 2016 at 2:43 pm

            Não sei, não faço a mínima, por isso não posso comentar.
            Se calhar o dominicano expõe-se demasiado nos ataques e seria mais fácil batê-lo nos contragolpes, se calhar é por ser mais alto, se calhar estaria à espera que se esgotasse…
            No futebol, nem sempre os favoritos tomam a iniciativa. Depende de como se adaptam ao adversário, e aí todos aplaudem o pragmatismo e tudo o mais.
            Neste caso, é falar de cor, pois não conheço as características do oponente (nem o colombiano nem o dominicano), ou sequer o plano de jogo do Rui. Se calhar deviam convidar uns paineleiros para fazer um debate de uma hora e analisar frame a frame.

    • Natan Fox
      Posted Agosto 18, 2016 at 1:42 pm

      Amigo, sem querer entrar em um tema que não me pertence, mas já entrando,
      qual são as estruturas que Portugal entrega aos seus atletas? Porque aqui no Brasil, as pessoas tem o mesmo discurso, mas a verdade é que tirando o futebol, volei, e judô, nos outros esportes a estrutura é basica, pouca ou nenhuma. Como se pode cobrar de alguem que as vezes precisa trabalhar para se alimentar, em vez, de estar treinando? Fica impossivel!!!
      Mas, eu estou falando do Brasil, talvez em Portugal a historia seja diferente.

      • Kafka
        Posted Agosto 18, 2016 at 2:13 pm

        Natan

        Só para teres uma ideia, o Rui Bragança para poder ir aos Jogos Olimpicos, teve que andar a pedir dinheiro aos ……pais…que tiveram de financiar boa parte do investimento que ele fez na modalidade

        É assim que funciona o desporto Extra-Futebol em Portugal, por carolice e boa vontade dos Pais e Familiares que vão financiando o investimento que os Atletas têm que fazer…

        Depois o desporto escolar (maior base de recrutamento que qualquer País no Mundo pode ter, como os Estados Unidos e a China tão bem fazem, pois todas as crianças do País Inteiro têm de passar pela escola…) simplesmente não existe em Portugal…

        Não existe ligação NENHUMAAAAAA entre as escolas/universidades e as Federações seja de que modalidade for, nem articulação nenhuma para que os atletas possam conjugar estudos e práctica desportiva

        É assim que funciona o desporto EXTRA-Futebol…ou seja, não funciona…

        • JSC101
          Posted Agosto 18, 2016 at 2:32 pm

          Por mim acabava-se com as competições sub-20 fora das escolas (claro que teria de ser reformulado, padronizar com as regras oficias das entidades internacionais)…. Era a única maneira de elevar o nível, captar e manter o talento jovem.

    • Humberto Cruz
      Posted Agosto 18, 2016 at 1:43 pm

      Muito bonito. Já agora, no que é que te baseias para dizer que os atletas não têm força mental e não se esforçam ao máximo?
      Percebo que se possa estar frustrado mas o que dizes é palermíce pura e simplesmente porque não sabes do que estás a falar, a não ser que estejas dentro da área e acompanhes os treinos e o dia a dia dos atletas. Se realmente os atletas se deviam esforçar mais podias partilhas connosco no que te baseias para dizer que não se esforçam o suficiente.

      • JSC101
        Posted Agosto 18, 2016 at 2:34 pm

        Os atletas e pessoas em particular não sei, mas tenho ideia que o povo português nos momentos “Do or Die” é um pouco inferior a outros povos.

        • Humberto Cruz
          Posted Agosto 18, 2016 at 2:47 pm

          Não faz muito sentido dizer aquelas coisas baseadas numa ideia que se tem

          • JSC101
            Posted Agosto 18, 2016 at 3:01 pm

            Penso que não existe outra forma de indicar o que se pensa de forma geral com base nas experiências passadas que se viveram, apenas particularizando as situações que me levam a ter essa ideia, não o querendo fazer, só me resta essa solução

      • dachau
        Posted Agosto 18, 2016 at 2:48 pm

        Não quero alimentar o cliché de “fracos mentalmente” mas por exemplo vi a prova de badminton de Telma Santos e achei-a, no jogo frente á adversária (acho que foi contra uma americana) uma certa arrogância, do tipo “eu cheguei aqui e sou a maior” a verdade é que até parecia ser melhor que a americana mas perdeu e ficou-se pela a fase de grupos.

    • Kafka
      Posted Agosto 18, 2016 at 1:44 pm

      O teu comentário só demonstra o total desconhecimento do que se passa nas modalidades em Portugal

      Portanto nem vale contra argumentar porque não tens conhecimento algum da realidade… Seria como falar Português para um Chinês

    • Hugo
      Posted Agosto 18, 2016 at 1:44 pm

      Percebo a frustraçao e claramente a prestaçao é abaixo do que se esperava, mas nao ha comparaçao com o investimento que Portugal faz e outros paises. Vivo na Holanda ha varios anos e ve as medalhas que eles tem ja, e o numero de pessoas que vivem aqui (16 milhoes num pais mais pequeno que Portugal).

      Mas eles começam desde criança com a mentalidade, investem imenso em competiçao e condiçoes de alto rendimento, subsidios, psicologos… é um ambiente que entuasiasma e cria campeoes… pode ser que um dia chegamos a esse nivel…

    • Humberto Cruz
      Posted Agosto 18, 2016 at 1:46 pm

      Falaste do Rui Bragança, curioso que o próprio acabou de dar uma entrevista a dizer que foram os pais que desembolsaram para que ele pudesse estar no Rio. Achas que pedir dinheiro aos pais para poder lá estar é ter condições?

      Percebo a frustração mas a meu ver estás a falar do que não sabes. E não digo que não sabes porque és ignorante, digo que não sabes porque não tens maneira de poder saber…

    • Natan Fox
      Posted Agosto 18, 2016 at 1:49 pm

      Agora, existe um outro ponto:
      Se vocês observarem, as grandes potencias dos jogos olimpicos, são tambem, as maiores economias do mundo (com exceção de Brasil, que ainda não de todo uma potencia e India que é ridicula em termos de esportes.), os outros países vão se virando, e focando em uma ou duas modalidades para tentar ganhar o maximo de medalhas possiveis.
      Entendo o argumento do Sir, é dificil aceitar algumas coisas, mas é necessario se entender que Portugal não é uma potencia economica para investir tanto em esportes e nem tem uma população grande em termos de jovens. Mas claro que poderia fazer melhor, afinal, uma medalha é mesmo algo bem estranho.

      • Nuno R
        Posted Agosto 18, 2016 at 2:01 pm

        Acho que ninguém pensará que Portugal possa ser uma potência, a não ser que se optasse por um modelo de desporto estatista.
        Daí a sermos irrelevantes, vai um longo passo.
        O pessoal esquece, ou não sabe, ou não quer saber, mas Portugal está no topo no que se refere a indicadores de saúde e bem-estar. A subnutrição infantil e maus cuidados neonatais eram factor impeditivo de um crescimento saudável, que por sua vez restringe a “criação” de atletas.
        o problema não está na demografia (ver Hungria ou Suécia), ou nas estruturas, que as temos, mas em organização e investimento humano. A maior parte das modalidades vive num modelo amador, em termos de atletas e treinadores, e assim é complicado evoluir. Poucos são aqueles que querem fazer do desporto carreira, e poucos sao os que conseguem investir uma vida dedicando-se ao mesmo.

        • Manuel João
          Posted Agosto 18, 2016 at 2:27 pm

          Concordo a 100%, o problema é esse mesmo, falta organização e falta de investimento nos recursos humanos, a maior parte das modalidades sobrevivem através de um amadorismo e carolice que levam a que seja impossível aspirar a mais do que isto.

        • JSC101
          Posted Agosto 18, 2016 at 2:35 pm

          Mas Portugal em todos os parâmetros que procures é um País médio, logo seria expectável que Portugal estivesse a meio da tabela (o que acontece 70 é no 2º terço do ranking)

    • Hugo
      Posted Agosto 18, 2016 at 1:55 pm

      Sabes que vai ser criticado porque este tipo de discurso e ridiculo. Ve la por exemplo a historia do taekwondo antes de vires com esta conversa. E vires com essa dos pseudo centros de alto rendimento e de quem nao conhece nada

      • Salvador Almeida
        Posted Agosto 18, 2016 at 4:00 pm

        A história do Taekwondo é absolutamente ridícula! O próprio presidente da federação mundial foi preso por corrupção é o desporto que nem devia estar nos JO. O Karate tem sido adiado devido a “politiquices” dessa gente…agora em Tokio finalmente vai estar onde merece e já deveria estar há muiiiitos anos.

    • Lord_MSP
      Posted Agosto 18, 2016 at 1:58 pm

      Eu vou-te dizer a diferença para outros países. Nós vamos para os JO com 4 ou 5 esperanças e por isso a nossa margem de erro é menor. Analisa os países todos e vais reparar que eles também tem montes de atletas que não atingem os seus objectivos. O que faz a diferença para nós? É que eles tem mais atletas que podem lutar por medalhas.

      Criticas que nós não temos mentalidade vencedora, que não nos superamos, etc etc. Então o que dizer quando campeões olímpicos/mundo ou medalhados não conseguem sequer passar as fases de qualificação? Ou favoritos a medalha de ouro nem top 3 fazem? Imagina o que diriam se isto acontecesse por cá.

      O que eu quero demonstrar é que isto são provas de tudo ou nada e TODOS querem o mesmo. Não estamos a lutar contra coxos que chegaram lá sem querer, estamos a lutar contra a elite. Por isso, não gosto que digam que eles não estão a dar tudo e mais alguma coisa pelos seus objectivos, pois, eles mais do que ninguém, querem as tão esperadas medalhas.

      • Nuno R
        Posted Agosto 18, 2016 at 2:06 pm

        O 1º parágrafo diz tudo.
        Os EUA são uma potência, têm tudo e mais alguma coisa, e têm levado tareias na velocidade. Não me digam que não se superam…
        Acontece que não correm sozinhos, e os outro(a)s correm mais depressa.

    • Luís
      Posted Agosto 18, 2016 at 2:01 pm

      Estou inteiramente de acordo! Venham de lá essas criticas a este texto bem estruturado e contundente. Vou buscar as pipocas.

    • André Neves
      Posted Agosto 18, 2016 at 2:05 pm

      Enuncias uma série de coisas que fazes mas nada disso me parece excepcional. És um de muitos cidadãos cumpridores. Estes atletas podem não ganhar medalhas mas pertencem a um grupo muito restrito: são atletas de elite que conseguiram ir aos Jogos!

      Não tens noção dos sacrificios que eles fizeram…

      E já que tanto contribuis para a economia, bem que podias não contribuir para assassinar a língua portuguesa…Escreve-se “iates”!!!

    • luis bcn
      Posted Agosto 18, 2016 at 2:12 pm

      Mas falando mais a sério, comecem a desenvolver desportos pela autarquias, se em Ponte de Lima têm boas condições para remo, coloquem o desporto como desporto escolar. Em França o Andebol é o principal desporto na escola, apesar da força do futebol.

      Se temos boas piscinas no Porto, coloquem mais crianças a “nadar”, as crianças dos anos 80 no Porto andaram “todas” no FCP. Acabaram com as piscinas por causa do estádio novo e agora poucas andam a aprender a nadar.

      etc…

      • Kafka
        Posted Agosto 18, 2016 at 2:17 pm

        Luis bcn

        Nem sempre estamos de acordo, mas aqui subscrevo a 200%

        A chave do sucesso é o desporto escolar, porque as escolas são a maior base de recrutamento do País….TODOS os habitantes do País têm de passar pelas escolas, logo é na base que tem que se começar a recrutar e a investir no desporto

        Mas o desporto escolar é uma anedota pegada em Portugal

        • João Ribeiro
          Posted Agosto 18, 2016 at 2:55 pm

          Tendo em conta que nas escolas a Educação Física já nem sequer entra na média dos alunos, o desporto escolar continuará anedótico, ou desaparecerá mesmo

    • JSC101
      Posted Agosto 18, 2016 at 2:23 pm

      De qualquer atleta seja português ou não nos Jogos o objectivo devia ser sempre uma de duas coisas, recorde pessoal (nacional) ou recorde da época (nas provas individuais pelo menos), abaixo disso é desilusão. De resto excelente comentário.

      Concordo que no geral o povo português não se adapta bem a estas situações do “Do or Die”. Mas é no desporto e em tudo.

    • JSC101
      Posted Agosto 18, 2016 at 2:29 pm

      O modelo com mais sucesso para a competição é sem dúvida aquele que anda de mãos dadas com a escola, esse teria de ser o modelo a adoptar em Portugal para aumentar ligeiramente o sucesso. Os clubes é tudo muito bonito, mas a maior parte das pessoas não se dedica a isso, pois sabe que com a escola tem mais probabilidade de ter uma vida futura “ok”.

      Portanto, competição escolar a sério, acabar com os clubes de escalões jovens eram alguma das medidas para captar e manter os talentos mais jovens das diversas modalidades, Pois teriam o apoio da escola e poderiam continuar a competir.

    • Rui Tiago
      Posted Agosto 18, 2016 at 2:30 pm

      “tirando os não profissionais, que não exijo nada”.
      Prezado “SirFootballer”, pelo nickname verifica-se desde logo que você percebe muito de desporto, mas um desporto com uma realidade paralela em Portugal. Contam-se pelos dedos os atletas que são profissionais na nossa equipa olímpica, o que só nisto se vê a sua plena ignorância sobre o que fala. Texto muito bem redigido com muitas afirmações “populistas” e daí os likes que ganhou, mas nota-se que você encontra-se completamente à parte deste mundo do Desporto. Continue a pensar no futebol e a fazer comentários sobre o futebol, porque sobre o resto sem conhecimentos das estruturas e do funcionamento das federações, bolsas, outros países, etc, nota-se uma ignorância absoluta.

    • Andre Mendes
      Posted Agosto 18, 2016 at 2:34 pm

      Carissimo,

      O Reino Unido investiu um total de 350 milhoes de libras nos seus atletas olimpicos entre 2013 e 2016. Enquanto por Portugal, o Rui Braganca nao quer “pedir mais dinheiro aos pais”.

      Os nossos atletas tem acesso a recursos limitados. Os seus competidores sao exactamente os ingleses e os americanos que simplesmente acabam por estar num patamar imensamente superior. Sao realidades diferentes e acho demasiado facil criticar o nosso grupo olimpico apos dois canoistas portugueses nao terem ganho uma medalha por 2 centesimas de segundo.

      Se e triste nao termos um desempenho que faca jus a nossa historia? Concordo completamente. Mas quando nao ha dinheiro para apagar fogos por exemplo, compreende-se que certas areas (como esta) se ressintam.

      Critique-se um atleta por nao ganhar, mas que nao se perca nocao da realidade nem das limitacoes a que estao sujeitos. Nao duvido que Emmanuel Silva e Joao Ribeiro tenham investido 4 anos das suas vidas para dar uma alegria a Portugal, com os recursos limitados que lhes sao apresentados.

      No dia em que tivermos recursos equiparaveis ao que EUA/China/Reino Unido apresentam e o desempenho nao corresponder, ai sim junto-me a si e critico a incompetencia de quem organiza, treina e compete. Hoje nao.

      (desculpem a falta de acentuacao, trabalho com um teclado ingles)

    • Rui Silva
      Posted Agosto 18, 2016 at 2:48 pm

      Não querendo entrar muito em discussão porque já percebi que não existe discussão possível com alguém que não faz ideia do que está a falar, quero só deixar aqui duas correcções de factos mal anunciados:
      “Nós vemos atletas do judo a ser eliminados por atletas 200 lugares atrás” vemos? quem? Este ano o único que desiludiu no judo foi o Célio Dias, que de facto portou-se bastante mal, mas de resto bateu-se tudo com atletas de ranking (muito) superior;
      “vemos no tiro um atleta cheio de titulos que nunca se apura para as finais em JO” quem? cheio de titulos? Fui ver os ultimos 4 mundiais nas distancias que ele pratica e não vi o nome dele nos medalhados.

      Não vá em conversa de jornais que querem vender que Portugal pode ganhar 10 medalhas quando na prática é dificil ganhar uma sequer. Informe-se antes de falar.

  • Nuno R
    Posted Agosto 18, 2016 at 1:49 pm

    Continuo sem perceber muito bem como as pessoas se surpreendem com as nossas prestações no medalheiro. Afinal, estamos na média de 1 medalha por edição. No máximo, Portugal venceu três. Depois comparam-nos com a Hungria, com estupefacção, pois os húngaros têm uma demografia semelhante à nossa (e economicamente não são um portento), e ganham mais medalhas. Surpresa, sempre foi assim!
    Tanto havia para dizer sobre este tema, mas não vale a pena gastar muito os dedos. Pois daqui a 5 minutos sai um post sobre a possibilidade do Talisca ir reforçar o Aston Villa, e vai tudo lá cair, ficando aqui meia dúzia a falar para o boneco. Pode ser que este post seja reciclado daqui a 4 anos…
    Ontem ficou bem demonstrado o que o País pensa do desporto: a transmissão dos JO foi adiada porque as figurinhas do costume discutiam até à exaustão o futebol colaborativo e olhavam para o mesmo replay vezes sem conta.
    Para quem quiser pensar um bocadinho sobre o assunto, basta pensar no que era o futebol há vinte anos atrás, e é hoje. O que mudou. Não terá sido a habilidade para dar chutos na bola, ou a mentalidade. Porque é que hoje somos uma potência da modalidade, exportamos jogadores, temos equipas e selecções competitivas (embora raramente ganhando, o que não deixa de ser irónico).

    • Andre Dias
      Posted Agosto 18, 2016 at 1:58 pm

      O futebol é o desporto que mais gosto de seguir e até a mim me irritou aquela hora na RTP após o jogo do FCP. Transmitir debates futebolísticos em plenos JO é gozar completamente com as outras modalidades.

    • João Bernardo
      Posted Agosto 18, 2016 at 2:23 pm

      Se vocês vivessem na Hungria entendiam. Apesar de ser um país com grandes problemas sociais em termos de nível médio de vida baixo, e um grande centralização de emprego em Budapest, é um povo que pratica muito desporto.
      São grandes especialistas em desportos de água, pois apesar de não terem mar, existem vários rios e lagos no país.
      Sinal disso é a candidatura aos jogos olimpicos de 2024, algo que é preocupante, devido à necessidade de investimento em outras áreas como educação e saúde, mas tendo em conta o primeiro-ministro que têm, percebe-se as prioridades.

      Muitos parabéns ao João Ribeiro e ao Emanuel Silva. Grande prova e só podem estar orgulhosos pelo 4º lugar.

    • joao
      Posted Agosto 18, 2016 at 2:25 pm

      Completamente de acordo. Foi asqueroso terem adiado a transmissão dos jogos. Pelo menos que os mostrassem na RTP2. É isto a televisão pública?

    • Rui Silva
      Posted Agosto 18, 2016 at 2:40 pm

      Foi o melhor comentário que já vi desde o inicio dos jogos! Parabéns!

      P.S – Vergonhoso optar por bitaites da bola vs jogos olimpicos, para depois transmitir com meia hora de atraso o jogo EUA vs Argentina (que passava em directo na SportTv)

    • Tiago Martins
      Posted Agosto 18, 2016 at 3:43 pm

      Tudo dito. O mais engraçado é quem durante 4 anos não vê nada, faz parte da maioria de “não consumidores” e chega a estas alturas e exige medalhas. E apelidam como insucesso ser 4º , 5º ou 6º nuns jogos olímpicos!

      Quem dera a muitos chegarem a este patamar, quanto mais obterem classificações tão honrosas.

    • D4nhell
      Posted Agosto 18, 2016 at 3:50 pm

      Nuno R

      Acho mesmo que podias escrever acerca disso. Visito este blog desde 2012 e nada me dá mais prazer do que ler os teus posts, especialmente os teus. São grandes, mas cheios de conteúdo e de afirmações que dão que pensar.

      Raramente aqui comento (muito raramente mesmo), mas acredita que muitas vezes o que aqui é dito por ti (e por muitos outros) faço dela conversa de café.
      Portanto, faz um post desses, se te quiseres dar ao trabalho.
      Acredita que valerá a pena e ira gerar diálogo.

      Já agora, concordo com o que disseste.

  • Pedro Barata
    Posted Agosto 18, 2016 at 2:00 pm

    Excelente prestação. Gostava só de frisar o grande atleta que é o Emanuel Silva, ainda que sem o mediatismo de outros. Os seus resultados olímpicos são de assinalar:
    2004 – 7.º K1 1000 21.º K1 500
    2008 – 10.º K1 1000, 15.º K1 500
    2012 – 2.º K2 1000
    2016 – 4.º K2 1000

    E ainda falta o K4.

    • Tiago Martins
      Posted Agosto 18, 2016 at 3:40 pm

      E de saudar a canoagem, onde se tudo correr bem estaremos no top 8 em três variantes.. Pode ser que ainda venha a medalha no k4

  • RodolfoTrindade
    Posted Agosto 18, 2016 at 2:30 pm

    Desta vez foi por tão pouco! É pena, sempre seria mais uma!

    Infelizmente parece que vou acertar, tinha de ser a nossa menina a salvar a honra do convento.

  • Nuno R
    Posted Agosto 18, 2016 at 2:38 pm

    Entretanto, Arnaudov eliminado. Dois nulos e um lançamento na casa dos 19mt.
    Mau concurso, com todos os arremessos a irem para a esquerda (um para fora, outro quase, que até atirou o pino que marca as distâncias abaixo)

  • Estivela
    Posted Agosto 18, 2016 at 3:10 pm

    Realmente muitos dos portugueses não merecem os atletas que temos. Queria ver um Saramago a escrever um romance e a ganhar o Nobel sem ter um papel e uma caneta. O Governo tem muita culpa, mas culpa maior temos nós, eu inclusive que só liga às modalidades quando há jogos olímpicos. Todos os 4 anos é esta conversa e depois que se faz? Nada. Mais importante é se Rafa vai para o porto ou benfica e coisas semelhantes. Muita gente argumenta que em Portugal só se gosta de futebol, nem de isso se gosta. Apenas gostam de vitórias e quando elas não acontecem, não ligam nada. Não é por acaso que 90 por cento dos portugueses são adeptos das vitórias, também conhecidos como adeptos do Benfica, Porto e Sporting. Em qualquer país da Europa, mesmo os atletas amadores que o fazem depois do trabalho, vão jogar outras modalidades além de futebol. Quantidade de colegas de trabalho aqui em Inglaterra que fazem canoagem, esgrima, andebol, e claro futebol. Em Portugal conheço um ou dois. O que se te que trabalhar é nas mensalidades, e isso vem da educação. Aos adeptos de futebol, também conhecidos adeptos das vitórias, isso já não se pode fazer.

  • Ze
    Posted Agosto 18, 2016 at 3:19 pm

    “Não peço mais dinheiro aos meus pais”.

    Ainda andam discutir qual será o problema?

  • Dan Carter
    Posted Agosto 18, 2016 at 4:23 pm

    Este é o País em que o antigo Capitão da Selecção de Rugby é um dos mais internacionais de sempre, João Correia, saia de banco do Hospital com 12 ou mais horas, corria para o ginásio e quando havia tempo treinava com os colegas á noite, sempre á noite porque todos trabalhavam ou estudavam. Não critiquem nenhum atleta que represente este País fora do futebol, é quase sacrilégio comparar proveitos com gastos e sacrifício.
    Parabéns aos nossos rapazes, hoje foi por pouco, da próxima estarão lá.

  • Tiago Martins
    Posted Agosto 18, 2016 at 4:49 pm

    Entretanto, grande prova de João Pereira e um fantástico 5º lugar no Trialto.

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 19, 2016 at 3:01 pm

    Não percebi esta contratação da Fiorentina. Conseguiam melhor…

Deixa um comentário